Tendência ou realidade? FELINJU 2025 traz inovação ecológica para o setor

Feira de Lingerie de Juruaia apresenta marcas e tecnologias que estão revolucionando a moda íntima com materiais ecológicos e produção responsável Crédito: Divulgação
A sustentabilidade se tornou um fator determinante no mercado da moda, e o setor de lingerie não fica para trás. Na FELINJU 2025, feira que acontece em Juruaia, Minas Gerais, a sustentabilidade ganha destaque, com marcas apresentando tecidos biodegradáveis, produção com menor impacto ambiental e novas tecnologias que unem moda e consciência ecológica.
"O consumidor atual busca produtos que sejam bonitos, confortáveis e sustentáveis. As marcas estão investindo em matérias-primas ecológicas, como algodão orgânico, fibras recicladas e tingimentos naturais", afirma Tania Rezende Mendonça, presidente da Associação Comercial e Industrial de Juruaia- ACIJU.
Além dos tecidos inovadores, algumas confecções locais adotaram práticas como o uso de energia renovável, reaproveitamento de resíduos têxteis e embalagens biodegradáveis. A expectativa é que essas iniciativas ganhem cada vez mais espaço no setor.
A FELINJU 2025 traz, ainda, painéis e palestras sobre o futuro da moda sustentável, com especialistas debatendo os desafios e oportunidades dessa transformação.
Feijó decreta emergência após Rio Envira transbordar e atingir bairros
"/> Decreto nº 153 do dia 6 de abril foi divulgado no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta terça-feira (8) e prevê o planejamento e elaboração de ações de resposta à situação. Na medição feita às 6h, manancial saiu da cota de transbordo. Na medição desta terça-feira (8), Rio Envira deu sinais de vazante e saiu da cota de transbordo em Feijó
Asscom/Prefeitura de Feijó
Foi decretada nesta terça-feira (8) a situação de emergência na cidade de Feijó, no interior do Acre, após o Rio Envira ultrapassar a cota de transbordo e alagar bairros do município. O decreto nº 153, datado do dia 6 de abril, foi divulgado no Diário Oficial do Estado (DOE) e passa a valer a partir da data da publicação.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
O decreto cita que é levada em consideração a rápida elevação dos índices do rio, fazendo com que o Rio Envira ultrapassasse a cota de transbordo. Na medição das 6h desta terça, o manancial saiu da cota de transbordo, que é de 12 metros, e marcou 11,42 metros.
O documento ainda pontua que a previsão meteorológica prevê alto fluxo de chuvas para os próximos dias, o que deve manter ou agravar a situação de alagamento em diversas áreas da cidade.
"Autoriza-se a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta à presente situação emergencial e a realização de campanhas de arrecadação de recursos, junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pela enchente", diz o artigo 4º do decreto, assinado pelo prefeito Railson Ferreira.
LEIA TAMBÉM:
Por conta de fortes chuvas, enxurrada de igarapé atinge quatro bairros no interior do Acre
Cheia dos rios leva governo do Acre a decretar situação de emergência
A situação de anormalidade desta emergência é válida para as áreas devidamente atingidas pelo desastre decorrente das cheias, conforme informações contidas no Relatório que deverá ser emitido pela Defesa Civil do Município de Feijó.
Rio Envira transborda em Feijó e deixa cerca de 10 famílias afetadas neste domingo (6)
No último sábado (5), o manancial atingiu 12,75 metros, ultrapassando a cota de transbordamento em quase um metro. No domingo (6), o rio chegou à marca de 13,06 metros às 5h, ultrapassando em mais de um metro a cota de transbordamento. Na segunda-feira (7), o Rio Envira atingiu 12,21 metros.
De acordo com informações da prefeitura da cidade, quatro bairros foram atingidos e pelo menos 9 famílias já retiradas de casa, sendo que quatro destas ficaram na Escola Toppo Gigio, usada pela Defesa Civil da cidade para alocar as pessoas afetadas pela enchente. Já as outras cinco famílias desalojadas foram levadas para casa de parentes ou amigos.
O capitão Brito, da Defesa Civil municipal, comentou que através da Defesa Civil Estadual, na coordenação do coronel Carlos Batista, estão sendo disponibilizadas 600 cestas básicas e 60 colchões para a população que foi atingida pela enchente.
Emergência
Desde o dia 10 de março, o governo do Acre decretou situação de emergência devido à cheia dos rios do Acre, inclusive o Rio Envira. A duração do decreto é de 180 dias e autoriza medidas emergenciais e administrativas urgentes para a instalação de abrigos, fornecimento de insumos e mobilização de recursos para o enfrentamento da crise.
Duas semanas depois, o governo federal reconheceu a situação de emergência em oito das dez cidades afetadas por inundações, incluindo Feijó. A publicação, feita no Diário Oficial da União (DOU), foi assinada por Rafael Pereira Machado, secretário substituto da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).
A primeira enchente de 2025 na região ocorreu em 23 de fevereiro, atingindo casas nos bairros Bela Vista, Geni Nunes, Esperança e Bairro do Hospital.
Reveja os telejornais do Acre
Cuiabanos que inspiram: veja personalidades que ajudaram a escrever a história da cidade

Cuiabá completa 306 anos nesta terça-feira (8) e o g1 reuniu alguns nomes que fazem parte da história da capital mato-grossense. Personalidades cuiabanas
Montagem/g1
A história da capital mato-grossense se entrelaça com as de personalidades que fizeram e ainda fazem de Cuiabá, uma cidade cada vez mais rica culturalmente.
Os feitos desses ícones ainda ressoam de geração em geração e continuam inspirando a população cuiabana.
Para celebrar os 306 anos de Cuiabá, o g1 reuniu alguns nomes que contribuíram para propagar a tradição e costumes regionais para o Brasil e para o mundo, seja por meio da gastronomia, dança, música, literatura ou política.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Dona Eulália
Dona Eulália, cozinheira famosa pelos bolos de arroz em Cuiabá
Amaury Santos
Cozinheira famosa pelos bolos de arroz, Eulália da Silva Soares, popularmente conhecida como Dona Eulália, nasceu na zona rural de Cuiabá em 13 de janeiro de 1934. Ela se mudou com o então marido, Eurico Avelino Soares, para o bairro da Lixeira, na capital, onde começou a comercializar os bolinhos de arroz para ajudar na renda de casa.
Os quitutes começaram a ser vendidos de porta em porta, em frente de escolas na capital e na Igreja São Benedito. Com o sucesso, abriu no quintal de casa o espaço onde até hoje são vendidos os bolinhos. A cuiabana mantinha há quase 70 anos, a tradição do prato típico de Mato Grosso e um dos principais símbolos da cultura regional.
Entre 2017 e 2020, recebeu três premiações da Veja Comer & Beber Cuiabá, sendo duas vezes na categoria ‘melhor bolinho de arroz’ e uma vez na categoria ‘melhor salgado’.
Dona Eulália, famosa pelo bolo de arroz em Cuiabá, é homenageada com exposição de fotos
Dona Eulália morreu aos 90 anos, no dia 28 de outubro de 2024. Ela deixou 8 filhos, 22 netos e 34 bisnetos.
Dona Domingas e o Flor Ribeirinha
Patrimônio histórico e imaterial de Cuiabá, Grupo Flor Ribeirinha
Edu Slum
Domingas Leonor da Silva, mais conhecida como Dona Domingas, nasceu na comunidade de São Gonçalo Beira Rio, mesmo local onde mais tarde, fundou o grupo folclórico Flor Ribeirinha.
Considerado uma das principais manifestações culturais mato-grossenses, o grupo trabalha no resgate, manutenção, proteção e difusão da cultura popular da região, além de manter viva a tradição do Siriri e Cururu, há mais de 30 anos.
O Flor Ribeirinha acumula títulos mundiais, conquistados em países como Turquia (2017), Polônia (2021) e Bulgária (2022) e se tornou tetracampeão mundial de folclore, no 'Cheonan World Dance Festival’ da edição de 2024.
Em fevereiro deste ano, o grupo foi reconhecido como patrimônio histórico e imaterial de Cuiabá.
Além de presidente do Flor Ribeirinha, Dona Domingas é doutora Honóris Causa pela Universidade Federal de Mato Grosso e vencedora do Prêmio Nacional Mestre da Cultura Popular em 2018.
Manoel de Barros
O poeta Manoel de Barros é retratado em sua residência em Campo Grande (MS), em foto de fevereiro de 2008
Jonne Roriz/Estadão Conteúdo/Arquivo
O poeta Manoel Wenceslau Leite de Barros nasceu em Cuiabá no ano de 1916 e passou a infância tentando desvendar os mistérios do Pantanal. Foi de lá que tirou inspiração para escrever seus quase 30 livros publicados.
Manoel de Barros publicou seu primeiro livro, 'Poemas concebidos sem pecado', em 1937. Seu último volume, "Escritos em verbal de ave", saiu em 2011.
Em 1966, ele ganhou o prêmio nacional de poesias com 'Gramática Expositiva do Chão'. Em 1998, levou o Prêmio Nacional de Literatura do Ministério da Cultura, pelo conjunto da obra. Ao longo da carreira de sete décadas, ganhou o Prêmio Jabuti duas vezes, em 1990 e 2002, com as obras 'O guardador de águas' (1989) e 'O fazedor de amanhecer' (2001). Em 2000, foi premiado pela Academia Brasileira de Letras.
O autor teve sua obra traduzida para países como Portugal, Espanha, França e Estados Unidos.
Manoel de Barros era ocupante da cadeira número 1 da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras. O poeta morreu aos 97 anos, no dia 13 de novembro de 2014, após passar por uma cirurgia no intestino, em Campo Grande (MS), onde viveu os últimos anos junto à esposa.
'Ele é imortal, pois a obra dele fica', diz poeta de MT sobre Manoel de Barros
Eurico Gaspar Dutra
Eurico Gaspar Dutra
Divulgação/Governo federal
Depois de nove anos como ministro da Guerra do governo de Getúlio Vargas, o cuiabano Eurico Gaspar Dutra, nascido em 1883, se tornou o 16º presidente da República do Brasil.
Dentre os 15 presidentes militares que passaram pelo comando do país, somente ele e Hermes da Fonseca subiram ao posto de cargo máximo da nação por meio do voto. Seu governo se caracterizou por uma linha desenvolvimentista.
O militar deixou legados como a aproximação diplomática com os Estados Unidos (foi o segundo presidente a visitar o país em missão oficial), a Escola Superior de Guerra (ESG) e a Via Dutra, que liga os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, onde faleceu aos 91 anos de idade.
Em Cuiabá, o estádio que leva seu nome, o qual os cuiabanos se referem como 'Dutrinha', já foi palco de muitas partidas memoráveis ao longo dos 73 anos de história, como a chegada de Pelé para um amistoso entre o Santos e o Dom Bosco, em 1965.
Mãe Bonifácia
Estátua de Mãe Bonifácia no parque que leva o nome da curandeira negra
Renê Dióz/g1
Mulher negra alforriada que viveu em Cuiabá no fim do século 19, cuja trajetória ainda é uma incógnita para muitos pesquisadores. Historiadores afirmam que a maior parte do que se sabe sobre Mãe Bonifácia foi passada de geração para geração de forma oral, até ano passado, quando pesquisadores encontraram nos arquivos da Cúria Metropolitana de Cuiabá, o registro do óbito de Mãe Bonifácia, morta aos 80 anos, em 19 de fevereiro de 1867.
Relatos apontam que ela viveu na Avenida Lavapés, diz Aníbal Alencastro, geógrafo, pesquisador e autor de livros sobre Cuiabá. Segundo ele, em frente à casa ficava um córrego, e Mãe Bonifácia orientava os escravizados a seguirem pela água para que não pudessem ser farejados pelos cães dos capitães do mato, homens contratados para recapturar os negros fugitivos.
O apelido de "mãe" veio pelo fato de ela ter sido considerada muito bondosa para os negros.
Em dezembro de 2000, o parque estadual Mãe Bonifácia foi inaugurado como uma homenagem ao ícone de força e resistência, na região central de Cuiabá, com uma área verde de 77 hectares e aproximadamente dez quilômetros de trilhas.
Entre abril e maio deste ano, será gravado o longa-metragem 'Mãe Bonifácia', protagonizado pela atriz Zezé Motta. O filme é dirigido pelo diretor Salles Fernandes, e as filmagens serão realizadas em uma chácara de Sorriso, a 420 km da capital.
✍Cuiabá, 306 anos
Cuiabá completa 306 anos
Mayke Toscano/Secom-MT
No dia 8 de Abril de 1719, Pascoal Moreira Cabral assinou a ata da fundação de Cuiabá, no local conhecido como Forquilha, às margens do rio Coxipó. Foi a forma encontrada para garantir os direitos pela descoberta à Capitania de São Paulo.
Em 1726, o capitão-general governador da Capitania de São Paulo, Rodrigo César de Menezes, chega na capital como representante de Portugal. Em 1727, Cuiabá é elevada à categoria de vila, com o nome de Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá. Porém, parte da população abandonou a capital depois que as lavras de ouro foram menores que o esperado.
Um século depois de sua fundação, Cuiabá foi alçada à condição de cidade em setembro de 1818, e tornou-se a capital da então província de Mato Grosso no dia 28 de agosto de 1835, já que antes, a capital da província era Vila Bela da Santíssima Trindade.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Chuva recorde na Bolívia faz vacas nadarem para fugir de cheias; VEJA

O país foi atingido por algumas das chuvas mais intensas em décadas e 55 pessoas morreram. Segundo autoridades locais, mais de meio milhão de famílias foram afetadas. Enchentes na Bolívia elevam nível de rio da Amazônia que corta o país e faz vacas nadarem
Reuters
Na região rural de Beni, na Bolívia, perto da fronteira com o Brasil, pastos estão completamente submersos, forçando o gado e os vaqueiros a nadar. (Veja a imagem acima)
O país foi atingido por algumas das chuvas mais intensas em décadas, que deixaram plantações de soja e fazendas submersas, colocando em risco as exportações para mercados estrangeiros e elevando os preços locais dos alimentos.
"A inundação que estamos enfrentando agora é muito incomum, muito severa para esta época do ano", disse o pecuarista Gunther Amatller à Reuters enquanto resgatava seu gado das águas da enchente. "A água continua subindo. É difícil prever o quanto ela vai subir."
Vacas atravessam área de pasto a nado após cheias
Reuters
De acordo com estimativas locais, cerca de 200 mil cabeças de gado estão em risco, lutando contra a água da enchente e a fadiga. As enchentes atingiram 590 mil famílias e mataram pelo menos 55 pessoas.
"Meu gado está sofrendo e os animais estão emaciados. Além disso, há muitas cobras e onças naquela área alagada", lamentou Teresa Vargas, dona da fazenda Cheperepije.
As mudanças climáticas alteraram os padrões do clima, de acordo com especialistas, atrasando as chuvas e tornando-as mais intensas. O Rio Mamoré, um rio amazônico que atravessa a Bolívia e o Brasil, transbordou, inundando tudo em seu caminho.
Em cidades como Puerto Almacén e Puerto Ballivián, famílias inteiras abandonaram suas casas e buscaram refúgio em abrigos improvisados na beira da estrada.
"Somos forçados a deixar nossas casas", disse Mayra Peralta, com a voz embargada. "Todos os dias, a água sobe."
Enchentes na Bolívia já mataram 55 pessoas
Reuters
Em Loma Calatayud, Jesús Martínez mostrou impotente como suas plantações de arroz, banana e mandioca desapareceram. Sua esposa cozinha precariamente em uma plataforma de madeira, enquanto a água cerca sua casa.
"Está tudo debaixo d'água", disse Jesús.
Animais caminham em pasto alagado na Bolívia
Reuters
Mulheres indígenas, como Edilberta Huaginoe, cozinham em acampamentos construídos às pressas em terrenos mais altos, tentando alimentar seus filhos com o pouco que conseguem resgatar da água.
"O arroz está debaixo d'água, as bananas e a mandioca estão debaixo d'água, e não conseguimos tirá-las porque estão muito fundas", disse Edilberta. "É aqui que vamos dormir até a água baixar."
Mapa da cultura cuiabana: onde estão os espaços, artistas e eventos ativos
"/> De museus a feirinhas: Veja onde conhecer a história, a arte e as tradições de Cuiabá Cuiabá celebra 306 anos nesta terça-feira (8) e mantém viva a cultura cuibana por meio de espaços, artistas e eventos que promovem e preservam as tradições locais. Em celebração ao aniversário, o g1 reuniu locais, oficinas e apresentações que carregam a história da capital. Confira abaixo:
Espaços Culturais
🏰SESC Arsenal
Sesc arsenal atualmente
Sesc Arsenal
📌 Rua 13 de Junho, 1435 - Centro Sul
⏰17h às 22h
O SESC Arsenal é um centro cultural que oferece uma programação diversificada, incluindo oficinas, apresentações musicais e apresentações de siriri e rasqueado, ritmos tradicionais cuiabanos. Semanalmente, durante todo o ano, acontece a Feira do Arsenal com produtos de agricultura familiar, como frutas, verduras queijos, requeijão, doces, mel, pães e muito mais. O evento também tem música ao vivo e recreação para a criançada. No dia do aniversário da capital, a programação é exclusiva:
📅08/04 (terça-feira)
16h: Oficina de máscaras do Pantanal
17h: Oficina de Livro Pop Up da fachada do Arsenal
18h: Oficina de Chaveiro Origami de Capivara
18h: Apresentação Musical “Henrique Malluf”
19h: Abertura da Exposição “Dalva de Barros: 90 anos – Lições além das telas”
20h: Apresentação Musical “Pescuma, Henrique & Claudinho”
📖Biblioteca Pública Estevão de Mendonça
Biblioteca Pública Estevão de Mendonça
Secel -MT
No Palácio da Instrução inaugurado em 15 de agosto de 1914, a Biblioteca Pública Estevão de Mendonça abriga um grande acervo literário e é palco de eventos culturais que valorizam a história e a literatura mato-grossense, como o Bibliotour, uma visita guiada por funcionários do local.
🎻Museu e Imagem e Som de Cuiabá (MISC)
Acervo do Museu e Imagem e Som de Cuiabá (MISC)
Emanoele Daiane
O Museu e Imagem e Som de Cuiabá (MISC) Lázaro Papazian, localizado no coração de Cuiabá, na Rua Voluntários da Pátria, proporciona muito mais que uma viagem no tempo.
Há diversas relíquias temporâneas, como fotos dos carnavais dos séculos passados, mais de 1.200 discos de vinil, fotos de Cuiabá recentes e antigas, ambas registradas do mesmo ângulo da cidade para marcar o avanço do progresso, além de uma maquete reproduzindo a cidade nos tempos da Vila Real do Bom Jesus de Cuyabá.
🐟Museu do Rio Cuiabá
Museu do Rio Cuiabá
Davi Valle
O Museu do Rio Cuiabá foi construído em 1899, e tombado pelo Governo do Estado em 1983. Na época, funcionava no local o Mercado do Peixe, que era considerado o principal comércio da Capital. O antigo Mercado do Peixe era onde os pescadores e ribeirinhos levavam seus pescados e produtos para serem comercializados, funcionado como feira livre. Somente em 1999, o local foi recuperado pela prefeitura e se tornou um ponto turístico da capital.
Além do museu, no local está o 🐠 Aquário Municipal Justino Malheiros para apreciação de peixes típicos e regionais que compõem a Bacia Amazônica e do Prata. Fazem parte do acervo 20 espécies de animais da bacia do Pantanal, Amazonas e Araguaia. A visitação é gratuita e ocorre às terças-feiras, das 9h às 18h, e de quarta a domingo, das 9h às 22h
Fazem parte do acervo 20 espécies de animais da bacia do Pantanal, Amazonas e Araguaia
Emanoele Daiane
Grupos e eventos culturais
Patrimônio histórico e imaterial de Cuiabá, Grupo Flor Ribeirinha
Edu Slum
Associação Cultural Flor Ribeirinha
Associação Cultural Flor Ribeirinha
Divulgação
A Associação Cultural Flor Ribeirinha promove ações que resgatam, preservam e divulgam a cultura popular, com atividades que englobam o repasse dos saberes tradicionais, vivências socioculturais e produção de trabalhos artísticos na cidade de Cuiabá.
Fundado por Dona Domingas Leonor da Silva, o Flor Ribeirinha é um dos símbolos da cultura cuiabana, dedicado ao resgate e difusão de danças tradicionais como o siriri e o rasqueado. Em fevereiro, o grupo foi reconhecido como patrimônio histórico e imaterial de Cuiabá.
Feirinha Cuiabana
Feirinha Cuiabana é realizada no shopping, no bairro Duque de Caxias
Divulgação
😋A Feirinha Cuiabana conta com muita comida, apresentações oficinas de pintura, e outras atrações para promover a cultura local. O evento gratuito acontece todas as sextas e sábados das 10h ás 20h.
Festa em comemoração ao aniversário de Cuiabá começou com cavalgada
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Belo Horizonte tem novo recorde de frio de 2025 nesta terça-feira

Capital mineira registrou a menor temperatura do ano pelo terceiro dia consecutivo. Sensação térmica ficou perto do zero grau. Manhã desta terça-feira (7) na Região da Pampulha.
Reprodução/TV Globo
"Isfriô" aí? Belo Horizonte registrou nesta terça-feira (8) um novo recorde de frio em 2025: 13,3°C, na estação de medição localizada dentro do Parque das Mangabeiras, da Prefeitura de Belo Horizonte, às 4h50. É o terceiro dia consecutivo que a capital registra as menores temperaturas do ano.
Na estação Cercadinho, localizada no alto do Buritis, na Região Oeste da capital, a mínima foi de 14° C, registrada às 5h, com sensação térmica de 0,3° C devido às fortes rajadas de vento.
Já na estação Pampulha, que fica próxima ao cruzamento do Anel Rodoviário com a avenida Carlos Luz, a temperatura mais baixa registrada foi de 14,5° C — a menor do ano.
Ao longo desta terça-feira (8), os termômetros devem subir e chegar na casa dos 28° C. O dia deve ser de céu claro a parcialmente nublado, com sensação de frio ao amanhecer e à noite. Tempo estável.
Frio não deve durar muito
O tempo frio, porém, não deve durar muito tempo. A meteorologista Anete Fernandes, do Inmet, explica que os ventos que causam a baixa nas temperaturas são fruto de uma diferença de pressão após a passagem de uma frente fria.
"Esse vento mais intenso é causada por um gradiente de pressão, ou seja, uma diferença de pressão. Estamos em uma alta de pressão, que vem na retaguarda da frente fria, que já está enfraquecida e em uma região oceânica. Agora, a tendência é de redução do frio e de tendência de aumento na temperatura ao longo da semana", esclareceu Anete.
Nesta quarta-feira (9), os termômetros devem ficar entre 15 °C e 30° C.
Vídeos mais assistidos do g1 MG
Vídeo: show da banda Seu Desejo é paralisado após spray de pimenta ser espalhado e plateia passar mal no PI
"/> As pessoas que tiveram mal-estar foram retiradas por outros espectadores e pelos organizadores e socorridas no local. Ainda não se sabe quem espalhou o spray. Show de forró é paralisado após spray de pimenta no Piauí; plateia passa mal
Arthur Ribeiro/TV Clube
O show de uma banda de forró foi paralisado, na noite de segunda-feira (7), após uma pessoa não identificada espalhar spray de pimenta na plateia durante o aniversário da cidade de José de Freitas, no Piauí (veja no vídeo acima). Algumas pessoas passaram mal e precisaram ser socorridas no local.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
A TV Clube apurou que a apresentação da banda estava no início quando o spray foi espalhado na plateia. As pessoas que tiveram mal-estar foram retiradas por outros espectadores e pelos organizadores do show e levadas às ambulâncias presentes.
A paralisação durou cerca de dez minutos e, depois, os artistas retomaram o show. Os espectadores atingidos pelo spray foram atendidos pela equipe médica no ponto de apoio do evento.
Ainda não se sabe o estado de saúde deles e a identidade de quem espalhou o spray. O g1 entrou em contato com a Prefeitura de José de Freitas e a Polícia Militar do Piauí e aguarda retorno.
Show de forró é paralisado após spray de pimenta no Piauí; plateia passa mal
Arthur Ribeiro/TV Clube
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
,
Baguncinha, lambadão e 'vôte': coisas que só quem é cuiabano entende

Para celebrar os 306 anos da capital mato-grossense, o g1 reuniu palavras, pratos típicos e expressões culturais que somente um cuiabano raiz pode reconhecer. Cuiabá celebra 306 anos de existência nesta terça-feira (6)
Mayke Toscano/Secom-MT
Muito mais do que o título de capital mais quente do país, Cuiabá carrega uma variedade linguística, gastronômica e cultural. Nesta terça-feira (8), a capital mato-grossense celebra 306 anos de fundação.
Da culinária típica à forma única de falar, além de passear por manifestações culturais que misturam influências indígenas, africanas e europeias, Cuiabá revela uma identidade vibrante, que encanta moradores e visitantes.
👉O g1 reuniu palavras, pratos típicos e expressões culturais que somente um cuiabano raiz pode reconhecer. Confira abaixo:
🥘Gastronomia
Baguncinha: Com um preparo único que combina diversos sabores, o baguncinha é um lanche preparado na chapa e que se tornou patrimônio cultural, ao lado da maionese temperada.
Maria Izabel: Prato típico feito de carne seca e arroz.
Farofa de banana: Este é um clássico acompanhamento cuiabano. Ele é simples, saboroso e versátil, feito com banana-da-terra madura, farinha de mandioca, cebola, alho, manteiga e temperos.
Pixé: Enrolada em cones de papel, esse doce é preparado com milho torrado, açúcar e canela.
Quebra-torto: Café da manhã reforçado como carne com arroz, farofa, ovo frito.
Maria Izabel é um dos pratos mais típicos da capital
Reprodução/TVCA
🗣️Expressões
Vôte: É uma palavra que se usa para expressar repulsa, aversão ou espanto. É uma exclamação espontânea do cuiabano, que pode ser usada em situações inesperadas ou desconcertante.
Pau-rodado: Metáfora faz menção à pessoas que vieram de fora da capital mato-grossense. A palavra faz referência aos troncos de árvores que desciam os rios rodando nas margens até se fixarem em algum trecho.
Rebuçar: Cobrir o corpo com lençol ou cobertor.
Chapa e cruz: Expressão faz referência a pessoas que nasceram e morreram em Cuiabá.
Pixé cuiabano
Reprodução
💃🕺Cultura
Lambadão: O lambadão cuiabano – ou simplesmente lambadão - é um estilo de música e dança característico da capital e tem influência do rasqueado, carimbó e lambada paraense.
Cururu e siriri: O cururu é uma dança folclórica típica da região Centro-Oeste do país e é tradicionalmente praticada por homens. Já o siriri é uma dança tipicamente protagonizada por mulheres, que usam saias rodadas, e também por crianças.
Viola de Cocho: A fabricação da viola de cocho depende de matéria-prima encontrada exclusivamente na flora do cerrado e do pantanal. “Cocho” se deve ao formato de sua caixa de ressonância, cavada em uma tora de madeira inteiriça tal qual o recipiente de alimento dado para o gado.
O lambadão cuiabano é um estilo de música e dança característico da capital e tem influência do rasqueado, carimbó e lambada paraense.
Reprodução
🤔Mas o que significa 'Cuiabá'?
Há várias versões para a origem do nome Cuiabá. Uma delas é de que o nome tem origem na palavra bororo Ikuiapá que significa “lugar da Ikuia” (ikuia: flecha-arpão, flecha para pescar, feita de uma espécie de cana brava; pá: lugar), o nome designa uma localidade onde os índios bororos costumavam caçar e pescar, no córrego da Prainha (que corta a área central de Cuiabá).
Outra explicação possível é a de que Cuiabá seria uma aglutinação de Kyyaverá (que em guarani significa ‘rio de lontra brilhante’). Uma terceira hipótese conta que a origem da palavra está no fato de existirem árvores produtoras de cuia à beira do rio e que Cuiabá significaria “rio criador de vasilha”. Há ainda outras versões menos embasadas historicamente, que mais se aproximam de lenda do que de fatos.
Veja quem são as personalidades que dão nome às principais avenidas de Cuiabá
✍Cuiabá, 306 anos
No dia 8 de Abril de 1719, Pascoal Moreira Cabral assinou a ata da fundação de Cuiabá, no local conhecido como Forquilha, às margens do rio Coxipó. Foi a forma encontrada para garantir os direitos pela descoberta à Capitania de São Paulo.
Em 1726, o capitão-general governador da Capitania de São Paulo, Rodrigo César de Menezes, chega na capital como representante de Portugal. Em 1727, Cuiabá é elevada à categoria de vila, com o nome de Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá. Porém, parte da população abandonou a capital depois que as lavras de ouro foram menores que o esperado.
Um século depois de sua fundação, Cuiabá foi alçada à condição de cidade em setembro de 1818, e tornou-se a capital da então província de Mato Grosso no dia 28 de agosto de 1835, já que antes, a capital da província era Vila Bela da Santíssima Trindade.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Comunidades do Lago Grande e Arapiuns recebem visitas técnicas da Secretaria de Turismo

Equipe técnica esteve nas comunidades Cachoeira do Aruã, Vila Curuai, Vila Socorro e Vila Gorete. Reunião da equipe técnica da Semtur com moradores da comunidade Cachoeira do Aruã
Semtur / Divulgação
No último fim de semana, técnicos da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) visitaram comunidades das regiões do Arapiuns e Lago Grande, em Santarém, oeste do Pará, com o objetivo de levantar informações e iniciar atividades para o incremento de eventos com características voltadas à sustentabilidade.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Foram visitadas as comunidades: Cachoeira do Aruã, Vila Gorete, Vila Curuai e Vila Socorro. “Nossa equipe técnica realiza essas visitas, como estratégia de aproximação com comunidades que estão iniciando o processo de se descobrir enquanto detentoras de atrativos turísticos. Foi destacado o estímulo para a criação de eventos gastronômicos, deslanchando o turismo de base comunitária”, explicou o secretário de Turismo, Emanuel Júlio.
Para o mês de abril estão agendadas mais visitas a outras comunidades, para fomentar o turismo de base comunitária em Santarém.
Cachoeira do Aruã, na região do Rio Arapiuns, em Santarém-PA
Zé Rodrigues/TV Tapajós
O Turismo de Base Comunitária, também chamado de TBC, é um estilo de viagem único, que valoriza as culturas tradicionais e a preservação da identidade cultural e ambiental de um território. As comunidades são o centro da experiência e proporcionam um ambiente de trocas e aprendizados com o viajante.
No TBC em Santarém, o visitante tem a possibilidade, por exemplo, de conhecer comunidades indígenas e quilombolas, aprender sobre os seus ritos e costumes, compartilhar um dia de pesca com pescadores nativos ou até mesmo participar de rituais indígenas em uma aldeia. São essas experiências autênticas que transformam o turismo enriquecendo os visitantes com algo genuíno e significativo. Essa é a base do turismo comunitário, um segmento que tem crescido no Brasil e atraído cada vez mais turistas aos locais que oferecem esses atrativos.
Pérola do Maicá
Na zona urbana da cidade, o bairro Pérola do Maicá está recebendo orientação da Secretaria Municipal de Turismo, e organizando parcerias, com o objetivo de mostrar o potencial que existe no local com foco também na exploração do turismo de base comunitária.
“O governo municipal trabalha com iniciativas de desenvolvimento da através de atividades turísticas. Alguns moradores receberam cursos de observação de aves, em parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). O bairro é, praticamente, o quintal do Lago do Maicá, que é conhecido pela sua rica biodiversidade. Então, os próprios moradores podem trabalhar com o ecoturismo aqui. A ideia é permitir que os bairros sejam contemplados com atividades turísticas de forma mais autônoma, incentivando também a preservação natural dos bairros”, destacou Emanuel Júlio.
Os encontros entre equipe técnica da Semtur e a comunidade devem ser mais frequentes para que o projeto ganhe mais condições de avançar nos próximos meses.
Visita da equipe técnica da Semtur no bairro Pérola do Maicá
Semtur / Divulgação
Segundo o secretário Emanuel Júlio, ficou acertado durante a visita, que será criado um roteiro que tenha a capacidade de chamar a atenção de turistas, levando-se em conta que por estar perto do centro da cidade.
O que o roteiro tende a proporciona?
Visita guiada pelo bairro, aproveitando a proximidade com o Lago do Maicá;
Observação de pássaros, na comunidade e em passeios pelo lago;
Passeio de bajara pelo Lago do Maicá, para observar a riqueza da fauna e flora;
Oferecer a gastronomia ribeirinha, ao final dos passeios e,
Um redário para servir de ponto de referência aos finais de passeios.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Roupas e objetos furtados na casa onde Jorge Amado morou em Ilhéus são recuperados; imóvel teve portas arrombadas

Criminosos pegaram alguns itens de uma vitrine lacrada, uma televisão e quebraram portas. Polícia recupera pertences de Jorge Amado que estavam em acervo furtado na Bahia
A Polícia Militar encontrou, na segunda-feira (7), alguns dos itens do acervo de Jorge Amado, que foram furtados dentro da casa onde o escritor morou até os 18 anos, em Ilhéus, no sul da Bahia. O crime aconteceu na sexta (4) e ninguém foi preso até a manhã desta quarta (8).
O imóvel é um espaço de visitação, que foi interditado pela prefeitura, em janeiro deste ano, para passar por uma restauração. Desde então, a maior parte das peças do acervo do artista estão em exibição no Teatro Municipal, localizado a poucos metros da residência, no Centro da cidade.
O material inclui livros de autoria de Jorge Amado, além de esculturas e móveis que pertenciam ao autor e à família dele.
Casa onde Jorge Amado morou em Ilhéus tem portas arrombadas e alguns materiais de acervo furtados
Semop Ilhéus
De acordo com a PM, os materiais foram encontrados por equipes da 68ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em uma área externa próxima do imóvel. Veja a lista abaixo:
Um conjunto de short e blusa;
Uma boina;
Um relógio;
um cinto;
Uma televisão.
O grupo que cometeu o crime ainda danificou todas as portas do 1° andar do imóvel e quebrou alguns vidros que estavam no local. O caso é investigado pela delegacia de Ilhéus.
Eu Te Explico #23: Obra e legado de Jorge Amado, 20 anos após morte do escritor
Casa onde Jorge Amado morou em Ilhéus tem portas arrombadas e alguns materiais de acervo furtados
Semop/Ilhéus
Em entrevista à TV Santa Cruz, afiliada da Rede Bahia, a secretária de Cultura, Anarleide Cruz Menezes, informou que um comitê para obras emergenciais seria montado, com representantes da Prefeitura e de outras secretariais municipais, para entregar a reforma o quanto antes. No entanto, a previsão para o fim do serviço não foi revelada.
Até a interdição da casa, a visitação custavam R$ 5. Agora, enquanto as obras ficarem no Teatro Municipal, os fãs e turistas podem ver o material gratuitamente. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h.
A Casa de Jorge Amado
Peças do acervo de Jorge Amado ficarão no Teatro Municipal
Reprodução/TV Santa Cruz
Localizada no Centro de Ilhéus, a casa foi construída na década de 1820 . O imóvel possui um teto com pintura italiana, revestido com madeira de jacarandá, além de um lustre da década de 1960.
Durante a visitação, os turistas podiam subir uma escada em estilo colonial que os levavam para outros espaços da casa cheios de lembranças do escritor. Entre eles, o quarto dos pais do escritor, João Amado de Faria e Eulália Leal.
No local funcionava uma sala de projeção com mais sobre a história de Jorge Amado. Também era possível conhecer objetos pessoais e um painel que conta a trajetória de toda família, desde 1911, quando os pais do baiano se casaram, até 6 de agosto de 2001, quando ele morreu.
LEIA MAIS:
Casa onde Jorge Amado morou em Ilhéus reúne itens e conta a história do escritor que completaria 105 anos nesta quinta
Após reforma, Fundação Casa de Jorge Amado é reaberta com novos espaços no Centro Histórico de Salvador
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
VÍDEOS: Jornal Anhanguera 1ª Edição Regiões de segunda-feira, 7 de abril de 2025
Veja todos os vídeos. Veja todos os vídeos.
Israel diz que 'sensação de ameaça' fez militares matarem 15 paramédicos em Gaza

Em declaração nesta segunda-feira (7), o Exército israelense afirmou que investigação inicial mostra que seis militantes do Hamas foram identificados durante o incidente em Rafah. O Exército de Israel afirmou que a investigação inicial sobre a morte de 15 paramédicos na Faixa de Gaza mostrou que o incidente ocorreu "devido a uma sensação de ameaça".
Em declaração nesta segunda-feira (7), uma semana após os corpos serem encontrados em uma vala comum por equipes das Nações Unidas, as autoridades israelenses falaram sobre o que descobriram e afirmaram que identificado seis militantes do Hamas durante o tiroteio que levou às mortes em Rafah.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
O Escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários (UNOCHA) acusou Israel.
As Forças de Defesa de Israel admitiram o ataque, mas negaram que tenha sido uma ação "aleatória". Segundo o porta-voz Nadav Shoshani, as tropas abriram fogo contra veículos "sem sirenes ou sinais de emergência" que avançaram de forma suspeita contra os soldados e que havia terroristas no grupo. Leia mais abaixo.
Segundo o chefe da UNOCHA para a Palestina, Jonathan Whittall, os profissionais foram mortos no dia 23 de março após irem até o local para um atendimento médico. Entre os trabalhadores estavam paramédicos do Crescente Vermelho Palestino e socorristas da Defesa Civil.
Centenas de palestinos protestam contra o Hamas na Faixa de Gaza
L
"Estamos os desenterrando ainda com seus uniformes, com as luvas nas mãos. Eles vieram para salvar vidas. Em vez disso, acabaram em uma vala comum", afirmou.
A ONU divulgou um vídeo nas redes sociais mostrando os corpos sendo desenterrados. A gravação também mostra veículos sendo retirados em meio aos montes de areia. Segundo Whittall, cinco ambulâncias, além de um veículo da ONU e um caminhão dos bombeiros, foram "esmagados" e "descartados".
Em um comunicado, o movimento da Cruz Vermelha afirmou que o caso representa o incidente mais mortal contra trabalhadores do Crescente Vermelho em qualquer lugar do mundo desde 2017. O órgão condenou o ataque e afirmou que um trabalhador continua desaparecido.
O secretário-geral da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, Jagan Chapagain, afirmou que os profissionais de saúde estavam devidamente identificados.
"Eles eram [trabalhadores] humanitários. Vestiam emblemas que deveriam protegê-los. Suas ambulâncias estavam claramente identificadas. Eles deveriam ter voltado para suas famílias, mas não voltaram", disse.
A organização também pediu respeito às regras do Direito Internacional, que determinam que civis e pessoas em serviços humanitários sejam protegidos em zonas de conflito.
Por outro lado, as Forças de Defesa de Israel garantem que a operação resultou na morte de um agente militar do Hamas, além de outros oito terroristas que faziam parte do grupo terrorista e da Jihad Islâmica.
"Não é de se surpreender que os terroristas estejam novamente explorando instalações e equipamentos médicos para suas atividades", afirmou o porta-voz Nadav Shoshani.
"Quando terroristas agem em uma zona de combate ativa, faremos o que for preciso para proteger nossos civis e tropas", concluiu o militar israelense.
À rede britânica BBC, a porta-voz da UNOCHA, Olga Cherevko, pediu uma investigação completa para apurar o que realmente aconteceu. Ao ser questionada sobre a presença de terroristas no grupo, ela afirmou que trabalhadores de ajuda humanitária e equipes de emergência não devem ser alvos de ataque.
Veículo da ONU e outros foram enterrados junto a corpos de socorristas em vala comum, na Faixa de Gaza
Jonathan Whittall/UNOCHA
A ofensiva israelense em Gaza
Hamas e Israel haviam firmado um acordo de cessar-fogo na região de Gaza em janeiro deste ano, dias antes da posse do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Menos de dois meses depois, entretanto, Israel voltou a bombardear Gaza.
O governo de Israel alegou que os terroristas do Hamas violaram o acordo sobre libertação dos 59 reféns que ainda estão sob poder do grupo — Israel estima que 35 deles estejam mortos.
No dia 26 de março, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, ameaçou tomar territórios na Faixa de Gaza se o grupo terrorista não libertar os reféns restantes que ainda mantém.
O ministro israelense também ameaçou "expandir as zonas-tampão ao redor de Gaza para proteger as populações civis" por meio de uma "ocupação israelense permanente" dessas áreas.
A guerra entre Israel e o Hamas começou em outubro de 2023, após o grupo terrorista lançar um ataque contra o território israelense. A ação do Hamas resultou na morte de 1.200 pessoas, além do sequestro de mais de 200.
Como resposta, Israel lançou uma grande operação militar em Gaza, que reduziu cidades a escombros e levou o território a uma grave crise humanitária.
Autoridades do Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo grupo terrorista Hamas, estimam que mais de 50.000 palestinos morreram em Gaza em quase 18 meses de conflito.
VÍDEOS: mais assistidos do g1
Corpo de jovem de 22 anos que sumiu em rio de Belford Roxo é encontrado
"/> Roberta Kelles voltava de uma festa quando desapareceu após ter pulado no Rio Botas, no bairro Heliópolis. Socorristas não a consideram vítima das chuvas já que ela pulou no rio. Mulher desapareceu no rio Botas, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense
Reprodução/TV Globo
O corpo de Roberta Kelles, de 22 anos, que desapareceu na madrugada de sábado (5) após ter pulado no Rio Botas, a cidade de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Ela foi encontrada no bairro do Roncalli no começo da tarde desta segunda-feira.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, ela estava voltando de uma festa com uma amiga quando decidiu pular no rio - que estava cheio por causa das chuvas fortes que atingiram a cidade. Os socorristas não a consideram vítima das chuvas já que ela pulou no rio.
Bombeiros procuram mulher que desapareceu após chuva em Belford Roxo
A prima de Roberta disse ao RJ2 que acredita que ela estava fazendo uma brincadeira sem medir as consequências.
"Ela estava se divertindo, perdeu o telefone e foi para a casa. Ela foi para a beira do rio e falou pra outra colega que ia pular. A garota não levou fé e ela pulou mesmo", conta Joice Damasio.
"Acho que foi uma brincadeira, não pensou na proporção que causaria isso tudo. Acho que ela pensou que ia pular e sair porque na Areia Branca é mais estreito. Acho que ela pensou que ia pular e voltar", afirma.
Foi a colega quem chamou o socorro às 5h35 da madrugada. Os bombeiros fazem buscas por terra e pela água, mas não a consideram uma vítima das chuvas já que ela pulou.
Chuva na Baixada causou alagamentos e deslizamento de terra
Rio Botas, em Belford Roxo
Reprodução/TV Globo
Governo de Sergipe amplia para 60 meses o prazo pagamento de débitos de ICMS

Decreto também determina que quando o vencimento de alguma parcela cair em um dia fora do expediente bancário, estadual ou federal, a quitação ficará prorrogada para o dia útil seguinte. Pagamento em dinheiro/ASN
Foto: Arthuro Paganini
O governo de Sergipe ampliou de 12 para 60 meses o prazo para os contribuintes que possuem débitos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) renegociem os valores junto à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). A decisão foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (7).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp
Segundo o governo, o valor mínimo da parcela é R$ 355,80 e a única exigência é que o contribuinte não tenha mais de três parcelamentos em vigência junto à Sefaz.
Além disso, o decreto determina que quando o vencimento de alguma parcela cair em um dia fora do expediente bancário, estadual ou federal, a quitação ficará prorrogada para o dia útil seguinte.
Perfumes árabes, smartphones e robôs-aspiradores: cargas de itens vendidos pela internet e avaliadas em R$ 3 mi são apreendidas no Paraná
"/> Apreensões ocorreram em operação para combate de descaminho (falta de recolhimento de tributos) e contrabando (importação proibida) de produtos vindos ao Brasil. Itens foram trazidos a Foz do Iguaçu para contagem. Receita Federal abre caminhões com mercadorias
Cargas de produtos vendidos pela internet e avaliadas em R$ 3 milhões, foram apreendidas no Paraná em operação da Receita Federal do Brasil de combate ao descaminho (falta de recolhimento de tributos) e descaminho (importação proibida) de produtos comprados no Paraguai e trazidos clandestinamente ao Brasil. Assista ao vídeo acima.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
As ações foram realizadas nos Correios e em transportadores de marketplace situados nas cidades de Londrina e Maringá, no norte do Paraná. Foram apreendidos cerca de cinco mil itens sem nota fiscal e outras irregularidades, de acordo coma Receita Federal.
Cargas de itens vendidos pela internet e avaliadas em R$ 3 mi são apreendidas no Paraná
Receita Federal do Brasil/Foz do Iguaçu
Os materiais apreendidos na operação realizada entre o dia 31 de maço e a última sexta-feira (4), foram levados para Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, onde são contabilizados na Alfândega nesta segunda-feira (7).
Entre os itens retidos, estão em sua maioria:
Perfumes árabes;
Smartphones;
Robôs-aspiradores chineses.
Parte dos Itens devem ser doados para instituições parceiras da Receita Federal do Brasil, alguns leiloados e alguns podem ser destruídos, caso não atendam as normas exigidas, informou a Receita Federal.
O procedimento contou com atuação integrada de diversos órgãos parceiros da Receita Federal.
Leia também:
Polícia: Funcionário preso com mais de 2 mil celulares de origem paraguaia em caminhão da Copel trabalha há 13 anos na companhia
Perfil: Condutor de moto esportiva que morreu em acidente na BR-277 é identificado
Paraná: Estudante de medicina é preso após fugir de abordagem da PRF, bater em viatura dando marcha à ré por 200 metros na contramão e agredir policiais
O que dizem os Correios
Em nota os Correios informaram que a operação executada pela Receita Federal é resultado da ação conjunta realizada entre os Correios e o órgão de segurança pública.
"Tais ações são rotineiras e visam prevenir o tráfego de itens proibidos/ilícitos por meio do fluxo postal. Quando identificadas possíveis inconformidades ou ilegalidades, a encomenda é separada para análise criteriosa e as instituições competentes são acionadas", informaram os Correios.
A estatal trabalha em parceria com os órgãos de segurança pública para prevenir crimes e investe em ações preventivas para fortalecer a integridade dos serviços postais", finalizou nota.
VÍDEOS: Mais assistidos g1 PR
Leia mais notícias da região em g1 Oeste e Sudoeste.
VÍDEOS: AL1 de segunda-feira, 7 de abril
https://g1.globo.com/al/alagoas/edicao/2025/04/07/videos-al1-de-segunda-feira-7-de-abril.ghtml
Inmet emite alerta de 'perigo' e 'perigo potencial' de chuvas intensas para 40 cidades dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Dez municípios estão em alerta laranja, com risco de chuvas intensas e ventos de até 100 km/h. Outras 30 cidades receberam alerta amarelo por condições meteorológicas adversas. Inmet emite alerta de 'perigo' e 'perigo potencial' de chuvas intensas para 40 cidades dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para 40 cidades das regiões dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, nesta segunda-feira (7). O alerta é válido até às 10h desta terça-feira (8).
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 Vales no WhatsApp
De acordo com o órgão, 10 municípios estão sob alerta laranja, que indica "perigo", com previsão de chuvas intensas entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros diários. Nestas localidades, os ventos podem atingir velocidades entre 60 e 100 km/h, com riscos significativos de queda de árvores, interrupção no fornecimento de energia elétrica, alagamentos e ocorrência de raios.
Outras 30 cidades da região receberam alerta amarelo, que significa "perigo potencial". Nestes locais, as precipitações devem variar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos moderados de 40 a 60 km/h. Embora os riscos sejam menores, ainda há possibilidade de ocorrência dos mesmos problemas, porém com menor intensidade.
Veja as cidades afetadas abaixo:
🟠 Alerta laranja (perigo):
Bertópolis;
Carlos Chagas;
Jacinto;
Machacalis;
Nanuque;
Palmópolis;
Rio do Prado;
Rubim;
Salto da Divisa;
Santa Maria do Salto.
🟡 Alerta amarelo (perigo potencial):
Águas Formosas;
Almenara;
Ataléia;
Bandeira;
Caraí;
Catuji;
Crisólita;
Divisópolis;
Felisburgo;
Frei Gaspar;
Fronteira dos Vales;
Itabirinha;
Itaobim;
Jequitinhonha;
Joaíma;
Jordânia;
Mata Verde;
Monte Formoso;
Nova Belém;
Novo Oriente de Minas;
Ouro Verde de Minas;
Padre Paraíso;
Pavão;
Pedra Azul;
Ponto dos Volantes;
Santa Helena de Minas;
Santo Antônio do Jacinto;
São José do Divino;
Teófilo Otoni;
Umburatiba.
Várias cidades do Vale do Jequitinhonha são afetadas pelas chuvas
Vídeos do Leste e Nordeste de Minas Gerais
Chuvas diminuem na tarde desta segunda-feira em Petrópolis; veja como fica o tempo na cidade

A partir de terça-feira (9), a previsão aponta para variações climáticas mais amenas. Chuva forte atingiu o bairro São Sebastião na tarde deste sábado (5), no primeiro distrito de Petrópolis
Richard Stoltzenburg/g1
As chuvas devem diminuir em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, segundo a Defesa Civil do município.
A previsão indica um tempo mais estável nos próximos dias, com possibilidade apenas de pancadas isoladas de chuva em alguns períodos.
Petrópolis ainda enfrenta os reflexos de um fim de semana marcado por temporais, que causaram alagamentos, deslizamentos de terra e diversos transtornos.
E segundo o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional a cidade entrou na manhã desta segunda-feira (7) em situação de emergência
A partir de terça-feira (9), a previsão aponta para variações climáticas mais amenas. Segundo o Climatempo os dias terão sol com aumento de nuvens pela manhã, pancadas de chuva à tarde e céu parcialmente aberto à noite. As temperaturas devem oscilar entre mínimas de 13°C e máximas de 29°C.
Na terça, o tempo permanece instável, com muitas nuvens e temperaturas entre 13°C e 27°C. Na quarta-feira (10), a mínima será de 14°C e a máxima chega a 29°C.
A quinta-feira (11) também será de tempo quente, com mínima de 16°C e máxima de 29°C. Já na sexta-feira (12), os termômetros variam entre 14°C e 28°C.
Para o fim de semana, o sábado (13) será de sol com aumento de nuvens pela manhã. Há possibilidade de pancadas de chuva à tarde, com muitas nuvens no período da noite.
A Defesa Civil reforça a importância de que moradores em áreas de risco mantenham atenção redobrada:
Não permaneça em locais interditados
Não transite por áreas alagadas/inundadas
Esteja atento a sinais de deslizamentos
Em caso de emergência, ligar para o número 199.
VÍDEO: viaturas da PM colidem entre si durante perseguição a suspeitos de assassinato na BR-277, no Paraná

Um policial ficou ferido no acidente. Terceira viatura conseguiu alcançar e prender suspeitos. Polícia Militar afirma que vai 'apurar os fatos' e abrir inquérito técnico para verificar as causas da batida. Viaturas da PM colidem entre si durante perseguição a suspeitos de assassinato
Um policial militar (PM) ficou ferido após duas viaturas da PM colidiram entre si na BR-277 em Guarapuava, na região central do Paraná, durante uma perseguição a suspeitos de assassinato.
Ele sofreu fraturas no cotovelo e no ombro e cortes no rosto, de acordo com o Corpo de Bombeiros.
O acidente aconteceu na noite de domingo (6), por volta das 20h, e foi registrada por uma câmera de segurança. Veja no vídeo acima.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
As imagens mostram duas viaturas trafegando em sentidos contrários na rodovia. Uma delas reduz a velocidade para fazer um retorno no meio da pista e é atingida por uma terceira, que trafegava atrás dela em alta velocidade. Com o impacto da batida, os dois veículos oficiais são arremessados ao canteiro da rodovia.
Segundo a PM, apesar do incidente, os suspeitos foram alcançados e presos por outra viatura. Saiba mais abaixo.
Em nota, a Polícia Militar disse que vai apurar os fatos e abrir um inquérito técnico para verificar as causas do acidente.
A corporação não informou porque os policiais tentaram fazer um retorno no meio da rodovia, nem porque viaturas estavam trafegando em sentidos opostos durante a perseguição.
Os nomes dos policiais também não foram revelados.
LEIA TAMBÉM:
Briga: Confraternização em chácara no Paraná termina com tiros, morte de caseiro e um ferido após briga; polícia investiga
Relembre o crime: Acusados de matar advogada a tiros dentro de carro a mando do PCC vão a júri popular, decide Justiça do Paraná
Previsão: Após termômetros chegarem a 5,9ºC, veja como fica o tempo no Paraná
Perseguição
Viaturas da PM colidem entre si durante perseguição a suspeitos de assassinato
Reprodução
De acordo com a PM, a perseguição começou ainda no território de Foz do Jordão, cidade que fica a quase 100 km de Guarapuava e que registrou um assassinato no domingo (6).
A corporação conta que recebeu informações de que os envolvidos no crime estavam transitando na BR-277, sentido Curitiba, em um carro e uma moto, e aguardou a passagem deles pela rodovia para abordá-los.
Apesar do acidente entre as duas viaturas, outra equipe conseguiu alcançar os suspeitos. No total, foram abordados cinco homens e duas mulheres.
Um dos homens estava com munições de arma de fogo e dois deles estavam feridos. Segundo a PM, eles afirmaram que foram feridos pela vítima antes de matá-la.
"Os envolvidos foram encaminhados até a Delegacia e os feridos foram encaminhados para atendimento médico", complementa a PM.
Assassinato
No mesmo domingo (7), um homem de 29 anos foi encontrado morto no terreno da casa de um amigo, de 23 anos. O jovem disse à polícia que a vítima desceu o morro que dá acesso à casa já ferido, pedindo ajuda.
A esposa do homem disse que ambos estavam em casa quando os criminosos chegaram no carro e na moto e começaram a atirar e atacar a vítima com facadas.
"Durante a confecção do boletim de ocorrência, o hospital informou que a vítima não resistiu e entrou em óbito, e que haviam cerca de 10 perfurações de arma branca na região da cabeça e tórax", diz a PM.
Os nomes dos envolvidos e a motivação do crime não foram revelados.
Vídeos mais assistidos do g1 PR:
Leia mais notícias da região em g1 Campos Gerais e Sul
Feira de Negócios: Bahia Origem Week reúne diversas cadeias produtivas da Bahia
Feira de Origem e Negócios acontecerá em abril, no Centro de Convenções Salvador Da moda ao artesanato, da alta gastronomia à agricultura familiar, a 4ª edição do Bahia Origem Week vai oportunizar centenas de produtores e empreendedores de diversas categorias durante quatro dias, em Salvador. A Feira de Origem e Negócios, que acontecerá entre os dias 03 e 06 de abril, no Centro de Convenções, terá uma vasta programação que vai visibilizar e discutir os principais agentes que movem a economia do estado.
Com mais de 200 expositores e 400 marcas, o evento vai receber atividades formativas e comerciais no setor, como palestras e workshops com representantes públicos e privados, oficinas, cursos e lançamentos de produtos.
Entre os empreendedores em destaque, está José Antônio Monteiro, fundador de uma das maiores fábricas de charutos do Brasil. A empresa, que nasceu em Alagoinhas, se expandiu e atualmente é uma das maiores exportadoras nacionais do produto. Atuando no segmento de manufatura, a charutaria promete levar ao público do Origem Week a experiência de entender como funciona o processo artesanal de produção.
"A participação da Jamm Cigar no Origem Week vai ser uma grande satisfação. Vai ter muita gente importante do nosso segmento e vamos ter a oportunidade de, além de apresentar e vender os nossos produtos, mostrar o processo de produção, que é 100% manual. Nós estamos envolvidos da plantação à produção dos charutos na fábrica. Para o evento vamos levar equipamentos para fazer charutos ao vivo, mostrando aos visitantes e clientes um pouco da nossa história e como trabalhamos para nos tornar essa empresa de excelência", disse o proprietário.
Em mais uma edição do evento, a empresária Helenilda Ribeiro, de Valença, litoral sul da Bahia, produz derivados do cacau dentro dos métodos 'bean-to-bar' e 'tree- to-bar' - processo no qual o fabricante controla toda a produção, desde a colheita do grão até o produto final. Ela acredita que o evento impulsionará as vendas da sua marca.
"Esse já é o meu segundo ano participando do Bahia Origem Week e o resultado é muito positivo. Trouxe visibilidade para a minha empresa, a HR Cultivares, além de proporcionar negociações e vendas. Nós funcionamos dentro de um sistema agroecológico, onde produzimos chocolate, mel de cacau, entre outros produtos. Aqui fazemos todo o processo: plantação, colheita, torra, até chegar na barra de chocolate", disse a empreendedora que estará expondo os seus produtos nos quatro dias do evento.
Também oriunda da agricultura familiar, a empreendedora Fatima Novaes encara a Feira de Negócios do Origem Week como uma 'grande vitrine'. Natural de Iguaí, interior do estado, ela terá a oportunidade de, neste ano, comercializar seus produtos e ministrar uma palestra sobre a sua trajetória pessoal e profissional.
"Hoje a Delícias da Nina não só celebra a gastronomia típica do sudoeste baiano, mas também o poder de sonhar e realizar em qualquer fase da vida. O meu objetivo no Origem Week é mostrar que empreender não tem limite de idade", afirmou.
Dentro desse segmento, a grade do evento também vai contar com uma mesa redonda sobre o tema "Turismo Gastronômico na Bahia – Sabores da Terra da Sociobiodiversidade". O debate será comandado pelo pesquisador de Geociências da UFBA Alberto Viana; Ednilson da Silva Andrade, doutorando em Desenvolvimento Regional e Urbano, pela UNIFACS; a nutróloga Euzelia Lima e Uerisleda Moreira, mestre em História Regional e Local pela UNEB.
"Vamos abordar como a sociobiodiversidade baiana influencia a experiência gastronômica e turística, destacando outros produtos emblemáticos e a conexão entre o campo e a mesa. Além disso, serão discutidas iniciativas de turismo rural e gastronômico que promovem o desenvolvimento das comunidades e a valorização dos saberes ancestrais", disseram os palestrantes.
Com expectativa de que a Feira receba cerca de 30 mil visitantes e movimenta mais de R$15 milhões em negócios diretos e indiretos, o idealizador do Origem Week e CEO do Grupo M21, Marco Lessa, explica que além de promover oportunidades comerciais, o evento geral um impacto sociocultural no estado. "A Feira transversaliza a cultura da Bahia trazendo produtos e produtores de várias regiões. Temos a agricultura familiar, produção de carnes, peixes, artesanato, moda, queijos, vinhos, chocolates, cacau, ações institucionais do estado, experiência sensorial, palestras riquíssimas com diversos conteúdos, aulas shows com renomados chefs de cozinha. Sendo assim, o Bahia Origem Week, em mais uma edição, reafirma como uma grande celebração à diversidade baiana", pontuou.
O Bahia Origem Week é uma realização da MVU Empreendimentos/Grupo M21, em parceria com o Governo da Bahia através da SETUR, SDE, SDR, SEMA, SETRE, SEAGRI, Bahiater, CAR, Bahia Pesca e Adab. Além de ter o apoio da Unicafes BA, Ceplac e Biofábrica da Bahia.
SERVIÇO
Bahia Origem Week – Chocolat Festival – Expo Pesca e Aquicultura
Local: Centro de Convenções Salvador (Av. Octávio Mangabeira, 5.490 – Boca do Rio)
Quando: 03 a 06 de abril de 2025
Horário: das 14h às 22h
Entrada: Gratuita, mediante entrega de 1Kg de alimento não perecível para a campanha Bahia Sem Fome