Agora a IA é a nova hype. Promete demitir a TI inteira. De desiners a programadores; de dubladores a roteiristas e escritores; de cantores e músicos a compositores. Se dúvidar até mesmo a tia do café.
A verdade é que os empregos já estão sendo destruídos; não pelo copiloto chatGPTista, mas porque nenhuma grana será colocada na área de TI, por nenhuma empresa ou investidor, se não tiver a porra do selo IA pregado no cu de cada porra de produto.
O ditado, cale a boca e dê comida ao macaco se torna "Cale a boca e treine o GTP". Teremos tudo em IA, mesmo que não seja IA coisa nenhuma.
Quem está nesse mercado tempo suficiente, sabe que toda a patifaria das startups mascarava a verdade dura e simples de que não precisa de 100 desenvolvedores para tocar um projeto grande. Tal distorção movida à bosta do Scrum só se perpetuou porque dava dinheiro. Era a hype do momento. Não interessava se a PO lésbica de cabelo azul, contratada via recomendação dos C levels, não sabia o que era uma API; contratar dava dinheiro pelo simples fato de contratar.
Agora tudo mudou. Colocou IA na marca, o passe valoriza 3 a 5 vezes. É o novo cajuzinho do verão.
O problema é que há um plano por detrás da modinha. Um plano que vai pegar com as calças na mão todos os idiotas que embarcarem nessa palhaçada fraudulenta. De minerador biticonheiro dinheirista a empresa sólida com produtos de décadas no mercado. Quem escolher fazer o famoso shift tecnológico do momento vai estar dando, não vendendo, a sua alma e seu patrimônio ao capiroto.
Que se lasquem.
Primeiro vieram as clouds. Sob o pretexto de economia de recursos, até o TSE colocou seus dados numa. O resultado do tal movimento serveless entregou muito pouco do que prometeu, encareceu e aumentou enormemente a complexidade de gerenciamento, e tirou o controle das empresas sobre os seus próprios servidores.
O interessante é que o apelo que convenceu as empresas de cometerem tal estultícia era a promessa de solucionar problemas de gestão de recursos de infra que já estão solucionados há pelo menos uma década. A mudança, porém, foi tão radical, que não é mais possível reverter a besteira feita sem muito sofrimento e custo.
Parabéns aos gerentes de CPD da década de 90, que ficavam de 4 com a cuequinha molhada sempre que chegava um gerente de contas da IBM na porta da empresa para oferecer bugigangas.
Qualquer semelhança a representantes farmacêuticos na porta de consultórios médicos não é mera coincidência.
Alguém neste post comentou sobre pax americana, tentando justificar essa merda. O governo americano é um dos governos mais mentiroso, traidor e persecutório da história moderna. Abriu suas pernas para a elite neo farisaica e empurrou goela baixo o sistema monetário mais satânico jamais criado. Tem que ser muito burro para se identificar com uma entidade dessa natureza, enquanto indivíduo completamente desprovido de meios de ação.
Não fico surpreso o povo americano ter engolido a trolha pandêmica seguida da fraude eleitoral do século.
Como eu disse, esta tecnologia é um hoax. O mais perigoso scam jamais criado. E estão todos indo para os braços do leviatã, felizes da vida, molhadinhos como uma puta em dia de movimento no puteiro.
Se o ChatGPT 4o elabora um texto melhor que você, significa que você não sabe escrever e/ou nem sabe ler ao ponto de identificar um bom texto.
Qualquer pessoa minimamente alfabetizada deve ser capaz de, não só identificar um bom texto, como até mesmo um plágio ou um estilo plagiado de outro autor.
Se esses geradores de lero-lero são capazes de melar a cueca de homens feitos, eu só posso pensar que estamos lidando com analfabetos.
A ascensão da IA está intrinsecamente ligada ao crescimento da burrice humana. Simplesmente nunca em nenhum momento alguma IA me respondeu algo útil, seja paga ou gratuito. O nível de aproveitamento dessa tecnologia para mim é zero. Não me ajuda em código, não me ajuda em geração de texto, e não me ajuda em pesquisa e indexação de dados sem um extenso trabalho de direcionamento que, no final, representa uma jaula, um sandbox que limita o escopo de todo e qualquer processo criativo. O males do uso em longo prazo desta tecnologia são inimagináveis.
Quando uma IA generativa baseada em modelos de linguagem responder tudo que você quer, do jeito que você quer, não quer dizer que tal IA ficou inteligente, significa apenas que você ficou burro no nível suficiente para não perceber a diferença.
Risadinha é argunento de puta. Exipla aí o protocolo tecnicamente, campeão, já que é tão fodão. Vai lá. Põe aí uns comentários com os códigos fontes explicando como essa merda faz a mágica, junto com a explicação da infra envolvida, ou vale a bosta da sua boca.
Só o que tem por aí é protocolo mágico, quase não auditado e com um alto potencial de fraude. Teve um sujeito lá em El Salvador que confiou num certo plugin e tomou no toba. Vai fundo e confia.
Você dizer isso é que não quer dizer nada. Renata com algo concreto ou não questione.
Não entendo, e jamais vou entender, esta pagacao de pau para a tecnologia mais cetralizante e perigosa que já apareceu na face da terra.
Esta merda está destruindo tudo que toca, sem entregar absolutamente nada do que prometeu até agora, mascarando a programação mais porca que já vi desde a era web tableless.
Eu fico imaginando se com o protocolo https://www.uma.me/ será possível ter reversão de transação. Acho difícil pois as instituições são diferentes e podem estar inclusive em jurisdições diferentes. Tipo, o Xapo Bank já tem UMA e eu consigo enviar do Xapo para a Ripio usando o protocolo UMA, que funciona como um "Pix" universal. Vejo que a Foxbit e o Mercado Bitcoin vão aderir também.
O problema é que esse pessoal nunca fala do que está acontecendo por debaixo do capô. Tudo maravilhoso até alguém se fuder com alguma programação porca. Isso tudo é uma boa merda. Já está ficando mandatório o homem começar a escrever suas próprias ferramentas. Eu, sinceramente, não confio em código que não fui eu que escrevi. Aberto ou não.
Que raciocinar como se essa porcaria fosse algo real confere poder a essas mega corporações, além de cometer o pecado de acreditar na mentira?
Quando vocês vão entender que IA é um hoax?
"É mais fácil para o macaco mudar a árvore de lugar ou se mudar de árvore?" https://www.youtube.com/watch?v=hoq_GdhBjIA
Existe um contraponto a está afirmação: Quer mudar a mentalidade de um homem medíocre, mude ele de lugar.
nostr:note1ngjvg6wxgsjj3m0un7a2nun0afay0vz3tgpwdn6lprj2kmduxugqjm7d3w
Então, ou o cliente passa a ser mais robusto, ou o ecossistema se relays precisa ser diversificado, especializado e tornado apto para rodar localmente em anonimato e sem muita configuração
Someone should tell him about the wonders of NIP-34 decentralized git repos: nostr:nevent1qqszg0fy6zv9l5pw0wmkg2l46ze9n3nze5533lpzclxf5wssqy4ps2sprfmhxue69uhhyetvv9ujuam9wd6x2unwvf6xxtnrdaksxmxnrw
A ideia é boa mas acho pouco provável dar certo. O caráter efêmero do Nostr não me convence que gigabytes de código estarão seguros na rede. E se vai escalar.
Enquanto os clientes não conseguirem compartilhar seus dados mais densos através de um bom esquema P2P, anônimo e sem o maldito IP pelo caminho, de forma independente dos relays, eu só vejo o Nostr como uma boa plataforma para compartilhar notas e outras pequenas coisas através de relays.
Eu não gosto da ideia de relays especializados. Eu odeio a ideia de qualquer tipo de servidor que não rode na minha rede local. E um leigo não vai conseguir rodar seu próprio relay.
Quando vão entender que o animado verdadeiro só existe no âmbito da rede local?
Se a ideia do Nostr não engloba o anonimato, qual o sentido dessa plataforma? A guerra contra censura já foi perdida. Até o BTC perdeu esta guerra. Agora o que resta é o anonimato. A possibilidade de agir sem represália.
Enquanto um leigo não conseguir facilmente rodar seu relay localmente de forma anônima, eu só vejo uma colmeia se abelhas desprotegidas esperando serem atacadas por um enxame de vespas predadoras do estado.
Eu faria postagens polemicas via uma nsec específica pra isso e através de tor. E usaria minha nsec principal para ler, curtir ou fazer postagens neutras. No meu caso específico uso este pseudônimo para tudo e uso tor. Isso garante uma segurança adicional.
Não são, nem serão em tempo próximo. Para isso ocorrer os motores de busca precisam ser treinados para se conectarem via socket.io nos relays para indexarem tudo. A arquiteta do Nostr meio que é uma antítese das boas práticas de SEO deles.
Entretanto, isso não será impossível. Inclusive sua dúvida levanta uma questão. Robôs de busca comum ou se IA precisam ser proibidos na rede Nostr. Sei que proibido é uma palavra muito feia mas, na minha opinião, isso é uma questão de segurança, sobretudo para brasileiros e chineses.
Um ponto importante aqui é anonimato. Você escolheu entrar associando sua persona real à plataforma. Não é uma boa prática na minha opinião. Estamos numa ditadura comunista em fase de expurgo.
