Avatar
g1 (RSS Feed)
9cb53e080594d6e1eb4c0d84c93baa1964819b6b67c82a36180466d2a9a20efa
Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros. Vídeos dos telejornais da TV Globo e da GloboNews. https://g1.globo.com/

FOTOS: veja os foliões no desfile da Banda do Vai Quem Quer 2025

"/> Bloco arrastou 250 mil pessoas pelas ruas da capital com trios elétricos, fantasias criativas e muita animação; Como já é tradição, o g1 acompanhou o bloco O sol mais uma vez marcou presença no disfile da Banda do Vai Quem Quer

Mateus Santos/g1

As ruas da região central de Porto Velho ficaram lotadas neste sábado (1º) durante o desfile da Banda do Vai Quem Quer (BVQQ), o maior bloco de carnaval da Amazônia. Com fantasias criativas ou roupas mais confortáveis, os foliões marcaram presença no evento, que começou às 15h e seguiu até por volta das 21h, ao som dos trios elétricos que animaram as ruas da capital.

Em 2025, com o tema “A Banda é da Paz”, a BVQQ, considerada Patrimônio Cultural e Imaterial de Porto Velho e do estado de Rondônia, deu continuidade à sua tradição. Desde 2009, a presidente da BVQQ, conhecida como “herdeira do carnaval”, abriu o desfile por volta das 17h, mantendo a tradição da festa.

O desfile seguiu o percurso tradicional, passando pelas ruas Carlos Gomes, Joaquim Nabuco e Avenida 7 de Setembro, com encerramento na interseção da Rua 7 de Setembro com a Rua Rogério Weber. De acordo com a Polícia Militar (PM), aproximadamente 60 mil foliões acompanharam o desfile.

Como já é tradição, o g1 acompanhou todo o percurso do bloco e registrou a energia contagiante do carnaval, refletida nas cores e na criatividade das fantasias dos foliões, tanto nas cordas quanto nas pipocas.

Integrante da Corte no Desfile da Banda do Vai Quem Quer em Porto Velho (2025)

Mateus Santos/g1

Caçador de Pokemon e a Pokebolo ou um bebê no forno durante desfile da Banda doVai Quem Quer

Mateus Santos/g1

Cowboy Carter: Foliões usaram da criatividade para participar do disfile da Banda do Vai Quem Quer em Porto Velho, neste sábado

Mateus Santos/g1

Foliões usaram da criatividade para participar do disfile da Banda do Vai Quem Quer em Porto Velho, neste sábado

Mateus Santos/g1

Veja a galeria de fotos dos foliões portovelhenses abaixo:

Confira as fotos do carnaval de Porto Velho neste sábado

https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2025/03/02/fotos-veja-os-folioes-no-desfile-da-banda-do-vai-quem-quer-2025.ghtml

Centro do Rio 'cai na folia' neste domingo de carnaval

Bloco 442, Cordão do Boi Tolo, Cordão do Boitatá, Toca Raul e Agytoe se apresentam por ruas do Centro neste domingo (2). Bloco 442 desfila pelas ruas do Centro do Rio

O Centro do Rio "caiu na folia" neste domingo (2) de carnaval. Desde o início da manhã, o Bloco 442 e o Cordão Boi Tolo já desfilavam pelas ruas da região.

Ao som de hits carnavalescos e clássicos do samba, o 442 começou o desfile às 7h e termina no fim da manhã, na Praça Coronel Assunção.

O Cordão do Boitatá se concentra na Praça XV a partir das 10h, com bateria e orquestra de sopros que atrai uma multidão para o local.

A partir das 13h, o Bloco Toca Raul, que reinterpreta as músicas de Raul Seixas em diversos ritmos brasileiros, como frevo, samba, marchinha, ijexá, afoxé e maracatu, se apresenta na Praça Tiradentes e espera receber cerca de 10 mil pessoas.

O Agytoe se concentra a partir das 16h e termina só à noite com dispersão na Praça Cardeal Câmara.

Veja a lista de blocos estreantes no carnaval do Rio em 2025

Confira abaixo uma tabela completa com o local e horário de cada bloco e monte seu roteiro do pré-carnaval. Para facilitar a vida do folião, você pode buscar mais informações por nome, data ou local do bloco. Veja abaixo:

Veja a seguir os principais blocos deste domingo sexta (2):

BLOCO AREIA

Concentração: 7h

Local: Av. Delfim Moreira - Leblon

SIMPATIA É QUASE AMOR

Concentração: 14h

Local: R. Teixeira de Melo, 37 - Ipanema

BLOCO TOCA RAUUUL

Concentração: 13h

Local: Praça Tiradentes - Centro

CORDÃO DO BOITATÁ

Concentração: 11h

Local: Largo do Paço - Centro

BLOCO BUDA DA BARRA

Concentração: 9h

Local: Av. Lúcio Costa, 3646 - Barra Da Tijuca

G.R.B.C.VERMELHO & BRANCO DA Z-10

Concentração: 9h

Local: R. Alexandre Rosa, 1 - Cacuia

BADALO DE SANTA TERESA

Concentração: 15h

Local: R. Monte Alegre, 306 - Santa Teresa

MARCHA NERD

Concentração: 15h

Local: R. Monte Alegre, 306 - Santa Teresa

EMPOLGA ÀS 9

Concentração: 13h

Local: Praça Alm. Júlio de Noronha, 1 - Leme

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/carnaval/2025/noticia/2025/03/02/blocos-centro-rio-domingo-de-carnaval.ghtml

'Elan Moska', deportados dos EUA, 'prisão' de Bolsonaro, Alexandre de Moraes e COP-30: foliões usam fantasias para sátira política

Nas ruas do Recife e nas ladeiras de Olinda, há espaço para abordagem de temas nacionais e internacionais, como a crise migratória e o meio ambiente. O velho do Rio Capibaribe chamando para a COP 30

Sem deixar de lado a criatividade e o bom humor, o carnaval de Pernambuco também é espaço para a sátira política. No Recife e em Olinda, foliões usam suas fantasias para "tirar onda" de personalidades nacionais e internacionais, como Elon Musk, Donald Trump, Bolsonaro e Alexandre de Moraes.

Também tem o "Velho do Rio", da novela "Pantanal", convocando as pessoas para a Conferência do Clima em Belém (veja vídeo acima).

✅ Receba as notícias do g1 PE no WhatsApp

🎊 Fique por dentro do carnaval de Pernambuco

No desfile do Galo da Madrugada, o decorador Sérgio Rodrigues foi fantasiado de "Elan Moska, a podridão do mundo", em referência ao bilionário Elon Musk, dono do X e secretário e chefe do Departamento de Eficiência Governamental do governo Trump, nos Estados Unidos.

"No mundo em que vivemos, o cara fazer uma reverência ao nazismo é uma coisa absurda", disse, citando as recentes polêmicas em torno de Musk, que fez um gesto semelhante à saudação nazista durante um discurso na posse do presidente norte-americano.

Folião veterano, Sérgio já usou outras fantasias com temas políticos, mas neste ano quis focar em debates globais.

Folião se fantasia de Elan Mosca em alusão ao Elon Musk

Rafael Souza/g1

Já o casal de professores André Luiz e Gilvania Sousa, que mora em Gravatá, no Agreste do estado, também decidiu brincar com a política norte-americana, criticando a política anti-imigração defendida pelo governo de Donald Trump.

Brincando nas ladeiras de Olinda, eles se vestiram como "deportados dos EUA", usando bonés vermelhos com a frase "Made America Great Again", mas com uma ironia estampada: a etiqueta "Made in China", em referência ao país comunista que disputa a hegemonia mundial com os norte-americanos.

"A gente é muito ligado nas questões políticas e achou interessante fazer algo que remetesse a isso", contou André.

Casal de professores André Luiz e Gilvania Sousa fez fantasias sobre deportados dos Estados Unidos no carnaval de Olinda

Iris Costa/g1

No Galo da Madrugada, o servidor público José Arruda se caracterizou, pelo segundo ano consecutivo, como o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, levando a mensagem "Anistia zero e Bolsonaro preso".

Ele afirmou que acredita na prisão do ex-presidente, denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por tentativa de golpe de Estado, ainda neste mês.

"No ano passado, usei essa fantasia quando confiscaram o passaporte dele. Agora já temos uma denúncia cheia de evidências. Isso não é só uma fantasia, é um incentivo para que a gente não aceite a impunidade", disse.

Fantasia do ministro Alexandre de Moraes

Rafael Souza/g1

Outro tópico abordado foi o meio ambiente. Inspirado na novela Pantanal, o comerciante Jocelito Silva se transformou no "Velho do Rio Capibaribe", carregando um berrante e uma placa chamando os foliões para a Conferência do Clima (COP-30), que vai reunir líderes mundiais para discutir a crise climática e acontece em novembro, em Belém (PA).

"Vamos ver se agora alguma coisa muda pelo clima, se vai vingar", disse, esperançoso.

O velho do Rio Capibaribe chamando para a COP 30

Rafael Souza/g1

Veja outras imagens de foliões "politizados" no carnaval de Olinda e do Recife:

Foliões se fantasiam de mexicanos e fazem 'muro' em referência a Donald Trump, no Galo da Madrugada

Reprodução/TV Globo

Folionas fantasiadas de 'deportados do Galo'

Reprodução/TV Globo

VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

https://g1.globo.com/pe/pernambuco/carnaval/2025/noticia/2025/03/02/elan-moska-deportados-dos-eua-prisao-de-bolsonaro-alexandre-de-moraes-e-cop-30-folioes-usam-fantasias-para-satira-politica.ghtml

'Ainda Estou Aqui': processo que apura circunstâncias da morte de Rubens Paiva está nas mãos do STF; entenda

Filme retrata a vida da família do ex-deputado, sequestrado e morto durante a ditadura militar. Ministério Público apresentou denúncia contra militares. O filme "Ainda estou aqui", que concorre ao Oscar em três categorias neste domingo domingo (2), narra a trajetória de Eunice Paiva, que dedicou 40 anos de sua vida à busca pela verdade sobre o desaparecimento de seu marido, o ex-deputado federal Rubens Paiva. O ex-parlamentar foi assassinado em janeiro de 1971, durante a ditadura militar no Brasil.

Na Justiça, o destino do processo que apura as circunstâncias da morte de Paiva está nas mãos do Supremo Tribunal Federal (STF), a quem caberá decidir se a ação contra os acusados de participação no crime deve ou não prosseguir (leia mais abaixo).

"Ainda Estou Aqui" e Fernanda Torres percorrem longo caminho de divulgação antes da maior premiação do cinema

No dia 21 de fevereiro, a Corte decidiu, por unanimidade, que vai analisar a questão, além de outros dois processos envolvendo vítimas da ditadura.

Ação penal apura morte de Paiva

A ação penal, que chegou como recurso ao STF, começou na Justiça Federal do Rio de Janeiro, com uma denúncia do Ministério Público Federal contra militares por suspeita de participação no caso.

O grupo foi acusado dos crimes de homicídio qualificado, ocultação de cadáver, fraude processual e quadrilha armada.

O processo penal foi aberto, e a defesa dos militares recorreu às instâncias superiores para encerrar o caso, sob o argumento de que deveria ser aplicada a Lei da Anistia. Considerada constitucional pelo Supremo, a legislação de 1979 concedeu perdão a crimes políticos e delitos relacionados ocorridos durante a ditadura.

Filme que retrata caso do deputado Rubens Paiva ajudou a reabrir debate no STF

Arquivo da família/BBC

Uma decisão do Superior Tribunal de Justiça suspendeu o andamento do processo. O recurso que chegou ao Supremo é contra esta determinação.

"No caso em tela, pretende-se sejam discutidos o direito fundamental de acesso à justiça e o direito à verdade, inerentes à vivência democrática, mas também típicos e necessários quando há a transição de um regime autoritário para a democracia, como é o caso brasileiro", disseram os procuradores.

O Ministério Público Federal sustentou que os delitos em discussão na ação penal são crimes contra humanidade, já que cometidos por agentes estatais durante a ditadura militar. Por isso, são imprescritíveis.

"No caso concreto, os violentos delitos praticados pelos agentes do Estado em face do ex-deputado Rubens Beyrodt Paiva, um opositor político do regime autoritário, subsumem-se a essa categoria de delitos de lesa-humanidade, pois a específica circunstância dos crimes imputados terem sido cometidos pela força repressora do Estado ditatorial, de forma sistemática, contra a população civil insurgente ao regime opressor, com graves violações aos direitos humanos, confere-lhes magnitude que transcende o mero interesse social/nacional de reprimi-los, ofendendo a própria humanidade", afirma o MPF no recurso.

Além disso, afirmou que o Brasil se comprometeu a seguir a decisão da Corte Interamericana de Direitos Humanos sobre os desaparecidos na Guerrilha do Araguaia. Na sentença sobre este caso, a Corte Interamericana fixou que é dever do país investigar e responsabilizar criminalmente autores de desaparecimentos e graves violações dos direitos humanos. Para o MPF, esta determinação também é aplicável ao caso de Paiva.

O que o Supremo vai julgar

A partir do caso de Paiva e das outras duas vítimas, o Supremo vai decidir sobre a incidência da Lei de Anistia sob os seguintes aspectos:

- se a anistia pode ocorrer nos casos de crimes permanentes, ou seja, que ainda estão em execução. Neste tipo de delito, a ação se prolonga no tempo e vai além do período coberto pela legislação de 1979;

- se a Lei da Anistia é compatível com tratados internacionais aos quais o Brasil se comprometeu a cumprir, como o Pacto de São José da Costa Rica, que trata de direitos humanos.

Crimes permanentes

No caso de Paiva, um dos delitos em apuração é classificado como um crime permanente: a ocultação de cadáver (o corpo do ex-deputado nunca foi localizado).

Condenações internacionais

O Brasil tem sido alvo de condenações internacionais pela falta de punição a crimes comuns cometidos na ditadura.

O país já foi responsabilizado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, por exemplo, em casos envolvendo a Guerrilha do Araguaia e a morte de Vladimir Herzog.

Quando validou a Lei de Anistia, o Supremo analisou o tema diante das regras brasileiras. Agora, a questão envolve avaliar se esta lei é compatível com o acordo internacional ao qual o Brasil aderiu.

Assim, o debate envolve saber se o compromisso do país com o tratado internacional deve prevalecer (garantindo punição às violações de direitos humanos) diante da anistia concedida a crimes do período militar (perdão a delitos envolvendo o regime político).

Decisão do STF

Se o STF entender que a Lei da Anistia incide sobre o caso de Paiva, o processo nas instâncias inferiores deverá ser encerrado, já que não haverá como punir os apontados como responsáveis.

Se a Corte considerar que o compromisso brasileiro com os tratados internacionais obriga o país a punir os crimes do período da ditadura, é possível que a ação penal contra os militares acusados do assassinato prossiga nas instâncias inferiores.

Repercussão geral

A análise dos processos no Supremo será feita pelo sistema de repercussão geral. Por este mecanismo, os magistrados decidem uma questão e elaboram uma tese a ser usada em todos os processos com o mesmo assunto nas instâncias inferiores, uniformizando o entendimento da Justiça. A definição da tese será em outro julgamento, que ainda não foi marcado.

Voto do relator

O relator do caso é o ministro Alexandre de Moraes. Ao defender a aplicação do sistema de repercussão geral, Moraes afirmou que o tema tem "grande relevância para a pauta dos direitos humanos".

“Os presentes casos tangenciam matéria de grande relevância para a pauta dos direitos humanos, permitindo que agora o STF avalie a questão a partir da perspectiva de casos concretos, com diferentes nuances. Portanto, na presente hipótese é patente a repercussão geral", argumentou.

O relator ressaltou que, além das duas condenações internacionais aplicadas ao Brasil, a Corte Interamericana de Direitos Humanos analisa um terceiro caso relativo à ditadura, que pode voltar a responsabilizar o país por se omitir diante de violações de direitos humanos.

“Em outros países, também se verificou o debate sobre a legitimidade de norma que concedeu anistia, de modo a beneficiar não apenas os punidos pela ordem ditatorial, mas também os agentes públicos que cometeram crimes comuns, a pretexto de combater os dissidentes”, declarou.

https://g1.globo.com/politica/noticia/2025/03/02/ainda-estou-aqui-processo-que-apura-circunstancias-da-morte-de-rubens-paiva-esta-nas-maos-do-stf-entenda.ghtml

Do anonimato ao Oscar: conheça o Kadett de Fernanda Torres no filme 'Ainda Estou Aqui', que será leiloado

Opel Kadett Super L de 1968 é idêntico ao carro do ex-deputado Rubens Paiva. Leilão terá lance inicial de R$ 200 mil. Origem do Kadett de Ainda Estou Aqui

Ele nasceu na Alemanha em 1968, mas foi transportado por navio até uma terra quente que o recebeu de braços abertos. Sobreviveu às evoluções tecnológicas e resistiu ao tempo. Mas, aos 57 anos, vive o auge da fama depois de fazer parte de um elenco que concorre ao Oscar.

O Opel Kadett Super L dirigido por Fernanda Torres no filme Ainda Estou Aqui é uma joia rara, que simula o mesmíssimo carro que pertenceu à família do ex-deputado Rubens Paiva nos anos 1970.

O g1 viu o carro de perto. O Kadett é do empresário Fábio Martins, proprietário da empresa Veículos em Cena, uma locadora de carros clássicos para produções audiovisuais como filmes, novelas, séries e curtas-metragens.

Após a participação no filme, que agora concorre a três estatuetas do principal prêmio do cinema, o carro será leiloado no dia 22 de março, com lance inicial de R$ 200 mil.

Cena do ator Selton Mello com o Opel Kadett

Globoplay

LEIA MAIS:

ENTREVISTA: VP da GM confirma SUV compacto da marca, e garante atualização do Onix

City, trail ou crossover? VÍDEO mostra qual moto se encaixa melhor no seu dia a dia

IPVA 2025: posso registrar meu carro em um estado que cobra menos imposto?

Opel Kadett

Os primeiros modelos do Kadett saíram da fábrica da marca alemã Opel, subsidiária da General Motors, em 1936. O propósito do modelo era ser acessível. Em 1938, surgiu uma versão esportiva com carroceria roadster.

O estilo cupê faria grande sucesso no Brasil na década de 1990, quando foi vendida a sexta geração do carro por aqui.

Opel Kadett Roadster 1938

Divulgação | Opel

A produção do carro chegou a ser interrompida em 1940 devido à Segunda Guerra Mundial. Ao fim do conflito, a Opel voltou a produzir a segunda geração do Kadett em 1962.

Confira as gerações do carro:

1936 - 1940: Kadett I;

1938 - 1940: Kadett Roadster;

1962 - 1965: Kadett A;

1965 - 1973: Kadett B;

1973 - 1979: Kadett C (comercializado no Brasil como Chevrolet Chevette de 1973 a 1993);

1979 - 1984: Kadett D;

1984 - 1995: Kadett E (vendido no Brasil de 1989 a 1998).

O carro descrito no livro "Ainda Estou Aqui", obra literária que deu origem ao filme de Walter Salles, é da terceira geração, produzida de 1965 a 1973. No caso do modelo da família de Eunice Paiva, 1968 foi o ano de fabricação.

Apesar do visual esportivo de cupê, o carro não tinha um motor muito potente. Era equipado com um motor 1.1 de 60 cv de potência e 8,6 kgfm de torque. A transmissão era manual de quatro velocidades.

Desta geração de Kadett, havia a possibilidade de adquirir até oito carrocerias distintas, variando entre perua, sedã, fastback e cupê, todos de duas ou quatro portas.

Opel Kadett de 1968 era vendido em oito configurações distintas

Imagem da internet

O carro do Oscar

Fabio Martins começou a carreira como mecânico de veículos pesados, mas foi ao fazer um favor para um amigo que mudou de vida.

“Um amigo me pediu para levar um caminhão dele para a gravação de um comercial. Ele tinha muita confiança em mim e depois já me pediu para levar outro veículo para uma novela da Globo. Entrei no ramo, comprei alguns carros, restaurei e hoje só trabalho com isso”, diz Martins.

Fábio é o fundador da empresa Veículos em Cena, que conta com mais de 40 modelos em seu portfólio. “Eu não ando com carro de gravação. Eles são preparados, vão para a filmagem de guincho, fazemos o trabalho e depois voltam de guincho”, conta o empresário.

Fernanda Torres dirigiu o Opel Kadett em algumas cenas de 'Ainda Estou Aqui'

Globoplay

Com todo esse cuidado, Martins começou a ganhar relevância na indústria do cinema e seus carros se tornaram referência. Ao saber que a produção do filme estava buscando por um Opel Kadett 1968 cupê, Fabio começou a procurar seus contatos.

Foi assim que o empresário descobriu um colecionador no Paraná que tinha o carro e partiu em busca da compra. Era a única chance de adquirir o carro para a gravação, uma vez que o modelo é raro e já não se encontrava mais, em 2023, ofertas do automóvel em sites de compra e venda na internet.

“Quando cheguei lá, o carro não estava à venda. Foram dois dias de convencimento até que eu finalmente consegui comprar o carro”, explica Martins. “Não falei que o carro era para um filme e muito menos que ia ter que mexer na cor do carro. Se eu contasse, talvez ele desistisse de vender. Contei apenas que eu precisava do carro porque tinha um parente que tinha tido um modelo igual”, continua.

Galerias Relacionadas

O Opel Kadett adquirido por Fábio, contudo, era amarelo. Era preciso mudar a cor do carro para vermelho para ficar igual ao que Rubens Paiva teve. Com a experiência de sua época de mecânico, Martins desmontou o carro e contratou um pintor para aplicar a nova cor.

Foram sete meses em gravações, e o resultado não poderia ser melhor: Ainda Estou Aqui já ganhou 38 prêmios até agora e está concorrendo em três categorias do Oscar: Melhor Filme, Melhor Filme Estrangeiros e Melhor Atriz. Fernanda Torres, que interpreta Eunice Paiva, já ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz pela atuação.

O empresário, que acompanhou parte das gravações, ressalta que o trabalho de todos foi fundamental para o resultado do longa-metragem e que não esperava tanta repercussão.

“A gente não tem ideia do que ia se transformar aquele filme quando gravamos. Não imaginava em momento nenhum que daria essa explosão no mundo inteiro. O filme está sendo aclamado internacionalmente. Estou na torcida para ver o que vai rolar”, relata.

“Por trás, tem uma equipe gigantesca que trabalhou maravilhosamente. A turma fez de tudo para esse filme ser o que é, inclusive tem um pouco do meu trabalho ali”, finaliza.

Opel Kadett L Super 1968 tem motor 1.1 de 60 cv e 8,6 kgfm de torque

g1 | Rafael Leal

https://g1.globo.com/carros/noticia/2025/03/02/do-anonimato-ao-oscar-conheca-o-kadett-de-fernanda-torres-no-filme-ainda-estou-aqui-que-sera-leiloado.ghtml

SIGA Série Ouro: São Clemente canta os animais

Já passaram Tradição, Acari, Vigário, Bangu e Porto da Pedra. SIGA Série Ouro: São Clemente canta os animais Já passaram Tradição, Acari, Vigário, Bangu e Porto da Pedra. 16 escolas vão desfilar: 8 saíram na sexta, e 8 saem no sábado.. 3 delas não serão julgadas devido ao incêndio na fábrica de fantasias: Império Serrano, Unidos da Ponte e Unidos de Bangu.. Entre as outras 13, duas escolas serão rebaixadas para a Série Prata, e a campeão vai para o Grupo Especial.

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/carnaval/2025/ao-vivo/carnaval-2025-veja-a-apuracao-da-serie-ouro-do-rio-de-janeiro.ghtml

Acadêmicos do Tucuruvi é a quinta a desfilar nesta 2ª noite do Grupo Especial de SP

"/> As escolas do grupo especial desfilam no Sambódromo do Anhembi nos dias 28 de fevereiro e 1º de março. Acadêmicos do Tucuruvi é a quinta a desfilar nesta 2ª noite do Grupo Especial de SP As escolas do grupo especial desfilam no Sambódromo do Anhembi nos dias 28 de fevereiro e 1º de março. Mocidade, Gaviões, Águia de Ouro e mais desfilam neste sábado; veja ordem. Confira mapa, desvios no trajeto e saiba como chegar ao local dos desfiles

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/carnaval/2025/ao-vivo/apuracao-desfile-escolas-grupo-especial-carnaval-sp.ghtml

Em tempos de altas temperaturas, bloco 'Fique na Sombra' garante frevo e 'conforto térmico' em Olinda

"/> Bloco criado há 19 anos por grupo de amigos se concentra na Rua da Boa Hora e arrasta o povo até o Amparo. Bloco Fique na Sombra garante frevo e "conforto" em Olinda

Credito das fotos: Beto Figueiroa/Divulgação

É da casa de fachada azul e número 177, na Rua da Boa Hora, no bairro de Varadouro, de onde se organiza o bloco "Fique na Sombra", criado por um grupo de amigos há quase duas décadas. De lá para cá, a agremiação cresceu e se consolidou.

"É muito animado, seguro e tranquilo. A gente ama! Todo ano a gente vem. Ele [o 'Fique na Sombra'] já está na programação de 2026", elogia a professora Juliana Thays Mota. Acompanhada do namorado, o publicitário Fernando Madruga, ela brincou com um grupo de amigos da concentração do bloco até o fim do cortejo, no Largo do Amparo.

✅ Receba as notícias do g1 PE no WhatsApp

🎊 Fique por dentro do carnaval de Pernambuco

"Até a Quarta-feira de Cinzas é muito sobe e desce. Aí que é bom demais um bloco que garante o frevo e ainda oferece a sombra. A orquestra se garantiu demais", divertiu-se Fernando.

LEIA TAMBÉM

Totalmente aclamada: boneca gigante de Fernanda Torres atrai multidão de fãs em Olinda

Grupo encena entrega do Oscar a Fernanda Torres no Galo da Madrugada

Mesmo com chuva, Galo da Madrugada reúne famosos e multidão de foliões

Com o dinheiro arrecadado com a venda de camisetas, na cor amarela com detalhes rosa, a organização do bloco conseguiu, este ano, reformar o estandarte e adquirir novos seis guarda-sóis, totalizando 22.

É a garantia de sombra e frevo para quem quer seguir no passo e guardar energia para a maratona que acaba de começar na Cidade Alta.

Bloco fique na Sombra garante frevo e "conforto" em Olinda

Beto Figueiroa/Divulgação

Um dos organizadores do "Fique na Sombra", Petrus Giovanni contou que o trabalho para colocar o bloco na rua começa meses antes.

"A gente define, conjuntamente, o desenho da camisa, o preço, acerta com a orquestra e cuida dos outros detalhes", explicou.

O sábado de carnaval em Olinda

VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

https://g1.globo.com/pe/pernambuco/carnaval/2025/noticia/2025/03/02/em-tempos-de-altas-temperaturas-bloco-fique-na-sombra-garante-frevo-e-conforto-termico-em-olinda.ghtml

VÍDEO: foliões formam roda em torno de tropa da polícia em show de Saulo e reação de PM diverte

Momento ocorreu no sábado de Carnaval (1º) durante uma apresentação do artista na varanda de um camarote no circuito Barra-Ondina. Foliões formam roda com PMs no meio em show de Saulo

Quando a Polícia Militar passa pelo público durante o Carnaval de Salvador, os foliões já sabem: todo mundo quieto, sem encostar nos agentes e protegendo até desconhecidos. Mas no show realizado por Saulo, no sábado (1º), a postura foi diferente.

Enquanto o cantor se apresentava na varanda do Camarote Salvador, no circuito Dodô (Barra-Ondina), um grupo formado por cinco policiais passou pelo meio da pipoca e os foliões não se intimidaram. Parte do público abriu uma roda em torno dos agentes e fechou o cerco.

"Cuidado com Carol", gritou Saulo, chamando atenção para que os fãs não esbarrassem em uma das agentes quando chegasse o refrão de "Alegria Original", da Timbalada.

No momento certo da música, o grupo se jogou no meio da pista e até os policiais caíram na risada. Imagens divulgadas pelo próprio Saulo focam justamente na agente Carol, ao centro. É possível ver que ela até tenta, porém não consegue ficar séria diante da diversão.

Saulo na sexta-feira de Carnaval em Salvador

Jesus de Carvalho/ Agnews

Ao compartilhar o momento, o cantor se declarou à militar. "Carol... mãe de Saulinho, meu xará. Você fez meu Carnaval hoje, minha querida. Muito grato. Respeito e amor".

Nos comentários, muitos elogios ao artista, seu público e à tropa. "Essa é a PM que merece respeito", disse a apresentadora Astrid Fontenelle. "Só Saulo faz isso. Eu amo demais", declarou a cantora Aila Menezes.

O cantor volta a se apresentar no Carnaval da capital baiana na terça-feira (4), no circuito Osmar (Campo Grande). Ele vai comandar um trio sem cordas.

LEIA TAMBÉM

Pedido de casamento, romance, Preta Gil e mais famosos na folia: confira os melhores momentos do 3º dia do carnaval de Salvador

Tony Salles beija Scheila Carvalho, dança com a mãe e encerra desfila no chão com folião cadeirante

Lore Improta revela cuidados com a saúde no Carnaval: 'Ano passado, emagreci muito e tive a imunidade abalada'

Veja mais notícias do estado em g1 Bahia.

Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia

https://g1.globo.com/ba/bahia/carnavalnabahia/noticia/2025/03/02/video-pm-no-meio-da-roda-show-de-saulo.ghtml

Samba é atração deste domingo do carnaval do Recife. Gerlane Lops, Alcione, Ferrugem e Menos é Mais se apresentam no Marco Zero

O terceiro dia de festas no Recife também conta com nomes Elba Ramalho, Mart'nália e Geraldo Azevedo. Gerlane Lops, Alcione, Ferrugem e Menos é Mais se apresentarão no Marco Zero

Arte/g1

Os foliões terão mais de 10 palcos para assistir grandes apresentações no carnaval do Recife. Os shows estão divididos nos palcos do Marco Zero, Pernambuco Meu País, além dos polos descentralizados, também com apresentações de artistas locais.

✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE

🎊 Fique por dentro do carnaval de Pernambuco

O Rec Beat, localizado no Cais da Alfândega, terá atrações como Os Garotin (RJ), Afoxé Aganjú Aséobà, e Gabnaja. Confira todas as atrações do Recife deste domingo:

Confira a programação deste domingo (2) nos seguintes locais:

Marco Zero

Pernambuco Meu País

Praça do Arsenal

Rec-Beat

Samba da Moeda

Novo Cais

Alto José do Pinho

Brasília Teimosa

Bomba do Hemetério

Campo Grande

Casa Amarela

Ibura

Jardim São Paulo

Lagoa do Araçá

Linha do Tiro

Poço da Panela

Várzea

Cordeiro

Marco Zero

17h15 - Recife Matriz da Cultura Popular - Encontro de Blocos de Samba e Escolas de Samba;

19h - Gerlane Lops;

20h30 - Alcione;

22h30 - Ferrugem;

00h30 - Menos é Mais.

Pernambuco Meu País

15h - Maracatu Estrela de Ouro de Aliança;

16h - Maracatu Nação Pernambuco com participação de Charles Theone;

17h - Sambadeiras com participação de Natascha Falcão;

18h - Mestre Ambrósio.

Praça do Arsenal

18h30 - César e Jota Michiles, Transversal Frevo Orquestra e Guerreiros do Passo;

20h30 - Antúlio Madureira;

21h30 - Nena Queiroga;

23h - Lia de Itamaracá;

0h30 - Mariana Aydar e Bloco Forrozin.

Rec-Beat

19h - Gabnaja;

19h30 - Afoxé Aganjú Aséobà;

20h40 - Lander e Adriaan (Bélgica)

21h50 - Getúlio Abelha (CE);

23h10 - Catu Diosis (Uganda);

0h30 - Os Garotin (RJ).

Samba da Moeda

17h - Kallinas;

18h - Cris Galvão;

19h20 - Belo Xis;

20h40 - Adriana B.;

22h - Grupo Pérola;

23h20 - Mesa de Samba Autoral;

0h40 - Gabi do Carmo.

Novo Cais

Intervalos - DJ May;

18h - Familia Salustiano e a Rabeca Encantada;

19h10 - Pácua e Via Sat;

20h20 - Ciel Santos;

21h30 - Caetana;

22h40 - Isabela Moraes;

23h50 - Jader.

Alto José do Pinho

18h - Banda Etnia;

19h - Se7epalha;

20h - Devotos;

21h10 - Banda Viruz;

22h20 - Baile do Marley (participação de Gui da Tropa e CH do Zo);

23h40 - Banda Eddie.

Brasília Teimosa

19h - Mestre Lua;

20h - Ed Carlos;

21h10 - Gangga Barreto;

22h20 - Elba Ramalho;

23h40 - Pikape de Luxo.

Bomba do Hemetério

19h - Maestro Forró e OPBH;

20h - Afoxé Ylê Axé Oxum Jagurá;

21h10 - Banda Fim de Feira;

22h20 - Geraldo Azevedo;

23h40 - Seu Januário Frevofó.

Campo Grande

19h - Grupo Sombatuki;

20h - Banda Som da Terra;

21h10 - Banda Bateu aQuimica;

22h20 - Michelle Melo;

23h40 - Thaik.

Casa Amarela

18h - Sultaki do Samba;

19h - De Cara com o Samba;

20h - Renata Rosa;

21h10 - Uana;

22h20 - Clara Sobral;

23h40 - Mart'nália.

Ibura

19h - Orquestra Arrecifes Frevo;

20h - Frevo S/A;

21h10 - Marron Brasileiro;

22h20 - Vem com Elvis;

23h40 - Afroito.

Jardim São Paulo

18h - Muganga do Samba;

19h - Edilza Aires;

20h - Aborto do Cavaco;

21h10 - Bia Marinho Carnaval 2025;

22h20 - João Lacerda;

23h40 - Conde Só Brega Conde.

Lagoa do Araçá

Intervalos - DJ Magal;

18h - Coco Flor de Catemba;

19h - Lara Couto;

20h - Erica Natuza;

21h10 - Quinteto Violado;

22h20 - Fafá de Belém;

23h40 - Sambar&Love.

Linha do Tiro

18h - Coco Mestre Zé do Beco;

19h - Junior Soull;

20h - Benil;

21h10 - Banda de Pau e Corda;

22h20 - Deb Lima;

23h40 - Gustavo Travassos.

Poço da Panela

Intervalos - DJ Infa Vermelho;

19h - Fsnipes;

20h - Ylana;

21h10 - Lula Queiroga;

22h20 - Mundo Livre S/A;

23h40 - Academia da Berlinda.

Várzea

Intervalos - DJ Nadejda;

17h30 - Abissal e o Maracatu Real da Várzea;

19h - Matheus Gaudêncio;

20h - Antonio Nóbrega;

21h10 - Pongo;

22h20 - Juliana Linhares;

23h40 - Chico César.

Cordeiro

19h - Poli;

20h - Gustavo Travassos;

21h10 - Rogério Rangel;

22h20 - Alceu Valença;

23h40 - André Rio.

Segunda noite de carnaval no Recife tem Marco Zero lotado

VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

https://g1.globo.com/pe/pernambuco/carnaval/2025/noticia/2025/03/02/samba-e-atracao-deste-domingo-do-carnaval-do-recife-gerlane-lops-alcione-ferrugem-e-menos-e-mais-se-apresentam-no-marco-zero.ghtml

‘Este carnaval é de superação’, diz Wenny Isa, irmã de Lexa

A adolescente estava acompanhada pela mãe, Darlin Ferrattry, que desistiu de desfilar como rainha de bateria da Inocentes de Belford Roxo para cuidar da família, após a morte do bebê de Lexa. Wenny Isa ganha um beijo da mãe, Darlin Ferrattry, na concentração da Unidos de Bangu

Cristina Boeckel/g1

O desfile da cantora Wenny Isa, de 15 anos, rainha da Unidos de Bangu, é muito mais do que a resistência indígena, significado de sua fantasia. Segundo ela, a superação que marca o carnaval não é só na roupa, mas também na vida. Ela é irmã da cantora Lexa, que no começo de fevereiro anunciou que perdeu o bebê que esperava.

“Este carnaval é de superação. Quando você acha que pode passar tranquilo, a vida dá uma volta que você chega a ficar tonto. Mas eu estou me estabilizando e sendo forte pela minha irmã”, declarou.

A família tem uma relação íntima com o carnaval. Lexa é rainha da bateria da Unidos da Tijuca, que desfilará sem ninguém à frente dos ritmistas em respeito à musa.

A adolescente estava acompanhada pela mãe, Darlin Ferrattry, que desistiu de desfilar como rainha de bateria da Inocentes de Belford Roxo para cuidar da família.

A Unidos de Bangu tem como enredo a Aldeia Maracanã, na Zona Norte do Rio. A escola foi uma das atingidas por um incêndio na confecção Maximus.

Lexa conversa com Drauzio Varella sobre a perda da pequena Sofia

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/carnaval/2025/noticia/2025/03/02/este-carnaval-e-de-superacao-diz-wenny-isa-irma-de-lexa.ghtml

Integrante de torcida organizada do CSA é assassinado na Cidade Universitária, em Maceió

João Victor, membro da Mancha Azul, foi morto a tiros no Graciliano Ramos, parte alta da capital. Membro de torcida organizada do CSA, João Victor, foi assassinado em Maceió, AL

Arquivo pessoal

Um integrante da Mancha Azul, torcida organizada do CSA, foi assassinado a tiros no conjunto Graciliano Ramos, na Cidade Universitária, em Maceió, na madrugada deste sábado (1).

Ao chegar ao local, a Polícia Militar encontrou o torcedor João Victor baleado, no chão. Ele foi socorrido pelo Samu em estado grave e levado ao Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu aos ferimentos.

Segundo a PM, dois homens em uma motocicleta atiraram contra João Victor e fugiram.

As torcidas Mancha Azul e Trovão Azul publicaram nota de pesar pelo falecimento do torcedor.

Mancha Azul e Trovão Azul lamentam morte do torcedor João Victor, assassinado a tiros em Maceió, AL

Reprodução/Instagram

Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL

Veja mais notícias da região no g1 AL

https://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2025/03/01/integrante-de-torcida-organizada-do-csa-e-assassinado-na-cidade-universitaria-em-maceio.ghtml

FOTOS: veja imagens do 3º dia de carnaval em Salvador

Ivete Sangalo, Léo Santana, Bell Marques e BaianaSystem se apresentaram neste sábado (1°). O terceiro dia de carnaval aconteceu neste sábado (1°), em Salvador, e foi marcado pelos desfiles que saíram nos circuitos Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Pelourinho).

Ivete Sangalo, Léo Santana, BaianaSystem e Bell Marques foram algumas das atrações da folia baiana.

Galerias Relacionadas

Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.

Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

https://g1.globo.com/ba/bahia/carnavalnabahia/noticia/2025/03/01/fotos-veja-imagens-do-3o-dia-de-carnaval-em-salvador.ghtml

Música eletrônica também agita foliões na Região Nordeste de BH

"/> O bloco da Masterplano desfilou pelas ruas da capital neste sábado (1). Diferente do axé, da marchinha e dos ritmos carnavalescos, o bloco da Masterplano mobilizou foliões eletrônicos no bairro União, na região Nordeste de Belo Horizonte, neste sábado (1),

Joyce Loyola, publicitária, contou o motivo de escolher um bloco alternativo. “Eu sou clubber, que é a pessoa que frequenta boates e ama música eletrônica. Então, esse é o bloco com as melhores músicas para mim”, disse.

Nerhana Luz curte bloco Masterplano no Carnaval

Luiz Cisi/TV Globo

Entre os vários foliões presentes, Nerhana Neves Luz, estudante de medicina, se fantasiou de CDJ - um equipamento usado pelos DJs para remixar as músicas. “Eu quis fazer uma homenagem ao meu estilo musical favorito”, revelou.

Vídeos mais assistidos do g1 MG

https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/carnaval/2025/noticia/2025/03/01/musica-eletronica-tambem-agita-folioes-na-regiao-nordeste-de-bh.ghtml

Vídeo mostra despedida de igreja para adolescente que morreu em acidente na BR-153

"/> Whalita Maria Carvalho de Sá, de 17 anos, cantava e fazia parte do grupo de jovens da igreja Assembleia de Deus em Pugmil. Acidente aconteceu em Paraíso do Tocantins, e deixou a mãe e o padrasto da vítima feridos. Vídeo mostra despedida de igreja para Whalita Maria que morreu em acidente na BR-153

Familiares e amigos de Whalita Maria Carvalho de Sá, de 17 anos, prestaram as últimas homenagens à jovem durante uma cerimônia, em Pugmil. Um vídeo publicado nas redes sociais da igreja Assembleia de Deus mostra o momento em que o carro funerário passa por uma rodovia em direção ao cemitério local, enquanto pessoas emocionadas seguram balões.

Whalita Maria morreu após um acidente de carro na BR-153, em Paraíso do Tocantins, no dia 27 de fevereiro. A adolescente estava com a mãe e o padrasto, que ficaram feridos, quando o carro capotou às margens da rodovia. Ainda não há informações sobre o que provocou o acidente.

📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Durante o cortejo de despedida, familiares e fieis da igreja onde Walita Maria congregava caminhavam atrás do carro funerário com balões brancos e flores nas mãos. No vídeo, ainda é possível ver viaturas da Polícia Militar bloqueando a rodovia que dá acesso à entrada do cemitério, para a passagem de todos.

O sepultamento da adolestente aconteceu neste sábado (1º), no cemitério local de Pugmil, centro-oeste do estado.

Whalita era natural de Araguaína, região norte do estado, e estava cursando o ensino médio em Pugmil, onde morava com a mãe e o padrasto. Ela deixa ainda três irmãos.

Whalita Maria Carvalho de Sá, sonhava em cursar Direito e ser policial

Reprodução/ Redes sociais

Segundo a família da vítima, ela desejava prestar vestibular para direito e seguir a carreira de policial.

“Estamos todos arrasados com essa história. Ela era cheia de sonhos, planos para quando ficasse de idade, queria fazer Direito e ser policial”, contou Márcio Nascimento, que é primo do padrasto de Whatila.

Márcio Nascimento contou ao g1 que toda a família amava a jovem e que Whalita Maria era querida por todos que a conheciam. “Bondosa, menina de família, cheia de sonhos, super do bem”.

A adolescente cantava e fazia parte de um grupo de jovens da igreja Assembleia de Deus. A igreja a homenageou nas redes sociais com vídeos publicados mostrando Whalita cantando louvores.

Conforme Márcio, o primo que é padrasto da jovem recebeu alta médica na manhã desta sexta-feira (28), mas a mãe de Whalita continua internada no Hospital Regional de Paraíso.

Vídeo mostra adolescente vítima de acidente cantando em igreja de Pugmil

A Igreja Assembleia de Deus Ciadseta de Pugmil, postou nas redes sociais nota de pesar lamentando a morte da jovem que fazia parte da Mocidade Kadosh. Segundo a Igreja, a cerimônia do velório de Whalita aconteceu nesta sexta-feira (28), no Templo sede da Assembleia de Deus Ciadseta de Pugmil.

LEIA MAIS

Adolescente que morreu em acidente na BR-153 cantava e fazia parte de grupo de jovens da igreja Assembleia de Deus

Adolescente morre e mãe e padrasto ficam feridos após acidente que deixou carro capotado às margens da BR-153

O acidente

Acidente aconteceu em trecho da BR-153, em Paraíso

Divulgação/Onlines de Paraíso

O acidente aconteceu no início da tarde desta quinta-feira (27), próximo a um posto de combustível. A adolescente, o padrasto e a mãe foram levados para o hospital. Whalita Maria Carvalho de Sá, de 17 anos, foi arremessada para fora do veículo e morreu em decorrência dos ferimentos.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o padrasto foi encontrado em pé, consciente e verbalizando. Ele apresentava um corte no supercílio. A mãe estava desorientada e com traumatismo craniano do lado direito do rosto.

Já Whalita Maria apresentava um nível de consciência rebaixado e um possível traumatismo craniano. Durante o deslocamento para o hospital, a equipe precisou realizar procedimentos para normalizar a saturação de oxigênio no sangue dela, mas ela não resistiu.

Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2025/03/01/video-mostra-despedida-de-igreja-para-adolescente-que-morreu-em-acidente-na-br-153.ghtml

VÍDEOS: Jornal Anhanguera 1ª Edição-TO de sábado, 1º de março de 2025

Reveja as reportagens do telejornal. Reveja as reportagens do telejornal.

https://g1.globo.com/to/tocantins/edicao/2025/03/01/videos-jornal-anhanguera-1-edicao-to-de-sabado-1-de-marco-de-2025.ghtml

Porções de super maconha e R$ 40 mil são apreendidos pela Força Tática em apartamento de Cuiabá

No local também foi encontrada uma máquina de contar dinheiro. As apreensões ocorreram após uma pessoa fazer uma denúncia à Polícia Militar. Cerca de R$ 40 mil em espécie, uma máquina de contar dinheiro e nove porções de super maconha foram apreendidos em Cuiabá

Força Tática

Cerca de R$ 40 mil em espécie, uma máquina de contar dinheiro e nove porções de super maconha foram apreendidos por policiais militares da Força Tática do 1° Comando Regional, em um apartamento localizado no Bairro Alvorada, em Cuiabá, nessa sexta-feira (28).

Segundo a Polícia Militar, as equipes foram acionadas após denúncias de que um casal estaria brigando dentro de um apartamento na Rua Oma, onde uma pessoa supostamente pedia por socorro. Ao chegarem ao local, os policiais encontraram a porta do apartamento danificada e a fechadura arrombada.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp

Durante a revista, os agentes localizaram a droga espalhada pelo imóvel, além de uma máquina de contar dinheiro e comprovantes de transferências bancárias com valores expressivos. Nenhum suspeito ou morador foi encontrado na residência, segundo a polícia.

O material apreendido foi encaminhado à delegacia. O caso é investigado pela polícia.

https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2025/03/01/porcoes-de-super-maconha-e-r-40-mil-sao-apreendidos-pela-forca-tatica-em-apartamento-de-cuiaba.ghtml

DOGE, de Musk, demite dezenas de funcionários de tecnologia do governo dos EUA

Equipe desligada foi responsável por desenvolver serviços importantes para o país. Em resposta a uma publicação que classificava a equipe como "escritório de computadores de extrema-esquerda", Musk diz que grupo foi "deletado". O bilionário Elon Musk durante o evento conservador CPAC, realizado nos EUA

Jose Luis Magana/AP

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por meio do Departamento de Eficiência Governamental, comandado por Elon Musk, descontinuou uma equipe de funcionários públicos especialistas em tecnologia do país.

A equipe ajudou a construir o serviço gratuito de declaração de impostos da Receita Federal Interna (IRS) e reformulou sites em todo o governo.

Em e-mail endereçado a funcionários da Administração de Serviços Gerais (GSA) dos EUA, ao qual a agência de notícias Reuters teve acesso, o diretor de Serviços de Transformação Tecnológica, Thomas Shedd, disse que o time — conhecido como 18F — foi classificado como "não crítico" e, por isso, desligado.

LEIA TAMBÉM

Quase 40% dos contratos cancelados por Musk no DOGE não devem gerar economia para o governo dos EUA, apontam dados

Funcionários da USAID demitidos tiveram 15 minutos e escolta para limpar mesas de trabalho

Elon Musk perde mais de R$ 100 bilhões em um dia por vendas decepcionantes da Tesla na Europa

Uma fonte da GSA disse que cerca de 90 funcionários da 18F tiveram seus acessos imediatamente bloqueados nos dispositivos.

O bilionário Elon Musk respondeu a uma publicação no X que chamava o 18F de "escritório de computadores de extrema-esquerda do governo", dizendo que o grupo foi "deletado".

Lançada pela primeira vez em 2014, no governo do ex-presidente Barack Obama, a equipe 18F foi alocada na GSA e ajudou agências federais a melhorarem seus serviços digitais.

Ela foi encarregada de melhorar a acessibilidade do site federal, modernizar a tecnologia, aprimorar o acesso a dados e tornar a experiência de atendimento ao usuário mais amigável.

Apesar das demissões, o site gratuito de impostos da IRS segue online.

O GSA não respondeu imediatamente a uma mensagem solicitando que comentasse sobre o tema.

Departamento de pessoal dos EUA diz que resposta a e-mail de Elon Musk é voluntária; bilionário afirma que funcionários do governo terão 2ª chance

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/03/01/doge-de-musk-demite-dezenas-de-funcionarios-de-tecnologia-do-governo-dos-eua.ghtml