8 de janeiro: ‘Argentina prender exilados é ilegal’, diz Eduardo Bolsonaro
O deputado federal https://www.camara.leg.br/deputados/92346
(PL-SP), que também atua como secretário de Relações Institucionais e Internacionais do PL, afirmou que "prender exilados na Argentina é ilegal". O parlamentar se referiu às prisões de dois brasileiros, acusados pelo 8 de janeiro, que estavam no país. O parlamentar condenou a decisão da Justiça do país sul-americano por meio de uma nota pública, divulgada neste sábado, 16.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/
em Oeste
“Foi com muito pesar que tomei ciência sobre a prisão dos exilados políticos na Argentina”, escreveu o deputado. “Infelizmente, eles foram presos mesmo possuindo pedido de asilo político, que concede proteção legal contra qualquer tentativa de extradição por parte do Estado brasileiro. Ao que parece, a prisão foi feita de forma ilegal, por um juiz vinculado a esquerda radical argentina.”
Eduardo Bolsonaro disse estar confiante com a Justiça
No entanto, Eduardo Bolsonaro afirmou estar confiante com a Justiça da Argentina ao dizer que o país conta com “ferramentas institucionais para impedir esse tipo de abuso de autoridade”. “Estou confiante de que as leis do país serão respeitadas durante o governo do presidente Javier Milei, a quem admiro.”
https://twitter.com/BolsonaroSP/status/1857892012302729704
Ele ainda disse acreditar que os brasileiros que foram presos não terão seus direitos violados. Além disso, afirmou que os acusados, que incluem idosos, mães de família e portadores de necessidades especiais, são “loucamente acusados de tentativa de golpe de Estado, pela tirania que impera no Brasil”.
Também afirmou ser motivo de “piada pesarosa” o fato de pessoas serem acusadas por portarem “bolinhas de gude, estilingue e batom”.
“Essas pessoas não serão, mais uma vez, as vítimas da virulência cruel dos psicopatas que agora ocupam o poder no Brasil”, afirmou o parlamentar.
https://www.youtube.com/watch?v=FYvY-78INSE
Eduardo Bolsonaro deixou claro que não vai descansar enquanto as liberdades básicas não forem respeitadas. “Assim como a esquerda mundial se uniu para criação de um sistema de perseguição internacional totalitário, nós, da direita, estamos nos unindo para frear essa tirania e criar um sistema internacional de defesa das liberdades humanas.”
Polícia da Argentina prende dois brasileiros acusados pelo 8 de janeiro
Na última sexta-feira, 15, https://revistaoeste.com/mundo/policia-da-argentina-prende-2-acusados-pelo-8-de-janeiro/
.

Em outubro, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu à Justiça da Argentina a extradição dos brasileiros acusados pelo 8 de janeiro | Foto: Divulgação/Polícia de Buenos Aires
Foram presos https://revistaoeste.com/politica/stf-julga-tutor-de-familia-com-ossos-de-vidro/
, condenado a 14 anos de cadeia, e Joelton Gusmão Oliveira, condenado a 16 anos de prisão. Em outubro, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu à Justiça da Argentina a extradição dos brasileiros que estão exilados no país.
O juiz Daniel Rafecas, da Vara Federal de Buenos Aires, foi o responsável por determinar as prisões. Advogado de Oliveira, Bruno Jordano chegou a fazer um pedido de soltura. De acordo com Jordano, a prisão é ilegal. Conforme explica, seu cliente tinha autorização provisória para morar no país. A Justiça da Argentina, no entanto, não aceitou o pedido.
Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-217/o-tormento-da-familia-de-um-condenado-pelo-8-1/
, reportagem de Uiliam Grizafis, publicada na Edição 217 da Revista Oeste
.
Delegados da Polícia Federal criticam governo Lula por cortes no orçamento
A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (https://web.adpf.org.br/
) divulgou uma carta aberta com críticas ao governo federal. A entidade ponta cortes no orçamento da Polícia Federal (PF) para 2025 e a falta de investimentos na corporação — fatores que, segundo a reclamação, enfraquecem a instituição.
O documento, assinado na última quarta-feira, 13, também apresenta ressalvas à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública. A PEC é liderada pelo presidente https://revistaoeste.com/tag/lula/
e pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.
Na carta, a ADPF alerta para o risco de desmantelamento da PF. Nesse sentido, enfatiza que os cortes orçamentários e a ausência de investimentos contínuos prejudicam a instituição, dificultando o combate ao crime organizado. A entidade questiona quem se beneficia desse enfraquecimento e ressalta que, ao comprometerem a autonomia e a capacidade operacional da Polícia Federal, as ações do governo colocam em risco a segurança pública.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/
em Oeste
"O fim do sobreaviso remunerado trouxe dificuldades adicionais para os delegados, afetando diretamente a disponibilidade e a prontidão de nossos profissionais, levantando a indagação: a quem interessa desmantelar a PF?", indagam os delegados da Polícia Federal no documento.
A ADPF também criticou a PEC da Segurança Pública, apontando a falta de diálogo com as forças de segurança em sua elaboração e o desalinhamento da proposta com as reais necessidades do setor no país. Segundo a entidade, a medida não fortalece a estrutura da PF nem enfrenta os desafios estruturais do setor, sendo considerada uma iniciativa política paliativa.
"O texto proposto não traz absolutamente nenhum incremento da capacidade de resposta da Polícia Federal no enfrentamento à criminalidade", critica a ADPF. "E não atende às reais necessidades dos órgãos de segurança pública."
A PEC alvo de críticas por parte de delegados da Polícia Federal

Associação que representa delegados da PF reclamam de ações do governo Lula | Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo
Entre as mudanças, a PEC prevê a atualização das competências da PF, ampliando seu escopo de atuação para incluir o combate a crimes ambientais, organizações criminosas e milícias com alcance interestadual ou internacional.
As críticas estão detalhadas em uma carta divulgada depois do 9º Congresso Nacional dos Delegados de Polícia Federal, realizado na Bahia e promovido pela ADPF.
Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-243/a-ousadia-do-crime-organizado/
, reportagem de Edilson Salgueiro publicada na Edição 243 da Revista Oeste
Revista Oeste, com informações da Agência Estado
.
Veja quem é a vítima que morreu em explosão do STF
O homem que morreu na explosão de um carro próximo ao Supremo Tribunal Federal (STF) foi identificado pela Polícia Civil do Distrito Federal. A vítima é Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos, confirmou fontes da corporação a Oeste.
De acordo com investigações preliminares, a primeira explosão ocorreu próximo STF, resultando na morte de Francisco. O segundo caso foi registrado no estacionamento do Anexo IV do Congresso, em que um carro também explodiu.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/
em Oeste
Segundo investigação, há a possibilidade de se tratar de um ataque coordenado remotamente. As polícias Civil e Militar do Distrito Federal realizam uma operação de varredura na região para identificar possíveis novos explosivos.
O post https://revistaoeste.com/politica/veja-quem-e-a-vitima-que-morreu-em-explosao-do-stf/
.
https://revistaoeste.com/politica/veja-quem-e-a-vitima-que-morreu-em-explosao-do-stf/
Pressionado, SBT cancela exibição da série Chaves
Chaves não voltará a fazer parte da programação diária do https://revistaoeste.com/tag/sbt
-- ao menos não na data que estava prevista. Em uma reunião realizada com as afiliadas de todo o país na manhã desta terça, 12, a emissora comandada por Daniela Beyruti e Mauro Lissoni avisou que o retorno da produção mexicana está suspenso por tempo indeterminado.
A faixa horária em que a série iria ao ar continuará sendo destinada ao jornalístico policial Tá na Hora, apresentado por Marcão do Povo, e as suas respectivas versões locais, que vão receber investimentos para serem mais competitivas.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/imprensa
em Oeste
O TV Pop, parceiro editorial da Revista Oeste, apurou que a suspensão da volta de Chaves não é a única mudança no planejamento da rede fundada por Silvio Santos (1930-2024). Quase toda a programação anunciada há menos de uma semana não existirá mais.
As afiliadas, satisfeitas com o horário local noturno atual, ganharam a primeira batalha com Mauro Lissoni e ainda vão ter mais tempo na faixa da manhã, que será ampliada em meia hora a partir do dia 18. O Primeiro Impacto, por sua vez, perderá meia hora de duração, para que o Chega Mais entre no ar mais cedo.
Tá na Hora, com Marcão do Povo, seguirá no horário que seria de Chaves | Foto: Reprodução/SBT
Além da suspensão de Chaves, SBT desistiu de cancelar novela infantil
Com isso, o SBT Brasil continuará sendo transmitido em seu horário habitual, na faixa das 19h45. As Aventuras de Poliana, que sairia do ar sem um final, também continuará com a sua exibição normal, assim como não haverá nenhuma mudança no horário da faixa rotativa que encerra o horário nobre da emissora.
Basicamente, a única mudança concretizada foi justamente o aumento do espaço para a programação local das manhãs, devolvendo o tempo que havia sido retirado no primeiro semestre, com a estreia do Chega Mais, que derrubou a emissora em todo o país.
A reportagem apurou que as afiliadas do https://revistaoeste.com/tag/sbt
não ficaram felizes com a maneira que a agora cancelada modificação estava sendo conduzida por Mauro Lissoni.
Todas as emissoras, sem nenhuma exceção, descobriram que teriam seus horários locais alterados pelo mesmo e-mail que foi enviado para os veículos de imprensa no início da noite de terça passada. A ausência de uma comunicação prévia incomodou os executivos regionais, que passaram a pressionar a rede pela manutenção da atual configuração da programação do horário nobre, sem o seriado Chaves.
Leia mais detalhes sobre a notícia https://www.tvpop.com.br/253575/sbt-volta-atras-suspende-estreia-de-chaves-e-da-nova-chance-para-o-ta-na-hora/
, parceiro editorial da Revista Oeste
O post https://revistaoeste.com/imprensa/pressionado-sbt-cancela-exibicao-da-serie-chaves/
.
https://revistaoeste.com/imprensa/pressionado-sbt-cancela-exibicao-da-serie-chaves/
Ator da Globo tem carro roubado e reclama: ‘Muito desagradável’
O ator Leandro Lima, que trabalhou em novelas da https://revistaoeste.com/tag/globo
como Terra e Paixão (2023) e Pantanal (2022), usou as redes sociais para reclamar que teve o seu Fusca azul roubado em São Paulo, no bairro da Lapa.
Na publicação, o artista comentou como aconteceu o roubo e pediu para que os seus seguidores lhe ajudassem a encontrar o carro. "Aconteceu uma coisa muito desagradável comigo. Meu carro foi furtado. Deixei ele parado um tempo, todo fechado, tudo certo e quando voltei o carro não estava mais", disse o ator.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/imprensa
em Oeste
Na sequência, o funcionário da https://revistaoeste.com/tag/globo
falou de alguns detalhes do carro. "É um Fusca que tenho o maior carinho por ele, de 64, azul, reformei ele todo, meu Diamante. Deixei ele trancado na rua e quando voltei não estava mais", lamentou ele.
"Se alguém tiver alguma informação, agradeço muito", pediu o artista.
Leandro Lima se queixou do roubo de Fusca azul | Foto: Reprodução/Redes Sociais
Ator da Globo precisou procurar a polícia para prestar queixa
Em outra publicação, Leandro Lima mostrou imagens de vídeo capturado por câmeras de segurança, com o momento em que o carro é arrombado por um homem.
Na legenda, ele diz que é um "cara branco magro, com camisa de time, boné preto. Essas são as imagens". O ator da https://revistaoeste.com/tag/globo
afirmou que abriu um boletim de ocorrência.
Leia mais detalhes sobre a notícia https://www.tvpop.com.br/252680/leandro-lima-revela-que-teve-carro-roubado-em-sao-paulo-muito-desagradavel/
, parceiro editorial da Revista Oeste
O post https://revistaoeste.com/imprensa/ator-da-globo-tem-carro-roubado-e-reclama-muito-desagradavel/
.
https://revistaoeste.com/imprensa/ator-da-globo-tem-carro-roubado-e-reclama-muito-desagradavel/
TCU contrata salão de beleza, com serviço de depilação íntima, para uso privativo de ministros
O presidente do https://portal.tcu.gov.br/inicio
(TCU), Bruno Dantas, cancelou o contrato que cedia 86 metros quadrados de sua sede, em Brasília, para a operação de um salão de beleza exclusivo para servidores e ministros da Corte. Ele anunciou a medida depois de que a cessão da sala foi divulgada na imprensa, pelo jornalista Cláudio Humberto.
+ Leia mais notícias da https://revistaoeste.com/politica
em Oeste
O privilégio "pegou mal" principalmente porque o TCU tem a função de fiscalizar gastos do Executivo e do Legislativo.
Dantas, depois que a notícia se tornou pública, disse que não sabia da cessão do espaço para um salão de beleza e informou que cancelou o contrato na sexta-feira 8.
"Tendo tomado ciência pela imprensa, na data de hoje, do contrato de cessão do uso de área n° 5/2024, determino que a Secretária-geral da Administração proceda a sua imediata revogação", escreveu.
O contrato, que teria vigência até 2034, oferecia serviços como "depilação íntima de contorno" e massagens relaxantes durante o expediente.
Despacho publicado por Bruno Dantas, sobre revogação do contrato do 'salão de luxo' | Foto: Reprodução/Cláudio Humberto
O contrato do TCU com o salão de beleza
De acordo com Cláudio Humberto, o contrato com a empresa que iria operar o salão de beleza privativo na sede do TCU prevê que a barbearia poderia faturar até R$ 127,7 mil por mês.
A taxa de uso era de R$ 2,8 mil mensais, valor que incluía gastos com água, luz, limpeza e segurança.
Além do faturamento, o edital também traz informações como estimativa de preço por serviço e orientações para não abordar autoridades para tratar assuntos particulares.
Além disso, a presença de um funcionário sem crachá, com uniforme sujo ou mal apresentado podia ensejar multa.
https://www.youtube.com/watch?v=tcPBMJvnxtQ
O TCU alegou que o salão operou até a pandemia e era financiado com recursos públicos. O órgão acrescentou que os serviços seriam pagos pelos servidores.
A Corte de Contas tem a prerrogativa de fiscalizar a aplicação de recursos públicos federais. Sua função é garantir que os gastos do governo federal estejam dentro dos princípios da legalidade, legitimidade, eficiência, economicidade e transparência.
Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-239/nas-asas-da-corrupcao/
, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 239 da Revista Oeste
.
Acesso livre à internet na Rússia vicia soldados norte-coreanos em pornografia
Soldados da Coreia do Norte enviados para a guerra na Ucrânia experimentaram, pela primeira vez, o acesso irrestrito à internet. Como resultado, teriam passado a consumir enormes quantidades de pornografia on-line, segundo o jornalista britânico Gideon Rachman, principal comentarista de relações exteriores do jornal Financial Times.
“Uma fonte geralmente confiável me disse que os soldados norte-coreanos que foram enviados à Rússia nunca tiveram acesso irrestrito à internet antes", escreveu Rachman, em seu perfil no Twitter/X, nesta terça-feira, 5. "Como resultado, estão se fartando de pornografia.”
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/
em Oeste
A Otan e o Pentágono confirmaram que cerca de 10 mil soldados norte-coreanos estão na Rússia, com a maioria concentrada próximo à fronteira da Ucrânia em Kursk, onde as forças do Kremlin enfrentam dificuldades para repelir ataques ucranianos.
O Pentágono afirmou que não pode confirmar os relatos. O porta-voz do Departamento de Defesa dos EUA, Major Charlie Dietz, disse que não podia verificar “nenhum hábito de internet ou ‘atividades extracurriculares’ virtuais dos norte-coreanos” na Rússia. “Quanto ao acesso à internet, essa é uma questão melhor direcionada a Moscou", desconversou Dietz.
A usually reliable source tells me that the North Korean soldiers who have deployed to Russia have never had unfettered access to the internet before. As a result, they are gorging on pornography.
— Gideon Rachman (@gideonrachman) https://twitter.com/gideonrachman/status/1853838042194235420?ref_src=twsrc%5Etfw
Embora o acesso à internet não seja completamente livre na Rússia, ele é mais aberto do que na Coreia do Norte, um dos países mais restritivos do mundo. Assistir a pornografia no país pode custar a vida, pois o líder Kim Jong-un ordenou que sua nova equipe secreta atire em qualquer pessoa que assista a vídeos adultos.
Um relatório do Centro de Base de Dados para os Direitos Humanos da https://revistaoeste.com/tag/coreia-do-norte/
(NKDB), com base em Seul, cita um depoimento em que “pessoas que foram executadas por distribuírem conteúdos culturais impuros". "Houve uma pessoa que foi executada por assistir pornografia e manter atividades de prostituição em sua casa depois que Kim Jong-un assumiu o poder", diz o documento.
Sinais de vício em pornografia
Não conseguir parar: mesmo decidida, a pessoa não consegue deixar de acessar a pornografia.
Querer sempre mais: a frequência com que consome conteúdo pornográfico apenas aumenta e, quando passa um tempo sem consumi-los, sente um desejo, como inquietação.
Passar horas no computador ou celular: o tempo dedicado à pornografia começa a ser cada vez mais longo, por vezes grande parte do dia. A pessoa pode perceber uma queda na sua produtividade ou ficar desinteressada em outras atividades.
Menor interesse em sexo: perda de interesse pelo sexo real e de desejo sexual pelo parceiro ou parceira, assim como precisar de mais estimulação do que antes para se excitar.
Maior exigência: o vício em pornografia pode desenvolver ideias irreais sobre sexo. Nesse sentido, as exigências durante a relação podem aumentar de forma desproporcional e levar, consequentemente, a casos de frustração. Quando isso ocorre, o parceiro ou parceira pode se sentir fisicamente e emocionalmente desconfortável.
Perder atração física: além das expectativas irreais em relação ao sexo, o vício em pornografia também pode levar a visões distorcidas sobre beleza. Isso pode reduzir a atração física que a pessoa sente pelos outros na vida real.
Dor física: a dor física também pode ser um sinal, por causa da repetição de certos movimentos físicos por longos períodos ou ao esforço que vem com o uso excessivo do computador ou celular. Dores no pulso, no pescoço, nas costas e na cabeça são as mais comuns.
Perder dinheiro: apesar da farta quantidade de pornografia gratuita disponível na internet, é comum que viciados gastem dinheiro com conteúdos que considera de maior qualidade, o que pode desencadear dificuldades financeiras. Nesses casos, a pessoa deixa de pedir ajuda por sentir vergonha de contar a verdadeira origem das suas dívidas.
Maior distração: a maior distração no dia a dia também pode ser um sinal porque a mente começa a divagar para a pornografia em momentos aleatórios da rotina, como em encontros com amigos, familiares ou colegas de trabalho.
Mais raiva: como em qualquer vício, se a pessoa não consegue parar de usar pornografia, pode se tornar facilmente irritável quando ela não está disponível. Isso leva a uma paciência reduzida, momentos de maior agressividade e até a mudanças mais profundas na personalidade.
Leia também: "Um mundo em guerra", reportagem de Edilson Salgueiro publicada na Edição 106 da Revista Oeste
.
Polícia investiga entrada de cabeça de porco no jogo entre Corinthians e Palmeiras
A Polícia Civil de https://revistaoeste.com/tag/sao-paulo/
, durante a vitória de 2 a 0 do Corinthians sobre o Palmeiras, na noite desta segunda-feira, 4. O jogo foi válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2024.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/brasil
em Oeste
O delegado Cesar Saad informou que um funcionário da segurança presenciou o arremesso da parte do animal por sobre as grades do setor sul do estádio. A entrada teria ocorrido simultaneamente ao momento dos fogos de artifício, quando as equipes estavam chegando ao gramado.
Para ajudar na investigação, a polícia solicitou as imagens do circuito interno da Neo Química Arena.
pior que era literalmente a cabeça de um porco
— 𝘤𝘢𝘮𝘪𝘴★ (@c4hsccp) https://twitter.com/c4hsccp/status/1853583926352023778?ref_src=twsrc%5Etfw
O incidente ocorreu no primeiro tempo, enquanto Raphael Veiga se preparava para cobrar um escanteio. O apelido do time palmeirense é "porco", e, por isso, ocorreu a provocação dos corintianos.
Ainda durante o jogo, agentes conduziram duas pessoas acusadas de envolvimento no ato ao Juizado Especial Criminal, dentro do estádio. Depois de negarem participação e prestarem depoimento, elas foram liberadas.
Responsável se manifesta nas redes sociais
Um indivíduo se identificou como o responsável pelo arremesso da cabeça de porco. Ele publicou um vídeo no qual aparecia com a cabeça de porco em um saco e afirmava que a levaria para o estádio.
Ver essa foto no Instagram
https://www.instagram.com/reel/DB-CQuXRas9/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=loading
Para a continuidade do jogo, Yuri Alberto teve de chutar a cabeça de porco para fora do campo. Ao fim da partida, o atacante comentou que quase "quebrou o pé", ao realizar o chute. "Pensei que era uma almofada, alguma coisa assim, mas era uma cabeça de porco, quase machuquei o pé", disse.
Yuri e a cabeça de porco https://t.co/JHwuwbh1uy
— TimaoNews (@timaonews) https://twitter.com/timaonews/status/1853725943530971402?ref_src=twsrc%5Etfw
Na súmula (https://conteudo.cbf.com.br/sumulas/2024/142316se.pdf
), o árbitro Wilton Pereira Sampaio incluiu o incidente, o que pode resultar em julgamento do Corinthians no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
"Informo que aos 28 minutos do 1° tempo de jogo, quando a partida se encontrava paralisada, para a cobrança de um tiro de canto a favor da equipe SE Palmeiras, foi arremessado uma cabeça de animal (porco) em direção ao campo de jogo, caindo sobre a linha de meta, logo retirada com um chute pelo atleta de número 09 da equipe SC Corinthians Paulista o sr. Yuri Alberto Monteiro da Silva", escreveu o árbitro. "Informo ainda que esse objeto veio da torcida da equipe mandante que se encontrava atrás da meta defendida pela mesma."
Veja os gols da vitória do Corinthians
Ver essa foto no Instagram
https://www.instagram.com/reel/DB-RXo0xmvK/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=loading
Ver essa foto no Instagram
https://www.instagram.com/reel/DB-TEjKRSZC/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=loading
.
Vacina em gotas da poliomielite é substituída por dose injetável
A partir desta segunda-feira, 4, o https://www.gov.br/saude/pt-br
inicia a substituição das doses de reforço da vacina oral poliomielite bivalente pela versão injetável, a vacina inativada da poliomielite.
Com essa mudança, todo o esquema de vacinação contra a poliomielite será realizado exclusivamente com a vacina injetável. No modelo atual, as crianças recebem inicialmente três doses da vacina inativada aos 2, 4 e 6 meses, seguidas por duas doses de reforço da vacina oral aos 15 meses e aos 4 anos.
Agora, o novo cronograma inclui uma dose aos 2 meses, outra aos 4 meses, mais uma aos 6 meses, e um reforço final aos 15 meses.
O Ministério da Saúde destaca que o personagem Zé Gotinha continuará a ser utilizado nas campanhas de vacinação. A decisão de substituir a vacina oral faz parte de uma tendência global, amplamente discutida na Reunião da Câmara Técnica Assessora em Imunizações (CTAI).
"O personagem entrou em campo também para alertar sobre a prevenção de outras doenças imunopreveníveis, como o sarampo", afirmou a pasta, em um comunicado divulgado em setembro. "Portanto, ele continua trabalhando em prol da imunização."
A VOP, ou gotinha, é uma vacina feita com o vírus enfraquecido e é administrada via oral. Já a vacina VIP contém o vírus inativado (morto), administrada via intramuscular.
Brasil está livre da poliomielite há 34 anos

Substituição de vacina em gotas pela injetável é tendência mundial | Foto: Reprodução/Redes sociais
Renato Kfouri, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), explicou ao portal g1 que a vacina oral teve um papel crucial na imunização no Brasil, que está livre da poliomielite há 34 anos. Hoje, o vírus selvagem da poliomielite só é encontrado no Afeganistão e no Paquistão.
Mesmo que raramente, o vírus vacinal pode sofrer mutações e se tornar virulento, causando paralisia em não vacinados.
Ao canal CNN, Alfredo Gilio, Coordenador da Clínica de Imunização do Hospital Israelita Albert Einstein, explicou as possíveis implicações da mudança.
"Quando eu substituo a vacina oral, eu estou tirando [do esquema] uma vacina de vírus vivo", disse. "Esse tipo de vacina apresenta algumas restrições, principalmente para crianças com alterações na imunidade, que podem ter problemas quando tomam vacinas de vírus vivo."
Segundo o especialista, trocar a gotinha pela vacina injetável beneficiará pessoas com imunidade baixa e reduzirá o risco de contaminação por uma “variante vacinal” do vírus.
"Quando usamos a vacina oral de vírus vivo, ele é excretado nas fezes. Em um país como o Brasil, com baixa taxa de saneamento, esse vírus pode ser esparramado na comunidade", acrescentou. "O vírus vivo no meio ambiente gera o risco de se transformar e formar o poliovírus derivado vacinal, que pode ser patogênico. Existe até um descritivo disso em outros países. Mas, no Brasil, ainda é um risco teórico."
+ Leia mais notícias do https://revistaoeste.com/brasil/
em Oeste
O post https://revistaoeste.com/brasil/vacina-em-gotas-da-poliomielite-e-substituida-por-dose-injetavel/
.
https://revistaoeste.com/brasil/vacina-em-gotas-da-poliomielite-e-substituida-por-dose-injetavel/
Rei da Espanha é alvo de xingamento ao chegar a área devastada por inundação
O rei Felipe VI e a rainha Letizia enfrentaram uma recepção hostil, em Paiporta, na manhã deste domingo, 3, enquanto visitavam uma das áreas mais afetadas pela recente catástrofe natural na região de Valência, na Espanha.
A inundação resultou em mais de 200 mortes e dezenas de desaparecidos, o que destaca a gravidade do desastre. Depois da reação negativa, a visita real foi cancelada. O monarca solicitou compreensão pela resposta do público ao desastre.
+ Leia mais notícias do https://revistaoeste.com/mundo/
em Oeste
Durante a visita, pessoas na multidão lançaram lama e pedras na direção da comitiva, que estava acompanhada por autoridades locais. Os moradores gritavam palavras como "assassinos" e "fora", conforme relataram jornalistas presentes. Vídeos nas redes sociais mostram a comitiva cercada por uma multidão enfurecida.
‼️ Lanzan objetos y fango al rey a su llegada a Paiporta: “¡Asesinos!”https://t.co/WdBMbvISwd
— elDiario.es (@eldiarioes) https://twitter.com/eldiarioes/status/1853050268692222272?ref_src=twsrc%5Etfw
Os seguranças usaram guarda-chuvas para proteger o rei e a rainha dos objetos lançados. Em resposta à recepção calorosa, Felipe VI da Espanha pediu ao público que desse às vítimas "esperança e sua garantia de que o Estado em sua totalidade está presente".
🇪🇸Lanzan piedras al rey Felipe y Mazón en Paiporta, mientras Sánchez escapaba.
◾️ Valencia. https://t.co/Dgbfmd7U2D
— El Periódico de la Geopolítica (@delageopolitica) https://twitter.com/delageopolitica/status/1853057582874734667?ref_src=twsrc%5Etfw
Tensão na Espanha
A presença das autoridades em Paiporta provocou tensão e empurra-empurra entre os moradores e os seguranças. A busca por sobreviventes continua, enquanto a ameaça de novas https://revistaoeste.com/tag/chuva/
torrenciais persiste.
https://twitter.com/hashtag/%C3%9ALTIMAHORA?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw
— Informativos Telecinco (@informativost5) https://twitter.com/informativost5/status/1853048486834450755?ref_src=twsrc%5Etfw
Mais cedo, a Casa Real informou que Felipe e Letizia visitaram o posto de comando avançado de Paiporta, município com 27 mil habitantes, onde conversaram com moradores. A comitiva planejava visitar também Chiva, outra localidade bastante afetada pelas chuvas.
🤝🏻FELIPE VI🤝🏻
Ahora bien, el único que se ha quedado dando la cara ha sido Felipe, porque Mazón y Sánchez a la huida y escabullirse
Puede gustar a la gente o no, pero solo uno ha dado la cara. 👏🏻🤝🏻https://twitter.com/hashtag/INUNDACI%C3%93N?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw
— Joaquínlopez (@lopezjaramago) https://twitter.com/lopezjaramago/status/1853053670885073294?ref_src=twsrc%5Etfw
O número de vítimas da inundação subiu de 213 para 217, depois da descoberta de mais três corpos em Pedralba e uma idosa em Letur, na região vizinha de Castela-La Mancha.
⚠️⚠️Imágenes históricas, la Reina de España increpada por el barro por vecinos de la zona cero de Valencia, el Rey Felipe intenta acercarse a los vecinos aún en medio de la indignación.
Sánchez se ha perdido entre la multitud. https://t.co/i1YxmmLYZG
— Mag Jorge Castro🇨🇺 (@mjorgec1994) https://twitter.com/mjorgec1994/status/1853056008861421610?ref_src=twsrc%5Etfw
O https://revistaoeste.com/tag/papa-francisco
(Aemet).
AHORA I Disturbios en Valencia tras la llegada del rey Felipe VI al lugar de las inundaciones. Hay al menos 214 muertos. https://t.co/3YQ9oOD5as
— TN - Todo Noticias (@todonoticias) https://twitter.com/todonoticias/status/1853049335941910846?ref_src=twsrc%5Etfw
.
Depois do PCdoB, Partido Verde fecha com Hugo Motta
O Partido Verde (PV) tornou-se a oitava legenda a anunciar seu apoio à candidatura de https://revistaoeste.com/tag/hugo-motta/
(Republicanos-PB) à presidência da Câmara dos Deputados. A oficialização ocorreu na tarde desta quinta-feira, 31.
Nesta manhã, o PCdoB oficializou seu apoio ao líder do Republicanos. Eis os partidos que confirmaram adesão ao nome de Hugo Motta: PL (92), PT (68), Podemos (14), PP (50), Republicanos (44), MDB (44), PCdoB (7) e PV (5).

Lira fez o pronunciamento de apoio a Hugo Motta na manhã de terça-feira 29 | Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados
Hugo Motta é anunciado como sucessor de Lira
A candidatura do republicano foi oficializada na terça-feira 29, logo depois do pronunciamento de Lira. O presidente da Casa Baixa disse estar “convicto” de que o republicano é o nome com “maiores condições políticas de construir convergência no Parlamento”.
“Estou certo de que Hugo Motta, deputado experiente, em seu quarto mandato, e que viveu e vive de perto os desafios que perpassam a nossa gestão, vai saber manter a marcha da Câmara dos Deputados, seguindo essa mesma receita que tantos bons frutos deu ao Brasil: respeito ao plenário, cumprimento da palavra empenhada e busca incessante por convergência”, disse Lira.
Lira disse fazer o anúncio com o senso de “responsabilidade institucional” e com “compromisso com o Brasil”. Afirmou que as “marcas” de seu trabalho são: “cumprimento intransigente dos acordos firmados; defesa das prerrogativas parlamentares; diálogo incessante; e busca incansável por convergência”.
O post https://revistaoeste.com/no-ponto/depois-do-pcdob-partido-verde-fecha-com-hugo-motta/
.
https://revistaoeste.com/no-ponto/depois-do-pcdob-partido-verde-fecha-com-hugo-motta/
China sobrevoa Taiwan com 19 aviões militares
A https://revistaoeste.com/tag/china
neste domingo, 27. O Ministério da Defesa de Taiwan informou que as aeronaves sobrevoaram o espaço aéreo ao norte, centro, sudoeste e leste da ilha.
Pequim reivindica Taiwan como parte de seu território. "O Exército taiwanês acompanhou de perto a situação por meio de sistemas conjuntos de inteligência, vigilância e reconhecimento, e deslocou aviões, navios de guerra e sistemas de mísseis terrestres como resposta adequada", declarou o ministério.
No sábado 26, a China criticou o recente envio de armas dos Estados Unidos para https://www.gov.taipei/
. Pequim ameaçou tomar "todas as medidas necessárias" para defender a soberania sobre o território que considera seu.
O pacote aprovado pelos Estados Unidos na sexta-feira 25, é avaliado em US$ 2 bilhões. Inclui sistemas avançados de mísseis de defesa aérea e radares, gerando descontentamento em Pequim.
Acusações da China contra os EUA
O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que a venda "viola gravemente a soberania e os interesses de segurança da China, prejudica as relações entre China e EUA e ameaça a paz e a estabilidade" no estreito de Taiwan.
Embora os EUA não reconheçam oficialmente Taiwan em nível diplomático, são o principal fornecedor de armas para a ilha, causando tensão com Pequim.
"Em face das ameaças da China, Taiwan tem o dever de proteger sua pátria e continuará a demonstrar sua determinação em se defender", declarou a chancelaria taiwanesa no sábado, justificando o pacote de armas.
Atividades militares chinesas ao redor de Taiwan

China considera a ilha de Taiwan como parte de seu território | Foto: Divulgação
Nos últimos cinco anos, Pequim intensificou atividades militares ao redor de Taiwan, incluindo o envio frequente de aviões, drones e navios de guerra.
Duas semanas atrás, as Forças Armadas chinesas simularam um cerco militar a Taiwan depois de o presidente Lai Ching-te afirmar em um discurso anual que não há relação de subordinação entre Pequim e Taipé.
+ Leia mais notícias do https://revistaoeste.com/mundo/
em Oeste
O post https://revistaoeste.com/mundo/china-sobrevoa-taiwan-com-19-avioes-militares/
.
https://revistaoeste.com/mundo/china-sobrevoa-taiwan-com-19-avioes-militares/
Lula diz ter pescado peixe de 6 kg: ‘Meu grande presente de aniversário’
O presidente https://revistaoeste.com/tag/lula/
diz ter pescado um peixe da espécie tambaqui de 6 kg no Palácio da Alvorada neste sábado, 26. O momento foi compartilhado em vídeo pela primeira-dama, Janja Lula da Silva.
“Esse peixe aqui, como eu não ganhei presente de aniversário, eu resolvi acordar hoje, sábado, dia 26, e vim aqui no lago pescar”, iniciou Lula. “Esse peixe aqui é o meu grande presente. Ele está com 6kg. Eu vou fazer ele assado na churrasqueira.”
O petista comemora seu aniversário de 79 anos neste domingo, 27, em Brasília. Aproveitou o sábado para ficar com Janja e seus assessores, que devem comer peixe assado com maionese.
Ver essa foto no Instagram
https://www.instagram.com/reel/DBl_WAwOgNC/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=loading
“Aí eu vou fazer esse peixe aqui com maionese, que vai ser a primeira vez que a Janja vai comer”, disse. “É uma especialidade minha. Eu aprendi a fazer isso com um paraguaio, lá no Rio Paraguai, pescando lá.”
Ao publicar o vídeo, Janja escreveu: “O melhor presidente e o melhor pescador. Calma, amor! Seu aniversário é amanhã, o presente vai chegar!”
Mais cedo, Lula publicou também um vídeo caminhando no Palácio da Alvorada, acompanhado de Janja. As imagens foram divulgadas pelo petista para anunciar que “mais eminhas nasceram” no local. “Com muito cuidado e um espaço para serem abrigadas de forma adequada, a família das emas não para de crescer por aqui”, escreveu.
Ver essa foto no Instagram
https://www.instagram.com/reel/DBl3M6Pu5To/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=loading
Lula cancela viagens
O petista cancelou sua viagem neste fim de semana para São Paulo, para atos de campanha com seu candidato à prefeitura da cidade, Guilherme Boulos (Psol), assim como para São Bernardo do Campo (SP), neste domingo, 27, onde votaria.
Lula decidiu permanecer em Brasília no fim de semana por recomendação médica, depois de sofrer um acidente doméstico no Alvorada, no sábado passado, 19.

Presidente Lula com os pontos na nuca devido ao acidente doméstico | Foto: Ton Molina/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Último boletim médico divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês na sexta-feira 26, informa que o presidente está “estável em relação aos anteriores” e encontra-se “apto para exercer sua rotina de trabalho em Brasília”.
Contudo, a equipe médica, formada por Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio, orientou que Lula deveria “evitar viagens de avião nos próximos dias”.
Nesse sentido, o petista também cancelou sua participação na Conferência das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica (COP16), na Colômbia, na próxima terça-feira, 29.
.
EUA: uma pessoa morre e dezenas adoecem por infecção de bactéria no McDonald’s
Infecções causadas pela bactéria E. coli O157:H7, presente em sanduíches da rede McDonald's, mataram uma pessoa e deixaram dezenas de doentes, nesta terça-feira, 22, nos Estados Unidos. De acordo com autoridades locais, ao menos 49 pessoas passaram muito mal. Dez delas tiveram de procurar cuidados médicos em um hospital.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/mundo/
em Oeste
Diante do surto, o gigante da indústria de fast-food enfrenta desafios em suas operações norte-americanas. Estima-se que o problema tenha acarretado uma queda de aproximadamente 10% nas visitas de clientes às lanchonetes em algumas regiões do país.
A cepa E. coli O157:H7 é particularmente preocupante por causa da sua capacidade de causar doenças graves. Originada em gado, essa bactéria pode ser transmitida ao homem por meio de alimentos contaminados, a exemplo da carne malcozida e dos vegetais crus.
Os sintomas da presença da bactéria no organismo incluem diarreia severa, cólicas abdominais e, em casos extremos, insuficiência renal. Historicamente, essa cepa de fácil transmissão esteve envolvida em diversos surtos alimentares em redes de alimentação ao redor do mundo.
https://wainews.streamlit.app/~/+/#medidas-preventivas-adotadas-pelo-mcdonald-s
Medidas preventivas adotadas pelo McDonald's
"/>Nos Estados Unidos, uma pessoa morre e dezenas ficam doentes por infecção de bactéria presente em sanduíches da rede no McDonald’s | Foto: Reprodução/Redes sociais
Em resposta a esse surto, o McDonald's adotou uma série de medidas preventivas. A empresa intensificou, por exemplo, a higienização de suas cozinhas. Além disso, revisou protocolos de segurança alimentar e reforçou treinamentos para funcionários que lidam com a manipulação de alimentos e na limpeza das lojas.
Também houve diversas auditorias em fornecedores para garantir o cumprimento de padrões de qualidade. Essas ações visam a restaurar a confiança do público e prevenir novos incidentes.
Leia também: https://revistaoeste.com/mundo/morre-peter-rodenbeck-responsavel-por-trazer-mcdonalds-e-outback-ao-brasil/
.
Coreia do Norte se une à Rússia contra militares da Ucrânia, diz Zelensky
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou no último domingo, 13, que a dinâmica de defesa do seu país precisaria de ajustes. Essa mudança seria resultado do envio de militares e armamentos da Coreia do Norte em apoio às forças da Rússia na guerra.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/mundo
em Oeste
“Vemos que a aliança entre a Rússia e regimes como o da Coreia do Norte está ficando mais forte", disse Zelensky. "Não se trata apenas da transferência de armas, trata-se, de fato, da transferência de pessoas da Coreia do Norte para as forças armadas dos invasores.”

Autoridades de inteligência norte-americanas e europeia avaliam que Putin está determinado a continuar a guerra contra a Ucrânia | Foto: Reprodução/@kate.vshnvsk
Ele enfatizou a necessidade de evoluir as parcerias: “É óbvio que, sob tais condições, nosso relacionamento com nossos parceiros precisa evoluir", continuou. "A linha de frente precisa de mais suporte. Estamos falando de mais capacidades de longo alcance para a Ucrânia, além de suprimentos para nossas forças, em vez de uma lista de equipamentos militares.”
Coreia do Sul acusa Coreia do Norte de enviar tropas à Ucrânia
O ministro da Defesa da Coreia do Sul, Kim Yong-hyun, declarou na terça-feira 8, que havia uma “grande possibilidade” do envio de tropas norte-coreanas para apoiar a Rússia na guerra com a Ucrânia.
Durante uma audiência parlamentar, Kim mencionou que relatos sobre a morte de oficiais militares norte-coreanos em um ataque ucraniano em território controlado por forças russas eram provavelmente verdadeiros.
https://wainews-homolog.streamlit.app/~/+/#e789071
Reações do Kremlin
Na quinta-feira 10, no entanto, o Kremlin refutou alegações da Coreia do Sul sobre o envio de soldados norte-coreanos para ajudar a Rússia contra a Ucrânia. Também negou possíveis planos de uma mobilização maior na região.
Perguntado sobre o envio de tropas pela Coreia do Norte para a Ucrânia, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, respondeu aos repórteres: “Isso parece mais uma notícia falsa.”
"
.
Justiça Eleitoral manda Boulos retirar das redes sociais vídeos contra Nunes
A Justiça Eleitoral determinou que o candidato Guilherme Boulos (Psol) retire das redes sociais três vídeos com ataques ao adversário do segundo turno da eleição pela Prefeitura de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB). O Ministério Público Eleitoral (MPE) e os advogados de Boulos podem se manifestar nos autos em um prazo de 24 horas.
As ordens constam de três liminares proferidas por três juízes — Murillo d'Avila, Rodrigo Marzola Colombini e Claudia Barrichello — na quarta-feira 9.
De maneira geral, os magistrados da Justiça Eleitoral afirmam que a propaganda de Boulos faz ilações e acusações sem prova e, por isso, se caracterizam como "ofensa e ataque pessoal".
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O que mostram os vídeos de Boulos contra Nunes
No primeiro vídeo, há uma cena teatral em que amigos secretos foram agraciados com favorecimentos ilegais por Nunes, que recebe em troca "presentes" pelos benefícios. O vídeo é acompanhado da legenda: "Quem dera o prefeito Ricardo Nunes tratasse São Paulo como trata os amigos, né?".
Em trecho da decisão liminar, o juiz Murillo d'Avila Vianna Cotrim afirmou que "a forma como é realizada a veiculação contém insinuação apta a caracterizar ofensa e ataque pessoal".
A outra ação teve como alvo uma postagem com fotos em que Nunes aparece como receptor de dinheiro ilícito como prefeito de São Paulo. Em uma das imagens, Nunes está próximo de uma pilha de dinheiro e com uma tarja nos olhos. Em outra imagem, consta a afirmação "R$ 31 milhões para o filho do compadre".
"As propagandas impugnadas passam ao eleitor a clara ideia de que o autor praticou crime de corrupção e improbidade administrativa na sua gestão como prefeito de São Paulo, tendo como objetivo macular a sua imagem e honra (...) uma coisa é a existência de investigação envolvendo o atual prefeito e candidato, outra coisa bem diferente é afirmar que houve superfaturamento", argumentou a juíza Claudia Barrichello.
Na terceira liminar, há vídeo sobre operações da Polícia Civil para combater atuação do Primeiro Comando da Capital (PCC) no sistema de transporte público. No vídeo, a equipe de Boulos fala sobre "como o PCC se infiltrou no bilionário sistema de ônibus de SP" e "milícia da cracolândia 'manobra' usuários para cobrar propina de comércio". Outra acusação sem prova é que Nunes trouxe o crime organizado para São Paulo. O juiz Rodrigo Marzola Colombini determinou a exclusão da publicação.

Movimentação de eleitores na 1ª Zona Eleitoral no bairro da Bela Vista - 06.10.2024 | Foto Paulo Pinto/Agência Brasil
Candidato do Psol se pronuncia
Em nota, a campanha de Boulos afirmou que "o prefeito Ricardo Nunes quer impedir que a população de São Paulo conheça o seu histórico, que inclusive já foi amplamente noticiado pela imprensa". Disse ainda que "Nunes deve explicações aos eleitores da cidade sobre as suspeitas que recaem sobre ele no caso da Máfia das Creches e a respeito da relação amistosa com empresários de ônibus investigados na Operação Fim da Linha e do Boletim de Ocorrência registrado pela esposa do candidato o acusando de violência doméstica".
Nunes sempre negou ter agredido a esposa e diz não ter relação com as investigações sobre a Máfia das Creches.
Redação Oeste, com informações da Agência Estado
.
Comissão Europeia adia implantação de lei que ameaça agronegócio brasileiro
Em uma decisão recente, a https://commission.europa.eu/index_pt
optou por adiar a implantação do Regulamento Europeu de Deforestação (EUDR). A medida levantou preocupações significativas entre os setores diretamente afetados por ameaçar as exportações do agronegócio brasileiro.
Os setores afetados incluem a agricultura e a indústria madeireira. A decisão de adiar o regulamento visa a proporcionar mais tempo para que as partes interessadas se adaptem às novas exigências.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/mundo
em Oeste
O adiamento do EUDR foi anunciado em meio a discussões sobre a necessidade de se balancear o crescimento econômico com a preservação ambiental. O regulamento busca combater o desmatamento associado à produção de commodities. A comissão planejou inicialmente a medida para entrar em vigor neste ano, mas terá sua aplicação postergada para o próximo ano.

O crescimento das exportações do agronegócio brasileiro se deve ao aumento das vendas para países como Filipinas, Japão, Chile e Singapura | Foto: Reprodução/Freepik
A Comissão Europeia justificou a decisão ao afirmar que "é crucial garantir que todos os setores envolvidos tenham condições de se preparar adequadamente para as mudanças que o EUDR trará". Representantes da indústria, no entanto, expressaram preocupações sobre o impacto econômico das novas regulamentos.
Agronegócio defende diálogo
Analistas do setor acreditam que o adiamento permitirá um diálogo mais aprofundado entre as partes interessadas. O adiamento possibilitará ajustes que possam mitigar impactos negativos. Espera-se que, com mais tempo, empresas possam desenvolver estratégias para atender às exigências sem comprometer suas operações.
"Com as ações anunciadas hoje, a comissão considera que serão cumpridas as condições necessárias para uma implementação suave do EUDR", diz documento europeu.
A comissão ainda definirá a nova data para a implantação do EUDR, mas espera-se que o regulamento entre em vigor no começo do próximo ano.
.