Avatar
g1 (RSS Feed)
9cb53e080594d6e1eb4c0d84c93baa1964819b6b67c82a36180466d2a9a20efa
Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros. Vídeos dos telejornais da TV Globo e da GloboNews. https://g1.globo.com/

Fernando Cunha Lima, pediatra acusado de estupro, tem prisão mantida após audiência de custódia

"/> As denúncias começaram a surgir em julho de 2024, e os crimes teriam ocorrido dentro do consultório dele em João Pessoa. Médico pediatra acusado de abuso infantil é preso em Pernambuco após 4 meses foragido

O médico Fernando Cunha Lima teve sua prisão mantida após audiência de custódia nesta tarde deste sábado (8) no Centro de Observação Criminológica e Triagem, em Abreu e Lima, Pernambuco.

Segundo a Polícia Civil, na noite de sexta (7), Fernando Cunha Lima foi transferido para a cidade de Paulista, em Pernambuco, onde foi apresentado à Polícia Civil e feita a comunicação da prisão. Neste sábado (8), às 15h, foi realizada a audiência de custódia, e a prisão foi mantida. A Justiça não concedeu prisão domiciliar ao médico.

A juíza Michele Duque de Miranda Scalzo decidiu que Fernando Cunha Lima deve ficar preso em Recife, capital de Pernambuco, enquanto a Justiça da Paraíba solicite ou ordene a transferência do médico para a Paraíba. Fernando Cunha Lima continua preso na cadeia até determinação judicial.

Ao g1, a defesa do médico Fernando Cunha Lima afirmou que está avaliando se irá recorrer da decisão com outro recurso judicial em favor do pediatra.

O médico é acusado de estupro de vulnerável em dois processos que envolvem seis crianças. As denúncias começaram a surgir em julho de 2024, e os crimes teriam ocorrido dentro do consultório dele em João Pessoa. Ele foi preso nesta sexta-feira (7) no município de Paulista, em Pernambuco.

Ao chegar à Central da Polícia de João Pessoa, o médico negou os crimes, disse que estava doente e que tinha certeza que não ia ficar preso. “Agora, com a minha doença, eu não vou ficar preso”, afirmou. O médico é questionado por um repórter se tinha certeza do que afirmava, e ele responde: “Tenho certeza. Eu vou ficar só dois dias e saio".

A polícia procurava Fernando Cunha Lima há quatro meses. Nesta sexta-feira, o pediatra foi localizado dentro de um imóvel alugado, na praia do Janga, no município de Paulista. O médico não ofereceu resistência e usou uma bengala para andar. Ele estava acompanhado da esposa, mas também contava com uma rede de apoio para continuar foragido.

Em Pernambuco, polícia prende pediatra acusado de estupro de vulnerável em dois processos que envolvem 6 crianças

Reprodução/TV Globo

LEIA TAMBÉM

Preso Fernando Cunha Lima, pediatra acusado de estupro de seis crianças

Vídeo mostra momento da prisão do pediatra Fernando Cunha Lima

Acusado de estupros de crianças, pediatra diz que não vai ficar preso: 'Vou ficar só dois dias e saio'

A prisão do pediatra

Durante uma coletiva de imprensa, a Polícia Civil afirmou que o médico estava morando em um bairro de classe média baixa. A equipe identificou o imóvel onde ele vivia, foi até o local e a esposa do médico abriu a porta para os policiais. Nesse momento, eles já conseguiram visualizar o pediatra no sofá da residência e deram voz de prisão.

Em um primeiro momento, no mês de novembro, o médico estava morando na casa da filha, no bairro Casa Forte, em Recife. Ele fugiu uma semana antes de a Polícia Civil ir até o local e realizar uma busca na residência.

“Ele se deslocou para a cidade de Paulista, pulou para diversos endereços, e hoje nos revelou que estava neste endereço já fazia alguns meses. Disse que não estava tendo contato com os familiares, apenas por telefone”, afirmou o delegado da Draco, Rafael Bianchi.

De acordo com a Polícia Civil, os investigadores sempre identificaram o rastro do médico na Região Metropolitana de Recife, em Pernambuco. O pediatra sempre ficava em residências e não se expunha na rua. A esposa também não foi mais vista, mas ainda se arriscava e ia até comércios. Por isso, identificaram onde o acusado estava.

Ainda segundo o delegado Rafael Bianchi, o pediatra recebia apoio de pessoas de fora da família, que davam suporte logístico, como alimentação, compra de remédios, aparelho celular e chip de celular.

As acusações contra o médico

A primeira denúncia formal de estupro de vulnerável contra o pediatra Fernando Cunha Lima aconteceu no dia 25 de julho e foi tornada pública na quinta-feira (6).

A mãe da criança, que estava no consultório, disse em depoimento que viu o momento em que ele teria tocado as partes íntimas da criança. Ela informou que na ocasião imediatamente retirou os dois filhos do local e foi prestar queixa na Delegacia de Polícia Civil.

Após a primeira denúncia, uma série de vítimas começaram a procurar a Polícia Civil, inclusive uma sobrinha do médico em 1991.

O médico pediatra acusado de estuprar crianças, em João Pessoa, atendia a maioria das vítimas desde bebês e tinha a confiança das famílias. Fernando Paredes Cunha Lima é um pediatra famoso na capital paraibana e tinha uma clínica particular no bairro de Tambauzinho.

O Ministério Público pediu a condenação do acusado por quatro crimes cometidos contra três crianças, uma vez que uma das vítimas foi abusada duas vezes. Porém, o número de vítimas foi recalculado.

O médico responde judicialmente por estupro contra seis crianças. Em um primeiro processo, são quatro vítimas, e em um segundo, há mais duas.

Com a repercussão do caso, as sobrinhas do médico também procuraram a polícia para denunciar que tinham sido abusadas por ele na infância. O pediatra tem 81 anos e cuidou de várias gerações de crianças em João Pessoa.

Desde o início das investigações, a polícia e o Ministério Público estadual pediram a prisão dele em cinco ocasiões, todas negadas. Mas, em novembro de 2024, os desembargadores da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba decidiram acolher o recurso do MP de forma unânime determinando a prisão dele pela primeira vez.

“A necessidade de impedir possível reiteração delitiva justifica nesse momento e sob minha ótica, a decretação da prisão preventiva, com respeito às demais entendimentos, para garantia da ordem pública”, afirmou o desembargador Ricardo Vital.

Vídeos maias assistidos do g1 Paraíba

https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2025/03/08/fernando-cunha-lima-pediatra-acusado-de-estupro-tem-prisao-mantida-apos-audiencia-de-custodia.ghtml

Ministra da Cultura critica perda de ponto da UPM por 'excesso de termos em Iorubá': 'Desrespeito à nossa ancestralidade'

'Inaceitável! A Unidos de Padre Miguel perdeu pontos no Carnaval porque usou 'excesso de termos em Iorubá' no seu samba-enredo. Iorubá é uma das línguas que formam nossa cultura, está na raiz do samba, das religiões de matriz africana', afirmou a Margareth Menezes. Ministra Margareth Menezes critica argumento de juiz da Liesa que tirou ponto da UPM por excesso de termos em Iorubá

Reprodução

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, criticou, através de suas redes sociais, a perda de ponto da Unidos de Padre Miguel por utilizar “excesso de termos em iorubá”.

“Inaceitável! A Unidos de Padre Miguel perdeu pontos no Carnaval porque usou “excesso de termos em Iorubá” no seu samba-enredo. Como assim? O Iorubá é uma das línguas que formam nossa cultura, está na raiz do samba, das religiões de matriz africana, na história do Brasil!”, criticou a ministra.

O enredo da UPM esse ano contou a trajetória da africana Iyá Nassô e do Terreiro da Casa Branca do Engenho Velho, conhecido como o mais antigo templo afro-brasileiro ainda em funcionamento.

“Isso não é só um erro de julgamento, é um desrespeito à nossa ancestralidade. O samba nasceu da resistência! Todo apoio à Unidos de Padre Miguel e a todas as escolas que levam a cultura afro-brasileira para a avenida com orgulho!”, afirmou Margareth.

Segundo o argumento da escola, "as palavras em iorubá do samba e do enredo são fundamentais primeiro como vivência do Axé da Casa Branca, e, segundo, como forma de resistência do Axé de Iyá Nassô, iorubá de Oyó, contextualizando sua vida e sua trajetória", justificou a escola na apresentação do enredo desse ano.

Após tomar conhecimento da nota 9,9, a UPM classificou a situação como "inaceitável".

"A penalização da Unidos de Padre Miguel por “excesso de termos em iorubá” escancara o racismo religioso que ainda persiste no Brasil. Nossa oralidade sagrada não é erro, não é excesso e muito menos pode ser silenciada”, disse em rede social.

A Vermelha e Branca da Zona Oeste terminou em último lugar entre as 12 do Grupo Especial do Rio de Janeiro, 1.1 ponto atrás da “vizinha” Mocidade Independente de Padre Miguel. E desceu para a Série Ouro do carnaval do Rio.

Recurso

A Unidos de Padre Miguel (UPM) informou nesta sexta-feira (7) que entrará com um recurso na Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) contra o resultado do carnaval 2025, que a rebaixou à Série Ouro.

Integrantes da Unidos de Padre Miguel se levantam e deixam a Cidade do Samba

“A escola está reunindo todos os elementos necessários para apresentar um pedido formal, baseado em uma análise criteriosa das justificativas divulgadas”, declarou a UPM.

“Durante a revisão das justificativas, foram identificadas inconsistências graves, incluindo penalizações em quesitos específicos devido a uma falha técnica no caminhão de som — um problema alheio à responsabilidade da Unidos de Padre Miguel e que, portanto, não deveria ter resultado em perda de pontos”, explicou.

“Diante dessas e outras irregularidades, a escola buscará os meios adequados para contestar a decisão, sempre pautada no respeito, na isonomia e na valorização do trabalho de toda a sua comunidade.”

Alegoria da Unidos de Padre Miguel na Sapucaí, na primeira noite de desfiles no RJ.

Leo Franco / AgNews

Bloco dos descontentes

Nesta quinta-feira (7), a Acadêmicos do Grande Rio, que perdeu o título para a Beija-Flor de Nilópolis por 0.1 ponto (270 x 269.9), também reclamou do resultado. A derrota veio porque 2 jurados deram 9.9 em Bateria para a Tricolor.

Ary Jayme Cohen, que ficou responsável pelas notas no módulo 2, afirmou que os ritmistas que tocavam as caixas da bateria comandada por Fafá não foram precisos. “Na última convenção apresentada ainda no módulo do julgador no final da bateria com os atabaques, a resposta das caixas sugeriu uma imprecisão com efeito de (flam)”, escreveu. Flam é falta de sincronia, ou seja, quando sai uma batida a mais do que deveria.

Já a jurada Geiza Carvalho entendeu que “não houve projeção sonora do instrumento” no módulo 4. Os instrumentos analisados, nesse caso, foram os curimbós. “Mestre Fafá, os curimbós soaram baixíssimos na apresentação da bateria no modulo 4. É importante adequar melhor os instrumentos inseridos no arranjo para que a perfeita execução das eventuais bossas e paradinhas possam ser executadas. Não houve projeção sonora do instrumento em questão, por isso foi descontado em 0,1.”

Fafá alegou ainda que a possível falha que impediu que os instrumentos fossem ouvidos não seria da bateria e sim uma “falha mecânica”. “0,1 Décimo perdido por não ter ouvido os curimbós. Até desse vídeo (postado) da arquibancada da pra ouvir eles. E mesmo se não tivesse ouvido, isso é uma falha do som e não minha. O rapaz como microfone está lá posicionado na hora. Isso é uma falha mecânica e não da bateria”, escreveu Fafá.

A Acadêmicos do Salgueiro também se queixou.

“Gostaríamos de informar que essa administração segue firme no objetivo de conquistar o título no Carnaval de 2026. Já começamos a trabalhar e vamos identificar onde podemos melhorar. Tenham a certeza de que voltaremos ainda mais fortes no próximo ano”, escreveu.

“Aos ladrões de plantão, fica o aviso: o Salgueiro não irá se intimidar com essa quadrilha de canalhas que está tentando acabar com o Carnaval, prejudicando aqueles que trabalham com seriedade.”

“O Salgueiro, junto com outras escolas de samba, vai trabalhar para um Carnaval claro, limpo e justo, em respeito ao Carnaval e a todos os amantes da festa.”

https://g1.globo.com/carnaval/2025/noticia/2025/03/08/ministra-da-cultura-critica-perda-de-ponto-da-upm-por-excesso-de-termos-em-ioruba.ghtml

Corpo de homem é encontrado carbonizado às margens da BR-393, em Barra do Piraí

"/> Cadáver estava na altura do km 276. Segundo a PRF, tinham munições espalhadas perto do corpo. O corpo de um homem foi encontrado na manhã deste sábado (8) às margens da BR-393 (Rodovia Lúcio Meira), em Barra do Piraí (RJ).

✅Clique aqui e entre no canal do g1 no WhatsApp

O cadáver estava na altura do km 276. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o corpo estava parcialmente carbonizado.

Ainda de acordo com a PRF, existe a possibilidade de que o homicídio tenha acontecido neste local, pois foram encontradas cápsulas de munições deflagradas perto do corpo.

Uma equipe da perícia esteve na cena do crime para levantar informações que possam ajudar a Polícia Civil nas investigações. Em seguida, ó corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Volta Redonda.

O caso foi registrado na delegacia de Barra do Piraí. Até a publicação desta reportagem, ninguém havia sido preso.

Veja também

Bandidos armados assaltam casa em Pinheiral

g1 no RJ1: bandidos armados assaltam casa em Pinheiral

Bandidos armados assaltaram uma casa no final da noite de sexta-feira (7) em Pinheiral (RJ). O imóvel fica no bairro Rua Um, no bairro Jardim Real.

Siga a TV Rio Sul no Instagram

VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul

https://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2025/03/08/corpo-de-homem-e-encontrado-carbonizado-as-margens-da-br-393-em-barra-do-pirai.ghtml

Após morte de funcionário em Congonhas, AGU pede urgência em julgamento sobre nova interdição de setor do aeroporto

Advocacia Geral da União defende que restrição de circulação de pedestres no pátio do aeroporto seja mantida até que a concessionária Aena, responsável pela administração de Congonhas, garanta a segurança dos trabalhadores. Movimentação no setor de cargas e serviços do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de SP

RENATO S. CERQUEIRA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

A Advocacia Geral da União (AGU) tenta reverter uma decisão da Justiça que liberou a circulação de pedestres pelo pátio do Aeroporto de Congonhas, apesar de auditores trabalhistas terem apontado risco grave e iminente de acidentes de trânsito na área. Na quinta-feira (6), um funcionário terceirizado morreu após ter sido atropelado por um ônibus numa área interna do aeroporto.

A AGU defende que a interdição seja mantida até que a segurança dos trabalhadores esteja assegurada pela concessionária Aena, responsável pela administração de Congonhas.

No ano passado, durante a inspeção que culminou na interdição, os auditores afirmaram que "o passeio do pátio de Congonhas, objeto da interdição, é um importante eixo de trânsito de pessoas que trabalham no aeroporto. Infelizmente, as condições encontradas exigem ação firme da fiscalização”.

O pátio do aeroporto ficou interditado entre 4 de abril de 2024 e 30 de janeiro deste ano, quando o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região determinou a liberação da área.

Após a decisão do TRT, os auditores retornaram ao local e avaliaram, no entanto, que os riscos permaneciam.

"A AGU ressalta que os auditores do trabalho visitaram novamente o pátio de aeronaves do aeroporto no último dia 31 de janeiro e constataram que a empresa não adotou as medidas protetivas recomendadas para levantarem a interdição. O objetivo das recomendações seria evitar que outro acidente fatal, como o ocorrido com a trabalhadora em 13/07/2023, voltasse a ocorrer. Diante de mais uma fatalidade ocorrida nesta quinta-feira (6), com o atropelamento de um funcionário terceirizado, a AGU se manifestou nos autos do processo comunicando o fato e requerendo a urgência no julgamento do recurso”, diz a nota da Advocacia Geral da União.

O atropelamento da última quinta ocorreu em uma área diferente da que estava interditada, mas o pedido de restrição de circulação tem como foco a organização do trabalho em todo o aeroporto.

Trecho do relatório técnico que embasou e fundamentou a interdição em abril de 2024, a que o g1 teve acesso, afirma que “há especificidades no aeroporto de Congonhas que se relacionam com um sistema aeroportuário em situação de quase exaustão, com elevada demanda, mas ao mesmo tempo com limites insuperáveis de ampliação de espaço e de melhora da estrutura”.

Ainda segundo os auditores, o contexto de aumento na oferta de voos "impacta negativamente e de forma significativa esse ambiente de trabalho [...], prejudicando a garantia da preservação da integridade física dos operários que por ali circulam".

Atropelamento

O funcionário que foi atropelado na quinta trabalhava para a empresa Security Sata, terceirizada que atua na gestão dos ônibus do Aeroporto de Congonhas.

Segundo a Aena, o ônibus que atropelou a vítima estava sem passageiros e fazia uma manobra de ré perto da plataforma dos veículos. Nem o nome da vítima nem o do motorista foram divulgados.

“A vítima foi encaminhada ao hospital, mas, infelizmente, não resistiu e veio a óbito. A Aena presta as mais sinceras condolências à família e está totalmente à disposição das autoridades para auxiliar nas investigações do caso”, informou a concessionária, em nota.

Também em nota, a Secretaria da Segurança Pública informou que "um homem, de 42 anos, morreu após ter sido atropelado, na manhã de quinta-feira (6), por volta das 10h, na plataforma de embarque de ônibus do Aeroporto de Congonhas, na Praça Comandante Linneu Gomes, no bairro Campo Belo, em São Paulo. A vítima foi atingida por um ônibus, sendo socorrida ao Hospital Saboya, onde foi confirmada sua morte. O caso foi registrado na 2ª da Deatur de Congonhas".

Um ano de Aena na gestão de Congonhas

Em novembro, a Aena completou um ano na administração do aeroporto de Congonhas. Uma pesquisa feita com passageiros apontou que os usuários reprovaram totalmente quatro itens: ponte de embarque, banheiros, conforto e conforto acústico. Apenas dois itens foram aprovados totalmente, os elevadores e a indicação de caminhos.

Aena completa 1 ano na administração de Congonhas

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2025/03/08/apos-morte-de-funcionario-em-congonhas-agu-pede-urgencia-em-julgamento-sobre-nova-interdicao-de-setor-do-aeroporto.ghtml

Criança de 3 anos deixada sozinha em casa é resgatada pela Polícia Militar após ficar em pé em janela de 1º andar em AL

Ao entrar na casa, militares encontraram outra criança de 5 anos dormindo. Mãe chegou ao local após a policia e vai responder por abandono de incapaz. Militar durante resgate de criança de 3 anos em janela de casa em Delmiro Gouveia, AL

PM-AL

Uma criança de 3 anos e outra de 5 anos que estavam sozinhas em casa foram resgatadas pela polícia no município de Delmiro Gouveia, no Sertão de Alagoas, na noite de sexta-feira (7). A criança mais nova estava em pé na janela do primeiro andar da residência.

O resgate foi feito pelas equipes Delta da Companhia de Operações Especiais do Sertão (Copes), que realizaram patrulhamento de rotina quando receberam o chamado para o caso de uma criança que estaria em pé em uma janela aberta de uma residência de primeiro andar, apresentando riscos de queda. Também foi informado que não havia adultos no imóvel.

Ao confirmar a situação, os policiais montaram o esquema para o resgate. Enquanto alguns integrantes tentavam arrombar a porta, outros viabilizaram uma escada para subir até a sacada, impedindo que a criança que estava na janela sofresse uma queda.

Ao conseguir acesso à residência, os policiais encontraram um menino de 5 anos dormindo no local.

A patrulheira de uma das equipes, soldado Juliana Teles, contou como ocorreu o resgate.

“Assim que visualizamos a criança na janela, começamos a verbalizar com ela, para que ficasse parada e aguardasse que os policiais estavam entrando para salvá-la. Enquanto isso, rapidamente, o cabo Mailson subiu a escada e ficou próximo a ela, protegendo-a até que os demais conseguissem arrombar a porta e adentrar. Esta foi uma ocorrência tensa, mas diferente da que estamos acostumados a lidar no dia a dia. No entanto, ficamos muito felizes em poder atendê-la, principalmente por tudo ter terminado bem”, disse a militar.

Algum tempo depois, a mãe da criança retornou. As guarnições conduziram a ocorrência até o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de Santana do Ipanema, onde foi registrada como abandono de incapaz.

Criança no colo de policial militar após ter sido resgatada sozinha em casa em Delmiro Gouveia, AL

PM-AL

https://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2025/03/08/crianca-de-3-anos-deixada-sozinha-em-casa-e-resgatada-pela-policia-militar-apos-ficar-em-pe-em-janela-de-1o-andar-em-al.ghtml

Homem é preso suspeito de instalar câmeras escondidas em casa de aluguel e monitorar inquilinos no interior de SP

"/> A prisão preventiva foi cumprida após investigações apontarem que o idoso registrava cenas de intimidade sem autorização, incluindo imagens de crianças, em São José do Rio Preto (SP). Aproximadamente 45 dispositivos eletrônicos foram apreendidos. Homem é preso suspeito de instalar câmeras escondidas em casa de aluguel e monitorar inquilinos em Rio Preto

Reprodução/Diário da Região

Um homem de 72 anos foi preso nesta sexta-feira (7), em São José do Rio Preto (SP), suspeito de instalar câmeras escondidas em uma casa de aluguel e monitorar os inquilinos. Segundo a polícia, o idoso gravava cenas íntimas sem o consentimento das vítimas, incluindo imagens de duas crianças.

📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp

As câmeras estavam localizadas em áreas de difícil acesso, dentro de quartos e banheiros. Após a prisão, cerca de 45 dispositivos eletrônicos foram apreendidos. Em um dos equipamentos, foram encontradas imagens com cenas de exploração sexual infantil.

Segundo as investigações conduzidas pelo delegado Victor Zaguini Ramazzotti, o homem utilizava os equipamentos escondidos para gravar cenas íntimas de locatários em uma de suas casas, sem a autorização das vítimas.

Victor Zaguini Ramazzotti, delegado responsável pelas investigações, em São José do Rio Preto (SP)

Reprodução/Diário da Região

De acordo com a polícia, a prática criminosa ocorreu por pelo menos 10 anos, com imagens gravadas principalmente nos quartos e nos banheiros da residência. Entre as vítimas identificadas, além de duas eram crianças, outros quatro adultos.

O investigado é suspeito de violar o artigo 216-B do Código Penal, que trata do crime de registro não autorizado da intimidade sexual, além de dispositivos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), relacionados à exploração sexual infantil.

Ele foi preso pela equipe da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM). Depois, conduzido à DEIC (Delegacia de Investigações Criminais), onde permaneceu à disposição da Justiça. As investigações continuam e outras vítimas serão ouvidas nos próximos dias.

Delegacia de Defesa da Mulher de Rio Preto

Renata Fernandes/G1

Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.

VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM

https://g1.globo.com/sp/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/2025/03/08/homem-e-preso-suspeito-de-instalar-cameras-escondidas-em-casa-de-aluguel-e-monitorar-inquilinos-no-interior-de-sp.ghtml

Mulher fica ferida após acidente entre carro e caminhão na MG-290, em Inconfidentes, MG

"/> Segundo o Samu, uma outra vítima ficou presa às ferragens e foi resgatada sem lesões. Uma mulher ficou ferida após um acidente na manhã deste sábado (8) entre um carro e um caminhão na MG-290, próximo ao trevo de Inconfidentes (MG).

📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp

Segundo o Samu, uma das vítimas ficou presa às ferragens e foi resgatada sem lesões.

Mulher fica ferida após acidente na MG-290, em Inconfidentes

Reprodução / Redes Sociais

Já a outra vítima, uma mulher de 21 anos, sofreu um corte na cabeça e fratura no tornozelo, sendo encaminhada pela ambulância da rodovia para atendimento no Hospital de Inconfidentes em estado estável e consciente.

Após a retirada do caminhão, a pista foi liberada para o trânsito normal.

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2025/03/08/acidentes-rodovias-sul-de-minas-fim-de-semana-de-8-e-9-de-marco-de-2025.ghtml

Assista aos telejornais da TV Gazeta de Alagoas

Assista aos telejornais da TV Gazeta de Alagoas

https://g1.globo.com/al/alagoas/ao-vivo/assista-aos-telejornais-da-tv-gazeta-de-alagoas.ghtml

VÍDEO: casa pega fogo e deixa moradora ferida em Bauru

"/> Incêndio foi na Rua Affonso Formenti, no Núcleo Residencial Beija-Flor. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo teria sido causado por uma vela de incenso. Casa pega fogo e deixa moradora com ferimentos leves em Bauru

Uma casa pegou fogo na noite desta sexta-feira (7), na Rua Affonso Formenti, no Núcleo Residencial Beija-Flor, em Bauru.

📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp

Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo teria começado por causa de uma vela ou incenso aceso dentro do imóvel.

Um vizinho registrou imagens do local. De acordo com testemunhas, algumas pessoas estavam dentro da residência no momento do incidente, mas ninguém se feriu gravemente.

A moradora teve ferimentos leves e foi levada ao Pronto-Socorro Central para observação.

Uma casa pegou fogo na noite desta sexta-feira em Bauru

Arquivo Pessoal / Reprodução

Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.

VÍDEOS: assista às reportagens da região

https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2025/03/08/video-casa-pega-fogo-em-bauru.ghtml

Conflito entre torcedores de Grêmio e Inter em trem deixa seis presos, feridos e vagão depredado no RS

Clássico Grenal acontece neste sábado, na Arena, em Porto Alegre. Seis pessoas foram presas após confronto entre torcedores do Grêmio e do Internacional na manhã deste sábado (8), em Canoas. A briga gerou tumulto e danos em um vagão de trem. Veja vídeo acima.

📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp

A Brigada Militar foi acionada para conter a briga, que aconteceu dentro da plataforma da Trensurb, local de embarque e desembarque, na estação Niterói, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

A Trensurb, responsável pela operação do trem, informou que a segurança metropolitana acompanhou a ocorrência. "Alguns torcedores envolvidos no confronto ficaram feridos e estão sendo removidos pelo SAMU", declarou a Trensurb em nota. Leia abaixo na íntegra.

O clássico Grenal 445 acontece às 17h45 deste sábado, na Arena.

Além dos confrontos, um dos vagões do trem foi depredado durante a briga.

Vagão depredado após briga entre torcedores, em Canoas

Divulgação/ Trensurb

De acordo com o delegado da Polícia Civil, Pablo Souza, o trem que saiu de Novo Hamburgo, transportando torcedores do Inter e outros usuários, teria sido "atacado" por torcedores do Grêmio, que estavam na estação.

"Aproximadamente 50 pessoas dentro, entre eles 40 torcedores do Inter", detalha Souza.

Segundo o delegado, os torcedores do Grêmio iriam a Novo Hamburgo para depois voltarem a Capital "em comboio".

A empresa também ressaltou que a operação seguiu sendo monitorada para garantir a segurança dos usuários e funcionários, especialmente no deslocamento para o jogo.

A Trensurb lamentou e repudiou o ato de vandalismo contra o patrimônio público e reforçou seu compromisso com a segurança e integridade dos usuários do transporte coletivo.

Os seis indivíduos envolvidos no conflito foram encaminhados para a Delegacia de Pronto Atendimento de Canoas, onde foram autuados por infrações do Estatuto do Torcedor e do Código Penal. Durante a revista pessoal, foram apreendidos itens como uma soqueira e rojões, tanto detonados quanto não detonados.

Foram apreendidos itens como uma soqueira e rojões após conflito entre torcedores

Divulgação/ Polícia Civil

Nota da Trensurb

"#TrensurbInforma

Na manhã deste sábado(8), por volta das 10h10, ocorreu um confronto entre torcidas organizadas do Grêmio e do Internacional na Estação Niterói. O incidente resultou em diversos danos aos trens e às estruturas da estação.

A segurança metroviária acompanhou a ocorrência e a Brigada Militar foi acionada para intervir. Alguns torcedores envolvidos no confronto ficaram feridos e estão sendo removidos pelo SAMU. Seis indivíduos detidos até o momento.

A situação está controlada e as operações seguem sendo monitoradas para garantir a segurança dos usuários e funcionários.

A Trensurb lamenta e repudia a depredação ao patrimônio público e reforça seu compromisso com a integridade e a segurança."

VÍDEOS: Tudo sobre o RS

https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2025/03/08/conflito-entre-torcedores-de-gremio-e-inter-em-trem-deixa-seis-presos-feridos-e-vagao-depredado-no-rs.ghtml

Vídeo mostra goteiras dentro do BRT de Belém

Passageiros tiveram que viajar de São Brás até o distrito de Icoaraci com o desconforto da água invadindo o veículo e com o chão molhado. Goteira dentro de ônibus do BRT causa desconforto em Belém

Passageiros do BRT de Belém tiveram o desconforto de viajar com goteiras dentro do veículo durante a chuva do início da tarde deste sábado (8). Água da chuva começou a entrar no ônibus e o chão ficou todo molhado.

Um vídeo mostra a situação do BRT, que ficou com o chão todo molhado e com gotas de água caindo próximo aos passageiros.

A viagem era no sentido de São Brás para Icoaraci, que leva cerca de 40 minutos. O registro foi feito por volta das 13h30.

O g1 solicitou nota da prefeitura de Belém sobre o caso, mas ainda aguardava resposta até a publicação da reportagem.

VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará

Leia as últimas notícias do estado no g1 Pará

https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2025/03/08/video-mostra-goteiras-dentro-do-brt-de-belem.ghtml

Anitta interrompe 'Vai malandra' para ajudar, do alto do trio, seguranças e policiais a prender ladrão

"/> Anitta foi vestida com look dourado em homenagem à medalhista de ouro olímpica, Rebeca Andrade. No repertório, a artista cantou sucessos da sua carreira e também de outros estilos, como axé. Anitta interrompe bloco para alertar seguranças e policiais sobre furto em seu megabloco na manhã deste sábado (8)

Reprodução

Do alto do trio, a cantora Anitta ajudou seguranças e policiais militares a prender um ladrão que assaltava foliões que brincavam em seu mega bloco, na manhã deste sábado (8), no Centro do Rio.

Anitta estava no meio de uma música "Vai malandra", quando percebeu a movimentação e, imediatamente, interrompeu a música.

"Segura, segura, segura, segura, segura. Pega o segurança aqui, polícia vai aqui nessa direção. P**ra, favelada eu também sou, mas sair de casa para essa m*?", advertiu a cantora.

Na manhã deste sábado, o Bloco da Anitta levou mais de 1 milhão de pessoas para as ruas do Centro do Rio, segundo a Riotur. A passagem do megabloco começou pouco depois das 8h.

"Mais um ano encerrando o carnaval no Rio. Delicioso, eu estou feliz demais, a rua lotada pro bloco da Anitta. Gratidão, muito obrigada Rio!", afirmou a cantora.

Anitta relatou ao público que acordou às 2h30 para estar no bloco. No repertório, ela tocou sucessos do funk e MPB como “Show das Poderosas”, “Vai Malandra” e “Movimento da Sanfoninha”, além de muito axé.

Anitta, segundo a Riotur, levou 1,1 milhão de fãs ao bloco da Anitta no Centro do Rio

Fernando Maia/Riotur

Anitta usou no bloco era em homenagem a Rebeca Andrade, medalhista de ouro olímpico na ginástica brasileira.

Os fãs, ainda sem música, já estavam em grande número por volta das 7h30 na Avenida 1º de março, no Centro do Rio, onde acontece o circuito dos megablocos. A cantora chegou pouco antes das 8h.

O bloco desfila desde 2016, inicialmente chamado de Bloco das Poderosas. Em 2025, a cantora promoveu ensaios nos últimos meses em diversos estados do país. Em 2024, o bloco reuniu 800 mil pessoas.

Veja outros blocos no último final de semana do carnaval

Anitta chega para seu bloco no Centro do Rio

Anitta anima multidão em bloco no Centro do Rio

Victor Chapetta/Agnews

Cantora Anitta faz show no Bloco da Anitta no Centro do Rio

Reprodução/GloboNews

Anitta em trio elétrico de seu megabloco no Centro do Rio

Reprodução/TV Globo

Anitta em cima do trio elétrico de seu megabloco

Reprodução/GloboNews

Anitta levanta o público no Rio de Janeiro

Victor Chapetta/ Agnews

Anitta em megabloco no Centro do Rio

Victor Chapetta/Agnews

https://g1.globo.com/carnaval/2025/noticia/2025/03/08/anitta-interrompe-musica-para-alertar-segurancas-e-policiais.ghtml

Veja galeria de fotos do primeiro dia do Carnaboi 2025 em Manaus

"/> Noite teve apresentações alternadas dos grupos de bumbás, até a atração principal, "Carnaboi 2025 - É Festa de Boi-Bumbá", às 22h15. A apoteose da primeira noite contou com as apresentações dos itens oficiais de cada boi. Mesmo com apagão, Studio 5 lotado mantém festa e toadas na 1ª noite do Carnaboi 2025.

Patrick Marques/g1 AM

Os bois Caprichoso e Garantido agitaram a primeira noite do Carnaboi 2025, no Studio 5, em Manaus. A noite teve apresentações alternadas dos grupos de bumbás, até a atração principal, "Carnaboi 2025 - É Festa de Boi-Bumbá", às 22h15. A apoteose da primeira noite contou com as apresentações dos itens oficiais de cada boi. Veja abaixo uma galeria de fotos da primeira noite.

📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp

A 24ª edição do Carnaboi é promovida pelo Governo do Amazonas em parceria com a Fundação Rede Amazônica. Pelo segundo ano consecutivo, o evento é transmitido ao vivo pela Rede Amazônica e pelo g1.

Confira a galeria de fotos da primeira noite:

Veja galeria de fotos do primeiro dia do Carnaboi 2025 em Manaus

https://g1.globo.com/am/amazonas/carnaval/2025/noticia/2025/03/08/veja-galeria-de-fotos-do-primeiro-dia-do-carnaboi-2025-em-manaus.ghtml

Inmet emite alerta de perigo potencial de chuvas intensas para João Pessoa e mais 78 cidades da PB

Aviso amarelo de chuvas intensas vale até as 10h de domingo (9). Inmet emite alerta de perigo potencial de chuvas intensas para João Pessoa e mais 78 cidades da PB

Reprodução/Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas para João Pessoa e mais 78 cidades paraibanas. O alerta amarelo, que abrange municípios do Litoral e Sertão do estado, foi emitido neste sábado (8) e é válido até às 10h do domingo (9).

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

🟡Perigo potencial: Para os municípios que estão sob o alerta amarelo (perigo potencial), pode chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40-60 km/h.

Segundo o Inmet, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Nesses casos, o Inmet recomenda que:

Não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas

Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Caso haja algum problema, o Inmet orienta que as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil, por meio do número 199, e com o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193.

Cidades em alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas

Vista Serrana

Vieirópolis

Uiraúna

Triunfo

São Miguel de Taipu

São João do Rio do Peixe

São José do Brejo do Cruz

São José de Piranhas

São José de Espinharas

São José de Caiana

São José da Lagoa Tapada

São Francisco

São Domingos

São Bento

São Bentinho

Sousa

Sobrado

Serra Grande

Sapé

Santa Rita

Santa Helena

Santa Cruz

Rio Tinto

Riachão do Poço

Riacho dos Cavalos

Poço de José de Moura

Poço Dantas

Pombal

Pitimbu

Pilar

Piancó

Pedras de Fogo

Paulista

Nazarezinho

Monte Horebe

Mato Grosso

Mataraca

Marizópolis

Marcação

Mamanguape

Malta

Lucena

Lastro

Lagoa

Juripiranga

João Pessoa

Joca Claudino

Jericó

Jacaraú

Itapororoca

Itaporanga

Itabaiana

Igaracy

Curral de Cima

Cuité de Mamanguape

Cruz do Espírito Santo

Coremas

Conde

Condado

Catolé do Rocha

Carrapateira

Capim

Cajazeirinhas

Cajazeiras

Cachoeira dos Índios

Cabedelo

Caaporã

Brejo dos Santos

Brejo do Cruz

Bonito de Santa Fé

Bom Sucesso

Bom Jesus

Bernardino Batista

Belém do Brejo do Cruz

Baía da Traição

Bayeux

Aparecida

Alhandra

Aguiar

Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba

https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2025/03/08/inmet-emite-alerta-de-perigo-potencial-de-chuvas-intensas-para-joao-pessoa-e-mais-78-cidades-da-pb.ghtml

VÍDEOS: Jornal Anhanguera 1ª Edição - TO de sábado, 8 de março de 2025

Reveja os vídeos do telejornal. Reveja os vídeos do telejornal.

https://g1.globo.com/to/tocantins/edicao/2025/03/08/videos-jornal-anhanguera-1-edicao-to-de-sabado-8-de-marco-de-2025.ghtml

Mongaguá, SP, tem projeto com música e artesanato no Dia Internacional das Mulheres

Projeto Samba de Roda da Trinca de Azes acontecerá na Praça Ramiro Borges, em Agenor de Campos, das 15h às 18h deste sábado (8). Projeto Samba de Roda da Trinca de Azes acontecerá em Mongaguá (SP)

Júlio Koema/Prefeitura de Mongaguá

O Projeto "Samba de Roda da Trinca de Azes" se apresentará em Mongaguá, no litoral de São Paulo, neste sábado (8), data alusiva ao Dia Internacional das Mulheres. A iniciativa acontece na Praça Ramiro Borges, em Agenor de Campos, das 15h às 18h.

✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.

Segundo a prefeitura, a iniciativa foi contemplada na Política Nacional Aldir Blanc (Pnab) e contará com palestras como "Saúde da Mulher", com a enfermeira Fabiane; "Violência da Mulher", com a delegada Isabela; "Mulher Trans na Sociedade", com Mãe Silvia de Oya; e "Valorização da Mulher Preta", com Thais, idealizadora do projeto.

O público presente terá uma mostra de artesanato, flores de Crochê, brincos, colares e imagens de Orixá de reciclagem. Além disso, haverá sorteio de brincos, bolsas, Abayomis, mostra grátis de cremes de cabelo e distribuição de flores de papel crepom.

Ainda segundo a administração municipal, o evento contará com a participação do cantor e compositor Edy Marques.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2025/03/08/mongagua-sp-tem-projeto-com-musica-e-artesanato-no-dia-internacional-das-mulheres.ghtml

Funcionária da Secretaria de Saúde é atingida por estrutura de tenda durante aproximação de helicóptero em Aracaju

Através de nota, o governo do estado informou que ela foi atendida pelo Samu e passa bem. Uma funcionária da Secretaria de Estado da Saúde (SES) ficou ferida superficialmente, neste sábado (8), após ser atingida pela estrutura de uma tenda utilizada no evento Opera Sergipe em Aracaju.

Através de nota, o governo do estado informou que ela foi atendida pelo Samu e passa bem. A ocorrência foi registrada quando a aeronave do Grupamento Tático Aéreo (GTA), que havia sido acionada para participar do evento, realizava o pouso. Ao perceber que uma das tendas havia se desprendido foi realizada uma arremetida e o pouso ocorreu em um ponto afastado da estrutura solta.

Ainda de acordo com o governo, a operação transcorreu sem intercorrências graves, e todas as medidas de segurança foram adotadas para garantir a integridade de todos os envolvidos.

https://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2025/03/08/funcinaria-ses-aracaju.ghtml

Polícia Civil de Oriximiná apreende droga escondida em queijo e prende suspeita em flagrante

"/> Droga estava escondida dentro de um queijo em uma embarcação vinda de Manaus; suspeita foi presa em flagrante no porto de Oriximiná. Mulher foi presa em flagrante pela Polícia Civil

Divulgação

Uma mulher foi presa em flagrante pela Polícia Civil na tarde desta sexta-feira (7), em Oriximiná, oeste do Pará, suspeita de tráfico de drogas. De acordo com o delegado Igor Belchior, um tablete de cocaína, escondido dentro de um queijo, foi apreendido em uma embarcação vinda de Manaus.

✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp

A ação policial começou quando a equipe identificou uma sacola com odor forte e suspeito, registrada em nome de uma mulher. A polícia monitorou a embarcação, aguardando para descobrir quem retiraria o pacote.

Quando a embarcação atracou no porto de Oriximiná, os policiais flagraram outra mulher retirando a encomenda, momento em que foi feita a abordagem.

A suspeita e o material apreendido com ela foram levados para a delegacia de Oriximiná, onde foram realizados os procedimentos legais. A Polícia Civil segue investigando o caso para identificar outros possíveis envolvidos na tentativa de tráfico de entorpecentes.

A apreensão destaca a vigilância das autoridades no combate ao tráfico de drogas na região, especialmente no monitoramento de rotas fluviais utilizadas por criminosos para o transporte ilegal de substâncias ilícitas.

VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região

https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2025/03/08/policia-civil-de-oriximina-apreende-droga-escondida-em-queijo-e-prende-suspeita-em-flagrante.ghtml

Pará inaugura hospital público com atendimento exclusivo para mulheres

"/> Primeiro hospital público especializado para mulheres no estado teve investimento de R$ 155 milhões e vai ofertar 40 tipos de serviço e procedimentos em saúde. Novo Hospital Público da Mulher é inaugurado em Belém.

Reprodução / Agência Pará

No Dia Internacional da Mulher, neste sábado (8), o Pará teve o novo Hospital da Mulher do Pará inaugurado em Belém.

É o primeiro hospital público do estado com atendimento exclusivo para mulheres. São 11 pavimentos, com 120 leitos, sendo 100 para internação e 20 exclusivos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O governador Helder Barbalho (MDB) disse que o hospital é totalmente estruturado para oferecer 40 tipos de serviço e procedimentos em saúde.

"Investimos mais de R$ 155 milhões do governo do Pará, que permite que nós possamos dar um salto de qualidade e de garantia às mulheres do nosso estado".

Na entrega, o governador estava acompanhado da vice-governadora Hana Ghassan. Ela detalhou que a unidade de saúde vai ofertar serviço completo, atendimento de urgência e emergência, atuando de forma preventiva no cuidado à saúde da mulher.

"Também temos centro cirúrgico, ressonância magnética, mamografia, ultrassonografia, teste ergométrico, entre outros serviços especializados de saúde".

Governador Helder Barbalho esteve na inauguração da unidade de saúde.

Reprodução / Agência Pará

VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará

Leia as últimas notícias do estado no g1 Pará

https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2025/03/08/para-inaugura-hospital-publico-com-atendimento-exclusivo-para-mulheres.ghtml