Duas crianças e uma adolescente dão entrada no Trauma de Campina Grande vítimas de picada de cobra
"/> Pediatra alerta que, nesses casos, o atendimento médico deve ser o mais rápido possível. Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, na Paraíba
João da Paz/Ascom/Divulgação
Pelo menos três pessoas, duas crianças e uma adolescente, deram entrada no Hospital de Trauma de Campina Grande vítimas de picadas de cobra, nesta quinta-feira (20) e sexta-feira (21). De acordo com a unidade de saúde, de janeiro até esta quinta-feira (20), já receberam 52 casos semelhantes.
A pediatra Noadja Cardoso, que trabalha no hospital, alertou que em casos de picadas de cobra, o atendimento médico deve ser imediato. "Pode até lavar com água, sabão, mas aí até perde tempo, mas o que é preciso fazer é correr mesmo para o serviço médico para iniciar imediatamente o soro".
Nesta quinta-feira (20), deram entrada no hospital duas, das três vítimas, uma criança de seis anos e uma adolescente de 14 anos. Já na madrugada desta sexta-feira (21), chegou à unidade de saúde uma criança de oito anos, da cidade de Ingá, na Paraíba.
A pediatra Noadja Cardoso informou que o quadro clínico das primeiras vítimas é estável. Já a terceira, a criança que veio de Ingá, está na ala vermelha.
A médica explicou que, por causa do percurso entre Ingá e Campina Grande, esta terceira vítima chegou em estado grave e precisou ser intubada. A criança já está estabilizada, com pressão arterial controlada.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
MP dá 15 dias para Prefeitura de João Pessoa propor mudanças em nomes de bairros e ruas que homenageiam a ditadura
"/> Ministério Público e Defensoria Pública do Estado solicitam a renomeação de 11 espaços, incluindo bairros, avenidas e uma escola. Sede do Ministério Público da Paraíba (MPPB), em João Pessoa
Ascom/MPPB
O Município de João Pessoa tem um prazo de 15 dias úteis para apresentar um plano de mudança dos nomes de endereços públicos que remetem à ditadura militar. O documento foi formalizado em uma recomendação conjunta do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e da Defensoria Pública do Estado (DPE-PB), nesta sexta-feira (21).
A solicitação pede a renomeação de espaços listados no Relatório Final da Comissão Municipal da Verdade da capital, incluindo bairros, avenidas e uma escola. Segundo os órgãos, a medida tem objetivo de "garantir o direito à memória e à verdade, evitando distorções históricas".
Ao g1, o procurador da prefeitura de João Pessoa, Bruno Nóbrega, afirmou que foi notificado e se reunirá com a promotoria na segunda-feira (24) para discutir o assunto.
A recomendação surge vem na sequência o de um ofício enviado em janeiro à Prefeitura e à Câmara Municipal, com base em um inquérito. No entanto, não foram adotadas medidas concretas.
O documento sugere a publicação de um decreto para alterar gradualmente as homenagens a figuras ligadas ao regime militar, entre os anos de 1964-1985.
O texto foi enviado ao prefeito Cícero Lucena (Progressistas) e assinado por promotores como Fabiana Maria Lobo da Silva e Francisco Lianza Neto, além de defensoras públicas do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos.
Os órgãos reforçam que, mesmo após 40 anos da redemocratização e de alertas de comissões da verdade em âmbito nacional, estadual e municipal, a cidade mantém símbolos que "contradizem princípios democráticos".
A justificativa legal inclui leis municipais e artigos constitucionais que defendem a dignidade humana e a repulsa a regimes autoritários.
A recomendação não prevê sanções imediatas, mas pressiona por uma revisão simbólica da memória urbana. Caso a administração municipal não se manifeste, os órgãos podem adotar medidas judiciais
Locais que podem ter os nomes alterados
Bairro Castelo Branco
Bairro Costa e Silva
Bairro Ernesto Geisel
Avenida General Aurélio de Lyra Tavares
Avenida Presidente Castelo Branco
Praça Marechal Castelo Branco
Rua Presidente Médici
Rua Presidente Ranieri Mazzilli
Travessa Presidente Castelo Branco
Loteamento Presidente Médici
Escola Municipal Joacil de Brito Pereira
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
Homem é preso em flagrante na Bahia após se passar pelo irmão para sacar Bolsa Família

Prisão ocorreu nesta sexta-feira (21), em Serrinha. Irmão do suspeito morreu em 2022. Suspeito de se passar pelo irmão para sacar Bolsa Família é apresentado na Delegacia de Serrinha
Divulgação/Polícia Civil da Bahia
Um homem foi preso em flagrante enquanto tentava se passar pelo irmão para receber o benefício do Bolsa Família em Serrinha, cidade a 68 km de Feira de Santana. O flagra ocorreu na tarde desta sexta-feira (21), dentro de uma lotérica na Praça Luiz Nogueira, no bairro Centro.
Conforme apurado pela TV Subaé, afiliada da Rede Bahia na região, o irmão dele morreu em 2022. Desde então, o homem recebia o dinheiro.
O suspeito foi apresentado na delegacia pela Coordenação de Apoio Técnico e Tático à Investigação (Catti/Serrinha). Ele segue detido à disposição da Justiça.
LEIA MAIS
Dezesseis pessoas são presas e uma morre em operações contra tráfico de drogas na Bahia
Suspeito preso por roubar celulares com carro de luxo em Salvador cometia crimes para manter vício em drogas, diz polícia
Justiça bloqueia mais de R$ 639 mil em contas de suspeitos de participar de facção criminosa da Região Metropolitana Salvador
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Funcionários de uma lotérica são investigados por fraude no Bolsa Familía no sul da BA
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
https://g1.globo.com/ba/feira-de-santana-regiao/noticia/2025/03/21/homem-e-preso-em-serrinha.ghtml
Família sai ilesa após caminhonetes baterem de frente na BR-267, em Juiz de Fora
"/> Testemunhas contaram que um dos veículos invadiu a contramão e bateu no outro automóvel que seguia no sentido contrário. Um ônibus também teria se envolvido na batida, mas o motorista fugiu. Acidente envolveu duas caminhonetes na BR-267, em Juiz de Fora
Corpo de Bombeiros/Divulgação
Quatro pessoas da mesma família saíram ilesas após uma batida de frente entre duas caminhonetes na noite de quinta-feira (20), na BR-267, entre o trevo da Avenida JK e o acesso ao Condomínio Tamboréna, em Juiz de Fora.
Quatro pessoas da mesma família saíram ilesas após uma batida de frente entre duas caminhonetes na BR-267, em Juiz de Fora, na noite de quinta-feira (20), na subida entre o trevo da Avenida JK e o condomínio Tamboré.
🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
Segundo o Corpo de Bombeiros, testemunhas disseram que um dos veículos, conduzido por um idoso de 63 anos, invadiu a contramão e atingiu o outro automóvel, onde estavam um homem de 57 anos, uma mulher de 38, uma adolescente de 14 e uma criança de 10 anos.
LEIA TAMBÉM:
Ônibus bate em igreja no Bairro Granjas Betânia, em Juiz de Fora
Caminhão pega fogo na BR-040, que é interditada nos dois sentidos
O motorista do primeiro carro sofreu vários ferimentos pelo corpo e foi levado para o HPS. O g1 tenta atualizar o estado de saúde dele. Já a família foi liberada após atendimento da equipe do Samu ainda no local.
Testemunhas ainda contaram que um ônibus também se envolveu no acidente, mas o condutor fugiu. Não foi informado se o veículo era de turismo ou de transporte público. A dinâmica da batida, no entanto, será apurada.
O trecho da BR-267 chegou a ser interditado por cerca de uma hora e foi liberado.
PM, Samu e Corpo de Bombeiros participaram do resgate na BR-267, em Juiz de Fora
Corpo de Bombeiros/Divulgação
Ônibus bate em igreja no Bairro Granjas Betânia, em Juiz de Fora:
Quatro passageiros ficam feridos após ônibus bater em muro de igreja em Juiz de Fora
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, X e Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes
m
MPF analisa suspensão dos passeios noturnos nas piscinas naturais de Maceió

Órgãos ambientais alertam para danos à fauna marinha e riscos de acidentes no mar. 'Banho de Lua' em Maceió: MPF recebe representação sobre possíveis impactos ambientais
O Ministério Público Federal (MPF) avalia suspender os passeios noturnos conhecidos como "Banho de Lua", realizados nas piscinas naturais da Pajuçara e Ponta Verde, em Maceió. A medida foi discutida em uma reunião nesta quinta-feira (20), que reuniu órgãos ambientais, representantes do turismo e da segurança pública.
O encontro foi motivado por denúncias sobre os impactos ambientais e os riscos à segurança dos passeios, que utilizam embarcações iluminadas artificialmente e som alto.
Segundo especialistas, a atividade prejudica a fauna marinha, especialmente os corais e tartarugas, que enfrentam dificuldades para desova devido à poluição luminosa e sonora. Pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) alertaram que entre 80% e 90% dos corais monitorados no estado já foram comprometidos pelo aquecimento das águas, e os passeios podem agravar ainda mais esse cenário.
Além das preocupações ambientais, a falta de segurança foi outro ponto crítico da reunião. O Corpo de Bombeiros destacou que os resgates noturnos no mar são mais difíceis e que há registros de acidentes e afogamentos. Muitos barcos não possuem coletes salva-vidas suficientes nem tripulação treinada para emergências.
O procurador da República Érico Gomes ressaltou que a legislação municipal que regula os passeios turísticos não está sendo cumprida. Muitas embarcações operam sem credenciamento atualizado junto ao Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), principalmente por não terem realizado os cursos obrigatórios. Também há falta de controle sobre a quantidade de barcos, horários de funcionamento e condições de segurança.
Leia também:
'Banho de Lua' nas piscinas naturais: saiba como é feito passeio noturno de jangada
Jangada que fazia passeio noturno vira no mar na praia de Ponta Verde
Diante dos problemas apresentados, o MPF instaurou um procedimento preparatório para analisar as medidas cabíveis. Entre as ações em estudo estão:
A suspensão total dos passeios noturnos;
A criação de normas emergenciais para regulamentação da atividade
Fiscalização mais rigorosa sobre o credenciamento das embarcações.
Também foi discutida a necessidade de campanhas educativas para conscientizar turistas e operadores sobre os impactos ambientais.
Os órgãos envolvidos têm um prazo de 10 dias para fornecer informações sobre o cadastramento das embarcações, segurança dos passeios e funcionamento do Conselho Gestor. Após esse período, o MPF avaliará quais providências serão adotadas.
'Banho de Lua atrai dezenas de visitantes na maré baixa
Reprodução
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL
4 paraguaios suspeitos de matar segurança em assalto e outros crimes no Paraguai são presos pela PF no PR

Grupo era procurado por autoridades paraguaias. Eles foram presos em Foz do Iguaçu e segundo a PF, confessaram que estavam fugindo da polícia paraguaia e planejando novos crimes. 4 paraguaios suspeitos de matar segurança em assalto e outros crimes no Paraguai são presos pela PF no PR
Giovani Zanardi/RPC
Quatro paraguaios suspeitos de matar um segurança em um assalto no Paraguai foram presos pela Polícia Federal (PF), em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, na quinta-feira (20). Eles também são suspeitos por uma série de outros crimes no país vizinho, em especial Cidade do Leste, informou a PF.
A prisão foi feita pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado após uma abordagem na região do bairro Porto Belo. Policiais avistaram dois homens em uma motocicleta e, ao abordá-los, um deles estava sem documentação, assim como o veículo.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Para que pudessem apresentar os documentos, a equipe policial os acompanhou até uma casa onde outros três homens estavam, todos também paraguaios, além de uma motocicleta com placa adulterada.
"Após a identificação dos quatro estrangeiros, a equipe policial teve ciência que se tratava de uma quadrilha de alta periculosidade, responsável por diversos assaltos violentos no Paraguai. Uma das ações criminosas desse grupo ocorreu há 15 dias, gerando forte comoção popular devido ao assassinato de um segurança para a prática de um roubo", informou em nota a PF.
A PF afirmou ainda que o grupo tentou enganar a equipe policial informando nomes falsos, mas após a devida identificação, eles confessaram ter se refugiado no Brasil para fugir da polícia paraguaia e estavam se preparando para "nova empreitada criminosa".
Os quatro paraguaios foram presos em flagrante pelos crimes de associação criminosa e adulteração de sinal identificador veicular e levados para a Polícia Federal, onde ficam a disposição das autoridades para os demais procedimentos.
Leia também:
Decisão: Oito pessoas são condenadas por bloquear ilegalmente rodovia do Paraná em manifestação que contestou vitória de Lula em 2022
Polícia: Funcionário que jogou caminhonete em carro evitou sequestro do filho do dono da empresa em que trabalha
Veja cidades: Duas apostas simples do Paraná acertam quina e são premiadas na Mega-Sena
VÍDEOS: Mais assistidos g1 PR
Leia mais notícias da região em g1 Oeste e Sudoeste.
Criminosos apedrejam e incendeiam ônibus em Vitória; polícia acredita que ataque tem relação com mortes em operação

Cerca de 15 passageiros e o motorista conseguiram sair e não ficaram feridos. Grupo de dez criminosos encapuzados fugiu em direção ao morro Jesus de Nazareth. Grupo de dez criminosos encapuzados apedreja e coloca fogo em ônibus em Vitória
Reprodução/TV Gazeta
Um ônibus do Transcol foi apedrejado e incendiado na noite de quinta-feira (20) em Vitória. Segundo a Guarda Municipal, o coletivo tinha parado em um ponto no bairro Praia do Suá quando dez criminosos encapuzados entraram no veículo e colocaram fogo. O grupo fugiu antes da chegada da Polícia Militar e ninguém foi preso ou ficou ferido.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
A PM acredita que o ataque pode ter relação com duas mortes registradas no morro Jesus de Nazareth na quarta-feira (19).
Confrontos durante a semana
O comandante geral da Polícia Militar, Douglas Caus, disse que as vítimas, Alexandre Souza de Oliveira, de 22 anos Guilherme Teles de Souza, de 20 anos, tinham envolvimento com o tráfico de drogas.
Durante a semana, um outro confronto entre o bairro e o Morro da Garrafa também foi registrado.
Em entrevista coletiva à imprensa na manhã desta sexta-feira (21) o tenente coronel Bonfim disse que criminosos querem aterrorizar os moradores.
"A informação é que houve um racha na facção, houve o problema entre as facções, a polícia militar foi atacada, revidou, houve o óbito dos criminosos e o modus operandi é fogo em ônibus, terror na população. Nós já sabendo desse tipo de ação acionamos o plano de contingenciamento e felizmente conseguimos evitar juntamente com a guarda municipal que também ajudou, que mais um patrimônio público fosse depredado", detalhou o tenente..
Polícia Militar e Guarda Municipal de Vitória conseguiram controlar fogo em ônibus em Vitória
Reprodução/TV Gazeta
Transtorno
Ainda de acordo com a guarda, o crime aconteceu por volta das 19h30. O ônibus da linha 505, que faz o trajeto Terminal de Laranjeiras/Terminal de Itacibá parou no ponto em frente ao Hortomercado quando foi abordado pelos criminosos.
O grupo jogou pedras e pedaços de madeira no Transcol e cerca de 15 passageiros e o motorista precisaram descer. Os passageiros chamaram a polícia que realizava patrulhamento próximo a região.
"Atiraram uma pedra no vidro do veículo, assim que o veículo parou e os indivíduos encapuzados entraram no coletivo, pediram que todos se retirassem e atearam fogo no interior do coletivo. Já nos deparamos com o ônibus vazio, o motor ainda ligado. Nós entramos no veículo e desligamos o motor", explicou o agente Alberti da guarda municipal.
Criminosos apedrejam e incendiam ônibus em Vitória, Espírito Santo
Reprodução/TV Gazeta
Passageiros e o motorista relataram para a guarda que os criminosos fugiram em direção ao Morro Jesus de Nazareth.
LEIA TAMBÉM:
Homem é preso por invadir e furtar casa de prefeito do ES pela segunda vez em 2 meses
Mesmo com morte de turista, motoristas se arriscam na BR-101 para tirar fotos do Buda Gigante no ES
Ex-policial que matou músico é demitido e transferido para presídio comum no ES
A Polícia Militar disse que o celular de um dos passageiros também foi roubado durante a ação.
O g1 entrou em contato com o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus) e com a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb), e o Corpo de Bombeiros, mas não teve nenhum retorno até a última atualização da reportagem.
Dez criminosos apedrejaram e incendiaram ônibus em Vitória, Espírito Santo
Reprodução/TV Gazeta
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo
‘É a van do crime passando na sua rua’: moradores relatam furto de motos na Grande Tijuca
"/> Nas imagens, bandidos colocam motocicletas no bagageiro das vans e fogem. A van do crime passando na sua rua: vítima relata "Me sinto desprotegida, me sinto cansada, impotente"
Um grupo de criminosos tem usado uma van branca para furtar motos estacionadas em ruas da Zona Norte do Rio de Janeiro. As investigações da 20ª DP (Vila Isabel) apontam que, só na última quinta-feira (20), pelo menos 3 motocicletas foram levadas pelos bandidos.
Imagens de câmeras de segurança mostram a ação da quadrilha. No primeiro registro, 3 homens aparecem carregando uma moto em uma rua do Andaraí. Em outra gravação, a mesma van é vista circulando pela Rua Barão de Mesquita, na Tijuca, onde para, recolhe mais uma moto e segue viagem.
Motos nem foram quitadas
Os roubos estão causando prejuízos para trabalhadores que dependem da moto para o sustento da família. A motorista de aplicativo Vitória Santanna teve a moto levada na porta de casa e ainda escutou o momento do crime.
"Eu ouvi as vozes dos bandidos, mas quando consegui chegar ao portão, eles já tinham fugido", contou Vitória, que usa o veículo para trabalhar e ainda estava pagando as parcelas da moto.
Outro casal que também foi vítima relatou que usava a moto para ir ao trabalho e agora enfrenta dificuldades.
As vítimas perceberam que haviam sido roubadas pela mesma quadrilha enquanto aguardavam para prestar depoimento na delegacia. A Polícia Civil já identificou 3 suspeitos e segue investigando o caso.
Bandidos usam van para furtar motos na Zona Norte do Rio
Reprodução/TV Globo
Dólar abre em alta, com mercado reagindo ao Orçamento de 2025

No dia anterior, a moeda norte-americana subiu 0,50%, cotada a R$ 5,6757. Já o principal índice da bolsa encerrou em queda de 0,38%, aos 132.008 pontos. Notas de real e dólar
Amanda Perobelli/ Reuters
O dólar inicia o pregão desta sexta-feira (21) com investidores de olho no Orçamento de 2025, aprovado pelo Congresso Nacional na véspera.
Em um dia de agenda de indicadores econômicos mais vazia, o que repercute no mercado é o cenário político, com a aprovação do Orçamento para o país neste ano.
Veja abaixo o resumo dos mercados.
Entenda o que faz o preço do dólar subir ou cair
💲Dólar
Às 09h01, o dólar subia 0,20%, cotado a R$ 5,6873. Veja mais cotações.
No dia anterior, a moeda americana teve alta de 0,50%, cotada a R$ 5,6757.
Com o resultado, acumulou:
queda de 1,18% na semana;
recuo de 4,07% no mês; e
perda de 8,16% no ano.
a
📈Ibovespa
O Ibovespa começa a operar às 10h.
Na véspera, o índice teve queda de 0,38%, aos 132.008 pontos.
Com o resultado, o Ibovespa acumulou:
alta de 2,37% na semana;
avanço de 7,50% no mês; e
ganho de 9,75% no ano.
O que está mexendo com os mercados?
O mercado segue, também, repercutindo as decisões de política monetária anunciadas pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do banco Central do Brasil (BC) e pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano).
No começo da noite de quarta-feira (19), o Copom anunciou sua decisão de elevar a taxa Selic ao patamar de 14,25% ao ano, conforme já era amplamente esperado pelo mercado.
Essa foi a quinta alta consecutiva dos juros no país — e não deve parar por aí. Em nota, o BC indicou que ainda poderá aumentar novamente a Selic na próxima reunião, marcada para 6 e 7 de maio.
"Diante da continuidade do cenário adverso para a convergência da inflação, da elevada incerteza e das defasagens inerentes ao ciclo de aperto monetário em curso, o Comitê antevê, em se confirmando o cenário esperado, um ajuste de menor magnitude na próxima reunião", diz o comunicado.
Até fevereiro, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) já acumula uma alta de 5,06% em 12 meses. Até o fim de 2025, a expectativa do mercado, segundo o relatório de projeções do BC, o Boletim Focus, é de uma inflação anual de 5,66%.
Se esse patamar se confirmar, a inflação vai encerrar mais um ano acima da meta do BC. A meta é de 3% e, para ser considerada formalmente cumprida, precisa estar em um nível entre 1,50% e 4,50%.
"Essa decisão encarece o crédito, reduz o consumo e pode desacelerar a economia no médio prazo, mas reforça o compromisso com a estabilidade de preços", pontua Sidney Lima, analista de investimentos da Ouro Preto Investimentos.
"No entanto, sem ajustes fiscais e um ambiente econômico confiável, os efeitos positivos da alta dos juros podem ser limitados", afirma.
Diante desse cenário, também ficou no radar as falas recentes do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre o cenário macroeconômico brasileiro.
"Eu não acredito que você precise de uma recessão para baixar a inflação no Brasil. Acho que você consegue administrar a economia de maneira a crescer de forma sustentável sem que a inflação saia do controle", disse Haddad em entrevista ao programa "Bom dia, ministro", do CanalGov.
O ministro também afirmou que o desejo da equipe econômica é que o projeto de Orçamento de 2025 seja votado o quanto antes pelo Congresso.
No exterior, investidores ainda repercutiam a decisão do Fed, de manter as taxas de juros dos EUA inalteradas entre 4,25% e 4,50% ao ano. Apesar de terem sinalizado dois possíveis cortes de juros ainda neste ano, os dirigentes do Fed indicaram que as incertezas econômicas aumentaram no país.
Economistas têm alertado sobre os impactos das tarifas aplicadas pelo presidente americano, Donald Trump. Algumas tarifas estão em vigor, enquanto outras foram suspensas. Leia mais sobre o assunto aqui.
Essas taxas podem aumentar a inflação nos EUA, já que elevam os custos de produção e podem ser repassados ao consumidor final. Além disso, a incerteza causada pelas tarifas e ameaças tem prejudicado a confiança dos consumidores, levantando temores de desaceleração ou até recessão na maior economia do mundo.
https://g1.globo.com/economia/noticia/2025/03/21/dolar-ibovespa.ghtml
Expedição do Navio Hospital Abaré começa nesta sexta, 21, em Aveiro

Nessa ação serão disponibilizadas consultas em diversas especialidades e serão feitas pequenas cirurgias. Navio hospital Abaré realiza expedição em Aveiro, no oeste do Pará
Divulgação
Nove localidades devem receber o navio hospital escola Abaré da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) a partir desta sexta-feira (21), no município de Aveiro, no oeste do Pará. A expedição que leva assistência em saúde para moradores de comunidades ribeirinhas começa por Brasília Legal.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Depois do grande sucesso que foi a ação “Opera Brasil" na primeira quinzena do mês de março, atendendo outras comunidades ribeirinhas de Aveiro a bordo do Barco Hospital Papa Francisco, a expectativa da Prefeitura de Aveiro e da Secretaria Municipal de Saúde é de que a expedição do Abaré ajude a reduzir a demanda por serviços de saúde na rede de atenção primária.
Até o dia 25 de março, a expedição Abaré vai disponibilizar consultas em diversas especialidades, vacinação, exames laboratoriais, coleta de PCCU, atendimento odontológico, dispensação de medicamentos e também realizará cirurgias de baixa complexidade.
Veja o cronograma de atendimento:
21/03 – Brasília Legal (manhã)
21/03 – Cariri (tarde)
22/03 – Cauaasu – ê – pá (manhã)
22/03 – Fordlândia (tarde)
23/03 – Urucurituba (manhã)
23/03 – Ida-Rio Cupari (tarde)
24/03 – Açaituba (manhã)
24/03 – São Francisco Godinho (tarde)
25/03 – Paraíso (tarde)
No total, serão sete expedições do Abaré até outubro, respeitando a sazonalidade amazônica. As expedições também vão atender os municípios de Santarém e Belterra.
Sobre o Abaré
Única unidade básica de saúde intermunicipal em atividade no Brasil, o Abaré presta serviços de saúde, ensino e pesquisa a comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas que vivem em áreas de difícil acesso na região do rio Tapajós, no Pará.
O objetivo do navio hospital é garantir acesso à saúde, educação e pesquisa para as populações amazônicas e promover um modelo de assistência médico-hospitalar de excelência na região.
O navio possui quatro consultórios, uma sala para pequenas cirurgias, laboratório para análises clínicas e radiografias, e acomoda 55 pessoas, incluindo tripulação e profissionais de saúde.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Documentário 'Entre Raízes e Rituais Ancestrais' revela força e homenageia erveiras da Amazônia

Filme estreia no dia 25 de março, às 19h, no auditório Wilson Fonseca da Ufopa Rondon, em Santarém. Força e conhecimento das erveiras do Tapajós são mostrados em documentário
Divulgação
No coração da floresta, onde os rios desenham caminhos de vida e a mata sussurra segredos antigos, há mulheres que carregam em suas mãos o poder da cura. São parteiras, benzedeiras, puxadeiras e erveiras, guardiãs de um conhecimento ancestral que pulsa no ritmo da terra e das águas. Esse é o contexto do documentário “Entre Raízes e Rituais Ancestrais, Mãos de Cura – Mulheres da Amazônia”, dirigido por Joyce Viana.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
O documentário que terá sua estreia no dia 25 de março, às 19h, em uma exibição especial no auditório Wilson Fonseca da Ufopa Rondon, em Santarém, e, simultaneamente, no canal Bubui Cultura, no YouTube, levando essas histórias a públicos de diferentes territórios, é um canto de resistência, um tributo às que mantêm viva a sabedoria dos antigos, mesmo diante da passagem implacável do tempo.
Mãos da Floresta
Desde menina, Maria Susete Kumaruara, indígena da aldeia Solimões, em Santarém, sabia que seu destino era trazer vida ao mundo. O chamado ecoava em seu peito, mas sua mãe não incentivava. Aos 12 anos, sem nunca ter aprendido com ninguém, fez seu primeiro parto.
“O pai da criança pediu que eu fizesse companhia para a grávida enquanto buscava uma parteira. Mas minha mente foi guiando, minhas mãos souberam o que fazer. O bebê não estava na posição certa, e, sem saber como, ajeitei e trouxe ele ao mundo”, destacou Maria Susete Kumaruara.
Ritual de cura registrado para o documentário
Divulgação
Histórias como a dela se repetem por toda a Amazônia, em quilombos, aldeias e comunidades ribeirinhas, onde o conhecimento não se aprende nos livros, mas no olhar das matriarcas, no toque das mãos enrugadas que abençoam, na força das vozes que entoam rezas e canções.
No documentário, conhecemos outras mulheres que, como Maria Susete, carregam no corpo e na alma os saberes antigos. Juvita (Jovelina Oliveira) e Railanda Maia, puxadeiras, dominam a arte de alinhar corpos e energias com suas mãos firmes. Maria Barreto, benzedeira, conhece as palavras certas para afastar males e trazer alívio. Nelci Escher, Alaíde dos Anjos e Luciene Borari, erveiras, entendem o poder curativo das folhas, raízes e cascas da floresta. Neide Viana, puxadeira e erveira, une os dois conhecimentos em um só, trazendo equilíbrio entre corpo e espírito.
Mais do que um registro, “Entre Raízes e Rituais Ancestrais” é um rito de passagem, um mergulho profundo na espiritualidade amazônica. Cada mulher retratada no filme tem uma música própria, composta por Allan Carvalho, traduzindo em melodia sua história, sua energia, sua essência. Não são apenas canções, mas orações musicadas, vibrando como a pulsação da floresta. A trilha sonora do documentário ganhou força e se transformou em um álbum musical, ampliando ainda mais o alcance dessa narrativa sensível e poderosa.
Joyce Viana, diretora do documentário
Divulgação
Para a diretora Joyce Viana, conquistar a confiança dessas mulheres foi um processo delicado, uma aproximação feita com respeito e escuta. “O conhecimento delas é passado de geração em geração, de mãe para filha, em rituais silenciosos que acontecem longe dos olhos do mundo. Foi preciso tempo para que se sentissem seguras para compartilhar.”
Joyce nasceu em Belém, mas há mais de 20 anos escolheu Santarém como lar. Pós-graduada em Gestão Cultural e Indústria Criativa pela PUC-RJ, ela se dedica há mais de 10 anos à produção cultural e ao audiovisual, contando histórias que fortalecem a identidade amazônica.
O filme é também um manifesto pela força feminina no audiovisual. Com produção, edição e montagem da AD Produções, a equipe trabalhou para que a narrativa fosse conduzida de forma sensível, respeitando os tempos e os silêncios dessas histórias.
Um legado
O documentário não se encerra na tela. Ele ecoará em escolas, quilombos, aldeias indígenas e comunidades ribeirinhas, onde será exibido gratuitamente, despertando em pelo menos 300 jovens o desejo de preservar esses saberes.
Nas plataformas digitais, espera-se que ao menos 10.000 pessoas assistam ao filme, ampliando o debate sobre identidade, espiritualidade e resistência. E nos festivais de cinema, como o Festival de Alter do Chão e Amazônia DOC, a meta é levar a história dessas mulheres para além das fronteiras do Brasil, mostrando ao mundo a força invisível que mantém viva a floresta.
A produção cinematográfica é mais do que um registro. É um chamado. É uma reza. É o testemunho de que, enquanto essas mulheres existirem, a Amazônia seguirá pulsando, imensa e sagrada.
“Espero que o público sinta o peso e a beleza desses saberes. Essas mulheres são a base da floresta. Seu conhecimento não pode ser esquecido”, disse Joyce Viana.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Polícia prende trio suspeito aplicar 'golpe do falso investimento' e causar prejuízo milionário
"/> Operação foi realizada por policiais entre os dias 11 e 20 de março em cidades da Grande São Paulo e de Minas Gerais . Maioria das vítimas, conforme a polícia, é de Rio Preto. Polícia de Rio Preto (SP) prende trio suspeito aplicar o 'golpe do falso investimento'
Polícia Civil/Divulgação
A Polícia Civil de São José do Rio Preto (SP) prendeu três pessoas suspeitas de fazerem parte de uma organização criminosa que aplica o golpe do falso investimento pela web. A operação foi realizada por policiais entre os dias 11 e 20 de março.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Segundo a Delegacia Especializada em Investigações Criminais (Deic), além das prisões, 14 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em São Paulo, Osasco, Mogi das Cruzes (SP) e Belo Horizonte e Confins (MG).
Nos imóveis que foram vistoriados, os policiais apreenderam computadores, celulares, chips, cartões, documentos, armas e dinheiro.
A maioria das vítimas, conforme a polícia, é de Rio Preto e o prejuízo é milionário. O grupo criminoso é composto por peruanos, brasileiro, venezuelanos e chineses. Entre os integrantes identificados estavam:
”Chipeiros”: responsáveis pelo cadastramento fraudulento de linhas telefônicas;
”Conteiros”: recebiam os valores obtidos ilegalmente;
“Movimentadores financeiros”: encarregados da dispersão dos recursos ilícitos para dificultar seu rastreamento e garantir a obtenção das vantagens indevidas;
“Golpistas”: entravam em contato com as vítimas;
“Mentores intelectuais”: principais beneficiários do esquema criminoso.
Como funciona o golpe?
O golpe do falso investimento é praticado por meio da captação de vítimas através de anúncios em redes sociais, que prometem investimentos com alta rentabilidade.
Ao clicar no anúncio, a vítima é direcionada para um grupo de WhatsApp, onde falsos investidores e supostos professores de investimentos interagem para criar um ambiente de credibilidade.
Convencida pela simulação do grupo, a vítima é induzida a realizar um cadastro em um aplicativo vinculado a suposta corretora de investimentos.
A partir desse cadastro, ela recebe instruções para realizar transferências via PIX para contas de pessoas jurídicas que utilizam denominações sugestivas de fundos de investimento, passando a falsa impressão de que os valores estão sendo aplicados de forma legítima.
No entanto, essas empresas são constituídas fraudulentamente em nome de terceiros, servindo apenas como instrumento para a prática do golpe. Os valores transferidos são rapidamente retirados na rede bancária, em prejuízo às vítimas, que não conseguem resgatar os “investimentos”.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
Operação Sapucaia: Polícia prende 15 suspeitos de envolvimento em tráfico de cocaína no RN

Operação foi deflagrada nesta sexta-feira (21) contra célula criminosa que atua em Jucurutu e outros municípios. Polícia Civil faz operação no RN contra tráfico de drogas
A Polícia Civil cumpriu 37 mandados de busca e apreensão e prendeu 15 pessoas durante uma operação deflagrada nesta sexta-feira (21) para combater uma facção criminosa em Jucurutu, na região Seridó potiguar. Os mandados são de prisão preventiva.
De acordo com a corporação, o alvo da Operação Sapucaia é uma célula criminosa da facção envolvida em diversos delitos, principalmente o tráfico de drogas.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
Segundo a Polícia Civil, a facção também atuaria em Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, São Fernando, Tangará, Caicó, Jardim de Piranhas, Florânia e Parelhas, no Rio Grande do Norte, além de João Pessoa, na Paraíba.
O nome da operação faz referência à árvore Sapucaia, cujo fruto tem cor branca por dentro, em alusão à cocaína – principal substância comercializada pela facção.
Segundo a Polícia Civil, mais informações sobre a operação serão divulgadas ao longo desta sexta-feira (21).
Operação deflagrada em Jucurutu, no RN
Reprodução/Polícia Civil
Veja os vídeos mais assistidos no g1 RN
Aeroporto de Londres fecha após incêndio em estação de energia; voos são afetados

Segundo comunicado do maior aeroporto da Europa, por causa de um apagão, a previsão é de que operação seja retomada apenas às 23h59 desta sexta-feira (21). Em informação enviada à Reuters, porta-voz de Heathrow disse que esperava uma interrupção significativa nos próximos dias. Aeroporto de Heathrow, em Londres, é fechado após incêndio em estação de energia
Reuters
O Aeroporto de Heathrow, em Londres foi fechado após um incêndio em uma estação de energia da região. Segundo comunicado, o local ficou sem energia e a previsão é de que as atividades sejam retomadas às 23h59 desta sexta-feira (21) pelo horário local - 20h59 pelo horário de Brasília.
"Para garantir a segurança de nossos passageiros e colegas, Heathrow estará fechado até as 23h59 do dia 21 de março", disse o aeroporto de Heathrow em uma postagem no X, acrescentando que os passageiros foram aconselhados a não viajar para o aeroporto.
O fechamento do aeroporto resultou em rotas alteradas e voos cancelados pelo mundo. Alguns voos dos Estados Unidos estavam dando meia-volta no meio do trajeto e retornando ao ponto de partida.
De acordo com o site de rastreamento de voos FlightRadar24, dezenas de voos já estavam sendo desviados para outros aeroportos, A companhia aérea Qantas Airways enviou um voo para Paris, na França, e a United Airlines Shannon, na Irlanda.
Segundo informações da agência de notícias Reuters, mais de 70 bombeiros trabalham para conter as chamas no oeste de Londres. Em registros feitos por moradores, é possível ver fumaça e chamas.
Aeroporto de Londres fecha após incêndio em estação de energia; voos são afetados
No solo, residências e empresas ficaram sem energia.
'Os bombeiros levaram 29 pessoas para um lugar seguro em propriedades vizinhas e, como precaução, um cordão de segurança de 200 metros foi estabelecido, com cerca de 150 pessoas evacuadas', disse o corpo de bombeiros.
Equipes de bombeiros estavam respondendo ao acidente, mas não havia clareza sobre quando a energia poderia ser restaurada de forma confiável, disse um porta-voz de Heathrow à Reuters por e-mail, acrescentando que esperavam uma interrupção significativa nos próximos dias.
A Eurocontrol, que gerencia as operações de controle de tráfego aéreo em toda a Europa, disse em seu site de operações que nenhuma chegada estava sendo permitida em Heathrow devido à falta de energia, e havia planos de desvio em vigor para os voos.
Heathrow é um dos aeroportos de duas pistas mais movimentados do mundo, com cerca de 1.300 decolagens e pousos combinados por dia, de acordo com seu site. 'Heathrow é um dos principais hubs do mundo,' disse Ian Petchenik, porta-voz do FlightRadar24. 'Isso vai impactar as operações das companhias aéreas ao redor do mundo.'
Imagens do fogo em estação de energia que fechou aeroporto de Londres
Reuters
*Com informações da agência de notícias Reuters.
'Senhor das frutas': cientista viraliza mostrando espécies desconhecidas em luta pela conservação

Gian Paolo Daguer dirige uma rede de voluntários para salvar essas iguarias da extinção na Colômbia. Gian Paolo Daguer
Pablo VERA / AFP
Diante de milhares de seguidores na internet, o chamado "senhor das frutas" nativas descreve os sabores, texturas e possíveis usos de exemplares raros. Gian Paolo Daguer dirige uma rede de voluntários para salvar essas iguarias da extinção na Colômbia, um dos países com maior biodiversidade.
De sua casa em Bogotá, o engenheiro ambiental usa uma câmera de celular para registrar uma lúcuma, uma fruta tropical pouco conhecida cuja aparência externa é semelhante à de um coco. Por dentro, lembra um abacate amarelado e tem um sabor levemente adocicado (veja na imagem acima).
Daguer, de 47 anos, tornou-se uma referência para um crescente círculo de apreciadores de frutas nativas da Colômbia, mas incomuns na dieta de seus habitantes. Algumas estão em perigo de extinção devido ao desconhecimento sobre suas propriedades e outros fatores, como o desmatamento.
Ranking de melhores frutas do mundo tem uma brasileira no top 10; veja qual é
Saiba como higienizar frutas e hortaliças e se é possível remover agrotóxicos dos alimentos
Nas redes sociais, o projeto "Frutas de Colombia" conta com mais de 108 mil seguidores. Sem objetivos lucrativos, Daguer também lidera uma rede de bate-papo no WhatsApp onde biólogos, agricultores, chefs e outros compartilham seus conhecimentos e organizam trocas de sementes.
É uma "visão holística onde todas essas diferentes fontes de conhecimento se unem com a intenção de conservar e recuperar a biodiversidade e as frutas (...) que crescem na Colômbia", disse à AFP.
Confira um de seus vídeos:
Initial plugin text
Segundo Carolina Castellanos, bióloga do Instituto Humboldt, "a Colômbia é um dos países mais ricos em número de espécies de plantas".
O estudo mais recente desta entidade, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e outros órgãos, determinou que existem pelo menos 3.000 espécies "alimentícias" na Colômbia, cujos caules, folhas, frutos ou sementes são consumidos pelos humanos. Mas pelo menos 10% delas podem desaparecer.
'Ciência cidadã'
De sua casa em Bogotá, o engenheiro ambiental usa uma câmera de celular para registrar frutas tropicais.
Pablo VERA / AFP
As sementes obtidas e distribuídas por Daguer são cultivadas em pequenos jardins domésticos. Os interessados as solicitam pelas redes sociais, ele as encontra e as envia em envelopes por correio.
A intenção é "preservar", "recuperar", "informar e disseminar", afirma.
O gosto nasceu quando era criança e gostava de comer frutas em viagens em família para áreas rurais.
Daguer tem uma extensa coleção de livros de botânica, além de exemplares raros de piñuelas, cocorillas, lontar e pandanus: frutas com formatos, texturas e sabores atípicos.
Embora espontâneo, seu trabalho alcançou o meio científico e foi fundamental para catalogar uma nova espécie: o quinguejo, uma semente escura semelhante ao mirtilo que cresce em Nuquí, cidade paradisíaca no departamento de Chocó (noroeste).
Até 2024, a pequena fruta não estava "classificada".
Daguer a viu pela primeira vez nas redes sociais, encontrou um agricultor experiente e depois participou do estudo da Universidade Nacional que a batizou com o nome da região onde foi encontrada.
É um processo de "ciência cidadã" no qual "o conhecimento converge", acrescenta.
Para a bióloga Castellanos, essas frutas ficaram em segundo plano devido aos alimentos importados ou distante dos ecossistemas colombianos.
Na gastronomia, por exemplo, "todos comemos a mesma coisa em qualquer lugar do mundo", então a dieta se tornou homogênea", diz.
Veja mais:
Azeite vai ficar mais barato com imposto zerado? Especialistas avaliam
Milhares se reúnem para ver a Flor-cadáver florescer na Austrália
ICMS mais alto no RN: alíquota do imposto sobe para 20% a partir desta quinta (20)

Alíquota básica do imposto era de 18% e aumento havia sido aprovado em dezembro de 2024 na ALRN, mas só poderia passar a valer após 90 dias. Peças de roupa loja vestuário
Reprodução/TV Integração/ARQUIVO
O Imposto Sobre Consumo de Bens e Serviços (ICMS) está mais alto no Rio Grande do Norte a partir desta quinta-feira (20). O aumento da alíquota do tributo tinha sido aprovada em dezembro de 2024 pela Assembleia Legislativa do Estado, mas só podia ser implementada 90 dias após a publicação da lei.
A alíquota básica do imposto passou de 18% para 20%. Na prática, isso quer dizer que o cidadão que comprava uma camisa por R$ 100 pagava o equivalente a R$ 18 no imposto e agora passará a pagar R$ 20.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
O aumento ocorre após longo debate entre governo do RN e os deputados, e uma derrota incial na tentativa de aprovar o projeto em 2023 (veja no histórico mais abaixo).
A Secretaria de Estado da Fazenda do Rio Grande do Norte (Sefaz-RN) emitiu comunicado, nesta quinta, para reforçar a empresários e contadores que a alíquota modal aplicada nas operações internas foi alterada. O documento pode ser acessado aqui.
Com a mudança, mercadorias sujeitas à alíquota geral passarão a ser tributadas com o novo percentual nas emissões de notas fiscais. Já produtos que integram a cesta básica, com alíquota de 7%, terão procedimentos específicos.
Os contribuintes devem observar os seguintes procedimentos a partir de agora, segundo a Sefaz:
Emissão de NF-e e NFC-e: Aplicação da alíquota de 20% nas operações internas
Escrituração Fiscal Digital (EFD): Considerar os documentos fiscais emitidos, independentemente da alíquota aplicada.
Aquisições Interestaduais de Cesta Básica: Realizar o estorno proporcional de crédito sobre o ICMS destacado.
Crédito Presumido: Aplicar os novos percentuais definidos para cada tipo de operação*
*Veja abaixo como ficam os percentuais do imposto:
ICMS aumento RN
Divulgação/Sefaz
Histórico
O estado já tinha conseguido a aprovação do aumento da alíquota - de 18% para 20% - em 2022, porém de forma temporária, até o fim de 2023. Ainda em 2023, ao tentar renovar a validade da alíquota de modo permanente, o governo foi derrotado pela oposição na Assembleia Legislativa.
Em novembro de 2024, o governo do Rio Grande do Norte enviou para a Assembleia Legislativa do Estado um novo projeto de lei para aumentar a alíquota básica do ICMS. A pauta foi aprovada na Casa Legislativa em dezembro.
Aumento do ICMS para 20% no RN é aprovado
Vídeos mais assistidos do g1 RN
https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2025/03/20/icms-aumenta-rn.ghtml
COP30: as duras críticas às políticas ambientais do Brasil publicadas em importante jornal científico
"/> Num editorial divulgado no periódico acadêmico Science, pesquisadores criticam a atuação do governo brasileiro meses antes da Conferência do Clima que vai acontecer em Belém, no Pará. Desmatamento na Amazônia
Polícia Federal/Divulgação
"Como anfitrião, o Brasil não está liderando pelo exemplo."
Oito meses antes da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP 30, que será realizada em novembro na cidade Belém do Pará, a atuação do governo brasileiro virou alvo de críticas num editorial da prestigiada revista científica Science.
Assinado pelos cientistas Philip Fearnside, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), e Walter Leal Filho, da Universidade de Ciências Aplicadas de Hamburgo, na Alemanha, o texto aponta que, "com exceção do Ministério de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, virtualmente todos os setores do governo promovem atividades que aumentam as emissões de gases do efeito estufa".
Como exemplo, eles citam o projeto do Ministério dos Transportes de recuperar a BR-319, que vai de Manaus, no Estado do Amazonas, a Porto Velho, em Rondônia.
Segundo os autores, a restauração dessa rodovia pode "abrir grandes áreas da Floresta Amazônica à entrada de desmatadores".
"Essa vasta região que será exposta pelas estradas contém carbono suficiente para empurrar o aquecimento global a um ponto irreversível", alertam eles.
Fearnside e Leal Filho também citam o subsídio oferecido pelo Ministério da Agricultura para "transformar pastagens em plantações de soja". Segundo eles, esse é outro elemento incentivador do desmatamento.
"Quando a terra se torna mais valiosa para o plantio de soja, pecuaristas (incluindo aqueles que vêm de fora da Amazônia) vendem a terra para agricultores e usam os lucros para comprar áreas maiores e mais baratas em regiões remotas da Amazônia", argumentam eles.
"Cada hectare de pasto convertido em plantação de soja pode gerar muitos hectares de desmatamento."
Os autores do editorial ainda citam a ação do Ministério de Minas e Energia para a abertura de novos campos de exploração de petróleo e gás na Floresta Amazônica e em regiões costeiras — incluindo os planos para avaliar o potencial energético na foz do rio Amazonas.
Os especialistas avaliam que o plano brasileiro de continuar a buscar novos poços de petróleo até o país alcançar o nível econômico de países desenvolvidos é "a fórmula para um desastre climático".
Eles lembram que, em 2021, a Agência Internacional de Energia se mostrou favorável a não abrir qualquer novo ponto de exploração de gás ou petróleo, além de restringir a extração nos campos já abertos. A proposta da instituição é acabar com esse tipo de atividade até 2050.
Para Fearnside e Leal Filho, os estudos sobre petróleo na foz do Amazonas implicam efeitos de longo prazo. Eles calculam que um campo de exploração aberto ali demoraria cinco anos para começar a operar e outros cinco anos para dar retorno financeiro.
"E porque ninguém quer apenas recuperar o investimento, uma iniciativa dessas levaria a décadas de extração — muito além de quando o mundo precisaria abandonar os combustíveis fósseis", escrevem eles.
'Impactos catastróficos'
Para os especialistas que assinaram o editorial na revista Science, o fato de o Brasil assumir a liderança na luta contra as mudanças climáticas faz todo o sentido — e não apenas porque o país vai sediar a COP 30.
Eles lembram que o aumento da temperatura fora de controle terá "impactos catastróficos" no país.
"[Nesse cenário de impactos catastróficos,] O Brasil perderia a Floresta Amazônica, incluindo o papel vital que ela tem ao reciclar a água que supre a Grande São Paulo, a quarta maior região metropolitana do mundo."
A bacia hidrográfica que chega a São Paulo recebe entre 16% e 70% de sua água das chuvas, cujo vapor é transportado a partir da Amazônia a partir dos chamados "rios voadores".
Estimativas apontam que a destruição desse bioma aumentaria a frequência de secas extremas no Sudeste do país.
"A região semi-árida no Nordeste, que é densamente populada, se transformaria num deserto, e as populações que habitam a costa litorânea seriam expostas a um aumento das tempestades e do nível do mar."
"O agronegócio e a agricultura familiar brasileiras também sofreriam impactos pesados. Secas de uma severidade 'sem precedentes' são esperadas no Brasil, e a frequência desses eventos poderia aumentar em pelo menos dez vezes."
Com isso, "surpresas climáticas" — como as enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul em 2024 — se tornarão mais comuns, apontam os pesquisadores.
'Mudança radical'
Por fim, os responsáveis pelo editorial opinam que, para a COP 30 ser um evento capaz de reverter o "curso desastroso em direção ao ponto de não-retorno climático", será necessário não apenas conter o desmatamento
"É preciso facilitar uma transição rápida para o fim do uso de combustíveis fósseis", dizem eles.
Fearnside e Leal Filho defendem que o Brasil, como anfitrião da conferência, precisa ser "encorajado a modificar as práticas atuais".
"A COP 30 enfrenta grandes desafios para atingir os seus objetivos. E uma parte importante disso envolve conter as emissões de gases a partir da Amazônia", escrevem eles.
Os cientistas defendem uma "mudança radical nas políticas do governo brasileiro, tanto nos fatores que causam desmatamento quanto na extração de combustível fóssil".
O que diz o governo
A BBC News Brasil entrou em contato com os ministérios citados no editorial para que eles pudessem se posicionar sobre o debate.
O Ministério do Transporte informou que "as políticas ambientais do Governo Federal são definidas pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima" e ficou à disposição para mais esclarecimentos sobre as políticas da pasta.
Já o Ministério de Minas e Energia pontuou que "os projetos exploratórios na Bacia da Foz do Amazonas não estão próximos à Floresta Amazônica".
"Os blocos atualmente sob contrato nessa região estão situados em águas ultraprofundas, a cerca de 500 km da foz do Rio Amazonas e a 180 km do litoral do Amapá."
"A pesquisa dessas áreas segue rigorosos padrões ambientais, com avaliações técnicas detalhadas conduzidas pelos órgãos reguladores competentes. O objetivo é conhecer o potencial geológico da Margem Equatorial, uma nova fronteira exploratória offshore que pode contribuir para a segurança energética do Brasil."
O ministério ainda defendeu que "a transição para uma economia de baixo carbono é um processo gradual".
"O petróleo seguirá desempenhando um papel estratégico na matriz energética global até 2050, e reduzir sua exploração de forma abrupta, sem planejamento, pode gerar impactos econômicos e sociais significativos. Além disso, a exploração brasileira tem uma das menores pegadas de carbono do mundo, o que a torna uma alternativa mais sustentável frente à produção global."
"Se o Brasil deixar de explorar suas reservas, poderá se tornar dependente da importação de petróleo nas próximas décadas, resultando em perda de arrecadação e vulnerabilidade energética. De acordo com projeções da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e do próprio MME, a não exploração da Margem Equatorial pode levar a perdas de até R$ 3 trilhões até 2050."
Por fim, o ministério reafirmou "o compromisso com uma transição energética justa, sustentável e alinhada às metas climáticas globais, garantindo ao mesmo tempo o desenvolvimento econômico e a segurança energética do país".
O Ministério da Agricultura e Pecuária não enviou respostas até a publicação desta reportagem.
Consignado para CLT: governo fixa regras para comitê e abre porta para teto de juros na modalidade

Decreto de Lula foi publicado nesta quinta (20) no 'Diário Oficial da União'. Ministro do Trabalho afirmou que, se for necessário, um limite de juros poderá ser definido no futuro. O governo publicou nesta quinta-feira (20) um decreto do presidente Lula que determina que o Comitê Gestor das Operações de Crédito Consignado será responsável por definir os parâmetros, termos e condições do contrato para empréstimos garantidos com recursos do FGTS.
Na semana passada, o presidente Lula assinou a medida provisória que criou a modalidade de crédito consignado voltada a trabalhadores CLT do setor privado. O objetivo é ampliar a oferta de crédito com juros mais baixos do que os praticados atualmente pelo mercado.
Com o decreto publicado nesta quinta, o governo federal abre a porta para que seja criado, no futuro, um teto de juros na nova modalidade de crédito – que começa a operar nesta sexta-feira (21), com o lançamento da plataforma de negociações.
Lula anuncia programa que facilita crédito consignado para trabalhadores do setor privado.
Ricardo Stuckert/ Presidência da República
No lançamento da nova modalidade de crédito, em cerimônia no Palácio do Planalto na semana passada, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, afirmou que, caso seja "observado que o sistema financeiro esteja abusando, o governo poderá estabelecer teto de juros no futuro".
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) tem defendido que não é necessário fixar um teto para os juros, pois as taxas cobradas, segundo a entidade, serão mais baixas com a garantia dos recursos do FGTS.
Limites de juros com consignado já são determinados nas operações para aposentados. Em abril, por exemplo, o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou a redução da taxa máxima, que foi reduzida de 1,72% ao mês para 1,68% ao mês. Foi a sétima redução no governo Lula.
Também será atribuição do Comitê Gestor do crédito consignado:
propor medidas para o aperfeiçoamento da regulamentação da carteira de operações de crédito consignado;
estabelecer sistemática de monitoramento e avaliação do desempenho das operações de crédito com consignação em folha de pagamento.
Entenda a MP que cria crédito consignado para trabalhadores formais do setor privado
O Comitê Gestor das Operações de Crédito Consignado será composto por um representante de cada um dos seguintes órgãos: Ministério do Trabalho e Emprego, que o coordenará; Casa Civil da Presidência da República; e Ministério da Fazenda.
O Comitê se reunirá, em caráter ordinário, uma vez a cada trimestre e, em caráter extraordinário, mediante convocação de seu coordenador, o Ministério do Trabalho.
Mapa do Lollapalooza 2025: veja posição dos palcos e de outros espaços do festival em SP

Festival é nos dias 28, 29 e 30 de março, no Autódromo de Interlagos, em SP. Olivia Rodrigo, Alanis Morissette e Justin Timberlake estão entre as principais atrações. Mapa com palcos e outras atrações do Lollapalooza
Divulgação
O Lollapalooza 2025 acontece entre os dias 28, 29 e 30 de março, no Autódromo de Interlagos.
Veja perguntas e respostas sobre o festival
Quais as atrações principais do Lollapalooza?
Rüfüs Du Sol e Olivia Rodrigo tocam na sexta-feira (28);
Alanis Morissette e Shawn Mendes se apresentam no sábado (29);
Tool e Justin Timberlake encerram a programação no domingo (30).
Que horas é abertura dos portões?
Abertura de portas: 11h
Abertura do Lolla Lounge: 12h
Última entrada no evento: 22h30
Encerramento do evento: 1h
Quais os horários do line-up do Lollapalooza?
Sexta-feira (28)
Palco Budweiser
12h45 - 13h40 - Dead Fish
14h45 - 15h45 - Mc Kako
16h55 – 17h55 - Girl In red
19h05 - 20h05 - Empire of the Sun
21h30 - 23h - Olivia Rodrigo
Palco Samsung Galaxy
12h - 12h45 – Vencedor do concurso “Temos Vagas 89FM”
13h40 - 14h40 - Juyè
15h50 - 16h50 - Inhaler
18h - 19h - Jão
20h10 – 21h25 - Rüfüs Du Sol
Palco Mike’s Ice
12h45 – 13h40 - Pluma
14h45 - 15h45 - Jovem Dionísio
16h55 - 17h55 - Nessa Barrett
21h30 – 22h30 - Caribou
Palco Perry’s by Fiat
12h – 12h45 - Paula Chalup
13h - 14h - Cashu
14h15 - 15h15 - L_cio
15h30 - 16h30 - Blancah
16h45 - 17h45 - Tropkillaz
18h - 19h - DJ GBR
19h15 - 20h15 - Disco Lines
20h30 - 21h30 - JPEGMAFIA
Sábado (29)
Palco Budweiser
12h45-13h40 - Zudizilla
14h45-15h45 - Drik Barbosa
16h55-17h55 - The Marías
19h05-20h05 - Tate McRae
21h45-23h15 - Shawn Mendes
Palco Samsung Galaxy
12h - 12h45 - Picanha de Chernobill
13h40 - 14h40 - Kamau
15h50 - 16h50 - Marina Lima
18h - 19h - Benson Boone
20h10 - 21h40 - Alanis Morissette
Palco Mike’s Ice
12h45 - 13h40 - Tagua Tagua
14h45 - 15h45 - Sophia Chablau
16h55 - 17h55 - Artemas
19h05 - 20h05 - Wave to Earth
21h45 - 22h45 - Teddy Swims
Palco Perry’s by Fiat
12h - 12h45 - Fatsync
12h45 - 13h45 - Etta
14h - 15h - Samhara
15h15 - 16h15 - Barja
16h30 - 17h30 - Bruno Martini
17h45 - 18h45 - Zerb
19h15 - 20h15 - Kasablanca
20h30 - 21h30 - San Holo
21h45 - 22h45 – Zedd
Domingo (30)
Palco Budweiser
12h40 - 13h30 - Sofia Freire
14h30 - 15h30 - Terno Rei
16h40 - 17h40 - Michael Kiwanuka
18h50 - 19h50 - Foster The People
21h30 – 23h - Justin Timberlake
Palco Samsung Galaxy
12h - 12h40 - Giovanna Moraes
13h30 - 14h25 - Clube Dezenove
15h35 - 16h35 - Neil Frances
17h45 - 18h45 - Parcels
19h55 – 21h25 – Tool
Palco Mike’s Ice
12h40 - 13h30 - Charlotte Matou um Cara
14h30 - 15h30 - Marina Peralta
16h40 - 17h40 - Ca7riel & Paco Amoroso
18h50 - 19h50 - Bush
21h30 - 22h30 - Sepultura
Palco Perry’s by Fiat
12h - 12h45 - Nana Kohat
13h - 13h45 - Due
14h - 15h - Agazero
15h15 - 16h15 - Any Mello
16h30 - 17h30 - Ruback
17h45 - 18h45 - Ashibah
19h15 - 20h15 - Barry Can’t Swim
20h30 – 21h30 - Blond:ish
21h45 - 22h45 - Charlotte De Witte
Lollapalooza anuncia todas as atrações para evento em 2025
Qual é a classificação etária do Lolla?
A classificação etária é de 15 anos. Menores entre 5 e 14 anos podem entrar desde que acompanhados pelos pais ou responsáveis legais. A entrada de menores de 5 anos é proibida. No Lolla Lounge, menores de 18 anos só podem entrar acompanhados pelos pais ou responsáveis legais.
Como comprar ingressos para o Lollapalooza?
Os ingressos estão disponíveis para compra na Ticketmaster, pelo site ticketmaster.com.br e na bilheteria oficial no Shopping Ibirapuera. A bilheteria está localizada no Shopping Ibirapuera, Av. Ibirapuera, 3103 - Indianópolis, São Paulo - SP, 04029-902, no Piso Jurupis (subsolo). Os horários são de terça a sábado (10h às 22h); domingos e feriados (14h às 20h). A bilheteria fecha às segundas. Para comprar na bilheteria, é necessário informar um e-mail válido, CPF e ter o aplicativo Quentro instalado no celular. Após a compra, verifique se o ingresso está disponível no aplicativo.
Quais os preços dos ingressos do Lolla?
Os ingressos para um dia custam R$ 525 (meia), R$ 597 (entrada social) e R$ 1050 (inteira). Os ingressos para três dias custam R$ 1.335 (meia), R$ 1.488 (entrada social) e R$ 2.670 (inteira).
Quais setores estão esgotados?
Lolla Comfort: Sexta (28), Sábado (29), Double (2 dias) e Pass (3 dias).
O Comfort ofecece área exclusiva com vista para o palco Budweiser, locais de sombra e descanso, bares, banheiros e guarda-volume.
Lolla Lounge: Sexta (28), Sábado (29), Double (2 dias) e Pass (3 dias).
O Lounge oferece serviços exclusivos de Open Bar e Food, ativações de marcas, afterparty e meeting point com shuttle de ida e volta para o evento.
Só há ingressos do Comfort e Lounge para o domingo (30).
Como ativar o ingresso digital do Lollapalooza?
Todos os ingressos para o Lollapalooza 2025 serão digitais, inclusive os comprados na bilheteria física. Os ingressos ficam disponíveis na aba "Meus Pedidos" no site Ticketmaster.com.br, para consulta e ativação no aplicativo Quentro.
Você precisará baixar o aplicativo Quentro para acessar o ingresso que será utilizado para entrada no evento. Por razões de segurança, o QR code é atualizado constantemente e automaticamente, não sendo aceitos prints de tela ou impressões.
Para acessar seu ingresso digital, siga os passos abaixo:
Acesse sua conta em Ticketmaster.com.br.
Na aba "Meus Pedidos", abra o pedido que você deseja baixar o ingresso para o aplicativo Quentro.
Indique o e-mail da conta Quentro que deseja enviar o ingresso.
Confirme o envio.
Se for a sua primeira vez no Quentro, você receberá no e-mail indicado um código que deverá ser informado para concluir a validação de sua identidade no aplicativo. Assim que finalizar este processo, basta abrir o Quentro, fazer o login com o mesmo e-mail indicado anteriormente e os seus ingressos já estarão disponíveis no aplicativo.
Os ingressos para as áreas Lolla Lounge by Vivo e Comfort by Bradesco/Cielo contam com uma etapa adicional de segurança, que inclui cadastro e biometria facial para acesso às áreas exclusivas. Com o ingresso já disponível no aplicativo, é necessário preencher os dados do usuário e realizar o cadastro da biometria facial para desbloquear o QR code e validar o ingresso para acesso ao festival.
Como entrar no Lolla com o ingresso digital?
Para entrada no evento, verifique antecipadamente se todos os seus ingressos estão adicionados no aplicativo Quentro, pois você vai precisar apresentar os seus ingressos diretamente no celular. Por motivos de segurança, o QR code é atualizado constantemente e automaticamente, não sendo aceitos prints de tela ou impressões.
Para o primeiro acesso aos ingressos no aplicativo é preciso ter conexão de internet, porém uma vez que o ingresso esteja armazenado no Quentro, você não precisará de internet ativa no seu smartphone. No dia do evento, é essencial trazer seu celular com o aplicativo Quentro instalado e atualizado na versão mais recente. Para entrar no festival, abra o aplicativo Quentro e selecione o ingresso referente ao dia do festival. Posicione a tela do seu celular com a parte do QR code de frente para o leitor na lateral da catraca.
Cada ingresso digital de pista permitirá um único acesso ao evento. Após o primeiro acesso, novas tentativas com o mesmo ingresso digital não serão autorizadas. Prints de tela e/ou impressões não serão aceitos. Apenas ingressos armazenados no aplicativo Quentro serão aceitos
Posso levar alimentos e bebidas para o festival?
Não é permitido levar alimentos e bebidas para o festival. Há diversas opções de alimentação e bebidas disponíveis dentro do evento.
É recomendado levar o quê ao Lolla?
Além da sua pulseira, leve seus documentos pessoais, cartão ou dinheiro e comprovante meia-entrada se for o caso.
O que pode levar?
Óculos escuros, capa de chuva, protetor solar e protetor labial, chapéu ou boné, canga, mochila ou bolsa;
Alimentos industrializados devidamente lacrados (exemplos: biscoitos, torradas, barras de cereal etc);
Frutas cortadas e acondicionadas em embalagem transparente e não rígida, do tipo “zip lock”;
Sanduíches acondicionados em embalagem transparente e não rígida, do tipo “zip lock”;
Qualquer quantidade que exceder ao limite de até cinco itens por pessoa poderão ser retidas na entrada do evento.
O que não pode levar?
Garrafas rígidas, de qualquer gênero, tamanho ou material, exceto garrafas plásticas para consumo de água, desde que sem tampa. A tampa poderá ser retirada pela segurança na entrada ou em qualquer local do evento;
Embalagens rígidas e com tampa (exemplo: potes de plásticos do tipo “tupperware”);
Copos térmicos, de vidro ou metal;
Latas;
Capacetes;
Armas de fogo ou armas brancas de qualquer tipo (facas, soco inglês, canivetes, etc.);
Cadeiras/banquinhos;
Guarda-chuvas;
Objetos pontiagudos;
Objetos perfurantes ou cortantes (tesoura, estiletes, pinças, cortadores de unha, saca-rolhas);
Fogos de artificio, dispositivos explosivos, sinalizadores e aparatos incendiários de qualquer espécie;
Objetos de vidro, plástico ou metal (perfumes, cosméticos, inclusive desodorantes de qualquer tipo, pasta ou escova de dente);
Substâncias inflamáveis, corrosivas;
Sprays de qualquer tipo, incluindo os bloqueadores solares em spray;
Máquinas de incapacitação neuromuscular (tasers);
Ponteiros de laser, luzes estroboscópicas ou outros dispositivos emissores de luz;
Bebidas (em qualquer tipo de recipiente);
Skate, bicicleta, ou qualquer tipo de veículo motorizado, ou não;
Isopor, cooler ou qualquer tipo de utensílio para armazenagem;
Bastão de selfie (extensor para tirar autorretrato);
Câmeras fotográficas ou filmadoras profissionais, ou com lente destacável;
Objetos profissionais para captura de imagem e som, como, por exemplo: máquinas fotográficas profissionais (lente intercambiável), equipamentos de filmagem profissionais, drones ou outros objetos voadores;
Itens que possam ser utilizados para marketing de emboscada;
Substâncias venenosas e/ou tóxicas, incluindo drogas ilegais;
Bandeiras ou cartazes contendo mensagens, ou símbolos com divulgações comerciais, ou ainda com referências a causas discriminatórias, ofensivas, homofóbicas, racistas ou xenófobas;
Drones, também denominados Vant (veículo aéreo não tripulado), RPA (remotely-piloted aircraft), aeronave remotamente pilotada, e equipamentos similares.
Alimentos que representem intuito de comercialização ou que possam representar riscos à segurança.
Onde assistir ao Lollapalooza 2025 ao vivo?
Assinantes Globoplay Premium, Multishow e o Bis têm uma transmissão exclusiva dos quatro palcos do festival durante os três dias de shows e também um sinal especial com a cobertura 4K dos palcos 1 e 2. O público também terá acesso ao sinal aberto do Globoplay.
O festival oferece acessibilidade para pessoas com deficiência?
Sim, o Lollapalooza Brasil oferece infraestrutura acessível, incluindo áreas reservadas, banheiros adaptados e atendimento especializado.
Há estacionamento disponível no local?
Sim, há estacionamento disponível no Autódromo de Interlagos, mas é recomendável utilizar transporte público ou serviços de transporte por aplicativo devido ao grande fluxo de pessoas.
Quais são os side shows do Lollapalooza?
Girl in Red
Divulgação
Inhaler + Girl in Red: 27 de março de 2025 (quinta-feira), a partir das 20h30, também na Audio, localizada na Avenida Francisco Matarazzo, 694 - Água Branca, São Paulo.
JPEGMAFIA: dia 27 de março de 2025 (quinta-feira), a partir das 22h, no Cine Joia, localizado na Praça Carlos Gomes, 82 - Liberdade, São Paulo.
Parcels: 31 de março de 2025 (segunda-feira), às 21:30h, na Audio, localizada na Avenida Francisco Matarazzo, 694 - Água Branca, São Paulo.
Búzios celebra Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo com congresso nesta sexta (21) e sábado (22)
"/> O congresso contará com a participação de um representante do Selo ABA, instituição especializada na certificação de profissionais da Análise do Comportamento Aplicada. As inscrições para o congresso podem ser feitas pelo site Academia do Autismo.
Divulgação/Academia do Autismo
O 4º Meeting da Academia do Autismo, que acontece nos dias 21 e 22 de março em Búzios, na Região dos Lagos do Rio, está com inscrições abertas.
O evento é voltado para profissionais da área da saúde e educação, além de pais e familiares de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Nesta edição, o congresso contará com a participação de um representante do Selo ABA, instituição especializada na certificação de profissionais da Análise do Comportamento Aplicada.
Para facilitar a participação de clínicas e escolas, o evento oferece a opção de compra de ingressos em lotes, garantindo descontos. As inscrições podem ser feitas pelo site Academia do Autismo.
A edição de 2025 abordará temas como inclusão escolar, autismo na vida adulta e direitos das pessoas com TEA. Entre os palestrantes confirmados estão o jornalista Manoel Soares e a empresária Dinorá Rodrigues, que vão compartilhar suas experiências como pais de crianças autistas na palestra "Uma Jornada Atípica para Pais e Mães".
Outros destaques da programação incluem:
Direitos do Autista na Prática – Carla Bertin (advogada);
Se um pode, todos podem – Gabriel Bertin (autista e palestrante);
Neurociências e inclusão: o que é preciso saber? – Dra. Anita Brito;
O impacto do desenvolvimento sensório-motor para a autonomia – Coralina Matos.
Em sua quarta edição, o evento espera reunir mais de 1.200 participantes, superando a marca de 700 inscritos em 2024. Além das palestras, o Meeting contará com uma área para expositores, gravação de podcast e rodas de conversa.
Nesta edição, o congresso contará com a participação de um representante do Selo ABA, instituição especializada na certificação de profissionais da Análise do Comportamento Aplicada.
Divulgação/Academia do Autismo
Sobre a Academia do Autismo
A Academia do Autismo é a primeira instituição de ensino especializada em TEA da América Latina, com sede em São Pedro da Aldeia (RJ). Criada em 2016 pelos psicólogos Mayara e Fábio Coelho, a instituição oferece cursos e treinamentos para profissionais e familiares de pessoas com TEA.
A Academia foi idealizada em 2015, a partir da necessidade de Mayara e de Fábio Coelho, sócios na Academia do Autismo, em buscar conhecimento e capacitação a partir do diagnóstico dos filhos, Guilherme e Fernando.
”Era uma necessidade nossa, como pais, e também dos profissionais da região, que os atendiam na escola e nas clínicas onde a gente frequentava“, contam o psicólogo Fábio e a psicopedagoga Mayara.
Atualmente, conta com mais de 60 mil alunos e uma comunidade de mais de 600 mil seguidores nas redes sociais.
Serviço
4º Meeting da Academia do Autismo
Data: 21 e 22 de março de 2025
Local: Hotel Atlântico, Búzios (RJ)
Inscrições: Site oficial