Avatar
g1 (RSS Feed)
9cb53e080594d6e1eb4c0d84c93baa1964819b6b67c82a36180466d2a9a20efa
Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros. Vídeos dos telejornais da TV Globo e da GloboNews. https://g1.globo.com/

Lady Gaga estreia turnê com show grandioso no Coachella antes de vinda ao Brasil

Artista se apresentou para um grande público pela primeira vez em oito anos, como a atração principal do Coachella, nesta sexta (11). Ela vai se apresentar na praia de Copabacana no dia 3 de maio. Lady Gaga no Coachella 2025

Reprodução/YouTube do festival

Lady Gaga retornou a um grande público pela primeira vez em oito anos para ser a atração principal do festival Coachella nesta sexta-feira (11) à noite, dançando com esqueletos, lutando contra um dançarino vestido de monstro e fazendo um bis surpresa.

"Bem-vindos à minha casa do caos", disse a cantora de "Poker Face" no palco.

Lady Gaga juntou músicas de seu álbum "Mayhem", de 2025, bem como outras mais antigas, incluindo "Judas", "Born This Way" e "Poker Face". "Eu amo vocês", ela disse várias vezes durante o show de duas horas.

Em seu estilo tipicamente extravagante, ela fez trocas de roupa, incluindo um vestido vermelho, uma malha preta, um vestido branco com penas e uma armadura metálica com uma capa. A apresentação teatral é a primeira prévia do que podemos esperar no show da artista em Copacabana, no dia 3 de maio.

Os fãs também optaram por peças marcantes para homenagear a cantora.

Lady Gaga, um ícone LGBTQ+ que carinhosamente chama seus fãs de "pequenos monstros" ("little monsters), é conhecida por seu ativismo na comunidade e por ser assumidamente bissexual.

Alguns homens na plateia se abraçaram e se beijaram, gritando seu amor pela mulher de 39 anos.

Sua música de 2011, "Born This Way", foi apelidada de "hino gay", dando origem à Born This Way Foundation, com o objetivo de acabar com o "bullying e promover a conscientização sobre saúde mental, principalmente na comunidade LGBTQ+".

Lady Gaga no Coachella 2025

Reprodução/YouTube do festival

A cantora, compositora e atriz é conhecida pela música pop animada que incorpora electropop, dance, rock, house, jazz e gêneros experimentais.

Ela deve realizar uma série de shows em sua turnê "Mayhem Ball" de 2025 para o disco mais recente.

"Mayhem" alcançou o primeiro lugar na parada Billboard 200, tornando-se seu sétimo álbum a liderar as paradas. Também estreou em primeiro lugar na parada de álbuns do Reino Unido.

Suas músicas de maior sucesso no álbum incluem "Die With a Smile", uma colaboração com o cantor Bruno Mars, e "Abracadabra".

Lady Gaga no Coachella 2025

Reprodução/YouTube do festival

https://g1.globo.com/pop-arte/musica/noticia/2025/04/12/lady-gaga-estreia-turne-com-show-grandioso-no-coachella-antes-de-vinda-ao-brasil.ghtml

VÍDEOS: NE1 de sábado, 12 de abril de 2025

Assista aos vídeos do telejornal com as notícias de Pernambuco. Assista aos vídeos do telejornal com as notícias de Pernambuco.

https://g1.globo.com/pe/pernambuco/videos-ne1/playlist/videos-ne1-de-sabado-12-de-abril-de-2025.ghtml

Testemunhas de Jeová realizam Celebração da Morte de Jesus neste sábado, 12; veja programação

Comunidade santarena é convidada a participar de dois eventos especiais em abril. Celebração da Morte de Jesus em templo das Testemunhas de Jeová

Divulgação

As Testemunhas de Jeová realizam na noite deste sábado (12) em Santarém, oeste do Pará, a Celebração Anual da Morte de Jesus Cristo. A celebração acontece em vários cantos do mundo, e nos anos anteriores, o evento atraiu mais de 20 milhões de pessoas.

✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp

Na celebração haverá um discurso sobre a importância da morte de Jesus e explicar como somos beneficiados pelo que Deus e Cristo fizeram por nós. Para mais detalhes, veja o artigo A Ceia do Senhor — Por que as Testemunhas de Jeová celebram de modo diferente?.

“Todos os anos, milhões de Testemunhas de Jeová convidam outros para se juntarem a elas e relembrar a morte de Jesus Cristo”, disse Wellington Pereira, porta-voz das Testemunhas de Jeová. Segundo ele, o objetivo desta campanha é convidar o maior número de pessoas possível para este evento especial.

A Celebração anual da Ceia do Senhor incluirá um discurso destacando a importância da morte de Jesus e como a humanidade pode se beneficiar desse sacrifício.

O evento tem uma hora de duração, a entrada é gratuita e aberta ao público.

Para mais informações sobre como as Testemunhas de Jeová realizam a Ceia do Senhor, acesse o convite online no site jw.org, das Testemunhas de Jeová.

Congregação Central - Rua Hortência, 1250, Jardim Santarém - às 19h;

Congregação Liberdade/Laguinho - Travessa Agripina de Matos, 1709, Caranazal - às 19h;

Congregação Esperança - Av. Quixadá, 734, Esperança - às 19h;

Congregação Vista Alegre do Juá - Rua Alameda Juá, 89, Maracanã - às 18h30;

Congregação Novo Horizonte - Rua Diamantino, 1111, bairro Diamantino - às 19h;

Congregação Alvorada - Av. Olavo Bilac, lote 16, quadra 68 (esquina com Travessa Duque de Caxias) - Loteamento Santarenzinho - às 19h;

Congregação Prainha - Av. Rosa Passos, 1222 - Santíssimo - Domingo - às 18h;

Congregação Nova República - Rua Vera Cruz, 81, Nova República - às 19;

Congregação Planalto - Ramal Salmos 23, nº12, BR-163 km 19 - Planalto São José - às 19h;

Congregação Alter do Chão - Rua Pedro Teixeira, 777, Alter do Chão - às 19h.

VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região

https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2025/04/12/testemunhas-de-jeova-realizam-celebracao-da-morte-de-jesus-neste-sabado-12-veja-programacao.ghtml

Amizade: veja histórias de encontros improváveis e vínculos que mudam destinos — e fazem bem à saúde

"/> Estudos científicos comprovam: ter amigos reduz o risco de doenças cardiovasculares e faz bem para a saúde mental. O Globo Repórter desta sexta-feira (11) mostra o poder de diferentes laços de amizade. Programa de 11/04/2025

O Globo Repórter desta sexta-feira (11) mergulha em histórias emocionantes de famosos e anônimos que revelam como o apoio entre amigos pode transformar vidas — e até fortalecer a saúde física e mental. Saiba mais abaixo.

Do BBB para a vida

Foi na primeira edição do Big Brother Brasil, em 2002, que Vanessa Pascale e Andre Gabeh se conheceram e nunca mais se separaram - foi amizade à primeira vista.

"Começou lá essa amizade e fez a dupla aqui fora", afirma Andre Gabeh. "Amizade é um afeto que te salva".

A dupla, que terminou em segundo e terceiro lugar no BBB1, compartilha uma série de coincidências, como a mesma data e local de nascimento. O "match" contribuiu para que a atriz e o escritor mantivessem essa conexão que une os dois e suas respectivas famílias até hoje.

“É um amor de verdade”, conta Vanessa.

Vanessa Pascale e Andre Gabeh se conheceram na primeira edição do BBB e nunca mais se separaram

Reprodução/TV Globo

Amizade de transporte público

A amizade verdadeira pode surgir até nos lugares mais inusitados. O Globo Repórter conheceu um grupo de amigas formado nos vagões do metrô da região metropolitana do Recife.

Há oito anos compartilhando as mesmas estações e rotas, elas criaram um grupo e hoje são “as amigas do metrô”, que compartilham a rotina e os perrengues.

"A gente se apoia no metrô e se apoia na vida", afirma a diarista Cleide Gomes.

Grupo de amigas formado em vagão de metrô, no Recife

Reprodução/TV Globo

Encontros e reencontros

Unidos pela música ainda adolescentes, o cantor João Gomes e os amigos Pedro Porto e Jeovanny Gabriel criaram uma sintonia única e especial. Pedro e João estudaram juntos na mesma escola em Petrolina, Pernambuco. Já Giovani tocava sanfona e se encantou com a voz de João Gomes ao ver vídeos dele na internet.

Eles descobriram que moravam perto e combinaram de se encontrar. Hoje são parceiros de trabalho, padrinhos dos filhos e se veem como irmãos.

“Hoje o meu maior objetivo é permanecer assim, velhinhos, vendo nossos filhos crescendo juntos e recordar com alegria estas histórias”, conta João Gomes.

Amigos de João Gomes viraram parceiros de carreira

Reprodução/TV Globo

Criando laços

Em uma escola na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, a professora Vilma Soares criou uma dinâmica para aproximar os alunos e combater o bullying, a ansiedade e a depressão entre os jovens. Nela, os estudantes se revezam para elogiar os pontos fortes dos colegas.

O projeto “Laços entre nós”, que promove a reflexão sobre a cultura de paz, do elogio e do carinho entre os alunos, foi premiado.

“Amizade se ensina e se aprende seja na escola, na família ou na sociedade. Quando há afetividade, a aprendizagem é mais consolidada e, além de fortalecer os laços de convivência, ela é importante para se aprender a respeitar as diferenças”, garante a professora.

Amizades na universidade

A Universidade Federal de Minas Gerais desenvolveu programa de estudos que estimula a amizade entre os alunos que vêm de outros lugares do país ou de fora dele.

O projeto de apadrinhamento cria conexões entre pessoas que talvez nunca se encontrariam na vida, como é o caso de uma aluna canadense e uma sergipana que se conheceram na faculdade e construíram, em pouco tempo, uma grande amizade.

"Se um migrante consegue fazer amigos em um país de destino, isso é considerado um fator de sucesso de integração social e cultural", explica Agnaldo Garcia, doutor em psicologia.

Programa de estudos que estimula a amizade entre os alunos que vêm de outros lugares do país ou de fora dele

Reprodução/TV Globo

Amigo é bom para o coração

De acordo com o Dr. Fábio Fernandes, do Instituto do Coração de São Paulo, a amizade reduz em 50% o risco de doenças cardiovasculares, causa diminuição dos níveis do cortisol e da adrenalina, entre outros benefícios.

"O indivíduo que vive solitário corre maior risco de depressão, tabagismo e alcoolismo - e não tem uma pessoa para ajudar a cuidar dela", diz o médico.

https://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2025/04/12/amizade-veja-historias-de-encontros-improvaveis-e-vinculos-que-mudam-destinos-e-fazem-bem-a-saude.ghtml

VÍDEOS: Jornal Anhanguera 1ª Edição Regiões de sexta-feira, 11 de abril de 2025

Veja todos os vídeos. Veja todos os vídeos.

https://g1.globo.com/go/goias/edicao/2025/04/11/videos-jornal-anhanguera-1-edicao-regioes-de-sexta-feira-11-de-abril-de-2025.ghtml

Operação contra esquema de desvio de panfletos de redes de supermercados prende dois em Piracicaba

"/> Foram localizados 2,5 toneladas do material em um depósito de recicláveis. Desvio teria participação de pelo menos um funcionário de empresa terceirizada que deveria distribuir os panfletos. Panfletos publicitários apreendidos durante a operação

Polícia Civil

Policiais civis do 5º Distrito Policial (DP) de Piracicaba (SP) realizaram uma operação contra um esquema de desvio de panfletos publicitários de três grandes redes de supermercados da cidade, nesta sexta-feira (11). Foram apreendidas 2,5 toneladas do material e duas pessoas foram presas.

📲 Participe do canal do WhatsApp do g1 Piracicaba

Segundo as investigações, os supermercados terceirizavam a entrega das propagandas a uma empresa e pelo menos um dos funcionários desta terceirizada desviava parte do material, que deveria ser distribuído pela cidade.

Cerca de 2,5 toneladas do material foram encontrados em uma empresa de reciclagem de plástico localizada no bairro Algodoal, que tem como responsáveis um casal.

Panfletos publicitários eram desviados e foram localizados em depósito de reciclagem

Polícia Civil

Os três supermercados enviaram seus representantes até o local, onde confirmaram que o material pertencia às empresas.

Os responsáveis pelo local, um homem de 35 anos de idade e sua esposa, de 28 anos, foram presos pelos crimes de receptação qualificada, e crime contra a ordem tributária.

O funcionário da terceirizada que desviava o material, um homem de 40 anos, já foi identificado pelos investigadores e será responsabilizado pelo crime de apropriação indébita, de acordo com a Polícia Civil.

VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e região

Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

https://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2025/04/11/operacao-policial-contra-esquema-de-desvio-de-panfletos-de-supermercados-de-piracicaba-prende-dois.ghtml

Adolescente é apreendido após troca de tiros com a polícia em Rio Branco

Três homens estavam disparando contra casas no bairro Triângulo, quando a polícia foi chamada. Adolescente de 14 anos estava com arma quando foi apreendido nessa quinta-feira (10). Policiais militares trocaram tiros com os suspeitos na noite desta quinta-feira (10)

Silva Barbosa/PM-AC

Um adolescente de 14 anos foi aprendido após trocar tiros com a policiais na Rua do Passeio, bairro Triângulo, em Rio Branco. De acordo com a Polícia Militar do Acre (PM-AC), na noite desta quinta-feira (10), moradores do bairro ligaram informando que homens estavam passando em um carro e atirando contra as casas.

📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp

Os policiais ao chegarem ao local foram informados por testemunhas que os suspeitos teriam fugido para uma área de mata à beira do Rio Acre. Ao percorrerem as proximidades, os PMs avistaram os três homens, sendo um destes menor de idade.

Quando os policiais tentaram abordá-los, eles efetuaram cerca de seis disparos contra a viatura, que revidou. A equipe policial conseguiu deter um deles e foi verificado que se tratava de um adolescente de 14 anos.

No momento da apreensão, o menor portava uma arma de fogo calibre .380 e um recipiente com gasolina, que a polícia acredita que seria usado para incendiar casas. O menor não foi atingido pelos disparos e ninguém ficou ferido. Ele foi encaminhado à Delegacia de Flagrantes (Defla), na capital acreana.

LEIA TAMBÉM:

Vigilante é morto em troca de tiros com criminosos dentro de escola no Acre

MP investiga perseguição policial que terminou em troca de tiros e um suspeito morto em Rio Branco

Após sequestro e roubos, homens são perseguidos, trocam tiros com a polícia e um morre no Acre

Polícia Militar do Acre faz balanço da operação das festas de fim ano

Vídeos: g1

https://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2025/04/11/adolescente-e-apreendido-apos-troca-de-tiros-com-a-policia-em-rio-branco.ghtml

Mulher presa por crime de racismo contra adolescente em Aracaju é solta

"/> Decisão foi tomada pelo Tribunal de Justiça de Sergipe após audiência de custódia. Tribunal de Justiça de Sergipe

Leonardo Barreto/ g1/Arquivo

Uma mulher que foi presa pelo crime de racismo contra uma adolescente de 17 anos, no Terminal de Integração do bairro Atalaia, em Aracaju, foi solta nesta sexta-feira (11), após audiência de custódia. A informação foi confirmada pelo Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE).

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp

Segundo o juiz Thiago Dias Peixoto Juiz, foi concedida liberdade provisória à mulher, sem aplicação de medidas cautelares.

“Após exame acurado dos autos [...], concluo inexistir, pelo menos por ora, periculosidade capaz de autorizar a manutenção da segregação da autuada”, informou o juiz, no termo da audiência.

A mulher tinha sido presa em flagrante pela Guarda Municipal (GMA) nesta quinta-feira, após uma confusão na linha de ônibus 007 - Fernando Collor/Atalaia. A vítima registrou um vídeo aos guardas, em que a mulher profere diversas palavras de cunho racista contra ela.

https://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2025/04/11/mulher-presa-por-crime-de-racismo-contra-adolescente-em-aracaju-e-solta.ghtml

Homem rouba arma de fogo e celular de policial, troca tiros com a PM e morre em Serra Talhada

Segundo a SDS, dois agentes ficaram feridos e foram encaminhados para uma unidade hospitalar. Delegacia de Polícia Civil de Serra Talhada

Reprodução/Google Street View

Um homem morreu após roubar a arma de fogo e um celular de um policial em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco. O caso foi registrado na noite da quinta-feira (10). Segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS), a vítima chegou a entrar em luta corporal com o criminoso, mas conseguiu fugir. A Polícia Militar foi acionada e abordou o suspeito, que reagiu.

✅ Receba as notícias do g1 Caruaru e região no seu WhatsApp

Ao g1 Caruaru, a SDS disse que o 14° Batalhão da Polícia Militar (BPM) foi acionada para uma ocorrência de roubo de arma de fogo e celular do policial. Durante as buscas, a equipe conseguiu abordar o suspeito que trocou tiros com os policiais. Dois agentes ficaram feridos e foram encaminhados para uma unidade hospitalar. O autor dos disparos morreu no local.

A Polícia Civil de Pernambuco disse que o caso segue sendo investigado pela Delegacia de Serra Talhada. O estado de saúde dos policiais feridos não foi divulgado.

https://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/noticia/2025/04/11/homem-rouba-arma-de-fogo-e-celular-de-policial-troca-tiros-com-a-pm-e-morre-em-serra-talhada.ghtml

Colinas Music e Track&Field Run Series são atrações em São José

Principal centro de compras da zona oeste de São José, Colinas Shopping recebe shows e corrida de rua nesta quinzena com feriado de Páscoa e Tiradentes A segunda quinzena de abril chega com uma programação variada de lazer, cultura e esporte em São José dos Campos. Entre os destaques, dois eventos de sucesso ocorrem no Colinas Shopping: o Colinas Music e a Santander Track & Field Run Series.

Colinas Shopping

Divulgação

A 4ª edição do Colinas Music está movimentando a Praça de Alimentação Colinas com shows gratuitos, todas as terças de abril. Depois das apresentações do Classical Queen e do show exclusivo com Regis Paulino – vocalista do Serial Funkers – e Matt Honor, a segunda quinzena do mês terá duas atrações com repertório de muito rock e pop, em um ambiente familiar e aconchegante.

No dia 17, é a vez da banda Riffer animar o shopping com clássicos e sucessos da atualidade do rock nacional e internacional. Os quatro músicos, que têm duas décadas de bagagem, brindam o público com solos de guitarra e gaita.

O encerramento da 4ª edição do Colinas Music será no dia 24, com a Véio’s Band, que tem conquistado plateias por onde passa com um flashback que revive a época de ouro do pop e rock, com U2, A-ha, Bon Jovi, Michael Jackson, Beatles, Rolling Stones, Oasis, Madonna, Legião Urbana e Tears For Fears, entre outros.

Colinas Shopping

Divulgação

Sucesso no Colinas Shopping há dois anos, o Colinas Music já teve shows de Mel Lisboa, Kiko Zambianchi, Paul Pesco, Dom Paulinho de Lima, Serial Funkers, Blues Beatles, Luana Camarah, Pri Coutto, banda Geriatricus, Fat Family, Mama Jam, Elvinho and Remember the King Orchestra, Tony Gordon e Chico Oliveira, além das recentes edições especiais de Carnaval, com a banda Estrambelhados, e do Mês das Mulheres, com Cecília Militão e Lud Mazzucatti.

Esporte e saúde

Em 27 de abril, a tradicional Santander Track&Field Run Series etapa Colinas Shopping deve bater o recorde de 2.000 inscritos da edição 2024, com atletas amadores e profissionais, além de categorias de idosos e crianças acima de quatro anos, correndo percursos de 5k, 10k e 15k.

A corrida de rua faz parte do maior circuito da América Latina, reunindo mais de 200 mil pessoas por ano em todo o Brasil. As largadas em São José acontecem a partir das 5h45. A inscrição pode ser feita no app TFSports.

O Colinas Shopping também tem confirmados pelo menos mais dois eventos esportivos até o final do ano. O Colinas On The Top – entre os dias 23 e 25 de maio, com atividades físicas, atrações musicais e uma paisagem de tirar o fôlego, ao lado do Arco da Inovação e com a Serra da Mantiqueira no horizonte –, e a Live! Run XP, que ocorre pela primeira vez no shopping no dia 14 de setembro.

SERVIÇO

4ª edição do Colinas Music – Próximos shows

17/4 (quinta-feira) – Banda Riffer

24/4 (quinta-feira) – Véio’s Band

Onde: Praça de Alimentação Colinas Shopping (Av. São João, 2.200, Jardim Colinas – São José dos Campos)

Horário: 19h

GRATUITO

Santander Track&Field Run Series etapa Colinas Shopping

Quando: 27 de abril

Onde: Largada no estacionamento do Colinas Shopping (Av. São João, 2.200, Jardim Colinas – São José dos Campos)

Programação:

4h30 - Acesso ao estacionamento

5h45 - Largada 15km

6h30 - Largada 10km

7h20 - Largada 5km

8h10 às 9h20 - Apresentação Musical

8h45 - Corrida Kids

9h30 – Premiação

Inscrições no app TFSports

Sobre o Colinas Shopping

O Colinas Shopping é um dos mais sofisticados centros de compras, serviços e entretenimento de São José dos Campos (SP). Inaugurado em 1997 pelo empresário e filantropo Ronald Levinsohn (1935-2020), está localizado em uma área nobre da cidade, ao lado de empreendimentos residenciais e comerciais de alto padrão. Com mais de 130 lojas, oferece um mix de produtos, serviços e conveniências, reunindo marcas exclusivas na região, além de duas praças de alimentação com isolamento acústico, academia, salas de cinema e teatro. Agente de crescimento econômico da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, o Colinas Shopping também é um dos principais complexos multiúso do eixo Rio-SP, interligado ao hotel Golden Tulip São José dos Campos e à torre comercial Colinas Green Tower.

https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/especial-publicitario/colinas-shopping/noticia/2025/04/11/colinas-music-e-trackandfield-run-series-sao-atracoes-em-sao-jose.ghtml

Lagoa de atrativo interditada após ataques de peixes é parcialmente liberada em Bonito

Segundo o Imasul, atividades como bar molhado, tirolesa e balneário estão autorizadas. Ficam proibidos o uso de caiaque, pedalinho e stand-up paddle. Atrativo Praia da Figueira fica localizado na zona rural de Bonito.

Divulgação/Praia da Figueira

O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) liberou o uso parcial da lagoa artificial do atrativo Praia da Figueira, em Bonito. A lagoa estava interditada desde o mês passado depois da ocorrência de incidentes de mordidas de peixes a banhistas.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no Whatsapp

Em nota divulgada nesta sexta-feira (11), o órgão ambiental afirma que a liberação ocorreu após o atrativo cumprir com a exigência de instalar contenção para impedir o acesso dos peixes “de médio e grande porte à área destinada ao banho, bar molhado e tirolesa”

Ainda conforme o Imasul, após análise, três medidas foram deliberadas:

Retorno das atividades de bar molhado, tirolesa e banho dos visitantes na lagoa artificial, contudo, cumprindo a regra de área delimitada pela barreira de contenção;

Continuam proibidas as atividades de caiaque, pedalinho e stand-up paddle, até o atrativo realize o manejo dos peixes de maior porte que possam representar riscos aos visitantes;

O proprietário deverá realizar, diariamente, inspeção na área de banho, antes da abertura do atrativo ao público.

O órgão ambiental divulgou, ainda, que as fiscalizações para liberação do atrativo duraram dois dias e coletas de fauna aquática não confirmaram a presença de espécies exóticas ou “alóctones no ambiente”.

“O Instituto acompanhará o monitoramento da licença de operação do empreendimento assegurando cumprimento da legislação ambiental vigente e a proteção dos recursos naturais”, finaliza a nota.

Atividades no bar molhado foram autorizadas a retornar funcionamento.

Divulgação/Praia da Figueira

O que diz o atrativo?

O funcionamento da Praia da Figueira foi retomado nesta quinta-feira (10), segundo informou ao g1 o proprietário, Rafael Braga.

“O Imasul exigiu que a gente fizesse uma barreira de contenção, uma barreira física para que os peixes não conseguissem adentrar a área de banho dos turistas. Então, foi feita essa contenção na sexta-feira passada. No final de semana o Imasul fez uma vistoria na lagoa e constatou que está tudo certo com essa barreira”, explica o proprietário.

Rafael alega que a espécie encontrada na lagoa é o pacu e os peixes teriam sido comprados com documentação legal.

“Esses peixes foram comprados com nota fiscal, com documentação, com laudo técnico, tudo certinho, do projeto Pacu, no Mato Grosso do Sul, então é da espécie pacu. É da região daqui da Bacia do Mato Grosso do Sul”, acrescenta Rafael.

O proprietário disse que o atrativo foi inaugurado em 2005 e, todos os anos, é fiscalizado pelo Imasul.

Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:

https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/2025/04/11/lagoa-de-atrativo-interditada-apos-ataques-de-peixes-e-parcialmente-liberada-em-bonito.ghtml

Pizzaria de SP é eleita a melhor da América Latina pelo 2º ano consecutivo; conheça

A Leeggera Pizza Napoletana, do chefe Andre Guidon, tem duas unidades na capital. Outras 24 pizzarias brasileiras apareceram no ranking final da 50 Top Pizza. Pizza da Leggera Pizza Napoletana

Reprodução/ Instagram

A Leeggera Pizza Napoletana, comandada pelo chef Andre Guidon, foi eleita novamente como a melhor pizzaria da América Latina em 2025 pelo Guia das Melhores Pizzarias Artesanais do Mundo. O anúncio do prêmio, que confirma o título conquistado em 2024 pelo restaurante, foi feito nesta quinta-feira (10).

Em segundo lugar ficou a pizzaria "Ti Amo", de Buenos Aires, na Argentina; e o terceiro lugar foi para o restaurante "Allería", em Providencia, no Chile.

Além da Leggera com a medalha de ouro, outras 24 pizzarias brasileiras apareceram no ranking final da 50 Top Pizza. Confira os destaques brasileiros abaixo:

1º lugar – Leggera Pizza Napoletana (São Paulo)

4º lugar – Ferro e Farinha (Rio de Janeiro)

5º lugar – A Pizza da Mooca (São Paulo)

5º lugar – QT Pizza Bar (São Paulo)

7º lugar – Unica Pizzeria (São Paulo)

11º lugar – Veridiana (São Paulo)

15º lugar – GRAZIE (Maceió)

16º lugar – Capricciosa (Rio de Janeiro)

18º lugar – Baco Pizzaria (Brasília)

21º lugar – Coltivi (Rio de Janeiro)

23º lugar – Grazie Napoli (Santo André)

24º lugar – Luigia (Foz do Iguaçu)

26º lugar – Quintal 333 (Governador Valadares)

28º lugar – Di Bari Pizza (São Paulo)

32º lugar – Otto e Mezzo Pizza Verace (Bento Gonçalves)

33º lugar – Frasca (Carlos Barbosa)

35º lugar – Vinny’s (Brasília)

36º lugar – Bento Pizzeria (Rio de Janeiro)

37º lugar – Pizza di Casabona (Santos)

42º lugar – Ella Pizzaria (Rio de Janeiro)

43º lugar – Piccola Fattoria (Rio de Janeiro)

45º lugar – Wilma’s Pizza (Ourinhos)

48º lugar – LE MANI Pizza Napoletana (Passo Fundo)

49º lugar – Vallino Pizzeria Napoletana (Domingos Martins)

50º lugar – CIAO (Porto Alegre)

O Brasil também se garantiu nos prêmios especiais. O pódio de Melhor pizza de 2025 foi para a pizza "Scampi", da pizzaria Ferro e Farinha, no Rio de Janeiro.

Conheça a Leeggera Pizza Napoletana

O comércio premiado tem duas unidades em São Paulo, nos bairros de Perdizes e Jardins. Mesclando ingredientes italianos, a pizzaria já esteve presente em outras listas de premiações, ficando entre uma das 100 melhores do mundo pelo terceiro ano consecutivo em 2024.

🍕Como a melhor pizzaria cozinha: a pizzaria trabalha conforme técnica napoletana reconhecida como patrimônio imaterial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Leia também

5 oásis incríveis pelo mundo (um deles é vizinho ao Brasil)

Nesta técnica, as massas são abertas manualmente, feitas a partir de fermentação natural e uma mistura de farinhas italianas. O resultado é descrito pelo restaurante como "leve". Além disso, são usados tomates com denominação de origem da região do Monte Vesúvio na Campania, em Nápoles, na Itália, onde a pizza foi criada.

Então, o prato é assado em forno a lenha com temperatura de 450°C. O cardápio do restaurante tem opções de pizzas que custam de R$62 a R$85.

👨‍🍳Melhor pizzaiolo: autor do livro "A fórmula Secreta", o chefe Andre Guidon foi eleito, em 2014, o melhor pizzaiolo do mundo entre os integrantes da Associazione Verace Pizza Napoletana, uma organização sem fins lucrativos que promove a culinária e a tradição da pizza napoletana.

Initial plugin text

Confira o ranking completo das 50 TOP pizzarias

🥇Como as melhores pizzarias são escolhidas: o site oficial da premiação explica que inspetores anônimos são encarregados de reunir dados de pesquisas para visitar e avaliar as pizzarias selecionadas, mantendo o anonimato enquanto realizam suas votações detalhadas, que incluem ingredientes, combinações e ambientes.

1º – Leggera Pizza Napoletana – São Paulo, Brasil

2º – Ti Amo – Adrogué, Argentina

3º – Allería – Providencia, Chile

4º – Ferro e Farinha – Rio de Janeiro, Brasil

5º – A Pizza da Mooca – São Paulo, Brasil (EMPATE)

5º – QT Pizza Bar – São Paulo, Brasil (EMPATE)

6º – Flama – Miraflores, Peru

7º – Unica Pizzeria – São Paulo, Brasil

8º – Portarossa – Pampatar, Venezuela

9º – La Clásica – San Salvador, El Salvador

10º – L’Incanto – Punta del Este, Uruguai

11º – Veridiana – São Paulo, Brasil

12º – Ardente – Cidade do México, México

13º – Atte. Pizzeria Napoletana – Buenos Aires, Argentina

14º – Imilla Alzada – La Paz, Bolívia

15º – GRAZIE – Maceió, Brasil

16º – Capricciosa – Rio de Janeiro, Brasil

17º – Chichilo’s – Santa Fe, Argentina

18º – Baco Pizzaria – Brasília, Brasil

19º – Siamo nel Forno – Buenos Aires, Argentina

20º – 400 Pizzería – Providencia, Chile

21º – Coltivi – Rio de Janeiro, Brasil

22º – Pizzardi Artigianale – Bogotá, Colômbia

23º – Grazie Napoli – Santo André, Brasil

24º – Luigia – Foz do Iguaçu, Brasil

25º – Nuvola – Buenos Aires, Argentina

26º – Quintal 333 – Governador Valadares, Brasil

27º – Davvero Pizzeria – Ñuñoa, Chile

28º – Di Bari Pizza – São Paulo, Brasil

29º – Paradiso – Pedro Juan Caballero, Paraguai

30º – Capri – Lo Barnechea, Chile

31º – ST Giovanni’s – Las Condes, Chile

32º – Otto e Mezzo Pizza Verace – Bento Gonçalves, Brasil

33º – Frasca – Carlos Barbosa, Brasil

34º – Il Caminetto – Santo Domingo, República Dominicana

35º – Vinny’s – Brasília, Brasil

36º – Bento Pizzeria – Rio de Janeiro, Brasil

37º – Pizza di Casabona – Santos, Brasil

38º – L’Aperó – Cidade da Guatemala, Guatemala

39º – Raffaella – Las Condes, Chile

40º – La Nonna – Aguascalientes, México

41º – Bambina – Caguas, Porto Rico

42º – Ella Pizzaria – Rio de Janeiro, Brasil

43º – Piccola Fattoria – Rio de Janeiro, Brasil

44º – Dopodomani Pizza Gourmand – Chacao, Venezuela

45º – Wilma’s Pizza – Ourinhos, Brasil

46º – Seba’s – Uvita, Costa Rica

47º – Grosso – Assunção, Paraguai

48º – LE MANI Pizza Napoletana – Passo Fundo, Brasil

49º – Vallino Pizzeria Napoletana – Domingos Martins, Brasil

50º – CIAO – Porto Alegre, Brasil (EMPATE)

50º – La Bella Pizza – Cali, Colômbia (EMPATE)

Veja VÍDEOS

Restaurante de SP usa IA para criar a 'pizza perfeita'

Brasil tem duas das melhores sorveterias do mundo, segundo atlas gastronômico

https://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2025/04/11/pizzaria-de-sp-e-eleita-a-melhor-da-america-latina-pelo-2o-ano-consecutivo-conheca.ghtml

Fábrica de diversão: shoppings atraem famílias nas grandes cidades

Em São Luís, o Rio Anil Shopping conta com diversos espaços de entretenimento, alguns deles gratuitos Era uma vez, em um sofá bem perto de você, crianças que passavam horas sem tirar os olhos do celular. Era uma vez, na mesma casa, pais e responsáveis que não tinham as ferramentas ou a rede de apoio necessário para proporcionar momentos de diversão que não incluíssem dispositivos eletrônicos. Era uma vez… mas não é mais. Graças aos ambientes seguros e monitorados, às opções para diferentes faixas etárias e à diversidade de brinquedos e atrações, os shopping centers têm se tornado cada vez mais uma alternativa para o lazer nas grandes cidades.

Um desses principais pontos em São Luís, o Rio Anil Shopping conta com quatro espaços temáticos dedicados ao entretenimento infantil, entre brinquedos interativos, eletrônicos e parques indoor. Os brinquedos promovem experiências offline, ideais para o desenvolvimento motor, cognitivo e social para todas as idades - inclusive com algumas opções gratuitas.

Brincadeira de verdade

Que tal sentir a emoção de um piloto de verdade? No Aerokids, atração localizada na praça de eventos do shopping, as crianças podem sentir a emoção de pilotar pequenos aviões em um simulador especial. "Eu sou um piloto de verdade! Meu avião voou muito rápido!", contou Lucas Mendes, de 6 anos. Sua irmã, Carolina, de 9 anos, também adorou a experiência: "A sensação de voar é muito legal, parece que estamos flutuando!". Para a mãe das crianças, Vanessa Mendes, de 34 anos, o espaço também proporcionou momentos especiais. "Ver a felicidade deles não tem preço. Eles se divertem enquanto eu consigo relaxar um pouco e aproveitar o shopping", comenta.

Fábrica de diversão: shoppings atraem famílias nas grandes cidades

Divulgação/Rio Anil Shopping

E quem disse que é preciso ser criança para brincar? Na Vila Trampolim, a diversão é voltada para todas as idades, com trampolins de diferentes tamanhos e monitores capacitados para garantir a melhor experiência. "O nosso público abrange infantil, juvenil e adultos, todas as faixas etárias", destaca a gerente Marília Gabriela. Um diferencial da Vila Trampolim é sua política de inclusão, permitindo que Pessoas com Deficiência (PCD) aproveitem o espaço com conforto e segurança. "Dentro dos trampolins, os nossos clientes entram com uma meia antiderrapante, que auxilia tanto na diversão como na segurança", explica Marília Gabriela.

Fábrica de diversão: shoppings atraem famílias nas grandes cidades

Divulgação/Rio Anil Shopping

Guilherme Araújo, de 7 anos, não para de pular. "Parece que estou voando! Eu adoro fazer acrobacias!", diz sorrindo. Já Lucas Nascimento, de 27 anos, aproveita o local para se exercitar. "Vim trazer os meus sobrinhos, mas acabei entrando na brincadeira. É uma forma divertida de manter o corpo ativo". Até mesmo o avô Paulo Oliveira, de 47 anos, participa da diversão. "Domingo é dia de curtir a família. Vim trazer meus netos e acabei me aventurando também!", comenta, entre risos.

Atrações gratuitas

A melhor parte é que nem sempre é preciso gastar dinheiro para encontrar diversão. A programação do Rio Anil Shopping conta, ainda, com atividades interativas e oficinas lúdicas, realizadas semanalmente no Clubinho Rio Anil. "Todo domingo a gente traz uma oficina diferente: de slime, de pipa, de pintura, oficina de chaveiro. Eles fazem os brinquedos com o material que disponibilizamos e depois levam pra casa, não precisa pagar nada. Basta fazer a inscrição no app do Rio Anil Shopping ou no balcão do Clubinho", explica a coordenadora Rayanne Emanuelle.

Fábrica de diversão: shoppings atraem famílias nas grandes cidades

Divulgação/Rio Anil Shopping

Michelly Cristiny, de 9 anos, adorou a oficina de Slime Play. "Meu slime ficou supercolorido e brilhante! Quero levar pra casa e brincar muito!", contou animada. Já Maria Alice, também de 9 anos, destacou: "Foi muito legal! Aprendi a misturar os ingredientes e gostei de brincar com todo mundo. Quero voltar mais vezes", garante.

Já a Floresta Encantada é um parquinho lúdico e temático inspirado na selva, onde as crianças podem brincar gratuitamente. Com brinquedos seguros e espaço para monitoramento dos pais, o espaço proporciona diversão gratuita sem limite de tempo. Periodicamente, a Floresta Encantada ainda recebe Juba, um mascote em fantasia de Leão que anima as brincadeiras e gera inúmeras fotos com a criançada.

“Proporcionar espaços de lazer e brincadeira, inclusive gratuitos, é parte do nosso compromisso com a comunidade que frequenta o Rio Anil Shopping”, destaca Francine Machado, superintendente do empreendimento. “Entendemos que o shopping vai além das compras, é também um ponto de encontro para as famílias, um local onde crianças podem brincar, se desenvolver e criar memórias afetivas. Quando oferecemos esses espaços, promovemos bem-estar, fidelizamos nossos clientes e fortalecemos o papel do shopping como um ambiente acolhedor, acessível e preparado para atender às diferentes necessidades do público”, finaliza.

https://g1.globo.com/ma/maranhao/especial-publicitario/rio-anil-shopping/noticia/2025/04/11/fabrica-de-diversao-shoppings-atraem-familias-nas-grandes-cidades.ghtml

Incêndio atinge parte de olaria no Amazonas

"/> Ocorrência foi registrada em Eirunepé, na madrugada desta sexta-feira (11). Apesar do susto, as chamas causaram apenas prejuízos materiais e foram contidas em poucas horas. Incêndio atinge olaria em Eirunepé

Reprodução/Redes Sociais

Um incêndio atingiu parte de uma olaria no município, de Eirunepé, no interior do Amazonas, na madrugada desta sexta-feira (11). Não houve registro de vítimas.

​​📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp

De acordo com o responsável pelo local, o incêndio foi provocado após o telhado, que tinha estrutura antiga, ceder sobre os tijolos que estavam em processo de queima. A alta temperatura típica dessa fase de produção contribuiu para que o fogo se alastrasse rapidamente.

Ainda de acordo com o responsável pelo local, o sinistro ficou restrito a uma parte de um dos galpões da olaria.

Apesar do susto, as chamas causaram apenas prejuízos materiais e foram contidas em poucas horas.

LEIA TAMBÉM:

Cerca de 280 quilos de drogas que seriam enviadas para outros estados são apreendidas no AM

Acidente entre carro e ônibus deixa dois feridos na Zona Norte de Manaus

Lancha fica totalmente destruída por incêndio no interior do AM

https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2025/04/11/incendio-atinge-parte-de-olaria-no-amazonas.ghtml

Filho é indiciado por matar empresário em Montes Claros: 'Armou emboscada para o pai', diz Polícia Civil

"/> Segundo a Polícia Civil, autor e vítima estavam no mesmo bar antes do assassinato. O filho foi embora, se escondeu atrás de um veículo e ficou esperando o pai passar para atirar. Ele foi preso em um hotel. Materiais apreendidos pela polícia

Polícia Militar

Um homem, de 29 anos, foi indiciado por matar o pai, empresário de 49, em Montes Claros. A Polícia Civil entendeu que ele cometeu homicídio qualificado. O crime ocorreu no dia 31 de março de 2025 (veja os detalhes abaixo) e o investigado está preso.

Em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (11), a delegada Francielle Drumond afirmou que o filho armou uma emboscada para o pai. Antes do crime, eles estavam em um bar na Avenida Deputado Esteves Rodrigues. Depois de atirar, o homem fugiu e foi encontrado em um hotel.

“Em um determinado momento, o filho foi embora e se posicionou na rua lateral desse estabelecimento comercial, se escondeu atrás de um veículo, em uma situação de emboscada, de tocaia, aguardou o pai sair e se dirigir ao veículo para ir embora e surpreendeu o pai com vários disparos de arma de fogo.”

Com base em análise de imagens, depoimentos e laudos, a chefe da Delegacia de Homicídio destacou que a PC acredita que o crime tenha sido premeditado. A vítima costumava frequentar sempre o bar no mesmo dia e horário.

“Há uma forte possibilidade do crime ter sido premeditado pelo autor, ele teria chegado no estabelecimento comercial armado, por volta das 17h30, ou seja, o local ainda não estava aberto. Ele aguardou o bar abrir e ficou ali. Por volta das 18h, o pai chegou junto com a sua companheira. Em determinado momento, esse pai teria ido embora e o filho teria ficado em situação de tocaia, aguardando o pai passar para efetuar os disparos.”

Apesar de ter confessado o homicídio no dia em que foi preso, o homem permaneceu em silêncio ao prestar depoimento para a Polícia Civil.

Motivação

Sobre a motivação do crime, testemunhas disseram que pai e filho se desentenderam por conta do fechamento de uma empresa, em abril de 2024, na qual eles eram sócios.

“Testemunhas disseram que ele acusava o pai dos prejuízos financeiros e de sua atual situação de escassez financeira”, completou a delegada.

Sobre a informação de que o revólver usado no crime teria sido dado pelo pai, Francielle Drumond falou que apenas uma testemunha confirmou isso.

Se for condenado pelo homicídio qualificado por emboscada, motivo torpe e por recurso que dificultou a defesa da vítima, o homem poderá pegar até 30 anos de prisão.

Sobre o crime

Segundo a Polícia Militar, no dia dos fatos, a PM foi chamada para uma ocorrência de disparos de arma perto de um bar na Avenida Deputado Esteves Rodrigues, no Centro.

Quando os militares chegaram, encontraram o empresário baleado e caído. O Samu esteve no local e confirmou o óbito. Preliminarmente, a perícia da Polícia Civil apontou que o corpo dele tinha seis perfurações, no braço e tórax.

“A informação das testemunhas e da companheira da vítima dão conta que o autor chegou no bar e cumprimentou ela, porém, o pai estava manuseando o aparelho celular e não visualizou o filho. Posteriormente, esse autor retorna ao bar e no momento em que a vítima estava indo na direção do seu veículo, em um estacionamento próximo, efetuou os disparos pelas costas da vítima e de imediato evadiu do local a pé”, afirmou o tenente Wellington Guimarães.

Enquanto faziam os levantamentos sobre o homicídio, os policiais foram informados de que o autor estaria em um hotel na saída para Belo Horizonte. Ele foi encontrado deitado em um dos quartos do estabelecimento.

“De pronto, as guarnições deslocaram até o hotel e lograram êxito na prisão do autor juntamente com a arma de fofo usada no crime. Uma outra arma foi localizada na casa da vítima, entregue por usa companheira.”

Ao ser preso, o homem falou que tinha arremessado o revólver usado por ele nas imediações do Bairro São José. Os militares encontraram a arma na calçada, no meio do mato, enrolada em uma blusa semelhante a que ele usava no momento dos disparos. Ele afirmou que ganhou o revólver do próprio pai.

“Ele confessou o crime dizendo que estava passando por dificuldades financeiras e que o culpado seria seu pai devido ao desentendimento na sociedade da empresa aberta por pai e filho. Provavelmente, ele tinha a intenção de ir embora da cidade após a empreitada criminosa, mas a PM, de pronto e imediato, agiu de forma rápida."

Polícia Militar prende suspeito de matar o pai a tiros em Montes Claros

📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp

Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG

Veja outras notícias da região em g1 Grande Minas.

https://g1.globo.com/mg/grande-minas/noticia/2025/04/11/filho-e-indiciado-por-matar-empresario-em-montes-claros-armou-emboscada-para-o-pai-diz-policia-civil.ghtml

Recém-nascida é sequestrada em Alagoas: 'Eu não ia dar não, eles iam atirar em mim'

Pais da menina foram abordados na BR-101 por criminosos que estavam em um carro de modelo classic. Uma recém-nascida foi sequestrado no cidade de Novo Lino, interior de Alagoas. A menina de apenas 15 dias estava com os pais na BR--101, quando foram abordados por uma mulher e dois homens em um carro. Eles levaram a menina e fugiram. A informação foi confirmada pela Polícia Militar.

✅Clique aqui para seguir o canal do g1 AL no WhatsApp

Segundo a Polícia Militar, os pais foram abordados pelos homens em um carro de modelo classic e de cor cinza escuro. Após pegar a menina, os sequestradores seguiram na via, no destino ao estado de Pernambuco.

A Polícia Militar informou que faz buscas na tentativa de localizar os sequestradores. Os pais da menina foram para o Centro Integrado da Segurança Pública de Novo Lino. A mãe disse que eles foram abordaram e ameaçaram atirar.

"O carro foi parando aos poucos, abaixou o vidro e o cara já apontou a arma. Eu vi, eu ia correr, [mas um homem disse] ‘se você correr, eu atiro’. Eu ia correr, mas uma mulher disse ‘não corra não’. Foi na hora que os dois caras desceram e pegaram a menina à força de mim. Eu não ia dar, podia atirar em mim, eu não ia dar”

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que as buscas estão sendo conduzidas pela Polícia Civil e que uma equipe estava em deslocamento para auxiliar nas buscas.

Esta matéria está sendo atualizada. Mais informações em instantes.

Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL

Veja mais notícias da região no g1 AL

https://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2025/04/11/recem-nascida-e-sequestrada-em-novo-lino-eu-nao-ia-dar-nao-eles-iam-atirar-em-mim.ghtml

Como decifrar as angústias das crianças: 'Dificuldade em matemática pode ser ansiedade com contas da casa'

Uma criança que tira notas baixas ou tem outros problemas na escola pode não ter dificuldade de aprendizado, mas estar com dificuldades de processar suas experiências e emoções. Os pais e outros cuidadores têm um papel crucial na hora de ajudá-las a atravessar estes momentos de crise. Em situações de crise, 'é importante conversar com a criança sobre o que está acontecendo', recomenda psicanalista

Getty Images

Há muitos caminhos que levam crianças pequenas à terapia, na busca por um lugar confiável e seguro em que podem entrar em contato com seus incômodos, medos e angústias — tema da terceira reportagem da série da BBC News Brasil sobre a saúde mental de crianças e adolescentes.

A mudança no comportamento é um fator chave para os pais e outros cuidadores identificarem um sofrimento na crianças, diz a psicóloga Louise Madeira, especialista em Terapia Familiar e de Casais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e idealizadora do podcast New Me.

As crianças pequenas chegam aos consultórios também encaminhadas por profissionais que os acompanham nas suas escolas.

Rosa Maria Marini, doutora em psicologia escolar e do desenvolvimento pela Universidade de São Paulo (USP), diz que algumas escolas fazem isso porque são mais sensíveis e atentas às dificuldades vividas por seus alunos, enquanto outras buscam confirmar um diagnóstico.

Os problemas mais comuns que levam as escolas a fazer isso, segundo Adela Stoppel de Gueller, doutora em psicologia clínica pela PUC-SP e professora do curso de Formação em Psicanálise com Crianças do Instituto Sedes Sapientiae, estão as dificuldades de aprendizagem, a falta de interesse em aprender, comportamentos disruptivos, dificuldades de socialização, agressividade, roubos de pequenos objetos e mentiras.

Mas são as dificuldades de aprendizagem a queixa central nos encaminhamentos de crianças que chegam ao psicanalista Alexandre Patrício de Almeida, autor de Por uma ética do cuidado (editora Blucher) e de Psicanálise de boteco: O inconsciente na vida cotidiana (editora Paidós).

A angústia de uma criança pode refletir um conflito que, na verdade, pertence à história de vida dos pais

Getty Images

À primeira vista, uma criança ir mal na escola pode parecer ser um problema cognitivo, relacionado ao conhecimento ou a alguma fragilidade neurológica, aponta Almeida.

E pode ser isso mesmo em alguns casos, diz o psicanalista, mas escutar o que estas crianças têm a dizer pode revelar que outra coisa possa estar acontecendo com elas.

"Muitas vezes a criança vem porque está com dificuldade de aprender matemática. Mas não é isso que está acontecendo", diz o especialista, que é doutor em psicologia clínica pela PUC-SP.

"Essa criança está tão ansiosa, preocupada com o divórcio dos pais ou com a situação financeira da casa — por incrível que pareça, crianças e adolescentes preocupados com o amanhã é algo que aparece muito na clínica", prossegue.

"A criança está tensa e não consegue se concentrar; preocupada, ela não consegue prestar atenção na aula." Ou seja, dificuldade com as disciplinas na escola pode ser, na verdade, resultado de uma angústia com as contas da casa ou com brigas entre os pais.

Mas o psicanalista ressalta ser importante que os pais ajustem suas expectativas em relação ao tratamento e ao resultado.

"Muitos pais procuram analistas com a expectativa de ajudar o filho a passar de ano, a melhorar a dificuldade em uma matéria. Mas não é isso que a psicanálise faz", diz Almeida.

"Essas queixas de aprendizagem estão muito relacionadas às questões emocionais. Na clínica, lidamos com o inconsciente, as emoções, conflitos internos e angústias dessa criança. Indiretamente, o tratamento surte um efeito sobre a atividade cognitiva, mas esse não é o propósito."

Belinda Mandelbaum, professora titular do Departamento de Psicologia Social da USP, aponta que toda situação de crise tem profundo impacto na vida das crianças.

O motivo do problema podem ser questões internas na dinâmica da família ou fatores externos, como desemprego, separação, doença ou morte.

As crianças têm um vínculo de dependência dos pais, ficam atentas às emoções deles e sentem o sofrimento da situação. Ela recomenda que os cuidadores fiquem atentos a isso.

"É muito importante conversar com a criança sobre o que está acontecendo, na linguagem e na medida das possibilidades de entendimento dela", diz a psicanalista, que é autora de Trabalhos com famílias em psicologia social e Desemprego: uma abordagem psicossocial (ambos pela editora Blucher).

"Para transmitir que a situação está sendo cuidada, que os pais estão atentos a ela. O silenciamento é sempre pior."

Especialista destaca que é fundamental envolver a família no tratamento

Getty Images

Sofrimento 'herdado' dos pais

A angústia de uma criança pode refletir um conflito que, na verdade, pertence à história de vida dos pais.

Em seus atendimentos e nas pesquisas sobre os vínculos, Mandelbaum nota que muitas vezes a família leva uma criança ou adolescente ao tratamento com a ideia de que o profissional vai resolver o problema da criança, sem levar em consideração a participação psicológica dos pais, dos cuidadores ou dos familiares na origem e em como os sintomas aparecem.

Os pais dizem que estão bem, sem problemas; é a criança que está se comportando mal.

"Muitas vezes, a criança começar a melhorar, a se libertar de um certo sintoma, e os pais tiram da terapia. É como se a família precisasse da criança naquele lugar, de portadora do sintoma, da doença, do que não vai bem", diz a psicanalista.

Por isso, é fundamental envolver a família no tratamento. "Enquanto de alguma maneira os pais não cuidarem de seus próprios conflitos, da sua própria história infantil, sua relação com os próprios pais, a criança não vai poder ser libertada desse lugar de portadora de um sintoma", destaca Mandelbaum.

"É como se os pais transferissem para a criança isso que nunca puderam elaborar."

No acompanhamento com os pais, a psicanalista Rosa Maria Marini, doutora em psicologia escolar e do desenvolvimento pela USP, trabalha a importância de eles sustentarem a difícil posição de ser uma figura de autoridade.

"Uso o seguinte exemplo: os pais não querem que o filho coma pipoca depois da aula no pipoqueiro em frente à escola. Eles então pedem que a escola proíba a venda da pipoca, porque eles não conseguem proibir seu filho de comer", diz Marini, que é organizadora dos livros Gênero e sexualidade na infância e adolescência: reflexões psicanalíticas e A vivência da morte e do luto na infância e adolescência (ambos pela editora Ágalma)

Segundo ela, as principais questões que trazem as crianças ao consultório são as dificuldades com a lei e as regras, indicando tanto uma fragilidade das crianças em renunciar ao prazer para se submeter às exigências da vida (realidade), quanto uma dificuldade de seus adultos cuidadores (pais e escola) em sustentar a autoridade.

Ela lembra o quanto é difícil para uma criança parar de executar uma tarefa prazerosa para executar uma atividade necessária, como fazer a lição, arrumar o quarto ou parar de brincar.

Terapeuta convida os pais a revisitarem a própria infância

Getty Images

De acordo com Marini, é preciso sinalizar para os pais que o legado mais importante que eles transmitem ao filho é a interdição, pois só assim essa criança se tornará capaz de enfrentar os "nãos" que vai receber ao longo da vida.

Durante o tratamento dos filhos, ela diz que convida os pais a revisitarem a própria infância para poderem retomar como era exercida a autoridade sobre eles enquanto crianças.

"Quando filhos se tornam pais, eles reatualizam sua experiência de infância, mas em uma outra posição", diz Marini.

"Esta outra posição carrega muitas questões, como 'vou ser o pai que não tive', 'vou ter um filho que não fui'... Resgatar a autoridade das gerações anteriores não significa reproduzi-las, mas, sim, reconduzi-la como elemento essencial do ato educativo ao longo das gerações."

'Preferir as telas ao convívio com os humanos terá como consequência a profunda dificuldade em viver em sociedade', adverte psicanalista

Getty Images

Os desafios da era das telas e das redes sociais

Para Marini, o exercício da autoridade dos pais é decisivo em uma queixa bastante familiar: o uso excessivo de telas. Cabe aos pais definir o tempo de contato com elas.

A psicanalista faz a ressalva de que o uso das telas, em si, não deve ser um algoz, mas diz que elas estão aprisionando e desamparando quem as usa, seja uma criança, adolescente ou adulto, em vez de viver a vida que há fora delas.

"Preferir as telas ao convívio com os humanos terá como consequência a profunda dificuldade em viver em sociedade e de se submeter às experiências típicas da realidade não virtual, tais como frustração e renúncia ao prazer", ela adverte.

Com a digitalização da vida e a internet, a relação com o tempo ficou complicada inclusive para os adultos. No caso das crianças, essas consequências aparecem, por exemplo, na aprendizagem e na socialização, que se tornam ainda mais desafiadoras.

"O tempo hoje é simultâneo, fazendo com que a criança não consiga viver experiências de espera, renúncia, paciência", destaca Marini.

"O espaço se sobrepõe ao tempo, onde passado, presente e futuro se amalgamam em um bloco que impede os tempos necessários de ver, compreender e concluir um acontecimento vivido. A criança, assim, sofre, pois não tem consistência psíquica para suportar tais experiências."

As crianças estão atentas às contradições e tropeços dos pais

Getty Images

Um tempo que sofre alteração expressiva é o da infância, que começa a se precipitar no mundo adulto, isto é, elimina-se a fase em que as coisas podem não ser sérias, lamenta Adela Stoppel de Gueller, uma das autoras de Intoxicações eletrônicas: o sujeito na era das relações virtuais (editora Ágalma).

Não raro, crianças vivenciam problemas com autoimagem, ficam ansiosas com o fim do mundo e brigam por causa de política. "Hoje, as crianças têm que performar na escola de modo equivalente aos adultos no trabalho", diz Gueller.

"Ser levada 'a sério' é inicialmente sedutor para a criança, ela quer ser como os adultos. Mas um boletim escolar não pode ter o mesmo peso de um informe no escritório", prossegue.

"A infância deve poder preservar o tempo de perder tempo, do ócio, do inútil. Nossa fonte de criatividade se gesta nesse laboratório das brincadeiras sem sentido, com bobagens e que não têm utilidade nenhuma."

O que a criança vai ser quando crescer?

As identificações são fundamentais e formativas para as crianças, destaca Gueller. Elas prestam muito mais atenção nas escolhas, atos e preferências dos pais do que as coisas que eles dizem. Para elas, fazer é dizer. E ficam atentas às contradições, tropeços e falhas de saber dos pais.

As redes sociais participam significativamente do processo de identificação. "Elas são, hoje, a via privilegiada onde as crianças encontram heróis e heroínas, ídolos com quem se identificam ou tentam imitar. Em outro momento foi na televisão, na escola ou na vizinhança", pontua Gueller.

A psicanalista acrescenta que os personagens parecem estar mais próximos e acessíveis; muitas vezes, são semelhantes à criança, mas, de uma hora para outra, viram celebridades que não têm nenhum valor especial além de ser famosas e ganhar dinheiro, com nenhum talento particular.

O que esse sucesso comunica às crianças, que ainda estão aprendendo a se situar no mundo?

"Como a fama pode ser conquistada em um passe de mágica, tudo aquilo que comporta esforço, estudo ou treino fica desqualificado. Quer dizer que os ídolos podem não ter nenhuma qualidade particular", pontua Gueller.

Em se tratando da saúde mental das crianças, é tentador, para muitos, pensar que "a culpa é dos pais" ou "a culpa é da escola" ou "a culpa é da cultura".

Então, como um tratamento pode engajar uma criança de forma mais ativa, mesmo que o que a afete tenha relação com ações dos outros ao seu redor?

É preciso diferenciar culpa e responsabilidade, indica Marini, porque a culpa é sempre paralisante.

"Fora casos muito específicos e graves, os pais educam seus filhos sempre visando o melhor. Só que eles educam como eles podem, e não como os manuais querem. Nesse sentido, não há uma culpa."

O analista, ao trabalhar tanto com os pacientes quanto com seus pais, busca que eles reflitam de que modo se posicionam nas dificuldades das quais se queixam. No caso das crianças, elas podem falar disso, brincar sobre isso, desenhar isso.

"Mesmo que as dificuldades de uma criança sejam respostas a sintomas familiares ou parentais, ela levantou o dedinho para encarná-las, enunciá-las ou denunciá-las", diz Marini.

"Então, cabe a ela levantar mais uma vez o dedinho para se ocupar delas, naquilo que é possível."

https://g1.globo.com/educacao/noticia/2025/04/11/como-decifrar-as-angustias-das-criancas-dificuldade-em-matematica-pode-ser-ansiedade-com-contas-da-casa.ghtml

Polícia Civil resgata sete cães em situação de maus-tratos e abandono em Três Corações, MG

Animais estavam abandonados em imóveis diferentes. Dois responsáveis foram identificados e são investigados. A Polícia Civil informou nesta quinta-feira (10) que resgatou sete cães em situação maus-tratos e abandono em dois imóveis em Três Corações (MG). Dois responsáveis foram identificados e são investigados.

📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp

O primeiro caso foi identificado na residência de um homem de 40 anos. Segundo a Polícia Civil, havia cinco cães vivendo em condições precárias, sem alimentação ou cuidados básicos.

A investigação apurou que o suspeito havia se mudado e deixou os animais no local, sendo alimentados por vizinhos que jogavam comida por cima do muro. No imóvel havia fezes e mato alto. Foram resgatados dois cães adultos e três filhotes.

Polícia Civil resgata sete cães em situação de maus-tratos e abandono em Três Corações, MG

Polícia Civil

O segundo caso foi identificado na casa de uma mulher de 48 anos, onde os policiais encontraram dois cães em situação de abandono e sofrimento.

De acordo com a Polícia Civil, os animais foram encaminhados para um local adequado, onde receberam os cuidados necessários. Os trabalhos contaram com o apoio do Canil Municipal.

Os responsáveis foram identificados e são investigados por maus-tratos a animais. Os inquéritos policiais seguem em andamento.

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2025/04/11/policia-civil-resgata-sete-caes-em-situacao-de-maus-tratos-e-abandono-em-tres-coracoes-mg.ghtml

Colisão entre ônibus e carro deixa motorista preso às ferragens; vídeo

Acidente ocorreu na Grande Fortaleza na manhã desta sexta (11). Vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros. Colisão entre ônibus e carro deixa motorista preso às ferragens em Pacajus

Um motorista ficou preso às ferragens após colidir o carro com um ônibus de turismo na rodovia CE-253, na divisa entre as cidades de Pacajus e Cascavel, na Região Metropolitana de Fortaleza, na manhã desta sexta-feira (11).

✅ Siga o canal do g1 Ceará no WhatsApp

Segundo um funcionário da empresa de turismo, o motorista estava sozinho no ônibus, seguindo em direção a Cascavel, quando houve a batida com o outro veículo, uma Fiorino.

O condutor do ônibus não ficou ferido. Já o outro motorista ficou preso às ferragens e foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros.

Motorista fica preso às ferragens após colisão com ônibus de turismo na rodovia CE-253, em Pacajus.

Arquivo pessoal

Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:

https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2025/04/11/colisao-entre-onibus-e-carro-deixa-motorista-preso-as-ferragens-video.ghtml

Infância ao ar livre: benefícios de brincar na rua e como torná-la mais segura

Brincar na rua virou raridade. Mas existem lugares onde a infância ainda é livre, segura e cheia de descobertas. Descubra o que torna isso possível. Arquivo Quintas da Colina 3.

Nos últimos anos, ver crianças jogando bola, pulando amarelinha e soltando pipas nas ruas se tornou cada vez mais raro. A urbanização acelerada, o trânsito intenso e as preocupações com a segurança fizeram muitas famílias optarem por ambientes fechados. No entanto, especialistas evidenciam que brincar ao ar livre é crucial para o desenvolvimento físico, emocional e social dos pequenos.

Arquivo Quintas da Colina 3.

Benefícios do Brincar ao Ar Livre

Brincar fora proporciona exercícios que aprimoram a coordenação motora e evitam o sedentarismo, além de estimular a criatividade e a socialização. Segundo a psicóloga infantil Camila Santos, “ao brincar ao ar livre, as crianças aprendem a negociar regras, trabalhar em equipe e desenvolver habilidades como empatia e resolução de conflitos”. A exposição ao sol e ao ar fresco ainda fortalece o sistema imunológico e melhora a concentração.

O Desafio da Segurança

Uma solução viável é a criação de espaços seguros: ruas fechadas em horários específicos, parques estruturados e praças projetadas para a segurança das crianças. Pois, muitos pais relutam em deixar seus filhos brincarem nas ruas devido a:

Trânsito intenso

Criminalidade

Falta de infraestrutura adequada

Uma alternativa que vem ganhando destaque é a criação de áreas seguras, como ruas fechadas em horários específicos e parques bem planejados.

O Compromisso do Quintas da Colina 3

No Quintas da Colina 3, “seus filhos crescem livres e seguros”. O empreendimento investe em ruas internas tranquilas, monitoramento por câmeras e controle rigoroso de acesso, garantindo um ambiente acolhedor para as crianças. Para elevar ainda mais o padrão de segurança e conforto no sistema viário, o condomínio integra as melhores práticas de "Traffic Calming", um conjunto de medidas que visam reduzir a velocidade dos veículos e melhorar a convivência entre pedestres e motoristas. Essa proposta inovadora reúne a implementação de lombofaixas, que eliminam desníveis entre calçadas e vias, proporcionando acessibilidade e fluidez para os pedestres, bem como a aplicação de um piso com paginação colorida, que organiza o fluxo dos veículos, incentivando a desaceleração dos carros para que todos possam transitar com segurança.

Além disso, o Quintas da Colina 3 oferece áreas de lazer completas — com parquinhos, quadras esportivas, espaços verdes, parque aquático, academia e salão de festas —, todas concebidas para incentivar a convivência e promover o desenvolvimento saudável das crianças. Resgatar a tradição do brincar ao ar livre é, sem dúvidas, essencial para uma infância equilibrada e repleta de descobertas.

Arquivo Quintas da Colina 3.

Arquivo Quintas da Colina 3.

Para a pedagogia, resgatar a tradição do brincar livre é essencial para uma infância saudável e integral. Conheça o Quintas da Colina 3 e descubra como segurança e liberdade podem transformar a vida da sua família.

Para saber mais sobre o Quintas da Colina 3, acesse o site: quintasdacolina3.com.br ou entre em contato com um de nossos consultores via WhatsApp: 81 99522-3520 e descubra como transformar o estilo de vida da sua família.

https://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/especial-publicitario/quintas-da-colina-3/noticia/2025/04/11/infancia-ao-ar-livre-beneficios-de-brincar-na-rua-e-como-torna-la-mais-segura.ghtml