Cinemas de Natal exibem filmes indicados ao Oscar durante o Carnaval

Nove dos dez indicados ao Oscar de Melhor Filme estão em cartaz. "Anora" é um dos filmes em cartaz em Natal durante o carnaval
Divulgação
Nove dos dez indicados ao Oscar de Melhor Filme estão em cartaz nos cinemas de Natal durante o Carnaval. O único indicado a Melhor Filme que não está em cartaz nas salas de cinema é o drama “Nickel Boys”, porque foi lançado direto no streaming.
Alguns filmes da programação do Carnaval retornam às salas de cinema justamente por causa do fim de semana do Oscar. Já haviam saído de cartaz e retornam agora longas como “Wicked”, “A Substância”, “Emília Pérez” e “Duna Parte Dois”.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
O brasileiro “Ainda Estou Aqui”, indicado em três categorias do Oscar, também está disponível nos cinemas da capital potiguar. O longa brasileiro de Walter Salles concorre como Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, com Fernanda Torres.
Nos cinemas de Natal, os horários das sessões são quase os mesmos durante os quatro dias de Carnaval. As sessões serão de sábado (1) até terça (4) de março, com exceção das sessões de “O Brutalista”, “Anora” e “Conclave” no Cinemark, disponíveis apenas no fim de semana.
Para a criançada, também é possível assistir nos cinemas de Natal ao filme de animação “Flow”, um dos favoritos ao Oscar de Melhor Animação.
Filmes indicados ao Oscar 2025 nos cinemas de Natal:
Melhor Filme
O Brutalista
Cinemark Midway 13:10
Cinepolis Natal Shopping 19:15
A Substância
Cinepolis Natal Shopping 22:00
Wicked
Cinepolis Natal Shopping 16:00
Conclave
Cinemark Midway 20:35
Cinepolis Natal Shopping 19:20
Duna: Parte 2
Cinepolis Natal Shopping 17:15
Anora - Uma história de amor
Cinemark Midway 17:30
Cinepolis Natal Shopping 21:15
Ainda Estou Aqui
Cinemark Midway 16:50
Cinepolis Natal Shopping 16:15/21:45
Moviecom Praia Shopping 18:50
Um Completo Desconhecido
Cinemark Midway 18:20/21:30
Cinepolis Natal Shopping 15:30/18:30/21:30
Emília Pérez
Cinepolis Natal Shopping 15:00 (*apenas sábado e domingo)
Melhor Animação
Flow
Cinemark Midway 12:00/14:10/19:00
Cineflix Partage ZN 14:00
Cinepolis Natal Shopping 15:15/17:15
Veja bastidores do tapete vermelho às vésperas da cerimônia do Oscar
Veja bastidores do tapete vermelho às vésperas da cerimônia do Oscar
Mulher é agredida a tijoladas por marido em Limeira; homem foi preso em flagrante
PM foi chamada para atender caso de violência doméstica e encontrou vítima caída no chão acolhida pelos vizinhos. Uma mulher foi agredida pelo marido a tijoladas na noite desta sexta-feira (28) no Parque Abílio Pedro, em Limeira (SP). O home foi preso em flagrante.
Segundo a Polícia Militar, eles foram acionados para uma ocorrência de violência doméstica e, chegando ao local, viram a mulher caída no chão sendo acolhida pelos vizinhos. Ela estava com diversos ferimentos pelo corpo e com um sangramento na cabeça.
O agressor estava dentro de casa ameaçando os vizinhos e a esposa. A PM informou que ele usou tijolos para agredir a vítima, o que deixou uma fratura em um dedo da mão esquerda e um ferimento grave na cabeça.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba
Com o apoio de mais viaturas, os policiais entraram na residência para fazer a apreensão do homem, que resistiu e precisou ser contido à força antes de ser algemado. Ele foi levado ao Hospital Santa Casa de Limeira e depois para a delegacia de plantão.
A vítima foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e, após a alta, foi para a delegacia com a filha prestar depoimento.
Ainda de acordo com a polícia, o agressor tem histórico de agressões e foi preso em flagrante por violência doméstica.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e Região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba.
Operação em 40 presídios de MT termina com apreensão de mais de 70 celulares, drogas e máquina de tatuagem

Maioria dos materiais apreendidos foi nas unidades da região Leste. Polciais penais durante operação nos presídios de MT
Sejus-MT
Uma operação simultânea em 40 unidades prisionais de Mato Grosso terminou com a apreesão de 71 celulares, 138 chips de telefonia e 44 carregadores, além de 147 porções de drogas e uma máquina artesanal de tatuagem. A ação realizada nessa quinta-feira (27) faz parte da Operação Tolerância Zero, que ter por objetivo combater o crime organizado no estado.
De acordo com a Secretaria Estadual de Justiça (Sejus), a maioria dos materiais apreendidos foi nas unidades da região Leste.
Já na Superintendência Regional Oeste, que reúne unidades prisionais como o Centro de Ressocialização Industrial Ahmenon Lemos Dantas, de Várzea Grande, o Centro de Detenção de Tangará da Serra e a Penitenciária de Sinop, foram apreendidos, sete celulares e a máquina artesanal de tatuagem.
Conforme o levantamento feito pela secretaria, das 40 unidades vistoriadas, em 31 delas não houve apreensões de materiais ilícitos. Na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá, as revistas contaram com a participação dos alunos da Academia da Polícia Penal que estão em formação.
Ainda segundo a Sejus, estão sendo tomadas medidas de controle interno, de acesso e de aprimoramento da segurança nas unidades prisionais de Mato Grosso.
Celulares apreendidos durante a Operação Tolerância Zero em MT
Sejus-MT
Então, Brilha! e Faraó invadem o centro de Belo Horizonte
"/> Bloco abre o sábado de carnaval. Ainda tem Tchanzinho Zona Norte e Volta Belchior. Então, Brilha! e Faraó invadem o centro de Belo Horizonte Bloco abre o sábado de carnaval. Ainda tem Tchanzinho Zona Norte e Volta Belchior. A transmissão dos cortejos de blocos vai acontecer no sábado, domingo, segunda e terça de carnaval.. Liliana Junger e Sérgio Marques vão apresentar a festa. . Seis milhões de pessoas devem participar da folia nas ruas da cidade.
Criança da comissão de frente da Dragões da Real, Arthur Soares encanta público no Anhembi; VÍDEO
"/> No desfile da escola na madrugada deste sábado (1), Arthur representou Jorge Freitas Neto, neto do carnavalesco da Dragões da Real, que faleceu em 2024. Cores e drone-foguete homenageiam menino Jorginho, na Dragões da Real
Quem assistiu ao início do desfile da Dragões da Real na madrugada deste sábado (1), no Anhembi, pôde se encantar com o molejo e o carisma de Arthur Soares, o garotinho que integrou a comissão de frente da escola de samba.
Arthur foi anunciado na comissão de frente no início de fevereiro. "Você com certeza já viu esse grande talento brilhando na nossa quadra ou no sambódromo! Arthur será o destaque da nossa comissão de frente no Carnaval 2025!", anunciou a escola uma publicação no Instagram em fevereiro.
"Na Dragões desde 2020, desde muito pequeno ele já mostrava sua paixão pelo samba. Agora, chegou a hora de mais um grande desafio", completou a escola.
Na mesma publicação, o coreógrafo da comissão de frente da Dragões, Ricardo Negreiros, revelou que conheceu Arthur em uma feijoada da escola e ficou encantado com o garoto.
Criança representou neto de carnavalesco
Fofura: Artur interpreta o menino Jorginho, homenageado na Dragões da Real
A Dragões da Real foi a terceira escola a desfilar no Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte de São Paulo. Neste ano, eles usaram a música "Aquarela", de Toquinho, para representar o ciclo da vida.
O tema foi inspirado em uma história trágica: Jorge Freitas Neto, conhecido como Jorginho, neto do carnavalesco Jorge Freitas, faleceu em abril de 2024 devido a uma doença rara que causava o crescimento desordenado dos órgãos.
O menino, que tinha oito anos, sonhava em ser astronauta. Por isso, a figura de um astronauta esteve presente ao longo de todo o desfile.
Milton Cunha entrevista Arthur, destaque da comissão de frente da Dragões da Real no carnaval de SP
Reprodução/TV Globo
Após o desfile, em entrevista à TV Globo, Arthur descreveu a apresentação como uma bênção e um momento emocionante.
"Minha mãe disse que, quando eu abraçasse o Jorge, eu precisava dar um abraço muito forte, como se o netinho dele estivesse abraçando ele", contou.
Oscar 2025: festas, bares, teatro, cinemas, e mais; veja onde assistir à transmissão da cerimônia em SP

Com Fernanda Torres e elenco de 'Ainda Estou Aqui' concorrendo ao Oscar em meio ao carnaval, o clima de Copa do Mundo tomou conta de bares da cidade de SP, que farão transmissão do tapete vermelho após blocos de rua neste domingo (2). Para quem for ver do sofá, a TV Globo fará a transmissão. Fernanda Torres participa de jantar em homenagem aos indicados ao Oscar
REUTERS/Mario Anzuoni
No Brasil, o clima não poderia ser outro a não ser de muita festa. Afinal, neste fim de semana começa oficialmente o carnaval e ainda teremos a tão esperada transmissão da cerimônia do Oscar 2025, no domingo (2), com a chance de levarmos até três estatuetas com "Ainda Estou Aqui" e a atriz Fernanda Torres. Na capital paulista, bares, festas, cinemas e teatro vão fazer a transmissão ao vivo do evento, e é claro que preparamos uma lista com os destaques!
Aos caseiros, não há motivo para preocupação, porque vai dar para ver diretamente de seu sofá ou da sua cama, já que a partir das 21h, será possível acompanhar tudo pela Globo!
É isso: está cada vez mais próxima a chance de termos um filme com a chancela do Oscar e "vingarmos" "Central do Brasil" e Fernanda Montenegro.
Afinal, há 25 anos era a mãe quem passava pelo grande momento de ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz pelo papel de Dora em "Central do Brasil", também de Walter Salles. O filme também chegou a ser indicado na categoria Melhor Filme em Língua Estrangeira.
Agora, confira os lugares onde você pode acompanhar e, esperamos, celebrar este momento icônico para o cinema brasileiro:
Veja onde assistir ao Oscar em SP
REAG Belas Artes
O tradicional cinema de rua fará uma transmissão da cerimônia com áudio original em inglês e outra com tradução simultânea.
📍Onde: Rua da Consolação, 2.423, Consolação
💲Quanto: R$ 30
Casa noturna ZIG
No domingo, a ZIG promoverá a Noite Das Mil Fernandas Torres, uma festa à fantasia com transmissão do Oscar ao vivo em telão. Detalhe: fantasiados de algum personagem de Fernanda Torres ou dela mesma com algum look de tapete vermelho/entrevista entram de graça na porta, conforme a disponibilidade no momento.
📍Onde: Rua Araújo 155, às 21h
💲Quanto: R$ 30 a partir de
Mais informações
"Noite das Mil Fernandas Torres" no domingo de carnaval na ZIG.
Imagem Reprodução
Teatro Oficina
No Teatro Oficina, o Bloco Evoé Zé vai transformar a noite do Oscar em um Carnaval cinematográfico. Além da transmissão do Oscar, haverá um concurso de fantasias, DJs e banda ao vivo.
📍Onde: Rua Jaceguai, 520 – Bela Vista
💲Quanto: R$ 40 (antecipado), R$ 60 (na porta)
Mais informações
Boto Elétrico
📍Onde: Rua Vitorino Carmilo, 285 - Barra Funda
💲Quanto: Entrada gratuita
Mais informações
Bar Spoiler
Bar cinéfilo de São Paulo, também celebrará a indicação de Fernanda Torres com muita festa e comidinhas. As Fernandas que forem assistir à cerimônia no estabelecimento ganharão um drink cortesia.
📍Onde: Rua Eugênio de Medeiros, 445 –Pinheiros
💲Quanto: Entrada gratuita
Mais informações
UP Cozinha&Bar
O Bar na Frei Caneca é mais uma opção para quem quiser assistir ao Oscar após a folia. A casa contará com três telões exibindo a cerimônia.
📍Onde: Rua Frei Caneca, 1057 – Consolação
💲Quanto: Entrada gratuita
Mais informações
Reserva Cultural
Na Avenida Paulista, o bar Reserva é uma opção para quem estiver pela região. O estabelecimento promete promover uma experiência completa inspirada no maior prêmio de Hollywood, com drink de boas-vindas e menu degustação inspirado no cardápio original da cerimônia. Além disso, haverá concurso de traje original com prêmio para os looks mais criativos, e após a cerimônia, uma after party.
📍Onde: Avenida Paulista, 900 – Bela Vista, a partir das 19h
💲Quanto: R$ 200
Mais informações
Toca Uma Pra Mim
Celebre a premiação com karaokê open mic e drinks temáticos do Oscar. Os ingressos se esgotaram, mas você pode se inscrever na lista de espera pelo site.
📍Onde: Rua Coelho Lisboa, 31, Tatuapé
💲Quanto: R$ 20
Mais informações
Hitch Bar
O bar possui uma temática de cinema inspirado no cineasta Alfred Hitchcock com decoração, drinks e até galeria de arte tematizados. Nele você poderá assistir à premiação em um telão e participar de um bolão.
📍Onde: Rua Coelho Lisboa, 31, Tatuapé
💲Quanto: consumação mínima de R$ 100
Mais informações
Quanto vale a estatueta do Oscar
Do interior ao tapete vermelho do Oscar: as memórias de infância de Selton Mello no Sul de MG

Natural de Passos (MG), ator sul-mineiro vai representar o Brasil ao lado de Fernanda Torres na cerimônia mais importante do cinema. Selton Mello pede música no Fantástico após 3 indicações do filme 'Ainda Estou Aqui' ao Oscar
O sul-mineiro Selton Mello será um dos representantes do Brasil no tapete do Oscar 2025, neste domingo (2), em Los Angeles. Ao lado de Fernanda Torres, o ator é uma das estrelas de "Ainda Estou Aqui", filme que irá concorrer ao prêmio em três categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Nascido em Passos (MG), no dia 30 de dezembro de 1972, Selton Mello passou boa parte da infância entre a cidade natal e Nepomuceno (MG), terra de sua mãe. Foi no Sul de Minas que ele criou laços afetivos e memórias que, anos depois, foram resgatadas na biografia "Eu Me Lembro", lançada em 2024.
Selton Mello visita casa onde viveu a infância em Nepomuceno, no Sul de Minas
Reprodução / Instagram
No início do ano passado, o ator retornou à região para divulgar o livro e revisitar espaços que marcaram a infância. Durante uma "viagem ao passado", ele compartilhou momentos especiais com os seguidores nas redes sociais, incluindo visitas à casa dos tios e ao Cine Roxy. Além do lançamento da obra, o artista também reviveu "mineirices".
“Recebi tanto amor e gratidão esse fim de semana. Ofereci igualmente minha alegria de estar ali. Me sinto abastecido espiritualmente. Preciso elaborar mais. O céu ali é mais perto”, relatou o ator em uma postagem.
Na publicação, o sul-mineiro apresentou a “casa na roça”, propriedade dos tios onde se divertia quando era criança. A área fica em Nepomuceno, cidade natal da mãe, que acabou falecendo meses depois, em julho de 2024, aos 83 anos.
Em um dos relatos, Selton revelou a conexão com sua família e a influência do interior em sua formação.
“Passava meses e meses nesse terreno mágico. Construí meu infinito particular ali. Cidade onde minha mãe nasceu. [...] Ainda elaborando tudo que estou sentindo. Muito. Passos e Nepomuceno. Quanta coisa. Interior. Sou muito desse lugar cheio de vales”, escreveu.
O ator Selton Mello no colo de sua mãe e durante infância no Sul de Minas
Reprodução / Instagram Selton Mello
Em Passos, ele relembrou as memórias com o pai – que também é natural da cidade sul-mineira. O ator contou que viajar para o destino com o “melhor amigo” [pai] era parte da missão dele. À época, Danton Mello, irmão dele, chegou de surpresa para participar do momento.
Outro relato carregado de emoção foi sobre o lugar escolhido para o lançamento da biografia: o cinema de rua. O artista relembrou o que viveu e afirma ter "criado novas memórias" por lá.
“O cinema é minha morada, onde fui mais feliz. Portanto quis lançar dentro de um cinema. O Cine Roxy (r)existe há 78 anos. Cinema de rua, na sua cidade ainda existe? Na cidade onde nasci também tem teatro. Fui naquele palco espalhar algumas sementes”.
“Vi tios, primos, amigos queridos. Comi coisas gostosas, senti coisas bonitas. Me abasteci de lembranças boas. Alimentação afetiva. Ainda digerindo tudo. Nessa viagem recebi muita informação. As melhores informações”, encerrou a publicação feita logo após a visita.
Biografia no interior
Selton Mello, ator, dublador e diretor, começou a trabalhar muito cedo, aos 7 anos. Com 52 anos e mais de quatro décadas dedicadas à arte, Selton Mello tem uma carreira marcada por sucessos no cinema e na televisão.
Ator Selton Mello lança biografia 'Eu me lembro' em Passos e Nepomuceno neste fim de semana
Reprodução EPTV
Em janeiro de 2024, o artista lançou no Sul de Minas a biografia "Eu me lembro", que celebrou os 40 anos de carreira.
"Nasci aqui Passos, meus pais moravam em São Paulo, e eu vivi muito também em Nepomuceno, então, são duas cidades muito importantes na minha formação. Passos, que é a terra do meu pai e a minha terra, e Nepomuceno, que é a terra da minha mãe. Então, eu vivi muito aqui na infância, em São Paulo. Essa mistura de roça, terra, de andar a cavalo, de pegar fruto do pé, isso foi fundamental na minha formação", disse em entrevista à EPTV, afiliada TV Globo.
Indicação ao Oscar 2025
Com a indicação de "Ainda estou aqui" como Melhor Filme, é a primeira vez na história que um filme brasileiro disputa a maior categoria do Oscar. A premiação acontece no domingo (2), em Los Angeles.
A produção também tem outras duas indicações: Filme Internacional e Melhor Atriz (Fernanda Torres). O filme dirigido por Walter Salles – que também tem conexão com o Sul de Minas, estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello, é o primeiro longa original Globoplay.
Selton Mello em 'Ainda estou aqui'
Divulgação
"Ainda estou aqui" é uma adaptação do livro de mesmo nome de Marcelo Rubens Paiva. No filme, o público acompanha a transformação da mãe do escritor – uma dona de casa dos anos 1970, mãe de cinco filhos – em uma das maiores ativistas dos Direitos Humanos do país após o assassinato do marido, o ex-deputado Rubens Paiva (Selton Mello), pela ditadura militar.
Mesmo sem ter sido indicado individualmente, Selton celebra a conquista do filme e exalta a importância da produção para o Brasil.
"Nosso país precisava desse filme. O mundo todo precisava desse filme", escreveu nas redes sociais ao comentar as indicações ao Oscar.
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas
Quarta onda de calor atinge o RS no fim de semana de Carnaval; veja previsão do tempo

Conforme especialistas, fenômeno climático permanece sobre o estado pelo menos até a próxima quarta-feira (5). Temperaturas podem passar dos 40º em algumas regiões. Temperaturas podem chegar a 43ºC com nova onda de calor
🌡️ De acordo com a Climatempo Meteorologia, a nova onda de calor, que começou nesta sexta-feira (28) deve se estender ao menos até a Quarta-feira de Cinzas, dia 5. Os termômetros devem passar dos 40°C em algumas regiões.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Meteorologistas apontam que uma massa de ar quente mantém as temperaturas elevadas e o sol forte em todo o RS na próxima semana. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as áreas que poderão registrar as máximas mais altas são a Região Metropolitana de Porto Alegre, a região dos vales, além de Região Central, Norte e Fronteira Oeste do RS. (Veja no mapa abaixo)
Na quarta-feira (5), o cenário de temperaturas acima da média continua predominando no Rio Grande do Sul. Previsões preliminares da Climatempo indicam que a onda de calor deve chegar ao fim neste dia.
Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) / Reprodução
Previsão para os próximos dias
O alerta vermelho emitido pela Climatempo, que significa "perigo alto", segue até a próxima quarta-feira (5), com temperaturas 5ºC acima da média, para todo o RS. Confira como serão os próximos dias:
Neste sábado (1º), as temperaturas devem chegar aos 40°C, intensificando a sensação de calor e abafamento. A partir da tarde, pancadas de chuva podem atingir a Fronteira Oeste, Região Central e Sul, onde pode chover com forte intensidade.
No domingo (2), o sol predomina na maior parte do RS, com previsão de pancadas isoladas na Fronteira Oeste e na Região Central. Para o restante do estado, não há previsão de chuva, e as temperaturas seguem elevadas.
Na segunda-feira (3), o tempo firme predomina em todo o estado, sem previsão de chuva. O destaque será o calor intenso.
Calor em Porto Alegre
Ronaldo Bernardi/ Agencia RBS
LEIA MAIS
Quaraí registra calor de 43,8ºC, maior temperatura do RS em mais de um século
Onda de calor: como se forma o fenômeno que é cada vez mais comum no Brasil
O que é uma onda de calor
Essa já é a quarta onda de calor no RS. A primeira ocorreu entre os dias 15 e 19 de janeiro. A segunda, entre os dias 7 e 12 de fevereiro. A terceira entre os dias 21 e 27 de fevereiro.
🔥 A onda de calor é um fenômeno meteorológico que acontece quando uma determinada região registra temperaturas muito acima da média por uma sequência de dias.
No geral, os meteorologistas estabelecem que, para o fenômeno se configurar, as temperaturas precisam ficar ao menos 5ºC acima da média por um período de cinco dias ou mais;
Já o Inmet define uma onda de calor quando há um aumento de 5ºC na temperatura em relação à média mensal, independentemente da quantidade de dias de duração.
Quarta onda de calor no Rio Grande do Sul e a quinta no Brasil.
Climatempo
Cuidados com a saúde
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) explica quais sintomas podem surgir em condições de calor intenso e orienta quando buscar ajuda. Confira abaixo:
Transpiração excessiva, fraqueza, tontura, náuseas, dor de cabeça, cãibras musculares e diarreia são sinais de alerta. Ao sentir esses sintomas, a pessoa deve procurar atendimento nos serviços de saúde de sua região.
Como aliviar o calor
Aumentar o consumo de água durante todo o dia;
Usar roupas leves e de cores claras;
Ficar na sombra sempre que puder;
Evitar esforço entre 10h e 16h;
Tomar banhos frios para refrescar o corpo;
Usar protetor solar e acessórios de proteção.
Veja dicas para enfrentar o calor intenso no RS
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Fé e folia: 1° bloco gospel de SP aposta em samba, zero álcool nem pegação para divulgar Evangelho

Bloco Ide vai desfilar no pós-carnaval, em 8 de março, a partir das 13h na Zona Oeste da capital. Fé e folia: 1° bloco evangélico de SP aposta em samba para divulgar evangelho
"O Bloco Ide chegou, chegou e vem para te abençoar. Vem cá, vem cá. Essa mensagem vem do trono para você. Tudo é possível naquele que crê." Misturando fé e folia, é assim que começa o samba-enredo do Bloco Ide, o primeiro bloco de rua gospel da cidade de São Paulo.
Antes do desfile oficial no pós-carnaval, o g1 acompanhou o último ensaio do bloco, que aconteceu dentro de um bar no Jardim Esmeralda, próximo à comunidade do Sapé, na Zona Oeste da capital, na noite de 21 de fevereiro.
A banda do bloco é formada por ex-integrantes de escolas de samba tradicionais de São Paulo, como a Império de Casa Verde, que se converteram para igrejas evangélicas. Durante a apresentação, eles cantaram clássicos como "Faz Um Milagre Em Mim" do Regis Danese, que estourou nas rádios nos anos 2000 (veja o vídeo acima.)
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
Ensaio do Bloco Ide, o primeiro bloco de rua evangélico de São Paulo
Fábio Tito/g1
Fundação
Na contramão da comunidade evangélica mais tradicional, que costuma se refugiar em acampamentos e retiros durante o carnaval, o Bloco Ide foi fundado em 2018 pela consultora em inovação e tecnologia Silvia Fagá, com a missão de espalhar a mensagem do Evangelho de uma forma diferente.
O primeiro desfile aconteceu em 2019 pelas ruas do bairro Ipiranga, na Zona Sul da capital. Com um pequeno carro de som e músicos de bandas cristãs acompanhando pelo chão, o grupo atraiu um público diverso — de crianças a idosos.
Silvia Fagá é a fundadora do primeiro bloco evangélico de São Paulo
Fábio Tito/g1
Apesar de usarem abadá e glitter no rosto, o clima do Bloco Ide é diferente dos demais blocos de rua, que costumam ter pegação e bebida. O consumo de álcool não é proibido, tanto que os ambulantes podem vendê-lo. Contudo, como Silvia disse ao g1, "acho que eles têm prejuízo porque a maioria do público não bebe".
Ao longo do trajeto, o cortejo também alternava músicas de samba gospel com momentos de evangelização — com pastores compartilhando seus testemunhos sobre o processo de conversão ou com orações direcionadas a pessoas que estavam passando pelo bloco.
"A gente parava na frente dos bares. As pessoas viam que a gente estava falando de Deus. A gente perguntava se podia orar, e eles falavam que podia continuar. Às vezes, pastores davam testemunho, falando: um dia eu estive aí também, não se preocupe, continue aí celebrando e fazendo o que você está fazendo. Foi muito bacana, porque nesse dia a gente conseguiu levar duas pessoas para a casa de recuperação", relembra Silvia.
Após 2019, o grupo fez uma pausa no bloco e optou por organizar somente rodas de samba na época do carnaval , mas neste ano ele voltará às ruas. Em 2025, o Bloco Ide vai desfilar no Rio Pequeno, na Zona Oeste, em 8 de março.
LEIA TAMBÉM:
Carnaval de rua de SP: veja a lista de blocos oficiais que desfilam na capital
Menos muvuca, mais resistência: veja como funcionam os blocos clandestinos no carnaval
União entre Evangelho e o carnaval
Para a fundadora do Bloco Ide, a união entre o carnaval e o Evangelho não interfere na transmissão da mensagem cristã. Isto é, a adoração a Deus pode ser manifestada também por meio da música e da cultura popular.
Segundo Silvia, não há motivo para rejeitar expressões artísticas como o samba ou o pagode por estarem historicamente ligadas a religiões de matriz africana. É possível misturar esses estilos musicais, ligados ao carnaval, com o gospel por meio do sincretismo, explica.
"Você vai adorar a Deus nos 360 dias por ano, menos os cinco dias de carnaval? Então assim, a todo o tempo, em todo lugar. A Bíblia nos diz assim: tudo o que tem fôlego, louve ao Senhor. Então, eu não tenho problema em manifestar oração ao meu Deus nesse período, de maneira alguma. E talvez isso possa incomodar outras pessoas."
"Quando a gente começou com esse trabalho, eu também sofri preconceito de outras esferas. Pessoas que já eram do carnaval falavam: 'Agora esses evangélicos querem tomar conta de tudo, agora eles querem tomar conta do carnaval'. Tem espaço para todo mundo, e o nosso interesse também é levar a nossa mensagem de alegria e de esperança. Então tem uma missão e um propósito com tudo isso."
Desfile do Bloco Ide no bairro Ipiranga, na Zona Sul de São Paulo, no carnaval de 2019
Alfredo Guerra/Bloco Ide
Ao g1, Silvia contou que, quando fundou o bloco de rua sete anos atrás, não tinha nenhuma experiência, já que não frequentava esse tipo de espaço. Mas hoje já sonha até em montar uma escola de samba.
"Neste ano a gente quer iniciar a nossa escola de percussão de ritmistas. Então vamos começar um projeto com as crianças e os adolescentes e quem sabe no futuro a gente vire uma escola de samba."
Serviço
Onde? Praça Wilson Moreira da Costa, no Rio de Pequeno, Zona Oeste
Quando? 8 de março (sábado), a partir das 13h
Madrinha da Dragões da Real pede mais espaço para mulheres da comunidade nas escolas de SP e critica 'invasão' de influencers"
"/> Com quase 30 anos de samba, Simone Sampaio é considerada a ‘Rainha das Rainhas do Carnaval de SP'. Ela defende que rainhas, musas, princesas e destaques de fora vivam mais o cotidiano das comunidades e busquem mais identificação com as cores que representam. Madrinha da Dragões da Real
Divulgação
Enquanto algumas escolas de samba vivem uma invasão de influencer e celebridades, a madrinha da Dragões da Real – Simone Sampaio – defende com afinco mais oportunidades para as chamadas meninas e mulheres que vivem o dia a dia das quadras de samba.
Menina de comunidade que cresceu nas quadras das escolas de samba paulistanas e alcançou o auge como rainha de bateria da Dragões por quase uma década, a musa subiu cada pequeno degrau em quase 30 anos de samba paulistano e afirma que é preciso mais meninas como ela – negras, belas e com raízes no samba – dentro das quadras carnavalescas de São Paulo.
“Penso que [o carnaval] é a nossa herança ancestral, defendida com muita maestria pelos seus herdeiros. E deveria ser natural que os primeiros a serem pensados para o posto de Rainha e destaque seja da comunidade por herança e mérito, dos que são soberanos em defender um pavilhão”, disse ao g1 pouco antes de desfilar nessa sexta-feira (28).
“O carnaval é um espetáculo construído por muitas mãos, por muitos corações. Eu sempre vou defender que as meninas da comunidade, que vivem e respiram o samba, sejam reconhecidas e valorizadas. Elas estão nas quadras, nos barracões, nos ensaios debaixo de sol e chuva, carregando essa festa no peito”, completou.
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
Embora não condene a chegada das celebridades e influencers dentro das escolas, ela afirma que essa nova turmas de fora deve viver mais a rotina das comunidades durante o ano.
“Mais do que a posição de rainha, o que realmente importa é o compromisso com a escola. O mestre-sala, a porta-bandeira, a velha guarda, cada passista, cada ritmista, cada costureira... Todos têm sua importância e fazem essa engrenagem funcionar”, declarou.
Simone Sampaio é madrinha da Dragões da Real desde 2021, depois de quase uma década como rainha da escola.
Montagem/g1/Acervo pessoal
“O Carnaval é gigante porque cada um desses artistas coloca sua alma na avenida. Então, quem chega com verdade, com respeito e para agregar, deve sim ser celebrado, a escola tem muitos postos! O Carnaval é também um espaço de acolhimento, onde quem chega para somar e respeitar deve ser bem-vindo”, afirmou.
Simone Sampaio foi rainha de bateria da Dragões entre os anos de 2012 e 2021 e atualmente é a madrinha da escola dos últimos quatro anos. Quem frequenta os ensaios na quadra da escola aponta com 100% de certeza que ela é a figura mais popular da agremiação.
Ao final dos encontros, a comunidade faz fila para abraçá-la e tirar fotos. Ela atribui esse assédio ao comprometimento que tem com a comunidade que faz o cotidiano da escola.
“O que eu trago de mais valioso é minha história, minha trajetória e minha entrega absoluta, construída por orientação e exemplos de grandiosos baluartes do Samba. São 30 anos de amor, dedicação, conexão com o sambista, resistência. Cada um desses anos está representado na minha emoção ao cruzar a avenida”, disse ela ao g1.
Nesses quase trinta anos de samba paulistano, a musa da Dragões conquistou o título de "Rainha das Rainhas do Carnaval de São Paulo", em razão da simpatia, da conexão e identidade com o samba paulista.
Simone Sampaio é madrinha da Dragões da Real desde 2021, depois de quase uma década como rainha da escola.
Reprodução/Redes Sociais
É um título que, segundo ela, “é um compromisso com a história” do samba de São Paulo.
“É um título que carrego com muito orgulho. Não é apenas um título, é um compromisso com a história do nosso samba, com as majestades que vieram antes de mim e com as que virão depois. Eu sigo firme, junto às demais rainhas, defendendo a bandeira da nossa arte e da nossa cultura, porque ser majestade no Carnaval vai muito além do que brilhar na avenida – é carregar consigo a missão de preservar e fortalecer a nossa tradição”, afirma.
E apesar das três décadas dedicadas às escolas paulistanas, ela diz com veemência que não pretende se distanciar dessa vida.
“Enquanto meu coração bater no compasso do tambor, eu estarei aqui. Seguirei sambando, celebrando e defendendo essa festa que me deu tanto. O tempo pode passar, os ciclos podem se renovar, mas meu amor pelo Carnaval é eterno”, avisou.
Homenagem a Toquinho
Dragões da Real vai pintar a "aquarela da vida" no Anhembi
A Dragões da Real foi a terceira escola a entrar na avenida na 1ª noite de desfile das escolas de samba de São Paulo, nesta sexta-feira (28).
Neste ano, a escola comemora 25 anos de carnaval e transformou a passarela do samba em uma linda pintura para, assim, cantar o ciclo da vida de forma lúdica, inspirado pelos versos da música “Aquarela” de Toquinho.
O samba-enredo foi bastante sugestivo: "A vida é um sonho pintado em aquarela!".
Veja a ordem das escolas do Grupo Especial de SP nos dois dias de desfiles da cidade:
Grupo Especial
Sexta-feira (28 de fevereiro) - 1ª noite
23h: Colorado do Brás
0h05: Barroca Zona Sul
1h10: Dragões da Real
2h15: Mancha Verde
3h20: Acadêmicos do Tatuapé
4h25: Rosas de Ouro
5h30: Camisa Verde e Branco
Dragões da Real exalta o ciclo da vida na passarela do samba
Sábado (1º de março) - 2ª noite
22h30: Águia de Ouro
23h35: Império da Casa Verde
00h40: Mocidade Alegre
1h45: Gaviões da Fiel
2h50: Acadêmicos do Tucuruvi
3h55: Estrela do Terceiro Milênio
5h: Vai-Vai
Rodas de samba ocupam ruas, praças e quadras públicas para fazer muito mais do que música na periferia; VÍDEO
"/> Conheça dois grupos da periferia da Zona Sul que usam do gênero musical como ferramenta de transformação e conscientização social. Biblioteca, aulas de música e cursinho pré-vestibular estão entre ações promovidas para quem é da comunidade. Rodas de samba ocupam espaços para fazer muito mais que música na periferia; VÍDEO
Quem sai para curtir a noite paulista em bairros como Bixiga e Pinheiros pode não imaginar a importância das rodas de samba para a periferia. Não somente pelo ponto de vista do entretenimento, mas, sobretudo, o social.
Biblioteca, cursinho popular e aulas de música são algumas das iniciativas de dois grupos da periferia, o Pagode Na Disciplina e o Comunidade Samba da Vila, ambos na Zona Sul.
Luana Vieira, produtora do Pagode Na Disciplina, no Jardim Miriam, demonstra muito orgulho das conquistas proporcionadas pelo cursinho pré-vestibular, um dos projetos do grupo. "Eu já tenho hoje, por exemplo, professor que foi meu aluno na primeira turma [do início do curso]."
Com aulas de cavaquinho, o grupo Comunidade Samba da Vila, no Campo Limpo, pretende formar músicos na própria vizinhança.
"Começamos a dar aulas de cavaquinho para formar músicos na comunidade e assim impactá-la", disse Márcio Bering, militante e um dos componentes do grupo.
Apesar de o reduto do samba ser a Barra Funda, na Zona Oeste, com o surgimento do gênero no extinto Largo da Banana, é na periferia que a magia acontece. Uma construção feita por várias mãos, onde o senso de comunidade é a principal chave.
Por viverem as questões da desigualdade existentes em São Paulo, os grupos Pagode Na Disciplina e Comunidade Samba da Vila têm o samba como ferramenta de transformação, além de manterem vivo o samba raiz e ancestral.
Jardim Miriam, terreno de sambistas
Luana contou ao g1 sobre o surgimento do grupo e a importância do samba como um agente transformador na comunidade em que vive.
Thiago Marcelino, falecido esposo de Luana, foi quem fundou o pagode em 2015. Ele também era músico e vivia do samba, tocando em diferentes pontos da cidade. Era um homem negro criado na periferia e de família tradicional de sambistas, com mais três primos músicos perceberam que não havia esse tipo de atividade por lá.
“Os meninos começam a enxergar essa necessidade assim, ‘pô, a gente faz samba em tudo quanto é lugar, toca em casa de show na Vila Madalena’, voltava para cá, não tinha nada”, relatou.
Luana também relembra que o bairro já foi considerado um dos mais violentos da cidade. E ainda hoje a região é carente de espaços culturais. “[Aqui] não tem uma Casa de Cultura, não tem um Centro Cultural, não tem praça pública.”
Lazer mesmo é o famoso futebol de várzea, tradição dos domingos. Era ao final dos jogos, então, que Thiago e os amigos faziam um batuque, e dali saiu o grupo e o nome "Pagode Na Disciplina". “Aqui tem um campo de futebol ao lado de uma delegacia, que é a 98 DP, todo domingo eles estavam no campo e cada um pegava o seu instrumento e começava a fazer ali um samba, nada sério.”
O campo, além de ficar ao lado do DP, também tem colado nele uma outra comunidade. E cientes do espaço que ocupavam, perceberam que, para estarem ali, tinham que ter disciplina.
O tempo foi passando, e a roda de samba, crescendo.
Após 10 meses, Luana ficaria responsável por organizar e articular a roda. Além de produtora, ela também é articuladora e militante no União Afro Brasil, uma entidade do movimento negro. “Eles [demais integrantes da roda[ ficaram muito perdidos, sem saber o que fazer, porque eram homens negros, homens que não tinham letramento, não tinham conhecimento.”
Sem ter um lugar para onde ir, Luana sabia que o melhor a se fazer era ocupar a rua, mas para isso era preciso conhecer os caminhos legais a percorrer.
“Para poder quebrar esse estereótipo da marginalidade, de que o samba é o samba do boêmio, feito de qualquer maneira", ressalta.
Assim, ela foi atrás dos órgãos responsáveis para regularizar a roda, que acontece na Rua Oldegard Olsen Sapucaia, a via pública mais larga da região e que poderia comportar a roda.
“A gente foi falar com todos os moradores, fez um abaixo-assinado explicando o que seria o projeto, que a gente ia fazer uma comunidade de roda de samba. Que [a roda] ia ser no último domingo do mês, teria um caráter sociocultural. Que, ali era para as famílias e a comunidade poderem ter um dia de lazer. [Um local em] que as mães, as mulheres, pudessem estar. Essa era uma das minhas maiores preocupações.”
📖 'O samba é educacional'
Com oito meses de Pagode Na Disciplina, Luana percebeu que era preciso ir além. Observando o público que frequenta a roda de samba e entendendo a realidade dos jovens das periferias, ela decidiu criar um cursinho preparatório para vestibulares e o Enem.
“Os filhos do nosso público estão aqui, evadindo escola, não estão estudando, não estão acessando as universidades. Os meninos e meninas negras e periféricos estão no lava rápido, estão no farol, e eles estão domingo no samba", observou.
De obras de Djamila Ribeiro a Bell Hooks, o Pagode Na Disciplina conta também com uma biblioteca comunitária, fruto de um sonho da Luana e realizado em parceria com o antigo Twitter. Ela leva conhecimento e abre oportunidades para a comunidade.
Além disso, a produtora também compartilhou com o g1 o desejo de oferecer ainda ao bairro um cursinho para formar profissionais na área jurídica. Assim, imagina, os moradores do Jardim Miriam poderão conhecer melhor os direitos básicos de um cidadão.
Luana relatou que “tem senhorinha, por exemplo, que procura a gente e não sabe se pode se aposentar, que está com o filho preso e não sabe fazer a carteirinha, a gente recebe esse tipo de demanda".
📍 Do outro lado da Sul
Comunidade Samba da Vila tocando em quadra pública na praça João Pais Malio, no Campo Limpo
Bervelin Albuquerque/g1
Era em meio a uma praça bem movimentada na Vila das Belezas, no Campo Limpo, onde os moradores cruzam para voltar para casa ou ir trabalhar, que a roda Comunidade Samba da Vila costumava tocar para um público mais amplo e diverso. Márcio Bering, militante e um dos componentes do grupo, contou ao g1 sobre a história e a função social que carregam a partir dos sambas cantado por eles.
“A Comunidade Samba da Vila surgiu com o intuito de tocar sambas que não se ouviam muito na periferia. Para ouvi-los, há mais de 20 anos, tinha que andar uns 15 km para o Centro e gastar uma graninha, não era todo mundo que tinha acesso, então, a gente achava injusto que o samba que foi criado pelo povo preto e pobre pertença a uma classe que tem mais condições financeiras.”
Márcio nos contou que o principal objetivo deles é levar o samba raiz para onde ele não é tocado.
É através de canções como Dia de Graça, de Candeia –música que traz reflexão sobre consciência social e racial, que eles buscam trazer à roda assuntos pertinentes da vida de quem frequenta e mora na região.
“A gente pensa em como juntar, como fortalecer o samba de São Paulo, mas também em criar um espaço em que possamos falar sobre questões que afligem o nosso povo, de forma transparente, popular.”
"A periferia ensina muita coisa. Tem as tragédias? Sim. Mas o conhecimento sobrevive." Foi o que disse Apolo dos Santos, um jovem de 18 anos e frequentador assíduo das mais diversas rodas espalhadas pela cidade. Ele esteve na primeira roda de samba do ano organizada pela Comunidade Vila do Samba.
Acompanhado pela tia, Apolo disse aprender muito com o samba, não somente pela história, mas também nas questões que permeiam a vida, o dia a dia. "Você aprende sempre alguma coisa, conheço muitas pessoas que agregam à vida."
Falando em aprender, uma das propostas do grupo para a comunidade são as aulas de cavaquinho ministradas na mesma praça em que a roda acontece. "As oficinas de cavaquinho acontecem todo sábado na Praça João País Malio", disse Márcio, a ideia é formar músicos da própria comunidade.
Apolo, que também sabe tocar cavaquinho e foi ensinado pelo pai, acha importante haver iniciativas como essas dentro da comunidade. "Eu acho legal porque a galera tem o conhecimento direto da fonte e não precisa ir até o Centro para obter."
Falta de apoio do poder público
Mesmo que as rodas de samba estejam em alta e ambos os grupos sejam reconhecidos pela prefeitura como "Memória Paulistana", eles ainda sofrem com a falta de apoio do poder público.
"O samba depende da gente, principalmente das comunidades do samba que funcionam sem recurso. Nem todos têm apoio de prefeitura, de secretaria, não recurso público. Não tem apoio", afirmo Luana, do Pagode Na Disciplina.
Márcio também reforça as dificuldades enfrentadas.
"Nós lutamos para que tivesse uma lei de fomento para as comunidades de samba, mas essa administração não consegue executar. E assim nós vamos nos virando, os não contemplados [pela lei] vão se virando."
Em nota, a Prefeitura de São Paulo informou que "está comprometida em promover a diversidade cultural e garantir que todos, independentemente de sua localização, tenham oportunidades de acesso aos recursos de fomento".
E complementou: "no edital de Fomento a Blocos de Rua de 2025, R$ 2,5 milhões foram destinados para 100 blocos, com 232 blocos inscritos ao todo, com o objetivo de reconhecer, incentivar e fomentar a atuação de blocos de carnaval de rua. As inscrições foram abertas entre 16/12/2024 a 06/01/2025, por meio da plataforma Porta de Entrada".
Programação do sábado de carnaval em Olinda tem Homem da Meia-Noite, Eu Acho é Pouco, Ceroula e shows de Elba, Nena Queiroga e Nonô Germano
"/> Maciel Salú, Maracatu Nação Pernambuco e Coco de Umbigada também se apresentam nos polos. O Homem da Meia-Noite desfila às 23h59. Imagem de arquivo mostra desfile do Homem da Meia-Noite
Reprodução/TV Globo
O Sábado de Zé Pereira (1º), em Olinda, é dia de Homem da Meia-Noite e de desfile de diversos blocos carnavalescos que saem pela manhã e seguem até a o dia seguinte. Shows de Elba Ramalho, Nena Queiroga e Nonô Germano também agitam o terceiro dia da festa de Momo na Marim dos Caetés.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
🎊 Fique por dentro do carnaval de Pernambuco
Confira a programação deste sábado (1º) nos seguintes locais:
Polo Erasto Vasconcelos, Praça do Carmo
Polo Guadalupe
Palco Varadouro
Polo Rio Doce
Blocos
Polo Erasto Vasconcelos, Praça do Carmo
17h - Orquestra Malassombro;
18h - Nonô Germano;
19h30 - Nena Queiroga;
21h30 - Elba Ramalho.
⬆️ Voltar ao início desta reportagem.
Polo Guadalupe
Banda Mascates;
Família Chumbango;
Ed Carlos;
Jota Michiles;
Coco de Umbigada;
Viola Luz;
Lu Maciel;
Maciel Salú.
⬆️ Voltar ao início desta reportagem.
Palco Varadouro
Coco do Mestre Juarez;
Afoxé Ara Odé;
Mestra Ana Lúcia Raízes do Coco;
A Cocada;
Maracatu Nação Pernambuco;
Zuza Miranda.
⬆️ Voltar ao início desta reportagem.
Polo Rio Doce
Maurinho;
Alice;
Shenia;
Furacão Do Arrocha;
Rabo Da Gata;
Pegada Prime;
Mc Gibizinho.
⬆️ Voltar ao início desta reportagem.
Blocos de rua
8h - Trinca de ÁS: saída da Rua de São Francisco, 26;
9h - Eu Acho é Pouco: saída da Praça Laura Nigro, Rua de São Bento, S/N - Carmo;
9h - O Urso Cascudo do Amparo: saída do Largo do Guadalupe;
9h - Bloco Mangue Beat: saída Mosteiro de São Bento;
9h - Bloco do Frei: saída Cruzeiro do Convento de São Francisco;
9h - Maracatu Kangoma: saída Rua do Amparo, 236;
10h - Samba Soul Dellas: saída Mosteiro de São Bento;
10h - De Tanta Ladeira Fiquei Rosa: saída Mosteiro São Bento;
10h - Soul Delas: saída Mosteiro São Bento;
10h - Boi Babão do Amaro Branco: saída Praça do Amaro Branco;
10h - Fábrica de Samba: saída Igreja de São Pedro;
10h - Tambores D’ Saia: saída Praça do Carmo;
10h - Sombatuki: saída Praça do Carmo;
10h - Coletivo Pernambucafro: saída Ribeira;
10h - Fique na Somba: saída Rua da Boa Hora, 177;
10h - Sibito Baleado: saída Rua Coronel Joaquim Cavalcanti;
10h - Urso Congelado: saída Açaí do Carmo;
10h - Pife Floyd: saída Travessa de São Francisco;
11h - Moidicuento: saída Praça Cel João Lapa;
11h - TC Donzelinhos dos Milagres: saída Largo do Amparo;
11h - Grupo Afro Senzala: saída Ribeira;
11h30 - Se Me Der Eu Como: saída Rua do Bonfim;
12h - Bloco Afro Odú Ori: saída Ribeira;
12h - Trinca de Às: Espaço Cultural Osvaldo Sérgio;
13h - Bloco Nyamakare: saída Ribeira;
14h30 - Ta Bom a Gente Freva: saída Mosteiro São Bento;
15h - Bumba Meu Bowie: saída Praça do Jacaré;
15h - Chapadinhos na Praia: saída Alto da Sé
16h - TC Ceroula: saída Praça do Jacaré - São Bento;
16h - Bateria Sultaki do Samba: saída ao lado da Focca;
16h20 - Sobrecú: saída Beco do Bajado;
17h - Maracatu Nação Camaleão: saída Rua da Boa Hora;
17h - Papudinhos do Bonsucesso: saída Centro Luiz Freire;
18h - Maracatu Nação Maracambuco: saída Praça do Jacaré;
18h - Burra do Rosário: saída Guadalupe;
19h - A Burra do Rosário: saída 2ª Travessa da Saudade;
19h - Alafin Oyó: saída Guadalupe;
20h30 - TCM John Travolta: saída Clube Vassourinhas;
23h59h - Homem da Meia-Noite: saída da sede, na Estrada do Bonsucesso, 133.
⬆️ Voltar ao início desta reportagem.
Alceu Valença, Raphaela Santos e Lenine fazem shows vibrantes em Olinda
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
https://g1.globo.com/pe/pernambuco/carnaval/2025/noticia/2025/03/01/programacao-olinda-sabado.ghtml
Programação de sábado de carnaval no Recife tem Galo da Madrugada e shows de Pabllo Vittar, Glória Groove, Almir Rouche e Geraldo Azevedo

Sábado tem desfile do Galo da Madrugada, além de atrações do pop, frevo, coco, rabeca e outros ritmos musicais. Pabllo Vittar, Glória Groove e Geraldo Azevedo são as atrações do carnaval do Recife neste sábado
Jorge Porci/Divulgação/Stephanie Rodrigues/g1/Léo Aversa / Divulgação
Do pop ao frevo, a programação de shows do Recife para o sábado de carnaval tem nomes como Pabllo Vittar, Glória Groove, Geraldo Azevedo, Almir Rouche, Silvério Pessoa e muito mais (confira abaixo).
As apresentações estão distribuídas entre os polos do Marco Zero, Praça do Arsenal, Pátio de São Pedro e o Jardim Cais do Sertão com palco Pernambuco Meu País, que reúne artistas locais. Os primeiros shows têm início ainda no período da tarde.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PE no WhatsApp
🎊 Fique por dentro do carnaval de Pernambuco
Confira a programação deste sábado (1°) nos seguintes locais:
Marco Zero
Jardim Cais do Sertão (Pernambuco Meu País)
Novo Cais
Pátio de São Pedro
Praça do Arsenal
Blocos de rua
Marco Zero
16h - Recife Matriz da Cultura Popular - Vice-campeãs do Grupo Especial;
18h30 - Maestro Forró e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério;
20h30 - Almir Rouche;
22h - Glória Groove;
0h - Pabllo Vittar.
⬆️ Voltar ao início desta reportagem.
Jardim Cais do Sertão (Pernambuco Meu País)
15h - Mãe Beth de Oxum - Coco de Umbigada
16h - Orquestra Lorubás de Pernambuco
17h - Orquestra de Frevo Zezé Corrêa com participação de Laís Senna
18h - Maciel Salú com participação de Mano de Baé
⬆️ Voltar ao início desta reportagem.
Novo Cais
Intervalos - DJ May
18h - Marcelo Cavalcante
19h10 - Geraldo Maia
20h20 - Rabecado
21h30 - Fsnipes
22h40 - Juba Valença
23h50 - Orquestra Backstage
⬆️ Voltar ao início desta reportagem.
Pátio de São Pedro
Sábado da diversidade
9h - DJ Vibra
9h - Som na Rural
9h - DJ Chell
10h - Afoxé Ylê de Egbá
14h - Juan Guiã
17h - Tayara Andreza
19h - Maria Clara
⬆️ Voltar ao início desta reportagem.
Praça do Arsenal
Intervalo - DJ Pepe Jordão
18h - Coco Raízes de Arcoverde
19h - Família Salustiano e a Rebeca Encantada
20h30 - Antônio Nóbrega
22h - Silvério Pessoa
0h - Geraldo Azevedo
⬆️ Voltar ao início desta reportagem.
Blocos
5h - Galo da Madrugada, Ponte Duarte Coelho (confira aqui a programação)
6h45 - Pinto do Galo da Madrugada, Praça do Marco Zero
8h - Galinha d’Água, Rio Capibaribe
⬆️ Voltar ao início desta reportagem.
Raphaela Santos e Ney Matogrosso incendeiam o Marco Zero do Recife na abertura carnaval
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
https://g1.globo.com/pe/pernambuco/carnaval/2025/noticia/2025/03/01/programacao-recife-sabado.ghtml
Ordem dos desfiles do Grupo Especial no carnaval 2025 de SP neste sábado: veja horários e datas

As escolas do Grupo Especial se apresentaram no Sambódromo também na sexta (28). Crianças desfilam em carro alegórico da Acadêmicos do Tucuruvi em 2024
Nelson Almeida/AFP
A segunda noite de desfiles de escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo acontece neste sábado (1º) no Sambódromo do Anhembi.
Não há mais ingressos para as arquibancadas do Anhembi para os dias de desfile do Grupo Especial.
Confira as datas e os horários dos desfiles
Grupo Especial: sexta (28) e sábado (1º)
Desfile das Campeãs: sábado (8)
De acordo com o sorteio realizado pela Liga-SP, a ordem dos desfiles nesta segunda noite será a seguinte:
Grupo Especial
Sábado (1º) - 2ª noite
22h30: Águia de Ouro
23h35: Império da Casa Verde
0h40: Mocidade Alegre
1h45: Gaviões da Fiel
2h50: Acadêmicos do Tucuruvi
3h55: Estrela do Terceiro Milênio
5h: Vai-Vai
Saiba como é calculada a data do carnaval
FOTOS: famosos curtem o carnaval em São Paulo e Rio de Janeiro

Atores, apresentadores e outros famosos curtem o carnaval em camarotes espalhados em São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ) CARNAVAL 2025: veja os famosos que estão curtindo o carnaval pelo Brasil.
Narcisa Tamborindeguy chega em festa de carnaval em Santa Teresa, no Rio de Janeiro.
Webert Belicio / Agnews
Ricardo Pereira chega acompanhado em festa de carnaval. Santa Teresa no Rio de Janeiro
Fotos: Webert Belicio / Agnews
Alane Dias chega em festa de carnaval em Santa Teresa, no Rio de Janeiro.
Webert Belicio / Agnews
Bruno Gagliasso & Giovanna chegam em festa de carnaval. Santa Teresa no Rio de Janeiro
Fotos: Webert Belicio / Agnews
Carol Nakamura chega na Sapucaí, no Rio de Janeiro
Dilson Silva / AgNews
Mariana Ximenes & Marina Ruy Barbosa chegam em festa de carnaval em Santa Teresa no Rio de Janeiro
Fotos: Webert Belicio / Agnews
Sasha e João Lucas chegam em festa de carnaval em Santa Teresa, no Rio de Janeiro.
Webert Belicio/Agnews
Juliana Silveira chega em festa de carnaval. Santa Teresa no Rio de Janeiro
Fotos: Webert Belicio / Agnews
Mauro Souza e Rafael Picini curtem o 1° dia do Carnaval de São Paulo, em camarote do Sambódromo do Anhembi
Fotos: Van Campos/AgNews
Jean Paulo Campos e Bruna Louise curtem o 1° dia do Carnaval de São Paulo, em camarote do Sambódromo do Anhembi.
Fotos: Van Campos/AgNews
Jean Paulo Campos e Bruna Louise curtem o 1° dia do Carnaval de São Paulo, em camarote do Sambódromo do Anhembi.
Fotos: Van Campos/AgNews
Viviane Araújo curte o 1° dia do Carnaval de São Paulo, em camarote do Sambódromo do Anhembi
Fotos Van Campos/AgNews
Mama Bruschetta prestigia primeira noite de desfiles no Carnaval de SP
Edu Araujo / Agnews
Bilionário Elon Musk tem o 14º filho confirmado; saiba quem é

Anúncio foi feito por Shivon Zilis, com quem o homem mais rico do mundo tem outros três filhos. Elon Musk e Shivon Zills com primeiros dois filhos do casal; o nascimento de um terceiro também foi confirmado pelo bilionário neste ano
Reprodução/Twitter @WalterIsaacson
O bilionário Elon Musk, de 53 anos, teve o 14º filho confirmado, informou a agência de notícias Reuters, na madrugada deste sábado (1º).
O filho mais recente do homem mais rico do mundo é um menino, chamado Seldon Lycurgus. A mãe é Shivon Zilis, executiva da Neuralink, com quem Musk já tem outros três filhos.
"Conversei com Elon e, à luz do aniversário da linda Arcadia, sentimos que seria melhor também compartilhar diretamente sobre nosso maravilhoso e incrível filho Seldon Lycurgus", disse Zilis em uma postagem no X, na sexta-feira (28).
Ela, no entanto, não revelou quando o filho nasceu. Musk respondeu a publicação com um coração.
O anúncio de Zilis ocorre duas semanas depois que a influenciadora conservadora Ashley St. Clair disse que também teve recentemente um filho com o bilionário.
De Anora pornô a Sesc Brutalista: as perguntas bizarras sobre o Oscar devidamente respondidas...
'Anora' é quase um filme erótico? 'O Brutalista' gasta 3 horas e meia para falar da construção de um Sesc? Veja respostas para essas e outras questões feitas nas redes sociais. Mikey Madison em 'Anora'
Divulgação/Universal Pictures
Quem perambula pelas redes sociais ou pelo espaço de comentários de sites já deve ter esbarrado com algumas das ideias expostas abaixo.
"Anora", favorito ao Oscar de Melhor Filme, seria um filme erótico ou até pornô que nada teria a ver com Oscar. "Conclave" teria a mesma pegada fofoqueira de um "Meninas Malvadas". Há também quem diga que "O Brutalista" gasta mais de 3 horas e meia para narrar a construção de um Sesc, em referência aos espaços multiuso espalhados pelo Brasil.
📺 A TV Globo vai transmitir o Oscar e você pode acompanhar ao vivo pelo g1. "Ainda estou aqui", o primeiro filme original Globoplay, concorre nas categorias de melhor filme, melhor filme internacional e melhor atriz (Fernanda Torres).
VEJA RESPOSTAS PARA PERGUNTAS BIZARRAS DO OSCAR:
'Anora' é quase um filme pornô?
O ganhador da Palma de Ouro no Festival de Cannes começa como uma excelente e muito carismática comédia romântica com toques eróticos sobre uma stripper (Mikey Madison) que conhece e se casa com um jovem herdeiro russo (Mark Eidelshtein). Então, claro, há cenas de sexo e outras com sensualidade, mas nada que justifique comentários de que seja "quase um filme pornô", expressão encontrada em redes sociais escrita por detratores do longa.
"Anora" não demora para se desdobrar em novas camadas. É, ao mesmo tempo, uma história baladeira com drogas e sexo; um romance fofinho "good vibes"; e uma farsa hilária e caótica com toques de crítica social cínica. Acima de tudo, o filme dirigido e roteirizado pelo americano Sean Baker é um filme em que tudo parece real.
O diretor de 54 anos é conhecido por contar histórias sobre grupos marginalizados como imigrantes chineses de um restaurante ("Take Out"); crianças que vivem em móteis precários no entorno da Disney ("Projeto Flórida") e garotas de programa trans ("Tangerina"). Falando de "Anora", o consenso é o de que o filme reflete com fidelidade o trabalho sexual de mulheres.
'O Brutalista' é tipo sobre construir um Sesc?
Adrien Brody em cena de 'O brutalista'
Divulgação
Mais do que um dos favoritos ao Oscar 2025 com dez indicações, "O brutalista" é um estudo sobre a resiliência humana, uma parábola sobre a delicada relação entre artistas e patrocinadores e é, também, um filme longo. Muito longo.
Nas redes sociais, muita gente correu para fazer piadas como: "Precisava mesmo de 3 horas e 35 minutos para um filme sobre a construção de um Sesc?" A ideia do protagonista é construir um complexo multiuso para a população.
Brady Corbet, diretor de 36 anos, não se importa. O americano lutou por sete anos para realizar o projeto da forma como imaginava quando o escreveu com sua mulher, a atriz e diretora norueguesa Mona Fastvold.
"Às vezes mais é mais. A realidade é que essa história se passa em 35 anos, tem muitos personagens. Ela apenas leva o tempo que precisa. Qual é uma duração mais aceitável?", disse Corbet em entrevista ao g1.
Emilia Pérez é uma novela mexicana ruim?
Karla Sofía Gascó e Zoe Saldana em cena de 'Emilia Pérez'
Divulgação
O maior rival de "Ainda Estou Aqui" na categoria Filme Internacional foi de queridinho da crítica a filme mais zoado do ano. Ainda perdeu prestígio com as polêmicas de sua atriz protagonista Karla Gascón.
O filme é um drama musical propositalmente exagerado, com narrativa e atuações que podem, sim, fazer lembrar as famosas novelas mexicanas. Nas redes sociais, trechos dos números musicais de "Emilia Pérez" têm sido zoados por brasileiros na torcida pelo longa estrelado por Fernanda Torres e por fãs de “Wicked”, o outro musical desta temporada de premiações. São cenas que, de fato, geram controvérsia, mas fazem mais sentido no contexto do roteiro.
Só que as críticas não param por aí. Há textos mais sérios que questionam como a sociedade mexicana e a vida de uma mulher trans são retratadas. Desde que foi premiado no Festival de Cannes, em maio passado, o longa vem dividindo opiniões (existem os que amam e os que odeiam). E levando prêmios, como quatro Globos de Ouro.
'Conclave' é 'Meninas Malvadas' com padres?
Filme Conclave despertou interesse do público sobre cardeais nomeados em segredo pelo papa
Divulgação
A partir do livro "Conclave" — publicado por Robert Harris em 2016 —, o longa começa logo após a morte do Papa (Bruno Novelli), devido a uma grave doença. Por causa disso, o Cardeal Lawrence (Ralph Fiennes, pela terceira vez indicado ao Oscar) é o escolhido para coordenar o conclave, cerimônia que reúne outros cardeais para eleger o novo sumo pontífice.
À medida que a eleição avança, Lawrence começa a lidar com questões problemáticas envolvendo os candidatos, o que torna o ritual ainda mais complicado do que ele esperava. Para piorar, o cardeal descobre um segredo impactante, capaz de mudar toda a Igreja Católica de forma irremediável. o diretor nunca parece perder tempo com elementos desnecessários que poderiam dar voltas na trama.
O diretor Edward Berger ("Nada de Novo no Front") mantém tudo no tempo e ritmo corretos, com reviravoltas e fofocas que fazem lembrar filmes como "Meninas Malvadas". Pode ser um exagero, mas faz sentido.
'Aún Estoy Aquí', 'Io Sono Ancora Qui' e 'Für immer hier': Veja trechos de versões dubladas de 'Ainda estou aqui'

Filme ganhou versões dubladas em espanhol, italiano e alemão. Produção original Globoplay disputa o Oscar em três categorias: Filme, Filme Estrangeiro e Atriz (Fernanda Torres). 'Ainda Estou Aqui' ganha versões dubladas em italiano, alemão e espanhol
“Ainda Estou Aqui” ganhou o mundo depois das três indicações ao Oscar 2025. A produção original Globoplay disputa a estatueta nas categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz (Fernanda Torres). O longa ganhou versões dubladas em espanhol, italiano e alemão.
Baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, o filme narra a trajetória de Eunice Paiva, mãe do autor, que dedicou 40 anos de sua vida à busca pela verdade sobre o desaparecimento de seu marido, o ex-deputado federal Rubens Paiva, interpretado por Selton Mello. Rubens Paiva foi assassinado durante a ditadura militar no Brasil.
Do 1º trailer até o Oscar: a cobertura do g1
Veja a lista completa de indicados
A cerimônia da maior premiação do cinema acontece neste domingo (2). A TV Globo vai transmitir a cerimônia, e você também pode acompanhar ao vivo pelo g1.
'Ainda Estou Aqui' em alemão
Divulgação
🌎 Clique na bandeira do país e veja trecho da crítica e o cartaz com o nome do filme traduzido:
Cartazes e críticas do filme 'Ainda Estou Aqui'
O que tem na bolsa de presentes que os indicados ao Oscar ganham e que vale cerca de R$ 580 mil?
"/> De doces e viagens até lipoescultura: vencendo ou não, todos as estrelas que concorrem ao prêmio recebem a mala de mimos organizada por uma empresa de marketing. O que tem na bolsa de presentes para indicados ao Oscar?
Vencendo ou não o Oscar 2025, nenhum indicado sai de mãos vazias da premiação. Isso porque todos os concorrentes ganham uma mala cheia de presentes. Chamada de "Everyone wins" (ou "Todo mundo ganha"), o mimo já virou tradição.
Responsável pela iniciativa, a Distinctive Assets faz questão de deixar bem claro que o presente não tem nenhuma relação com a Academia que organiza a premiação.
Todos os indicados ao Oscar 2025 ganham uma bolsa de presentes avaliada em US$ 100 mil
Distinctive Assets/Divulgação
A bolsa soma cerca de US$ 100 mil (ou R$ 580 mil) em mimos luxuosos, que vão de quitutes a lipoaspiração. Para se ter uma ideia, entre os itens mais valiosos do kit dos indicados estão:
Uma hospedagem de cinco noites em um retiro de bem-estar de luxo no Sri Lanka, no qual a diária custa cerca de R$ 3 mil;
A estada de quatro noites em dois resorts de luxo nas Maldivas, com diárias que ultrapassam os US$ 3 mil (ou R$ 17 mil);
Uma hospedagem em um luxuoso hotel de Barcelona, que também tem a diária em cerca de R$ 3 mil;
O livro "Uma Jornada da Islândia — Das Trevas à Luz" (cerca de R$ 5 mil);
Uma lipoescultura com um renomado médico, na Flórida;
US$ 500 para ser utilizado em uma empresa de tecnologia de saúde e bem-estar, que inclui testes metabólicos, de imunidade, estresse, alergias, entre outros procedimentos;
A linha completa de produtos de skincare de uma marca de luxo
A lista cresce com produtos "menos luxuosos" e inclui bebidas, guloseimas, cosméticos, malas de viagem, mimos para pets, livros, roupas, óculos e tantos outros produtos.
Todos os indicados ao Oscar 2025 ganham uma bolsa de presentes avaliada em US$ 100 mil
Distinctive Assets/Divulgação
Lash Fary, fundador da Distinctive Assets, disse em um comunicado oficial que além de os presentes "serem divertidos e fabulosos, eles também servem como um meio de promover pequenas empresas, marcas pertencentes a minorias, mulheres empreendedoras e empresas que retribuem à comunidade."
E, neste ano, além dos presentes, os indicados se tornam associados da Bright Harbor. A empresa vai oferecer, em nome de todos eles, uma ajuda de US$ 1 milhão para 300 famílias afetadas pelos incêndios de Los Angeles, que no início do ano, consumiu mais de 40 quilômetros quadrados na região, forçando ao menos 31 mil pessoas a deixarem suas casas.
A lista de indicados do Oscar foi anunciada dias depois do programado por causa dos incêndios. A premiação do Oscar acontece neste domingo (2). A TV Globo vai transmitir a cerimônia, e você pode acompanhar ao vivo pelo g1.
Todos os indicados ao Oscar 2025 ganham uma bolsa de presentes avaliada em US$ 100 mil
Distinctive Assets/Divulgação
'Ainda estou aqui' no Oscar: Ganhar como melhor filme com 3 indicações é difícil, mas não impossível; relembre vencedores

Quatro filmes venceram a categoria principal com três indicações ou menos ao longo da história. Última delas foi em 2021. Fernanda Torres em cena de 'Ainda estou aqui', Emilia Jones em cena de 'No ritmo do coração' e Clara Bow em cena de 'Asas'
Divulgação
A missão de "Ainda estou aqui" entre os concorrentes a melhor filme do Oscar 2025 é difícil, mas não é impossível. Afinal de contas, são raros os casos de vencedores da principal categoria da premiação com apenas três indicações (ou menos). Só que eles existem.
Nas 96 edições passadas, isso só aconteceu quatro vezes. E, por mais que a maioria esmagadora esteja concentrada nos primeiros anos do evento da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas americana, um exemplo recente dá esperança para a produção brasileira.
Uma produção original Globoplay, "Ainda estou aqui" concorre nas categorias de melhor filme, melhor atriz (Fernanda Torres) e melhor filme internacional. Caso ganhe ao menos uma delas, dará ao Brasil o primeiro Oscar da história.
O Oscar 2025 acontece em Los Angeles neste domingo (2), com transmissão ao vivo na TV Globo. Você também pode assistir ao vivo pelo g1.
Relembre abaixo os quatro vencedores de melhor filme do Oscar que tinham apenas três ou menos indicações:
'Asas', em 1929
Richard Arlen, Clara Bow e Charles 'Buddy' Rogers em cena de 'Asas'
Divulgação
Indicações: 2
Melhor filme 🏆
Melhores Efeitos de Engenharia 🏆
Vitórias: Venceu as duas indicações.
O único filme totalmente mudo a ganhar a categoria principal do Oscar foi também o primeiro vencedor. Nele, dois pilotos de combate (Richard Arlen e Charles 'Buddy' Rogers ) da Primeira Guerra Mundial disputam o amor da mesma mulher (Clara Bow).
'Melodia da Broadway', em 1930
Cena de 'Melodia da Broadway'
Divulgação
Indicações: 3
Melhor filme 🏆
Melhor atriz (Bessie Love)
Melhor diretor (Harry Beaumont)
Vitórias: "Apenas" como melhor filme.
Apesar das três indicações, "Melodia da Broadway" venceu "apenas" como melhor filme — e se tornou o segundo ganhador da categoria (o primeiro com som). Exibido na maior parte em preto e branco, o musical foi um dos primeiros a conter uma sequência com cores.
A produção retrata a história de um outro triângulo amoroso, dessa vez envolvendo duas irmãs (Bessie Love e Anita Page) que buscam o sucesso na Broadway.
'Grande Hotel', em 1932
Greta Garbo e John Barrymore em cena de 'Grande Hotel'
Divulgação
Indicações: 1
Melhor filme 🏆
Fato único: Única produção a vencer melhor filme sem outras indicações.
"Grande Hotel" é famoso por três coisas: seu elenco estrelado, a icônica leitura da fala "eu quero ficar sozinha", de Greta Garbo, e por ser o único filme na história a vencer a categoria principal com uma única indicação.
Estrelado por nomes como Garbo, Joan Crawford e John Barrymore, o filme conta as histórias de diferentes personagens hospedados em um hotel em Berlim.
'No Ritmo do Coração', em 2021
Emilia Jones e Troy Kotsur em cena de 'No ritmo do coração'
Divulgação
Indicações: 3
Melhor filme 🏆
Melhor roteiro adaptado 🏆
Melhor ator coadjuvante (Troy Kotsur) 🏆
Vitórias: Venceu suas três indicações.
"No ritmo do coração" pegou muita gente de surpresa ao se tornar o primeiro filme de uma plataforma de streaming (Apple TV+) a ganhar a categoria principal do Oscar.
A refilmagem americana de um filme francês conta a história de uma menina (Emilia Jones) que sonha em ser cantora, mesmo sendo a única ouvinte de uma família surda.