Avatar
g1 (RSS Feed)
9cb53e080594d6e1eb4c0d84c93baa1964819b6b67c82a36180466d2a9a20efa
Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros. Vídeos dos telejornais da TV Globo e da GloboNews. https://g1.globo.com/

Vídeo mostra momento que segurança de banco atira em cliente durante discussão na BA; vítima morreu e suspeito foi preso

Testemunhas contaram para polícia que profissional teria reagido após ser agredido. Caso ocorreu dentro de agência em Dias D'Ávila, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Câmera de segurança registra discussão em agência bancária que terminou com cliente morto

Um vídeo mostra o momento que o segurança de uma agência bancária atira em um cliente, na cidade de Dias D'Ávila, na Região Metropolitana de Salvador. O caso aconteceu na quinta-feira (3), o suspeito foi preso e a vítima morreu.

Segundo a Polícia Civil, o segurança de 35 anos , que não teve a identidade revelada, atirou após uma discussão, que não teve a motivação detalhada. O cliente foi identificado como Sidnei de Souza Azevedo.

Testemunhas contaram para a polícia que a vítima discutia com o gerente da agência, localizada no Centro do município. Em seguida, o segurança interveio na situação e os dois começaram a brigar.

Ainda conforme relatos das testemunhas, em determinado momento, Sidnei de Souza Azevedo agrediu o profissional, que atirou contra ele. O momento foi flagrado por uma das câmeras da agência.

Vídeo mostra momento que segurança de banco atira em cliente durante discussão

Reprodução/Redes Sociais

O homem chegou a ser socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para uma unidade de saúde, mas não resistiu aos ferimentos. O corpo dele foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), para necropsia.

Conforme divulgou a Polícia Militar, o segurança foi levado para a delegacia da cidade, onde o caso foi registrado. Ele segue à disposição da Justiça.

LEIA MAIS:

Homem é preso suspeito de matar idoso durante tentativa de assalto na frente de clínica veterinária na Região Metropolitana de Salvador

Homem é preso suspeito de matar amigo a facadas no extremo sul da Bahia

Vizinho é preso suspeito de matar professor de boxe após briga por causa de estacionamento em Salvador

Vídeo mostra momento que segurança de banco atira em cliente durante discussão

Reprodução/Redes Sociais

Homem morre após ser baleado em agência bancária na Bahia

Reprodução/Redes Sociais

Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.

Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2025/04/04/video-mostra-momento-que-seguranca-de-banco-atira-em-cliente-durante-discussao-na-ba-vitima-morreu-e-suspeito-foi-preso.ghtml

O Assunto #1441: Tarifaço de Trump - a chance do Brasil

A taxa mínima sobre produtos importados será de 10%, que é o caso do Brasil. Alíquotas maiores para alguns países podem passar de 50%. Para o presidente dos Estados Unidos, o 2 de abril de 2025 entrou para a história como o "Dia da Libertação" — a revista britânica "The Economist" usou o termo "Dia da Ruína". Sob aplausos na Casa Branca, Donald Trump deu detalhes de um tarifaço ventilado desde a campanha eleitoral e anunciado a conta-gotas nos primeiros meses de mandato.

A taxa mínima sobre produtos importados será de 10%, com alíquotas maiores para alguns países que, segundo ele, cobram mais do que é produzido nos Estado Unidos. O Brasil se enquadrou na tarifa mínima, o que pode abrir oportunidades para o país, como explica Assis Moreira em conversa com Natuza Nery neste episódio.

Correspondente do jornal Valor em Genebra desde 2005, Assis analisa como as medidas de Trump afetam a União Europeia, a China e outros mercados. E detalha de que maneira o tarifaço inaugura uma nova ordem mundial no comércio entre países.

Depois, Natuza Nery conversa com o embaixador Mauricio Carvalho Lyrio, Secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Itamaraty e negociador do Brasil para G20 e BRICS. É ele quem fala quais são as dificuldades atuais para chegar a acordos com os EUA sob o governo de Donald Trump.

O que você precisa saber:

Trump anuncia tarifa de 10% para produtos importados do Brasil

'Não queremos uma guerra comercial': líderes mundiais reagem com cautela a tarifaço de Trump; veja repercussão

Tarifas recíprocas: veja a lista completa de taxas cobradas pelos EUA por país

Como as tarifas recíprocas de Trump foram calculadas? Entenda a fórmula divulgada pelos EUA

VALDO CRUZ: Diplomacia do Brasil considera que evitou o pior no tarifaço de Trump, mas pondera: 'Jogo está só no começo'

O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Amanda Polato, Sarah Resende, Gabriel de Campos, Luiz Felipe Silva e Thiago Kaczuroski. Apresentação: Natuza Nery.

https://g1.globo.com/podcast/o-assunto/noticia/2025/04/04/o-assunto-1441-tarifaco-de-trump-a-chance-do-brasil.ghtml

Por que Coreia do Sul decretou impeachment de presidente

Decisão da Corte Constitucional de suspender o mandato de Yoon Suk Yeol saiu nesta sexta-feira (4), pelo horário local. Ele estava afastado do cargo desde dezembro, acusado de insurreição, por decretar lei marcial. 3 de dezembro - O então presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, declarou lei marcial no país.

Kim Soo-Hyeon/Reuters

O presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, teve impeachment decretado pela Corte Constitucional nesta sexta-feira (4), pelo horário local - noite de quinta (3), no horário de Brasília. O motivo foi a lei marcial decretada por algumas horas em dezembro de 2024. (Saiba mais sobre a lei abaixo).

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp

Yoon foi indiciado por insurreição no fim de janeiro por promotores do país. Essa é uma das poucas acusações criminais das quais um presidente no país não tem imunidade. O crime é punível com prisão perpétua ou morto, embora ninguém tenha sido executado por esse crime em décadas.

Na sessão que declarou o fim do mandato do presidente, o presidente interino da Corte, Moon Hyung-bae, afirmou que Yoon violou seu dever como presidente ao tomar ações que ultrapassaram os poderes conferidos a ele pela Constituição. E que os efeitos de suas ações representaram um sério desafio à democracia.

“Yoon cometeu uma grave traição à confiança do povo, que são os membros soberanos da república democrática”, disse ele, acrescentando que, ao declarar a lei marcial, Yoon criou caos em todas as áreas da sociedade, da economia e da política externa.

A decisão pelo impeachment foi unânime entre os oito juízes.

Justiça da Coreia do Sul vota impeachment do presidente Yoon

Reuters

O ex-presidente chegou a ser preso em janeiro deste ano, mas deixou a prisão em março. Ainda em dezembro, o Congresso aprovou a abertura de um processo de impeachment contra Yoon.

Em uma audiência do Tribunal Constitucional em janeiro, Yoon e seus advogados argumentaram que ele nunca teve a intenção de impor totalmente a lei marcial, mas apenas pretendia que as medidas fossem um aviso para quebrar o impasse político.

LEI MARCIAL: entenda o que é medida e por que foi decretada na Coreia do Sul

EX-PROMOTOR, CONSERVADOR, NOVATO NA POLÍTICA: Quem é Yoon Suk Yeol, presidente da Coreia do Sul que declarou lei marcial no país

O que é lei marcial

Presidente da Coreia do Sul decreta lei marcial; entenda o termo

Decretada por apenas algumas horas em dezembro de 2024 na Coreia do Sul, a lei marcial é uma medida excepcional, que pode ser usada em momentos de graves crises ou guerras para garantir a ordem pública.

Sua aplicação prevê a imposição de leis militares, o fechamento do parlamento e a proibição de manifestações nas ruas. Os direitos da população ficam restritos e a imprensa é colocada sob tutela.

O decreto publicado pelo governo em dezembro de 2024 listava as seguintes medidas:

Todas as atividades políticas, incluindo as da Assembleia Nacional, conselhos locais, partidos políticos, associações políticas, manifestações e protestos, ficam proibidas;

Também ficam proibidos todos os atos que neguem ou tentem derrubar o sistema democrático liberal, bem como a disseminação de notícias falsas, manipulação da opinião pública e propaganda falsa;

Todos os meios de comunicação e publicações estarão sob controle do Comando da Lei Marcial;

Greves, paralisações e protestos que incitem o caos social estão proibidos;

Todo o pessoal médico, incluindo médicos em treinamento, que esteja em greve ou tenha deixado o setor médico deve retornar ao trabalho dentro de 48 horas e exercer suas funções de forma fiel. Aqueles que violarem esta regra serão punidos de acordo com a lei marcial;

Cidadãos comuns inocentes, com exceção de forças anti-Estado e outros elementos subversivos, estarão sujeitos a medidas para minimizar os transtornos em suas vidas diárias.

O que acontece agora?

Após a destituição de Yoon, o país deve ter novas eleições em 60 dias, de acordo com a constituição. O primeiro-ministro Han Duck-soo continuará a exercer a função de presidente interino até que o novo presidente seja empossado, segundo a agência de notícias Reuters.

Milhares de pessoas presentes em uma manifestação pedindo a destituição de Yoon — incluindo centenas que acamparam durante a noite — explodiram em gritos de comemoração ao ouvir a decisão, gritando "Vencemos!

De acordo com a Reuters, após o anúncio do impeachment, o presidente interino emitiu uma ordem de emergência para manter a segurança pública e afirmou que não haverá tolerância com qualquer forma de violência.

Um manifestante foi preso por quebrar a janela de um ônibus policial.

Yoon Suk Yeol

Presidência da Coreia do Sul/Yonhap via AP

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/04/04/entenda-coreia-do-sul-impeachment.ghtml

Jovem de 21 anos que morreu atropelado enquanto trabalhava estava no segundo dia de serviço: 'É uma dor que só quem perde é que sabe', diz pai

"/> Segundo o Samu, João Victor Barbosa Souto teve traumatismo cranioencefálico grave. A empresa que ele trabalhava disse que está prestando apoio à família. O atropelamento ocorreu em Montes Claros. João Victor Barbosa Souto tinha 21 anos

Arquivo pessoal

O jovem, de 21 anos, que morreu ao ser atropelado em Montes Claros por um trator enquanto trabalhava estava em seu segundo dia de serviço. Segundo o Samu, João Victor Barbosa Souto teve traumatismo cranioencefálico grave.

“A função dele era catar tocos, a máquina vinha passando e ele catava os tocos. Segundo um colega dele, ele não viu a máquina dando ré e acabou passando por cima dele. O condutor também não tem como ver, ele não tem culpa de nada, disseram que ele está em choque, está internado, ele pode ficar tranquilo que ninguém vai culpar ele de nada”, disse o pai do rapaz, o funcionário público Sidney Peres Souto.

“É uma dor que só quem perde é que sabe, é o filho que tinha que enterrar o pai e não o pai enterrar o filho. Era meu parceiro de tudo, vai deixar saudades, meu filho”, lamentou.

Sidney falou ainda que estava na zona rural quando o atropelamento ocorreu. Representantes da empresa foram à casa dele e contaram sobre o que havia ocorrido para sua esposa. Eles estão dando suporte à família (leia a nota abaixo).

“Meu filho estava feliz, chegou lá em casa no primeiro dia de serviço e falou: pai, meu serviço é de boa, é catar tocos, vou ficar na empresa muito tempo e vou ajudar o senhor. Aí acontece um trem desse, com dois dias de serviço, ele morre”, lamentou.

O pai contou ainda que, além do sofrimento causado pela perda do filho, a família precisa lidar com os boatos compartilhados em redes sociais de que João foi atropelado porque estava no telefone quando foi atropelado.

“Ele nem tinha celular, usava o da mãe, [..] fico indignado com a maldade das pessoas.”

João Victor e o pai

Arquivo pessoal

Segunda perda

Essa não é a primeira vez que a família vive uma fatalidade, como relatou a irmã de João.

“Perdi meu outro irmão em 2011, ele tinha 13 anos e morreu de bala perdida na esquina da minha casa, depois disso foi uma luta constante, entrei em depressão, muito difícil. Demorei muito tempo para sair da depressão e agora perdi meu outro irmão, a gente era muito apegado, vou ter que ser forte para ajudar meu pai e minha mãe, eles precisam de mim, e eu tenho um filho”, falou Bruna Estefany Barbosa Souto.

Para a irmã, João será sempre lembrado por sua capacidade de levar alegria para todas as pessoas que conhecia.

“Ele era um menino muito brincalhão, alegre, fazia amizade com todo mundo, tanto que quando liberaram o corpo, os amigos dele estavam todos aqui, fizeram uma roda e contaram suas histórias com ele, fazendo todo mundo sorrir.”

O que diz a empresa

Por meio de nota, a empresa onde João Victor trabalhava informou que ele era contratado na modalidade CL, ou seja, tinha a carteira assinada. Além disso, destacou que ele passou por treinamentos sobre as normas de segurança e usava os equipamentos necessários quando foi atropelado.

Por fim, a empresa ressaltou que está prestando suporte à família e para o motorista do trator, que precisou de atendimento médico após o ocorrido.

Sobre o atropelamento

Um jovem, de 21 anos, morreu após ser atropelado por um trator nessa quarta-feira (02), na Vila Camilo Prates, em Montes Claros.

Segundo informações da Polícia Militar, o rapaz era funcionário de uma empresa que atuava em obra em um loteamento. Uma engenheira relatou aos militares que os funcionários estavam trabalhando quando o condutor do trator realizava operação de marcha ré e não viu que a vítima estava do lado esquerdo do veículo.

O Samu informou que uma equipe esteve no local e constatou a morte da vítima que sofreu um traumatismo cranioencefálico grave.

Jovem morre atropelado por trator em Montes Claros

📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp

Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG

Veja outras notícias da região em g1 Grande Minas.

https://g1.globo.com/mg/grande-minas/noticia/2025/04/03/jovem-de-21-anos-que-morreu-atropelado-enquanto-trabalhava-estava-no-segundo-dia-de-servico-e-uma-dor-que-so-quem-perde-e-que-sabe-diz-pai.ghtml

STF retoma daqui a pouco julgamento sobre violência policial em operações no Rio

Relator Edson Fachin apresentou voto em que propõe medidas como uso de câmeras em fardas e viaturas e restrição de helicópteros em operações policiais. STF retoma daqui a pouco julgamento sobre violência policial em operações no Rio Relator Edson Fachin apresentou voto em que propõe medidas como uso de câmeras em fardas e viaturas e restrição de helicópteros em operações policiais. STF retoma nesta quinta (3), o julgamento da chamada 'ADPF das Favelas'; . A ação questiona a violência policial nas operações em comunidades do Rio de Janeiro;. Em fevereiro, relator Edson Fachin apresentou voto em que propõe medidas como uso de câmeras em fardas;. Ministros dizem ter construído um consenso em torno de pontos centrais do julgamento. Leia no blog da Camila Bomfim;. 🎧 O ASSUNTO: Natuza Nery ouve Daniel Sarmento, um dos autores da ação em julgamento no STF; OUÇA.

https://g1.globo.com/politica/ao-vivo/stf-julgamento-violencia-policial-rio.ghtml

Tremor de terra de magnitude 4.3 é registrado no sudeste do Pará

Fenômeno foi registrado na madrugada desta quinta-feira (3). Moradores relataram que não sentiram o tremor, considerado moderado na escala Richter. Tremor de terra é registrado em Parauapebas

Um tremor de terra de magnitude 4.3 na escala Richter ocorreu próximo a Parauapebas, no sudeste do Pará, na madrugada desta quinta-feira (3).

O abalo sísmico, de magnitude moderada, foi registrado pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e analisado pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) e pelo Observatório Nacional (ON).

Segundo as instituições, o sismo ocorreu às 04h02, no horário de Brasília, e poderia ter sido sentido pela população local. Mas moradores da cidade relataram que não sentiram o fenômeno.

De acordo com o catálogo do Centro de Sismologia da USP, este foi o maior evento registrado próximo a Parauapebas desde 1900, ano em que se iniciou a observação da área.

Imagem mostra onde ocorreu o tremor desta quinta-feira (3) em Parauapebas, no Pará.

Rede Sismográfica Brasileira (RSBR)

A RDBR informou que este foi o quarto tremor de terra registrado no Pará neste ano. Os outros ocorreram nas seguintes datas:

9 de janeiro: o primeiro do ano ocorreu também em Parauapebas e teve magnitude 2.8 MLv (medida que é uma variação da escala Richter para pequenos tremores);

17 de janeiro: o segundo foi registrado em Novo Repartimento, também no sudeste do Pará, com magnitude 2.3 mR

e 28 de janeiro: o terceiro evento ocorreu em Tucuruí, também no sudeste do estado, e teve magnitude 2.9 mR.

Visão aérea de Parauapebas.

Maycon Nunes / Ag. Pará

VÍDEOS com as principais notícias do Pará

Confira outras notícias do estado no g1 Pará.

https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2025/04/03/tremor-de-terra-de-magnitude-43-e-registrado-em-parauapebas-no-para.ghtml

Profissionais da educação de São Vicente, SP, entram em greve

Trabalhadores da categoria se concentraram em frente ao Paço Municipal de São Vicente (SP) durante a manhã e seguirão para a Câmara Municipal durante a tarde. Eles reivindicam aumento salarial e outros reajustes. Trabalhadores da rede municipal de ensino de São Vicente (SP) entraram em greve

Sintramem/Divulgação

Trabalhadores da rede municipal de ensino de São Vicente, no litoral de São Paulo, entraram em greve por tempo indeterminado na manhã desta quinta-feira (3). Eles reivindicam aumento salarial e outras melhorias, como aumento no auxílio-alimentação. A prefeitura justificou, em nota, que não consegue atender à demanda da categoria pois vem recebendo menos recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.

Aderiram à paralisação cerca de 500 profissionais que trabalham em creches municipais, unidades de Ensino Fundamental 1 e 2, incluindo professores, monitores de transporte escolar, auxiliares de creche, merendeiras, inspetores de alunos, equipes de gestão escolar e supervisores.

A concentração começou em frente ao Paço Municipal, às 8h, mas deve continuar em frente à Câmara Municipal a partir das 13h.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores no Magistério e na Educação Municipal (Sintramem), a categoria negociou com a prefeitura para obter correção inflacionária de 4,82%, plano de recuperação salarial de 13,07% referente aos anos de 2021 a 2023, aumento da cesta básica de R$ 400 para R$ 805,84 e no auxílio-alimentação de R$ 250 para R$ 700.

A prefeitura, no entanto, apresentou a proposta de reenquadramento salarial de 3,5% e aumento no auxílio-alimentação em R$ 100 partir de junho. Diante disso, a categoria rejeitou a proposta em assembleia e se manifestou a favor da paralisação.

Prefeitura

Paralisação em São Vicente (SP) acontece nesta quinta-feira (3)

Sintramem/Divulgação

A prefeitura disse, em nota enviada ao g1, ter obtido uma decisão judicial para 70% dos servidores continuarem trabalhando durante a paralisação, mas o sindicato informou não ter sido notificado.

Embora a categoria aponte que outros servidores públicos do município são mais valorizados, a prefeitura alega que vem recebendo menos recursos do Fundeb e, por isso, não consegue fazer um reajuste maior.

Segundo a administração municipal, os repasses das verbas do Fundeb vêm dos governos federal e estadual. Em 2025, a projeção do governo federal para o Fundeb de São Vicente é de redução de -6,0% em relação ao ano anterior, uma perda de mais de R$ 8 milhões para a Educação Municipal.

O reajuste de 3,5% proposto à categoria totaliza um impacto de R$ 10 milhões no orçamento da cidade, "demonstrando o compromisso e o esforço da Administração Municipal para valorizar os profissionais da educação, mesmo em um contexto de queda dos recursos", segundo a prefeitura.

Ainda segundo o município, a administração efetuou vários aumentos para os professores desde 2021, que juntos somam uma valorização de mais de 45% da remuneração bruta média da rede. "Esse percentual total configura um crescimento muito superior à inflação do período", acrescentou.

Desconto no salário

Segundo o município, a Secretaria de Educação enviou às escolas um comunicado para que obter acesso à relação dos servidores que se ausentaram para participar de greve. Essas pessoas, de acordo com a prefeitura, terão os dias de paralisação descontados no salário.

"Esta medida é obrigação legal da Prefeitura conforme determinado pelo Supremo Tribunal Federal no Tema de Repercussão Geral nº 531, que estabelece como dever e obrigação da Administração Pública de realizar o desconto dos dias de paralisação nos salários dos servidores", disse.

Relembre outra greve

Servidores municipais de Praia Grande continuam em greve

No mês passado, servidores públicos municipais de Praia Grande (SP) entraram em greve para reivindicar melhores condições de trabalho. No dia 25, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Municipais da Estância Balneária de Praia Grande e da prefeitura participaram de uma audiência de conciliação virtual, onde a Justiça determinou a suspensão da greve por 20 dias após o entendimento das partes.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2025/04/03/profissionais-da-educacao-de-sao-vicente-sp-entram-em-greve.ghtml

Integração no Bairro: 2ª edição será na Praça do Santuário, no 'coração' de Divinópolis; participe

Exibição especial vai levar o telejornal a 10 locais diferentes de Divinópolis até o dia 6 de junho, sempre às sextas-feiras. Veja a programação. Integração na Praça do Santuário

Na sexta-feira (4), a Praça do Santuário, em Divinópolis, será transformado em um grande estúdio a céu aberto na segunda edição do Integração no Bairro. A partir das 11h45, a TV Integração transmite o MG1 ao vivo diretamente da praça, com informação e emoção diretamente do coração da cidade.

A apresentadora Ana Tereza Arruda estará novamente ao lado do público, trazendo a energia das ruas diretamente para a telinha. A programação na praça começa às 10h, com serviços oferecidos gratuitamente (veja mais abaixo).

A exibição especial faz parte do projeto "Integração no Bairro", que tem o objetivo de aproximar ainda mais o jornalismo da emissora dos telespectadores. A iniciativa vai levar o MG1 a 10 locais diferentes da cidade, sempre às sextas-feiras, até o dia 6 de junho.

🔔Receba no WhatsApp as notícias do Centro-Oeste de MG

Praça do Santuário

Praça do Santuário em Divinópolis será palco da segunda edição do "Integração no Bairro"

TV Integração/Reprodução

Projetada pelo arquiteto Aristides Salgado dos Santos, a praça foi inaugurada em 1968 e, desde então, se tornou um símbolo de convivência em Divinópolis. Em 2020, foi tombada como patrimônio histórico, garantindo a preservação do seu conjunto paisagístico.

Ponto de encontro entre moradores, o espaço é cercado por trailers de comida, comércio e pela movimentação de quem passa por ali diariamente para relaxar, encontrar amigos ou sair da missa no Santuário de Santo Antônio. A revitalização recente trouxe ainda uma base da Polícia Militar (PM), o que reforçou a segurança para os frequentadores.

"A gente sabe que a cidade é um organismo dinâmico, composto por diferentes bairros, culturas e realidades. Para dar conta de tantos universos, decidimos levar a ancoragem, que é o coração dos nossos jornais, para as ruas! Durante dez semanas, estaremos em um bairro diferente, vivendo de perto o dia a dia da nossa audiência", destacou Daniela Abreu, diretora de jornalismo da TV Integração.

Praça do Santuário em Divinópolis será palco da segunda edição do "Integração no Bairro"

TV Integração/Reprodução

Espaço para todos

O cenário da Praça do Santuário é aquele típico das cidades mineiras. Basta uma passada por lá e o que se vê, são crianças brincando com amigos, acompanhada dos pais, trabalhadores descansando nos bancos, casais se encontrando ao entardecer e fiéis passando após a missa no Santuário de Santo Antônio.

O entorno também é movimentado e gera empregos e renda com trailers de comida e estabelecimentos comerciais, tornando o local um ponto de convivência e lazer.

A segunda edição do Integração no Bairro promete reforçar o valor histórico e afetivo desse espaço, que é parte essencial da identidade de Divinópolis.

Praça do Santuário em Divinópolis será palco da segunda edição do "Integração no Bairro"

Reprodução/Tv Integração

O Integração no Bairro

A proposta do projeto Integração no Bairro é valorizar os espaços públicos e promover encontros entre os moradores, destacando a história, a cultura e as belezas de cada ponto escolhido.

Em todas as edições, a população terá a chance de interagir com a equipe de jornalismo, sugerir pautas, relatar problemas e conhecer os profissionais da TV.

O projeto seguirá ao longo das próximas sextas-feiras, sempre com transmissões ao vivo do MG1 em locais diferentes de Divinópolis. A cada semana, a emissora anunciará com antecedência os pontos escolhidos.

LEIA MAIS: Como foi o MG1 ao vivo no Nossa Senhora das Graças, em Divinópolis

Projeto Integração no Bairro chega à segunda edição nesta sexta-feira (4) na Praça do Santuário em Divinópolis

Reprodução/Tv Integração

Serviços oferecidos

Massoterapia e massagem

Aulão de Cross Training

Vacinação

CTA Itinerante

Cadastro Único itinerante

Procon na Comunidade

Aferição de pressão, peso e cálculo de IMC

Odontologia

Medicina Veterinária

Enfermagem

Agência Móvel da Copasa

Integração no Bairro - Praça do Santuário

📍Endereço: Praça do Santuário, Rua São Paulo, 277 – Centro

🕙 Quando: sexta-feira (4), a partir das 10h

📺 Transmissão ao vivo no MG1 às 11h45

A TV Integração convida toda população para participar e acompanhar de perto a iniciativa.

Siga o g1 Centro-Oeste MG no Instagram, Facebook e X

VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas

https://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/2025/04/03/integracao-no-bairro-2a-edicao-sera-na-praca-do-santuario-no-coracao-de-divinopolis-participe.ghtml

Integração no Bairro: próxima edição do MG1 de Uberaba será no Beija-Flor II

"/> A próxima edição do Integração no Bairro será atrás do Terminal Beija-Flor (Sudoeste Vetor/BRT), no espaço onde acontece a feira às quintas-feiras. A apresentadora Tatiane Ferreira estará no local a partir das 9h com parceiros da TV Integração que prestarão serviços para a população. Primeira edição da temporada 2025 do Integração no Bairro foi na Praça Nossa Senhora da Abadia

TV Integração/Divulgação

Mais uma edição do Integração no Bairro acontece na sexta-feira (4) em Uberaba. Dessa vez, o MG1 será vivo, a partir das 11h45, na região Sudoeste da cidade, atrás do Terminal Beija-Flor (Sudoeste Vetor/BRT), no espaço onde acontece a feira do Bairro Beija-Flor II às quintas-feiras.

A apresentadora Tatiane Ferreira e a equipe de produção estarão no local a partir das 9h para ouvir as demandas da população e sugestões de pauta para os telejornais, além de tirar fotos com telespectadores. O Integração no Bairro também trará serviços para os moradores.

🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região

O projeto da TV Integração segue por mais oito semanas seguidas. Às sextas-feiras, o MG1 será ancorado ao vivo em diferentes lugares de Uberaba, contando a história do local e se aproximando da população que passa diariamente por esses pontos.

"A gente sabe que a cidade é um organismo dinâmico, composto por diferentes bairros, culturas e realidades e para dar conta de tantos universos decidimos levar a ancoragem, que é o coração dos nossos jornais, às ruas! Toda sexta, durante dez semanas, estaremos em um bairro diferente.", disse a diretora de jornalismo da TV Integração, Daniela Abreu.

A praça fica no Bairro Nossa Senhora da Abadia, um dos mais antigos de Uberaba. Veja abaixo os serviços que estarão à disposição da população:

O espaço fica no Bairro Beija-Flor II, na Avenida Juca Pato, atrás do terminal de ônibus. Veja quem são os paceiros da TV Integração que estarão no local prestando serviços:

Aquamóvel da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau);

Prefeitura de Uberaba;

Universidade de Uberaba (Uniube);

Guarda Municipal (unidade móvel).

LEIA TAMBÉM

Integração no Bairro: confira os destaques do MG1 que foi direto do Terminal Central

Integração na Universidade: faculdade de Uberlândia que oferece serviços odontológicos por valor social é destaque no MG2

Integração na Universidade: MG2 mostra programa da Uniube que reconstrói sorrisos gratuitamente

Próximo 'Integração no Bairro' é na próxima sexta-feira em Uberaba

📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

a

https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2025/04/03/integracao-no-bairro-proxima-edicao-do-mg1-de-uberaba-sera-no-beija-flor-ii.ghtml

Integração no Bairro: MG1 de Uberlândia será ao vivo do Parque Municipal Luizote de Freitas e terá serviços para a população

"/> O Bairro Luizote de Freitas será palco da próxima edição do Integração no Bairro, na próxima sexta-feira (4). A apresentadora Vanessa Carlos estará desde às 9h no local para conversar com a população; parceiros da TV Integração prestarão serviços para os moradores. Parque Municipal Luizote de Freitas em Uberlândia

Prefeitura de Uberlândia/Divulgação

O próximo palco do Integração no Bairro de Uberlândia será o Parque Municipal Luizote de Freitas. A população poderá participar ao vivo do MG1 a partir das 11h45, junto com a apresentadora Vanessa Carlos e a equipe de produção do jornalismo da TV Integração.

Antes do telejornal, a apresentadora e a equipe estarão no local desde às 9h para ouvir as demandas da população, sugestões de pautas e tirar fotos com os telespectadores. Além disso, o Integração no Bairro levará serviços para os moradores.

🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região

O projeto da TV Integração segue por mais oito semanas seguidas. Às sextas-feiras, o MG1 será ancorado ao vivo em diferentes lugares de Uberaba, contando a história do local e se aproximando da população que passa diariamente por esses pontos.

"A gente sabe que a cidade é um organismo dinâmico, composto por diferentes bairros, culturas e realidades e para dar conta de tantos universos decidimos levar a ancoragem, que é o coração dos nossos jornais, às ruas! Toda sexta, durante dez semanas, estaremos em um bairro diferente", disse a diretora de jornalismo da TV Integração, Daniela Abreu.

Para participar da ação, a população pode acessar o parque pela Avenida Genarino Cazabona, ao lado do Poliesportivo Luizote de Freitas. Confira abaixo quais serviços estarão à disposição:

Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae): atividades de educação ambiental com a equipe do Programa Escola Água Cidadã (PEAC), com objetivo de reforçar a importância da separação correta dos resíduos, o consumo consciente da água e a preservação dos mananciais;

Procon Móvel: das 12h às 17h, em frente ao poliesportivo. A população poderá obter informações sobre os direitos do consumidor, registrar reclamações e denúncias. O serviço é gratuito e não é necessário fazer agendamento.

Vanessa Carlos apresenta MG1 de Uberlândia

Lucas Reis/TV Integração

Bairro Luizote de Freitas

O bairro comemora os 45 anos de inauguração no mesmo dia do aniversário de Uberlândia, no dia 31 de agosto. O Luizote de Freitas foi o primeiro "conjunto habitacional" da cidade – como era conhecido na década de 1980 – e foi idealizado por Virgílio Galassei durante a segunda campanha para prefeito dele, em 1976.

Antes de se tornar um bairro, o local foi uma fazenda que pertencia ao empreendedor Luizote de Freitas. A inauguração foi em 1980 e contou com a presença do então presidente da república João Figueiredo e então governador de Minas Gerais Francelino Pereira.

O local conta com 15.796 habitantes — segundo dados do Censo IBEGE de 2022– e é um dos principais bairros da Zona Oeste da cidade.

LEIA TAMBÉM

Integração no Bairro: confira os destaques do MG1 que foi direto do Terminal Central

Integração na Universidade: MG2 apresenta projeto da UFU que ajuda mulheres a empreender através da costura

Integração na Universidade: MG2 mostra programa da Uniube que reconstrói sorrisos gratuitamente

Primeira edição do Integração no Bairro de Uberlândia foi no Terminal Central

Integração no Bairro: MG1 foi ao vivo direto do Terminal Central

📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2025/04/03/integracao-no-bairro-mg1-de-uberlandia-sera-ao-vivo-do-parque-municipal-luizote-de-freitas-e-tera-servicos-para-a-populacao.ghtml

Assista aos telejornais da TV Gazeta de Alagoas

Assista aos telejornais da TV Gazeta de Alagoas

https://g1.globo.com/al/alagoas/ao-vivo/assista-aos-telejornais-da-tv-gazeta-de-alagoas.ghtml

Justiça acata solicitação do MPPE e afasta delegado suspeito de homicídio no Sertão de PE

Delegado foi proibido pela Justiça de manter contato com qualquer testemunha indicada na denúncia. A 1ª Vara da Comarca de São José do Egito , Sertão de Pernambuco, determinou, após denúncia do Ministério Público do Estado, o afastamento de um delegado da Polícia Civil suspeito de ter assassinado a tiros um homem, no dia 16 de julho de 2022, durante uma vaquejada na zona rural do município.

✅ Receba as notícias do g1 Caruaru e região no seu WhatsApp

Na solicitação, divulgada pelo Ministério Público na última terça-feira (1º), o MPPE considerou que “o afastamento é medida necessária para garantir a regular apuração dos fatos, sem interferências indevidas do acusado”, diz o texto da manifestação. O nome do delegado não foi divulgado.

O suspeito, foi proibido pela Justiça de manter contato com qualquer testemunha indicada na denúncia, devendo ainda guardar distância de 200 metros destas pessoas, a fim de resguardar a instrução criminal, haja vista o temor da população local, em especial das testemunhas do homicídio.

Ainda segundo o MPPE, a audiência de instrução e julgamento estão agendados para 11 de junho de 2025.

https://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/noticia/2025/04/03/justica-acata-solicitacao-do-mppe-e-afasta-delegado-suspeito-de-homicidio-no-sertao-de-pe.ghtml

Rolê no Alto Tietê: shows de Ana Castela, Zé Neto & Cristiano, Bruno e Marrone e Samuel Rosa agitam o fim de semana

Programação da região conta com exposições, eventos e shows. Atrações são gratuitas e pagas para todas as idades. Ana Castela, Zé Neto & Cristiano, Bruno e Marrone e Samuel Rosa se apresentam em Suzano

Reprodução/ Rede social

Com a agenda cultural cheia, o Alto Tietê tem esta semana shows em comemoração ao aniversário de Suzano com grandes nomes da música brasileira, como Ana Castela, Zé Neto & Cristiano, Bruno e Marrone e Samuel Rosa.

A programação cultural também conta com espetáculos teatrais, exposições, eventos e diversos shows. A agenda conta com atrações gratuitas e pagas para todas as idades.

✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp

Confira a programação completa do final de semana:

🎭 Espetáculos

🎉 Eventos

🎨 Exposições

🎤 Shows

🎭 Espetáculos

Uma cega visionária

Humorista se apresenta em Mogi das Cruzes

Reprodução/ Rede social

❓ O que: humorista apresenta o stand up 'Ruim de se ver, mas bom de ouvir'

📆 Data: quinta-feira (3)

⌚ Horário: 21h

📍 Local: Haha House

🚩 Endereço: rua Doutor Ricardo Vilela, 1416, Mogi das Cruzes

💲 Quanto: a partir de R$ 45

🎟️ Ingressos: Clique aqui para comprar

Felipe Ferreira

Humorista se apresenta em Mogi das Cruzes

Reprodução/ Rede social

❓ O que: humorista apresenta o stand up 'Desfazendo Idéias'

📆 Data: sexta-feira (4)

⌚ Horário: 21h

📍 Local: Haha House

🚩 Endereço: rua Doutor Ricardo Vilela, 1416, Mogi das Cruzes

💲 Quanto: a partir de R$ 45

🎟️ Ingressos: Clique aqui para comprar

Serei Sereia?

Espetáculo acontece em Suzano

Divulgação/ Prefeitura de Suzano

❓ O que: após o espetáculo, a Cia. Trucks faz um bate-papo com o público

📆 Data: sexta-feira (4)

⌚ Horário: 20h

📍 Local: Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi Anfiteatro “Orlando Digenova”

🚩 Endereço: rua Benjamin Constant, 682, Centro, Suzano

💲 Quanto: gratuito

Temos vagas

Espetáculo acontece em Mogi das Cruzes

Divulgação/ Edson Prudêncio

❓ O que: um antigo circo anuncia: “TEMOS VAGAS”. Dois palhaços disputam essa vaga, que ainda não se sabe para qual função será

📆 Data: sábado (5)

⌚ Horário: 16h

📍 Local: Sesc Mogi das Cruzes

🚩 Endereço: rua Rogerio Tacola, 118, Socorro, Mogi das Cruzes

💲 Quanto: gratuito

Hatori, Mosk e Coxinha

Humoristas se apresentam em Mogi das Cruzes

Reprodução/ Rede social

❓ O que: humoristas apresentam o stand up 'Comédia de três estados'

📆 Data: sábado (5)

⌚ Horário: 21h

📍 Local: Haha House

🚩 Endereço: rua Doutor Ricardo Vilela, 1416, Mogi das Cruzes

💲 Quanto: a partir de R$ 45

🎟️ Ingressos: Clique aqui para comprar

Niny Magalhães e Felipe Kot

Humoristas se apresentam em Mogi das Cruzes

Reprodução/ Redes Sociais

❓ O que: humoristas apresentam espetáculo de stand up

📆 Data: domingo (6)

⌚ Horário: 21h

📍 Local: Haha House

🚩 Endereço: rua Doutor Ricardo Vilela, 1416, Mogi das Cruzes

💲 Quanto: a partir de R$ 50

🎟️ Ingressos: Clique aqui para comprar

🎉 Eventos

Histórias Escolhidas: Mediação de Leitura

Mediação de histórias acontece em Mogi das Cruzes

Divulgação/ Izabel Cristina

❓ O que: em um ambiente lúdico e colorido, a Cia. Terezinha convida o público a desfrutar de uma sessão de mediação de leitura, experimentando diferentes formas de prazer literário

📆 Data: sábado (5) e domingo (6)

⌚ Horário: 10h

📍 Local: Sesc Mogi das Cruzes

🚩 Endereço: rua Rogerio Tacola, 118, Socorro, Mogi das Cruzes

💲 Quanto: gratuito

Akimatsuri

❓ O que: o evento celebra a cultura japonesa no Brasil com tradições, gastronomia e arte

📆 Data: sábado (5) e domingo (6)

⌚ Horário: sábado das 10h às 22h e domingo das 10h às 21h

📍 Local: Centro Esportivo Bunkyo

🚩 Endereço: avenida Japão, 5919, Porteira Preta, Mogi das Cruzes

💲 Quanto: a partir de R$ 15

🎟️ Ingressos: Clique aqui para comprar

Lançamento do livro 'Reflexões do Isolamento'

❓ O que: o livro mostra mais de 50 fotografias de empresários durante o período da pandemia

📆 Data: quinta-feira (3)

⌚ Horário: 19h

📍 Local: Livraria da Travessa, Shopping Iguatemi

🚩 Endereço: avenida Brigadeiro Faria Lima, 2232, Jardim Paulistano, São Paulo

Bancada Literária

❓ O que: no evento, você pode levar seus livros para troca e conhecer novas leituras

📆 Data: sexta-feira (4)

⌚ Horário: 10h às 12h

📍 Local: Estação Itaquaquecetuba

💲 Quanto: gratuito

14º Festival Dezindie - Pré-Evento

❓ O que: atividade promove encontros entre artistas, coletivos e entusiastas da cultura independente

📆 Data: sábado (5)

⌚ Horário: a partir das 17h

📍 Local: Centro Cultural

🚩 Endereço: Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360, Centro, Mogi das Cruzes

💲 Quanto: gratuito

Terreiro do Riso

❓ O que: o evento conta com oficinas e apresentações de dança

📆 Data: sábado (5)

⌚ Horário: 9h às 17h

📍 Local: CEU Gardênia Azul

🚩 Endereço: rua Teruo Nishikawa, 512-712, Jardim Gardênia Azul, Suzano

💲 Quanto: gratuito

🎟️ Ingressos: Clique aqui para se inscrever

O Mito da Criação

❓ O que: o curta-metragem reflete o momento do parto e as questões da maternidade

📆 Data: domingo (6)

⌚ Horário: 16h

📍 Local: Cineteatro Wilma Bentivegna

🚩 Endereço: rua Paraná, 70, Jardim Paulista, Suzano

💲 Quanto: gratuito

🎟️ Ingressos: Clique aqui para reservar

Festival Cultural Casarão da Memória

❓ O que: o evento conta com gastronomia afetiva, teatro infantil, feira de artesanato com tema “Suzano e Páscoa” e almoço do Café Ferrovia, além de oficinas de bordado em papel, decoração em biscoitos de Páscoa, pintura em tecido e música ao vivo com “Chiquinho e Teresa”

📆 Data: sábado (5)

⌚ Horário: das 11h às 20h

📍 Local: Casarão da Memória Antônio Marques Figueira

🚩 Endereço: rua Campos Salles, 543, Centro, Suzano

💲 Quanto: gratuito

🎨 Exposições

Kawaii: Arte da Fofura

Exposição acontece em Mogi das Cruzes

Reprodução/ Rede Social

❓ O que: a estética ganha espaço na exposição através da artista Nathalia Ichioka

📆 Data: até 25 de maio

📍 Local: Museu Taro Konno, Parque Centenário, Mogi das Cruzes

💲 Quanto: gratuito

Favela é Giro

Exposição acontece em Ferraz de Vasconcelos

Secom/ Jonathan Andrade

❓ O que: a exposição celebra as favelas brasileiras, revelando suas complexidades, belezas e desafios

📆 Data: até 10 de abril

⌚ Horário: 9h às 16h

📍 Local: Centro Cultural Castelo Zenker

🚩 Endereço: rua do Castelo, 25, Jardim do Castelo, Ferraz de Vasconcelos

💲 Quanto: gratuito

Carolina: Cores e Colagens

❓ O que: exposição homenageia a escritora Carolina Maria de Jesus

📆 Data: até 10 de maio

⌚ Horário: terça a sexta das 9h às 17h/ sábados das 9h às 13h

📍 Local: Pinacoteca Municipal

🚩 Endereço: rua Coronel Souza Franco, 993, Centro, Mogi das Cruzes

💲 Quanto: gratuito

🎤 Shows

Desplugados

Banda se apresenta em Mogi das Cruzes

Reprodução/ Rede social

❓ O que: banda apresenta show de pop e hard rock

📆 Data: quinta-feira (3)

⌚ Horário: 20h

📍 Local: Esquina Joaquina

🚩 Endereço: rua Sebastião Colla, 28, Jardim Rodeio, Mogi das Cruzes

🎟️ Ingressos: reservas através do whatsapp (11) 96403-2938

Milena Castro

❓ O que: o encontro alto astral e dançante, destaca clássicos do samba interpretados por grandes mulheres

📆 Data: quinta-feira (3)

⌚ Horário: 20h

📍 Local: Sesc Mogi das Cruzes

🚩 Endereço: rua Rogerio Tacola, 118, Socorro, Mogi das Cruzes

💲 Quanto: gratuito

Zé Neto & Cristiano

Zé Neto e Cristiano se apresentam em Suzano

Divulgação

❓ O que: dupla sertaneja se apresenta no Suzano Music Festival

📆 Data: quinta-feira (3)

⌚ Horário: 18h

📍 Local: Parque Municipal Max Feffer

🚩 Endereço: avenida Senador Roberto Simonsen, 90, Jardim Imperador, Suzano

💲 Quanto: a partir de R$ 90

🎟️ Ingressos: Clique aqui para comprar

Ana Castela

Ana Castela se apresenta em Suzano

Ricardo Nasi/g1

❓ O que: a boiadeira se apresenta no Suzano Music Festival

📆 Data: sexta-feira (4)

⌚ Horário: 18h

📍 Local: Parque Municipal Max Feffer

🚩 Endereço: avenida Senador Roberto Simonsen, 90, Jardim Imperador, Suzano

💲 Quanto: a partir de R$ 90

🎟️ Ingressos: Clique aqui para comprar

Dan Braga e Banda Riffer

❓ O que: artistas apresentam shows separados para animar a noite

📆 Data: sexta-feira (4)

⌚ Horário: 19h30

📍 Local: Esquina Joaquina

🚩 Endereço: rua Sebastião Colla, 28, Jardim Rodeio, Mogi das Cruzes

🎟️ Ingressos: reservas através do whatsapp (11) 96403-2938

Bordernight

❓ O que: a noite conta com shows de Padovani's Death, Viki Eight e Cecília Já Não É + A Mesma

📆 Data: sábado (5)

⌚ Horário: 23h

📍 Local: Subosso

🚩 Endereço: rua Sebastião Domingues, 60, Parque Monte Líbano, Mogi das Cruzes

💲 Quanto: a partir de R$ 15

Projeto One Love

Grupo se apresenta em Mogi das Cruzes

Reprodução/ Rede social

❓ O que: grupo apresenta um especial Bob Marley

📆 Data: sábado (5)

⌚ Horário: 20h

📍 Local: Quintal Secreto

🚩 Endereço: avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, 164, Mogi das Cruzes

💲 Quanto: R$ 10 até às 21h, após R$ 20

Bruno & Marrone

Bruno e Marrone se apresentam em Suzano

Júlio César Costa/g1

❓ O que: dupla sertaneja se apresenta no Suzano Music Festival

📆 Data: sábado (5)

⌚ Horário: 18h

📍 Local: Parque Municipal Max Feffer

🚩 Endereço: avenida Senador Roberto Simonsen, 90, Jardim Imperador, Suzano

💲 Quanto: a partir de R$ 90

🎟️ Ingressos: Clique aqui para comprar

Grupo Coisa da Gente

❓ O que: o grupo apresenta uma roda de samba raíz, junto de Ary Corredera e Delei Martins

📆 Data: sábado (5)

⌚ Horário: 18h

📍 Local: Bar do Negão

🚩 Endereço: rua Santa Isabel, 60, Vila Natal, Mogi das Cruzes

Acusticados e Monny & Os Marianos

Grupo se apresenta em Mogi das Cruzes

Reprodução/Redes Sociais

❓ O que: artistas apresentam shows separados para animar a noite

📆 Data: sábado (5)

⌚ Horário: 19h30

📍 Local: Esquina Joaquina

🚩 Endereço: rua Sebastião Colla, 28, Jardim Rodeio, Mogi das Cruzes

🎟️ Ingressos: reservas através do whatsapp (11) 96403-2938

Sollano

Artista se apresenta em Mogi das Cruzes

Reprodução/ Rede social

❓ O que: evento conta com feijoada e show do cantor Sollano

📆 Data: sábado (5)

⌚ Horário: 12h

📍 Local: Fenix Bar

🚩 Endereço: rua Doutor Corrêa, 391A, Centro, Mogi das Cruzes

💲 Quanto: todos VIP até 17h, após homem R$ 20

W-Rox

Banda se apresenta em Suzano

Reprodução/ Rede social

❓ O que: banda apresenta show de rock

📆 Data: sábado (5)

⌚ Horário: 22h

📍 Local: La Calavera Pub

🚩 Endereço: rua Nove de Julho, 731, Jardim Santa Helena, Suzano

Samuel Rosa

Samuel Rosa se apresenta em Suzano

Érico Andrade/g1

❓ O que: cantor se apresenta no Suzano Music Festival

📆 Data: domingo (6)

⌚ Horário: 18h

📍 Local: Parque Municipal Max Feffer

🚩 Endereço: avenida Senador Roberto Simonsen, 90, Jardim Imperador, Suzano

💲 Quanto: a partir de R$ 80

🎟️ Ingressos: Clique aqui para comprar

Magic Rock

Bandas se apresentam em Suzano

Reprodução/ Rede social

❓ O que: Supla e os Punks de Boutique, Marky Ramone e Inocentes

📆 Data: domingo (6)

⌚ Horário: 10h às 17h

📍 Local: Magic City

🚩 Endereço: Estrada do Pavoeiro, 8870, Clube dos Oficiais, Suzano

💲 Quanto: a partir de R$ 50

🎟️ Ingressos: Clique aqui para comprar

Zander

Banda se apresenta em Poá

Reprodução/ Rede social

❓ O que: as bandas Side e Mergulho abrem o show

📆 Data: domingo (6)

⌚ Horário: 17h

📍 Local: An Rock Bar

🚩 Endereço: avenida Nove de Julho, 1266, Vila Açoreana, Poá

💲 Quanto: a partir de R$ 50

🎟️ Ingressos: Clique aqui para comprar

Rafa Castro

Cantor se apresenta em Mogi das Cruzes

Reprodução/ Rede social

❓ O que: cantor apresenta as músicas de Milton Nascimento

📆 Data: domingo (6)

⌚ Horário: 16h

📍 Local: Sesc Mogi das Cruzes

🚩 Endereço: rua Rogerio Tacola, 118, Socorro, Mogi das Cruzes

💲 Quanto: gratuito

*estagiária sob a supervisão de Gladys Peixoto

Assista a mais notícias

https://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2025/04/03/role-no-alto-tiete-shows-de-ana-castela-ze-neto-and-cristiano-bruno-e-marrone-e-samuel-rosa-agitam-o-fim-de-semana.ghtml

Saiba quem era o homem que morreu ao contrair leptospirose após alagamento em Manaus

Segundo a Seduc, Amaral trabalhou na escola Estadual Antogildo Pascoal Viana e atualmente estava lotado na escola Estadual Ana Lúcia, no bairro Colônia Terra nova. Amaral Eufrásio de Oliveira Neto, vítima de leptospirose em Manaus

Arquivo pessoal

Amaral Eufrásio de Oliveira Neto, primeira vítima de leptospirose em Manaus neste ano, era servidor público da Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc-AM). Ele morreu na última segunda-feira (31) em decorrência da doença.

De acordo com a Seduc-AM, Amaral trabalhou na Escola Estadual Antogildo Pascoal Viana e, mais recentemente, estava lotado na Escola Estadual Ana Lúcia, no bairro Colônia Terra Nova, onde também morava. Ele teria sido contaminado pela doença após um alagamento que atingiu sua casa e o quintal no dia 19 de março deste ano.

O pai da vítima, Francisco das Chagas Oliveira, disse à Rede Amazônica que suspeita que o filho tenha contraído a leptospirose após a enchente. Vídeos registrados na data mostram Amaral dentro da água, tentando salvar galinhas que estavam no quintal alagado.

Francisco lembra que, inicialmente, Amaral acreditava estar com uma virose e procurou atendimento em um hospital particular, no dia 28 de março.

"Dessa virose, ele foi para esse hospital, que é particular. Chegando lá, contou todas as dores para o médico, mas o médico apenas receitou dipirona e não fez nenhum exame, como uma tomografia", afirmou.

📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp

Após o atendimento inicial, Amaral voltou para casa, mas o estado de saúde piorou. A família acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que o levou para o Hospital e Pronto-Socorro Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo. Lá, exames apontaram leptospirose, com danos ao pulmão e fígado.

"Viram que o pulmão dele estava com hemorragia. O homem ficou verde e amarelo, duas vezes", relatou Francisco.

Ele também contou que um médico do Hospital Platão Araújo afirmou que Amaral poderia ter sobrevivido se tivesse recebido o tratamento adequado mais cedo.

"O médico disse que, se tivesse chegado mais rápido, ele teria escapado, porque essa doença tem um remédio certo. Se não der o remédio certo, não combate a doença", concluiu.

O corpo de Amaral foi sepultado na tarde desta quarta-feira (2) no Cemitério Parque Manaus, localizado na Avenida do Turismo.

O que disse o hospital particular?

O g1 entrou em contato com o hospital particular que prestou o primeiro atendimento a Amaral Eufrásio sobre a denúncia de negligência médica feita pela família.

Em nota, a unidade de saúde lamentou o ocorrido e manifestou solidariedade à família. O hospital informou que realizou uma apuração interna do caso e afirmou que o paciente recebeu atendimento adequado, conforme as diretrizes médicas e sua condição clínica no momento.

A instituição destacou ainda que a equipe médica segue atenta a doenças infecciosas, incluindo as relacionadas a enchentes, e reforçou o compromisso com a saúde e o bem-estar dos pacientes. O hospital se colocou à disposição da família para esclarecimentos e suporte.

A doença

A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) informou que monitora continuamente os casos de leptospirose no Amazonas. Até o momento, 15 casos foram confirmados em 2025, com uma morte registrada pela doença.

A leptospirose é mais comum durante o período de chuvas e enchentes. Os sintomas costumam surgir entre 5 e 14 dias após o contato com a urina do rato ou com água contaminada.

A FVS-AM orienta que se houver suspeita da doença, a pessoa deve procurar uma unidade de saúde. O diagnóstico precoce ajuda a evitar complicações.

https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2025/04/03/saiba-quem-era-o-homem-que-morreu-ao-contrair-leptospirose-apos-alagamento-em-manaus.ghtml

O Assunto #1440: Operações em favelas - o julgamento no STF

O Supremo retoma nesta quinta-feira (3) a chamada ‘ADPF das Favelas’, ação que está na Corte desde 2019 e visa reduzir a letalidade em operações policiais no Rio de Janeiro. O Supremo retoma nesta quinta-feira (3) a chamada ‘ADPF das Favelas’, ação que está na Corte desde 2019 e visa reduzir a letalidade em operações policiais no Rio de Janeiro. Proposta após a morte da menina Agatha Félix, de 8 anos, em setembro de 2019, a ação questiona se moradores de comunidades do Rio de Janeiro têm direitos constitucionais desrespeitados em operações policiais. O texto da ação em análise no Supremo é alvo de críticas da polícia e de autoridades do Estado do Rio de Janeiro.

Neste episódio, Natuza Nery ouve Daniel Sarmento, um dos autores da ação em julgamento no STF, e Ronaldo Oliveira, delegado aposentado da Polícia Civil do RJ. Daniel explica como a ADPF nasceu e seus objetivos. Ele detalha quais medidas práticas a ação propõe e como funcionaria, na prática, a proposta para que escolas sejam avisadas sobre operações policiais.

Ronaldo, que atuava como delegado quando a ADPF começou a ser discutida, relata como regras determinadas pelo STF durante a pandemia mudaram a rotina policial no Rio de Janeiro. O delegado aposentado avalia ainda se a ADPF aumenta a insegurança jurídica de policiais e agentes de segurança da ativa.

O que você precisa saber:

ADPF das Favelas: relator reconhece violação de direitos humanos na segurança do Rio

ENTENDA: STF retomou julgamento em fevereiro sobre validade de incursões policiais

Prefeito do Rio diz que ADFP inibiu ações policiais e dá sensação de que o RJ é 'resort do crime'

Cláudio Castro defende mudança na lei para ter controle total na segurança pública e pede fim da ‘ADPF das Favelas’

O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Amanda Polato, Sarah Resende, Gabriel de Campos, Luiz Felipe Silva e Thiago Kaczuroski. Apresentação: Natuza Nery.

Operação em favelas: a ação no STF

Pacientes são atendidos em leitos do lado de fora de hospital em Mandalay, em Mianmar, após terremoto que atingiu o país

Reuters

https://g1.globo.com/podcast/o-assunto/noticia/2025/04/03/operacoes-em-favelas-o-julgamento-no-stf.ghtml

Bem-Estar #293: Hipertensão emocional

Você já deve ter ouvido alguém falar que o emocional faz com que a dela pressão suba, né? Isso pode acontecer mesmo. Isso porque nosso corpo em situações de estresse aciona mecanismos de defesa que fazem a pressão ir lá em cima.

Podemos chamar de hipertensão emocional, hipertensão hiper-reativa ou hipertensão do estresse. Vamos entender mais sobre isso no Podcast de hoje?

Vamos também entender mais sobre a hipertensão. Uma doença silenciosa. Mais fácil de diagnosticar. O nosso entrevistado é o Marcelo Sampaio. Com certeza, este é um Podcast que vale a pena você compartilhar com familiares e amigos.

Arte/Bem Estar

https://g1.globo.com/bemestar/podcast/noticia/2025/04/02/bem-estar-293-hipertensao-emocional.ghtml

Obra da Compesa deixa moradores sem água em quatro cidades do Grande Recife; saiba quais

Obra começa na sexta (4) e previsão da Compesa é de finalizar os serviços às 8h do sábado (5). Estação de Tratamento do Sistema Botafogo fica em Igarassu, no Grande Recife

Compesa/Divulgação

Uma obra da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) vai deixar moradores de quatro cidades do Grande Recife sem água, a partir da sexta-feira (4). O serviço ocorre no Sistema Botafogo e afeta regiões atendidas pela estação de tratamento de água, pelas estações elevatórias e reservatórios desse conjunto.

✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE

O serviço vai afetar moradores de diversas regiões de Olinda, Paulista, Igarassu e de Abreu e Lima (veja, mais abaixo, a lista de localidades). A previsão da Compesa é de finalizar os serviços às 8h do sábado (5). Com isso, esses locais terão o calendário de abastecimento atrasado em um dia.

A Compesa informou, ainda, que o abastecimento será retomado para as áreas que deveriam ter sido atendidas na sexta-feira, dia de início do serviço. As áreas do sábado passarão para o domingo, e assim sucessivamente.

Confira, abaixo, as localidades afetadas em cada cidade:

Olinda

Águas Compridas;

Alto Nova Olinda;

Bairro Novo;

Bonsucesso;

Bultrins;

Casa Caiada;

Cidade Tabajara;

Fragoso;

Guadalupe;

Jardim Fragoso;

Monte;

Ouro Preto;

Rio Doce;

Sítio Fragoso;

Varadouro.

Paulista

Arthur Lundgren (parte);

Aurora;

Janga (parte);

Loteamento Nova Aurora;

Maranguape I (parte);

Maranguape II (parte);

Mirueira;

Nobre;

Pau Amarelo (parte);

Vila Torres Galvão (parte).

Igarassu

Agamenon Magalhães (parte);

Cruz de Rebouças.

Abreu e Lima

Alto São Miguel;

Caetés III;

Fosfato;

Matinha (parte);

Planalto (parte).

Nova tarifa social e aumento na conta

Mais de 500 mil famílias, ou 2 milhões de pessoas, terão direito à nova tarifa social de água e esgoto (veja vídeo abaixo). Entretanto, segundo a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), para viabilizar o benefício, foi preciso implementar um aumento de 9,98% nas contas dos demais clientes do estado. As medidas passam a valer a partir de 26 de abril.

A nova tarifa social e o aumento das contas foram homologados na segunda-feira (31) pela Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe). A nova modalidade de tarifa social terá valor de R$ 27,50 por mês na conta de água e de R$ 55 para quem também recebe o serviço de esgoto.

Nova tarifa social da Compesa beneficia 2 milhões de pessoas, mas demais clientes têm aumento de 9,98% nas contas

VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2025/04/02/obra-da-compesa-deixa-moradores-sem-agua-em-quatro-cidades-do-grande-recife-saiba-quais.ghtml

VÍDEO: agricultor usa drone para flagrar e filmar furto de 300 kg de milho em lavoura do Paraná

Dois adolescentes foram apreendidos e pai de um deles foi preso. g1 tenta identificar as defesas deles. Agricultor usa drone para flagrar e filmar furto em lavoura do Paraná

Um agricultor usou um drone para flagrar e filmar um furto em uma lavoura em Ortigueira, nos Campos Gerais do Paraná. Veja o vídeo acima.

O trabalhador chamou a Polícia Militar (PM), que encontrou no local dois adolescentes com mais de 300 kg de milho.

Um homem, pai de um deles, fugiu no carro que seria usado para transportar as espigas furtadas e se apresentou à polícia posteriormente. Ele foi preso em flagrante e teve prisão preventiva decretada por ser reincidente no crime, segundo a Polícia Civil.

✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp

✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram

Agricultor usa drone para flagrar e filmar furto de 300 kg de milho em lavoura do Paraná

Reprodução

O caso aconteceu na localidade Chave de Ouro.

As imagens mostram o trio colhendo as espigas tranquilamente e as colocando em sacos. Logo depois, o homem sai da lavoura e vai caminhando buscar um veículo, estacionado na rua ao lado.

Quando eles iam começar a carregar o veículo com a carga furtada, outro carro estaciona ao lado e o homem foge dirigindo o veículo, deixando os dois adolescentes para trás.

De acordo com informações apuradas pela RPC, o agricultor já havia percebido que a plantação era alvo de furtos e começou a monitorá-la diariamente.

Os adolescentes chegaram a ser apreendidos e foram liberados na sequência. Eles responderão por crime análogo a furto.

Os nomes dos suspeitos não foram revelados e o g1 tenta identificar as defesas deles.

Leia também:

'Eu não devo nada': Trabalhador que ficou um mês preso por engano no Paraná pediu ajuda à filha por bilhete

Áudio: Homem ameaça companheira após tentar matá-la e acaba preso no Paraná: 'Chama a polícia, não temo'

Previsão do tempo: Primeira onda de frio do ano prevê termômetros a 8ºC no Paraná; veja quando e onde

Agricultor usa drone para flagrar e filmar furto de 300 kg de milho em lavoura do Paraná

Reprodução

Vídeos mais assistidos do g1 PR:

Leia mais notícias em g1 Paraná

Leia mais notícias da região em g1 Campos Gerais e Sul

https://g1.globo.com/pr/campos-gerais-sul/noticia/2025/04/02/video-agricultor-usa-drone-para-flagrar-e-filmar-furto-de-300-kg-de-milho-em-lavoura-do-parana.ghtml

Tarifas de Trump: presidente dos EUA anuncia hoje 'tarifaço' global

Republicano prometeu implementar tarifas recíprocas a países que cobram taxa de importação de produtos americanos. Tarifas de Trump: presidente dos EUA anuncia hoje 'tarifaço' global Republicano prometeu implementar tarifas recíprocas a países que cobram taxa de importação de produtos americanos. Trump prometeu anunciar nesta quarta-feira (2) uma série de impostos de importação, no que chamou de 'Dia da Libertação'. A expectativa tem mexido com os mercados em todo o mundo. No Brasil, o anúncio gerou apreensão no governo e em exportadores. Em resposta, o Senado brasileiro aprovou ontem uma lei que cria mecanismos de retaliação pelo governo; entenda principais pontos. O projeto de lei, que agora está na Câmara, teve amplo apoio e uniu governistas, políticos de direita e a bancada do agronegócio. A maioria dos países veem as tarifas de Trump como algo destrutivo para a economia global, e já indicaram que devem impor suas próprias retaliações

https://g1.globo.com/economia/ao-vivo/tarifas-de-trump-presidente-dos-eua-anuncia-tarifaco-global.ghtml

Homem morre por leptospirose em Manaus

Família suspeita que a doença tenha sido contraída durante uma forte chuva que causou alagamentos na área onde a vítima morava, na Zona Norte de Manaus. Homem morre por leptospirose em Manaus

Um homem, identificado como Amaral Eufrásio de Oliveira Neto, morreu por leptospirose em Manaus, na última segunda-feira (31). A informação foi confirmada pela família da vítima, que, em entrevista à Rede Amazônica, revelou suspeitar que ele tenha contraído a doença após uma forte chuva que provocou alagamentos na área onde ele morava, na Zona Norte da capital.

​​📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp

Francisco das Chagas Oliveira, de 65 anos, pai de Amaral, relatou que estava em viagem quando o filho adoeceu. Ele lembra que, inicialmente, Amaral acreditava estar com uma virose e por isso procurou atendimento em um hospital particular.

"Dessa virose, ele foi para a Hapvida, que é particular. Chegando lá, contou todas as dores para o médico, mas o médico apenas receitou dipirona e não fez nenhum exame, como uma tomografia, por exemplo", disse, demonstrando insatisfação com o que considera negligência médica.

O idoso relatou ainda que, após o atendimento inicial, Amaral voltou para casa e o estado de saúde piorou. A família, então, chamou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que o levou para o Hospital e Pronto Socorro Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo. Lá, após exames de imagem, foi diagnosticada a leptospirose, com danos a órgãos como pulmões e fígado.

"Viram que o pulmão dele estava em sangramento hemorrágico. O homem ficou verde e amarelo, duas vezes", relatou Francisco. Ele também contou que o médico que atendeu o filho no Hospital Platão Araújo informou que, se Amaral tivesse recebido o tratamento adequado mais cedo, ele poderia ter sobrevivido. "Ele ficou amarelinho, perdendo todo o sangue. O médico disse que, se tivesse chegado mais rápido, ele teria escapado, porque essa doença tem um remédio certo. Se não der o remédio certo, não combate a doença", afirmou.

Ao ser questionado sobre onde Amaral poderia ter contraído a doença, Francisco das Chagas explicou que a família suspeita que ele tenha sido infectado após uma forte chuva que atingiu Manaus no último mês. O bairro onde Amaral morava, a Colônia Terra Nova, teve ruas completamente alagadas.

"Ele entrou na água para tirar as galinhas que ele tinha, pois a água estava invadindo a casa. Acreditamos que foi ali que ele pegou a doença", explicou o pai, relatando que o igarapé da região transbordou durante o temporal.

O corpo do homem foi velado na manhã desta quarta-feira (2) e será sepultado às 13h no Cemitério Parque Manaus, localizado na Avenida do Turismo.

O g1 entrou em contato com o hospital particular que prestou o primeiro atendimento a Amaral Eufrásio, referente à denúncia de negligência médica feita pela família, e aguarda uma resposta.

https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2025/04/02/homem-morre-por-leptospirose-em-manaus.ghtml