Como se escolhe as novelas do 'Vale a pena ver de novo'?
Nesta semana, o g1 publica uma série de reportagens que respondem a perguntas que o público sempre quis saber sobre a TV Globo, que completa 60 anos no sábado (26). Como se escolhe as novelas do 'Vale a pena ver de novo'?
No ar há 45 anos, o "Vale a Pena Ver de Novo" oferece não apenas nostalgia aos saudosistas, como também descobertas a amantes da teledramaturgia brasileira. É por isso que a escolha de suas novelas passa por um processo de várias etapas.
Nesta semana, o g1 publica uma série de reportagens que respondem 10 coisas que você sempre quis saber sobre a TV Globo, que completa 60 anos no sábado (26).
LEIA MAIS:
Como são selecionados os causos de 'Que história é essa, Porchat?'
Para onde vão as comidas do 'Mais Você' depois da gravação do programa de Ana Maria Braga?
Como são escolhidos os participantes do 'Dança dos Famosos'?
Como são escolhidos os filmes da 'Sessão da Tarde'?
Como são escritos os discursos de eliminação do 'BBB'?
Quem são as pessoas que controlam os cavalinhos do 'Fantástico'?
Do Plantão ao Tema do Senna: como é feita uma vinheta instrumental?
Como uma música vai parar na trilha sonora de uma novela?
Como funciona a escolha da escalada do 'Jornal Nacional'?
Diretor de conteúdo da TV Globo, Gabriel Jacome explica que as novelas do "Vale a Pena" são escolhidas a partir de análises, elaboradas por diferentes setores. Primeiro, se estuda a programação completa da emissora. Depois, a ideia é debater questões como "quais temas podem ser mais explorados?", "o que está faltando?", "como é o comportamento dos noveleiros de hoje?".
Para uma novela ser reprisada, ela precisa atender a esses requisitos:
Ter sido exibida originalmente há pelo menos cinco anos;
Ter importância para a teledramaturgia brasileira;
Ter um enredo que conecta passado e presente;
A prioridade é uma novela clássica e/ou de bastante sucesso. Quanto mais icônicos forem seus personagens, cenas e até diálogos, mais chances ela terá de ser reprisada.
"A gente pensa: 'O que comporia bem a programação atual?'. Às vezes, é uma novela dos anos 2000, por exemplo. Outras, é dos anos 1980, como 'Tieta' que está sendo exibida agora. É um quebra cabeça para ter uma oferta diversa. Esse é o principal termômetro, não importa se a novela é antiga ou recente", diz Gabriel.
A decisão
Qualquer novela pode ser reexibida mais de uma vez. Nesse caso, não existe tempo mínimo entre as reprises, apenas a exigência de não soar enjoativo.
Embora não seja regra, a escolha da obra também é influenciada por sua faixa de horário. Geralmente, a reprise que passa às 14h45 é uma novela originalmente exibida às 18h, enquanto o "Vale a Pena" das 17h25 traz uma novela que, no passado, era das 19h ou 21h.
O diretor também explica que, como a grade da TV Globo é composta por programas ao vivo, alguns capítulos podem ter a duração ajustada, com pequenos cortes de cena que não prejudiquem o enredo.
Após a novela ser escolhida, as equipes começam a trabalhar nas questões jurídicas de pagamento de direitos autorais e musicais, assim como detalhes comerciais. Pouco depois, todo ciclo volta se repetir.
"Existem clássicos como 'Cinderela' e 'Branca de Neve', que nunca envelhecem. No Brasil, esses clássicos são as novelas", afirma Gabriel. "E os noveleiros são os maiores fãs da TV Globo."
Vale do Paraíba fecha primeiro trimestre do ano com alta de 25,6% nas mortes no trânsito
"/> Dados foram divulgados pelo Infosiga nesta sexta-feira (25) e contemplam as 39 cidades que compõem o Vale do Paraíba. Imagem de arquivo - Acidente fatal em Caçapava
José Eymard/TV Vanguarda
Dados divulgados nesta sexta-feira (25) pelo Infosiga mostram que o número de mortes em acidentes de trânsito no Vale do Paraíba aumentou em 25,6% no primeiro trimestre deste ano, comparado com o mesmo período do ano passado.
De acordo com o Detran-SP, que divulga os dados, foram 103 mortes nos três primeiros meses deste ano nas 39 cidades que compõem o Vale do Paraíba. No mesmo período do ano passado, foram 82.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Em 2025, São José dos Campos é a cidade com o maior número absoluto de mortes no trânsito na região: foram 20 entre janeiro e março.
A lista conta ainda com Pindamonhangaba, com 13 mortes; seguida de Taubaté, com 12; Caraguatatuba, com 10 óbitos; além de Jacareí e Ubatuba, com 8 cada.
Segundo o Infosiga, este ano foram 37 mortes registradas em janeiro, outras 29 em fevereiro e 37 em março no Vale do Paraíba. No ano passado, foram 31 mortes em janeiro, 19 em fevereiro e 32 em março.
Das 103 vítimas de 2025, 38 estavam em motocicletas na hora do acidente fatal, 28 de carro e 20 em bicicletas.
A lista ainda aponta que 11 eram pedestres, 3 das vítimas estavam em caminhão e 1 em ônibus. Outras duas vítimas não tiveram o meio de transporte divulgado.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Acusado de contratar adolescente para matar o ex-sogro é condenado a 21 anos de prisão

Vinícius Eduardo Silva foi condenado a 21 anos e dois meses de prisão por homicídio qualificado e corrupção de menores. Defesa do acusado diz que irá recorrer. Pastor foi morto a tiros por adolescente ao chegar em casa, em Itumbiara, em dezembro de 2023
Reprodução/Redes sociais e Divulgação/PC-GO
Vinícius Eduardo Silva, de 32 anos, foi condenado a 21 anos e dois meses prisão por homicídio qualificado e corrupção de menores. Ele é acusado de pagar R$ 6 mil a um adolescente para matar o ex-sogro, o pastor Paulo Célcio Pinheiro de Abreu, em Itumbiara, no sul de Goiás.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
O crime aconteceu em dezembro de 2023. Segundo a polícia, Vinícius ofereceu R$ 6 mil para o adolescente, que na época tinha 17 anos, matar seu ex-sogro, o pastor Paulo Célcio de Abreu, que não apoiava o relacionamento do rapaz com uma de suas filhas.
O acusado participou do júri por videoconferência, já que ele está preso provisoriamente num presídio em Uberlândia, no triângulo mineiro, desde fevereiro de 2024. O julgamento durou 14 horas e culminou na condenação de Vinícius, além da suspensão dos direitos políticos e na responsabilidade pelo pagamento das custas processuais.
Em nota, a defesa do acusado, representada pelo advogado Arnaldo Segatto Araújo, afirmou que a pena imposta ultrapassa o parâmetro legal, que trabalham para fundamentar um recurso para a readequação da pena (leia a nota na íntegra ao final do texto).
O motorista de aplicativo que transportou o menor no dia do crime também foi julgado neste tribunal. Ele era acusado dos mesmos crimes que Vinícius, mas foi absolvido.
LEIA TAMBÉM:
ENTENDA: Ex-genro é preso suspeito de mandar matar pastor; vídeo mostra crime
Empresário é condenado a 42 anos de prisão pela morte da ex e do namorado dela após invadir casa
Caso Ana Clara: Jovem é condenado por matar ex-namorada minutos antes de a vítima chegar em casa para encontrar filho
Relembre o caso
Na época, o delegado responsável pelo caso, Felipe Sala, informou que a relação de Vinícius com a filha da vítima era conturbada e que após o término, o acusado chegava a ligar para a ex ameaçando tirar a própria vida.
"Tinham diversos tipos de pressão psicológica. O rompimento desse relacionamento se deu muito em razão da família não dar o apoio ao casal. Ninguém gostava da relação dos dois. Justamente pelo fato de ser uma relação abusiva", detalhou o delegado.
Um vídeo gravado por câmeras de segurança, mostra o momento em que o pastor chega de moto na porta de sua casa, onde o menor já o esperava. Antes mesmo de descer da moto o pastor foi atingido pelos disparos (veja o vídeo abaixo).
Pastor é assassinado em Itumbiara
O adolescente foi apreendido em flagrante um dia após o homicídio, e cumpre medida socioeducativa desde então. Ele estava fugindo com a arma utilizada no crime para São Simão, na região sul do estado, quando foi localizado pela polícia.
O motorista de aplicativo que levou o menor até a casa da vítima e depois o transportou para a rodoviária também foi identificado e levado à delegacia.
Após a apreensão o menor não revelou quem era mandante do crime. Com as investigações da Polícia Civil, Vinícius foi identificado como suspeito.
Após uma decisão judicial, Vinícius foi preso em Uberlândia, Minas Gerais, no dia 6 de fevereiro de 2024, onde segue em reclusão.
Nota da defesa de Vinícius Eduardo Silva
"Após 14 horas de julgamento, tendo transcorrido tudo dentro da normalidade com embates técnicos entre a defesa e a acusação, o Conselho de Sentença decidiu, por maioria, pela condenação do réu.
Contudo, respeitando a decisão soberana do Conselho de sentença, a defesa entende que, com o devido respeito, a pena imposta ultrapassou o parâmetro legal. Desta forma, estamos trabalhando para fundamentar um recurso ao Tribunal de Justiça para a readequação da pena imposta.
Deixamos registrado que o trabalho da defesa é estritamente técnico, ao qual deixamos registrado o nosso respeito às instituições, bem como solidarizamos com a perda da família da vítima.
Arnaldo Segatto Araújo OAB/MG 222.772"
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
Ex-presidente da Beija-Flor e sobrinho de bicheiro: quem é Ricardo Abrão, deputado que assumiu mandato de Brazão na Câmara
"/> Ricardo Abrão
Reprodução/Redes sociais
O empresário e agora deputado federal Ricardo Abrão (União-RJ) assumiu a vaga deixada por Chiquinho Brazão (sem partido-RJ), que teve o mandato cassado pela Mesa da Câmara dos Deputados, na quinta-feira (24).
Abrão teve 43.219 votos nas eleições 2022. Brazão foi o 24º mais votado no Rio naquela eleição, com 77.367 votos.
Ricardo Abrão já havia ocupado o posto de deputado federal pelo União quando a deputada Daniela Carneiro, à época no partido, se licenciou.
A deputada pediu licença para comandar o Ministério do Turismo, no início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Quem é Ricardo Abrão
Ricardo é filho de Farid Abrão David, que foi prefeito da cidade de Nilópolis por três vezes e presidente da escola de samba Beija-Flor. Farid morreu em 2020, em decorrência da Covid.
O suplente do União é também sobrinho de Anísio Abraão David, ligado ao jogo do bicho. Ele foi preso pela Polícia Federal na Operação Furacão 2 e na Operação Dedo de Deus.
Ricardo é advogado. Já foi deputado estadual no Rio de Janeiro por duas vezes e também presidiu a Beija-Flor, no período de 2017 a 2021.
Hoje, Ricardo ocupa o cargo de secretário de Ação Comunitária da prefeitura do Rio de Janeiro. Foi nomeado no lugar de Chiquinho Brazão, que ficou na prefeitura até o final de janeiro.
Aprovação no Conselho de Ética
A decisão sobre a cassação de Chiquinho Brazão seguiu o entendimento da relatora do caso, Jack Rocha (PT-ES), que defendeu a perda do mandato de Brazão por condutas incompatíveis com o decoro parlamentar.
A defesa do deputado ainda poderá recorrer à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa (leia mais abaixo), mas isso não altera o encaminhamento do caso ao plenário.
🗳️ Para que Chiquinho Brazão perca o mandato, a recomendação do Conselho de Ética precisará ser aprovada pelo plenário da Câmara por, no mínimo, 257 dos 513 deputados.
🗳️ Ou seja, a palavra final sobre o futuro do parlamentar caberá ao conjunto dos deputados.
O voto de Jack Rocha apontou que há provas “robustas” de que Brazão cometeu “irregularidades graves no desempenho do mandato” e que é "verossímil” a conclusão da Polícia Federal e da Procuradoria-Geral da República de que o deputado é um dos mandantes da execução de Marielle.
O parlamentar fluminense nega qualquer envolvimento no atentado que matou Marielle e o motorista Anderson Gomes em 2018. Em sua defesa, nesta quarta, ele repetiu que é "inocente" e que a vereadora era sua "amiga" no período em que dividiram mandato de vereador na Câmara Municipal do Rio.
Chiquinho Brazão se tornou alvo do órgão em abril, pouco tempos depois de ter sido preso pela PF por suposto envolvimento no crime.
A investigação conduzida pela PF concluiu que Chiquinho e o irmão, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro Domingos Brazão, foram os mandantes da execução de Marielle.
Os dois estão presos desde março e são réus no Supremo Tribunal Federal (STF) por homicídio qualificado e tentativa de homicídio.
Deputado federal Chiquinho Brazão, preso na Penitenciária Federal de Campo Grande (MS)
Reprodução
Denúncia da PGR ao Supremo sobre o caso apontou que a morte de Marielle foi encomendada pelos irmãos como resposta à atuação do Psol e da vereadora contra um esquema de loteamentos de terra em áreas de milícia na Zona Oeste do Rio.
Em seu voto, a relatora afirmou que as provas sugerem “fortemente" que Chiquinho Brazão "mantinha uma relação com as milícias do Rio de Janeiro" e que a oposição da vereadora aos negócios da família Brazão “fornecem uma motivação clara” para o crime.
“As provas coletadas tanto por esse colegiado, quanto no curso do processo criminal, são aptas a demonstrar que o representado tem um modo de vida inclinado para a prática de condutas não condizentes com aquilo que se espera de um representante do povo”, escreveu Jack Rocha.
A deputada defendeu que o seu voto não é uma "retaliação" e pediu que o conjunto dos parlamentares aprove a perda do mandato de Brazão para impedir que a Câmara seja vista como "centro de impunidade".
Os próximos passos
Com a decisão do conselho pela cassação do mandato de Chiquinho Brazão, a defesa do parlamentar poderá recorrer à CCJ. O prazo para isso é de 5 dias úteis.
O eventual recurso somente poderá questionar os procedimentos adotados no rito do processo — se foram contra a Constituição ou ao regimento interno e ao Código de Ética da Câmara. Depois de protocolado, a CCJ terá até 5 dias úteis para analisar o recurso.
A decisão final pela eventual cassação caberá ao conjunto dos deputados. Para cassar o mandato, são necessários os votos de ao menos 257 deputados (maioria absoluta dos deputados) em uma votação aberta e nominal.
Em audiência, Collor diz que foi preso em aeroporto e pede para ficar em Alagoas
"/> O ex-presidente Fernando Collor (à direita na imagem) durante audiência de custódia na Superintendência da PF em Alagoas
Reprodução
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (25) a transferência do ex-presidente Fernando Collor para uma ala especial do Presídio Baldomero Cavalcanti de Oliveira, em Maceió (AL).
A transferência foi realizada por volta das 14h em uma viatura da Polícia Federal.
Como Collor é ex-presidente da República, ele ficará, em regime fechado, em uma cela individual do estabelecimento prisional.
Collor é transferido da superintendência da PF para presídio em Alagoas
Moraes tomou a decisão após audiência de custódia de Collor na Superintendência da Polícia Federal em Alagoas, onde ele está detido. Durante a audiência, o ex-presidente pediu para ficar preso na capital alagoana e não ser transferido para Brasília.
Mais cedo, a defesa de Collor pediu ao STF a concessão de prisão domiciliar para o ex-presidente, que, segundo os advogados, apresenta "comorbidades graves" e idade avançada, 75 anos.
Segundo a defesa, o ex-presidente tem Parkinson, apneia grave do sono e transtorno afetivo bipolar.
Diante desse pedido, Moraes determinou que a direção do presídio de Maceió informe, no prazo de 24 horas, se tem "totais condições" para tratar da saúde de Collor. E encaminhou a solicitação de prisão domiciliar para análise da Procuradoria-Geral da República.
Prisão na madrugada
Fernando Collor em 2022, durante mandato no Senado; por ser parlamentar na época, ele foi julgado pelo STF
Jefferson Rudy/Agência Senado
Collor foi preso durante a madrugada desta sexta, em Maceió (AL). Ele foi condenado, em 2023, a 8 anos e 10 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro, em um processo derivado da Lava Jato.
Collor ficou detido na Superintendência da Polícia Federal em Alagoas. Ele passou na manhã desta sexta por uma audiência de custódia, na qual solicitou para ficar preso no estado do Nordeste e não ser transferido para Brasília.
Alexandre de Moraes vai analisar os dois pedidos: o da defesa, que pede a prisão domiciliar para o ex-presidente; e o do ex-presidente sobre ficar preso em Alagoas.
O processo e a condenação
Camila Bomfim: Collor está em sala especial na PF em Alagoas e não apresentou resistência
Collor foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao STF em agosto de 2015 por corrupção passiva, lavagem de dinheiro, organização criminosa, peculato e obstrução de Justiça.
➡️ Ao torná-lo réu em 2017, no entanto, o STF "descartou" as acusações de peculato e obstrução de Justiça.
➡️ E ao condenar, em 2023, considerou que o crime de organização criminosa já estava prescrito – ou seja, não cabia mais punição.
➡️ Para os ministros do STF, a propina devidamente comprovada foi de R$ 20 milhões, valor menor que os R$ 26 milhões apontados pela PGR na denúncia.
O caso foi julgado no STF porque, na época da denúncia, o político era senador pelo PTB de Alagoas. Quatro pessoas ligadas a ele também foram denunciadas.
Segundo a PGR, Fernando Collor recebeu R$ 26 milhões entre 2010 e 2014 como propina por ter "intermediado" contratos firmados pela BR Distribuidora, à época vinculada à Petrobras.
A BR Distribuidora, inclusive, tinha dois diretores indicados por Collor.
Os contratos envolviam revenda de combustíveis, construção de bases para distribuição e gestão de pagamentos e programas de milhagem.
Segundo a denúncia, Collor usava sua influência na BR Distribuidora para favorecer determinadas empresas – e, em troca, recebia uma "comissão" sobre os contratos firmados.
Collor apareceu nos relatos de pelo menos três delatores da Lava Jato:
o doleiro Alberto Youssef disse que o ex-presidente recebeu R$ 3 milhões;
o dono da construtora UTC, Ricardo Pessoa, citou R$ 20 milhões em propina;
auxiliar de Youssef, Rafael Ângulo disse que entregou pessoalmente a Collor R$ 60 mil em notas de R$ 100 em um apartamento em São Paulo – dinheiro de corrupção.
Durante as investigações, a PF apreendeu três veículos em uma casa de Collor em Brasília: uma Ferrari, um Porsche e uma Lamborghini. Todos, em nome de empresas de fachada.
Segundo as investigações, a compra de carros luxuosos, imóveis e obras de arte era uma estratégia para lavar o dinheiro da corrupção.
Obras de reforma e restauração do Teatro Grande Otelo são paralisadas em Uberlândia
"/> Prefeitura alega abandono da reforma e a empresa responsável, MCR, diz que Município parou de enviar repasses para a conclusão dos trabalhos. Contrato iniciou em 2023 com vigência até julho deste ano. Obras no Teatro Grande Otelo começaram em 2023 em Uberlândia
Tânia Costta/TV Integração
A empresa Minas Construções e Restaurações (MCR) e a Prefeitura de Uberlândia comunicaram, na manhã desta sexta-feira (25), a paralisação das obras de restauração do Teatro Grande Otelo. O contrato foi homologado em setembro de 2023 e a obra deveria ser executada até março passado.
✅ Clique aqui para seguir o novo Canal do g1 Triângulo no WhatsApp.
Inaugurado em 1966, o teatro é tombado como patrimônio histórico da cidade e está fechado há 14 anos, desde que um vendaval destruiu parte do telhado em 2011.
Conforme o comunicado do Município, as obras “foram abandonadas pela empresa Minas Construções e Restaurações e, portanto, um procedimento administrativo será aberto para adotar todas as medidas previstas em lei contra a quebra unilateral do contrato”.
A Prefeitura informou que uma vistoria identificou o abandono dos trabalhos, apesar dos repasses feitos dentro do prazo. É avaliada a abertura de novo edital para contratar outra empresa e retomar as obras.
A empresa contestou, afirmando que paralisou as obras por falta de repasses. Veja ao final da reportagem as notas na íntegra.
Contrato da reforma do Teatro Grande Otelo previa R$ 6,5 milhões
O contrato celebrado entre Município e a MCR foi assinado em setembro de 2023 prevendo o repasse de R$ 6.551.283,35 para as obras. O prazo para execução era até março deste ano, com a finalização do contrato prevista até julho de 2025.
A Prefeitura informou que 38% da obra foi executada. Já o gestor da empresa, Demetrius Ribeiro, disse que 47% da obra foi feita com 35% do valor previsto repassado. Ele afirmou que os trabalhos pararam por falta de aditivos contratuais liberando mais repasses.
"A gente nunca tinha abandonado nenhuma obra, mas tem que cumprir o contrato. Quando completou os 18 meses de obra, não tinha mais o que executar. Fizemos uma reunião com a Secretaria de Obras, em março, mas os aditivos não eram liberados e eles alegavam que o Município está sem dinheiro. Apresentamos a última medição que fizemos, no último dia 14, mas eles nem responderam", alegou Ribeiro ao g1.
Demetrius ainda respondeu que teme pelos prejuízos que a empresa possa ter uma vez que vários equipamentos já foram comprados e necessitavam de instalação, além dos investimento antecipado com a contratação do pessoal.
Segundo o empresário, a alvenaria foi finalizada, restando o acabamento, a climatização e a instalação de poltronas.
"Ficamos até o último momento aguardando para dar continuidade. A gente não quer sair com a imagem ruim da cidade, especialmente porque essa é uma obra importante, é patrimônio da cidade. Uma obra que a comunidade espera há muitos anos", finalizou.
Após o comunicado da Prefeitura à imprensa afirmando que todos os repasses previstos dentro do prazo procedimental estavam em dia, a empresa informou que desde o ano passado vinha cobrando do Município a quitação dos valores e solicitando o aditivo contratual para continuidade da obra (conforme imagem abaixo).
Contestou ainda que não houve abandono da obra já que prazo de execução previsto em contrato tinha se encerrado em março e, de acordo com a MCR, não possui legitimidade para seguir com a execução sem contrato vigente. Além disso, as chaves do prédio, mesmo com a obra inacabada, foram entregues ao Município respeitando-se o prazo contratual.
Empresa diz que solicitou aditivos e repasses pendentes dentro do prazo do contrato
Arquivo pessoal/Reprodução
Relembre o histórico do Teatro Grande Otelo
Inaugurado em 1966, o Teatro Grande Otelo está fechado desde 2011, quando um vendaval destruiu parte do telhado da construção;
Em 2012, uma decisão judicial proibiu a demolição do teatro, mesmo que esta apresentasse sinais de abandono e problemas na estrutura;
Em 2019, o Grande Otelo foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural do Município;
Ao longo dos anos, artistas de Uberlândia fizeram manifestações pedindo a reforma do prédio;
Em 31 de março de 2023, um edital de reforma foi lançado pela Prefeitura.
No dia 4 de maio, a Prefeitura suspendeu o edital de reforma do teatro.
O processo foi retomado e o contrato com a MCR homologado no mesmo ano.
Em outubro de 2023, as obras iniciaram. Um ano depois, a Prefeitura informou que 38% da obra tinha sido concluída.
Neste mês de abril, três meses antes da entrega prevista da obra, a empresa e o Município informaram a paralisação da obra por motivos divergentes. Enquanto a Prefeitura alegou abandono da obra, a empresa justificou falta de repasses do Município.
Teatro Grande Otelo, de Uberlândia, será reformado
O que diz a Prefeitura
“A Prefeitura de Uberlândia informa que as obras de restauração do Cineteatro Grande Otelo foram abandonadas pela empresa Minas Construções e Restaurações e, portanto, um procedimento administrativo será aberto para adotar todas as medidas previstas em lei contra a quebra unilateral do contrato. Uma vistoria realizada pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Infraestrutura [confira extrato do laudo abaixo], nesta semana, identificou o estado total e definitivo de abandono dos trabalhos no imóvel ocorrido em 2025, mesmo com todos os repasses previstos dentro do prazo procedimental em dia.
Prefeitura apresentou laudo técnico que atestou abandono da obra
Prefeitura de Uberlândia/Divulgação
Os serviços no patrimônio público tombado realizados pela empresa, que participou voluntariamente e venceu o processo licitatório do Executivo municipal, chegaram a atingir 38% de execução (com finalização da alvenaria, passarela metálica, contrapiso, cobertura, escada, dentre outros). O próximo passo seria o início minucioso da parte de acabamento da etapa civil, caso não houvesse o abandono.
Além das medidas contra a desistência, para que as obras possam ser retomadas o mais breve possível, o Município avalia a abertura de novo processo para contratar outra empresa especializada em restauro, uma vez que, como bem tombado, os trabalhos devem seguir exigências legais que determinam a preservação da autenticidade e originalidade dos elementos do imóvel. Enquanto os procedimentos internos continuam, a interdição e a segurança para o local já estão sendo providenciadas com o auxílio da Secretaria Municipal de Segurança Integrada”.
O que diz a MCR
“A MCR – MINAS CONSTRUÇÕES E RESTAURAÇÕES, empresa contratada para a execução das obras de restauração e adaptação do Cineteatro Grande Otelo, em Uberlândia/MG, informa que os serviços se encontram temporariamente paralisados em decorrência da interrupção nos repasses financeiros por parte da contratante, a Prefeitura Municipal de Uberlândia.
A paralisação foi formalmente comunicada, conforme previsto em contrato, diante das informações pela PMU que os repasses financeiros para a continuidade da obra estavam encerrados. A empresa ressalta que todas as etapas da obra até o presente momento foram realizadas dentro dos padrões técnicos exigidos, com rigorosa observância às normas de restauração de bens tombados, cronograma físico-financeiro e diretrizes do projeto executivo aprovado.
A MCR se mantém preparada para a retomada imediata dos serviços, assim que houver regularização das condições contratuais adequadas à continuidade dos trabalhos. Permanecemos à disposição dos órgãos públicos, imprensa e demais interessados para quaisquer esclarecimentos técnicos ou institucionais".
Minas Construções e Restaurações Ltda”.
📲 Siga as redes sociais do g1 Triângulo: Instagram, Facebook e Twitter
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
Londrina x Maringá: ruas serão bloqueadas para jogo no VGD neste sábado (26)

Mudança no trânsito começa às 14h, uma hora antes da abertura dos portões. Linha de ônibus ficará exclusiva para transporte de torcedores. Quatro ruas do VGD ficam bloqueadas para o jogo.
Reprodução/RPC Londrina
Para o jogo deste sábado (26), entre Londrina e Maringá, as ruas próximas ao estádio Vitorino Gonçalves Dias (VGD) serão bloqueadas. Os times se enfrentam em Londrina, no norte do Paraná, pela 3ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro.
✅ Siga o canal do g1 Londrina no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
De acordo com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU), o bloqueio no entorno do VGD começa às 14h em três vias:
Avenida Jorge Casoni
Rua Acre
Rua Amazonas
O trânsito será liberado uma hora após o fim da partida.
Linha de ônibus para o jogo
A CMTU também informou que a linha 407 do transporte público de Londrina fica exclusiva para o transporte de torcedores.
O embarque é no piso inferior do Terminal Central e a saída inicia às 16h, uma hora antes do jogo.
A linha também estará funcionando após o encerramento da partida.
LEIA TAMBÉM:
Desespero: Vídeo caminhão escapando por um triz de batida frontal em rodovia do Paraná
São José da Boa Vista: PF investiga desvio de R$ 288 mil de recursos do SUS e secretário de Finanças é afastado
Ponta Grossa: Dois irmãos são mortos a facadas durante briga entre caminhoneiros
Novas regras de trânsito são definidas durante jogos no Estádio VGD
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Norte e Noroeste.
Homem é internado em estado grave após ter corpo incendiado enquanto dormia na Bahia; companheira é principal suspeita
"/> Caso aconteceu em Jacobina, no norte do estado. Homem está internado no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador. Caso é investigado pela Delegacia de Jacobina, no norte da Bahia
PCBA
Um homem de 26 anos está internado em estado grave após ter o corpo incendiado enquanto dormia, na terça-feira (22), no município de Jacobina, no norte do estado. A companheira dele é a principal suspeita do crime e é procurada.
Segundo informações apuradas pela TV São Francisco com familiares da vítima, a suspeita ateou fogo no companheiro após a descoberta de uma suposta traição, motivada por ciúmes. Ele estava dormindo quando a mulher teria jogado álcool e ateado fogo nele.
O homem foi socorrido para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e transferido para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, onde segue internado em estado grave.
LEIA TAMBÉM:
Homem é preso suspeito de atear fogo em ex-companheira na Bahia
Mulher sofre queimaduras graves após companheiro atear fogo ao corpo dela durante discussão em Salvador
Mulher é presa por atear fogo no marido com acetona na região sisaleira da Bahia
De acordo com a Polícia Civil, diligências são realizadas para localizar a suspeita. O caso é investigado pela delegacia de Jacobina.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2025/04/25/homem-corpo-incendiado-bahia.ghtml
Collor deixa sede da PF em Maceió e é transferido para Presídio Baldomero Cavalcanti
O ex-presidente Fernando Collor deixou a sede da Polícia Federal em Maceió na tarde desta sexta-feira (25) e foi transferido para a a ala especial do Presídio Baldomero Cavalcanti de Oliveira.
https://g1.globo.com/politica/noticia/2025/04/25/collor-transferido-para-presidio.ghtml
Ceva: prática 'comum' coloca ecossistema em risco em local onde onça atacou homem no Pantanal, dizem especialistas

A prática de ceva consiste em alimentar o animal para que ele se habitue com à presença humana; onça-pintada foi capturada em pesqueiro onde Jorge Ávalo foi atacado, em Aquidauana. Onça-pintada foi capturada na madrugada de quinta-feira (24).
PMA
A prática de ceva é apontada como “comum” na região em que o caseiro Jorge Ávalo, de 60 anos, foi encontrado morto após ser atacado por uma onça, no Pantanal de Aquidauana (MS). Especialistas ouvidos pelo g1 afirmam que a ação coloca em risco todo o ecossistema.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
O coordenador do Programa de Conservação da Panthera no Brasil, Fernando Tortato, alerta que a prática da ceva pode aumentar o risco de ataques, ao fazer com que animais silvestres percam o medo natural do ser humano e passem a associá-lo à oferta de alimento — comportamento que pode ter causado o ataque ao pantaneiro Jorge.
“Ao condicionar o animal à presença humana, ele perde esse medo natural que uma onça tem do ser humano, e isso não deve ser encarado como normal. E o pior dessa questão da ceva é que ela passa a associar o ser humano com alimento. Então, além de você condicionar o animal a ficar transitando ambientes do homem de maneira tranquila, ele também condiciona com a alimentação”.
A morte de Jorge pelo ataque do felino foi confirmada pela Polícia Militar Ambiental (PMA), após partes do corpo da vítima serem encontradas ao lado de pegadas do animal, na beira do rio. Dias depois do ataque, uma onça-pintada foi capturada pela PMA. A ação foi coordenada pelo governo de Mato Grosso do Sul.
O animal é um macho de 94 quilos, que foi capturado na madrugada de quinta-feira (24), na região onde ocorreu o ataque ao caseiro Jorge, próximo aos rios Miranda e Aquidauana, no Pantanal.
Onça-pintada é capturada em pesqueiro onde homem foi atacado e morto
O professor e pesquisador Gediendson Araújo, especialista em animais de grande porte, pontua que o ataque de felinos a seres humanos é raríssimo e pode estar relacionado a presença e aceitação de um animal silvestre à presença de humanos. “O animal perdeu o medo de ver o homem como um predador, e acabou tendo essa situação com esse desfecho. Então a coisa é incomum de acontecer, são poucos os relatos, e é uma pena que teve uma perda humana”, disse Araújo.
Para o tenente Alexandre Saraiva Gonçalves, comandante do pelotão de Porto Murtinho da PMA, a convivência de animais silvestres com humanos – e a alimentação oferecida para a onça, é um ponto de atenção na morte de Jorge. “A ceva é uma ação proibida na legislação estadual e federal”.
'Espetacularização da fauna'
Onça-pintada no Pantanal
Arquivo pessoal/André Bittar
Fernando Tortato reitera que os animais estão sendo 'cevados', ou seja, alimentados com frequência por pessoas para fins turísticos — uma prática criminosa que traz riscos tanto para os humanos quanto para os próprios animais. O especialista chama a atenção para os riscos da “espetacularização da fauna”, impulsionada pela busca por fotos e vídeos com animais silvestres.
“A gente está em um mundo muito atento às mídias sociais, a essa espetacularização da fauna, onde você vê um animal muito perto e faz vídeos. As pessoas querem registrar momentos impressionantes, como interações de perto com animais selvagens, mas esse tipo de comportamento leva a riscos desnecessários”, alerta.
Vítima foi identificada como Jorge Avalo, de 60 anos.
Redes sociais/Reprodução
O biólogo destaca a importância de entender que todo animal silvestre representa risco, justamente por ser selvagem e não domesticado. “Não se trata de um pet ou de um animal doméstico. É essencial ter esse cuidado, porque muitas vezes só se pensa nas consequências depois que um acidente acontece”, ressalta.
O biólogo alerta que alimentar animais silvestres é uma prática incorreta e inapropriada. Ele cita como exemplo uma situação comum no Pantanal: durante uma pescaria, alguém decide jogar uma piranha na margem do rio ao avistar uma onça, com a intenção de atrair o animal para tirar uma selfie e compartilhar nas redes sociais. “O turista pode até ficar satisfeito com a imagem, mas esse ato gera consequências graves. A onça começa a associar a presença de barcos com comida, o que pode representar risco para outras pessoas que nada têm a ver com essa interação”, explica.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:
Receita apreende bolsas de luxo não declaradas por passageira vinda da Europa no Aeroporto de Porto Alegre
"/> Valor das bolsas chegou a R$ 25 mil, o que ultrapassa cota de isenção para compras no exterior, explica Receita. Bolsas de luxo importadas sem declaração por passageira foram apreendidas no Salgado Filho
Divulgação/Receita Federal
A Receita Federal apreendeu quatro bolsas de marca de luxo na noite de quarta-feira (23), trazidas da Europa por uma passageira que desembarcou em Porto Alegre, e que não tinham sido declaradas. Como o valor ultrapassava a cota isenção para compras no exterior, os itens foram apreendidos.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Segundo a Receita, as bolsas valeriam cerca de R$ 25 mil. O limite para isenção é US$ 1 mil (pouco mais de R$ 5,5 mil).
O órgão relata que o primeiro ponto de entrada da passageira no Brasil foi o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP). "Mesmo transportando mercadorias com valor superior à cota de isenção, a passageira se dirigiu, em Guarulhos, pelo canal 'nada a declarar', sem informar os bens à fiscalização da Receita Federal", diz, em nota.
O Aeroporto Salgado Filho era o destino final da viagem, onde ocorreu a apreensão. Conforme a Receita, mercadorias autorizadas para importação que entram no país sem o pagamento dos tributos devidos e sem a devida declaração caracterizam a infração descaminho.
O que fazer ao trazer mercadorias importadas?
Ao trazer bens do exterior com valor superior ao permitido pela cota de isenção de US$ 1 mil, o viajante deve se dirigir ao canal “bens a declarar”, informar os produtos e pagar os tributos correspondentes.
Quando isso não ocorre, o passageiro está sujeito a sanções administrativas, como a apreensão das mercadorias e outras medidas legais previstas em norma, esclarece a Receita.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Programa que atende catadores de materiais recicláveis em Aracaju deve ser ampliado

Reunião realizada entre ministro e representantes da prefeitura e do governo do estado debateu o assunto. Catadores
Divulgação/CGJ-MA/Arquivo
Aracaju deve ampliar a participação no programa do governo federal Conexão Cidadã, que atualmente atende cerca de 150 catadores de materiais recicláveis na capital.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp
Segundo o ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência da República, uma reunião entre representantes da prefeitura e do governo do estado foi realizada, nesta sexta-feira (25), para dar os próximos passos para ampliação da oferta de políticas públicas dentro do projeto piloto, que atua em sete capitais brasileiras, incluindo Aracaju .
Ainda de acordo com ele, o programa promove uma busca ativa dos catadores e oferece um trailer com estrutura de banho e acessos a programas de saúde e outros serviços que possam promover a dignidade.
Durante a reunião, também foi apresentado à prefeitura a possibilidade de aderir ao programa do governo federal Pró-Catadores, que incentiva o investimento na cadeia produtiva dos catadores e a criação de um Comitê Intermunicipal para atender os catadores e cooperativas de autônomos.
Segundo a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, a participação da prefeitura vai ser com a oferta dos serviços. A exemplo da saúde, Fundat e Assistência Social.
Lula participa de funeral do papa Francisco e destaca 'sabedoria, coragem e compaixão' de pontífice
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a comitiva presidencial estiveram presentes na manhã desta sexta-feira (25) do funeral do papa Francisco.
Em publicação em uma rede social, Lula destacou a "sabedoria, coragem e compaixão" do pontífice.
"Eu e @JanjaLula estivemos há pouco em comitiva na Basílica de São Pedro, em Roma, na nossa primeira despedida ao Papa Francisco, compartilhando a emoção e a devoção com todos que vieram prestar as merecidas homenagens ao Santo Padre. Que sua sabedoria, coragem e compaixão sigam iluminando os corações de todos nós", escreveu.
Também estavam presentes a ex-presidente Dilma Rousseff, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Roberto Barroso, e os presidente do Senado e da Câmara, Davi Alcolumbre, e Hugo Motta, respectivamente.
Na publicação, Lula mencionou que estava acompanhado deles quando visitou o local onde o caixão do papa está.
- Esta reportagem está em atualização
Filhote 'radical' pega carona nas costas da mãe capivara para atravessar lagoa no interior de SP; vídeo

Biólogo explica que a cena é inusitada, pois capivaras não possuem patas feitas para agarrar nos pelos das mães e, normalmente, preferem entrar na água. Filhote de capivara pega carona nas costas da mãe para atrevessar lagoa em Itu
Um filhote de capivara decidiu que não queria molhar as patinhas e subiu nas costas da mãe para atravessar uma lagoa, em Itu, interior de São Paulo. A cena foi registrada por câmeras de monitoramento da vida selvagem do Núcleo da Floresta de São Roque (SP). Assista acima.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
O flagrante da "carona radical" aconteceu na segunda-feira (21), em uma lagoa do bairro Itaim Mirim. Na imagem, é possível ver a pequena capivara se esforçando para se equilibrar nas costas da mãe, enquanto seus irmãos seguem dentro da água.
Segundo o biólogo Rafael Mana, da equipe de veterinários do Centro de Reabilitação Animal Silvestre (Cras) Núcleo da Floresta de São Roque (SP), a cena é incomum, uma vez que capivaras normalmente preferem entrar na água e seguir as mães.
"É muito curioso um comportamento desse, porque capivaras normalmente não sobem em cima da mãe. Os filhotes, eles vão acompanhando a mãe pela água. Este é um filhotinho bem radical", comentou.
Filhote de capivara foi flagrando 'pegando carona' nas costas da mãe em Itu (SP)
Núcleo da Floresta/Reprodução
De acordo com o biólogo, provavelmente a mãe chamou os filhotes que estavam em um barranco para mudar de lugar. E, ao invés de entrar na água como os irmãos, um filhote acabou subindo nas costas da mãe capivara.
Algumas espécies possuem o costume de carregar os filhotes nas costas, como saruês, cuícas, macacos, tamanduás e preguiças. Isso porque as patas destes animais têm características que permitem que eles se agarrem nos pelos. Já as capivaras possuem patas feitas para cavar e nadar, o que, segundo Rafael, torna o flagrante ainda mais curioso e engraçado
O biólogo ainda salienta que as capivaras são animais protegidos por lei e que possuem importante função ecológica. "As capivaras acabaram ficando mal vistas com a questão da febre maculosa e tudo mais, como um animal malquisto dentro dos condomínios, mas são animais muito legais, bonitinhos e importantes", finalizou Rafael.
Capivaras são animais protegidos por lei, segundo biólogo de São Roque (SP)
Núcleo da Floresta/Reprodução
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Eldorado, SP, confirma primeiro caso de febre Oropouche; paciente morre
Paciente, de 68 anos, era morador da zona rural. Vale do Ribeira tem 22 casos confirmados. Febre Oropouche é causada pelo mosquito maruim (mosquito-pólvora ou borrachudo)
Foto: Reprodução/SES
A Prefeitura de Eldorado, no interior de São Paulo, confirmou o primeiro caso de febre Oropouche na cidade. O paciente, um idoso de 68 anos, também foi diagnosticado com leptospirose e morreu. A administração municipal informou que não dá, portanto, para associar a causa da morte à Oropouche, e que o homem teve insuficiências cardíaca e hepática.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Conforme apuração da TV Tribuna, afiliada da Globo, a vítima foi identificada como Sebastião Prado, morador do bairro Areado, na zona rural.
Ao g1, o diretor municipal de Saúde, Lineu Pinto, informou que este é o primeiro caso confirmado de Oropuche na história de Eldorado. As amostras foram coletadas no dia 10 de abril, levadas para análise no Instituto Adolfo Lutz e divulgada na quinta-feira (24).
A doença é causada por um vírus transmitido pelo mosquito Culicoides paraensis (maruim ou mosquito-pólvora) e tem como sintomas: febre alta, dores musculares, de cabeça e articulares, além de calafrios, náuseas e tonturas.
Em nota, a prefeitura informou que segue monitorando a situação e tomando as medidas cabíveis. "A comunidade pode buscar informações (sobre a doença) diretamente com a equipe do Pronto Atendimento, no Departamento de Saúde ou na Vigilância Sanitária”.
Conheça métodos de prevenção, segundo o governo estadual:
Evitar áreas com maior reincidência de casos;
Evitar o contato com áreas de ocorrência e/ou minimizar a exposição às picadas dos vetores;
Usar repelentes;
Usar roupas claras que cubram a maior parte do corpo e aplique repelente nas áreas expostas da pele;
Limpeza de terrenos e de locais de criação de animais;
Recolhimento de folhas e frutos que caem no solo;
Uso de telas de malha fina em portas e janelas.
Vale do Ribeira
Em nota, a Secretaria de Saúde de São Paulo informou que o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) confirmou 22 casos autóctones [nativos] de Oropouche no Vale do Ribeira neste ano, "com possível local de infecção na região de Registro (Cajati, Juquiá, e Miracatu), sem registro de óbitos".
O Instituto Pasteur informou que, em 2024, foram coletadas amostras de mosquitos e foram identificados Culicoides paraensis, que estão relacionados à transmissão da doença. "Em fevereiro deste ano, um projeto de estudos sobre o tema foi aprovado e segue em fase de implantação".
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Assista ao Gazeta Meio Dia

Fique bem informado com o seu jornal da hora do almoço. Assista ao Gazeta Meio Dia Fique bem informado com o seu jornal da hora do almoço.
https://g1.globo.com/es/espirito-santo/ao-vivo/ao-vivo-assista-gazeta-meio-dia.ghtml
Assista ao JAP2 desta sexta-feira (25)
Participe pelo (96) 99112-6310 Assista ao JAP2 desta sexta-feira (25) Participe pelo (96) 99112-6310 O g1 transmite ao vivo, diariamente, os telejornais Bom Dia Amapá (7h), JAP1 (11h45) e JAP2 (19h05).
https://g1.globo.com/ap/ao-vivo/assista-ao-bom-dia-amapa-desta-sexta-feira-25.ghtml
Ao tentar fugir por muros e telhados, procurado pela Justiça é preso em Dracena
Ocorrência ocorreu nesta sexta-feira (25), no Centro. Um homem, que estava sendo procurado pela Justiça, foi preso, nesta sexta-feira (25), no Centro, em Dracena (SP).
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
O caso ocorreu por volta das 11h.
De acordo com a Polícia Militar, o suspeito foi localizado e fugiu em uma motocicleta.
Durante a perseguição policial, para não ser pego, o homem pulou muros e telhados de várias residências, mas acabou sendo capturado e preso.
Ainda conforme a Polícia Militar, a ocorrência ainda está em atendimento.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Bom Dia Cidade - Ribeirão e Franca

Transmissão encerrada. Bom Dia Cidade - Ribeirão e Franca Transmissão encerrada.
https://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/ao-vivo/bom-dia-cidade-ribeirao-preto.ghtml
Período chuvoso em AL deve ser de baixo volume de água e seca severa no semiárido, diz meteorologista

No início do ano, a seca fez 35 municípios alagoanos decretarem estado de emergência. Previsão é que esse ano os sertanejos enfrentem uma das maiores secas registradas em Alagoas. Previsão é que o semiárido alagoano sofra com a escassez de chuva esse ano
Ascom/Governo de Alagoas
A falta de chuva no semiárido alagoano não deve ser aliviada pelo período chuvoso. A previsão meteorológica é de volume baixo de chuva e seca severa no Sertão. A preocupação é que o déficit hídrico cause prejuízos para a agricultura e pecuária na região. Em janeiro, a seca fez 32 municípios decretarem situação de emergência.
📲 Participe do canal do g1 AL no WhatsApp
Em entrevista ao g1 AL, o superintendente de Prevenção em Desastres Naturais, Vinícius Pinho, disse que a situação é semelhante às secas históricas registradas no estado entre os anos de 2012 e 2017.
"Essas chuvas abaixo da normalidade no semiárido nos preocupa. Esse é o período de recarga hídrica, ou seja, onde se guarda água para os próximos meses. A situação já é difícil e a pouca chuva que deve vir na quadra chuvosa deve agravar esse quadro ainda mais".
A falta de chuva no sertão alagoano deixou milhares de famílias sertanejas sem água nos reservatórios no início do ano. Dos 102 municípios, mais de trinta tiveram o decreto de situação de emergência reconhecido pela defesa civil nacional.
A previsão é que os dias secos continuem, seguidos de chuva intensa em um curto espaço de tempo e altas temperaturas.
"É importante ressaltar que, durante a quadra chuvosa, teremos temperatura acima da normalidade e com dias consecutivos secos. Esses dias podem ser seguidos por dias de chuva intensa em um curto espaço de tempo, o que é perigoso. O nosso final de ano no semiárido deve ser bem difícil na questão da seca", apontou o meteorologista.
Na quarta-feira (24), a Defesa Civil Estadual apresentou um plano plano de respostas a desastres para o período chuvoso. Participaram da reunião representantes das defesas civis municipais e da segurança pública.
VÍDEO: Chuvas de verão estão atrasadas no sertão de Alagoas
Chuvas de verão estão atrasadas no sertão de Alagoas
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Leia mais notícias da região no g1 AL
Concurso do Idema: edital é publicado com 180 vagas e salários iniciais de R$ 5.118,52

Inscrições começam no dia 28 de abril e seguem abertas até 30 de maio. Cargos são de analista ambiental, analista administrativo e fiscal, voltados a profissionais com ensino superior. Sede do Idema, em Natal
Idema/Divulgação
O governo do Rio Grande do Norte publicou nesta sexta-feira (25) o edital do concurso público para o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema). Ao todo, são oferecidas 180 vagas com salários inicias de R$ 5.118,52.
Segundo o governo, este será o primeiro concurso público para o órgão, que já tem 40 anos.
As inscrições começam no próximo dia 28 de abril e seguem até 30 de maio no site do Instituto AOCP. Já as provas serão realizadas no dia 27 de julho. A taxa de inscrição é de R$ 150.
O edital oferece 113 vagas para Analista Ambiental, 27 para Analista Administrativo e 40 para Fiscal Ambiental. Todos os cargos são voltados para profissionais com ensino superior.
As vagas de Analista Ambiental contemplam 24 áreas de formação, incluindo biologia, engenharia ambiental, geologia, arquitetura, pedagogia e antropologia.
Já os cargos de Analista Administrativo abrangem 10 áreas, como administração, direito, contabilidade e jornalismo.
O cargo de Fiscal Ambiental exige formação superior em qualquer área.
A validade do concurso será de dois anos a partir da homologação do resultado, podendo ser prorrogada por igual período.
Provas
As provas objetivas serão divididas entre conhecimentos gerais e específicos. A primeira parte abordará língua portuguesa, história do Rio Grande do Norte, aspectos geoeconômicos do estado e informática.
A segunda parte da seleção contempla conteúdos específicos dos cargos pretendidos, além de legislação ambiental (federal e estadual).
Todos os candidatos também passarão por prova discursiva. Ambas as etapas são de caráter eliminatório e classificatório.
Veja os vídeos mais assistidos no g1 RN
Região de Campinas tem feirões de emprego com 2,6 mil vagas; veja as cidades e como se candidatar

Seleções acontecem em Paulínia, Vinhedo e Campinas. Na metrópole, evento acontece nesta sexta-feira, a partir das 9h. Carteira de trabalho, em imagem de arquivo
Agência Brasília
Campinas (SP), Paulínia (SP) e Vinhedo (SP) promovem feirões de emprego com 2.636 vagas. As seleções serão realizadas individualmente em cada cidade. Confira, abaixo, como se candidatar.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
São oportunidades em diversas áreas e a seleção começa nesta sexta-feira (25) em Campinas. Em Paulínia e Vinhedo, o feirão acontece neste sábado (26).
Campinas
A Prefeitura de Campinas oferece, por meio da Secretaria de Trabalho e Renda, 950 vagas em diversas áreas nesta sexta-feira (25). O feirão vai acontecer no Shopping Parque das Bandeiras, das 9h às 16h.
As oportunidades serão oferecidas por 18 empresas participante, com equipes presentes no processo seletivo para que sejam realizadas entrevistas e encaminhamentos durante o evento. Esta é a 7ª edição do Feirão de Emprego e Oportunidades.
Como participar? 🤔Os interessados precisam ir presencialmente ao local e devem levar documento com foto, carteira de trabalho e currículo atualizado. O shopping fica localizado na Avenida John Boyd Dunlop, número 3.900, no Jardim Ipaussurama.
Os salários variam entre R$ 1.518 e R$ 3.649, com destaque para as 43 oportunidades para operador de caixa, 33 para repositor, 30 para auxiliar de limpeza e 20 para fiscal de piso.
Paulínia
Já em Paulínia, o feirão acontece neste sábado, com 1.086 vagas de emprego em 20 empresas. O evento vai acontecer no Paço Municipal, das 9h às 15h.
As vagas são exclusivas para moradores da cidade, em todos os níveis de escolaridades e idade. As funções vão desde as áreas administrativas até operacionais. Veja a relação das vagas completa.
Os interessados precisam estar cadastrados no Emprega Paulínia. Para o cadastro é necessário os seguintes documentos:
Cartão PIS
CPF
RG ou CNH
Título de Eleitor
Comprovante de residência (em nome do candidato; caso o imóvel seja alugado, - apresentar o contrato)
Carteira de Trabalho
Além das oportunidades de emprego, o evento vai contar com orientações para jovens a partir de 14 anos que pretendem ingressar no mercado de trabalho.
Vinhedo
Em Vinhedo, são 600 vagas em diferentes funções. O feirão acontece neste sábado (26), das 8h às 12h, na Central SIM, que fica localizado na Rua Monteiro de Barros, nº 17 Centro.
Para se candidatar, os interessados devem levar Carteira de Identidade Nacional, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), carteira de trabalho física ou digital e currículo atualizado. Confira as vagas disponíveis:
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
VÍDEO: perseguição policial assusta pedestres em parque de Brasília

Polícia Civil tentou prender homem, mas ele não foi localizado. Seguranças do local informaram que não houve troca de tiros, apenas uso de bombas de efeito moral. Perseguição Policial no Parque Olhos D'água na Asa Norte, em Brasília.
Uma perseguição policial assustou pedestres no Parque Olhos D'água, na Asa Norte, em Brasília, na noite desta quinta-feira (24). As policiais Militar e Civil tentavam prender um homem que fugiu, mas não foi localizado.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Seguranças do parque informaram que não houve troca de tiros, apenas uso de bombas de efeito moral. Imagens feitas por moradores mostram um helicóptero e policiais com lanternas (veja vídeo acima).
👉 O parque está funcionando normalmente nesta sexta-feira (25).
A perseguição aconteceu por volta das 18h40, quando havia uma grande movimentação de pessoas caminhando.
Segundo a 2ª Delegacia de Polícia da Asa Norte, a corporação cumpria mandados de prisão e um dos suspeitos entrou no parque. Policiais fecharam as saídas, mas não conseguiram prender o homem.
A polícia não informou quantos suspeitos eram procurados na região e nem os crimes que teriam cometido.
Polícia persegue suspeito no Parque Olhos D'água na Asa Norte, em Brasília.
reprodução
👉 Moradores da Asa Norte já protestaram por mais segurança no parque. Em dezembro de 2024, houve uma tentativa de estupro no local.
LEIA TAMBÉM:
CORPOS EM CAMINHONETE: entenda quem é quem na briga por ciúmes que resultou em duas mortes no DF
PRESENTE: morador de Brasília que encontrou papa Francisco recebeu imagens de um desconhecido
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.
Por que Zelensky não pode e não vai desistir da Crimeia
Saiba por que presidente da Ucrânia descarta reconhecer controle russo sobre a península - condição prevista como parte de plano de paz de Trump para por fim ao conflito na região. Vladimir Putin inicialmente negou ter qualquer relação com a captura da Crimeia pela Rússia em fevereiro de 2014, quando misteriosos soldados de elite mascarados, vestindo uniformes verdes e não identificados, tomaram o parlamento local e se espalharam pela península.
Esses "homenzinhos verdes" marcaram o início da guerra da Rússia na Ucrânia, que culminou com a invasão em grande escala em 2022.
O futuro da Crimeia está agora no centro do plano de paz do presidente Donald Trump e levou o ucraniano Volodymyr Zelensky a descartar o reconhecimento do controle russo sobre a península.
Os termos exatos do plano não foram divulgados, mas relatos sugerem que ele incluiria o reconhecimento da Crimeia pelos EUA como parte legal da Rússia.
Para Trump, a península sul da Ucrânia foi "perdida anos atrás" e "nem sequer faz parte da discussão" nas negociações de paz.
Mas seria inconcebível para Zelensky renunciar à Crimeia como parte indivisível da Ucrânia.
Nas palavras da deputada da oposição Iryna Gerashchenko, "a integridade territorial e a soberania são uma linha intransponível para a Ucrânia e os ucranianos".
Trump ressaltou que "se [Volodymyr Zelensky] quer a Crimeia, por que não lutou por ela há 11 anos, quando ela foi entregue à Rússia sem que um tiro fosse disparado?"
Poucos tiros foram disparados, mas a Crimeia foi tomada à mão armada durante um vácuo de poder.
Mais tarde, Putin admitiu ter planejado a apropriação de terras em uma reunião que durou a noite toda com seus representantes, dias depois que o líder pró-Rússia da Ucrânia foi deposto em Kiev.
Crimeia é um obstáculo para Trump
Para o líder americano, com pressa de garantir um acordo de paz, a Crimeia pode se tornar um grande obstáculo.
Trump está certo ao dizer que há pouca chance de a Ucrânia recuperar a Crimeia em um futuro próximo, e na realidade ela está — de fato — sob controle russo. Mas isso está longe de significar que esse controle seja reconhecido como legal.
Zelensky aponta para uma "declaração da Crimeia" de 2018 do então Secretário de Estado de Trump, Mike Pompeo.
Pompeo disse que os EUA rejeitaram "a tentativa de anexação da Crimeia pela Rússia" e manteriam essa posição até que a integridade territorial da Ucrânia fosse restaurada.
A implicação de Zelensky é que Trump apoiou a Ucrânia na Crimeia naquela época e deve manter isso agora.
Se uma apropriação de terras não reconhecida pela comunidade internacional for aprovada pelos EUA como legal, o que isso significaria para o direito internacional e os princípios da Carta da ONU?
Semanas após o início da invasão em larga escala pela Rússia, houve uma proposta inicial em Istambul, na Turquia, para deixar a questão de lado e que ela fosse resolvida por Rússia e Ucrânia nos próximos 10 a 15 anos.
A ideia não pegou, mas foi uma forma de superar aquele obstáculo.
Zelensky limitado pela constituição ucraniana
Zelensky foi categórico ao afirmar que não tinha poder para entregar a Crimeia: "Não há nada a discutir aqui. Isso é contra a nossa Constituição."
O Artigo 2 da Constituição afirma que a soberania da Ucrânia "se estende por todo o seu território", que "dentro de sua fronteira atual é indivisível e inviolável".
Qualquer mudança no território da Ucrânia deve ser submetida a um referendo nacional, que deve ser autorizado pelo Parlamento ucraniano.
Não é só o presidente Trump que tem problemas com Kyiv. A Rússia também vê a Constituição ucraniana como um "obstáculo" aos esforços de paz.
Constituições podem ser mudadas, mas não enquanto a Ucrânia estiver sob lei marcial.
Aprovar a anexação ilegal da Rússia não seria apenas uma linha intransponível para a Ucrânia, mas seria um precedente terrível para países como a Romênia, que fazem fronteira com o Mar Negro.
E esse precedente seria sentido muito além do Mar Negro.
A Rússia tem algum direito de reivindicar a Crimeia?
Por razões históricas, os russos há muito veem a Crimeia como parte de seu território e Putin falou de um "vínculo vivo e inquebrável" com a península, com seus resorts no Mar Negro e clima ameno de verão.
Mas a Crimeia, juntamente com o resto da Ucrânia, votou por sua independência da União Soviética em colapso em 1991 e Kiev permitiu que a Rússia arrendasse o porto de Sebastopol como base para a Frota do Mar Negro.
Após sua anexação em 2014, Putin procurou consolidar o controle da Rússia sobre a Crimeia, primeiro com uma ponte de 19 km construída sobre o Estreito de Kerch em 2018 e depois capturando uma ponte terrestre ao longo da costa do Mar de Azov em 2022.
Putin considerou que estava corrigindo um erro infligido à Rússia quando o líder soviético Nikita Khrushchev transferiu a Crimeia para a Ucrânia em 1954. A Rússia, disse ele, "não foi simplesmente roubada, foi saqueada".
A Crimeia foi anexada pela primeira vez pela Rússia czarista sob Catarina, a Grande, em 1783 e permaneceu em grande parte parte da Rússia até a decisão de Khrushchev.
Rússia e Ucrânia eram repúblicas soviéticas, então a devolução em 1954 não foi uma concessão tão dramática para o Kremlin naquele momento.
Mais da metade da população da Crimeia era russa, em grande parte porque a maioria original da população de tártaros da Crimeia tinha sido deportada pelo ditador soviético Stalin em 1944.
Os tártaros só puderam retornar à Crimeia após o exílio em 1989, quando a União Soviética se desfez, e agora eles representam cerca de 15% da população da Crimeia.
A Rússia rapidamente organizou um referendo em março de 2014, mas ele foi rejeitado como uma farsa pela comunidade internacional e a Assembleia Geral da ONU adotou uma resolução apoiando a soberania ucraniana.
O Tribunal Penal Internacional decidiu que a atividade da Rússia na Crimeia equivalia a "ocupação contínua".
Refat Chubarov, presidente do Mejlis, um órgão que representa os tártaros da Crimeia, insistiu que a Ucrânia rejeite categoricamente qualquer concessão territorial em troca da paz.
"A Crimeia é a terra natal do povo indígena tártaro da Crimeia e parte integrante da Ucrânia", disse ele.
A Crimeia pode não ser o único problema
O plano de paz de Trump ainda não foi divulgado, mas de acordo com vários relatórios e comentários de autoridades americanas, a Ucrânia seria obrigada a aceitar outras condições difíceis.
A ocupação russa de quase 20% da Ucrânia seria de fato reconhecida por trás das linhas de frente existentes, congelando efetivamente o conflito em quatro regiões ucranianas: Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia.
Isso seria apoiado por uma "robusta garantia de segurança", de acordo com o veículo de comunicação americano Axios, presumivelmente apoiada por uma força de paz envolvendo Reino Unido e França, mas não os EUA.
Haveria uma promessa de não admitir a Ucrânia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), embora ela pudesse se juntar à União Europeia.
Todas as sanções americanas contra a Rússia seriam suspensas e a cooperação econômica com os EUA seria aprimorada.
A Axios também sugere que a Rússia devolveria uma pequena área de Kharkiv ocupada e permitiria à Ucrânia "passagem desimpedida" pelo rio Dnieper, enquanto os EUA assumiriam o controle da usina nuclear em Zaporizhzhia, tomada pela Rússia em 2022.
E há um acordo entre os EUA e a Ucrânia para compartilhar os lucros da mineração, que o primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmyhal, deve fechar com os EUA até sábado (26/4).
Esta reportagem foi escrita e revisada por nossos jornalistas utilizando o auxílio de IA na tradução, como parte de um projeto-piloto.
Julgamento de feminicídio de personal trainer acontece nesta sexta-feira
Réu vai a júri em Montenegro. O júri foi suspenso em março. Julgamento de feminicídio de personal trainer acontece nesta sexta-feira Réu vai a júri em Montenegro. O júri foi suspenso em março. O júri está previsto para começar às 8h desta quinta-feira (6). . Alexsandro Alves Gunsch, de 48 anos, responde pelo feminicídio da personal trainer Débora Michels Rodrigues da Silva, . Julgamento havia sido marcado para março, mas foi suspenso após o réu dispensar a advogada. . Júri reinicia com um novo advogado na defesa de Alexsandro.
ExpoZebu, Barão Vermelho e Mercado de Pulgas: veja como aproveitar o fim de semana em Uberlândia, Uberaba e Patos de Minas

O g1 preparou uma lista diversa com atrações culturais agendadas para os dias 25 a 27 de abril. Parque Fernando Costa sedia a Expozebu, em Uberaba
ABCZ/Divulgação
O Diversão e Arte do fim de semana de 25 a 27 de abril conta com diversas atrações da musica sertaneja, rock, orquestra e outras atrações para todos os gostos. Confira a programação cultural feita pelo g1 nas cidades de Uberlândia, Uberaba e Patos de Minas.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
Aproveite para divulgar seus eventos em nosso e-mail g1@tvintegracao.com.br ou pelo WhatsApp (34) 9-9907-9152. Os interessados podem enviar vídeos sobre atrações culturais que desejam divulgar no g1, como foto e texto. O importante é ter informações básicas como:
nome da atração;
dia, local e horário da apresentação;
preço da entrada/ingressos;
telefone de contato para que os interessados tirem dúvidas.
Ainda durante o fim de semana, a prefeitura tem diversos espaços culturais de Uberlândia com exposições, espetáculos e outros eventos divulgados no site.
Veja a seguir a programação cultural da região desta sexta-feira até o próximo domingo (27).
Espetáculo "Oresteia Ésquilo" tem entrada gratuita na UFU
Divulgação
Uberlândia
Oresteia Ésquilo - Tragédia em Três Atos
Quando: 25 e 26 às 19h em Abril;
Horário: às 19h;
Local: UFU Santa Mônica, Bloco 3M - Sala Ana Carneiro;
Informações: O espetáculo “Oresteia” é baseado na trilogia de tragédias gregas de mesmo nome, composta por “Agamemnon”, “Coéforas” e “Eumênides”. A entrada é gratuita com chegada de 30 minutos para retirar a senha.
O humorista Agilmar Ferreira tem show no Teatro Municipal
Reprodução/Facebook
Fora do Quintal com Agilmar Ferreira
Quando: 25 de abril;
Horário: às 20h;
Local: Teatro Municipal;
Informações: Os ingressos variam de R$ 40 a R$ 80.
Banda Mafu e Tarja-Preta
Quando: 25 de abril;
Horário: às 23h45;
Local: Avenida Floriano Peixoto, nº 39, Centro;
Informações: Os ingressos podem ser adquiridos a partir de R$ 30.
Mercado de Pulgas - Antiguidades e colecionismo
Quando: 27 de abril;
Horário: 10h às 16h;
Local: Entrada principal do Mercado Municipal;
Informações: Entrada gratuita.
Mercado de Pulgas acontece esse fim de semana
Arquivo Secretaria de Governo e Comunicação/PMU
Black Pantera
Quando: 26 de abril;
Horário: às 23h;
Local: Avenida Araguari, nº 9, Bairro Martins;
Banda tem show esse fim de semana em Uberlândia
Ênio César / Divulgação
Concerto Associação Musical Cultura Estudos Saberes Arco e Resiliência
Quando: 26 de abril;
Horário: às 19h;
Local: Teatro Municipal;
Informações: Sob regência do professor Klebes César, a orquestra experimental e formada por crianças, adolescentes e jovens instrumentistas. Os ingressos custam a partir de R$ 15.
Orquestra composta por jovens e crianças tem apresentação no Teatro Municipal
Divulgação
Roxane Circus
Quando: 2 de abril;
Horário: às 20h;
Local: Avenida Doutor Vicente Salles Guimarães, nº 355, Alto Umuarama;
Informações: Os ingressos custam a partir de R$ 10.
Uberaba
Expozebu com Israel & Rodolffo, Eduardo Costa e Matogrosso & Mathias
Quando: 25 de abril;
Horário: às 20h;
Local: Parque Fernando Costa;
Informações: A Expozebu Shows chega a sua 90ª edição e tem atrações para esse fim de semana. Os ingressos a partir de R$ 77.
Matogrosso e Mathias tem apresentação na 90ª Expozebu
Érico Andrade/g1
Tributo Los Hermanos com a banda Dom Capaz
Quando: 25 de abril;
Horário: às 20h;
Local: Praça Comendador Quintino, nº 144, Estados Unidos;
Informações: Os ingressos custam R$20.
Raphael Ghanem com Stand Up Comedy
Quando: 25 de abril;
Horário: às 21h30;
Local: Centro Cultural Sesi Minas Uberaba;
Informações: Rapahael Ghanem, apresenta seu stand up comedy com o tema "Se é que você me entende", com pura improvisação. Os ingressos variam de R$ 70 à R$ 160.
Raphael Ghanem se apresenta em Uberaba
Divulgação
Expozebu com Léo Santana, Ícaro & Gilmar e Felipe & Rodrigo - Dia 2
Quando: 26 de abril;
Horário: às 20h;
Local: Parque Fernando Costa;
Informações: A Expozebu Shows chega a sua 90ª edição e tem atrações para esse fim de semana. Os ingressos a partir de R$ 77.
Felipe e Rodrigo Marcam presença na Expozebu
Ricardo Nasi/g1
Mané Galinha + Dj Eremita
Quando: 27 de abril;
Horário: às 16h;
Local: Casa di Giulietta;
Informações: Os ingressos custam a partir de R$ 27,50.
Patos de Minas
Barão Vermelho
Quando: 25 de abril;
Horário: às 22h;
Local: Rua Major Gote, 1199 Caiçaras;
Informações: Banda de rock brasileira tem abertura de turnê na cidade com o nome "Do Tamanho Da Vida" Os ingressos custam a partir de R$ 100.
Barão Vermelho se apresenta em Patos de Minas
Divulgação
Batalha Ducks City com batalha de rap
Quando: 27 de abril;
Horário: às 18h;
Local: Avenida Getúlio Vargas, Centro (Praça do Coreto).
Cultura Popular Mineira: Seu Povo e Sua Representatividade
Quando: 25 de abril;
Horário: às 9h;
Local: Biblioteca Municipal João XXIII.
Primeiro Ato com Peça teatral Sankofa
Quando: 27 de abril;
Horário: às 17h e também às 18h30;
Local: Teatro Municipal Leão de Formosa.
➡ Veja um pequeno spoiler das programações das próximas semanas:
E a Vida Continua: 3 de maio
A Bela e Fera - O Espetáculo Musical: 9 de maio
Osmar Prado e Maurício Machado com O Veneno do Teatro: 10 de Maio
Gui Santana com Nada Normal em Uberlândia: 15 de maio
Othelo - O Grande: 30 de maio
Paul Cabannes: 31 de maio
Jandira - Em Busca do Bonde Perdido: 12 de Junho
Antonio Fagundes, Christiane Torloni, Thiago Fragoso com Dois de Nós: 14 de junho
📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
Bairro devastado após enchente será deslocado e reconstruído do zero no RS

Passo de Estrela, em Cruzeiro do Sul, no Vale do Taquari, fica numa curva do rio e tinha 2 mil habitantes. Cerca de 600 casas desapareceram após a passagem do Rio Taquari, que chegou a 34 metros, 21 acima da cota de inundação. Em maio de 2024, bairro Passo de Estrela foi um símbolo da devastação no Estado
Jefferson Botega/Agência RBS
Um dos símbolos da destruição causada pela enchente de 2024 no RS, o bairro Passo de Estrela, em Cruzeiro do Sul, no Vale do Taquari, será reconstruído do zero após ser completamente devastado pela força da água. Em maio do ano passado, cerca de 600 casas desapareceram após a passagem do Rio Taquari, que chegou a 34 metros, 21 metros acima da cota de inundação.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
O anúncio foi feito pelo governo do RS e pela prefeitura de Cruzeiro do Sul na terça-feira (22) como parte do Plano Rio Grande, programa do governo estadual para financiar iniciativas de reconstrução.
Cruzeiro do Sul tem 13 mil moradores e fica à beira do Rio Taquari, um dos que mais subiram na enchente do Rio Grande do Sul.. O bairro Passo de Estrela fica em uma curva do rio e tinha 2 mil habitantes. Veja detalhes sobre a destruição em reportagem do Fantástico abaixo.
A cidade ficou marcada pelo resgate de um bebê de três meses por um helicóptero do Exército no auge da enchente. Em dezembro, a atriz Cate Blanchett, voluntária da ONU, visitou o local.
O novo bairro será reconstruído do zero, em uma região a cerca de 3 km de distância de onde ficava o Passo de Estrela original. No local antigo, será construído um parque memorial. Não serão mais permitidas habitações no local.
A região foi classificada como Área Diretamente Atingida (ADA) e incluída no Mapa Único do Plano Rio Grande como zona de alta suscetibilidade à inundação. Máquinas já trabalham para limpar o local.
"Nosso objetivo é garantir que essas pessoas nunca mais passem pela tragédia da enchente. O Novo Passo de Estrela será um símbolo de recomeço, e o parque memorial servirá para lazer e memória", disse o governador durante o lançamento do projeto.
LEIA MAIS
FANTÁSTICO: bairro teve quase todas as casas destruídas em 2024
'A gente agradece todo dia', diz mãe de bebê resgatado de helicóptero
Voluntário, viúvo, morador: como estão as pessoas marcadas pela enchente
Máquinas já trabalham na região onde deve ser erguido o Novo Passo de Estrela, no lugar de um dos bairros mais atingidos pela enchente em Cruzeiro do Sul
Jürgen Mayrhofer/Secom
Após o anúncio, o próximo passo esperado pelo governo é a elaboração dos projetos para a construção do novo bairro. Como ainda não há detalhamento de como serão feitas as novas ruas e os lotes da área, não é possível afirmar o número exato de casas que serão construídas, mas a expectativa é de pelo menos cem novas casas, segundo o governo do RS.
De acordo com o prefeito de Cruzeiro do Sul, César Leandro Marmitt (PP), no local devem ser construídos um pavilhão esportivo, uma igreja, além de comércios, escola, unidade de saúde e creches. Também estão previstas instalação de rede pluvial, novas ruas e sistema de iluminação.
Vídeos de celular reconstituem enchente que devastou bairro de 850 casas no Rio Grande do Sul
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Cassação pela Mesa Diretora da Câmara, e não pelo plenário, livra Chiquinho Brazão de ficar inelegível; entenda a regra

Se fosse cassado por votação na Câmara, Brazão estaria inelegível por 8 anos. Membros da Mesa alegam que provável condenação criminal deve impedir que ele dispute eleições. Mesa da Câmara cassa mandato de Chiquinho Brazão por ausência a sessões
A decisão da Mesa Diretora da Câmara de cassar o mandato do deputado Chiquinho Brazão por faltar a sessões plenárias, na prática, o livra da inelegibilidade – pelo menos, de forma imediata.
Pelas regras em vigor, a cassação no modelo que foi adotado não cassa os direitos políticos de Chiquinho.
Para isso, seria necessária a condenação criminal no processo que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF).
Brazão foi preso em março de 2024 como um dos suspeitos de mandar matar a vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ). Com isso, faltou a 73 sessões da Câmara no ano passado – e compareceu a 12.
Neste ano, ele aparece como ausente em todas as 32 sessões realizadas. Nenhuma das ausências está justificada no sistema da Câmara.
➡️ No último dia 12, Chiquinho foi transferido do presídio federal de Campo Grande (MS) para prisão domiciliar no Rio de Janeiro, sob monitoramento eletrônico. A autorização foi dada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
Com isso, a Mesa Diretora da Casa decidiu cassar o mandato de Brazão por ausências – uma regra que consta na Constituição Federal e dispensa a votação em plenário.
Este tipo de cassação, contudo, não tira os direitos políticos de um parlamentar.
Uma cassação por quebra de decoro parlamentar, por exemplo, exigiria que o processo já aprovado pelo Conselho de Ética da Câmara fosse confirmado pelo plenário da Casa por pelo menos 257 votos.
Neste caso, a Lei da Ficha Limpa tornaria Brazão inelegível por 8 anos a partir de 2026. O caso nunca foi pautado no plenário da Câmara. Por isso, ele permanecia deputado até agora.
Ato da Mesa Diretora da Câmara que declara a perda do mandato de Chiquinho Brazão
Câmara dos Deputados/Reprodução
PSOL comemora cassação e lamenta regra
O pedido de cassação no Conselho de Ética, que agora deve ser arquivado, foi apresentado pelo PSOL – partido de Marielle Franco.
Líder da sigla na Câmara, a deputada Talíria Petrone (RJ) diz que "já havia passado da hora do acusado de mandar matar Marielle perder seu mandato de deputado".
Mas a parlamentar diz lamentar o fato de sua cassação ter sido feita via Mesa Diretora.
"Lamento profundamente que isso não tenha acontecido via deliberação de plenário pela cassação. Claramente com objetivo de preservar os direitos políticos daquele que possivelmente mandou executar Marielle e Anderson para que ele não fique inelegível. E também para preservar seus aliados deputados em plenário para que não coloquem suas digitais na cassação", escreveu em uma rede social.
Um integrante da Mesa Diretora da Casa afirmou à GloboNews, reservadamente, que que os deputados não haviam percebido que isso preservaria os direitos políticos de Brazão.
Ainda segundo ele, Brazão vai acabar ficando inelegível com uma provável condenação no STF. O processo está nas alegações finais, última etapa antes do julgamento propriamente dito.
A Lei da Ficha Limpa também torna condenados por crimes comuns inelegíveis por oito anos a partir do fim do cumprimento da pena.
Ao g1, o advogado de Brazão, Cleber Lopes, disse que ainda avalia se vai recorrer da decisão da Mesa ao STF. Não há recurso possível na própria Câmara.
Suspeito de matar empresário em Manacapuru é preso em Manaus
Segundo a polícia, suspeito foi localizado em uma quitinete situada no Beco Guanabara, no bairro Santa Luzia, Zona Sul da capital amazonense. Suspeito de matar empresário em Manacapuru é preso; crime aconteceu em 2022
Jhayvison Custódio de Oliveira, de 33 anos, foi preso na manhã desta quinta-feira (24) durante uma operação conjunta entre policiais civis do 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), de Manaus, e da Delegacia de Manacapuru.
De acordo com informações apuradas pela Rede Amazônica, Jhayvison foi localizado em uma quitinete situada no Beco Guanabara, no bairro Santa Luzia, Zona Sul da capital amazonense.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Ele é apontado como um dos autores do assassinato do empresário André Oliveira, de 34 anos, ocorrido em outubro de 2022, em Manacapuru. O crime gerou grande comoção na cidade, já que a vítima era bastante conhecida na região.
O corpo de André foi encontrado com múltiplas perfurações de faca em um ramal próximo a uma lixeira pública do município. Na época, ele havia desaparecido após um encontro com amigos. Sua última aparição em vida foi registrada em um vídeo publicado nas redes sociais.
Além de Jhayvison, outro homem identificado apenas como “Vitor” também é investigado por participação no crime, mas continua foragido. A Polícia Civil segue com as investigações para localizar o segundo suspeito.
Mais detalhes sobre o caso serão divulgados em uma entrevista coletiva marcada para esta sexta-feira (25), na sede da Delegacia Geral, em Manaus.
Caso Yara Paulino: bebê desaparecida há mais de um mês no Acre pode não ter sido sequestrada, diz polícia
"/> g1 conversou com o delegado Alcino Souza, responsável pelo caso, que afirmou que as investigações estão avançadas. Yara Paulino foi assassinada há um mês na Cidade do Povo e a filha dela Cristina Maria sumiu no dia 15 de março. Criança foi incluída na plataforma Amber Alert, que alerta sobre desaparecidos ou sequestrados.
Reprodução
Após um mês, os responsáveis pela morte de Yara Paulino ainda não foram presos e a filha recém-nascidade dela, Cristina Maria, segue sumida. A polícia, contudo, acredita que Cristina Maria pode não ter sido sequestrada, estar viva e ainda no Acre.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
O delegado Alcino Souza, responsável pelas investigações, disse ao g1 que nenhuma linha de investigação é descartada nos dois casos e que a polícia dará uma resposta à sociedade nos próximos dias.
"Tenho esperança de encontrar essa criança viva, mas não posso dar certeza sobre isso. Acredito que esteja no estado porque pode não ter sido um sequestro, um rapto. Precisamos de mais tempo para trazer mais informações", limitou-se.
Sobre crime praticado contra Yara, ninguém foi preso até esta quinta-feira (24). "Colhemos depoimentos, ouvimos testemunhas, as investigações estão bastante avançadas e em breve teremos um desfecho. Pelo o que ouvimos, ela não maltratava os filhos, não há confirmação disso", afirmou.
Filha de Yara Paulino, que foi assassinada após boato, segue desaparecida há mais de 1 mês
Crime chocou moradores da capital
Há um mês a população da capital Rio Branco se chocava com um caso bárbaro: uma mulher foi espancada até a morte em via pública após boatos de que teria matado a própria filha, uma bebê de 3 meses. Yara Paulino era usuária de drogas e morava com três filhos no Conjunto Habitacional Cidade do Povo.
Cerca de 15 dias antes de ser assassinada por membros de uma facção criminosa, Yara chegou a avisar para alguns vizinhos que Cristina Maria, a filha caçula, tinha sumido e acusou o ex-marido e pai da menina, Ismael Bezerra Freire, de a ter levado sem sua permissão.
A foto da bebê, inclusive, foi colocada em um grupo de mensagens do conjunto habitacional com pedidos de informações. Contudo, nem o pai e nem a mãe reportaram à polícia o desaparecimento. A menina ainda não tinha sido registrada por conta de problemas na documentação da mãe.
No dia 24 de março, moradores acharam uma ossada dentro de um saco de ração e começaram a espalhar no bairro que os restos mortais seriam da criança e que a mãe, Yara Paulino, a teria matado.
Yara Paulino da Silva foi assassinada na tarde desta segunda-feira (24)
Reprodução
Membros de uma facção criminosa invadiram a casa de Yara e começaram a agredir a mulher. Ela ainda tentou fugir, mas foi alcançada e assassinada.
No dia 26 de março, a polícia inseriu os dados da pequena Cristina Maria na plataforma Amber Alert, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. No anúncio, a polícia descreve a menina como branca, de olhos castanhos, cabelos lisos e castanhos.
Caso Yara Paulino: Família espalha cartazes em busca de bebê desaparecida no Acre
Buscas
A família paterna de Cristina Maria segue espalhando cartazes com a foto e informações da menina na esperança de descobrir algum vestígio do paradeiro dela.
Os cartazes são fixados em pontos de maior movimentação de Rio Branco, como a Rodoviária Internacional, o Terminal Urbano, paradas de ônibus e estabelecimentos que ficam no trajeto para o conjunto habitacional onde a bebê morava.
O pai da bebê, Ismael Freire, segue internado em uma clínica de reabilitação.
CASO YARA PAULINO:
Veja o que se sabe sobre mulher espancada até a morte após boato no Acre
Polícia pede ajuda para achar bebê de mulher morta após boato no Acre e inclui dados em plataforma nacional
Após mãe ser morta, MP alerta para o perigo das notícias falsas: 'fake news mata'
Ex de mulher espancada até a morte após boato diz à polícia que filha do casal foi raptada no AC
Quem tiver qualquer informação relevante sobre o paradeiro de Cristina Maria, entre em contato no WhatsApp (68) 99912-2964 ou 181, garantindo o sigilo absoluto.
Reveja os telejornais do Acre
VÍDEOS: JL2 de quinta-feira, 24 de abril de 2025
Assista aos vídeos do telejornal apresentado por Priscilla Castro Assista aos vídeos do telejornal apresentado por Priscilla Castro
https://g1.globo.com/pa/para/edicao/2025/04/24/videos-jl2-de-quinta-feira-24-de-abril-de-2025.ghtml
Corpo é encontrado em estado avançado de decomposição em Botelhos, MG

Uma pessoa trabalhava no bairro Bela Vista e acionou os policiais após sentir um forte odor no local. Um corpo foi encontrado em estado avançado de decomposição na quarta-feira (23), em Botelhos (MG). Segundo informações da Polícia Militar, a guarnição foi acionada no bairro Bela Vista após uma pessoa que trabalhava no local sentir um forte odor de carne em decomposição.
O corpo foi localizado em um buraco no chão. O local foi isolado e a perícia técnica compareceu para realizar os trabalhos de praxe.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Corpo é encontrado estado avançado de decomposição em Botelhos (MG)
Divulgação: PMMG
Ainda conforme a PM, o corpo não foi identificado e a causa da morte também não foi confirmada, mas os elementos apurados até o momento sugerem que a suposta vítima tenha caído no buraco e permanecido inerte por dias até o corpo ser encontrado.
O caso deverá ser investigado pela Polícia Civil.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas
Homem que matou ex-mulher na frente da filha se entrega à polícia no Paraná; 'Está arrependido e pede desculpas'

Segundo o delegado, Ricardo Aparecido Rocha estava foragido por ter matado ex-companheira enquanto ela saía da igreja, em Nova Esperança. Em nota, os advogados de defesa dizem que ele pede desculpas à família da vítima e à filha. Ricardo Aparecido Rocha se entregou na delegacia de Maringá.
Polícia Civil (PC-PR)
Ricardo Aparecido Rocha de 42 anos se apresentou na delegacia de Maringá, no norte do Paraná, na tarde desta quinta-feira (24). Ele estava foragido por ter matado a ex-companheira Rosimara Adriana Manthay, de 40 anos, enquanto ela saia de uma igreja com a filha do casal, de 12 anos.
O crime aconteceu no dia 17 de abril, em Nova Esperança, que fica na mesma região. No dia 18, a prisão preventiva dele foi decretada e desde então ele estava sendo procurado.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Até o momento, Ricardo não foi interrogado. Contudo, conforme o delegado Diego Troncha, ele adiantou que vai se manter em silêncio sobre o caso.
O advogado de defesa de Ricardo enviou uma nota ao g1, dizendo que ele está arrependido e pede desculpas pelo o que fez.
"O Ricardo se mostrou muito arrependido pelo que fez, desde do início reitera à família da vítima e bem como a sua filha pedidos de desculpas por seu ato. Por fim, o acusado Ricardo por livre e espontânea vontade, decidiu se entregar e esta a disposição para os esclarecimentos das autoridades", informou a nota.
Ricardo segue preso na cadeia pública de Maringá.
LEIA TAMBÉM
Descaminho: Influenciadora do Paraná é presa em SC após ficar seis meses foragida
Trânsito: veja movimento das estradas do Paraná nos feriados de Páscoa e Tiradentes
Curitiba: Golpistas lucram mais de R$ 97 mil com vaquinha falsa para reconstrução de teatro da PUC
Ricardo se escondeu atrás de uma árvore para surpreender a vítima com cerca de 11 facadas, diz polícia
Rosimara Adriana Manthay, de 40 anos, foi morta pelo ex-companheiro enquanto saia da igreja com a filha.
Reprodução/Redes sociais
Segundo o delegado, Ricardo se escondeu atrás de uma árvore em uma rua escura, esperou que Rosimara passasse e a esfaqueou por pelo menos 11 vezes. Ele fugiu logo após o crime.
Conforme o boletim de ocorrência da Polícia Militar (PM-PR), Rosimara não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local.
Durante a apuração do caso, investigadores encontraram uma faca com vestígios de sangue dentro de um bueiro, próximo ao local do crime. Ela foi apreendida e encaminhada à perícia, que deverá confirmar se foi usada por Ricardo no ataque.
Investigadores encontraram uma faca com vestígios de sangue dentro de um bueiro.
Polícia Civil (PC-PR)
O delegado informou que Rosimara tinha uma medida protetiva contra Ricardo desde o dia 12 de março deste ano. Os dois ficaram juntos por aproximadamente 12 anos.
Um inquérito policial foi aberto para apurar o caso. Conforme o delegado, a pena para Ricardo pode chegar a 40 anos de reclusão, por ter cometido o feminicídio descumprindo uma medida protetiva, na presença da filha do casal, por praticar emboscada, uso de recurso que dificultou a defesa da vítima e por motivo torpe.
O corpo de Rosimara foi sepultado no cemitério municipal de Nova Esperança.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Norte e Noroeste.
Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes participa de mostra no Museu de Arte Sacra

Evento é neste sábado e Associação Pró-Festa do Divino disponibiliza ônibus para levar devotos até museu em São Paulo. Festa do Divino de Mogi já participou de edições anteriores da mostra no Museu de Arte Sacra
José Carlos Cipullo/Arquivo
Neste sábado (26), a Festa do Divino Espírito Santo ganha destaque em uma mostra especial no Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS-SP).
Com organização do MAS-SP, em parceria com a Associação Pró-Festa do Divino, a exposição promete levar um pouco da alma mogiana à capital paulista. O público pode visitar a mostra das 9h às 16h, em um espaço repleto de muita história e cultura.
O público pode conferir a exposição temática, apresentações folclóricas, oficinas culturais, comidas típicas, uma mini-quermesse e outras atrações que traduzem o espírito comunitário e festivo da celebração do Divino.
O evento celebra há 10 anos essa importante manifestação cultural e religiosa do Alto Tietê, do Estado de São Paulo e do Brasil.
A Associação Pró-Festa do Divino destaca que a mostra no Museu de Arte Sacra é um convite para que fiéis, devotos e entusiastas da cultura popular celebrem em São Paulo o orgulho de uma festa com 412 anos de fé e tradição.
Transporte até São Paulo
Para garantir a participação dos fiéis de Mogi das Cruzes, a Associação Pró-Festa do Divino colocou à disposição três ônibus gratuitos. Eles partem no sábado às 7h30, em frente à sede da Pró-Divino. Os interessados precisam reservar o lugar (leia mais abaixo).
Segundo a entidade, a iniciativa busca incentivar a presença da população nesse momento de valorização da fé e da cultura popular.
Saída dos ônibus para mostra no Museu de Arte Sacra
Quando: sábado (26)
Horário: 7h30
Onde: Associação Pró-Festa do Divino
Endereço: Avenida Francisco Rodrigues Filho, 1.232, Mogilar, Mogi das Cruzes
Reservas: 9 3437-0832 - enviar nome completo, RG e telefone para cadastro
Pela primeira vez na história Divino Espírito Santo ganha espaço no museu de arte sacra
Assista a mais notícias
Polícia Federal prende homem que armazenava mídias com cenas de abuso sexual infantil em Manaus
"/> Operação Infância Protegida resultou no cumprimento de um mandado de prisão e um mandado de busca e apreensão na manhã desta quarta-feira (24). Agentes da PF cumpriram mandado de prisão
Divulgação/PF
Um homem, que não teve a identidade divulgada, foi preso pela Polícia Federal durante a ' Operação Infância Protegida', deflagrada em Manaus na manhã desta quinta-feira (24). Na residência do suspeito foram encontradas mídias com cenas de abuso sexual infantil.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Os agentes da PF cumpriram mandado judicial de busca e apreensão na residência do suspeito. No local, foram recolhidos dispositivos eletrônicos que serão submetidos à perícia técnica para extração de elementos probatórios. A polícia não detalhou os itens apreendidos.
O suspeito foi preso em flagrante em posse de vasto material de abuso sexual infantil.
A Polícia Federal ressalta que o consumo e a disseminação de conteúdo de abuso infantil alimentam um ciclo de violência com graves impactos psicológicos e sociais.
O suspeito foi encaminhado para a Superintendência Regional da Polícia Federal no Amazonas e está à disposição da Justiça. Ele poderá responder pelos crimes de armazenamento de conteúdo de abuso sexual infantil.
LEIA TAMBÉM
Polícia Federal prende idoso que armazenava mídias com cenas de abuso sexual infantil em Manaus
Professor preso usava mães para abusar de alunas em Manaus, diz polícia
VÍDEO: Professor de jiu-jitsu é preso suspeito de estuprar ex-aluna de 15 anos em Manaus
Professor de jiu-jitsu é preso suspeito de estuprar ex-aluna de 15 anos em Manaus