Justiça nega denúncia de homicídio culposo contra motorista que atropelou menina em Salvador

Caso aconteceu em junho de 2022, na Avenida Bonocô. Juíza entendeu que homem não agiu com imprudência, negligência ou imperícia. Ainda assim ele pode responder por omissão de socorro. Menina de 11 anos morre após ser atingida por carro na Avenida Mário Leal Ferreira, em Salvador
Arquivo Pessoal
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) negou a denúncia de homicídio culposo no trânsito contra o motorista envolvido no atropelamento, que terminou com morte de Eloá Rastele de Oliveira, de 11 anos, em Salvador, em 2022.
A Justiça entendeu que o motorista não agiu com imprudência, negligência ou imperícia. Ainda assim ele pode responder por omissão de socorro.
Em nota, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) informou que vai recorrer da decisão, porque considera ter elementos probatórios suficientes quanto à acusação de homicídio culposo.
"Eu não me conformo com essa sentença, com essa injustiça, de que a juíza entendeu que o responsável não teve culpa. Resumindo, a morte da minha filha não deu em nada", lamentou a mãe da garota Valdenice Rastele.
A mãe da garota contou que após receber a notícia, sentiu que todo o esforço por justiça "não valeu de nada".
"Como que uma pessoa tira a vida de uma criança e não dá em nada? O responsável não tem uma punição, um castigo? Essa justiça é muito falha e cruel", afirmou, emocionada.
O acidente que aconteceu na Avenida Mario Leal Ferreira, conhecida como Bonocô. Antes da decisão da Justiça, o motorista respondia em liberdade por homicídio culposo no trânsito e omissão de socorro.
'Criei com tanto amor e carinho, e perdi', desabafa mãe de criança que morreu após ser atingida por carro na Av. Bonocô, em Salvador
No dia do acidente, Eloá saiu do culto com os amigos e todos foram em direção a uma quadra de futebol que fica no canteiro central da Bonocô. Ela foi atingida por um carro e o motorista não prestou socorro. Segundo testemunhas, o veículo estava em alta velocidade, informação que não foi confirmada pela polícia.
A mãe da menina afirmou que, ao longo dos últimos meses, recebeu a informação que o motorista não fez o exame toxicológico após o acidente, o que teria dificultado os próximos passos do processo.
O g1 questionou a Polícia Civil sobre o exame, mas a corporação afirmou que não dispõe da informação. O portal ainda pediu mais informações sobre o processo para a Justiça, mas não recebeu respostas até a última atualização desta reportagem.
Segundo Valdenice Rastele, ela e o marido foram ouvidos após o acidente. Depois disso, eles não tiveram muitas respostas sobre o caso, apesar de irem até a delegacia com frequência.
O motorista chegou a se apresentar na 6ª Delegacia Territorial (DT), no bairro de Brotas, três dias após o acidente. Ele foi ouvido e liberado por não ter sido preso em flagrante, nem possuir antecedentes criminais.
Na ocasião, a corporação não deu detalhes sobre o depoimento do homem, que não teve o nome divulgado.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
Polícia Civil prende homem apontado como piloto da moto usada no assassinato do ciclista Vitor Medrado, no Itaim Bibi, em SP

Prisão de Jeferson de Souza Jesus, conhecido como Gordo da Paraisópolis, foi feita por integrantes do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). Jeferson de Souza Jesus é apontado pela Polícia Civil como piloto da moto usada no assalto onde o ciclista Vitor Medrado foi morto, na capital paulista.
Montagem g1/Reprodução/TV Globo
A Polícia Civil de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (19) a prisão de Jeferson de Souza Jesus, apontado como piloto da moto usada no assalto onde o ciclista Vitor Medrado foi morto, na capital paulista.
O crime ocorreu em 13 de fevereiro, em frente ao Parque do Povo, no Itaim Bibi, Zona Sul de São Paulo, por volta das 06h da manhã. No assalto, os ladrões primeiro atiraram e depois levaram o celular dele.
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
Segundo a polícia, a prisão de Jeferson, conhecido como Gordo da Paraisópolis, foi feita por integrantes do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic).
Em 18 de fevereiro, o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, já havia anunciado a prisão de Suedna Barbosa Carneiro, de 41 anos, conhecida como "mainha do crime".
De acordo com o secretário, a mulher seria a comandaria os criminosos que mataram Medrado, de 46 anos. Ela seria a financiadora de criminosos que fazem asssaltos com moto em várias regiões da cidade, segundo disse Derrite.
Suedna Carneiro, conhecida como 'mainha do crime', seria a chefe da quadrilha que matou ciclista
Reprodução/TV Globo
A prisão de Suedna também aconteceu em Paraisópolis, na Zona Sul. Na casa dela, foram apreendidos documentos e armas, que foram analisados pelos investigadores para tentar identificar os crimes cometidos por ela e se há realmente alguma ligação com o assalto que levou à morte do ciclista.
Derrite afirmou que a "mainha do crime" facilitava ações criminosas em São Paulo, financiando os ladrões que atuam não só no Itaim, mas também em diferentes pontos da cidade.
Ela fomentava não só esses criminosos que assassinaram o Vitor, mas outros assaltos em toda a região. E o que comprova isso são as apreensões realizadas na data de hoje: três armas de fogo, celulares, várias bags, que são utilizadas por aqueles que se passam por falsos entregadores de aplicativo.
LEIA MAIS:
'Mainha do crime' já foi condenada por manter 'bunker' com aluguel de armas e compra de produtos roubados
Médica chutada e mordida em assalto em SP tem alta e diz que mudará rotina de 15 anos: 'Agora, tenho medo'
De acordo com a SSP, Suedna Barbosa já tinha passagem por porte ilegal de armas e receptação. Ela ficava com parte dos objetos roubados das vítimas durante os assaltos dos motociclistas armados, dizem os investigadores.
Polícia prende mulher conhecida como 'mainha do crime', apontada como chefe de quadrilha que pratica crimes no Itaim Bibi, em SP
Quem era Vitor Medrado
Vitor Medrado, ciclista Sertãozinho, SP
Redes sociais
Vitor Medrado foi enterrado no sábado (15) em Belo Horizonte, onde havia nascido. Ciclista experiente, ele morava na capital paulista, onde trabalhava como orientador físico e era influente na área de ciclismo. Ele participava de competições e se destacou como atleta de pista de velódromo.
Por volta das 6h da manhã da última quinta-feira, ele estava parado na calçada em cima da bicicleta, mexendo no celular, em frente ao Parque do Povo, quando dois ladrões em uma moto o abordaram. O garupa da moto atirou sem que Medrado sequer tivesse reagido.
Após o ciclista cair da bicicleta, um dos criminosos pegou o celular dele do chão. Medrado foi socorrido e levado ao Hospital das Clínicas, mas não resistiu aos ferimentos. A dupla fugiu e ainda não foi localizada.
Bandidos matam um ciclista para roubar o celular dele
A Polícia Civil suspeita que o ladrão que atirou e matou o ciclista seja o mesmo que tentou roubar um motociclista no bairro Brooklin cinco horas depois e também atirou contra a vítima.
Homenagens
Amigos se abraçam durante ato em homenagem ao ciclista Vitor Medrado, de 46 anos, morto em frente ao Parque do Povo, no Itaim Bibi.
Reprodução/TV Globo
No dia seguinte, amigos, parentes e ativistas do ciclismo fizeram num protesto silencioso no local onde Medrado foi morto. O clima era de muita comoção e revolta com a falta de segurança da cidade de São Paulo.
Em entrevista à TV Globo, a esposa do ciclista, a enfermeira Jaquelini Santos disse que o marido andava preocupado com a segurança na região.
Emocionada, ela afirmou que “perdeu o grande amor” de sua vida, mas que “confia na Justiça Divina” para que os criminosos sejam punidos.
‘Acreditado que Deus vai cuidar de quem nos causou esse mal’, diz esposa do ciclista assassinado no Itaim Bibi, em SP
Verão sem chuvas de março: volume não alcança 20% de média histórica esperada para mês em Piracicaba
"/> Inmet emitiu alerta de perigo potencial para tempestades na região. Temperatura média ficou em 26,7ºC no balanço em medição parcial, até 19 de março. Termômetros devem marcar máxima de 33°C nesta terça em Piracicaba; veja previsão completa
A um dia do fim do Verão,Piracicaba (SP) registrou apenas três dias de chuvas entre os dias 1 a 19 de março. A cidade somou 27,2 milímetros de precipitação em 2025. O total não alcança 20% da média histórica esperada para o mês, segundo medições do Posto Meteorológico da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq-USP), na cidade, que é de 140,9 milímetros.
🌦️O total registrado na cidade, atualmente, representa 19,3% do volume esperado para o período. Os primeiros 9,7 milímetros de chuvas de março foram registrados no dia 11 de março. Nesta última terça-feira (16), Piracicaba teve 1,5 milímetro de precipitação e, nesta segunda (17), a cidade somou 15,5 milímetros de chuvas. Entre a noite do dia 18 de março e a manhã desta quarta-feira (19), foi registrado mais 0,5 milímetro.
Cenário pode mudar com alerta de tempestade
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo de possibilidade de tempestades nas 18 cidades da área de cobertura do g1 Piracicaba e região nesta terça-feira (18). O aviso vale até às 10h desta quarta-feira (19) e prevê chuvas de até 50 milímetros por dia e ventos intensos de até 60 quilômetros por hora.
Nível e vazão do Rio Piracicaba ficam abaixo da média para março e manancial tem pedras aparentes no leito
Claudia Assencio/g1
Rios
O Rio Piracicaba, responsável por cerca de 20% do abastecimento, registra vazão 70,2% abaixo da média para março nesta terça-feira. O manancial marcava 46,6 mil litros de água de água por segundo (m³/s) na estação de captação na região da Rua do Porto, em Piracicaba (SP), segundo informações mais atualizadas do Consórcio das Bacias PCJ, a partir de dados do SP Águas. A vazão esperada para data é de 156,4 m³/s.
🏞️O nível do Rio Piracicaba era de 1,38 metro nesta terça. A marca é 40% menor do que a média histórica para março, de 2,31 metros de profundidade.
📲 Acesse o canal do g1 Piracicaba e região no WhatsApp
📉Menor vazão do ano
No último dia 5 de março, o volume do manancial era de 45,9 mil litros de água de água por segundo (m³/s) na estação de captação na região da Rua do Porto, em Piracicaba, às 7h. Mas, na mesma data às 23h30, o manancial registrou a menor vazão desde o inicio do ano, com 43,47 m³/s, que é 72% menor que a expectativa para março, segundo técnicos do PCJ.
"A título de comparação, entre os dias 14 e 15 de fevereiro de 2025, o Rio Piracicaba, em Piracicaba, também registrou baixas vazões, na ordem de aproximadamente 48,77 m³/s, bem próximas das registradas agora, em março. Isso indica, que mesmo estando em período de chuvas, quando as precipitações não ocorrem de forma regular, a tendência é de queda da vazão dos mananciais", analisam os técnicos.
Rio Corumbataí
🏞️A vazão atual do Rio Corumbataí, responsável por mais de 80% do abastecimento de Piracicaba, é de 9,56 mil litros de água por segundo (m3/s) nesta quinta-feira (6). A marca é 68% menor do que o volume médio esperado para o reservatório, que é de 30 m3/s.
🌦️Sem chuvas
Não foi registrado nenhum milímetro de chuva no leito do Rio Piracicaba nos 11 primeiros dias de março de 2025.
Sem chuvas, Rio Piracicaba tem vazão 70% menor que média histórica de março, aponta PCJ
Claudia Assencio/g1
Período de chuvas
O período das chuvas para as Bacias PCJ geralmente se estende até final de março e inicio de abril.
"Apesar da constatação de vazão dos rios em geral abaixo da média, para os principais pontos de monitoramento das Bacia PCJ, os registros de vazão dos rios ainda estão acima dos limites de vazão considerados críticos para abastecimento. Assim sendo, nesse período a tendência é de recuperação e manutenção dos volumes e níveis de reservatórios, com menor incidência de problemas relacionados ao abastecimento", aponta o setor técnico.
"Mesmo o cenário não sendo tão crítico, obviamente o registro de temperaturas mais elevadas e tempo seco acarretam maior consumo de água pela população, fato que evidencia a necessidade da conscientização para o uso racional da água", conclui.
Temperaturas acima da média 🌡️
Em meio à onda de calor, Piracicaba (SP) inicia março de 2025 com temperaturas médias de 26,9ºC, dois graus e meio acima da média histórica para este período do ano, conforme apontam as medições do Posto Meteorológico "Jesus Marden do Santos" da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (LEB-Esalq), no campus da USP na cidade. A temperatura média prevista para o mês é de 24,3ºC. - Confira previsão abaixo, no VÍDEO.
Com 33,8 ºC, Piracicaba (SP) registrou a terceira maior temperatura máxima do início de março desde 1917, quando começaram as medições no posto da Esalq.
🌡️O município registrou, em média, temperaturas máximas de 33,8ºC e mínimas de 20,3ºC no balanço feito pelo Departamento de Engenharia de Biossistemas (LEB) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) entre os dias 1 e 5 de março de 2025.
⚠️Nesta sexta-feira (7), as mínimas ficam na casa dos 20ºC e as máximas podem atingir os 36ºC na cidade. O índice de umidade mínima relativa do ar fica em 20%, menor do que o ideal para a saúde humana.
Baixa umidade do ar
A pesquisadora do Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Angélica Prela Pantano, alerta para ocorrência de baixa umidade do ar na região de Piracicaba, em níveis menores do que considerado ideal para a saúde.
Os níveis ideais de umidade relativa do ar ideal para a saúde humana é entre 40% e 70%, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
"Abaixo de 40% e acima de 70% por períodos prolongados podem ser prejudiciais. Mesmo com alguns chuviscos, em cerca um milímetro, o índice de umidade mínima relativa do ar está abaixo de 40%. É considerado baixo, mas é normal devido às altas temperaturas dos últimos dias. E deve se manter assim até domingo [9 de março] quando entra uma nova frente fria e trará mais umidade para toda a região e, possivelmente, vai conseguir romper a massa de ar quente que está em toda a Região Sudeste, e trazer chuvas", explicou.
Depois de bater recorde de menor temperatura do ano, Piracicaba tem alerta para onda de calor
Claudia Assencio/g1
📝Recomendações de saúde: O Inmet emitiu também recomendações de saúde para a população no alerta de baixa umidade. 👇Veja a seguir:
Beba bastante líquido
Evite desgaste físico nas horas mais secas
Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, entre às 10h e às 16h
Use hidratante para pele e umidifique o ambiente
Obtenha mais informações com a Defesa Civil (199) e ao Corpo de Bombeiros (193) ☎.
Leia mais:
Nariz sangrando, lacrimejamento, pigarro e mais: clima seco e umidade baixa do ar afetam saúde
Fevereiro mais quente em 108 anos ☀️
🌡️Fevereiro de 2025 foi o mês mais quente em Piracicaba em 108 anos, segundo o Leb da Esalq.O mês teve média de temperatura de 32,5°C. É a primeira vez que o município atingiu essa marca desde 1917, quando a estação meteorológica situada no campus da USP de Piracicaba começou a registrar as temperaturas.
A média histórica para fevereiro é de 30,5ºC levando em consideração todas as medições desde 1917.
A metrópole bateu os 35,2º2 e atingiu a temperatura máxima mais elevada de 2025 na última segunda-feira (17), de acordo com medição do posto meteorológico.
Média de temperaturas para fevereiro (2016 - 2025)
Mudança climática e combustíveis fósseis
Ao g1, o professor e pesquisador Fábio Marin, do LEB-Esalq afirma que a tendência de registrar temperaturas mais altas a cada novo ano é resultado das mudanças climáticas, impulsionadas pelo uso de combustíveis fósseis.
“A economia depende, majoritariamente, de carvão e petróleo. O consumo desses combustíveis só aumenta anualmente. Apesar dessas discursões [sobre as mudanças climáticas], o mundo é ‘viciado’ em petróleo. Então, teríamos que arrumar um jeito de emitir menos CO2 [dióxido de carbono] na atmosfera. Mas isso, hoje em dia, implica em reduzir empregos e diminuir a economia, situações que nem a sociedade e nem políticos topam em encarar”, afirma o pesquisador Fábio Marin.
Professor Fábio Marin da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo em Piracicaba
Reprodução/Boletim Tempo Campo/Esalq
Leia mais 🌡️
Piracicaba registra maior média anual de temperatura e pesquisador atribui cenário às mudanças climáticas
Onda de calor
A onda de calor, com temperaturas que podem superar os 40ºC em algumas regiões do país, deve seguir até o dia 9 de março, de acordo com a Climatempo.
A previsão indicava um alívio a partir desta quarta-feira (5), mas o bloqueio atmosférico que atua em parte do país vai persistir.
A Climatempo afirma que as temperaturas máximas devem ficar cerca de 5 a 7°C acima da média em parte do Sul, em Mato Grosso do Sul e no estado de São Paulo.
Onda de calor prossegue até 9 de março
Arte/g1
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Tentativa de roubo a obra termina com dois baleados em Campinas
Uma tentativa de roubo a uma obra de um condomínio na Vila União, em Campinas (SP), terminou com um trabalhador e um suspeito baleados, na noite de terça-feira (18). De acordo com a Polícia Militar, o criminoso invadiu o local e manteve pelo menos quatro operários como reféns.
Segundo a corporação, o suspeito levou os funcionários para uma sala enquanto roubava objetos dos trabalhadores. A polícia chegou até o local porque um dos operários que estava na obra percebeu a movimentação e pediu ajuda.
A Polícia Militar relatou que, no momento da negociação para a liberação dos reféns, o homem apontou uma arma para os agentes de segurança, que revidaram. Na troca de tiros, um dos funcionários também ficou ferido.
O trabalhador foi atingido na perna e encaminhado, sem risco, ao Hospital Municipal Doutor Mário Gatti. Já o suspeito foi levado para o Hospital PUC-Campinas, passou por cirurgia e segue internado sob escolta. Os outros reféns não ficaram feridos.
A perícia foi acionada para ir até o local. Com o criminoso, a PM encontrou uma arma calibre 32 com uma munição deflagrada. Já dentro do carro em que ele estava, os policiais acharam carregadores e munições.
Estudantes de fisioterapia do interior de SP criam projeto para asmáticos e recebem aprovação de congresso que será sediado no Japão: 'Foi desafiador'

Glória Fregni Alfieri e Elza Tainá de Lima Costa, estudantes de Sorocaba (SP), criaram projeto de iniciação científica que mostra alternativas fisioterapêuticas para tratamentos de pacientes asmáticos. Glória - na direita - e Elza - na esquerda - criaram um projeto inovador, aprovado pelo Congresso Mundial de Fisioterapia
Arquivo pessoal
Um projeto de iniciação científica que tem como objetivo auxiliar pacientes asmáticos conquistou a aprovação no Congresso Mundial de Fisioterapia que será realizado em Tóquio, no Japão. O trabalho é das estudantes de fisioterapia Glória Fregni Alfieri, de 25 anos, e Elza Tainá de Lima Costa, 24 anos, moradoras de Sorocaba (SP).
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Elza e Glória estudam fisioterapia na Universidade Paulista (Unip). As duas se conheceram na sala de aula e se tornaram muito próximas no decorrer do curso.
"Durante uma de nossas conversas, ela soube do meu interesse em iniciar um projeto e acabou me convidando para participar da pesquisa que havia iniciado. Aceitei prontamente e fiquei muito feliz com o convite, sabendo que isso nos ajudaria futuramente", relembra Elza.
A pesquisa "Intervenção da Fisioterapia Respiratória Através de Exercícios que Promovam a Redução da Hiperventilação em Pacientes com Asma" foi iniciada no ano de 2023, visando exclusivamente a melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem diariamente com a doença.
"No projeto, nós abordamos a importância da fisioterapia respiratória para pacientes com asma e o impacto positivo dos exercícios respiratórios - especialmente para aqueles que enfatizam inspirações lentas e profundas - na redução da hiperventilação pulmonar. Essa abordagem conta com um sólido respaldo científico, evidenciando melhorias significativas na qualidade de vida e no controle da asma em adultos", diz Glória.
Segundo as jovens, o projeto foi finalizado em março de 2024 e, em seguida, aprovado no Concurso de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. O trabalho contou com a orientação de Marion Vecina Arcuri, uma especialista em fisioterapia respiratória. Pelo ineditismo do tema, houve grande dificuldade durante o processo de criação.
"A Glória decidiu abordar um tema pouco discutido, mas com grande impacto na vida das pessoas que possuem a doença. Foi desafiador inicialmente, pois ainda não tínhamos tido a matéria de projetos técnicos científicos interdisciplinares, então aprendemos gradativamente a pesquisar, e tivemos o auxílio da nossa orientadora também", relembra Elza.
"A Elza ficou responsável por selecionar os artigos, e eu fiquei com a parte escrita. No entanto, sempre que eu precisava, ela me ajudava na escrita, e, quando ela precisava, eu a auxiliava na seleção dos artigos. No geral, o projeto foi dividido em seis etapas: revisão de literatura, objetivo geral, objetivos específicos, justificativas, resultados e referências", complementa Glória.
Estudantes de fisioterapia receberam voto de congratulações da Câmara de Sorocaba (SP)
Arquivo pessoal
🖋️ O projeto
O artigo publicado pelas estudantes destaca que a fisioterapia respiratória é uma intervenção importante no tratamento da asma. Ainda de acordo com a pesquisa, os exercícios respiratórios podem auxiliar na hiperventilação, reduzindo o esforço respiratório e a sensação de falta de ar.
"A asma é uma doença inflamatória crônica das vias respiratórias, que causa inflamação e estreitamento dos brônquios. Os brônquios são tubos que transportam o ar até os pulmões. Agora imagine que, na asma, eles ficam inflamados e mais sensíveis, o que pode levar ao seu estreitamento e uma maior produção de muco. Portanto, o indivíduo pode apresentar dificuldade de respirar, tosse e chiado no peito", diz Glória.
"É por isso que a fisioterapia respiratória pode desempenhar um papel fundamental no tratamento da asma, oferecendo alívio da dispneia e do broncoespasmo, no fortalecimento da musculatura ventilatória - frequentemente debilitada - e na melhoria do condicionamento cardiorrespiratório", acrescenta Elza.
Parte da pesquisa fornece o objetivo geral da iniciação científica
Glória Fregni Alfieri e Elza Tainá de Lima Costa
Ainda segundo o artigo, a fisioterapia pode ajudar a reduzir o desconforto respiratório, melhorar a mecânica e a força muscular respiratória e promover a higiene brônquica. Há diversas abordagens destacadas na pesquisa, como a ventilação mecânica não invasiva (VMNI) e a cinesioterapia respiratória.
"A ventilação mecânica é um suporte respiratório bastante invasivo, sendo necessário uma intubação. Trata-se de um aparelho chamado ventilador, que pode auxiliar ou até mesmo substituir a respiração do paciente. No caso da VMNI, são apenas utilizados máscaras nasais, faciais ou capacetes para fazer a interface com o paciente", afirma Glória.
"Já a cinesioterapia é uma abordagem fisioterapêutica baseada em movimentos e exercícios específicos para tratar disfunções esqueléticas, neurológicas e respiratórias. Esta é uma ferramenta essencial para o manejo da asma, melhorando o controle respiratório, reduzindo a fadiga da musculatura da respiração e prevenindo possíveis crise", diferencia.
Além da descoberta de alternativas de tratamento, Glória ainda ressalta que o projeto - criado por duas cientistas mulheres e brasileiras - garante que mais pessoas tenham acesso às informações sobre a asma. Já Elza complementa que muitos pacientes não conseguem compreender as causas de suas doenças. É por isso que a pesquisa se destaca como uma obra fundamental.
Projeto de iniciação científica apresenta exercícios de fisioterapia que podem auxiliar no tratamento da asma
Glória Fregni Alfieri e Elza Tainá de Lima Costa
"As pessoas terão acesso a essas informações de forma mais clara e acessível, podendo reconhecer ainda que esse artigo vem de cientistas mulheres e brasileiras. Já as pessoas asmáticas, além de ter mais conhecimento sobre a sua doença, poderão ter acesso a outras formas de tratamento além da medicamentosa", diz Glória.
"Acreditamos que muitas pessoas não compreendem completamente as causas de suas doenças e nem sabem como melhorar sua qualidade de vida, especialmente quando se trata de condições crônicas, como a asma. Por meio deste projeto, buscamos compartilhar conhecimento sobre a doença de forma mais eficaz e destacar que o tratamento fisioterapêutico pode proporcionar uma nova perspectiva para a qualidade de vida dos pacientes", complementa Elza.
🏆 Realização profissional
Elza Tainá de Lima Costa estuda fisioterapia e mora em Sorocaba (SP)
Arquivo pessoal
Com um feito inédito em toda a história da faculdade, a dupla conta que o sentimento de realização profissional tomou conta dos seus pensamentos. É a primeira vez que um projeto de iniciação científica do curso de fisioterapia de sua faculdade é aprovado no congresso, de acordo com Elza.
"O sentimento de alcançar uma conquista tão grandiosa como essa é inexplicável. Além disso, através do vereador Roberto Freitas, recebemos o voto de congratulações da Câmara de nossa cidade pela aprovação do projeto, um reconhecimento que, para nós, foi extremamente importante neste momento. Estamos muito animadas com tudo o que vem acontecendo, e com fé de que conseguiremos alcançar nosso objetivo", conta Elza.
"O sentimento de ter o nosso projeto aceito no maior congresso de fisioterapia do mundo, sendo ainda alunas, é, sem dúvidas, indescritível e repleto de orgulho, realização e reconhecimento. Ressalto ainda que, após essa conquista, sinto-me mais capacitada e confiante, como se tivesse superado minhas próprias expectativas", diz Glória.
Glória Fregni Alfieri é estudante de fisioterapia e mora em Sorocaba (SP)
Arquivo pessoal
🎎 Viagem 🎌
O Congresso Mundial de Fisioterapia é um dos maiores eventos científicos internacionais da área. O evento reúne profissionais do mundo inteiro, que compartilham experiências, palestras e promovem debates.
Neste ano, será sediado no Japão, em Tóquio, do dia 29 ao dia 31 de maio. No entanto, diante da aprovação do projeto, as jovens cientistas contam que um novo desafio surgiu: conseguir dinheiro para custear a viagem de 18.482 quilômetros.
"Nosso principal desafio é obter recursos financeiros para viabilizar nossa participação e apresentar nosso trabalho no congresso. Para isso, após algumas conversas com familiares e amigos, fomos encorajadas e decidimos realizar uma vaquinha online, a fim de arrecadar o valor de R$ 30 mil que será necessário para as passagens, hospedagem e alimentação durante o evento", revela Elza.
"A professora Kamila já estará no congresso, e seria uma grande honra acompanhá-la e representar nossa cidade nesse evento de prestígio internacional. Para isso, organizamos uma vaquinha online e estamos promovendo rifas para atingir nosso objetivo'", acrescenta Glória.
As estudantes ainda reforçam que, caso a meta estabelecida não seja alcançada, o dinheiro será doado para hospitais da região de Sorocaba. "Caso não consigamos arrecadar o valor necessário ou, por outro lado, ultrapassemos a meta, todo o excedente será doado para hospitais que necessitam de recursos para a fisioterapia respiratória", ressalta Glória.
Os interessados em contribuir com a doação podem acessar a arrecadação por meio de um link nas redes sociais de Elza e Glória.
Elza Tainá de Lima Costa e Glória Fregni Alfier se conheceram em faculdade de Sorocaba (SP)
Arquivo pessoal
*Colaborou sob supervisão de Eric Mantuan
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
O
Artista plástico com deficiência auditiva reproduz pontos turísticos de Rio Preto em homenagem aos 173 anos da cidade: 'Forma única de ver o mundo'

Adriano Nardim, artista plástico e deficiente auditivo, lançou duas obras em homenagem à Represa Municipal e à Basílica Menor de Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Boa Vista. Adriano Nardim, artista plástico e pessoa surda, lança duas obras em homenagem à Represa Municipal e à Basílica da Boa Vista
Arquivo Pessoal
São José do Rio Preto (SP) celebra, nesta quarta-feira (19), 173 anos de história. Em homenagem à cidade, um artista plástico e deficiente auditivo reproduziu dois dos principais pontos turísticos em suas obras. Ele, que sempre teve uma relação de amor pelo município, decidiu expressar o sentimento de gratidão por meio das cores.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Adriano Nardim, de 36 anos, retratou, em sua nova coleção, a Represa Municipal e a Basílica Menor de Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Boa Vista. Ambas são consideradas cartões postais de Rio Preto.
Adriano, natural de José Bonifácio (SP), é deficiente auditivo desde o nascimento e encontrou na arte uma forma de se comunicar. Em entrevista ao g1, com o auxílio do tradutor Marco Giachetto, o artista recorda as primeiras lembranças de infância, quando ainda morava na zona rural e começou a usar galhos de árvore para desenhar.
"A arte nem sempre foi uma ferramenta de comunicação para mim. Ela surgiu na minha vida inicialmente como uma válvula de escape. Comecei muito novo a traçar desenhos na terra, com galhos de árvore. Ainda consigo ter essa memória", conta.
Adriano Nardim, artista plástico e pessoa surda, lança duas obras em homenagem à Represa Municipal e à Basílica da Boa Vista
Arquivo pessoal
A arte se tornou o seu único meio de expressão, especialmente em um ambiente escolar que, segundo ele, não era adaptado ou preparado para uma pessoa com deficiência auditiva. Mesmo com a ausência de alguns recursos pedagógicos, Adriano desenvolveu esse dom de forma autodidata. Aos 14 anos, pintou sua primeira obra, intitulada "Maria Mãe", e nunca mais parou.
Após sua primeira obra, aos 14 anos, Adriano foi matriculado em um curso de desenhos para iniciantes
Arquivo pessoal
Com o apoio da família, Nardim continuou aprimorando as próprias habilidades e, ao longo dos anos, passou a explorar novas técnicas, como design gráfico, edição de imagens, pintura digital e outros elementos da cultura pop e do pós-modernismo.
A arte, em sua vida, sempre foi mais do que uma paixão: foi uma maneira de se conectar com o mundo e de superar barreiras, especialmente aquelas criadas pela ausência de comunicação para deficientes auditivos.
🏙️ Fonte de inspiração
Adriano Nardim, artista plástico e pessoa surda, lança duas obras em homenagem à Represa Municipal e à Basílica da Boa Vista
Arquivo Pessoal
São José do Rio Preto sempre teve um papel significativo na vida do artista. Desde que foi diagnosticado com a deficiência, a cidade se transformou em um ponto de referência pelos tratamentos de saúde que ele recebeu ao longo dos anos.
No município, Adriano teve a oportunidade de ser o primeiro a colocar o implante coclear (dispositivo eletrônico que permite a reabilitação auditiva em pessoas com perda profunda). Foi também em terras rio-pretenses que ele encontrou o apoio emocional e social para sua trajetória artística.
O artista relembra com carinho suas primeiras visitas à cidade, quando ainda era criança.
"Eu nasci e cresci rodeado da mais pura natureza. Mas a Represa Municipal me emocionou pelo contraste que se formou na minha mente, que, na verdade, era a mais perfeita harmonia. O urbano e o natural estão tão envolvidos...", comenta.
Na pintura inspirada na Represa Municipal, ele representa a água como o elemento central da composição, com dois aglomerados azuis que simbolizam os dois lados da represa, além de elementos que evocam a fauna e a flora. O quadro reflete a fusão entre a natureza e a urbanização, representando a força e a calma do local, que é icônico em Rio Preto (confira abaixo).
Outra grande inspiração de Adriano é a Basílica Menor de Nossa Senhora Aparecida, símbolo arquitetônico da cidade. A obra "Portal" é uma homenagem à igreja e sua grandiosidade, com pinceladas de cores quentes que remetem à força das colunas e à imponência do edifício.
A obra transmite o impacto visual que o artista sentiu quando, aos oito anos de idade, esteve pela primeira vez na Basílica.
"Eu me lembro de ficar quase o tempo todo em que estive ali com a cabeça erguida, contemplando cada detalhe. A basílica foi capaz de falar tudo o que eu não podia ouvir", explica.
Nas redes sociais, o vídeo que mostra o processo de produção da obra alcançou 8.400 visualizações em menos de 24 horas.
Basílica foi um dos lugares de Rio Preto que ficaram marcados na memória de Adriano, desde sua infância
Reprodução/Instagram
🎨 Rompendo barreiras
Adriano também deu mais um salto ao divulgar sua arte na internet. Com o objetivo de torná-la mais acessível e aproximar-se de seu público, o artista passou a gravar vídeos de seus quadros, explicando, por meio da linguagem de sinais, sobre o processo criativo e compartilhando suas inspirações. Nesse caso, a mensagem é traduzida por um narrador, permitindo que todos ouçam as informações.
Os vídeos, postados em seu perfil no Instagram, também abordam questões importantes para a comunidade, como a inclusão e a acessibilidade aos deficientes auditivos. Desde o início de seu projeto digital, em fevereiro de 2025, Adriano já alcançou mais de 287 mil visualizações e ganhou aproximadamente 4 mil seguidores em sua conta.
No Instagram, os vídeos de Adriano somam centenas de visualizações e comentários
Reprodução/Instagram
Ele revela que, ao abrir a rede social, se deparou com o número impressionante de visualizações: "É surreal. São mais de 315 mil pessoas que me viram e que me entenderam. Esse retorno me empolga e me faz sentir pertencente a mais uma comunidade", comenta o artista.
A produção de conteúdo artístico e social rompeu barreiras e também trouxe um impacto significativo na vida das pessoas que o acompanham. O artista recebeu mensagens de outros deficientes auditivos e de ouvintes, agradecendo pela acessibilidade em seus vídeos e relatando como as obras os tocaram.
🖼️ Inclusão
Adriano segue em busca de colocar novos projetos em prática. Uma de suas próximas coleções, intitulada "Quatro Estações", trará quatro quadros representando cada uma das estações do ano. A outra coleção, chamada "Inanis", será marcada pelo minimalismo, com obras que exploram ambientes vazios e tons mais frios, trazendo um toque bucólico e nostálgico.
Em sua carreira artística, Adriano já produziu mais de 200 obras
Arquivo pessoal
Ele também está com um projeto social em andamento, denominado "Oficina Ouvindo as Cores". O objetivo é ensinar crianças sobre pintura, cores e técnicas artísticas, ao mesmo tempo em que aborda questões como inclusão e conscientização.
"A arte tem o poder de transformar, de romper barreiras. Eu acredito que, ao ensinar as crianças sobre as cores e a pintura, elas não estão apenas aprendendo a arte, mas também aprendendo a respeitar as diferenças e a valorizar a inclusão. A surdez não é uma limitação, mas uma forma única de ver o mundo, e é isso que quero compartilhar com elas", afirma.
Com um olhar atento às oportunidades, Adriano sonha em criar seu próprio ateliê em Rio Preto, um espaço que vai simbolizar sua jornada de superação e conquistas.
*Colaborou sob supervisão de Henrique Souza
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
Rio Preto celebra 173 anos de história, amor e tradição: relembre pratos típicos e confira a programação de aniversário
"/> Cidade celebra aniversário nesta quarta-feira (19), com muitas atrações gratuitas; veja a programação completa. Vista aérea de São José do Rio Preto (SP)
Reprodução/TV TEM
São José do Rio Preto (SP) completa 173 anos nesta quarta-feira (19). A data é celebrada com uma programação especial, repleta de atividades culturais. O município, que tem como destaque saúde, educação e prestação de serviços, também é referência quando o assunto é alimentação, com pratos e especiarias que fazem parte da história de muitos moradores.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Quem vive em Rio Preto sabe: é uma cidade acolhedora e muito especial. Inclusive pela culinária, com comidas típicas que atravessam gerações e refletem a diversidade de sabores.
Entre as opções, o g1 e a TV TEM encontraram algumas peculiaridades que, com o passar do tempo, se tornaram características e atributos do município. Do "sorvete de patinho" que traz lembranças da infância aos temperos árabes e nordestinos que conquistaram o paladar dos rio-pretenses.
🍧 Patinho de sorvete
'Sorvete de patinho' é vendido no Parque Cidade da Criança em Rio Preto (SP)
Reprodução/TV TEM
Com o sabor inconfundível, o "patinho de sorvete", tradicionalmente vendido no Parque Cidade da Criança, marcou a infância de gerações e ainda encanta tanto os pequenos quanto os adultos.
Em entrevista à TV TEM, Daiana Regina Vale, analista financeira, lembra do sorvete com carinho: "Sabor de infância, né? É muito bom".
Famoso sorvete atrai não só os rio-pretenses, mas toda a região
Reprodução/TV TEM
Quem vem à cidade também não resiste à tentação. Talita Batista, natural de Votuporanga (SP), tem o hábito de levar os filhos para saborear o doce, que continua a encantar a todos, seja pela forma divertida ou pelo gostinho, que é único.
"Eu gosto muito do patinho, é muito gostoso", afirma a filha de Talita, Rebeca Lima Romero, de nove anos.
🍖 Bolinho de carne
Bolinho de carne é vendido em um bar em Rio Preto (SP)
Reprodução/TV TEM
Outro prato que tem lugar garantido no coração dos moradores é o bolinho de carne. Servido em um estabelecimento no Centro da cidade, é simples, mas cheio de sabor, e tem uma história que atravessa mais de 50 anos.
Para a cuidadora de idosos Roberta Pereira, que leva a família desde a infância, é mais que uma refeição, é sinônimo de memória afetiva.
"A gente come desde que meu pai era vivo. Depois trazia meus filhos, depois meus netos", compartilha Roberta.
Para Roberta, o bolinho de carne é um prato presente em sua vida há gerações
Reprodução/TV TEM
A receita, transmitida de geração para geração, é feita com tanto carinho que é impossível resistir.
"A receita que minha mãe começou nós demos sequência. As cozinheiras fazem tudo no capricho", conta José Carlos Martins, comerciante que mantém o legado da família vivo.
🍞 Culinária árabe
Comida árabe é tradicional em Rio Preto (SP)
Reprodução/TV TEM
A influência dos imigrantes árabes, que encontram em Rio Preto um lar, é outro destaque na culinária local. Nos restaurantes da cidade, pratos como quibe, homus e coalhada conquistaram o paladar de muitos consumidores.
O comerciante Daniel Daud Júnior, de origem libanesa, compartilha com amor a comida que faz referência à terra natal. "É a minha cultura no prato rio-pretense e isso me dá uma alegria imensa", diz.
A comida árabe se tornou parte do dia a dia para Norma Daud. Ela, que também compartilha o tempero da tradição familiar, conta que quem busca novos sabores se surpreende.
"Cada vez aparece uma pessoa diferente, e são pessoas que não têm a tradição libanesa. Agora, parece que, cada vez que passam, eles querem mais experimentar", conta Norma.
A comida árabe se tornou parte do dia a dia da cidade, presente nas refeições de quem busca novos sabores
Reprodução/TV TEM
A paixão pelos pratos árabes é unânime entre os clientes: "Eu tenho que passar aqui umas duas, três vezes por semana… Se eu não comer, eu não me sinto bem, parece que a minha semana não está completa", diz a manicure Samira dos Santos, fã assídua da culinária.
🍜 Pratos nordestinos
Comida nordestina (sarapatel, mocotó, dobradinha)
Reprodução/TV TEM
E quem pensava que precisaria viajar até o nordeste para saborear uma boa dobradinha ou um mocotó está muito enganado! A comida nordestina também faz parte da história de Rio Preto.
Comerciantes como Francisco Jacobina, que chegou à cidade há mais de 30 anos, trazem para a mesa do rio-pretense pratos típicos que antes eram pouco conhecidos e hoje são os preferidos de muitos. "São José do Rio Preto é o nosso coração", diz.
Francisco encontrou em Rio Preto acolhimento para iniciar seu negócio
Reprodução/TV TEM
Para o cliente Manoel Francisco de Oliveira, o sabor da comida nordestina é irresistível.
"Se eu pudesse, eu vinha todo dia, mas ele não abre todo dia, de tanto que a comida é boa", conta.
🍢 Espetinho
Espetinho vendido em Rio Preto (SP)
Reprodução/TV TEM
Se você andar pelas ruas do município, logo vai perceber o cheiro inconfundível do espetinho. Presente em vários estabelecimentos, ele se tornou uma verdadeira tradição. O aroma da carne grelhada no carvão atrai moradores e visitantes, criando um ambiente descontraído e cheio de sabor. Alguns aproveitam a ocasião e pedem uma cervejinha para acompanhar.
Krisla Helena dos Santos, que comanda um desses pontos com seu marido, conta que o público é fiel.
"Nosso público é bem fixo, conhecido, que passa toda semana para comer um espetinho", explica.
A receita simples, mas irresistível, faz desse petisco uma opção que nunca sai de moda, sendo sinônimo de confraternização e bons momentos entre amigos e familiares.
🌭 Cachorro-quente rio-pretense
Cachorro quente vendido em Rio Preto
Reprodução/TV TEM
Já o cachorro-quente de Rio Preto tem uma combinação única que o torna irresistível. A mistura de carne, frango e salsicha é a receita autêntica que encanta o paladar de quem passa por um dos muitos carrinhos de lanche espalhados pela cidade.
A simplicidade do prato garante seu lugar de destaque. Igor Felipe Agostinho, que serve a iguaria, explica o porquê de tamanha popularidade: "Parece que é o alimento raiz do interior", afirma.
Vanessa Nunes tem o hábito de comer o cachorro-quente rio-pretense toda semana
Reprodução/TV TEM
Além de clássico e saboroso, o cachorro-quente tem um significado afetivo para muitas pessoas. Com o tempo, se tornou uma das opções mais procuradas.
"A família toda gosta do cachorro-quente. Uma vez por semana a gente tem que comer um lanche, e o cachorro-quente é o preferido", diz Vanessa Nunes, dona de casa.
🧁 Docinhos de Schmitt
Doces de Schmitt
Reprodução/TV TEM
E, como todo dia de festa merece um toque especial, Rio Preto também se consolidou pelas famosas fábricas de doces, que levam o nome do distrito de Engenheiro Schmitt para diversas regiões do Brasil.
São mais de 60 tipos de doces, feitos com frutas colhidas no quintal dos próprios produtores, que conquistam corações há pelo menos 50 anos. Fernanda Foresto de Mendonça, neta da primeira fabricante dos doces, lembra com saudade da presença da avó na cozinha.
"Esse cheirinho faz a gente voltar à infância, é muito gostoso", conta.
Casal já tinha vindo ao noroeste paulista e, ao voltar para a região, não deixou de comprar os famosos docinhos
Reprodução/TV TEM
São mais de cinco décadas de tradição e amor que continuam a atrair turistas e moradores, como o casal do Rio de Janeiro Mayara Suelen e Vanderli Fontes Gonçalves.
Eles já haviam passado pelo distrito anteriormente e comprado os doces, o que fez com que voltassem depois para saboreá-los novamente. "É muito gostoso, de verdade", diz Mayara. "O sabor do doce é o diferencial, realmente único", completa Vanderli.
Para a costureira Sara de Oliveira Moura, os doces de Schmitt têm um valor sentimental.
"Eu até me emociono porque é muito gostoso, só a minha mãe conseguia fazer um doce tão gostoso quanto e é por isso que eu compro", afirma.
🎂 Bolo de aniversário
Como já faz parte da tradição, o bolo de aniversário de Rio Preto, que terá 180 quilos, será distribuído à população nesta quarta-feira. Está prevista a entrega de 1,8 mil pedaços para os moradores que estiverem na cerimônia oficial, que ocorre no Mercado Municipal às 11h30.
O bolo foi custeado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, totalizando o valor de R$ 9,5 mil, e será dividido em potes de 100 gramas cada. A entrega será feita por ordem de chegada.
🎉 Programação de aniversário
A cidade terá uma programação cultural para celebrar os seus 173 anos de história nesta quarta-feira. Teatros e praças terão atividades gratuitas para todas as idades, com apresentações de dança, música e teatro para todos os públicos. Confira:
🎶 Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto
10h – Memórias de Machadinho
15h – Alumbramentos
18h – Jazz Lyrical
🎞️ Teatro Municipal Nelson Castro
17h – Órgão Trio Rio-Pretense Hammätrio
19h – Ritmo Livre
🎭 Teatro Municipal Paulo Moura
19h – Orquestra de Rio Preto
🎤 Parque Municipal Olinda Tarraf
15h – O Carteiro
16h – Cultura de Rua
17h – Samba da Vila
19h – BalanSoul Brasil
🎻 Praça Paulo Lucânia
10h – Brincar é Cultura – O Passado que Vira Presente
15h – Ritmos Urbanos, Poesias de Concreto
17h – Nosso Samba de Terreiro
19h – Hoje tem Forró com Libras
💃 Praça da Igreja Matriz de Talhado
18h – BregaNice: A Festa do Brega
🚌 Tarifa zero no transporte público
Durante o feriado, o transporte coletivo terá tarifa zero. Os circulares vão rodar com horários de feriado, com o objetivo de facilitar o deslocamento dos moradores para que possam prestigiar a programação especial de aniversário e participar das atrações comemorativas.
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
Alto Tietê tem mais de 2,3 mil vagas de emprego nesta quarta-feira; confira

Suzano e Santa Isabel são algumas das cidades que contam com oportunidades. Vagas são disponibilizadas pelos programas municipais e Postos de Atendimento ao Trabalhador. Cidades da região oferecem mais de 2,3 mil vagas nesta quarta-feira (19)
Rodrigo Marinelli/g1
O Alto Tietê tem 2.372 vagas de emprego nesta quarta-feira (19). As oportunidades estão em Mogi das Cruzes, Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Poá e Santa Isabel.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
As vagas são disponibilizadas pelos programas municipais (confira a lista abaixo).
Mogi das Cruzes
Em Mogi das Cruzes são 1.450 vagas e os interessados devem acessar a plataforma Mogi Conecta para participar e saber mais detalhes.
Clique aqui para acessar a plataforma.
Mais informações pelos telefones 4699-1900, 4699-2784 ou 4798-6315.
Vagas disponíveis em Mogi das Cruzes
Suzano
No Mais Emprego em Suzano são 694 vagas e os interessados devem se cadastrar através do site e seguir todas as instruções fornecidas. Em caso de dúvidas, o telefone é o 4745-2264.
Cadastre-se aqui.
A unidade central fica na Avenida Paulo Portela, 210, e o Centrus Norte está na Avenida Francisco Marengo, 2.301, no Jardim Dona Benta.
Vagas disponíveis em Suzano
Postos de Atendimento ao Trabalhador
Os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) estão com 228 vagas de emprego disponíveis nas cidades de Santa Isabel, Poá e Ferraz de Vasconcelos .
Para se candidatar os interessados devem comparecer a uma unidade do PAT.
Santa Isabel: Praça da Bandeira, 56, Centro;
Ferraz de Vasconcelos: Rua Américo Trufelli, 60, Parque Dourado.
Poá: Rua 26 De Março, 72, Centro;
Vagas de emprego nos Postos de Atendimento ao Trabalhador
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê
Assista ao Bom Dia Amapá desta quarta (19)
"/> Participe pelo (96) 99112-6310 Assista ao Bom Dia Amapá desta quarta (19) Participe pelo (96) 99112-6310 O g1 transmite ao vivo, diariamente, os telejornais Bom Dia Amapá (7h), JAP1 (11h45) e JAP2 (19h05).
https://g1.globo.com/ap/ao-vivo/assista-ao-bom-dia-amapa-desta-quarta-19.ghtml
TV: do 3D ao streaming, 5 coisas que mudaram nas últimas décadas

Telas de plasma não existem mais, os displays curvos também desapareceram. Mas o que era considerado "TV grande" alguns anos atrás agora é padrão na sala de casa. TV de tela curva demonstrada na CES 2017, em Las Vegas
Henrique Martin/arquivo pessoal
Quem lembra do surto que foi a TV 3D? Ou que a escolha de uma "tela plana" era ir até a loja e perguntar as diferenças entre LCD e plasma? E que tinha que ver filmes em DVD, porque simplesmente não existia nenhum serviço de streaming?
Pior que nem faz tanto tempo assim. É só voltar alguns anos, para o começo da década passada, e perceber que a tecnologia evoluiu bastante para as televisões.
De 2010 a 2025, muita coisa mudou. Dá até para ter um modelo de 100" em casa pagando "pouco" – no caso, na faixa de R$ 20 mil, de acordo com preços consultados nas lojas da internet em março.
O Guia de Compras separou 5 itens (tamanho, resolução, tipo de display, design e conectividade) que mudaram muito nos últimos anos.
Veja na lista a seguir.
📺 A TV cresceu
Como era: 15 anos atrás, o tamanho padrão das TVS grandes era de 42 polegadas ou menos.
Para comparação, um televisor de 42” mede 90 cm de largura por 50 cm de comprimento.
Na época, telas de 55” (1,20m de largura x 70 cm de altura) eram consideradas grandes.
Como é agora: em 2025, TVs entre 50” e 55” estão entre os tamanhos mais vendidos pelos fabricantes de TVs.
Dá para encontrar nas lojas on-line modelos de mais de 100 polegadas (2,20m de largura x 1,20 de altura) – e até 136”, em versões vendidas apenas sob encomenda (veja como elas são).
Como é assistir TV nas telas que custam muito caro
👓 A tela ficou mais nítida
Como era: A resolução Full HD (1.920 x 1.080 pixels) era o topo da tecnologia para imagem nas telas, que já tinha dado um salto do SD (640 x 480) nas antigas TVs de tubo dos anos 80 e 90 para o HD (1.280 x 720). Os pixels são os pontos que formam a imagem na TV.
Como é agora: o Full HD ainda existe em telas pequenas (32 polegadas ou menos) e a resolução 4K (4.096 x 2.160 pixels) é a mais popular nos tamanhos de 40" e superiores.
As televisões modernas têm alto poder de processamento e conseguem ainda aprimorar a qualidade da imagem de um vídeo, mesmo que a fonte original não seja 4K, como um DVD, por exemplo.
As TVs 8K (7.680 x 4.320 pixels) são uma realidade ainda cara e com ausência de conteúdo produzido com essa altíssima resolução.
Por conta disso, não empolgaram muito – ainda são caras e, na Europa, sua venda é restrita por conta do alto consumo de energia.
⚙️ Vai um micro LED aí?
Como era: nos anos 2000, duas tecnologias eram as principais no mercado de TVS – plasma e LCD (painel de cristal líquido).
Protótipo de TV LCD de 108 polegadas de 2007 em evento no Japão
Henrique Martin/arquivo pessoal
Como é agora: o plasma deixou de ser fabricado em 2014 pelas principais marcas e o LCD evoluiu para o LED e suas variantes (mini LED, QLED, LED quântico – entenda as diferenças). A tecnologia OLED (LED com pontos de iluminação orgânicos) também se popularizou.
🖥️ 3D e curvo? Nem pensar
Como era: de 2010 em diante, os fabricantes tentaram incluir tecnologias “revolucionárias” em seus televisores, com dois grandes exemplos que não deram em nada – as telas 3D e as TVs curvadas.
As TVs 3D tinham diversos problemas, como os óculos – eram pesados e davam dor de cabeça – e a falta de filmes, séries e novelas compatíveis com a tecnologia.
As telas curvadas foram só uma moda passageira, que prometia permitir maiores ângulos de visualização do display de qualquer lugar de uma sala, por exemplo.
Protótipo de TV 3D com 84 polegadas em 2012
Henrique Martin/arquivo pessoal
Como é agora: toda TV em 2025 é plana, com bordas finas, sem grandes diferenças além das tecnologias mais avançadas de painel.
No exterior, é possível encontrar TVs que se enrolam para ficarem guardadas em um móvel.
TV LG OLED Signature R, que se enrola para ficar guardada em uma base, em imagem de janeiro de 2020
Henrique Martin/arquivo pessoal
🛜 Chegou o streaming
Como era: TVs nos anos 2010 dependiam de fontes externas para mostrar imagens: codificadores de TV a cabo, antenas, tocadores de DVD e Blu-Ray ou mesmo pen-drives com fotos e vídeos.
Em 2011, surgiu a Smart TV Alliance, criada por fabricantes para unificar padrões da futura TV conectada. O site da entidade não é atualizado desde 2016.
Anúncio da Smart TV Alliance, em feira de tecnologia em Berlim em 2012
Henrique Martin/arquivo pessoal
Como é agora: todas as TVs são conectadas e podem rodar aplicativos de streaming de filmes, séries, novelas, notícias e até games on-line.
Cada fabricante foi para um caminho distinto nas escolhas de sistema operacional – a LG usa o WebOS, a Samsung, o Tizen, e outras marcas usam o Roku e o Google TV.
E, se a TV for mais antiga e estiver com apps desatualizados, basta usar um adaptador.
Veja a seguir uma lista com 7 televisores de grande porte disponíveis nas principais lojas da internet no meio de março.
Os preços dos produtos iam de R$ 7.000 a R$ 21.000.
Hisense QLED 85Q6N
LG OLED EVO OLED77C4
Philco P100SGA
Philips Ambilight VRR/ALLM BT
Samsung Crystal 85DU8000
TCL Ultimate X955
Toshiba 85C450NS
Esta reportagem foi produzida com total independência editorial por nosso time de jornalistas e colaboradores especializados. Caso o leitor opte por adquirir algum produto a partir de links disponibilizados, a Globo poderá auferir receita por meio de parcerias comerciais. Esclarecemos que a Globo não possui qualquer controle ou responsabilidade acerca da eventual experiência de compra, mesmo que a partir dos links disponibilizados. Questionamentos ou reclamações em relação ao produto adquirido e/ou processo de compra, pagamento e entrega deverão ser direcionados diretamente ao lojista responsável.
PGR se posiciona contra retenção do passaporte de Eduardo Bolsonaro
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, se manifestou nesta terça-feira (18) para rejeitar um pedido do PT para apreender o passaporte do deputado Eduardo Bolsonaro.
Embaixador da Ucrânia no Brasil visita o AP e fala do turismo na Amazônia: 'Um tesouro escondido'

Andrii Melnyk está no estado desde sexta-feira (14). Agenda faz parte de uma série de viagens pelo país em busca do fortalecimento de laços. Questionado sobre a guerra na Ucrânia, o embaixador disse que o país espera contar com o apoio do presidente dos EUA. O embaixador da Ucrânia no Brasil, Andrii Melnyk, está no Amapá desde a última sexta-feira (14) para uma série de reuniões que buscam debater o potencial turístico da Amazônia amapaense. Em entrevista nesta terça-feira (18), Melnyk destacou que o estado “tem um tesouro escondido”, ao se referir à biodiversidade do Amapá.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
Entre as principais potências, o embaixador destaca a área de preservação existente no Amapá, além da culinária.
“Para mim, o Amapá foi uma descoberta brilhante. Vocês têm de fato um tesouro escondido, a floresta amazônica. Vocês realmente têm uma floresta muito bonita, uma área especial, mas o ponto principal que discuti com o governador Clécio Luís foi sobre as possibilidades de realizar o turismo, de fato. Vamos organizar eventos e reuniões online, em razão da distância, e vamos envolver todos os profissionais de mídia da Ucrânia e Amapá" afirmou Melnyk.
O embaixador destacou ainda que no país europeu há uma área que se assemelha com a floresta amapaense. O local fica na fronteira com a Eslováquia.
Floresta Nacional do Amapá
Rafael Aleixo/g1
A 1º visita ao Amapá faz parte de uma série de viagens pelo Brasil, que ocorrem desde 2023. Andrii já passou pela Bahia, Rio Grande do Sul e Paraná. A ideia é estreitar laços.
Investimento em fármacos e minerais
Outro ponto de interesse do país é a produção de fármacos. Segundo o embaixador, em suas visitas, ele observou que na biodiversidade da Amazônia há matéria-prima para a produção de novos medicamentos.
“Nas minhas pequenas visitas, eu descobri na floresta que há muito potencial farmacêutico. Existem árvores, substâncias que podem ser utilizadas na medicina para servirem de ingredientes básicos de farmacêuticas. O Amapá tem tudo para a gente estreitar relações com a Ucrânia” disse Andrii.
Em relação à exploração mineral, a expectativa é que com a visita haja também incentivos para essa prática. O embaixador afirmou que vai buscar “conectar” os empresários do Amapá com as empresas da Ucrânia.
Você sabia? Entre 1957 e 1959, Serra do Navio foi projetada para abrigar os funcionários e seus familiares que trabalhavam em toda a cadeia de exploração de minério, mas na década de 90, a Indústria e Comércio de Minérios S.A (Icomi) deixou a região, encerrando suas atividades no Estado.
Leia também:
Pesquisadores do AP criam solução à base de urucum da Amazônia para substituir corante no Papanicolau
No AP, autoridades debatem turismo em cidade modelo projetada na floresta Amazônica
Guerra na Ucrânia
Ao ser questionado sobre a guerra no país, Melnyk afirmou que a esperança é contar com o apoio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para um acordo de paz.
"Nós esperamos poder contar com o novo presidente americano para dar um fim nessa guerra [...] apesar dessa guerra, de certa forma, está um pouco longe de vocês aqui no Amapá, mas ela tem consequências econômicas, tem vários impactos. O maior perigo é se a Rússia destruir a ordem internacional, pois ninguém vai estar seguro, inclusive o Brasil", afirmou.
Os presidentes Donald Trump e Vladimir Putin vão conversar nesta terça-feira (18) por telefone sobre a guerra na Ucrânia. Na Europa, as expectativas pela paz são cautelosas.
Esse é o segundo encontro entre os dois presidentes desde a posse de Trump, há quase dois meses. De acordo com o Kremlin, será um passo importante para restabelecer as relações entre os dois países.
Leia mais sobre o assunto:
Guerra na Ucrânia: expectativas pela paz são cautelosas na Europa
📲Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Inmet emite dois alertas de chuvas intensas para cidades da Paraíba; veja lista

Avisos amarelo e laranja de chuvas intensas são válidos até as 10h da quarta-feira (19). Chuvas em João Pessoa
Dayse Euzébio/Secom-JP
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu na manhã desta terça-feira (18) dois alertas de chuvas intensas para cidades da Paraíba. Os dois avisos, um amarelo e um laranja, são válidos até as 10h desta quarta-feira (19). Veja listas das cidades em alerta abaixo.
🟡Perigo potencial: Para os municípios que estão sob o alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas, pode chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos entre 40 e 60 km/h. Neste caso, todas as regiões da Paraíba estão sob o alerta amarelo.
Segundo o Inmet, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
🟠Perigo: O alerta laranja de alto grau de perigo de chuvas intensas prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos entre 60 e 100 km/h. Nessas áreas, ainda existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
E, ambos os casos, o Inmet recomenda que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. É solicitado também para não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e a evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Caso haja algum problema, o Inmet orienta que as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil, por meio do número 199, e com o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193.
Cidades em alerta laranja de perigo de chuvas intensas
Bernardino Batista
Bom Sucesso
Brejo dos Santos
Catolé do Rocha
Joca Claudino
Lastro
Poço Dantas
Poço de José de Moura
Santa Cruz
São João do Rio do Peixe
Triunfo
Uiraúna
Vieirópolis
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
Coruja ferida é resgatada em Barra Mansa
"/> Animal estava impossibilitado de voar. Ave foi levada para Zoológico de Volta Redonda. Coruja ferida é resgatada em Barra Mansa
Divulgação/PMBM
Uma coruja, com ferimentos na orelha e na asa direita, foi resgatada na noite de segunda-feira (17), em Barra Mansa (RJ). O animal, localizado no bairro Vista Alegre, foi atendido no Zoológico de Volta Redonda.
✅Clique aqui e entre no canal do g1 no WhatsApp
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa, a coruja é da espécie Jacurutu (Bubo Virginianus). Ainda segundo a pasta, a ave, vista com frequência na cidade, não estava conseguindo voar por conta dos ferimentos.
Coruja ferida é resgatada em Barra Mansa
A coruja passou por uma avaliação veterinária no Zoológico Municipal de Volta Redonda. No local, os profissionais estão avaliando a possibilidade de reintegração do animal à natureza.
Em Barra Mansa, caso o morador se deparar com animais silvestres em situação de perigo ou feridos, é possível relatar a situação pelo telefone (24) 2106-3406. Independente da cidade, o Corpo de Bombeiros também pode ser acionado pelo 193.
Veja também
Oito pássaros são resgatados de cativeiro irregular em Volta Redonda
g1 no RJ2: Oito pássaros são resgatados de cativeiro irregular em Volta Redonda
Oito pássaros silvestres foram resgatados de um cativeiro irregular, na quinta-feira (13), em Volta Redonda (RJ). A fiscalização, promovida pela Patrulha de Proteção Animal e Ambiental, aconteceu no bairro Retiro. Um pássaro foi encontrado sem vida.
Siga a TV Rio Sul no Instagram
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul
Confira as vagas de trabalho nas cidades do Norte Fluminense
"/> Veja quais são as oportunidades e como se candidatar nesta semana.
Divulgação/Sedec
As prefeituras de Campos dos Goytacazes, Macaé e Itaperuna divulgaram as vagas de emprego disponibilizadas para as regiões Norte e Noroeste do Estado do Rio.
As oportunidades são atualizadas diariamente e há vagas para todos os níveis de escolaridade e até offshore.
Campos dos Goytacazes
Em Campos, são 316 vagas em diferentes áreas, entre elas:
Ajudante de cozinha offshore
Auxiliar de serviços gerais
Taifeiro offshore.
Outros detalhes e vagas podem ser consultados neste link: https://sistemas.campos.rj.gov.br/sgbemp/vagas
Macaé
Em Macaé são mais de 200 oportunidades, entre elas:
Corretor de vendas
Ajudante de cozinha
Auxiliar de manutenção elétrica
Pedreiro
Outros detalhes e vagas podem ser consultados neste link: https://sistemas.macae.rj.gov.br:84/trabalhoerenda/index/mural
Itaperuna
Já em Itaperuna no Noroeste, as vagas são para:
Vendedor
Locutor
Repositor
Operador de prevenção de perdas
Operador de empilhadeira
Outros detalhes e vagas podem ser consultados pelo e-mail: acessuastrabalhoitaperuna@gmail.com
Lembrando que em Itaperuna, quem não tem currículo pode comparecer pessoalmente ao Acessuas, que fica na Rua São José, 104, no Centro. É necessário levar identidade, CPF, comprovante de residência e carteira de trabalho (caso tenha). Horário de funcionamento das 8h às 17h de segunda a sexta-feira. O local não fecha para almoço.
Carimbó, teatro de bonecos, stand up comedy e patinação no gelo estão na agenda cultural do Grande Recife esta semana; confira

Grupo de teatro Cia Burlesca chega ao Recife com o espetáculo 'Bendita Dica', enquanto o comediante Maurício Meirelles se apresenta com a peça 'Webbullying'. Ainda tem exposições, cultura popular e mais. Grupo Suraras Tapajós, teatro de bonecos com a Cia Burlesca e stand up comedy com Maurício Meirelles estão entre as opções de cultura no Grande Recife
Arte/g1
Passou o carnaval e o ano finalmente começou também para os eventos culturais. O Grande Recife tem mostra de cinema, exposições de artes plásticas, teatro de bonecos e stand up comedy no cardápio de atrações.
Entre os destaques, está o grupo de carimbó e danças típicas do Pará Suraras Tapajós, formado por mulheres indígenas . Para quem gosta de patinar, tem pista de patinação no gelo - uma boa pedida também para diminuir o calorão do final do verão.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Confira a agenda cultural do g1:
Exposição "Recortes Gráficos"
Aliança Francesa
Pernambucar na Várzea
Espetáculo “Bendita Dica”
Webbullying com Maurício Meirelles
Show Suraras do Tapajós
Exposição "Junta povo"
"Iceland — Patinação no Gelo"
Exposição "Ferro Ifé — O atlântico negro de Diogum"
Exposição "Cosmo/Chão"
Exposição "Recortes Gráficos"
Exposição 'Recortes Gráficos'
Petronio Cunha/Divulgação
Com cerca de 40 trabalhos, os artistas visuais Petronio Cunha e Antônio Paes, pai e filho, inauguram a exposição "Recortes Gráficos". São colagens, painéis em azulejos, esculturas, camisas do bloco carnavalesco Eu Acho é Pouco, marcas e cartazes para o carnaval de Olinda.
🖼️ Exposição "Recortes Gráficos"
⏰ A partir da quarta-feira (19); visitação de segunda a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, das 14h às 18h
📍 Arte Plural Galeria: Rua da Moeda, 140, Bairro do Recife
🎟️ Gratuito
⬆️ Voltar ao início desta reportagem.
Aliança Francesa
Sede da Aliança Francesa no Recife, no bairro do Derby
Reprodução/Google Maps
A Aliança Francesa Recife promove, mais uma edição do mês da Francofonia, com o tema "Culturas em Resistência". A programação inclui shows, recital, contação de histórias, mostras de cinema e atividades educativas, destacando a força da arte e da língua na construção de identidades.
🎥 Abertura da Mostra Culturas em Resistência
⏰Quinta-feira (20), às 19h30
📍 Cinema da Fundação: Rua Henrique Dias, 609, Derby - Recife
🎟️Gratuito
📖 Contação de histórias da Ilha da Reunião
⏰Sexta-feira (22), às 16h
📍 Livraria do Jardim: Av. Manoel Borba, 292, Boa Vista - Recife
🎟️Gratuito
🎶 Show Sovaz, de Maya Kamaty
⏰Sábado (23), às 17h
📍 Frege: Avenida Rio Branco, 155, Recife
🎟️A partir de R$ 15, à venda na internet
⬆️ Voltar ao início desta reportagem.
Pernambucar na Várzea
Na sexta-feira (21) acontece o “Pernambucar na Várzea”, no bairro da Zona Oeste do Recife, a partir das 17h30. A programação é gratuita e vai contar com apresentações de coco de roda, maracatu, dança, teatro, entre outras atrações.
💃🏽 Pernambucar na Várzea
⏰ Sexta-feira (21), das 17h30 às 21h30
📍 Escola Municipal de Arte João Pernambuco: Rua Barão de Muribeca, nº 116, Várzea
🎟️ Aberto ao público, com entrada gratuita
⬆️ Voltar ao início desta reportagem.
Espetáculo "Bendita Dica"
Espetáculo 'Bendita Dica'
Saulo Nóbrega/Divulgação
A Cia Burlesca, de Brasília, apresenta no Recife o espetáculo “Bendita Dica”, utilizando bonecos e música ao vivo para contar a história real de Benedita Cipriano Gomes, conhecida como Santa Dica. Ela foi uma líder comunitária que criou em Goiás uma comunidade que dividia a terra por igual para seus habitantes, entre 1920 e 1930.
🎭 Espetáculo "Bendita Dica"
⏰ Sexta-feira (21), às 19h30
📍 Teatro André Filho - Espaço Fiandeiros: Rua da Saudade, 240, Boa Vista - Recife
🎟️ Gratuito
⬆️ Voltar ao início desta reportagem.
Webbullying com Maurício Meirelles
Mauricio Meirelles em seu stand-up Webbullying
Divulgação
Comemorando os 10 anos de Webbullying, Maurício Meirelles apresenta a reestreia de seu projeto nesta sexta-feira (21), no Teatro RioMar Recife. O comediante traz uma mistura de stand-up comedy com o quadro "webbullying", onde interage com as redes sociais e um espectador.
🎤 Webbullying com Maurício Meirelles
⏰ Sexta-feira (21), às 21h30
📍Teatro RioMar Recife: Avenida República do Líbano, 251, Pina - Recife
🎟️A partir de R$ 50, à venda na bilheteria do teatro e na internet
⬆️ Voltar ao início desta reportagem.
Show Suraras do Tapajós
Suraras do Tapajós traz o carimbó para Olinda neste sábado (22)
Hannah Carvalho / Divulgação
O grupo Suraras do Tapajós, de Alter do Chão, no Pará - primeiro grupo de carimbó formado por mulheres indígenas, apresenta o show "Kirĩbasawa Yúri Yí-itá - A Força que Vem das Águas" neste sábado (22), na Casa Estação da Luz, em Olinda. O evento, que ocorre após a passagem pelo Rock in Rio, contará com a partipação do grupo Semente de Maracá e Dj Pepe Jordão. Às 17h, haverá uma vivência gratuita de carimbó.
🎤Show Suraras do Tapajós
⏰ Sábado (22), a partir das 17h
📍Casa Estação da Luz: Rua prudente de Morais, 313, Carmo - Olinda
🎟️R$ 40 (meia) e R$ 80 (inteira), à venda na internet
⬆️ Voltar ao início desta reportagem.
Exposição "Junta povo"
Imagem da exposição 'Junta povo' mostra foliões no carnaval de 1957
Severino Fragoso/Divulgação
A exposição "Junta povo" celebra a multidão que dá vida ao carnaval de rua, reunindo registros de Mário de Carvalho e Severino Fragoso, além de imagens de outros fotógrafos. Com fotos da festa desde a década de 1950 até hoje, a mostra destaca a participação popular na folia, em blocos, orquestras e apresentações. Uma das vitrines traz uma discoteca de frevo, reforçando a tradição musical.
📷 Exposição "Junta povo"
⏰ Até 30 de março, de quarta a sexta, das 10h às 19h; sábados e domingos, das 10h às 17h
📍 Museu da Cidade do Recife: Praça das Cinco Pontas, 321, Graças - Recife
🎟️ Gratuito
⬆️ Voltar ao início desta reportagem.
"Iceland — Patinação no Gelo"
Pista de patinação no gelo no Shopping Tacaruna, no Recife
Sophia Aires/Divulgação
O Shopping Tacaruna oferece, como opção para as férias, a pista de patinação no gelo "Iceland". Com 200 metros quadrados, o espaço é iluminado por lâmpadas de LED e conta com recursos de acessibilidade, equipe de apoio para os visitantes e andadores auxiliares para iniciantes.
🛼 "Iceland — Patinação no Gelo"
⏰ Até 31 de março, no horário de funcionamento do shopping
📍 Praça de Eventos do Shopping Tacaruna: Avenida Agamenon Magalhães, 153, Santo Amaro - Recife
🎟️ R$ 40 (18 voltas no carrinho para crianças de 2 a 4 anos), R$ 60 (30 min) e R$ 80 (1h), à venda na internet
⬆️ Voltar ao início desta reportagem.
Exposição "Ferro Ifé — O atlântico negro de Diogum"
Diogum em imagem de arquivo
Hannah Carvalho/Divulgação
O artista plástico Diogum assina a exposição individual "Ferro Ifé — O atlântico negro de Diogum". Com curadoria de Bruno Albertim, a mostra traz 60 obras, sendo boa parte delas inédita, feitas com pêndulos e correntes de ferro e metal, que remontam à espiritualidade.
🔗 Exposição "Ferro Ifé — O atlântico negro de Diogum"
⏰ Até 27 de abril. De quarta a sexta-feira, das 10h às 17h; Sábados e domingos, das 10h às 16h
📍 Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães: Rua da Aurora, 265, Boa Vista - Recife
🎟️ Entrada gratuita
⬆️ Voltar ao início desta reportagem.
Exposição "Cosmo/Chão"
Obra dos ceramistas de Itamatatiua, do Maranhão, faz parte da exposição 'Cosmo/Chão'
Julio Cavani/Divulgação
A exposição propõe intersecções de artistas brasileiros de diferentes estilos e estéticas com o trabalho de Francisco Brennand. Serão cerca de 90 obras assinadas por 15 artistas de oito estados brasileiros.
🖼️ Exposição "Cosmo/Chão"
⏰ Até setembro, de terça a domingo, das 13h às 17h
📍Propriedade Santos Cosme e Damião: Rua Diogo de Vasconcelos, s/n, Várzea - Recife
🎟️ R$ 25 (meia) e R$ 50 (inteira). Entrada gratuita para crianças de até 5 anos, professores e alunos da rede pública, funcionários de museus e guias de turismo
⬆️ Voltar ao início desta reportagem.
Clipe da música "Guerreira Surara" do grupo Suraras do Tapajós
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
n
Golpe do IPVA falso faz 9 vítimas em MT e prejuízo ultrapassa R$ 40 mil; saiba como evitar
Criminosos aplicam golpes ao enviar mensagens com links fraudulentos ou criar sites falsos que aparecem entre os primeiros resultados em mecanismos de busca. A Polícia Civil alerta para um golpe envolvendo boletos falsos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que já fez pelo menos nove vítimas em Mato Grosso. Criminosos utilizam sites fraudulentos para enganar os contribuintes, gerando cobranças indevidas e desviando os valores pagos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Como funciona esse golpe:
Criminosos enviam mensagens por SMS, WhatsApp e e-mails com links falsos que direcionam as vítimas para páginas semelhantes às oficiais;
As páginas simulam o ambiente digital da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT);
Vítimas são induzidas a realizarem pagamentos via PIX ou boletos bancários;
Pagamentos são desviados para contas de estelionatários.
Outro golpe
Outro método utilizado pelos golpistas envolve a criação de sites falsos que aparecem nas primeiras posições de buscas em mecanismos como o Google. As vítimas, acreditando estar no portal oficial da Sefaz-MT devido à aparência semelhante, acabam sendo enganadas e realizam pagamentos indevidos.
O delegado Pablo Carneiro, da Delegacia de Estelionato de Cuiabá, disse que casos recentes foram registrados pela Polícia Civil.
“Uma vítima em Cuiabá, efetuou o pagamento do IPVA via Pix após acessar um site fraudulento encontrado em pesquisa na internet. O valor pago, que a vítima acreditava ter sido direcionado à Secretaria de Fazenda, acabou caindo em uma conta particular vinculada a estelionatários”, disse o delegado.
📱Dicas para evitar esse tipo de crime
Devido o golpe ter sido registrado com frequência em Mato Grosso, a Polícia Civil reuniu algumas orientações para que os cidadãos evitem serem vítimas desse golpe, veja abaixo:
Realizar o pagamento do IPVA somente pelo site oficial da Secretaria de Estado de Fazenda;
Evitar clicar em links recebidos por SMS, aplicativos de mensagens ou e-mails, mesmo que prometam descontos ou facilidades para o pagamento;
Não realizar buscas aleatórias para acessar o site do IPVA, utilize sempre o endereço oficial da Sefaz-MT.
Conferir com atenção os dados bancários e o nome do beneficiário antes de confirmar qualquer pagamento.
Em caso de suspeita de golpe ou fraude, registre imediatamente um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima ou pela Delegacia Digital.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Polícia Civil faz alerta sobre golpe do falso IPVA
Avião do presidente Lula arremete ao tentar pousar em aeroporto de Sorocaba
O avião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) arremeteu durante tentativa de pouso no Aeroporto Bertram Luiz Leupolz, em Sorocaba (SP), na tarde desta terça-feira (18). O procedimento, considerado seguro e normal na aviação, acontece quando o avião precisa interromper o pouso por alguma razão.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
A arremetida ocorreu por volta das 15h20. Em seguida, o avião deu a volta no aeroporto e pousou normalmente. O motivo do procedimento está sendo apurado.
Lula viajou a Sorocaba para visitar a fábrica da Toyota. O compromisso na cidade é o segundo em menos de uma semana, já que, na sexta-feira (14), ele participou da entrega de unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Sorocaba.
Lula acompanha os trabalhos e a expansão da fábrica automotiva, que, até 2030, investirá R$ 11,5 bilhões no país. O investimento inclui a construção da nova fábrica para produção de modelos híbridos-flex.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Confira as vagas de trabalho nas cidades da Região Serrana do Rio
"/> Veja quais são as oportunidades e como se candidatar nesta semana.
Divulgação/Sedec
A Região Serrana oferece nesta semana diversas vagas de trabalho, que estão concentradas nas cidades de Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis.
As três maiores cidades da Região Serrana do Rio oferecem juntas 1006 oportunidades de trabalho.
Nova Friburgo
Em Nova Friburgo, estão disponíveis 575 oportunidades, em 149 cargos, entre eles:
Agente de portaria
Repositor de mercadorias
Recepcionista
Promotor comercial
Operador de caixa
Para concorrer às vagas em Nova Friburgo é preciso acessar o portal da Casa do Trabalhador, no link: https://casadotrabalhador.pmnf.rj.gov.br/.
Petrópolis
Nesta semana, em Petrópolis, são mais de 106 vagas oferecidas pelo balcão de empregos da prefeitura. Entre as oportunidades oferecidas estão:
Auxiliar de produção
Jardineiro
Operador de caixa
Ajudante de motorista
Costureira
Os candidatos devem cadastrar o currículo no site da Prefeitura, no link: https://web3.petropolis.rj.gov.br/e-gov/sas/balcao_de_empregos/
Teresópolis
Já em Teresópolis, de um total de 322 oportunidades, há vagas para:
Repositor de supermercado
Manobrista
Garçom
Técnico em segurança do trabalho
Pedreiro
As oportunidades podem ser conferidas no portal do trabalhador da Prefeitura, no seguinte link: https://www.teresopolis.rj.gov.br/portal-do-trabalhador/vagas-de-emprego/.
Sobe para 20 o número de mortos por febre amarela no estado de SP em 2025
Em 2024, estado registrou 1 morte pela doença. Maior parte dos casos está na região de Campinas. Campinas intensifica vacinação contra febre amarela
Rogério Capela/PMC
O estado de São Paulo registrou 20 mortes por febre amarela em 2025, informou a Secretaria Estadual de Saúde. Em todo o ano de 2024, foram registrados dois casos da doença, e uma pessoa morreu.
A secretaria informou que foram confirmados 32 casos neste ano, nas seguintes localidades:
24 casos possuem como possível local de infecção a região de Campinas (Amparo, Socorro, Tuiuti, Joanópolis, Valinhos, Campinas, Pedra Bela, Piracaia, Vargem, Bragança Paulista, Pedreira, São Pedro, Tuiuti, Nazaré Paulista e Águas de Lindoia)
1 caso tem como possível local de infecção a região de Bauru (Brotas)
1 caso tem como possível local de infecção a região Piracicaba (São Pedro)
2 com local provável de infecção a região de São José dos Campos (Caçapava)
2 casos são importados, ambos foram contraídos em Minas Gerais
Em 2 casos o local de infecção está sob investigação.
➡️As 20 mortes estão entre os 28 casos autóctones do estado. A pasta não detalhou em quais cidades foram as mortes.
Sobre o número de casos, a pasta disse que as ações de vigilância contra a febre amarela vêm sendo intensificadas no estado de São Paulo. "A vacinação continua sendo a forma mais eficaz de prevenção, e a SES reforça a importância da imunização diante do aumento de casos da doença e para todos aqueles que viajam para regiões rurais e de mata, precisando realizar a imunização até dez dias antes, caso viajem para esses locais", informou a nota.
É #FAKE que receita com couve, maçã, limão, alho, mel e água previne ou cura a febre amarela
Vacinação é a melhor prevenção
De acordo com a médica infectologista Tânia Chaves, professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará (UFPA), do Centro Universitário Pará (Cesupa) e integrante da diretoria da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), a única forma de prevenção da febre amarela é a vacina, que existe há mais de 70 anos e é segura, eficaz e confere imunidade por toda a vida.
💉 O imunizante está disponível no Sistema Único de Saúde para bebês a partir de 9 meses.
O que é febre amarela?
É uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus (Flavivirus) e transmitida através da picada de mosquitos infectados. Tem formas leves e graves, podendo causar a morte do paciente.
O site do Ministério da Saúde lista os seguintes sintomas: início súbito de febre; calafrios; dor de cabeça intensa; dores nas costas; dores no corpo em geral; náuseas e vômitos; fadiga; e fraqueza.
A página recomenda: "A maioria das pessoas melhora após estes sintomas iniciais. No entanto, cerca de 15% apresentam um breve período de horas a um dia sem sintomas e, então, desenvolvem uma forma mais grave da doença".
Pacientes que infectados com formas graves devem ser atendidos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para reduzir as complicações e o risco de óbito.
Ocorre de dezembro a maio, período de elevadas temperaturas e fortes chuvas no Brasil, condições que favorecem a proliferação dos mosquitos.
Apresenta dois ciclos de ocorrência: o ciclo urbano, que não é registrado no Brasil desde 1942, e o ciclo silvestre.
No ciclo urbano, o mosquito Aedes aegypti é o responsável pela transmissão.
No ciclo silvestre, os principais transmissores são os mosquitos Haemagogus e Sabethes.
📌 Mas e os macacos? No ciclo silvestre, os primatas não humanos (PNHs) são considerados os principais hospedeiros e amplificadores do vírus. A morte de um macaco por febre amarela já sinaliza às autoridades de saúde que é preciso alertar a população quanto à importância da vacinação, especialmente antes de práticas de pesca, trilhas e ecoesportes em matas. Os macacos não transmitem nem causam febre amarela – eles são vítimas da doença, assim como os seres humanos.