Charge da semana

Charge da semana — 7/2/2025 | Foto: Schmock
O post https://revistaoeste.com/politica/charge-da-semana-121/
.
Na hora do suco, analistas da GloboNews sugerem cenoura no lugar da laranja
Virou motivo de piada na internet e, principalmente, revolta os comentários de analistas da GloboNews sobre a inflação de alimentos no Brasil. Numa visível tentativa de minimizar os problemas decorrentes da alta de preços de diversos itens essenciais à mesa do brasileiro, alguns jornalistas da emissora carioca se desdobraram para apresentar soluções ao problema, como a cenoura.
No papel aparente de um chef de cozinha misturado a um profundo conhecedor de feiras livres, as jornalistas Miriam Leitão e Daniela Lima sugeriram primeiramente aos consumidores uma série de opções para substituir o https://revistaoeste.com/politica/cgu-investiga-empresa-laranja-contratada-por-r-321-milhoes-pelo-governo-lula/
, que se despediu esta semana da Globo, talvez tivesse tanta criatividade para tentar driblar o peso da inflação.
Homenagens ao tomate e à cenoura
Entre observações confusas, Miriam Leitão buscou suavizar a acidez da laranja, cujo preço foi o que mais subiu no ranking do consumo popular. Nesse sentido, ela disse que o kg da cenoura e do tomate caiu. “Para não propor suco de cebola, caiu também o tomate e a cenoura”. A jornalista Leilane Neubarth aproveitou o comentário e afirmou que viveria apenas de tomate e cenoura. “Para mim seria suficiente”.
Ver essa foto no Instagram
https://www.instagram.com/reel/DFv43IYpL6b/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=loading
Como se estivesse em um episódio do programa Panelinha, Daniela Lima não perdeu a chance de promover o https://revistaoeste.com/politica/comentarista-da-globonews-critica-lula-a-picanha-nao-entrou-dentro-do-carrinho/
para uma composição com tomate, cenoura e cebola. “Com patinho moído, tomate e cebola, que caiu o preço, você faz um belíssimo bolonhesa, genuinamente italiano. Assim, dá para fazer café da manhã e almoço, meu amor”.
Para o público, “Globo faz piada com a cara do povo”
Tão logo chegou às redes sociais, o vídeo ganhou inúmeros compartilhamentos acompanhados de comentários. No perfil da deputada federal Bia Kicis (PL/DF), o conteúdo aparece sob o título: “Depois da troca da picanha por abóbora e alface por chicória, vem aí suco de laranja por suco de cenoura”.
https://www.youtube.com/watch?v=6RXu-o3GVX4
Um dos seguidores escreveu: “Os militantes rindo da cara do povo. A turma do amor, ou melhor, do deboche”. Outro emendou: “Vergonha alheia. Como uma jornalista se presta a esse papel?”.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/
na Oeste
.
Crime organizado controla mais de mil postos de gasolina, diz Lewandowski
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou na quarta-feira 5 que o crime organizado controla mais de mil postos de combustíveis no Brasil.
Estes estabelecimentos são usados como fachada para lavagem de dinheiro, prática que compromete a segurança econômica do setor de combustíveis.
Durante a primeira reunião do Núcleo de Combate ao Crime Organizado, criada em janeiro, Lewandowski anunciou a instauração de um inquérito pela Polícia Federal para investigar a infiltração criminosa e fortalecer mecanismos de fiscalização.
O foco principal da investigação será a formação de cartéis e a infiltração de organizações criminosas no setor de combustíveis.
O encontro contou com a presença de autoridades como o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, o presidente do Cade, Alexandre Cordeiro Macedo, e o presidente do Coaf, Ricardo Liáo, entre outros.
Lewandowski também destacou a criação de um subgrupo permanente para fornecer informações estratégicas e apoiar a Polícia Federal nas investigações.
“O crime organizado infiltrado no setor de combustíveis tem gerado grandes prejuízos à economia nacional, não só pela sonegação de bilhões em impostos, mas também pela prática de lavagem de dinheiro, adulteração de produtos e formação de cartéis”, afirmou o ministro.
Tarcísio já havia alertado para a infiltração do crime organizado em postos de combustíveis

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas | Foto: Divulgação/Flickr/Governo do Estado de São Paulo
Em maio de 2024, o governador de São Paulo (SP), Tarcísio Gomes de Freitas, afirmou que o Primeiro Comando da Capital (PCC) controla 1,1 mil postos de gasolina, além de iniciar a aquisição de usinas de etanol.
"O PCC não vai pagar o preço justo pela cana-de-açúcar", disse Tarcísio. "A facção vai chantagear o produtor para pagar um preço menor, ele vai usar a força para isso."
O governador observou ainda que a derrubada de biomas é provocada pelas organizações criminosas.
"Quando se fala em desmatamento da Amazônia, e, às vezes, se quer atribuir a responsabilidade ao agronegócio, se esquece que boa parte do desmatamento ocorre pelas mãos do crime organizado, que detém o comando da maioria absoluta dos garimpos na região Norte", disse o governador de São Paulo, ao mencionar que a lavra irregular também está nas mãos do Comando Vermelho, facção do Rio de Janeiro.
De acordo com Tarcísio, há ainda dois problemas a serem enfrentados no que diz respeito às facções: a lavagem de dinheiro, que ocorre por meio da infiltração do crime em negócios lícitos, e o domínio territorial. "O que aconteceu na Baixada Santista foram confrontos em função de uma reconquista do território", constatou. "Isso é fundamental."
Lewandowski anuncia plano para a Amazônia
Também na quarta-feira 5, Lewandowski anunciou o Plano Amas (Amazônia: Segurança e Soberania), um projeto de segurança integrado envolvendo os nove Estados da Amazônia Legal.
Coordenado com a Polícia Federal, o plano visa a prevenir e reprimir crimes ambientais, com apoio de organizações internacionais como a Interpol e a Europol, e países da região.
O Núcleo de Combate ao Crime Organizado tem como funções mapear, sistematizar e analisar informações sobre grupos criminosos, além de agilizar processos de identificação e confisco de bens ilícitos, garantindo que os recursos sejam usados no fortalecimento da segurança pública.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/
em Oeste
.
Deputados querem que Justiça reconheça injúria racial contra todas as cores e etnias
Os deputados Kim Kataguiri (União-SP) e Helio Lopes (PL-RJ) apresentaram projetos de lei para ampliar a proteção legal contra discriminação racial. Os parlamentares querem que a Justiça reconheça injúria racial contra pessoas de todas as raças, cores, etnias, religiões e nacionalidades.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica
em Oeste
A PL 283/2025, de autoria de Kim, tem o objetivo de aprimorar a Lei nº 7.716, de 1989, conferindo maior abrangência à tipificação dos crimes de preconceito. A ideia é que os acusados sejam reconhecidos e punidos independentemente da cor, raça, etnia, religião ou procedência nacional da vítima.

Kim Kataguiri tem o objetivo de aprimorar a Lei nº 7.716, de1989, conferindo maior abrangência à tipificação dos crimes de preconceito | Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
"Atualmente, a legislação em vigor enfatiza a proteção contra discriminação racial e de cor, o que pode gerar interpretações restritivas na aplicação da norma", justificou Kim. "No entanto, o combate ao preconceito deve ser amplo, assegurando a todas as pessoas a mesma proteção jurídica contra atos discriminatórios, independentemente de sua identidade racial, étnica, religiosa ou nacional", completou.
Proposta de Hélio Lopes
Já o Projeto de Lei 298/2025, do parlamentar Hélio Lopes, dispõe sobre a aplicação objetiva do crime de injúria racial. Com a proposta, ele pretende assegurar a interpretação dos processos conforme o princípio da igualdade constitucional.

Hélio Lopes pretende, com sua proposta, assegurar a interpretação dos processos conforme o princípio da igualdade constitucional | Foto: Divulgação/Agência Brasil
As iniciativas dos deputados são uma resposta à decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que, na terça-feira 4, https://revistaoeste.com/politica/nao-ha-injuria-racial-contra-brancos-decide-stj/
.
O STJ afastou a possibilidade de injúria racial quando a vítima é branca e as ofensas se referem apenas à cor da pele. O Tribunal reafirmou que "o racismo é um fenômeno estrutural que historicamente afeta grupos minoritários, não se aplicando a grupos majoritários em posições de poder".
Decisão da Justiça e argumentos do relator do tribunal
O ministro Og Fernandes, relator do processo, enfatizou que, apesar de ser possível haver ofensas de negros contra brancos, essas não configuram injúria racial se baseadas unicamente na cor da pele. Tais ofensas poderiam se enquadrar em outras categorias de crimes contra a honra.

A 6º Turma do STJ anulou todos os atos do processo contra o acusado de racismo contra um branco | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo
Esse caso envolvia um homem negro denunciado por injúria racial depois de chamar um italiano de "escravista cabeça branca europeia" em mensagens. O episódio ocorreu depois que o estrangeiro não pagou o valor devido por serviços prestados. A 6º Turma do STJ anulou todos os atos do processo contra o acusado.
+ https://revistaoeste.com/cultura/instituto-quer-proibir-shows-de-claudia-leitte-na-bahia/
Para Hélio Lopes, a decisão fundamentou-se na interpretação de que a norma penal busca proteger exclusivamente grupos historicamente marginalizados.
"Isso resultou no trancamento da ação penal e reforçou a tese de que determinados grupos podem proferir ofensas discriminatórias sem a devida responsabilização", analisou o deputado.
Em sua proposição, Lopes visa a garantir a aplicação equitativa do crime de injúria racial, impedindo que determinadas categorias de indivíduos fiquem isentas de responsabilidade penal ao proferirem ofensas discriminatórias.
"A interpretação de que apenas grupos historicamente marginalizados podem ser protegidos pela norma penal cria um verdadeiro 'salvo-conduto racial', permitindo que alguns possam praticar ofensas sem consequência legal", argumenta Lopes.
Os dois projetos de lei ainda vão passar por análise nas comissões antes de seguir para o plenário da Câmara dos Deputados.
Leia também: https://revistaoeste.com/politica/ministra-das-mulheres-e-alvo-de-denuncia-por-assedio-e-racismo/
.
Vereador denuncia performances com nudez pagas pela Prefeitura de Curitiba
O vereador João Bettega (União), de Curitiba, denunciou na última sexta-feira, 31, o uso de recursos públicos para financiar as apresentações do artista Princesa Ricardo Marinelli, intérprete autodenominado "terrorista de gênero".
Marinelli chocou a população curitibana em setembro, quando percorreu uma das principais ruas da cidade vestindo apenas uma calcinha de couro. De acordo com Bettega, nem mesmo o horário de saída escolar foi poupado da apresentação.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica
em Oeste
A performance fazia parte dos esforços para a divulgação da Bienal Internacional do Cabaret, evento promovido pela produtora cultural Selvática Ações Artísticas Ltda, empresa que recebeu R$ 158 mil da Prefeitura de Curitiba em 2024.
O espetáculo reuniu artistas da América Latina para performar o cabaret, forma de arte que combina elementos de teatro, música, dança, comédia e, muitas vezes, crítica social ou política, como sexualidade, moralidade e desigualdade social.
Ver essa foto no Instagram
https://www.instagram.com/reel/DFfpqFvRHfK/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=loading
Segundo sua autodescrição, a Selvática "acredita no cabaré como prática indisciplinar, prática expandida de arte e política, hibridismo não só nas fronteiras entre as linguagens artísticas, mas também entre diferentes contextos, campos do conhecimento e modos de vida".
A Bienal Internacional do Cabaret não foi o único evento da empresa apoiado pela prefeitura curitibana. De acordo com o portal da transparência de Curitiba, a Selvatica já angariou R$ 288 mil dos cofres públicos desde 2013, além de participar de editais privados, como o https://revistaoeste.com/tag/itau/
.
O maior contrato ocorreu em junho de 2019, por ocasião do espetáculo para adultos Yo vi el fin del mundo y me gustó, também com a participação de Marinelli. A peça contava com cenas de nudez frontal masculina e feminina, onde os artistas se pintavam com uma tinta laranja. Veja abaixo:
Ricardo Marinelli, por sua vez, obteve R$ 111 mil por meio de editais de incentivo da Prefeitura desde 2008. O mais recente, datado de dezembro, angariou R$ 45 mil para a produção da peça Lembrar futuros de um corpo estranho, integrante do projeto Sim, somos bizarras!, que discute gênero e sexualidade desde 2011.
A equipe de Oeste entrou em contato com Princesa Ricardo Marinelli e com Gabriel Machado, sócio da Selvatica, para esclarecimentos e direito ao contraditório. No entanto, não obtivemos resposta até a publicação desta reportagem. O espaço está aberto para atualizações.
Bettega propõe barrar arte com nudez em Curitiba
Diante da repercussão do caso, o vereador Bettega classificou a performance como "inadequada para o espaço público" e criticou o financiamento da iniciativa com dinheiro do contribuinte. "A população de Curitiba não pode aceitar que recursos públicos sejam utilizados para promover atos que desrespeitam a moralidade e os valores familiares", disse.
Bettega apresentou um projeto de lei que proíbe a nudez em apresentações artísticas patrocinadas pelo poder público da cidade, especialmente aqueles financiados pelo Programa de Apoio, Fomento e Incentivo à Cultura de Curitiba (PAFICC).
O projeto de lei complementar 002.00004/2025 veda "manifestações de nudez ou apresentações de cunho sexual, seja de forma explícita ou implícita", com os recursos do PAFICC. Caso um projeto contemplado se valha deste expediente, o proponente terá seu apoio suspenso e será impedido de participar de qualquer edital municipal por quatro anos.
"A arte tem seu valor e deve ser respeitada, mas não podemos permitir que o espaço público seja utilizado para performances que afrontam o bom senso e a decência", afirmou o vereador. "Nosso compromisso é com a proteção da população, especialmente das crianças e famílias que frequentam esses locais."
Em consonância ao projeto de Bettega, o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Eduardo Martins, garantiu que este tipo de apresentação não terá vez nos editais de incentivo. "Na nossa gestão, a prefeitura não vai financiar esse tipo de 'arte'", prometeu. "Isso acabou!"
Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-239/o-declinio-da-agenda-woke/
, reportagem de Loriane Comeli e Uiliam Grizafis publicada na Edição 239 da Revista Oeste
.
Mais uma vez, governo Lula enfrenta denúncias de assédio em ministério
Desde o primeiro ano de gestão, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva enfrenta uma série de acusações de assédio moral e sexual. Dessa vez, as atenções se voltaram para o Ministério da Justiça, onde surgiram https://revistaoeste.com/politica/ministerio-da-justica-e-investigado-por-denuncias-de-assedio-moral/
de assédio moral na Diretoria de Cidadania e Alternativas Penais (Dicap) da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica
em Oeste
Situações como essa não é novidade. Em setembro de 2024, no caso em que culminou na demissão de Silvio Almeida, então ministro dos Direitos Humanos, o presidente declarou que "alguém que pratica assédio não ficaria no governo". Almeida foi acusado de assediar sexualmente um grupo de mulheres, entre elas, a ministra Anielle Franco, da Igualdade Racial.
https://www.youtube.com/watch?v=crqg3J97-j8
Além disso, o movimento negro destacou uma crise no governo depois de uma matéria do site Alma Preta revelar que 17 servidores relataram um ambiente de tensão e insegurança no Ministério das Mulheres, sob a ministra Cida Gonçalves.
Acusações no Ministério da Justiça de Lula
"/>O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski | Foto: Jamile Ferraris/MJSP
Na pasta da chefiada pelo ministro Ricardo Lewandowski, a diretora da Dicap, Mayesse Silva Parizi, e a coordenadora de gabinete Suzana Inês de Almeida e Silva receberam acusações de perseguições e práticas abusivas.
As denúncias, divulgadas pela Agência Pública, sugerem que a situação persiste desde 2023. À época, o agora ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino liderava o ministério.
Leia mais: https://revistaoeste.com/revista/edicao-254/lula-3-vai-mal/
, artigo de Alexandre Garcia publicado na Edição 254 da Revista Oeste
Pelo menos 15 pessoas afirmam ter sofrido humilhações e demissões injustas na Dicap. Os depoimentos incluem acusações de que as gestoras "desprezam quem não as bajula" e "subestimam a inteligência da equipe".
Muitos funcionários alegam ter adoecido e relataram crises de ansiedade e burnout em razão de um ''ambiente tóxico''. Desde 2023, cerca de 30 profissionais mudaram de função, foram demitidos ou decidiram deixar seus cargos.
Defesas e investigações em andamento

Fachada do Palácio da Justiça, em Brasília | Foto: Divulgação/Ministério da Justiça e Segurança Pública
Mayesse Silva Parizi e Suzana Inês de Almeida e Silva negaram todas as acusações e destacaram que suas atuações sempre foram éticas ao longo de 15 anos de serviço público.
O Ministério da Justiça reafirmou que repudia qualquer forma de assédio e aguarda o resultado das investigações. O órgão que conduz o caso é a Controladoria-Geral da União (CGU).
Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-252/a-estrada-totalitaria/
, artigo de J. R. Guzzo publicado na Edição 252 da Revista Oeste
Com mais este ocorrido, as denúncias de assédio no governo Lula aumentaram significativamente. Nos primeiros oito meses de 2023, a CGU registrou cerca de 4 mil reclamações, em contraste com 730 no mesmo período de 2022, durante a administração de Jair Bolsonaro.
Para combater essa situação, a CGU publicou diretrizes para prevenir assédio e discriminação.
.
Câncer: especialistas têm poucas, mas algumas certezas
Só há dois destinos para as células do corpo: se dividirem ou morrerem. Esse processo mantém o funcionamento dos tecidos e permite, por exemplo, que os seres humanos possam tatear objetos e superfícies. No entanto, quando células que deveriam parar de crescer continuam se multiplicando descontroladamente, pode surgir um câncer.
“Quando começam em tecidos epiteliais, como pele ou mucosas, são denominados carcinomas”, explica o https://www.gov.br/inca/pt-br
(Inca). “Se o ponto de partida são os tecidos conjuntivos, como osso, músculo ou cartilagem, são chamados sarcomas.” O Inca ainda acrescenta que o termo abrange mais de cem doenças, a depender do tecido ou até do órgão específico que foi “invadido”.

O processo de formação do câncer é chamado de carcinogênese ou oncogênese (por esta, oncologista é o especialista) | Reprodução/Inca
O mau comportamento de uma célula se dá por mutação genética, ou seja, uma alteração no DNA que passa a instruir de maneira equivocada seu ciclo. Depois, se o contato com o agente cancerígeno for continuado, essas células tornam-se malignas e se multiplicam, o chamado “estágio de progressão”.
Veja as principais dúvidas relacionadas ao câncer:
1 - Por que algumas mutações levam ao câncer?
Nem todas as mutações genéticas levam ao câncer, em razão de vários fatores — incluindo o tipo de gene afetado, a localização da mutação e a eficácia dos mecanismos de reparo do DNA no organismo. De acordo com especialistas brasileiros, como o portal especializado Oncologia Brasil, as mutações que resultam em câncer geralmente afetam genes que regulam o ciclo celular, como os proto-oncogenes e os genes supressores de tumor.
Em contrapartida, há outras possibilidades também, como os genes supressores de tumor estarem mutados e inativados. Além disso, muitas mutações são corrigidas por mecanismos de reparo do DNA. Quando esses mecanismos falham, as mutações podem se acumular e levar à transformação maligna das células. Mutações neutras ou silenciosas, que não alteram significativamente a função celular, geralmente não resultam em câncer.
Fato é que médicos e cientistas não entendem com precisão o que causa as alterações, os chamados “fatores cancerígenos”.
+ Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-254/o-cancer-vai-perder/
“As mutações são muito importantes, mas não são toda a explicação para os tumores”, resume Douglas Hanahan, acadêmico do centro de pesquisa do câncer de Ludwig, na Suíça, ao jornal O Estado de S. Paulo.
https://www.youtube.com/watch?v=y7te3KEsaNU
Outra via de investigação se refere a inflamações. Uma dieta pouco saudável, por exemplo, pode perturbar o equilíbrio do intestino. Isso permite que certas bactérias ataquem. Nesse caso, os cientistas acreditam que pode ocorrer uma inflamação crônica — e consequentemente levar a cânceres de cólon ou de pâncreas.
2 - Poluição pode causar câncer?
Há indícios claros sobre os impactos da poluição do ar na saúde. Sabe-se, por exemplo, que a presença de partículas ultrafinas (PM2,5) — tão pequenas que permanecem suspensas no ar e são invisíveis a olho nu — aumenta o risco de câncer de pulmão. De acordo com a ONG Oncoguia, um aumento de apenas 1 μg/m³ nos níveis de PM2,5 pode elevar a incidência da doença em 8%. No entanto, ainda são necessárias mais pesquisas para entender melhor essa relação.
+ Leia também: https://revistaoeste.com/mundo/vidente-do-11-de-setembro-preve-3a-guerra-mundial-e-cura-do-cancer-em-2025/
Em resumo: a quantidade e por quanto tempo uma pessoa se expõe à poluição provavelmente faz diferença.
https://www.youtube.com/watch?v=5W5PBNtcjvU
3 - Como tumores podem crescer sem controle?
Além dos oncogenes — genes que, quando normais, regulam o crescimento e a divisão celular, mas, ao sofrerem mutações, passam a favorecer o tumor —, sabe-se hoje que algumas células normais também podem ser “recrutadas” para apoiar o desenvolvimento do tecido maligno.
4 - Qual o tratamento?
Tratar um câncer varia conforme o tipo e o estágio da doença, bem como as condições individuais de cada paciente. As principais abordagens terapêuticas incluem (segundo o Inca):
Cirurgia: consiste na remoção do tumor por meio de procedimentos cirúrgicos. Quando indicada, visa a eliminar completamente o tumor;
Quimioterapia: utiliza medicamentos que circulam pelo sangue, alcançando todo o corpo, para destruir as células cancerígenas ou impedir sua multiplicação;
Radioterapia: emprega radiações ionizantes, como raios X, para destruir ou inibir o crescimento das células tumorais;
Transplante de medula óssea: indicado para alguns tipos de câncer, envolve a substituição da medula óssea doente por células saudáveis.
Em muitos casos, é necessário combinar mais de uma dessas modalidades para obter resultados.
Quanto à possibilidade de cura, ela depende de diversos fatores — incluindo o tipo do tumor, seu estágio no momento do diagnóstico e a resposta ao tratamento.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer, "um de cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início". Além disso, considera-se que um paciente está curado quando completa cinco anos sem sinais da doença depois do tratamento. No entanto, esse período não é um consenso absoluto entre os especialistas.
Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-254/o-cancer-vai-perder/
O post https://revistaoeste.com/saude/cancer-especialistas-tem-poucas-mas-algumas-certezas/
.
https://revistaoeste.com/saude/cancer-especialistas-tem-poucas-mas-algumas-certezas/
Gari brasileiro constrói máquina de reciclagem e fatura R$ 7,5 mil por mês
https://www.instagram.com/giorggio_gariecologico
, construiu uma máquina de reciclagem de garrafas PET e transformou sua vida financeira. Antes, lutava contra o alcoolismo, agora, ele fatura aproximadamente R$ 7,5 mil por mês com a venda desses equipamentos.
A ideia surgiu durante seu tratamento contra o álcool. Com R$ 14 mil obtidos por meio de uma vaquinha on-line e doações, Abrantes criou um equipamento que transforma garrafas PET em vassouras ecológicas e cordas de varal. Os novos produtos vão ao mercado por valores entre R$ 10 e R$ 35.
O sucesso e a fabricação das máquinas de reciclagem
Ver essa foto no Instagram
https://www.instagram.com/reel/DBCaI-5SDAa/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=loading
O sucesso das mercadorias gerou curiosidade sobre a máquina, o que levou Abrantes a fabricá-la para a venda. Ele comercializa cada unidade por R$ 354.
"Devido aos muitos comentários, as pessoas perguntando onde eu conseguia aquelas máquinas, como poderiam comprar, eu resolvi aprender a soldar para poder fazer as máquinas e vender para os clientes que comentavam em vídeos meus", relatou Abrantes, ao Grupo Globo.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/economia/
em Oeste
O alcance do projeto ultrapassou as fronteiras brasileiras. Hoje, ele envia máquinas a países como Itália, na Europa, e Moçambique, na África. Os fios das garrafas recicladas também são usados por artesãos na confecção de bolsas e chapéus, ampliando o impacto da iniciativa.
Presença on-line

O gari soma milhões de visualizações nas redes sociais | Foto: Reprodução/Instagram
Além disso, Abrantes tornou-se conhecido na internet. Ele tem mais de 1 milhão de inscritos em seu canal no YouTube, plataforma a qual utiliza para ensinar a construção e o uso das máquinas. Assim, o gari inspira outras pessoas a seguirem seu exemplo.
"Olha, tem um dizer que 'a necessidade é a mãe da invenção'", afirmou Abrantes. "Todas essas máquinas que eu fiz, tudo que foi desenvolvido, realmente foi buscando dinheiro para poder suportar as dificuldades do dia a dia."
Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-254/o-pais-da-energia-limpa/
, reportagem de Amanda Sampaio e Artur Piva publicada na Edição 254 da Revista Oeste
Abrantes também recebe convites para dar palestras, em que compartilha sua experiência com a reciclagem.
https://www.youtube.com/watch?v=929PtWnkyEc
.
Lula ironiza anistia e diz que venceria nova eleição contra Bolsonaro
Em entrevista concedida a rádios mineiras nesta quarta-feira, 5, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que, caso o ex-presidente Jair Bolsonaro seja candidato em 2026, ele será derrotado novamente.
"Se for comigo, vai perder outra vez, porque não há possibilidade de a mentira ganhar uma eleição neste país", disse Lula, em resposta a perguntas sobre a possibilidade de Bolsonaro concorrer em 2026.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica
em Oeste
Lula também criticou as tentativas da oposição de reverter a inelegibilidade de Bolsonaro. "Quando as pessoas nem foram condenadas estão pedindo anistia, é porque as pessoas estão se condenando", avaliou o presidente. "Eles acham que fizeram exatamente aquilo que a Justiça está dizendo que ele fez."
O petista também destacou que o ex-presidente terá de enfrentar a Justiça antes de pensar em uma nova disputa eleitoral. "Se a Justiça entender que ele pode concorrer às eleições, ele pode concorrer", reiterou.
Em entrevista concedida a rádios mineiras nesta quarta-feira, 5, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que, caso o ex-presidente Jair Bolsonaro seja candidato em 2026, ele será derrotado novamente. https://t.co/QWXSwtH6j0
— Revista Oeste (@revistaoeste) https://twitter.com/revistaoeste/status/1887196517737300038?ref_src=twsrc%5Etfw
Lula lembrou que Bolsonaro e seus aliados são acusados de tentar um golpe de Estado depois da derrota nas eleições de 2022. "Eles tentaram dar um golpe, anunciar e preparar a morte do presidente da República, a morte do vice-presidente da República, a morte do presidente do Tribunal Eleitoral, e acham que são inocentes?", indagou.
Lula comenta possível taxação de Trump ao Brics
Lula também comentou as declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O petista criticou as ameaças do norte-americano de taxar em até 100% as importações de países do Brics caso o bloco adote uma moeda alternativa ao dólar.
"O presidente Trump fez a campanha dele assim", lembrou. "Ele agora tomou posse, já anunciou ocupar a Groenlândia, já anunciou anexar o Canadá, já anunciou mudar o nome do Golfo do México para Golfo da América."
O presidente destacou que o Brasil e os demais https://www.ipea.gov.br/forumbrics/pt-BR/conheca-os-brics.html#:~:text=Isso%20mudou%20a%20partir%20da,China%20come%C3%A7assem%20a%20trabalhar%20coletivamente.
têm o direito de discutir formas de comércio que não dependam exclusivamente do dólar. "Não foi o mundo que decidiu que o dólar seria a moeda forte dos Estados Unidos."
Lula também ressaltou que o Brasil está preparado para retaliar caso os https://revistaoeste.com/tag/estados-unidos
aumentem as taxas sobre produtos brasileiros. "É lógico que nós iremos utilizar a lei da reciprocidade", considerou. "Você tem, na Organização Mundial do Comércio, uma permissão para que você possa taxar qualquer produto em até 35%."
Ao final da entrevista, Lula reiterou seu compromisso com o desenvolvimento do país. "Estou convencido de que a colheita será extraordinária", disse. "No ano de 2025, vou começar a viajar pelo Brasil para entregar obras, dar lançamento de início de obras e fazer a colheita que estou prometendo."
Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-238/a-eleicao-futura/
, artigo de Alexandre Garcia publicado na Edição 238 da Revista Oeste
.
Hugo Motta, sobre inelegibilidade: ‘8 anos é um tempo extenso’
Nesta terça-feira, 4, o presidente da https://revistaoeste.com/tag/camara-dos-deputados/
para alterar a Lei da Ficha Limpa e reduzir esse período para dois anos.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica
em Oeste
"Oito anos são quatro eleições, é um tempo extenso na minha avaliação", disse Motta, à CNN Brasil. Ele reconheceu que a Lei da Ficha Limpa trouxe mudanças significativas para o cenário político brasileiro. Além disso, reconheceu que o país já se adaptou a essas regras, as quais considera boas.
No entanto, ele ressaltou que qualquer discussão sobre possíveis alterações na lei dependerá do interesse de partidos ou parlamentares em abordar o tema.
https://www.youtube.com/watch?v=UKEtT76UoOM
"Se houver interesse, e aí entra o cenário de 2026, que começou a falar para tratar a inelegibilidade de Bolsonaro, aí o Congresso vai discutir, o Congresso é soberano", afirmou Motta. "Esse não foi um tema, um assunto que eu dialoguei com os líderes para sentir o ambiente sobre a necessidade ou não de uma mudança na Lei da Ficha Limpa."
Além das falas de Hugo Motta, Jair Bolsonaro tem desafios na Justiça

Ex-presidente Jair Bolsonaro | Foto: Campanato/Agência Brasil
Jair Bolsonaro enfrenta uma série de desafios legais. A Polícia Federal o indiciou por crimes como tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa. Caso haja condenação com a pena máxima, o ex-presidente poderá permanecer inelegível até o ano de 2061.
https://www.youtube.com/watch?v=4W_bNOlBHMg
Além disso, Bolsonaro já tem o impedimento de disputar eleições até 2030. Isso porque foi condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação ao indagar eficiência as urnas eletrônicas.
Outras acusações contra o nome do PL incluem suposta fraude no cartão de vacinação para viajar aos Estados Unidos e o caso das joias sauditas.
Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-254/o-golpe-que-nunca-existiu-2/
, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição da Revista Oeste
À imprensa, Bolsonaro evita comentar quem poderia substituí-lo nas próximas eleições, caso sua situação de inelegibilidade não tenha reversão a tempo. Em entrevistas, expressou confiança de que o Congresso poderá encontrar uma solução para reverter sua inelegibilidade. Assim, ele poderia manter a influência nas futuras disputas eleitorais.
O post https://revistaoeste.com/politica/hugo-motta-sobre-inelegibilidade-8-anos-e-um-tempo-extenso/
.
https://revistaoeste.com/politica/hugo-motta-sobre-inelegibilidade-8-anos-e-um-tempo-extenso/
Bolsonaro celebra sinalização de Motta sobre anistia do 8 de janeiro
O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) assumiu a presidência da https://www.camara.leg.br/
com o apoio dos grupos políticos ligados ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a Jair Bolsonaro. Motta não descartou a possibilidade de tramitar o projeto de lei que concede anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro, em Brasília.
O ex-presidente celebrou essa sinalização, em entrevista ao site Metrópoles, nesta terça-feira, 4. "Não é a minha anistia; afinal de contas, não estou condenado em absolutamente nada", afirmou Bolsonaro. "É para dezenas de pessoas condenadas a penas absurdas. É uma anistia humanitária."
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica
em Oeste
O projeto de lei apresentado em 2022 pelo deputado Major Vitor Hugo (PL-GO) tem como objetivo anistiar participantes de manifestações a partir de 30 de outubro de 2022 até a data de promulgação da lei.
A proposta quase foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, mas foi retirado da pauta por Arthur Lira (PP-AL) e redirecionada a uma comissão especial, que ainda não foi criada.
Bolsonaro deve buscar apoio para a tramitação da proposta
https://www.youtube.com/watch?v=PpMyah9S9oo
Hugo Motta afirmou que ainda não tomou uma decisão sobre pautar o projeto de anistia e que pretende consultar o Colégio de Líderes para definir o destino do projeto. Bolsonaro vê isso como uma oportunidade de dialogar com líderes partidários e buscar apoio para a tramitação da proposta.
O Supremo Tribunal Federal continua a aplicar penas severas, que chegam a 17 anos de prisão, aos réus envolvidos nos atos de 8 de janeiro, por crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito e tentativa de golpe de Estado. O Partido dos Trabalhadores (PT), que também apoiou Hugo Motta na presidência da Câmara, é contra o projeto de anistia.
Em uma entrevista à emissora GloboNews, Motta afirmou que, ao solicitar apoio de Bolsonaro, ouviu do ex-presidente o pedido para incluir a anistia na pauta.
De acordo com o mais novo presidente da Câmara, Bolsonaro disse: “Olha, Hugo, não estou defendendo a anistia para mim". Ainda segundo Motta, o ex-presidente prosseguiu: "Os meus problemas jurídicos eu tenho como resolver, o meu partido me ajuda, tenho minha estrutura jurídica. A minha preocupação é com relação às pessoas que estão sendo condenadas diante dos ataques do 8 de janeiro e receberam penas muito grandes”.
Bolsonaro acredita na possibilidade de articular um acordo com a maioria dos líderes partidários para que o projeto avance. “Hugo Motta foi muito feliz em dizer que vai procurar, vai conversar com os líderes", afirmou. "Em havendo a maioria, entrará na pauta e em votação.”
.
Haddad: ‘Solução para isenção de IR até R$ 5 mil está desenhada’
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta quarta-feira, 5, que a equipe econômica já tem a “solução desenhada” para compensar a perda de arrecadação com a ampliação da tabela de isenção do Imposto de Renda (IR).
Haddad disse que a proposta de compensação deve ser apresentada a Lula “nas próximas semanas”. Questionado por Oeste sobre os detalhes, o ministro não quis adiantar a medida estabelecida para a compensação e nem os valores envolvidos.
“Nenhuma renúncia fiscal no Brasil pode ser feita sem compensação”, limitou-se a dizer. “Eu não posso adiantar, mas nós terminamos o desenho. Já está estabelecido.”
+ https://revistaoeste.com/economia/haddad-entrega-a-motta-lista-de-prioridades-para-a-economia/
O titular da Fazenda também sinalizou que a entrega da proposta para o presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), também deve ocorrer nas próximas semanas.
“Isso vai acabar vindo nas próximas semanas”, disse. “Essa é uma reforma que queremos que tramite com a cautela e a transparência devida. Essa é uma lei mais simples, mas tem um impacto econômico relevante.”
Por fim, o ministro de Lula defendeu uma análise cuidadosa do Congresso Nacional com a proposta. “Como isso passa a ter vigência no primeiro de janeiro do ano que vem, a Câmara e o Senado têm que ter o tempo devido para analisar”, acrescentou.

Da esq. para a dir.: o ministro Fernando Haddad (Fazenda), presidente da Câmara, Hugo Motta, e o ministro Alexandre Padilha (SRI) | Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Legislativo deve cooperar com Haddad para superar “desafio econômico”
Nesta manhã, Fernando Haddad entregou uma série de propostas elaboradas pela equipe econômica ao presidente da Câmara, Hugo Motta. O ministro Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais) também esteve presente.
Ao falar com a imprensa, Motta disse que vai conduzir a presidência da Casa com a “mesma postura” de quando era líder, mantendo uma “relação de lealdade”.
“Lealdade, não diria a agenda do governo, mas lealdade ao país”, alertou. “Lealdade de poder sempre, com muita franqueza, dizer o posicionamento que essa Casa tem sobre determinado tema. Nós ouviremos sempre o nosso colégio de líderes, dividiremos sempre essas responsabilidades e também não seremos nunca um presidente que estará criando algum fantasma ou algum obstáculo sem que ele verdadeiramente exista.”
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/
em Oeste
O presidente da Casa Baixa ainda disse que visa a “ajudar nessa agenda” proposta pelo governo, por ser “uma agenda de país”,
“O Brasil tem um grande desafio econômico para o ano 2025 e nada melhor do que essa cooperação entre o Poder Legislativo, o Poder Executivo, para que a agenda aqui seja priorizada e possamos entregar o melhor para a sociedade brasileira”, acrescentou.
O post https://revistaoeste.com/politica/haddad-solucao-para-isencao-de-ir-ate-r-5-mil-esta-desenhada/
.
https://revistaoeste.com/politica/haddad-solucao-para-isencao-de-ir-ate-r-5-mil-esta-desenhada/
Moraes prorroga inquérito contra deputado por suposta incitação ao 8/1
O ministro Alexandre de Moraes, do https://portal.stf.jus.br/
. A Polícia Federal (PF) terá mais 60 dias para realizar diligências pendentes. Girão nega irregularidades.
”
Em janeiro, a PF solicitou a prorrogação do prazo para aprofundar a análise das publicações do deputado nas redes sociais. O inquérito, instaurado em julho de 2023, investiga supostos crimes de associação criminosa, incitação ao crime e tentativa de golpe de Estado.
Em outubro de 2023, a PF enviou relatório ao STF em que alega que Girão teria incitado seus apoiadores a reivindicar uma intervenção das Forças Armadas. Segundo o órgão, essa incitação ocorreu por meio de declarações em que o deputado questionava a legitimidade do sistema eleitoral e a atuação do Poder Judiciário.
https://youtu.be/FYvY-78INSE?feature=shared
Em setembro de 2024, a Procuradoria-Geral da República (PGR) recomendou a devolução do caso à PF para aprofundamento das apurações.
General Girão é condenado a pagar R$ 2 milhões em multa
Na esfera civil, a Justiça Federal no Rio Grande do Norte condenou Girão a pagar R$ 2 milhões em danos morais coletivos por supostamente incentivar protestos em frente a um batalhão militar. O juiz Janilson de Siqueira também determinou que o deputado removesse publicações nas redes sociais.
Siqueira considerou que os questionamentos de Girão sobre a legitimidade das eleições afrontaram o regime democrático. O juiz também afirma, na sentença, que o parlamentar teria promovido "discurso de ódio" contra o presidente Lula e as "instituições democráticas".
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/
em Oeste
Em depoimento, Girão disse que suas falas se referiam a um "direito genérico de utilização da violência, nos limites postos na Constituição Federal". O deputado ainda alegou que "não teve envolvimento ou conhecimento prévio sobre os atos violentos e criminosos ocorridos".
.
Atuação do STF é movida por paixões políticas, afirma Estadão
O editorial "O STF ideal e o real", publicado nesta quarta-feira, 5, pelo jornal O Estado de S. Paulo, apresenta a discrepância entre o discurso idealista do presidente do https://portal.stf.jus.br/
, Luís Roberto Barroso, e a realidade que se percebe sobre a atuação da Corte.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/imprensa/
em Oeste
O texto ressalta que, embora o papel do STF deva ser técnico e imparcial, na prática, ele tem se distanciado desse princípio ao ampliar sua atuação para além do controle de constitucionalidade. Ao agirem assim, seus ministros interferem diretamente em questões políticas e legislativas.
Em seu discurso na abertura do ano judiciário, Barroso defendeu a ideia de que o STF deve ser um órgão técnico, afastado das paixões políticas. No entanto, o texto rapidamente contrapõe essa visão ao afirmar que a própria Corte tem demonstrado uma atuação politizada, levando a uma queda na sua credibilidade.
“Pesquisas registram que a credibilidade do STF está em franco derretimento”, lembra o Estadão, sugerindo que a população percebe o tribunal como um ator político, e não apenas jurídico.
O jornal critica, em particular, decisões recentes da Corte que extrapolariam suas funções constitucionais. O texto menciona episódios como a anulação de provas da Operação Lava Jato por Dias Toffoli e o envolvimento do STF em temas como políticas ambientais, segurança pública e regulação de redes sociais.
+ https://revistaoeste.com/no-ponto/com-cinco-votos-divergentes-stf-condena-mais-reus-do-8-de-janeiro/
A crítica central é que essas questões deveriam ser resolvidas pelo Congresso Nacional, e não pelo Judiciário.
“A esmagadora maioria dessas questões deveria ser decidida pelo Parlamento”, destaca o editorial.
Os privilégios do STF

O editorial lembra que “mais de 90% dos magistrados e procuradores recebem acima do teto estabelecido pela Constituição”, | Foto: Freepik
Outro ponto levantado pelo Estadão é a contradição entre a retórica do STF contra abusos e a realidade de seus próprios privilégios. O editorial destaca que “mais de 90% dos magistrados e procuradores recebem acima do teto estabelecido pela Constituição”. Para o Estadão, esse é mais um aspecto que denuncia a incoerência no discurso da Corte.
Além disso, o jornal menciona a existência de “inquéritos secretos” e medidas que impactam diretamente a liberdade de expressão, como a suspensão de perfis em redes sociais e censura a veículos de comunicação.
+ https://revistaoeste.com/politica/barroso-minimiza-penduricalhos-e-diz-que-criticas-sao-injustas/
Por fim, o editorial ressalta que as críticas ao STF não se limitam a um grupo político específico. De acordo com a publicação, a desconfiança em relação à Corte vem tanto da esquerda quanto da direita. E a crise de credibilidade não pode ser simplesmente atribuída à “desinformação dos inimigos da democracia”.
Ainda segundo o Estadão, na busca de atuar como um "Poder moderador", o STF afasta-se de seu papel constitucional. Além disso, a Corte contribui para a instabilidade política do país e assume um protagonismo que ultrapassa suas funções legítimas.
Leia também: https://revistaoeste.com/politica/tem-feito-um-excelente-governo-diz-gilmar-mendes-sobre-lula/
O post https://revistaoeste.com/imprensa/atuacao-do-stf-e-movida-por-paixoes-politicas-afirma-estadao/
.
https://revistaoeste.com/imprensa/atuacao-do-stf-e-movida-por-paixoes-politicas-afirma-estadao/
Programa Voa Brasil vende menos de 1% dos 3 milhões de passagens liberados
Com 28,5 mil passagens disponíveis, o https://revistaoeste.com/politica/voa-brasil-precisa-vender-quase-10-mil-passagens-por-dia-para-atingir-oferta-prometida/
, iniciado há seis meses. Sudeste e Nordeste lideram a procura, com 84,5% do total. Em janeiro de 2025, foram 5.308 reservas, melhor mês até o momento.
O desempenho é 15% superior ao recorde anterior, que foi em agosto, logo depois do lançamento do programa criado para vender https://revistaoeste.com/economia/monopolio-de-azul-e-gol-poderia-encarecer-passagens-diz-advogado/
a aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que não viajaram no último ano.
Sudeste e Nordeste lideram emissão de passagens
Sudeste e Nordeste, sobretudo, são as regiões que mais demandam bilhetes. Contudo, há cidades de todas as partes do Brasil entre as 20 mais procuradas. Confira abaixo o ranking de localidades que mais usufruíram do benefício. Pela ordem:
São Paulo (SP);
Rio de Janeiro (RJ);
Recife (PE);
Fortaleza (CE);
Brasília (DF);
Salvador (BA);
João Pessoa/Bayeux (PB);
Maceió/Rio Largo (AL);
Natal (RN);
Belo Horizonte/Confins (MG);
São Luís (MA);
Aracaju (SE);
Campinas (SP);
Porto Seguro (BA);
Juazeiro do Norte (CE);
Porto Alegre (RS);
Belém (PA);
Vitória (ES).
https://www.youtube.com/watch?v=JKuyJl9vc5U
Ao todo, os aposentados partiram ou chegaram a 77 cidades diferentes. Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), o programa está cumprindo sobretudo o objetivo de estimular a aviação regional. “São em sua maioria pequenas e médias localidades envolvidas”.
Conforme as regras do Voa Brasil, cada pessoa aposentada pelo INSS pode comprar passagens de até doid trechos por ano. A compra, no entanto, deve ser feita exclusivamente no https://voabrasil.sistema.gov.br/login
. O Ministério de Portos e Aeroportos prepara a segunda fase do Voa Brasil para o primeiro semestre de 2025, que, desse modo, deve incluir principalmente estudantes universitários de baixa renda.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/economia/
na Oeste
.
Gusttavo Lima festeja resultado obtido em pesquisa presidencial
https://revistaoeste.com/tag/gusttavo-lima
gravou um vídeo para as redes sociais afradecendo depois de aparecer com mais de 10 pontos percentuais em diversos cenários da pesquisa Genial/Quaest para a eleição presidencial de 2026.
Em um dos cenários divulgados, o cantor obteve 12% das intenções de voto, o que representa um empate técnico com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que alcançou 13%.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/imprensa
em Oeste
"Estou muito feliz. Hoje de manhã foi publicada uma pesquisa do Instituto Genial/Quaest, e eu confesso a vocês que eu não esperava por um resultado desse agora, já que o Brasil tem tantos nomes que eu gosto e respeito", festejou https://revistaoeste.com/tag/gusttavo-lima
.
Eu vim aqui de coração dizer a vocês que gostam de mim, que me acompanham, uma única coisa: só Deus, só ele lá, pode parar um sonho", relatou o cantor.
" alt="Foto de vídeo gravado por Gusttavo Lima"/>Gusttavo Lima comemorou resultado de primeira pesquisa eleitoral | Foto: Divulgação
Gusttavo Lima garante que não desistirá do Brasil
O sertanejo declarou que o Brasil ainda tem jeito e disse que não desistirá do país. "Então, bebê, queria dizer para vocês que eu estou aqui ouvindo vocês independentemente de qualquer coisa. O Brasil tem jeito, não vamos desistir do Brasil", contou.
Na política, https://revistaoeste.com/tag/gusttavo-lima
é próximo do ex-presidente Bolsonaro (PL) e do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil). Ele, também pré-candidato à presidência, aparece no mesmo levantamento com 3% das intenções de voto, empatado com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo).
O sertanejo anunciou em janeiro que pretende se candidatar à Presidência. No entanto, o cantor ainda não se filiou a nenhum partido para 2026.
Leia mais detalhes sobre a notícia https://www.tvpop.com.br/270130/gusttavo-lima-agradece-pontuacao-em-pesquisa-presidencial/
, parceiro editorial da Revista Oeste
O post https://revistaoeste.com/imprensa/gusttavo-lima-festeja-resultado-obtido-em-pesquisa-presidencial/
.
https://revistaoeste.com/imprensa/gusttavo-lima-festeja-resultado-obtido-em-pesquisa-presidencial/
Globo tem pior audiência da história pelo 2º mês consecutivo
A https://revistaoeste.com/tag/globo
não teve motivos para festejar no primeiro mês do ano que marcará o centenário das operações do conglomerado. Mesmo com o reforço do Big Brother e com as chuvas que assolaram São Paulo durante boa parte de janeiro, a emissora teve a pior audiência de toda a sua história pelo 2º mês consecutivo e voltou a ficar com apenas um dígito de ibope.
Em dezembro, o canal já havia ficado abaixo dos 10 pontos de média, conforme noticiado em primeira mão pelo Teleguiado.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/imprensa
em Oeste
Os números consolidados de audiência da Grande São Paulo, obtidos pela reportagem com fontes do mercado, revelam que a https://revistaoeste.com/tag/globo
teve apenas 9,77 pontos de média em janeiro, uma queda de 0,13 na comparação com o mês anterior.
A Record foi a única emissora aberta que cresceu no comparativo direto com dezembro, indo de 3,6 para 3,71 pontos. Também na maior crise de sua história, o SBT caiu de 3,0 para 2,76. Band e RedeTV!, com 1,13 e 0,23 ponto respectivamente, seguiram estáveis.

Jornal Nacional perdeu público para a Record | Foto: Reprodução/TV Globo
Jornal Nacional e novela das 9 perderam público para a Record
A nova queda de audiência da https://revistaoeste.com/tag/globo
pode ser facilmente explicada: habitual boia de salvamento da emissora no primeiro trimestre, o Big Brother não caiu no gosto dos telespectadores e sequer conseguiu chegar perto dos 20 pontos de média até o momento da publicação deste texto, tendo -- de longe -- os piores números da história do formato.
Mania de Você, já consolidada como o maior fracasso da história das novelas das 21h, continua empilhando resultados negativos e prejudicando o Jornal Nacional, que perdeu público para o Jornal da Record e para Força de Mulher.
Leia mais detalhes sobre a notícia https://www.tvpop.com.br/269989/globo-inicia-centenario-com-o-pe-esquerdo-e-termina-mes-com-pior-ibope-da-historia/
, parceiro editorial da Revista Oeste
O post https://revistaoeste.com/imprensa/globo-tem-pior-audiencia-da-historia-pelo-2o-mes-consecutivo/
.
https://revistaoeste.com/imprensa/globo-tem-pior-audiencia-da-historia-pelo-2o-mes-consecutivo/
Com energia limpa, Brasil é exemplo para o mundo
Em reportagem publicada na https://revistaoeste.com/revista/edicao-254/
da Revista Oeste, os jornalistas Amanda Sampaio e Artur Piva destacam que o Brasil possui 50% de sua matriz energética proveniente de recursos renováveis. Em outros países do mundo, por outro lado, somente 15% da energia vem desse tipo de fonte.
Leia um trecho da reportagem sobre a energia no Brasil:
"O Brasil já foi um país movido a lenha. No século 19 e início do 20, a madeira era a principal fonte de energia, e alimentava desde os fogões das casas até as caldeiras das indústrias. O carvão mineral também teve um papel relevante, mas era escasso e caro, fazendo da lenha o combustível predominante. Nas cidades, a iluminação pública dependia do óleo de baleia e, mais tarde, do gás de carvão. Era um cenário rudimentar, mas essencial para um país em crescimento.
Com o avanço das primeiras usinas hidrelétricas no início do século 20, começou a transição para um modelo mais eficiente e sustentável. A energia elétrica foi se tornando cada vez mais presente, especialmente nas regiões urbanas e industriais. Mas a matriz energética ainda era frágil e concentrada em poucas unidades geradoras, o que tornava o fornecimento instável e limitava a expansão do consumo.
O grande divisor de águas para o setor veio com a construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu, inaugurada em 1984. Resultado de um acordo bilateral entre Brasil e Paraguai, Itaipu se tornou uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo e mudou o panorama energético nacional. Com sua enorme capacidade de geração, ajudou a garantir o suprimento de eletricidade para o crescente parque industrial brasileiro e impulsionou o desenvolvimento de novas infraestruturas energéticas."
A reportagem https://revistaoeste.com/revista/edicao-254/o-pais-da-energia-limpa/
está disponível a todos os mais de 100 mil assinantes da Revista Oeste.

A barragem de Itaipu, uma barragem hidrelétrica no rio Paraná, localizada na fronteira entre Brasil e Paraguai | Foto: Shutterstock
Gostou? Dê uma olhada no conteúdo abaixo.
Revista Oeste
A Edição 254 da Revista Oeste vai além do texto de Amanda Sampaio e Artur Piva. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de J. R. Guzzo, Silvio Navarro, Cristyan Costa, Rodrigo Constantino, Alexandre Garcia, Carlo Cauti, Anderson Scardoelli, Frank Furedi, Augusto Nunes, Adalberto Piotto, Eugênio Goussinsky, Roberto Motta, Dagomir Marquezi e Daniela Giorno.
Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta https://br.revistaoeste.com/assine/
, escolher o plano e seguir os passos indicados.
O post https://revistaoeste.com/economia/com-energia-renovavel-brasil-e-exemplo-para-o-mundo/
.
https://revistaoeste.com/economia/com-energia-renovavel-brasil-e-exemplo-para-o-mundo/
Rio Tietê registra vazão 5 vezes superior ao normal depois de chuvas
O Rio Tietê, em Salto (SP), registrou uma vazão de mil m³/s, o que é cinco vezes o volume normal de 200 m³/s, na madrugada desta segunda-feira, 3. As intensas chuvas afetaram diversas regiões do Estado e causaram o aumento. Como consequência, a água invadiu a casa de máquinas, o que levou à suspensão das atividades da Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
A prefeitura de Salto, junto ao https://www.samae.sp.gov.br/
(SAAE), iniciou os trabalhos de limpeza da ETA. A expectativa é que as operações sejam retomadas nesta terça-feira, 4. Apesar do grande volume de água, a administração municipal informou que não houve registros de enchentes em residências ou danos diretos à população, o que trouxe alívio à comunidade.
https://www.youtube.com/watch?v=Y3Zfzn9AfHY
Complexo turístico do Rio Tietê precisou ser fechado
O complexo turístico de Salto, localizado às margens do Rio Tietê, foi fechado no sábado 1, como medida de precaução. No entanto, o local reabriu no domingo 2, sob vigilância da Defesa Civil. Durante esse período, o espaço recebeu cerca de 3,5 mil visitantes, que puderam aproveitar as atrações com a supervisão das autoridades.
No mesmo dia, representantes do governo de São Paulo e de 53 municípios se reuniram no Palácio dos Bandeirantes para discutir a implementação de planos de drenagem, visando o enfrentamento de enchentes e enxurradas.
As cidades mais afetadas terão prioridade no atendimento. Durante a reunião, os acordos firmados no início do Plano Verão foram reforçados. Esse plano reúne diretrizes de resposta e coordenação entre o Estado e os municípios paulistas. Seu objetivo é lidar com situações emergenciais causadas por condições climáticas severas.
.
Barroso minimiza penduricalhos e diz que críticas a pagamentos são ‘injustas’
O presidente do https://portal.stf.jus.br/
, Luís Roberto Barroso, disse nesta segunda-feira, 3, que existem críticas “injustas” em relação aos gastos do Judiciário com valores adicionais pagos a magistrados, conhecidos como “penduricalhos”.
Em entrevista à GloboNews, Barroso argumentou que algumas dessas remunerações extras possuem amparo legal. Disse, ainda, que os pagamentos são importantes para compensar o volume de trabalho dos juízes.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/
em Oeste
“Há penduricalhos que são inaceitáveis e devem ser questionados judicialmente", afirmou o presidente da Corte. "Mas há situações legítimas, como um juiz que recebe férias no mês e ultrapassa o teto ou aquele que assume o acervo processual de um colega e recebe um acréscimo por isso."
Barroso justificou o acréscimo nos salários sob o argumento de que os magistrados brasileiros lidam com um número de processos muito superior à média global, o que, segundo ele, justifica a indenização pelo acúmulo de trabalho.
Durante a entrevista, o ministro foi perguntado sobre uma declaração do recém-eleito presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), que defendeu mais transparência nos gastos dos Três Poderes.
https://www.youtube.com/watch?v=nH-AhNLOBjA
O magistrado afirmou que o Supremo Tribunal Federal é transparente em relação aos seus gastos e afirmou que todas as despesas da Corte são divulgadas publicamente.
“Aqui no STF, todos os gastos com dinheiro público são divulgados em páginas de absoluta transparência e, portanto, não há nenhum dinheiro público gasto pelo Supremo que não esteja no portal da transparência", afirmou Barroso. "Parte das críticas que recebemos ocorre justamente por força dessa transparência."
Os pagamentos adicionais a juízes e desembargadores geraram custos expressivos ao Judiciário.
Leia também: https://revistaoeste.com/politica/em-carta-a-barroso-servidores-do-judiciario-protestam-contra-desigualdade-salarial/
Segundo um relatório da Transparência Brasil, a conversão de licença-compensatória em dinheiro — autorizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em outubro de 2022 — resultou em um aumento médio de R$ 12,4 mil nos contracheques de 8.736 magistrados, somando cerca de R$ 819 milhões em gastos públicos ao longo de 16 meses.
Nesse período, 870 magistrados receberam salários superiores a R$ 100 mil. Além disso, aproximadamente 4,2 mil juízes ultrapassaram esse valor em pelo menos um mês devido ao benefício. O caso mais extremo foi o de um desembargador de Pernambuco, que acumulou um acréscimo de R$ 313,2 mil em 16 meses.
Novo penduricalho
O pagamento da licença-compensatória tem origem na antiga gratificação por exercício cumulativo de funções, que previa um adicional de um terço do salário para juízes que acumulassem atividades por mais de 30 dias.
Anteriormente, esse benefício era considerado uma remuneração e, portanto, estava sujeito ao teto constitucional (de R$ 44 mil). Contudo, a nova regulamentação do CNJ permitiu a conversão da licença-compensatória em um pagamento de natureza indenizatória, o que dispensa o cumprimento do teto salarial e, consequentemente, ampliou os valores recebidos pelos magistrados.
O post https://revistaoeste.com/politica/barroso-minimiza-penduricalhos-e-diz-que-criticas-sao-injustas/
.
https://revistaoeste.com/politica/barroso-minimiza-penduricalhos-e-diz-que-criticas-sao-injustas/