Observação do eclipse total da Lua reuniu entusiastas em Belo Horizonte; veja fotos
"/> As condições climáticas foram favoráveis para visualização do fenômeno, que só deve acontecer novamente em 2029. Eclipse total da Lua em BH
Marcelo Abreu/TV Globo
Um eclipse lunar total aconteceu durante a madrugada desta sexta-feira (14), e foi visível para toda região metropolitana de Belo Horizonte. Milhares de pessoas ficaram acordadas para presenciar o fenômeno, que só deve acontecer novamente em 2029.
O evento de observação, organizado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), contou com quase três mil pessoas na Explanada do Mineirão para contemplar o fenômeno. Especialistas e entusiastas contaram com vinte telescópios disponíveis para uso, além de atividades astronômicas.
Segundo Guilherme da Silva Lima, professor do departamento de física da UFMG, entre 18h e 22h o céu estava nublado, mas depois abriu e as condições de visibilidade foram boas de modo geral.
"Foi possível observar perfeitamente o eclipse lunar inicial e total. Contudo, por volta das 4 horas da manhã algumas nuvens apareceram e a visualização ficou intermitente", relatou.
Durante o fenômeno, a sombra da Terra cobriu completamente a Lua, que ficou avermelhada por causa da ausência da luz solar direta; por isso, o evento é popularmente conhecido como "Lua de Sangue”. Veja fotos do eclipse:
Eclipse total da Lua em BH
Marcelo Abreu/ TV Globo
Eclipse total da Lua em BH
Marcelo Abreu/TV Globo
Eclipse total da Lua em BH
Marcelo Abreu/ TV Globo
Eclipse total da Lua em BH
Marcelo Abreu/ TV Globo
Eclipse total da Lua em BH
Marcelo Abreu / TV Globo
Eclipse total da Lua em BH
Marcelo Abreu / TV Globo
Eclipse total da Lua em BH
Marcelo Abreu / TV Globo
Eclipse total da Lua em BH
Marcelo Abreu / TV Globo
Assista aos vídeos mais vistos do g1 Minas:
Homem ataca casal com uma faca em Passos; crime foi passional, diz polícia

Mulher ficou gravemente ferida e foi levada para a Santa Casa. Companheiro teve ferimentos superficiais. Delegacia Regional de Passos
Cedoc EPTV
Um homem de 53 anos foi preso após atacar um casal com uma faca, no bairro Aclimação, em Passos (MG), na noite de quinta-feira (13). Segundo a Polícia Militar, o crime foi passional.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
De acordo com o registro policial, o homem estava embriagado e apresentava fala desconexa.
A mulher de 65 anos, foi socorrida com ferimentos graves pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada ao bloco cirúrgico da Santa Casa.
O companheiro dela, de 73 anos sofreu um ferimento superficial no rosto e foi levado para a UPA.
A perícia esteve no local. O homem foi preso em flagrante. O caso foi registrado como homicídio tentado.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas
VÍDEOS: Bom Dia PE de sexta-feira, 14 de março de 2025
Assista aos vídeos do telejornal com as notícias de Pernambuco. Assista aos vídeos do telejornal com as notícias de Pernambuco.
Motoboy que matou pedestre com golpes de capacete é condenado a mais de 16 anos de prisão, no Paraná; relembre o caso

Julgamento de Lucas de Oliveira Bueno durou 16 horas e terminou na madrugada desta sexta-feira (14). Crime aconteceu em Ponta Grossa, em dezembro de 2023. Motociclista agride pedestre com capacete em briga e deixa vítima em estado grave
Lucas de Oliveira Bueno, de 25 anos, foi condenado a 16 anos e 6 meses de prisão pelo homicídio de Isaías Azambuja, de 58, com golpes de capacete. O júri popular durou 16 horas e terminou na madrugada desta sexta-feira (14).
O crime aconteceu em dezembro de 2023, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, e foi registrado por testemunhas e câmera de segurança. Assista acima.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Após testemunhas e defesas serem ouvidas, por maioria dos votos, Lucas foi condenado. A pena foi pelo crime de homicídio qualificado por motivo fútil.
O motoboy está preso desde o dia 17 de janeiro de 2024 e deve cumprir a pena em regime fechado.
O g1 e a RPC aguardam retorno da defesa de Lucas sobre a condenação.
O advogado Helian Kosloski, que representa o motoboy, disse antes do júri que tentaria a desclassificação de homicídio qualificado para lesão corporal, porque Lucas não teve a intenção de levar Isaías à morte.
LEIA TAMBÉM:
Londrina: PMs são presos suspeitos de escoltar caminhão carregado de celulares sem notas fiscais
Reserva: Idoso dado como desaparecido é encontrado morto em caminhonete capotada
Inusitado: Ciclista é preso com camiseta e shorts preto pintado no próprio corpo
Relembre o caso
Isaías Azambuja, de 58 anos, foi agredido com golpes de capacete durante uma briga de trânsito
Reprodução/Redes Sociais
A agressão aconteceu na Avenida Visconde de Mauá, no dia 1º de dezembro de 2023.
De acordo com a Polícia Civil (PC-PR), Isaías andava por uma travessia elevada quando Lucas, pilotando uma moto, desrespeitou normas de trânsito e não deu prioridade ao pedestre.
Isaías, conforme apurado pela investigação, chamou a atenção de Lucas mostrando que ele havia passado por uma travessia elevada.
Em seguida, o motociclista retornou ao local e atacou a vítima com golpes de capacete na região da cabeça. As agressões continuaram mesmo após a Isaías cair.
"O rapaz quase atropelou ela [esposa de Isaías] e meu pai [Isaías] na faixa elevada, ali da frente do restaurante, e meu pai xingou ele. Ele fez o retorno, voltou, jogou a moto em cima do meu pai novamente e teve capacidade de estacionar a moto, pegar o capacete na mão como se fosse uma arma, e agredir meu pai com o capacete", Eduardo Azambuja, filho de Isaías, disse em entrevista à RPC em dezembro de 2023.
Naquele momento, o pedestre foi socorrido e levado ao hospital e o motoboy não foi encontrado.
No dia 4 de dezembro de 2023, o motociclista se apresentou à polícia. Ele respondeu o processo em liberdade até janeiro do ano seguinte, quando foi expedido mandado de prisão preventiva.
Na época, segundo o delegado Luiz Gustavo Timossi, foi visto que Lucas tinha boletins de ocorrência registrados contra ele por violência doméstica, ameaça, dano e invasão de domicílio.
Em 5 de dezembro de 2023, Isaías teve morte cerebral confirmada e a família optou pela doação de órgãos.
Leia mais: Quem era o pedestre que morreu após ser agredido com capacete em briga de trânsito: 'Gostava muito de ajudar os outros'
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Veja mais notícias em g1 Campos Gerais e Sul.
2ª chamada: Candidatos devem ficar atentos a procedimentos de habilitação do PSR, PSEI e PSEQ

Antes da entrega de documentos, candidatos PcD devem passar por perícia médica; pretos e pardos passam pela banca de heteroidentificação. Unidade Tapajós do campus Santarém da Ufopa
Comunicação Ufopa
Com a publicação do edital de habilitação para a 2ª chamada do Processo Seletivo Regular (PSR), Processo Seletivo Especial Indígena (PSEI) e do Processo Seletivo Especial Quilombola (PSEQ) de 2025, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) chama a atenção dos candidatos para os procedimentos obrigatórios de perícia médica para pessoa com deficiência (PcD) e heteroidentificação para autodeclarados pretos ou pardos.
Os candidatos convocados devem seguir as etapas para a efetivação do vínculo institucional, que além de perícia médica e heteroidentificação, incluem a apresentação presencial dos documentos obrigatórios. O período de habilitação com apresentação de documentos começa em 31 de março e se encerra dia 2 de abril de 2025.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Para os classificados nos grupos de vagas para pessoas com deficiência (PcD) tanto do PSR quanto do PSEI e PSEQ, a perícia médica deve ser agendada por e-mail de 13 a 26 de março e ocorrerá de forma presencial de 17 a 28. Os candidatos autodeclarados negros (pretos ou pardos) deverão passar pela banca de heteroidentificação antes da apresentação dos documentos, nos dias 24 e 25 de março.
Todos os convocados devem comparecer presencialmente ao campus, onde farão a matrícula do curso para que foram aprovados, para apresentar os documentos exigidos. A ausência nessa etapa resultará na perda da vaga.
Veja aqui a lista de convocação da 2ª chamada do PSR 2025
Os candidatos devem apresentar documentos originais e cópias para conferência, incluindo RG, CPF, certificado de conclusão do ensino médio e histórico escolar, comprovante de residência atualizado, certidão de quitação eleitoral (para maiores de 18 anos), documento comprobatório da regularidade com o serviço militar (para os de sexo masculino entre 18 e 45 anos), foto 3x4 recente e formulário de cadastro acadêmico preenchido.
A habilitação deve ser feita presencialmente no campus do curso no qual o candidato foi aprovado. Caso o candidato esteja impossibilitado de comparecer, a documentação pode ser entregue por um procurador legalmente constituído. Candidatos menores de idade devem ser representados pelos pais ou responsáveis legais.
A entrega dos documentos ocorrerá na Unidade Tapajós, Campus Santarém, e nos campi dos municípios de Alenquer, Itaituba, Monte Alegre, Juruti, Óbidos e Oriximiná. Cada campus terá horários específicos para atendimento e conferência dos documentos. Importante o candidato atentar às regras do edital.
Cadastro de reserva
Os candidatos aprovados para o cadastro de reserva do PSR também devem comparecer para apresentar sua documentação nesse período, mas isso não lhes garantirá vaga, apenas os habilitará para assumir vagas remanescentes, se houver, da 2ª convocação ou de candidatos que desistirem da vaga durante o processo.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
De festa do peão a Saint Patrick’s Day: agenda tem shows, teatro e eventos culturais no Sul de MG

Com festas e shows, há opções para todos os gostos com entrada gratuita e ingressos à venda. O fim de semana está recheado de atrações culturais e musicais em diversas cidades do Sul de Minas. De tributos a grandes artistas a festivais tradicionais, a programação vai de sexta-feira (14) a domingo (16). Entre as opções, há eventos com entrada gratuita e ingressos à venda.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Confira os destaques:
🍻 Saint Patrick’s Day será comemorado em Poços de Caldas, Pouso Alegre e Varginha;
🤠 Festa do Peão de Ibitiúra de Minas terá Bruno e Barreto, Douglas e Vinicius e Carreiro e Capataz;
🎙️ Em Ouro Fino, tem Tributo a Tim Maia com a Banda Monalizza no sábado.
Veja a programação 🎉
Itajubá
Os Travessos
Divulgação
A cidade de Itajubá está celebrando 206 anos com uma programação especial para a população. A festa promete ritmos como pop rock nacional e pagode.
📍 Parque da Cidade - Itajubá
Banda Lex Luthor e Dona Creuza: sábado, 19h
Os Travessos: domingo, 21h
🎟️ Entrada gratuita
Ibitiúra de Minas
Bruno e Barreto
Instagram/ reprodução
A partir de sexta-feira (14), Ibitiúra de Minas recebe a tradicional Festa do Peão. A programação conta com grandes shows sertanejos até domingo (16).
📍 Parque de Exposições - Ibitiúra de Minas
Bruno e Barreto: sexta, 20h
Douglas e Vinicius: sábado, 20h
Carreiro e Capataz: domingo, 20h
🎟️ Entrada solidária: 1kg de alimento
Ouro Fino
Banda Monallizza traz um tributo especial a Tim Maia em Ouro Fino
Reprodução / Redes sociais
Ouro Fino também está em festa neste final de semana, comemorando 278 anos. No sábado (16), a Praça da Matriz recebe a banda Monalizza para um tributo especial a Tim Maia, a partir das 21h30.
📍 Praça da Matriz - Ouro Fino
Tributo a Tim Maia - Banda Monalizza: sábado, 21h30
🎟️ Entrada gratuita
Ribeirão Vermelho
Na sexta-feira (15), o Espaço Cultural João José da Gama, em Ribeirão Vermelho, recebe a peça "O Grande Dia", do grupo Mundo Cênico. A peça traz uma história cheia de amor, traição, riqueza e duelos.
📍 Espaço Cultural João José da Gama - Ribeirão Vermelho
O Grande Dia: sexta, 20h
Classificação livre
🎟️ Entrada gratuita
Varginha
Dia do Abraço, Feira das Nações, teatro infantil e comemoração de Saint Patricks Day são as atrações que devem movimentar a cidade durante o fim de semana.
📍 Praça Getúlio Vargas - Varginha
Dia do Abraço: sábado, 9h30 às 12h
🎟️ Entrada gratuita
📍 Concha Acústica - Varginha
Feira das Nações: sábado e domingo, a partir das 10h
🎟️ Entrada gratuita
📍 Teatro Mestrinho - Varginha
Moana - O Musical: domingo, 17h
🎟️ Ingressos à venda a partir de R$ 30
📍 Hasta Siempre Pub Beer - Varginha
Saint Patrick's Day: sexta e sábado, 21h
🎟️ Passaporte à venda por telefone
Poços de Caldas
O Bailão do Paulo Mineiro
Reprodução / Prefeitura de Poços de Caldas
Em Poços de Caldas, o hip-hop ganha espaço com a Batalha da Quadra e o Bailão do Paulo Mineiro promete animar o público com muita música no Coreto.
📍 Coreto - Poços de Caldas
O Bailão do Paulo Mineiro: sábado, a partir das 20h
🎟️ Entrada gratuita
📍Mirante São José - R. Geny Villas Boas Tardelli - Poços de Caldas
Batalha da Quadra – 1ª edição 2025: sábado, a partir das 17h
🎟️ Taxa de inscrição: R$ 5 (crianças participam gratuitamente)
📍 New York Pub - Poços de Caldas
Banda Supernova e Sambaculejo: sexta, 20h
DJs Fubá e MD: sábado, 20h
🎟️ Ingressos à venda a partir de R$ 45
Pouso Alegre
Já em Pouso Alegre, o cinema e a cultura se destacam com a estreia do curta-metragem Solo Cura e a oficina de Musicalidades Afro-brasileiras e Indígenas.
📍 CineSesc - Av. Vicente Simões - Pouso Alegre
Estreia do curta-metragem Solo Cura: sexta-feira, às 19h
🎟️ Entrada gratuita
📍 Casa Bem Viver - Bairro Vergani - Pouso Alegre
Oficina Musicalidades Afro-brasileiras e Indígenas: sábado, 15h às 18h
🎟️ Entrada gratuita
📍 República Bar - Pouso Alegre
Saint Patrick's Day com Mary Jane Rock Show: sexta, 23h
🎟️ Ingressos à venda a partir de R$ 25
Viva La Vida - Tributo ao Coldplay: sábado, 23h
🎟️ Ingressos à venda a partir de R$ 25
Lavras
Na cidade de Lavras, a Casa da Cultura recebe um evento especial em homenagem às mulheres e aos estudantes estrangeiros da UFLA, com shows, exposições e performances artísticas.
📍 Casa da Cultura - Lavras
Homenagem às mulheres e recepção de intercambistas da UFLA: sexta, às 19h
🎟️ Entrada gratuita
Paraguaçu
Festa do marolo em Paraguaçu
Reprodução/EPTV
Destaque também para a Festa do Marolo, patrimônio cultural e gastronômico da região, que acontece de 12 a 16 de março, com feira de artesanato, festivais de música, competições esportivas e a tradicional Cozinha Show Regional.
📍Praça Oswaldo Costa - Paraguaçu
Festa do Marolo: quarta a domingo, 7h30 às 22h
🎟️ Entrada gratuita
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas
VÍDEOS: Bom Dia Minas de sexta-feira, 14 de março de 2025
Assista aos vídeos do telejornal com as notícias de Minas Gerais. Assista aos vídeos do telejornal com as notícias de Minas Gerais.
Inscrições de concurso para auditor fiscal no Paraná vão até quinta (20), com salários de R$ 16,9 mil

Podem participar candidatos maiores de 18 anos e quem tenham curso de nível superior em qualquer área de formação, segundo o edital. Sede da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFA) em Curitiba
Geraldo Bubniak/AEN
As inscrições para o concurso da Secretaria de Estado de Fazenda do Paraná (Sefa), com 50 vagas para o cargo de auditor fiscal da Receita Estadual do estado, vão até às 16h da próxima quinta-feira (20).
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Os salários são de R$ 16.953,96, com carga horária de 40 horas semanais. Os cadastros podem ser feitos pelo site do concurso público com taxa de R$ 160.
Durante o ato de inscrição, os candidatos devem escolher onde o processo seletivo será realizado, podendo optar entre as cidades de Cascavel, Curitiba, Londrina e Maringá.
Conforme o governo do estado, as vagas abertas no concurso deverão preencher postos de trabalho em diferentes unidades da Receita Estadual do Paraná, localizadas em Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Umuarama, Cascavel e Pato Branco.
O auditor fiscal é responsável pela fiscalização do pagamento dos tributos e atuação no combate à sonegação fiscal, fiscalizando e auditando as atividades tributárias, contábeis e financeiras do Estado.
O que faz um auditor fiscal? Leia aqui
Podem participar candidatos maiores de 18 anos e quem tenham curso de nível superior em qualquer área de formação, segundo o edital.
Do total de vagas, 42 vagas são destinadas para ampla concorrência, cinco para pessoas negras e três para pessoas com deficiência.
CONFIRA O EDITAL
SE INSCREVA AQUI
LEIA TAMBÉM:
'Crime de menor significância': Polícia reconhece furto de motorista que cancelou entrega de bolo de R$ 200 e fugiu com encomenda, mas caso é arquivado
Velocidade inadequada e falta de sinalização: PRF conclui relatório sobre acidente seguido de incêndio que causou duas mortes
Vídeo: Grupo 'pesca' macaco perdido no Rio Paraná e ajuda animal a chegar à margem
Provas
O concurso público tem três fases:
Provas Objetivas e Discursiva - de caráter eliminatório e classificatório;
Avaliação de Títulos - de caráter classificatório;
Avaliação Médica - de caráter eliminatório.
As provas objetivas e discursiva estão previstas para 18 de maio. Elas serão aplicadas nos turnos da manhã e da tarde nas cidades em que o candidato optou por fazer no ato de inscrição.
A prova objetiva conta com 130 questões, com disciplinas de conhecimentos básicos, jurídicos e específicos.
O concurso público tem validade de dois anos após a data de publicação do resultado final, podendo ser prorrogado.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias em g1 Paraná.
Dólar inicia pregão em dia mais tranquilo, com novos dados de comércio aqui e de confiança nos EUA

No dia anterior, a moeda norte-americana recuou 0,11%, cotada a R$ 5,8012. Já o principal índice da bolsa de valores avançou 1,43%, aos 125.637 pontos. Notas de real e dólar
Amanda Perobelli/ Reuters
O dólar iniciou o pregão desta sexta-feira com investidores à espera da divulgação de novos dados econômicos no Brasil e nos Estados Unidos, encerrando uma semana de agenda de indicadores cheia.
Veja abaixo o resumo dos mercados.
Entenda o que faz o preço do dólar subir ou cair
Dólar
. Veja mais cotações.
No dia anterior, a moeda americana teve baixa de 0,11%, cotada a R$ 5,8012.
Com o resultado, acumulou:
alta de 0,19% na semana;
queda de 1,94% no mês;
perdas de 6,12% no ano.
a
Ibovespa
O Ibovespa começa a operar às 10h.
Na véspera, o índice teve alta de 1,43%, aos 125.637 pontos.
Com o resultado, o Ibovespa acumulou:
alta de 0,48% na semana;
avanço de 2,31% no mês; e
ganho de 4,45% no ano.
O que está mexendo com os mercados?
O mercado interno avaliou os últimos dados do setor de serviços, que recuou 0,2% em janeiro. Mesmo com a queda, o setor acumula alta de 2,9% no acumulado em 12 meses.
"Após alcançar o ápice de sua série histórica em outubro de 2024, o setor de serviços apresentou duas taxas negativas e uma estabilidade nos últimos três meses. Nesse período, acumulou perda de 1,1%, que pode ser explicada pela alta margem de comparação", analisa o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo.
Nos EUA, a inflação ao produtor ficou estável em fevereiro, depois de uma alta de 0,6% em janeiro. Também ficou abaixo das projeções, que previam alta de 0,3%. Na taxa anual, o índice subiu 3,2%, abaixo dos 3,7% do mês anterior.
Esse resultado vem um dia depois da divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês), que aumentou menos do que o esperado em fevereiro, com avanço de 0,2% no mês.
O resultado representa uma desaceleração em comparação a janeiro (0,5%), mas, segundo especialistas, a preocupação é que a melhora do indicador seja temporária, em meio ao cenário de tarifas agressivas sobre as importações por parte de Trump, que devem acelerar os custos da maioria dos produtos nos próximos meses.
A inflação ao produtor é considerada um "passo anterior" da inflação ao consumidor, porque o encarecimento da produção pode ser repassado aos consumidores finais. Assim, uma desaceleração da inflação ao produtor pode gerar o mesmo efeito sobre a inflação ao consumidor.
Uma inflação menor é vista com bons olhos porque pode levar o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) a voltar a cortar suas taxas de juros nos próximos meses, evitando uma possível recessão econômica.
Tarifas de Trump continuam no radar
O mercado também segue repercutindo os últimos desdobramentos da política tarifária do presidente dos EUA, Donald Trump, que podem impactar o país, com um aumento da inflação e redução do consumo, e o mundo todo, já que os norte-americanos são importantes parceiros comerciais de diversos países.
Na manhã desta quinta, Trump disse que, caso a União Europeia não retire a taxa de 50% sobre o whisky que é importado dos EUA, o país vai impor tarifas de 200% sobre todos os vinhos e champanhes da região.
"A União Europeia, uma das autoridades tributárias e tarifárias mais hostis e abusivas do mundo, que foi formada com o único propósito de tirar vantagem dos Estados Unidos, acaba de aplicar uma tarifa desagradável de 50% sobre o uísque. Se essa tarifa não for removida imediatamente, os EUA em breve aplicarão uma tarifa de 200% sobre todos os vinhos, champanhe e produtos alcoólicos saindo da França e de outros países representados pela UE. Isso será ótimo para os negócios de vinho e champanhe nos EUA", escreveu Trump na plataforma Truth Social.
Na quarta-feira (12) começaram a valer as novas tarifas de 25% dos EUA sobre aço e alumínio importado de todos os parceiros comerciais do país, trazendo uma série de retaliações e reações ao redor do mundo.
O Canadá, por exemplo, que é o maior fornecedor de aço para os EUA anunciou US$ 20,6 bilhões em tarifas retaliatórias aos EUA a partir de quinta-feira (13), enquanto diversos países da Europa criticaram a medida.
No Brasil, que também está no topo do ranking de exportador de aço e alumínio para os norte-americanos, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o governo está estudando medidas para proteger o setor siderúrgico brasileiro diante do aumento das tarifas norte-americanas.
Tarifas de 25% sobre aço e alumínio entram em vigor nos EUA; entenda os impactos para o Brasil
O secretário do comércio dos EUA, Howard Lutnick, disse nesta quarta-feira (12) que nada impedirá as tarifas de 25% sobre aço e alumínio até que a produção doméstica seja fortalecida, destacando que Trump ainda deve acrescentar o cobre às suas proteções comerciais.
As novas tarifas reforçam o cenário de incerteza global e os temores de que os EUA e o mundo possam ver um novo aumento de preços e uma desaceleração da economia.
Em entrevista à Fox News no último domingo (9), por exemplo, Trump não descartou uma recessão e um aumento de preços no "período transitório" (de implementação) de suas medidas, e minimizou as preocupações das empresas com a falta de clareza de suas políticas tarifárias.
"A incerteza e a volatilidade continuam neste mercado", disse Mona Mahajan, chefe de estratégia de investimentos da Edward Jones, à Reuters. "O crescimento econômico começou a desacelerar antes mesmo da incerteza tarifária nos EUA. Isso não é incomum no primeiro trimestre do ano, mas o que é incomum é aumentar a incerteza em torno da política."
No começo da tarde desta quarta, Trump também voltou a falar sobre o assunto, reforçando algumas de suas ameaças tarifárias e criticando o posicionamento de alguns países.
O presidente afirmou que "com certeza haverá tarifas sobre os carros" e que vai impor as tarifas recíprocas, inclusive respondendo às retaliações dos países que já foram taxados. Sobre a possibilidade de ter flexibilidade na tarifação para determinados setores ou países, Trump disse que "haverá muito pouca flexibilidade".
Segundo Trump, as medidas farão com que os EUA sejam "financeiramente mais fortes do que nunca".
"Acredito que os mercados vão disparar quando eles verem o que está acontecendo. Muitas grandes empresas me ligam todos os dias, falei com o Business Roundtable ontem. Tivemos uma grande conversa, foi muito boa, e há muito otimismo sobre o nosso país, em termos de regulações e impostos que estão sendo cortados", disse o presidente.
*Com informações da agência de notícias Reuters
https://g1.globo.com/economia/noticia/2025/03/14/dolar-ibovespa.ghtml
Vídeo: Homem invade casa e faz família refém ao tentar fugir da Polícia em Floriano

Conforme o 3º Batalhão de Floriano, o homem possui quatro mandados de prisão nos estados do Piauí e Maranhão por roubo, além de um mandado de recaptura. Ninguém ficou ferido na ação. Violência em Floriano: família é feita refém dentro de casa durante assalto
Um foragido da justiça identificado pelas iniciais J.L.C., foi preso por roubo na quinta-feira (13), no bairro Irapuá II, em Floriano, a 247 km de Teresina. Na tentativa de fuga, o homem invadiu uma casa nas proximidades e manteve uma família refém. (confira o vídeo acima).
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Conforme o 3º Batalhão de Floriano, o homem possui quatro mandados de prisão nos estados do Piauí e Maranhão por roubo, além de um mandado de recaptura.
Ao perceber que sua casa estava cercada por policiais, J.LC. quebrou o vitrô do banheiro e fugiu pelos fundos. Durante a fuga, pulou diversos muros até conseguir invadir a residência de uma mulher. Lá, o suspeito manteve como reféns a dona da casa, uma idosa de 92 anos, mãe da mulher, e uma adolescente de 14 anos.
Ainda conforme o 3º Batalhão, o homem liberou a dona da residência e a idosa após negociações, mas manteve a adolescente sob a mira de um revólver. Após conversas com as equipes presentes no local, o suspeito se rendeu.
Na casa onde o homem estava anteriormente, os policiais apreenderam um revólver com seis munições intactas, três relógios e R$ 1.400 em dinheiro.
As vítimas dos roubos reconheceram pertences roubados e identificaram as roupas usadas pelo suspeito em assaltos cometidos na manhã da quinta (13).
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
O suspeito foi conduzido à delegacia para a realização dos procedimentos cabíveis. Ele permanece à disposição da Justiça.
A ação contou com o apoio da Delegacia de Polícia Civil de Floriano (Depatri) e da Força Tática.
Homem foragido por roubo mantém família refém ao tentar fugir da polícia em Floriano
PM-PI
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
Anchieta tem congestionamento mais de 12 horas após carreta derrubar passarela
Anchieta tem congestionamento mais de 12 horas após carreta derrubar passarela Uma carreta bateu e derrubou uma passarela na Rodovia Anchieta, na altura de Cubatão (SP), na quinta-feira (13). . O impacto na rodovia e nas cidades próximas, principalmente da Grande São Paulo, seguem na manhã desta sexta (14).. A saída dos ônibus e a venda de passagens no Terminal Jabaquara, na capital, também sofreram queda em razão do acidente.
https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/ao-vivo/carreta-derruba-passarela-na-anchieta.ghtml
Lançado documentário que revela a história de quilombo perdido no interior da Amazônia

Documentário 'Raízes Negras de Prainha' estreou na quinta (13) e já está disponível gratuitamente em todas as plataformas de vídeo. Depoimentos enriquecem documentário sobre a história de luta da família Banguela
Divulgação
“Raízes Negras de Prainha”, o documentário que resgata uma história quase apagada pelo tempo: a saga da família Banguela, que fugiu da escravidão no século XIX e encontrou refúgio no Quilombo São João, localizado no coração da Amazônia paraense, foi lançando oficialmente na quinta-feira (13) e já está disponível ao público em todas as plataformas de vídeo.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Idealizado pela Associação União Quilombo São João, a partir de proposta no Edital 02/2024 da Secretaria de Cultura de Prainha, o documentário foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Prainha, Ministério da Cultura e Governo Federal. A produção é assinada pela Loop Media em parceria com a Farol do Norte Produções, unindo esforços para dar visibilidade a uma das histórias mais emblemáticas da resistência quilombola na Amazônia.
Baseado na pesquisa de Albertino Meneses para o Mestrado na Universidade Federal do Pará, o filme traz registros históricos inéditos da família Banguela, sequestrada da África e escravizada nos engenhos da cidade de Óbidos, no Pará.
Cenário de parte das gravações do documentário em Prainha, no oeste do Pará
Divulgação
Uma história de resistência e identidade
Filmado na cidade de Prainha, oeste do Pará, o documentário apresenta uma narrativa que entrelaça história, cultura e espiritualidade, mostrando a luta dos quilombolas para preservar sua identidade e garantir seus direitos. A história começa no século XIX, quando os Banguelas fogem dos engenhos, atravessam a floresta guiados pelos encantados, enfrentam os mistérios do Monte Santo e do Rio Urubuquara, e finalmente encontram refúgio nas margens do Lago São João, onde fundam seu quilombo.
Às margens do Lago São João os Banguelas encontraram refúgio e construíram seu quilombo
Divulgação
Mesmo após a abolição da escravatura, a família Banguela permaneceu invisível para o Estado. Por mais de um século, viveram sem registros oficiais, sem documentos, sem reconhecimento. Hoje, a nova geração enfrenta uma batalha diferente: a luta contra o esquecimento e pela valorização de sua história e cultura.
Para o diretor Leandro Xavier, contar essa história é um compromisso com a memória e com a identidade do povo quilombola.
“Os Banguelas não são apenas personagens do passado. Eles estão aqui, vivendo, resistindo, reivindicando seus direitos. Esse documentário é um chamado para que a história deles seja reconhecida e preservada. A Amazônia é cheia de histórias ocultas, e essa é uma que não pode ser esquecida”.
Com imagens cinematográficas, depoimentos marcantes e uma abordagem imersiva, “Raízes Negras de Prainha” mergulha na ancestralidade e nos desafios do presente.
Serviço
🎬 Raízes Negras de Prainha
📍 Onde assistir: Disponível gratuitamente em todas as plataformas de vídeo
🎥 Produção: Loop Media e Farol do Norte Produções.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Capital Inicial, Soweto, Don Juan e teatro animam fim de semana na região; veja a Agenda Cultural

g1 separou os principais eventos acontecerão na região do Vale do Paraíba entre sexta-feira (14) e domingo (16). Confira. As cidades do Vale do Paraíba recebem diversos shows no fim de semana, que começa nesta sexta-feira (14). Entre os destaques estão de Capital Inicial, Soweto e Don Juan, além de peças teatrais.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O g1 separou abaixo uma curadoria da programação do Vale e região para você não ficar de fora.
Confira a agenda e mais informações das seguintes atrações:
🎤Shows
Capital Inicial, em São José dos Campos
Banda Capital Inicial faz show em São José dos Campos.
Léo Aversa
📆 Quando? Sábado (15), a partir das 18h
📍 Onde? Farma Conde Arena, em São José dos Campos
💲 Quanto? A partir de R$ 130 (vendas pelo site)
Soweto, em São José dos Campos
Grupo "Soweto" que se apresenta, neste fim de semana, em São José dos Campos.
Divulgação
📆 Quando? Sábado (15), a partir das 22h
📍 Onde? SantOnofre, em São José dos Campos
💲 Quanto? A partir de R$ 20 (vendas pelo site)
Don Juan, em São José dos Campos
MC Don Juan
Divulgação
📆 Quando? Sábado (15), a partir das 22h
📍 Onde? Honey Club, em São José dos Campos
💲 Quanto? A partir de R$ 60 (vendas pelo site)
Helio Bentes, em São José dos Campos
Helio Bentes
Tick Oliveira / Divulgação
📆 Quando? Sexta-feira (14), a partir das 20h
📍 Onde? Quintal SkatePark, em São José dos Campos
💲 Quanto? A partir de R$ 50 (vendas pelo site)
Robson Mello, em Cruzeiro
📆 Quando? Sábado (15), a partir das 21h
📍 Onde? Teatro Municipal Capitólio, em Cruzeiro
💲 Quanto? A partir de R$ 80 (inteira) e R$40 (meia entrada e meia solidária) (vendas pelo site)
🎉 Festival
High Stage Festival, em Nazaré Paulista
📆 Quando? De 14 a 16 (Sexta-feira a domingo) a partir das 16h
📍 Onde? Hotel Estância Nazaré Paulista - Estrada do Guavirutuva, em Nazaré Paulista
💲 Quanto? A partir de R$ 180 (meia solidária) e R$100 (meia solidária e aniversariante do mês de março) (vendas pelo site)
🎭 Teatro
Alice no País das Maravilhas, em São José dos Campos
'Alice no País das Maravilhas' em São José dos Campos.
Divulgação
📆 Quando? Sábado (15), a partir das 15h
📍 Onde? Teatro Colinas, em São José dos Campos
💲 Quanto? A partir de R$ 80 (inteira) e R$40 (meia entrada) (vendas pelo site)
Embrulha Ao Vivo, em São José dos Campos
Espetáculo 'Embrulha para a viagem'.
Divulgação
📆 Quando? Sábado (15), a partir das 20h e domingo (16), a partir das 19h
📍 Onde? Teatro Colinas, em São José dos Campos
💲 Quanto? A partir de R$ 80 (inteira) e R$40 (meia entrada) (vendas pelo site)
O Show de Simão, em São José dos Campos
O espetáculo "O Show de Simão", em São José dos Campos
Divulgação/Teatro Colinas
📆 Quando? Domingo (16), a partir das 15h
📍 Onde? Teatro Colinas, em São José dos Campos
💲 Quanto? A partir de R$ 50 (inteira) e R$25 (meia entrada) (vendas pelo site)
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-companheira em Jundiaí

Vítima foi internada com traumatismo cranioencefálico após agressões e está em estado grave. Caso é investigado como tentativa de feminicídio. Mulher fica em coma após ser agredida pelo ex-marido no interior de SP
Um homem foi preso na quinta-feira (13) suspeito de tentar matar a ex-companheira em Jundiaí (SP). A mulher foi internada em estado grave.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Conforme a Polícia Civil, o homem foi localizado dias depois do crime no bairro do Caxambu. A mulher foi socorrida com traumatismo cranioencefálico e precisou ser internada.
O suspeito foi preso e deve responder por tentativa de feminicídio. O caso é investigado pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Jundiaí.
Caso foi registrado na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) em Jundiaí (SP)
Google Maps/Reprodução
Ainda de acordo com a polícia, até a última atualização desta reportagem, a vítima permanece internada e em estado grave.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Encontro de brechós em Curitiba tem peças a partir de R$ 10 neste fim de semana; veja como participar

Edição conta com cupons de descontos de R$ 5 a R$ 20 espalhados pelo evento. Serão ofertados produtos usados em bom estado e produtos originais de diversas marcas, com preços acessíveis. Encontro de brechós em Curitiba acontece neste fim de semana
Divulgação/Tamyres Ikuno
Um encontro de brechós em Curitiba oferta peças de roupas com preços a partir de R$ 10 neste sábado (15) e domingo (16). A entrada é gratuita.
A ação acontece das 10h às 18h, na Galeria Green Center, no Centro da capital.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Conforme a organização, serão 30 brechós com peças para todos os estilos, além de coleções vintages, street e casual moderna.
Além disso, também é possível encontrar peças de meia estação, que são roupas leves usadas na transição de estações.
Nesta edição, o encontro terá cupons de descontos espalhados pelo evento. Eles estarão escondidos entre araras e oferecem descontos nas compras de R$ 5, R$ 10, R$ 15 e R$ 20.
O evento conta com produtos usados em bom estado e produtos originais de diversas marcas, com preços acessíveis. As roupas são direcionadas ao público feminino, masculino e infantil.
Leia também:
Londrina: PMs são presos suspeitos de escoltar caminhão carregado de celulares sem notas fiscais
Reserva: Idoso dado como desaparecido é encontrado morto em caminhonete capotada
Inusitado: Ciclista é preso com camiseta e shorts preto pintado no próprio corpo
Serviço
Data: 15 e 16/3;
Horário: das 10h às 18h;
Local: Galeria Green Center (Rua São Francisco, 232 e Rua Treze de Maio, 439 – Centro);
Entrada gratuita.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias em g1 Paraná.
VÍDEO: vice-presidente dos EUA, JD Vance é vaiado por plateia de orquestra em Washington
O vice-presidente dos Estados Unidos, J.D. Vance, foi vaiado pela plateia de uma orquestra na quinta-feira (13). A orquestra ocorreu no Kennedy Center, um centro cultural em Washington DC, capital do país.
Vance começou a ser vaiado assim que se sentou em um camarote para assistir à apresentação, que aainda não havia começado. Veja no vídeo abaixo.
A reação do público ao vice de Trump ocorre logo após as recentes medidas do governo Trump para reformular o Kennedy Center, uma instituição nacional de artes. Em uma investida "anti-woke", Trump demitiu o conselho de curadores da instituição.
Initial plugin text
Esta reportagem está em atualização.
Jornal do Amazonas 1ª edição desta quinta-feira, 13 de março de 2025
O telejornal é veiculado na Rede Amazônica. O telejornal é veiculado na Rede Amazônica.
Gambás e cobras: a batalha silenciosa da natureza que ocorre há mais de 100 milhões de anos
"/> Resistentes ao veneno das serpentes, os gambás não apenas predam cobras, mas também desempenham um papel essencial no equilíbrio dos ecossistemas no controle de pragas e na regeneração das florestas. Gambás são imunes à peçonha das cobras e são predadores naturais desses animais
Hugo Vinicius de Sousa Albuquerque Filho/iNaturalist
Na guerra “invisível” dos ecossistemas, um pequeno marsupial se destaca como um verdadeiro guerreiro: o gambá. Também conhecido como timbu, saruê, cassaco e mucura, esse animal divide seu território com um de seus adversários mais antigos: as serpentes. Ambos percorrem a terra desde o período Cretáceo, há mais de 100 milhões de anos, e, como são criaturas noturnas em busca de alimento, seus caminhos inevitavelmente se cruzam.
No entanto, ao longo da evolução, os gambás desenvolveram uma impressionante resistência ao veneno de algumas das cobras mais temidas, como jararacas e cascavéis, tornando-se predadores improváveis desses répteis e protagonistas de um dos embates mais fascinantes da natureza.
Mas o que os torna imunes a essas toxinas? E como seu apetite variado – que inclui frutas, insetos, pequenos vertebrados e até serpentes – os transforma em verdadeiros aliados da natureza e dos humanos?
Ana Paula Carmignotto, doutora, professora pela UFSCar de Sorocaba e especialista em mamíferos marsupiais, explica que a resistência dos gambás ao veneno das serpentes pode ocorrer a partir de dois mecanismos diferentes.
“A resistência dos gambás ao veneno de serpentes pode ocorrer por dois mecanismos: mudanças estruturais nos receptores que se ligam às toxinas do veneno ou a presença de inibidores e/ou neutralizantes dessas toxinas no plasma, soro ou músculos. Esses mecanismos impedem a coagulação do sangue desses animais quando em contato com o veneno de jararacas, cascavéis e surucucus, tornando estas espécies resistentes ao veneno”, explica a especialista.]
Com o tempo, a relação entre gambás e serpentes evoluiu para um verdadeiro duelo biológico. Enquanto as cobras desenvolveram venenos cada vez mais potentes para tentar neutralizar seus predadores, os gambás aprimoraram seus mecanismos de defesa, tornando-se progressivamente mais resistentes. Esse fenômeno, conhecido como “corrida armamentista evolutiva” pelos cientistas, demonstra como a natureza molda as espécies ao longo do tempo, levando à adaptações impressionantes.
Na década de 90, pesquisadores do Instituto Butantan decidiram testar essa teoria na prática. Em um experimento conduzido no Laboratório de Biologia Estrutural, especialistas recolheram gambás da Mata Atlântica (Didelphis aurita) e os colocaram em ambientes controlados.
Gambá-de-orelha-preta (Didelphis aurita) foi recolhido para ser usado em experimento realizado pelo Butantan
Natan Périco/iNaturalist
Foi então que os cientistas introduziram jararacas (Bothrops jararaca) no ambiente. O resultado surpreendeu: sem hesitar, os gambás partiram para cima das serpentes, utilizando seu olfato aguçado para localizá-las, especialmente pela cauda, onde iniciavam suas mordidas. Enquanto isso, as cobras tentavam revidar, desferindo múltiplas picadas. No entanto, o veneno não surtia efeito e os gambás seguiam devorando suas presas sem qualquer sinal de intoxicação.
Para verificar se essa proteção era inata ou aprendida, os pesquisadores repetiram o experimento com filhotes de gambás e jararacas recém-nascidas. O comportamento foi idêntico, confirmando que a resistência ao veneno e a habilidade de caça são características geneticamente incorporadas na espécie.
Curiosos para entender os limites dessa imunidade, os cientistas do Butantan realizaram outro teste, dessa vez colocando gambás da Mata Atlântica em contato com cascavéis (Crotalus durissus), típicas do Cerrado e da Caatinga. Embora os gambás tenham conseguido devorar até cinco cascavéis sem apresentar qualquer sinal de intoxicação, ao serem picados pela sexta serpente, começaram a demonstrar efeitos do veneno, como perda de equilíbrio.
Cascavel-sul-americana (Crotalus durissus)
AJDeberdt/iNaturalist
A conclusão foi clara: os gambás são altamente resistentes ao veneno das cobras com as quais coexistem – as chamadas espécies simpátricas –, mas essa imunidade não é absoluta contra serpentes de outros biomas. Esse achado reforça a complexidade da evolução e sugere que o próximo passo seria investigar como gambás do Cerrado se comportariam ao enfrentar jararacas da Mata Atlântica.
O que esses estudos deixam evidente é que os gambás, muito além de seu papel como predadores naturais de cobras, são exemplos vivos de adaptação e sobrevivência. Além da impressionante resistência ao veneno de cobras, os gambás desempenham um papel fundamental na manutenção do equilíbrio ecológico e, consequentemente, trazem benefícios diretos e indiretos aos seres humanos.
Com uma dieta extremamente variada, que inclui frutas, insetos, ovos, pequenos vertebrados, incluindo as serpentes, eles atuam como verdadeiros agentes de controle biológico. Há registros também de predação de morcegos, outros marsupiais, pequenas aves, anfíbios (sapos, rãs ou pererecas) e répteis (pequenos lagartos).
Os gambás se alimentam de frutos e podem ser importantes dispersores de sementes, auxiliando na regeneração de florestas, por exemplo. Como se alimentam também de insetos, podem consumir espécies nocivas aos humanos, como aranhas, escorpiões, carrapatos, auxiliando a reduzir a abundância destes insetos localmente, atuando no controle de pragas. Também é um importante reservatório de parasitas e vírus e pode ser usado para entender melhor o ciclo epidemiológico de certas doenças, em especial da Leishmaniose e doença de Chagas
Ana Paula explica que, no Brasil, existem 69 espécies de marsupiais, conhecidos popularmente por gambás, cuícas ou catitas. Dentre estas, apenas 11 espécies possuem esta resistência, incluindo os gêneros Didelphis (gambás), Philander (cuíca-de- quatro-olhos) e Lutreolina (cuíca-de-cauda-grossa). Todos eles pertencem à tribo Didelphini, parte da família Didelphidae.
Mundo afora, existem pelo menos 48 espécies de mamíferos que predam serpentes e que tem imunidade ao veneno, incluindo o gambá e o texugo na América do Norte, algumas espécies de marsupiais na Austrália, o ouriço-comum e o texugo na Europa, espécies de mangustos na Ásia e o texugo-do-mel, a doninha-das-costas-listrada e espécies de mangustos na África.
Gambás
Existem atualmente 4 espécies de gambás no Brasil: o gambá-de-orelha-preta da Amazônia, o gambá-de-orelha-preta da Mata Atlântica, o gambá-de-orelha-branca que ocorre na Caatinga, Cerrado, Pantanal e Pampas, e o gambá-de-orelha-branca da Amazônia, que o ocorre na porção norte da Amazônia.
Esses animais são mais comuns em áreas rurais, mas podem ocupar áreas urbanas próximas de pequenos fragmentos de vegetação nativa, como parques urbanos e condomínios ou casas com áreas naturais.
Gambá-de-orelha preta é uma das quatro espécies que ocorrem no Brasil
Henry Stranz / Projeto Dacnis
Além da impressionante resistência ao veneno de cobras, os gambás desempenham um papel fundamental na manutenção do equilíbrio ecológico e, consequentemente, trazem benefícios diretos e indiretos aos seres humanos.
As principais ameaças à sobrevivência dos gambás são a perda, fragmentação e conversão de seus hábitats naturais. A caça para consumo humano também pode prejudicar algumas populações.
“Apesar dos gambás emitirem um som de ameaça quando intimidados, ou se fingirem de mortos, eles geralmente querem apenas fugir. Então ao ver um animal se aproximar, não toque no animal, pois ele pode morder e transmitir doenças. Apenas dê espaço para que o mesmo possa correr para fora, ou direcione o animal para fora de sua residência. Caso o animal esteja machucado ou tenha se escondido no interior da residência, pode acionar a polícia ambiental ou o centro de controle de zoonoses de sua cidade. Caso o animal tenha defecado ou urinado, desinfete o local com água sanitária”, orienta a especialista.
Internada em hospital de Salvador, Preta Gil deixa UTI e é transferida para quarto
"/> Carioca está internada desde o último sábado (8) para tratar uma infecção urinária. Preta Gil no Carnaval em Salvador, no início deste mês
Alana Carvalho/g1
Internada com infecção urinária em um hospital particular de Salvador, a cantora Preta Gil saiu da da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e foi transferida para um quarto. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (13), pela assessoria da artista.
A carioca está hospitalizada desde o último sábado (8), para monitoramento e cuidados médicos. Conforme a assessoria de Preta, ela está bem.
Na noite desta segunda-feira, a artista publicou uma mensagem em uma rede social para acalmar os fãs.
"Amores, fiquem tranquilos! Estou sendo bem cuidada e em breve estarei em casa. Amo vocês! 🙏🏾❤️", disse ela, que está em tratamento contra um câncer, .
Por meio de nota, a assessoria do hospital informou, também na segunda-feira,, que Preta Gil estava sob os cuidados do coordenador da UTI, Diogo Azevedo, do urologista, doutor Frederico Mascarenhas, da equipe médica do hospital e do médico particular, Roberto Kalil Filho.
Preta Gil é internada com infecção urinária em hospital de Salvador
A carioca foi diagnosticada com câncer colorretal em janeiro de 2023 e passou a fazer tratamento com quimioterapia e radioterapia. Posteriormente, a doença atingiu outras áreas do corpo: dois linfonodos, o peritônio e o ureter.
Três dias antes de ser internada, a filha de Gilberto Gil curtiu o dia ensolarado em uma praia da capital baiana. A filha de Gilberto Gil revelou aos seguidores de uma rede social que teve liberação médica para dar um mergulho no mar. (assista ao vídeo abaixo).
Em entrevista recente ao Fantástico, concedida quando ela deixou um hospital em São Paulo após uma longa cirurgia, Preta revelou que planejava passar o carnaval na Bahia e comentou o desejo de tomar um banho nas águas da baía de Todos-os-Santos.
Preta Gil toma banho de mar após receber liberação médica
Com lágrimas nos olhos, Preta Gil destaca emoção ao retornar para Carnaval de Salvador: 'Só Deus sabe como lutei pra estar aqui'
Homenagens no carnaval
Preta Gil recebe homenagem de Tatau no Carnaval de Salvador
Atualmente morando em São Paulo, a cantora escolheu a capital baiana para curtir a folia. Ela acompanhou o desfile de trios do carnaval na varanda do Camarote Expresso 2222, na Barra, de onde recebeu o carinho do público.
Preta também foi homenageada por diversos artistas, como Tatau e Ludmilla, e chegou a receber uma declaração de amor da amiga Ivete Sangalo, que a elogiou publicamente como "uma mulher extraordinária".
Preta Gil curte Carnaval em Salvador com vestido decotado e exibe cicatriz de cirurgia
Ivete Sangalo fala com Preta Gil durante segundo dia do carnaval de Salvador
A filha de Gilberto Gil também foi homenageada pelo vocalista da banda Psirico, Márcio Victor, dedicou a música "Mulher Brasileira", também conhecida pelo verso "Toda boa", para Preta Gil, e sugeriu que a artista, que tome "mingau de cachorro" para reforçar a imunidade.
Comum nos lares do interior nordestino, o preparo leva apenas farinha, alho e água. Para a sabedoria popular, o mingau serve para fortalecer a saúde. Por isso, o cantor não só recomendou o consumo, como ainda deu uma dica para que Preta conseguisse ingerir a mistura.
"Amassa o alho e é ruim como o que para tomar assim... Aí coloca um pouco de doce de goiaba, para ver se o negócio desse, porque é ruim, mas a receita é barril. É barril", sugeriu Márcio Victor, que descreveu Preta como "uma das melhores pessoas" que já conheceu na vida.
Márcio Victor ensina Preta Gil a fazer 'mingau de cachorro'
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2025/03/13/preta-gil-transferida-quarto-salvador.ghtml
Foragido há mais de 20 anos, homem que matou e roubou empresário em MG é preso em Aracaju

Na época do crime, a Polícia Civil de Minas Gerais prendeu os três autores do latrocínio, que foram condenados a uma pena de 21 anos de prisão. Contudo, alguns meses depois, um dos presos, esse que foi localizado em Sergipe, escapou do presídio. Condenado por latrocínio em MG é preso em Aracaju (SE).
SSP/SE
Um homem, de 49 anos, condenado por participar de um latrocínio em 2003 na cidade de Pedro Leopoldo (MG), foi preso nesta quinta-feira (13), na Zona Norte de Aracaju.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp
De acordo com as investigações conduzidas pela 6ª Delegacia de Polícia de Pedro Leopoldo (MG), o homem condenado e mais dois comparsas assaltaram um supermercado localizado na cidade.
Ainda segundo a Polícia Civil, os homens renderam o proprietário do estabelecimento e o filho dele. O pai reagiu e, após entrar em luta corporal, foi morto a tiros. Em seguida, os criminosos levaram R$ 20 mil e fugiram.
Na época do crime, a Polícia Civil de Minas Gerais prendeu os três autores do latrocínio, que foram condenados a uma pena de 21 anos de prisão. Entretanto, alguns meses depois, ainda em 2003, um dos presos, esse que foi localizado nesta quinta-feira em Sergipe, escapou do presídio e passou a ser procurado.
https://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2025/03/13/latrocinio-mg-preso-em-aracaju.ghtml