Avatar
g1 (RSS Feed)
9cb53e080594d6e1eb4c0d84c93baa1964819b6b67c82a36180466d2a9a20efa
Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros. Vídeos dos telejornais da TV Globo e da GloboNews. https://g1.globo.com/

Existe vida extraterrestre? A explicação do Paradoxo de Fermi

A Via Láctea tem bilhões de estrelas e planetas. O Paradoxo de Fermi questiona por que ainda não tivemos contato com outras civilizações, sugerindo várias hipóteses para o "grande silêncio" do universo. Estima-se que existam trilhões de galáxias no Universo

Getty Images via BBC

Os cientistas tentam há anos determinar se a humanidade não está sozinha no universo, uma esperança que cresceu quando astrônomos anunciaram, nesta semana, que detectaram os sinais mais promissores de vida em um planeta fora do sistema solar.

Uma equipe americana e britânica detectou os "vestígios mais promissores até o momento" da possível presença de vida na atmosfera do exoplaneta K2-18b, em um estudo cujos resultados ainda não foram confirmados.

A Via Láctea, a galáxia onde a Terra está localizada, existe há cerca de 10 bilhões de anos e contém mais de 100 bilhões de estrelas. Provavelmente abriga um número estonteante de planetas potencialmente habitáveis.

No entanto, devido à idade e à imensidão do universo, os cientistas se perguntam há muito tempo por que ainda não tivemos um contato com extraterrestres.

"Onde está todo mundo?", perguntou Enrico Fermi a outros físicos durante um almoço em 1950.

O dilema foi chamado de Paradoxo de Fermi, que essencialmente sugere que, com tempo suficiente, "cada espécie extraterrestre deveria eventualmente ter seu próprio Elon Musk, que colonizaria a próxima estrela", explicou à AFP Jason Wright, diretor do Centro de Inteligência Extraterrestre da Universidade Estadual da Pensilvânia.

'Vida' no planeta K2-18 b: descoberta empolga, mas especialista aponta que ainda faltam peças no quebra-cabeça

"O grande silêncio"

O fato de ainda não termos conhecimento de vida extraterrestre é conhecido como "o mistério do grande silêncio".

Pelo menos 75 soluções hipotéticas para o Paradoxo de Fermi foram propostas, de acordo com um livro publicado em 2015.

É possível que a humanidade ainda não tenha detectado vida alienígena simplesmente porque não há nenhuma. Mas muitos cientistas consideram isso improvável.

Quase 87% dos entrevistados em uma pesquisa recente na revista Nature Astronomy acredita que existe pelo menos uma forma básica de vida extraterrestre. E mais de 67% acredita na existência de civilizações inteligentes.

Também é possível que os alienígenas já estejam lá sem serem detectados ou tenham se escondido.

O espaço interestelar também pode ser extremamente difícil de atravessar, pois as distâncias são muito grandes e requerem uma quantidade enorme de recursos.

Um zoológico, um planetário ou uma floresta escura?

Outra teoria é que existe um "grande filtro" que impediria a vida de ocorrer ou de ultrapassar um certo estágio de desenvolvimento. Por exemplo, quando uma civilização domina a tecnologia para viagens espaciais, ela pode tender a se autodestruir ou esgotar os recursos naturais do seu planeta.

Existem teorias ainda mais especulativas, como a hipótese do "zoológico", segundo a qual extraterrestres tecnologicamente avançados teriam escolhido deixar os humanos sozinhos para observá-los de longe.

Ou a do "planetário", que sugere que os alienígenas criam uma ilusão que faz o espaço parecer vazio para os terráqueos.

Por outro lado, há a hipótese da "floresta escura", nomeada em homenagem ao segundo livro da série de ficção científica "O Problema dos Três Corpos", do escritor chinês Cixin Liu.

A hipótese sugere que o universo é uma floresta escura na qual ninguém quer revelar sua presença, sob pena de ser destruído por outros.

Existem outras hipóteses segundo as quais os extraterrestres preferem "transcender" para outro plano de existência, que alguns compararam à realidade virtual.

Mas há um grande problema com muitas dessas supostas "soluções", diz Jason Wright, da Universidade Estadual da Pensilvânia. Todas elas partem da premissa de que todos os tipos hipotéticos de civilizações extraterrestres se comportam da mesma maneira e para sempre.

LEIA TAMBÉM:

Telescópio Webb registra planeta sendo engolido por uma estrela; veja

Sol pode estar 'assando' meteoritos que ajudam a contar a infância de nosso sistema planetário

O cientista que batizou o Big Bang sem querer e provou que somos feitos de pó de estrelas

Asteroide que ameaçava a Terra agora pode atingir a Lua

https://g1.globo.com/ciencia/noticia/2025/04/18/existe-vida-extraterrestre-a-explicacao-do-paradoxo-de-fermi.ghtml

Três jovens morrem após carro capotar e pneu estourar ao passar por buraco na BR-230, no Piauí

"/> Vítimas têm 18 entre e 28 anos. Em nota, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes informou que o trecho possui contrato vigente de manutenção, sob responsabilidade de empresa contratada, e que adotará as medidas necessárias. Jovens morrem em acidente na BR-230, no Piauí

Divulgação/PRF

Três jovens morreram e outros três ficaram feridos após o carro em que estavam capotar na tarde dessa quinta-feira (17), na BR-230, em trecho da cidade de Fronteiras, no Sul do Piauí. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo capotou após o pneu estourar ao passar por um buraco no km 28 da rodovia.

✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp

"O veículo seguia no sentido Campos Sales para São Julião quando caiu em um buraco na via. O pneu traseiro direito estourou, o condutor perdeu o controle, colidiu com o meio-fio e saiu da pista. Ao colidir com a vegetação, o veículo capotou, arremessando três dos seis ocupantes para fora", informou a PRF.

Ao sair da pista em alta velocidade, conforme a PRF, o veículo parou capotado, com as rodas para cima, a cerca de 18 metros do acostamento.

Em nota, a Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que o trecho possui contrato vigente de manutenção, ou seja, está com serviços em execução, sob responsabilidade de empresa contratada. O órgão ressaltou que adotará as medidas necessárias para que o trecho seja recuperado (veja posicionamento completo ao fim da reportagem).

As vítimas têm 18 entre e 28 anos. Elas foram identificadas como:

Jofre Dantas

Raul Fernandes

Yasmin Andrade

Duas mulheres de 23 e 27 anos sofreram lesões graves e foram encaminhadas para hospitais em Campos Sales e Crato, no Ceará. O condutor do veículo, um homem de 22 anos, sofreu lesões leves.

"A PRF ressalta a importância da atenção redobrada ao dirigir, especialmente para condutores com pouca experiência, e alerta para os perigos da alta velocidade e das más condições das vias", concluiu a instituição, responsável por investigar as causas do acidente.

Confira a nota do DNIT na íntegra

A Superintendência Regional do DNIT no Piauí informa que o trecho da BR-230/PI, entre o entroncamento com a BR-316/PI e a divisa com o estado do Ceará, possui contrato vigente de manutenção, sob responsabilidade de empresa contratada. Portanto, o surgimento de buracos nesse segmento não deveria ocorrer, considerando que o trecho está sob atenção contratual e com serviços em execução.

O DNIT/PI esclarece que já determinou a apuração imediata das responsabilidades e adotará as medidas necessárias para que o trecho seja recuperado com a urgência que a situação exige.

📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí

📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X

VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube

https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2025/04/18/jovens-morrem-em-grave-acidente-na-br-320-no-pi-carro-capotou-apos-pneu-estourar-ao-passar-por-buraco-na-via.ghtml

Assista aos telejornais da TV Gazeta de Alagoas

Assista aos telejornais da TV Gazeta de Alagoas

https://g1.globo.com/al/alagoas/ao-vivo/assista-aos-telejornais-da-tv-gazeta-de-alagoas.ghtml

VÍDEO: Ataque dos EUA em porto controlado pelos Houthis deixa 38 mortos

A ofensiva configura um dos dias mais mortais desde que os EUA começaram seus ataques contra os militantes apoiados pelo Irã. EUA atacam porto no Iêmen em ação contra Houthis

Os Estados Unidos atacaram um porto comandado pelo grupo extremista Houthis, no oeste do Iêmen, na noite desta quinta-feira (17). A ofensiva matou ao menos 38 pessoas, segundo a mídia controlada pelo grupo.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp

De acordo com a agência de notícias Reuters, a operação configura um dos dias mais mortais desde que os EUA começaram seus ataques contra os militantes apoiados pelo Irã.

A emissora Al Masirah TV informou que os bombardeios, que segundo o exército norte-americano tinham como objetivo cortar uma fonte de combustível do grupo militante Houthi, também feriram 102 pessoas.

“O objetivo desses ataques era enfraquecer a fonte de poder econômico dos Houthis, que continuam explorando e causando grande sofrimento aos seus próprios compatriotas,” disse o Comando Central dos EUA em uma publicação no X (antigo Twitter).

LEIA MAIS

Luigi Mangione é indiciado por morte de CEO em Nova York

Homem sequestra avião em Belize e é morto a tiros por passageiro após o pouso, diz polícia

O Pentágono não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre o número de mortos divulgado pelos Houthis.

Baseados no Iêmen, os Houthis são financiados pelo Irã e, desde o início da guerra entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza, têm lançado mísseis em direção ao território israelense em solidariede ao grupo terrorista palestino, também financiado por Teerã.

Os Houthis também têm atacado navios cargueiros de países do Ocidente que trafegam pelo mar Vermelho, uma das principais rotas comerciais do mundo.

Desde meados do março, os EUA vêm bombardeando bases dos Houthis no Iêmen após ordem do presidente do país, Donald Trump. Os Houthis, em resposta, disseram estar em guerra com Washington e aumentaram ataques aos cargueiros.

EUA ataca porto comandado pelos Houthis no Iêmen

Reuters

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/04/18/eua-atacam-porto-iemen-houthis.ghtml

Crédito de carbono no Pará: 'COP do Povo' se manifesta contra venda bilionária a coalização internacional

Anúncio de venda do Pará a governo internacionais e multinacionais feito pelo governador Helder Barbalho foi alvo de críticas de organizações da sociedade civil e também de recomendação do MP para que seja anulado. Governo diz que ainda vai realizar consultas. Governador do Pará, Helder Barbalho anuncia venda bilionária de crédito de carbono em contrato com coalização internacional.

Reprodução / TV Globo

A "COP do Povo", organização da sociedade civil que envolve 20 instituições, divulgou uma carta nesta quinta-feira (17) se manifestando contra o contrato bilionário de crédito de carbono, anunciado pelo governador Helder Barbalho (MDB) e que os ministérios Público Federal (MPF) e do Pará (MPPA) pediram a anulação urgente.

A venda foi anunciada pelo governador em setembro de 2024 durante a Semana do Clima de Nova York.

🌳 Segundo Barbalho, a venda será concretizada com doze milhões de toneladas de crédito de carbono, a 15 dólares cada, equivalente a R$ 1 bilhão em uma única venda para uma coalização global, de parceria público-privada, que inclui governos internacionais e corporações multinacionais.

Segundo as organizações da sociedade civil, "o contrato transforma florestas do Pará em objeto de especulação financeira" - entenda mais a seguir.

👉🏽 Nesta reportagem sobre a venda bilionária de crédito de carbono no Pará, você vai entender o que dizem organizações da sociedade civil - a "COP do Povo"; o governo, sobre o projeto piloto apresentado na COP 29; e a empresa que vai restaurar uma floresta para que créditos sejam comercializados pelo Estado.

Geração bilionária de carbono no PA

Anfitrião da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes), a COP 30, o Pará vem apostando em políticas ambientais inéditas no Brasil, como a concessão florestal para geração de crédito de carbono. São projetos pilotos, apresentados inclusive a nível internacional.

O edital de concessão é uma para área equivalente a 10 mil campos de futebol, dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Triunfo do Xingu - área que já esteve entre as mais desmatadas do país. O anúncio foi feito em novembro de 2024 no Azerbaijão durante a COP 29.

No documento, as organizações indígenas, quilombolas, ribeirinhas, camponesas, extrativistas e pesqueiras, incluindo também entidades como a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e Sociedade Paraense dos Direitos Humanos (SDDH), fazem críticas ao contrato entre o Estado do Pará e a Coalizão LEAF, publicado no último dia 11 de abril.

Governo do Pará concede à iniciativa privada gestão da Unidade de Recuperação Triunfo do Xingu, em Altamira

Bruno Cecim/Agência Pará

O objetivo, segundo o governo, é que a área degradada passe por restauração ecológica. Depois, este terreno reflorestado pode ser usado para exploração de crédito de carbono.

🔎 O investimento nessa concessão florestal é de cerca de R$ 258 milhões para implantação e gestão da área a ser recuperada. A expectativa é que em quatro décadas seja possível "sequestrar" 3,7 milhões de toneladas de carbono. Cada unidade de crédito de carbono equivale a uma tonelada de gás carbônico.

🌳No Brasil, a lei que regulamenta o mercado nacional de carbono foi sancionada pelo presidente Lula em dezembro de 2024. Este mercado é uma forma de diferentes setores e empresas compensarem parte das emissões de gás carbônico, o CO2, um dos causadores do aquecimento global.

Decisões tomadas em Baku vão influenciar COP 30 em Belém

O diz a 'COP do Povo'

A empresa que venceu a concessão, a Systemica, vai atuar por 40 anos no reflorestamento da unidade que já foi degradada pela exploração de gado ilegal, entre outras atividades.

A coalização internacional é formada pelos governos dos Estados Unidos, Reino Unido, Noruega, República da Coreia e corporações como a Amazon, Bayer, BCG, Capgemini, H&M Group e Fundação Walmart, entre outras.

🔎 A negociação internacional, apontam as organizações, descumpre a Lei nº 15.042/2024, que regula o comércio de emissões de gases de efeito estufa no Brasil. Essa lei, também citada pelos MPs, proíbe a venda antecipada de créditos.

"(...) o contrato transforma as florestas do Pará em objeto de especulação financeira, aumentando as desigualdades sociais ao favorecer interesses econômicos em vez da população", diz a carta.

As organizações também chamam atenção pela medida adotada pelo governador, afirmando que "em vez de priorizar os fundos públicos já existentes para ações ambientais optou por criar a Companhia de Ativos Ambientais e Participações do Pará (CAAPP)".

COP DO POVO: entenda como comunidades tradicionais da Amazônia se organizam paralelo ao evento da ONU em Belém

A carta descreve a CAAPP como "uma sociedade anônima que centraliza a gestão dos créditos de carbono sem ampla discussão pública, sem concurso público e com pouca participação da sociedade civil, abrindo espaço para parcerias com grandes capitais privados".

"Isso representa a forte tendência à privatização das florestas públicas e coletivas do Pará sob a justificativa das mudanças climáticas, em um processo que desconsidera o direito à consulta e consentimento prévio".

O documento exige a revogação da criação da CAAPP e a substituição por "dispositivos que fortaleçam as instituições públicas estaduais e seus servidores". O grupo também reivindica "a criação de um grupo de trabalho plural que estabeleça o Custo Social do Carbono no Pará, assegurando que as políticas climáticas reflitam os impactos sociais e econômicos".

Já o governo afirma que, em breve, ainda vai iniciar as consultas junto a comunidades indígenas, quilombolas e extrativistas sobre o sistema de venda de crédito de carbono.

O que diz o governo

Em nota, o governo se manifestou por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) que informou que "o contrato firmado é um pré-acordo que define condições comerciais futuras, sem realizar transação efetiva ou gerar obrigação de compra antes da verificação das emissões, estando dentro da legalidade".

Ainda segundo a Semas, o contrato "não fere a Lei nº 15.042/2024 e nem o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SBCE)".

"Cláusulas do contrato estabelecem expressa e estritamente que a venda está condicionada à verificação das reduções de emissões. Até que isso ocorra, não há obrigação financeira entre as partes, o que afasta a configuração de venda antecipada, vedada pela lei. A venda só será concluída caso os créditos sejam devidamente emitidos após a verificação de resultados", explicou.

O governo disse ainda que "a possibilidade de revenda dos créditos, apontada pelo Ministério Público Federal e pelo Ministério Público do Estado, não está prevista no contrato".

Por fim, o governo esclareceu que está na fase de construção do Sistema Jurisdicional de REDD+ do Pará, o que ocorre em formato de pilotos, com a devida transparência e inclusive já disponibiliza diversos itens da recomendação no Portal de REDD+ (www.semas.pa.gov.br/redd).

O que diz a empresa que fará restauração florestal

Vencedora da concessão, sem concorrência, a Systemica disse que a situação do contrato para venda de crédito de carbono para coalização internacional não irá afetar o trabalho sobre a concessão.

"A recomendação do MPF e MPPA é específica sobre o contrato de compra e venda de créditos de carbono feitas pela CAAPP e grupo de empresas privadas, no âmbito do sistema jurisdicional de REDD+ do Estado do Pará. Ou seja, é uma relação diferente e um ativo diferente, não havendo relação com a concessão ou com os trabalhos e ativos que venham a ser gerados pela concessão", afirmou.

Ainda segundo a empresa, "o assunto é decorrente de uma norma legal muito recente, e que precisa ser melhor entendido tecnicamente pelos agentes e entidades públicas" e que "certamente o entendimento será amadurecido ao longo do tempo".

Ainda segundo a Systemica, "muitos setores e instituições o assunto 'mercado de carbono e suas diferentes modalidades, metodologias e ativos' ainda precisa ser melhor entendido tecnicamente.

A empresa, que vai realizar a restauração da área no Pará, afirmou também que "há uma permissão para a celebração de contratos que tenham como objeto condições comerciais para a venda de créditos de carbono gerados a partir da verificação de resultados obtidos".

"Ou seja, é possível entender que a venda antecipada de ativos ainda não certificados é vedada, mas a celebração de um contrato para estabelecimento das condições comerciais de venda futura dos créditos de carbono é perfeitamente possível".

De acordo com a Systemica, "caso a CAAPP tenha realizado um contrato para estabelecimento das condições comerciais para uma entrega futura dos ativos que forem certificado, entendemos que a relação jurídica realizada, neste quesito, pode ter atendido os requisitos legais".

LEIA TAMBÉM:

Entenda a concessão de floresta desmatada no Pará para explorar crédito de carbono

VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará

Leia as últimas notícias do estado no g1 Pará

https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2025/04/18/credito-de-carbono-no-para-cop-do-povo-se-manifesta-contra-venda-bilionaria-a-coalizacao-internacional.ghtml

Redução da Jornada de Trabalho: 65% dos Brasileiros Apoiam Mudança

Pesquisa revela que maioria dos brasileiros é favorável à redução da jornada de trabalho para 36 horas semanais, sem corte de salários. Uma pesquisa realizada pela Nexus Pesquisa e Inteligência de Dados revelou que 65% dos brasileiros são favoráveis à redução da jornada de trabalho de 44 para 36 horas semanais, sem diminuição de salários. A proposta, conhecida como PEC 148/2015, está em discussão no Senado Federal e tem como objetivo adaptar as leis trabalhistas aos avanços tecnológicos e promover uma melhor qualidade de vida para os trabalhadores.

Apoio regional à redução da jornada

A pesquisa também destacou variações regionais no apoio à proposta:

Nordeste: 74% favoráveis

Sudeste: 65% favoráveis

Norte: 59% favoráveis

Centro-Oeste: 57% favoráveis

Sul: 56% favoráveis

Esses dados indicam um apoio significativo em todas as regiões do país, com destaque para o Nordeste e Sudeste.

Benefícios percebidos pelos trabalhadores

Os principais benefícios apontados pelos entrevistados em relação à redução da jornada de trabalho incluem:

Melhoria na qualidade de vida: 65%

Aumento na produtividade: 55%

Desenvolvimento social do país: 45%

Desenvolvimento econômico: 40%

Aumento da lucratividade das empresas: 35%

Esses resultados sugerem que a redução da jornada pode trazer vantagens tanto para os trabalhadores quanto para as empresas.

Posicionamento político e legislativo

O senador Paulo Paim (PT-RS), autor da PEC 148/2015, defende a proposta como uma forma de atualizar as leis trabalhistas diante dos avanços tecnológicos. Em pronunciamento no Senado, Paim afirmou que a redução da jornada pode favorecer novas contratações sem impactar negativamente a economia, promovendo um modelo de desenvolvimento mais justo e sustentável que priorize a qualidade de vida e os direitos sociais.

A proposta está em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, com relatório favorável do senador Rogério Carvalho (PT-SE), que incluiu a garantia de irredutibilidade salarial e propôs a limitação da jornada a cinco dias por semana.

Impacto nas empresas e soluções da Dixi

A redução da jornada de trabalho exige que as empresas se adaptem para manter a produtividade e a eficiência. Nesse contexto, a Dixi Soluções oferece produtos e serviços que podem auxiliar as organizações nessa transição:

Sistemas de gestão de tempo: ferramentas para monitorar e otimizar o uso do tempo pelos colaboradores.

Relógios de ponto homologados pelo MTE: dispositivos que garantem conformidade com as normas trabalhistas, como a Portaria 671, proporcionando controle preciso e legal do ponto.

Aplicativo para registro de ponto no celular: solução prática e acessível para empresas que buscam flexibilidade no controle de jornada, permitindo que os colaboradores registrem o ponto de qualquer lugar.

Essas soluções permitem que as empresas mantenham ou até aumentem sua produtividade, mesmo com uma jornada de trabalho reduzida.

Conclusão

A proposta de redução da jornada de trabalho para 36 horas semanais tem o apoio da maioria dos brasileiros e está em discussão no Senado Federal. A medida pode trazer benefícios significativos para os trabalhadores e as empresas, promovendo uma melhor qualidade de vida e maior eficiência. Para as organizações que buscam se adaptar a essa nova realidade, a Dixi Soluções oferece ferramentas e serviços que facilitam essa transição.

Conheça mais sobre as soluções da Dixi e prepare sua empresa para o futuro do trabalho: www.dixisolucoes.com.br

https://g1.globo.com/pr/parana/especial-publicitario/dixi-solucoes/noticia/2025/04/18/reducao-da-jornada-de-trabalho-65percent-dos-brasileiros-apoiam-mudanca.ghtml

Ativos do Sicredi crescem 22,3% em 2024

Com a alta, ativos totais atingiram R$ 396,8 bilhões Somente em 2024, Sicredi teve acréscimo de 1,2 milhão associados e de 4,1 mil pessoas colaboradoras

Sicredi

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com presença em todo o Brasil e mais de 9 milhões de associados, registrou, em 2024, continuidade em sua trajetória de crescimento. Os ativos totalizaram R$ 396,8 bilhões, aumento de 22,3% na comparação com o ano anterior. A carteira de crédito total teve acréscimo de 22,4%, chegando a R$ 257,6 bilhões, evidenciando o apoio às pessoas empreendedoras, produtores rurais e pessoas físicas.

O recorte da carteira agro, que considera as operações de crédito rural, direcionados mais a CPR, foi de R$ 101,1 bilhões, 21,2% a mais que em 2023. O resultado reforça a relevância do Sicredi como a primeira entre as instituições financeiras privadas em concessão de crédito para o público agro no Brasil. São 777 mil associados do segmento agro, sendo 83% da agricultura familiar, 12% de produtores de porte médio e 5% de grande porte.

Já a carteira de crédito para Pessoas Jurídicas fechou 2024 em R$ 83,2 bilhões, aumento de 25% no ano. Dos mais de 1,2 milhão de associados PJ, 95% são micro, pequenas empresas ou microempreendedores individuais (MEI). O Sicredi tem em sua carteira 26% das mais de 1,4 milhão de pequenas empresas no país, aproximadamente 350 mil empresas. O saldo da carteira para Pessoas Físicas, por sua vez, atingiu R$ 73,2 bilhões, alta de 21%. Esse público responde por 75,4% dos associados do Sicredi. A taxa de inadimplência registrada em dezembro foi de 2,44%, inferior à média verificada no Sistema Financeiro Nacional no mesmo período, que foi de 3,1%.

A instituição manteve sua liderança como o principal repassador de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) pelo segundo ano consecutivo. Em 2024, o Sicredi liberou um total de R$ 12,2 bilhões, registrando um crescimento de 49% em relação ao ano anterior.

O diretor presidente do Banco Cooperativo Sicredi, César Bochi, destaca os benefícios dessa relação do Sicredi com os associados e o apoio às comunidades: “Seguimos em nosso propósito de, por meio da atuação próxima realizada em cada região por nossas 103 cooperativas, promover o desenvolvimento local e o crescimento das atividades econômicas de nossos associados, sejam pessoas físicas, pessoas jurídicas ou produtores rurais. Estamos conseguindo atender a um número cada vez maior de associados e comunidades, expandido nosso impacto positivo na sociedade”, afirma Bochi.

O resultado líquido do Sicredi em 2024 foi de R$ 6,6 bilhões, uma redução de 3,2% em relação a 2023. A partir deste valor, R$ 2,7 bilhões serão destinados diretamente aos associados, entre juros ao capital e distribuição de resultados. Esta distribuição é um dos diferenciais do modelo de negócio do Sicredi, feita por cada uma das mais de 100 cooperativas de crédito da instituição. A destinação dos valores aos associados é votada em assembleia de cada Cooperativa. Cada associado recebe uma quantia compatível à sua geração de receita ao longo do ano com o uso dos produtos e serviços do portfólio do Sicredi.

Além do valor distribuído diretamente aos associados a partir do resultado líquido, R$ R$ 325,7 milhões foram destinados ao Investimento Social do Sicredi, para projetos voltados ao desenvolvimento social e para o Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social (FATES), que tem como finalidade apoiar associados, colaboradores e a comunidade em geral. Como as cooperativas de crédito não visam o lucro, o restante do resultado é direcionado para obrigações como Reserva Legal (R$ 3,1 bilhões) e outras reservas e fundos (R$ 10,6 milhões).

O patrimônio líquido registrado foi de R$ 44,2 bilhões, representando uma elevação de 17,9%. Já em depósitos totais e captações, no ano passado, houve um crescimento de 21,3%, chegando a R$ 268,6 bilhões, que incluem depósitos à vista e a prazo, interfinanceiros e poupança, além de captação em LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) e LCI (Letra de Crédito Imobiliário).

Indicador de benefício econômico – Tendo como base metodologia do Banco Central (BC), o índice Benefício Econômico do Sicredi (BES) atingiu o marco de R$ 25,5 bilhões aos seus associados, um aumento de 8,5% em relação ao ano anterior. O valor representou uma economia média de R$ 2.931,17 para cada um dos seus mais de 8,5 milhões de associados em 2024 (total de associados considerado quando o estudo foi realizado).

Três indicadores compõem o cálculo do índice. São eles, o Benefício Econômico de Crédito (BEC), que mensura a economia sobre operações de crédito por meio de taxas médias mais baixas em comparação à média do Sistema Financeiro Nacional (SFN); o Benefício Econômico do Depósito (BED), que mostra o ganho adicional com depósito por meio de remuneração mais elevada, e os Benefícios Econômicos do Exercício (BEE), que mede a distribuição de resultados, o pagamento de juros ao capital e o valor revertido ao associado por meio de ações educacionais e sociais.

“Gerar prosperidade é o propósito de existir das cooperativas de crédito, e esse indicador reforça o quanto o Sicredi põe em prática esse objetivo. O índice demonstra todo nosso esforço para possibilitar à sociedade as melhores condições de financiar a realização de seus objetivos. Soma-se a isso o movimento de retorno dos resultados financeiros aos associados, assim como a destinação para finalidades sociais a partir dele”, destaca o diretor executivo de Estratégia, Sustentabilidade, Administração e Finanças do Sicredi, Alexandre Barbosa.

Crescimento além do financeiro

Em 2024, o Sicredi também reforçou sua estratégia de expansão do número de agências, ultrapassando 2,8 mil postos de atendimento presencial em todos os estados do Brasil, com 218 novas agências no ano passado. Atualmente, a instituição financeira tem agências em mais de 2,1 mil municípios do Brasil e, em mais de 200 deles, é a única fisicamente presente.

Também foi ultrapassado o marco de 8,5 milhões de associados e de 47 mil pessoas colaboradoras. Somente em 2024, houve o acréscimo de 1,2 milhão associados e de 4,1 mil pessoas colaboradoras. Outro destaque foi o reconhecimento do Sicredi como a melhor empresa para trabalhar no Brasil no ranking Great Place to Work (GPTW).

https://g1.globo.com/pa/para/especial-publicitario/sicredi-norte/sicredi-gente-que-coopera-cresce/noticia/2025/04/18/ativos-do-sicredi-crescem-223percent-em-2024.ghtml

Bacalhau pode chegar a 1,5 m e 90 kg: veja curiosidades sobre o prato 'queridinho' da Páscoa

"/> Muito consumido na Semana Santa, o bacalhau virou tradição no Brasil após a chegada dos portugueses, no século 19. Saiba mais. Bacalhau da Noruega.

Mônica Sanches/TV Globo

Presença garantida na mesa de muitos brasileiros durante a Semana Santa, o bacalhau ainda desperta curiosidade. Afinal, que peixe é esse? De onde ele vem? E quando começou a ser consumido no Brasil?

Para responder essas e outras perguntas, o g1 preparou uma lista de informações sobre o prato queridinho da Páscoa. Confira:

Bacalhau é peixe ou modo de preparo?

Como bacalhau virou prato típico da Sexta-Feira Santa

➡️Bacalhau são dois peixes

A bióloga Amanda Gomes explica que duas espécies de peixes podem ser chamadas de bacalhau: o gadus morhua, que vive no Oceano Atlântico, e o gadus macrocephalus, encontrado no Oceano Pacífico.

➡️ Gigante das profundezas

Bacalhau-do-Atlântico ou bacalhau-da-Noruega (Gadus morhua) é o maior exemplar.

Divulgação/Redes Sociais

O bacalhau pode atingir 1,5 m de comprimento e pesar até 90 kg.

Ele também é carnívoro, se alimenta de camarões e outros crustáceos, e costuma viver em grandes cardumes, em águas frias, bem abaixo da superfície do mar — a mais de 200 metros de profundidade.

➡️Salga é o modo de preparo

Há quem diga que bacalhau é modo de preparo, mas, na verdade, ele é o peixe e o seu modo de preparo é chamado de salga.

Esse processo ficou popular por volta do ano 1000, quando os europeus começaram a vender bacalhau em larga escala.

A conservação do peixe no sal permitia que ele fosse levado em navios, durante longas viagens. O sal desidrata a carne e faz com que ela fique preservada por mais tempo.

➡️Tradição que veio com os portugueses

O hábito de comer bacalhau no Brasil começou com a chegada da coroa portuguesa, no século 19. Com o tempo, o prato se tornou símbolo de datas importantes, como a Sexta-feira Santa, quando parte da população evita o consumo de carne vermelha.

Bacalhau salgado demais? Veja dicas para não errar no tempero

DE ONDE VEM: tilápia carrega filhotes na boca e ajuda vítimas de queimaduras; VÍDEO

Veja mais:

Dia Mundial do Café: teste seus conhecimentos sobre a bebida queridinha dos brasileiros

Katy Perry foi ao espaço com batata-doce e grão-de-bico brasileiros; entenda

Problemas climáticos deixam chocolate mais caro

https://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2025/04/18/bacalhau-pode-chegar-a-15-m-e-90-kg-veja-curiosidades-sobre-o-prato-queridinho-da-pascoa.ghtml

1 ano de enchente: RBS TV estreia documentário sobre tragédia climática no RS

Especial faz parte do RBS.DOC, programa com grandes reportagens sobre temas variados. Enchente do lado de fora do Mercado Público de Porto Alegre (RS), nesta sexta-feira (17).

Adriano Machado/Reuters

A RBS TV transmite, neste sábado (19), após o Big Brother Brasil, o documentário 1 Ano da Enchente do RS. O programa integra o projeto RBS.DOC, que traz grandes reportagens sobre temas variados, que vão de investigação criminal e pautas de comportamento a esportes e desastres naturais.

📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp

O especial vai ao ar às 23h15, após o Big Brother Brasil.

Em maio de 2024, o Rio Grande do Sul foi atingido por uma enchente histórica, que provocou danos em quase todos os municípios, devastou cidades principalmente da Região Metropolitana e Vale do Taquari, retirou milhares de casa e deixou 183 mortos, além de 27 desaparecidos.

A reportagem conversou com pessoas afetadas, voluntários, moradores que perderam tudo e familiares de vítimas.

Nos locais atingidos, encontrou exemplos de solidariedade e união, que fizeram com que o estado se reerguesse após a devastação. De todo o país, voluntários e doadores se mobilizaram para prestar ajuda aos atingidos.

O documentário ficará disponível para o público no g1 RS e no Globoplay.​

VÍDEOS: Tudo sobre o RS

https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/1-ano-de-enchente-rs/noticia/2025/04/18/1-ano-de-enchente-rbs-tv-estreia-documentario-sobre-tragedia-climatica-no-rs.ghtml

Vai chover no feriado? Veja como fica o tempo nos próximos dias em todo o país

Frente fria que começa a se formar no Sul na sexta-feira deve deixar o tempo instável em boa parte do país nos próximos dias. Pedestres se protegem da chuva na região central de São Paulo

CRIS FAGA/DRAGONFLY PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O feriadão de Páscoa e Tiradentes começa nesta sexta-feira (18), mas a previsão não é muito animadora para quem pretende curtir a folga ao ar livre.

Uma frente fria que começa a se formar no Sul ainda nesta sexta deve deixar o tempo instável em boa parte do país nos próximos dias. (veja no mapa o avanço do sistema)

Além de impactar diretamente o Sul, a frente vai avançar para o Sudeste e deve chegar ao litoral da Bahia, o que deve trazer chuva para essas regiões.

"As condições para chuva no Brasil ainda estão altas porque ainda tem muita umidade disponível e a atmosfera está quente para os padrões desta época", detalha Josélia Pegorim, meteorologista da Climatempo.

Avanço da frente fria no feriado

Arte/g1

O sistema também deve espalhar um ar mais frio, de origem polar, sobre o país.

O Sul deve ser a única região que realmente deve sentir um frio mais intenso. Há possibilidade de geada no amanhecer de domingo (20) e de segunda (21).

Já em boa parte do Sudeste e do Centro-Oeste, o ar deve somente refrescar e diminuir a sensação de abafamento.

Área devastada por queimadas tem queda de 70% no 1º trimestre, diz MapBiomas

Chuva no feriadão

De acordo com a Climatempo, as condições para chuva, tanto para o feriado prolongado de Páscoa como o de Tiradentes, são altas para boa parte dos estados brasileiros.

Veja abaixo como fica a previsão em todas as regiões do país:

Sul

O feriadão começa com possibilidade de pancadas de chuva nos três estados da região.

No sábado (19), a frente fria avança rapidamente sobre a região e a chuva deve se concentrar sobre Santa Catarina e Paraná. Boa parte do Rio Grande do Sul deve ter sol, mas a região serrana e o noroeste do estado devem ter muitas nuvens.

🥶De acordo com a Climatempo, a temperatura também deve ter uma queda expressiva ao longo do dia com a entrada do ar de origem polar.

Já no domingo (20), o ar frio passa a atuar com mais força e a madrugada será mais fria. A previsão é que o dia amanheça com marcas abaixo dos 10°C em boa parte da região. Pode gear na serra do sudeste gaúcho e o sol predomina ao longo do dia.

Na segunda (21), feriado de Tiradentes, a expectativa é de um dia típico de outono, com amanhecer frio, tarde amena e sol durante todo o dia.

Sudeste

No Sudeste, o feriado começa com tempo muito instável. Nesta sexta-feira (18), áreas de instabilidade avançam pelo interior do de São Paulo e pode chover no oeste e no norte do estado. O mesmo acontece em Minas Gerais e no Espírito Santos.

Com o avanço da frente fria no sábado, há possibilidade de chuva forte nos quatro estados da região durante o segundo dia do feriado.

No domingo, o sistema deve avançar em direção ao Espírito Santo e ao norte de Minas Gerais. O sol deve volta para grande parte do interior paulista, sul de Minas Gerais e no Triângulo Mineiro. Centro-norte e leste de Minas Gerais e o Espírito Santo ainda tem risco de chuva forte.

Litoral de São Paulo e o Rio de Janeiro devem ter tempo muito chuvoso, mesmo sem previsão de tempestade nessas regiões.

Na segunda, a chuva deve se concentrar no litoral do Sudeste, com possibilidade de pancadas moderadas até a divisa e Minas Gerais com a Bahia.

Centro-Oeste

A região deve ser uma das poucas com grandes períodos de sol durante o feriado. Há possibilidade de pancadas de chuva, principalmente na parte da tarde e à noite.

Nesta sexta e no sábado, Mato Grosso do Sul tem risco de chuvas fortes. A temperatura deve ficar amena por causa da chuva e também da passagem de uma frente fria. Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal também tem previsão de chuva para esses dias.

No domingo, o ar de origem polar que vem com a frente fria se espalha pelo Centro-Oeste. O ar deve ficar mais fresco no Mato Grosso do Sul, em áreas do sul de Mato Grosso e de Goiás.

O feriado de Tiradentes deve ser de predomínio de sol no Mato Grosso do Sul. Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal podem ter pancadas de chuva.

Norte

A região permanece com condições de chuva durante todos os dias do feriado, com a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) atuando nessa faixa do país.

➡️ A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é um encontro de ventos na região do Equador. É dos principais sistemas meteorológicos causadores de chuva em parte das regiões Norte e Nordeste do Brasil, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Nesta sexta-feira e no sábado, os períodos com sol serão maiores no Acre, no sul e leste do Amazonas, no centro-sul do Pará e no Tocantins. As condições para chuva tendem a aumentar nessas áreas no ao longo do domingo e da segunda-feira.

Nordeste

Boa parte do feriado deve ter grandes volumes de chuva, especialmente no litoral da Bahia.

A partir do sábado, as pancadas devem ser frequentes no centro-norte do Maranhão e do Piauí, no Ceará, no Rio Grande do Norte, no leste da Paraíba e de Pernambuco.

A expectativa é de predomínio de sol durante o feriadão em Sergipe, Alagoas, no sertão de Pernambuco, no sul do Piauí e no norte da Bahia.

Na segunda, a frente fria avança pelo litoral baiano e aumenta o risco de chuva moderada a forte no litoral e nas áreas próximas da divisa com Minas Gerais.

Outono começa na quinta-feira (20) com temperaturas acima da média; veja a previsão

https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2025/04/18/vai-chover-no-feriado-veja-como-fica-o-tempo-nos-proximos-dias-em-todo-o-pais.ghtml

'RG Animal': veja o passo a passo de como criar o documento gratuito para cães e gatos

Sistema foi lançado nesta quinta e teve instabilidade ao longo do dia. Registro é gratuito e gera QR Code para prender na coleira com dados do tutor. RG Animal gerado pelo sistema SinPatinhas

Reprodução

O governo federal lançou nesta quinta-feira (17) um sistema para a emissão de uma "carteira de identidade" para animais domésticos.

O documento vem sendo chamado de "RG Animal" – o nome oficial é Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos, ou "Sinpatinhas".

O registro é gratuito e feito 100% pela internet (veja o passo a passo abaixo). Cada pet recebe um número de registro único e intransferível, que vai acompanhar o animal por toda a vida.

Ao fim, o tutor recebe um QR Code para imprimir, plastificar e colocar na coleira do bichinho.

Além dos tutores domésticos, o sistema pode ser usado por ONGs ou pessoas jurídicas.

Pode, inclusive, receber informações de "animais comunitários" – cães e gatos que sejam cuidados por um prédio, um comércio ou por uma vizinhança, por exemplo.

Além dos dados do responsável, o cadastro terá o endereço, a idade, a raça e o histórico de doenças e vacinas de cada animal.

Uma vez cadastrados, os tutores poderão:

saber a localização do pet em caso de desaparecimento,

receber informações sobre campanhas públicas de castração, vacinação e microchipagem na região.

Passo a passo

Para criar o registro do pet, é preciso acessar o sistema do SinPatinhas no site do Ministério do Meio Ambiente.

O login é feito usando o cadastro do gov.br – o mesmo já usado para acessar outros documentos digitais, como a carteira de vacinação e a carteira de trabalho.

Clique aqui para saber como criar uma conta gov.br

Tela de entrada do SinPatinhas, sistema para criação do 'RG Animal'

MMA/Reprodução

Após entrar no sistema, o tutor terá que confirmar algumas informações pessoais que ainda não tenha preenchido no cadastro – endereço e telefone pessoal, por exemplo.

Em seguida, é a hora de inserir as informações do pet:

nome;

data de nascimento;

cor da pelagem;

espécie (cão ou gato);

sexo;

local de nascimento do animal.

O sistema permite indicar, ainda, se o pet é castrado e se tem algum microchip de identificação.

Em seguida, assim como na carteira de identidade de humanos, o tutor pode inserir uma "foto 3x4" do pet. O ideal é escolher uma imagem que mostre bem o "rosto" do bicho.

Dados pedidos pelo SinPatinhas na criação do RG Animal

MMA/Reprodução

Terminado o processo, o sistema vai gerar o cadastro digital e atribuir, a cada pet, um número único e intransferível de registro.

Cada tutor pode registrar quantos pets desejar. Todos eles ficarão vinculados à mesma conta gov.br.

O sistema permite, também, que o cadastro seja transferido de um tutor para outro – em caso de adoção, por exemplo. É preciso que tanto o tutor original quanto o novo responsável concordem com a mudança.

Como fica o documento?

Quando o registro for concluído, o tutor pode pedir para o sistema gerar um arquivo PDF com todas as informações em formato de impressão.

Ou seja: dá para imprimir a carteirinha de identidade do pet, além de uma tag para colocar na coleira.

Ambos os itens vêm com um QR Code que, quando escaneado, revela as informações de contato do tutor – o que pode ajudar a localizar um animal perdido.

RG Animal gerado pelo sistema SinPatinhas

Reprodução

https://g1.globo.com/politica/noticia/2025/04/18/rg-animal-veja-o-passo-a-passo-de-como-criar-o-documento-gratuito-para-caes-e-gatos.ghtml

Caso irmãos Menéndez: o que pode acontecer com condenados por assassinato dos pais e que pedem liberdade

Audiência adiada para maio determinará se a dupla deve receber uma pena menor. Se isso acontecer, os irmãos podem se tornar elegíveis para liberdade condicional. Fotos dos irmãos Menéndez em 2023; a defesa deles está apostando em algumas alternativas para reverter condenação à prisão perpétua

Donovan Correctional Facility

Após décadas na prisão, os irmãos Erik e Lyle Menendez têm chance de terem a sentença revista – e possivelmente serem libertados – em um caso de assassinato que ainda divide os Estados Unidos.

Eles cumprem prisão perpétua pelo assassinato dos pais, Kitty e Jose Menendez, em 1989, quando tinham 21 e 18 anos. O caso voltou a ganhar atenção após uma série popular da Netflix no ano passado.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp

Nesta quinta-feira (17), a dupla compareceu por videoconferência a um tribunal de Los Angeles, em uma audiência há muito aguardada. Mas, após um início conturbado, o juiz decidiu adiar a revisão de sentença para o próximo mês.

A audiência agora adiada determinará se a dupla deve receber uma pena menor. Se isso acontecer, os irmãos podem se tornar elegíveis para liberdade condicional – o que pode levá-los à liberdade.

Promotores argumentam que Erik e Lyle planejaram meticulosamente os assassinatos para ter acesso à fortuna dos pais. O atual promotor do distrito de Los Angeles afirma que os irmãos continuam mentindo sobre o caso e que não deveriam ser libertados.

Mas os advogados dos irmãos há muito sustentam que os assassinatos foram um ato de legítima defesa e alegam que o pai abusou deles por anos. Eles também destacam documentos judiciais que detalham a reabilitação dos irmãos durante os anos em que estiveram presos.

O caso de assassinato em 1989, que há décadas mobiliza o país, foi reaberto em 2024 quando o então procurador distrital de Los Angeles, George Gascón, endossou o pedido de revisão da sentença feito pelos irmãos — condenados à prisão perpétua sem possibilidade de liberdade condicional.

Entretanto, na própria procuradoria de Los Angeles, houve mudanças significativas: Gascón foi derrotado e não conseguiu se reeleger para o cargo e foi substituído no ano passado por Nathan Hochman, que no último dia 10 anunciou sua oposição à revisão da sentença.

Os irmãos Menéndez admitiram os assassinatos durante julgamento na década de 1990, mas disseram que o fizeram em legítima defesa — alegando terem sofrido anos de abuso emocional e sexual do pai e afirmando temer que os próprios pais pudessem matá-los.

A seguir, entenda o caso, e o que aconteceu na audiência desta quinta-feira.

LEIA TAMBÉM

Quem são os irmãos Menendez, assassinos dos pais condenados à prisão perpétua que podem sair da cadeia após 34 anos

O que levou ao adiamento da audiência?

Elenco de 'Monstros: Irmãos Menendez' fala sobre true crime

A audiência desta quinta-feira começou de forma conturbada – e acabou levando o juiz a adiar o processo para o próximo mês.

O dia começou com o escritório do Promotor Público do Condado de Los Angeles fazendo um pedido de última hora para adiar a audiência, a fim de que o tribunal pudesse analisar um novo relatório elaborado pela junta de liberdade condicional do estado.

Esse relatório, uma avaliação de risco, analisou se os irmãos representariam perigo para o público geral caso fossem libertados em liberdade condicional.

O documento foi solicitado pelo governador Gavin Newsom depois que os irmãos pediram clemência em seu caso – mais uma tentativa de Erik e Lyle na esperança de serem libertos da prisão.

A audiência seguiu adiante, e os advogados que representam os irmãos Menendez e os familiares das vítimas lançaram uma ofensiva contra o escritório do Promotor Público do Condado de Los Angeles, que se opõe à revisão de sentença.

Eles acusaram os promotores de violar os direitos das vítimas ao exibir imagens gráficas da cena do crime e de criar um conflito de interesse dentro da junta de liberdade condicional.

Mark Geragos, um advogado de defesa de destaque que representa os irmãos, afirmou que pediria a retirada do escritório do promotor do caso.

O juiz Michael Jesic, da Suprema Corte do Condado de Los Angeles, defendeu o promotor responsável pelo caso, Habib Balian, que pediu desculpas por não ter avisado a família antes de mostrar as fotos chocantes.

O juiz disse ao advogado Bryan Freedman, que representa membros da família Menendez que apoiam a libertação dos irmãos, que essas audiências trarão momentos difíceis para os familiares.

"Se alguém se sentir desconfortável, precisa pensar se realmente deve estar aqui", advertiu o juiz.

Depois do intervalo para o almoço, o juiz decidiu adiar o processo até o dia 9 de maio, para ter tempo de analisar o relatório de avaliação de risco e o pedido de afastamento do promotor.

O que acontece agora?

Cartaz pede liberação dos irmãos Menéndez, em 17 de abril de 2025

REUTERS/Daniel Cole

Se a audiência acontecer como planejado em 9 de maio, o juiz analisará as provas, ouvirá testemunhas e, por fim, determinará se Erik e Lyle devem receber novas sentenças.

Não se trata de um novo julgamento, e a culpa dos irmãos não será questionada. Grande parte do foco poderá ser em cima do que os irmãos fizeram durante seus 30 anos de prisão.

Na audiência – que não será televisionada – ambas as partes (os advogados dos irmãos Menendez e os promotores públicos) apresentarão argumentos sobre por que os irmãos devem ou não ser sentenciados novamente.

Eles também poderão convocar pessoas para depor. Isso poderá incluir uma ampla gama de indivíduos, desde pessoas envolvidas no processo contra os irmãos na década de 1990 até agentes penitenciários falando sobre os últimos 30 anos dos irmãos atrás das grades.

É provável que tenhamos manifestações de membros da família Menendez, muitos dos quais se tornaram defensores ferrenhos da libertação de Erik e Lyle. Mas pelo menos um membro da família criticou duramente os esforços para libertá-los.

Milton Anderson, irmão de Kitty Menendez, disse que os irmãos têm "sangue-frio" e argumentou que a dupla deveria permanecer atrás das grades pelo "ato hediondo".

Nova sentença poderia levar à libertação

Uma vista mostra a Prisão Estadual Richard J. Donovan, que abriga Erik e Lyle Menendez, em San Diego, Califórnia.

REUTERS/Mike Blake

No final de outubro de 2024, o então procurador distrital do condado de Los Angeles George Gascón recomendou que os irmãos tivessem a sentença revista para uma pena menor, o que os tornaria imediatamente elegíveis à liberdade condicional.

Gascón afirmou que sua decisão foi influenciada por vários fatores, incluindo os esforços de reabilitação dos irmãos durante o período na prisão.

Os documentos judiciais do seu gabinete destacaram as conquistas acadêmicas de Lyle e Erik — ambos obtiveram vários diplomas — e suas contribuições comunitárias, como a criação do programa GreenSpace para melhorar a aparência do ambiente da prisão, de autoria de Lyle.

Gascón também observou que, com a compreensão mais profunda que temos hoje sobre o impacto do abuso sexual e físico nas crianças, ele acha que o julgamento provavelmente teria tido outra abordagem.

Mas o novo procurador distrital, Nathan Hochman, que assumiu o cargo em dezembro de 2024, demonstrou discordar dessa interpretação e pediu a rescisão do pedido de seu antecessor.

Ao se posicionar no início de março contra a revisão da sentença, Hochman argumentou que as alegações de legítima defesa dos irmãos eram parte de uma ladainha de "mentiras".

Falando em uma entrevista coletiva, o procurador disse qu, inicialmente, os irmãos não demonstraram verdadeira responsabilidade pelos assassinatos.

"Eles não mostraram total percepção de seus crimes", afirmou, apontando entretanto que os irmãos planejaram meticulosamente os assassinatos e tentaram encobrir o crime.

Para Hochman, o pedido por uma nova sentença só poderia ser reconsiderado se os presos admitissem ter fabricado suas alegações de legítima defesa.

O procurador argumentou que os irmãos Menéndez reconheceram apenas quatro das 20 supostas mentiras que contaram sobre o caso.

Os críticos de Gascón dizem que o ex-procurador distrital só decidiu se envolver no caso como um último recurso desesperado para melhorar seu desempenho nas pesquisas, quando estava concorrendo à reeleição.

Hochman, por sua vez, assumiu prometendo ser mais duro com os crimes.

Há outras alternativas para a liberdade?

Se a tentativa de revisão da sentença fracassar, or irmãos e seus defensores já estão buscando outros caminhos que poderiam levar à sua libertação, incluindo:

Clemência: o advogado dos irmãos Menéndez, Mark Geragos, apresentou um pedido de clemência ao governador da Califórnia, Gavin Newsom, abrindo um segundo caminho em potencial para a liberdade deles.

A clemência poderia significar uma pena reduzida ou até mesmo um perdão, mas não anularia as condenações dos irmãos.

Newsom ordenou que um conselho de liberdade condicional faça uma avaliação de risco para analisar se os irmãos constituem um perigo para a sociedade — um passo em um processo mais amplo que pode levar à clemência. Uma audiência foi marcada para junho.

Um novo julgamento: Os advogados dos irmãos também pediram um novo julgamento, argumentando que os jurados deveriam poder considerar uma pena menor, como homicídio culposo. Hochman se opõe a isso.

O que os irmãos Menéndez fizeram?

Lyle (à esquerda) e Erik Menendez durante o julgamento em que eram réus por matarem os próprios pais, em 1990

Nick Ut/AP Photo, arquivo

Em agosto de 1989, José e Kitty Menéndez foram encontrados mortos a tiros dentro de sua mansão em Beverly Hills.

Seus filhos, Erik e Lyle, chamaram a polícia e disseram que encontraram os pais mortos ao chegar em casa.

A brutalidade do crime levou as autoridades a acreditar inicialmente que talvez tivesse sido um ataque de mafiosos.

Mas os irmãos começaram a entrar no radar das autoridades por causa do seu comportamento — como gastos extravagantes, incluindo a compra de relógios Rolex, jogatina e festas.

Uma confissão ao psicólogo que os acompanhava foi sua ruína.

A namorada do terapeuta gravou em segredo a confissão e fez uma denúncia às autoridades.

Em março de 1990, os irmãos foram indiciados ​​pela polícia.

Eles foram a julgamento em 1993 e admitiram os assassinatos, mas argumentaram que agiram em legítima defesa.

Eles descreveram anos de abuso emocional, físico e sexual — principalmente por parte do pai, José, um executivo de música e cinema de Hollywood.

Em depoimento, Lyle e Erik afirmaram que confrontaram os pais sobre o abuso sexual e que a situação havia se tornado conflituosa. Para os irmãos, os pais estavam planejando matá-los.

Os membros da família testemunharam sobre os abusos que presenciaram, mas nenhum deles disse ter visto o abuso sexual pessoalmente.

Promotores argumentaram que a motivação do assassinato era financeira — os pais tinham uma fortuna de US$ 14 milhões (cerca de R$ 80 milhões).

O primeiro julgamento terminou sendo anulado, uma vez que o júri não chegou a um acordo sobre o veredicto. Mas um segundo julgamento, em 1995, os levou à condenação.

Quem quer que os irmãos Menéndez sejam libertados?

Diane Hernandez, sobrinha de Kitty Menendez, e Anamaria Baralt se abraçam perto do Tribunal de Van Nuys West, no dia de uma audiência de recondenação no caso de Erik e Lyle Menendez, em Los Angeles.

REUTERS/Daniel Cole

Após o lançamento da série na Netflix, celebridades como Kim Kardashian e Rosie O'Donnell apoiaram publicamente a libertação dos irmãos.

Mais de duas dúzias de membros da família Menéndez emitiram um apelo público para que Erik e Lyle sejam soltos.

Estes familiares alegaram que os meninos sofreram abusos sexuais horríveis nas mãos do pai e não são uma ameaça à sociedade.

A irmã de Kitty Menéndez, Joan Anderson VanderMolen, argumentou que "o mundo inteiro não estava pronto para acreditar que os meninos pudessem ter sido estuprados ou que homens jovens pudessem ser vítimas de violência sexual".

Ela disse que agora "sabemos que não é bem assim" — e "um júri de hoje jamais daria uma sentença tão severa".

Mas a família não está totalmente de acordo.

Uma advogada de Milton Andersen, irmão de Kitty Menéndez, afirmou que os irmãos tinham "sangue frio" — e acrescentou que as ações deles "destruíram a família e deixaram um rastro de sofrimento que persiste há décadas".

"José foi alvejado seis vezes e Kitty foi alvejada dez vezes, incluindo um tiro no rosto depois que Erik recarregou [a arma]", disse a advogada, Kathy Cady.

Andersen acredita que os sobrinhos deveriam permanecer na prisão por seu "ato hediondo", acrescentou Cady.

A vida dos irmãos na prisão

Uma vista de drone mostra a Prisão Estadual Richard J. Donovan, que abriga Erik e Lyle Menendez, em San Diego, Califórnia

REUTERS/Mike Blake

Ambos os irmãos se casaram enquanto cumpriam suas penas de prisão perpétua sem possibilidade de liberdade condicional.

Lyle Menéndez se casou duas vezes. Seu primeiro casamento, com a ex-modelo Anna Eriksson em 1996, terminou em divórcio depois que ela supostamente descobriu que ele estava trocando cartas com outras mulheres.

Em 2003, ele se casou com Rebecca Sneed, uma editora de revista, em uma cerimônia na prisão. Sneed evita os holofotes, mas foi descrita como uma parceira solidária e reservada.

Já Erik Menéndez se casou com Tammi Saccoman em 1999, após um relacionamento por correspondência que se transformou em romance. Tammi, que já havia sido casada, tem falado abertamente sobre sua relação com Erik.

Em 2005, ela publicou um livro de memórias intitulado They Said We'd Never Make It, detalhando o relacionamento deles.

Apesar dos desafios de se casar com um homem que está atrás das grades, Tammi referiu-se ao casamento como satisfatório, classificando-o como uma parceria única e forte.

Ela estava no tribunal em Los Angeles quando o ex-procurador distrital Gascón fez o anúncio sobre o pedido de revisão da sentença.

No dia seguinte, ela escreveu na rede social X (antigo Twitter).

"Ontem foi um dia difícil e emocionante", publicou ela na rede social em 25 de outubro.

"Sou grata ao procurador distrital [George] Gascón, por sua coragem de buscar uma nova sentença para Erik, mas estou naturalmente desapontada por ele não ter ido além e agido de acordo com sua própria convicção de que Erik e Lyle já cumpriram tempo suficiente na prisão."

Com informações das reportagens de Kayla Epstein e Regan Morris, da BBC News, e de Samantha Granville e Christal Hayes, da BBC News em Los Angeles (EUA).

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/04/18/caso-irmaos-menendez-o-que-pode-acontecer-com-condenados-por-assassinato-dos-pais-e-que-pedem-liberdade.ghtml

Ciúme e vingança motivaram mulher a envenenar ovo de Páscoa que teria causado morte de criança no MA, apontam investigações; entenda

"/> A mulher suspeita do crime é ex-namorada do atual companheiro de uma das vítimas. Ela aparece em vídeo, de peruca, comprando o chocolate, que foi entregue por um motoboy com a mensagem "com amor, para Mirian Lira. Feliz Páscoa". Supeita de envenenar ovo de Páscoa se disfarçou para comprar chocolate em loja de Imperatriz

Ciúme e vingança levaram mulher a envenenar um ovo de Páscoa e enviar para uma família, em  Imperatriz, no sudoeste do Maranhão. É o que apontam as investigações da Polícia Civil do Maranhão (PCMA).

Um menino de 7 anos morreu nesta quinta-feira (17), e a mãe e a irmã dele estão internadas em estado grave. Os três comeram o chocolate. A polícia faz testes e perícias para confirmar se havia veneno no ovo e qual causa da morte do menino.

Jordélia Pereira Barbosa, 35 anos, ex-namorada do atual companheiro de Mirian Lira, uma das vítimas, foi presa em Santa Inês, suspeita de envenenar a família.

“Os indícios levam a crer, através de vários pontos investigados, que o crime foi motivado por vingança, por ciúme, tendo em vista que o ex-marido da autora é o atual companheiro ou atual namorado da vítima, que foi envenenada juntamente com seus dois filhos. Há vários indícios que apontam claramente para que essa mulher tenha sido autora do crime. A polícia vai continuar trabalhando para robustecer esses indícios e apresentá-la ao Judiciário, para responder por esse bárbaro crime', disse o secretário de segurança do Maranhão, Maurício Martins.

A Polícia Civil do Maranhão chegou à investigada após analisar uma série de elementos, como imagens de câmeras de segurança, comprovantes de compras e depoimentos de familiares das vítimas.

A Polícia Civil, logo que recebeu essa informação, começou a montar esse quebra-cabeça. As características levavam à suspeita de alguém próximo à vítima ou às vítimas. Então, foram muito importantes as entrevistas, a oitiva do atual namorado da vítima, a identificação e localização do motoboy [que entregou o ovo]", disse o delegado-geral da Polícia Civil, Manoel Almeida.

"Identificamos o hotel onde a suspeita se hospedou, a loja onde comprou o objeto, que é uma loja que vende produtos de ovo de Páscoa, no qual ela inseriu a substância que, tudo indica, ser veneno. Porque ainda não temos especificamente que substância é essa, pois está em análise o produto recolhido", acrescentou.

Jordelia Pereira Barbosa, de 35 anos, foi presa na cidade de Santa Inês, na região do Médio Mearim.

Divulgação/Redes sociais

Durante as investigações, houve a suspeita, a princípio, de que o namorado de Mirian ou o ex-marido poderiam ter algum tipo de ligação com o crime. E, ao pegar o depoimento do companheiro da vítima, a polícia foi informada de que o homem tinha uma ex-namorada que poderia ter envolvimento com o caso.

"Os elementos todos apontavam para a participação dele, do atual ou do ex. E, nessa conjuntura toda, e com os esclarecimentos que ele (o atual namorado da vítima) deu à polícia, passou-se a suspeitar dessa pessoa que foi presa. Então, foi fundamental, muito importante mesmo para a investigação, a entrevista e a oitiva do atual namorado da vítima, ex-esposo da pessoa que está sendo autuada como suspeita desse crime", destacou o delegado Manoel Almeida.

Após identificar a mulher que poderia estar envolvida no crime, a polícia descobriu que ela era moradora de Santa Inês e havia se hospedado em um hotel de Imperatriz, no mesmo dia em que o ovo de chocolate foi enviado para a família.

LEIA TAMBÉM:

Criança morre após comer ovo de Páscoa no MA; suspeita é de envenenamento

Mãe e irmã de menino de 7 anos que morreu após comer ovo de Páscoa no MA estão entubadas

Mãe de criança que morreu ao comer ovo de Páscoa no MA recebeu ligação após ganhar chocolate: 'Você vai saber quem é'

Mulher é presa suspeita de envenenar três pessoas da mesma família com ovo de Páscoa no MA; criança de 7 anos morreu

Imagens de câmera de segurança mostram Jordélia Pereira Barbosa em um hotel de Imperatriz

Reprodução

Os investigadores descobriram ainda que, nesse mesmo dia, Jordélia havia comprado ovos de chocolate em uma loja de Imperatriz. Imagens de câmeras de segurança do estabelecimento mostram ela disfarçada, usando óculos e uma peruca preta, comprando o produto (veja as imagens no vídeo acima).

Com base nesses elementos, a Polícia Civil passou a monitorar a mulher e identificou que ela já tinha saído de Imperatriz a caminho de Santa Inês. Com o apoio da Delegacia Regional de Santa Inês, foi feita a prisão de Jordélia assim que ela saiu do ônibus intermunicipal.

Com a mulher, a Polícia Civil apreendeu duas perucas (uma loira e outra preta), restos de chocolate, remédios e bilhetes de passagens de ônibus, sendo que um deles foi comprado na última segunda-feira (14), dois dias antes de a família receber a encomenda que foi levada por um mototaxista.

Material apreendido com Jordélia Pereira Barbosa, 35 anos, suspeita de envenenar família com ovo de Páscoa no Maranhão.

Divulgação/Polícia Civil do Maranhão

"Ela chegou à cidade de Imperatriz na data de ontem (quarta-feira, dia 16), na parte da manhã. Ela teria saído de Santa Inês durante a noite e chegou durante a manhã à cidade de Imperatriz. E lá ela fez todo o planejamento para a entrega desse ovo de Páscoa, que foi entregue já no período da noite, na residência da vítima. Lá eles consumiram, e a primeira vítima já passou mal. Foram internados os três, e a criança veio a óbito. E ela (a suspeita) já estava retornando, de manhã, para Santa Inês. Ela pegou o ônibus na madrugada e foi abordada por nossas equipes, já chegando em Santa Inês, no período da tarde", afirmou o delegado Ederson Martins, adjunto operacional.

O g1 não conseguiu localizar a defesa de Jordélia Pereira até a publicação desta reportagem.

Em depoimento na Delegacia Regional de Santa Inês, a suspeita confessou ter comprado o chocolate, mas negou ter colocado veneno. No entanto, a Polícia Civil destaca que há indícios suficientes que apontam Jordélia como autora do crime.

'"A gente pode dizer, com o que já colhemos até agora, que temos elementos suficientes para apontar essa autoria para essa pessoa que foi presa. Agora a gente vai esclarecer os detalhes. Que veneno foi esse, o tipo, isso a perícia vai apontar, para que possamos robustecer a nossa investigação e apresentá-la ao Judiciário'"afirmou o delegado-geral.

Segundo a Polícia Civil, as amostras dos ovos de Páscoa foram coletadas e encaminhadas para análise no Instituto de Criminalística. O laudo deve ficar pronto em 10 dias. Além disso, já foi solicitada à perícia a coleta de sangue das vítimas para identificar se há algum tipo de veneno, bem como foi pedida a análise dos produtos encontrados com a suspeita.

"No momento da abordagem dela, já no ônibus, foi encontrado com ela realmente produto, chocolate, parte do chocolate que ela levou, bem como um granulado que, possivelmente, pode ser que tenha ali algum veneno misturado. Isso tudo vai ser levado para a perícia, para verificar se tem ou não veneno nesse chocolate, para fazer o link com o que foi entregue na residência da vítima", explicou o delegado Ederson Martins.

Material apreendido com Jordélia Pereira Barbosa, 35 anos, suspeita de envenenar família com ovo de Páscoa no Maranhão.

Divulgação/Polícia Civil do Maranhão

Outro ponto a ser investigado pela polícia é se houve a participação de outras pessoas no crime.

Jordélia Pereira Barbosa foi presa em flagrante e deve responder por homicídio e, pelo menos, duas tentativas de homicídio. A mulher está detida no Presídio de Santa Inês, à disposição do Poder Judiciário.

Entenda o caso

Mãe e irmã de menino de 7 anos que morreu após comer ovo de Páscoa no MA estão entubadas

Reprodução/TV Mirante

A família recebeu o ovo na noite desta quarta-feira (16), por meio de um motoboy, como se fosse um presente de um admirador secreto. Com o ovo havia um bilhete com a mensagem: "Com amor, para Mirian Lira. Feliz Páscoa".

Após ter recebido o doce, Mirian recebeu a ligação de uma mulher, não identificada, que questionou se ela havia recebido o ovo de Páscoa. A vítima atendeu a ligação, chegou a perguntar quem falava ao telefone, mas a mulher não respondeu.

Luís Fernando, de 7 anos, filho de Mirian, foi o primeiro a começar a passar mal. O pai da criança e ex-marido de Miriam, foi chamado e a família levou a criança para o Hospital Municipal de Imperatriz (HMI). A criança chegou a ser entubada, mas não resistiu e morreu horas após ter sido internada.

Já Mirian só começou a apresentar sintomas de envenenamento quando estava no hospital, logo após o filho ter sido entubado. As mãos da vítima começaram a ficar roxas e ela começou a sentir dificuldade de respirar. Ela foi internada na UTI do Hospital Municipal de Imperatriz.

Logo após Mirian começar a passar mal, a filha dela, Evelyn Fernanda Rocha Silva, de 13 anos, também deu entrada no hospital com os mesmos sintomas. A menina também havia comido o ovo de Páscoa.

Mirian Lira e a filha, Evelyn Fernanda Rocha Silva estão entubadas e internadas em estado grave no Hospital Municipal de Imperatriz (MA).

https://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2025/04/18/ciume-e-vinganca-motivaram-mulher-a-envenenar-ovo-de-pascoa-que-teria-causado-morte-de-crianca-no-ma-apontam-investigacoes-entenda.ghtml

Festivais Monsters Of Rock e Gop Tun, Pabllo Vittar atacando de DJ, passeios de Páscoa, cinema e ópera; veja o que fazer em SP

Ainda tem sessão especial de 'Cidades dos Sonhos', de David Lynch, no Cine Sesc, e 'Meu Amigo Robô' no Sesc Consolação. O Museu Catavento exibe, até 18 de maio, a mostra infantil 'Histórias da Floresta: O Segredo das Águas', sobre a cultura indígena. Scorpions fecha o Rock in Rio Lisboa 2024

Divulgação/Instagram do festival

São Paulo recebe dois grandes festivais neste final de semana: o primeiro voltado para metaleiros e o segundo para quem quer virar a noite ao som da música eletrônica — o Monsters of Rock e o Gop Tun Festival.

O Monsters faz sua oitava edição na capital. O festival acontece neste sábado (18), no Allianz Parque, e conta com nomes como Scorpions, Judas Priest e Savatage. O Judas Priest fará uma espécie de dobradinha, com show também marcado para domingo (19), no Vibra SP, com participação da banda Queensrÿche.

No mesmo dia em que o metal toma conta do Allianz Parque, o Canindé se transforma na casa da música eletrônica, com mais uma edição do Gop Tun Festival. Esta edição marca o retorno de Avalon Emerson ao evento.

Pabllo Vittar também comanda uma festa na sexta-feira (17), na Zig Studio, onde vai discotecar com o projeto "Club Vittar", que também realiza uma edição no Rio de Janeiro.

Já o Theatro São Pedro apresenta uma montagem da ópera Fidelio, de Ludwig van Beethoven, a única composta pelo músico. A estreia acontece neste sábado (18).

Também vai rolar programação de Páscoa para a criançada em shoppings e parques. É diversão para a família toda.

Para quem gosta de cultura e esporte, o Museu do Futebol oferece várias atividades ao longo do feriadão. Tem até encontro de colecionadores de figurinhas e cinema no Pacaembu.

🔥 Programas em alta

🎤 Shows

🎥 Cinema

🎨 Exposições

🎭 Teatro

🐕‍🦺 Passeios

🔥 Programas em alta

Line Up Gop Tun festival 2025.

Reprodução/ Instagram

São Paulo recebe a quarta edição do festival de música eletrônica Gop Tun neste final de semana. O evento será realizado no Canindé, próximo à estação de metrô Armênia, na Linha 1-Azul.

Neste ano, entre as atrações internacionais estão Ben UFO, Avalon Emerson, Olof Dreijer, Omar Souleyman e Hudson Mohawke. Já entre os nomes nacionais, participam Valesuchi, Carlos do Complexo, Franzizca, Eli Iwasa e Suelen Mesmo. O festival contará com quatro palcos.

🗓️ Quando? Sábado (19) e domingo (20)

📍Onde? Sonora Garden | Rua Comendador Nestor Pereira, 33, Canindé, Zona Norte

💲Quanto? A partir de R$ 150

➡️Mais informações e ingressos

Monsters of Rock

O Monsters of Rock chega à sua oitava edição em São Paulo. Neste ano, Scorpions, Judas Priest e Savatage estão entre os nomes da line up. O evento será realizado no Allianz Parque.

🗓️ Quando? Sábado (19)

📍Onde? Allianz Parque | Avenida Francisco Matarazzo, 1705, R. Palestra Itália, 200 - Água Branca, Zona Oeste

💲Quanto? A partir de R$ 240

➡️Mais informações e ingressos

"Cidade dos Sonhos" de David Lynch

Cidade dos Sonhos de David Lynch.

Divulgação

Em homenagem à obra de David Lynch, que morreu em janeiro deste ano, o Cine Sesc apresenta sessões especiais do longa "Cidade dos Sonhos", um dos mais importantes do cineasta. O filme segue a história de uma jovem atriz viaja para Hollywood, que acaba abrigando uma jovem desmemoriada em casa. Juntas, as duas partem numa jornada para descobrir como a jovem perdeu a memória.

🗓️ Quando? Sábado (18), 15h; segunda-feira (21), 16h e 20h; terça-feira (22), 16h e quarta-feira (23), 16h

📍Onde? Cine Sesc | R. Augusta, 2075 - Cerqueira César, Centro

💲Quanto? A partir de R$ 8

➡️Mais informações e ingressos

Ópera "Fidelio", de Ludwig van Beethoven

O Theatro São Pedro apresenta a ópera "Fidelio", de Ludwig van Beethoven, sob a direção musical de Cláudio Cruz e a direção cênica de William Pereira. Os recitais entram em cartaz a partir deste sábado (18) e vão até o dia 27 de abril. "Fidelio" é a única ópera da carreira de Beethoven e acompanha a história de uma mulher que se disfarça de homem para salvar seu marido.

🗓️ Quando? A partir de sábado (18)

📍Onde? Theatro São Pedro | R. Barra Funda, 171 - Barra Funda, Zona Oeste

💲Quanto? A partir de R$ 41

➡️Mais informações e ingressos

🎤 Shows

Judas Priest e Queensrÿche

Judas Priest

Divulgação

Judas Priest e Queensrÿche se apresentam juntos como parte da celebração de 30 anos do festival Monsters of Rock. O Judas Priest, com mais de 50 anos de carreira e recém-lançado álbum Invincible Shield, traz clássicos como Painkiller e Breaking The Law, além da presença icônica de Rob Halford. Já o Queensrÿche, com mais de 30 milhões de discos vendidos, chega com a força de sucessos como Silent Lucidity e um novo fôlego criativo em sua formação atual.

🗓️ Quando? Domingo (20)

📍Onde? Vibra São Paulo | Av. das Nações Unidas, 17.955, Zona Sul

💲Quanto? A partir de R$ 190

➡️Mais informações

Segunda edição do Circuito - Nova Música, Novos Caminhos

Espetáculo 'Circuito' traz ao público vários artistas sobre a música brasileira, como a cantora baiana Jadsa

Alejando Tafur Fernandéz

Entre os dias 17 e 21 de abril ocorre a segunda edição do projeto "Circuito - Nova Música, Novos Caminhos", passando por Sorocaba, Campinas, Americana, Piracicaba e encerrando em São Paulo. Nesta edição, participam Jadsa, Fausto Fawcett e Maré Tardia. O projeto é uma mini turnê apresentando novos nomes da música brasileira, que caem na estrada juntos passando por cidades do estado de SP.

🗓️ Quando? Segunda (21)

📍Onde? Bar Alto | R. Aspicuelta, 194, Alto de Pinheiros, Zona Oeste

💲Quanto? R$ 25

➡️Mais informações

Lucas Pretti

Lucas Pretti.

Divulgação

Lucas Pretti se apresenta nesta sexta (18) na Casa Rockambole. O show celebra sua nova fase artística e antecipa seu primeiro álbum. No repertório estarão sucessos da carreira, como “Falo Demais”, além do recém-lançado single “Falo e Desfalo”, que fará parte do novo trabalho.

🗓️ Quando? Sexta (18), às 20h30

📍Onde? Casa Rockambole | Rua Belmiro Braga, 119 – Pinheiros, Zona Oeste

💲Quanto? A partir de R$ 40

➡️Mais informações e ingressos

Thiago Pantaleão

Thiago Pantaleão.

Divulgação

O cantor se apresenta em São Paulo com um show especial no formato voz e violão.

🗓️ Quando? Sábado (19)

📍Onde? Teatro J. Safra | R. Josef Kryss, 318 – Barra Funda, Zona Oeste

💲Quanto? A partir de R$ 160

➡️Mais informações

Club Vittar

Club Vittar.

Divulgação

Pabllo Vittar se apresenta no "Club Vittar", projeto de discotecagem da artista. Além de Pabllo, Cyberkills, Delcu e Irmãs de Pau estão entre os nomes que também se apresentam no local.

🗓️ Quando? Sexta (18)

📍Onde? Zig Studio - Av. Pacaembu, 33 - Barra Funda, Zona Oeste

💲Quanto? A partir de R$ 120

➡️Mais informações e ingressos

🎥 Cinema

Meu Amigo Robô

"Meu Amigo Robô", filme que terá sessão no Sesc de Rio Preto (SP)

Divulgação

O Sesc Consolação exibe o longa "Meu Amigo Robô", a história de amizade entre um cachorro antropomórfico e um robô em Nova York. A animação concorreu ao Oscar de Melhor Animação em 2025.

🗓️ Quando? Domingo (20), às 11h

📍Onde? Sesc Consolação | R. Dr. Vila Nova, 245 - Vila Buarque, Centro

💲Quanto? Grátis

➡️Mais informações

Cine na Praça - cinema gratuito em Diadema

Cine na Praça, em Diadema

Reprodução

Uma experiência de cinema gratuita, ao ar livre e em uma praça – esta é a proposta do Cine na Praça - Na Quebrada, que acontece até outubro, em Diadema, cidade da Grande SP. A iniciativa oferece uma experiência cinematográfica completa, com projetor de alta definição, sistema de som imersivo, cadeiras, gerador e uma grande tela que envolve o espectador. Veja a programação:

— 18 de abril - King Richard: Criando Campeãs

— 19 de abril - A Pequena Sereia (2023)

— 25 de abril - Godzilla Minus One

— 26 de abril - Elementos

🗓️ Quando? Entre 18 e 26 de abril, às 19h

📍Onde? CEU das Artes | Av. Afonso Monteiro da Cruz, 254, Jardim União, Diadema

💲Quanto? Entrada gratuita - 200 lugares

➡️Mais informações

🎨 Exposições

Mostra Histórias da Floresta: O Segredo das Águas no Museu Catavento

Mostra Histórias da Floresta: O Segredo das Águas no Museu Catavento

Divulgação

O Museu Catavento recebe até 18 de maio a mostra “Histórias da Floresta: O Segredo das Águas”, uma experiência sensorial e literária voltada ao público infantil. A exposição convida a mergulhar na conexão entre os ciclos da água, a natureza e os saberes ancestrais, com destaque para as culturas indígenas e a valorização dos povos originários. A programação inclui contação de histórias, oficinas criativas, uma instalação com 300 espécies nativas chamada “Floresta Viva”, um rio cenográfico e elementos interativos como narrativas sonoras e ilustrações dos “Encantados das Águas”.

🗓️ Quando? Até dia 18 de maio

📍Onde? No Museu Catavento | Av. Mercúrio, Parque Dom Pedro II, s/n, Centro

💲Quanto? A partir de R$ 9. Entrada gratuita às terças-feiras, no 1º domingo do mês e na 2ª quarta-feira do mês

➡️Mais informações e ingressos

🎭 Teatro

POA em Cena em SP

A Mulher que queria ser Micheliny Verunschk

Divulgação/ Itau Cultural

O Itaú Cultural recebe a edição paulista do 31º festival Porto Alegre em Cena, de 17 a 20 de abril, com apresentações gratuitas de dois espetáculos gaúchos inéditos na cidade: A Mulher que queria ser Micheliny Verunschk, da Cia. Stravaganza, e Idade é um Sentimento, com as atrizes Gabriela Munhoz e Paola Kirst. Evento é parte de uma ação de circulação do festival em outras estados.

🗓️ Quando? De sexta (18) a domingo (20)

📍Onde? Itaú Cultural | Avenida Paulista, 149, Centro

💲Quanto? Grátis

➡️Mais informações e ingressos

Nebulosa de Baco

Peça "Nebulosa de Baco".

Divulgação/ CCBB

O espetáculo Nebulosa de Baco, da premiada Cia. Stavis-Damaceno, estreia no CCBB São Paulo em 24 de abril. A trama acompanha o processo de duas atrizes que encenam a conturbada relação entre pai e filha, numa peça que alterna drama e comédia, refletindo sobre identidade, representação e criação artística. O título remete à mitologia e à astronomia, simbolizando o nascimento da arte a partir do caos e da complexidade humana.

🗓️ Quando? A partir de 24 de abril

📍Onde? CCBB | R. Álvares Penteado, 112 - Centro Histórico

💲Quanto? A partir de R$ 15

➡️Mais informações

'Entre Irmãos'

A peça marca o reencontro de dois irmãos após 25 anos sem se falar, um momento carregado de tensões e emoções, que mistura comédia e drama. A história gira em torno desse reencontro no velório do pai, onde um dos irmãos, o mais velho, foi obrigado a sacrificar suas próprias ambições para cuidar da família, enquanto o irmão mais novo se tornou um premiado fotojornalista e desbravou o mundo. O encontro, porém, está longe de ser caloroso.

🗓️ Quando? Até 5 de junho, às quartas e quintas, às 20h

📍Onde? Teatro FAAP | R. Alagoas, 903 - Higienópolis, Centro

💲Quanto? R$ 120 | R$ 60 (meia)

➡️Mais informações

'Peter Pan - Crescer é Preciso'

O espetáculo retorna aos palcos após duas temporadas trazendo de volta toda a magia e emoção desta história atemporal. Com direção de Lucas Papp, a montagem conta novamente com Renata Schneider no elenco. A atriz, que integrou as primeiras temporadas, retorna ao papel de Aria com ainda mais maturidade e entrega. O espetáculo ficará em cartaz até 1º de junho, com sessões aos sábados e domingos, às 15h, no Teatro das Artes.

🗓️ Quando? Sábados e domingos, até 1º/6, às 15h

📍Onde? Teatro das Artes | Av. Rebouças, 3.970 - Lj 409, Zona Oeste

💲Quanto? A partir de R$ 40 (meia)

➡️Mais informações

🐕‍🦺 Passeios

Ação de Páscoa com personagens infantis

Meet & Greet com personagens

Reprodução

Para a criançada que sonha em conhecer seus personagens favoritos, no fim de semana da Páscoa, a Cacau Show promove uma ação em algumas lojas de São Paulo que vai realizar esse desejo. O Meet & Greet da marca de chocolates vai trazer Bob Esponja, Garfield e Snoopy.

Sexta (18), no Bourbon Shopping – Bob Esponja

Sexta (18) a segunda (21), no Hotel Bendito Campos do Jordão – Garfield

Sexta (18) a segunda (21), no Hotel Bendito Águas de Lindóia – Bob Esponja

Sábado (19), no Hotel Bendito Campos do Jordão – Snoopy

Festival de Páscoa no Parque do Trote

Festival de Páscoa no Parque do Trote

Divulgação

O Parque do Trote, na Zona Norte de São Paulo, recebe a 1ª edição gratuita do Festival de Páscoa e do Chocolate. O evento gratuito acontece entre os dias 18 a 21 de abril e terá extensa programação para a criançada, como a chegada do Coelho da Páscoa, caça aos ovos, visita à toca do Coelho e grande variedade de comidas e música. Além da disso, haverá atividades como parque inflável, pescaria, cama elástica e outras atividades lúdicas e interativas para todas as idades.

🗓️ Quando? De sexta (18) a segunda (21)

📍Onde? Parque do Trote | Av. Nadir Dias de Figueiredo, s/n - Portão 1, Zona Norte

💲Quanto? Entrada gratuita

Dia dos Povos Indígenas no Centro Cultural Vila Itororó

Dia dos Povos Indígenas no Centro Cultural Vila Itororó

Divulgação

O Centro Cultural Vila Itororó recebe a celebração do Dia dos Povos Indígenas, promovida pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo. Das 10h às 18h, o público poderá participar de uma feira de artesanato com peças produzidas manualmente por povos originários, além de rodas de conversa, danças artísticas e outras atividades culturais. O evento destaca a valorização da diversidade indígena, seus saberes ancestrais e o combate ao preconceito, reforçando a importância da presença indígena na sociedade contemporânea.

🗓️ Quando? Sábado (19), das 10h às 18h

📍Onde? Centro Cultural Vila Itororó | Rua Maestro Cardim, rua sem saída, n° 60, Zona Sul

💲Quanto? Grátis

Atividades no Museu do Futebol

Brinquedos e jogos sobre o esporte no Museu do Futebol

Guilherme Pimentel/TV Globo

Durante o feriado de Páscoa, o Museu do Futebol só vai fechar para manutenção na segunda (21). Nos outros dias, há uma extensa programação esperando por você. Entre as atividades, estão a exposição temporária 'Vozes da Várzea', que está em seus últimos dias, o Encontro de Colecionadores de Figurinhas, a exibição de filme O Corintiano, com Mazzaropi, e outras atividades educativas.

Programação

Sexta (18)

11h e 14h – Visitas educativas guiadas com 1h30 de duração

14h - Exibição do filme “O Corintiano”

Sábado (19)

9h às 14h – Encontro de Colecionadores de Figurinhas

10h30 às 16h - Espaço Dente de Leite para crianças de até 3 anos

11h e 14h – Visitas educativas guiadas com 1h30 de duração

11h - Atividade educativa 'Quebra – Camisa' (quebra-cabeça)

Domingo (20)

10h30 às 16h - Espaço Dente de Leite

11h e 14h – Visitas educativas guiadas com 1h30 de duração

14h - Atividade educativa 'Quebra – Camisa' (quebra-cabeça)

SERVIÇO:

🗓️ Quando? De sexta (18) a domingo (20)

📍Onde? Museu do Futebol | Praça Charles Miller, s/n - Pacaembu, Zona Oeste

💲Quanto? Entre R$ 12 e R$ 24

➡️Informações e ingressos

Páscoa no Shopping D

Páscoa no Shopping D

Reprodução

Para celebrar a Páscoa com muita alegria e diversão, o Shopping D preparou uma programação especial (e gratuita!) para toda a família. Entre os dias 18 e 20 de abril, os visitantes poderão embarcar em uma jornada interativa com o Mapa da Diversão, explorando os parques do Mundo T-Rex, com mais de 10 mil m² de área e cinco parques com atrações para todas as idades

🗓️ Quando? De sexta (18) a domingo (20), das 12h às 20h

📍Onde? Shopping D | Av. Cruzeiro do Sul, 1.100, Zona Norte

💲Quanto? Entrada gratuita

Adote um pet no Mooca Plaza Shopping

Adote um pet no Mooca Plaza Shopping

Reprodução

A marca de alimentos para pets GoldeN promove neste sábado (19) um evento de adoção no Pet Park do Mooca Plaza Shopping. A ação acontece com a participação da ONG “Instituto Amor em Patas”. Estarão disponíveis para adoção 11 cães, entre filhotes e adultos, e 15 gatos, todos resgatados e à espera de um novo lar cheio de amor e cuidado.

🗓️ Quando? Sábado (19), das 10h às 16h

📍Onde? Pet Park do Mooca Plaza Shopping | R. Cap. Pacheco e Chaves, 313 - Vila Prudente, Zona Leste

💲Quanto? Entrada gratuita

https://g1.globo.com/guia/guia-sp/noticia/2025/04/18/festivais-monsters-of-rock-e-gop-tun-pabllo-vittar-atacando-de-dj-passeios-de-pascoa-cinema-e-opera-veja-o-que-fazer-em-sp.ghtml

Moradores denunciam negligência do Samu em morte de idoso no Aglomerado da Serra; ambulância chegou em 30 minutos

"/> Segundo testemunhas, o homem caiu no chão por volta das 7h da manhã, mas morreu antes de ser atendido pelo Samu. Prefeitura não informou o motivo do tempo de deslocamento do socorro. Idoso morre após queda no Aglomerado da Serra, e moradores denunciam demora do Samu

Um homem idoso morreu após cair na rua, no Aglomerado da Serra, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, na manhã desta quinta-feira (17).

Segundo moradores, houve demora na prestação de socorro do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu), que levou pelo menos 30 minutos para chegar, já encontrando o idoso morto na rua.

O acidente aconteceu por volta das 7h da manhã na Rua Bandoneon, próximo à Praça do Cardoso. De acordo com as testemunhas que passavam pelo local, após cair na rua, o idoso permaneceu deitado no chão.

Foram acionados o Samu e a Polícia Militar para prestar socorro de urgência, mas depois de esperar por cerca de 30 minutos, ele não resistiu e morreu antes de receber atendimento.

“Ele morreu ali, diante das pessoas que iam para a Igreja. A comunidade ficou bastante revoltada, eram mais ou menos 7 horas da manhã, nem tinha trânsito, e o socorro demorou tanto assim para chegar. Isso é negligência.”, disse o líder comunitário Alexandre Ribeiro.

Idoso morre após queda na rua, no Aglomerado da Serra, em BH, e moradores denunciam demora do Samu.

Reprodução/redes sociais

Ribeiro estava a caminho do ponto onde tem um trailer de lanches quando viu a aglomeração de pessoas ao redor do homem, caído no chão.

“Vi o pessoal da Igreja ao redor de uma pessoa caída e fui ajudar. Muita gente chamou a polícia e o Samu. Estava demorando muito. Só eu, chamei várias vezes. Ele é um morador antigo da Serra, a família toda de trabalhador. A gente fica revoltado com a negligência com a nossa comunidade. Morrer sem atendimento, deste jeito, é um absurdo”, disse o líder comunitário.

Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte confirmou que o SAMU atendeu a ocorrência, "com envio de ambulância de suporte avançado (USA)".

Também confirmaram que a equipe do Samu constatou o óbito no local e que "da solicitação até a chegada da ambulância no local informado, foram cerca de 29 minutos", mas não disse o motivo para a demora no atendimento.

A reportagem do g1 também entrou em contato com a Polícia Militar e aguarda retorno.

Assista aos vídeos mais vistos do g1 Minas

https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2025/04/17/moradores-denunciam-negligencia-do-samu-em-morte-de-idoso-no-aglomerado-da-serra-ambulancia-chegou-em-30-minutos.ghtml

Crimes virtuais: conheça principais tipos e saiba como se proteger de golpes cibernéticos

"/> Número de boletins de ocorrência relacionados a crimes cibernéticos aumentou 74,2% em um ano em Santa Bárbara d'Oeste (SP), aponta Secretaria de Segurança Pública. Casos de golpes pela internet crescem em dez cidades da região

O número de boletins de ocorrência relacionados a crimes cibernéticos aumentou 74,2% em um ano em Santa Bárbara d'Oeste (SP), de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP). A cidade teve 61 denúncias em 2024 e 35 casos em 2023. balanço foi obtido pela EPTV, afiliada da TV Globo, via Lei de Acesso à Informação (LAI). Saiba abaixo o que fazer para se proteger.

O levantamento, que compara os anos de 2023 e 2024, inclui Limeira e Piracicaba (SP).

Entre as 10 maiores cidades da área de cobertura da EPTV, Piracicaba ocupa o quarto lugar no ranking de municípios com maior número de registros, tendo 125 ocorrências em 2024. No ano anterior, foram 142 denúncias na metrópole.

Veja dicas para não cair em golpes virtuais

Karolina Grabowska / Pexels

Em Limeira (SP), foram 74 casos denunciados em 2024 e 99 ocorrências registradas em 2023.

📲 Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou quais foram os principais golpes bancários no Brasil em 2024, sendo que parte deles está relacionada a crimes cibernéticos. O que lidera a lista são as tentativas de fraude por Whatsapp.

Golpe por whatsapp

Falsa venda

Falsa central/Falso Funcionário

Phishing (fraude eletrônica para obter dados do usuário)

Falso investimento

Troca de cartão

Falso boleto

Devolução de empréstimo

Mão fantasma (criminoso entra em contato se passando por funcionário do banco)

Falso motoboy

Golpes virtuais fazem vítimas em Piracicaba, Limeira e Santa Bárbara d'Oeste

Reprodução/TV Globo

Como se proteger 🔒

Advogado especializado em direito digital, Rodrigo de Almeida afirmou que a melhor forma de se proteger é a prevenção. Ele orienta a sempre buscar a origem da instituição que está fazendo o contato pela internet e desconfiar a partir do momento que for solicitada alguma contribuição financeira.

"A gente tem que ser muito mais cauteloso do que antigamente. Tem que verificar o CNPJ da instituição que está comprando, desconfiar de uma oferta de emprego que pede pagamento. Tem que perder um pouco mais de tempo pesquisando mesmo", disse o especialista.

Cuidado com links suspeitos 🔗

Segundo a professora de tecnologia Maria Cecília Ferreira, é preciso tomar bastante cuidado quando aparecem links.

"Às vezes, as pessoas abrem e não sabem o que é, e é vírus ou é golpe [...] É um link desconhecido, não abre. São cuidados bastante simples, e que salvam muita coisa depois, muita dor de cabeça que acaba dando depois", alerta.

Escolha uma senha forte 🔢

Ter uma senha forte em seus logins, seja no celular ou computador também pode ser útil para evitar acessos suspeitos.

"Você ter uma senha forte, como é exigido hoje, números, letras, caracteres", explica.

Instalar as atualizações 🔁

Maria Cecília também destaca que é necessário sempre manter o sistema operacional e aplicativos atualizados, já que as atualizações trazem os recursos de segurança mais recentes.

Comprar onde conhece e cuidado com cadastros 🛍️

A professora afirma que deve-se comprar em sites confiáveis e que o consumidor conhece.

"Tomar bastante cuidado com todo tipo de cadastro. Quanto mais cadastro ela faz, mais vulnerável ela está. Às vezes, você abre um site e aparece : 'digite de seu CPF', 'entre com o seu e-mail', e do nada. Apareceu essa mensagem, sai fora".

Ela explica que sites com link iniciado com HTTPS têm uma segurança maior.

O que fazer se caiu em um golpe? 🚨

Delegado da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Campinas, Antônio Dota Júnior orienta que a vítima registre boletim de ocorrência e guarde documentos necessários, como recibos de transferência ou a cópia de um eventual boleto pago aos criminosos.

Segundo ele, esses documentos são importantes para o início das investigações, para identificar os golpistas.

"A princípio, um golpe novo cria um pouco de dificuldade para você chegar ao autor, porque é um golpe novo. À medida que vão surgindo boletins de ocorrência com o mesmo modus operandi ou a mesma forma, a gente já vai utilizando as investigações anteriores para também se adaptar à continuidade", explica.

VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e região

Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

https://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2025/04/17/crimes-virtuais-conheca-principais-tipos-e-saiba-como-se-proteger-de-golpes-ciberneticos.ghtml

Caixa eletrônico é arrombado dentro da prefeitura de Massaranduba

Polícia não informou se foi levado dinheiro do caixa e nem o valor. Prefeitura de Massaranduba é invadida e tem caixa eletrônico arrombado

TV Cabo Branco / Reprodução

A sede da prefeitura de Massaranduba, município localizado no Agreste da Paraíba, foi invadida e teve um caixa eletrônico arrombado. O crime aconteceu na madrugada desta quinta-feira (17).

A Polícia Militar foi acionada. E quando os policiais foram ao local, encontraram grampos na estrada.

De acordo com a PM, como não houve explosão do caixa eletrônico, não será necessário fazer uma perícia no local.

Por enquanto, não foi informado se foi levado dinheiro do caixa e nem o valor. Nenhuma pessoa foi presa até a última atualização desta notícia.

O g1 também não conseguiu contato com a prefeitura até a última atualização desta notícia.

Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba

https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2025/04/17/caixa-eletronico-e-arrombado-dentro-da-prefeitura-de-massaranduba.ghtml

Trecho da Avenida Miguel Sutil é interditado para obras em viaduto de Cuiabá nesta quinta-feira (17); veja horários

Caminhões estarão no local para despejar materiais de concreto na obra de implantação da terceira via, que vai ampliar a avenida. Equipes da Semob estarão no local para orientar os motoristas. Restrição é necessária para garantir a segurança dos motoristas

Secom/MT

Um trecho da Avenida Miguel Sutil será interditado nesta quinta-feira (17) para realização das obras de alargamento do viaduto sobre a Avenida do CPA, em Cuiabá. De acordo com a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra), durante o período de interdição, funcionará um sistema de contrafluxo de veículos.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp

O sistema de fluxo e contrafluxo vai durar das 10h às 17h e será no sentido Miguel Sutil/Fernando Corrêa e sentido Miguel Sutil-Rodoviária. Equipes da Semob estarão no local para orientar os motoristas.

Caminhões estarão no local paraodespejar materiais de concreto na obra de implantação da terceira via, que vai ampliar a Avenida Miguel Sutil até a lateral da alça de acesso que liga a Avenida Historiador Rubens de Mendonça à própria Miguel Sutil.

LEIA TAMBÉM:

Contrato para conclusão das obras do BRT em MT é relançado e valor sobe para R$ 156 milhões

Samu atende cerca de 9 trotes por dia em MT

🚧Obras

A Secretaria de Infraestrutura disse que está realizando a construção de uma terceira pista de cada lado do viaduto da Avenida Miguel Sutil. Em novembro, o trecho foi interditado para a quebra das barreiras de proteção da borda do viaduto.

Entre as intervenções previstas, estão a construção de um túnel, o alargamento do viaduto sobre a Avenida do CPA, a construção de um pequeno elevado no final da Trincheira Jurumirim, a escavação de uma trincheira próxima ao acesso ao Jardim Leblon e a duplicação da Rua Boa Vista.

A obra resultará em mudanças na forma como as pessoas se deslocam entre a Avenida do CPA e a Avenida Miguel Sutil, incluindo também o reforço das estruturas existentes.

https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2025/04/17/trecho-da-avenida-miguel-sutil-e-interditado-para-obras-em-viaduto-de-cuiaba-nesta-quinta-feira-17-veja-horarios.ghtml

Polícia e Inea miram suspeitos de exploração de lixões clandestinos no RJ

"/> Agentes cumprem mandados contra suspeitos de exploração financeira de lixões ilegais. Operação mira lixões clandestinos no RJ

Reprodução/TV Globo

A Polícia Civil do RJ e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) iniciaram nesta quinta-feira (17) a Operação Expurgo 2, contra lixões clandestinos em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Os agentes saíram para cumprir 6 mandados busca e apreensão contra suspeitos de exploração financeira de lixões ilegais.

De acordo com a investigação, os suspeitos vendem "vouchers" para empresas que querem descartar o lixo de forma irregular. Cada voucher dá direito a um descarte no lixão.

A investigação aponta que mais de 2.700 vouchers foram emitidos para o descarte ilegal na Rodovia Rio-Magé.

Os agentes identificaram 9 empresas que utilizaram a área para o descarte de resíduos de forma ilegal, gerando poluição ambiental.

A operação conta com o apoio operacional da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC) e da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA).

LEIA TAMBÉM:

Operação mira ‘lixão do tráfico’ no Caju; facção cobrava de empresas para aterrar área desocupada com dejetos

Lixão do tráfico no Caju foi alvo de ação

Operação mira ‘lixão do tráfico’ no Caju; facção cobrava de empresas para aterrar área desocupada com dejetos

A 1ª fase da Operação Expurgo aconteceu no dia 9 de abril contra um lixão do tráfico no Parque Alegria, no Caju, na Zona Norte do Rio. O prejuízo ambiental na região foi estimado em quase R$ 5 milhões.

Na ocasião, os agentes cumpriram 14 mandados de busca e apreensão contra traficantes do Terceiro Comando (TCP) e contra empresas de descarte de resíduos que passaram a jogar os dejetos de forma irregular na comunidade.

As investigações começaram após uma denúncia do Inea.

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2025/04/17/operacao-exploracao-de-lixoes-clandestinos-no-rj.ghtml

Justiça reconhece loteamento irregular e famílias de Guarantã podem ser despejadas

"/> Audiência, realizada em 27 de março de 2025, determina a desocupação de casas construídas em área que não pode ser regularizada. Lotes foram vendidos sem registro oficial em cartório. Famílias de Guarantã vivem angústia com risco de despejo por falta de regularização

Moradores de uma área conhecida como Condomínio do Viola, em Guarantã (SP), enfrentam ameaça de despejo após decisão judicial que considerou irregular o loteamento onde vivem dezenas de famílias.

📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp

A audiência, presidida pelo juiz Otávio Santos Antunes no dia 27 de março, determina que a Prefeitura intime os ocupantes a deixarem os imóveis em até 60 dias. Após esse prazo, as casas deverão ser demolidas.

“É um pesadelo pra gente, né? Ainda mais eu, que tenho cinco filhos. Não tenho pra onde ir, porque todo o dinheiro que eu tinha investi na casa que eu tenho hoje. É a única coisa que a gente tem, e agora querem tirar da gente”, lamenta a trabalhadora rural Sandy Stephany.

Famílias de Guarantã podem ser despejadas após decisão judicial que reconhece loteamento irregular

TV TEM/Reprodução

Irregularidades e origem do loteamento

O loteamento teve início em 2011, quando os donos originais das terras, Hilda e Milton Perucci, passaram informalmente a área para Sidnei Antônio de Souza Lima, conhecido como "Viola", que iniciou a venda irregular dos lotes.

A partir de 2013, Fábio Cabrera passou a atuar em conjunto com Sidnei na revenda dos terrenos. Contudo, o loteamento nunca foi registrado em cartório, o que torna os contratos de compra e venda juridicamente inválidos.

Área em Guarantã é irregular segundo a Cetesb

TV TEM/Reprodução

Em 2017, uma denúncia levou o Ministério Público a ingressar com uma ação civil pública. Um laudo técnico da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) apontou que a área não pode ser regularizada por estar localizada próxima a duas estações de tratamento de esgoto, uma do município de Guarantã e outra de uma usina da região.

Segundo apuração feita no processo, os moradores assinavam contratos particulares de compra dos lotes com Sidnei e Fábio, sem qualquer registro oficial.

Uma das testemunhas relatou que os vendedores prometeram regularizar o loteamento e transferir a propriedade posteriormente.

Responsáveis e penalidades

A Justiça determinou que Fábio Cabrera, Sidnei Lima, Milton e Hilda Perucci, além da Prefeitura de Guarantã, serão responsabilizados pelo descumprimento da legislação.

Todos deverão devolver os valores pagos pelos compradores e restaurar a área ao estado anterior à ocupação, ou seja, sem as construções.

Famílias de Guarantã podem ser despejadas após decisão judicial que reconhece loteamento irregular

TV TEM/Reprodução

O que dizem os envolvidos

Os moradores alegam que receberam apoio da prefeitura durante a construção de suas casas.

“Falaram que eu podia construir, aí comecei. Precisei de terra, e a prefeitura doou 15 caminhões. Depois precisei fazer o encanamento e a prefeitura cedeu uma máquina. Fizemos tudo certinho”, relatou Donizete Paulo, morador do bairro.

Segundo Bruno Hirata, procurador do município, a Prefeitura cumprirá a determinação judicial de demolir as casas, mas pretende orientar os moradores sobre como buscar ressarcimento:

“É uma decisão judicial. Como órgão público, não podemos descumpri-la. Estamos dispostos a ajudar no que for possível, oferecendo informações e fazendo a ponte com o Ministério Público”, explicou.

A TV TEM tentou contato com os familiares de Milton Perucci e com os envolvidos Fábio e Sidnei, mas não obteve retorno. A Prefeitura de Guarantã preferiu não comentar o caso oficialmente.

Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.

VÍDEOS: assista às reportagens da região

https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2025/04/17/justica-reconhece-loteamento-irregular-e-familias-de-guaranta-podem-ser-despejadas.ghtml