Avatar
g1 (RSS Feed)
9cb53e080594d6e1eb4c0d84c93baa1964819b6b67c82a36180466d2a9a20efa
Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros. Vídeos dos telejornais da TV Globo e da GloboNews. https://g1.globo.com/

Caso Adriana Oliveira: Nova testemunha diz ter ouvido disparos e voz feminina: 'Por que tão fazendo isso comigo?'

Marido e sogro são os principais suspeitos e seguem presos; áudios e mensagens da vítima reforçam as suspeitas. Uma testemunha ouvida pela Polícia Militar do Maranhão nessa segunda-feira (24) relatou ter escutado vozes altas seguidas de disparos de arma de fogo na casa da influenciadora digital Adriana Oliveira, assassinada a tiros em Santa Luzia, no dia 15 de março.

✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp

A testemunha afirmou em depoimento ter ouvido um disparo de arma de fogo, seguido por uma voz feminina, que seria de Adriana, perguntando: "Mas amor, por que tão fazendo isso comigo?", e, em seguida, mais três disparos. Depois, ouviu uma voz masculina vindo de dentro da casa, dizendo: “Ó meu Deus, ó meu Deus”.

Testemunha relata ter ouvido disparos que mataram influenciadora em Santa Luzia

O comandante da Polícia Militar de Santa Luzia, Capitão Lucas Protásio, confirmou as informações prestadas pela testemunha, que se apresentou espontaneamente à polícia.

"Uma testemunha nos procurou, informou que é um dos vizinhos da vítima e que, no dia do crime, escutou vozes altas e, posteriormente, um disparo de arma de fogo. Depois, escutou uma voz feminina falando: 'mas amor, por que tão fazendo isso comigo?' Depois, passaram alguns segundos e ele escutou três estampidos de arma de fogo e uma voz masculina vindo de dentro da casa, falando: 'ó meu Deus, ó meu Deus'. Depois de alguns minutos, já escutou várias pessoas na residência, que foi quando todo mundo já ficou sabendo", relatou o capitão da PMMA.

O sogro da vítima e o marido de Adriana estão presos por suspeita de participação no crime. Ao g1, o advogado de defesa de Valdiley Campos Paixão e Antônio do Zico alega que os dois são inocentes (veja mais abaixo).

Além disso, no fim de semana, outro homem que inicialmente se apresentou como testemunha passou a ser considerado suspeito. Ele havia afirmado não conhecer o sogro de Adriana, mas a polícia confirmou que havia uma ligação entre eles. O homem foi liberado após prestar novo depoimento.

Áudios da influenciadora revelam medo após visita suspeita do sogro

Em áudio, influenciadora assassinada fala de visita estranha do sogro

Trechos de áudios enviados pela influenciadora a pessoas próximas mostram medo e desconfiança da vítima após uma visita feita pelo sogro à casa dela, dias antes do crime.

Nos trechos, Adriana relata que o sogro dela, conhecido como Antônio do Zico, foi até sua casa acompanhado de um homem desconhecido para olhar um caminhão estacionado próximo a casa da influenciadora. Segundo a vítima, o sogro não teria falado com ela e, ao ver ele acompanhado do homem, ela conta que achou que o sogro havia levado "um capanga para matar ela", diz Adriana em um trecho do áudio.

"Ele [o sogro] não falou comigo primeiro, parou lá perto do caminhão. Ai desceu um homem mais com ele. Aí eu falei 'pronto, trouxe um capanga para me matar mesmo'. Os dois ficaram arrodeando o caminhão, mas muito desconfiado os dois, 'fia'", relata Adriana.

Em outro trecho, a influenciadora diz ter ficado com medo da atitude suspeita e, por isso, teria se trancado dentro de casa. Adriana Oliveira também alega que achou que o sogro e o homem estariam checando se havia câmeras de segurança no muro da casa onde ela vivia.

Influenciadora Adriana Oliveira foi morta a tiros no sábado (15)

Reprodução/Redes Sociais

"Eu tô até agora presa aqui dentro de casa porque eu não achei, eu não achei, assim, que foi só pra ver o caminhão, não. Ele desceu, e eu, para mim, filha, acho que ele estava 'curiando' se tinha câmera olhando o muro", disse a influenciadora em outro trecho.

Desde o domingo (16), o marido de Adriana, Valdiley Paixão Campos e o sogro dela, conhecido como Antônio do Zico, foram presos pela Polícia Civil por suspeita de envolvimento no crime. O caso segue sendo investigado pela polícia, que trabalha para identificar quem efetuou os disparos contra a vítima e se há outras pessoas envolvidas no crime, além da motivação.

Influenciadora digital é morta a tiros em Santa Luzia

Divulgação/ Redes Sociais

Terceiro possível suspeito identificado

Imagens de câmeras de segurança obtidas pela Polícia Civil do Maranhão mostraram um motociclista apontado como uma terceira pessoa suspeita de envolvimento na morte da influenciadora digital Adriana Oliveira.

O homem em uma moto preta foi visto trafegando em alta velocidade em uma avenida nas proximidades de onde a influenciadora digital morava. As imagens foram registradas no mesmo dia em que Adriana foi morta a tiros.

Imagens mostram homem de moto passando pelas proximidades da casa de influencer morta em Santa Luzia (MA)

Reprodução/TV Mirante

O marido de Adriana, Valdiley Paixão Campos, havia relatado à polícia que um homem teria invadido a residência do casal, atirado em Adriana e fugido em uma moto. As características do homem descrito por ele, segundo a polícia, são semelhantes as do homem que aparecem nas imagens.

Entretanto, contradições nos depoimentos e análise de outras imagens de câmeras de segurança levaram a Polícia Civil a prender o marido e o sogro de Adriana Oliveira. Eles estão presos no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís.

Caso Adriana Oliveira: o que se sabe sobre o caso da influenciadora morta a tiros em Santa Luzia

A polícia pede que, se alguém tiver informações sobre o homem mostrado nas imagens, entre em contato pelo Disque Denúncia no número 181 ou (98) 99224-8660. O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil que ainda trabalha para identificar quem efetuou os disparos contra a vítima e se há outras pessoas envolvidas no crime, além da motivação.

O marido da vítima, Valdiley Paixão Campos, e o pai dele, Antônio do Zico, sogro de Adriana, são os principais suspeitos do crime

Reprodução/Redes Sociais

Depoimentos e celulares apreendidos

Dias antes de ser morta, Adriana Oliveira também enviou áudios a pessoas próximas citando o nome de sua cunhada, Vanderleia, que segundo ela "contava mentiras".

Ela foi intimada e prestou depoimento à polícia. Vanderleia negou qualquer tipo de envolvimento com a morte da influenciadora digital e espontaneamente entregou senhas e o seu celular para a policia.

Os celulares do pai e do irmão dela, suspeitos de envolvimento com o caso, só serão acessados quando a polícia tiver autorização da justiça. Os aparelhos estão apreendidos.

SAIBA MAIS SOBRE O CASO:

Influenciadora digital é morta a tiros em Santa Luzia, no MA

Caso Adriana Oliveira: marido e sogro são presos pelo assassinato da influenciadora, em Santa Luzia

Em áudio, influenciadora relatou que estava trancada dentro do quarto antes de ser morta no MA

Contradições em depoimento e análise de câmeras levaram a polícia a prender marido e sogro de influenciadora morta

Sogro e cunhado da vítima já foram presos pela morte de fazendeiro no interior do MA

Sogro e cunhado da influenciadora Adriana Oliveira foram inocentados da acusação pela morte de fazendeiro no MA por falta de provas

O que diz a defesa dos suspeitos?

Em nota ao g1, Irandy Garcia, advogado de defesa de Antônio do Zico e Valdiley Paixão diz que as acusações são precipitadas e lamentou o uso de vídeos falsos que circulam nas redes sociais que prejudicam a apuração correta do caso.

O advogado diz ainda que a defesa vai conseguir provar a inocência dos suspeitos e nega a narrativa de uma suposta relação conturbada entre o casal (leia a nota na íntegra abaixo).

Nota do advogado de defesa de Antônio do Zico e Valdiley Paixão

"A defesa dos custodiados pela morte de Adriana Oliveira lamenta profundamente as acusações precipitadas. O advogado Irandy Garcia ressalta a necessidade de que a Polícia siga na busca pelo verdadeiro atirador e explore todas as linhas de investigação, especialmente aquelas relacionadas às possíveis rotas de fuga utilizadas pelo motoqueiro.

O advogado também lamenta o uso indevido das imagens oficiais do corpo da vítima, que ficaram disponíveis antes da decretação do sigilo. E alerta sobre vídeos falsos que circulam nas redes sociais sobre o caso, que fomentam as distorções da realidade e prejudicam a correta apuração do caso.

Por fim, a defesa reitera que vai provar a inocência dos acusados e repudia veementemente a narrativa de uma suposta relação conturbada entre o casal. A defesa segue aguardando os laudos periciais dos telefones, fundamentais para esclarecer os fatos."

Entenda o caso

Influenciadora Adriana Oliveira foi morta a tiros em Santa Luzia

Arquivo pessoal

A influenciadora Adriana Oliveira, de 27 anos, foi morta a tiros dentro de sua casa na noite de sábado (15), em Santa Luzia (MA). Segundo a Polícia Militar do Maranhão (PM-MA), o marido de Adriana estava em casa no momento do crime.

À polícia, Valdiley Paixão Campos relatou que o criminoso chegou em sua casa em uma moto, depois atirou contra Adriana e fugiu do local. O companheiro de Adriana não foi atingido pelos disparos. Após o crime, ele chamou a polícia, que foi até o local para prestar assistência.

Quem é Adriana Oliveira, influenciadora assassinada a tiros em Santa Luzia, no MA

Após a morte da influenciadora, o marido e a cunhada da vítima chegaram a ser ouvidos pela polícia, mas foram liberados. Com novos indícios sobre o caso, ele e o pai foram presos ainda no domingo (16).

O caso gerou muita comoção, já que a vítima trabalhava como influenciadora digital e era muito popular na cidade. Nas redes sociais, ela tinha mais de 29 mil seguidores e compartilhava detalhes de sua rotina e de seus trabalhos.

https://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2025/03/25/nova-testemunha-do-caso-adriana-oliveira-diz-ter-ouvido-disparos-e-voz-feminina-por-que-tao-fazendo-isso-comigo.ghtml

No Amapá, acidente na BR-210 deixa cinco mortos, entre eles duas crianças

"/> Acidente aconteceu na madrugada desta terça-feira (25), próximo a Porto Grande. Outras três pessoas foram encaminhadas ao hospital.  Colisão entre veículos provoca cinco mortes na BR-210

Na madrugada desta terça-feira (25), cinco pessoas morreram após dois veículos colidirem frontalmente no quilômetro 93 da BR-210, próximo a Porto Grande. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), entre as vítimas estão duas crianças. Outras três pessoas foram encaminhadas ao hospital do município.

✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá

Imagens registradas pela PRF mostram que os veículos ficaram com a estrutura totalmente comprometida. O motor de um dos veículos foi arremessado e o outro foi parar próximo a uma região de mata.

Acidente na BR-210, próximo a Porto Grande

PRF/Divulgação

Acidente na BR-210 deixa cinco mortos, entre eles duas crianças

PRF/Divulgação

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local para prestar atendimento e fez a remoção das vítimas.

Esta matéria está em atualização*

📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, Facebook e X (Twitter)

📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá

Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá

VÍDEOS com as notícias do Amapá:

-

https://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2025/03/25/no-amapa-acidente-na-br-210-deixa-cinco-mortos-entre-eles-duas-criancas.ghtml

Pai e filha de 5 anos morrem após serem atropelados por ônibus em Sapucaia do Sul

"/> Circunstâncias do acidente são apuradas. Ao menos uma pessoa ficou ferida e foi encaminhada a hospital. Ônibus atropelou pai e filha em Sapucaia do Sul

Divulgação/BM

Um acidente deixou um homem de 62 anos e a filha, de 5 anos, mortos na tarde desta segunda-feira (24), na Rua dos Sábias, bairro Colina, em Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Segundo a Polícia Civil, eles foram atropelados por um ônibus.

Ao menos uma pessoa ficou ferida e foi encaminhada ao Hospital Getúlio Vargas, em estado estável.

As circustâncias do acidente são apuradas pela Polícia. O motorista foi agredido por moradores que presenciaram o atropelamento, segundo a Brigada Militar, e também foi hospitalizado.

O ônibus pertence à empresa Janiz. A RBS TV entrou em contato com a empresa e, até a mais recente atualização desta reportagem, não havia tido retorno.

O caso vai ser investigado pela Delegacia de Polícia Civil de Sapucaia do Sul.

Rua dos Sábias, onde ocorreu acidente que matou pai e filha em Sapucaua do Sul

Fabiana Lemos/RBS TV

VÍDEOS: Tudo sobre o RS

https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2025/03/24/onibus-atropela-e-mata-pai-e-filha-de-5-anos-em-sapucaia-do-sul.ghtml

Como a saúde mental dos adolescentes reflete problemas da vida contemporânea

Na terceira reportagem da série, a BBC News Brasil conversa com psicanalistas e psicólogos para entender as fontes de sofrimento que levam os jovens ao divã. Owen Cooper foi elogiado por sua atuação como Jamie, de 13 anos, em 'Adolescência'

Divulgação/Netflix

Nesta segunda reportagem da série da BBC News Brasil dedicada à saúde mental, focamos no cuidado profissional do sofrimento na adolescência – um período da vida tipicamente marcado por transformações numerosas e significativas, essenciais para a passagem à vida adulta.

Algumas delas, porém, podem gerar preocupação e disparar o alarme de que algo não vai bem.

O tema tem sido amplamente debatido depois da estreia da série Adolescência, da Netflix. A história de Jaime, de 13 anos, acusado de esfaquear uma garota, virou o centro do debate sobre os fatores que poderiam tê-lo levado a se tornar um assassino.

Fora das telas, muitas questões levam os adolescentes a frequentarem um divã, e o amor entra como elemento comum em muitas delas, afirma a psicanalista Diana Lichtenstein Corso, coautora do livro Adolescência em cartaz: psicanálise e filmes para entendê-la (Artmed).

Que os adultos não subestimem, pois amor é coisa séria já no começo da vida: "toda conquista é uma odisseia, toda ruptura é uma catástrofe", ela exemplifica.

Conflitos nas amizades e o tema da lealdade também aparecem, especialmente nos dilemas éticos. Assim como a timidez, considerada pelo adolescente como um defeito terrível, explica Diana.

"Neste contexto de hiperexposição, tanto corporal como nas redes [sociais], qualquer trava – necessária – que mantenha o jovem longe da fogueira das vaidades vai soar como uma grave falha pessoal." Como a ideia é desenvolver o pensamento crítico nesta fase da vida, Diana propõe que essas exigências de se expor e aparecer sejam debatidas, assim como "a estupidez de certos padrões", sem debochar dos deuses eleitos pelos jovens na internet.

As situações de sofrimento variam, mas em todos os contextos vigora o drama da inadequação, da solidão, da autoaceitação inatingível e da incerteza sobre o futuro, contextualiza Diana.

É como se o adolescente se cobrasse de corresponder com o ideal social que ele tem, e essa cobrança se manifesta em um grande ódio de si, julgando ser incapaz de fazer qualquer coisa que preste. Não raro observa-se depressões abastecidas desses sentimentos.

Dificuldades nas relações familiares, pressões escolares, episódios de racismo, LGBTfobia e sexismo são outras fontes de sofrimento que levam o adolescente a buscar cuidado em saúde mental, explica o psicólogo Marcos Amaral, doutor em Psicologia da Educação pela PUC-SP e coordenador executivo e de incidência política e institucional da Amma Psique e Negritude. As incertezas quanto ao futuro muitas vezes dão lugar à desesperança.

"Muitos adolescentes relatam ansiedade, tristeza profunda ou comportamentos impulsivos, mas nem sempre conseguem identificar ou expressar claramente o que sentem."

A escola como fonte ou refúgio

Muitas vezes o sofrimento tem a escola como participante, direta ou indiretamente, o que evidencia o papel fundamental dela na vida dos adolescentes, ressalta Amaral.

"Longe de ser um ambiente neutro, a escola é uma instituição social que carrega as contradições sociais, sendo, ao mesmo tempo, um espaço de aprendizado e de (re)produção da desigualdade social. Pressões acadêmicas, exclusão social e violência simbólica ou explícita, como o racismo e a LGBTfobia, intensificam o sofrimento dos adolescentes", exemplifica o coordenador da Amma.

O psicanalista Alexandre Patrício de Almeida, doutor em Psicologia Clínica pela PUC-SP e autor de dois volumes de Por uma ética do cuidado (editora Blucher), sugere que as escolas recebam preparo para poder lidar com as questões de saúde mental dos alunos. Segundo ele, intervenções psicanalíticas feitas em um único encontro, baseadas nas consultas terapêuticas do pediatra e psicanalista inglês Donald Winnicott, poderiam auxiliar.

Isso significa um treinamento ou orientação que passem pelas bases da psicanálise para que os professores possam ter recursos de atuação, especialmente quando estiverem falando com os alunos. Mas é fundamental que os docentes também recebam cuidados. "A gente precisa cuidar dos cuidadores. Ajuda muito se a escola puder oferecer uma rede de escuta, ainda que seja em grupo, uma vez por mês, com um psicanalista presente lá", recomenda Almeida.

A demanda por performance e produtividade, tão comum no mercado de trabalho, também chegou à educação. Mário Corso, psicanalista e coautor do livro Adolescência em cartaz: psicanálise e filmes para entendê-la (Artmed), diz que os pais escolhem a escola que eles pensam que transmitirá seus valores, e isso os leva a buscarem instituições duras, competitivas, para preparar seu filho para a vida profissional.

Como muitas delas têm como filosofia atender ao desejo do cliente (no caso, os pais), são esses os valores transmitidos em sala de aula. "Os pais são obcecados por indícios que lhes assegurem que seus filhos vão se dar bem na vida. O que a escola pode fazer é ser um escudo contra as demandas excessivas", recomenda.

Em termos práticos, trata-se de focar no presente do aluno, não no que ele vai ser: "criar um ambiente menos ansiogênico quanto ao desempenho e investir na socialização dos alunos entre si, para que não se criem ilhas, círculos fechados. Um adolescente não encaixado em seu grupo dificilmente terá bom desempenho; ele gastará seu tempo em ser aceito, ou com fantasias de vingança contra o grupo e a escola", alerta Corso.

Nomear as dores

Segundo o psicólogo Marcos Amaral, quando os adolescentes chegam ao consultório ou a uma instituição de saúde mental, o trabalho começa com a nomeação do que os fazem sofrer.

"É um processo conjunto, em que o adolescente gradualmente identifica e compreende o que sente", descreve o coordenador da Amma.

"Além disso, os espaços de saúde mental devem permitir ao paciente refletir sobre as maneiras de enfrentar o que produz seu sofrimento, principalmente de forma coletiva. Mesmo quando o cuidado é individual, é fundamental que o profissional costure com os jovens e as jovens saídas coletivas e solidárias, auto-organizadas, que envolvam a família, a escola e a comunidade", destaca Amaral.

"Para tanto, é fundamental que a sociedade brasileira fortaleça espaços de cuidado coletivos, em liberdade e territorializados, vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS), como os Centros de Apoio Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPS)", ressalta o psicólogo.

Espaço sigiloso e imune às expectativas dos pais

Se as brincadeiras dão acesso ao que se passa com as crianças, com os adolescentes este canal vem pelas narrativas, como os diários, ou mesmo redes sociais como o Tik Tok, que funcionam como diários imagéticos, explica a psicanalista Rosa Maria Marini, doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento pela USP e organizadora dos livros Gênero e sexualidade na infância e adolescência: reflexões psicanalíticas e A vivência da morte e do luto na infância e adolescência (ambos pela editora Ágalma).

"Cabe ao analista ajudar o paciente a construir sua narrativa de si e do mundo a partir desses elementos em jogo", afirma Marini.

Apesar de ser um espaço exclusivo para o adolescente, o tratamento é alvo de expectativas e receios dos pais, pontua a psicóloga Louise Madeira, especialista em Terapia Familiar e de Casais pela PUC-SP.

"Há o medo de que esse novo adulto que entrou no sistema subverta, de alguma forma, o controle parental, ou por contrariar as regras impostas pela família, ou por criar um vínculo muito forte com aquele filho ou filha que parece afetivamente tão distante deles", explica Madeira, criadora do podcast New Me, em que faz reflexões a partir de quase 40 anos de experiência com atendimentos psicológicos.

Já as expectativas seguem o que ela chama de "lógica liberal": "que o processo apresente resultados concretos e que seja produtivo para aquela família, em termos de quantidade de adesões aos comandos parentais, de aumento de notas na escola, de diminuição de número de dias em que o quarto fica desarrumado, que haja um incremento do desejo de convivência próxima com a família, e por aí vai", descreve Madeira.

Só que não funciona assim.

A psicanalista Adela Stoppel de Gueller, doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP e coordenadora do Departamento de Psicanálise com Crianças no Instituto Sedes Sapientiae, explica que a adolescência é um tempo importante de separação dos pais e de criação de uma intimidade própria.

"Os psicanalistas temos frequentemente essa função de ser interlocutores adultos que não são os pais e para quem os adolescentes podem endereçar questões sabendo que o sigilo será preservado; ou seja, o psicanalista é um adulto não familiar com quem o jovem pode conversar e se interrogar sem se sentir invadido ou atropelado pelos pais."

O trabalho realizado consiste em construir saídas para os problemas, o que só é possível com sigilo e confiança no profissional. Aborrecidos com lero-lero ou mentiras à sua volta, o que os adolescentes querem do tratamento são soluções, identifica a psicanalista Diana Lichtenstein Corso. "Pensar saídas não quer dizer que daremos conselhos com atitudes práticas a tomar, mas, sim, que iremos mapear juntos os problemas e elencar os caminhos possíveis que eles apontam".

"Não significa que vamos restringir qualquer cenário complexo a abordagens banais, mas, sim, que vamos assegurar ao paciente de que haverá saídas. Na adolescência, os problemas são paralisantes", assinala Diana.

O desafio do digital e instantâneo

Assim como na clínica com crianças, o atendimento de adolescentes traz à tona a sintomática influência das redes sociais sobre o modo de viver dos pacientes. Mexem, sobretudo, com as identificações, ou seja, as maneiras como eles se reconhecem e se veem no mundo.

"A identificação é uma colcha de patchwork, aquela arte de combinar pedacinhos de tecidos bem diferentes em imagens bonitas. Para chegar a possuir algo parecido com um 'eu', vamos coletando, selecionando e armando nossa colcha de influências. Nesse sentido, a família pode contribuir com o padrão dominante, mas a escola, a cidade, a arte de cada época, a religião, em suma, o círculo humano que rodeia a família, também contribuem com suas padronagens", detalha Diana.

Como a internet entra nisso? "Pense que colocamos todas essas influências em um liquidificador, reduzindo-as a pedaços muito pequenos que se organizam provisoriamente, não como uma colcha, mas, sim, como as imagens de um caleidoscópio", acrescenta.

Para se criar o "eu", é preciso pausar um pouco, processar essas referências. O que a internet faz é multiplicar todas elas e trocá-las incessantemente, sem que haja espaço para a pessoa ancorar em terra firme e lidar com as referências disponíveis, até para que possa decidir quais ficam e quais podem ser descartadas.

"As redes sociais, desgovernadas e excessivas como se tornaram, são uma fábrica de fragilidades psíquicas. Seus usuários não têm pouso, nem repouso, porque precisam buscar referências em imagens provisórias, que se diluem com qualquer movimento, como no caleidoscópio", lamenta Diana.

Organizar o pensamento torna-se, então, uma tarefa praticamente impossível, especialmente com o ritmo acelerado das imagens e ideias. "Enquanto não se equalizar a relação dos humanos com o maravilhoso monstro que criaram, seguiremos como uma tela estragada, onde a imagem pula, mistura linhas e perde sua estrutura", adverte a psicanalista.

Das redes sociais tem vindo grande parte das questões de saúde mental dos jovens, alerta Mário Corso. "Há uma extraordinária coincidência entre o surgimento do celular, dos smartfones e do começo das redes sociais, com o aumento expressivo de todos os índices que medem o sofrimento dos adolescentes".

Um exemplo é o bullying. Antes, quando chegava em casa e durante o fim de semana, o adolescente era poupado. Hoje, as ofensas chegam a qualquer instante, pelo celular. "Agora não tem hora para acabar o sofrimento". Por isso, ele considera bem-vinda a proibição de eletrônicos em sala de aula, referindo-se à recém-sancionada lei federal que proíbe o uso de aparelhos celulares por alunos nas escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

"Cabe agora aos pais restringir o uso dentro de casa. O que é difícil, pois eles também são viciados", pondera Corso.

Como aprendi a falar com adolescentes (e a ser ouvido por eles)

'Meninas no limite': por que as adolescentes sofrem mais com problemas causados por redes sociais

O que acontece quando adolescentes abrem mão de seus smartphones

https://g1.globo.com/saude/saude-mental/noticia/2025/03/24/como-a-saude-mental-dos-adolescentes-reflete-problemas-da-vida-contemporanea.ghtml

Homem morre após capotar carro em rodovia de Potirendaba

"/> O acidente ocorreu na noite de domingo (23). A vítima capotou o carro e precisou ser encaminhada para o Hospital de Base de Rio Preto (SP), onde morreu na madrugada de segunda-feira (24). Carro da vítima que morreu depois de capotar o carro na rodovia João Neves em Potirendaba (SP)

Arquivo pessoal

Um homem morreu depois de capotar o carro que ele dirigia na rodovia vicinal João Neves (SPA-310), em Potirendaba (SP), na noite de domingo (23).

📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp

Segundo a Polícia Civil, a vítima foi socorrida e encaminhada para o Hospital de Base de São José do Rio Preto, mas não resistiu devido à gravidade dos ferimentos.

O óbito foi constatado na madrugada de segunda-feira (24). As causas do acidente vão ser investigadas.

Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.

VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM

https://g1.globo.com/sp/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/2025/03/24/homem-morre-apos-capotar-carro-em-rodovia-de-potirendaba.ghtml

Carreta derrapa, fica presa em fiação elétrica e interdita rua por mais de 14 horas em Petrópolis

"/> Veículo saiu do Espírito Santo com destino ao bairro Mosela e precisou de apoio para ser removido. A carreta, com cerca de 10 metros de comprimento, saiu do Estado do Espírito Santo e tinha como destino o bairro Mosela,

Richard Stoltzenburg

Uma carreta, que saiu do Espírito Santo, carregada com 20 toneladas de malha, interditou, por mais de 14 horas, os dois sentidos da Estrada Fazenda Inglesa, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio.

O incidente ocorreu na região conhecida como Alto da Derrubada, onde o veículo ficou preso na fiação elétrica e energizado, exigindo a intervenção da concessionária Enel para desligar a energia no local.

O bloqueio da via causou transtornos no trânsito e impactou o fornecimento de eletricidade para moradores da área.

A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) sinalizou o trecho, mas muitos motoristas, sem saber da interdição, continuaram o trajeto e precisaram retornar.

O veículo ficou preso na fiação elétrica causando transtornos entre os moradores

Richard Stoltzenburg

A condutora da carreta, que preferiu não se identificar, contou que seguiu a rota indicada pelo GPS e acabou presa na estrada de paralelepípedo e trechos sinuosos.

“Estou aqui desde 23h de ontem. A roda de tração ficou presa na lama e, ao atingir a fiação, o veículo ficou energizado e sem possibilidade de dar partida. Por sorte, consegui tomar um banho na casa de um morador e tomar um café”, relatou.

Para liberar a via, a carreta precisará retornar de ré até acessar a BR-040. A interdição também afetou o transporte público.

As linhas 137 e 122, operadas pela empresa Cidade Real, precisaram ser desviadas. Segundo o Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Petrópolis (Setranspetro), no sentido bairro, os ônibus passaram a seguir pela BR-040, fazendo retorno no posto Brazão antes de acessar o ponto final.

Já no sentido Rodoviária Bingen, não houve mudanças. Dois veículos da linha 122 foram transferidos para a linha 137, exigindo que passageiros façam baldeação na Rodoviária do Bingen por meio da linha 100.

A Enel enviou uma equipe ao local na tarde desta segunda-feira (24) para restabelecer a energia aos moradores afetados.

Até a última atualização desta reportagem, não havia previsão exata para a liberação completa da estrada.

https://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/noticia/2025/03/24/carreta-derrapa-fica-presa-em-fiacao-eletrica-e-interdita-rua-por-mais-de-14-horas-em-petropolis.ghtml

Justiça mantém pena de 14 anos de prisão para veterinário que matou empresário com nove tiros dentro de clínica em São Luís

A família da vítima e o Ministério Público pediram a reavaliação da pena, defendendo a ampliação dela por causa da gravidade do crime. Mas o pedido foi negado pelo Tribunal de Justiça do Maranhão. Médico veterinário Daniel Leite Cardoso durante julgamento em junho de 2024.

Reprodução/TV Mirante

A Justiça do Maranhão manteve, nesta segunda-feira (24), a pena de 14 anos de prisão para o médico veterinário Daniel Leite Cardoso, que foi condenado em junho de 2024 pelo assassinato do empresário Eduardo Viégas Costa, em São Luís.

Eduardo foi morto a tiros na noite do dia 9 de setembro de 2020, dentro de uma clínica veterinária no bairro Monte Castelo, na capital maranhense. Imagens de câmera de segurança do local registraram o momento em que o médico veterinário mata o empresário com nove tiros.

José Eduardo Viegas Costa tinha 39 anos e era dono de uma pizzaria no bairro do São Francisco, em São Luís.

Reprodução/TV Mirante.

O veterinário foi condenado a 12 anos pelo homicídio de Eduardo Viégas e 2 anos por lesão corporal contra a namorada do empresário, que teve a mão ferida no momento do crime. No entanto, Daniel Leite só ficou preso por cerca de um ano. Após o julgamento, a Justiça do Maranhão deu a ele o direito de recorrer da decisão em liberdade.

Inconformados com pena mínima dada ao veterinário, a família da vítima e o Ministério Público do Maranhão (MP-MA) pediram a reavaliação da pena, defendendo a ampliação dela por causa da gravidade do crime. O recurso foi julgado nesta segunda, no Tribunal de Justiça do Maranhão.

Daniel Leite não compareceu na sessão, mas foi representado pelo advogado. A defesa dele pediu a anulação do julgamento e um novo Júri Popular, alegando falhas no processo e questionando a condenação.

Antes do julgamento, a defesa disse que iria insistir para que o condenado continuasse a responder em liberdade.

Após o julgamento do recurso, a Justiça do Maranhão decidiu manter a sentença de 14 anos de prisão. Porém, o condenado Daniel Leite teve agora a prisão em regime fechado decretada. Ele ainda vai poder recorrer dessa nova decisão.

Saiba mais sobre o caso:

Empresário é assassinado dentro de clínica veterinária em São Luís; médico veterinário é suspeito do crime

Suspeito de assassinar empresário a tiros em clínica veterinária de São Luís se entrega à polícia

Imagens mostram disparos de veterinário que mataram empresário em clínica de São Luís

Relembre o crime

Imagens mostram veterinário matando empresário em São Luís

O crime aconteceu na noite do dia 9 de setembro de 2020, por volta das 19h40. Segundo a denúncia do Ministério Público, Eduardo Viegas Costa, acompanhado da namorada, foi até a clínica veterinária para buscar seu gato de estimação, que estava internado desde o dia anterior para tratamento de uma doença renal.

O crime aconteceu na noite do dia 9 de setembro de 2020, em uma clínica veterinária, no bairro Monte Castelo, em São Luís.

Divulgação.

Ainda, conforme os autos, o denunciado solicitou que o animal permanecesse no estabelecimento para que o tratamento fosse finalizado, mas o dono resolveu retirar o gato para levá-lo a um veterinário de sua confiança e que já acompanhava o animal.

Nesse momento, de acordo com os autos, iniciou uma discussão quando a vítima questionou sobre o valor cobrado pelo serviço prestado e pediu que fossem discriminados os procedimentos realizados e as medicações usadas para que Eduardo Viegas Costa informasse ao veterinário de sua confiança e para que o valor fosse avaliado.

A vítima também pediu nota fiscal e a devolução da diferença do valor que dera como caução no dia anterior. Eduardo Viegas Costa começou filmar o estabelecimento e o veterinário, sendo que o réu foi em direção à vítima para impedir a filmagem, inciando uma briga com socos.

Em seguida, Daniel Leite desferiu nove disparos de arma de fogo no empresário que morreu no local. Josievelyn Cutrim, que estava próxima ao namorado, foi atingida na mão com um tiro.

https://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2025/03/24/justica-mantem-pena-de-14-anos-de-prisao-para-veterinario-que-matou-empresario-com-nove-tiros-dentro-de-clinica-em-sao-luis.ghtml

Mais uma: sucuri de 3 metros é resgatada dentro de casa no AC; vídeo mostra ação dos bombeiros

Corpo de Bombeiros foi acionado por moradores nesse domingo (23) em Epitaciolândia. Aparição de serpentes em áreas próximas a casas se intensifica durante o inverno, quando ao saírem em busca de alimento. Mais uma sucuri é resgatada de área residencial no interior do Acre

Mais um caso de serpente próximo a área residencial foi registrado no interior do Acre nesse fim de semana. Moradores de uma casa no bairro Aeroporto, em Epitaciolândia, acionaram o Corpo de Bombeiros após avistarem uma sucuri de, aproximadamente, 3,3 metros, nesse domingo (23). (Veja vídeo acima)

📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp

🔎 A espécie não possui veneno, mas é conhecida pela força muscular que utiliza para abater as presas, que digere logo após o ataque.

De acordo com o comando dos bombeiros no município, o animal foi retirado com segurança e levado para uma área de mata longe de residências.

Cobra tem 3,3 metros, segundo os bombeiros

Reprodução/Corpo de Bombeiros

Segundo o comandante do batalhão, capitão Ricardo Moura, o período de inverno pode intensificar a aparição de cobras em locais próximos a casas. "Elas saem em busca de alimento", acrescentou o comandante.

Os bombeiros também orientam que ao se depararem com animais silvestres em áreas urbanas, moradores devem manter distância e acionar o número 193.

Sucuri-verde em Cruzeiro do Sul

Sucuri-verde é capturada próximo a residência no interior do AC após matar marreco

Uma sucuri-verde foi capturada após matar um marreco em uma área alagada próxima a uma residência no município de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, nesse sábado (22), no bairro Miritizal, no Segundo Distrito. O morador flagrou a serpente ao lado do animal que fazia parte de sua criação e acionou o Corpo de Bombeiros.

Serpente foi levada a uma área de mata afastada da zona urbana de Cruzeiro do Sul.

Reprodução/Corpo de Bombeiros

Os bombeiros não informaram estimativa do tamanho do animal, mas a sucuri-verde pode chegar a três metros (machos) a seis metros (fêmeas). Após capturada, ela foi levada em segurança a uma área de mata.

“A sucuri-verde é a maior serpente da fauna brasileira. Embora não seja peçonhenta, possui grande força muscular e é capaz de capturar presas de médio porte por constrição, geralmente em áreas próximas a rios e igarapés”, afirmou a corporação.

Reveja os telejornais do Acre

https://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2025/03/24/mais-uma-sucuri-de-3-metros-e-resgatada-dentro-de-casa-no-ac-video-mostra-acao-dos-bombeiros.ghtml

VÍDEOS: Bom dia Tocantins de sexta-feira, 24 de março de 2025

Reveja os vídeos do telejornal.

Reveja os vídeos do telejornal.

https://g1.globo.com/to/tocantins/edicao/2025/03/24/videos-bom-dia-tocantins-de-sexta-feira-24-de-marco-de-2025.ghtml

Idoso de 84 anos está desaparecido em Pains após entrar em região de mata atrás de animal

"/> Bombeiros estão desde a manhã de sábado (22) com cães farejadores e drones fazendo as buscas pelo idoso. Bombeiros fazem buscas por idoso desaparecido em Pains

Bombeiros/Divulgação

A operação de buscas por um idoso de 84 anos que desapareceu em uma região de mata fechada na zona rural de Pains entra no terceiro dia. Na noite de sexta-feira (21), o idoso teria entrado na mata para procurar um animal que havia sumido. Ainda na madrugada de sexta para sábado, os próprios familiares começaram as buscas. O Corpo de Bombeiros foi acionado na manhã de sábado (22).

🔔Receba no WhatsApp as notícias do Centro-Oeste de MG

Os bombeiros começaram o trabalho de varredura do local atrás de pistas usando cães farejadores. Um drone equipado com sensor térmico e câmera infravermelha, que detecta fontes de calor durante a noite também está sendo usado.

Bombeiros fazem buscas por idoso desaparecido em Pains

Corpo de Bombeiros/Divulgação

No domingo (23), os bombeiros suspeitaram ter encontrado uma cova rasa, ao se depararem com a presença de moscas e terra mexida em uma área de grota. Mas não havia nada no local.

Ainda no domingo, familiares do idoso pediram aos bombeiros que fossem até às grutas que existem na região. Segundo os militares, o pedido veio depois que a família pediu auxílio a um padre com histórico em casos de desaparecimento.

Bombeiros já percorreram mais de 100 km do Rio São Francisco em busca de adolescente desaparecida em Luz

Na proximidade de uma dessas grutas, os militares sentiram um forte odor de matéria orgânica em decomposição, além da presença de urubus. Mas constataram tratar de dois bois mortos.

As equipes do Corpo de Bombeiros retomaram as buscas nesta segunda-feira (24).

Siga o g1 Centro-Oeste MG no Instagram, Facebook e X

VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas

https://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/2025/03/24/idoso-de-84-anos-esta-desaparecido-em-pains-apos-entrar-em-regiao-de-mata-atras-de-animal.ghtml

Consignado CLT: governo espera que empréstimos com garantia do FGTS superem R$ 100 bilhões em três meses

Informação é do secretário-executivo do Ministério do Trabalho, Francisco Macena. Governo e bancos esperam que os trabalhadores substituam linhas de crédito mais caras, como o CDC ou cheque especial, pela nova modalidade de crédito. O Ministério do Trabalho e do Emprego estima que os desembolsos de novos empréstimos consignados (com desconto na folha de pagamentos) para trabalhadores do setor privado, com garantia do FGTS, superem a marca dos R$ 100 bilhões nos três primeiros meses da modalidade.

A projeção é do secretário-executivo do Ministério do Trabalho, Francisco Macena.

"É um programa novo, tem um período de maturação. A expectativa que a gente ouviu dos bancos e de todas instituições financeiras, que vão trabalhar para migrar de imediato, e não sei qual o prazo deles, R$ 85 bilhões dos R$ 320 bilhões que existem de CDC [crédito direto ao consumidor]", disse Macena, do Ministério do Trabalho, ao g1.

Com novo consignado, celetista vai poder ter empréstimo com taxa 'civilizada', diz Haddad

A explicação é que as linhas de CDC possuem juros mais altos. Com isso, a expectativa do governo, e dos bancos, é de que as pessoas busquem o consignado do setor privado para quitar empréstimos que possuem com juros mais altos. Com isso, conseguirão uma folga orçamentária no pagamento das prestações mensais.

De acordo com dados do Banco Central, a taxa média dos bancos para CDC, em janeiro deste ano, foi de 5,93% ao mês.

Já no cheque especial das pessoas físicas, a taxa média em janeiro foi de 7,38% ao mês.

Já o consignado ao setor privado, com as regras antigas ainda, que exigiam acordo entre as empresas e os bancos, teve juro médio de 2,92% ao mês em janeiro.

Já o consignado ao servidor público e a aposentados e pensionistas, respectivamente, tiveram juros médios de 1,82% e de 1,75% ao mês em janeiro.

A taxa que o trabalhador vai conseguir no banco vai depender da análise de risco que as instituições financeiras farão com base no seu tempo de trabalho e histórico de operações de crédito, entre outros fatores.

"Fora isso, temos a expectativa que os consignados comecem a ser feitos pela carteira digital para quem não tem carteira de crédito. E que, nos primeiros meses, superem a marca dos R$ 100 bilhões", acrescentou Francisco Macena, do Ministério do Trabalho.

Aposta do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para baratear o crédito ao setor privado, o crédito consignado, com garantia do FGTS, foi anunciado na semana passada, e começou a operar na sexta-feira (21) com a abertura da plataforma de negociação.

Até as 18h deste domingo (23) as simulações do novo crédito consignado somaram 40,18 milhões. Foram apresentadas nesse período 4,5 milhões propostas, e 11.032 contratos foram fechados. O Ministério do Trabalho não informou, porém, o volume financeiro das operações fechadas.

Governo liberou na última sexta-feira plataforma para que o setor privado busque consignado com garantia do FGTS

Adriano Toffetti/Ato Press/Estadão Conteúdo

Expectativa dos bancos

Procurada pelo g1, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que o novo crédito consignado nasce como uma boa alternativa ao trabalhador da iniciativa privada, concebido com o objetivo de ser um processo de contratação mais fluido e que leva em conta muitos dos pontos que impediam o crescimento da modalidade.

"Por se tratar de uma modalidade que tem muitas novidades em relação a processos operacionais, além de um número grande de empresas e trabalhadores que precisam entender melhor como funciona o produto, prevemos que os primeiros dias de operação serão mais modestos, em função de adequação de processos e sistemas, mas confiamos que tudo está sendo feito para endereçar o pleno funcionamento da plataforma", avaliou o Febraban.

A entidade acrescentou que a garantia do saldo do FGTS, bem como os recursos da multa rescisória que podem ser oferecidos pelo trabalhador, podem auxiliar no estímulo à concessão do crédito por parte das instituições financeiras, mas que é "difícil saber em qual montante".

"À medida que os processos forem sendo modernizados e exista maior conhecimento dos trabalhadores em geral em relação à modalidade, o produto deve atingir os níveis normais de desempenho", concluiu a Febraban.

Assim como o governo, a entidade recomendou que os trabalhadores busquem essa nova linha de crédito para liquidar dívidas mais caras ou que, havendo real necessidade de contratação do produto, seja feita pesquisa entre os bancos que ofertem a modalidade para buscar as melhores condições (taxas mais baixas e prazos mais longos).

Entenda o consignado ao setor privado

🔎Com o novo programa, todos os trabalhadores com carteira assinada poderão contratar essa modalidade de empréstimo, podendo usar até 10% do saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) como garantia e, também, 100% da multa rescisória na demissão sem justa causa (que equivale a 40% do valor do saldo).

🔎Com isso, os trabalhadores, no caso de demissão sem justa causa, poderão retirar somente o valor do FGTS que não for dado em garantia dos empréstimos consignados.

💲Por exemplo: se o trabalhador tem um saldo no FGTS de R$ 100 mil, e foi demitido sem justa causa, mas deu R$ 50 mil em garantia aos empréstimos, ele poderá sacar somente a diferença, ou seja, R$ 50 mil. O restante fica com o banco para quitar o saldo devedor do empréstimo.

🔎Caso o trabalhador tenha um saldo devedor superior ao FGTS dado em garantia, ele ainda carrega umas parcelas de dívida para o próximo emprego. Nesse caso, incidem ainda os juros sobre os valores que deixaram de ser pagos na data correta.

O processo é semelhante ao saque aniversário, no qual 9,5 milhões de trabalhadores não puderam sacar todos os valores por terem buscado linhas de crédito nos bancos para antecipar os recursos.

💲Nesta modalidade, as parcelas são quitadas com desconto no contracheque, ou seja, no salário do funcionário que pega um empréstimo em uma instituição financeira.

Crédito via aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e regulamentação

➡️Segundo o Ministério do Trabalho, a busca pelo crédito pode ser feita por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital).

Entretanto, embora esteja na Medida Provisória publicada na semana passada sobre o assunto, o uso do FGTS como garantia – que permitirá a redução da taxa de juros nestas operações – ainda não está formalmente regulamentado.

Essa possibilidade, prometida pelo governo, ainda tem de passar pela análise do Conselho Curador do FGTS — algo que está previsto para acontecer somente em 15 de junho. Mas esse prazo pode ser reduzido.

O secretário-executivo do Ministério do Trabalho lembra que a garantia só será acionada no caso de demissão dos trabalhadores sem justa causa, e que o período de tempo que os contratos fechados ficarão sem garantia formal é pequeno, de pouco menos de dois meses.

"A garantia dos 10% e dos 100% da multa está previsto em MP [Medida Provisória]. O que tem de regulamentar é a forma do pagamento. Pode dar um problema [com os bancos], mas eu acho que é muito difícil de acontecer. Se for acontecer, é muito residual. Isso pode estar no contrato, mas não vai ter a regulamentação até 15 de junho. Estamos tentando antecipar essa data [da reunião do conselho do FGTS, que precisa aprovar a medida]" , disse Macena ao g1.

"Estamos falando de alguém que vai contrair empréstimos dia 21, e tem de ser demitido até 15 de junho. Pode ser demitido antes, pode. O risco que vai ficar para frente vai ser de um mês ou menos que isso. Eu acredito que não tenha [risco]. Isso foi muito discutido com os bancos, e a análise de todos é que o risco é muito pequeno. Regulação [que falta] é a forma operacional. Não é a autorização para usar, é a forma como vai ser feito isso", acrescentou o secretário-executivo.

Quem a medida beneficia?

Segundo o Ministério do Trabalho, o crédito consignado com garantia do FGTS beneficiará trabalhadores formais da iniciativa privada, o que inclui empregados rurais, domésticos e empregados de MEI (microempreendedor individual).

Os trabalhadores poderão utilizar a Carteira de Trabalho Digital para buscar empréstimos em mais de 80 instituições financeiras que operam junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Segundo o governo, o país tem atualmente 47 milhões de trabalhadores formais, o que inclui 2,2 milhões de trabalhadores domésticos, 4 milhões de trabalhadores rurais e empregados do MEI, até então excluídos dos empréstimos consignados.

Começa valer empréstimo consignado para trabalhadores com carteira assinada do setor privado

Como aderir?

Os trabalhadores podem acessar a plataforma para analisar as ofertas de empréstimos, comparando, por exemplo, as taxas de juros.

🔹 Por meio do aplicativo, o trabalhador solicita a proposta de crédito às instituições financeiras habilitadas pelo governo. O trabalhador autoriza o acesso a dados como nome, CPF, margem do salário disponível para consignação e tempo de empresa.

🔹 Propostas: após solicitar o crédito, o trabalhador recebe ofertas dos bancos em até 24h. O trabalhador poderá comparar ofertas e escolher a opção mais vantajosa.

🔹 Comprometimento de até 35% do salário bruto: O limite inclui benefícios, abonos e comissões.

O sistema entrou em operação pelos bancos na sexta-feira (21). Quem já tem um consignado ativo poderá migrar para a nova linha a partir de 25 de abril.

A portabilidade entre os bancos poderá ser realizada a partir de 6 de junho.

🔹 Desconto automático: O empregador será responsável por descontar a parcela do salário e repassá-la à Caixa Econômica Federal, que fará o pagamento aos bancos credores.

Quem fez uso do Saque-Aniversário do FGTS vai poder contratar?

Segundo o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, sim. O trabalhador que utilizou o Saque-Aniversário poderá contratar o empréstimo consignado privado.

"O Saque-Aniversário não está na mesa, é outro departamento completamente diferente. Aqui é o crédito folha de pagamento. O mesmo cidadão que antecipou o Saque-Aniversário, poderá constituir empréstimo? Sim, poderá", diz o ministro.

E se o trabalhador mudar de emprego?

Segundo o governo, caso o trabalhador mude de emprego, o desconto em folha para quitar as parcelas do empréstimo terá de ser feito pelo novo empregador.

Novo empréstimo consignado começa hoje ainda sem regulamentação do FGTS como garantia

https://g1.globo.com/economia/noticia/2025/03/24/consignado-clt-governo-espera-que-emprestimos-com-garantia-do-fgts-superem-r-100-bilhoes-em-tres-meses.ghtml

Homem é preso suspeito de tentar matar a esposa a facadas na frente da filha de 9 anos, em Patos

"/> Suspeito foi identificado como Haroldo Silva Conegundes e feriu a mulher com golpes de faca. A filha do casal ficou em estado de choque e saiu correndo para a rua. Delegacia de Polícia Civil em Patos, no Sertão da Paraíba

Divulgação/Ascom Polícia Civil da Paraíba

Uma mulher, de 42 anos, foi vítima de uma tentativa de feminicídio, na noite deste domingo (23), na cidade de Patos, Sertão da Paraíba. O suspeito do crime, preso pela Polícia Militar, é marido da vítima. A filha do casal, de 9 anos, presenciou o crime.

O suspeito foi identificado como Haroldo Silva Conegundes e feriu a mulher com golpes de faca. A filha do casal ficou em estado de choque e saiu correndo para a rua.

O crime aconteceu em uma residência. Quando a Polícia Militar chegou ao local, encontrou o suspeito na entrada da casa. Ele confessou o crime e foi preso em flagrante. Dentro da residência, a mulher foi encontrada caída ao chão, com uma lesão no pescoço. A faca utilizada no crime foi localizada na cozinha, com vestígios de sangue.

O crime teria ocorrido após uma discussão que teria começado por ciúmes. O suspeito foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil.

A vítima recebeu atendimento imediato do Samu e foi encaminhada ao Hospital Regional de Patos, onde se encontra na área vermelha, consciente e orientada.

Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba

https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2025/03/24/homem-e-preso-suspeito-de-tentar-matar-a-esposa-a-facadas-na-frente-da-filha-em-patos.ghtml

Três pessoas morrem em acidentes no Agreste de Pernambuco

"/> Casos foram registradas em rodovias federais neste domingo. Três pessoas morrem em acidentes de trânsito no Agreste de Pernambuco

Reprodução

Três pessoas morreram após acidentes que aconteceram neste fim de semana, no Agreste de Pernambuco. As vítimas foram um idoso de 69 anos identificado por José Tenório de Oliveira, e um homem de 46 anos, identificado por Anderson Barbosa Ribeiro e a terceira pessoa não teve nome e nem idade divulgados.

✅ Receba as notícias do g1 Caruaru e região no seu WhatsApp

Os três casos foram registrados em rodovias federais. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, os casos foram em Agrestina, Lajedo e Pesqueira.

Em Agrestina, a vítima foi o homem de 46 anos. Ao g1, a PRF disse que o caso aconteceu na noite do sábado (22) na BR-104. A suspeita é que o condutor da moto perdeu o controle do veículo, saiu da pista e tombou. Ele não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local.

Homem morre após acidente de moto em Agrestina

Reprodução

Na BR-423, em Lajedo, o acidente foi registrado por volta das 20h do domingo (23). A vítima foi o idoso de 69 anos. Segundo a PRF, a vítima foi atropelada por um veículo não localizado e faleceu no local.

Em Pesqueira, o sinistro foi uma colisão frontal entre um caminhão e uma motocicleta. A suspeita, segundo a PRF, é que o condutor da moto acessou a contramão da rodovia e trafegou por alguns metros, até colidir de frente com o caminhão. Com o impacto da batida, a vítima veio a óbito no local.

O motorista do caminhão não ficou ferido. Ele realizou o teste do bafômetro e o resultado foi normal.

Colisão entre caminhão e moto deixa homem morto em Pesqueira

Reprodução

A Polícia Civil investiga ambos os casos.

https://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/noticia/2025/03/24/tres-pessoas-morrem-em-acidentes-no-agreste-de-pernambuco.ghtml

Prefeitura de Trindade abre inscrições para processo seletivo com 236 vagas vagas temporárias

"/> Os salários variam de R$ 700,00 a R$ 2.024,00, dependendo da função e da carga horária. Prefeitura de Trindade, PE

Cássio Fonseca / Divulgação

A Prefeitura de Trindade, no Sertão de Pernambuco, está com inscrições abertas para processo seletivo para contratação temporária de profissionais para a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto. São 236 vagas em diversos cargos, além da formação de cadastro de reserva.

Os interessados podem se inscrever de forma gratuita, desta segunda-feira (24) até o dia 4 de abril, de forma online (clique aqui). Os salários variam de R$ 700,00 a R$ 2.024,00, dependendo da função e da carga horária.

Leia também:

Trindade: prefeita propõe criar novas obras na educação, saúde e melhorar o abastecimento de água

O processo seletivo contempla oportunidades para candidatos de níveis fundamental, médio e superior. Para nível superior, há vagas para professores de creche, professores substitutos dos anos iniciais e finais, psicólogos, psicopedagogos e assistentes sociais.

No nível médio, as oportunidades incluem monitores de transporte escolar, auxiliares de professor, porteiros e tradutores/intérpretes de Libras. Para o nível fundamental, há vagas para motoristas (categorias B e D), vigilantes, merendeiras, pedreiros, auxiliares de serviços gerais e auxiliares de pedreiro.

Segundo a prefeitura, a seleção será realizada em etapa única, com análise curricular baseada em títulos e experiência profissional. O resultado preliminar será divulgado no dia 15 de abril, com possibilidade de interposição de recursos nos dias 16 e 17 de abril. O resultado final está previsto para o dia 22 de abril e será publicado no site oficial da Prefeitura de Trindade.

Os candidatos classificados poderão ser convocados dentro do prazo de validade do processo seletivo, que é de dois anos, prorrogável por igual período. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação pelo e-mail seduc@trindade.pe.gov.br ou pelo telefone (87) 98169-7582.

Prefeita Helbinha de Rodrigues fala dos projetos para o município de Trindade

Vídeos: mais assistidos do Sertão de PE

https://g1.globo.com/pe/petrolina-regiao/noticia/2025/03/24/prefeitura-de-trindade-abre-inscricoes-para-processo-seletivo-com-236-vagas-vagas-temporarias.ghtml

Nova fase de obras na Sebastião Gualberto interdita vias e altera trânsito em São José dos Campos

Motoristas que usam a região para seguir da Zona Norte à Zona Leste da cidade serão impactados com a nova fase da obra, que começou nesta segunda-feira (24). Obra em São José dos Campos causa interdição no trânsito

A nova fase de obras para duplicação da Avenida Sebastião Gualberto, em São José dos Campos (SP), causa a interdição de vias e alterações no trânsito da região a partir desta segunda-feira (24).

Segundo a prefeitura, as obras de fundação do novo viaduto de acesso entre as avenidas Teotônio Vilela e João Marson.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp

Por conta disso, foi necessário interditar a pista no sentido norte-leste no trecho da obra, impactando o dia a dia dos motoristas que usam o acesso. A interdição segue até sábado (30).

Com o bloqueio, os motoristas que seguem da avenida Sebastião Gualberto em direção à avenida João Marson devem acessar a avenida Teotônio Vilela e fazer o retorno na ponte, logo após o viaduto Everardo Passos.

“Fechamos o trecho que é a ligação entre a Zona Norte e a Zona Leste. Os motoristas que seguem essa direção podem usar a avenida Teotônio Vilela e fazer o retorno na entrada do paço municipal. Os veículos que vem da Teotônio Vilela e querem seguir sentido paço municipal vão poder utilizar o viaduto Everardo Passos”, explica o diretor de Operações de Trânsito da cidade, Cássio Urano.

Já os motoristas que chegam da Zona Sul para acessar o paço municipal devem fazer o retorno no viaduto Everardo Passos ou usar o viaduto Raquel Marcondes. Veja os desvios abaixo:

Nova fase de obras da Sebastião Gualberto interdita vias altera trânsito em São José dos Campos

Divulgação/Prefeitura de São José dos Campos

Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2025/03/24/nova-fase-de-obras-na-sebastiao-gualberto-interdita-vias-e-altera-transito-em-sao-jose-dos-campos.ghtml

AO VIVO: Assista ao BDAC com Melícia Moura

"/> Participe pelo telefone (68) 99211-2930. AO VIVO: Assista ao BDAC com Melícia Moura Participe pelo telefone (68) 99211-2930. G1 transmite diariamente os telejornais Bom Dia Acre, às 7h30, JAC 1, às 11h, e o JAC - 2ª edição a partir de 19h30.

https://g1.globo.com/ac/acre/ao-vivo/ao-vivo-assista-ao-bdac-com-melicia-moura.ghtml

Última semana de março é marcada por tempo instável e pancadas de chuva em Juiz de Fora e região

"/> Até sexta-feira (28), céu deve permanecer com muitas nuvens e os dias serão marcados por temperaturas amenas. Veja como será o outono. Chuva e tempo nublado em Juiz de Fora, foto de arquivo

Juliana Netto/g1

🌡A última semana de março em Juiz de Fora e região segue com o tempo instável, céu parcialmente nublado a nublado e pancadas de chuva, acompanhadas de raios e fortes ventos.

🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região

🌦 Ainda de acordo com o Inmet, a temperatura mínima fica em torno de 15°C na Zona da Mata e 14°C no Campo das Vertentes. As máximas variam entre 31°C e 27°C até sexta-feira (28).

☀ Apesar das chuvas, os termômetros indicam que as temperaturas devem subir, e o céu volta a ficar claro a partir de sexta-feira.

💧 Já a umidade relativa do ar chega a 100%. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível ideal para a saúde humana está entre 40% e 60%. Por isso, doenças respiratórias e alergias são mais frequentes no outono.

🔎 Vale lembrar que a umidade é a quantidade de água no ar na forma de vapor. Ela é importante porque afeta a temperatura, a sensação térmica e os períodos de chuva.

Temperaturas mínimas e máximas durante a semana

Como vai ser o outono

🌦 O outono no Hemisfério Sul iniciou no dia 20 de março de 2025, às 06h01min, e termina no dia 20 de junho, às 23h42min.

💧 Segundo o Inmet, a previsão para o outono indica predomínio de chuvas abaixo da média histórica em toda a região Sudeste.

☂ As temperaturas, por sua vez, devem ficar acima da média histórica nos próximos meses.

☀ No entanto, podem ocorrer massas de ar frio, o que pode causar queda nas temperaturas, especialmente em áreas de maior altitude.

Com chegada do outono, doenças respiratórias e alergias são mais frequentes

*estagiária sob supervisão de Carol Delgado.

📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, X e Facebook

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes

https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2025/03/24/ultima-semana-de-marco-e-marcada-por-tempo-instavel-e-pancadas-de-chuva-em-juiz-de-fora-e-regiao.ghtml

Denúncia do golpe: segurança é reforçada para julgamento no STF que pode tornar Bolsonaro e 7 aliados réus

"/> Julgamento vai até quarta-feira (26) e é dividido em três sessões. Maior controle de acesso e policiamento reforçado estão entre medidas adotadas. STF, em imagem de arquivo

Jornal Nacional/ Reprodução

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) começa a analisar, nesta terça-feira (25), se aceita denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete acusados de tentativa de golpe de Estado em 2022 (veja detalhes abaixo). Julgamento vai até quarta-feira (26) e é dividido em três sessões.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.

Para garantir a segurança na região e assegurar a realização do julgamento, a Secretaria de Polícia Judicial adotou medidas preventivas com apoio da Segurança Pública do Distrito Federal:

maior controle de acesso;

monitoramento do ambiente;

policiamento reforçado;

equipes de pronta resposta para emergências.

O g1 entrou em contato com a Segurança Pública e a Polícia Militar, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

Denúncia

Saiba o rito do julgamento no STF que pode tornar Bolsonaro e 7 aliados réus

A Procuradoria-Geral da República (PGR) afirma que fazem parte do "núcleo crucial" da organização criminosa:

Jair Bolsonaro, ex-presidente;

Alexandre Ramagem, ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);

Almir Garnier Santos; ex-comandante da Marinha do Brasil;

Anderson Torres; ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal;

General Augusto Heleno; ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência;

Mauro Cid; ex-chefe da Ajudância de Ordens da Presidência;

Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e

Walter Souza Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil.

Eles são acusados de terem cometido cinco crimes:

golpe de Estado;

abolição violenta do Estado Democrático de Direito;

organização criminosa armada;

dano qualificado;

e deterioração de patrimônio tombado.

Se for rejeitada, a acusação será arquivada. Se a acusação for aceita pela Primeira Turma, será aberta uma ação penal e os denunciados vão se tornar réus no tribunal.

LEIA TAMBÉM:

DENÚNCIA DO GOLPE: saiba o rito do julgamento no STF que pode tornar Bolsonaro e 7 aliados réus

VÍDEO: pitbull escapa de casa e ataca mulher e crianças no DF

Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2025/03/24/denuncia-do-golpe-seguranca-e-reforcada-para-julgamento-no-stf-que-pode-tornar-bolsonaro-e-7-aliados-reus.ghtml

GCM apreende balão de seis metros encontrado em área de preservação em Jundiaí

Tocha do balão estava apagada e não há registros de feridos ou de estragos graves. Ninguém foi preso. Balão de aproximadamente seis metros foi apreendido pela GCM de Jundiaí (SP)

Divulgação/GCM

Um balão de aproximadamente seis metros foi apreendido pela Guarda Municipal de Jundiaí (SP), no bairro Jardim Samambaia, no domingo (23). Ninguém foi preso.

📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp

Conforme a GCM, o balão caiu em uma área de preservação, mas a tocha já estava apagada. O material foi apreendido e levado à delegacia. Não houve registro de feridos ou de estragos graves.

A corporação reforça que fabricar, vender, transportar ou soltar balões é crime ambiental e pessoas envolvidas com estas atividades podem ser condenadas até três anos de prisão.

Balão foi apreendido após cair em área de preservação em Jundiaí (SP)

Divulgação/GCM

Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí

VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/2025/03/24/gcm-apreende-balao-de-seis-metros-encontrado-em-area-de-preservacao-em-jundiai.ghtml