Avatar
g1 (RSS Feed)
9cb53e080594d6e1eb4c0d84c93baa1964819b6b67c82a36180466d2a9a20efa
Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros. Vídeos dos telejornais da TV Globo e da GloboNews. https://g1.globo.com/

Saiba quem era motorista de app que morreu após ser atingido por peça que se soltou de caminhão

Eder Lopes era casado e deixa um casal de filhos e duas enteadas. Acidente aconteceu na BR-153, no perímetro urbano de Goiânia. Eder Lopes, de 39 anos, estava trabalhando quando foi atingido pela peça, segundo a família

Reprodução/Redes sociais

O motorista de aplicativo Eder Lopes, de 39 anos, que morreu após ser atingido por uma peça de caminhão que se soltou , era casado e deixa um casal de filhos e duas enteadas, que cuidou desde os primeiros anos de vida, segundo a cunhada Lorena Souza. O acidente aconteceu na BR-153, no perímetro urbano de Goiânia. A Polícia Civil investiga o caso.

"Uma família destruída", conforme contou Lorena Souza.

"As duas filhas mais velhas são do relacionamentos anterior da minha irmã. Ele as criou como filhas. O filho mais novo dele é autista", segundo Lorena. As idades não foram divulgadas.

✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp

Nas redes sociais, Lorena também lamentou a morte do cunhado. "Que pesadelo, meu Deus, saber que meu cunhado não está mais com a gente. Que Deus o tenha em um bom lugar. Você sempre será lembrado, meu cunhado", lamentou na postagem.

Ainda segundo a cunhada, o motorista de aplicativo era um homem dedicado à família. "Ele era um homem muito trabalhador, tudo que fazia era pela família. Ele era provedor, muito triste o que aconteceu", contou Lorena em entrevista ao POPULAR .

LEIA TAMBÉM:

ENTENDA: Motorista de app morre após ser atingido por peça que se soltou de caminhão em Goiânia, diz PRF

Acidente

O acidente ocorreu na quinta-feira (27), no km 493, sentido Goiânia-Anápolis. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista estava transportando uma passageira no banco traseiro que sofreu apenas ferimentos leves, enquanto Eder não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Como o nome da passageira não foi divulgado, O POPULAR não conseguiu atualizar seu estado de saúde.

A Polícia Científica realizou a perícia para apurar as circunstâncias do acidente. A Triunfo Concebra, concessionária responsável pelo trecho, informou que o cubo de freio se desprendeu do caminhão e atravessou o para-brisa do lado do motorista.

Motorista de aplicativo morre após ser atingido por peça de caminhão na BR-153

📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.

VÍDEOS: últimas notícias sobre trânsito Goiás

https://g1.globo.com/go/goias/transito/noticia/2025/03/29/saiba-quem-era-motorista-de-app-que-morreu-apos-ser-atingido-por-peca-que-se-soltou-de-caminhao.ghtml

Perdida há mais de um ano, cachorra 'salsicha' é vista e inicia grande operação de busca em ilha na Austrália

Valerie, uma Dachshund miniatura, escapou de seus donos e fugiu para uma região de mata durante viagem à Ilha Kangaroo, na Austrália. Serviço de resgate de animais locais pediu ajuda a moradores para capturá-la. A cachorra Dachshund chamada Valerie se perdeu de seus donos em 2023.

Divulgação/ Kengala Wildlife Rescue

Uma cachorra da raça Dachshund miniatura que se perdeu de seus donos em 2023 enquanto faziam uma viagem de férias à Ilha Kangaroo, na Austrália do Sul, foi vista este mês por moradores da região.

Há mais de um ano sobrevivendo sozinha na natureza, no entanto, a cachorra se tornou arisca. Segundo o serviço de resgate de animais australiano Kangala Wildlife Rescue, ela foge ao primeiro sinal de humanos ou de veículos.

"Apesar dos melhores esforços dos dedicados voluntários do Kangala, Valerie tem sido impossível de capturar", afirmou o órgão, destacando que usa vigilância e vários métodos de atração e captura na área onde a cachorra foi vista pela última vez.

"Este é um cachorro pequeno em uma área enorme, e precisaremos da ajuda do público para relatar qualquer avistamento, além de muita sorte", completou o órgão.

Initial plugin text

A história de Valerie começa em novembro daquele ano, quando a cachorra acompanhou seus donos, Josh e Georgia, em uma viagem de férias para a Ilha Kangaroo.

Os três passaram dias acampando na ilha até que, quando estavam em Stokes Bay, uma praia da região, a cachorra conseguiu escapar do cercadinho em que o casal a mantinha e fugiu para uma região de mata.

Segundo informado pelo jornal norte-americano The New York Times, o casal chegou a procurar por Valerie durante cinco dias, com a ajuda de moradores locais. Sem sucesso nas buscas, no entanto, desistiram pouco tempo depois e retornaram para casa, em Nova Gales do Sul.

Agora, mais de um ano depois que a cachorrinha se perdeu dos seus donos, a equipe do serviço de resgate de animais começou a receber relatos regulares sobre uma Dachshund de coleira rosa — a mesma que Valerie usava — caminhando a 15 km de Stokes Bay.

"Com base em relatos de primeira mão e evidências em vídeo, agora sabemos que Valerie está viva", informou o Kangala Wildlife Rescue em sua página no Facebook.

Hospedagens para cachorro têm sido cada vez mais procuradas pelo tutores

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/03/29/cachorra-salsicha-perdida-australia.ghtml

Após fortes chuva deslizamento de terras é registrado na orla de município do interior do AM

"/> Segundo a prefeitura de Borba, este é o segundo deslizamento registrado na orla de Borba em menos de dois meses. No dia 14 de fevereiro. Orla de Borba no interior do AM

Divulgação

Após forte chuva um deslizamento de terra foi registrado na orla do município de Borba , interior do Amazonas, na noite desta sexta-feira (28). De acordo com a Defesa Civil do município, não houve registro de vítimas.

📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp

De acordo com a prefeitura de Borba, o incidente ocorreu na região da Praça do Centenário, onde o deslizamento de terra levou não apenas o barranco, mas também parte da estrutura de concreto do local. A área já havia sido interditada devido ao risco iminente.

“Era por volta das oito horas da noite, quando ouvimos um barulho. Corremos para ver o que estava acontecendo e o barranco já estava caindo próximo ao flutuante. Por pouco não atinge a casa e tinha gente lá dentro”, relatou seu Waldir Lira, morador da região.

Segundo a Prefeitura Municipal de Borba, estudos estão sendo realizados para mapear a real situação da orla e identificar as áreas de maior risco. O objetivo é desenvolver um planejamento urgente para evitar danos maiores.

A Defesa Civil do município emitiu um alerta à população, recomendando que evitem locais já isolados e o ancoramento de embarcações e flutuantes na região. A medida visa prevenir possíveis tragédias durante esses incidentes.

Este é o segundo deslizamento registrado na orla de Borba em menos de dois meses. No dia 14 de fevereiro, um deslizamento semelhante ocorreu na área do Porto Nazaré, comprometendo um local que é amplamente utilizado para o trânsito de pessoas e embarcações.

LEIA TAMBÉM

Chuva causa deslizamento de terra e deixa mulher morta e cinco feridos na Zona Norte de Manaus; VÍDEO

Barranco desliza e 'engole' parte de casa na Zona Norte de Manaus; vídeo mostra momento do acidente

Vídeo mostra momento em que parte de casa é 'engolida' por deslizamento de terra no AM

https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2025/03/29/apos-fortes-chuva-deslizamento-de-terras-e-registrado-na-orla-de-municipio-do-interior-do-am.ghtml

Semana Santa: confira programação da Catedral Metropolitana de Aracaju

As celebrações ocorrem entre os dias 13 e 20 de abril de 2025, do Domingo de Ramos até o Domingo da Ressurreição. Catedral Metropolitana de Aracaju

Arquidiocese/Arquivo

A programação da Semana Santa na Catedral Metropolitana de Aracaju contará com missas, procissões e momentos de reflexão conduzidos pelo arcebispo Dom Josafá Menezes.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp

As celebrações ocorrem entre os dias 13 e 20 de abril de 2025, do Domingo de Ramos até o Domingo da Ressurreição.

Domingo de Ramos (13/04)

7h30:procissão saindo da Capela São Salvador, seguida pela missa com bênção dos ramos na Catedral Metropolitana de Aracaju

Quarta-feira Santa (16/04)

19h: Procissão do Encontro, onde a imagem de Nosso Senhor dos Passos sairá da Capela São Salvador com os homens e a Imagem de N. S. das Dores sairá da P.N.S do Rosário com as mulheres em direção a Catedral Metropolitana

19h30:Santa Missa e Sermão do encontro presidido pelo arcebispo metropolitano, Dom Josafá

Quinta-feira Santa (17/04)

09h30: Missa dos Santos Óleos

17h: Missa da Instituição da Eucaristia e o rito do Lava-pés

Sexta-feira Santa (18/03)

15h: Liturgia da Paixão do Senhor

Sábado Santo (19/04)

18h: Vigília Pascal marcando a transição para o Domingo da Páscoa do Senhor

Domingo (20/04)

16h: Missa da Ressurreição

Confira mais informações sobre a programação especial para a Semana Santa.

https://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2025/03/29/semana-santa-confira-programacao-da-catedral-metropolitana-de-aracaju.ghtml

Gilmar Mendes vota para manter anulação de atos da Lava Jato contra Palocci; placar está em 2 x 0

"/> STF analisa um recurso da PGR contra a anulação. Toffoli e Gilmar Mendes votaram para manter a decisão. Faltam: Edson Fachin, Nunes Marques e André Mendonça. Dias Toffoli, do STF, anula todos os processos contra Antonio Palocci no âmbito da Lava Jato

Reprodução/TV Globo

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes votou, neste sábado (19), para manter a decisão que anulou todos os atos da operação Lava Jato contra o ex-ministro da Fazenda, Antonio Palocci.

Com Gilmar Mendes, o placar está em dois votos favoráveis a manter a anulação. O autor da liminar, ministro Dias Toffoli, também votou a favor.

A decisão de Toffoli foi publicada em fevereiro. O ministro seguiu um entendimento já estabelecido no STF, que considera que houve parcialidade na atuação do Ministério Público e do ex-juiz Sergio Moro.

O STF analisa em plenário virtual, na Segunda Turma, um recurso da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a anulação.

Além de Toffoli, relator do recurso, compõem a Segunda Turma os ministros Edson Fachin (presidente), Gilmar Mendes, Nunes Marques e André Mendonça.

O julgamento vai até a próxima sexta (4), se nenhum dos ministros pedir prazo adicional para analisar ou quiser levar o tema ao plenário físico da Turma.

A decisão de Toffoli

Ao anular as ações da Lava Jato contra Palocci, Toffoli se baseou em um entendimento já adotado pelo STF em julgamentos anteriores.

O tribunal identificou parcialidade na atuação do Ministério Público e do ex-juiz federal Sergio Moro – e definiu que o devido processo legal não foi respeitado ao longo da Lava Jato.

"(...) Em face do exposto, defiro o pedido constante desta petição e declaro a nulidade absoluta de todos os atos praticados em desfavor do requerente no âmbito dos procedimentos vinculados à Operação Lava Jato, pelos integrantes da referida operação e pelo ex-juiz Sérgio Moro no desempenho de suas atividades perante o Juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba, ainda que na fase pré-processual.

Na decisão, Toffoli afirma que os procuradores e juízes que atuaram na Lava Jato adotaram um padrão de conduta "ignorando o contraditório, a ampla defesa e a própria institucionalidade para garantir seus objetivos - pessoais e políticos".

O recurso da PGR

Para Gonet, a situação de Palocci é diferente de casos enfrentados anteriormente e não pode ser enquadrada no entendimento anterior.

O procurador-geral afirmou que a estratégia processual adota por Palocci "evidencia uma tentativa de contorno procedimental, voltada à sua exoneração de responsabilidade penal sem amparo em fundamento jurídico idôneo".

"O pleito formulado não se sustenta em vícios processuais concretos ou na ausência de justa causa, mas na pretensão de se desvincular de um acervo probatório autônomo, válido e robusto, cuja existência, em parte, foi por ele próprio reconhecida em sua colaboração premiada", escreveu Gonet.

O PGR afirmou que a anulação indiscriminada de provas, sem a devida individualização das provas afetadas e a observância dos critérios jurídicos que regem a nulidade dos atos processuais, "compromete a higidez do processo penal e contraria os parâmetros fixados pela Suprema Corte quanto à avaliação da validade dos elementos probatório".

Segundo o chefe do MPF, não cabe invalidar todas as provas sem uma individualização.

"A medida inviabiliza a utilização de provas juridicamente válidas e regularmente obtidas, gerando reflexos diretos na capacidade do Estado de reprimir crimes complexos, como a corrupção e lavagem de ativos"

Gonet afirmou que o recurso não busca "defender os excessos ocorridos na Operação Lava Jato" e que o Judiciário já vem atuando para fazer as correções necessárias.

"É importante registrar, nesse contexto, que o Poder Judiciário não tem se esquivado de apurar eventuais ilegalidades e excessos perpetrados no âmbito da Operação Lava Jato. Os juízos têm realizado, dentro de suas respectivas competências, a avaliação das nulidades de forma pormenorizada e específica, rejeitando a manutenção de atos viciados. Essa conjuntura culminou, inclusive, na rejeição de outras denúncias ofertadas pelo Ministério Público Federal no Paraná contra Antônio Palocci Filho, como foi noticiado pelo requerente em sua petição inicial".

https://g1.globo.com/politica/noticia/2025/03/29/gilmar-mendes-vota-para-manter-anulacao-de-atos-da-lava-jato-contra-palocci-placar-esta-em-2-x-0.ghtml

Marcos Vilaça, membro da ABL no Rio, morre no Recife

Ainda não há informações sobre a causa da morte. Marcos Vinicios Rodrigues Vilaça, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) no Rio, morreu neste sábado (29) em Recife. Ainda não há informações sobre a causa da morte.

Reportagem em atualização

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2025/03/29/marcos-vilaca-membro-da-abl-no-rio-morre-no-recife.ghtml

Com investimento de R$ 291 milhões e 200 empregos gerados, multinacional amplia produção de queijo prato em Uberlândia

A Lactalis Brasil investirá R$ 291,1 milhões para a nova planta no Distrito Industrial até 2027. O anúncio foi feito por representantes da empresa junto com o prefeito Paulo Sérgio na sexta-feira (28). O investimento de R$ 291 milhões para ampliar produção em Uberlândia será feito em planta ao lado da fábrica de queijo muçarela no Distrito Industrial

Lactalis Brasil/Divulgação

Com um investimento de R$ 291,1 milhões até 2027 e a geração de 200 empregos, a Lactalis Brasil instalará uma nova planta para produção de queijo prato com capacidade para processamento de mil toneladas ao mês no Distrito Industrial de Uberlândia. A instalação foi anunciada na sexta-feira (28) na Prefeitura.

🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região

Na ocasião, o prefeito Paulo Sérgio Ferreira recebeu o CEO da Lactalis Brasil, Roosevelt Junior, representantes do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Invest Minas) e do Governo do Estado, para apresentação do projeto.

“Temos inúmeras metas traçadas para favorecer o desenvolvimento da economia, entre as quais está o fomento a novos empreendimentos. A Lactalis já atua com a produção de queijo e manteiga na cidade e agora essa produção será ampliada e diversificada”, afirmou o prefeito.

A nova unidade da multinacional francesa será construída ao lado da fábrica de queijos muçarela, que foi inaugurada em 2023. De acordo com a Lactalis, o queijo prato que será processado transformará aproximadamente 10 milhões de litros de leite por mês.

O projeto ainda prevê recursos para a ampliação da linha de manteiga, o que elevará a capacidade do produto de 3,6 mil toneladas por ano para 10 mil toneladas.

A previsão é de que os protocolos de investimento sejam assinados nas próximas semanas.

“É um passo importante no processo de expansão da Lactalis no Brasil, fortalecendo ainda mais nossas operações em Minas Gerais, um estado que respira cultura leiteira, assim como nós aqui na empresa”, disse Roosevelt Júnior.

Prefeito Paulo Sérgio e representantes da Lactalis na fábrica da empresa no Distrito Industrial

Lactalis Brasil/Divulgação

LEIA TAMBÉM

Com investimento de R$ 100 milhões e geração de 570 novas vagas de emprego, multinacional de materiais de construção inaugurará loja em Uberlândia

Novo supermercado no Bairro Santa Mônica gera quase 150 vagas de emprego em Uberlândia

CDL Uberlândia faz recrutamento para o mercado de trabalho

📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2025/03/29/com-investimento-de-r-291-milhoes-e-200-empregos-gerados-multinacional-amplia-producao-de-queijo-prato-em-uberlandia.ghtml

Veja como fica o esquema de ônibus em João Pessoa para a final do Campeonato Paraibano

Final do Campeonato Paraibano de Futebol acontece neste domingo (30), às 16h, no Estádio Almeidão, no bairro Cristo Redentor. Veja como fica o esquema de ônibus em João Pessoa para a final do Campeonato Paraibano

Secom/PMJP

Foi definida uma operação de transporte público coletivo para os torcedores que pretendem assistir ao jogo entre Botafogo e Sousa, na final do Campeonato Paraibano de Futebol, neste domingo (30), às 16h, no Estádio Almeidão, no bairro Cristo Redentor.

A partir das 14h30, a linha 120-Parque do Sol, vai passar no Terminal do Cristo. Após o jogo, a partir das 18h30, as linhas que seguem no sentido bairro, 203-Mangabeira VII/Rangel, 207-Penha/Rangel, 229-Cidade Verde e 3200-Circular, bem como as linhas sentido Centro, 202-Geisel, 203-Mangabeira 7/Rangel e 204-Cristo, também farão embarque e desembarque no Terminal do Cristo Redentor, para ofertar mais opções de ônibus urbanos.

Para gerenciar o trânsito, agentes de mobilidade estarão no entorno do estádio e, no transporte, diversas linhas de ônibus estarão circulando, excepcionalmente, pelo Terminal do Cristo.

Para garantir fluidez ao tráfego de veículos e a segurança dos pedestres, a partir do meio-dia, a Diretoria de Operações (Diop) da Semob-JP vai disponibilizar 25 agentes de mobilidade que estarão em pontos fixos e viaturas em locais estratégicos no entorno do Estádio Almeidão.

Como é esperado um grande público para a partida final do Campeonato Paraibano de Futebol, a Semob-JP recomenda que os torcedores deem preferência para ir ao estádio de ônibus, táxi ou transporte por aplicativo.

Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba

https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2025/03/29/veja-como-fica-o-esquema-de-onibus-em-joao-pessoa-para-a-final-do-campeonato-paraibano.ghtml

Multidão protesta em Istambul contra prisão de prefeito da oposição, apesar da repressão do governo

Ekrem Imamoglu foi preso em 19 de março pelo governo do presidente Recep Tayip Erdogan, o que desencadeou uma onda inédita de protestos em mais de uma década no país. População protesta na Turquia

Angelos Tzortzinis/AFP

Dezenas de milhares de pessoas de todas as idades se reuniram neste sábado (29) em Istambul, convocadas pelo CHP, o partido de oposição do prefeito da cidade, Ekrem Imamoglu, para protestar contra a prisão do líder da sigla, apesar da violenta repressão que continua a atingir os manifestantes.

A multidão, na qual se via menos jovens do que nas manifestações anteriores, se concentrou ao meio-dia (hora local) a leste da metrópole "para continuar a caminhada em direção ao poder", segundo o chamado do líder do Partido Republicano do Povo (CHP), Özgür Özel.

Entre os manifestantes, que gritavam "Taksim está em todos os lugares, a resistência está em todos os lugares!", estavam a esposa, a mãe e os dois filhos de Ekrem Imamoglu. Eles faziam referência à Praça Taksim, em Istambul, epicentro de um grande movimento de protesto em 2013.

Desde o início da manhã, balsas fretadas pelo partido começaram a levar os participantes, que carregavam bandeiras turcas e retratos de Mustafa Kemal Atatürk, considerado pelos turcos como "o pai da nação", até o local dos protestos.

LEIA MAIS

É #FATO: pessoa vestida de Pikachu foge da polícia durante protestos na Turquia; VÍDEO

Jornalista da BBC é deportado da Turquia após noticiar sobre protestos da oposição

Turquia detém mais de 340 pessoas em meio a protestos contra prisão de opositor de Erdogan

Sandra Cohen: Erdogan tira seu principal adversário do jogo político na Turquia

Tribunal turco mantém prisão de prefeito opositor a Erdogan

A prisão de Imamoglu em 19 de março desencadeou uma onda inédita de protestos em mais de uma década em toda a Turquia, mobilizando dezenas de milhares de manifestantes todas as noites nas ruas, até segunda-feira à noite. Desde então, o partido parou de convocar a multidão em frente à prefeitura.

No entanto, em entrevista ao jornal francês Le Monde, datada deste sábado (29), Özgür Özel, que se tornou a voz da oposição contra Recep Tayip Erdogan, anunciou a realização de novas manifestações regulares, "todos os sábados em uma cidade da Turquia" e às quartas-feiras à noite em Istambul.

"Achamos que as prisões vão diminuir a partir de agora", afirmou. Lembrando que os protestos foram proibidos pelas autoridades logo após a prisão do prefeito, o líder do partido afirmou estar disposto a "arriscar passar oito, dez anos na prisão, se necessário. Porque se não afastarmos essa tentativa de golpe de Estado, será o fim das urnas".

O CHP, maior força de oposição, estava prestes a lançar Imamoglu como seu candidato para as próximas eleições presidenciais, previstas para 2028, quando ele foi preso em 19 de março e enviado à prisão cinco dias depois.

Pikachu sai correndo da polícia em um protesto na Turquia

511 estudantes presosOs jovens e estudantes tentaram continuar a mobilização, mas a repressão, que segue com prisões de manifestantes, jornalistas, advogados e pessoas detidas em suas casas ao amanhecer, parece estar desmotivando os mais determinados.

Só em Istambul, 511 estudantes haviam sido detidos na sexta-feira (28), dos quais 275 foram encarcerados, segundo o advogado Ferhat Güzel. "Mas esse número provavelmente é muito maior", afirmou Güzel à AFP.

De acordo com os dados oficiais mais recentes, publicados na quinta-feira, mais de 2.000 pessoas foram presas, das quais 260 se encontravam encarceradas.

Na sexta-feira à noite, o jornalista sueco Joakim Medin, preso na quinta-feira ao desembarcar do avião, foi colocado em detenção em uma prisão de Istambul, conforme informou o editor-chefe de seu jornal, o Dagens UTC.

Andreas Gustavsson, editor, disse ue "não foi informado das acusações contra ele", mas, segundo a mídia turca, o repórter é acusado de "insultar o presidente" turco, Recep Tayyip Erdogan, e de ser "membro de uma organização terrorista armada".

"Eu sei que essas acusações são falsas, 100% falsas", insistiu Gustavsson em sua conta no X.

Jornalistas também foram detidosAntes de Medin, o repórter da BBC, Mark Lowen, foi expulso "por perturbação da ordem pública". Pelo menos doze jornalistas turcos foram presos durante a semana. A maioria foi liberada, mas ainda enfrentam acusações de participação em manifestações proibidas que estavam cobrindo para seus meios de comunicação, incluindo um fotógrafo da AFP, Yasin Akgül, que afirmou temer "uma tentativa de impedir os jornalistas de fazerem seu trabalho".

Na sexta-feira, o advogado do prefeito de Istambul, Mehmet Pehlivan, foi "preso por motivos inventados", segundo Imamoglu, e depois libertado à noite.

No início deste longo fim de semana do Aïd el Fitr, que será celebrado no domingo para marcar o fim do ramadã, o mês sagrado dos muçulmanos, o comício do CHP terá um valor simbólico para a oposição, já que muitos habitantes de Istambul terão deixado a cidade para visitar suas famílias.

Ainda mais considerando que o presidente Recep Tayyip Erdogan anunciou nesta semana a concessão de nove dias de férias para os funcionários públicos e instituições públicas.

Segundo o CHP, 15 milhões de pessoas, muito além do partido, participaram da primária simbólica realizada no mesmo dia para apoiar o movimento.

"A candidatura de Ekrem Imamoglu é o início de uma jornada que garantirá a justiça e a soberania da nação", declarou Özgür Özel no X, para motivar os apoiadores.

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/03/29/multidao-protesta-em-istambul-contra-prisao-de-prefeito-da-oposicao-apesar-da-repressao-do-governo.ghtml

Neto é preso após matar idosa com golpe de marreta na cabeça em Mogi Guaçu

"/> Polícia localizou o suspeito em São Paulo com o celular da vítima, drogas e uma arma de fogo falsa; crime foi registrado como feminicídio. Neto é preso após matar avó com golpe de marreta na cabeça em Mogi Guaçu

Polícia Militar de Mogi Guaçu

Um homem de 26 anos foi preso na tarde desta sexta-feira (28) após matar a avó, de 74 anos, com um golpe de marreta na cabeça em Mogi Guaçu (SP). O crime ocorreu dentro da casa da vítima e familiares encontraram o corpo dela.

📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp

De acordo com o boletim de ocorrência, o suspeito morava com a avó desde a infância e, segundo familiares, é usuário de drogas. Testemunhas relataram que ele frequentemente exigia dinheiro para sustentar o vício e já havia subtraído bens da casa em outras ocasiões.

O corpo foi encontrado depois que familiares tentaram, sem sucesso, entrar em contato com a vítima durante todo o dia. Preocupado com a falta de resposta, um parente foi até o imóvel, que fica na Rua Vitória Palmeja, e, ao perceber que o portão estava trancado com um tijolo, pulou o muro para acessar a casa.

Ao entrar na residência, encontrou a idosa caída no chão, com uma marreta cravada na cabeça.

Prisão em São Paulo

Após o crime, os policiais militares de Mogi Guaçu acionaram o apoio de equipes da capital paulista para localizar o celular da vítima, que provavelmente estaria com o suspeito.

Pouco tempo depois, ele foi encontrado na porta de um hotel em São Paulo (SP), com uma imitação de arma de fogo, 13 pinos de cocaína, uma porção de maconha e o celular da vítima.

O homem foi levado à Delegacia Seccional de Mogi Guaçu, onde o caso foi registrado como feminicídio.

Delegacia de Polícia de Mogi Guaçu

Polícia Militar/Divulgação

VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região

Veja mais notícias da região no g1 Campinas

https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2025/03/29/neto-e-preso-apos-matar-idosa-com-golpe-de-marreta-na-cabeca-em-mogi-guacu.ghtml

Criança reclama de 'monstro' debaixo da cama para babá; ao olhar, deu de cara com um homem

A babá identificou o "monstro debaixo da cama" como Martin Villalobos Junior, que já morou na casa onde estava escondido, informou o gabinete do xerife do Kansas, em um comunicado à imprensa. Ele tinha uma ordem de proteção para ficar longe da propriedade, disse o gabinete do xerife. Babá identificou o "monstro debaixo da cama" como Martin Villalobos Junior

Reprodução/Barton County Sheriff's Office - Kansas

Uma babá estava colocando crianças para dormir quando ouviu de uma delas que "havia um monstro debaixo da cama". Ao se abaixar e mostrar que não havia nada, deu de cara com um homem. Quando ele foi visto, entrou em conflito com a babá e derrubou-a no chão, assim como fez com a criança.

O caso aconteceu em uma casa que fica perto de Great Bend, uma cidade de cerca de 15 mil habitantes na parte oeste do Kansas.

O Gabinete do Xerife do Condado de Barton disse que delegados foram chamados na segunda-feira (24) à noite para irem ao local. Porém, o suspeito, de 27 anos, fugiu antes deles chegaram. Os oficiais fizeram buscas, mas só conseguiram encontrá-lo no dia seguinte, quando foi preso após uma perseguição a pé.

Ele foi levado para a cadeia e autuado pelos seguintes pontos: sequestro agravado; roubo agravado; agressão agravada; perigo infantil; obstrução criminosa de um policial e violação de uma ordem de proteção contra abuso. Ele está detido em troca de uma fiança de US$ 500 mil (cerca de R$ 2,88 mil).

O g1 entrou em contato com o Xerife do Condado para saber se ele já pagou o valor, mas não teve retorno até a publicação desta reportagem.

A babá identificou o "monstro debaixo da cama" como Martin Villalobos Junior, que já morou na casa onde estava escondido, informou o gabinete do xerife do Kansas, em um comunicado à imprensa. Ele tinha uma ordem de proteção para ficar longe da propriedade, disse o gabinete do xerife.

O homem foi acusado entre janeiro e fevereiro de ameaça criminal, violência doméstica e violação de uma ordem de proteção. Registros judiciais lidos pela agência Associated Press mostram que ele havia pago uma fiança cerca 10 dias antes de se esconder debaixo da cama.

Veja também:

Já houve 14 tremores secundários depois do maior terremoto em Mianmar nos últimos 100 anos

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/03/29/crianca-reclama-de-monstro-debaixo-da-cama-para-baba-ao-olhar-deu-de-cara-com-um-homem.ghtml

Campanha de vacinação contra a gripe começa neste sábado em Mogi das Cruzes

"/> Grupos prioritários poderão se vacinar das 8h às 18h, no drive-thru instalado no Pró-Hiper. Até o final de abril, as vacinas estarão disponíveis no espaço e também nos Postos de Saúde. Campanha de vacinação contra a gripe é realizada em Mogi das Cruzes

💉 A Campanha de Vacinação contra a Gripe para pessoas que fazem parte dos grupos prioritários começa neste sábado (29), em Mogi das Cruzes, das 8h às 18h, no drive-thru instalado no Pró-Hiper. Até o final de abril, o público-alvo poderá se vacinar no local de segunda a sábado, também das 8h às 18h.

A partir de segunda-feira (31), a imunização também acontece durante a semana em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, e em sete unidades com horário estendido, até 18h30 (relação abaixo).

De acordo com a Prefeitura, Mogi das Cruzes recebeu o primeiro lote com 8 mil doses da vacina contra a gripe nesta terça-feira (25). O imunizante protege o cidadão contra os principais vírus da gripe em circulação: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. A imunização pode evitar complicações que podem resultar em internações e até mesmo a morte.

No drive-thru, também serão ofertadas doses do imunizante contra a febre amarela, de acordo com as necessidades de cada cidadão. Para crianças com até 5 anos são indicadas duas doses, sendo a primeira aos 9 meses e a segunda com 4 anos de idade.

Já pessoas com idade entre 5 anos a 59 anos recebem vacinação em dose única. Para idosos acima de 60 anos, a vacinação não é recomendada de forma indiscriminada - é preciso avaliar as comorbidades e tratamentos realizados antes de se vacinar.

A meta do Ministério da Saúde com a campanha é imunizar 90% dos grupos prioritários, que são:

Crianças (6 seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias)

Idosos com 60 anos ou mais de idade

Gestantes

Puérperas (até 45 dias após o parto)

Povos indígenas e Quilombolas

Pessoas com comorbidades, doenças crônicas e outras condições clínicas especiais (veja lista abaixo)

Pessoas com deficiências motora, auditiva, visual ou intelectual (que limite as atividades da vida diária)

Pessoas em situação de rua

Trabalhadores de saúde (profissionais e outros trabalhadores dos serviços de assistência de saúde, vigilância, apoio, cuidadores, doulas/parteiras e estudantes prestando atendimento em saúde)

Professores e demais funcionários das escolas do ensino regular: infantil, fundamental, médio e superior

Profissionais das forças de segurança e salvamento

Profissionais das forças armadas

Caminhoneiros

Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário (motoristas, cobradores)

Trabalhadores portuários

População carcerária e funcionários do sistema prisional.

São consideradas comorbidades:

Pneumopatias crônicas graves

Doença cardiovascular

Doença renal crônica

Cirrose hepática

Doença neurológica crônica

Diabetes mellitus

Imunossuprimidos

Transplantados

Obesos (IMC >= 40)

Trissomias

Para ser imunizado, é necessário comparar a um dos locais de vacinação com documento oficial com foto e CPF, caderneta de vacinação (sendo obrigatória apenas para crianças) e cartão SIS.

Veja quais são os Postos de Saúde com horário estendido até às 18h30:

UBS Alto Ipiranga: Av. Capitão Joaquim de Melo Freire, 700

UBS Braz Cubas: Rua Padre Álvaro Quinhones Zuniga, 340

UBS Jundiapeba: Rua Vereador Nito Sona, 1745

USF Nova Jundiapeba: Rua Dolores de Aquino, 601

UBS Vila Suíssa: Avenida Ricieri José Marcatto, 310

UBS Santa Tereza: Rua Kazumo Sumizono, 1181

UBS Jardim Camila: Avenida Presidente Getúlio Vargas, 999

Grupos prioritários poderão se vacinar a partir deste sábado

Divulgação/I.Butantan

Assista a mais notícias do Alto Tietê

https://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2025/03/29/campanha-de-vacinacao-contra-a-gripe-comeca-neste-sabado-em-mogi-das-cruzes.ghtml

Nacionalidade italiana mais difícil: país limita naturalização por direito de sangue a duas gerações

Agora será preciso ter pai ou avô nascido na Itália para solicitar a nacionalidade. Antes era suficiente um bisavô ou um trisavô. Passaporte italiano

Francesca Tirico na Unsplash

O governo italiano restringiu na sexta-feira (28) as condições de naturalização por direito de sangue, limitando agora essa possibilidade a duas gerações: agora será preciso ter pai ou avô nascido na Itália para solicitar a nacionalidade. Antes era suficiente um bisavô ou um trisavô.

As condições deverão ser ainda mais rigorosas, pois depois "será imposto aos cidadãos nascidos e residentes no exterior" e naturalizados italianos "manter vínculos reais com o país, exercendo os direitos e deveres de cidadania pelo menos uma vez a cada 25 anos", segundo a reforma do "Ius sanguinis" aprovada no conselho de ministros.

Esses direitos e deveres não foram especificados.

"O princípio do direito de sangue não será abolido e muitos descendentes de emigrantes poderão obter a nacionalidade italiana", assegurou o chefe da diplomacia italiana, Antonio Tajani, após o conselho de ministros.

"Mas serão estabelecidos limites precisos, especialmente para evitar abusos ou a 'comercialização' dos passaportes italianos. A nacionalidade deve ser uma coisa séria", acrescentou.

O ministério cita como exemplo a Argentina, que tem a maior comunidade de imigrantes italianos fora da Itália, onde 20 mil descendentes obtiveram a nacionalidade em 2023 em virtude do direito de sangue, e 30 mil em 2024.

No Brasil, 14 mil pessoas obtiveram a cidadania italiana em 2022 e 20 mil em 2024, segundo a pasta.

De acordo com um cálculo do Ministério italiano de Relações Exteriores, com a lei que estava em vigor até agora, entre 60 e 80 milhões de pessoas no mundo poderiam reivindicar a nacionalidade italiana.

Leia também:

Feriado da Páscoa e de Tiradentes: veja destinos brasileiros para economizar e fugir da muvuca

R$ 20 mil em passagens e volta adiada: os perrengues de brasileiros após incêndio em aeroporto de Londres

Veja também:

Veja o ranking dos passaportes mais poderosos do mundo

Viajantes indicam os 10 lugares mais românticos do mundo

https://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2025/03/29/nacionalidade-italiana-mais-dificil-pais-limita-naturalizacao-por-direito-de-sangue-a-duas-geracoes.ghtml

'Adolescência': como surgiu a sinistra 'machosfera' retratada pela série

Série da Netflix sugere que adolescente foi radicalizado online por meio de ideias misóginas que se espalharam além das fronteiras da internet. Owen Cooper foi elogiado por sua atuação como Jamie, de 13 anos, em 'Adolescência'

Divulgação/Netflix

No centro da aclamada série da Netflix, Adolescência, há uma pergunta perturbadora: O que leva um adolescente de 13 anos a assassinar sua colega de escola?

Uma das respostas parece estar na chamada "machosfera".

Cunhado pela primeira vez em 2009, este termo descreve uma rede de comunidades de interesse masculino online. Inclui grupos com um variado espectro de ideologias — desde acreditar que os homens não têm poder institucional até visões mais extremas e misóginas.

Mas agora a machosfera ultrapassou os limites da internet, com seu conteúdo extremo sendo recompensado por algoritmos de rede social e alcançando uma audiência que antes não era possível. Influenciadores de masculinidade, como Andrew Tate, agora são famosos no mundo todo.

O roteirista de Adolescência, Jack Thorne, mergulhou a fundo na internet para pesquisar a machosfera para a série.

"Percebi que havia algo realmente atraente nela", disse ele ao programa Newsnight, da BBC.

"Não se trata apenas de Andrew Tate. Essas ideias estão por toda parte."

De acordo com especialistas, influenciadores e grupos estão explorando o colapso da comunidade e a lacuna deixada pelos desafios sociais e econômicos enfrentados pelos jovens.

'Um aluno fez um deepfake pornô meu, e minha vida virou de cabeça para baixo'

Governo lança guia sobre uso de celulares e outros dispositivos por crianças e adolescentes

Reação contra o feminismo

Na década de 1970, durante a segunda onda do feminismo, que se concentrava em questões de igualdade e discriminação, o ativista americano Warren Farrell se tornou uma voz de destaque no Movimento de Libertação dos Homens, uma organização feminista masculina. Ele acreditava que os papéis de gênero e o patriarcado também prejudicavam os homens.

No entanto, quando as feministas chamaram a atenção para a epidemia de violência contra as mulheres praticada por homens, os dois movimentos entraram em conflito, explica Debbie Ging, acadêmica que estuda a machosfera.

Farrell passou a acreditar que as feministas estavam mais interessadas no poder do que na igualdade — uma visão que repercutiu entre um número cada vez maior de homens. O Movimento de Libertação dos Homens se fragmentou à medida que Farrell e outros se desiludiram com o feminismo.

Durante a década de 1990, Farrell escreveu livros afirmando que os homens estavam sendo oprimidos, que a violência doméstica era uma via de mão dupla, e que as mulheres eram culpadas pela desigualdade salarial.

Essas ideias foram compartilhadas nos primeiros fóruns online, e muitos dos atuais ativistas dos direitos dos homens consideram esse momento como sua pedra angular, diz Ging.

O que acontece quando adolescentes abrem mão de seus smartphones

Instagram restringe contas de adolescentes; pais poderão controlar configurações dos perfis

Os fóruns da década de 1990

Em fóruns online, incels culpam as mulheres por sua solidão

BBC/Getty Images

Com a ascensão da internet nos anos 1990, os ativistas dos direitos dos homens usaram o ambiente online para criar fóruns e salas de bate-papo.

No início, os grupos não eram todos tóxicos.

Diante da dificuldade em estabelecer relações afetivas, uma estudante queer criou o primeiro fórum online para "incels", abreviação em inglês para "celibatários involuntários".

O fórum começou como um espaço aberto para todos, disse a criadora à BBC em 2018. Mas, à medida que cresceu, a moderação diminuiu.

O rumo da conversa descambou para o sexismo, e novas comunidades foram formadas usando o termo incel. Em vez de um espaço para discutir problemas de relacionamento, os homens culpavam as mulheres por sua solidão.

No outro extremo do espectro, estavam os fóruns de "profissionais da sedução", comunidades online em que os homens discutiam estratégias para atrair mulheres, chamando a si mesmos de "alfas", termo usado para indicar masculinidade.

Lisa Sugiura, especialista em crimes cibernéticos que escreveu um livro sobre a história da machosfera, afirmou à BBC que, assim como os fóruns incel, esses grupos logo se tornaram repletos de ideias misóginas.

"No início, eles compartilhavam dicas e técnicas para conquistar mulheres", diz ela.

"Mas o que eles estavam sugerindo era que as mulheres não tinham poder de decisão, que não tinham o direito de dizer não."

Incels ganham espaço

A machosfera começou a ganhar força com o advento das redes sociais.

Os incels se reuniram no Facebook, YouTube e Reddit — e tiveram acesso a públicos maiores. Os grupos começaram a se unir e a pegar emprestada a ideologia uns dos outros para ganhar mais apelo.

Um dos pilares destas comunidades era a crença de que as chances de namoro não eram favoráveis para os homens. A "regra 80/20", mencionada na série Adolescência, argumenta que 80% das mulheres são atraídas por 20% dos homens— uma alegação originalmente baseada em uma pesquisa mal interpretada.

Se os homens aderissem a essa ideologia, eles teriam "tomado a pílula vermelha" – uma referência do filme Matrix, que indica "despertar" para as injustiças da sociedade.

Ging diz à BBC que essas redes criaram uma nova forma de ativismo político contra o feminismo.

"Vimos caças às bruxas digitais que advertiam as mulheres sobre as consequências de transgredir certos limites."

Em 2014, comunidades da machosfera organizaram uma campanha de ódio contra mulheres da comunidade de games, praticando doxing (publicação de dados privados) e fazendo ameaças.

Naquele mesmo ano, a machosfera passou dos fóruns online para a violência no mundo real. Em Isla Vista, na Califórnia, Elliot Rodger, um jovem de 22 anos que se autodenominava incel, matou seis pessoas e feriu 14 em uma tentativa de "punir" as mulheres que o rejeitaram. Este foi o primeiro de uma série de ataques de grande repercussão ligados a essas comunidades.

Sugiura afirma que esses ataques encorajaram os membros dos fóruns e salas de bate-papo mais radicais, que "agora comemoram toda vez que há um caso de grande repercussão de uma mulher sendo assassinada".

Embora estes grupos tenham ganhado notoriedade, eles permaneceram à margem da internet.

Ideias extremas 'palatáveis

O roteirista de Adolescência, Jack Thorne, disse à BBC que os influenciadores de masculinidade fazem parte de um ecossistema de questões que afetam o adolescente no centro da série

BBC/Netflix

As plataformas de rede social que priorizavam vídeos curtos impulsionaram os temas de discussão da machosfera para o mainstream por meio de influenciadores como Andrew Tate, que se autodenomina misógino. Ele está enfrentando acusações criminais no Reino Unido por comportamento sexual impróprio.

Os influenciadores da machosfera compartilham ideias extremas, pegando emprestados conceitos das comunidades incel e de profissionais da sedução. Mas agora eles associam isso a conselhos de autoajuda, condicionamento físico e finanças, muitas vezes oferecendo soluções simples para questões complexas por meio da venda de produtos ou cursos.

Sugiura sugere que foi assim que os influenciadores tornaram essas mensagens extremas mais palatáveis.

"A machosfera não se trata apenas de misoginia e ódio. Ela é apresentada de uma forma que parece ser sobre autoajuda e evolução pessoal", explica.

Ela também preenche uma lacuna para os homens jovens que buscam uma comunidade e, de acordo com Sugiura, sentem a pressão para se adequar à imagem de um homem masculino, sem ter espaço para falar sobre sua solidão, depressão e ansiedade.

Jack Thorne, roteirista da série Adolescência, disse ao programa The One Show, da BBC, que os influenciadores de masculinidade fazem parte de um ecossistema de questões que afetam o adolescente no centro da série.

"É sobre pais que não enxergaram ele, um sistema escolar que o deixou na mão, e as ideias que ele consumiu. Essa é uma família comum, e esse é um mundo comum. É realmente preocupante o que é possível neste momento."

Veja mais:

Saiba como ativar proteção para controlar tempo e atividade de crianças no celular

'IA do job': brasileiros ganham dinheiro criando mulheres virtuais para conteúdo adulto

https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2025/03/29/adolescencia-como-surgiu-a-sinistra-machosfera-retratada-pela-serie.ghtml

'Preço de azeite, mas não é': valor do óleo de bagaço de oliva gera revolta nas redes sociais

Obtido a partir das sobras da produção do azeite e conhecido por ser uma opção mais barata, o frasco de meio litro de óleo de bagaço de oliva foi encontrado por R$ 44,90. Um frasco de 500ml de óleo de bagaço de oliva é vendido a R$ 44,90 para o público geral e a R$ 29,90 para clientes do programa de fidelidade em um supermercado na Zona Sul de SP.

Reprodução/X

O óleo de bagaço de oliva, conhecido como uma alternativa mais barata ao azeite, foi alvo de críticas nas redes sociais nas últimas semanas após consumidores encontrarem o produto à venda por valores próximos aos do azeite.

"Que mundo mágico que vivemos", ironizou um internauta na rede social Bluesky ao compartilhar, no dia 9 de março, uma foto do frasco de 500ml do óleo de bagaço de oliva da marca Olitalia sendo vendido a R$ 39,90.

Outro usuário compartilhou no X, no dia 15 de março, uma foto do mesmo produto sendo vendido a R$ 44,90 e desabafou: "Óleo de bagaço de oliva, preço de azeite, embalagem de azeite, mas não é azeite".

A discussão sobre o produto acontece em um cenário de encarecimento do azeite, que acontece há cerca de dois anos.

O g1 encontrou um frasco de meio litro de óleo de bagaço de oliva à venda por R$ 44, 90 em um supermercado na Zona Sul de São Paulo nesta terça-feira (23). O preço diminui para R$ 29, 90 para os clientes cadastrados no programa de fidelidade do local (veja na foto acima).

No site do mesmo estabelecimento, o azeite mais barato custava R$ 56,90.

Na mesma loja, uma garrafa de 500ml de óleo de bagaço de oliva da Gallo foi encontrada por R$ 37,90, enquanto o azeite da mesma marca custava R$ 44,89.

O que é óleo de bagaço de oliva

É o produto obtido das sobras da azeitona após a produção do azeite. Depois de reunido, o material passa por um processo químico (para controlar a acidez e melhorar o sabor) ou físico (por prensagem) para se transformar em óleo.

Assim como o azeite de oliva, o Ministério da Agricultura determina que, para ser chamado de óleo de bagaço de oliva, ele não deve ter nenhum outro óleo na sua composição, ou seja, deve ser totalmente derivado da oliva.

A diferença é que, enquanto o azeite é resultado da primeira extração da polpa da azeitona, o óleo de bagaço é obtido de uma segunda utilização desse material, que busca aproveitar as sobras da anterior. A explicação é do diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Ministério da Agricultura, Hugo Caruso.

"Por isso, apesar de ambos serem compostos pelos mesmos ácidos graxos característicos das 'gorduras boas', o óleo de bagaço de oliva é bem menos fresco e, consequentemente, tem menos sabor do que o azeite", destaca o especialista.

Veja mais:

Brasil conquista 5º lugar inédito em ranking de países com mais azeites premiados do mundo

Entenda como funciona a fiscalização de azeite no Brasil

Diferença entre azeite de oliva e outros óleos mais baratos feitos com azeitonas

Entenda as fraudes de azeite mais comuns no Brasil

De onde vem o azeite

https://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2025/03/29/preco-de-azeite-mas-nao-e-valor-do-oleo-de-bagaco-de-oliva-gera-revolta-nas-redes-sociais.ghtml

De vilão a mocinho? Como engenharia genética pode transformar tabaco e criar novos remédios

"/> Embora os danos que o tabaco causa aos fumantes sejam indiscutíveis, a planta pode se tornar uma parte fundamental da produção de medicamentos no futuro graças à engenharia genética. Alguns ensaios clínicos em andamento avaliam se o tabaco pode ser usado para produzir medicamentos contra o HIV e o Ebola

Getty Images via BBC

O tabaco mata oito milhões de pessoas no mundo todo ano. Mas imagine se ele pudesse ser usado para fazer remédios.

A ideia não é absurda: o tabaco já foi usado como medicamento no passado. Mas agora, na era da engenharia genética, essa planta pode ser o futuro da produção farmacêutica na Terra — e além.

Os exploradores europeus encontraram o tabaco pela primeira vez nas Américas durante o século 16.

Nessa região, os povos indígenas o usavam há séculos por meio de inalação, ingestão ou uso tópico, como tratamento para incômodos como dores de cabeça, resfriados, feridas e problemas estomacais.

O tabaco se tornou uma panaceia na Europa do século 16 e era prescrito para quase qualquer coisa.

Sua indicação mais peculiar foi provavelmente como "cura" para os efeitos do afogamento durante o século 18.

Em Londres, no Reino Unido, kits de enema de fumaça de tabaco eram mantidos perto do rio Tâmisa. Se alguém caísse na água, era acordado com um desses produtos. A ideia era que a fumaça do tabaco proporcionasse calor e estímulo.

No entanto, há poucas evidências de que o tabaco seja medicinal por natureza, e os riscos de consumi-lo já haviam sido observados no século 18.

Plantação de tabaco do século 18 nas Américas

Getty Images via BBC

Muitos dos medicamentos modernos vêm de plantas.

É o caso do Taxol, um quimioterápico contra o câncer extraído do teixo, ou a Digoxina, um remédio para o coração derivado da dedaleira.

Mas essas substâncias são moléculas minúsculas.

Se quisermos algo mais complicado, como um produto farmacêutico à base de proteínas (como a insulina ou vacinas), o aparato necessário para a produção é muito mais complexo.

A maioria dessas moléculas depende de um tipo de engenharia genética chamada tecnologia recombinante.

Nela, o material genético necessário para produzir a insulina, por exemplo, é combinado com o DNA de uma célula.

Essa célula (que pode ser de bactéria, de levedura ou de origem animal) é modificada e passa a produzir a insulina, além das outras proteínas que normalmente já fabricava.

Essa tecnologia é extraordinariamente cara — custa cerca de US$ 2 bilhões (R$ 11 bi) — por causa dos enormes biorreatores necessários para cultivar células recombinantes em condições estéreis.

Isso dificulta o acesso a esses tipos de produtos farmacêuticos em países de baixa renda.

O tabaco pode ser usado para reduzir o custo de produção de medicamentos complexos

Getty Images via BBC

É aqui que o tabaco pode fazer a diferença.

Assim como as células recombinantes que usamos hoje, as plantas também podem ser geneticamente modificadas para produzir produtos farmacêuticos.

A vantagem é que as plantas só precisam de solo, água e luz solar para crescer.

O tabaco é a principal planta folhosa cultivada para fins não alimentares.

Ela é altamente suscetível à modificação genética e representa uma fonte inesgotável em termos de produção de proteínas, sejam elas as "originais" da planta ou aquelas que podem ser introduzidas por meio da engenharia genética.

Esse fato, combinado com a alta biomassa do tabaco, faz dessa planta a mais eficaz para a produção na indústria farmacêutica.

Embora seja nativa das Américas e da Austrália, o tabaco é resistente e pode ser cultivado em qualquer lugar do mundo. Graças à facilidade de modificação genética, ele pode até se tornar resistente à seca.

A ideia da agricultura molecular ainda é nova, mas está começando a ganhar força.

Em 2012, a empresa canadense Medicago demonstrou a rapidez do tabaco como plataforma para produção farmacêutica.

Eles usaram essa planta para produzir mais de 10 milhões de doses da vacina contra a gripe em um mês.

Se considerarmos que temos capacidade de produzir 40 milhões de doses da vacina por mês no mundo todo, a conquista da Medicago foi revolucionária.

Devido às suas características, o tabaco pode ser utilizado na indústria farmacêutica

Getty Images via BBC

Há vários ensaios clínicos em andamento que avaliam imunoterapias baseadas em tabaco para doenças como a infecção pelo HIV e até mesmo a doença causada pelo vírus ebola.

Um tratamento do tipo já recebeu autorização de uso emergencial nos Estados Unidos para profissionais de saúde que retornaram ao país após o surto do vírus ebola de 2014.

Essas doenças afetam desproporcionalmente os países de baixa renda, e o tabaco já é cultivado predominantemente nesses locais.

O tabaco pode ser usado até mesmo para produzir imunoterapias contra o câncer.

Esses tratamentos contra os tumores estimulam o próprio sistema imunológico a combater as células doentes, com poucos efeitos colaterais em relação à quimioterapia tradicional.

No entanto, eles são proibitivamente caros — então a plataforma do tabaco pode torná-los mais acessíveis.

Fumar tem causado muitos danos ao redor do mundo, mas o declínio da popularidade dos cigarros causará um novo problema: os produtores de tabaco em países de baixa renda perderão seus meios de subsistência.

Então por que não reutilizar essas culturas para um outro propósito?

Embora os danos causados ​​pelos cigarros sejam indiscutíveis, o tabaco tem grande potencial para outros fins

Getty Images via BBC

Medicamentos em Marte?

Oscar Wilde escreveu: "Todo santo tem um passado e todo pecador tem um futuro." Então, qual será o futuro do tabaco?

Se pensarmos além do planeta Terra, ou seja, se planejamos visitar ou colonizar outros planetas, precisaremos de medicamentos enquanto estivermos por lá.

O tabaco pode ser cultivado em qualquer lugar do mundo. Por que não testá-lo em Marte?

Um pacote de sementes de tabaco ocuparia muito menos espaço em um foguete do que um suprimento de insulina para cinco anos ou um biorreator inteiro.

Além disso, o tabaco é uma fonte inesgotável: as sementes podem ser coletadas e replantadas.

Entretanto, antes de partirmos para o planeta vermelho, devemos abordar as questões aqui na Terra — e a sustentabilidade é uma das mais importantes delas.

As plantas das quais extraímos medicamentos hoje, como os teixos, estão em risco de extinção.

Um campo emergente para produzir os mesmos medicamentos normalmente extraídos dessas plantas é justamente por meio da engenharia genética do tabaco.

Além disso, também podemos produzir especiarias caras, como o açafrão, ou sabores como a framboesa, por uma fração do custo atual.

Nem o céu é o limite para o potencial do tabaco.

*Cathy Moore é professora sênior de Ciências Biológicas na Universidade de Westminster, no Reino Unido.

Este artigo foi publicado originalmente no The Conversation e reproduzido sob uma licença Creative Commons. Clique aqui para ler a versão original.

No Dia Mundial sem Tabaco, especialistas reforçam os riscos do cigarro eletrônico

https://g1.globo.com/saude/noticia/2025/03/29/de-vilao-a-mocinho-como-engenharia-genetica-pode-transformar-tabaco-e-criar-novos-remedios.ghtml

'Lixo fashion' no Atacama: milhões de toneladas de roupas de marca são descartadas no deserto; ONG entrega peças de graça

Todos os anos, são descartadas cerca de 39 mil toneladas de roupas no deserto do Atacama de forma ilegal. Agora, iniciativa está recolhendo peças e entregando-as gratuitamente para chamar a atenção sobre o descarte e poluição do mercado da moda. Deserto do Atacama recebe milhões de peças de roupa descartadas todos os anos

Divulgação

Já pensou ter uma roupa de marca famosa sem pagar por ela? Parece inacreditável, mas é exatamente isso que uma organização brasileira, em parceria com ONGs chilenas, está fazendo. Juntas, elas recolhem roupas nunca usadas que estavam abandonadas no deserto do Atacama. O objetivo é chamar a atenção para o impacto da indústria têxtil, que alimenta o mercado da moda.

O deserto do Atacama é um retrato do impacto ambiental do consumo. Todos os anos, são descartadas em meio às paisagens naturais cerca de 39 mil toneladas de roupas de forma clandestina.

🔴 Você pode se perguntar: como essas roupas foram parar lá? Anualmente, mais de 59 mil toneladas de roupas não vendidas, devolvidas ou com defeitos chegam ao porto de Iquique, localizado em uma zona de importação livre de impostos no norte do Chile.

Parte desse material encontra novos destinos, sendo revendida em Santiago ou contrabandeada para outros países da América Latina. Aquelas que não são vendidas ou reaproveitadas terminam descartadas ilegalmente no deserto. Muitas delas, ainda com etiqueta.

Centenas de marcas famosas no mundo todo dão esse destino para suas peças não compradas, principalmente no Norte Global (como Estados Unidos e Europa).

O lixão do Atacama está em funcionamento mesmo havendo um decreto no Chile que proíbe que roupas sejam destinadas a aterros sanitários comuns (por não serem biodegradáveis e terem componentes químicos altamente inflamáveis).

Lixão de 'fast fashion' no deserto do Atacama, no Chile

Nicolás Vargas/BBC

➡️ E isso acontece há décadas. Um relatório recente publicado pela Global Fashion Agenda, organização sem fins lucrativos, aponta que mais de 92 milhões de toneladas de resíduos têxteis foram descartadas nos últimos anos.

🔴 E a tendência é piorar: o consumo cada vez mais acelerado mudou a forma como as empresas produzem suas coleções. Há mais peças, com tendências que se renovam em espaços curtos de tempo. Tudo que não é vendido rapidamente se torna lixo.

Todo esse lixo não vai desaparecer. Isso porque o tecido predominante dessas peças é o poliéster, que leva cerca de 200 anos para se decompor. Antes que uma peça desapareça, uma nova surge no deserto.

Uma peça de jeans pode levar até 400 anos para se decompor

Divulgação

Ação transforma lixo em novas peças

Essas milhões de peças, muitas delas em bom estado, estão sendo recolhidas em uma ação de parceria entre a Fashion Revolution Brasil e a Desierto Vestido, organização chilena.

As peças são coletadas, higienizadas e, depois, disponibilizadas no site da ação, no qual podem ser escolhidas gratuitamente, pagando-se apenas o frete. O valor desse envio pode chegar a R$ 200.

O transporte é realizado por uma empresa que compensa a pegada de carbono gerada no processo, para não produzir mais impacto ambiental.

As últimas 300 unidades, que incluíam desde grandes marcas esportivas até peças de fast fashion, esgotaram-se em cerca de cinco horas. Entre as peças, estavam jaquetas, roupas de academia de marcas famosas, vestidos e jeans. A previsão é de que, em breve, um novo lote seja disponibilizado no site.

Peças são entregues apenas com pagamento de frete, sem custo pelo produto

Divulgação

🔴 A proposta, segundo as organizações, é chamar a atenção do público para o problema e realizar aquilo que as marcas que descartam as peças se recusam a fazer: entregar gratuitamente aquilo que não consideram lucrativo, ao invés de transformar em lixo.

“Essas montanhas de roupas consideradas lixo simbolizam a situação atual da indústria da moda, que produz além da capacidade de consumo e polui o planeta. O Atacama é símbolo disso, e nossa provocação é justamente rever esse sistema e transformar o lixo da indústria em peças que possam ser usadas, trazendo acessibilidade”, explica Fernanda Simon, Diretora Executiva do Fashion Revolution Brasil.

Fernanda explica que a proposta também é trazer o envolvimento da sociedade para compreender o tamanho do problema, que passa despercebido no dia a dia e muitas vezes não é problematizado. Mas reforça: a responsabilidade não é do consumidor.

No Chile, o deserto do Atacama abriga lixão tóxico da moda descartável do 1° mundo

A indústria da moda é uma das mais poluidoras do mundo

Com as mudanças climáticas, há um debate crescente sobre a necessidade de hábitos com menos impacto ambiental. Mas você já tinha considerado o quanto uma peça em uma arara pode impactar esse processo?

🔴 A indústria da moda é a segunda maior poluidora do mundo, atrás apenas do setor petrolífero. Isso está ligado ao seu formato de produção e às escolhas feitas pelas marcas:

O poliéster tornou-se o material mais usado na indústria e hoje representa mais da metade de toda a produção global de fibras. Vale lembrar que ele é um produto derivado do petróleo, e sua produção já gera impacto significativo, devido à alta energia necessária para extração e processamento.

No processo industrial, segundo a ONU, a indústria da moda é a segunda maior consumidora de água do mundo. Para se ter uma ideia, fabricar uma única calça jeans exige aproximadamente onze mil litros de água, evidenciando o alto uso de recursos naturais.

O método de produção do setor responde por cerca de 10% das emissões globais de carbono — mais do que todos os voos internacionais e o transporte marítimo combinados.

No Brasil, foram comercializadas 6,55 bilhões de peças em 2023, no dado mais recente. Ainda é necessário contabilizar o impacto ambiental associado à produção, à entrega, às embalagens e ao destino final dessas roupas após o uso.

Além disso, há a dispersão de microplásticos, tanto no processo produtivo quanto no uso cotidiano. Uma única lavagem de roupas pode liberar milhões desses microplásticos no ambiente.

Calcula-se que 300 hectares do deserto do Atacama estejam cobertos por lixo

Nicolás Vargas/BBC

A especialista em ESG Marta Camila Carneiro, professora da FGV, explica que o setor precisa repensar seu modelo de negócio para reduzir o impacto ambiental:

“Economicamente, é necessário manter a competitividade, e há um apelo para que as coleções sejam cada vez mais frequentes. No entanto, a indústria produz acima da capacidade de consumo, gerando desperdício e impacto ambiental”, destaca.

A professora defende que, diante do cenário de mudanças climáticas, é urgente cobrar do poder público ações para responsabilizar as empresas pelo impacto gerado e transferir a elas os custos.

“É preciso pressionar o poder público por ações efetivas e mudanças legislativas que punam empresas que descartam resíduos dessa forma. Precisamos exigir monitoramento das cadeias produtivas para saber onde as peças vão parar, com fiscalização adequada. Os prejuízos ambientais são enormes, e a conta fica para o consumidor”, afirma Marta.

O último papel nessa cadeia é o do consumidor. Para Fernanda Simon, do Fashion Revolution, ele é vítima do modelo atual de produção, mas também pode ser um agente de mudança, pressionando por transformações no sistema e repensando sua própria forma de consumo.

“A sociedade não pode ser responsabilizada por aquilo do qual é vítima. Falamos de um mercado enorme. Mas é importante compreender o impacto, saber o que acontece no Atacama e entender o que a marca utilizada está fazendo, para que sejamos também parte ativa na mudança desse cenário”, finaliza Fernanda.

Maior lixão de roupas clandestino do mundo tem apenas 6 funcionários para fiscalização

https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2025/03/29/lixo-fashion-no-atacama-roupas-de-marca-descartadas-no-deserto.ghtml

Idoso morre após ser atropelado por caminhão em Feira de Santana

Acidente ocorreu nas proximidades da BR-116. Registro policial indica que motorista atingiu o idoso após desviar de uma motocicleta. Manoel de Jesus Ramos foi atropelado na faixa de pedestres em Feira de Santana

Reprodução/TV Subaé

Um idoso de 67 anos morreu após ser atropelado por um caminhão em Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, na noite de quinta-feira (27). O acidente ocorreu na Avenida Eduardo Fróes da Mota, no bairro Gabriela, próximo à BR-116.

O idoso foi identificado como Manoel de Jesus Ramos. Ele foi atingido pelo veículo enquanto atravessava a pista na faixa de pedestres.

Segundo a Polícia Civil, o registro da ocorrência aponta que Manoel foi atropelado quando o motorista do caminhão tentava evitar outro acidente. O homem havia desviado de uma motocicleta, que realizou uma manobra indevida no trecho.

O caso foi registrado pela 2ª Delegacia Territorial de Feira de Santana, que busca apurar as circunstâncias do acidente.

Veja mais notícias de Feira de Santana e região.

Vacinação contra gripe em Feira de Santana acontece desde a segunda (24)

Assista aos vídeos do g1 e TV Subaé

https://g1.globo.com/ba/feira-de-santana-regiao/noticia/2025/03/28/idoso-morre-apos-ser-atropelado-por-caminhao-em-feira-de-santana.ghtml

Motociclista morre após se desequilibrar e cair em rotatória na Bahia; irmão presenciou acidente

Acidente aconteceu na madrugada desta sexta-feira (28), em Barreiras, no oeste do estado. IML libera corpo de homem morto em acidente no bairro de Barreirinhas no oeste da Bahia

Um motociclista morreu após se desequilibrar e cair em uma rotatória, na madrugada desta sexta-feira (28), em Barreiras, no oeste do estado.

Segundo informações apuradas pela TV Oeste, afiliada da Rede Bahia na região, com um familiar da vítima, Adenirto Machado, de 31 anos, ia para casa quando se envolveu no acidente, no bairro de Barreiras, por volta da meia-noite. O ocorrido foi presenciado pelo irmão dele, que estava logo atrás.

Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que Adenirto caiu da motocicleta. Por causa do impacto, ele não resistiu aos ferimentos.

LEIA TAMBÉM:

Homem morre após motocicleta bater de frente com caminhão na Bahia

Dois homens morrem após acidente entre motocicleta e caminhão na Bahia

Três pessoas da mesma família morrem após carro bater de frente com carreta carregada de eucaliptos na Bahia

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para realizar perícia e encaminhar o corpo da vítima para o Instituto Médico Legal (IML). O corpo dele foi liberado na manhã desta sexta-feira. No entanto, não há detalhes sobre velório e sepultamento.

Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que Adenirto caiu da motocicleta.

Reprodução/TV Oeste

Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.

Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2025/03/28/acidente-motocicleta-bahia.ghtml

Menino de 12 anos morre afogado após ser arrastado por correnteza no litoral de SP; VÍDEO

Corpo foi encontrado por mergulhadores um dia após desaparecer em Guarujá (SP). Mergulhadores do GBMar realizaram buscas por menino desaparecido no mar

Um menino de 12 anos morreu afogado enquanto brincava com outras crianças no mar na comunidade Prainha, em Guarujá, no litoral de São Paulo. Conforme apurado pelo g1, o corpo foi encontrado por mergulhadores nesta sexta-feira (28). Imagens mostram as buscas (veja acima).

✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.

De acordo com o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), a equipe foi acionada na tarde de quinta-feira (27) para atender a ocorrência e enviou uma lancha do subgrupamento náutico com cinco bombeiros mergulhadores.

No local, os profissionais foram informados que o menino estava brincando com outras crianças quando foi arrastado pela correnteza e desapareceu.

Os mergulhadores do GBMar realizaram buscas pelo local, mas não encontraram o garoto, e precisaram interromper os trabalhos, que só foram retomados na manhã desta sexta, quando o corpo da vítima foi encontrado às 10h.

Bombeiros mergulhadores realizaram buscas até encontrarem corpo do menino em Guarujá (SP)

GBMar

Comunidade

De acordo com o GBMar, o menino e as outras crianças que estavam brincando com ele moram na comunidade Prainha, que fica no distrito de Vicente de Carvalho, em frente ao canal de navegação do Porto de Santos.

Em dezembro do ano passado, uma menina de cinco anos também morreu enquanto brincava dentro da água na comunidade. Conforme registrado em Boletim de Ocorrência (BO), a irmã, de 22 anos, relatou que a criança brincava dentro da água quando pisou em um buraco e não retornou à superfície.

De acordo com o relato da irmã, as crianças gritaram por socorro e o primo da vítima conseguiu retirá-la do buraco. A menina foi levada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Vicente de Carvalho, mas não resistiu e morreu no local.

Menina de 5 anos morreu após cair em buraco e não retornar na comunidade Prainha, em Vicente de Carvalho

Felipe Ferreira

Procurada pelo g1, a Prefeitura de Guarujá não se manifestou até a publicação desta matéria.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2025/03/28/menino-de-12-anos-morre-afogado-apos-ser-arrastado-por-correnteza-no-litoral-de-sp-video.ghtml