VÍDEOS: Bom Dia Rio de quarta, 5 de março de 2025
Assista aos vídeos do telejornal com as notícias do Rio de Janeiro. Assista aos vídeos do telejornal com as notícias do Rio de Janeiro.
Homens são presos por furtarem fiação de um prédio desativado no Centro, em Presidente Prudente
Foram apreendidos, ao todo, 12,48 quilos de fio de cobre e uma marreta. Homens são presos em flagrante em Presidente Prudente (SP)
Polícia Civil
Dois homens, de 26 e 34 anos, foram presos em flagrante após furtarem um prédio desativado no Centro, em Presidente Prudente (SP).
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
De acordo com o Boletim de Ocorrência divulgado nesta quarta-feira (5), durante um patrulhamento da Polícia Militar, uma equipe avistou dois homens, sendo que um deles, de 26 anos, carregava um saco preto nas costas.
Ao serem abordados, os policiais constataram que o envolvido transportava diversos cabos de fiação elétrica, além de pedaços de material de instalação.
Questionado, o rapaz respondeu, inicialmente, aos militares que retirou os fios de uma obra na Avenida Washington Luiz.
Ao irem até o local, os militares constataram que se tratava de um pédio em reforma, desativado há aproximadamente três anos.
O suspeito informou que, para entrar no local, havia pulado um tapume e o amigo, de 34 anos, havia entrado no barracão e pegado a fiação.
No entanto, à Polícia Civil, o suspeito negou a participação do outro rapaz.
O homem, de 34 anos, disse aos militares que encontrou o outro envolvido na linha férrea e que não participou do furto.
Porém, ao ser interrogado pela Polícia Civil, disse que havia combinado com o amigo para entrar na obra e retirar a fiação elétrica, tendo ele ajudado a enrolar os fios com a intenção de vendê-los para comprar drogas.
Foram apreendidos, ao todo, 12,48 quilos de fio de cobre e uma marreta.
Os homens foram presos em flagrante, onde permaneceram à disposição da Justiça.
A Polícia Civil pediu a conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva.
Homens são presos em flagrante em Presidente Prudente (SP)
Polícia Civil
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
PM apreende mais de 370 facas e tesouras durante revistas no Carnaval do DF
"/> Também foram apreendidos 28 canivetes, 10 estiletes e três simulacros de arma de fogo, dentre outros objetos. Veja balanço de ocorrências da Polícia Militar e do Detran-DF nos quatro dias de folia na capital. Comandante-geral da PMDF fala sobre ocorrências no Carnaval 2025
A Polícia Militar do Distrito Federal apreendeu mais de 370 facas e tesouras durante as revistas nos bloquinhos de Carnaval entre sábado (1º) e terça-feira (4). Também foram apreendidos 28 canivetes, 10 estiletes e três simulacros de arma de fogo, dentre outros objetos (veja lista abaixo).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
"As revistas realmente fizeram a diferença. A gente apreendeu muitos objetos e isso fez com que a gente tivesse um Carnaval de sucesso."
Objetos apreendidos no Carnaval 2025 no DF
TV Globo/Reprodução
Ao todo, a Polícia Militar registrou oito ocorrências e 25 termos circunstanciados de ocorrência em quatro dias de folia na capital:
Ocorrências Carnaval DF 2025
TV Globo/Reprodução
Já em relação às drogas apreendidas, foram:
451,45g de maconha;
45g de skank;
5,8g de cocaína;
11 comprimidos de ecstasy;
0,8g de haxixe;
três frascos de lança perfume;
15,5g de entorpecentes diversos.
"A gente teve um planejamento muito intensificado, antecipado principalmente, e conseguimos colocar todas as modalidades do nosso policiamento no terreno de forma correta", disse a comandante-geral à TV Globo (veja vídeo acima).
Objetos apreendidos pela PMDF no Carnaval 2025
Divulgação/PMDF
Ocorrências de trânsito
Carro atropela pedestre, bate em árvore e pega fogo, no DF
Segundo o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), o Carnaval terminou com 424 motoristas autuados por alcoolemia. Ao todo, foram feitas 4,3 mil abordagens e 4,2 mil testes do bafômetro. Além disso:
200 veículos foram apreendidos;
110 motoristas foram flagrados dirigindo sem habilitação;
7 pessoas foram presas.
No domingo de Carnaval, duas pessoas morreram após um acidente de carro na DF-180. O veículo, que ia no sentido Samambaia, fazia zigue-zague na pista, atropelou um pedestre, bateu contra uma árvore, e pegou fogo, ficando completamente carbonizado (veja vídeo acima).
LEIA TAMBÉM:
DURANTE BLOCO DE CARNAVAL: homem é atropelado por 'trenzinho da alegria'; VÍDEO mostra atendimento médico
VÍDEO: moto aquática em alta velocidade atinge adolescente no Lago Paranoá, em Brasília
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.
Galho de árvore cai no meio da tv. Dr Moraes, em Belém
"/> Incidente ocorreu na madrugada desta quarta-feira (5), e trânsito foi afetado. Galho caiu na faixa de pedestres próxima à avenida Nazaré, em Belém.
Fábia Sepêda / TV Liberal
Um galho de uma árvore caiu no meio da travessa Doutor Moares, em Belém, próximo ao cruzamento com a avenida Nazaré, no centro de Belém.
O incidente ocorreu na madrugada desta quarta-feira (5), após chuva na Região Metropolitana. O vegetal atingiu a fiação elétrica da área e tomou conta de parte da faixa de pedestres.
Por volta das cinco horas da manhã, agentes do Corpo de Bombeiros estavam no local. Cones de sinalização foram colocados em volta do galho.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.
Após Carnaval, Sine Paraíba e João Pessoa reabrem nesta quarta (5)

Sine de Campina Grande segue fechado e retoma os atendimentos na quinta-feira (6). Após Carnaval, Sine Paraíba e João Pessoa reabrem nesta quarta (5)
Geraldo Bubniak/AEN
Após o ponto facultativo de Carnaval, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) Paraíba e de João Pessoa retomam os atendimentos nesta Quarta-feira de Cinzas. O Sine de Campina Grande reabre apenas na quinta-feira (6).
O Sine Paraíba oferta essa semana 1.243 vagas de emprego. O atendimento ao público inicia a partir das 12h. João Pessoa concentra a maioria das vagas, com 643 postos de trabalho, enquanto as demais estão distribuídas nas cidades de Campina Grande, Sapé, Guarabira, Santa Rita, Bayeux, Cabedelo, Conde, São Bento, Mamanguape, Patos e Princesa Isabel.
LEIA TAMBÉM: Paraíba tem 2.020 vagas de emprego oferecidas pelos Sines
O Sine de João Pessoa reabre com 581 ofertas de emprego nas mais variadas funções, quando o expediente será, excepcionalmente, no período das 12h às 17h. A sede do Sine está localizada na Avenida João Suassuna, nº 49, exatamente no primeiro casarão da Villa Sanhauá, na Praça Antenor Navarro, no Varadouro.
Já em Campina Grande, o Sine retoma os atendimentos apenas na quinta-feira (6), das 7h às 17h, com 196 vagas de emprega.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
Tripulantes de barco à deriva são resgatados pela Marinha na costa do Amapá

Barco ficou à deriva, após uma avaria no sistema de combustível. Resgate foi feito na terça-feira (4) em alto-mar. Tripulantes de barco à deriva são resgatados pela Marinha na costa do Amapá
Marinha do Brasil/Divulgação
A Marinha informou que resgatou na terça-feira (4) três tripulantes de uma embarcação pesqueira que estavam à deriva na costa do Amapá. O resgate foi feita no Oceano Atlântico após o barco sofrer avarias de máquinas.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Ainda segundo a Marinha, a embarcação não tinha autorização para navegar em alto-mar e havia partido de Oiapoque no dia 21 de fevereiro com destino ao município de Vigia (PA).
No dia 28 de fevereiro, o barco ficou à deriva, após uma avaria no sistema de combustível. A peça danificada foi substituída e a viagem prosseguiu. Porém, no dia 2 de março, a embarcação voltou a apresentar problemas no motor, ficando novamente à deriva.
A situação se agravou quando um dos tripulantes, um pescador de 52 anos, sofreu com dificuldades para se locomover e fortes dores no peito, caracterizadas por “pontadas” na altura do tórax. Os tripulantes pediram socorro por rádio UHF.
O Navio-Patrulha “Bocaina”, sediado em Belém (PA), foi acionado logo após o pedido de socorro do barco pesqueiro, e suspendeu da Base Naval de Val de Cães, em Belém (PA), pouco antes da meia-noite do dia 3 de março. Após cerca de 30 horas de navegação, o Navio-Patrulha “Bocaina” interceptou a embarcação à deriva.
Algumas horas antes do resgate, o tripulante que passava mal foi atendido, por rádio, pelo médico de bordo do Navio-Patrulha.
O barco de pesca foi rebocado até a sede da Capitania dos Portos do Amapá, na cidade de Santana (AP).
A Capitania dos Portos do Amapá informou que instaurou um inquérito para investigar as causas e responsabilidades do ocorrido.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, Facebook e X (Twitter)
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Data Magna: fique por dentro do que abre e fecha em Petrolina durante o feriado

Alguns serviços terão os horários modificados nesta quinta-feira (6), feriado da Data Magna de Pernambuco. Avenida Souza Filho, Centro Petrolina, Comércio
Emerson Rocha / g1 Petrolina
Nesta quinta-feira (6) é celebrado o feriado da Data Magna de Pernambuco. A lei que tornou o dia feriado presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial. Em Petrolina, no Sertão, alguns serviços serão modificados. Veja o que a abre e fecha.
Comércio:
O comércio funciona normalmente neste quinta-feira. O feriado foi transferido para a segunda-feira de Carnaval, em uma permuta que também envolveu o feriado da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro.
Shopping:
River Shopping em Petrolina
Divulgação
O horário de funcionamento do River Shopping será normal nesta quinta-feira: As lojas abrirão das 10h às 22h, enquanto o Carrefour atenderá das 8h às 22h. A praça de alimentação e lazer também estará em pleno funcionamento das 10h às 22h.
Serviços públicos municipais:
Prefeitura de Petrolina
Ascom / PMP
LEIA TAMBÉM:
Confira calendário de feriados e pontos facultativos em 2025 em Petrolina
Não haverá expediente na Prefeitura de Petrolina durante o feriado da Data Magna de Pernambuco. As creches e escolas municipais também não terão aulas. Serviços essenciais como os de segurança, limpeza pública e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) funcionarão normalmente.
A Prefeitura vai disponibilizar diversos serviços de forma on-line, por meio do ‘Petro-online’ pelo link.
Agências bancárias:
Agência bancária em Petrolina
Paulo Ricardo Sobral/ TV Grande Rio
As agências bancárias em Petrolina não vão funcionar no feriado desta quinta-feira. Apenas caixas eletrônicos estarão disponíveis.
Agência de Trabalho:
Agência de Trabalho funciona no Expresso Cidadão, em Petrolina
Ascom / INSS Petrolina
A Agência do Trabalho estará fechada e retornará ao horário normal de atendimento na segunda-feira (10).
Vídeos: mais assistidos do Sertão de PE
VÍDEOS: Bom Dia Goiás desta quarta-feira, 5 de março de 2025
Veja os vídeos do Bom Dia Goiás desta quarta-feira, 5 de março de 2025. Veja os vídeos do Bom Dia Goiás desta quarta-feira, 5 de março de 2025.
Casal brasileiro detido em aeroporto de Miami alega ter sido agredido e mostra imagens dos hematomas; VEJA

Rafael Novaes Seirafe, de 40 anos, e Beatriz Rapoport de Campos Maia, de 29, ficaram presos no Aeroporto Internacional de Miami, nos Estados Unidos. Casal de Santos (SP) alega ter sido agredido pela polícia. Rafael Novaes Seirafe sofreu ferimentos no rosto e no joelho
Arquivo Pessoal
O casal de brasileiros que ficou preso no Aeroporto Internacional de Miami, nos Estados Unidos, alega ter sido agredido pela equipe de segurança no local. Ao g1, Rafael Novaes Seirafe, de 40 anos, e Beatriz Rapoport de Campos Maia, de 29, enviaram fotos dos hematomas pelo corpo.
Os brasileiros são de Santos, no litoral de São Paulo, e tinham como destino a cidade de Cancún, no México. O voo deles saiu de Guarulhos e fez conexões em Brasília e Miami, onde a situação aconteceu. O casal foi levado a uma delegacia local e passou a noite detido, mas já foi liberado.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Segundo a imprensa norte-americana, Rafael e Beatriz se atrasaram e o portão de embarque estava fechado quando chegaram. Com base em informações da polícia local, a mídia noticiou que eles foram detidos porque jogaram café contra uma das atendentes da companhia aérea American Airlines durante a discussão na porta de embarque do voo para Cancún. A defesa do casal nega a versão.
Nas imagens enviadas pelo casal, é possível ver machucados no rosto e em um dos joelhos de Rafael, assim como um hematoma no braço de Beatriz.
Beatriz ficou com hematoma no braço e teve a calça manchada pelo café
Arquivo Pessoal
Defesa
O defesa advogado dos brasileiros, Guilherme Hayama, negou que os clientes tenham jogado café contra uma das atendentes. Segundo o profissional, o casal foi impedido de embarcar após ser questionado se falava inglês, já que haviam comprado assentos na saída de emergência do avião.
"Eles falam inglês. Já foram umas 15 vezes aos Estados Unidos, e a Beatriz morou fora. Mas, por preciosismo e honestidade, o Rafael afirmou que não falava inglês fluente, mas o suficiente para se comunicar bem. Mesmo assim, eles negaram categoricamente a entrada no voo", disse Hayama.
O advogado alegou que Beatriz estava com um copo térmico de café na mão, e, na confusão, ela foi empurrada, com a bebida caindo no chão em seguida. "Não tem nenhuma imagem do café nos funcionários", pontuou o advogado.
O g1 entrou em contato com a polícia e o aeroporto de Miami e a American Airlines, mas ainda não havia obtido resposta até a última atualização desta reportagem.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
FOTOS: musas da Grande Rio entregam looks no 3º dia de desfiles do carnaval carioca

Evento marca despedida de Paola Oliveira como rainha de bateria da escola. Carnaval 2025: atrizes, cantoras e outras famosas brilham na concentração da Grande Rio no 3º dia de desfiles do carnaval carioca. Evento marca despedida de Paola Oliveira como rainha de bateria da escola.
Paolla Oliveira se prepara para o seu último desfile como rainha de bateria da Grande Rio
Gustavo Wanderley / g1
Alane chega para a concentração da Grande Rio.
Leo Franco / AgNews
Raissa Bratileri na concentração da Grande Rio
Leo Franco / AgNews
Patrícia Poeta chega para o desfile da Grande Rio na Marquês de Sapucaí.
Anna Giullia/ Agnews
Mariana Goldfarb chega para o desfile da Grande Rio na Marquês de Sapucaí.
Anna Giullia/ Agnews
Isabelle Nogueira chega para o desfile da Grande Rio na Marquês de Sapucaí.
Anna Giullia/ Agnews
David Brazil chega para o desfile da Grande Rio na Marquês de Sapucaí
Anna Giullia/ Agnews
Hambúrguer de coco babaçu: como parte do produto usada para ração virou alimento humano

Farinha da amêndoa era considerada um resíduo. Ela também pode ser ingrediente para biscoitos, pães, bolos, mingaus e sorvetes. Hambúrguer babaçu
Divulgação Embrapa
Já pensou em comer um hambúrguer de coco babaçu? O produto comercializado pelas quebradeiras de coco na Amazônia maranhense usa uma parte do alimento que era aproveitada apenas para ração animal.
A proteína é feita a partir da farinha da amêndoa do babaçu, que também pode ser ingrediente também para fazer biscoitos, pães, bolos, mingaus e sorvetes.
O coco babaçu nasce da palmeira que leva o mesmo nome, nativa da Amazônia. O fruto é extraído da floresta e seu principal produto é o óleo, que pode ser usado para produção de alimentos e cosméticos.
Antes da pesquisa desenvolvida pelas mulheres das comunidades tradicionais em parceria com cientistas, o bagaço da amêndoa era considerado um resíduo da extração do óleo.
"Sabíamos que [a amêndoa] ainda tinha bastante conteúdo de lipídios, carboidratos, podendo ser utilizada como um tipo de farinha por meio de bom tratamento e processamento. A ideia era reaproveitar 100% do produto e obtivemos êxito", explicou o professor Harvey Villa, que participou do estudo.
O uso do babaçu também teve como objetivo gerar renda para as comunidades tradicionais, com uma produção de baixo impacto ambiental, disse a pesquisadora Guilhermina Cayres, líder do estudo.
"Aprendemos a assar e torrar o bagaço no forno para atingir o ponto certo e transformá-lo em farinha da amêndoa, um produto que substitui o coco ralado em todas as formulações, dá muito mais crocância e tem melhor aceitação pelos consumidores", relata Rosângela Lica, da Cooperativa Mista da Agricultura Familiar e do Extrativismo do Babaçu (Coomavi).
O produto é voltado para consumidores específicos, como aqueles com restrição ao glúten ou à lactose, explica Cayres.
A pesquisa foi desenvolvida com a colaboração de um grande grupo: mulheres da Coomavi, da Associação Clube de Mães Quilombolas Lar de Maria e da Associação de Quebradeiras de Coco de Chapadinha do Assentamento Canto do Ferreira.
Também fizeram parte dos estudos pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com a Rede ILPF e financiamento da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) no Brasil.
'Café fake': saiba diferenciar café e pó sabor café na prateleira, para não errar nas compras
Farinha da amêndoa do babaçu
Divulgação / Embrapa
O que vai na receita
Para ficar parecido com a carne de hambúrguer, os cientistas acrescentaram a casca da banana junto à amêndoa, para dar estrutura, sabor e maciez ao fritar.
Além disso, também é usada a farinha de arroz. Ela dá liga aos temperos e ajuda a melhorar a vida útil (que pode chegar a 6 meses para o hambúrguer congelado) e a qualidade nutricional, que contém 13,17% de proteína.
O hambúrguer foi saboreado por alunos do curso de gastronomia do Instituto Estadual do Maranhão (Iema). Só depois que eles aprovaram o produto, o alimento passou a ser comercializado nas feiras.
Quebradeiras de coco preparam o hambúrguer de babaçu
Divulgação / Embrapa
Coco babaçu
Embrapa / Divulgação
Leia também:
Pirarucu na lata: peixe em conserva é desenvolvido por pesquisadores da Embrapa
O surpreendente motivo pelo qual o sabor da sua cerveja está mudando
'Café fake': saiba diferenciar café e pó sabor café na prateleira
Entenda os motivos que fizeram o preço do ovo disparar
O que é a quarta-feira de Cinzas?

Para católicos praticantes, a quarta-feira de Cinzas é uma celebração rica em significado e necessária para a preparação rumo à Páscoa, 40 dias mais tarde. 'Quarta de Cinzas', aquarela de Julian Fałat, feita no século 19.
Domínio público
Tradicionalmente, é a data que marca o fim da folia e o início de um tempo de recolhimento — como se fosse necessária uma fronteira entre a festa da carne e o período de penitência chamado de quaresma.
Para católicos praticantes, a quarta-feira de Cinzas é uma celebração rica em significado e necessária para a preparação rumo à Páscoa, 40 dias mais tarde.
Nas missas, há um momento em que o padre e seus ministros abençoam cada um colocando um pouquinho de cinzas sobre a cabeça ou fazendo uma cruz na testa. Há duas possibilidades de frase a serem ditas neste momento, cabendo ao sacerdote decidir.
“Convertei-vos e crede no Evangelho” é um lembrete da necessidade cristã de mudança de vida, de abrir mão dos prazeres em prol de uma experiência mais próxima de Deus; “Das cinzas vieste, às cinzas retornarás” recorda a brevidade da vida.
“As duas possibilidades são válidas porque esses são os dois sentidos principais das cinzas”, afirma à BBC News Brasil o vaticanista Filipe Domingues, vice-diretor do Lay Centre, em Roma, e professor na Pontifícia Universidade Gregoriana, também em Roma.
“Esse dia nasceu como uma manifestação de devoção popular entre os séculos 3º e 4º. Os cristãos, nesse dia, para se prepararem para a quaresma, impunham sobre si as cinzas em sinal de penitência pública”, explica à reportagem a vaticanista e historiadora Mirticeli Medeiros, pesquisadora de História do Cristianismo na Pontifícia Universidade Gregoriana.
Para o historiador, teólogo e filósofo Gerson Leite de Moraes, professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo, a celebração surgiu “nas comunidades cristãs primitivas” como referência ao início do período de preparação para a Páscoa.
“Nasce junto com esse costume de se guardar os 40 dias do que chamamos de quaresma”, diz ele, à BBC News Brasil. “É um período que marca momentos de reflexão, de arrependimento, de renovação espiritual.”
O rito foi oficializado na liturgia pelo para Gregório Magno (540-604), na virada do século 7º. “Foi chamada por ele de ‘capite ieiunii’, ou seja, o dia em que se começava o jejum”, pontua Medeiros.
A pesquisadora conta que, conforme relatos antigos, no início a cerimônia era realizada em Roma sempre “em silêncio” e pessoalmente pelo papa, “que organizava uma procissão nos arredores da Basílica de Santa Anastácia e Santa Sabina”.
Quarta-feira de Cinzas: feriado, dia útil ou ponto facultativo?
Papa Gregório, em imagem pintada por Francisco de Zurbarán.
Domínio público
Referências bíblicas
'Quarta-Feira de Cinzas. , óleo sobre tela feita pelo pintor Karl Spitzweg, no século 19
Domínio público
“As cinzas carregam duas simbologias. A primeira é a ideia da efemeridade da vida, do fato de que quando Deus disse [no Antigo Testamento] de que das cinzas viemos e às cinzas voltaremos, era para lembrar que o ser humano é pequeno diante da grandeza de Deus”, contextualiza Domingues.
“A segunda questão é a do arrependimento, da penitência. Aí é uma leitura cristã, já do Novo Testamento, porque Cristo, segundo os evangelhos canônicos questionou algumas tradições do mundo judaico […], o legalismo de alguns doutores da lei. [Nesse contexto], no período da quaresma ele começa com essa reflexão interna da importância do arrependimento, da penitência, de reformular o que nós somos e como estamos vivendo”, afirma Domingues.
Assessor da Comissão dos Movimentos Eclesiais da Diocese de Itabira, em Minas Gerais, o padre Eugênio Ferreira de Lima lembra à BBC News Brasil que inúmeras referências bíblicas baseiam esse costume litúrgico. “Nelas, o uso das cinzas aparece tanto para a purificação e a penitência quanto para lembrar a relatividade da vida”, interpreta ele.
No livro do Gênesis, o primeiro do Antigo Testamento, há a reprodução de um diálogo que Deus teria tido com Adão explicando a ele como seria a vida fora do Éden. “No suor do teu rosto comerás o pão, até voltares ao solo, pois dele foste tirado. Sim, és pó e ao pó voltarás”, diz o versículo.
Mais adiante, no mesmo livro, há uma passagem em que Abraão afirma “vou ousar falar ao meu Senhor, eu que não passo de pó e cinza”.
Já no livro de Jó, um versículo orienta “repetis à exaustão máximas de cinza, torres de argila são vossas defesas”. No segundo livro de Samuel, diz-se que “Tamar tomou cinza e derramou sobre a cabeça, rasgou sua túnica de princesa, pôs as mãos na cabeça e afastou-se gritando”.
“Ele se agarra à cinza, seu coração enganado o desvia: ele não se verá libertado”, lê-se em Isaías.
“E também como sinal de arrependimento, em [no livro de] Jonas, o povo se veste de cinzas, cobre a cabeça de cinzas em sinal de arrependimento e penitência”, comenta o padre Lima. “Eles proclamaram um jejum e se vestiram de sacos, desde os grandes até os pequenos […]. Ele se levantou do trono, tirou o manto real, cobriu-se de saco e sentou-se sobre a cinza”, diz o trecho bíblico.
No livro dos Números, está escrito que “para este homem impuro, tomar-se à cinza do brasileiro do sacrifício pelo pecado”.
O sacerdote explica que, no Novo Testamento, há relatos que associam passagens de Jesus à simbologia das cinzas. Quando ele lamenta sobre as cidades da Galileia que não se renderam à sua palavra, diz que “cobertas de saco e cinza, elas se teriam convertido”, segundo narração do Evangelho de Mateus.
Na carta aos Hebreus, diz-se que “a cinza de novilha esparzida sobre os seres maculados os santificam, purificando-lhe os corpos”.
“Ou seja, as cinzas são o convite que a Igreja faz para refletirmos sobre a brevidade e a relatividade de nossa vida aqui na Terra, dizendo o que realmente somos: humanos que vamos morrer”, pontua o padre.
“Somos chamamos a entrar nesse tempo da quaresma dedicando mais tempo para a palavra da Deus e para abrir o coração e perceber a presença do Cristo no meio de nós: o Cristo que passa fome, que é torturado, que é injustiçado, que tem necessidade de roupa, de casa, de comida.”
“É uma simbologia muito bonita”, comenta o teólogo Moraes. “Marca o início de um período que conclama ao autoexame, à autorreflexão, à busca por uma renovação espiritual.”
Do que são feitas
Fronte com a cruz feita de cinzas em missa de Quarta-Feira de Cinzas.
Jennifer Balaska/ Wikimedia Commons/ Dominio público
Segundo a tradição católica, as cinzas utilizadas nessa missa de Quarta-Feira que marca o início da quaresma são obtidas a partir da queima de um produto de outra missa, realizada no ano anterior.
“Pela práxis oficial, as cinzas provêm das folhas do domingo de Ramos, celebrado no ano precedente. Acrescentam a elas agua benta e incenso”, diz a historiadora Medeiros.
Domingues vê também simbologia nessa origem do material. “Eles queimam os ramos usados na liturgia do ano passado e essas cinzas são guardadas para o ano seguinte. Isso mostra o ciclo da liturgia e da vida cristã, que nunca acaba, fecha um ciclo e começa outro”, acrescenta ele.
Padre Lima conta que funciona assim: “uma quantidade razoável daqueles ramos bentos no Domingo de Ramos é guardada, conservada e queimada para se transformar nas cinzas que, depois, são abençoadas na missa e, no momento certo do ritual da Quarta de Cinzas, todos os fiéis são convidados a se apresentarem para serem assinalados com elas”.
Ele enfatiza que o momento não é de ânimo negativo. “Não é tristeza. É penitência, é conversão, é mudança de vida. É preciso lembrar isso”, comenta.
Outras igrejas cristãs
De acordo com o teólogo e professor Moraes, a tradição da Quarta-Feira de Cinzas não foi incorporada pelas igrejas protestantes e evangélicas.
“As igrejas do protestantismo histórico, algumas são mais litúrgicas, outras menos. Todas reconhecem o período da Páscoa e, portanto, o período que a antecede, esses 40 dias da quaresma. Mas varia de intensidade [conforme a denominação religiosa]. Numa igreja litúrgica, às vezes o pastor cita que iniciamos o período da quaresma, algumas igrejas usam cores específicas”, conta.
“Já as evangélicas pentecostais e neopentecostais geralmente são muito pouco litúrgicas, é um espontaneísmo muito grande então dificilmente você vai encontrar uma valorização desse período de tempo em relação à observância da quaresma”, acrescenta ele.
Moraes afirma que, em geral, os cristãos não católicos não têm nenhum ritual próprio para a Quarta-Feira de Cinzas.
https://g1.globo.com/carnaval/2025/noticia/2025/03/05/o-que-e-a-quarta-feira-de-cinzas.ghtml
‘Tarifaço’ de Trump prejudica produtos do Brasil, mas pode estreitar relação com novos parceiros; entenda

Guerra comercial pode fazer com que setores específicos paguem mais caro para exportar para os EUA, mas estimula o acerto de novos acordos com chineses e países europeus. Navios porta-contêineres são vistos no porto de Santos.
Alexandre Meneghini/ AP Photos
Os indícios de que está começando uma guerra comercial de proporções globais voltaram a acender o alerta sobre mudanças na dinâmica do comércio global, que podem afetar o Brasil de diferentes maneiras.
Nesta terça-feira (4), Canadá, China e México anunciaram novas taxas para produtos importados dos Estados Unidos. As medidas são uma resposta às tarifas impostas antes pelo presidente americano, Donald Trump, aos três países.
Especialistas consultados pelo g1 apontam que a troca de tarifas de importação pode prejudicar diretamente setores específicos no Brasil, como o etanol e alguns produtos agrícolas. (entenda mais abaixo)
Por outro lado, o aumento das tensões entre EUA e seus principais parceiros pode criar novas oportunidades para o comércio exterior brasileiro, permitindo que o Brasil venda mais produtos a grandes aliados.
Welber Barral, ex-secretário do comércio exterior e sócio-fundador da BMJ Consultores Associados, afirma que parte das medidas anunciadas pelos chineses em resposta às tarifas de Trump podem beneficiar o Brasil.
"As retaliações à soja e ao frango podem acabar beneficiando as exportações brasileiras", afirma.
Além de ter a China como seu maior parceiro comercial, o Brasil está entre os maiores exportadores globais dos dois produtos.
Como mostrou o g1 em fevereiro, há também uma oportunidade para que o Brasil estreite sua relação comercial com a China, tornando-se não apenas um importante exportador, mas também um grande destino para produtos chineses.
EUA aplicam tarifas de importação sobre China, Canadá e México
O Brasil pode pagar mais caro para exportar para os Estados Unidos?
Embora o Brasil não esteja entre as prioridades de retaliação do governo norte-americano — que tem focado em seus maiores parceiros comerciais — o país pode sentir os efeitos das tarifas impostas por Trump.
Algumas das medidas que podem impactar o Brasil incluem:
A imposição de tarifas para produtos agrícolas importados pelos Estados Unidos.
Segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Universidade de São Paulo (USP), os EUA foram o terceiro maior importador do agronegócio brasileiro em 2024, com uma participação de 7,4%.
O destaque foi a madeira brasileira, com os EUA recebendo 42,4% das exportações do produto. Nesse caso, o Brasil pode sentir os efeitos das tarifas, já que Trump anunciou no final do mês passado que deve impor uma tarifa de 25% sobre madeira e produtos florestais importados.
A imposição de tarifas recíprocas aos países que cobram taxas dos EUA
Outro impacto pode vir das tarifas recíprocas que o presidente americano pretende implementar para países que cobram taxas de importação de produtos dos EUA.
"Queremos um sistema nivelado", disse Trump a jornalistas na época de criação das taxas. Entre os exemplos para a política de tarifas recíprocas, o governo dos EUA citou o etanol brasileiro:
"A tarifa dos EUA sobre o etanol é de apenas 2,5%. No entanto, o Brasil cobra uma tarifa de 18% sobre as exportações de etanol dos EUA. Como resultado, em 2024, os EUA importaram mais de US$ 200 milhões em etanol do Brasil, enquanto exportaram apenas US$ 52 milhões em etanol para o Brasil."
A imposição de tarifas de importações sobre o aço e o alumínio
Outra taxação que pode impactar o Brasil é a intenção de Trump de taxar as importações de aço e alumínio do país. Isso é relevante porque, depois do petróleo, o ferro e o aço são os principais produtos exportados do Brasil para os EUA.
"Assim como foi com o aço e alumínio, podem vir uma série de outras tarifas, porque a gama de produtos negociados é muito grande. E apesar de ecoar no Brasil também, nós não somos o alvo preferencial dessas taxas", afirma Arthur Pimentel, presidente do conselho de administração da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB).
O executivo destaca, ainda, que o governo brasileiro precisa se preparar para uma "interlocução de alto nível", encontrando maneiras de discutir as questões diplomáticas com os americanos "em tom de igualdade".
"Há um interesse muito grande do Brasil em continuar vendendo para os EUA, porque vender significa gerar emprego. Então, é uma situação crítica, mas eu vejo com otimismo as possibilidades", completa Pimentel.
Inimigos do fim: 6 blocos fecham o carnaval oficial do Rio nesta Quarta-Feria de Cinzas

Os desfiles acontecerão nos bairros: Centro, Lapa, Engenho de Dentro, Ilha do Governador, Taquara e Catete. Desfile do Me Enterra na Quarta em Santa Teresa em 2019
Alexandre Macieira/Riotur
A Quarta Feira de Cinzas no Rio de Janeiro ainda é de carnaval. Ao todo, a cidade terá mais seis desfiles oficiais de blocos de rua nesta quarta (5).
Veja a lista de blocos estreantes no carnaval do Rio em 2025
Os cortejos acontecem em seis bairros do Rio: Centro, Lapa, Engenho de Dentro, Ilha do Governador, Taquara e Catete.
Confira a lista dos desfiles desta Quarta-Feira de Cinzas:
GREMIO RECREATIVO CHAVE DE OURO
Concentração: 16h
Local: R. Ana Leonidia, 85 - Engenho de Dentro
AINDA AGUENTO
Concentração: 11h
Local: Praia Da Engenhoca, 151 - Ribeira
BLOCO GURI DA MERCK
Concentração: 16h
Local: R. José Perigault, 115 - Taquara
BLOCO BATUQUE DAS MENINAS
Concentração: 16h
Local: Praça Largo do Machado - Catete
PLANTA NA MENTE
Concentração: 14h
Local: Praça Cardeal Câmara, 71 - Lapa
CORDÃO DO ME ENTERRA NA QUARTA
Concentração: 14h
Local: Av. Augusto Severo, 64 - Centro
Apuração define nesta quarta-feira a grande campeã do carnaval carioca; regras mudaram

O g1 vai transmitir a leitura das notas, com destaques e todas as notícias. Apuração será na Cidade do Samba
Divulgação / Rio Carnaval
Com novidades, o Rio de Janeiro vai conhecer na tarde desta Quarta-Feira de Cinzas (5) a escola campeã do carnaval 2025 — mesmo a Portela terminando de desfilar horas antes. E o g1 vai transmitir a apuração, com destaques e todas as notícias, a partir das 16h.
Houve mudanças no posicionamento dos jurados e no preenchimento dos envelopes. Mas boa parte das regras foi mantida, como descarte de notas e critérios de desempate.
Leia também:
Saiba tudo sobre o carnaval do Rio
Veja os enredos das escolas do Grupo Especial para 2025
Entenda abaixo o que mudou.
Módulos dos jurados
Os 36 julgadores dos 9 quesitos (4 para cada) foram espalhados em módulos por toda a Avenida. Ano passado, os módulos 1 e 2 dividiam um só espaço no Setor 3; o módulo 3 ficava no Setor 6, e o 4, no Setor 10.
Como metade do júri estava no mesmo ponto (no começo da Avenida), um deslize ali poderia derrubar as notas e tirar a escola da briga pelo título.
Agora, foram 4 cabines de julgadores separadas, nos setores 3, 6, 9 e 10.
Isso obrigou as escolas a alterar o planejamento do desfile:
As comissões de frente e os casais de mestre-sala e porta-bandeira tiveram de se apresentar 4 vezes para o júri — antes, eram 3 performances;
O time da evolução teve de recalibrar o andamento do cortejo, a fim de encaixar essas 4 “paradas”;
A equipe da harmonia precisou ficar mais atenta ao canto dos componentes, pois os jurados ganharam “ouvidos” na Avenida toda;
O mesmo cuidado valeu para o acabamento das alegorias e das fantasias.
Preenchimento dos envelopes
Para não favorecer a última escola a desfilar — este ano, a Portela —, a orientação mudou.
Até o ano passado, os jurados tinham de assistir às 12 agremiações para só então lançar as notas no caderno, a fim de garantir um julgamento fechado. Durante cada apresentação, o júri apenas podia fazer anotações.
Não por acaso, as escolas que saíram na Segunda-feira de Carnaval têm mais títulos que as do Domingo.
Agora, para que a (falta de) memória dos avaliadores não interferisse no resultado, ao fim de cada madrugada eles tiveram de lançar as notas das 4 escolas daquele dia.
O que não mudou
Número de jurados: são 4 para cada um dos 9 quesitos.
Quesitos: Alegorias e Adereços, Bateria, Comissão de Frente, Enredo, Evolução, Fantasias, Harmonia, Mestre-sala & Porta-bandeira e Samba-enredo.
Concessão das notas: 9.0, 9.1, 9.2... 9.9 e 10.0. O julgador precisa escrevê-la também por extenso.
Justificativas: qualquer nota diferente de 10.0 precisa vir com uma explicação sobre a penalidade, ou a “despontuação”.
Descarte: a menor das 4 notas é descartada — caso a escola “gabarite”, um 10 é jogado fora. Logo, são 270 pontos em jogo, ou 30 de subtotal por quesito.
Desempate: no início da tarde, a Liesa vai sortear a ordem de leitura dos quesitos. O último a ser aberto é o primeiro critério de desempate. Caso persista a igualdade, o tira-teima avança pelos subtotais até achar o campeão.
Empate: é permitido o empate apenas na 1ª colocação, se 2 ou mais escolas terminarem com os mesmos 9 subtotais na ordem de leitura — algo que não acontece desde 1998, quando Beija-Flor e Mangueira dividiram a taça.
Sábado das Campeãs: as 6 mais bem colocadas retornam no dia 8. A vencedora encerra a noite.
O que cada quesito julga
Em ordem alfabética:
Alegorias e adereços: é dividido nos subquesitos concepção e realização. No primeiro, avaliam-se a adequação dos itens ao enredo e a criatividade, desde que haja significado. No segundo, valem a impressão causada pelas formas, materiais e cores, o acabamento (inclusive das partes traseiras e geradores) e o papel e a fantasia dos destaques. Perde pontos a escola que deixar pedaços de fantasias, materiais estranhos ou geradores aparentes.
Bateria: a manutenção regular e a sustentação da cadência em consonância com o samba-enredo; a perfeita conjugação dos sons emitidos pelos vários instrumentos; e a criatividade e a versatilidade.
Comissão de Frente: em indumentária, a capacidade de impactar o público. Em apresentação, se saudaram os jurados e se foram coordenados e síncronos. Perde ponto a comissão que perder parte da roupa.
Enredo: em concepção, valem o argumento, o desenvolvimento a importância e a densidade cultural. O jurado avalia a clareza, a coerência e a coesão na roteirização do desfile, de modo a facilitar o entendimento do tema. Também conta pontos a criatividade no enfoque ou “recorte” escolhido. Em realização, é vista a adaptação do conceito para o que é apresentado na Avenida, como a sequência das alas e alegorias, a criatividade e a carnavalização do tema proposto. Perde pontos a escola que não apresentar na pista alegorias, tripés ou alas descritos no roteiro. Itens a mais ou trocados também geram punição.
Evolução: é a fluência da apresentação. O julgador avalia a espontaneidade, a criatividade, a empolgação e a vibração dos desfilantes, bem como a coesão do desfile —a manutenção de espaçamento o mais uniforme possível entre alas e alegorias. Perde pontos a escola que deixar buracos ou permitir que alas se misturem.
Fantasias: em concepção, a adequação ao enredo e a criatividade. Em realização, a impressão causada pelas formas, materiais e cores; o acabamento e a leveza; e a uniformidade de detalhes. Perde ponto a escola com desfilantes com roupas incompletas.
Harmonia: é o entrosamento entre o ritmo e o canto, e o avaliador deve estar atento à perfeita igualdade do canto do samba-enredo pelos componentes, em consonância com o intérprete e a manutenção da tonalidade; há punição se qualquer integrante for flagrado sem cantar.
Mestre-sala e Porta-bandeira: contam pontos a roupa, o bailado, a harmonia do casal e a proteção do pavilhão. Perde ponto a dupla que deixar a bandeira enrolar ou que perder parte da fantasia.
Samba-enredo: para a letra, adequação ao enredo, a riqueza poética, beleza e bom gosto e à adaptação dos versos com os desenhos melódicos. Para a melodia, as características rítmicas, a riqueza, a beleza e o bom gosto e a capacidade de facilitar o canto e a dança dos desfilantes.
Virada no último segundo e quesito decisivo: veja todos os números da vitória da Rosas de Ouro em São Paulo
"/> Escola conquistou o título após 15 anos de jejum e enfrentou uma apuração tensa que só se definiu na última nota. Veja gráficos que explicam a vitória. Equipe da Rosas de Ouro ergue o troféu de campeã do Carnaval 2025 em SP
A Rosas de Ouro foi a campeã do carnaval de São Paulo nesta terça-feira (4), após 15 anos sem conquistar o título e com uma apuração tensa que só se definiu na última nota divulgada. O título marca o fim de um jejum de 15 anos para a agremiação, que não vencia desde 2010. A escola foi a sexta a entrar na avenida na primeira noite de desfiles, na sexta-feira (28), Sambódromo do Anhembi.
Desfile da Rosas de Ouro
Letícia Dauer/g1
Esse é o oitavo título da Rosas de Ouro. A escola já venceu em 1983, 1984, 1990, 1991, 1992, 1994 e 2010. A conquista mantém a Rosas de Ouro na quinta colocação entre as escolas que mais venceram o carnaval em São Paulo. Ela está atrás da Vai-Vai, com 15 títulos, Mocidade Alegre, com 12, Nenê de Vila Matilde, com 11, Camisa Verde e Branco, com 9.
Virada no último quesito
A Rosas de Ouro começou na liderança da apuração nos quesitos enredo e bateria. No entanto, perdeu posições ao longo da avaliação, chegando ao oitavo lugar no critério mestre-sala e porta-bandeira. A escola só conseguiu se recuperar e garantiu o título na nota final do último quesito, evolução.
Evolução decisiva
A evolução foi o quesito que mais tirou nota das escolas. Ele teve média de 29,83 pontos e recebeu as menores notas médias dos jurados.
Bateria realmente nota 10
Todas as escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo receberam nota máxima no quesito bateria no carnaval 2025. Para os avaliadores Gláucia Vidal, Ricardo Valverde, Luiz Perez e Alberto Bento Dias, as 14 escolas cumpriram com o esperado. Não houve um décimo sequer descontado de nenhuma agremiação.
Quadro de notas no quesito bateria
g1
Nota dez da juíza mais 'carrasca'
A Rosas de Ouro foi uma das três escolas que conseguiram a raríssima nota 10 da jurada mais 'carrasca' do carnaval de São Paulo este ano, Priscila Freire de Araújo, que julgou o quesito evolução. Além da campeã, ela deu nota máxima para a Dragões da Real e a Estrela do Terceiro Milênio. As demais escolas receberam entre 9,9 e 9,7.
Quantidade de notas 10 de cada jurado no carnaval de São Paulo
Arte g1
Como ficaram as escolas ligadas às torcidas de futebol
Escola de samba ligada à torcida organizada de mesmo nome do clube de futebol Palmeiras, a Mancha Verde foi rebaixada no Carnaval 2025. A Gaviões da Fiel, ligada ao Corinthians, ficou em 3º lugar. Já a Dragões da Real, ligada à torcida do São Paulo, terminou em 6º lugar
Portela, Mangueira e Beija-Flor: as escolas de samba mais vitoriosas do carnaval do Rio
Veja quantos títulos cada agremiação ganhou. Apuração do carnaval de 2025 começa às 16h, e terá transmissão da TV Globo e do g1. Imperatriz e Viradouro foram os destaques do 1º dia. Beija-Flor e Salgueiro, do 2º. Portela é a que mais tem títulos, com 22. Em seguida aparecem Mangueira, com 20, e Beija-Flor, com 14. Com 22 títulos, a Portela é a escola de samba mais vitoriosa do carnaval do Rio de Janeiro, seguida por Mangueira, com 20, e Beija-Flor, com 14.
A Portela nasceu em abril de 1923 como Baianinhas de Oswaldo Cruz, fruto da união de três amigos. Levou um tempo para que aquele bloco rural crescesse até ganhar o nome conhecido do carnaval carioca. Em 1935, como Vai Como Pode, conquistou seu primeiro título, mas foi em 1939 o primeiro carnaval que ganhou com o nome de Portela.
O último título da Portela foi em 2017.
AO VIVO: Acompanhe a apuração do carnaval do Rio
Segunda na lista de escola que mais venceu o carnaval do Rio, a Mangueira ostenta 20 títulos. Sua última conquista foi em 2019. A agremiação teve três bicampeonatos ao longo a história: em 1932 e 1933, em 1967 e 1968, e em 1986 e 1987.
A Beija-Flor tem 14 conquistas, sendo a mais recente em 2018. Tem dois tricampeonatos: em 1976, 1977 e 1978, e em 2003, 2004 e 2005.
Confira, abaixo, a evolução da disputa desde 1932, e veja abaixo a lista de vitoriosas ano a ano.
Obs: Antes da oficialização do carnaval, a Nenê de Vila Matilde também conquistou os carnavais de 56/58/59/60 e 63.
2024 - Unidos do Viradouro
2023 - Imperatriz Leopoldinense
2022 - Acadêmicos do Grande Rio
2021 - Desfile cancelado por causa da pandemia
2020 - Unidos do Viradouro
2019 - Estação Primeira de Mangueira
2018 - Beija-Flor de Nilópolis
2017 - Portela e Mocidade Independente de Padre Miguel
2016 - Estação Primeira de Mangueira
2015 - Beija-Flor de Nilópolis
2014 - Unidos da Tijuca
2013 - Unidos de Vila Isabel
2012 - Unidos da Tijuca
2011 - Beija-Flor de Nilópolis
2010 - Unidos da Tijuca
2009 - Acadêmicos do Salgueiro
2008 - Beija-Flor de Nilópolis
2007 - Beija-Flor de Nilópolis
2006 - Unidos de Vila Isabel
2005 - Beija-Flor de Nilópolis
2004 - Beija-Flor de Nilópolis
2003 - Beija-Flor de Nilópolis
2002 - Estação Primeira de Mangueira
2001 - Imperatriz Leopoldinense
2000 - Imperatriz Leopoldinense
1999 - Imperatriz Leopoldinense
1998 - Beija-Flor de Nilópolis e Estação Primeira de Mangueira
1997 - Unidos do Viradouro
1996 - Mocidade Independente de Padre Miguel
1995 - Imperatriz Leopoldinense
1994 - Imperatriz Leopoldinense
1993 - Acadêmicos do Salgueiro
1992 - Estácio de Sá
1991 - Mocidade Independente de Padre Miguel
1990 - Mocidade Independente de Padre Miguel
1989 - Imperatriz Leopoldinense
1988 - Unidos de Vila Isabel
1987 - Estação Primeira de Mangueira
1986 - Estação Primeira de Mangueira
1985 - Mocidade Independente de Padre Miguel
1984 - Portela (Desfile de domingo), Estação Primeira de Mangueira (Desfile de segunda-feira) e Estação Primeira de Mangueira (Supercampeonato)
1983 - Beija-Flor de Nilópolis
1982 - Império Serrano
1981 - Imperatriz Leopoldinense
1980 - Beija-Flor de Nilópolis
1980 - Imperatriz Leopoldinense e Portela
1979 - Mocidade Independente de Padre Miguel
1978 - Beija-Flor de Nilópolis
1977 - Beija-Flor de Nilópolis
1976 - Beija-Flor de Nilópolis
1975 - Acadêmicos do Salgueiro
1974 - Acadêmicos do Salgueiro
1973 - Estação Primeira de Mangueira
1972 - Império Serrano
1971 - Acadêmicos do Salgueiro
1970 - Portela
1969 - Acadêmicos do Salgueiro
1968 - Estação Primeira de Mangueira
1967 - Estação Primeira de Mangueira
1966 - Portela
1965 - Acadêmicos do Salgueiro
1964 - Portela
1963 - Acadêmicos do Salgueiro
1962 - Portela
1961 - Estação Primeira de Mangueira
1960 - Portela, Estação Primeira de Mangueira, Acadêmicos do Salgueiro, Unidos da Capela e Império Serrano
1959 - Portela
1958 - Portela
1957 - Portela
1956 - Império Serrano
1955 - Império Serrano
1954 - Estação Primeira de Mangueira
1953 - Portela
1952 - A apuração não foi realizada
1951 - Império Serrano e Portela
1950 - Império Serrano, Estação Primeira de Mangueira, Prazer da Serrinha e Unidos da Capela
1949 - Império Serrano e Estação Primeira de Mangueira
1948 - Império Serrano
1947 - Portela
1946 - Portela
1945 - Portela
1944 - Portela
1943 - Portela
1942 - Portela
1941 - Portela
1940 - Estação Primeira de Mangueira
1939 - Portela
1938 - As escolas desfilaram, mas não foram julgadas
1937 - Vizinha Faladeira
1936 - Unidos da Tijuca
1935 - Vai Como Pode (Portela)
1934 - Estação Primeira de Mangueira e Recreio de Ramos
1933 - Estação Primeira de Mangueira
1932 - Estação Primeira de Mangueira
A apuração do Carnaval do Rio terá transmissão ao vivo do g1 e da TV Globo, a partir das 16h.
Escolas do Grupo Especial do carnaval do Rio que se destacaram em 2025
No 1º dia dos desfiles do Grupo Especial do carnaval do Rio de Janeiro, os destaques foram Imperatriz Leopoldinense e Unidos do Viradouro.
No 2º dia, destacaram-se Beija-Flor e Salgueiro.
Assista, abaixo, aos melhores momentos dessas seis escolas.
Imperatriz Leopoldinense
Imperatriz Leopoldinense: veja os melhores momentos do desfile da escola
Unidos do Viradouro
Comissão de frente da Viradouro tem efeitos especiais como fogo, fumaça e chapéus voadores
Beija-Flor
Alegorias da Beija-Flor homenageiam Laíla, Joaosinho Trinta e desfile histórico da escola
Salgueiro
'Vai pegar fogo no gongá': Comissão de frente do Salgueiro "incendeia" a Sapucaí
Carnaval à luz da lua: blocos de Porto Alegre trocam sol escaldante da onda de calor pela brisa noturna

Fenômeno meteorológico deve permanecer até domingo (9), segundo a Climatempo Meteorologia. Blocos de rua em Porto Alegre acontecem à noite por conta da onda de calor
O calor intenso no Rio Grande do Sul criou uma nova tendência nas ruas de Porto Alegre: blocos de rua noturnos. A mudança de horário não foi por acaso. Com a onda de calor apertando, foliões e organizadores perceberam que a melhor solução é esperar o dia esfriar para cair na festa.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
"(Nesse horário) a temperatura está melhor. Não vim (à tarde), estava quente demais, sensação térmica muito alta", relata a estudante Michele Cardoso.
🔥 A onda de calor é um fenômeno meteorológico que acontece quando uma determinada região registra temperaturas muito acima da média por uma sequência de dias.
O evento climático que afeta o Rio Grande do Sul deve permanecer até domingo (9), segundo a Climatempo Meteorologia. Conforme previsão apontada pelo sistema do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), algumas regiões do estado podem chegar a 40°C de temperatura máxima nesta semana.
Logo, se antes os bloquinhos tomavam as ruas sob o sol forte, agora a festa começa quando se põe.
Na noite de quarta-feira (4), a folia foi no Centro Histórico. A capital registrou máxima de 36ºC ao longo do dia.
"Em casa é ar-condicionado, ventilador e muita água. Quando dá, venho para a rua, pego um arzinho, árvore e tudo mais", comenta o porteiro Everson Martins.
A dica do passador de pizza Leonardo do Santos para enfrentar o calor é: ventilador, muita água e uma cerveja gelada. Veja vídeo acima.
Bloco de rua durante Carnaval em Porto Alegre
Reprodução/ RBS TV
Porto Alegre adia desfile oficial de blocos de rua para final de março
A Prefeitura de Porto Alegre adiou o desfile oficial de blocos de rua para 29 de março devido aos prazos do edital de financiamento público, alegando falta de tempo hábil para a liberação da verba.
Desfile de bloco de rua em Porto Alegre durante o Carnaval de 2024
Alex Rocha/PMPA
Enquanto isso, blocos independentes seguem com programação própria durante o Carnaval.
A cidade conta com mais de 50 blocos inscritos, com desfiles espalhados por diversas regiões. Já as escolas de samba dos grupos Ouro e Prata se apresentarão no Porto Seco nos dias 14 e 15 de março.
Cuidados com a saúde no calor
Veja dicas para enfrentar o calor intenso no RS
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) explica quais sintomas podem surgir em condições de calor intenso e orienta quando buscar ajuda. Confira abaixo:
Transpiração excessiva, fraqueza, tontura, náuseas, dor de cabeça, cãibras musculares e diarreia são sinais de alerta. Ao sentir esses sintomas, a pessoa deve procurar atendimento nos serviços de saúde de sua região.
Como aliviar o calor
Aumentar o consumo de água durante todo o dia;
Usar roupas leves e de cores claras;
Ficar na sombra sempre que puder;
Evitar esforço entre 10h e 16h;
Tomar banhos frios para refrescar o corpo;
Usar protetor solar e acessórios de proteção.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Após confusão em camarote, mulher é detida e algemada; homem relata ter sido mordido por ela

Guardas municipais foram acionados para o Setor 11. Mulher foi algemada e detida pela Guarda Municipal na Sapucaí
Rogério Fidalgo/ AGNEWS
Guardas municipais detiveram nesta terça-feira (4), no Sambódromo, uma mulher após uma confusão no Camarote Allegria, no Setor 11.
Segundo testemunhas, um rapaz alegou ter sido mordido no braço pela mulher, “que estava completamente fora de controle”.
Esta reportagem está em atualização.
Mulher foi algemada e detida pela polícia na Sapucaí
Rogério fidalgo/ AGNEWS
Maracatus e blocos líricos fazem encontro de cores e sons no Bairro do Recife; FOTOS
"/> No último dia oficial de carnaval, a beleza dos blocos líricos e dos maracatus de baque solto tomou conta do Recife Antigo e encantou quem foi brincar o carnaval. Integrante do Bloco da Saudade no Bairro do Recife.
Léo Caldas/g1
O Bairro do Recife recebe os foliões para o último dia oficial de carnaval. Na programação do Palco Marco Zero estão programados os shows de Alceu Valença, Elba Ramalho e Lenine. Nas ruas do bairro desde cedo, blocos líricos e os maracatus de baque solto, também conhecidos como maracatus rurais, encantam e colorem a Terça-feira Gorda.
✅ Receba as notícias do g1 PE no WhatsApp
🎊 Fique por dentro do carnaval de Pernambuco
Confira as imagens da terça de carnaval no Recife Antigo:
Maracatu desfila nas ruas do Recife Antigo na terça-feira de carnaval.
Léo Caldas/g1
Integrante de grupo de maracatu rural desfila pelas ruas do Bairro do Recife
Léo Caldas/g1
Maracatu desfila pelo Recife Antigo na terça-feira (4) de carnaval.
Léo Caldas/g1
Integrante de grupo de maracatu rural desfila pelas ruas do Bairro do Recife
Léo Caldas/g1
Integrante do Bloco da Saudade desfila no Recife Antigo.
Léo Caldas/g1
Integrantes de maracatu desfilam no Bairro do Recife na terça-feira de carnaval.
Léo Caldas/g1
Bloco da Saudade desfila pelas ruas do Recife Antigo na terça-feira de carnaval.
Léo Caldas/g1
Flabelo do Bloco da Saudade.
Léo Caldas/g1
Integrantes do Bloco da Saudade no Recife Antigo.
Léo Caldas/g1
Maracatu rural espera para desfilar no Bairro do Recife
Léo Caldas/g1
Maracatu desfila no Recife Antigo na terça-feira de carnaval.
Léo Caldas/g1
Maracatu rural no Recife Antigo.
Léo Caldas/g1
Palco Marco Zero no último dia de carnaval no Recife.
Léo Caldas/g1
Palco Marco Zero na terça-feira de carnaval no Recife.
Léo Caldas/g1
Maracatu rural se apresenta no palco do Marco Zero no Recife.
Léo Caldas/g1
Maracatu desfila no palco Marco Zero no Recife Antigo.
Léo Caldas/g1
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias