Avatar
g1 (RSS Feed)
9cb53e080594d6e1eb4c0d84c93baa1964819b6b67c82a36180466d2a9a20efa
Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros. Vídeos dos telejornais da TV Globo e da GloboNews. https://g1.globo.com/

Crise econômica provoca manifestações populares no Irã

"/> Crise econômica desencadeia onda de protestos no Irã

A crise econômica no Irã desencadeou uma onda de protestos contra o regime dos aiatolás.

Desde domingo (28), milhares de iranianos saem às ruas. A crise econômica se aprofundou com a desvalorização da moeda local. Em um ano, o rial perdeu 56% do valor frente ao dólar, e o preço dos alimentos teve um aumento médio de 72%.

Na capital, Teerã, o protesto começou com uma greve de comerciantes do principal mercado da cidade. Depois, evoluiu para outros atos e também confrontos. Em um dos protestos, manifestantes atiraram pedras contra os policiais. Um deles se vira e dispara.

Na cidade de Fasa, a 750 km da capital, um homem abriu fogo contra um grupo que tentava invadir o gabinete do governador da província. Agências de notícias internacionais falam em dez mortos nos protestos. Mas o governo só reconhece a morte de um homem. A porta-voz do regime dos aiatolás pediu calma à população:

"Estamos ouvindo a voz do povo, mesmo quando os protestos são duro. Esse é o dever do governo”.

O presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, fez um discurso no último dia do ano dizendo que o país está em guerra contra um inimigo que aposta no enfraquecimento da economia iraniana e que "não se conquista um país com bombas e mísseis”.

Em junho, os Estados Unidos alegaram que Teerã estava perto de produzir uma bomba atômica e atacaram instalações nucleares iranianas. Foi a primeira ofensiva americana direta contra o Irã. Nesta sexta-feira (2), o presidente Donald Trump ameaçou uma nova intervenção:

"Se o Irã atirar e matar violentamente manifestantes pacíficos, os Estados Unidos irão ao socorro deles. Estamos armados e prontos para agir," escreveu o presidente americano.

Crise econômica provoca manifestações populares no Irã

Jornal Nacional/ Reprodução

O conflito com os Estados Unidos e Israel fragilizou a economia do Irã. O regime dos aiatolás precisou usar reservas para financiar os ataques que fez contra os israelenses, e o setor petroleiro do país virou alvo de novas sanções.

O embaixador do Brasil no Irã, André Veras Guimarães, conversou com a correspondente Carolina Cimenti sobre as dificuldades que a população iraniana enfrenta:

"Eles têm problemas de fornecimento de energia, o que tem gerado, no verão, quando é muito quente, alguns cortes de energia. Eles têm limitações na venda de gasolina, estão com problemas hídricos”.

O cientista político iraniano Alex Vatanka, do Instituto do Oriente Médio, avalia que os protestos vão além da situação econômica:

"Os iranianos, na maioria, querem um sistema político que realmente os represente. Por enquanto, o regime iraniano consegue se manter reprimindo a oposição", explica.

Mas o cientista político questiona:

"Até quando vão conseguir?".

LEIA TAMBÉM

Irã eleva tensão e diz que bases e tropas dos EUA são 'alvos legítimos' se Trump intervier em protestos

Nova onda de protestos eclode no Irã motivada por crise econômica; confrontos deixaram um morto

https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2026/01/02/crise-economica-provoca-manifestacoes-populares-no-ira.ghtml

Grande deslizamento de terra forma cratera e interdita estrada vicinal no interior de SP; veja as fotos

Fortes chuvas causam desmoronamento e cratera interdita vicinal em Osvaldo Cruz

Prefeitura de Osvaldo Cruz/Divulgação

Um deslizamento de terra de grande proporção provocou a abertura de uma cratera na estrada vicinal Vasco Pigossi, em Osvaldo Cruz (SP), e levou à interdição total da via na tarde desta sexta-feira (2). O incidente aconteceu por volta das 16h, após fortes chuvas que acumularam 60,7 mm na cidade.

📲 Participe do canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp

Imagens registradas no local mostram que parte da pista foi comprometida pelo desmoronamento. (Veja fotos abaixo).

Fortes chuvas causam desmoronamento e cratera interdita vicinal em Osvaldo Cruz

Prefeitura de Osvaldo Cruz/Divulgação

Fortes chuvas causam desmoronamento e cratera interdita vicinal em Osvaldo Cruz

Prefeitura de Osvaldo Cruz/Divulgação

Segundo a Defesa Civil, a área já estava parcialmente interditada por precaução, o que evitou acidentes graves durante o colapso. Com a intensificação do deslizamento, a sinalização e o isolamento foram reforçados.

Até as 17h desta sexta-feira, o pluviômetro local registrava aproximadamente 60,7 mm de chuva, mas a continuidade das precipitações ainda impede que as equipes técnicas dimensionem totalmente os danos à estrada.

Fortes chuvas causam desmoronamento e cratera interdita vicinal em Osvaldo Cruz

Prefeitura de Osvaldo Cruz/Divulgação

Em nota, a Prefeitura de Osvaldo Cruz informou que a estrada vicinal Vasco Pigossi permanecerá interditada por tempo indeterminado, enquanto setores de Engenharia e a Defesa Civil continuam monitorando a situação de perto.

Mais estragos no Oeste Paulista

Em Lucélia (SP), a força da água derrubou um muro da Escola Estadual José Firpo, localizada na Avenida Internacional, no Centro.

Estragos em Lucélia aconteceram devido à chuva na tarde desta sexta-feira (2)

Fonteine Tazinazzo Bastos/Reprodução

Insira uma entidadeInsira uma entidadeInsira uma entidadeInsira uma entidadeInsira uma entidadeInsira uma entidadeInsira uma entidadeInsira uma entidadeInsira uma entidadeInsira uma entidadeInsira uma entidadeInsira uma entidade

Outros pontos do município também registraram alagamentos devido ao grande volume de chuva em um curto período de tempo. Em um deles, a enxurrada invadiu uma casa na Rua Senador Queiroz Filho, por volta das 13h30.

Ao g1, o morador Eduardo Garcia afirmou que o problema é antigo e estaria relacionado à instalação de uma lombada em frente à residência, além da falta de saneamento adequado na via. Confira o vídeo abaixo.

Casa em Lucélia alaga e causa transtorno a moradores

A Defesa Civil Municipal informou que deve fechar o relatório completo das causas e danos neste sábado (3), após concluir as visitas técnicas às casas e aos demais locais afetados.

Casa em Lucélia é alagada após fortes chuvas nesta sexta-feira (2)

Eduardo Garcia/Arquivo Pessoal

Presidente Epitácio

As chuvas intensas da tarde desta sexta-feira também provocaram transtornos em Presidente Epitácio (SP).

No distrito de Campinal, foram registrados alagamentos que mobilizaram equipes da Secretaria Municipal de Obras para vistoria e monitoramento.

Chuvas intensas provocam alagamentos pontuais no distrito Campinal em Presidente Epitácio

Hora da Notícia Dracena/Imagem Cedida

Segundo o levantamento realizado pela prefeitura, a situação atingiu três quadras da Rua Joaquim Carreiro e duas quadras da Rua Professora Lúcia Toshie Tachibana.

De acordo com o Executivo, o alagamento foi temporário e a água já abaixou nos locais atingidos. A prefeitura informou que segue acompanhando a situação no distrito.

Chuvas intensas provocam alagamentos pontuais no distrito Campinal

Hora da Notícia Dracena/Imagem Cedida

Veja mais notícias no g1 Presidente Prudente e Região

VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

https://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-e-regiao/noticia/2026/01/02/grande-deslizamento-de-terra-forma-cratera-e-interdita-estrada-vicinal-no-interior-de-sp-veja-as-fotos.ghtml

VÍDEO: Com chegada de frente fria, tempo vira e cidades do RS registram queda de granizo

Com chegada de frente fria, tempo vira e cidades registram queda de granizo no RS

O tempo começou a virar no Rio Grande do Sul: após dias de sol e céu aberto, cidades do estado registraram chuva e queda de granizo nesta sexta-feira (2). Moradores de Ibirubá, na Região Noroeste, e de Porto Alegre, na Região Metropolitana, registraram o fenômeno (veja o vídeo acima).

De acordo com a Climatempo Meteorologia, o motivo da instabilidade é a aproximação de uma frente fria que causa chuva, raios, rajadas de vento e risco de queda de granizo nas regiões Oeste, Sul, Litoral, Centro, Vales, Metropolitana de Porto Alegre e Serra. Apesar disso, o calor ainda persiste, pelo menos até sábado (3).

No sábado, a frente fria mantém as condições de instabilidade no clima do estado. Na Região Norte e da Serra, há risco de temporais com raios e queda de granizo. Na Campanha e no Centro do RS, chove, mas com menor intensidade. No Sul, o tempo deve ser firme. Na parte Leste do estado, os efeitos da massa de ar polar começam a ser sentidos: as temperaturas não sobem tanto, o que deve garantir uma sensação mais amena de calor.

📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp

Com chegada de frente fria, tempo vira e cidades registram queda de granizo no RS

Larissa Furini/Arquivo pessoal

Já no domingo (4), as temperaturas acima dos 30ºC, que predominaram nos termômetros nos últimos dias, dão lugar àquelas que devem trazer alívio do calor aos gaúchos com a chegada da primeira massa de ar polar de 2026.

Ainda conforme a Climatempo Meteorologia, é possível que haja "temperaturas mínimas e até máximas mais baixas na semana que vem".

"As temperaturas apresentam queda acentuada pela manhã [de domingo] e permanecem baixas durante a tarde, intensificando a sensação de frio em relação ao dia anterior", divulgou a Climatempo.

Ainda assim, elas não devem ser tão mais baixas: "os modelos indicam temperaturas próximas dos 29ºC em áreas da Grande Porto Alegre e no interior gaúcho", ou seja, "os modelos ainda não indicam um cenário de onda de frio".

"Mas é claro que a massa de ar mais fria vai trazer uma redução nas temperaturas e alívio maior do calor na semana que vem", afirma.

VÍDEOS: Tudo sobre o RS

https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2026/01/02/video-com-chegada-de-frente-fria-tempo-vira-e-cidades-do-rs-registram-queda-de-granizo.ghtml

Assista ao Gazeta Meio Dia - edição regional

Assista ao Gazeta Meio Dia - edição regional Fique bem informado com o seu jornal da hora do almoço.

https://g1.globo.com/es/espirito-santo/ao-vivo/ao-vivo-assista-ao-gazeta-meio-dia-edicao-regional.ghtml

Programação da NSC TV AO VIVO

Programação da NSC TV AO VIVO Saiba telefones, endereços e sites das reportagens exibidas

https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/ao-vivo/assista-ao-vivo-aos-telejornais-da-nsc.ghtml

Após mortes em protestos, Trump diz que EUA podem intervir no Irã

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (2) que o país pode intervir caso o governo do Irã use violência letal contra manifestantes pacíficos.

Em uma publicação na rede social Truth Social, Trump disse que os EUA estão “prontos para agir” se pessoas que protestam de forma pacífica forem mortas.

📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça

A declaração ocorre após a morte de sete pessoas durante uma onda de protestos no Irã, considerados os maiores dos últimos três anos.

As manifestações começaram por causa da crise econômica e acabaram se tornando violentas em várias regiões do país.

Veja os vídeos em alta no g1

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Os protestos tiveram início no domingo (28), quando comerciantes passaram a reclamar da condução da economia pelo governo, especialmente da forte desvalorização da moeda local e do aumento dos preços.

Os protestos ganharam força na segunda-feira (29), quando centenas de pessoas saíram às ruas para reclamar da crise econômica e do alto custo de vida.

Em Teerã, comerciantes aderiram às manifestações e fecharam lojas em sinal de protesto. Com o apoio de estudantes, os atos se espalharam para outras regiões do país.

Diante da pressão, o governo do presidente Masoud Pezeshkian informou que abriu um canal de diálogo com representantes da sociedade para ouvir as reivindicações da população.

“Reconhecemos oficialmente os protestos. Ouvimos essas vozes e sabemos que isso tem origem na pressão natural provocada pelas dificuldades no sustento da população”, afirmou a porta-voz do governo na terça-feira.

A economia iraniana enfrenta dificuldades há anos. Um dos principais motivos foi a volta das sanções dos Estados Unidos em 2018, depois que Trump, em seu primeiro mandato, decidiu retirar o país do acordo nuclear internacional.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em 29 de dezembro de 2025

REUTERS/Jonathan Ernst

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2026/01/02/apos-mortes-em-protestos-trump-diz-que-eua-podem-intervir-no-ira.ghtml

Assista ao JAP2 desta quinta-feira (1º)

"/> Assista ao JAP2 desta quinta-feira (1º) O g1 transmite ao vivo, diariamente, os telejornais Bom Dia Amapá (7h), JAP1 (11h45) e JAP2 (19h05).

https://g1.globo.com/ap/ao-vivo/assista-aos-telejornais-rede-amazonica.ghtml

Quaest: 51% dizem que Bolsonaro merece estar preso e 42% dizem que há perseguição política contra ele

"/> Pesquisa Quaest divulgada na quarta-feira (31) aponta que, para 51% dos brasileiros, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) merece estar preso, enquanto 42% dizem que há perseguição política contra ele.

Outros 7% disseram não saber ou não responderam a pergunta.

Veja os números:

Merece estar preso: 51%;

Perseguição política: 42%;

Não sabe/não respondeu: 7%.

A pesquisa ainda aponta que acham que Bolsonaro merece estar preso:

91% dos entrevistados que se consideram lulistas;

89% dos que se consideram de esquerda não lulista;

54% dos que afirmam ser independentes;

14% dos de direita não bolsonarista;

e 4% dos que se consideram bolsonaristas.

Acreditam que Bolsonaro sofre perseguição política:

94% dos que se consideram bolsonaristas;

82% dos que afirmam ser de direita não bolsonarista;

36% dos que afirmam ser independentes;

6% dos de esquerda não lulista;

e 5% dos que se consideram lulistas.

O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 11 e 14 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

A Quaest perguntou aos entrevistados quais os motivos que mais contribuíram para a prisão de Bolsonaro:

32% afirmaram que ele foi preso porque danificou a tornozeleira eletrônica;

21% disseram que foi perseguição política do STF ou do ministro Alexandre de Moraes;

16% apontaram o risco de fuga para o exterior como a causa;

4% acreditam que o encarceramento ocorreu devido à vigília organizada pelo filho, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), próxima ao condomínio do pai;

5% disseram que foram outros motivos.

Os entrevistados também responderam se a prisão deixa Bolsonaro mais forte ou mais fraco:

36% disseram que deixa ele mais forte;

56% afirmaram que deixa ele mais fraco.

Entre os que se dizem bolsonaristas, 71% disseram que a prisão deixa ele mais forte e 26%, mais fraco. Já entre os independentes, 55% afirmaram que a prisão deixa o ex-presidente mais fraco e 33%, mais forte. E entre lulistas, 83%, mais fraco, e 10%, mais forte.

Jair Bolsonaro

Jornal Nacional/ Reprodução

https://g1.globo.com/politica/noticia/2026/01/01/quaest-prisao-jair-bolsonaro.ghtml

Microempresária perde mais de R$ 5 mil após negociar e comprar motocicleta com suposto vendedor em rede social

"/> Central de Flagrantes da Polícia Civil de Rio Preto (SP)

Madelyne Boer/TV TEM

Uma microempresária de 36 anos perdeu mais de R$ 5 mil após negociar e comprar uma motocicleta com um suposto vendedor em uma rede social em São José do Rio Preto (SP).

A vítima visualizou o anúncio do veículo por meio da plataforma de marketing e vendas, conforme consta no boletim de ocorrência.

📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp

Em seguida, a mulher passou a trocar mensagens por meio de um aplicativo de conversas com o homem que informou ser o vendedor.

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Ele indicou o local onde o veículo estava. Ao chegar ao imóvel, a microempresária foi recebida por uma pessoa que se apresentou como cunhado do vendedor.

Depois de avaliar o veículo, ela foi orientada pelo homem que estava no local a fazer uma transferência via PIX.

A vítima efetuou a transação bancária no valor de R$ 5.620,00, mas foi informada pelo suposto cunhado que o veículo não seria liberado porque o pagamento não havia sido creditado em sua conta.

Diante da situação, a mulher procurou a Central de Flagrantes e solicitou o registro da ocorrência na terça-feira (30). O caso será investigado como estelionato pela Polícia Civil.

Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba

VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM

https://g1.globo.com/sp/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/2026/01/01/microempresaria-perde-mais-de-r-5-mil-apos-negociar-e-comprar-motocicleta-com-suposto-vendedor-em-rede-social.ghtml

Trump atribui à aspirina hematomas nas mãos e nega cochilar em público

Washington, Estados Unidos, 1 Jan 2026 (AFP) - O presidente americano, Donald Trump, culpou a aspirina pelos grandes hematomas que tem nas mãos e negou ter adormecido durante reuniões públicas, em uma entrevista ao Wall Street Journal publicada nesta quinta-feira (1º).

O presidente havia desmentido em declarações anteriores ter se submetido a uma ressonância magnética em outubro, afirmando que na verdade se tratou de uma tomografia computadorizada, um exame mais rápido.

Trump, de 79 anos, disse ao jornal que sua saúde "é perfeita" e se queixou de ser questionado a respeito.

O republicano baseia grande parte de sua imagem política em projetar vigor.

No entanto, ao final do primeiro ano de seu segundo mandato, sua saúde gera questionamentos crescentes.

Sua mão direita apresenta hematomas persistentes e seus tornozelos aparecem inchados.

Ele tem tido dificuldade em manter os olhos abertos, um ponto delicado para alguém que constantemente se referia a seu antecessor, o democrata Joe Biden, como "dorminhoco".

Biden deixou o cargo aos 82 anos, o que fez dele o presidente mais idoso da história, um recorde que Trump poderia bater.

Trump raramente faz exercícios e não esconde sua preferência por 'fast-food'.

Segundo explicou ao WSJ, os hematomas na mão são consequência da aspirina que toma diariamente para fluidificar o sangue.

"Não quero que sangue espesso circule no meu coração", disse, admitindo que usa maquiagem e bandagens quando sofre algum impacto na mão.

Ele assegurou ter sofrido um corte quando sua procuradora-geral, Pam Bondi, atingiu o dorso de sua mão com um anel.

Em outubro, Trump disse a jornalistas que tinha se submetido a uma ressonância magnética.

"O que quer que tenham analisado, analisaram bem e disseram que tive um resultado tão bom quanto jamais viram", afirmou na ocasião.

Mas ao WSJ ele disse que não fez uma ressonância magnética, mas "algo menor, [...] uma tomografia".

Seu médico, Sean Barbabella, confirmou ao jornal que realizou uma tomografia computadorizada no presidente "para descartar definitivamente qualquer problema cardiovascular".

Trump rebateu comentários segundo os quais ele cochila em público. "Eu simplesmente fecho os olhos. É muito relaxante para mim", disse. "Às vezes me fotografam enquanto pisco, e me flagram justamente no ato de piscar".

sms/acb/dg/nn/mvv/rpr

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2026/01/01/trump-atribui-a-aspirina-hematomas-nas-maos-e-nega-cochilar-em-publico.ghtml

Ataque a tiros deixa dois feridos no bairro Joaquim Costa, em Montes Claros

"/> Ocorrência foi registrada pela Polícia Militar

Reprodução/TV Globo

Dois jovens, de 22 e 25 anos, foram atingidos por disparos de arma de fogo no bairro Joaquim Costa, em Montes Claros, nesta quinta-feira (1º).

Uma testemunha contou que o suspeito passou pelo local em um carro e atirou contra as vítimas. Antes do crime, ele teria sido visto circulando pelo bairro com uma arma na cintura.

📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp

As vítimas relataram que estavam conversando quando foram atingidas pelos disparos. O jovem de 25 anos foi baleado no braço esquerdo. Já o rapaz de 22 anos foi atingido por três tiros, no tórax, na perna e nas nádegas.

Testemunhas informaram à Polícia Militar que a intenção do suspeito era matar o jovem de 25 anos. No entanto, os disparos também atingiram o outro rapaz, que é irmão dele.

Os dois feridos foram socorridos por familiares e levados para a UPA Chiquinho Guimarães. Devido à gravidade dos ferimentos, o jovem de 22 anos precisou ser transferido para a Santa Casa.

O suspeito fugiu após o crime e, até o momento, não foi preso.

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG

Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.

https://g1.globo.com/mg/grande-minas/noticia/2026/01/01/ataque-a-tiros-deixa-dois-feridos-no-bairro-joaquim-costa-em-montes-claros.ghtml

Casal morre após motorista embriagado bater carro contra moto na BR-010, diz SSP

Acidente foi em Palmas

Divulgação/SSPTO

O motociclista Luiz Dantas de Matos, de 56 anos, e a carona Maria de Fátima Souza, de 62 anos, morreram após serem atingidos por um carro nesta quinta-feira (1º), na BR-010, região sul de Palmas. O motorista do carro, de 24 anos, foi preso em flagrante por embriaguez ao volante, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP).

O nome do suspeito de provocar o acidente não foi divulgado, por isso o g1 não conseguiu contato com a defesa dele.

📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp

De acordo com a SSP, as vítimas trafegavam em uma motocicleta pela BR-010, na região de Taquaralto, quando foram atingidas por trás. O casal não resistiu aos ferimentos e morreu.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) atendeu à ocorrência e levou o suspeito até a delegacia, onde ele foi preso em flagrante.

O caso foi registrado como homicídio culposo na direção de veículo automotor, qualificado por embriaguez. O acidente será investigado pela delegacia especializada em crimes de trânsito.

LEIA TAMBÉM: Tocantins tem redução no número de acidentes graves nas rodovias federais, aponta PRF

Tocantins tem redução no número de acidentes graves nas rodovias federais, aponta PRF

Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2026/01/01/casal-morre-apos-motorista-embriagado-bater-carro-contra-moto-na-br-010-diz-ssp.ghtml

VÍDEOS: Jornal Anhanguera 1ª Edição de quinta-feira, 1° de janeiro de 2025

Assista agora os vídeos do Jornal Anhanguera 1ª Edição

https://g1.globo.com/go/goias/edicao/2026/01/01/videos-jornal-anhanguera-1-edicao-de-quinta-feira-1-de-janeiro-de-2025.ghtml

'Em questão de segundos, todo o teto estava em chamas': os relatos de sobreviventes do incêndio que matou dezenas na Suíça

Incêndio em bar na Suíça deixa dezenas de mortos e feridos

Cerca de 40 pessoas morreram e 115 ficaram feridas após um incêndio na estação de esqui de Crans-Montana, na Suíça, nesta quinta-feira (1º/1), de acordo com o comandante da polícia local, Frédéric Gisler

O incidente ocorreu à 1h30 do horário local (21h30 do horário de Brasília) no Bar Le Constellation, onde ocorria uma comemoração de Ano Novo.

O presidente suíço, Guy Parmelin, classificou o incêndio como "uma das piores tragédias que o país já viveu".

O que se sabe sobre explosão e incêndio em bar de estação de esqui na Suíça

Reprodução/Redes sociais via BBC

Parmelin chamou o episódio de um "drama de escala desconhecida", acrescentando que muitas vidas foram perdidas e cerca de 100 pessoas ficaram feridas — algumas em estado grave.

Mathias Reynard, chefe do governo regional do cantão de Valais, onde ocorreu a tragédia, acrescentou que as autoridades ainda aguardam mais informações, reconhecendo que a espera é "insuportável", mas ressaltando que a identificação dos feridos e das vítimas fatais vai "levar tempo".

Entre os mortos e feridos, acredita-se que há pessoas de várias nacionalidades, que estavam passando o fim de ano nos Alpes suíços. O Ministério das Relações Exteriores da Itália informou que 16 cidadãos italianos estão desaparecidos. O país é vizinho da Suíça.

Beatrice Pilloud, procuradora-geral do cantão de Valais, afirmou na ocasião que uma investigação foi aberta "para identificar as circunstâncias que levaram a essa situação dramática".

Segundo ela, trabalha-se com a hipótese de um incêndio e a possibilidade de um ataque foi descartada. Mas Pilloud alertou: "O trabalho vai levar tempo".

O que dizem as testemunhas

Duas pessoas de nacionalidade francesa, Emma e Albane, que estavam no bar Le Constellation comemorando o Ano Novo quando o incêndio se iniciou, relataram ao canal francês BFMTV que o incêndio teria começado porque uma vela foi colocada muito próxima ao teto, que teria então pegado fogo.

Elas disseram que uma das garçonetes colocou velas de aniversário em cima de algumas garrafas de champanhe e que uma delas foi erguida.

Estação de esqui na Suíça

BBC

"Em questão de segundos, todo o teto estava em chamas. Tudo era de madeira", acrescentaram, emendando que as chamas "começaram a subir muito rápido" e que "todo o teto estava pegando fogo, até o primeiro andar", enquanto tentavam sair.

A evacuação foi "muito difícil", afirmaram elas, porque a rota de fuga do local em que estavam era "estreita" e a escada que levava para a rua era "ainda mais estreita".

"Tivemos muita sorte", concluíram, dizendo que havia "cerca de 200 pessoas tentando sair em 30 segundos por uma escadaria muito estreita".

Um homem contou à agência de notícias AFP que ficou preso dentro do prédio em chamas e precisou quebrar uma janela para conseguir escapar.

"Ficamos presos, muita gente ficou presa. Não conseguíamos ver devido à fumaça", disse. "Não sabíamos como iríamos sair."

"Eu estava no subsolo. Eu e meus amigos estávamos nos divertindo; infelizmente, alguns dos nossos amigos não estão mais conosco por causa do incêndio."

Sobre os momentos antes do início do incêndio, ele afirmou que havia garçonetes no bar "com garrafas de champanhe com sinalizadores muito próximos do teto", e que o "fogo se espalhou de repente".

A testemunha Dominic Dubois disse à agência de notícias Reuters que um bar próximo ofereceu abrigo e calor em uma noite fria, com as cortinas sendo usadas para ajudar a manter as pessoas aquecidas.

"Eles fizeram um trabalho incrível ao permanecer abertos. Estava quente lá dentro, e isso era o que se precisava", afirmou.

Uma agência local do banco UBS também foi aberta, acrescenta ele: "Empurramos todas as mesas para o lado, todas as mesas foram afastadas, e as pessoas entraram. Estava quente lá dentro e havia mais luz também, então a triagem foi feita ali".

Dubois disse que havia "muitas cenas chocantes", acrescentando: "Havia muitas pessoas muito fortes, que se mantiveram firmes e entenderam que suas vidas estavam em perigo, mas decidiram que, mentalmente, era mais importante manter a calma".

A repórter da BBC News Silvia Costeloe, que está no local, ouviu uma pessoa que teria entrado no bar em chamas para tentar salvar as pessoas que estavam lá dentro.

"Ouvimos uma grande explosão e, depois, vimos muita fumaça", disse ele.

"Pensei que meu irmão mais novo estivesse lá dentro, então entrei e tentei quebrar a janela para ajudar as pessoas a saírem."

O homem disse que, ao entrar, viu pessoas "queimando da cabeça aos pés, sem roupa nenhuma", acrescentando: "Foi muito chocante".

Ele afirmou ainda que os bombeiros e médicos chegaram e assumiram o controle da situação, mas que ele tentou ajudar no que podia, oferecendo água e roupas aos feridos, inclusive dando sua jaqueta a um homem com queimaduras.

"É muito perturbador, porque eu fui a esse bar todos os dias da semana... justo no dia em que eu não fui, ele pegou fogo."

A editora da BBC News Rorey Bosotti conversou com um hóspede de um hotel que está a cerca de 50 metros do Le Constellation e afirmou que ele e a família tinham acabado de comemorar a chegada de 2026 no quarto quando ouviram uma série de explosões.

"Pensamos que alguém tivesse soltado fogos de artifício na entrada do hotel", disse Oleh Paska, que está em Crans-Montana com a esposa e o filho.

Nos primeiros minutos, segundo o relato, eles ainda acharam que o barulho era apenas uma "comemoração normal".

Chegaram a ouvir alguém "chorando" do lado de fora, mas a princípio pensaram que uma briga tinha começado entre os jovens que estavam celebrando o Ano Novo.

Os serviços de emergência começaram a chegar, contudo, e a esposa de Oleh percebeu "diferentes tipos de sirenes" tocando, sinalizando a chegada de ambulâncias, policiais e bombeiros.

Como é o bar Le Constellation

Imagem de novembro de 2024 mostra interior do bar

Google Maps via BBC

O Le Constellation é um bar grande no resort de esqui suíço de Crans-Montana, que existe há ao menos 40 anos.

Apesar de a região de Crans-Montana — uma luxuosa estação de esqui localizada no coração dos Alpes Suíços, a aproximadamente duas horas da capital suíça, Berna — ser conhecida pelo luxo, o bar em si, segundo a jornalista da BBC Silvia Costeloe, "é grande e não é suntuoso".

Segundo Costeloe, o Le Constellacion é uma "verdadeira instituição" local.

No andar de cima, há uma área com telas de TV onde as pessoas costumam assistir a partidas de futebol. No andar de baixo, fica um grande bar onde os frequentadores provavelmente estavam bebendo e dançando.

O local tinha capacidade para até 300 pessoas e contava com um pequeno terraço, embora não se saiba quantas pessoas estavam lá no momento do incêndio.

Os feriados de Natal e Ano Novo são um dos períodos mais movimentados do ano para os resorts de esqui dos Alpes Suíços, e é provável que o bar estivesse cheio de suíços e turistas comemorando a chegada de 2026.

Hospitais recebem feridos

Porta-vozes de órgãos de resgate da Suíça informaram que a operação de emergência enviada ao local contou com 10 helicópteros, 40 ambulâncias e 150 socorristas e que a maioria dos feridos sofreu queimaduras graves.

Eles foram encaminhados para o hospital tanto de Valais quanto de cidades em outras regiões da Suíça.

A diretora do Hospital Universitário de Lausanne, Claire Charmet, afirma que a unidade já recebeu 22 pessoas.

Estação de esqui na Suíça

BBC

Ao jornal suíço 24 Heures, ela afirmou que esses pacientes, com idades entre 16 e 26 anos em média, seriam "os casos mais graves".

"O posto médico avançado em Crans já foi liberado dos casos mais críticos", ressaltou.

A recuperação dessas vítimas, segundo ela, será "um processo longo e intenso, que durará várias semanas, talvez até meses".

Ela acrescenta que é "muito cedo para determinar" se alguma delas corre risco de morte, dizendo que a prioridade tem sido "receber os pacientes, identificá-los, conectá-los com suas famílias e garantir que o processo de atendimento esteja funcionando".

Outras 60 pessoas estão recebendo atendimento no hospital de Sion.

A procuradora-geral de Valais afirmou ainda que as autoridades também estão trabalhando para identificar as vítimas fatais e devolver os corpos às famílias o mais rápido possível.

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2026/01/01/em-questao-de-segundos-todo-o-teto-estava-em-chamas-os-relatos-de-sobreviventes-do-incendio-que-matou-dezenas-na-suica.ghtml

Coordenador e supervisora do Dmae são suspensos por usar carro público para fins particulares em Uberlândia

"/> Departamento Municipal de Água e Esgoto Dmae Uberlândia

Guilherme Gonçalves/g1

Dois servidores do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) de Uberlândia foram suspensos, sem remuneração, por utilizar a frota de carros da autarquia para fins particulares. Outros dois servidores que foram investigados no mesmo processo administrativo foram absolvidos.

A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira (31).

Conforme apuração do g1, à época do uso irregular da frota apurado por esse processo, um dos servidores suspensos era coordenador e a outra servidora era supervisora, ambos lotados na Gerência de Gestão de Estoque do Dmae. Ele foi suspenso por 10 dias e ela por 5 dias.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Triângulo no WhatsApp

Conforme a apuração do processo, em novembro de 2024, os quatro servidores teriam utilizado uma viatura oficial do Dmae para deslocamento até um restaurante com o objetivo de realizar refeição no local.

A sindicância preliminar colheu depoimentos e analisou os relatórios de rastreamento em confronto com os diários de bordo manuais e identificou inconsistências e indícios de infração.

Uma testemunha informou ter visto os servidores no restaurante com a viatura e mencionou episódio anterior de uso irregular de veículo público. Uma outra testemunha confirmou que o sistema de rastreamento registrou a parada da viatura no restaurante por 45 minutos e atestou a ausência de autorização para tal uso.

Os dois servidores absolvidos no processo confirmaram a presença no veículo, alegando desconhecimento das normas regulatórias do uso da frota oficial e constrangimento ao consentimento por subordinação hierárquica.

Durante o processo administrativo, o servidor suspenso que no momento atuava como coordenador informou o uso da viatura para o almoço, justificando-o pela necessidade de agilidade no retorno ao serviço de inventário e pela morosidade do retorno à sede para a troca de veículo oficial por veículo particular.

Já a servidora suspensa que no momento atuava como supervisora admitiu estar presente na viatura e ter preenchido relatório com omissão da parada para almoço.

A comissão processante entendeu que a conduta do servidor violou os deveres funcionais, ao desviar deliberadamente o bem público para atender a interesse privado. Também compreendeu e que a conduta da servidora, diferentemente dos demais passageiros, caracterizou infração pela participação ativa na redação não fidedigna dos registros oficiais e pela omissão incompatível com seu cargo de confiança.

"Haja vista que a conduta de preencher o Contraf [relatório oficial] mediante a inclusão de informação inautêntica se apresenta deveras reprovável, imoral e concretiza inadmissível deslealdade com a administração pública e com a casa que os remunera. A conduta de ambos os servidores ora condenados administrativamente feriu os princípios da legalidade e da moralidade administrativa, exigindo a devida reprimenda estatal, proporcional à gravidade e à culpabilidade de cada agente", afirmou o diretor-geral do Dmae, Rodrigo Sávio, na decisão.

LEIA TAMBÉM:

Servidora da Prefeitura de Uberlândia é exonerada após apresentar atestado médico de dois dias rasurado

Servidora tem aposentadoria cassada por apresentar diploma falso para progressão de carreira em Uberlândia

Servidor de Uberlândia é suspenso por 30 dias por enviar mensagem com conotação sexual para aluna

Servidores da Prefeitura de Uberlândia são reprovados no estágio probatório por excesso de faltas não justificadas

Servidora da Prefeitura de Uberlândia é suspeita de participação em esquema que desviou mais de R$ 6,5 milhões dos cofres públicos

ASSISTA: Concurso da Prefeitura de Uberlândia oferece salários de até R$ 10 mil

Prefeitura de Uberlândia abre inscrições para concurso público

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2026/01/01/coordenador-e-supervisora-do-dmae-sao-suspensos-por-usar-carro-publico-para-fins-particulares-em-uberlandia.ghtml

Três suspeitos de roubar caminhonete morrem e outros dois são presos após fuga e confrontos com a polícia no RS

Três suspeitos de roubar caminhonete foram mortos em confronto com a polícia

Divulgação/Brigada Militar

Três suspeitos morreram e outros dois foram presos após confrontos com a Brigada Militar (BM) em Passo Fundo, no Norte do RS. De acordo com a polícia, o grupo havia roubado uma caminhonete em Entre-Ijuís na noite de quarta-feira (31).

📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp

A BM foi acionada e identificou dois veículos suspeitos na BR-285, na zona urbana da cidade. Durante a abordagem, a caminhonete e o segundo automóvel, usado como apoio, ignoraram a ordem de parada e colidiram. A partir daí, teve início uma primeira troca de tiros entre os criminosos e os PMs do Batalhão de Choque.

Um adolescente de 17 anos foi baleado e morreu a caminho do hospital. Um integrante do grupo foi preso e os outros três fugiram para uma área de matagal, às margens da rodovia.

A polícia localizou o trio na manhã desta quinta-feira (1º). Em novo confronto, um dos suspeitos foi preso e outros dois ficaram feridos. A dupla baleada morreu durante atendimento médico. Com eles, foram apreendidas duas pistolas.

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Nenhum dos mortos teve a identidade divulgada. Os policiais também apreenderam um revólver calibre 38 e munição.

Conforme a BM, o grupo tinha como destino a cidade de Erechim, de onde partiram para fazer o assalto em Entre-Ijuís. A caminhonete roubada seria uma encomenda e teria como destino o Paraguai.

VÍDEOS: Tudo sobre o RS

https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2026/01/01/confronto-bm-roubo-caminhonete-mortes-prisoes-passo-fundo.ghtml

Adolescente de 13 anos morre após tio realizar disparo dentro de carro no PR, diz polícia

"/> Polícia Militar do Paraná

PM/Divulgação

Uma adolescente de 13 anos morreu após ser atingida por um disparo de arma de fogo dentro de um carro, na tarde de quarta-feira (31), em Paranapoema, no noroeste do Paraná. O tiro foi disparado pelo tio da vítima, de 65 anos, enquanto ele manuseava um revólver no interior do veículo, segundo a polícia.

Segundo a Polícia Militar, o caso aconteceu por volta das 16h, em um assentamento rural conhecido como Mãe de Deus. O pai da adolescente, de 53 anos, foi quem contou à polícia que o homem manuseava a arma quando ocorreu o disparo, que atingiu a menina. A polícia investiga o caso como disparo acidental.

A vítima chegou a ser levada por familiares ao hospital de Paranapoema, mas não resistiu aos ferimentos. O óbito foi confirmado pela equipe médica da unidade.

✅Siga o g1 Maringá e região no WhatsApp

Após o ocorrido, o suspeito deixou o local antes da chegada da polícia. Ele não foi localizado e a arma usada no disparo também não foi apreendida.

As circunstâncias do disparo ainda estão sendo investigadas, e a polícia apura se houve negligência no manuseio da arma. Equipes seguem em busca do suspeito.

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Leia também:

Cirurgia: Paciente fica acordada e faz crochê enquanto médicos retiram tumor do cérebro dela, no Paraná

Tragédia: Sobrevivente de acidente que matou seis pessoas da mesma família diz que estava dormindo no momento da batida

Sonho sem fronteiras: estrangeiros vêm ao Brasil para fazer apostas na Mega da Virada

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná

Leia mais notícias em g1 Norte e Noroeste.

https://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia/2026/01/01/adolescente-de-13-anos-morre-apos-tio-realizar-disparo-dentro-de-carro-no-pr-diz-policia.ghtml

Chipre assume presidência da União Europeia e Bulgária adota o euro

Chipre assume a presidência rotativa do Conselho da União Europeia nesta quinta-feira, 1º de janeiro, com foco em segurança e defesa do bloco, na questão migratória e no apoio à Ucrânia.

A presidência cipriota começa em um momento decisivo para Bruxelas, com a guerra da Rússia na Ucrânia entrando em seu quarto ano e a Europa enfrentando desafios geopolíticos que ameaçam a coesão do bloco. Paralelamente, a Bulgária, o país mais pobre e corrupto do bloco, entra na zona do euro.

Esta é a segunda vez que Chipre presidirá o Conselho da União Europeia desde que aderiu ao bloco em 2004.

Além das prioridades apresentadas no programa da presidência cipriota, caberá a este pequeno território dividido a definição da agenda de reunião dos ministros da UE – entre os meses de janeiro e junho – e a liderança nas negociações sobre a legislação do bloco com o Parlamento Europeu.

Veja os vídeos em alta no g1

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Outra questão importante será a formulação de uma resposta em nome da União Europeia ao plano de paz para a Ucrânia defendido pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

No último domingo, Trump recebeu o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky em Mar-o-Lago, na Flórida, e propôs garantias de segurança para a Ucrânia durante 15 anos.

De acordo com Zelensky, o plano de paz de 20 pontos foi acordado em 90%. Mas Moscou já deu sinais de que pretende continuar a guerra.

Na área de segurança e defesa, Chipre implementará o Livro Branco sobre a Defesa Europeia e do Roteiro para a Preparação da Defesa até 2030.

As negociações sobre o futuro orçamento da União Europeia, a ser apresentado no Quadro Financeiro Plurianual 2028-2034, também serão um dos principais desafios para o governo de Nicosia.

Presidir o conselho de líderes é uma oportunidade única para Chipre, um dos menores integrantes da UE. Durante seis meses, o país terá sua influência ampliada e poderá moldar a agenda europeia, promovendo seus interesses e sua visão estratégica.

O presidente cipriota, Nikos Christodoulides, deve usar o fato do país estar no comando do bloco europeu para atenuar as tensões e remover os obstáculos de cooperação com a Turquia em troca do apoio de Ancara para a adesão de Chipre à Otan.

50 anos de divisão Há pouco mais de 20 anos, Chipre aderiu à União Europeia, após 42 anos de negociações, tornando Nicosia a única capital dividida do bloco.

A ilha mediterrânea, situada entre a Europa, a Ásia e o Oriente Médio, abriga duas comunidades – cipriota grega e cipriota turca – separadas por uma zona tampão desmilitarizada de quase 180 quilômetros, monitorada pela Força de Manutenção de Paz das Nações Unidas.

A República de Chipre, no sul, é reconhecida pela comunidade internacional, enquanto a autoproclamada República Turca de Chipre do Norte não integra o bloco europeu.

Em outubro passado, os cipriotas turcos, que querem entrar na União Europeia, foram às urnas e elegeram o líder de esquerda pró-europeu, Tufan Erhürman.

Com uma vitória esmagadora, o candidato de centro-esquerda prometeu abrir caminhos para novas negociações sobre a reunificação da ilha, que está etnicamente dividida entre gregos e turcos há meio século. Segundo analistas, o triunfo de Erhürman oferece “a esperança de paz em Chipre”.

Bulgária adota o euro

Depois de anos de preparação econômica e controle de riscos financeiros, a Bulgária finalmente entra na zona do euro. Dezenove anos após a adesão do país ao bloco europeu, o euro passa a ser a moeda oficial da Bulgária a partir desta quinta-feira, 1º de janeiro.

Os búlgaros abandonam assim o "lev", criado quando o país se tornou independente do Império Otomano, no final do século XIX, e a versão atual da moeda búlgara foi introduzida em 1995.

A adoção tardia do euro na Bulgária pode ser explicada pelas crises externas como a pandemia de Covid, mas também por causa da corrupção no país.

A menos de um mês, protestos nas ruas da capital Sofia contra as políticas econômicas e falhas no combate à corrupção levaram o governo búlgaro a renunciar. A Bulgária é o país mais pobre da União Europeia e um dos mais corruptos do bloco.

Bandeiras de países da União Europeia na sede do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, França

Antoine Schibler/Unsplash

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2026/01/01/chipre-assume-presidencia-da-uniao-europeia-e-bulgaria-adota-o-euro.ghtml

Dois bebês nasceram no primeiro minuto de 2026 na rede pública do Rio

Os pequenos Ayla (esq.) e Miguel (dir.) disputam título de primeiro carioquinha do ano de 2026

SMS-Rio

Os dois primeiros bebês nascidos em 2026 na rede pública do município do Rio chegaram nos primeiros minutos desta quinta-feira (1º). Os pequenos Ayla e Miguel disputam o título de primeiro carioquinha do ano.

Com 3,055 kg e 46 cm, o bebê Miguel nasceu nos primeiros 20 segundos de janeiro por parto cesariana no Hospital Municipal Miguel Couto, no Leblon, Zona Sul da cidade.

Já às 0h01, foi a vez da bebê Ayla. Ela nasceu de parto natural com 3,245 kg e 49 cm no Hospital Maternidade Herculano Pinheiro, em Madureira, Zona Norte.

Moradores do Vidigal, a mamãe Roberta Ribeiro e o papai Cleber Silva celebraram a chegada do pequeno Miguel.

"Acabei de ganhar o Miguel no Hospital Miguel Couto. É o dia mais feliz da minha vida, o primeiro dia do ano. Estou muito feliz com a chegada do Miguel, foi muito lindo o parto dele. A equipe foi maravilhosa, o hospital inteiro, todo mundo me ajudou o tempo todo", disse a mamãe Roberta.

A pequena Ayla é a primeira filha da mamãe Fernanda Ferreira e do papai Yago Teixeira. O casal conta que ela já chegou trazendo muita alegria para este novo ano.

"Quero agradecer a Deus e à equipe do hospital, que foi bem generosa comigo, me deram bastante atenção. Eu estava bastante nervosa, cheguei aqui muito preocupada. E agora está aqui a minha princesa Ayla. Chegou com muita saúde, muita paz. Eu só tenho a agradecer", destacou a mamãe Fernanda.

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2026/01/01/dois-bebes-nasceram-no-primeiro-minuto-de-2026-na-rede-publica-do-rio.ghtml

Festa de Ano Novo no Rio teve shows de Gil, Belo, João Gomes, e outros

Festa de Ano Novo no Rio teve shows de Gil, Belo, João Gomes, e outros Tradicional queima de fogos em Copacabana teve 12 minutos. A cidade do Rio de Janeiro celebra a chegada de 2026 com a tradicional queima de fogos em Copacabana. Também haverá show de drones . A programação musical teve Gilberto Gil + Ney Matogrosso; Belo + Alcione; João Gomes + Iza e Alok. Com ressaca de ondas de até 2,5 metros, autoridades pedem que as pessoas não se aproximem do mar. O público esperado é superior a 2,5 milhões. Veja aqui esquema de transporte, o que levar, e outros detalhes

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/ao-vivo/reveillon-2026-no-rj.ghtml

Assista aos telejornais da TV Liberal

Assista aos telejornais da TV Liberal g1 transmite os telejornais Jornal Liberal 1ª e 2ª Edição.

https://g1.globo.com/pa/para/ao-vivo/assista-aos-telejornais-da-tv-liberal.ghtml

Homem é morto a tiros em bar de Cuiabá durante jogo de sinuca

Policia Militar

Andréa Lobo/Gcom-MT

Um homem, de 25 anos, foi morto a tiros em um bar de Cuiabá, na noite desta sexta-feira (12) enquanto jogava sinuca. A vítima identificada como João Antônio de Arruda, ainda tentou fugir mas acabou atingida.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp

De acordo com informações da Polícia Militar, ao chegar no local, os policiais encontraram a vítima caída no chão, já sem sinais vitais. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local e confirmou o óbito.

Testemunhas relataram à polícia que João Antônio estava jogando sinuca no bar quando suspeitos chegaram ao local. Ao perceber a movimentação, ele tentou fugir pelos fundos do estabelecimento, mas foi atingido por disparos de arma de fogo.

Durante o atendimento da ocorrência, os policiais localizaram cápsulas de munição de arma de fogo e um carregador vazio.

O crime é investigado como homicídio doloso consumado e, até a última atualização desta reportagem, nenhum suspeito havia sido identificado.

Veja os vídeos que estão em alta no g1

https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2025/12/13/homem-e-morto-a-tiros-em-bar-de-cuiaba-durante-jogo-de-sinuca.ghtml

Inscrições para o CFO 2026 do Corpo de Bombeiros da Paraíba começam nesta segunda (8)

Oficiais dos Bombeiros da Paraíba

Divulgação/Corpo de Bombeiros da Paraíba

As inscrições para a seleção do Quadro de Oficiais do Corpo de Bombeiros da Paraíba começam nesta segunda-feira (8), de acordo com o edital publicado pelo Diário Oficial do Estado (DOE-PB). Saiba como se inscrever abaixo.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PB no WhatsApp

As inscrições vão até o dia 26 de dezembro, por meio do site do Corpo de Bombeiros, com uma taxa de R$ 120.

São 15 vagas para o quadro de Oficiais, começando a carreira pelo posto de 2º tenente e alcançando o título de Engenheiro de Segurança Contra Incêndio e Pânico. Para participar da seleção, é necessário ter feito o Enem em 2025.

Leia o edital completo

De acordo com o edital, os aprovados começam o Curso de Formação de Oficiais (CFO) como cadete, com um salário a partir de R$ 3 mil. Após a conclusão do curso, se torna aspirante a oficial, com um salário a partir de R$ 6,7 mil. Depois de seis meses de conclusão do estágio, é promovido ao posto de 2º Tenente, cujo salário é de R$ 8,7 mil.

O concurso terá duas fases: a primeira, o exame intelectual, será por meio da nota do Enem, e a segunda será a fase de exames complementares (psicológico, saúde e aptidão física).

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba

https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2025/12/08/cfo-2026-corpo-de-bombeiros-paraiba-inscricoes.ghtml

Jovem é morto a tiros ao tentar roubar moto de policial no interior de SP

Delegacia de São Roque (SP)

São Roque Notícias/Divulgação

Um jovem de 23 anos morreu após tentar assaltar um policial militar, na Rodovia Engenheiro Renê Benedito Silva, em São Roque (SP), na manhã deste sábado (6).

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o suspeito estava seguindo o policial, que estava de moto, em uma outra motocicleta com um comparsa. O assalto foi anunciado na altura do quilômetro 50, por volta das 6h30.

📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp

Veja os vídeos que estão em alta no g1

O policial retornava do serviço quando foi abordado pela dupla, que estava armada. Ainda conforme a SSP, o militar entregou a moto aos criminosos e se afastou, mas, enquanto um deles montava no veículo e apontava a arma em sua direção, o policial interveio e atirou.

O jovem foi atingido e não resistiu aos ferimentos. O segundo homem envolvido fugiu. As armas do policial e do suspeito foram apreendidas e a perícia foi acionada.

Além da Polícia Militar, a ocorrência foi atendida pela Polícia Rodoviária e por agentes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

LEIA TAMBÉM:

Homem morre em confronto com policiais militares em Votorantim

Em nota, o DER informou que houve interdição da pista, com o tráfego fluindo por meio da faixa reversível, no sentido leste, mas não houve registro de congestionamento. Um guincho da Unidade Básica de Atendimento (UBA) do DER também foi enviado até o local para prestar assistência.

O caso foi registrado na delegacia da cidade como morte decorrente de intervenção policial, tentativa de roubo e apreensão de objeto.

Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí

VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/2025/12/06/jovem-e-morto-a-tiros-ao-tentar-roubar-moto-de-policial-no-interior-de-sp.ghtml

EPTV 2 Campinas ao vivo

EPTV 2 Campinas ao vivo Assista diariamente ao telejornal da EPTV pela internet.

https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/ao-vivo/veja-o-eptv-2-campinas-ao-vivo.ghtml

IPTU 2025: prazo para pagamento da segunda parcela acaba nesta sexta-feira (31)

"/> IPTU 2025: veja calendário de vencimento do imposto em Teresina

Divulgação/SEMF

O prazo para o pagamento da segunda parcela do Imposto de Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2025 em Teresina encerra nesta sexta-feira (30). A dívida poderia ser paga em cota única, com 7% de desconto, ou dividida em até seis vezes.

LEIA MAIS: IPTU pode aumentar 8 vezes em 2026, alerta presidente do Creci

No mesmo boleto entra a cobrança da Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos Domiciliares (TCRD) e da Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (COSIP). O calendário para o pagamento do IPTU de 2025 em Teresina foi publicado no Diário Oficial do Município.

✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp

Datas de vencimentos do IPTU

O boleto e o Documento de Arrecadação de Tributos Municipais (DATM), que comprova o pagamento dos impostos municipais, estão disponíveis no site: iptu.teresina.pi.gov.br. Também é possível solicitar o documento presencialmente nas seguintes Unidades de Atendimento ao Público (UAP):

Secretaria Municipal de Finanças - Rua Coelho Rodrigues, 1911, Centro (7h30 às 13h30);

Show Auto Mall - Av. João XXIII, 5325, Santa Isabel (7h30 às 17h30);

Espaço Cidadania do Teresina Shopping - Av. Raul Lopes, 1000, Noivos(7h30 às 17h30)

VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube

https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2025/10/30/iptu-2025-segunda-parcela.ghtml

Av. Francisco Bicalho é liberada após protesto de parentes de mortos em operação; SIGA

Av. Francisco Bicalho é liberada após protesto de parentes de mortos em operação; SIGA Segundo as autoridades de segurança, lista de mortos na megaoperação deve ser divulgada até o fim de semana. Operação deixou 121 mortos e 113 presos. Após divergências, Castro e Lewandowski se reuniram e anunciaram cooperação. O que dizem os moradores e o governador sobre a operação. 'Muro do Bope': entenda estratégia da polícia e veja INFOGRÁFICO. Castro disse que não pediu GLO; entenda o que é e por que o termo voltou a ser discutido

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/ao-vivo/megaoperacao-no-rj-entrevista-coletiva.ghtml

Amigos viralizam ao entrar em drive-thru a cavalo e pedir lanche em fast food; VÍDEO

Cliente raiz: dupla chega a cavalo no drive-thru e rouba a cena em Ipojuca

Dois homens viralizaram nas redes sociais após irem comprar lanche em um drive-thru montados a cavalo. A situação inusitada aconteceu na quarta-feira (29), em uma lanchonete da rede McDonald's em Porto de Galinhas, em Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco. A dupla chamou a atenção pelo bom humor e pela forma peculiar de fazer o pedido.

Nas imagens, Yuri Reithler e seu amigo, conhecido como Bu, aparecem rindo e se divertindo com a situação. Eles são moradores de Maracaípe, praia vizinha ao famoso destino turístico pernambucano (veja vídeo acima).

✅ Receba as notícias do g1 PE no WhatsApp

“Pode, né, com cavalo? Não está dirigindo? E ainda poderia estar bebendo", comenta Yuri. “Exatamente, não tem bafômetro”, responde o amigo.

Segundo Yuri, ele e o amigo passavam pelo restaurante e tiveram vontade de tomar refrigerante. Entretanto, não podiam entrar na loja com os cavalos. A solução seria passar no drive-thru — que não atende pedestres.

“A gente tinha essa ideia de passar lá e estava querendo uma Coca-Cola, de fato. Aí a gente pegou e foi. Só que não dá para entrar com o cavalo dentro da loja, né? Aproveitamos e passamos no drive. A gente estava ‘dirigindo’ cavalo mesmo”, disse.

No vídeo, eles aparecem fazendo o pedido no totem de atendimento do restaurante e pegando refrigerantes.

Como surgiu a ideia

Yuri Reithler, um dos protagonistas do vídeo, contou ao g1 que a ideia surgiu de forma espontânea. Segundo ele, tanto sua família quanto a do amigo têm tradição com cavalos, e o uso do animal como transporte é comum na rotina dos dois.

“Um dia a gente surfa, outro dia anda a cavalo, fica nessa variação, sempre juntos. Acabou que lançou esse McDonald's e a gente teve a ideia de ir lá e pegar o lanche, só que a cavalo, que é como a gente anda por aqui”, contou Yuri.

Yuri, que é proprietário de uma pousada em Maracaípe, explicou que a região tem um estilo de vida mais tranquilo, o que facilita momentos de lazer mesmo em meio aos dias úteis da semana.

“Como a gente não pega trânsito, sobra muito tempo para fazer o resto das coisas, acaba que dá para andar de cavalo quase todo dia ou surfar. Mesmo com todo o trabalho, sobra tempo”, comentou.

Ele explicou que o uso de carro é raro entre eles, e que andar a cavalo faz parte do cotidiano da comunidade local.

“A gente faz muita coisa a cavalo. Como a gente passeia e passa na frente dos lugares, aproveita e para. É um costume normal, meu pai fazia muito isso, minha mãe e eu também”, contextualizou.

Yuri Reithler e o amigo Bu utilizaram o drive-thru do McDonald’s a cavalo

Montagem/g1

VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2025/10/30/amigos-viralizam-ao-entrar-em-drive-thru-a-cavalo-e-pedir-lanche-em-fast-food-video.ghtml

Novo vereador é diplomado em substituição a presidente cassado em São Luiz, interior de RR

Roberto Curió ao ser diplomado como vereador de São Luiz, no interior de Roraima

TRE-RR/Divulgação

A Justiça Eleitoral diplomou nesta quinta-feira (30) Roberto da Rocha Silva (PP), o Roberto Curió, como novo vereador de São Luiz, no Sul de Roraima. Ele vai ocupar a vaga deixada por Faguinho (PP), cassado por comprar votos nas eleições de 2024.

Com o diploma, Roberto Curió está apto a ser empossado na Câmara Municipal de São Luiz. Nas redes sociais, ele celebrou a diplomação e disse que vai trabalhar em prol da população:

"Quero agradecer a cada amigo, cada pessoa que tava torcendo por esse papelzinho aqui [diploma]".

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 RR no WhatsApp

Faguinho era presidente da Casa e foi condenado por compra de votos e abuso de poder econômico em decisão unânime do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A decisão também determinou a imediata retotalização do resultado das eleições, o que beneficiou Roberto Curió, autor da ação contra o colega de partido.

Após a diplomação do novo eleito, o TRE comunicou a Câmara de São Luiz . A posse de Roberto Curió deve ocorrer na próxima terça-feira (4), às 9h. O novo vereador recebeu 299 votos.

LEIA TAMBÉM:

Presidente da Câmara de São Luiz é cassado por compra de votos

'Dá duzentinho para cada um que é para alegrar': MP pede cassação de presidente da Câmara

Quem é Roberto Curió?

Antes de 2024, Roberto Curió havia se candidatado outras cinco vezes (2004, 2008, 2014, 2016 e 2020) mas em nenhuma delas se elegeu.

Ele é natural de Fortaleza, no Ceará, e tem 49 anos. Nas eleições do ano passado, declarou R$ 135 mil em bens ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) - R$ 15 mil de uma moto e R$ 120 mil de um carro. O grau de instrução dele é ensino fundamental completo.

Veja outra notícia sobre São Luiz:

CPI da ALE-RR ouve testemunhas sobre aplicação de recursos em São Luiz do Anauá

Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.

https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2025/10/30/novo-vereador-e-diplomado-em-substituicao-a-presidente-cassado-em-sao-luiz-interior-de-rr.ghtml

Geração X chega aos 60 anos imersa na insegurança financeira

Os integrantes mais velhos da chamada Geração X, que abrange os nascidos entre 1965 e 1980, começam a completar 60 anos – e a chegar à velhice. “Nem eles estão acreditando nisso!”, afirma, bem-humorada, Kerry Hannon, que acaba de lançar Retirement bites (algo como A aposentadoria morde, referindo-se aos desafios financeiros de quem está saindo do mercado de trabalho), em coautoria com Janna Herron. Ao contrário da geração anterior, a dos baby boomers, que desfrutavam de empregos mais estáveis – e, principalmente nos Estados Unidos, de contribuições patronais para a previdência privada – a Geração X enfrentou grandes mudanças sociais e nas relações de trabalho.

Geração X chega aos 60 anos imersa na insegurança financeira

Lars Gustav para Pixabay

“Essa é uma geração sem a rede de proteção dos mais velhos e que não teve tanto acesso à educação financeira, hoje amplamente disponível para os mais jovens. Pior: foi bombardeada com cartões de crédito e se endividou bastante. Agora tem filhos e, com frequência cada vez maior, cuida de pais idosos”, explicou Hannon em entrevista on-line.

Autora de diversos livros sobre transição de carreira, ela diz que se preparar para a aposentadoria significa não apenas construir uma poupança, mas também descobrir como se manter ativo:

“O pior é simplesmente esperar que a aposentadoria aconteça em sua vida. Aos 60, temos pelo menos mais duas décadas pela frente. É preciso aprimorar nossas habilidades, aprender novas e realizar uma transição de carreira. Essa é uma forma de retardar a saída definitiva do mercado e preservar a reserva financeira que vai nos proteger no fim da velhice. Nem todos amam o que fazem, por isso mesmo é importante examinar o cenário. O que você gostaria de fazer? O que gostaria de ter feito? E começar a se preparar”.

O primeiro passo, ensina, é fazer uma análise aprofundada do orçamento, para eliminar o que é supérfluo. Em seguida, dar início a uma poupança, ainda que seja uma quantia pequena por mês. No entanto, alerta: em caso de dívidas com cartão de crédito, é prioridade é quitá-las.

Kerry Hannon, que acaba de lançar “Retirement bites”, livro sobre a necessidade sobre como garantir uma reserva para a velhice

Divulgação

“É indispensável se interessar pelas opções de investimentos e não ignorar as questões associadas à longevidade: quanto tempo devo viver, que estilo de vida quero ter? As mulheres continuam encarando os mesmos obstáculos de gerações anteriores. Com salários menores e interrupções na carreira para cuidar dos filhos, não conseguem economizar. Há um número significativo delas que, na faixa dos 80, ficam viúvas, têm gastos altos com saúde e são empurradas para a pobreza. Sempre enfatizo: ninguém pode alegar que não gosta de números ou que finanças são um assunto chato. Estamos falando da sua vida!”

A inteligência artificial pode ajudar a calcular o montante de um bom pé de meia. Perguntei a um assistente de IA qual deveria ser a reserva de uma pessoa de 60 anos para garantir retiradas mensais de dez mil reais até os 90 anos, considerando uma rentabilidade conservadora de 3% ao ano – equivalente à da poupança. O valor estimado, de R$ 2.8 milhões, é inatingível para a maioria. O que só torna os conselhos de Hannon ainda mais relevantes.

Geração X, millennial, babyboomer: entenda o significado dos termos

https://g1.globo.com/bemestar/blog/longevidade-modo-de-usar/post/2025/10/23/geracao-x-chega-aos-60-anos-imersa-na-inseguranca-financeira.ghtml

Estágios e vagas de jovem aprendiz estão com inscrições abertas em Macapá

"/> Estágios e vagas de jovem aprendiz estão com inscrições abertas em Macapá

O Instituto Inova – Estágio e Aprendiz está com inscrições abertas para programas de estágio e jovem aprendiz no Amapá. As oportunidades são voltadas para estudantes a partir de 16 anos e oferecem bolsas de até R$ 850.

Há vagas em Macapá com carga horária de seis horas por dia. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site inovaestagioeaprendiz.org.br.

O Instituto é uma organização social sem fins lucrativos que atua na inserção de jovens no mercado de trabalho por meio de programas remunerados.

Baixe o app do g1 para ver notícias do AP em tempo real e de graça

Quem pode participar

Para o programa de estágio, podem se inscrever estudantes a partir de 16 anos que estejam matriculados no ensino médio, técnico, superior, educação especial ou na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Já o programa jovem aprendiz é voltado para pessoas entre 14 e 24 anos, que estejam cursando ou tenham concluído o ensino fundamental ou médio.

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

LEIA TAMBÉM:

Chamada Escolar Unificada inicia nesta terça-feira (14) em Macapá

Governo do Amapá abre cadastro obrigatório para alunos da rede pública em 2026

Vagas disponíveis

Confira abaixo as oportunidades com inscrições abertas:

📌 Ensino Médio, EJA, Gestão de Pessoas ou Recursos Humanos

1º semestre

Horário: 8h às 14h

Local: bairro Central - Macapá

Bolsa auxílio: R$ 800

Auxílio transporte: 150

📌 Direito

5º semestre

Horário: 8h às 14h - segunda a sexta

Local: bairro Central - Macapá

Bolsa auxílio: R$ 850

Auxílio transporte: R$ 42,90

📌 Marketing, Gestão Comercial, Publicidade e Propaganda, Recursos Humanos ou Secretariado Executivo

1º semestre

Horário: 8h30 às 14h30 ou das 12h às 18h (6h diárias)

Local: bairro Central - Macapá

Bolsa auxílio: R$ 800

Auxílio transporte: R$ 7,40 por dia (pagamento mensal)

📌 Administração, Recursos Humanos, Secretariado ou áreas associadas

1º semestre

Horário: 9h às 15h ou 11h às 17h (segunda a sábado)

Local: bairro Jesus de Nazaré - Macapá

Bolsa auxílio: R$ 800

Auxílio transporte: 200

📌 Ensino Médio

Horário: 9h às 15h ou 11h às 17h (segunda a sábado)

Local: bairro Central - Macapá

Bolsa auxílio: R$ 700

Auxílio transporte: R$ 200

Fecomércio abre vagas de estágio em diferentes áreas no AP

Fecomércio-AP/Divulgação

Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá

VÍDEOS com as notícias do Amapá:

https://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2025/10/21/estagios-e-vagas-de-jovem-aprendiz-estao-com-inscricoes-abertas-em-macapa.ghtml

Estudante comemora aplicação do Enem no Bailique (AP): ‘Facilita a vida de quem mora na região’

Ministério da Educação confirma aplicação das provas do Enem no Arquipélago do Bailique

A Justiça Federal decidiu que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 será aplicado no Arquipélago do Bailique, no Amapá. A medida foi tomada para facilitar o acesso de estudantes da região, que antes precisavam enfrentar uma viagem de mais de 160 km até Macapá. O trajeto, feito de barco, pode durar até 16 horas — e chegou a levar três dias em 2024, por causa da seca e da baixa dos rios.

Charlyane Silva, de 17 anos, está no último ano do ensino médio e, em 2024, fez o Enem como ‘treineira’ — estudante que participa da prova apenas para adquirir experiência. Ela lembra que o deslocamento até Macapá exigiu planejamento e mais custos.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp

“O deslocamento foi bem longo e acabei tendo um investimento muito maior que o habitual quando fui para Macapá. Foi um esforço grande só pra conseguir chegar no local da prova”, conta.

LEIA TAMBÉM:

Justiça Federal determina realização de provas do Enem no Arquipélago do Bailique, no AP

Mais de 33 mil inscrições são confirmadas para o Enem 2025, no Amapá

Charlyane Silva, de 17 anos, enfrentou uma viagem de mais de 12 horas de barco para fazer as provas

Crystofher Andrade/g1

Charlyane relata que a viagem foi feita em um barco fretado e que os estudantes ficaram acomodados em um alojamento de uma escola no centro da capital. A viagem leva entre 12 e 14 horas, dependendo das condições de tempo, baixa dos rios ou estiagem.

“A viagem em si é bastante cansativa mesmo. Com essa mudança, facilita muito a vida da gente. Enfrentamos diversas dificuldades no dia a dia, e essa medida torna o processo mais acessível”, diz a estudante.

Jacirene Ramos, professora da Escola Bosque do Bailique, afirma que a aplicação da prova no arquipélago é essencial para garantir igualdade de acesso aos estudantes que vivem nas comunidades ribeirinhas.

“Se a prova continuasse a ser realizada apenas em Macapá, seria extremamente prejudicial para todos os alunos daqui, pois implica em logística para o deslocamento à cidade. A viagem para Macapá é bastante exaustiva. Os professores precisam acompanhar os alunos, o que aumenta o cansaço”, contou.

Decisão da justiça

Em setembro, a Justiça Federal determinou que o Enem 2025 seja aplicado no arquipélago. A decisão liminar, publicada no dia 8, atendeu a uma recomendação do Ministério Público Federal (MP-AP) e definiu que as provas sejam realizadas nas escolas Cláudio dos Santos Barbosa ou Bosque, com apoio logístico do governo estadual.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) havia argumentado que a região não atendia ao critério técnico de ter mais de 600 inscritos para sediar a prova.

No entanto, a Justiça considerou as particularidades do Bailique, com cerca de 8 mil habitantes, destacando que a ausência de local de prova na região configuraria “discriminação indireta”.

A decisão também ponderou que, embora exista risco à segurança dos malotes de provas, esse fator não deve impedir a aplicação do exame. O juiz destacou que o deslocamento até Macapá representa um risco ainda maior à integridade dos estudantes.

Ribeirinhos puxam embarcações para não ficarem isolados após seca de rios no Amapá

Escola Bosque, no Bailique

Divulgação/Orleano Marques

*Estagiário sob supervisão do editor Rafael Aleixo.

Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá

VÍDEOS com as notícias do Amapá:

https://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2025/10/21/estudante-comemora-aplicacao-do-enem-no-bailique-ap-facilita-a-vida-de-quem-mora-na-regiao.ghtml

Tenente-coronel preso por atirar no sogro e dar soco na esposa havia cometido outras agressões, diz vítima

Tenente-coronel do Exército, Kleber Yanez do Nascimento, foi preso em flagrante pela PM

Reprodução/Facebook/Kleber Yanez

A esposa do tenente-coronel Kleber Yañez do Nascimento, de 46 anos, suspeito de agredi-la e de atirar no sogro, afirmou à Polícia Civil que havia sido vítima de agressões anteriores. Yañez teve a prisão preventiva decretada pela Justiça nessa segunda-feira (20), em Boa Vista.

Em depoimento à polícia, que o g1 teve acesso com exclusividade, a mulher, de 42 anos, afirmou que é casada há 20 anos com o tenente-coronel e que, nesse período, foi agredida fisicamente pelo marido em várias ocasiões. No entanto, ela disse nunca ter registrado boletim de ocorrência contra ele.

Yañez foi preso na noite de domingo (19) após agredir a esposa e atirar no sogro, que tentava ajudar a vítima. A filha do casal, uma menina de 11 anos, viu o pai agredindo a mãe e pediu ajuda a um tio. O crime ocorreu numa vila militar no bairro São Francisco, zona Norte.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 RR no WhatsApp

Na delegacia, o tenente-coronel foi atuado em flagrante pelos de tentativa de feminicídio e lesão corporal dolosa contra o sogro.

Soco na boca da esposa

Agressão ocorrida na noite de domingo, segundo depoimento da esposa, foi sido motivada por ciúmes do marido. Ela disse à polícia que foi atingida por um soco na boca e que Yañez havia consumido bebida alcoólica, mas não estava embriagado. A mulher afirmou ainda temer pela própria vida porque o marido possui arma de fogo e é "atirador de elite".

LEIA TAMBÉM:

Justiça mantém prisão de tenente-coronel do Exército suspeito de agredir esposa e atirar no sogro

Tenente-coronel do Exército é preso por agredir esposa e atirar no sogro

Ao decretar a prisão preventiva, o juiz considerou as declarações da esposa: "As circunstâncias do delito imputado ao custodiado demonstram a necessidade de sua segregação cautelar para a garantia da ordem pública e, em especial, da segurança da própria vítima", cita trecho da audiência de custódia.

Segundo a mulher, o pai dela foi atingido com dois tiros na barriga, foi levado ao Hospital Geral de Roraima (HGR), onde passou por cirurgia e foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Em nota, o Exército informou que "tem adotado todas as medidas cabíveis e colaborado de forma plena e irrestrita com as autoridades estaduais competentes, além de prestar todo apoio médico e psicológico aos familiares do militar."

Kleber Yañez está preso preso no quartel-general do 1ª Brigada de Infantaria de Selva, à disposição da Justiça.

Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.

https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2025/10/21/tenente-coronel-preso-por-atirar-no-sogro-e-dar-soco-na-esposa-havia-cometido-outras-agressoes-diz-vitima.ghtml

Mestres abridores de letras promovem oficina gratuita e criam obra ao vivo em programação em Belém

Mestres abridores de letras da Amazônia: ofício completa 100 anos em 2025

ILQF

Depois de aportar em Fortaleza, Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Salvador, o projeto Letras que Navegam – Oficinas de Letras Amazônicas pelo Brasil ancora em Belém para comemorar o centenário do ofício dos mestres ribeirinhos. No dia 23 de outubro, das 18h às 20h, a CAIXA Cultural Belém recebe bate-papo gratuito e aberto ao público com criação ao vivo das letras e paisagens — oportunidade rara de ver, de perto, o gesto que nasceu nos rios da Amazônia e hoje cruza o país. A itinerância, iniciada no começo de outubro de 2025, passa ainda por São Paulo e Curitiba, marcando a primeira circulação nacional desses guardiões da tradição secular.

A prática de abrir letras surgiu em 1925, quando a Capitania dos Portos passou a exigir a identificação pintada nas embarcações amazônicas. Do preto-e-branco às paletas vibrantes atuais, formou-se um vocabulário visual de curvas, ornamentos e cromias que carrega memória, território e pertencimento. Pela primeira vez em cem anos, os próprios abridores circulam o Brasil como formadores, conduzindo oficinas e trazendo para o centro da cena um saber que, por décadas, permaneceu restrito às beiras de rio.

“É uma oportunidade única de mostrar a Amazônia e permitir que o Brasil conheça de perto esses artistas populares”, afirma Fernanda Martins, presidenta do Instituto Letras que Flutuam (ILQF).

“Esse encontro fortalece os laços entre os mestres e consolida um coletivo que carrega um patrimônio imaterial centenário.”

Em Belém, as oficinas e o bate-papo são ministrados por Francivaldo da Silva Oliveira e Simão “Ramito” Costa Sarraf. Além do encontro aberto ao público, os mestres também se encontram com estudantes do Colégio Antônio Lemos e da Escola Estadual Jarbas Passarinho, reforçando a transmissão intergeracional desse saber ribeirinho. “Voltar a Belém é como voltar ao ponto de partida, ao lugar onde essa arte nasceu e continua viva”, diz Francivaldo, ex-vaqueiro que aprendeu a abrir letras observando o avô, tios e primos.

“A gente leva a Amazônia para o Brasil e traz o Brasil de volta para as nossas águas.”

Jovens de diversas regiões do Brasil participam de oficinas de mestres abridores de letras

ILQF

Com 45 anos de experiência no ofício, Ramito, de Breves, no Marajó, conta que a primeira experiência veio na infância, quando improvisou um pincel com “barba de bode” para batizar o barco da mãe. Desde então, ampliou o alcance de seu trabalho, participando de projetos coletivos de mural e representando os abridores em circuitos nacionais, o que ajudou a projetar a técnica para fora do Pará.

“Nossa valorização abre portas e gera renda; é importante para que o ofício siga vivo e reconhecido”, afirma.

A etapa pedagógica que preparou a itinerância ocorreu em setembro, durante o III Encontro de Abridores de Letras do Pará, em Belém, com formação conduzida pela pesquisadora Marcela Castro. “Cada abridor tem um modo único de ensinar, e isso é riqueza. O trabalho foi pensar juntos em caminhos para que esse conhecimento alcance mais pessoas sem perder a raiz ribeirinha”, resume Marcela.

Serviço:

Data: 23 de outubro de 2025 | Horário: 18h às 20h

Local: CAIXA Cultural Belém, Av. Mal. Hermes, S/N - Armazém 6A - Reduto

Atividade: Bate-papo gratuito com demonstração ao vivo de pintura ribeirinha

Acesso: Aberto ao público

VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará

Leia as últimas notícias do estado no g1 Pará

https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2025/10/21/mestres-abridores-de-letras-promovem-oficina-gratuita-e-criam-obra-ao-vivo-em-programacao-em-belem.ghtml

Falha no sistema de sinalização causa lentidão da Linha 4-Amarela do Metrô em SP nesta terça; Paese foi acionado

"/> Falha na Linha 4- Amarela do Metrô de São Paulo causa problemas para os passageiros na manhã desta terça-feira (21).

Acervo pessoal

Uma falha no sistema de sinalização comprometeu a operação da Linha 4-Amarela do Metrô na manhã desta terça-feira (21) desde o início da operação, por volta das 05h da manhã.

Segundo a ViaQuatro, concessionária responsável pela linha, a instabilidade obrigou a redução da velocidade dos trens, o que provocou maiores intervalos entre as estações Luz e Vila Sônia.

Passageiros reclamam que entraram nas estações para usar a linha e nenhum trem chegou nas plataformas. Muitos tiveram que deixar as estações e pegar um ônibus para conseguir chegar no trabalho.

Segundo a ViaQuatro, para garantir a segurança dos passageiros, equipes de manutenção trabalham para normalizar o serviço o quanto antes. Nas estações, agentes de atendimento e segurança (AASs) orientam os usuários sobre alternativas de deslocamento.

"Equipes de manutenção atuam para normalizar o serviço o quanto antes, e os agentes de atendimento e segurança (AASs) orientam os clientes nas estações", disse a companhia.

Como medida emergencial, a empresa diz que o sistema PAESE foi acionado, com ônibus de apoio circulando entre todo o trecho afetado. Ao menos 24 ônibus foram pedidos para a operação.

Nota da ViaQuatro:

"A ViaQuatro informa que a Linha 4-Amarela apresenta instabilidade no sistema de sinalização na manhã desta terça-feira (21). Para garantir a completa segurança da operação, a concessionária reduziu a velocidade dos trens, o que ocasiona maiores intervalos entre as estações Luz e Vila Sônia – Prof.ª Elisabeth Tenreiro.

Equipes de manutenção atuam para normalizar o serviço o quanto antes, e os agentes de atendimento e segurança (AASs) orientam os clientes nas estações. Para auxiliar no deslocamento dos passageiros, o sistema PAESE foi acionado com ônibus de apoio entre todo trecho (Luz e Vila Sônia – Prof.ª Elisabeth Tenreiro)".

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2025/10/21/falha-no-sistema-de-sinalizacao-causa-lentidao-da-linha-4-amarela-do-metro-em-sp-nesta-terca-paese-foi-acionado.ghtml

Irmãos de 12 e 5 anos encantam turistas ao tocar vestidos de membros do Guns N' Roses em pontos turísticos de Florianópolis

Irmãos de 12 e 5 anos fazem tributo ao Guns N' Roses em pontos turísticos de Florianópolis

🤘🎸Dois irmãos de 12 e 5 anos têm chamado a atenção de quem passa pelas ruas de Florianópolis por fazerem música de gente grande. Vestidos de Axl Rose e Slash, membros do Guns N' Roses, eles tocam clássicos da banda em palcos improvisados vestidos de rockstar.

A paixão pelo grupo de hard rock californiano, que se apresenta nesta terça-feira (21) na Arena Opus em São José, na Grande Florianópolis, veio de casa e se transformou em projeto musical. Os dois acumulam mais de 6,5 mil seguidores nas redes sociais.

✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp

Vídeos publicados na web mostram Pietro Waskow Rocha, o mais velho, fazendo solos com uma guitarra como a de Slash em locais turísticos da capital, como no trapiche da Beira-Mar Norte. O menor, Igor Waskow Rocha, usa as bandanas características de Axl Rose e fica responsável pelos agudos do vocalista (assista acima).

O projeto "Rock na Eskada" tem feito sucesso também nas redes sociais, onde vídeos de ensaios e novidades sobre a agenda são publicados. A dupla é chamada para shows em estabelecimentos na região.

🎸 Leia também:

Guns N' Roses inicia nova turnê pelo país em Santa Catarina

Para dar conta da demanda, é preciso estudar. Os dois ensaiam em casa, com o pai, o empresário Clairton Rocha de Souza, auxiliando nas músicas e na montagem dos equipamentos para as apresentações de rua, que duram pouco mais de uma hora.

"Tem muitos solos que eu tiro que são extremamente difíceis. Vou com cuidado, com calma, para depois ir com o metrônomo e aumentar cada vez mais a velocidade, até chegar na velocidade padrão", comenta Pietro, de 12 anos.

Irmãos de 12 e 5 anos fazem tributo ao Guns N' Roses em ruas de Florianópolis

NSC TV/ Reprodução

🤘Guns em SC

O show em São José é o primeiro da série de cinco apresentações no país pela turnê "Because What You Want and What You Get Are Two Completely Different Things".

A banda anunciou que a turnê passará pelo Brasil em outubro e novembro. O grupo fará shows passando por São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Cuiabá e Brasília. O anúncio foi feito em junho.

🎸Veja datas dos shows:

Florianópolis(Arena Opus) - 21 de outubro

São Paulo (Allianz Parque) - 25 de outubro

Curitiba (Pedreira Paulo Leminski) - 28 de outubro

Cuiabá (Arena Pantanal) - 31 de outubro

Brasília (Arena BRB) - 2 de novembro

Irmãos tocam sucessos do Guns N' Roses em palcos improvisados, na Capital

VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2025/10/21/irmaos-12-5-anos-encantam-tocar-vestidos-guns-n-roses-pontos-turisticos-florianopolis.ghtml

Cirurgia de próstata com auxílio de robô reduz em 25% o risco de disfunção erétil, aponta estudo

A tecnologia que aproxima pacientes brasileiros dos melhores cirurgiões do planeta

Um estudo conduzido no Hospital das Clínicas da USP mostrou que o uso de tecnologia robótica em cirurgias de câncer de próstata pode reduzir em até 25% o risco de disfunção erétil e em 15% o de incontinência urinária, quando comparado ao método tradicional.

Segundo o cirurgião urologista Rafael Coelho, que participou da pesquisa, a precisão dos robôs permite preservar as estruturas nervosas e musculares ao redor da próstata, garantindo recuperação mais rápida e menos sequelas. “Com a tecnologia robótica, eu consigo preservar toda a inervação e as estruturas que ficam ao redor da próstata”, explica o médico.

“Estamos encurtando distâncias e ampliando o acesso. Esse é o grande benefício da telecirurgia.”

A técnica foi aplicada em um caso inédito no Brasil, realizado de forma totalmente remota. O cirurgião em São Paulo operou um paciente em Porto Alegre. Eles protagonizaram a primeira telecirurgia robótica não experimental feita inteiramente no país.

Aos 73 anos, o gaúcho Paulo Feijó aceitou o desafio de ser operado à distância, após descobrir um câncer em exame de rotina.

O Dr. Rafael operou a partir do Hospital 9 de Julho, em São Paulo, enquanto em Porto Alegre o robô reproduzia com exatidão cada movimento feito no console, filtrando até o menor tremor das mãos. O principal desafio era evitar a latência, o atraso entre o comando e a execução

"A gente tá com um delay de menos de 30 milissegundos, que . quase imperceptível para mim."

A operação foi um sucesso. Enquanto o robô obedecia aos comandos de São Paulo, os sinais vitais eram monitorados presencialmente em Porto Alegre.

“Foi uma coisa fora do normal pra mim, pra te dizer a verdade. A cirurgia levando uma hora parece que eu fui num posto de saúde, fiz um curativo e vim embora, de tão rápido que foi”, disse Feijó, aliviado após o procedimento.

Cirurgia robótica realizada inteiramente no Brasil

Reprodução/TV Globo

https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2025/10/21/cirurgia-de-prostata-com-auxilio-de-robo-reduz-em-25percent-o-risco-de-disfuncao-eretil-aponta-estudo.ghtml

'Sua vida é minha. Aproveita seus últimos dias', diz homem em ameaças enviadas por Pix à ex-namorada

"/> Homem é preso suspeito de ameaçar ex-namorada por meio de Pix com mensagens

"A gente vai se ver em breve, estou só organizando umas coisas. Vamos juntinhos pro inferno meu amor, aproveita seus últimos dias". Essa foi uma das mensagens enviadas pelo ex-namorado de uma jovem de 20 anos de Paraíso do Tocantins. Ela procurou uma delegacia da cidade e denunciou as ameaças, o que levou a Polícia Civil a prender o suspeito.

Enquanto estava na delegacia, no início da tarde de domingo (19), o suspeito, de 29 anos, enviou pelo menos sete transferências via Pix para ela, com valores em centavos. Em um espaço reservado para o correntista fazer alguma observação, ele escrevia as ameaças à ex, já que estava bloqueado para entrar em contato por meio das redes sociais da jovem.

📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp

"Que vida você tem? Sua vida é minha sua desgraçada, eu disse que a gente ia ficar junto pra sempre e a gente vai [...]", afirmou o homem preso em flagrante no setor Pouso Alegre.

"Já tem dias que tô planejando e te monitorando, vejo tudo que você faz, você vai sofrer tanto, chorar e implorar tanto, tu não tem noção não", disse ainda, ao enviar um Pix de R$ 0,03.

O nome do homem não foi divulgado e, por isso, o g1 não conseguiu contato com a defesa até a última atualização desta matéria.

O delegado José Lucas Melo, responsável pelo caso, afirmou em entrevista à TV Anhanguera que o fim da relação seria o motivo das ameaças.

"Ficava claro realmente a não aceitação do término do relacionamento, onde ele proferia diversas ameaças no sentido de que ela iria ficar com ele mesmo contra a vontade ou sob pena de ter riscos à sua integridade e à sua vida", comentou.

A jovem já tinha medidas protetivas para impedir a aproximação do homem por outro ato de agressão, situação que não foi cumprida. "Houve um primeiro conflito em que ela relatou que ele havia quebrado um aparelho celular. Foi feito o registro da ocorrência, que iniciou uma investigação e a decretação dessas medidas protetivas, que terminaram sendo descumpridas com essa nova conduta dele", explicou.

Mensagens enviadas como ameaça para vítima, em Paraíso do Tocantins

Reprodução/Portal Onlines de Paraíso

LEIA TAMBÉM:

Ameaças por Pix: homem é preso em flagrante após intimidar ex-namorada com mensagens

Suspeita de fazer empréstimo de R$ 17 mil no nome da mãe procurou a polícia para denunciar irmãos por abandono, diz delegado

Mulher é encontrada morta dentro de casa abandonada e homem é preso suspeito de feminicídio, diz PM

O que fazer em caso de ameaças?

O delegado José Lucas Melo comentou que mulheres que estão passando por situações parecidas com a da jovem devem procurar a Polícia Civil para denunciar o agressor assim que as ameaças começarem.

"Esse tipo de conduta revela a periculosidade do sujeito, tanto que ele vinha dando indícios de agressividade com violência psicológica, ameaça, que pode descambar para uma violência física ou um ato de maior gravidade. Por isso a importância da vítima ou qualquer pessoa que tome conhecimento desse tipo de situação procurar o mais rápido possível a unidade policial para que as providências legais sejam tomadas", alertou a autoridade.

A mulher vítima pode procurar a delegacia mais próxima, as centrais de atendimento, que funcionam 24 horas, ou acionar a Polícia Militar pelo telefone 190.

O homem preso, que já responde pela primeira agressão contra a vítima, também vai ser alvo de investigação pelas ameaças enviadas via Pix à ex-namorada, destacou o delegado.

Homem foi preso em Paraíso do Tocantins

Polícia Civil/Divulgação

Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2025/10/21/sua-vida-e-minha-aproveita-seus-ultimos-dias-diz-homem-em-ameacas-enviadas-por-pix-a-ex-namorada.ghtml

Mulher é atropelada por colega de trabalho após discussão em posto de gasolina em MG: VÍDEO

Mulher é atropelada por colega de trabalho após discussão em posto de gasolina

Uma mulher de 22 anos, funcionária de um posto de combustíveis, foi atropelada após uma discussão com um colega de trabalho. O caso aconteceu no Bairro Barro Preto, em São João del Rei, e registrado pela Polícia Militar como tentativa de homicídio.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Zona da Mata no WhatsApp

Conforme a corporação, os dois funcionários se desentenderam durante o expediente, na sexta-feira (17), por motivos relacionados à divisão de tarefas. A discussão evoluiu para empurrões e ameaças, e a gerente precisou intervir orientando que um deles deixasse o local.

Uma imagem de câmera de monitoramento mostra o rapaz, de 19 anos, entrando em um carro branco e acelerando o veículo em direção à vítima, que ficou prensada contra uma parede. Ele dá marcha à ré e atropela novamente a mulher, que já estava caída no chão. Assista acima.

O Samu foi acionado e socorreu a vítima, levando-a para um hospital da cidade. Ela teve múltiplas lesões, precisou passar por cirurgia e, em seguida, ficou internada até a tarde da segunda-feira (20).

O suspeito fugiu e abandou o veículo próximo a uma igreja. Conforme a PM, ele não havia sido localizado até a tarde de segunda (20) e é considerado foragido.

Mulher é atropelada por colega de trabalho após discussão em posto de gasolina em São João del Rei

Câmera de Monitoramento

LEIA TAMBÉM:

VÍDEO: Após briga por vaga de estacionamento, PM dá tiro em entregador em Juiz de Fora

VÍDEO: Homem atropela e passa por cima de namorada após discussão em Visconde do Rio Branco

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes

https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2025/10/21/mulher-e-atropelada-por-colega-de-trabalho-apos-discussao-em-posto-de-gasolina-em-mg-video.ghtml

Vestibular 2026: por onde começar a prova, como controlar o tempo e outras estratégias para aumentar o desempenho

Treinar com provas anteriores e simular o ambiente real de vestibular são estratégias que ajudam a controlar o tempo no dia da prova

divulgação

Por onde começar a prova do vestibular? É melhor deixar as questões mais difíceis por último ou adiar as mais fáceis? A resposta depende de cada candidato, mas a decisão pode influenciar no rendimento e até no resultado final.

Segundo o professor Wander Azanha, diretor do Cursinho Pré-Vestibular Oficina do Estudante, não existe uma fórmula universal. O segredo está em conhecer o próprio ritmo e testar estratégias antes do dia da prova.

📱 Baixe o app do g1 para ver notícias da região em tempo real e de graça

Ao g1, ele deu dicas sobre como se organizar em provas como a da Unicamp, que terá a primeira fase neste domingo (26). Nesta matéria você encontra:

O que fazer nos primeiros minutos da prova

Como descobrir por onde começar

Entenda o tempo e o formato de cada vestibular

Redação: começar por ela ou deixar para o fim?

Como lidar com as questões difíceis

Atenção ao preencher o gabarito

Aprenda com os erros

O que fazer nos primeiros minutos da prova

Nos momentos iniciais, Wander orienta o estudante a respirar fundo e manter o foco. Ele lembra que o nervosismo é natural e que todos os candidatos estão enfrentando o mesmo desafio. É importante começar com calma, conferindo o material e aplicando a estratégia definida nos treinos. Mudar o plano no meio da prova tende a gerar insegurança e desperdiçar tempo.

Segundo o professor, a preparação também envolve o dia anterior: organizar documentos, separar canetas, escolher o lanche e verificar o trajeto até o local da prova são cuidados simples que evitam atrasos e reduzem a ansiedade.

“Prepare-se para o pior e espere o melhor. Planejar o ritual do dia da prova é tão importante quanto estudar o conteúdo”, resume o professor.

Como descobrir por onde começar

A dica número um, segundo o Wander, é usar os simulados para entender o que funciona melhor para cada pessoa. Neles, o estudante reproduz as condições reais da prova e percebe se rende mais começando por áreas específicas, intercalando blocos ou seguindo a sequência natural.

O professor ressalta que, durante os simulados, o candidato deve reproduzir as condições reais da prova, com tempo cronometrado, número exato de questões e ambiente silencioso. Essa prática ajuda a identificar o próprio ritmo e a definir uma sequência de resolução confortável.

📖 Ele reforça ainda que o estudante precisa manter consistência: a estratégia testada deve ser a mesma no dia oficial, sem mudanças de última hora. Alterar o plano em meio à prova pode gerar ansiedade e comprometer a concentração.

Mesmo que você faça assim. Eu quero fazer do início ao fim. E pule as três primeiras questões. Respira. O seu plano não mudou. Você vai fazer de cabo a rabo? Continue. Não mude o seu plano no meio da prova. Porque você vai ficar mais nervoso ainda, comentou Wander.

Entenda o tempo e o formato de cada vestibular

Segundo Wander, cada exame tem um formato diferente, e isso muda a estratégia. Provas como a da Unicamp, Fuvest, Unesp e Enem variam em número de questões e duração, o que influencia diretamente o ritmo do candidato.

⏰ Confira a média de tempo para realizar cada questão nos vestibulares:

Unicamp: 72 questões em 5 horas — cerca de 4 minutos por pergunta

Fuvest e Unesp: 90 questões em 5 horas — pouco mais de 3 minutos por pergunta

Enem: inclui redação no primeiro dia, o que exige ainda mais controle

Na Unicamp, prova em que as questões costumam vir agrupadas por áreas, o candidato pode optar por começar pelas disciplinas que domina. Já na Fuvest, onde as perguntas são misturadas, o ideal é seguir uma ordem contínua para não perder tempo escolhendo.

Wander reforça que iniciar pela matéria de maior afinidade costuma ser uma boa escolha. Isso porque o aluno ganha confiança e ritmo logo no início, o que ajuda a enfrentar as partes mais difíceis depois. Começar por conteúdos de maior dificuldade pode gerar cansaço precoce e prejudicar o desempenho.

Já no caso do Enem, ele recomenda iniciar pela redação e, depois, alternar por blocos. Por exemplo, fazer 15 questões de matemática e depois 15 de natureza, para evitar o desgaste mental.

Não dá para ter a mesma estratégia em todas as provas, cada uma é uma, não dá para fazer a mesma coisa sempre, por isso os simulados, eu volto a bater nessa tecla, são importantes demais, cada prova tem o seu estilo, cada prova demanda uma estratégia diferente, cada prova vai ter o tempo diferente , comentou.

Unicamp 2026: veja tudo o que você precisa saber sobre o vestibular

Redação: começar por ela ou deixar para o fim?

Nas provas em que há redação, como no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma das maiores dúvidas dos vestibulandos é sobre o momento de fazer a redação. O professor recomenda que o candidato comece por ela, especialmente porque o texto tem grande peso na nota final.

“Sua cabeça está livre. Começou a fazer a prova, não está cansado. Eu acho que fazer a redação primeiro, pelo menos o rascunho, eu acho importante”, comenta.

Por outro lado, Wander destaca que quem prefere resolver as questões primeiro também pode adotar essa tática, desde que tenha um controle preciso do tempo. O ideal é saber, por meio do treino, quantos minutos são necessários para escrever e revisar a redação com tranquilidade.

Como lidar com as questões difíceis

Encontrar perguntas complexas logo no começo é algo esperado, mas o segredo está em não se desesperar. Wander aconselha que o candidato pule imediatamente as que não souber resolver e retorne a elas no fim da prova.

⚠️ A insistência em uma única questão pode custar um tempo precioso. Ao gastar cinco minutos em um problema sem solução, o aluno deixa de responder duas ou três perguntas que poderia acertar facilmente. Por isso, é fundamental controlar o tempo e manter a mente tranquila.

Uma dica prática é marcar as questões em branco com símbolos simples, como asteriscos ou interrogações, para facilitar o retorno. Essa organização ajuda a evitar confusões e garante que nenhuma parte da prova fique esquecida.

“Ele tem que manter a calma e entender que pular também faz parte do jogo. Então, começou a ler a questão, a coisa complicou um pouquinho, lembre-se, três minutos em média. Começou a ler, está gastando um minuto, um minuto e meio, dois, três, e não resolveu a questão, melhor pular”, orienta.

Atenção ao preencher o gabarito

De acordo com Wander, além da má gestão do tempo, outro erro recorrente e que costuma custar caro ao candidato é preenchimento do gabarito com pressa.

O professor explica que muitos estudantes perdem pontos preciosos por distração na hora de marcar as respostas. Por isso, é importante reservar os minutos finais para preencher o cartão com calma, revisando as alternativas uma a uma para evitar erros.

Aprenda com os erros

Segundo o professor, os simulados são a base do sucesso na prova. Ele recomenda que, nesta reta final, quem ainda não praticou dessa forma faça provas antigas das universidades escolhidas, cronometrando o tempo total do exame.

Contudo, mais importante do que o número de acertos é analisar os erros. Wander diz que esse processo permite corrigir falhas de interpretação ou de estratégia e evitar que se repitam no vestibular.

“Mais importante do que saber quantos pontos eu tirei é saber quantos pontos eu não tirei. Para que você vá atrás das questões que você errou, e assim consiga, de repente, salvar mais uma, duas, três, dez questões, porque você sabia aquilo e não conseguiu pensar na hora, explicou Wander.

VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região

Veja mais notícias da região no g1 Campinas

https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/educacao/noticia/2025/10/21/vestibular-2026-por-onde-comecar-a-prova-como-controlar-o-tempo-e-outras-estrategias-para-aumentar-o-desempenho.ghtml

'Foi horrível', relata testemunha que viu carro desgovernado invadir sorveteria em MT

Testemunha relata o que viu carro desgovernado invadir sorveteria em MT

Uma testemunha, que não quis se identificar, relatou em um vídeo o que sentiu após presenciar um carro desgovernado invadir a sorveteria na tarde dessa segunda-feira (20) em Cuiabá. Foi horrível, foi horrível, afirmou (assista acima). Ninguém no estabelecimento ficou ferido.

O carro avançou em alta velocidade e bateu, desgovernado, em quatro veículos estacionados, sendo duas motocicletas e outros dois carros (assista momento abaixo).

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp

Uma cliente da sorveteria, sentada em uma das mesas, escapou por pouco. Testemunhas disseram que ela ficou abalada após o susto. As mesas e cadeiras foram arremessadas com o impacto do carro.

Já o motorista e o passageiro, de 52 e 33 anos, foram atendidos pelo Serviço Móvel de Urgência (Samu), com fortes dores no peito e um corte no supercílio.

Carro desgovernado invade sorveteria após bater em veículos estacionados em MT

O acidente ocorreu por volta de 13h, quando o motorista disse à polícia que um dos pneus estourou, o que provocou na perda da direção do automóvel, que bateu em quatro veículos estacionados antes de invadir a sorveteria. O caso ocorreu na Avenida Dante Martins Oliveira, no Bairro Jardim Eldorado.

O veículo foi parar somente contra a parede do estabelecimento ao lado, de materiais de construção.

A sorveteria teve danos apenas nas cadeiras, mesas e na logo do local. Enquanto outro carro atingido precisou chamar um guincho.

O motorista e o passageiro foram encaminhados ao hospital. A Polícia Civil investiga o caso.

Carro desgovernado invade sorveteria após bater em veículos estacionados em MT

Reprodução

https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2025/10/21/foi-horrivel-relata-testemunha-que-viu-carro-desgovernado-invadir-sorveteria-em-mt.ghtml

Operador financeiro de deputado federal alvo de operação na Bahia passa a usar tornozeleira eletrônica

Operador financeiro de deputado federal alvo de operação na Bahia passa a usar tornozeleira eletrônica

Reprodução/Redes Sociais

O operador financeiro do deputado federal Dal Barreto (União Brasil), que teve o celular apreendido no Aeroporto de Salvador na sexta fase da Operação Overclean, da Polícia Federal, passou a usar tornozeleira eletrônica.

Segundo informações apuradas pela TV Bahia, Ubaldo Neto se apresentou nesta segunda-feira (20) na sede da PF, em Salvador. A medida cautelar aconteceu seis dias após Dal Barreto ser alvo da operação, na última terça-feira (14).

Além de apreender o celular do deputado federal, a PF também revistou uma casa de luxo e um posto de combustíveis dele.

📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia

O objetivo da Operação Overclean é desarticular uma organização criminosa suspeita de envolvimento em fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro.

Dal Barreto (União) é deputado federal pela Bahia

Reprodução/Câmara dos Deputados

Adalberto Rosa Barreto, conhecido como Dal Barreto, nasceu na cidade de Amargosa, no Vale do Jequiriçá, é casado e tem 46 anos.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele declarou cerca de R$ 7,3 milhões em bens -terrenos, helicóptero, prédios comerciais, empresas e fazendas.

Na trajetória política, ele se candidatou a prefeito de Amargosa pelo Democratas em 2008, mas não foi eleito. Em 2018, se candidatou a deputado estadual da Bahia pelo PC do B e foi eleito. Em 2022, se candidatou a deputado federal pelo partido União e também foi eleito.

Recentemente, o deputado votou a favor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/2021, que ficou conhecida como PEC da Blindagem, e da urgência para o Projeto de Lei (PL) 2162/2023, que dá anistia a condenados por atos golpistas.

Casa do deputado Dal Barreto foram revistados em operação da PF

Reprodução/TV Bahia

Apreensões

Deputado Federal tem celular apreendido no Aeroporto de Salvador em nova fase da Overclean

A casa de luxo e o posto de combustíveis que foram revistados pela Polícia Federal ficam na cidade de Amargosa. Além de documentos encontrados nos endereços, os agentes levaram carros de luxo que estavam na residência.

A PF não divulgou quais são as suspeitas contra o político, porém, a equipe de reportagem apurou que se trata de um suposto envolvimento com um dos alvos anteriores da operação.

Em entrevista à TV Bahia no local, Dal negou qualquer envolvimento com a investigação. "As provas vão chegar no momento certo e as pessoas vão entender. Tudo vai ser conduzido pela Justiça, a gente vai aguardar que a Justiça esclareça sempre", disse.

Quanto à abordagem da PF no Aeroporto de Salvador, Dal relatou que os agentes não pediram ou repassaram mais informações. "Não falei nada. Não me perguntaram nada. Me pediram o celular e eu entreguei", disse.

O que diz o deputado

"O Deputado Federal Dal (Adalberto Rosa Barreto) vem a público manifestar-se sobre a operação da Polícia Federal, realizada em 14 de outubro de 2025, conforme veiculado pelos meios de comunicação.

Esclareço, por oportuno, que não tive acesso ao inquérito policial, apenas ao mandado de busca e apreensão, não tendo, portanto, conhecimento acerca dos fatos investigados.

Dessa forma, coloco-me à inteira disposição da Polícia Federal para colaborar com as investigações e prestar os devidos esclarecimentos, sempre que solicitado, agindo com transparência e respeito às instituições.

Reitero, igualmente, minha plena confiança nas instituições brasileiras e que, tão logo seja possível, todos os pontos serão devidamente esclarecidos, seja por meio do meu depoimento às autoridades competentes ou por intermédio da defesa técnica devidamente constituída nos autos do inquérito, pois tenho certeza da conduta proba, republicana e dentro da legalidade que sempre tratei com os recursos públicos, logo a minha completa inocência será amplamente demonstrada.

Reafirmo, ainda, meu compromisso com o povo baiano, com a verdade e com a legalidade, confiando que a apuração será conduzida de forma isenta, técnica e respeitosa".

LEIA TAMBÉM:

PF apreendeu R$1,5 milhão com suspeitos de desvios dias antes da Operação Overclean; investigação apontou que dinheiro era propina

Saiba quem são os suspeitos de desvios milionários em contratos públicos na Bahia e outros estados

Entenda esquema de desvios milionários de recursos públicos que terminou com prisões de 15 pessoas na Bahia, São Paulo e Goiás

Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.

Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2025/10/20/homem-passa-a-usar-tornozeleira-eletronica.ghtml

Embarcação naufraga após colisão em Cabo Frio; não há feridos

"/> Embarcação naufraga após colisão em Cabo Frio; não há feridos

Uma embarcação naufragou após ser atingida por um barco de Itajaí, Santa Catarina, na costa de Cabo Frio, Região dos Lagos do Rio, neste fim de semana. O barco, com cinco tripulantes, afundou após o impacto. Não há registro de feridos. Equipes da Marinha e da prefeitura atuam em ações de busca e monitoramento ambiental.

De acordo com informações preliminares da Prefeitura de Cabo Frio, o barco de Itajaí, transportava 17 tripulantes. O impacto causou danos estruturais à embarcação de Cabo Froo que acabou naufragando.

Uma embarcação de apoio permanece no local para recolher materiais que possam se soltar no mar.

📱 Siga o canal do g1 Região dos Lagos no WhatsApp.

Embarcação afunda com cinco tripulantes após colisão com outro barco em Cabo Frio

Leandro Ferreira

Equipes da Marinha e da Prefeitura de Cabo Frio realizaram buscas, salvamento e ações de monitoramento ambiental ao longo do domingo (19). A previsão é que a embarcação de Cabo Frio seja retirada nesta segunda-feira (20), segundo a prefeitura.

Uma fiscalização também será realizada em diferentes pontos da Lagoa de Araruama, no Canal do Itajuru e nas praias entre o Forte e o Foguete para verificar possíveis danos ambientais causados pelo naufrágio.

https://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2025/10/20/embarcacao-naufraga-apos-colisao-em-cabo-frio-nao-ha-feridos.ghtml

Ex-companheiro é preso suspeito de matar colega de trabalho por ciúmes de mulher em MT; vídeo

Momento em que a vítima cai e morre após ser esfaqueada, em Paranatinga (MT)

Um homem de 28 anos foi preso suspeito de matar o colega de trabalho a facada, no sábado (18), na Avenida Bandeirantes, em Paranatinga, a 411 km de Cuiabá. De acordo com a Polícia Civil, a vítima foi identificada como Josafá Jerônimo dos Santos, de 52 anos.

Imagens do circuito de segurança registraram o momento em que Josafá morre. No vídeo é possível ver a vítima correndo e caindo no chão em seguida, devido ao ferimento no peito (assista acima).

Conforme o boletim de ocorrência, o crime ocorreu no Bairro Concórdia, após o suspeito ter ido até a casa da ex-companheira. No local, o autor avistou Josafá e outro homem próximo à residência e, por isso, suspeitou que um deles estivesse se relacionando com a ex dele e, em seguida, ele esfaqueou a vítima na região do tórax. Josafá não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local do crime.

📱 Baixe o app do g1 para ver notícias de MT em tempo real e de graça

De acordo com o delegado responsável pelo caso, Gabriel Conrado, a Polícia Civil foi acionada pela Polícia Militar, após moradores da região encontrarem o corpo de Josafá na rua. Ele informou que o suspeito fugiu do local, mas foi encontrado a partir da análise de imagens de câmeras de segurança.

"O suspeito é integrante da organização criminosa Comando Vermelho e também é investigado por furto de arma de fogo no ano de 2024. As investigações apontavam que o suspeito, após consumir bebida alcóolica e consumir entorpecentes, se dirigiu à casa de sua ex-companheira e encontrou os colegas de trabalho e em fúria desfere um golpe de arma de branca no tórax de Josafá", contou.

A polícia informou que o autor do assassinato possui antecedentes criminais por crimes como furto de arma de fogo e integração a organização criminosa. Ele foi preso em flagrante e encaminhado até uma delegacia, onde foi autuado por homicídio qualificado. Agora, o suspeito está sob disposição da Justiça.

Josafá Jerônimo dos Santos tinha 52 anos

Reprodução

https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2025/10/20/ex-companheiro-e-preso-suspeito-de-matar-colega-de-trabalho-por-ciumes-de-mulher-em-mt-video.ghtml

Motorista de aplicativo morre após colisão entre carro e caminhonete no Pará

"/> Um motorista de aplicativo morreu na manhã do domingo (19) após se envolver em um grave acidente na avenida Caiena, no bairro Novo Horizonte, em Parauapebas, sudeste do Pará.

A vítima foi identificada como Nathanael Santos Ferreira, de 47 anos. De acordo com informações da Polícia Militar, o condutor da caminhonete apresentava sinais de embriaguez e segundo testemunhas, estava em alta velocidade. Ele foi encaminhado à delegacia do município.

Nathanael levava uma passageira no momento do acidente. Com o impacto, ele não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. A passageira sofreu apenas escoriações leves e foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Clique e siga o canal do g1 Pará no WhatsApp

Moradores da região relataram que se assustaram com a intensidade da batida, que pôde ser ouvida a longa distância. Alguns vizinhos se aproximaram para ajudar as vítimas. O local foi isolado para a realização de perícia, e agentes de trânsito também foram acionados para orientar o tráfego na região.

A Polícia Civil investiga as circunstâncias do acidente. O corpo de Nathanael Santos Ferreira foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) para os procedimentos legais.

Nathanael Santos Ferreira, de 47 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

TV Liberal

Vídeos com as principais notícias do Pará

https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2025/10/20/motorista-de-aplicativo-morre-apos-colisao-entre-carro-e-caminhonete-no-para.ghtml

Homem é baleado na cabeça e no abdômen no Jardim Campo Belo, em Campinas

2º Distrito Policial de Campinas

João Gelo/EPTV

Um homem foi baleado na cabeça e no abdômen na manhã deste sábado (18), no Jardim Campo Belo, em Campinas (SP). Segundo a Polícia Militar, a vítima foi socorrida e encaminhada para o Hospital Mário Gatti. Não há confirmação do estado de saúde.

Ainda confirme a PM, a equipe foi acionada às 6h. No local, foi encontrado um projétil.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Campinas no WhatsApp

O Setor de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP) de Campinas foi notificado, e o caso foi registrado como tentativa de homicídio no plantão do 2º Distrito Policial.

Exames periciais foram solicitados ao Instituto de Criminalística (IC).

Veja os vídeos que estão em alta no g1

VÍDEO: Tudo sobre Campinas e região

Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas

https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2025/10/18/homem-e-baleado-na-cabeca-e-no-abdomen-no-jardim-campo-belo-em-campinas.ghtml

SC vai multar em R$ 1 mil quem plantar árvore com flor tóxica e letal

Árvore exótica de até 25 metros de altura é tóxica para abelhas

IMA/Divulgação

Santa Catarina lançou na segunda-feira (13) uma campanha para tentar combater a proliferação da árvore espatódea. Espécie exótica africana, ela é tóxica para abelhas e a sua plantação é proibida por lei estadual desde 2019, sob pena de multa de R$ 1 mil por planta ou muda produzida.

🌳🚫 Conhecida também como bisnagueira ou tulipeira-do-gabão, a árvore é de grande porte e pode atingir até 25 metros de altura. Conforme o Instituto do Meio Ambiente, ela chegou a ser usada na arborização de diversas cidades brasileiras, mas estudos posteriores mostraram os riscos.

✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp

Segundo o Instituto do Meio Ambiente (IMA), responsável pela campanha “Flora Exótica Tóxica para Fauna – espatódea (Spathodea campanulata)", as toxinas podem estar presentes no pólen, no néctar ou na mucilagem das flores e podem matar insetos e comprometer a polinização.

Para tentar combater a espécie, o IMA está divulgado alertas nas redes sociais e espaços oficias em Santa Catarina. Além disso, o órgão planeja outras formas de publicizar o tema.

Estudos e especialistas ouvidos pelo g1 afirmaram que as flores da árvore contêm substâncias tóxicas letais para diversas espécies de abelhas nativas e até mesmo prejudiciais à abelha exótica Apis mellifera.

Árvore que pode intoxicar e provocar a mortes de abelhas preocupa criadores

Conheça as espécies exóticas invasoras em Santa Catarina no Desafio Natureza

O que diz a Lei

De acordo com a Lei Estadual nº 17.694/2019, o descumprimento da lei está sujeito à aplicação de multa. Leia os principais pontos:

❌ Está proibida a produção de mudas de espatódea;

⛔ É proibido o plantio de novas árvores da espécie;

✂️ Espatódeas já plantadas devem ser cortadas;

🌱👍 Árvores em locais públicos ou na arborização urbana devem ser substituídas por espécies nativas;

💵 Descumprimento do disposto nesta lei sujeitará o infrator ao pagamento de multa, no valor de R$ 1 mil por planta ou muda produzida, a ser aplicada em dobro no caso de reincidência.

Flor da árvore espatódea que pode intoxicar abelhas em SC

Arquivo/IMA

🌱Espécies nativas para substituição

Conforme o IMA, é recomendado o plantio de espécies nativas regionais adequadas a cada bioma de Santa Catarina. Isso garante a melhor adaptação das plantas ao clima e solo local, o equilíbrio ecológico e a segurança para a fauna local.

Espatódea (Spathodea campanulata)

Ben Ami Scopinho/ Arte/ NSC/Arquivo

VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2025/10/16/sc-multar-1-mil-quem-plantar-arvore-flor-toxica-letal.ghtml

Ônibus param de rodar no Rio Sena após protesto contra morte de jovem com autismo

Noite foi marcada por novos protestos no Rio Sena

Os ônibus do transporte público deixaram de rodar no Rio Sena, em Salvador, após o protesto contra a morte do jovem Marcos Vinícius Alcântara, de 26 anos.

O homicídio aconteceu na segunda-feira (22), durante uma ação policial. A Polícia Militar (PM) afirma que o rapaz, que tinha autismo, foi baleado durante uma troca de tiros entre facções rivais. Já os moradores do bairro acusam os militares de chegarem atirando.

Amigos, familiares e vizinhos protestaram na noite de terça (23), quando objetos chegaram a ser queimados na pista para impedir a passagem de veículos na região.

Em seguida, segundo a Secretaria de Mobilidade (Semob), seis linhas de ônibus tiveram itinerários ajustados. Eles passaram a fazer final de linha na localidade conhecida como Largo do Luso. Ainda não há previsão para retomada do atendimento.

Quem era Marcos Vinícius

Marcos Vinícius Alcântara, de 26 anos, era bastante querido pela comunidade e frequentemente aparecia em vídeos gravados pelos moradores do bairro. Segundo Maria do Carmo, mãe da vítima, o jovem usava um cordão de identificação de autismo, que desapareceu após a morte dele.

"Meu filho era um menino brincalhão, era amigo de todo mundo e estava com o cordão dele no pescoço", contou Maria do Carmo.

📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia

Jovem com autismo foi morto durante troca de tiros em Salvador

Redes sociais

Ainda não há detalhes sobre as circunstâncias do assassinato, mas a mãe de Marcos Vinícius acredita que ele tenha se assustado com o barulho dos tiros, corrido e sido baleado em seguida.

Um dos moradores, que não quis se identificar, contou que avisou aos policiais que o jovem era "especial" durante a ação, mas que ouviu como resposta: "agora eu sou adivinha?".

Marcos Vinícius foi socorrido por equipes da Companhia de Policiamento Tático (Rondesp) e levado para o Hospital do Subúrbio, onde o óbito foi constatado. O Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) investiga o caso.

Na noite desta terça-feira (23), amigos e familiares protestaram no bairro contra a ação. Eles usaram cartazes com pedidos de justiça e balões brancos durante o ato. O grupo chegou a fechar uma rua, com objetos em chamas.

Grupo protestou contra a morte de jovem com autismo em Salvador

Reprodução/TV Bahia

O que diz a PM e a SSP-BA

Em nota, a PM afirmou que o jovem foi baleado durante uma troca de tiros entre facções rivais e que os agentes acionados já o encontraram ferido. (Veja a íntegra do posicionamento no final da reportagem)

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) se solidarizou com os familiares, amigos e vizinhos do jovem e informou que a Polícia Civil instaurou inquérito para apurar as circunstâncias da ocorrência. O órgão afirmou ainda que possíveis imagens de câmeras, depoimentos de testemunhas e laudos periciais serão utilizados para elucidar o caso.

Leia nota da PM na íntegra:

"Policiais da Rondesp BTS, ao atenderem a uma ocorrência de troca de tiros entre grupos criminosos, na tarde de segunda-feira (22), na rua da Bomba, bairro Rio Sena, em Salvador, foram recebidos a disparos e, durante a incursão, localizaram Marcus Vinícius Alcântara, de 26 anos, ferido.

A vítima foi imediatamente socorrida ao Hospital do Subúrbio, mas, apesar do pronto atendimento médico, não resistiu.

A Polícia Militar da Bahia lamenta profundamente o falecimento de Marcus Vinicius e se solidariza com familiares e amigos neste momento de dor.

O caso é acompanhado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que instaurou investigação para apurar o fato.

A instituição segue firme no seu dever constitucional de proteger vidas e garantir a segurança pública, atuando com respeito aos direitos humanos".

LEIA TAMBÉM:

Motorista atropela motociclistas durante protesto contra reajuste de combustíveis

Mulher morre após ser atropelada por carreta enquanto levava filho para escola

Ação policial termina com quatro mortos em Salvador

Grupo protestou contra a morte de jovem com autismo em Salvador

Reprodução/TV Bahia

Grupo protestou contra a morte de jovem com autismo em Salvador

Reprodução/TV Bahia

Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.

Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2025/09/24/onibus-param-de-rodar-no-rio-sena.ghtml

'Três dias em uma hora': Inatel investe em supercomputador para acelerar pesquisas em IA no Sul de Minas

Supercomputador: Inatel usa equipamento para pesquisas em I.A

O Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), em Santa Rita do Sapucaí (MG), deu um passo importante no desenvolvimento de soluções de inteligência artificial (IA). A instituição adquiriu um supercomputador capaz de realizar cerca de 32 quadrilhões de cálculos por segundo, reduzindo drasticamente o tempo necessário para o processamento de algoritmos.

📲 Siga a página do g1 Sul de Minas no Instagram

Processos que antes levavam até três dias agora podem ser concluídos em apenas uma hora. O equipamento fica em uma sala com acesso restrito, ambiente refrigerado e controle rigoroso de entrada e saída de funcionários. A medida pretende proteger as informações analisadas e evitar riscos de ataques virtuais.

Inatel investe em supercomputador para acelerar pesquisas em inteligência artificial, em Santa Rita do Sapucaí, MG

EPTV/Reprodução

Os pesquisadores acessam a máquina remotamente, por meio da nuvem, o que permite maior segurança e praticidade. Segundo a gerente de software do Inatel, Cristiani Vilela Ribeiro Guimarães, o supercomputador foi adquirido com apoio da lei de informática e representa uma infraestrutura estratégica para o Brasil. Ele possibilita treinar modelos complexos de inteligência artificial.

"Com todo o desempenho desse computador, a gente pode fazer treinamentos de modelos de inteligência artificial muito complexos, como, por exemplo, criar soluções tipo o chat GPT", explicou a gerente.

O pesquisador Thiago da Rocha Miguel, que utiliza o equipamento de forma remota, explicou que a máquina trouxe um ganho significativo para os estudos. "Isso otimizou muito o nosso tempo. Usando um computador de alto desempenho, conseguimos treinar modelos em minutos e antes isso não era possível, por mais que tivéssemos alta estrutura no Inatel".

As aplicações, porém, vão muito além do setor tecnológico. A expectativa é que a capacidade de processamento auxilie no desenvolvimento de soluções para a indústria, saúde, agricultura de precisão e educação.

"No futuro vamos conseguir entregar soluções com mais rapidez e maior qualidade para a população, trabalhando em diferentes tipos de áreas, além de trazer inovação e impacto à sociedade", afirmou o pesquisador.

ASSISTA: Veja tudo sobre o Sul de Minas

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2025/09/23/tres-dias-em-uma-hora-inatel-investe-em-supercomputador-para-acelerar-pesquisas-em-ia-no-sul-de-minas.ghtml

Vídeo mostra perseguição e ataque a tiros que matou ex-detento em Divinópolis

Ex-detento é perseguido e morto a tiros após sair de audiência no Fórum de Divinópolis

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra a perseguição e o ataque a tiros que resultaram na morte do ex-detento Phelipe Junio Carvalho Assulino, de 25 anos, na tarde de segunda-feira (22), em Divinópolis. O crime aconteceu logo após ele sair de uma audiência no Fórum.

As imagens acima mostram o momento em que o carro de Phelipe é atingido por outro veículo, gira e para bruscamente na pista. Em seguida, três homens armados descem e disparam várias vezes.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Centro-Oeste de Minas no WhatsApp

O rapaz ainda tenta fugir correndo, mas é alcançado e morto. No carro estavam também a sobrinha, o avô e uma irmã dele, que não ficaram feridos.

Segundo a Polícia Militar (PM), Phelipe tinha passagens por homicídio e tráfico de drogas e havia deixado o presídio em agosto deste ano. Após os trabalhos da perícia, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).

A motivação do crime ainda será investigada. Até a última atualização desta reportagem, nenhum suspeito havia sido preso.

Carro da vítima foi atingido por outro veículo instantes antes de criminosos descerem armados em Divinópolis

Reprodução/Redes Sociais

LEIA TAMBÉM:

Mulher morre e namorado fica ferido em ataque a tiros na porta de casa em São Francisco de Paula

Mais de 40 tiros: homem é indiciado por tentativa de homicídio em frente ao Fórum de Divinópolis

VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas

https://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/2025/09/23/video-mostra-perseguicao-e-ataque-a-tiros-que-matou-ex-detento-em-divinopolis.ghtml

Entenda por que prefeito que mandou embora quase 30 servidores após perder eleição pagará multa e ficará inelegível

Prefeitura de Guarani

Google Maps/Reprodução

A Justiça Eleitoral considerou grave a conduta do ex-prefeito Fernando Bellotti (PSD), de Guarani, na Zona da Mata mineira, que demitiu 29 servidores poucos dias após ser derrotado nas eleições municipais de 2024.

A decisão em primeira instância, assinada pela juíza Flávia de Vasconcellos Araújo, da 235ª Zona Eleitoral de Rio Novo, determinou multa de R$ 20 mil e inelegibilidade por 8 anos para Bellotti, além de penalidade ao então secretário de Administração, Agildo Gravina. Ainda cabe recurso.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Zona da Mata no WhatsApp

Segundo o Ministério Público Eleitoral, as demissões violaram a Lei 9.504/1997, que proíbe dispensas sem justa causa no serviço público três meses antes do pleito e até a posse dos eleitos.

A justificativa de contenção de gastos apresentada pela defesa foi rejeitada, já que a situação financeira do município era conhecida e poderia ter sido enfrentada fora do período vedado pela legislação, segundo o MPE.

Fernando Bellotti demitiu 29 servidores logo após as eleições de 2024

Divulgacand/Divulgação

A sentença destacou o caráter coletivo e intimidador da medida, apontando que o ato teve potencial de afetar a legitimidade do processo eleitoral. A Justiça também determinou a recontratação dos servidores dispensados.

O advogado Ricardo Oliveira Zanella, que faz a defesa do ex-prefeito e do ex-secretário, informou que vai recorrer. "Considero essa decisão uma aberração jurídica, que certamente será anulada pelo Tribunal Eleitoral", explicou. "Esse tipo de falha é claramente rejeitado pelos tribunais eleitorais, o que me dá certeza de que a sentença será anulada", disse.

Prefeito de Miraí cassado

Esse caso se soma a outro episódio recente em Miraí, onde o prefeito Adaelson Magalhães (Republicanos) e a vice tiveram os diplomas cassados por abusos de poder político e econômico no contexto eleitoral por causa de contratações temporárias indevidas, uso da máquina administrativa para fins eleitorais, demissão de funcionários de forma seletiva e retaliatória e coação de servidores.

Na decisão em primeira instância, o prefeito foi condenado a 8 anos de inelegibilidade e multa. Cabe recurso da decisão e, durante o andamento do processo, ele e a vice continuam ocupando os cargos.

O prefeito recorreu da sentença, e o processo chegou no Tribunal Regional Eleitoral na semana passada.

Em nota, a defesa dos políticos, através do advogado Eduardo Phillipe Marangon e Villas, disse que “ao final do devido processo legal, ficará comprovado que o Adaelson não praticou qualquer abuso de poder político e que sua conduta sempre pautou-se pela legalidade, ética e responsabilidade”

LEIA TAMBÉM:

Justiça determina recontratação dos quase 30 servidores demitidos em Guarani

Prefeito e vice de Miraí têm diplomas cassados pela Justiça após condenação por abuso de poder; cabe recurso da decisão

Eleições 2024: Professor Emerson Patrick é eleito prefeito de Guarani

Eleições 2024: veja a votação para prefeito em Guarani (MG)

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes

.

https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2025/09/23/entenda-por-que-prefeito-que-mandou-embora-quase-30-servidores-apos-perder-eleicao-pagara-multa-e-ficara-inelegivel.ghtml

Suspeito de roubo é preso com simulacro; polícia recupera celular e moto

"/> Celular da vítima e simulacro encontrado pela policia.

Reprodução/Blog do Pião

A Polícia Militar prendeu um homem em Santarém, Oeste do Pará, neste domingo (21), após o roubo de um celular cometido com o uso de simulacro. Segundo relatos da polícia, a vítima rastreou o aparelho e levou os policiais até uma área isolada, onde o suspeito foi encontrado em uma casa abandonada.

✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp

Durante a abordagem, o homem entregou o celular e apontou o local onde havia enterrado o simulacro — uma arma de brinquedo utilizada para intimidar a vítima. As equipes também identificaram a motocicleta usada no crime. O veículo tinha sido furtado no dia anterior. O proprietário do veículo foi acionado para reaver o bem.

De acordo com a guarnição, o suspeito já era conhecido da polícia por envolvimento em ocorrências semelhantes. Apesar de alegar problemas de saúde para tentar justificar sua conduta, os militares afirmaram que ele tinha plena consciência das ações.

O caso foi registrado como roubo, receptação e porte de simulacro. O homem foi conduzido à 16ª Seccional de Polícia Civil, para ia procedimentos cabíveia. Ele ficará à disposição da Justiça.

VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região

https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2025/09/21/suspeito-de-roubo-e-preso-com-simulacro-policia-recupera-celular-e-moto.ghtml

Suspeito de participar da execução do ex-delegado Ruy Ferraz se entrega em São Vicente

Suspeito de participar da execução do ex-delegado Ruy Ferraz se entrega em São Vicente

Reprodução/Jornal Nacional

Um dos suspeitos de participar do assassinato do ex-delegado-geral de Polícia de São Paulo se entregou hoje. Ele é o terceiro preso investigado de envolvimento na execução. Outros quatro ainda são procurados pela polícia.

Rafael Marcell Dias Simões, o Jaguar, se apresentou de madrugada de sexta para sábado (20), na delegacia de São Vicente, na Baixada Santista. Ele é suspeito de participação direta no assassinato do ex-delegado.

Ruy Ferraz Fontes foi morto na segunda-feira. Ele foi interceptado por criminosos ao sair de carro da Prefeitura de Praia Grande, onde era secretário de Administração.

A polícia investiga se Jaguar era um desses três atiradores que participaram da execução do ex-delegado.

O advogado afirma que o suspeito decidiu se entregar voluntariamente, depois que a prisão temporária foi decretada, na sexta-feira (19).

"Ele alega e tem como comprovar que ele não tem ligação alguma. No entanto, ao conversar com ele em entrevista o mesmo relata que quase no momento que aconteceu o crime ele estava pegando sua filha na escola e estava também trabalhando, onde ele bate cartão de ponto", diz Adonirã Correia, advogado de Jaguar.

Jaguar tem antecedentes criminais por roubo, sequestro e tráfico de drogas. Segundo as investigações, ele é integrante do PCC, organização criminosa que foi alvo de operações lideradas pelo ex-delegado. A Secretaria da Segurança Pública ainda apura se esta foi a motivação do crime.

A Justiça decretou a prisão também de Willian Silva Marques. Ele é dono da casa em Praia Grande, onde, de acordo com a polícia, os criminosos se reuniram dias antes do assassinato. Ele e outros três suspeitos estão foragidos.

Além de Rafael Marcell, a polícia já prendeu Luiz Henrique Santos Batista, o Fofão, que, segundo as investigações, ajudou Rafael a fugir do local do crime. E Dahesly Oliveira Pires, suspeita de ajudar os bandidos a esconder a arma usada no crime.

A defesa de William Marques disse que ele não tem relação com o crime e que está à disposição das autoridades. O JN não conseguiu contato com a defesa dos outros suspeitos.

https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2025/09/20/suspeito-de-participar-da-execucao-do-ex-delegado-ruy-ferraz-se-entrega-em-sao-vicente.ghtml

Maduro manda carta pedindo diálogo a Trump enquanto crescem rumores de ação militar dos EUA na Venezuela

Venezuela x EUA: Maduro anuncia treinamento militar de civis com armas

O presidente venezuelano, Nicolas Maduro, quis iniciar conversações diretas com a administração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Isso ocorreu dias após o primeiro ataque dos EUA a um barco do país sul-americano que, segundo Trump, transportava traficantes de drogas.

Em uma carta a Trump vista pela agência Reuters, Maduro rejeitou as alegações dos EUA de que a Venezuela desempenhava um grande papel no tráfico de drogas, observando que apenas 5% das drogas produzidas na Colômbia são enviadas através da Venezuela

Segundo Maduro, diz a Reuters, 70% das drogas foram neutralizadas e destruídas pelas autoridades venezuelanas.

"Presidente, espero que juntos possamos derrotar as falsidades que têm manchado nosso relacionamento, que deve ser histórico e pacífico", escreveu Maduro na carta.

"Essas e outras questões estarão sempre abertas para uma conversa direta e franca com seu enviado especial (Richard Grenell) para superar o ruído da mídia e as notícias falsas."

Ele observou que Grenell ajudou a resolver rapidamente as alegações anteriores de que a Venezuela estava se recusando a aceitar migrantes de volta, acrescentando: "Até o momento, esse canal tem funcionado perfeitamente."

Os voos de deportação duas vezes por semana que transportam migrantes ilegais de volta para a Venezuela continuaram ininterruptos apesar dos ataques dos EUA, disseram à Reuters fontes familiarizadas com o assunto.

A carta de Maduro foi datada de 6 de setembro, quatro dias após um ataque dos EUA a um navio que o governo Trump alegou, sem provas, estar transportando traficantes de drogas.

O ataque matou 11 pessoas que, segundo Trump, eram membros da gangue Tren de Aragua e estavam envolvidas com o tráfico.

A Casa Branca não fez comentários imediatos à agência Reuters.

No sábado (20), Trump redobrou sua campanha de pressão, alertando em uma postagem em sua plataforma Truth Social que a Venezuela deve aceitar o retorno de todos os prisioneiros que, segundo ele, a Venezuela forçou a ir para os EUA, ou então pagar um preço "incalculável".

Na sexta-feira, Trump anunciou pelo menos o terceiro ataque contra supostas embarcações de drogas da Venezuela, em meio a um grande reforço militar dos EUA no sul do Caribe, que inclui sete navios de guerra, um submarino nuclear e caças F-35.

O ataque matou "três homens narcoterroristas a bordo da embarcação", disse Trump, sem fornecer provas.

O governo venezuelano, que diz ter enviado dezenas de milhares de soldados para combater o tráfico de drogas e defender o país, disse que nenhuma das pessoas mortas no primeiro ataque pertencia a Tren de Aragua.

Também nega as acusações de ligações entre autoridades venezuelanas de alto escalão e gangues de drogas.

Maduro alegou repetidamente que os EUA esperam tirá-lo do poder.

Trump negou nesta semana que esteja interessado em uma mudança de regime, mas Washington dobrou no mês passado a recompensa por informações que levem à prisão de Maduro para US$ 50 milhões, acusando-o de ligações com o tráfico de drogas e grupos criminosos.

Maduro reiterou sua negação em sua carta a Trump.

"Este é o exemplo mais flagrante de desinformação contra nossa nação, com a intenção de justificar uma escalada para o conflito armado que infligiria danos catastróficos em todo o continente", escreveu ele em sua carta a Trump.

O governo Trump parece dividido sobre a Venezuela, com o secretário de Estado, Marco Rubio, e o secretário de Defesa, Pete Hegseth, liderando a campanha de pressão contra Maduro, enquanto Grenell, que atuou como diretor interino de inteligência nacional durante o primeiro mandato de Trump, e outros impulsionam a diplomacia.

Em sua carta, Maduro disse que se comunicou e continuará a se comunicar com Grenell, que ajudou a organizar os voos de deportação, alguns diretamente para Caracas e outros via Honduras.

O funcionário do governo disse que mais de 8.000 venezuelanos foram removidos dos EUA com os voos até o momento. A Reuters não conseguiu verificar os números.

Grenell também trabalhou com o regime de Maduro para garantir a libertação de sete cidadãos americanos, incluindo um veterano da Força Aérea libertado em maio, cuja família disse que ele estava detido injustamente na Venezuela desde novembro de 2024.

Grenell não estava imediatamente disponível para comentar.

Rumores de ação militar

Neste sábado (20), o jornal “The New York Times” destacou que os ataques dos EUA aos barcos venezuelanos no Caribe mostraram o aumento da significativa presença naval e aérea do Pentágono na região.

A presença de caças F-35 em Porto Rico indica que os planos norte-americanos vão além de explodir pequenas embarcações, afirmou o NYT.

São 4.500 militares à espera nos navios de guerra na área, um montante pequeno para invadir um país, disse o jornal.

Militares, diplomatas e analistas consultados pelo NYT afirmam que o principal propósito é pressionar o presidente venezuelano Nicolás Maduro.

O governo Trump considera Maduro um líder ilegítimo e é acusado de comandar gangues criminosas e cartéis de drogas.

Porém, os especialistas consultados pelo jornal sugerem que os EUA pretendem implantar forças de elite de operações especiais de forma clandestina na Venezuela. Desse modo, ataques dentro da própria Venezuela podem estar em andamento.

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/09/20/maduro-manda-carta-pedindo-dialogo-a-trump-enquanto-crescem-rumores-de-acao-militar-dos-eua-na-venezuela.ghtml

Padilha diz ter recebido visto para ir aos EUA participar de evento da ONU em Nova York

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em imagem de agosto de 2025

Ricardo Stuckert/PR

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou nesta terça-feira (16) que recebeu o visto dos Estados Unidos para participar de reunião de ministros da Saúde de diferentes países que vai acontecer, neste mês, na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York.

"Eu recebi o visto hoje, naquilo que é obrigação de um país que tem um acordo sede com organismo internacional da ONU e da OPAS, que tem que garantir o acesso de uma autoridade convidada para esse evento. Então recebi o visto hoje. São dois momentos, tanto a assembleia geral da ONU, quanto a assembleia geral da OPAS", afirmou Padilha.

Antes de ser autorizado a entrar nos EUA, o ministro chegou a afirmar que não estava "nem aí" para a possibilidade de não ter a sua entrada nos Estados Unidos autorizada pelo governo de Donald Trump.

Padilha disse ter sido convidado a uma reunião de ministros da Saúde de diferentes países que vai acontecer, neste mês, na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York. E também para um encontro da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em Washington, capital norte-americana.

'Tô nem aí'

Antes de receber o visto, Padilha minimizou a possibilidade de os EUA não concederem visto para ele e citou música da cantora Luka, que foi hit no Brasil nos anos 2000.

"Esse negócio do visto eu to igual aquela música: "Tô nem aí", sabe? Vocês tão mais preocupados com o visto do que eu, certo? Tô nem aí. Eu acho que só fica preocupado quem quer ir para os Estados Unidos. Eu não quero ir para os Estados Unidos", disse Padilha.

No entanto, o ministro disse, na ocasião, que ainda não sabe se vai participar dos eventos, porque, segundo ele, precisa acompanhar votações no Congresso Nacional.

Ele aproveitou o contexto para alfinetar o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que deixou o Brasil para viver nos Estados Unidos, onde, segundo a Polícia Federal, tem agido contra autoridades brasileiras.

"Só fica preocupado com visto quem quer sair do Brasil, ou quem quer ir pra lá pra fazer lobby de traição da pátria, como alguns tão fazendo. Não é o meu interesse, tá certo? Então eu tô nem aí com relação a isso", frisou.

Vistos de pessoas ligadas ao Mais Médicos

EUA suspendem visto de mais 2 brasileiras por causa do Programa Mais Médicos

No mês passado, os Estados Unidos cancelaram o visto da mulher e da filha, de 10 anos, de Alexandre de Padilha. O visto do ministro não foi cancelado porque já estava vencido.

Padilha comandava o Ministério da Saúde em 2013, quando foi criado o programa Mais Médicos. Recentemente, o Departamento de Estado dos EUA revogou vistos de funcionários do governo brasileiro ligados ao programa.

Foram revogados os vistos de Mozart Julio Tabosa Sales, secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, e Alberto Kleiman, ex-assessor de Relações Internacionais do ministério e atual coordenador-geral para COP30.

O anúncio das sanções foi acompanhado de uma postagem da embaixada americana em Brasília, atribuída à Agência para as Relações com o Hemisfério Ocidental.

No texto, o Mais Médicos é descrito como "um golpe diplomático que explorou médicos cubanos, enriqueceu o regime cubano corrupto e foi acobertado por autoridades brasileiras e ex-funcionários da Opas [sigla da Organização Panamericana da Saúde]".

https://g1.globo.com/politica/noticia/2025/09/18/padilha-diz-ter-recebido-visto-para-ir-aos-eua-participar-de-evento-da-onu.ghtml

Resumão diário #1662: Câmara aprova urgência para projeto de anistia a golpistas; Programa de Jimmy Kimmel é tirado do ar após comentários sobre morte de Charlie Kirk e mais

Câmara aprova urgência para projeto de anistia a golpistas. Programa de Jimmy Kimmel é tirado do ar após comentários sobre morte de Charlie Kirk. Suspeita de buscar fuzil usado na execução de ex-delegado é presa em SP. Justiça arquiva ação contra atores que interpretavam médicos para vender produtos. Palmeiras vence River Plate na Argentina e sai em vantagem na Libertadores.

Resumão diário do g1.

Comunicação/Globo

Produzido pelas equipes de vídeos e podcasts do g1, o Resumão é apresentado pela repórter Carol Simões.

https://g1.globo.com/podcast/resumao-diario/noticia/2025/09/18/resumao-diario-1662-camara-aprova-urgencia-para-projeto-de-anistia-a-golpistas-programa-de-jimmy-kimmel-e-tirado-do-ar-apos-comentarios-sobre-morte-de-charlie-kirk-e-mais.ghtml

AO VIVO:Assista ao GR1

"/> AO VIVO:Assista ao GR1 Acompanhe o GR1 desta quarta-feira (17), com apresentação de Leciane Lima.

https://g1.globo.com/pe/petrolina-regiao/ao-vivo/ao-vivoassista-ao-gr1.ghtml

VÍDEOS: BDP de segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Assista às reportagens e entrevistas do telejornal com Priscilla Castro

https://g1.globo.com/pa/para/edicao/2025/09/15/videos-bdp-de-segunda-feira-15-de-setembro-de-2025.ghtml

Mariah Carey não sai da zona de conforto no The Town, mas segue arrebatadora

Mariah Carey canta ‘Without You’ no The Town

Imagine uma Barbie cantora, com os vocais mais cristalinos que você já ouviu: essa é Mariah Carey. A headliner do The Town neste sábado (13) veio pela segunda vez ao Brasil em 2 anos – e nem por isso soou menos impressionante.

FOTOS: Veja imagens que marcaram o quarto dia

FOTOS: Famosos curtem o festival

É que ela está tirando o atraso. A eterna diva veio ao país para eventos fechados e programas de TV, em 1999, 2002 e 2009. Em 2010, finalmente fez um show aberto ao público, na Festa do Peão de Barretos – mas não deu muito certo, com atrasos e vaias.

Só no ano passado, finalmente, que ela ganhou a oportunidade de fazer um show direito. Pois Mariah fez bonito, entregando no palco secundário do Rock in Rio – o Sunset – um dos melhores shows da edição.

Mariah Carey se apresenta no The Town 2025

Fábio Tito/g1

Após toda a comoção, Mariah ganhou o palco que merece neste ano: o principal. De microfone ligadíssimo, a cantora abriu com “Type Dangerous”, single do futuro disco “Here For It All” (a música tem produção de Anderson .Paak, dupla do Bruno Mars no Silk Sonic e atual namorado da cantora.).

Ela não lançava um disco novo desde 2018, e parecia estar animada com a nova fase. O álbum será lançado no próximo dia 26, e Mariah não quis adiantar muitas novidades pra gente – do novo, só cantou a primeira e “Sugar Sweet”, que já foram lançadas.

Não que o público quisesse novidades: poucos sequer reconheceram a primeira. Mas Mariah é uma das artistas que mais venderam discos de todos os tempos, e tem repertório de sobra para engajar a plateia.

Com relação ao Rock in Rio, ela variou como pôde sem sair da zona de conforto. Mudou a ordem das músicas, e em vez de vestido justinho do Brasil, apareceu com um macaquinho nas cores do Brasil. É uma mudança!

Além disso, Mariah jogou “Emotions” para o topo do setlist, já brincando com o clássico “whistle” na segunda música. E, à medida que se soltava no sorrisinho, foi empolgando a plateia.

Mas esse era um público meio difícil: mesmo no show da headliner, muita gente estava dispersa e não parava de conversar.

Foi ao entrar nas baladas como “Hero” e “Without You” (e mais tarde, “My All”) que o show ficou arrebatador. Se tem uma linguagem que brasileiro fala, é a sofrência. Ainda mais na voz de Mariah Carey.

Econômica em movimentos, ela compensou nos vocais. Mole pra ela: Mariah brinca, sem esforço ou careta, por agudos impensáveis para nós, reles mortais.

Não à toa. Sem Whitney Houston e Aretha Franklin, esta é uma das maiores vocalistas vivas na música pop, que inspirou de Ariana Grande a Anitta. E segue o manual da diva pop à risca, com bailarinos, hits dançantes e românticas e várias trocas de roupa.

Mariah interagiu pouco, mas o principal estava lá. Não faltou nenhum hit: “Heartbreaker”, “Obsessed”, “Shake It Off”, “We Belong Together” estavam todos lá.

E em homenagem ao público daqui, ela fez o mesmo carinho que da última vez: encerrou com sua belíssima versão de “I Want To Know What Love Is”. Na voz de Mariah, a música (originalmente do Foreigner) foi trilha da novela “Viver a Vida”, se tornando um hit quase exclusivamente brasileiro.

Ao todo, Mariah fez o que tinha que fazer, sorriu e fez a galera sorrir (e chorar). De São Paulo, ela segue para a Belém, onde se apresentará em cima de um palco “vitória-régia”, bem a cara da diva que é.

Arte/g1

VÍDEOS The Town 2025: 4º dia

The Town base

https://g1.globo.com/pop-arte/musica/the-town/2025/noticia/2025/09/14/mariah-carey-nao-sai-da-zona-de-conforto-no-the-town-mas-segue-arrebatadora.ghtml