Musk diz que governo Biden financiou eleição de Lula contra Bolsonaro
O bilionário Elon Musk afirmou em sua conta no https://x.com/elonmusk
que a administração de Joe Biden financiou a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022.
A declaração foi dada em resposta ao senador republicano Mike Lee, que se encontrou nesta quarta-feira, 12, com o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/
em Oeste
“Se o governo dos EUA tivesse financiado a derrota de Bolsonaro por Lula, isso te incomodaria?", escreveu Lee. "Eu ficaria lívido. Quem está comigo nessa?” A mensagem foi publicada em resposta a uma página de direita bloqueada pela Justiça brasileira.
O perfil em questão reproduziu a informação de que Biden financiou a “fraude eleitoral contra Bolsonaro no Brasil" a partir da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), em referência à agência norte-americana de ajuda estrangeira.
Musk, então, respondeu ao senador: “Bem, o ‘deep state’ dos EUA fez exatamente isso”. O termo em inglês usado pelo bilionário é comumente empregado para alegar a existência de um governo paralelo, que operaria independentemente dos governantes eleitos.

Elon Musk respondeu a republicano sobre suposto financiamento de Biden à campanha de Lula | Foto: Reprodução/X
Fala de Musk ocorre em meio à visita de Eduardo Bolsonaro aos EUA
O posicionamento de Elon Musk, que chefia o Departamento de Eficiência Governamental, ocorre dois dias depois de o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) desembarcar em Washington D.C. para se encontrar com congressistas aliados de Trump.
Um dos exemplos citados para alegar interferência externa na eleição é a participação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em um estudo internacional contra fake news financiado por um programa da Usaid, além do intercâmbio entre o tribunal e ONGs que atuam no combate à "desinformação" e recebem recursos da agência.
Leia também: https://revistaoeste.com/mundo/musk-o-povo-votou-por-mudancas-e-e-isso-que-o-povo-vai-ter/
No ano passado, Musk já havia dito que Lula perderia a eleição em 2026 e declarou guerra ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. O motivo foi a ordem da Corte para a derrubada de perfis no X no âmbito de inquéritos contra Bolsonaro, além da suspensão temporária da plataforma no Brasil.
O post https://revistaoeste.com/politica/musk-diz-que-governo-biden-financiou-eleicao-de-lula/
.
https://revistaoeste.com/politica/musk-diz-que-governo-biden-financiou-eleicao-de-lula/
Brasileiros produzem energia elétrica a partir do arroz
Desde as minúsculas transmissões de informações entre os neurônios até os pequenos movimentos dos menores dedos dos pés, a energia que mantém o corpo humano ativo vem dos alimentos. Para os brasileiros, o arroz está entre as principais “baterias” — e esse grão também dá origem a parte da corrente elétrica usada nos lares do país.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/agronegocio/
em Oeste
Atualmente, o material oriundo do arroz gera por volta de 43 mil MWh por ano. É o suficiente para abastecer cerca de 23 mil lares brasileiros nesse mesmo período. Mais de 70% dos municípios brasileiros tem populações menores que essa.
Entenda como arroz gera energia elétrica
A parte do arroz usada na produção de energia elétrica não tira alimentos das mesas. O processo de geração ocorre por meio da queima da casca do grão — um material parecido com uma palha, que o envolve quando ainda está na planta.
O produto branco — ou mesmo o integral — disponível nas gôndolas dos supermercados é livre da casca. A retirada ocorre em um processo de beneficiamento depois da colheita. Esse material poderia simplesmente ir para o lixo. Em vez disso, algumas usinas o reaproveitam como combustível.
Assim como acontece com fontes como a lenha, o bagaço de cana-de-açúcar e o carvão mineral, a queima aquece caldeiras usadas na geração de eletricidade. Trata-se de bioeletricidade, ou seja, energia elétrica oriunda de biomassa. Essa fonte ainda auxilia na redução da emissão de gases como o carbono.
A biomassa é um material orgânico e cíclico. Todo grão retira carbono da atmosfera enquanto cresce na roça. Diferentemente do petróleo, que, por ser extraído de camadas abaixo do solo, leva para a superfície gases que foram retirados da atmosfera milhões de anos antes.
O post https://revistaoeste.com/agronegocio/arroz-gera-energia-eletrica-no-brasil/
.
https://revistaoeste.com/agronegocio/arroz-gera-energia-eletrica-no-brasil/
STF discute abrangência da Lei da Anistia em casos de ocultação de cadáver
(STF) discute a abrangência da Lei da Anistia de 1979, especialmente em relação a crimes como a ocultação de cadáver. Esses crimes começaram durante o regime militar e, em alguns casos, persistem até hoje. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 13.
Segundo o jornal O Globo, esse debate ocorre em um tribunal que, desde a decisão de 2010, que reconheceu a constitucionalidade da norma, passou por alterações significativas em sua composição. Apenas três dos ministros que participaram do julgamento anterior permanecem na Corte, e um deles se declarou impedido de participar das discussões.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica
em Oeste
Na última terça-feira, 11, a Corte formou maioria para reconhecer a repercussão geral do tema. Sob a liderança do ministro Flávio Dino, a tese divide opiniões no STF, com expectativa de que a decisão seja tomada por margem estreita.
A reabertura da discussão sobre a anistia ocorre quando o STF enfrenta pressões de setores da direita e está no centro das atenções por julgamentos que desagradam o Legislativo.
O caso que motivou essa análise foi apresentado pelo Ministério Público Federal (MPF), que busca a condenação dos militares Lício Maciel e Sebastião Curió, o Major Curió, por crimes de homicídio qualificado e ocultação de cadáver durante a Guerrilha do Araguaia.
STF analisa recurso de denúncia do MPF
https://www.youtube.com/watch?v=jCW-eCTk7TU
No julgamento, os ministros do STF analisarão um recurso que busca reverter a decisão de primeira instância que rejeitou a denúncia do MPF, com base no entendimento de 2010, que validou a aplicação da Lei de Anistia.
Assim que a repercussão geral for reconhecida oficialmente — a conclusão do julgamento está prevista para esta sexta-feira, 14 —, Dino deverá ordenar a suspensão de processos semelhantes até o STF chegar a uma conclusão sobre o mérito.
Flávio Dino afirmou que a ocultação de cadáver deve ser vista como um crime contínuo, que permanece enquanto o paradeiro da vítima for desconhecido. Ele disse que a proposta atual não busca revisar a decisão de 2010, mas sim definir com precisão o alcance da Lei de Anistia em relação a esse tipo de crime.
"O debate do presente recurso se limita a definir o alcance da Lei de Anistia em relação ao crime permanente de ocultação de cadáver", disse Dino.
Ministro cita filme
O ministro também mencionou o impacto emocional e legal da continuidade desse crime, já que impede as famílias das vítimas de exercerem seu direito ao luto. Ao defender a repercussão geral, Dino citou o filme Ainda estou aqui, que trata do drama da família do ex-deputado Rubens Paiva, assassinado pelo regime militar em 1971 e cujo corpo nunca foi encontrado.
Na decisão de 2010, nomes como Cármen Lúcia e Gilmar Mendes defenderam que a anistia concedida foi essencial para a transição democrática no Brasil. Cármen Lúcia afirmou que a lei representou um "verdadeiro armistício de 1979", enquanto Gilmar Mendes considerou que a anistia ampla, geral e irrestrita foi um compromisso que possibilitou a fundação da ordem constitucional de 1988.
"Não há como julgar o passado com os olhos apenas de hoje, desconhecendo o que se fez, se ajustou e se comprometeu", afirmou Cármen Lúcia, ao justificar voto.
.
Inflação de janeiro ‘engana’ população, diz Estadão
O "alívio" da inflação em janeiro, com alta de apenas 0,16%, depois de um aumento de 0,52% em dezembro, poderia ser auspicioso para a economia, não fosse o bônus de Itaipu, que deixou a energia elétrica 14,21% mais barata no mês. É o que afirma o jornal O Estado de S.Paulo em https://www.estadao.com.br/opiniao/o-ipca-que-engana/
desta quinta-feira, 13.
A redução com o custo da eletricidade gerada pela usina impactou o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em -0,55 ponto porcentual. Sem essa contribuição, a inflação de janeiro teria chegado a 0,71%, e a taxa acumulada em 12 meses teria alcançado 5,13%, segundo cálculo do economista André Braz, do FGV Ibre.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/imprensa/
em Oeste
"A questão é que o 'desconto' nas tarifas de energia tem fôlego curto, e a queda verificada no mês passado virá como alta em fevereiro", afirma o jornal. "É um movimento natural, haja vista que não houve mudança estrutural na formação de preços, mas apenas um encontro de contas no saldo da usina administrada paritariamente por Brasil e Paraguai."
Mesmo com a forte desaceleração que o bônus de R$ 1,3 bilhão repassado às contas de luz representou para a inflação em janeiro, a taxa anualizada continuou acima do teto da meta de 3% fixada pelo governo, chegando a 4,56% em janeiro.
Importantes grupos de preços continuam subindo, como transportes e alimentos, estes em sua quinta alta mensal consecutiva, e o peso da inflação sobre o consumidor não ficou atenuado pelo resultado fora da curva do mês de janeiro. Apesar do respiro do IPCA, a escalada dos preços continua preocupante – ou, para usar a linguagem do Banco Central, o cenário é adverso para a inflação dos alimentos no médio prazo.
https://www.youtube.com/watch?v=Wg21fSftgqM
Mas o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu entrar no modo negação e desdenhar olimpicamente da pressão inflacionária e seus efeitos na economia, avalia o jornal.
"Primeiro, o presidente recomendou à população que deixasse de comprar produtos caros para forçar a queda de preços", pontua. "O roteiro resultou numa enxurrada de críticas, pois a carestia à qual se refere o petista abrange itens essenciais, como café, óleo, leite e carne, e não supérfluos ou produtos sofisticados."
'Na sequência, ministros também minimizaram a inflação dos alimentos, justamente um dos itens que mais pesam no bolso dos mais pobres", acrescenta. De acordo com o IBGE, famílias com renda mensal de até dois salários mínimos gastam mais de 60% de seu orçamento mensal para custear casa e comida.
Leia também: https://revistaoeste.com/economia/inflacao-alimentos-preco-ovos-galinha/
Haddad compara inflação de Lula à gestão Bolsonaro
Antes mesmo da divulgação da desaceleração do IPCA de janeiro, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em entrevista a uma rádio de Caruaru (PE), disse que “todos os preços” hoje estão abaixo dos que “o presidente Lula herdou de Bolsonaro”, e sustentou que a política de valorização do salário mínimo, com reajustes acima da inflação, vai manter o poder de compra.
Há pouco tempo, era Haddad quem insistia em mais medidas de ajuste fiscal para compensar o minguado pacote fiscal anunciado em novembro na busca pelo reequilíbrio das contas públicas.
Agora, o ministro atribui quase exclusivamente ao aumento do dólar – e seu impacto nas exportações – a alta dos preços internos, e coloca a pressão cambial tão somente na conta da eleição de Donald Trump como presidente dos EUA.

Presidente Lula mente ao dizer que inflação está sob controle | Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo
"Este, aliás, foi um dos argumentos que sustentaram a ideia de uma ala do PT segundo a qual a taxação das exportações poderia reduzir a inflação, uma possibilidade que causou reação negativa tão forte que obrigou o governo a descartá-la oficialmente", afirma o Estadão.
"Taxar produtos exportados ou fixar novas regras para os cartões de refeição não resolverá o problema da inflação, mas o governo segue tentando subestimar a alta inflacionária", acrescenta.
Em entrevista a uma rádio na Bahia, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, que chegou a falar em um “conjunto de intervenções” para baratear preços nos supermercados, disse que a inflação foi “infinitamente menor” nos dois anos do governo Lula do que nos quatro de Jair Bolsonaro (PL).
O jornal pontua que houve, de fato, estouros de meta na gestão Bolsonaro, especialmente nos dois últimos anos, quando a inflação bateu 10,06% (2021) e 5,79% (2022), parte pelas ações de combate à pandemia de covid-19, parte por gastos em ano de campanha eleitoral.
"Em vez de buscar se eximir de sua responsabilidade com base em comparações, o governo deveria olhar para si mesmo e concentrar esforços na redução de seus próprios gastos", conclui o texto.
O post https://revistaoeste.com/imprensa/inflacao-de-janeiro-engana-populacao-diz-estadao/
.
https://revistaoeste.com/imprensa/inflacao-de-janeiro-engana-populacao-diz-estadao/
Polícia Federal cumpre mandados contra desvio de emendas parlamentares
A Polícia Federal (PF) deflagou nesta quinta-feira, 13, uma operação contra supostos desvios em emendas parlamentares. Ao todo, os agentes cumprem 13 mandados de busca em Brasília e em cinco cidades do Rio Grande do Sul.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/
em Oeste
A operação foi autorizada pelo ministro do https://portal.stf.jus.br/
Flávio Dino.
Os nomes dos alvos da operação não foram divulgados, no entanto, segundo apuração da GloboNews, a investigação cita o deputado Afonso Motta (PDT-RS). Além disso, um assessor do parlamentar também estaria envolvido.
"A Justiça também determinou o afastamento do cargo e das funções públicas de dois investigados, além do bloqueio de valores de contas de pessoas físicas e jurídicas", informou a PF.
Agentes da Polícia Federal encontraram mais de R$ 100 mil em espécie
Ainda de acordo com a GloboNews, os agentes encontraram R$ 140 mil em dinheiro vivo com alvos da operação – entre eles, o assessor de Motta.
Leia também: https://revistaoeste.com/brasil/policia-federal-tambem-usa-algemas-em-deportacoes-de-ilegais-e-condenados/
Um funcionário do Hospital Ana Nery, que receberia a emenda, e um terceiro envolvido, ainda não identificado, também estariam com parte desses valores.
As investigações incluem, ainda, o uso de um "contrato de propina" entre os participantes – um documento que indicaria o valor total da emenda e o porcentual dos desvios.
Leia também: https://revistaoeste.com/brasil/pf-prende-agente-federal-e-militares-por-suposta-tentativa-de-golpe/
O post https://revistaoeste.com/politica/policia-federal-cumpre-mandados-contra-desvio-de-emendas/
.
https://revistaoeste.com/politica/policia-federal-cumpre-mandados-contra-desvio-de-emendas/
Desembargador ignora laudos e mantém desapropriação de fazenda da família Bettim
O desembargador André Fontes, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), poderia impedir a desapropriação da Fazenda Floresta & Texas, que é gerida pela família Bettim há mais de 60 anos em São Mateus, no norte do https://revistaoeste.com/tag/espirito-santo/
. Nesta quarta-feira, 12, no entanto, o magistrado manteve a decisão contrária aos produtores rurais e validou a entrega da terra para o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o que irá ocorrer nesta quinta-feira, 13.
No despacho, Fontes ignorou dois recentes laudos. Diferentemente do que alegou a perícia de 2010 que serviu de base para a ação do Incra contra os Bettim, os materiais deste ano classificam a fazenda como produtiva.
"Da análise dos auto de origem, vê-se que foi realizada perícia conduzida por profissional judicialmente investido", afirmou o desembargador do https://www.trf2.jus.br/
, em trecho de seu parecer. "Elaborou laudo submetido ao crivo do contraditório e da ampla defesa amplamente exercidos pelas partes naqueles autos, razão pela qual, não verifico, pelo menos nessa primeira análise, plausibilidade das alegações do demandante, com base unicamente em laudo particular unilateralmente produzido."
+ Leia mais notícias do https://revistaoeste.com/agronegocio/
em Oeste
Com essa explicação, Fontes rejeitou o pedido de "tutela de urgência". Se aceitasse, haveria paralisação do processo até uma nova ordem judicial. Ou seja, a desapropriação programada para esta quinta-feira não iria ocorrer.
Laudos atestam produtividade de fazenda
" alt="Incra tenta desapropriar a fazenda da família Bettim há 15 anos"/>Incra contra a família Bettim: Hervídeo Bettim, atual proprietário da fazenda, com um dos netos | Foto: Reprodução/Arquivo pessoal
O magistrado não explicou, contudo, que a situação vai além de análise particular, como mencionou. Há, nesse sentido, dois laudos do mês passado que reforçam a fazenda da família Bettim como produtiva.
A Secretaria de Agricultura de São Mateus, por exemplo, definiu o local alvo do Incra como "grande propriedade produtiva". O material, a saber, conta com a assinatura do engenheiro-agrônomo independente Geraldo Antônio Fereguetti.
Além disso, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural atestou a boa situação da propriedade dos Bettim. De acordo com os engenheiros-agrônomos João Henrique Trevizani e Thiago Carvalho Nogueira, o local tem potencial de produção "bem acima da média estadual".
Uma decisão favorável à família Bettim

Vista aérea da Fazenda Floresta & Texas, propriedade da Família Bettim | Foto: Luan Fabem/Fabem Imagens Aéreas
Apesar do aval para a desapropriação, a decisão de Fontes não foi, entretanto, apenas negativa para os Bettim. O desembargador acatou a solicitação da defesa dos produtores rurais e, assim, concedeu os benefícios da Justiça gratuita. Dessa forma, afastou a obrigação de recolhimento das custas processuais e do depósito caução anteriormente fixado em R$ 500 mil.
Além disso, Fontes não deu o caso como encerrado. Nesse sentido, sinalizou que será preciso seguir a ouvir as partes. Determinou, por exemplo, que o Incra terá 30 dias para contestar as mais novas alegações da defesa dos Bettim.
O advogado da família Bettim, André Lucena, classifica essa parte da decisão como uma vitória. Conforme argumenta, o desembargador deu a esperança de reverter a desapropriação.
"O magistrado determinou a oitiva do Incra", observa Lucena. De acordo com ele, o membro do TRF-2 demonstrou "preocupação com a observância do devido processo legal e a necessidade de um debate técnico aprofundado."
"A Justiça Federal reafirma, assim, sua atenção ao direito e às garantias fundamentais, permitindo que a verdade dos fatos seja plenamente demonstrada", prossegue o advogado. "A defesa seguirá firme na comprovação de que as propriedades em questão são produtivas, tornando inadmissível qualquer tentativa de confisco, em evidente afronta aos direitos dos proprietários rurais brasileiros."
Entenda o caso
"/>A família Bettim e o deputado estadual Lucas Polese (PL-ES) | Foto: Reprodução/Redes sociais
O drama da família Bettim começou em 19 de março de 2010. Esse foi o dia em que, por meio de decreto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ordenou a desapropriação da Fazenda Floresta & Texas para, consequentemente, entregá-la ao Incra. Para isso, o petista deu como justificativa uso de "interesse social".
Com a volta do PT ao poder, o processo contra os Bettim avançou — https://revistaoeste.com/politica/quem-e-a-petista-que-comanda-o-incra-no-espirito-santo/
. Assim, em dezembro do ano passado, o Tribunal de Justiça do Espírito Santo marcou a desapropriação para 13 de fevereiro — no caso, hoje. O TRF-2 manteve o parecer, mesmo diante da constatação que a propriedade rural é responsável por manter:
100 mil pés de café;
5 mil pés de pimenta-do-reino;
plantações de mandioca;
cultivo de árvores frutíferas; e
cerca de 500 vacas leiteiras.
Atualmente, 16 pessoas da família Bettim, incluindo crianças e idosos, vivem na Floresta & Texas. Uma delas é Viviane Bravim Bettim. Nesta quarta-feira, diante da iminente desapropriação, clamou por uma intervenção divina: "Só orem por nós".
https://www.youtube.com/watch?v=NxCEopoCeFk
Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-252/propriedade-violada/
, reportagem publicada na Edição 252 da Revista Oeste
.
Deolane Bezerra perde ação contra SBT sobre cobertura de sua prisão
A influenciadora Deolane Bezerra não obteve sucesso na ação judicial contra o programa Fofocalizando, o apresentador Leo Dias e a emissora SBT, pela cobertura de sua prisão em setembro de 2024. O jornal Folha de S.Paulo divulgou a informação nesta quarta-feira, 12.
A decisão final foi tomada pela https://www.tjsp.jus.br/SecaoDireitoPrivado
, em 15 de janeiro, depois de esgotados todos os recursos disponíveis. Deolane já havia perdido em outras instâncias.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/imprensa
em Oeste
A influenciadora, junto com suas irmãs, Dayanne e Danielle Bezerra, que também são advogadas, alegou que foram ofendidas pessoalmente pelos apresentadores do programa, especialmente por Leo Dias. Elas solicitaram a remoção de conteúdos considerados ofensivos da internet, uma indenização de R$ 30 mil por danos morais e uma retratação pública no programa.
Magistrado considera pedido de Deolane contra SBT como censura prévia
O desembargador Vito Guglielmi, responsável pelo julgamento, indeferiu os pedidos de Deolane. Ele afirmou não haver evidências suficientes para comprovar o dolo alegado, já que as informações divulgadas sobre a prisão foram amplamente publicadas pela mídia.
O magistrado também afirmou que impedir o SBT de citar o nome de Deolane configuraria censura prévia, o que é vedado pela legislação. Com a decisão, foi determinado o arquivamento do caso, e Deolane foi condenada a arcar com as despesas processuais.
.
Gilmar Mendes suspende investigação contra presidente do PSDB
O ministro Gilmar Mendes, do https://portal.stf.jus.br/
(STF), determinou, nesta quarta-feira, 12, a suspensão do inquérito que investiga o ex-governador de Goiás e atual presidente nacional do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Marconi Perillo.
A decisão foi proferida para garantir o devido andamento da apuração após o STF formar maioria por novo entendimento sobre o alcance do foro por prerrogativa de função.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/
em Oeste
Perillo é investigado por supostas irregularidades cometidas em contratos da área da saúde durante a sua gestão como governador. O inquérito tramita na 11ª Vara Criminal Federal de Goiás em razão da saída de Perillo do cargo.
Gilmar avalia caso contra presidente do PSDB
Ao avaliar o caso, o ministro Gilmar considerou que o Supremo tem maioria formada por um novo entendimento sobre o alcance do foro no julgamento do Habeas Corpus (HC) 232627. Hoje, a maioria dos ministros entende que a prerrogativa é mantida mesmo após o fim do mandato do gestor público.
Por essa razão, o decano compreende que a suspensão é medida eficaz para evitar constrangimento ilegal para a defesa e a apresentação de denúncia. A suspensão valerá até o julgamento de mérito da Reclamação ou até decisão em sentido contrário por parte do STF.
A decisão do ministro será levada a referendo no Plenário Virtual da 2ª Turma em sessão agendada entre os dias 21 e 28 de fevereiro.
O post https://revistaoeste.com/politica/gilmar-mendes-suspende-investigacao-contra-presidente-do-psdb/
.
https://revistaoeste.com/politica/gilmar-mendes-suspende-investigacao-contra-presidente-do-psdb/
Estudo mostra que atrizes e atores tiveram protagonismo semelhante nos filmes de 2024
A USC Annenberg Inclusion Initiative (AII), grupo de estudo e reflexão do departamento de jornalismo da University of Southern California (USC), divulgou nesta semana um relatório indicando que o "protagonismo feminino finalmente atingiu paridade com homens nos filmes de maior arrecadação de 2024". De acordo com o estudo, que avalia gênero, raça/etnia e idade dos atores principais e coprotagonistas entre os 1800 filmes de maior arrecadação de 2007 a 2024, as protagonistas femininas finalmente atingiram paridade com homens, pelo menos no que diz respeito à representação. "Esta é a primeira vez que podemos dizer que a igualdade de gênero foi alcançada em filmes de maior arrecadação", afirmou a Dra. Stacy L. Smith, líder do grupo na conclusão do relatório.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/cultura
em Oeste
Ainda de acordo com o estudo produzido pelo grupo da USC AII, cujo principal financiador é a Ford Foundation, dos 100 filmes de maior arrecadação de 2024, 54 apresentaram uma menina ou mulher em um papel principal ou coprotagonista. Isso marca um salto significativo em relação a 2023, quando apenas 30 filmes apresentavam uma protagonista "identificada" como mulher. "Em 2024, três dos cinco melhores filmes tiveram uma garota ou mulher em um papel principal, assim como cinco dos dez melhores filmes — incluindo o filme nº 1 do ano, Divertida Mente 2, da Disney", disse Stacy L. Smith, sem mencionar que o filme em questão é uma animação.

Estudo da USC Annenberg Inclusion Initiative, que demonstra paridade no protagonismo de atrizes e atores | Foto: Reprodução/USC
A pergunta que não quer calar: faz alguma diferença?
O que chama atenção no estudo feito pela USC Annenberg Inclusion Initiative é que em nenhum momento se menciona resultados de forma generalizada, mas sim levando-se em conta apenas os filmes de maior arrecadação. Ou seja, a preocupação não é somente com identidade gênero e representatividade no mercado de trabalho como um todo, mas sim ter a mulher representada naqueles filmes que são os mais vistos pelo público. Aliás, não existe até o momento nenhum estudo que apresente uma tendência de mais ou menos homens e mulheres em todos os filmes produzidos, de forma generalizada. Trata-se, portanto, de um critério vago e com chances enormes de resultados frustrantes. Por mais que os estúdios apostem no sucesso de bilheteria de uma produção, levando-se em conta altos investimentos e a escalação de homens e mulheres que carregam o titulo de estrelas do cinema, ainda existe a possibilidade de o filme ser um fiasco diante do público.
Causa relativa estranheza, também, que um estudo como o da USC AII seja realizado num mercado como o de Hollywood, historicamente inclusivo no protagonismo do elenco de uma produção cinematográfica quando o quesito é identidade de gênero. A história do cinema norte-americano mostra que, nas mais diferentes épocas, as mulheres não só tiveram protagonismo como eram peças fundamentais na narrativa de um filme. Como a lista é infinita, seguem exemplos de alguns clássicos feitos entre 1950 e 1970 em que os protagonistas formam uma dupla composta por um homem e uma mulher: A Um Passo da Eternidade (1953) contava com Deborah Kerr ao lado de Burt Lancaster; Sabrina (1954) tinha Audrey Hepburn e Humphrey Bogart; Intriga Internacional (1959) apresentou Eva Marie Saint e Cary Grant; Bonequinha de Luxo (1961) não seria o mesmo sem Audrey Hepburn como par romântico de George Peppard; Bonnie e Clyde – Uma Rajada de Balas (1967 não existiria sem Faye Dunaway e Warren Beatty; Butch Cassidy (1969) perderia seu charme sem Katharine Ross e Paul Newman. Todos esses filmes marcaram época e, não por acaso, são lembrados tanto por suas histórias quanto pela química entre os protagonistas.

"A Um Passo da Eternidade" (1953), clássico com Deborah Kerr e Burt Lancaster | Foto: Reprodução/Columbia Pictures
O que interessa é o público; e as mulheres já dominam
De acordo com uma pesquisa realizada pela Gallup Poll em dezembro de 2019, apenas nos Estados Unidos as mulheres frequentam o cinema em média 5,6 vezes ao ano, enquanto os homens o fazem 5,1 vezes. Outro estudo realizado em 2024, agora em relação ao streaming, indica que 52% dos usuários da Netflix são mulheres e 48% são homens. Além disso, uma pesquisa feita em 18 países revelou que 57% das mulheres usam ao menos um serviço de streaming, em comparação com 55% dos homens. É fato que os dados sugerem que, nos Estados Unidos e em boa parte do mundo, as mulheres tendem a frequentar o cinema um pouco mais do que os homens, além de representarem uma parcela ligeiramente maior dos usuários de serviços de streaming. Isso ocorre inclusive no Brasil, onde as mulheres dominam as assinaturas dos serviços de streaming, com 65,98%. Ocorre que em nenhuma dessa pesquisas há os seguintes questionamentos: uma mulher assiste a um filme para ver outra mulher? Um homem escolhe um filme apenas porque o protagonista seja homem?
Os questionamentos talvez não sejam feitos porque nada disso interessa. O público quer simplesmente assistir a boas histórias. Por outro lado, o The Celluloid Ceiling, relatório elaborado pelo Centro de Estudos de Mulheres na Televisão e no Cinema da Universidade Estadual de San Diego, em 2022, informava que 19% dos roteiristas nos 250 filmes de maior bilheteria daquele ano eram mulheres — ou seja, os homens correspondem a 81% dos roteiristas. E esse dado faz algum sentido quando se sabe que, na maior parte dos casos, roteiristas homens tendem a escrever histórias com protagonistas também homens. Nem é preciso ir muito longe: Emilia Pérez, produção que domina a corrida do Oscar 2025 concorrendo em 13 categorias, tem roteiro escrito por Jacques Audiard e Thomas Bidegain, com a colaboração de Léa Mysius (uma mulher).

A atriz trans Karla Sofia Gascón: Oscar de melhor atriz para um homem? | Foto: Reprodução/Paris Filmes
A história é sobre um homem, um violento assassino e chefão do tráfico de drogas no México, que precisa desaparecer do radar da polícia. A solução mágica do criminoso é mudar de identidade e se tornar uma mulher, a Emilia Pérez do título. Para fazer o papel, a produção escolheu a atriz trans espanhola Karla Sofia Gascón. Público e crítica, em muitos países do mundo, estão destruindo o filme não só por conta das https://revistaoeste.com/cultura/oscar-atriz-de-emilia-perez-pode-ser-excluida-da-premiacao/
de Sofia Gascón, mas principalmente porque a história não agradou. Karla Sofia Gascón, é bom lembrar, está indicada ao Oscar de melhor atriz. Seria interessante saber o que grupo da USC Annenberg Inclusion Initiative terá a dizer caso um homem ganhe um prêmio destinado a uma mulher.
.
Liderança do PT em São Paulo cogita nomes de fora da política, como Raí, para 2026
A liderança do https://revistaoeste.com/tag/partido-dos-trabalhadores-pt/
Raí, conhecido por suas atuações na política da Europa e posições mais ligadas à esquerda.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica
em Oeste
O presidente do PT em São Paulo, Kiko Celeguim, afirmou que Raí seria "muito bem-vindo" ao partido, mas esclareceu que ainda não houve um contato direto.
"Nem conheço o Raí pessoalmente", disse Celeguim. "Vamos discutir esse assunto mais à frente, depois do processo de renovação da direção partidária, que ocorrerá no meio do ano."
PT pensa em outros nomes

Presidente do PT no Estado de São Paulo, o deputado federal Kiko Celeguim | Foto: Divulgação/X
O médico, autor e apresentador de televisão Drauzio Varella também foi citado em discussões internas. O partido ainda considera o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, como seu nome mais competitivo no Estado, mas ele tem mostrado resistência em concorrer.
⚽Hoje(7) https://twitter.com/rai10oficial?ref_src=twsrc%5Etfw
— MST Oficial (@MST_Oficial) https://twitter.com/MST_Oficial/status/1887983519877701700?ref_src=twsrc%5Etfw
Já os ministros Alexandre Padilha, chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, e Luiz Marinho, do Trabalho e Emprego, o PT os vê como menos competitivos. Essa depreciação é ainda maior quando especulados oponentes do atual governador Tarcísio de Freitas ou um possível indicado dele para o cargo.
Outra saída ao Partido dos Trabalhadores é repetir o feito das eleições para a Prefeitura de São Paulo, quando apoiou o deputado federal Guilherme Boulos, do Psol, e indicou o vice na chapa, a petista Marta Suplicy.
Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-241/no-rumo-de-2026/
, artigo de Alexandre Garcia publicado na Edição 241 da Revista Oeste
No PSB, os nomes cogitados incluem o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França. Apesar das especulações internas, as discussões no PT devem se intensificar somente depois do processo de renovação da direção partidária. Ele tem previsão para ocorrer no meio do ano.
.
Venda de sentenças: CNJ abre processo contra desembargador
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu na terça-feira 11, por unanimidade, abrir um processo disciplinar para investigar administrativamente a conduta do desembargador Ivo de Almeida, do Tribunal de Justiça de São Paulo, indiciado pela Polícia Federal por corrupção passiva, lavagem de dinheiro, associação criminosa, advocacia administrativa e violação de sigilo funcional na Operação Churrascada.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Os conselheiros também decidiram afastá-lo das funções até a conclusão do procedimento. Ivo de Almeida já está afastado do trabalho por ordem do Superior Tribunal de Justiça (STJ), onde tramita o inquérito da Operação Churrascada. O STJ decretou seu afastamento por um ano, prazo que vence em junho. Com a decisão do CNJ, ele não deve reassumir o cargo neste ano.
O advogado Átila Machado, que representa o desembargador, afirma que terceiros "vendiam a credibilidade" dele. Segundo o magistrado, seu nome foi usado por terceiros, pessoas do seu convívio, para negociar decisões, mas tudo sem que tivesse conhecimento. "As tratativas espúrias realizadas por terceiros não fizeram vacilar, em momento algum, o justo mister do desembargador", alegou o advogado na defesa prévia encaminhada ao CNJ.
Buscas contra o desembargador
Os policiais federais fizeram buscas no gabinete e na casa do desembargador, onde apreenderam R$ 170 mil em dinheiro vivo. A defesa alega que as movimentações financeiras de Ivo de Almeida estão declaradas e que sua evolução patrimonial é compatível com a renda. O dinheiro em espécie, segundo o advogado, é referente a pagamentos do restaurante da mulher dele.
O magistrado também é alvo de outra investigação, por suspeita de rachadinha. A PF identificou depósitos fracionados feitos por servidores na conta do desembargador. A defesa alega que o dinheiro foi repassado em uma campanha de doações de cestas básicas coordenada por ele na pandemia da covid-19. "Um ato de extrema bondade e cuidado com o próximo foi distorcido e demonizado à máxima potência", diz o advogado.
O processo disciplinar foi instaurado por indicação do ministro Mauro Campbell Marques, corregedor do CNJ, que classificou as acusações da Polícia Federal como "contundentes" e "fortemente embasadas". Ele defendeu a apuração para aprofundar a análise do caso.

Palácio da Justiça de São Paulo | Foto: Divulgação/TJSP
"Considero que esse conjunto de fatos indiciários reunidos em desfavor do senhor Ivo de Almeida foram capazes de configurar a chamada justa causa para a deflagração do procedimento administrativo disciplinar", disse o corregedor.
Em um voto de 50 páginas, Campbell Marques disse ver indícios de violação dos deveres de independência, prudência, imparcialidade, integridade, honra e decoro.
"A defesa não explicou a contento o comportamento processual de Ivo de Almeida ao realizar despachos de ofício proferindo decisões favoráveis em datas coincidentes com depósitos realizados na conta bancária de postos de gasolina pertencentes a operadores", argumentou.
Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-242/justica-vendida/
, reportagem publicada na Edição 242 da Revista Oeste
O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do CNJ, afirmou que o processo disciplinar não é uma "presunção de culpa", mas uma "oportunidade" para a defesa prestar esclarecimentos. "É abrir uma oportunidade para que os muitos pontos destacados no inquérito policial e enfrentados pelo advogado possam ser objeto da demonstração do exercício da defesa", afirmou.
Redação Oeste, com informações da Agência Estado
.
PGR é contra indulto a Daniel Silveira
A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou contrariamente aos pedidos de indulto da defesa do ex-deputado federal Daniel Silveira. Em parecer divulgado na terça-feira 11, a PGR recomendou a manutenção da revogação do livramento condicional de Silveira.
A manifestação da PGR, assinada pelo vice-procurador-geral, Hindemburgo Chateaubriand Filho, cita supostas violações das condições impostas para a liberdade, como deixar sua residência em horários não permitidos, frequentar locais públicos e possuir arma de fogo não declarada.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica
em Oeste
Além disso, a PGR argumenta que os crimes pelos quais Silveira foi condenado não se enquadram nos critérios para o indulto presidencial. O caso está agora nas mãos do Supremo Tribunal Federal (STF), onde o ministro Alexandre de Moraes decidirá sobre os 12 pedidos de indulto apresentados pela defesa do ex-parlamentar.
Embora Daniel Silveira não tenha sido condenado por nenhum dos crimes listados como inelegíveis para o indulto, a PGR sustenta que a natureza dos crimes pelos quais ele foi condenado não atende aos requisitos do decreto presidencial.
Chateaubriand foi sucinto, sobre o indulto: "Por fim, quanto ao indulto, tendo sido o requerente condenado pelos crimes contra o Estado Democrático de Direito, não se aplicam os benefícios do Decreto n. 12.338 (art. 1º, XV)."
Pedidos de indulto a Daniel Silveira
A defesa de Silveira começou a protocolar pedidos de indulto em 3 de janeiro, quando os advogados de Silveira solicitaram que ele fosse incluído no indulto natalino coletivo. Esse benefício foi concedido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no final do ano anterior por meio de decreto a inúmeros presos do país.
+ https://revistaoeste.com/no-ponto/defesa-de-daniel-silveira-apresenta-11-pedido-de-indulto/
O indulto é uma medida prevista na legislação brasileira que pode extinguir ou reduzir a pena de um condenado, desde que determinados requisitos legais sejam cumpridos. O decreto presidencial, assinado em 23 de dezembro, inclui pessoas que cometeram crimes sem violência ou ameaça grave.
O decreto também abrange mulheres condenadas a penas de até oito anos que tenham doenças crônicas ou sejam portadoras de deficiência, além de presos idosos ou com doenças terminais. Contudo, exclui explicitamente condenados por crimes de elevada gravidade, como tortura, lavagem de dinheiro (para penas superiores a quatro anos), terrorismo, racismo, preconceito e crimes contra o Estado Democrático de Direito.
", entrevista concedida a Oeste por Paulo Faria, advogado de Daniel Silveira
O post https://revistaoeste.com/politica/pgr-e-contra-indulto-a-daniel-silveira/
.
https://revistaoeste.com/politica/pgr-e-contra-indulto-a-daniel-silveira/
Vídeo: avião da Gol colide com carro durante decolagem no Aeroporto do Galeão
Um avião da Gol colidiu com um veículo na noite desta terça-feira, 11, enquanto decolava do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro. A aeronave tinha como destino a cidade de Fortaleza (CE).
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/brasil/
em Oeste
O Boeing 737 MAX 8, prefixo PS-GPP, teve decolagem autorizada por volta das 22h. No momento em que o piloto estava prestes a levantar voo, todos a bordo sentiram um solavanco. Um carro da concessionária https://www.riogaleao.com/passageiros
estava no meio da pista e foi "atropelado" pelo avião.
Um avião da Gol colidiu com um veículo na noite desta terça-feira, 11, quando decolava do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro. A aeronave era um Boeing 737 MAX 8 e tinha destino a cidade de Fortaleza. https://t.co/r0ptCPGjEn
— Revista Oeste (@revistaoeste) https://twitter.com/revistaoeste/status/1889635739534549397?ref_src=twsrc%5Etfw
Em nota enviada à imprensa, a RIOgaleão confirmou o acidente e informou que ninguém se feriu. A operação do terminal também não foi afetada.
A Gol disse que um voo extra para Fortaleza foi disponibilizado para quem decidiu seguir viagem. “Aqueles que decidiram permanecer no Rio de Janeiro receberam toda assistência para acomodação, transporte e alimentação", afirmou a companhia.
Ouça momento em que piloto avisa a torre sobre acidente com avião
Em um áudio divulgado nas redes sociais, é possível ouvir a conversa da torre de controle com o piloto, que confirma que o avião colidiu no eixo da pista. Ouça:
OUÇA: Torre de controle é informada de uma colisão na pista do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. O acidente envolveu um carro de manutenção e um avião da Gol durante a decolagem. https://t.co/pk5TxxW9gk
— Revista Oeste (@revistaoeste) https://twitter.com/revistaoeste/status/1889635889598353726?ref_src=twsrc%5Etfw
Em entrevista ao portal g1, o procurador de justiça Átila de Oliveira, que estava na aeronave, relatou que o acidente aconteceu quando o avião estava em alta velocidade.
“Pela minha percepção, estava bem próximo de decolar", afirmou. "Foi quando a gente sentiu um solavanco e um barulho. O piloto iniciou a frenagem, e ficou aquela apreensão para ver se ia dar tempo de frear até o fim da pista. Graças a Deus estamos vivos para contar a história."
Leia também: https://revistaoeste.com/mundo/colisao-de-avioes-mata-pelo-menos-uma-pessoa-nos-eua-video/
O Boeing 737 Max 8 foi levado para o pátio de manutenção da United Airlines, uma área afastada dos terminais de passageiros, das vias de taxiamento e das pistas de decolagem e pouso.
O aeroporto continua operando normalmente para pousos e decolagens.
O post https://revistaoeste.com/brasil/video-aviao-colide-com-carro-durante-decolagem-no-galeao/
.
https://revistaoeste.com/brasil/video-aviao-colide-com-carro-durante-decolagem-no-galeao/
Oeste transmite programa em homenagem a Ives Gandra Martins
Ives Gandra Martins completa 90 anos de vida nesta quarta-feira, 12. Para celebrar seu aniversário, a Revista Oeste vai transmitir às 20h30, ao vivo, uma homenagem ao jurista.
O programa contará com a presença de Ives Gandra Martins, além dos filhos Ives Gandra Filho e Angela Gandra. Também participam do programa os professores Modesto Carvalhosa e Luciano de Castro, organizadores de um livro em homenagem ao advogado. A obra, intitulada A Constituição e A Liberdade, reúne artigos de diversos autores para tratar de um assunto bastante conectado com o momento político e social brasileiro e mundial. A apresentação é de Paula Leal.
https://www.youtube.com/watch?v=UmelZn3qc90
A vida de Ives Gandra Martins
Ives Gandra da Silva Martins nasceu em São Paulo, em 12 de fevereiro de 1935. Estudou perfumaria em Grasse, na França, na década de 1950. Graduou-se em Direito e especializou-se em Direito Tributário e ciência das finanças pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Doutorou-se em Direito pela Universidade Mackenzie.
Ele é professor emérito das Universidades Mackenzie e da Escola de Comando do Estado Maior do Exército. É fundador e integrante do Conselho da Academia Internacional de Direito e Economia. Também integra a Academia Paulista de Letras Jurídicas e a Academia Brasileira de Filosofia, dentre outras.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica
em Oeste
Ives Gandra Martins é presidente do Conselho Superior de Direito da Federação do Comércio do Estado de São Paulo, a Fecomercio. Escreveu mais de 80 livros individuais e mais 300 obras coletivas publicadas em 21 países. Torcedor do São Paulo Futebol Clube desde menino, o jurista integra o conselho consultivo e sócio benemérito do clube.
Foi casado por 62 anos com Ruth Vidal Gandra Martins, com quem teve quatro filhos. Aos 90 anos, Ives Gandra da Silva Martins continua dando palestras, escrevendo poesias e artigos jurídicos e inspirando brasileiros a despertar para o exercício da cidadania.
O post https://revistaoeste.com/politica/oeste-transmite-programa-em-homenagem-a-ives-gandra-martins/
.
https://revistaoeste.com/politica/oeste-transmite-programa-em-homenagem-a-ives-gandra-martins/
Governo Maduro é acusado de ordenar assassinato de dissidente no Chile
Aproximadamente às 3h do dia 21 de fevereiro do ano passado, criminosos vestidos com uniformes táticos da polícia chilena invadiram um apartamento no 14º andar, em Santiago, no Chile. Armados, sequestraram Ronald Ojeda diante da mulher e do filho, de 6 anos. O ex-militar venezuelano, de 32 anos, dissidente do regime do ditador Nicolás Maduro, saiu do local vestido apenas com uma cueca. As informações são do jornal norte-americano The New York Times.
Leia mais: https://revistaoeste.com/mundo/avioes-com-deportados-dos-eua-pousam-na-venezuela/
Ojeda vivia sob asilo no Chile e havia sido recentemente rotulado como traidor pelo governo venezuelano. A mulher dele relatou que um dos sequestradores tinha sotaque venezuelano.
https://youtu.be/p7OJ3SBofS8?feature=shared
Nove dias depois, a polícia encontrou corpo do dissidente venezuelano dentro de uma mala de mão, enterrada sob camadas de concreto e cal viva, para acelerar a decomposição.
Investigação liga assassinato ao governo Maduro
Depois de um ano de investigação, as autoridades chilenas afirmam ter evidências que apontam para o envolvimento do governo Maduro no assassinato de Ojeda. O regime venezuelano nega.
O caso ocorre enquanto o governo dos Estados Unidos busca um acordo com Maduro para deportar venezuelanos sem documentos.

Imagens de câmeras de segurança mostram criminosos disfarçados de policiais durante sequestro de Ronald Ojeda em seu apartamento | Foto: Reprodução/AP
Os promotores do https://www.gob.cl/
acusaram 19 pessoas pelo assassinato de Ojeda, a maioria ligada ao grupo criminoso venezuelano Tren de Aragua. Três testemunhas afirmaram que o governo Maduro contratou a gangue para executar o crime. Uma delas afirmou que Diosdado Cabello, um dos principais aliados de Maduro, ordenou pessoalmente a execução.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/mundo/
em Oeste
A ministra do Interior do Chile, Carolina Tohá, disse que os investigadores descartaram as hipóteses de extorsão e disputa de gangues. "Ainda não está provado, mas as evidências apontam para um assassinato político.”
Tensão diplomática entre Chile e Venezuela
O governo venezuelano nega as acusações e acusa o Chile de encobrir uma suposta operação de "bandeira falsa". Em resposta à investigação, Caracas fechou consulados chilenos e suspendeu relações diplomáticas.
Leia mais: https://revistaoeste.com/politica/crise-com-o-brasil-e-pagina-virada-diz-nicolas-maduro/
O presidente do Chile, Gabriel Boric, declarou que, se confirmado o envolvimento do governo venezuelano, o caso “não é apenas uma violação da nossa soberania, mas também dos direitos humanos”.
Dissidentes venezuelanos continuam fugindo do país. Muitos afirmam temer por suas vidas.
Leia também: https://www.revistaoeste.com/revista/edicao-251/ecos-da-miseria/
, reportagem de Thiago Vieira publicada na Edição 252 da Revista Oeste
.
Lula diz que Brasil não teria déficit caso governasse para ricos
Em um evento na segunda-feira 10, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP) ironizou as críticas sobre o déficit fiscal. Ele afirmou que governar para uma parcela reduzida da população, os "ricos", evitaria o déficit, já que a gestão gastaria menos e receberia mais.
"Neste país, tem gente que acha que este país tinha que ser governado apenas para 35% da população", disse. "Apenas para 35% da população. Aí a gente não tinha problema de Orçamento. A gente não teria problema de déficit fiscal, porque é governar para menos gente, e gente com mais dinheiro".
A fala é uma "alfinetada" direta a quem critica os déficits fiscais e o aumento da dívida pública. Lula argumentou que despesas em áreas como educação não são meros custos, mas, sim, investimentos essenciais para o país.
Consultoria de Orçamento do Congresso envia a Lula previsão de 'colapso' em 2027
Um estudo da https://www2.camara.leg.br/a-camara/estruturaadm/consultoria-geral/estrutura-1/conof
alerta para um cenário fiscal preocupante para o governo Lula. O relatório prevê dificuldades orçamentárias substanciais a partir de 2027.
Os analistas Dayson Pereira de Almeida e Paulo Bijos destacam que o espaço para despesas discricionárias está em trajetória de redução. Esses custos, essenciais para investimentos e manutenção da máquina pública, podem atingir níveis negativos ao longo da próxima década. Clique no link abaixo e faça o download do documento na íntegra.
https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2025/02/projecoes_fiscais_bijos.html
Embora haja previsão de medidas de contenção para 2025, o que, na teoria, ofereceria um alívio temporário, o agravamento se torna evidente a partir de 2027, conforme o estudo. Despesas obrigatórias, como previdência e emendas parlamentares, vão consumir quase todo o Orçamento.
"A situação discricionária do Orçamento federal já pode ser avaliada como crítica, especialmente a partir de 2027", afirma o relatório. "Há tendência de agravamento acelerado ao longo do horizonte projetado, entre os anos de 2025 e 2034."
https://www.youtube.com/watch?v=SfWxOkHncXg
Nesse contexto, o governo poderá enfrentar crescentes desafios para manter o funcionamento básico da administração pública. O relatório mostra que o espaço fiscal para gastos discricionários livres deverá ter drástica redução, podendo atingir valores negativos já em 2029. Esse cenário pode levar a cortes emergenciais e paralisação de serviços.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/
em Oeste
O post https://revistaoeste.com/politica/lula-diz-que-brasil-nao-teria-deficit-caso-governasse-para-ricos/
.
https://revistaoeste.com/politica/lula-diz-que-brasil-nao-teria-deficit-caso-governasse-para-ricos/
Presidência gasta ao menos R$ 24 mil em diárias para Janja e quatro assessores em viagem a Roma
A Presidência da República destinou pelo menos R$ 24 mil para custear a viagem de quatro assessores da primeira-dama, Rosângela da Silva, conhecida como Janja, a Roma. Esse montante se refere apenas às diárias pagas aos servidores. O valor das passagens e da hospedagem não está incluído.
O presidente Lula (PT) designou Janja para representar o Brasil na reunião de governança do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola. O evento ocorre na capital italiana entre esta segunda-feira, 10, e esta quarta-feira, 12.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Todos os beneficiados são servidores da Presidência da República
As diárias foram concedidas a Claudio Adão Souza, Taynara Cunha, Edson Pinto e Julia Silva. Todos são servidores da Presidência da República. Cada um recebeu R$ 6 mil, correspondentes a 2,5 diárias internacionais. O governo autorizou o afastamento desses assessores entre 9 e 14 deste mês.
O convite oficial para a participação da primeira-dama partiu do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT). Sem esse convite, a legislação impediria sua representação oficial no evento.
https://www.youtube.com/watch?v=ZvRq-BExz18
O https://www.gov.br/mds/pt-br
afirmou que os dados sobre a comitiva e os gastos serão divulgados no Diário Oficial da União, mas não especificou uma data para a publicação.
Em 2025, Janja pretende focar sua atuação nos eventos sociais da COP30, a conferência do clima da ONU, e na Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza. Essa iniciativa foi criada durante o encontro do G20. Em novembro de 2024, quando Lula lançou essa Aliança Global no G20, realizado no Rio de Janeiro, a primeira-dama organizou um festival cultural e social. Pelo seu envolvimento, o evento ficou conhecido como "Janjapalooza".
Além da participação na reunião do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, a agenda de Janja em Roma inclui uma audiência com o papa Francisco nesta quarta-feira, 12. Ela também terá um encontro com a diretora-executiva do Programa Mundial de Alimentos da ONU. Seu retorno ao Brasil está previsto para quinta-feira 13.
https://www.youtube.com/watch?v=WOobz4hy__A
A primeira-dama passou a divulgar sua agenda institucional
No início deste mês, a primeira-dama passou a divulgar sua agenda institucional em sua conta no Instagram. Essa medida ocorreu em resposta às críticas sobre a falta de transparência em relação às suas atividades no governo. Desde 2023, sua presença na agenda oficial de Lula tem sido mais frequente. Isso gerou cobranças por maior clareza sobre seus compromissos e despesas.
Embora não tenha obrigação legal de divulgar uma agenda pública, por não ocupar um cargo oficial, Janja se tornou a primeira primeira-dama a despachar diariamente no Palácio do Planalto. Também participa de reuniões políticas do Executivo. O sigilo sobre os gastos públicos relacionados às suas viagens tem sido alvo de críticas.
Em um episódio recente, o governo federal se recusou quatro vezes a fornecer informações, por meio da Lei de Acesso à Informação, sobre os custos e o local de hospedagem de Janja durante uma viagem a Nova York. Na ocasião, ela integrou a comitiva brasileira do Ministério das Mulheres na 68ª sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher da ONU.
.
Hugo Motta exonera 465 servidores da Câmara dos Deputados
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), dispensou 465 servidores que ocupavam cargos em comissão na Casa. A decisão foi publicada no https://www.in.gov.br/servicos/diario-oficial-da-uniao
da última sexta-feira, 7.
A decisão de Motta surpreendeu os funcionários, que não foram previamente avisados, nem mesmo pelos deputados que os indicaram.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/
em Oeste
Parlamentares responsáveis por algumas dessas nomeações minimizaram o impacto das exonerações. Eles argumentam que esse tipo de movimento é natural quando uma nova gestão assume o comando da Câmara. Agora, aguardam a reestruturação da Mesa Diretora para renegociar os cargos.
As demissões afetaram exclusivamente cargos de natureza especial (CNEs), altamente visados pelos parlamentares devido aos salários mais atrativos.
https://www.youtube.com/watch?v=bjwsjOTkMaI
Segundo o regimento interno da Câmara, essas funções existem para a prestação de serviços de assessoramento à Mesa Diretora, às lideranças, às comissões, à Procuradoria Parlamentar, à Ouvidoria Parlamentar, ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar e a órgãos administrativos.
Os servidores exonerados por Motta ocupavam os cargos de assistente técnico de Gabinete e assessor técnico-adjunto.
Hugo Motta é o novo presidente da Câmara
Eleito para presidir a Câmara dos Deputados até 2027, o deputado federal Hugo Motta foi eleito com 444 votos.
Leia também: https://revistaoeste.com/economia/consultores-da-camara-dos-deputados-preveem-paralisia-do-governo-federal-em-2027/
Motta, de 35 anos, é médico de formação e é o presidente mais jovem da Casa. O novo presidente foi eleito pela primeira vez como deputado federal em 2010, aos 21 anos. Essa é a idade mínima para se tornar membro do Parlamento brasileiro.
Em sua primeira fase na Casa, atuou como integrante do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido que teve destaque nas negociações pelo impeachment de Dilma Rousseff (PT), em 2016. Em fevereiro de 2019, período da janela partidária, Motta passou a compor os quadros do Republicanos, cuja bancada o parlamentar liderou até este ano.
A exemplo de Arthur Lira, Motta é apontado como um parlamentar pouco midiático, distante de jornalistas e com postura mais concentrada em articulações de bastidor. Esteve próximo de Eduardo Cunha, Rodrigo Maia e do agora ex-presidente da Casa Arthur Lira (PP-AL).
Leia também: https://revistaoeste.com/politica/patrocinios-da-infraero-privilegiam-reduto-eleitoral-de-hugo-motta/
O paraibano tem boas relações com outros personagens com influência no jogo político nacional. Um deles é o senador Ciro Nogueira (PI), presidente nacional do Partido Progressistas (PP), ex-ministro de Jair Bolsonaro e uma das figuras mais vocais da oposição a Lula no Congresso.
O ex-líder do Republicanos também tem trânsito com alguns personagens do primeiro escalão da gestão do Partido dos Trabalhadores (PT), como os ministros das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e da Fazenda, Fernando Haddad.
O post https://revistaoeste.com/politica/hugo-motta-exonera-465-servidores-da-camara-dos-deputados/
.
https://revistaoeste.com/politica/hugo-motta-exonera-465-servidores-da-camara-dos-deputados/
Empresário preso fez Pix de R$ 5 mil para secretária do Ministério do Turismo, revela PF
Um relatório da Polícia Federal, no âmbito da operação Emendário, revela o pagamento de R$ 5 mil feito pelo empresário Eduardo José Barros Costa à atual Secretária Nacional de Políticas de Turismo, Cristiane Leal Sampaio. A informação é do jornal Estadão.
Eduardo DP, investigado como sócio oculto da Construnorte, foi preso em novembro, acusado de operar um esquema de venda de emendas parlamentares.
https://admin.revistaoeste.com/?attachment_id=1874324
Mensagens trocadas entre secretária do Turismo e empresário | Foto: Reprodução/Estadão
https://admin.revistaoeste.com/?attachment_id=1874325
Mensagens trocadas entre secretária do Turismo e empresário | Foto: Reprodução/Estadão
https://admin.revistaoeste.com/?attachment_id=1874328
Comprovante do Pix enviado para Cristiane | Foto: Reprodução/Estadão
https://admin.revistaoeste.com/?attachment_id=1874330
Mensagens trocadas entre secretária do Turismo e empresário | Foto: Reprodução/Estadão
A investigação da PF concentra-se em três emendas parlamentares destinadas ao município de São José de Ribamar, totalizando R$ 6,7 milhões. Deste montante, pelo menos R$ 1,6 milhão teria sido cobrado como propina pela quadrilha ao então prefeito, Eudes Sampaio.
Depois de recusar-se a pagar, ele denunciou as ameaças recebidas à polícia. O caso foi encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF), sob a relatoria do ministro Cristiano Zanin, em junho de 2021.
Detalhes da investigação
O relatório indica que Cristiane prestava informações a João Batista de Magalhães, assessor de Josimar Maranhãozinho (PL-MA), sobre a liberação de recursos em convênios entre a Codevasf e os municípios de Bacabeira e Santa Rita.
Todos os três convênios, que visam à pavimentação de vias, foram executados pela Construtora Guimarães, registrada em nome de Ivanuto Soares Guimarães, preso pela PF em 2009.
As operações foram financiadas pela emenda de relator-geral número 1480, dificultando a identificação do parlamentar responsável, no contexto do chamado "orçamento secreto".
Secretária do Turismo pediu R$ 5 mil como pagamento por informações sobre emendas
Magalhães negociava com Cristiane a captação dessas emendas, comunicando-se via WhatsApp, onde ela era referida como "Cris/Segov". Durante as mensagens interceptadas, Cristiane estava no Poder Legislativo, como assessora do senador Eduardo Gomes (MDB-TO).
Em uma mensagem de áudio a Eduardo DP, Magalhães mencionou: "Irmão, esse último Pix é o da Cris, aquele nosso pagamento, ela me pediu 5 (mil)". O relatório inclui outra interação entre Cristiane e Magalhães, na qual ela escreve: "Amoreee… bommmm diaaaaa", enviando uma chave Pix registrada em Brasília.
https://twitter.com/andreshalders/status/1888970469006520829
As investigações sobre Josimar Maranhãozinho, Pastor Gil (PL-MA) e Bosco Costa (PL-SE) foram inicialmente divulgadas pelo Estadão em outubro do ano passado.
De acordo com a PF, Maranhãozinho atuava como líder, coordenando a devolução de parte das verbas. A proximidade entre Magalhães e Eduardo DP, implicado na Operação Benesse, que investiga corrupção em emendas, também foi destacada.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/
em Oeste
.
Meta, dona do Facebook, demite quase 4 mil funcionários
A Meta, empresa de tecnologia liderada por Mark Zuckerberg, anunciou uma demissão em massa de cerca de 4 mil funcionários nesta segunda-feira, 10. O objetivo da dona do https://www.facebook.com
, Instagram e WhatsApp é promover uma mudança de foco para o desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial (IA), conforme relatado pela agência de notícias Reuters.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/tecnologia
em Oeste
Os cortes foram comunicados globalmente por e-mail, com base em avaliações de desempenho, e começou às 10h, no horário de Brasília. Os funcionários desligados tiveram seus acessos aos sistemas da empresa revogados em até uma hora depois do aviso. Por causa das leis trabalhistas, a União Europeia não deve ser afetada imediatamente.
Zuckerberg diz que fará mudanças na Meta
https://www.youtube.com/watch?v=RX90fiKZivo
“Será um ano intenso, então apertem os cintos”, disse Zuckerberg, em uma reunião com a equipe. Este movimento faz parte de uma estratégia mais ampla da Meta, que inclui a contratação de especialistas em aprendizado de máquinas para reforçar seu compromisso com o avanço em IA.
Oeste procurou a Meta para confirmar se o escritório no Brasil será impactado pelas demissões, mas a empresa decidiu não comentar o assunto.
Um memorando interno, obtido pela Reuters, mostrou que a Meta está focada no desenvolvimento de tecnologias inovadoras, como IA e óculos como a próxima plataforma de computação.
O post https://revistaoeste.com/tecnologia/meta-dona-do-facebook-demite-quase-4-mil-funcionarios/
.
https://revistaoeste.com/tecnologia/meta-dona-do-facebook-demite-quase-4-mil-funcionarios/