Avatar
Revista Oeste (RSS Feed)
bf56795ed9f0a73eb67fae7ba6fd6d701120b8685b276403b1d16c614ae1a3b7
Direto ao Ponto https://revistaoeste.com/

Glenn Greenwald chama Daniela Lima de ‘propagandista’ de Moraes por distorcer caso Rumble

O colunista do jornal Folha de S.Paulo https://revistaoeste.com/tag/glenn-greenwald/

chamou a jornalista Daniela Lima, do Grupo Globo, de “propagandista descarada de Moraes” e do Partido dos Trabalhadores (PT) devido à sua matéria publicada no g1.

A apresentadora do Conexão GloboNews publicou, na terça-feira 25, um texto no portal g1 intitulado “Justiça dos EUA rejeita liminar do https://rumble.com/

contra Moraes”.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/tag/liberdade-de-imprensa/

em Oeste

O material trata da decisão do Tribunal Distrital de Tampa, na Flórida (EUA). A Corte determinou, no entanto, que a plataforma Rumble não é obrigada a cumprir ordens de censura do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Citando a jornalista Manoela Alcântara, do portal Metrópoles, a quem elogiou pela honestidade ao relatar os fatos, Greenwald fez uma crítica paralela a Daniela. Ele afirma que o texto da contratada da GloboNews distorce informações para sugerir uma vitória do magistrado, quando, na realidade, a decisão do tribunal norte-americano favorece a plataforma.

“Compare o comportamento de um jornalista competente com a propagandista descarada de Moraes/PT chamada Daniela Lima, da Globo”, afirmou Greenwald, em postagem em seu perfil na rede social X. “Manoela Alcântara leu e mostrou a ordem do juiz norte-americano no caso Rumble: o oposto de como Lima tentou distorcê-la para uma vitória de Moraes.”

Compare o comportamento de um jornalista competente com a propagandista descarada de Moraes/PT chamada Daniela Lima, da Globo.https://twitter.com/manualcantaraa?ref_src=twsrc%5Etfw

— Glenn Greenwald (@ggreenwald) https://twitter.com/ggreenwald/status/1894747687850827824?ref_src=twsrc%5Etfw

Rumble comemora vitória contra Moraes

Na segunda-feira 24, em entrevista à emissora CNN Brasil, o advogado do Rumble, Martin de Luca, classificou as ordens de Moraes como “censura”.

“É particularmente agravante quando sabemos que a ordem judicial é para censurar contas dentro dos Estados Unidos, de um residente norte-americano, um residente político brasileiro, que mantém contas bancárias dentro dos Estados Unidos”, argumentou o advogado. “E a ordem também pede para parar o fluxo de fundo e monetização das contas para esse residente político.”

Além disso, o Rumble destaca que a decisão de Tampa representa uma vitória para a liberdade de expressão. Em comunicado, a plataforma alega que o veredito “envia uma forte mensagem aos governos estrangeiros de que eles não podem contornar a lei dos EUA para impor censura às plataformas norte-americanas”.

+ https://revistaoeste.com/politica/justica-dos-eua-recusa-cumprir-ordens-de-moraes-contra-rumble/

O post https://revistaoeste.com/imprensa/greenwald-chama-daniela-lima-de-propagandista-de-moraes/

.

https://revistaoeste.com/imprensa/greenwald-chama-daniela-lima-de-propagandista-de-moraes/

Região Sul tem alerta para tempestades nesta quinta-feira, 27

O https://portal.inmet.gov.br/

.

O Inmet tem duas classificações de alerta. O amarelo, que indica perigo em potencial, e o laranja, que indica perigo.

+ Leia mais notícias do https://revistaoeste.com/brasil

em Oeste

https://twitter.com/hashtag/Aten%C3%A7%C3%A3o?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw

— INMET (@inmet_) https://twitter.com/inmet_/status/1895126911887585388?ref_src=twsrc%5Etfw

Há possibilidade de queda de granizo na região Sul. Os acumulados de chuva durante as tempestades podem chegar até 100 mm em 24 horas, acompanhados de ventos de até 100 km/h.

O sul e leste do Rio Grande do Sul, o oeste e faixa leste de Santa Catarina e sul do Paraná têm previsão de tempestade nas próximas 24 horas, com possibilidade de granizo, de acordo com dois alertas amarelos do Inmet. Nesse caso, as chuvas podem chegar a 50 mm, em 24 horas, e os ventos a 60 km/h.

Além das tempestades no Sul, Inmet alerta sobre temporais no Norte e Nordeste

Temporais também estão previstos para Estados das regiões Norte e Nordeste, que ainda estão sob o efeito do deslocamento da Zona de Convergência Intertropical.

Alertas do Inmet nesta quinta-feira, 27 | Foto: Reprodução/Inmet

Segundo o Inmet, as áreas mais afetadas são o leste do Pará e o sudoeste do Maranhão, assim como partes do Tocantins e o nordeste do Mato Grosso. Essas regiões têm aviso laranja vigente até esta sexta-feira, 28. Estão previstos acumulados de chuva até 100 mm, em 24 horas, e ventos de até 100 km/h.

Para o restante do país, o Inmet emitiu alerta amarelo para chuvas intensas, com volumes que podem chegar a 50 mm, e ventos de até 60 km/h entre quinta e sexta-feira. As chuvas podem atingir desde áreas da região Norte, parte do litoral nordestino e da região Centro-Oeste até uma pequena área do sudeste e oeste do Paraná.

O post https://revistaoeste.com/brasil/regiao-sul-tem-alerta-para-tempestades-nesta-quinta-feira-27/

.

https://revistaoeste.com/brasil/regiao-sul-tem-alerta-para-tempestades-nesta-quinta-feira-27/

Moro lidera disputa pelo governo do Paraná

O senador Sergio Moro (União-PR) lidera a corrida eleitoral para o governo do Paraná em 2026, de acordo com levantamento do Instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta quinta-feira, 27. Nos seis cenários em que seu nome aparece, o ex-juiz federal aparece em primeiro lugar.

Em três cenários, o principal opositor é Rafael Greca (PSD), ex-prefeito de Curitiba. Em 2024, Greca conseguiu seu então vice, Eduardo Pimentel (PSD), como prefeito da capital paranaense.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

No cenário um, o ex-juiz da Lava Jato tem 49% contra 26% de Greca. Guto Silva (PP), atual secretário estadual de Planejamento do governo de Ratinho Júnior (PSD), tem 6,1%, e o atual presidente da Itaipu, Enio Verri (PT), tem 5,2%.

No cenário dois, quando o nome de Silva é substituído pelo deputado estadual Alexandre Curi (PSD), Moro fica com 47%; Greca com 24,8%, Curi com 11,2% e Verri com 4,8%.

Na simulação seguinte, Moro tem 50,5%; Greca, 26%; Verri, 5,6%; e o atual vice-governador do Paraná, Darci Piana (PSD), 3,8%.

Nos cenários quatro a seis, a ex-governadora Cida Borghetti (PP) é incluída e fica em segundo lugar. Na quarta simulação, Moro tem 54%; Cida, 14,8%; Silva, 7,4%; e Verri, 5,9%.

No cenário cinco, Moro obtém 51,1% das intenções de voto; Cida, 14,2%; Curi, 13,7%; e Verri, 5,8%. Por fim, na sexta simulação, Moro tem 55,8%; Cida, 15%; Verri, 6,7%; e Piana, 4%.

Atual governador, Ratinho Júnior conseguiria vaga no Senado pelo Paraná

Na disputa pelo Senado, o Paraná Pesquisas desenhou dois cenários. No primeiro, Ratinho Júnior seria o mais votado, 47,8% das intenções de voto. O ex-governador do Paraná Roberto Requião ficaria com 31,7%.

A jornalista e ex-candidata à Prefeitura de Curitiba Cristina Graeml tem 18,8%. Na lista seguem o deputado federal Filipe Barros (PL), com 16,5%; o ex-deputado Deltan Dallagnol (Novo), com 14,3%; o deputado Pedro Lupion (PP), com 9%; e o deputado Zeca Dirceu (P), com 8,4%

No segundo cenário, sem Ratinho, mas com Alexandre Curi, Requião lidera, e o deputado estadual fica em segundo lugar.

Cenário 1 e 2 para o Senado no Paraná | Foto: Reprodução/Paraná Pesquisas

Aprovação de Ratinho Júnior passa de 80%

O Instituto Paraná também perguntou sobre a aprovação e avaliação de Ratinho Júnior, que completou o sexto ano à frente do governo do Estado — ele foi reeleito em 2022. O governador tem 82,7% de aprovação; 14,8% disseram que desaprovam o governo; 2,5% não responderam.

O governador do Paraná, Ratinho Júnior | Foto: Hélvio Romero/Estadão Conteúdo

Qualitativamente, 69,2% disseram que o governo é bom ou ótimo; 20,3% acham regular; e 9,5% avaliaram a gestão de Ratinho Júnior com ruim ou péssima.

A pesquisa entrevistou 1.652 eleitores de 64 municípios do Paraná entre os dias 22 e 25 de fevereiro. A amostra atinge um grau de confiança de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,5 pontos porcentuais para os resultados gerais.

O post https://revistaoeste.com/politica/moro-lidera-disputa-pelo-governo-do-parana/

.

https://revistaoeste.com/politica/moro-lidera-disputa-pelo-governo-do-parana/

Zucco lista falhas graves na gestão da ex-ministra da Saúde Nísia Trindade

O líder da oposição na Câmara, https://www.revistaoeste.com/politica/lideres-da-oposicao-na-camara-e-no-senado-repudiam-o-indiciamento-de-jair-bolsonaro/

(PL-RS), listou falhas graves na gestão da ex-ministra da Saúde, cuja demissão foi anunciada na última terça-feira, 25, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Alexandre Padilha, até então titular da pasta das Relações Institucionais, será o substituto de Nísia. Ele assume o cargo em 6 de março.

O deputado lembrou das falhas de Nísia, que não tem formação em saúde, mas é socióloga, durante seus dois anos no comando da pasta, incluindo o desperdício de vacinas e a explosão dos casos de dengue.

"Sob seu comando, o Ministério da Saúde deixou vacinas perderem a validade, índios ianomâmis morreram pela falta de atendimento nas aldeias", disse Zucco, em pronunciamento no Congresso. Ele também destacou o aumento recorde de casos de dengue no Brasil em 2024, com mais de 6 mil mortes pela doença.

https://www.youtube.com/watch?v=fOY_i_zOBDo

Zucco lista mais problemas na gestão de Nísia Trindade

https://www.revistaoeste.com/politica/ministra-de-lula-libera-mais-dinheiro-para-cidade-onde-filho-dela-e-secretario-deputado-pede-investigacao-do-repasse/

. Um mês depois da liberação dos recursos, o filho de Nísia assumiu o cargo de secretário da Cultura no município. Além disso, sua gestão ficou marcada pelo escândalo da infecção por HIV de pacientes transplantados no Rio de Janeiro.

https://twitter.com/revistaoeste/status/1892329062414041390

+ Leia mais notícias de https://www.revistaoeste.com/politica/

em Oeste

Outro ponto polêmico envolveu sua própria imunização contra a covid-19. https://www.revistaoeste.com/politica/nisia-trindade-nao-recebeu-todas-as-doses-da-vacina-contra-covid/

, levantando questionamentos sobre a coerência das medidas defendidas pelo governo. O episódio reforçou a crítica de que o governo adota "dois pesos, duas medidas" em suas políticas.

O post https://revistaoeste.com/politica/zucco-lista-falhas-graves-na-gestao-da-ex-ministra-da-saude/

.

https://revistaoeste.com/politica/zucco-lista-falhas-graves-na-gestao-da-ex-ministra-da-saude/

STF arquiva inquérito contra Renan Calheiros por ‘falta de provas’

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux determinou o arquivamento de um inquérito que investigava o senador Renan Calheiros (MDB-AL) por suposto recebimento de propina em um caso ligado ao setor portuário.

A decisão de Fux acompanhou o parecer do procurador-geral da República (PGR), Paulo Gonet, que apontou a "falta de provas consistentes" contra Calheiros.

O caso foi remetido à primeira instância da Justiça Federal em Brasília, permitindo que as investigações sobre outros suspeitos, sem prerrogativa de foro, prossigam.

Renan Calheiros era acusado de receber vantagens financeiras em troca de influenciar medidas legislativas para beneficiar a empresa Multiterminais, do empresário Richard Klien, entre 2012 e 2014, período em que Calheiros era aliado da ex-presidente afastada Dilma Rousseff (PT).

A decisão a favor de Renan Calheiros

Além de Calheiros, o caso também envolve Milton Lyra, conhecido no cenário político como "lobista do MDB". No parecer encaminhado ao STF, a Procuradoria-Geral da República afirmou que, enquanto a Polícia Federal realizou investigações, não encontrou novas evidências que sustentassem as alegações contra Calheiros.

"A autoridade policial não conseguiu alcançar novos elementos relacionados a Calheiros, deixando as evidências iniciais isoladas nos autos", afirmou Gonet.

Gonet argumentou que, conforme a Constituição, a edição de medidas provisórias é uma prerrogativa exclusiva do presidente da República.

A PGR já havia solicitado o arquivamento de outro inquérito que envolve Renan Calheiros, referente a um caso de suposto favorecimento do antigo grupo Hypermarcas, atual Hypera Pharma, em troca de propinas.

STF já havia arquivado inquérito

Imagem noturna da fachada do STF, em Brasília | Foto: Dorivan Marinho/SCO/STF

No mesmo inquérito, foram citados os senadores Eduardo Braga (MDB-AM) e o ex-senador Romero Jucá (MDB-RR).

A Polícia Federal havia indiciado os senadores por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa, com base na delação premiada de Nelson Mello, ex-diretor da farmacêutica.

De acordo com um relatório da Polícia Federal, a farmacêutica teria desembolsado cerca de R$ 20 milhões aos senadores por meio de Milton Lyra, que atuava como intermediário do MDB.

Em outubro de 2023, o ministro Edson Fachin, do STF, acatou o pedido da PGR e determinou o arquivamento desse inquérito.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/

em Oeste

O post https://revistaoeste.com/politica/stf-arquiva-inquerito-contra-renan-calheiros-por-falta-de-provas/

.

https://revistaoeste.com/politica/stf-arquiva-inquerito-contra-renan-calheiros-por-falta-de-provas/

Oposição pede que TCU investigue viagens de Janja em classe executiva

O partido Novo protocolou nesta terça-feira, 25, uma representação no https://portal.tcu.gov.br/

para verificar a legalidade da emissão de passagens aéreas em classe executiva para primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, durante viagem oficial a Roma no início de fevereiro.

“É inaceitável que o governo ignore a lei para bancar mordomias com o dinheiro do povo", afirma a deputada Adriana Ventura (Novo-SP). "A ilegalidade e a imoralidade desse caso são evidentes: Janja, deslumbrada com as regalias do poder, recebeu um benefício que não tem qualquer respaldo legal."

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/

em Oeste

De acordo com o documento encaminhado, a viagem de Janja, esposa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), teve um custo de R$ 34,1 mil apenas com as passagens de ida e volta em classe executiva. A comitiva presidencial desembolsou cerca de R$ 300 mil na viagem.

A representação, assinada pelos deputados federais Adriana Ventura (Novo-SP), Marcel van Hattem (Novo-RS), Gilson Marques (Novo-SC) e pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE), aponta possíveis irregularidades e violação de normativas legais.

Uma delas é o Decreto nº 10.934/2022, que regulamenta a emissão de passagens aéreas pelo governo federal. O benefício da classe executiva se restringe apenas a ministros de Estado, servidores ocupantes de cargo em comissão ou função de confiança, além de servidores que estejam substituindo ou representando essas autoridades.

https://www.youtube.com/watch?v=pLMl1zFoWYk&t=5s

Na mesma linha, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), disse em uma postagem no X que fará um requerimento de informações (RIC) ao Ministério das Relações Exteriores (MRE).

O partido Novo ressalta que Janja, classificada como "não servidora -- colaboradora eventual" no Painel de Viagens do Governo Federal, não se enquadra em nenhuma das categorias previstas para o uso da classe executiva.

A representação cita o Acórdão 606/2022 do TCU, de relatoria do ministro Antonio Anastasia, que reforça a limitação do uso da classe executiva apenas para ministros e servidores do alto escalão. "Não há previsão legal para a concessão do benefício à primeira-dama ou a qualquer outro colaborador eventual", destaca o documento.

Partido quer impedir viagens de Janja em classe executiva

Além da investigação, o partido solicitou ao TCU a concessão de uma medida cautelar para impedir que o governo federal emita novas passagens aéreas na classe executiva para Janja.

Leia também: https://revistaoeste.com/politica/audio-revela-que-ministra-suspende-agenda-para-atender-janja-e-enrolar-ministros/

O documento ainda menciona possíveis recorrências da prática em 2024, quando Janja teria viajado na classe executiva para Paris, Nova York e Dubai, todas custeadas com recursos públicos.

Entre os pedidos das bancadas do partido Novo estão:

Concessão de medida cautelar para evitar novos gastos com passagens na classe executiva para Rosângela da Silva;

Oitiva dos gestores da Presidência responsáveis pela emissão das passagens;

Reconhecimento das irregularidades, responsabilização dos gestores envolvidos e ressarcimento aos cofres públicos.

O post https://revistaoeste.com/politica/novo-pede-que-tcu-investigue-viagem-de-janja-em-1a-classe/

.

https://revistaoeste.com/politica/novo-pede-que-tcu-investigue-viagem-de-janja-em-1a-classe/

Mega-Sena: prêmio do próximo sorteio é de R$ 3,5 mi; veja quanto rende

Depois do sorteio desta terça-feira, 25, o prêmio principal da Mega-Sena passou a ser estimado em R$ 3,5 milhões.

O novo concurso acontece nesta quinta-feira, 27, a partir das 20h, com transmissão ao vivo pelas https://www.youtube.com/@canalcaixa

.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/economia/

em Oeste

Veja os números sorteados desta terça-feira:

01 - 03 - 13 - 16 - 36 - 56

Quanto rende o prêmio?

Oeste realizou um levantamento para mostrar quanto rende uma aplicação única do valor integral do prêmio, considerando a taxa básica de juros em 13,25%.

A poupança segue com o “menor” retorno, tanto no curto quanto no longo prazo: em um mês, a aplicação renderia cerca de R$ 22,7 mil. Depois de um ano, o ganho seria de R$ 265,7 mil.

Leia também: https://revistaoeste.com/mundo/homem-ganha-us-1-milhao-na-loteria-usando-nota-de-us-20-que-encontrou-no-chao/

Em segundo lugar, aparece o CDB, que poderia render R$ 36,3 mil por mês e R$ 460,2 mil ao ano.

A melhor opção, no entanto, estaria no Tesouro Selic, no qual os mesmos R$ 3,5 milhões renderiam R$ 36,4 mil em um mês e cerca de R$ 463,7 mil em 12 meses de aplicação.

Entenda

A Mega-Sena paga o prêmio principal para quem acertar os seis números sorteados. Também é possível ganhar prêmios ao acertar quatro ou cinco números (quadra e quina, respectivamente).

Para jogar, o apostador deve marcar de seis a 20 números do volante, de forma manual ou automática (Surpresinha). Além disso, é possível concorrer com a mesma aposta por até 12 concursos consecutivos (Teimosinha).

"/>Concurso da Mega-Sena: prêmio está estimado em R$ 3,5 milhões | Foto: Divulgação/Loterias Caixa

Os jogadores podem fazer as apostas até uma hora antes do sorteio em qualquer casa lotérica ou pelo site/app da Caixa.

Sorteios​​ da Mega-Sena

Os sorteios da Mega são realizados três vezes por semana, às terças, às quintas e aos sábados.​ A aposta mínima, de seis números, custa R$ 5.

Para quem joga pelo site da Caixa, o valor mínimo para apostar é de R$ 30, seja para uma única aposta ou mais.

Leia também: https://revistaoeste.com/economia/leilao-de-loteria-estadual-de-sp-recebe-propostas-de-2-consorcios-de-empresas/

Premiação

O prêmio bruto da Mega-Sena corresponde a 43,35% da arrecadação. Dessa porcentagem:

35% vão para os acertadores dos seis números sorteados (sena);

19% entre os acertadores de cinco números (quina);

19% entre os acertadores de quatro números (quadra);

22% ficam acumulados e vão para os acertadores dos 6 números nos concursos de final 0 ou 5.

5% ficam acumulados para a primeira faixa (sena) do último concurso do ano de final 0 ou 5 (Mega da Virada).

Acumulação da Mega-Sena

Caso não haja acertador em nenhuma faixa, o valor acumula para o concurso seguinte, na respectiva faixa de premiação.

Segundo a Caixa, os prêmios prescrevem 90 dias depois da data do sorteio. Depois desse prazo, os valores vão para o Tesouro Nacional para aplicação no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).​​​​

O post https://revistaoeste.com/economia/mega-sena-proximo-sorteio-e-de-r-35-mi-veja-quanto-rende/

.

https://revistaoeste.com/economia/mega-sena-proximo-sorteio-e-de-r-35-mi-veja-quanto-rende/

Sudão: 46 morrem em queda de avião militar

Um avião do Exército do Sudão caiu em uma área residencial de Omdurman, a segunda cidade mais populosa do país, no Estado de Cartum, e deixou 46 pessoas mortas. O acidente foi na noite da última terça-feira, 25, perto da Base Aérea de Wadi Sayidna, no norte de Omdurman. O avião Antonov caiu logo depois de decolar.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/mundo

em Oeste

O Exército sudanês comunicou que tanto militares quanto civis estão entre as vítimas do acidente. As vítimas civis estavam em solo quando foram atingidas, informou a imprensa local.

Mapa mostra o local do acidente | Foto: Reprodução/Twitter/X

Dez pessoas ficaram feridas. Entre os mortos está o major Bahr Ahmed, um comandante de destaque na região de Cartum, que anteriormente havia atuado como comandante do Exército em toda a capital sudanesa.

A imprensa divulgou vídeos com imagens do avião em chamas, depois da queda.

https://twitter.com/SudanTribune_EN/status/1894582890543157389

“O balanço final de vítimas é de 46 mortos e dez feridos”, entre civis e militares, afirmou um comunicado de imprensa do governo regional de Cartum.

Autoridade do Sudão começam investigação

As autoridades militares do Sudão revelaram que provavelmente a causa do acidente foi técnica, mas não forneceram detalhes adicionais sobre o incidente.

O acidente ocorreu em meio à guerra entre o Exército regular e os paramilitares das Forças de Apoio Rápido (FAR), que desde abril de 2023 disputam o controle de Cartum.

O post https://revistaoeste.com/mundo/sudao-46-morrem-em-queda-de-aviao-militar/

.

https://revistaoeste.com/mundo/sudao-46-morrem-em-queda-de-aviao-militar/

Papa Francisco teve ‘noite tranquila’, apesar do estado crítico, diz Vaticano

O https://www.vatican.va/content/vatican/pt.html

anunciou que o papa Francisco teve uma noite tranquila nesta quarta-feira, 26. O jesuíta argentino, de 88 anos, está hospitalizado há 13 dias para tratar uma pneumonia dupla.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Ele está internado no Hospital Gemelli, em Roma. O líder espiritual do 1,4 bilhão de católicos descansa e mantém acompanhamento médico rigoroso. A Santa Sé divulgou um breve comunicado. Informou que seu estado de saúde continua estável.

Nesta terça-feira, 25, o Vaticano afirmou que a condição do pontífice seguiu crítica, mas sem piora. Apesar da gravidade do quadro, Francisco realizou algumas atividades durante o dia. Os médicos solicitaram uma tomografia computadorizada de controle para monitorar a evolução da infecção pulmonar. Essa doença pode ser fatal se não for tratada adequadamente.

Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-239/fe-sem-fronteiras/

, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 239 da Revista Oeste

Uma fonte do Vaticano informou que os resultados desse exame, o terceiro desde o início da internação, em 14 de fevereiro, serão divulgados ao longo desta quarta-feira.

Pontífice possui histórico de problemas médicos

A saúde do papa Francisco gerou apreensão em todo o mundo. Fiéis se reuniram em oração por sua recuperação. Em sua cidade natal, Buenos Aires, e na Praça de São Pedro, cardeais e peregrinos rezaram o terço no dia anterior.

O papa Francisco durante a audiência geral semanal na Praça de São Pedro, no Vaticano, (4/12/2024) | Foto: Reuters/Yara Nardi

Desde 2021, esta foi sua quarta hospitalização e a mais prolongada. O histórico de problemas médicos do pontífice aumentou as preocupações sobre sua capacidade de continuar no cargo. Isso reacendeu debates sobre uma possível renúncia.

Entenda o quadro de saúde do papa Francisco

A pneumonia bilateral, quadro que acomete o papa Francisco, faz com que os alvéolos dos pulmões se encham de líquido ou pus. A doença pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos, de acordo com o Departamento de Saúde dos EUA.

Os sintomas podem variar de leves a graves e podem incluir tosse com ou sem muco, febre, calafrios e dificuldade para respirar. Para diagnosticar a pneumonia, o profissional de saúde https://revistaoeste.com/mundo/e-grave-entenda-o-quadro-de-saude-do-papa-francisco/

no papa.

O tratamento para a doença pode incluir medicamentos antibióticos, antivirais ou antifúngicos, e o pontífice pode levar várias semanas para se recuperar completamente. O papa está internado desde 14 de fevereiro, há 11 dias.

Quando o caso é grave, é necessário ir ao hospital para receber antibióticos por via intravenosa e terapia com oxigênio. Segundo o comunicado do Vaticano, o papa recebeu “antibioticoterapia com cortisona”, o que tornou “o tratamento terapêutico mais complexo”.

O post https://revistaoeste.com/mundo/papa-francisco-teve-noite-tranquila-apesar-do-estado-critico-diz-vaticano/

.

https://revistaoeste.com/mundo/papa-francisco-teve-noite-tranquila-apesar-do-estado-critico-diz-vaticano/

CEO da Rumble, para Moraes: ‘Suas ordens são inválidas’

O diretor-presidente da Rumble, Chris Pavlovski, mandou um recado diretamente ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para comentar uma decisão judicial favorável à plataforma de vídeos.

Na terça-feira, 25, a juíza distrital de Tampa, na Flórida, Mary Scriven, https://revistaoeste.com/politica/justica-dos-eua-recusa-cumprir-ordens-de-moraes-contra-rumble/

. Com esse entendimento, ela negou liminar à Rumble e à empresa de mídia de Donald Trump, a TMTG.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

https://revistaoeste.com/politica/rumble-e-trump-media-entram-com-novo-processo-contra-moraes-nos-eua/

que bloqueou a Rumble no Brasil, enquanto o caso é analisado pela Justiça norte-americana. Mas, Mary Scriven disse que a liminar é desnecessária, porque as ordens de Moraes são inválidas em território norte-americano, já que não cumprem o rito Direito Internacional.

Pavlovski escreveu, em português e em inglês: Olá, @Alexandre. Outro dia você disse que eu sou um criminoso, porque expressei a opinião de que suas ordens secretas eram ilegais. Hoje, um tribunal federal dos EUA determinou que suas ordens são inválidas. Mais uma vez, nos veremos no tribunal… se você decidir comparecer.”

https://twitter.com/chrispavlovski/status/1894519520842133751

O CEO da Rumble também marcou Moraes — que recentemente excluiu sua conta do Twitter/X — ao compartilhar a notícia da Reuters, sobre a decisão da juíza. “Alexandre de Moraes, gostaria de comentar?”, escreveu Pavlovski.

https://twitter.com/chrispavlovski/status/1894510464849080808

Em outra postagem, Pavlovski reafirmou que a plataforma vai lutar por liberdade de expressão. “Não há empresa que lute pela liberdade de expressão como a Rumble.”

https://twitter.com/chrispavlovski/status/1894521281598349536

O primeiro processo da Rumble contra Moraes

Além do processo cuja decisão é favorável à Rumble e à Trump Media, embora a liminar tenha sido negada, a Rumble ajuizou um primeiro processo contra Moraes, em 19 de fevereiro. Na sequência, um dia depois, https://revistaoeste.com/politica/moraes-determina-bloqueio-do-rumble-no-brasil/

, alegando que a companhia não tem representante legal no Brasil e descumpre ordens judiciais.

Nessa primeira ação, ainda não julgada, a Rumble e a empresa responsável pela https://truthsocial.com/

acusam Moraes de violar a Primeira Emenda da Constituição dos EUA, que protege a liberdade de expressão.

O ministro, na caça a discursos políticos de direita, que considera criminosos, mandou a Rumble retirar do ar perfis inteiros, o que se configura como censura prévia, e é proibido inclusive no Brasil.

Para a Rumble e a TMTG, as decisões de Moraes não podem impactar uma companhia nos EUA, cujo respeito à liberdade de expressão é abrangente. Os EUA não criminalizam, de forma alguma, discursos políticos e críticas a autoridades e instituições.

No Brasil, ao contrário, tem prevalecido a máxima de Alexandre de Moraes, de que "liberdade de expressão não é liberdade de agressão", como justificativa para banir das redes sociais os discursos indigestos.

Histórico

Fundada em 2013 por Chris Pavlovski, a Rumble é uma plataforma de vídeos independente voltada a vlogueiros e criadores de conteúdo. Ganhou destaque durante a pandemia de covid-19, já que passou a ser uma alternativa à censura imposta no YouTube, por exemplo.

A plataforma da Google censurou sistematicamente no mundo inteiro discursos que alertaram para possíveis riscos das vacinas emergenciais contra a covid e explicaram que a imunidade adquirida com a doença é mais eficaz e duradoura que a da vacina emergencial.

Influenciadores de direita também relataram desmonetização ou suspensão de seus canais em virtude do conteúdo de seus vídeos. Em 2021, antes de ser eleito vice-presidente dos EUA, J.D. Vance tornou-se investidor da Rumble, aumentando sua visibilidade.

No Brasil, a Rumble hospedou influenciadores, como Allan dos Santos, cujas contas foram bloqueadas por decisões de Moraes. Em dezembro de 2023, a Rumble anunciou sua saída do Brasil, em razão da censura de Moraes. No início de fevereiro, https://revistaoeste.com/tecnologia/rumble-e-reativado-no-brasil/

. Porém, a disponibilidade do serviço durou pouco.

O post https://revistaoeste.com/mundo/ceo-da-rumble-para-moraes-suas-ordens-sao-invalidas/

.

https://revistaoeste.com/mundo/ceo-da-rumble-para-moraes-suas-ordens-sao-invalidas/

Desaprovação do governo Lula avança e chega a mais de 60% em São Paulo

A desaprovação da administração sob comando do presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em 63,1% no https://revistaoeste.com/tag/estado-de-sao-paulo/

, em levantamento divulgado nesta quarta-feira, 26.

De acordo com a pesquisa, a rejeição do governo petista entre os eleitores paulistas aumentou quase 9 pontos porcentuais no intervalo de três meses. Em novembro do ano passado, o indicador estava em 54,2% — ou seja, crescimento de 8,9 pontos porcentuais.

Em contrapartida, a aprovação de Lula diminuiu no período. No levantamento anterior, 42,4% dos eleitores de São Paulo aprovavam o atual governo federal. Agora, no entanto, a aprovação está em 34,1%.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/

em Oeste

Conforme a pesquisa desta quarta-feira, 2,8% dos entrevistados não souberam responder o que pensam a respeito do governo Lula ou preferiram não colaborar. A saber, 3,4% do público esteve nessa condição há três meses.

Para 44% dos paulistas, gestão Lula é péssima

Lula durante entrevista a uma emissora de rádio. Em São Paulo, popularidade dele segue em baixa | Foto: Reprodução/CanalGov

Com intuito de mapear o que os eleitores do Estado de São Paulo pensam a respeito do governo federal, a equipe do Paraná Pesquisas lançou a seguinte pergunta: "A administração do presidente Lula está sendo ótima, boa, regular, ruim ou péssima?". As respostas se deram da seguinte forma:

Péssima — 44,7%;

Regular — 22,4%;

Boa — 15,7%;

Ruim — 8,8%; e

Ótima — 6,8%.

Além disso, o grupo de não sabe/não respondeu foi de 1,6% entre o total de entrevistados pelo instituto.

Para mapear o nível de desaprovação do governo Lula no Estado que é o maior colégio eleitoral do país, com quase 35 milhões de eleitores, a equipe do Paraná Pesquisas entrevistou 1,6 mil eleitores. O trabalho de campo ocorreu em mais de 80 municípios paulistas, de 20 a 23 de fevereiro.

De acordo com o instituto, a margem de erro do levantamento é de 2,5 pontos porcentuais para os resultados gerais. O Paraná Pesquisas informa, por fim, que o grau de confiança do material é de 95%.

https://www.youtube.com/watch?v=c-401OFU6eY

Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-257/exposto-e-decomposto/

, artigo de Alexandre Garcia publicado na Edição 257 da Revista Oeste

O post https://revistaoeste.com/politica/desaprovacao-do-governo-lula-avanca-e-chega-a-mais-de-60-em-sao-paulo/

.

https://revistaoeste.com/politica/desaprovacao-do-governo-lula-avanca-e-chega-a-mais-de-60-em-sao-paulo/

Rapper Oruam é preso em flagrante no Rio de Janeiro

O rapper Oruam, filho do traficante Marcinho VP, foi preso em flagrante, na manhã desta quarta-feira, 26, no Rio de Janeiro. A Polícia Civil cumpriu um mandado de busca e apreensão na mansão do cantor, no Joá, na zona oeste da cidade, local em que encontrou o traficante e foragido da Justiça Yuri Pereira Gonçalves.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/brasil/

em Oeste

A ação de hoje não tem relação com o episódio da semana passada, quando a polícia encaminhou Oruam à delegacia, depois de ele realizar manobras perigosas com um carro à frente de uma viatura.

Dessa vez, a investigação contra o cantor era em razão de ele ter atirado a esmo em um condomínio em São Paulo, no fim do ano passado. O artista foi indiciado pelo crime de disparo de arma de fogo, já que, segundo a polícia, "colocou em risco a integridade física de diversas pessoas".

Ao encontrar Yuri Pereira Gonçalves na residência, a polícia enquadrou Oruam por favorecimento pessoal. Esse dispositivo do Código Penal, presente no artigo 348, criminaliza aquele que ajuda criminoso a escapar da ação da Justiça.

Investigações contra Oruam

Conforme a investigação da polícia, o filho do traficante Marcinho VP realizou um disparo de arma de fogo em um condomínio em Igaratá (SP), em 16 de dezembro de 2024.

Na busca e apreensão desta quarta, uma pistola 9 mm foi encontrada na casa de Oruam, mas ainda não está claro se este objeto é o mesmo do uso do crime, no ano passado. Não havia um mandado de prisão contra o artista, que foi preso em flagrante em razão de outro crime.

Além da arma de fogo, os agentes da polícia recolheram armamento de airsoft e simulacros. Também houve o cumprimento de mandado de busca e apreensão na casa da mãe do artista, Márcia Nepomuceno, expedido pela Justiça da comarca de Santa Isabel (SP).

Notícia em atualização em tempo real

O post https://revistaoeste.com/brasil/irapper-i-oruam-e-preso-em-flagrante-no-rio-de-janeiro/

.

https://revistaoeste.com/brasil/irapper-i-oruam-e-preso-em-flagrante-no-rio-de-janeiro/

Em SP, Bolsonaro venceria Lula por 40% a 26%

O ex-presidente Jair Bolsonaro está em alta entre os eleitores de São Paulo. De acordo com pesquisa do Paraná Pesquisas, se a disputa presidencial fosse hoje, ele venceria — ao menos no Estado paulista — o atual chefe do Executivo federal, Luiz Inácio Lula da Silva, com mais de 14 pontos porcentuais de vantagem.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/

em Oeste

Conforme o levantamento divulgado nesta quarta-feira, 26, Bolsonaro detém 40,8% das intenções de votos em São Paulo. Enquanto isso, Lula conta com 26,6%. O ex-presidente integra o https://www.revistaoeste.com/tag/partido-liberal/

, do qual foi um dos fundadores.

O cenário que o instituto apresentou conta com outros cinco nomes, que, por ora, são cotados como postulantes ao comando do https://www.gov.br/planalto/pt-br/conheca-a-presidencia/palacios-e-residencias/palacio-do-planalto

para o pleito o próximo ano:

Ciro Gomes (PDT) — 10,6%;

Gusttavo Lima (sem partido) — 6,5%;

Eduardo Leite (PSDB) — 2,5%;

Ronaldo Caiado (União Brasil) — 2,2%; e

Helder Barbalho (MDB) — 0,5%.

No cenário em que Bolsonaro vence Lula, 7% dos entrevistados compõem o grupo de nenhum/branco/nulo. Já 3,2% não souberam responder ou não quiseram colaborar com a pesquisa.

Contra Lula, instituto testa nomes além de Bolsonaro

Michelle Bolsonaro teria mais votos do que Lula em São Paulo, indica Paraná Pesquisas | Foto: Divulgação/Palácio do Planalto

Para o levantamento que mapeou as intenções de voto para as eleições de 2026 no Estado de São Paulo, o instituto Paraná Pesquisas testou outros três nomes, além de Bolsonaro, para concorrer diretamente contra Lula. Assim, realizaram-se simulações com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL); o governador paulista, Tarcísio de Freitas (Republicanos); e o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD).

Conforme as projeções, somente Ratinho Júnior teria menos votos do que Lula entre os eleitores de São Paulo, maior colégio eleitoral do país, com quase 35 milhões de eleitores. Michelle e Tarcísio superariam o petista.

— Cenário 2

Michelle Bolsonaro — 31,3%;

Lula — 27,1%;

Ciro Gomes — 12,7%;

Gusttavo Lima — 9,2%;

Ronaldo Caiado — 3,9%;

Eduardo Leite — 2,9%; e

Helder Barbalho — 0,5%.

Nenhum/branco/nulo: 8,3%. Não sabe/não opinou: 4,1%.

— Cenário 3

Tarcísio de Freitas — 30,2%;

Lula — 26,7%;

Ciro Gomes — 12,7%;

Gusttavo Lima — 11,7%;

Ronaldo Caiado — 2,8%;

Eduardo Leite — 2,6%; e

Helder Barbalho — 0,5%.

Nenhum/branco/nulo: 8,5%. Não sabe/não opinou: 4,6%.

— Cenário 4

Lula — 27,1%;

Ratinho Júnior — 15,8%;

Ciro Gomes — 14,9%;

Gusttavo Lima — 14,2%;

Ronaldo Caiado — 4,7%;

Eduardo Leite — 3,3%; e

Helder Barbalho — 0,7%.

Nenhum/branco/nulo: 8,5%. Não sabe/não opinou: 4,6%.

Dados estatísticos do levantamento

Instituto realiza projeções para a disputa presidencial de 2026 | Foto: Divulgação/TRE-RN

A fim de saber como pensa o eleitorado paulista, a equipe do Paraná Pesquisas entrevistou 1,6 mil pessoas, em 86 municípios de São Paulo. O trabalho de campo nesse sentido ocorreu de 20 a 23 de fevereiro.

De acordo com o instituto, a margem de erro do levantamento é de 2,5 pontos porcentuais — para mais ou para menos — nos resultados gerais. Assim, alega-se que o grau de confiança do material é de 95%.

https://www.youtube.com/shorts/mAgIW_CxzH4

Leia também: https://www.revistaoeste.com/revista/edicao-238/o-brasil-diz-nao-ao-pt/

, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 238 da Revista Oeste

O post https://revistaoeste.com/politica/em-sp-bolsonaro-venceria-lula-por-40-a-26/

.

https://revistaoeste.com/politica/em-sp-bolsonaro-venceria-lula-por-40-a-26/

Bolsonaro diz que não vai atacar Mauro Cid: ‘Foi torturado’

O ex-presidente Jair Bolsonaro defendeu seu ex-ajudante de ordens, Mauro Cid, durante uma entrevista à Léo Dias TV, nesta terça-feira, 25. O liberal afirmou que não pretende acusá-lo de irregularidades, pois se coloca em seu lugar.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica

em Oeste

Na semana passada, a Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou Bolsonaro e outras 33 pessoas por uma suposta tentativa de golpe de Estado. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), também retirou o sigilo da delação premiada de Cid, na última quarta-feira, 19, um dia depois de a PGR denunciar Bolsonaro.

Bolsonaro rebate acusações contra Mauro Cid

"/>Alexandre de Moraes e o tenente-coronel do Exército Mauro Cid | Foto: Reprodução/Redes sociais

Bolsonaro destacou que Cid, o qual tinha excesso de iniciativa, mas sem más intenções, era frequentemente procurado por muitas pessoas.

Leia mais: https://revistaoeste.com/revista/edicao-257/a-farsa-do-golpe/

, reportagem de Cristyan Costa publicada na Edição 257 da Revista Oeste

"O que acho do problema do Cid é que ele cresceu muito, todo mundo delegava para ele", disse Bolsonaro. "Apelidei o telefone dele de 'muro das lamentações'. Todo mundo ligava para ele. Um general queria saber onde eu estava e fazer um pedido."

O ex-presidente argumentou que, se seu ex-ajudante de ordens fosse criminoso, teria apagado as provas do telefone. Para o liberal, a denúncia da PGR se baseia inteiramente nas falas de Cid.

https://www.youtube.com/watch?v=_CWhhkYsDEI

"[A denúncia] Foi em cima do telefone do Cid", disse. "Tudo que está aí, foi em cima do telefone do Cid. Se ele fosse criminoso, teria apagado e sumido com esse telefone."

Defesa do ex-presidente questiona depoimento

Bolsonaro alegou que Cid sofreu tortura para delatá-lo no inquérito sobre a suposta tentativa de golpe em 2022. Sua defesa solicitou acesso aos vídeos completos dos depoimentos, sob a alegação de que o interrogador obrigou Cid a fazer certas declarações.

“Ele foi torturado", afirmou o ex-presidente. "Meus advogados pediram os vídeos na íntegra dos depoimentos, sem cortes, sem esses trechos que estão por aí. Em todos esses vídeos, você vê o ‘dono do inquérito’ falando: ‘Você tem um pai, uma mãe, uma filha’, [é] tortura, tortura psicológica.”

Ver essa foto no Instagram

https://www.instagram.com/reel/DGh4VBniamr/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=loading

Agora, a defesa de Bolsonaro tenta anular a delação de Mauro Cid. A defesa solicitou, ainda, a exclusão de dois ministros do STF e a suspensão da denúncia até que a corte decida sobre o afastamento deles.

A defesa de Bolsonaro está tentando anular a delação de Mauro Cid e excluir os ministros Flávio Dino e Cristiano Zanin, ambos do STF, do julgamento. Pede, ainda, a suspensão da denúncia, até que a Corte decida sobre o afastamento deles.

Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-257/alexandre-de-moraes-no-banco-dos-reus/

, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 257 da Revista Oeste

O post https://revistaoeste.com/politica/bolsonaro-diz-que-nao-vai-atacar-mauro-cid-foi-torturado/

.

https://revistaoeste.com/politica/bolsonaro-diz-que-nao-vai-atacar-mauro-cid-foi-torturado/

Falta de eleições diretas causa impacto na OAB

A https://www.oab.org.br/

(OAB) virou alvo de questionamentos sobre sua legitimidade democrática. Enquanto os presidentes das 27 seccionais são eleitos diretamente, o Conselho Federal ainda é escolhido por um grupo restrito de conselheiros.

O advogado Alfredo Scaff Filho, por exemplo, critica essa estrutura. “A OAB não pode falar em democracia sem praticá-la”, disse. “A reeleição indireta do atual presidente intensifica as críticas e expõe a falta de representatividade da entidade.”

O Projeto de Lei 1123/22, de autoria intelectual de Scaff, foi protocolado pelo então deputado federal https://www.revistaoeste.com/politica/politicos-de-direita-se-reunem-para-falar-sobre-prisao-de-roberto-jefferson/

(PL-DF), propõe que todos os advogados possam votar na escolha do presidente do Conselho Federal. Entretanto, o projeto enfrenta barreiras políticas no Congresso. “Estamos brigando pelo óbvio, pelo princípio mais básico da democracia, o voto direto”, disse Scaff.

A OAB e os presos do 8 de janeiro

https://www.youtube.com/watch?v=EnGqkjdSw2Q

O advogado denuncia que a OAB se afastou de sua função de proteger a classe e passou a priorizar relações institucionais com os tribunais superiores, com o Executivo e com o Legislativo. A falta de apoio da OAB em casos de grande repercussão, como os relacionados aos presos políticos do 8 de janeiro, e a dificuldade de acesso à ampla defesa nesses processos judiciais, são apontadas como sintomas desse afastamento. “A advocacia hoje está órfã”, disse. “A OAB tem compromisso com os tribunais, mas não com os advogados.”

De acordo com Scaff, que também é presidente do Movimento da Advocacia Independente (MAI), a atual estrutura favorece grandes bancas e restringe a atuação dos profissionais, especialmente em casos sensíveis. Os defensores relatam dificuldades para obter acesso a processos no STF e denunciam a falta de suporte institucional.

+ Leia mais notícias de https://www.revistaoeste.com/politica/

em Oeste

A demora da OAB em responder a essas demandas reforça a percepção de que a entidade protege um grupo seleto. “Não há ordem democrática na OAB, enquanto 1,3 milhão de advogados não puderem escolher seu presidente”, declara Scaff.

https://twitter.com/SenadorJett/status/1885095657561526599

O post https://revistaoeste.com/politica/falta-de-eleicoes-diretas-causa-impacto-na-oab/

.

https://revistaoeste.com/politica/falta-de-eleicoes-diretas-causa-impacto-na-oab/

Ainda Estou Aqui: música de cantor acusado de assédio compõe a trilha

A entrega do Oscar de 2025, neste domingo, 2, vai atrair as atenções de todo o Brasil. O filme Ainda Estou Aqui é um dos favoritos, assim como a atriz Fernanda Torres, que concorre ao prêmio de melhor atriz.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/cultura/

em Oeste

A obra apresenta uma narrativa cujo tema é a luta por justiça, baseada em questões históricas ligadas à repressão durante o regime militar no Brasil. No enredo, Eunice Paiva, mulher do ex-deputado Rubens Paiva, assassinado em 1971 na prisão, foi considerada um símbolo na luta para responsabilizar os culpados pela morte do marido. E da defesa dos direitos humanos, da justiça e da igualdade de gênero.

https://www.youtube.com/watch?v=MerKFf80a4o

Mas, se o objetivo principal do diretor Walter Salles foi evidenciar essa luta, a presença da música Je T’aime Moi Non Plus como uma das mais importantes da trilha musical do filme pode ser vista como uma contradição.

Muito mais pelo autor e intérprete, o francês Serge Gainsbourg, morto em 1991, do que até pelo conteúdo controvertido da composição. Para muitos, ela beira a vulgaridade, por ter um forte apelo sexual. Mas a questão vai além. Tem a ver com o autor e não com a obra.Gainsbourg a interpreta junto com a britânica Jane Birkin.

Figura de relevância na música francesa, Gainsbourg tem um histórico controverso que está longe de ser ignorado por entidades defensoras dos direitos das mulheres. Anos depois de sua morte, ele passou a ser acusado publicamente de assédio, e de ser o Weinstein da música, pela cantora belga Lio, nascida em Portugal, conforme ela declarou em 2020. Harvey Weinstein é um ex-produtor de filmes norte-americano condenado naquele ano por crimes sexuais.

Ainda que Gainsbourg não tenha sido condenado, a trajetória dele foi marcada por atitudes violentas e problemáticas, como o assédio à cantora norte-americana Whitney Houston. No programa Champs-Élysées, de Michel Drucker, em 1986, Serge Gainsbourg, bêbado, declarou a Whitney Houston, enquanto a tocava, que queria “f…com ela”. O tom foi jocoso e agressivo.

Uma lista de outras atitudes chulas marcaram sua trajetória, em paralelo à imagem de ícone. Em 1966, a composição de Les Sucettes chocou por sua dupla interpretação. E constrangeu a intérprete, France Gall, de 19 anos na época. Sem saber, ela cantava uma melodia com conotação sexual.

"Eu não entendia o significado e posso garantir que na época ninguém compreendia o duplo sentido", declarou Gall ao Parisien em 2015. "Foi horrível, horrível! Isso mudou minha relação com os meninos. Me humilhou, na verdade. (…) Ao mesmo tempo, eu sentia que não era claro… Era o Gainsbourg, afinal! Grande porco!"

Ao podcast https://www.arteradio.com/emission/transmission

da Arte Radio, Lio também criticou a idolatria em torno de alguém que ela não respeitava. "Ele era o Weinstein da música. (…) Era um assediador, simplesmente."

Em 1984, foi lançada a canção Lemon Incest, em que Gainsbourg insinua um desejo incestuoso em relação à filha, a atriz e cantora Charlotte Gainsbourg, 53 anos. Segundo texto do site aufeminin, a obra dele também teve cunho racista.

A letra da música Joanna indica um forte preconceito. Em um trecho, a letra se refere, ao que insinua ser uma mulher negra-norte-americana, a alguém "tão gorda quanto um elefante" e que segue "um regime de bananas”.

O movimento Me Too iniciou uma campanha contra a postura dele. Em dezembro de 2023, uma petição de cidadãos parisienses, assinada por mais de 10 mil pessoas, era contrária à criação de uma estação de metrô com o nome dele. A causa foi perdida e a estação, sob a gestão da prefeita socialista, Anne Hidalgo, foi inaugurada.

Na última segunda-feira, 24, vários ministros do governo brasileiro assistiram a uma sessão especial de https://revistaoeste.com/cultura/ainda-estou-aqui-recebe-3-indicacoes-ao-oscar/

, em Brasília. Ao lado deles, estavam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e sua mulher, Janja, que tem insistido em aparecer como uma defensora dos direitos humanos e da igualdade das mulheres.

Todos eles, os mesmos que apoiaram Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, na denúncia de assédio contra o Silvio Almeida, ex-ministro dos Direitos Humanos, aplaudiram o filme.

Opções para Ainda Estou Aqui

Mas as autoras do artigo do portal aufeminin, Mélanie Bonvard, Coline CM e Mathilde Wattecamps, não ficariam satisfeitas em ver a obra de Gainsbourg incluída, com um toque de reverência, em um filme que disputa o Oscar. Sem nenhuma ressalva sequer em relação às atitudes de Gainsbourg.

O questionamento delas é direto. Vale para os que aplaudem sem saber. E para os que defendem a inclusão da música, pelo caráter artístico e como um necessário registro da época.

"Na época da hashtag #MeTooIncest, que permite reunir centenas de depoimentos sobre o tema, e de militantes trabalhando para acabar com essa cultura que normaliza o incesto, devemos ainda ouvir Gainsbourg?"

Elas mesmas dão a resposta. Há outras maneiras de recriar um contexto. E também várias outras canções capazes de tornar uma obra verossímil. Gainsbourg tem sua importância histórica na música. Isso não é suficiente, porém, para que sua obra seja tratada como intocável ou imprescindível.

"Cada um é livre para fazer sua escolha", afirmam as autoras do texto. "No entanto, é importante lembrar quem era o artista, dissecar alguns de seus textos e compreender o impacto que eles podem ter causado, se queremos avançar nos direitos das mulheres, das vítimas de racismo e das crianças."

Leia mais: https://revistaoeste.com/cultura/oscar-2025-nao-tera-apresentacao-das-cancoes-indicadas-ao-premio/

A mágoa e o drama causados por Gainsbourg, segundo elas, não podem ser deixados de lado.

O post https://revistaoeste.com/cultura/iainda-estou-aqui-i-musica-de-cantor-acusado-de-assedio-compoe-a-trilha/

.

https://revistaoeste.com/cultura/iainda-estou-aqui-i-musica-de-cantor-acusado-de-assedio-compoe-a-trilha/

Brasil enfrenta onda de calor e tempestades nesta quarta-feira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para todas as regiões do Brasil nesta quarta-feira, 26, por causa da onda de calor e da possibilidade de chuvas intensas e tempestades.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/brasil

em Oeste

O fenômeno climático afeta tanto o Sul, com uma forte onda de calor, quanto Estados do Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste, que enfrentam instabilidade atmosférica e pancadas de chuva.

O avanço de áreas de instabilidade intensifica as condições típicas do verão, com calor predominante pela manhã e a formação de tempestades a partir do período da tarde.

Já nas primeiras horas do dia, regiões do sul de Mato Grosso do Sul, norte de Goiás e pequenas áreas de Tocantins, Rondônia e Amazonas registrarão chuvas, de acordo com o https://portal.inmet.gov.br/

.

À medida que o dia avança, a instabilidade atmosférica se intensifica e amplia o risco de temporais em grande parte do centro-norte do país. O Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul devem enfrentar pancadas isoladas, enquanto Estados da Região Norte podem registrar chuvas mais contínuas e volumosas.

Nos Estados do Sudeste e Nordeste, os volumes de precipitação tendem a ser baixos e as chuvas ocorrem de forma irregular. Contudo, no Maranhão há maior risco de eventos mais intensos. Embora a ocorrência de temporais nos demais Estados não seja descartada, as chances são menores.

Sul registra onda de calor e chuvas intensas

No Sul, a situação também requer atenção. O Rio Grande do Sul, o centro-oeste de Santa Catarina e áreas do Paraná devem enfrentar chuvas moderadas a fortes. Moradores de cidades como Santa Maria (RS), Pelotas (RS), Concórdia (SC) e Caçador (SC) devem estar atentos a mudanças bruscas no tempo.

O INMET também emitiu um alerta amarelo para uma onda de calor que atinge a Região Sul ao longo da semana. As temperaturas estão de 5°C a 6°C acima da média climatológica para o período, o que intensifica o desconforto térmico e os riscos associados ao calor extremo.

Inmet emitiu alerta para muita chuva nesta quarta-feira, 26 | Foto: Reprodução/Pixabay

Nesta quarta-feira (26), o calor já se faz sentir logo pela manhã, com temperaturas até os 30°C em boa parte do Rio Grande do Sul, inclusive a capital https://revistaoeste.com/tag/porto-alegre/

. Durante a tarde, mesmo com a possibilidade de chuvas, os termômetros podem ultrapassar os 38°C entre Uruguaiana e a capital gaúcha.

Mas não é apenas o Sul que enfrenta temperaturas elevadas. No Sudeste e Centro-Oeste, especialmente no Triângulo Mineiro e no interior paulista, os termômetros devem chegar ou superar os 35°C. O interior do Nordeste também apresenta esse mesmo padrão, com temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar.

Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-182/o-pais-da-chuva/

, artigo de Roberto Motta publicado na Edição 182 da Revista Oeste

O post https://revistaoeste.com/brasil/brasil-enfrenta-onda-de-calor-e-tempestades-nesta-quarta-feira/

.

https://revistaoeste.com/brasil/brasil-enfrenta-onda-de-calor-e-tempestades-nesta-quarta-feira/

As alegações finais da defesa da cabeleireira presa por manchar estátua com batom

A defesa de Débora dos Santos, envolvida no 8 de janeiro, apresentou as alegações finais no caso da cabeleireira, de 39 anos. https://revistaoeste.com/politica/stf-forma-maioria-para-tornar-debora-dos-santos-re-presa-do-8-1-que-pintou-estatua-com-batom/

Ela está presa preventivamente desde março de 2023.

Resumidamente, o processo de Débora está na etapa na qual o indivíduo apresenta suas últimas manifestações antes da sentença do juiz.

Na peça protocolada na terça-feira 25 e obtida pela coluna em primeira mão, o advogado Hélio Júnior afirmou "que a acusação não conseguiu comprovar, além de qualquer dúvida razoável, a materialidade e a autoria dos crimes imputados à ré". "A conduta de Débora dos Santos, ainda que reprovável em alguns aspectos, não se enquadra nos tipos penais descritos na denúncia", constatou a defesa, em alusão à acusação da Procuradoria-Geral da República (PGR). A PGR denunciou Débora apenas depois de um ano de ela ter sido presa, e o fez após reportagem de https://revistaoeste.com/politica/as-mais-lidas-debora-dos-santos-e-denunciada-por-manchar-estatua-do-stf-com-batom/

.

Dessa forma, Júnior pediu a absolvição de Débora, por todos os crimes imputados, "com base na ausência de dolo, na insuficiência probatória e na falta de individualização da conduta em um contexto multitudinário".

Argumentos da defesa de Débora dos Santos

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, durante sessão plenária na Corte - 19/2/2025 | Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo

Conforme Júnior, a PGR não conseguiu demonstrar que Débora "manteve vínculo estável ou permanente com o grupo criminoso". "A simples participação em um evento multitudinário não configura associação criminosa", observou a defesa.

Além disso, de acordo o advogado, a cabeleireira não portava nenhuma arma no dia do protesto na Praça dos Três Poderes.

Sobre o vandalismo à estátua da deusa Têmis, defronte ao STF, e na qual Débora escreveu "perdeu, mané", com batom, o advogado argumentou que sua cliente "não tinha ciência da proteção especial conferida ao bem, o que afasta a configuração do dolo específico exigido pelo tipo penal". https://www.revistaoeste.com/no-ponto/em-carta-debora-dos-santos-pede-desculpas-por-manchar-estatua-com-batom-no-8-1/

A defesa lembrou ainda que a obra foi limpa facilmente com água e sabão no dia seguinte à manifestação.

"Cabe ressaltar que a ré não empregou violência contra pessoa alguma, nem utilizou grave ameaça para a prática do ato de pichação", sustentou o advogado, ao rebater a acusação da PGR segundo a qual Débora empregou violência ou grave ameaça. "O uso de um batom para escrever uma frase na estátua não configura violência ou ameaça, conforme exigido pelo tipo penal."

Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-257/a-farsa-do-golpe/

, reportagem publicada na Edição 257 da Revista Oeste

O post https://revistaoeste.com/no-ponto/as-alegacoes-finais-da-defesa-de-debora-dos-santos-no-stf/

.

https://revistaoeste.com/no-ponto/as-alegacoes-finais-da-defesa-de-debora-dos-santos-no-stf/

Três meses antes da prisão de Martins, Moraes tinha dados que mostravam o ex-assessor no Brasil no dia em que teria viajado para os Estados Unidos

Pouco mais de três meses antes de autorizar a prisão de Filipe Martins, por uma viagem aos Estados Unidos que teria ocorrido em 30 de dezembro de 2022, o ministro Alexandre de Moraes, do https://portal.stf.jus.br/

, já tinha dados de geolocalização segundo os quais o ex-assessor da Presidência para Assuntos Internacionais estava no Brasil naquela data.

Conforme as investigações da Polícia Federal (PF), Martins embarcou para Orlando, na Flórida, em uma comitiva do então presidente Jair Bolsonaro. Essa viagem foi posteriormente utilizada para sustentar a alegação de que Martins teria buscado fugir da Justiça em meio a uma investigação a respeito de um suposto golpe de Estado. https://revistaoeste.com/no-ponto/em-novo-relatorio-pf-se-contradiz-sobre-suposta-viagem-de-filipe-martins-aos-eua/

Desde a prisão do ex-assessor, a defesa dele tem juntado uma série de evidências que vão na contramão do que concluiu a PF.

https://revistaoeste.com/politica/mauro-cid-tem-sigilo-de-delacao-derrubado/

revelou os comprovantes, obtidos pela defesa, mas que já haviam sido solicitados por Moraes meses antes, segundo decisões do próprio juiz do STF.

Despachos de Moraes a respeito de Filipe Martins

O ministro Alexandre de Moraes, durante votação da ADPF das Favelas, no STF - 5/2/2025 | Foto: Ton Molina/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Em 24/10/2023, Moraes expediu ofícios à operadora e ao aplicativo de transporte para obter o paradeiro de Martins ao determinar "o afastamento do sigilo de Estação Rádio Base (ERBs), ligações, conexões de dados e histórico de portabilidades dos terminais telefônicos, bem como o afastamento do sigilo telemático de dados de geolocalização" do ex-assessor e de outros investigados.

Trecho da decisão de Moraes, de 24/10/2023, na qual o juiz do STF menciona os dados de geolocalização de Martins | Foto: Reprodução

Quatro dias depois, em 30/10/2023, o ministro escreveu o seguinte: "A PF, com objetivo de verificação da plausibilidade das informações trazidas, representou pelo afastamento do sigilo de ERB, ligações, conexões de dados e histórico de portabilidades dos terminais telefônicos de Amauri Feres Saad, Filipe Garcia Martins Pereira e José Eduardo de Oliveira e Silva, além do fornecimento dos seus extratos telefônicos, relativos ao período de 1/6/2022 a 3/10/2023. Em decisão de 24/10/2023, deferi os requerimentos formulados pela autoridade policial, encampados pela Procuradoria-Geral da República".

Trecho da decisão de Moraes, de 30/10/2023 na qual o juiz do STF menciona os dados de geolocalização de Martins | Foto: Reprodução

A defesa de Martins tem recorrido a organismos internacionais para denunciar as violações de direitos humanos no caso, sob argumento de que a privação de liberdade foi instrumentalizada para fins políticos.

Posicionamento do STF

Procurado por Oeste, o gabinete do ministro não se manifestou sobre por que mandou prender Martins, com base na viagem aos EUA, se tinha desde outubro dados referentes à localização dele no Brasil havia três meses. O espaço, contudo, segue aberto.

Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-257/a-farsa-do-golpe/

, reportagem publicada na Edição 257 da Revista Oeste

O post https://revistaoeste.com/politica/moraes-tinha-dados-sobre-a-geolocalizacao-de-filipe-martins-no-brasil-tres-meses-antes-de-mandar-prender-o-ex-assessor-por-suposta-viagem-aos-eua/

.

https://revistaoeste.com/politica/moraes-tinha-dados-sobre-a-geolocalizacao-de-filipe-martins-no-brasil-tres-meses-antes-de-mandar-prender-o-ex-assessor-por-suposta-viagem-aos-eua/

Comissão de Ética da Presidência arquiva denúncias contra ministra das Mulheres

A https://www.gov.br/planalto/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/governanca/etica-publica/noticias/noticias-2025/nota-publica-da-272a-reuniao-ordinaria-da-cep-24-2-2025

) arquivou, nesta segunda-feira, 24, denúncias contra a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves. Ela era alvo de acusação de assédio moral.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/

em Oeste

Embora tenha anunciado a decisão, a CEP ainda não publicou o relatório completo. Isso é incomum: geralmente depois das decisões, o colegiado divulga o documento ao público. O relator do caso foi Edvaldo Nilo de Almeida, último conselheiro indicado pelo ex-presidente https://revistaoeste.com/tag/jair-bolsonaro/

.

Leia também: https://revistaoeste.com/politica/ministra-das-mulheres-de-lula-ofereceu-verba-a-secretaria-antes-de-demiti-la/

A equipe da ministra já esperava o anúncio do arquivamento. Na semana passada, ela participou de um jantar festivo e recebeu homenagem do núcleo feminino do Prerrogativas, grupo composto de advogados aliados ao governo Lula. A maioria da CEP — quatro dos sete conselheiros — integra o Prerrogativas.

Ver essa foto no Instagram

https://www.instagram.com/p/DGN-XOPOuJt/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=loading

Acusações contra ministra das Mulheres e secretária

A comissão analisou um caso principal e dois conexos. As denúncias envolviam a ministra e também a secretária-executiva da pasta, Maria Helena Guarezi. Ambas eram alvo de acusação de assédio moral e comportamento xenofóbico contra servidoras do Pará. A secretária também foi alvo de uma acusação de ofensa racial.

Ao jornal O Globo, o advogado de Cida, Bruno Salles Ribeiro, negou as acusações e afirmou que as gravações usadas como prova demonstravam o contrário. “A ministra sempre agiu de maneira ética, com urbanidade e fiel aos princípios da administração pública.”

Salles Ribeiro também negou que a ministra tenha se omitido em relação à acusação de racismo contra a secretária-executiva. Afirmou que não havia manifestações preconceituosas na pasta.

Cida Gonçalves não foi a primeira integrante da Esplanada dos Ministérios a ser alvo de acusação de assédio. Em setembro do ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva https://revistaoeste.com/politica/urgente-lula-demite-silvio-almeida-depois-de-denuncia-sobre-assedio-sexual/

do comando do Ministério dos Direitos Humanos. A demissão ocorreu em meio a denúncias de assédio moral e sexual.

https://www.youtube.com/watch?v=8Db4WT3eSY8

Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-234/assedio-no-centro-do-poder/

, reportagem de Anderson Scardoelli e Sarah Peres publicada na Edição 234 da Revista Oeste

O post https://revistaoeste.com/politica/comissao-de-etica-da-presidencia-arquiva-denuncias-contra-ministra-das-mulheres/

.

https://revistaoeste.com/politica/comissao-de-etica-da-presidencia-arquiva-denuncias-contra-ministra-das-mulheres/