Homem é preso após ser filmado matando filhote de gato no interior do Ceará

A Prefeitura de Mombaça lançou uma nota de repúdio contra o caso. Homem é preso após ser filmado matando filhote de gato no interior do Ceará.
Reprodução
Um homem foi preso após ser filmado matando um filhote de gato em Mombaça, no interior do Ceará. A prefeitura do município repudiou o caso nesta segunda-feira (3).
O g1 entrou em contato com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social e da Polícia Militar sobre o caso, e aguarda resposta.
LEIA TAMBÉM:
Folião com som alto é detido por importunar sexualmente a policial que orientou baixar volume
Adolescente mata rival a tiros dentro de hospital em Fortaleza
Um homem gravou o momento em que o outro matava o animal e pediu que o ele não matasse. No entanto, ele arremessa o filhote no chão, causando a morte do animal.
A Prefeitura de Mombaça lançou uma nota de repúdio após a circulação do vídeo e disse “manifestar seu mais profundo repúdio ao ato cruel e desumano cometido contra um gato indefeso em nosso município”.
“A violência contra animais é inaceitável e fere não apenas a dignidade dos seres vivos, mas também os valores de respeito e compaixão que defendemos”, reforçou a gestão municipal.
Por fim, a prefeitura parabenizou as forças policiais pela prisão do suspeito. “Reforçamos nosso compromisso com a proteção dos animais e esperamos que as autoridades competentes tomem as medidas cabíveis para que a justiça seja feita. A crueldade não pode ser tolerada”, complementou a prefeitura.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:
Passageira é baleada na cabeça dentro de ônibus do Transcol, na Serra

Veículo já estava fora do Terminal de Carapina quando três suspeitos anunciaram um assalto, na altura do bairro Rosário de Fátima. Ao descer do ônibus, um deles disparou a arma e uma bala atingiu a mulher. Passageira é baleada na nuca em ônibus do Transcol
Uma passageira, de 30 anos, foi baleada na cabeça dentro de um ônibus do Sistema Transcol, na noite de domingo (2), na Serra, Grande Vitória. O veículo já estava fora do Terminal de Carapina quando três suspeitos anunciaram um assalto, na altura do bairro Rosário de Fátima. Ao descer do ônibus, um dos homens disparou a arma e uma bala atingiu a mulher.
Conforme informações do motorista da linha 535, que vai de Carapina, na Serra, para Campo Grande, em Cariacica, os assaltantes embarcaram no terminal com os outros passageiros. Quando passavam pela rua Carioca, anunciaram o assalto e tomaram o celular de duas passageiras, inclusive a vítima do disparo.
Terminal de Carapina, na Serra
Guilherme Ferrari/ A Gazeta
Após descerem, um deles atirou para dentro do ônibus, atingindo a mulher de 30 anos. Os suspeitos fugiram a pé.
O Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) foi acionado e a equipe prestou os primeiros socorros. A passageira estava consciente e foi encaminhada para o Hospital Dr. Jayme Santos Neves, também na Serra.
A Polícia Militar informou que buscas foram realizadas na região, mas ninguém foi preso. Já a Polícia Civil diz que o fato foi registrado como tentativa de latrocínio (roubo seguido de morte) e será investigado por meio do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic).
A Polícia Civil destacou que a população pode auxiliar na investigação por meio do telefone 181. O Disque-Denúncia é uma ferramenta segura, onde não é necessário se identificar para denunciar. Todas as informações recebidas são investigadas. As informações ao Disque-Denúncia ainda podem ser enviadas por meio do site, onde é possível anexar imagens e vídeos de ações criminosas", frisa, também em nota.
A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb-ES) também foi procurada para tratar do assunto, mas ainda não se manifestou.
Em Macapá, blocos Caldeirão do Pavão e Formigueiro desfilam na quarta-feira de cinzas
"/> Blocos distribuem caldos para ‘curar ressaca’. Concentração do Formigueiro ocorre atrás da Catedral Histórica de São José, já o Caldeirão será no Jesus de Nazaré. Bloco Caldeirão do Pavão completou 30 anos em 2024
Os blocos do Caldeirão do Pavão e Formigueiro são os responsáveis pelos últimos gritos de carnaval em Macapá. Os dois desfilam tradicionalmente na quarta-feira de cinzas e são marcados pela distribuição de caldos para “curar a ressaca” dos dias anteriores de folia
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
Saiba tudo sobre o Carnaval 2025 no Amapá
Bloco do formigueiro
A partir das 7h de quarta-feira (5), o bloco do Formigueiro promete reavivar o espírito de carnaval e reunir os foliões na área atrás da Catedral Histórica de São José, no centro de Macapá. No local é servido há cerca de 30 anos o famoso caldo. A ideia é que o alimento sirva de combustível para as últimas horas de folia.
Além disso, neste ano a programação conta com a apresentação da Banda Saca Rolha, da cantora Suellen Braga e Neivaldo.
Caldeirão do Pavão
Já ao meio-dia, a festa será no bairro do Jesus de Nazaré com o Caldeirão do Pavão. Novamente será servido um caldo para os brincantes no horário do almoço e às 17h o bloco percorrerá as principais ruas do bairro.
O Caldeirão foi fundado em 1991, por Raimundo Lino Ramos, personalidade irreverente do Jesus de Nazaré, desde então são mais de 30 anos de folia. Lino já faleceu, atualmente a festa é organizada pelos filhos da família Ramos
Neste ano, serão cerca de 12h de programação, isso porque a festa só termina à meia-noite já na quinta-feira (6). A animação fica por conta da Banda Gata Safada, da cantora Taty Taylor e de Paulinho Lendário.
Bloco Caldeirão do Pavão circula pelas ruas do bairro Laguinho na quarta-feira de cinzas
g1
LEIA TAMBÉM:
Carnaval 2025: veja em FOTOS como foi o desfile das 10 escolas de samba do Amapá
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Fernanda Torres, Messi, Amy Winehouse, Dinho do Mamonas e mais: bonecos gigantes encantam foliões em Olinda; FOTOS
"/> Cortejo arrastou multidão nesta segunda de carnaval nas ladeiras do Sítio Histórico. Boneco gigante de Fernanda Torres 'puxou' desfile na segunda de carnaval em Olinda
Leo Caldas/g1
O 36º Desfile dos Bonecos Gigantes divertiu os foliões que brincavam o carnaval nas ladeiras de Olinda nesta segunda-feira (3). Liderado pela atriz Fernanda Torres, que concorreu ao Oscar de Melhor Atriz pelo filme "Ainda estou aqui", o cortejo contou com homenagens a diversos famosos, como Amy Winehouse, Dinho do Mamonas Assassinas, Messi, Neymar e outros.
✅ Receba as notícias do g1 PE no WhatsApp
🎊 Fique por dentro do carnaval de Pernambuco
Confira as imagens na galeria a seguir:
Boneco gigante de Fernanda Torres no carnaval de Olinda
Leo Caldas/g1
Fernanda Torres 'puxou' tradicional Desfile dos Bonecos Gigantes de Olinda nesta segunda-feira (3)
Leo Caldas/g1
Boneco gigante de Amy Winehouse, em Olinda
Leo Caldas/g1
36º Desfile dos Bonecos Gigantes em Olinda
Leo Caldas/g1
Boneco gigante de Dinho, da banda Mamonas Assassinas, no carnaval de Olinda
Leo Caldas/g1
Bonecos de Messi, Neymar e Fernanda Torres em desfile de carnaval em Olinda
Leo Caldas
Boneco de Messi em desfile nas ladeiras de Olinda
Leo Caldas/g1
Carregadores sustentam bonecos nas costas durante desfile de carnaval em Olinda
Leo Caldas/g1
Diversos famosos foram representados no Desfile dos Bonecos Gigantes em Olinda
Leo Caldas/g1
Desfile dos Bonecos Gigantes 2025 em Olinda teve imagens de Seu Madruga, Trump e Bianka Carvalho, entre outras personalidades
Leo Caldas/g1
36º Desfile dos Bonecos Gigantes em Olinda
Leo Caldas/g1
Famosos se reúnem no Desfile dos Bonecos Gigantes 2025 em Olinda
Leo Caldas/g1
Desfile dos Bonecos Gigantes arrasta multidão nas ladeiras de Olinda nesta segunda de carnaval
Leo Caldas/g1
Boneco gigante de Fernanda Torres atrai fãs em Olinda
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Televisando: Projeto gratuito oferece cursos e materiais de apoio para professores da rede pública do Paraná
"/> Inscrições estão abertas e vão até 31 de março. Projeto da RPC e do Instituto GRPCOM é destinado a educadores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. RPC se une ao Instituto GRPCOM em projeto gratuito voltado para professores da rede pública do Paraná
Reprodução/RPC
A RPC se une mais uma vez ao Instituto GRPCOM para oferecer o "Televisando", um projeto gratuito destinado a professores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública do Paraná.
As inscrições para o programa vão até 31 de março e podem ser feitas por meio da internet.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Com 17 anos de história, o programa oferece formação continuada e materiais pedagógicos alinhados à Base Nacional Comum Curricular.
Para isso, o Televisando disponibilizará conteúdos exclusivos, como materiais pedagógicos, lives e cursos à distância certificados pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Além disso, por meio de um concurso cultural, reconhecerá boas práticas dos educadores participantes.
Com o tema "Juntos por uma Sociedade Melhor: Respeito, Cooperação e Cidadania", o programa de 2025 busca tornar as aulas mais dinâmicas e contextualizadas, estimular o consumo crítico das mídias e fortalecer a conexão entre escola, família e comunidade.
Quem pode participar do Televisando?
Podem participar profissionais da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) da rede pública do Paraná.
Entre eles, professores regentes ou auxiliares, equipes pedagógicas (diretores, coordenadores, supervisores, pedagogos), estagiários (com contrato ativo na rede municipal de educação), e representantes de Secretarias de Educação.
LEIA TAMBÉM:
Vídeo: Sorveteiro quase é atingido duas vezes por carro desgovernado após batida em cruzamento
História: 'Fui duas vezes vítima do holocausto', diz sobrevivente que namorou filha de oficial nazista sem saber
Hábitos culturais: Curitibanos vão mais a festas juninas do que carnaval, indica pesquisa
'Transforma a realidade'
Leila Lupepsa, professora da rede pública de Prudentópolis, considera o Televisando fundamental para o aprimoramento da prática pedagógica.
De acordo com ela, o programa trouxe formações, materiais pedagógicos e apoio para que ela ampliasse os horizontes dela e dos estudantes dentro de sala de aula.
"Nós fizemos uma infinidade de projetos que vieram agregar conhecimento à nossa escola. O Televisando não só forma profissionais da educação, mas inspira, fortalece e transforma a realidade", detalha.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Paraná.
Ex-vereadora denuncia agressão e furto de veículo pelo namorado em Campos dos Goytacazes
"/> A vítima foi atendida no hospital da cidade e já recebeu alta médica; ela pediu medidas protetivas. Ex-vereadora de Campos é agredida pelo namorado em Campos
A Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM) de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, investiga uma denúncia de agressão física contra a ex-vereadora Marcelle Patta, na madrugada deste domingo (2).
De acordo com a ex-parlamentar, ela foi agredida pelo namorado em frente ao prédio onde mora. Além da agressão, o homem teria levado o carro dela sem autorização.
Segundo a DEAM, o veículo foi localizado pela polícia nas proximidades da casa da vítima, no bairro Alphaville.
Ex-Vereadora Marcelle Patta recebe atendimento em Hospital em Campos
Arquivo Pessoal
Marcelle foi atendida no Hospital Ferreira Machado, e assim que recebeu alta médica, procurou a DEAM onde registrou o boletim de ocorrência contra o namorado pelos crimes de injúria, apropriação indébita e lesão corporal.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, a ex-vereadora contou do ocorrido:
''Mesmo no hospital, a polícia civil já estava trabalhando no meu caso à procura do meu carro com as câmeras da cidade, e à procura do indivíduo, mas o indivíduo devolveu meu carro. No final do dia, fui a DEAM terminar de dar meu depoimento, assinar o papel e pegar o pedido de medida protetiva'', concluiu.
Ainda de acordo com a polícia, a vítima passou por exame de corpo de delito por causa dos ferimentos pelo corpo e fez o pedido de medidas protetivas contra o suspeito. O caso segue sob investigação.
De acordo com a delegada Juliana Oliveira, titular da DEAM de Campos, o namorado da ex-vereadora não foi encontrado até a conclusão desta matéria.
VÍDEOS: AB1 de segunda-feira, 3 de março de 2025
https://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/playlist/videos-ab1-de-segunda-feira-3-de-marco-de-2025.ghtml
'Ainda Estou Aqui': DJ para bloquinho de carnaval para anunciar vencedor do Oscar e escola homenageia Fernanda Torres em muro

Em clima de Copa do Mundo, DJ Taroba interrompeu o show para informar os foliões no Centro Cultural Vasco em Rio Preto (SP). Em Sorocaba (SP), frase 'A Vida Presta' foi escrita em muro com arte grafite. DJ para bloquinho de carnaval para anunciar ‘Ainda Estou Aqui’ como vencedor do Oscar
Um DJ parou o bloquinho de carnaval durante a noite de domingo (2), em São José do Rio Preto (SP), para anunciar que o filme “Ainda Estou Aqui” conquistou a estatueta do Oscar® na categoria “Melhor Filme Internacional”, um marco histórico para o Brasil.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Isabella Cristina Fernandes Franco participou de bloquinho 'ao lado' de Fernanda Torres de papel em Rio Preto (SP)
Isabella Cristina Fernandes Franco/Arquivo pessoal
O público do bloquinho do Centro Cultural Vasco precisou esperar chegar em casa para saber o resultado do Oscar®. O DJ Taroba interrompeu o show e fez questão de informar o resultado aos foliões presentes.
Um vídeo enviado à reportagem mostra o momento em que o DJ faz a revelação. Em cima de Copa do Mundo, o público começa a fazer ecoar o nome de Fernanda Torres (assista acima). Para quem “respira” cinema, a obra por si só já é motivo de orgulho de orgulho para os brasileiros.
Foliões levam imagem de Fernanda Torres para o bloquinho em Rio Preto (SP)
Arquivo pessoal
A torcida era grande para que a estatueta dourada viesse para o Brasil. Teve gente que confeccionou e levou para o bloquinho uma imagem de Fernanda Torres, em papel, além de uma representação da estatueta.
O filme também foi indicado a “Melhor Atriz”, com Fernanda Torres, e “Melhor Filme". Ambas as categorias ficaram com o grande vencedor da noite: “Anora”, que ganhou cinco prêmios no total.
Walter Salles discursa após ganhar o Oscar® de Melhor Filme Internacional
A produção de Walter Salles foi inspirada no livro de Marcelo Rubens Paiva. O drama retrata a história emocionante de Eunice Paiva, que luta para descobrir a verdade sobre o desaparecimento do marido, o deputado Rubens Paiva, preso e morto durante a ditadura militar.
O filme já foi assistido por cerca de cinco milhões de pessoas e ganhou cerca de 40 prêmios em vários países.
Walter Salles diz que Oscar® de Melhor Filme Internacional é para a cultura brasileira
Arte em grafite
“A vida presta”. Em Sorocaba, a cerca de 400 quilômetros de distância de Rio Preto, uma das frases que mais repercutiram durante a campanha de Fernanda Torres para o Oscar® foi escrita em uma arte grafite, feita pouco tempo antes da premiação.
A iniciativa foi de uma escola particular do município que decidiu, por meio do desenho, apoiar e homenagear a artista, além do filme de Walter Salles (assista ao vídeo acima).
Em Sorocaba (SP), a frase 'A Vida Presta' foi escrita em uma arte grafite em um muro
Guaen Lee/Divulgação
Com sua intervenção, Guaen Lee, artista responsável pelo grafite, busca atrair a comunidade local e despertar o interesse pela arte urbana, assim como a importância da cultura e da arte brasileira.
“Sua indicação ao Oscar não é apenas um prêmio – é um grito, uma memória viva, uma cicatriz que se transforma em arte. Independente do resultado, já vencemos. Porque quando nossa história ecoa, quando nossas vozes são ouvidas, quando a verdade ganha espaço, seguimos mais fortes”, escreveu o artista na publicação.
Em Sorocaba (SP), a frase 'A Vida Presta' foi escrita em uma arte grafite em um muro
Reprodução/Instagram
O desenho usa tons de azul e se inspira em uma foto de Fernanda Torres feita quando ganhou o Globo de Ouro como melhor atriz, no início do ano.
Segundo a instituição, além de prestar homenagem à atriz, a intervenção artística também aproxima os alunos e responsáveis das técnicas e detalhes do grafite. A obra usa como suporte um muro ao lado da escola, no Centro.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
Corpo de segundo jovem filmado se afogando no Rio Amazonas é encontrado

Vítima tinha 20 anos e estava desaparecida desde a madrugada de sábado (1). Equipes de buscas fazem retirada do corpo de segundo jovem desaparecido após afogamento no Amazonas.
Jucélio Paiva/Rede Amazônica
O corpo do segundo jovem desaparecido no Rio Amazonas, em Parintins, foi encontrado nesta segunda-feira (3) por equipes de resgate. A vítima, de 20 anos, e outro amigo, de apenas 16 anos, foram filmados enquanto se afogavam na orla da cidade, na madrugada de sábado (1º).
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
De acordo com informações apuradas pela Rede Amazônica, o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) e deve ser liberado pela família nas próximas horas.
A busca pelos dois jovens teve início às 4h30 deste sábado, quando o desaparecimento foi registrado. Desde então, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) tem concentrado esforços na busca na superfície das águas.
Para reforçar as operações, uma equipe de quatro mergulhadores de Manaus chegou a Parintins no domingo (2), e a Marinha do Brasil também apoiou as buscas.
No início da tarde do domingo, o corpo do adolescente de 16 anos foi encontrado próximo a orla da Praça Digital, local onde o incidente aconteceu.
O caso
De acordo com imagens que circulam nas redes sociais, um grupo de jovens estava filmando uma "brincadeira" e percebeu que dois amigos estavam se afogando.
Nas imagens, os dois tentaram nadar, mas um desapareceu rapidamente. Uma amiga, sem saber nadar, pediu ajuda a um amigo, e uma terceira pessoa se disponibilizou a tentar salvar os jovens, mas o vídeo foi interrompido.
O Corpo de Bombeiros segue em busca do segundo jovem desaparecido, enquanto o caso segue sendo investigado.
Jovens filmam afogamento de amigos no Rio Amazonas; bombeiros buscam vítimas
Mogi das Cruzes tem horários diferenciados nas linhas de ônibus no carnaval

Alteração acontece nesta segunda-feira (3) e terça-feira (4). Já na quarta-feira (5), o atendimento será normal. Prefeitura informa que as medidas buscam adequar a operação conforme a quantidade de passageiros nos coletivos. Transporte coletivo terá horários diferentes durante o carnaval
Prefeitura de Mogi/Divulgação
Mogi das Cruzes tem horários diferenciados nas linhas de ônibus nesta segunda-feira (3) e terça-feira (4), de carnaval. Já na quarta-feira (5), o atendimento será normal. As medidas buscam adequar a operação conforme a quantidade de passageiros nos coletivos. Algumas linhas terão horários a mais nesses dias.
De acordo com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, nesta segunda-feira as linhas estão circulando com os horários de sábado. Na terça-feira, os horários serão os mesmos de domingo.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
A linha C101 (Parque São Martinho via Jundiapeba e Varinhas) terá dois horários a mais nesses dias. Um às 21h10 e outro às 22h50, sentido centro para bairro, e um horário a mais às 22h05, sentido bairro para centro. Já a linha E892 (Jardim Vieira) vai ter um horário a mais às 22h sentido centro, para o bairro.
Segundo a Prefeitura, os ônibus que fazem a linha E491 (Vila Hilário) também terão um horário a mais. Um às 15h30 e outro às 19h45, no sentido centro para o bairro. Outros dois horários que estão incluídos nessa linha são um às 16h e um às 20h10, sentido bairro para centro.
Nesta segunda e nesta terça-feira, os ônibus da linha E890 (Polo Industrial do Taboão) vão ter duas saídas a mais do Terminal Estudantes. Uma às 5h, outra às 15h45, e por fim, uma às 21h. Já no sentido contrário, do Núcleo Industrial para o Terminal, as partidas a mais serão às 6h10, às 17h15 e às 22h20.
Todas as informações sobre os horários e itinerários do sistema de transporte coletivo estão no site da prefeitura de Mogi das Cruzes.
Confira o carnaval em Sabaúna
Veja tudo sobre o Alto Tietê
Homem é encontrado morto em vicinal entre Cerqueira César e Manduri

De acordo com o boletim de ocorrência, a vítima tinha 33 anos e era natural de Bonito (BA). Corpo foi localizado por motorista no domingo (2). Caso foi registrado no domingo (2) na delegacia de Manduri (SP)
Polícia Civil/Divulgação
Um homem, de 33 anos, natural de Bonito (BA), foi encontrado morto em uma rodovia vicinal entre Cerqueira César (SP) e Manduri (SP), no domingo (2).
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
De acordo com o boletim de ocorrência, a Polícia Militar informou a delegacia de Manduri que uma testemunha, de 39 anos, estava dirigindo pelo local e encontrou uma pessoa caída ao chão, aparentemente sem sinais vitais.
Ainda segundo o boletim, a testemunha acionou a emergência e uma equipe policial foi até o local. A vítima foi identificada como um homem, de 33 anos, natural de Bonito (BA).
Foi solicitada perícia técnica e o corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML). No BO, o caso foi registrado como fuga do local do acidente e homicídio culposo na direção de veículo automotor.
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
AO VIVO: Assista ao BDAC com Melícia Moura
"/> Participe pelo telefone (68) 99211-2930. AO VIVO: Assista ao BDAC com Melícia Moura Participe pelo telefone (68) 99211-2930. G1 transmite diariamente os telejornais Bom Dia Acre, às 7h30, JAC 1, às 11h, e o JAC - 2ª edição a partir de 19h30.
https://g1.globo.com/ac/acre/ao-vivo/ao-vivo-assista-ao-bdac-com-melicia-moura.ghtml
Ministros do STF veem ação coordenada para enfraquecer Moraes e reagem para blindá-lo

Integrantes da Suprema Corte veem ações de Trump e big techs como tentativa de minar confiança no julgamento da denúncia contra Bolsonaro e agem para preservar Moraes. Ministro Alexandre de Moraes durante a sessão da Primeira Turma do STF.
Gustavo Moreno/STF
Ministros do Supremo Tribunal Federal têm uma avaliação muito sólida sobre as ações patrocinadas pelo governo americano de Donald Trump, Elon Musk e das big techs sobre Alexandre de Moraes.
Em conversa com o blog, três integrantes da corte fazem a mesma análise: a de que há uma ação coordenada para tentar enfraquecer o ministro e a credibilidade do julgamento da denúncia contra Jair Bolsonaro. Qual o efeito dessa pressão? O oposto do pretendido. Dentro do STF, Moraes está blindado.
"Há obviamente um esforço para tentar enfraquecê-lo, de tentar minar a credibilidade do julgamento da denúncia, e ele é o alvo porque é o relator", descreve um integrante da suprema corte. "Internamente, não há dúvida disso. As medidas adotadas pelo ministro Alexandre têm sido sistematicamente avalizadas pelo plenário ou pela turma. O foco sobre ele é estratégico, mas o ataque é institucional, ao STF como um todo", afirma um segundo ministro.
O resultado, internamente, é o oposto ao supostamente pretendido pelos detratores do ministro. Há um entendimento de que é preciso preservar Moraes para garantir a execução normal do julgamento da denúncia contra Jair Bolsonaro e outros 33 acusados pela Procuradoria-Geral da República de tramar golpe de Estado no país.
A defesa institucional do ministro, de suas prerrogativas e da independência do Supremo também deve vir de entidades que representam diferentes categorias da magistratura.
Mais: uma frente de confronto político também foi aberta por parlamentares que não se alinham à tática de uma ala do bolsonarismo de partir para o ataque à Justiça do país no exterior. O deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP) apresentou projeto de lei que, com base na reciprocidade, proíbe o ingresso no Brasil de autoridades estrangeiras que atuem para atacar as instituições do país.
É uma reação à articulação, capitaneada por Eduardo Bolsonaro junto a uma ala da extrema direita americana, para impedir a concessão de visto de Moraes para os Estados Unidos. Detalhe: segundo pessoas próximas ao ministro, ele está com o visto americano vencido há três anos, e não manifestou, em todo o período, intenção em renovar o documento.
Moraes se defende de ofensiva dos EUA: 'Deixamos de ser colônia em 1822'
Incêndio atinge apartamento em São Brás, bairro de Belém
"/> Corpo de Bombeiros controlou as chamas. Os militares informaram que o incêndio ocorreu em um cômodo do apartamento. Edifício onde apartamento pegoiu fogo, em Belém.
Reprodução / Redes sociais
Um incêndio foi registrado em um apartamento do edifício Plaza Viena, em São Brás, bairro de Belém, neste domingo (3).
O imóvel fica na travessa Castelo Branco e estava vazio no momento do acidente. Não houve registro de feridos.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
Os moradores contaram que sentiram um cheiro forte de queimado e já ficaram em alerta. Alguns saíram dos apartamentos para avisar os vizinhos. A movimentação foi rápida, e os próprios moradores ajudaram a retirar idosos do prédio.
Agentes do Corpo de Bombeiros foram ao local após a corporação ser acionada. O fogo foi controlado por volta das sete horas da manhã. Os militares informaram que o incêndio atingiu um cômodo do apartamento.
Incêndio atingiu um cômodo do apartamento, segundo os bombeiros
Reprodução / Redes sociais
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.
Homens são presos suspeitos de atirarem contra rapaz após festa em Lassance
"/> Segundo informações da Polícia Militar, o homem baleado contou que após o encerramento do evento, ocorreu um desentendimento entre ele e dois rapazes. Durante a briga, um dos suspeitos teria ido até uma casa buscar uma espingarda e, ao retornar ao local da discussão, passou a arma para o outro suspeito, que disparou duas vezes contra a vítima. Os disparos acertaram a boca e o peito do homem. Arma apreendida pelos policiais
Polícia Militar
Um homem, de 29 anos, foi baleado durante um desentendimento após uma festa de Carnaval nesse domingo (2), em Lassance. Dois suspeitos foram presos.
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Segundo informações da Polícia Militar, a equipe foi chamada a um hospital da cidade depois que a vítima deu entrada no local. Aos militares, o homem baleado contou que após o encerramento do evento, ocorreu um desentendimento entre ele e dois rapazes.
Durante a briga, um dos suspeitos teria ido até uma casa buscar uma espingarda e, ao retornar ao local da discussão, passou a arma para o outro suspeito, que disparou duas vezes contra a vítima. Os disparos acertaram a boca e o peito do homem.
Ao realizarem rastreamento pelos autores, os militares foram informados por testemunhas, que estavam no local do crime, que a vítima correu para próximo de um bar e deitou na calçada após ser baleada. Uma das testemunhas acionou o socorro.
Após levantarem informações sobre os suspeitos, os policiais localizaram os homens na casa de um deles. Eles estavam deitados nos sofás da sala, com a espingarda encostada no sofá e a munição próxima a um dos suspeitos.
Diante dos relatos e dos materiais encontrados, eles foram presos e encaminhados para a delegacia de Pirapora.
VEJA TAMBÉM
Corpo de mulher é encontrado carbonizado dentro de casa incendiada em Lassance
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja outras notícias da região em g1 Grande Minas.
Idoso morre após carro capotar em rodovia de MT

Vítima foi encontrada fora do veículo, já sem vida. Chovia no momento do acidente
Polícia Civil MT .
Um idoso identificado como Aguiar Pereira dos Santos, de 70 anos, morreu após o carro em que ele estava capotar na rodovia MT-170, próximo ao município de Juruena, a 893 km de Cuiabá, nesse domingo (2).
Conforme o boletim de ocorrência, a vítima foi encontrada sem vida para fora do veículo.
Segundo a Polícia Civil, o veículo em que a vítima dirigia saiu da pista, capotou e parou em uma região de mata. Ainda de acordo com a polícia, estava chovendo no momento do acidente.
O local foi periciado e a Polícia Civil segue investigando a dinâmica do acidente.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Suspeito de agredir e tentar enterrar homem vivo é preso em Nova Serrana

Homem foi flagrado por moradores que o impediram de concluir o crime. Ele fugiu do local, mas foi encontrado pela polícia. Havia um mandado de prisão para ele por pensão alimentícia. Homem é agredido e quase enterrado vivo em Nova Serrana
Corpo de Bombeiros/Divulgação
Um homem de 44 anos foi preso suspeito de agredir e tentar enterrar vivo outro homem, de 51 anos, no bairro Dona Zeli I, em Nova Serrana, no último sábado (1º). Ele já era procurado pela Justiça porque estava com um mandado de prisão em aberto por pensão alimentícia.
O suspeito recebeu atendimento médico e depois foi levado para a delegacia da Polícia Civil.
🔔Receba no WhatsApp as notícias do Centro-Oeste de MG
O crime
De acordo com a Polícia Militar (PM), durante patrulhamento, as equipes foram chamadas para atender a uma ocorrência de agressão. No local, os militares encontraram a vítima parcialmente soterrada dentro de um buraco de fundação para construção.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima é natural de Betim (MG), estava alcoolizada quando foi atacada por um indivíduo ainda não identificado.
Após as agressões, o suspeito usou uma enxada para tentar enterrá-lo vivo em uma vala próxima, mas foi interrompido por vizinhos que passavam pelo local e perceberam a movimentação. Diante disso, o agressor abandonou o crime e fugiu.
A vítima sofreu cortes na cabeça e uma laceração no braço direito. Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado para atendimento médico.
Siga o g1 Centro-Oeste MG no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas
Motorista invade calçada e atropela multidão na Alemanha, diz imprensa; polícia confirma operação no local
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/03/03/motorista-atropela-multidao-na-alemanha.ghtml
Motociclista fica gravemente ferido após perder o controle e tombar em Lagoinha do Piauí
"/> Conforme a Polícia Rodoviária do Piauí (PRF-PI), não foi possível realizar o teste de alcoolemia devido ao estado de saúde da vítima. PRF no Piauí
Policia Rodoviária Federal
Um homem de 38 anos, que ainda não teve a identidade revelada, ficou gravemente ferido após perder o controle de sua motocicleta na BR-343, em Lagoinha do Piauí, a 93 km de Teresina. O acidente ocorreu na manhã do domingo (2).
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Conforme a Polícia Rodoviária do Piauí (PRF-PI), ao chegarem no local, os policiais encontraram a vítima fora da pista com lesões graves. A dinâmica da ocorrência ainda está sendo apurada, mas a equipe apontou que a falta de reação do condutor ao perder o controle da moto pode ter causado a morte.
Ainda segundo a PRF, não foi possível realizar o teste de alcoolemia devido ao estado de saúde da vítima.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
O motociclista foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhado ao Hospital Municipal de Água Branca. O estado atual de saúde do homem não foi informado.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook e no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
Pelo menos 5 assassinatos são registrados na Grande João Pessoa no fim de semana de Carnaval
"/> Crimes aconteceram nas cidades de João Pessoa, Santa Rita e Cabedelo. Central de Polícia de João Pessoa
Divulgação/Assessoria de Comunicação da Polícia Civil da Paraíba
Pelo menos cinco assassinatos foram registrados na Região Metropolitana de João Pessoa no fim desemana de Carnaval. Os crimes aconteceram nas cidades de João Pessoa, Santa Rita e Cabedelo.
Ainda na sexta à noite, por volta das 19h, um homem foi morto com 23 tiros dentro do escritório de uma oficina, no bairro do Cristo. Quando a polícia chegou ao local, o homem estava caído embaixo da mesa com várias perfurações de tiros.
No bairro de Mandacaru, na tarde do sábado, uma vítima identificada apenas como Eduardo teria sido assassinado quando saía da casa da mãe. Ele foi atingido por dois tiros na região das costas.
Em Jaguaribe, no sábado, câmeras de segurança registraram o momento em que uma moto se aproxima de um grupo, um homem desce armado e começa a atirar contra outro homem que estava sentado em um depósito de bebidas. A vítima morava na comunidade Paulo Afonso e até as 9h não havia informações sobre a motivação do crime.
No domingo pela manhã, um homicídio foi registrado na Zona Rural de Santa Rita, em Cicerolândia. O homem estava siando da casa da mãe em uma moto, quando uma dupla, em outra moto, o seguiu e atirou contra ele.
Em Cabedelo, na comunidade Castelinho, um corpo foi encontrado em uma viela. Quando a polícia chegou ao local, identificou que era um adolescente de 17 anos. Com ele, a polícia encontrou objetos pessoais e R$ 500 em dinheiro. Ele foi atingido por 12 tiros.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba