Turma de 79: Ex-alunos de direito se reencontram pela primeira vez após 45 anos em Itapetininga

🎓 Uma turma formada por 85 alunos se formou em 1979, em uma faculdade de direito em Itapetininga (SP). Neste sábado (5), 20 ex-alunos se encontraram para relembrar os tempos de graduação. Turma de Direito formada em 1979 se encontram neste sábado (5) após 45 anos
Arquivo pessoal/Clacir de Oliveira
Uma turma de ex-alunos do curso de direito que se formou em 1979, se encontraram neste sábado (5) em Itapetininga (SP), após 45 anos. Os 85 alunos passaram cinco anos juntos, cerca de 1.500 dias, compartilhando experiências na graduação feita em uma faculdade no município. O reencontro reúne 20 deles que formavam a turma iniciada em 1975.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Um ex-estudante foi quem organizou a reunião, Clacir de Oliveira, de 73 anos, de Porangaba (SP) se formou aos 32 anos e tinha essa vontade de reconectar-se com os amigos da graduação. Ao g1, Clacir compartilhou que sempre gostou de registrar os momentos, e queria reviver as memórias que foram criadas na época.
Clacir, de 73 anos, morador de Porangaba (SP) se formou em Direito aos 32 anos
Arquivo pessoal/Clacir de Oliveira
Segundo Clacir, 85 alunos cursavam direito em 1975, mas apenas 20 participaram do encontro com suas famílias. “Infezlimente alguns já faleceram. Mas, é uma alegria imensa a sensação de reencontrar as pessoas após 45 anos”.
Trajetória até a graduação
Uma carona, uma noite em hotel ou na casa de amigos: tudo isso fazia parte da trajetória de Clacir até a tão sonhada graduação em Direito. Ele relembra que o caminho foi difícil, já que morava longe da faculdade, em Itapetininga (SP), e precisava pegar ônibus para chegar até lá. Muitas vezes, acabava passando a noite na cidade, pois também tinha aula aos sábados.
O advogado relembrou que quando comprou um carro, parou de fazer viagens de ônibus e começou a dar carona para os colegas de curso. Os companheiros eram de cidades como Avaré, Itapeva, Itararé, Apiaí, Capão Bonito, Itaí, Cesário Lange, Porangaba e Tatuí.
Clacir registrou vários momentos durante a graduação em Direito em Itapetininga (SP)
Arquivo pessoal/Clacir de Oliveira
Tradição na região
A Fundação Karnig Bazarian (FKB) foi constituída em 1968. O curso de direito da FKB é um dos mais tradicionais da região. A primeira turma de Direito a se formar na FKB foi em 1972, com 330 formandos. Ao todo, já se formaram 7.047 alunos no curso de Direito.
Ao g1, a instituição disse que celebra com alegria o reencontro da Turma de Direito, após mais de quatro décadas de formação. "Esse momento especial reforça a importância dos vínculos criados ao longo da jornada acadêmica, que permanecem vivos ao longo da vida".
O diretor, Rodrigo Furtado, disse que é motivo de grande orgulho ver ex-alunos reunidos para relembrar histórias, compartilhar conquistas e celebrar uma trajetória que teve início na instituição. "A todos que fizeram parte dessa jornada, o nosso reconhecimento e gratidão por manterem viva a essência da FKB. É por encontros como esse que seguimos acreditando no poder das conexões que transformam".
*Colaborou sob supervisão de Carla Monteiro
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Eleição em Neves Paulista: moradores voltam às urnas para escolher novo prefeito
"/> O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou dados sobre o perfil dos eleitores. A eleição suplementar ocorre após a anulação dos votos do candidato vencedor na última eleição, Reginaldo Guinu (PL), que foi condenado por furto e declarado inelegível. Urna eletrônica eleitoral
Bárbara Munhoz/g1
Os moradores de Neves Paulista (SP) voltam às urnas neste domingo (6) para escolher o prefeito que vai comandar a cidade pelos próximos quatro anos. A decisão de realizar uma eleição suplementar foi anunciada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após a anulação dos votos do candidato mais votado nas eleições de 2024, Reginaldo Guinu (PL), que foi condenado por furto e declarado inelegível.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
A votação começa às 8h e termina às 17h. A eleição suplementar segue as mesmas regras do pleito anterior. Duas chapas participam da disputa eleitoral neste domingo (confira os nomes abaixo).
Neves Paulista tem 7.084 eleitores, segundo o TSE. A votação acontecerá nos mesmos locais usados no primeiro turno de 2024, sendo 22 seções distribuídas em quatro locais.
Veja as chapas que disputam a eleição suplementar:
Betinho Milani (PSD/prefeito) e Sirlei Maria da Costa (PSD/vice-prefeita);
Kiko Rossali (PL/prefeito) e Hélio Carvalho (Podemos/vice-prefeito).
Quem são os candidatos?
Gilberto Martinelli Milani Junior é natural de Neves Paulista, tem 42 anos, é casado, possui ensino médio completo e atua como agrônomo.
Norival Donizeti Rossali é nascido em Neves Paulista, tem 59 anos, é casado, possui ensino médio completo e atua como bancário e economiário.
O resultado da votação será divulgado no mesmo dia, logo após a contabilização dos votos nas urnas. O candidato eleito tomará posse assim que a Justiça Eleitoral homologar o resultado.
Eleitores de Neves Paulista se preparam para voltar às urnas no domingo
Perfil dos eleitores
Em Neves Paulista, 7.108 eleitores são considerados aptos a votar. Desses, mais de 6 mil (91,64%) têm biometria e 594 (8,36%) não possuem o cadastro para identificação pessoal. Quanto ao estado civil, 43% são casados, 44% solteiros e 8% são divorciados.
Gênero
Os dados do TSE mostram que 52% do eleitorado é composto por mulheres (3.663), enquanto 48% dos eleitores são homens (3.444). De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município tem 9.921 habitantes.
Faixa Etária
Por faixa etária, o maior número de eleitores da cidade se concentra entre os 40 e 49 anos, com 1.386, o que representa 19,4% do total (veja o mapa abaixo).
Grau de escolaridade
Com relação ao grau de escolaridade do eleitorado nevense, 2.097 têm ensino médio completo (29,5%). Na sequência, aparecem os 1.602 eleitores com ensino fundamental incompleto, representando 22,54%.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
Professor do interior de SP viraliza ao ensinar músicas brasileiras para crianças nos EUA: 'De Cai Cai Balão a Sandy & Junior’

Vídeos de Liel Vini, natural de Promissão, somam mais de 27 milhões de visualizações ao mostrar crianças americanas cantando músicas folclóricas e sucessos da MPB. Professor do interior de SP viraliza ao ensinar músicas brasileiras para crianças nos EUA
Um brasileiro, professor de música nos Estados Unidos, viralizou nas redes sociais com vídeos ensinando músicas da cultura brasileira para crianças americanas. Os vídeos, com repertórios que vão de músicas folclóricas como Cai Cai Balão e Alecrim Dourado, até sucessos de Sandy e Junior, já contam com mais de 27 milhões de visualizações. (Assista acima)
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Liel Vini, nome artístico de Eliel Vinícius dos Santos Rodrigues, nasceu em Promissão, no interior de São Paulo, mas já trabalha como professor de música em Atlanta, Geórgia, nos Estados Unidos, há mais de 10 anos.
Em entrevista ao g1, o professor de 30 anos contou que não esperava a repercussão e que os primeiros vídeos foram postados de forma despretensiosa, por recomendação de seus familiares, que receberam o material antes de ele circular nas redes.
“Eu fiquei surpreso, porque é algo muito corriqueiro do meu dia a dia. As crianças estavam agitadas então a gente decidiu cantar, e naquele momento eu senti uma alegria gigante pelo que eu faço e me gravei. Eu mandei para minha mãe, ela pediu para mandar para o meu irmão, e então postei no Instagram. Eu não pensei, foi um acidente muito bacana”, lembra Liel.
Professor do interior de SP viraliza ao ensinar músicas brasileiras para crianças nos EUA
Reprodução
Com pouco tempo de publicação, milhares de pessoas já haviam compartilhado os vídeos, que são gravados mostrando apenas Liel e o violão, como forma de preservar a identidade das crianças, com idades entre 8 e 9 anos.
O brasileiro explica que sua teoria para o sucesso das publicações pode ser resumida em três tópicos: a surpresa ao ver crianças americanas cantando músicas brasileiras, a afinação dos alunos e o sentimento de nostalgia que as canções despertam em quem assiste — muitas vezes músicas e parlendas que marcaram a infância.
“O Brasil tem um orgulho muito grande da sua cultura, então as pessoas ficam encantadas com o fato de crianças americanas dessa idade conseguirem cantar tão afinadas em português. Mas o outro fato é que eu acho que esses vídeos estão apelando para a memória e a saudade das pessoas da nossa idade da infância”, explica.
Initial plugin text
🌎 Cultura brasileira na escola americana
Nos Estados Unidos, as escolas são divididas em três grupos: particulares, públicas e independentes — como a em que Liel atua. Nelas, as aulas são mais livres, sem cobranças de provas, e com grande valorização da cultura e da arte.
Além disso, a filosofia da escola onde o brasileiro trabalha busca valorizar cada aluno de forma individual, já que muitas das crianças para quem ele dá aula são imigrantes ou filhos de imigrantes de diferentes nacionalidades.
Liel Vini é professor em uma escola independente em Atlanta, nos Estados Unidos
Arquivo pessoal
O repertório ensinado por ele inclui músicas em inglês, espanhol, coreano e português, idioma escolhido para explorar sua própria cultura com os alunos.
“Eu coloco músicas em vários idiomas, não somente português. Tento focar em outras línguas, especialmente línguas que são representadas na sala, como o espanhol e o coreano, que tenho alunos até da Coreia do Sul”, conta.
A iniciativa tem sido muito bem recebida por pais e estudantes.
“É uma alegria imensa. Eu tive alunos que foram para o Brasil com os pais por causa das minhas aulas, além das crianças que começaram a aprender português por fora. Tem uma aluna que os pais são portugueses e uma amiguinha começou a aprender o idioma só para falar com ela”, explica.
Alunos aprenderam português por influência do professor, Liel Vini
Arquivo pessoal
🎼 Carreira musical
Liel se mudou para os Estados Unidos aos 20 anos, ainda durante a faculdade de música, cursada em uma universidade particular de Bauru (SP), para fazer um intercâmbio de seis meses. Desde então, não voltou a morar no Brasil.
Ele lembra que começou a dar aulas ainda como universitário, como forma de melhorar seu inglês.
“Na esquina da casa em que eu morava tinha uma escola de ensino fundamental. E um dia deu a louca e eu passei lá e falei que queria me voluntariar nas aulas de música só para eu ouvir a professora falando inglês, e eles disseram que sim”, lembra.
“Quando chegou no final daquele período, a professora estava grávida e decidiu que não queria voltar a dar aula. Então a escola precisava de um professor de música. Me colocaram para fazer o meu estágio no último semestre da faculdade, ao mesmo tempo em que eu já estava dando aula para as crianças. E daí permaneci naquele trabalho por quatro anos e depois mudei para a escola onde eu estou hoje”, completa.
Primeira sala de aula onde Liel Vini foi professor nos Estados Unidos
Arquivo pessoal
Paralelamente às aulas, Liel Vini também compõe e grava músicas, um desejo que carrega desde a infância, quando começou a cantar na igreja por influência da avó.
Em 2020, lançou seu primeiro álbum com músicas em inglês, e em 2025 tem previsto um novo álbum, que já teve singles lançados, com músicas em português e inglês — todas disponíveis nas principais plataformas de streaming.
“Esse novo álbum vai ter um mix de música em português e músicas em inglês. O que eu acho mais interessante é que ele vai combinar elementos da música brasileira com a música americana, especificamente a música de Atlanta, que é onde eu moro”, finaliza.
Professor do interior de SP viraliza ao ensinar músicas brasileiras para crianças nos EUA
Arquivo pessoal
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.
VÍDEOS: assista às reportagens da região
Eleitores de Ruy Barbosa escolhem prefeito neste domingo após candidato mais votado em 2024 se tornar inelegível

Votação regular, em outubro do ano passado, foi desconsiderada após o político ter a candidatura indeferida. Mais de 23 mil pessoas devem ir às urnas ao longo do dia. Imagem aérea da cidade de Ruy Barbosa, na Bahia
Prefeitura de Ruy Barbosa
A eleição suplementar para a Prefeitura de Ruy Barbosa, cidade a 320 km de Salvador, acontece neste domingo (6), seis meses após o pleito de 2024 ser indeferido por causa da inelegibilidade do candidato mais votado.
Rejeição de contas: entenda por que eleição em Ruy Barbosa não teve resultado definido
O município tem 23.883 eleitores aptos para votação. Destes, 22.531 poderão usar biometria ao registrar o voto, o que corresponde a 94,34% do total. Os demais não cadastraram o recurso. As sessões abrem às 8h e fecham às 17h.
Ao todo, 89 urnas eletrônicas serão usadas na cidade. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), 79 estarão nas seções eleitorais e 10 ficarão na contingência, prontas para substituir qualquer equipamento que tenha problemas durante a votação.
Eleitores do município de Ruy Barbosa vão às urnas neste domingo (6)
No sábado (5), os servidores do TRE-BA fizeram a preparação das urnas, com auditoria dos equipamento. Além do teste de integridade, que simula uma votação em ambiente controlado, também foi impresso o relatório da zeréssima, documento que comprova que nenhum voto foi registrado antes do início da votação.
O cargo é disputado entre apenas dois candidatos: o médico Dr. George (PSD) e a vereadora Eridan de Bonifácio (MDB), que é esposa do ex-prefeito Bonifácio (MDB), julgado inelegível pelo TRE.
Conheça o perfil dos atuais candidatos
Dr George e Eridan de Bonifácio disputam Prefeitura de Ruy Barbosa, na Bahia
Divulgacand | Arte g1
👱♂️ O médico George Luiz Brito de Carvalho tem 43 anos e é natural de Ruy Barbosa. Essa é a primeira vez que ele se candidata a uma eleição.
➡️ Ele tem a política Benilda (PT), também da cidade, como candidata a vice. A mulher de 60 anos ficou como suplente no último pleito para vereador.
DR GEORGE
Data de nascimento: 27/04/1981
Cor: pardo
Estado civil: casado
Coligação: Unidos por um novo tempo - PSD e Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB, PV)
Total em bens: R$ 44.938,84
👩 Já Eridan Martins de Araújo Dourado se apresenta como aposentada. A vereadora tem 69 anos e é natural de Lençóis, na Chapada Diamantina. Ela já havia se candidatado a prefeita, em 2020, mas perdeu a eleição.
➡️ Dessa vez, Eridan tem o empresário Nildo como postulante a vice. Natural de Ruy Barbosa, o político de 55 anos concorria ao mesmo cargo na chapa encabeçada por Bonifácio.
ERIDAN DE BONIFÁCIO
Data de nascimento: 23/05/1956
Cor: parda
Estado civil: casada
Coligação: Para Reconstruir Ruy Barbosa - MDB, PL, Republicanos, PMB
Total em bens: R$ 300.000,00
O que propõem os candidatos
George e Eridan listaram uma série de promessas para setores como saúde e educação em suas propostas. Confira alguns destaques por área. ⬇️
🩺 SAÚDE
➡️ Dr. George
Criação do programa "Remédio em Casa"
Criação do Programa Saúde Noturna, com atendimento no terceiro expediente a unidades de saúde de cada área administrativa
Implantação da Casa do Autista
➡️ Eridan de Bonifácio
Criação de programas voltados à saúde reprodutiva, gestação e cuidados infantis
Implementação de serviços de apoio psicológico e psiquiátrico, em especial a crianças e adolescentes
Criar a Rede de Atenção Psicossocial com atendimentos multiprofissional regulares e a implantação da Farmácia de Saúde Mental, com ênfase ao atendimento de pacientes com dependência de álcool e outras drogas
👨🏫 EDUCAÇÃO
➡️ Dr. George
Capacitações gratuitas para atualização pedagógica e uso de tecnologia
Apoio a estudantes com necessidades especiais; treinamento para professores e aumento da equipe de apoio pedagógico
Bônus por desempenho: premiações para escolas e professores com melhores resultados no aprendizado dos alunos
➡️ Eridan de Bonifácio
Programas para atender crianças e adolescentes com deficiência, atendendo suas especificidades
Ampliar a educação em tempo integral
Criar o Programa de Educação de Letramento Racial
🤝 ASSISTÊNCIA SOCIAL
➡️ Dr George
Programa Renda Ruy Barbosa com assistência a famílias necessitadas que não são beneficiadas pelo Bolsa Família
Oferta de cesta básica mensal para alunos regularmente matriculados na rede municipal de ensino
Criação do Restaurante Popular para oferta de refeições saudáveis
➡️ Eridan de Bonifácio
Criar equipe itinerante para atendimento às comunidades do meio rural, com aquisição de uma van exclusiva para o atendimento itinerante
Criar a cantina com o nome “Café no Ponto” para promover o acesso a segurança alimentar e nutricional, no primeiro horário da manhã para os usuários que chegam cedo para o atendimento do Programa Bolsa Família
Ampliar a estrutura de atendimento do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) enquanto equipamento público de acesso às políticas públicas, principalmente no atendimento às necessidades básicas da população
👷♀️ TRABALHO
➡️ Dr George
Implantação de cursos de qualificação para formação de novos empreendedores
Incentivo com criação de subsídios para novos empreendedores
Criar incentivos fiscais para empresas locais que contratarem jovens sem experiência
➡️ Eridan de Bonifácio
Criar o Núcleo de Geração Emprego e Renda vinculado à Secretaria de Administração
Ofertar aos usuários do Bolsa família, que possuem renda até ½ salário mínimo, cursos profissionalizantes de forma em geral
Ofertar cursos aos adolescentes e suas famílias vítimas de exploração do trabalho infantil
Entenda inelegibilidade
Bonifácio (MDB) venceu nas urnas na cidade de Ruy Barbosa, mas foi considerado inelegível
Reprodução/Redes Sociais
A candidatura de Bonifácio (MDB) foi indeferida em decisão unânime do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), no mês de outubro. Em processo movido pela oposição, a Corte reconheceu a inelegibilidade do político e determinou a realização de um novo pleito.
Isso porque a Câmara de Vereadores havia rejeitado a prestação de contas do ano de 2016, quando Bonifácio era prefeito da cidade. Na ocasião, o Legislativo apontou desvios em recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Com isso, enquanto a eleição suplementar não era realizada, o presidente da Câmara de Ruy Barbosa, Ney Dias (PSB), foi empossado como prefeito temporário, cumprindo com os deveres do cargo.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia
https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2025/04/06/votacao-em-ruy-barbosa.ghtml
Como presidente do México alcançou popularidade sem precedentes
Claudia Sheinbaum atingiu 85% de aprovação após seis meses na presidência do México. Como ela conseguirá manter sua popularidade? O popular presidente de El Salvador, Nayib Bukele, perguntou na semana passada à ferramenta de Inteligência Artificial Grok, da plataforma X (antigo Twitter), quem é o presidente mais popular do mundo.
E, para surpresa do mandatário salvadorenho, a resposta da IA foi "Sheinbaum".
Como costuma acontecer nas redes sociais, a pergunta logo se tornou uma disputa de versões na seção de comentários. As pessoas passaram a discutir sobre as diferentes formas de avaliar a popularidade de um presidente – o que, é claro, não é uma ciência exata.
Mas, deixando o episódio de Bukele à parte, o índice de aprovação da presidente mexicana Claudia Sheinbaum – calculado em cerca de 85% – é admirável.
"É um número difícil de explicar", afirma o renomado pesquisador mexicano Francisco Abundis, "porque ela, partindo de um número muito favorável, não parou de subir."
"Isso é incomum, não só nas nossas medições [da empresa de pesquisas Parametría], mas em todas as amostras sérias dos colegas", destaca ele.
Todas as pesquisas, segundo Abundis, relatam que pouco mais de oito em cada 10 mexicanos aprovam o desempenho de Sheinbaum, que completou seis meses na presidência do país na última terça-feira (1/4).
O ambicioso plano do México para se tornar uma das 10 maiores economias do mundo
Como o fentanil, citado por Trump para impor tarifas, entra nos EUA
'Achava que o livre mercado tinha vindo para ficar, até que Trump apareceu'
Trump dá início a uma nova era de imperialismo?
São números inéditos no México nos últimos 30 anos. E também um caso raro na América Latina e no mundo, ainda mais nos tempos atuais de polarização e desconfiança frente às instituições.
O que explica esta lua de mel entre a primeira mulher presidente da história do México e seu eleitorado? E o que poderá vir a interrompê-la?
Sucessora mais popular do que seu líder
Sheinbaum sucedeu o ex-presidente Andrés Manuel López Obrador (AMLO), em um movimento progressista, popular e nacionalista, que promete realizar profundas mudanças no México.
Mesmo com o aumento dos homicídios e desaparecimentos, além da continuidade da corrupção, AMLO conseguiu uma representação política inédita no México nos últimos 30 anos. Isso se deveu ao seu carisma, sua figura de pai defensor do povo e a uma longa lista de políticas que, entre outros resultados, reduziram a pobreza em quase 10 pontos.
Além disso, a oposição mexicana não conseguiu se realinhar frente ao fenômeno López Obrador. Pelo contrário, ela manteve seu discurso sobre as formas e garantias democráticas, que estariam supostamente ameaçadas.
Mas, para a maioria dos mexicanos, este parecia um ponto secundário, frente aos aumentos do salário mínimo e à geração de empregos com as construções de obras públicas.
Por tudo isso, Sheinbaum já chegou ao poder com imensa aprovação.
Com 62 anos de idade, a mandatária tem perfil tecnocrático. Ela alia sua experiência como cientista, professora e feminista com uma curta carreira na política, que a levou à prefeitura da Cidade do México durante a presidência de AMLO, entre 2018 e 2024.
Sheinbaum venceu as eleições do ano passado com mais de 30 pontos percentuais de diferença sobre sua adversária. E seu partido Morena conseguiu maioria absoluta e histórica no Congresso mexicano.
"Ela ganhou com vantagem muito alta", destaca Abundis. "Isso lhe deu uma legitimidade que aumentou sua aprovação, com o chamado fenômeno rally around the winner" ("todos fechados com o vencedor", em inglês).
Sheinbaum assumiu a presidência no dia 1º de outubro do ano passado, com 73% de apoio – dois pontos percentuais acima de AMLO no final do seu mandato. E, desde então, a aprovação da presidente subiu mais 10 pontos.
O fator Trump
Duas variáveis explicam este aumento, segundo o pesquisador.
Por um lado, Sheinbaum demonstrou que tem uma agenda própria que a diferencia de AMLO: um método rigoroso e equânime que, ao lado do seu temperamento ponderado e calculista, transmite a noção de alguém que tem responsabilidade e mantém tudo sob controle.
"Ela já era conhecida, mas as pessoas [agora] estão começando a conhecê-la a fundo e observando que ela tem um caráter independente e responsável", explica Abundis.
Paralelamente, nos últimos seis meses, os Estados Unidos – o sócio e vizinho mais importante do México – elegeram para a presidência alguém com um perfil diametralmente oposto ao de Sheinbaum: o imprevisível, agressivo e antifeminista Donald Trump.
Para Abundis, "isso gerou outro fenômeno ocorrido em outros países enfrentados por Trump: todos fechados em torno da bandeira" (rally around the flag, no jargão político em inglês).
Ou seja, frente às ameaças de Trump, mais nacionalismo e apoio à presidente.
Sheinbaum também conseguiu evitar os ataques de Trump, com concessões oferecidas sem sinais de submissão e medidas que, aparentemente, trazem dividendos a ela junto ao seu público interno.
Em termos de segurança, por exemplo, a presidente mexicana atendeu ao pedido de Trump de redobrar a luta contra o tráfico de fentanil, com uma política de mão forte contra o crime. E os números oficiais indicam que suas medidas reduziram os homicídios em até 20%.
O que vem por aí
A lua de mel na política nunca é eterna. E Claudia Sheinbaum abriu frentes de todos os tipos – a começar por Trump, que irá insistir com as tarifas sobre as importações americanas provenientes do México.
E, se os Estados Unidos realmente entrarem em recessão, o mais provável é que o mesmo ocorra com o México, que vem em curva decrescente.
Em seguida, vem o tema da insegurança. No México, ela continua sendo crônica e voltou recentemente às manchetes, com a descoberta de um centro de recrutamento do Cartel de Jalisco na cidade de Teuchitlán.
A notícia trouxe a recordação de um número doloroso. No México, existem 120 mil pessoas desaparecidas e o Estado não consegue fazer muito para encontrá-las.
Acrescente-se ainda outro cenário difícil de ignorar: as divisões, ataques e escândalos dentro do movimento governista do partido Morena. Nos últimos dias, eles voltaram a ser notícia com o caso do ex-governador e ex-jogador de futebol Cuauhtémoc Blanco. Ele foi acusado de assédio sexual e corrupção, mas conta com o apoio do partido.
Sheinbaum é a chefe do partido Morena. Mas ela tem ao seu lado grandes caciques do poder, como o exército mexicano. E eles parecem ter agenda própria e, às vezes, contrária à da presidente.
Surge aqui a pergunta de sempre: qual a importância da sombra de AMLO?
Um dos seus filhos é secretário do partido. E o ex-presidente pode ser um fator implícito para desestabilizar a popularidade ou o caráter independente de Sheinbaum, até o último dia do seu mandato.
"Acredito que a economia, se os programas sociais forem afetados, e AMLO, se ela continuar defendendo o ex-presidente sem se distanciar dele, são os dois fatores que podem causar mais prejuízo a esse apoio", indica Abundis. Mas ele acredita que a presidente tem margem para isso.
"Sua figura parece estar acima do próprio partido, da sua própria política pública, pois há um efeito além do resultado do bom governo, que tem a ver com ela e sua marca. Acredito que, se ela conseguir manter isso, irá preservar sua aprovação."
Ou seja, Claudia Sheinbaum teria margem suficiente para ainda se manter entre os presidentes mais populares do mundo.
Como Trump ajudou a aumentar popularidade da presidente de esquerda do México
Dilma mexicana? As semelhanças e diferenças entre Claudia Sheinbaum e a ex-presidente do Brasil
De cartel mexicano às ruas dos EUA, BBC segue traficante na trilha do fentanil, ao qual Trump declarou guerra
Ataque russo coloca toda a Ucrânia sob alerta e força Polônia a enviar aviões para a fronteira

Várias explosões foram ouvidas em Kiev, na madrugada deste domingo (6). Força Aérea Polonesa enviou aeronaves para proteger o próprio espaço aéreo. Criança segura urso de pelúcia em estação de metrô na Ucrânia para se proteger de ataque russo, em 6 de abril de 2025
REUTERS/Alina Smutko
Um ataque russo colocou toda a Ucrânia sob alerta e levou a Polônia a enviar aviões para proteger o próprio espaço aéreo na madrugada deste domingo (6). Várias explosões e incêndios foram registrados na capital ucraniana, Kiev.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Pelo menos três pessoas ficaram feridas na capital, segundo o governo local. O prefeito Vitali Klitschko orientou a população a permanecer nos abrigos.
Testemunhas da Reuters relataram ter ouvido explosões fortes, que soaram como a atuação de unidades de defesa aérea. O ataque russo envolveu o lançamento de mísseis.
Até a publicação desta reportagem, a dimensão do ataque ainda não estava clara. Também não havia relatos de bombardeios ou danos nas regiões do oeste da Ucrânia, na fronteira com a Polônia.
A Polônia está em alerta máximo para objetos que possam entrar no espaço aéreo desde 2022, quando um míssil ucraniano extraviado atingiu a vila polonesa de Przewodów, no sul do país, matando duas pessoas.
Desde então, o país tem enviado caças à região de fronteira sempre que a Rússia lança mísseis contra áreas próximas. Vale lembrar que a Polônia faz parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
Os ataques deste domingo contra Kiev ocorreram dois dias depois de um ataque russo matar pelo menos 19 pessoas, incluindo nove crianças, na cidade ucraniana de Kryvyi Rih.
LEIA TAMBÉM
Líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un é fotografado disparando rifle de precisão em visita a soldados
Maníaco do tabuleiro de xadrez: o caso do serial killer russo que se prepara para confessar assassinatos
Milhares vão às ruas nos EUA contra Donald Trump
Trump diz estar irritado com demora de Putin em acabar com guerra na Ucrânia
VÍDEOS: mais assistidos do g1
Influencer de 21 anos descobre trombose profunda na perna quando produzia vídeo: 'pior dor'

Sarah Femina fazia um conteúdo para seus mais de 1 milhão de seguidores quando sentiu perna doer e ficar 'escura'. Ela ficou internada e ainda faz tratamento. Casos crescem em SP. Influencer Sarah Femina descobriu trombose profunda na perna quando gravava vídeo
A influencer e atriz Sarah Femina, de 21 anos, relembrou neste sábado (5) o dia em que descobriu que tinha uma trombose profunda na perna esquerda e teve que ficar internada para tratamento. A doença acontece quando há formação de um coágulo de sangue em uma veia profunda.
Moradora de Araras (SP), Sarah tem mais de 1 milhão de seguidores no Instagram e fazia um conteúdo em vídeo quando sentiu a perna doer e ficar 'escura', no final do ano passado. A jovem vai ter que tomar anticoagulante por 6 meses. (veja vídeo acima com o relato da influencer).
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
Descoberta de trombose em gravação
Influencer e atriz Sarah Femina lembra internação por trombose em Araras (SP)
Reprodução/EPTV
A jovem registrou o momento do grande susto durante a produção. "No vídeo dá para ver que eu estava correndo, vivendo minha vida normal, quando do nada eu piso e minha perna inteira começou a doer e ficar escura. E aí a gente foi direto para o hospital", lembrou.
LEIA TAMBÉM: Trombose: os mitos e verdades sobre a doença
Rapidamente a perna esquerda dela ficou com uma coloração diferente. Ela foi ao médico, fez o ultrassom e o diagnóstico foi uma trombose profunda e extensa. Sarah passou o Natal internada.
"Gente eu estou com um problema um pouco sério, de verdade eu vou ficar internada. Eu filmei o momento que começou a dar tudo errado", relatou ao seguidores na época da descoberta.
"Pior dor que eu já senti na minha vida. E eu nunca tive nada, nunca tive nenhum sinal, sou muito ativa. O que é mais esquisito, porque eu sou nova, eu faço exercício físico", disse em entrevista à EPTV.
A influencer e atriz Sarah Femina sofreu uma trombose profunda na perna em Araras (SP)
Reprodução
Foram três dias de internação e uma série de exames. Ela começou o tratamento com os remédios anticoagulantes na unidade e ainda precisa tomar.
"Ele [médico] falou que é uma trombose extensa profunda na femoral e ilíaca. E aí eu fiquei já chocada porque eu estava morrendo de medo que fosse, eu chorava porque o nosso pior medo é perder a perna, né? E a gente só pensa nisso e não queria pensar nisso, né? Mas foi um choque e aí já começaram a me dar os medicamentos para que eu já pudesse tratar, porque a minha perna já tava muito inchada e roxa, e não podia ficar assim", explicou.
A vida da Sara está voltando ao normal aos poucos. Ela ainda não está liberada para fazer um grande esforço físico, mas o pior já passou. "É uma coisa que assusta, mas tem vida pós-trombose. É isso que uma uma pessoa falou para mim e eu fiquei muito feliz depois de ouvir isso".
Initial plugin text
Aumento dos casos de trombose
Dados da Secretaria de Saúde de São Paulo mostram um aumento no atendimento às pessoas por causa da trombose no estado. Foram 522, em janeiro de 2025, contra 415, em 2024, crescimento de 25,7%. Só em janeiro deste ano, 291 pessoas tiveram que ser internadas por causa da trombose.
O médico cardiologista e intensivista Agnaldo Píscopo explica que a Covid-19 pode ter contribuído para os casos confirmados, já que se trata de uma inflamação.
"Qualquer doença inflamatória pode levar o paciente à trombose. Então a covid é sim pró-trombótica, ela eleva a chance de o paciente apresentar um processo de trombose, como outras doenças também. Outro dado importante de risco são as doenças neoplásicas. O câncer, de uma forma geral, aumenta de uma forma bastante expressiva o risco de trombose", disse o médico.
É possível fazer o tratamento na rede pública de saúde. Os remédios anticoagulantes e as meias especiais são as principais ferramentas para melhoria e, se sentir algo, é importante procurar um médico.
"São os pronto-atendimento, porque normalmente o paciente consegue caminhar. Se esse paciente tem uma trombose mais importante, ao ponto de não conseguir caminhar ou vier já acompanhado de outros sintomas, como falta de de ar, ele tem que ligar no Samu. Dizer que está com a perna inchada, que a perna está escura, que tem dor na região da panturrilha. O médico regulador vai decidir se vai mandar para um pronto-atendimento ou se vai mandar direto para o hospital de referência com médico vascular", ressaltou Píscopo.
Médico esclarece dúvidas sobre trombose:
Casos de trombose sobem 25,7% no estado de São Paulo; médico esclarece dúvidas
Principais sintomas da trombose
Classificada pelos médicos como uma doença silenciosa, já que a trombose pode ser completamente assintomática, o Ministério da Saúde alerta que é preciso ficar em atento aos sintomas nos membros inferiores:
Aumento da temperatura nas pernas
Dor nos membros inferiores
Inchaço nas pernas
Coloração vermelho-escura ou arroxeada nas pernas
Endurecimento da pele/Rigidez da musculatura em alguma região
Varizes
Respiração curta e rápida e palpitações, podendo acontecer algum desmaio
De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) os sintomas que mais merecem atenção são a dor na panturrilha e o inchaço das pernas ou de qualquer outro membro.
O Hospital São Luiz explica que se o coágulo for até o pulmão, "o paciente pode apresentar ainda dor no peito e nas costas, tosse com sangue e respiração curta e rápida", informa o site da instituição. Tais sintomas são extremamente graves.
Segundo o Ministério da Saúde, a trombose crônica, uma forma grave da doença, pode causar a morte súbita no paciente em razão de uma embolia.
A embolia acontece quando um fragmento do coágulo formado pela trombose se desprende e cai na corrente sanguínea. Ao se movimentar, ele pode ir para os pulmões, coração ou cérebro, bloqueando o fluxo do sangue nesses lugares, podendo causar a morte súbita.
VÍDEOS DA EPTV:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara
Prefeitura de Aracaju convoca mais de 250 profissionais da saúde
![]()
Os convocados devem atuar em unidades básicas, especializadas e em serviços de atenção específica, conforme a demanda da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aracaju.
SMS
A Prefeitura de Aracaju divulgou, neste sábado (5), a convocação de 255 profissionais da área da saúde, aprovados no Processo Seletivo Público Simplificado (PSS) de 2023.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp
Os profissionais devem atuar em unidades básicas, especializadas e em serviços de atenção específica, conforme a demanda da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
Foram convocados 53 enfermeiros, 97 técnicos de enfermagem, 17 farmacêuticos, 9 cirurgiões-dentistas, 4 auxiliares de saúde bucal, 10 profissionais de Educação Física, 2 fisioterapeutas, 1 terapeuta ocupacional, 4 fonoaudiólogos, 1 psicólogo, 1 oficineiro, 6 profissionais de Redução de Danos, 1 nutricionista e 49 atendentes de estabelecimentos de saúde.
Os candidatos convocados devem comparecer à inspeção de saúde, que será realizada de 7 a 10 de abril de 2025, no Centro Médico do Trabalhador, situado na Rua Bahia, nº 1429, bairro Siqueira Campos. Durante essa etapa, serão feitos a avaliação clínica e os exames laboratoriais. O não comparecimento dentro do prazo implicará na eliminação do certame.
A entrega da documentação deverá ser feita de 22 a 24 de abril de 2025, por meio da plataforma ajuinteligente, buscando pelo item CONVOCAÇÃO SMS EDITAL Nº 32/2025.
Mulher é detida por maus-tratos a cães em Catanduva; um dos animais foi internado em estado grave
"/> O proprietário do imóvel, que estava alugado, informou à GCM que a inquilina tinha abandonado dois cães e os deixou sem comida por vários dias. A mulher foi autuada e detida. Cachorra que foi internada em estado crítico após ser encontrada abandonada em um imóvel em Catanduva (SP), tutora foi multada e presa
GCM/Divulgação
Uma mulher foi detida por maus-tratos a cães em Catanduva (SP) na sexta-feira (4). Os animais estavam abandonados há vários dias sem comida e em ambiente insalubre.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Segundo a Guarda Civil Municipal (GCM), o proprietário da casa, que estava alugada, fez a denúncia após notar que a inquilina tinha abandonado dois cachorros no interior do imóvel há vários dias.
Cachorro que foi encontrado abandonado em imóvel de Catanduva (SP), a tutora foi multada e presa
GCM/Divulgação
Ao chegar ao local, a equipe constatou a situação de abandono. A veterinária da Secretaria Municipal do Meio Ambiente informou que os bichos estavam debilitados. Em seguida, a responsável pelos animais foi localizada e detida.
Os cães foram encaminhados para atendimento veterinário. Um deles foi internado em estado grave, com quadro de desnutrição, desidratação e problemas renais. O outro foi acolhido por um novo tutor.
Além da detenção, a mulher foi autuada pelo crime de maus-tratos.
Local onde os cachorros abandonados em Catanduva (SP) foram encontrados
GCM/Divulgação
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
Inmet emite alerta de chuvas intensas para mais de 100 cidades da Paraíba; veja lista

Pode chover entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia. Maior precipitação aconteceu na cidade de Sousa, no Sertão da Paraíba, registrando 115,5 de chuva
Reprodução/TV Paraíba
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta sexta-feira (4) um alerta amarelo de chuvas intensas para 108 cidades da Paraíba. O aviso é válido até as 10h deste sábado (5). Veja listas das cidades em alerta abaixo.
🟡 Perigo potencial: Para os municípios que estão sob o alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas, pode chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos entre 40 e 60 km/h.
Segundo o Inmet, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O Inmet também recomenda que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. É solicitado também para não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e a evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Caso haja algum problema, o Inmet orienta que as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil, por meio do número 199, e com o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193.
Cidades em alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas
Aguiar
Algodão de Jandaíra
Aparecida
Araçagi
Arara
Araruna
Bananeiras
Baraúna
Barra de Santa Rosa
Belém
Belém do Brejo do Cruz
Bernardino Batista
Boa Ventura
Bom Jesus
Bom Sucesso
Bonito de Santa Fé
Borborema
Brejo do Cruz
Brejo dos Santos
Cachoeira dos Índios
Cacimba de Dentro
Caiçara
Cajazeiras
Cajazeirinhas
Carrapateira
Casserengue
Catingueira
Catolé do Rocha
Conceição
Condado
Coremas
Cubati
Cuité
Curral de Cima
Damião
Diamante
Dona Inês
Duas Estradas
Emas
Frei Martinho
Ibiara
Igaracy
Itaporanga
Jacaraú
Jericó
Joca Claudino
Juazeirinho
Junco do Seridó
Lagoa
Lagoa de Dentro
Lastro
Logradouro
Malta
Mamanguape
Marizópolis
Mataraca
Mato Grosso
Monte Horebe
Nazarezinho
Nova Floresta
Nova Palmeira
Olho d'Água
Olivedos
Patos
Paulista
Pedra Lavrada
Pedro Régis
Piancó
Picuí
Pirpirituba
Poço Dantas
Poço de José de Moura
Pombal
Riachão
Riacho dos Cavalos
Rio Tinto
Santa Cruz
Santa Helena
Santa Inês
Santa Luzia
Santa Teresinha
São Bentinho
São Bento
São Domingos
São Francisco
São João do Rio do Peixe
São José da Lagoa Tapada
São José de Caiana
São José de Espinharas
São José de Piranhas
São José do Brejo do Cruz
São José do Sabugi
São Mamede
São Vicente do Seridó
Serra da Raiz
Serra Grande
Serraria
Sertãozinho
Solânea
Sossêgo
Sousa
Tacima
Tenório
Triunfo
Uiraúna
Várzea
Vieirópolis
Vista Serrana
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
Motociclista perde dedos do pé após acidente com carro na Via Dutra, em Resende
"/> Segundo informações da PRF, a colisão aconteceu após uma ultrapassagem indevida da moto. Um homem, de 35 anos, perdeu alguns dedos do pé após se envolver em um acidente entre um carro e uma moto na sexta-feira (4). A colisão aconteceu na altura do km 310 da Via Dutra, em Resende (RJ).
✅Clique aqui e entre no canal do g1 no WhatsApp
Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, o homem estava na moto e a colisão aconteceu por conta de uma ultrapassagem indevida do motociclista.
De acordo com a PRF, o carro envolvido na colisão estava saindo de um posto de combustível quando a motocicleta, que realizava a ultrapassagem, bateu de forma transversal no veículo. Com o impacto da batida, o motociclista teve ferimentos graves e perdeu alguns dedos do pé.
A vítima foi socorrida e encaminhada para o Hospital de Emergência de Resende.
Procurada pelo g1, a unidade médica não informou o estado de saúde dele.
Siga a TV Rio Sul no Instagram
Veja também
Acidente entre carro e moto deixa jovem ferido em Volta Redonda
g1 no RJ1: Acidente entre carro e moto deixa jovem ferido em Volta Redonda
Uma colisão entre carro e moto deixou um jovem, de 25 anos, ferido na tarde desta terça-feira (1) na Avenida dos Trabalhadores, próximo à Rodoviária Prefeito Francisco Torres, no bairro Laranjal, em Volta Redonda (RJ).
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul
Homem em surto ameaça pessoas com facas e é contido após três horas de negociação em Arapiraca
"/> Ação conjunta da polícia e do corpo de bombeiros ocorreu no bairro Cacimbas e terminou com o homem conduzido ao hospital. Polícia Militar foi acionada para conter homem em surto
3º BPM
Policiais militares foram acionados, nesta sexta-feira (4), para conter um homem em surto que ameaçava pessoas com duas facas, na região de Cacimbas, em Arapiraca, interior de Alagoas. A ocorrência foi registrada nos fundos da Igreja Matriz. Ele também ameaçava contra a própria vida.
De acordo com a PM, o homem apresentava comportamento agressivo, sinais de confusão mental e dizia frases desconexas. Ele se recusava a soltar as armas brancas, o que exigiu o início de uma negociação que durou cerca de três horas.
Diante da instabilidade emocional do indivíduo e da resistência em se render, a polícia precisou fazer uso de munições de impacto controlado (elastômero) para desarmá-lo com segurança.
Após ser atingido e imobilizado, o homem foi algemado para garantir a integridade de todos os envolvidos e, em seguida, recebeu atendimento de uma equipe do Corpo de Bombeiros. Ele foi encaminhado ao Hospital de Emergência do Agreste, onde permanece sob cuidados médicos.
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL
Termômetros despencam e Curitiba registra a temperatura mais baixa do ano, diz Simepar

Segundo o órgão, capital registrou 12,3 ºC neste sábado (5). Veja lista de temperaturas de outros municípios do Paraná. Termômetros despencam e Curitiba registra a temperatura mais baixa do ano, diz Simepar
Giuliano Gomes/PR Press
A madrugada deste sábado (5) foi a mais fria de 2025 em Curitiba, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Na capital, os termômetros chegaram a registrar 12,3 ºC.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
A chegada de um ar mais frio no Paraná estava prevista pelo Simepar entre a sexta-feira (4) e este sábado.
As temperaturas mais baixas no estado, conforme o órgão, foram registradas em Palmas 5,9ºC e General Carneiro, com 7,2 ºC, no sul do estado. Seguido de Clevelândia, no sudoeste, com 7,3 ºC.
O avanço da massa de ar frio se dá por conta de um deslocamento de um sistema de alta pressão. No centro, sul e leste do estado, com aumento da umidade, é possível um registro de pancadas de chuva de forma ocasional, a qualquer hora do dia neste sábado, de acordo com o órgão.
Veja, abaixo, as temperaturas mínimas registradas em outros municípios:
Altônia: 15,4 ºC
Antonina: 17,3 ºC
Apucarana: 16,7 ºC
Assis Chateaubriand: 18,0 ºC
Cambará: 18,1 ºC
Campina da Lagoa: 17,4 ºC
Campo Mourão: 18,8 ºC
Candói: 14,0 ºC
Capanema: 14,0 ºC
Cascavel: 13,5 ºC
Cerro Azul: 15,7 ºC
Cianorte: 20,2 ºC
Cidade Gaúcha: 20,0 ºC
Clevelândia: 7,3 ºC
Colombo: 12,2 ºC
Cornélio Procópio: 16,9 ºC
Cruzeiro do Iguaçu: 14,1 ºC
Curitiba: 12,3 ºC
Cândido de Abreu: 17,3 ºC
Diamante do Norte: 20,8 ºC
Fazenda Rio Grande: 12,1 ºC
Foz do Iguaçu: 11,6 ºC
Francisco Beltrão: 11,2 ºC
General Carneiro: 7,2 ºC
Guarapuava: 10,9 ºC
Guaraqueçaba: 16,6 ºC
Guaratuba: 18,3 ºC
Guaíra: 14,3 ºC
Irati: 11,7 ºC
Jaguariaíva: 14,4 ºC
Japira: 15,7 ºC
Joaquim Távora: 17,2 ºC
Lapa: 11,3 ºC
Laranjeiras do Sul: 14,2 ºC
Loanda: 18,8 ºC
Londrina: 18,2 ºC
Marechal Cândido Rondon: 13,8 ºC
Maringá: 19,7 ºC
Morretes: 16,8 ºC
Nova Tebas: 17,6 ºC
Palmas: 5,9 ºC
Palotina: 14,9 ºC
Paranaguá: 18,1 ºC
Paranavaí: 20,0 ºC
Pato Branco: 10,9 ºC
Pinhais: 12,3 ºC
Pinhão: 13,5 ºC
Planalto: 12,8 ºC
Ponta Grossa: 13,0 ºC
Santa Helena: 13,9 ºC
Santa Maria do Oeste: 13,8 ºC
Santo Antônio da Platina: 15,8 ºC
São Mateus do Sul: 11,2 ºC
São Miguel do Iguaçu: 13,3 ºC
Telêmaco Borba: 15,5 ºC
Toledo: 16,0 ºC
Ubiratã: 18,8 ºC
Umuarama: 18,0 ºC
União da Vitória: 12,6 ºC
Ventania: 12,8 ºC
LEIA TAMBÉM:
Santa Tereza do Oeste: Mais de dois mil celulares de origem paraguaia são apreendidos dentro de caminhão da Copel
VÍDEO: caminhão quase tomba após fechadas bruscas na BR-116; caminhoneiro estava drogado e foi preso no Paraná, diz PRF
Candói: Homem fica preso às ferragens e morre após acidente entre carro e ônibus na BR-277
Previsão para os próximos dias
No domingo (6), segundo o Simepar, o dia também amanhece com temperaturas mais baixas, principalmente entre o sul e leste do estado.
"Com os ventos que sopram do oceano, persiste a condição para pancadas de chuva a qualquer hora do dia, agora mais na faixa leste", aponta o órgão.
Nas regiões oeste, noroeste e norte, aquece pela tarde com máximas de 28ºC.
Assista aos vídeos mais acessados do g1 PR
Veja mais notícias do estado em g1 Paraná.
Mulher morre após casa pegar fogo em Sorocaba

Segundo o Corpo de Bombeiros, durante o combate às chamas, a equipe encontrou o corpo da vítima queimado dentro do imóvel. Uma mulher morreu após uma casa pegar fogo na Vila Hortência, em Sorocaba (SP), na madrugada deste sábado (5). o fogo começou por volta das 5h.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Segundo o Corpo de Bombeiros, durante o combate às chamas, a equipe encontrou o corpo da vítima queimado dentro do imóvel.
Os bombeiros ainda tentaram reanimar a vítima e a levaram para o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). A morte foi confirmada pelo médico plantonista do hospital.
O fogo foi controlado por volta das 7h. A Defesa Civil foi chamada para avaliar a situação do imóvel. A causa do incêndio é desconhecida.
Segundo relato de vizinhos, gatos que viviam na casa com a vítima também morreram queimados.
Mulher morre após casa pegar fogo em Sorocaba (SP)
Alexandre Morales/Arquivo Pessoal
Casa em Sorocaba (SP) ficou destruída; mulher foi encontrada morta dentro do imóvel
Alexandre Morales/Arquivo Pessoal
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/2025/04/05/casa-pega-fogo-em-sorocaba.ghtml
Defesa Civil de Petrópolis aciona segundo toque das sirenes no Alto da Serra, Vila Felipe, São Sebastião e Alto Independência
O segundo toque das sirenes é para mobilizar as pessoas para os pontos de apoio. A Defesa Civil de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, acionou o segundo toque do sistema de sirenes nas regiões do Alto da Serra, Vila Felipe, São Sebastião e Alto Independência, às 9h50 deste sábado (5).
A medida foi adotada após a atualização dos protocolos que indicam risco de deslizamentos nessas áreas.
De acordo com o órgão, o segundo toque tem como objetivo mobilizar moradores de áreas de risco para que se dirijam aos pontos de apoio mais próximos.
A orientação é que a população siga as instruções de segurança e se desloque com calma para os locais preparados para atendimento.
A Defesa Civil reforça que continua monitorando as condições meteorológicas e pede que os moradores fiquem atentos às próximas atualizações pelos canais oficiais da Prefeitura de Petrópolis
Consulta pública vai ouvir população sobre a qualidade e segurança de 120 pontes no Tocantins; veja como participar

Cidadão pode enviar opinião sobre iluminação, sinalização, largura das vias e rachaduras, entre outros aspectos. Iniciativa veio depois da queda da ponte JK no Rio Tocantins, entre a Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). TCU abre consulta pública sobre 122 estruturas de pontes no Tocantins; saiba mais
Uma consulta pública feita pelo Tribunal de Contas da União (TCU) está ouvindo a população sobre a qualidade e segurança de pontes em rodovias federais de todo o país. No Tocantins são 122 estruturas cadastradas que podem ser avaliadas pela população.
"O cidadão tem plena capacidade na hora que ele está trafegando pela ponte de verificar a existência de um buraco, se o tabuleiro da ponte está apresentando falha, se um guarda-corpo está apresentando ruptura. Mas aquele olhar com relação à segurança estrutural, ao comprometimento da durabilidade daquela obra, isso demanda a inspeção e o olhar de um profissional da área de engenharia", afirmou o professor de engenharia civil Moacyr Salles.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Em todo o país, são cerca de 6 mil estruturas em rodovias federais, somando as que estão sob responsabilidade do governo federal e aquelas que estão sob a gestão da iniciativa privada. A consulta pública investiga a qualidade e seguranças dessas estruturas.
O cidadão pode participar enviando sua opinião sobre iluminação, sinalização, largura das vias, rachaduras, entre outros aspectos. As fotos, endereços e informações das pontes podem ser enviadas por meio do aplicativo TCU Mobile.
A iniciativa veio depois da queda da ponte JK no Rio Tocantins, entre a Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). Além das vidas perdidas, a tragédia causou um prejuízo total ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) que está em torno de R$ 400 milhões.
Ponte sobre rio no Tocantins
Reprodução/TV Anhanguera
LEIA TAMBÉM
Caminhões e carros que ficaram no fundo do Rio Tocantins após queda de ponte devem ser retirados em abril, diz DNIT
Prédios abandonados na região sul de Palmas deixam moradores com medo e frustrados: '300 sonhos jogados no lixo'
Duas pessoas morrem em acidente envolvendo viatura da Polícia Penal do Tocantins na BR-010
Os custos englobam a obra da nova ponte, o pagamento das travessias de balsa na região e os reparos nas rodovias estaduais do Tocantins que estão sendo utilizadas como rotas alternativas.
Os dados coletados na pesquisa vão apoiar a fiscalização realizada pelo TCU, que avalia a gestão da manutenção da malha rodoviária federal. As informações também vão auxiliar o Ministério dos Transportes, DNIT e a Agência Nacional de Transportes Terrestres.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
O
Tiros em bar deixa um morto e dois feridos em Barra do Piraí

Em depoimento à polícia, uma das vítimas informou que disparos partiram de carro com quatro ocupantes encapuzados. 88ª Delegacia de Polícia, em Barra do Piraí
Reprodução TV Rio Sul
Uma pessoa morreu e outras duas ficaram feridas após disparos de arma de fogo em um bar, na noite de sexta-feira (4), em Barra do Piraí (RJ). O caso aconteceu no Morro do Gama. Em depoimento à polícia, uma das vítimas informou que os disparos foram feitos de um carro com quatro ocupantes encapuzados.
✅Clique aqui e entre no canal do g1 no WhatsApp
Os agentes foram acionados para a Rua Alexandre Arruda. No local, a PM encontrou a vítima de 48 anos sem vida. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal de Volta Redonda. Outra, de 50 anos, foi socorrida. Ainda não há informações sobre a continuidade do atendimento médico.
A terceira vítima, de 20 anos, atingida no braço direito, procurou atendimento médico por meios próprios. Após receber alta, prestou depoimento no posto policial. Ele relatou que um carro passou atirando na frente do estabelecimento e que a ação foi muito rápida, não sendo possível o reconhecimento de ninguém.
O dono do bar também foi ouvido pela polícia. O proprietário comentou que estava de costas, pegando bebidas em um freezer, quando os disparos foram feitos.
No local, a Polícia Militar apreendeu três projéteis de 9 mm. O caso será investigado pela delegacia de Barra do Piraí.
Siga a TV Rio Sul no Instagram
Veja também
Homem é morto a tiros em Porto Real
Homem é morto a tiros em Itatiaia e Três homens são presos em casa em Porto Real
Crime aconteceu na Avenida Renato Monteiro, no bairro Éttore.
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul
Cidades do Alto Tietê antecipam campanha de vacinação contra gripe

Grupo prioritário pode se vacinar nas unidades básicas dos municípios. Segundo Ministério da Saúde, imunizante vai ficar disponível durante todo no todo. Campanha nacional de vacinação contra a gripe começa nesta segunda (7). Cidades do Alto Tietê já estão vacinando
Prefeitura de Bertioga/Divulgação
Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano já iniciaram a vacinação contra a Influenza. A campanha nacional começa nesta segunda-feira (7) em todo o país.
Santa Isabel vai iniciar a campanha nesta segunda-feira. O g1 questionou a Prefeitura de Arujá e de Salesópolis sobre a vacinação, mas não teve resposta.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
O imunizante protege contra os principais vírus da gripe, como a influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B. A imunização pode evitar complicações que levam a internações e à morte. (Confira abaixo quem pode se vacinar)
Quem pode se vacinar
Idosos (60 anos ou mais);
Crianças de 6 meses a 5 anos;
Gestantes;
Puérperas;
Pessoas com doenças crônicas;
Povos indígenas;
Quilombolas;
Pessoas em situação de rua;
Trabalhadores da saúde e da educação;
Profissionais das forças de segurança e salvamento
Profissionais das Forças Armadas;
Pessoas com deficiência permanente;
Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo;
Trabalhadores portuários;
Trabalhadores dos Correios;
População e funcionários do sistema de privação de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
De acordo com o Ministério da Saúde, a partir de 2025, a vacina contra a influenza vai ficar disponível nas unidades básicas de saúde (UBS) de forma permanente. A meta é imunizar 90% do público-alvo.
Cidades do Alto Tietê
Arujá
Em Arujá, a vacinação começa neste sábado (05) em dois pontos estratégicos, das 8h às 12h: na Praça do Coreto, no Centro (próximo à Prefeitura) e na Praça da Juventude, no Mirante, onde fica também a sede da Secretaria Municipal de Cultura.
A vacinação continuará ao longo da semana, em diferentes locais da cidade, como nas UBSs e também nas feiras-livres.
Confira o calendário:
Domingo (6): Feira do Barreto (Avenida Armando Colângelo), das 8 às 12h
Quarta-feira (9): Feira do Mirante (Rua Serra de Pacatuba), das 8 às 12h
Quinta-feira (10): Feira-livre do Barreto (Avenida D), das 8 às 12h
Sexta-feira (11): Feira do Centro (Rua Maranhão), das 8 às 12h
Sábado (12): Feira do Jordanópolis (Alameda das Rosas), das 8 às 12h
A vacinação está disponível para toda a população e não apenas para os grupos prioritários ou com comorbidades.
Biritiba-Mirim
A Prefeitura de Biritiba-Mirim informou que a vacina contra a influenza está disponível desde o dia 2 de abril.
Os grupos prioritários podem se vacinar na unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Jardim Yoneda, na Rua Nilo Peçanha; na ESF Jardim Castellano, na Estrada Municipal Vicente Castellano; na ESF Jardim dos Eucaliptos, na Marinalva da Silva Santos e no Centro de Especialidades – CSIII, na Av. Maria José de Siqueira Melo, 257.
A vacinação ocorre sempre de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. A administração municipal não informou quantas pessoas já se vacinaram, pois não possui o quantitativo.
Ferraz de Vasconcelos
A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos informou que a vacina contra a influenza está disponível desde o dia 1º de abril. Até esta quinta-feira (3), duas mil doses estavam disponíveis.
Os grupos prioritários podem se vacinar em qualquer UBS da cidade. A vacinação ocorre sempre de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e em algumas unidades até 21h. (Confira aqui a lista das unidades)
A reportagem do g1 questionou sobre quantas pessoas se vacinaram, mas não teve resposta.
Guararema
A Prefeitura de Guararema informou que a vacina contra a influenza está disponível desde 1º de abril, entretanto não disse quantas doses estão disponíveis.
Os grupos prioritários podem se vacinar em todas as UBS e no Centro de Saúde de Atenção Primária (Cesap), na rua São Vicente de Paula, 110, Centro. A vacinação ocorre sempre de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.
A reportagem do g1 questionou quantas pessoas se vacinaram, mas não teve resposta.
Itaquaquecetuba
A Prefeitura de Itaquaquecetuba informou que a vacina contra a influenza está disponível desde 1º de abril. Neste dia, a cidade recebeu oito mil doses.
Os grupos prioritários podem se vacinar nas UBS da cidade. A vacinação ocorre sempre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.
A reportagem do g1 questionou sobre quantas pessoas se vacinaram, mas até o momento não teve resposta.
Mogi das Cruzes
A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que a vacina contra a influenza está disponível desde 29 de março. Nesta semana, a cidade recebeu 30 mil doses do imunizante.
Os grupos prioritários podem se vacinar em todas as UBS e unidades do Programa Saúde da Família (PSF). A vacinação ocorre sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, e em algumas UBS até 18h30. (Confira aqui).
Além das vacinações nas UBS, é possível se vacinar no drive-thru no Pró-Hiper, que fica na avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes, 540, no Mogilar. Esta ação acontece de segunda a sábado, das 8h às 18h, até o final do mês de abril.
Segundo a prefeitura, mais de sete mil pessoas tomaram a vacina até esta quinta-feira (3).
Poá
A Prefeitura de Poá informou que a vacina contra a influenza está disponível desde 3 de abril. Até o momento, a prefeitura não disse quantas doses estão disponibilizadas para o público-alvo.
Os grupos prioritários podem se vacinar em qualquer UBS. A vacinação ocorre sempre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 15h30.
No momento da vacinação, é necessário apresentar um documento original com foto, CPF e, se possível, a caderneta de vacinação.
A reportagem do g1 questionou sobre quantas pessoas se vacinaram, mas até o momento não teve resposta.
Suzano
A Prefeitura de Suzano informou que a vacina contra a influenza está disponível desde 1º abril. A cidade recebeu 28 mil doses do imunizante neste dia.
Os grupos prioritários podem se vacinar nas UBS da cidade. A vacinação ocorre sempre de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. (Confira a lista dos postos de saúde aqui)
No momento da vacinação, é necessário apresentar um documento oficial com foto, CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e cardeneta de vacinação.
Segundo a prefeitura, até o início desta quinta-feira (03/04), 1.131 pessoas se vacinaram.
Campanha de vacinação da gripe começa neste sábado em Mogi das Cruzes
Veja tudo sobre o Alto Tietê
Opositores de Trump vão às ruas neste sábado (5) em todos os EUA e mais 6 países
![]()
Organizadores esperam ser o maior dia de protestos contra o presidente Donald Trump desde o início do novo mandato do republicano. A Universidade de Columbia foi o epicentro dos protestos estudantis contra a guerra em Gaza.
Getty Images via BBC
Cerca de 1.200 manifestações estão programadas para este sábado (5) em todo os Estados Unidos, no que os organizadores esperam ser o maior dia de protestos contra o presidente Donald Trump e seu aliado bilionário Elon Musk, desde que o novo mandato do republicano começou.
Os protestos "Hands Off!" (Mãos Fora!) darão aos opositores de Trump a oportunidade de demonstrar seu descontentamento em massa, em resposta à profunda transformação que Trump impôs à política externa e interna dos EUA por meio de ordens executivas.
“Esta é uma demonstração enorme que enviará uma mensagem muito clara para Musk, Trump, os republicanos no Congresso e todos os aliados submissos do movimento MAGA (Make America Great Again) que não queremos suas mãos na nossa democracia, nas nossas comunidades, nas nossas escolas, nos nossos amigos e nossos vizinhos”, disse Ezra Levin, cofundador do Indivisible, um dos grupos organizadores dos eventos de sábado.
A Casa Branca não respondeu imediatamente a um pedido de comentário de Trump ou Musk.
Cerca de 150 grupos ativistas se inscreveram para participar, de acordo com o site do evento.
Os eventos estão programados para ocorrer em todos os 50 estados, além do Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, México e Portugal. Um dos maiores comícios é esperado no National Mall, em Washington.
Protestos contra guinada conservadora
Trump retornou ao cargo em 20 de janeiro com uma série de ordens executivas e outras medidas que os críticos afirmam estar alinhadas com uma agenda definida pelo Projeto 2025, uma iniciativa política profundamente conservadora para reformular o governo e consolidar a autoridade presidencial.
Seus apoiadores aplaudiram a audácia de Trump como necessária para interromper os interesses liberais arraigados.
A secretária assistente de imprensa da Casa Branca, Liz Huston, contestou a acusação dos manifestantes de que Trump pretende cortar a Previdência Social e o Medicaid.
“A posição do presidente Trump é clara: ele sempre protegerá a Previdência Social, o Medicare e o Medicaid para os beneficiários elegíveis.
Enquanto isso, a posição dos democratas é dar benefícios da Previdência Social, Medicaid e Medicare a imigrantes ilegais, o que vai falir esses programas e esmagar os idosos americanos”, disse Huston em um e-mail.
Grande parte da agenda de Trump tem sido contida por processos judiciais que alegam que ele ultrapassou sua autoridade ao tentar demitir funcionários públicos, deportar imigrantes e reverter os direitos dos transgêneros.
Grupos pró-palestinos que se opõem à renovação da ação militar de Israel em Gaza e à repressão da administração Trump aos protestos em campi universitários também participarão em Washington e planejam realizar uma marcha, afirmaram grupos de protesto em uma declaração.
No início do primeiro mandato de Trump, em 2017, centenas de milhares de pessoas participaram da Marcha das Mulheres em Washington para demonstrar oposição.
Os protestos daquele ano foram menores, mas os líderes ativistas têm se planejado para se unir em um evento de grande escala, disse Levin.
O Indivisible -- que se formou após a primeira eleição de Trump em 2016 -- tem trabalhado com outros grupos liberais, incluindo MoveOn e o Working Families Party, para unir organizações progressistas em todo o país.
Entre as organizações que se comprometeram a participar estão o Serviço de Empregados Internacionais (SEIU), um sindicato que representa cerca de 2 milhões de trabalhadores; a Human Rights Campaign, o maior grupo de defesa LGBTQ nos Estados Unidos; e o Greenpeace, grupo ambientalista.
Retaliação da China contra tarifas de Trump agrava tensão nos mercados
DF teve 215 feminicídios em 10 anos; maioria dentro de casa e por ciúmes

Dados são de monitoramento da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF). Apenas no início de 2025, foram 6 casos; último aconteceu em 31 de março, quando mulher foi morta na frente dos filhos. Imagem ilustrativa de mulher vítima de violência.
Geovana Albuquerque/Agência Brasília
O Distrito Federal teve 215 feminicídios em 10 anos - 209 confirmados e 6 sob análise - segundo dados do painel de monitoramento da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF). A maioria das mortes aconteceram dentro de casa e por ciúmes.
🚨 Veja no final da reportagem detalhes de como pedir ajuda.
🔎 Os dados apresentados reúnem números de 2015 até 1° de abril de 2025.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Apenas neste ano, até 1° de abril, foram seis casos. O último confirmado, foi em 31 de março, quando Maria José Ferreira foi morta pelo companheiro na frente dos filhos.
A Polícia Civil do DF ainda investiga um possível feminicídio que, se confirmado, será o sétimo caso do ano. Na última quarta-feira (2), o corpo de uma mulher que estava desaparecida desde janeiro foi encontrado enterrado em uma área rural de Planaltina. O marido da vítima, com quem ela tinha um relacionamento conturbado, foi preso também na quarta.
🔎 A SSP também registrou, entre março de 2015 e 28 de fevereiro de 2025, 721 tentativas de feminicídio. Destas, 294 mantêm-se tipificadas como feminicídio tentado e 427 foram tipificadas com natureza diversa.
Crime anunciado
Segundo a defensora Rafaela Ribeiro Mitre, chefe do Núcleo de Assistência Jurídica de Promoção e Defesa das Mulheres da Defensoria Pública do DF (DPDF), o feminicídio é um crime anunciado, antecedido por diversos atos de violência.
Só nesta última semana, o DF teve diversos casos de violência contra a mulher:
Mulher teve a casa incendiada por ex que não aceitou fim de relacionamento;
Menina de 13 anos foi dopada e estuprada;
Mulher foi sequestrada pelo ex e ficou refém por 20h;
Mulher internada quase foi agredida pelo ex que fingiu ser paciente da mesma UPA;
Mulher teve prótese de silicone arrancada com faca por companheiro.
➡️ É importante incentivar que vítimas de violência denunciem, e que as famílias, amigos, centro religiosos e órgãos de segurança também acolham essas mulheres, sem julgamentos, e ajudem nas denúncias.
Rafaela Ribeiro Mitre aponta que vítimas podem ficar presas em um relacionamento devido à dependência financeira, medo e isolamento.
"A gente tem que falar muito dessas violências iniciais. É importante não só a vítima reconhecer isso, como o sistema de Justiça e a rede de proteção dessa mulher, como amigo, familiar, vizinho, intervenha desde esse primeiro ato", diz a defensora pública.
🔎 Rafaela Ribeiro Mitre ainda destaca que a maioria das vítimas de violência são negras. Além disso, a maior parte dos autores dos crimes tiveram relações afetivas com as vítimas.
Motivos e meios para feminicídios
A maioria dos casos de feminicídio no DF foi motivada por ciúmes e, em segundo lugar, término de relacionamento (veja abaixo). A SSP-DF ainda aponta que 71% dos crimes ocorreram no interior de residências.
"Esse cenário reforça a importância da denúncia como ferramenta essencial para a proteção das vítimas", diz a SSP-DF.
👉 A defensora Rafaela Ribeiro Mitre diz que mulheres que sofrem com ciúme excessivo ou perseguição de outra pessoa, por exemplo, podem pedir medida protetiva (veja detalhes mais abaixo, em "como pedir ajuda").
Os dados da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) mostram que arma branca (objetos usados para agressão, como faca e canivete), foi o principal meio empregado pelos autores para cometer o feminicídio, em 112 casos (veja acima).
Em 30 dos casos a arma de fogo foi utilizada. Já em 6 casos os autores usaram fogo para matar as mulheres.
Regiões Administrativas (RA) com maior número de casos
Sobre os locais dos crimes, Ceilândia é a região administrativa do DF com o maior número de casos, seguida de Samambaia e Santa Maria (veja acima).
Feminicídios em 2025
Seis casos de feminicídio foram registrados no DF nos primeiros meses de 2025. Todas as vítimas eram mães e 80% dos autores dos crimes têm antecedentes criminais.
Assim como no cenário geral, a maioria das mortes foi por arma branca, dentro de casa e por ciúmes.
Relembre os casos:
5 de janeiro: Ana Moura Virtuoso, na Estrutural;
15 de fevereiro: vítima não identificada, entre Taguatinga e Samambaia;
24 de fevereiro: Géssica Moreira de Sousa, em Planaltina;
26 de fevereiro: Ana Rosa Brandão, no Cruzeiro;
29 de março: Dayane Barbosa, na Fercal;
31 de março: Maria José Ferreira, no Recanto das Emas.
🔎 A Polícia Civil ainda investiga um sétimo caso, como possível feminicídio: o corpo de uma mulher, que estava desaparecida desde janeiro deste ano, foi encontrado enterrado em uma área rural de Planaltina, no Distrito Federal, na quarta-feira (2). O marido da vítima, com quem ela tinha um relacionamento conturbado, foi preso.
🚨 Como pedir ajuda
A Secretaria de Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) tem canais de atendimento que funcionam 24h. As denúncias e registros de ocorrências podem ser feitos pelos seguintes meios:
Telefone 197 (Polícia Civil)
Telefone 190 (Polícia Militar)
E-mail: denuncia197@pcdf.df.gov.br
Delegacia mais próxima
Delegacia eletrônica
WhatsApp: (61) 98626-1197
O DF tem duas delegacias especializadas no atendimento à mulher (Deam), na Asa Sul e em Ceilândia, mas os casos podem ser denunciados em qualquer unidade.
Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM)
Endereço: EQS 204/205, Asa Sul
Telefones: (61) 3207-6172
Delegacia de Atendimento Especial à Mulher (DEAM II)
Endereço: QNM 2, Conjunto G, Área Especial, Ceilândia Centro
Telefone: (61) 3207-7391
O Ministérios das Mulheres tem uma Central de Atendimento à mulher, que pode ser contatada 24h através do telefone 180. A central ajuda com registro e orientações sobre denúncias.
Medidas protetivas
A defensora Rafaela Ribeiro Mitre explica que as mulheres não necessitam de um fato que é considerado crime para solicitar uma medida protetiva.
🔎Ciúme excessivo, perseguição ou controle de patrimônio, por exemplo, já são situações em que a mulher pode solicitar a proteção.
Segundo o Tribunal de Justiça do DF (TJDFT), a medida protetiva pode ser solicitada através da Polícia Civil: na Delegacia da Mulher ou na Delegacia de Polícia mais próxima, pelo site da Delegacia Eletrônica, ou pelo número 197 (opção 3).
A autoridade policial registrará o pedido e irá remetê-lo ao juiz(a), que deverá apreciar este requerimento em até 48 horas.
👉 Caso a medida protetivas concedida não cesse as agressões ou ameaças, a mulher pode solicitar outras medidas protetivas mais adequadas, bem como denunciar o descumprimento da medida. O descumprimento é configurado crime.
Assistência Jurídica da Defensoria Pública
O Núcleo de Defesa da Mulher da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) oferece assistência jurídica e orientação.
Endereço: Fórum José Júlio Leal Fagundes, Setor de Múltiplas Atividades Sul, Trecho 3, Lotes 4/6, Bloco 4
Horário: de segunda a sexta, das 13h às 18h (dias úteis)
Contato: 129 ou (61) 3465-8200
📌 VEJA AQUI a cartilha da Defensoria Pública do DF que apresenta os tipos de violência e explica formas de denúncia, além dos tipos de medidas protetivas.
LEIA TAMBÉM:
TESTE: Tribunal de Justiça do DF faz quiz para mulheres perceberem se estão em uma relação abusiva
VÍDEO explica ciclo do relacionamento abusivo
Violência contra mulher: entenda o ciclo do relacionamento abusivo
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.