Truque mnemónico que uso para memorizar as (10) categorias de Aristóteles. É só memorizar a seguinte frase: "E porque sempre que quiseres podes também recordar a lista".
(E) - (E)stado;
(P)orque - (P)aixão;
(S)empre - (S)ubstância;
(Q)ue - (Q)uantidade;
(Q)uiseres - (Q)ualidade;
(P)odes - (P)osição;
(T)ambém - (T)empo;
(R)ecordar - (R)elação;
(A) - (A)ção;
(L)ista - (L)ugar;
https://nostr.build/i/7219e6c500b853abfdcfb9af7bc33806f25f198fbe74848571195a279ea987ad.webp
Já alguma vez foram ao circo? https://www.youtube.com/watch?v=wiJGPRHkjgI
No meu entender, quem quer que se refira à Idade Média como "Idade das trevas" só prova ser um completo idiota. René Guénon tinha razão ao dizer que a prova inequívoca da jumentice moderna é a nossa dificuldade em ler uma suma de teologia do século XIII para iniciantes.
"Porque negar a Deus, o autor e o criador da inteligência, é não ter inteligência."
(Santo Atanásio, Contra os Pagãos)
Se surgisse de hoje para amanhã o partido nacional dos homossexuais, ninguém no seu perfeito juízo hesitaria pensar que "talvez" este fosse composto de dirigentes e militantes homossexuais nacionalistas. Mas o que será que leva alguém a pensar que um partido dito nacional-socialista não seja composto de socialistas?
Será mistério? Será burrice?
Fica a pergunta.
"Viver com lucidez uma vida simples, calada, discreta,
entre livros inteligentes, amando uns poucos seres."
(Nicolás Gómez Dávila)
O materialismo dialético marxista é uma sandice sem fim. Nega o princípio de identidade ao mesmo tempo que postula uma realidade composta da união de contrários, como se fosse possível diferenciar algo do seu contrário sem fazer uso desse mesmo princípio.
"What the communists have done to Christians surpasses any possibility of human understanding. I have seen communists torturing Christians and the faces of the torturers shone with rapturous joy. They cried out while torturing the Christians, ‘We are the devil.’”
(Richard Wurmbrand, Tortured for Christ)
(Ver nota anterior)
"Vem, Satanás, vem, ó caluniado dos padres e dos reis!"
(Proudhon)
"Aqui entra Satanás, o eterno rebelde, o primeiro livre-pensador e emancipador dos povos. Ele faz com que o homem se envergonhe de sua ignorância e obediência bestiais; Ele o liberta; Estampa-lhe sobre a sua fronte o selo da liberdade e humanidade, fazendo-o desobedecer e comer o fruto do conhecimento."
(Bakunin)
Perguntar não ofende: Porque é que Karl Marx travou amizade com três satanistas confessos (Moses Hess, Bakunin e Proudhon)?
Para rir um pouco:
"O defeito fundamental do pensamento vulgar reside no fato de que deseja se contentar com as impressões imóveis de uma realidade que consiste em movimento eterno."
(Leon Trotsky, O ABC da dialética materialista)
(Movimento, como já ensinava Aristóteles, é a passagem da potência ao acto. Movimento eterno é uma contradição em termos, pois requer transcurso de tempo.)






