Eduardo Suplicy propõe salas para uso supervisionado de drogas em SP
O deputado estadual Eduardo Suplicy (PT) protocolou um projeto de lei (PL) na https://www.al.sp.gov.br/propositura/?id=1000601401
, na terça-feira 11, para criar "espaços de uso seguro de substâncias psicoativas" no Estado. A proposta sugere locais supervisionados para consumo de drogas e álcool, com o acompanhamento de profissionais da saúde.
Segundo o parlamentar petista, a medida visa a colaborar com o tratamento e a reabilitação de usuários. Um dos principais alvos do projeto é a cracolândia, região marcada pelo consumo e tráfico de drogas na capital paulista.
O texto de Suplicy autoriza o Poder Executivo paulista a criar esses espaços para atender usuários em situação de vulnerabilidade. Os locais terão equipes multidisciplinares para triagem, orientação sobre práticas seguras e encaminhamento para tratamento.
O projeto prevê que pesquisadores monitorem os espaços, com estudos anuais sobre seus impactos. Para a implementação, Suplicy propõe um orçamento anual de R$ 1,2 milhão.
Justificativa é a redução de danos
Na justificativa do projeto, Suplicy afirma que esses espaços ajudariam a acabar com a https://revistaoeste.com/politica/pelo-fim-das-cracolandias/
ao oferecer um ambiente "seguro", sem a presença do crime organizado. “Salas de uso assistido forneceriam o que os usuários procuram em locais como a cracolândia", afirma o petista, na apresentação do PL. "Desmontando, portanto, o seu propósito de existir.”
Cracolândia na zona central da cidade de São Paulo | Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
O próprio texto, no entanto, menciona uma pesquisa que desmente o argumento do deputado do PT. O levantamento mostra que os principais motivos apontados por usuários de drogas para frequentarem a cracolândia são a disponibilidade da droga (31,2%) e o preço (16,4%). A sensação de segurança do uso entre os pares é apontada por 20,4% e a liberdade para uso, por 14,8%.
https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2025/03/projeto-de-lei.pdf
O projeto de lei destaca que as drogas "não serão ofertadas no equipamento, e sim adquiridas fora do local sob a responsabilidade das pessoas que as utilizam".
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/
em Oeste
Suplicy baseia a proposta na política de redução de danos, que, de acordo com o PL, "se trata de um conjunto de estratégias que visa a minimizar os danos causados pelo uso de substâncias psicoativas, sem necessariamente ter de se abster do uso, além de prevenir a transmissão de infecções sexualmente transmissíveis, como HIV, hepatites, sífilis, entre outras".
Suplicy argumenta que modelo é adotado em outros países
A justificativa do PL de Suplicy também cita experiências de países como Suíça, Holanda, Alemanha, Canadá e Austrália. De acordo com ele, há cerca de 98 salas de uso supervisionado em 60 cidades. Ele diz ainda que essas iniciativas reduziram mortes por overdose, contaminação por doenças infecciosas e o consumo de drogas em geral, além de minimizar a perturbação da ordem pública.
Leia também: https://revistaoeste.com/politica/eduardo-suplicy-defende-producao-de-maconha-pelo-mst/
O parlamentar menciona que a Dinamarca eliminou 90% do uso de drogas em espaços abertos. Na Suíça, a política foi referendada em plebiscito e tornou-se permanente. Durante o funcionamento dessas salas, segundo o petista, não houve registros de mortes por overdose.
Prefeito de São Paulo reage
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), criticou a iniciativa de Suplicy. Em um vídeo publicado nas redes sociais, o emedebista reclamou do integrante do PT.
“O cara [Suplicy], um deputado eleito, querer que tenha espaço para as pessoas ficarem usando drogas?", indagou Nunes. "Mas pessoal não está batendo bem da cabeça, não é possível. Não vou deixar isso acontecer aqui, não. Essas pessoas precisam entender que a gente precisa trabalhar para que as pessoas não usem drogas. E não fazer essa apologia, esse apoio ao uso de drogas.”
View this post on Instagram
https://www.instagram.com/reel/DHExMbaxTzE/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=loading
Suplicy também usou suas redes para responder as críticas de Nunes. "O tema é complexo", disse o deputado do PT. "Não comportando leituras imediatistas, quando se trata de planejar e promover políticas públicas responsáveis e duradouras e que afetam toda a sociedade."
https://twitter.com/esuplicy/status/1900163008761942129
.
Advogado ironiza demora da Justiça com foto de bolo em petição
O advogado Délio Fortes Lins e Silva, de 72 anos, incluiu a imagem de um bolo de aniversário em uma petição enviada ao https://portal.tjpe.jus.br/
. O documento, protocolado em 25 de fevereiro, critica a demora de cinco anos para a análise de um recurso pelo desembargador Alberto Nogueira Virgínio.
Veja a petição:
https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2025/03/peticao.pdf
Délio é o próprio autor do processo. Ele relatou, no documento, que pediu prioridade por causa da idade avançada e enviou memoriais ao gabinete.
+ Leia mais Notícias de https://revistaoeste.com/brasil/
em Oeste
O advogado também afirmou saber que o tom do texto pode ser classificado como "insolência", e que, por isso, o desembargador julgaria contra sua pretensão. No entanto, pediu que o magistrado tome a decisão logo e não demore "mais cinco anos".
"Fique certo excelência que o autor, a cada ano que passa, estará sempre lembrando do eminente magistrado, festejando e batendo palmas em Vosso louvor", ironiza o advogado. "Que Deus ilumine o caminho vagaroso da inércia."
No final do texto, o documento tem a foto de um bolo de chocolate com morangos e cinco velas.
Advogado diz ter vergonha da lentidão da Justiça
No documento, o advogado afirma que cinco anos "é muito tempo para um magistrado julgar um mero recurso sem qualquer complexidade jurídica". Ele diz que sente "vergonha" da lentidão do TJPE.
https://youtu.be/dlTOIewoBcA?feature=shared
"Como pernambucano, fico envergonhado de ver a classificação do tradicional Tribunal de Justiça da minha terra natal feita pelo https://www.revistaoeste.com/tag/conselho-nacional-de-justica/
, onde em termos de produtividade só colocou-se à frente do Acre", diz o texto assinado por Délio. "E não poderia ser diferente, se o integram magistrados que demoram cinco anos para decidir um caso simples e corriqueiro entre segurado e companhia seguradora."
Depois do ocorrido, o processo teve andamento e ficou concluso para julgamento na noite de terça-feira 11.
O post https://revistaoeste.com/brasil/advogado-ironiza-demora-da-justica-com-foto-de-bolo-em-peticao/
.
https://revistaoeste.com/brasil/advogado-ironiza-demora-da-justica-com-foto-de-bolo-em-peticao/
Flávio Bolsonaro, sobre Gleisi: ‘Uma pessoa agressiva, que busca a confusão’
O presidente da Comissão de Segurança do Senado, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), criticou a decisão do presidente Lula de nomear a petista Gleisi Hoffmann como a nova ministra das Relações Institucionais — pasta responsável pela articulação política do governo com o Congresso Nacional.
Durante a transmissão do cargo de líder da minoria no Congresso para o deputado federal Fernando Giacobo (PL-PR), Flávio Bolsonaro falou sobre as reuniões de articulação com Gleisi Hoffmann e os líderes do Legislativo.
+ https://revistaoeste.com/no-ponto/fernando-giacobo-assume-a-lideranca-da-minoria-no-congresso/
Ao se referir a Giacobo, o senador declarou: “Que Deus te dê muita sabedoria, muita resistência, muita paciência para aturar Gleisi Hoffmann, porque esse desprazer eu não vou precisar enfrentar nas negociações que são necessárias na oposição ao governo”.
Flávio Bolsonaro, que deixou a liderança depois de 730 dias para assumir a presidência da Comissão de Segurança do Senado, ainda definiu Gleisi Hoffmann como uma pessoa “bastante agressiva”, a qual “não busca o acordo, mas confusão o tempo inteiro”.
“E antes que comecem a falar, não tem nada a ver com o fato dela ser mulher, é pela trajetória política dela, que obviamente é completamente antagônica ao que todos nós defendemos”, afirmou. “As pautas que ela defende são absolutamente contrárias àquilo que nós defendemos, graças a Deus, e também pelo seu temperamento e pela sua trajetória política.”

Lula e a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann | Foto: Alessandro Dantas/PT
Além de Gleisi, Flávio Bolsonaro critica Lula
Ainda durante o evento realizado na noite de quarta-feira 12, Flávio Bolsonaro fez críticas ao governo Lula. O parlamentar falou a respeito da falta de comunicação e liderança no alto escalão.
“Imaginem se o Bolsonaro estivesse sentado na cadeira de presidente hoje, como é que o Brasil não estaria muito melhor?”, questionou. “Não estaríamos passando por todos esses contratempos de um governo péssimo, horroroso, que não tem time, que olhamos para os quase 40 ministérios e são milhas de exclusão.”
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/
em Oeste
O senador analisou que a gestão petista aumenta “o tempo inteiro” o “o gasto dos públicos para aumentar a arrecadação para as campanhas deles, pensando na reeleição, não pensando no nosso país”.
“E temos aí hoje. na notícia, o mês de fevereiro com a maior inflação deste mês nos últimos 22 anos, mais de 1,3% em um único mês”, argumentou. “Lula conseguiu transformar o Brasil nessa pocilga, que não tem o reconhecimento internacional. Transformou em pó o poder de compra, em especial, daqueles mais pobres”.
.
BNDES aprova R$ 241,8 mi para Stellantis investir em carros híbridos e elétricos
O https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home
.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
O projeto integra o programa BNDES Mais Inovação e faz parte da estratégia Bio-Hybrid, criada especificamente para o mercado brasileiro. O conceito combina diferentes configurações de motorização, e inclui um sistema híbrido que une um motor elétrico a um propulsor flex, capaz de operar com gasolina ou etanol.
A unidade de Betim trabalha no desenvolvimento de três arquiteturas híbridas distintas, além de um modelo totalmente elétrico. A previsão é que a iniciativa gere 400 empregos diretos e 2 mil indiretos, e impulsione a cadeia automotiva nacional.
Financiamento do BNDES se alinha às metas globais da Stellantis
O financiamento do BNDES se alinha às metas globais da Stellantis para reduzir o consumo de combustíveis fósseis e a emissão de CO₂. No Brasil, a empresa projeta que, até 2030, os veículos elétricos representarão 20% de suas vendas.
https://www.youtube.com/watch?v=dlTOIewoBcA
Para Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, o projeto acelera a inovação na indústria automotiva e fortalece a cadeia de fornecedores de autopeças no país. Ele afirmou que a combinação de eletrificação e etanol atende às necessidades do mercado nacional e amplia as oportunidades de exportação.
"O desenvolvimento dessa tecnologia no país, unindo o motor elétrico ao etanol atende às necessidades locais, gera empregos e abre mercados para a exportação”, disse o presidente do banco.
https://www.youtube.com/watch?v=IaNnkI8seW0
Stellantis no mercado global
A Stellantis ocupa a quarta posição entre os maiores grupos automotivos do mundo, atrás de Toyota, Volkswagen e Hyundai. O conglomerado reúne 14 marcas, entre elas Fiat, Jeep, RAM, Citroën, Peugeot, Opel, Alfa Romeo e Maserati.
Com cerca de 300 mil funcionários, a companhia mantém fábricas em 30 países e exporta seus veículos para 150 mercados. Em 2023, vendeu aproximadamente 6 milhões de unidades globalmente. No Brasil, a empresa lidera o setor automotivo e tem sua sede nacional localizada em Betim (MG).
.
Simone Tebet pede corte de quase R$ 8 bilhões no Bolsa Família
A ministra do Planejamento e Orçamento, https://revistaoeste.com/tag/simone-tebet/
, enviou, nesta quarta-feira, 12, um ofício ao Congresso Nacional para solicitar mudanças no Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa).
O texto pede, entre outras medidas, que o governo federal corte R$ 7,7 bilhões do programa https://www.gov.br/mds/pt-br/acoes-e-programas/bolsa-familia
Como os termos não são definitivos, o Congresso pode decidir se os aceita ou não.
De acordo com o senador Angelo Coronel (PSD-BA), relator do Orçamento, a proposta referente a alterações do Ploa “é necessária para acabar com fraudes, que, por acaso, existem”.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/
em Oeste
“Vai ter um corte de R$ 8 bilhões para iniciar o saneamento", disse Coronel. "Para expurgar aqueles que estão recebendo o Bolsa Família irregularmente.”
https://www.youtube.com/watch?v=eQfubKTUwAU
Tebet encaminhou o documento ao senador Davi Alcolumbre (União-AP), presidente do Congresso, e ao deputado federal Júlio Arcoverde (PP-PI), presidente da Comissão Mista de Orçamento.
Um impasse entre o Legislativo e o Judiciário sobre a liberação de emendas parlamentares travou a votação da proposta no ano passado. No entanto, o Congresso deve votá-la na próxima semana.
Ministério quer corte no Bolsa Família e acréscimo no Auxílio Gás
Em contrapartida, o Ministério do Planejamento e Orçamento pede um acréscimo de R$ 3 bilhões no benefício Auxílio Gás. Atualmente, o governo destina R$ 600 milhões ao programa.
Tebet argumenta que as modificações “contemplam remanejamentos solicitados pelos órgãos interessados, em razão de repriorizações ou necessidades supervenientes”.
Além disso, o Orçamento ainda não inclui os recursos do programa Pé-de-Meia. O custo total do benefício educacional pode chegar a R$ 12 bilhões. Do montante, R$ 1 bilhão já constavam no Ploa.
O relator destaca que o “governo tem R$ 1 bilhão para começar o Pé-de-Meia e quatro meses por determinação do Tribunal de Contas da União para ir fazendo as reposições ao longo do ano”.
O post https://revistaoeste.com/politica/simone-tebet-pede-corte-de-quase-8-bilhoes-no-bolsa-familia/
.
https://revistaoeste.com/politica/simone-tebet-pede-corte-de-quase-8-bilhoes-no-bolsa-familia/
Resiliência: agro pode ter safra recorde em 2025
Uma das provas da resiliência do agronegócio brasileiro é a safra de grãos. Ao longo de 2024, o setor enfrentou problemas, como irregularidades no clima, turbulências políticas, redução da produção e queda nos preços. Ainda assim, há perspectiva para 2025 é de recuperação, com recordes nas lavouras.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/agronegocio/
em Oeste
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que a colheita de grãos em 2025 chegue a 328 milhões de toneladas. Caso o número se confirme, será um recorde. O grande impulso vem da soja. A cultura é o carro-chefe do agronegócio brasileiro. Contudo, também deve ocorrer um aumento na colheita de outras culturas fundamentais para o consumo da população. Na lista: trigo, arroz, feijão, milho, amendoim, algodão, aveia e canola.
Há a perspectiva de recorde em ao menos quatro culturas diferentes. São elas: algodão (5,4 milhões de toneladas), amendoim (1,2 milhão de toneladas), canola (295 mil toneladas) e soja (167 milhões de toneladas).
A safra de grãos de soja
No Brasil, a produção de soja é a de maior volume. Os números mostram que mais da metade da safra de grãos de 2025 virá dessa cultura. Sua predominância foi impulsionada pela alta demanda, devido à sua versatilidade.
A soja é matéria-prima para diversos ramos industriais — a lista vai além dos alimentos. Esse grão é utilizado até mesmo na produção de combustíveis, lubrificantes e produtos de higiene, como pasta de dente e sabonete. No setor alimentício, sua aplicação vai muito além do óleo e da farinha. Ele é usado na fabricação de chocolates, conservas, geleias e embutidos, além de compor a ração de muitos animais que posteriormente se tornam carne na mesa dos brasileiros, como frangos, suínos e bovinos.
O post https://revistaoeste.com/agronegocio/resiliencia-agro-pode-ter-safra-recorde-em-2025/
.
https://revistaoeste.com/agronegocio/resiliencia-agro-pode-ter-safra-recorde-em-2025/
Lula diz que colocou “mulher bonita” no governo para ter boa relação com o Congresso
O presidente https://revistaoeste.com/politica/lula-vive-seu-pior-momento-e-nao-ouve-aliados-diz-presidente-do-uniao-brasil/
afirmou nesta quarta-feira, 12, que quer ter uma boa relação com os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Para isso, disse o petista, colocou uma "mulher bonita" na articulação política do governo com o Congresso.
Lula, no diálogo com representantes do Legislativo, referia-se à https://revistaoeste.com/politica/nomeacao-de-gleisi-hoffmann-para-as-relacoes-institucionais-gera-impasse-no-pt/
, que deixou a presidência do Partido dos Trabalhadores (PT) para assumir na última segunda-feira, 10, a Secretaria de Relações Institucionais A pasta, antes ocupada por Alexandre Padilha (agora na Saúde), é responsável pela articulação política.
Lula: “Não quero mais ter distância de vocês”
"É muito importante trazer aqui o presidente da Câmara e o presidente do Senado. Porque uma coisa que quero mudar é estabelecer relações com vocês. Por isso coloquei essa mulher bonita para ser ministra de Relações Institucionais, porque não quero mais ter distância de vocês", discursou o presidente.
Lula tentou principalmente desconstruir a ideia de que há um distanciamento entre o seu governo e o Congresso. "Não quero que alguém ache que o presidente está distante do presidente da Câmara, do presidente do Senado. Temos que mostrar que nós somos, em lugares diferentes, pessoas com o mesmo compromisso de defender a soberania do país, o bem-estar do brasileiro".
https://www.youtube.com/watch?v=4NFXIOGZ8GI
A preferência por Gleisi Hoffmann para a articulação política gerou surpresa em parlamentares que defendiam sobretudo um nome do Centrão. O grupo político seria hipoteticamente uma opção mais moderada para melhorar a relação do Executivo com o Legislativo.
A declaração de Lula sobre Gleisi ocorreu durante cerimônia no Palácio do Planalto. No evento, falava-se de um programa para ampliar o crédito consignado a trabalhadores do setor privado, garantido pelo https://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts/Paginas/default.aspx
. Imediatamente depois da sua fala, as redes sociais já repercutiam os comentários em tom de ironia. Setores da mídia que apoiam o governo, como a GloboNews, também criticaram o presidente.
https://twitter.com/Neymente_/status/1899885993034977590
A ministra não foi a única presente no evento a se tornar alvo de comentários de Lula. O presidente disse, por exemplo, que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, precisa ter "mais charme" e que nem sempre é "feliz quando pega o microfone". Ao falar da aprovação da reforma tributária, Lula não poupou o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), a quem chamou de "Cabeçudão do Ceará”.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/
na Oeste
.
Ronaldo desiste de se candidatar à presidência da CBF
O ex-atacante Ronaldo desistiu de se candidatar à presidência da https://cbf.com.br/
. Em uma postagem nas redes sociais nesta quarta-feira, 12, o Fenômeno explicou que não obteve apoio das federações estaduais e lamentou não ter tido a chance de apresentar seu projeto ao colégio eleitoral da confederação.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/brasil/
em Oeste
"No meu primeiro contato com as 27 filiadas, encontrei 23 portas fechadas", escreveu Ronaldo. "As federações se recusaram a me receber em suas casas, sob o argumento de satisfação com a atual gestão e apoio à reeleição. Não pude apresentar meu projeto, levar minhas ideias e ouvi-las como gostaria. Não houve qualquer abertura para o diálogo."
"O estatuto concede às federações o voto de maior peso e, portanto, fica claro que não há como concorrer", acrescentou. "A maior parte das lideranças estaduais apoia o presidente em exercício, é direito deles, e eu respeito, independentemente das minhas convicções."
As federações do Amapá, de Mato Grosso do Sul, do Rio de Janeiro e de São Paulo não responderam ao contato de Ronaldo. As demais retornaram com a mesma posição, manifestando apoio a Ednaldo Rodrigues e inviabilizando a candidatura do ex-atacante.
Ver essa foto no Instagram
https://www.instagram.com/p/DHGlmnsuUQL/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=loading
Ronaldo havia anunciado em dezembro sua intenção de concorrer às próximas eleições da CBF, previstas para ocorrer entre março deste ano e março de 2026.
Na ocasião, ele explicou os motivos para desafiar o atual presidente, Ednaldo Rodrigues.
"Eu tenho centenas de motivações, mas a maior delas é voltar com o respeito do futebol brasileiro a nível mundial", disse. "O que mais acontece comigo nas ruas são as pessoas parando e pedindo para eu voltar a jogar, porque a situação da Seleção não é das melhores neste momento, tanto dentro de campo quanto fora."
Leia também: https://revistaoeste.com/mundo/cristiano-ronaldo-faz-40-anos-com-ganho-diario-equivalente-a-r-33-milhoes/
O colégio eleitoral da CBF é composto das 26 federações estaduais e do Distrito Federal, que possuem votos com peso três, pelos 20 clubes da Série A (peso dois) e pelos 20 clubes da Série B (peso um).
Confira a íntegra da publicação de Ronaldo
"Depois de declarar publicamente o meu desejo de me candidatar à presidência da CBF no próximo pleito, retiro aqui, oficialmente, a minha intenção. Se a maioria com o poder de decisão entende que o futebol brasileiro está em boas mãos, pouco importa a minha opinião.
Conforme já havia dito, os meus primeiros passos seriam na direção de dar voz e espaço aos clubes, bem como escutar as federações em prol de melhorias nas competições e desenvolvimento do esporte em seus estados. A mudança necessária viria desse alinhamento estratégico, com a força da visão compartilhada.
No entanto, no meu primeiro contato com as 27 filiadas, encontrei 23 portas fechadas. As federações se recusaram a me receber em suas casas, sob o argumento de satisfação com a atual gestão e apoio à reeleição. Não pude apresentar meu projeto, levar minhas ideias e ouvi-las como gostaria. Não houve qualquer abertura para o diálogo.
O estatuto concede às federações o voto de maior peso e, portanto, fica claro que não há como concorrer. A maior parte das lideranças estaduais apoia o presidente em exercício, é direito deles e eu respeito, independentemente das minhas convicções.
Agradeço a todos que demonstraram interesse na minha iniciativa e sigo acreditando que o caminho para a evolução do futebol brasileiro é, antes de mais nada, o diálogo, a transparência e a união."
O post https://revistaoeste.com/brasil/ronaldo-desiste-de-se-candidatar-a-presidencia-da-cbf/
.
https://revistaoeste.com/brasil/ronaldo-desiste-de-se-candidatar-a-presidencia-da-cbf/
Juiz suspende deportação de militante pró-Palestina nos EUA
O juiz federal Jesse M. Furman suspendeu temporariamente, nesta terça-feira, 11, a ordem do presidente dos https://pt.wikipedia.org/wiki/Estados_Unidos
, Donald Trump, de deportação contra Mahmoud Khalil, militante pró-Palestina.
Segundo Furman, a decisão visa a preservar a competência do tribunal enquanto um processo que contesta a detenção e a deportação de Khalil é avaliado.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/mundo
em Oeste
O militante, nascido na Argélia, é residente permanente nos EUA, e sua audiência está marcada para esta quarta-feira, 12, no Tribunal Federal de Nova York. Ele foi preso por agentes de imigração no último sábado, 8.
O governo Trump anunciou que cortará US$ 400 milhões em subsídios à Universidade Columbia, onde Khalil se formou, ao acusar a instituição de não combater o antissemitismo no campus. Columbia foi palco de protestos anti-Israel liderados por Khalil.
Deportação de militantes pró-Palestina
https://www.youtube.com/watch?v=cIqd9mHqFqc
Trump descreveu a prisão do militante como "a primeira de muitas que virão", ao reforçar sua política contra manifestações pró-Palestina em campi universitários. Depois da prisão, centenas de manifestantes reuniram-se em Nova York.
Os manifestantes marcharam com bandeiras palestinas da Foley Square em direção à prefeitura. Uma pessoa acabou detida. Durante a prisão, Khalil teve seu visto de estudante e green card revogados por agentes do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE).
Khalil foi detido em seu apartamento, de propriedade da universidade, em Manhattan. Inicialmente, ele foi levado para uma unidade de imigração em Nova Jersey, antes de ser transferido para um centro de detenção em Jena, no Louisiana.
O Departamento de Segurança Interna afirmou que Khalil liderava atividades alinhadas ao grupo terrorista Hamas.
O post https://revistaoeste.com/mundo/juiz-suspende-deportacao-de-militante-pro-palestina-nos-eua/
.
https://revistaoeste.com/mundo/juiz-suspende-deportacao-de-militante-pro-palestina-nos-eua/
Lula acusa imprensa de publicar ‘notícias falsas’
Durante a cerimônia de lançamento do programa de consignado privado "Crédito do Trabalhador", realizada nesta quarta-feira, 12, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acusou a imprensa de publicar "notícias falsas e cretinas".
O petista usou seu tempo de discurso para se "defender" das notícias relacionadas ao seu governo, incluindo comparações com suas duas primeiras gestões.
"Fiquei muito chateado com algumas matérias nos jornais, não sei se são plantadas", disse. "Acho que tem muito agiota fazendo sacanagem com o Brasil para ganhar na bolsa, fazendo especulação com o dólar. Tem tanta notícia cretina, tanta notícia falsa, que não tem explicação."
Lula também criticou os presidentes Donald Trump e Javier Milei, ao afirmar que não pretende "agir como eles". Ele declarou que, em seu governo, não há "cavalo de pau" nem espaço para "bravatas".
Lula diz que não há motivos para ficar triste

Lula enfrenta queda crescente de popularidade | Foto: José Cruz/Agência Brasil
Na cerimônia, Lula também declarou que, nos últimos tempos, ele não tem mais "motivos para ficar triste". A declaração ocorre em meio a uma crescente queda em sua popularidade.
Uma pesquisa recente realizada pela AtlasIntel/Bloomberg revelou que 50,8% dos brasileiros consideram o governo como ruim ou péssimo, um aumento em relação aos 46,5% registrados em janeiro.
Apenas 37,6% avaliam a administração como ótima ou boa, e 11,3% a consideram regular. Além disso, 0,4% dos entrevistados não souberam opinar.
Quando comparado à gestão de Jair Bolsonaro (PL), 49,4% dos entrevistados acreditam que o governo atual é pior, enquanto 48,9% veem uma melhora, configurando um empate técnico devido à margem de erro. Apenas 1,7% dos participantes não souberam ou não quiseram comparar os governos.
A administração atual foi criticada em segurança pública, em que 50% a consideram pior, impostos e carga fiscal, com 52% de avaliação negativa, e controle de gastos públicos, visto negativamente por 53% dos entrevistados.
Petista ataca Trump: ‘Não adianta gritar, não tenho medo de cara feia’
A declaração de Lula sobre Trump e Milei é o segundo ataque ao republicano nesta semana. Durante discurso a apoiadores na terça-feira 11, Lula declarou: “Não adianta o Trump ficar gritando de lá, porque eu aprendi a não ter medo de cara feia”.
“Fale manso comigo, fale com respeito comigo que eu aprendi a respeitar as pessoas e quero ser respeitado”, prosseguiu o petista. “É assim que nós vamos governar este país.”
Ver essa foto no Instagram
https://www.instagram.com/reel/DHElm8rSRZE/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=loading
O petista tem feito críticas ao presidente dos Estados Unidos desde o início do ano. Em uma coletiva de imprensa realizada no Palácio do Planalto em janeiro, Lula também usou seu espaço de fala para tecer críticas ao governo de Donald Trump nos Estados Unidos.
Na ocasião, sem citá-lo nominalmente, o petista declarou que não pode “permitir o crescimento da extrema direita no mundo inteiro como está acontecendo”.
“Não é possível o que está acontecendo no mundo com a democracia”, disse. “A democracia será, na verdade, a grande derrotada se a gente permitir o crescimento da extrema direita no mundo inteiro como está acontecendo, se a gente permitir a vitória da fake news como está acontecendo, e se a gente permitir a mentira, sabe, ganhando da verdade.”
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/
em Oeste
O post https://revistaoeste.com/politica/lula-acusa-imprensa-de-publicar-noticias-falsas/
.
https://revistaoeste.com/politica/lula-acusa-imprensa-de-publicar-noticias-falsas/
AGU usou pareceres sigilosos para autorizar bônus fora do teto
Em pareceres sigilosos, a Advocacia-Geral da União (AGU) autorizou pagamentos que ultrapassam o teto salarial do funcionalismo público — atualmente fixado em R$ 46,4 mil — para seus próprios integrantes. A apuração é do portal UOL.
Esses recursos provêm de um bônus mensal pago a advogados e procuradores federais, além do salário, conforme uma lei federal de 2016. O nome técnico desse bônus é "honorário de sucumbência".
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica
em Oeste
Entre 2017 e 2024, a União repassou R$ 14,4 bilhões ao https://honorarios.conselhocurador.com.br/
, entidade responsável pela distribuição do bônus. Composto de membros da AGU eleitos pela categoria, o conselho se considera um ente "privado".

O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias | Foto: Renato Menezes/AGU
Em 2020, o https://revistaoeste.com/tag/supremo-tribunal-federal-stf/
determinou que a soma do salário com o bônus não poderia ultrapassar o teto. Contudo, a partir de 2022, o CCHA criou pelo menos quatro subtipos de bônus que excedem o valor do teto — um tipo de “penduricalho” do bônus.
A AGU, por meio de pareceres sigilosos, validou esses pagamentos. Pelo menos um desses documentos foi aprovado pelo advogado-geral da União, https://revistaoeste.com/tag/jorge-messias/
. Esses pareceres não eram de conhecimento público até o UOL descobrir a existência de quatro deles — embora possa haver outros.
O portal solicitou acesso aos documentos por meio da Lei de Acesso à Informação, mas a AGU negou, sob a alegação de que estavam sob sigilo. No entanto, a reportagem obteve trechos dos pareceres por meio de fontes e consulta a processos judiciais.
Os advogados da AGU responsáveis por assinar os pareceres, assim como aqueles que negaram o acesso, também se beneficiam dos pagamentos fora do teto.
Trechos de pareceres da AGU | Foto: Reprodução/UOL
A AGU declarou que os pareceres "têm caráter meramente opinativo e servem, exclusivamente, como subsídio ou fundamento técnico para a adoção de eventual decisão pelo CCHA".
No entanto, a reportagem identificou um ofício de 2023 que contradiz essa posição, ao afirmar que “não cabe ao CCHA definir se haverá ou não submissão ao teto remuneratório, uma vez que essa avaliação cabe exclusivamente à AGU".
Quanto ao sigilo, a AGU explicou que a "restrição de acesso" visa a proteger a estratégia extrajudicial adotada pela instituição em um processo no Tribunal de Contas da União (TCU) que investiga a legalidade de parte desses pagamentos fora do teto.
Já o CCHA disse que os pagamentos respeitam o teto remuneratório e que a gestão segue a legislação vigente e decisões do STF.

Jorge Messias (dir.), chefe da AGU, com Alexandre de Moraes (esq.) e Ricardo Lewandowski em evento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) - 3.4.2024 | Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
O UOL identificou quatro tipos de bônus que excedem o teto:
Gratificação natalina do bônus: um 13º adicional aos honorários, iniciado em 2022, além do 13º salário pago pela União;
Reembolso de anuidades da OAB: paga em março de 2024, em parcela única, no valor de R$ 12,2 mil;
Auxílio-saúde do bônus: pagamento mensal de R$ 3 mil para membros ativos e R$ 3,5 mil para aposentados, iniciado em setembro de 2024, em complemento ao benefício de saúde federal;
Auxílio-alimentação do bônus: pagamento mensal de R$ 393, iniciado em setembro de 2024.
O TCU investiga a legalidade de parte desses pagamentos. Um relatório técnico de abril de 2024 considerou as gratificações natalinas irregulares e recomendou a devolução. O relatório questiona também a ideia de que o bônus seria uma recompensa por produtividade, uma justificativa usada pela AGU.
O relatório do TCU ainda vai a julgamento. Enquanto isso, novos penduricalhos estavam em estudo.
Presidente do CCHA prometeu bônus retroativo antes da eleição
No ano passado, um procurador, então candidato à presidência do CCHA, enviou um e-mail para a categoria chamado "retroativo do rateio extraordinário — um sonho não tão distante". A sugestão dele era pagar retroativamente o valor que faltou para atingir o teto em anos anteriores.
Hoje, o bônus principal, sem os penduricalhos, corresponde ao que falta para a maioria dos membros da ativa da AGU atingirem o teto. Mas nem sempre foi assim. Nos primeiros anos do bônus, o valor não era suficiente para complementar o salário até o teto.
https://www.youtube.com/watch?v=8FgPpXwsUp0
A ideia do candidato era, então, bancar o que faltou para atingir o teto em anos anteriores. Isso é possível porque, hoje, o CCHA recebe mais recursos da União do que é capaz de distribuir pelas regras atuais.
O procurador Dayvisson de Oliveira foi eleito presidente do CCHA, e logo após o retroativo entrou na pauta da entidade.
A AGU negou o acesso aos documentos pela Lei de Acesso à Informação, mas, em nota, esclareceu que os pareceres defendem a legalidade de pagamentos fora do teto por meio do bônus. O argumento é que o bônus pode ser dividido em pagamento mensal regular, dentro do teto, e verbas indenizatórias, como os “penduricalhos” salariais.

Foto: Reprodução/Poder360
Verbas indenizatórias são um conceito usado na remuneração de funcionários públicos. São os auxílios e as indenizações diversos que ultrapassam o teto — o que se convencionou chamar de penduricalhos.
No entanto, o conceito sempre foi usado em relação à remuneração paga pelo Estado, ou seja, são penduricalhos salariais. O penduricalho de bônus é algo inédito. A lei federal que criou o bônus não previu o pagamento de "verbas indenizatórias" com esse recurso. O STF, ao julgar o tema, também não abriu essa exceção.
AGU autorizou bônus para bancar anuidades da OAB
Em 2023, a AGU considerou legal o uso do bônus para o reembolso de anuidades da OAB, e o CCHA iniciou esse pagamento três meses depois. Outros pareceres também validaram o uso do bônus para o auxílio-saúde e auxílio-alimentação.

O ministro Alexandre de Moraes e o advogado-geral da União, Jorge Messias | Foto: Amile Ferraris/MJSP
"Não vislumbramos óbices jurídicos [empecilhos] ao pagamento", escreveu uma advogada da União no Parecer nº 17 de dezembro de 2023, da Subconsultoria-Geral da União de Gestão Pública da AGU.
Três meses depois, o CCHA começou a pagar o reembolso da OAB com recursos do bônus. Outros dois pareceres avaliaram não haver problema jurídico na concessão de auxílio-saúde e auxílio-alimentação com o bônus.
"Não ofende a norma-regra do teto remuneratório, constituindo providência constitucional e legalmente válida", diz o Parecer nº 2 de 2024 da Subconsultoria-Geral da União de Gestão Pública da AGU.
https://www.youtube.com/watch?v=DamYT74frG0
Segundo documento interno do CCHA, de outubro de 2024, esse parecer foi aprovado "pelo advogado-geral da União, que entende ser juridicamente viável o custeio complementar de auxílio à saúde".
Procurado, Jorge Messias não se manifestou sobre isso. Um e-mail interno do CCHA sugere que os pareceres da AGU foram centrais para a criação dos auxílios.
"A implementação dos auxílios [saúde e alimentação] foi uma das principais demandas da carreira, e com razão”, diz o documento, datado de novembro de 2024. “Os pareceres da AGU estavam prontos desde abril [de 2024]."
CARAMBA‼️
“Em pareceres sigilosos, a AGU (Advocacia-Geral da União) deu aval a pagamentos que extrapolam o teto do funcionalismo — hoje, R$ 46,4 mil — para seus próprios membros.”https://t.co/Geil0XEm8o
— Talita - Mulher Patriota 🇧🇷 (@Tali_Mito22) https://twitter.com/Tali_Mito22/status/1899760773548642772?ref_src=twsrc%5Etfw
Em relação ao pagamento da gratificação natalina, a AGU disse ao UOL que a medida foi considerada regular em julgamento pela Seção Judiciária de Sinop (MT). Em abril passado, a Associação Nacional dos Advogados Públicos Aposentados (Anape) questionou na Justiça o reembolso de anuidade da OAB, que favoreceu apenas servidores da ativa.
A Anape disse que esse tipo de verba indenizatória deveria ser estabelecida por lei, não por pareceres da AGU nem resoluções do CCHA. A organização diz ainda que o pagamento configura burla ao teto do funcionalismo, o que desrespeita a decisão do STF, e que isso abriria brecha para a criação de outras verbas indenizatórias para fugir do teto.
A entidade foi derrotada na primeira e segunda instâncias da Justiça Federal, mas pode recorrer.
O post https://revistaoeste.com/politica/agu-usou-pareceres-sigilosos-para-autorizar-bonus-fora-do-teto/
.
https://revistaoeste.com/politica/agu-usou-pareceres-sigilosos-para-autorizar-bonus-fora-do-teto/
Partido de centro-direita, pró-independência, vence eleições na Groenlândia
O Democratas (Demokraatit), partido de centro-direita, venceu ontem as eleições parlamentares da Groenlândia. A população local foi às urnas na terça-feira 11, em meio ao interesse do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de comprar o território, da Dinamarca.
Tanto o Democratas quanto o partido Ponto de Orientação (Naleraq), o segundo mais votado na eleição, são a favor da independência da ilha.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
O Demokraatit conquistou 29,9% dos votos, um aumento significativo em relação aos 9,1% obtidos em 2021. O Naleraq obteve 24,5% dos votos. O partido Inuit Ataqatigiit, de esquerda, do atual primeiro-ministro, ficou em terceiro lugar, com 21%. O quarto colocado foi o Siumut, também de esquerda e aliado do Inuit Ataqatigiit, com quase 15% dos votos.
A vitória do Democratas foi considerada uma surpresa, ao menos pelos governistas. O partido Inuits Unidos, do atual primeiro-ministro, Múte Bourup Egede, achava que levaria a maioria das cadeiras.
As eleições foram convocadas antecipadamente em fevereiro por Egede, sob a justificativa de unir a população em um "sério momento" vivido pelo território.
Repercussão do resultado da eleição
O líder do Demokraatit, Jens-Frederik Nielsen, disse que o resultado da eleição reflete o desejo da população por mudança. "As pessoas querem mudança; queremos mais negócios para financiar nosso bem-estar. Não queremos independência amanhã, queremos uma boa base".
Agora, Nielsen, ex-ministro da Indústria e Minerais da ilha, deverá buscar conversas com outros partidos para formar uma coalizão governamental.
https://twitter.com/ReutersAsia/status/1899735865825304977
Qupanuk Olsen, candidato do partido pró-independência Naleraq, expressou: "Acredito fortemente que em breve começaremos a viver uma vida mais baseada em quem somos, com base em nossa cultura e nossa língua."
Já o candidato do Inuit Ataqatigiit, Inge Olsvig Brandt, afirmou que "não precisamos da independência agora. Temos muitas coisas para trabalhar. Acho que devemos primeiro trabalhar com nossa história e fazer muito trabalho de cura antes de dar o próximo passo".
O primeiro-ministro da Groenlândia, Mute Egede, voltou a afirmar que https://revistaoeste.com/mundo/depois-de-trump-falar-sobre-compra-da-groenlandia-dinamarca-investe-na-defesa-da-ilha/
e disse que buscará formar um governo de coalizão forte para resistir à pressão externa.
O primeiro-ministro da Dinamarca reiterou que a decisão sobre o futuro da Groenlândia cabe exclusivamente à sua população.
A Groenlândia
A Groenlândia tem 57 mil habitantes. Colônia dinamarquesa até 1953, a ilha se tornou um território desde então. Em 1979, a Groenlândia obteve relativa autonomia, mas Copenhague ainda mantém controle sobre relações exteriores, defesa e política monetária, além de fornecer cerca de US$ 1 bilhão por ano à economia local.
+ https://revistaoeste.com/mundo/groenlandia-tem-numero-crescente-de-moradores-de-rua/
Em 2009, o território obteve o direito de declarar independência por meio de um referendo, embora tenha optado por não fazer isso, pelo temor da queda da qualidade de vida na ilha, sem o apoio financeiro da Dinamarca.
.
Avanço da publicidade estatal sob Lula requer vigilância, diz Folha
Para o jornal Folha de S.Paulo, é preocupante o avanço da publicidade estatal sob o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Conforme divulgado pelo veículo, os contratos dessa modalidade por parte do governo federal e de empresas controladas pelo Tesouro Nacional podem alcançar R$ 3,5 bilhões neste ano. A informação é destaque no https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2025/03/avanco-da-publicidade-sob-lula-requer-vigilancia.shtml
desta quarta-feira, 12.
Trata-se de aumento substancial em relação aos R$ 2,5 bilhões, em valores corrigidos, do final da gestão Jair Bolsonaro (PL), em 2022 — um ano de eleições presidenciais. "Mesmo que os valores previstos agora não sejam integralmente desembolsados, como costuma acontecer, é difícil imaginar bons motivos gerenciais para tamanhas pretensões", afirma.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/imprensa/
em Oeste
"Na publicidade oficial, com frequência se confundem as finalidades de interesse público com a propaganda eleitoreira e a seleção de veículos a partir de interesses políticos ou negociais", acrescenta a Folha. "Ninguém questionará a necessidade de divulgar campanhas de vacinação, por exemplo; os limites ficam turvos, entretanto, quando se promovem programas que serão bandeiras de campanha."
Para o jornal, no entanto, agrava o quadro o mau momento de Lula — que fez de seu marqueteiro o ministro da Comunicação Social e tornou prioridade reverter suas taxas de reprovação nas pesquisas.
"Não é de hoje que a disputa em torno da farta publicidade federal leva à alocação duvidosa de dinheiro público", diz o jornal. "Em 2020, o Tribunal de Contas da União julgou que faltavam critérios técnicos para distribuição de verbas entre emissoras de TV sob Bolsonaro. Desde as primeiras gestões petistas, veículos simpáticos à esquerda recebem montantes que minguam em outros governos."
https://www.youtube.com/watch?v=G1SHduWfc7Q
Pior, as estatais, que respondem pela grande maioria dos recursos, não seguem a prática de divulgação regular e detalhada dos beneficiários. Em 2014, a Folha e o jornalista Fernando Rodrigues, então no UOL, recorreram à Justiça para obter dados completos sobre os gastos nessa rubrica de 2000 a 2013 — e constatou-se um salto de 65% acima da inflação no período.
"A legislação atual estabelece, ao menos, limites para o gasto publicitário nas empresas, definidos como percentuais da receita", destaca. "Não é o bastante, de todo modo, para dissipar questionamentos em torno de licitações como a de R$ 380 milhões ora aberta pelos Correios, retirados pelo governo Lula do programa de privatização e acumulando prejuízos vultosos nos últimos dois anos."
TCU diz há falta de indicadores sobre campanhas de Lula
Quanto às campanhas conduzidas pelo Planalto, o TCU revelou em outubro que há falta de indicadores e metas para avaliar resultados e deficiências na divulgação dos dados, determinando providências em até 180 dias para aprimorar o processo.
"É o mínimo", avalia o jornal. "A publicidade oficial deve ser encarada não como dádiva ao governante de turno para distorcer a competição política, mas como política pública que precisa atender a requisitos de interesse social, eficiência e transparência. A perspectiva de expansão desmesurada dessa despesa requer vigilância extra."
.
Portugal: primeiro-ministro é derrubado, e país deve ter novas eleições
O primeiro-ministro de Portugal, Luis Montenegro, sofreu uma derrota no Parlamento nesta terça-feira, 11 de março, ao perder uma moção de confiança. Com isso, seu governo, que estava no poder havia cerca de um ano, foi derrubado, e o país pode enfrentar eleições antecipadas.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
A queda de Montenegro ocorreu em meio a um escândalo de conflito de interesse e contou com o apoio de uma coalizão improvável no Parlamento. Partido Socialista (PS), https://pt.wikipedia.org/wiki/Chega
votaram contra o governo.
A partir de agora, cabe ao presidente Marcelo Rebelo de Sousa decidir se dissolve a Assembleia da República e convoca um novo pleito. A imprensa portuguesa revelou que o presidente chamou os partidos para audiências nesta quarta-feira, 12, e marcou uma reunião do Conselho de Estado para a quinta-feira 13. O decreto de dissolução do Parlamento pode ser publicado na sexta-feira 14.
https://www.youtube.com/watch?v=q5u2KLf59bQ
Escândalos e acusações contra Montenegro
A crise política se intensificou depois que o Partido Socialista apresentou um pedido formal para investigar Montenegro e alegou que ele favoreceu uma empresa de sua família em contratos públicos e privados. O primeiro-ministro negou qualquer irregularidade e enviou respostas por escrito à oposição, mas isso não foi suficiente para conter as suspeitas.
Montenegro já havia superado duas moções de censura, mas a revelação de que uma empresa de sua esposa e filhos mantinha contratos com empresas privadas dependentes de concessões públicas agravou a situação. Diante da repercussão, ele anunciou que os filhos assumiriam o controle exclusivo da empresa familiar, mas a medida não foi suficiente para evitar sua queda.
Ao sair do Parlamento, Montenegro declarou que seu governo tentou até o último momento evitar a necessidade de novas eleições. No entanto, a oposição argumenta que seu governo estava politicamente esgotado.
https://www.youtube.com/watch?v=P9aLbjhQlWA
Possíveis eleições e cenário político em Portugal
Caso o Parlamento seja dissolvido, um novo pleito pode ocorrer em 11 ou 18 de maio. Montenegro confirmou que será candidato novamente, caso haja eleições antecipadas.
O atual primeiro-ministro assumiu o cargo no ano passado, depois da renúncia do socialista António Costa, investigado por suposto tráfico de influência. Costa, agora presidente do Conselho Europeu, sempre negou as acusações.
A ascensão do partido Chega!, de direita, também marcou a eleição que levou Montenegro ao poder. A legenda cresceu de 12 para 50 cadeiras no Parlamento, atingiu 18% dos votos e tornou-se a terceira maior força política do país.
.
Inflação dispara e sobe 1,31% em fevereiro, maior índice para o mês em 22 anos
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medidor oficial da inflação do Brasil, de fevereiro foi de 1,31%, conforme divulgou nesta quarta-feira, 12, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice ficou 1,15 ponto porcentual acima da taxa de janeiro (0,16%). Esse foi o maior IPCA para um mês de fevereiro desde 2003 (1,57%).
No ano, o IPCA acumula alta de 1,47% e, nos últimos doze meses, o índice ficou em 5,06%, acima dos 4,56% dos 12 meses imediatamente anteriores. Em fevereiro de 2024, a variação havia sido de 0,83%.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
Maiores altas da inflação foram em Habitação e Educação
Entre os nove grupos de produtos e serviços pesquisados, a maior variação foi registrada pelo grupo Educação (4,7%), seguido de Habitação (4,44%), responsável pelo maior impacto no índice do mês.
Destacam-se, também, as altas nos grupos Alimentação e bebidas (0,7%) e Transportes (0,61%). Juntos, os quatro grupos respondem por 92% do índice IPCA de fevereiro.

Inflação em fevereiro | Foto: Reprodução/IBGE
No grupo Habitação, a energia elétrica residencial foi o subitem com o maior impacto positivo no índice (0,56 ponto porcentual), ao avançar 16,80% em fevereiro, após a queda observada em janeiro (-14,21%), em função da incorporação do Bônus de Itaipu.
Também em Habitação, o resultado da taxa de água e esgoto (0,14%) reflete os reajustes de 6,84% nas tarifas em Campo Grande (1,18%), a partir de 3 de janeiro; 6,42% em Belo Horizonte (0,74%) e 6,45% em uma das concessionárias em Porto Alegre (0,37%), ambos vigentes desde 1º de janeiro. No subitem gás encanado (-0,64%), a variação de -0,90% no Rio de Janeiro foi resultado de um reajuste positivo de 4,71%, com início em 1° de janeiro, e de uma redução média de 1,78% nas tarifas, a partir de 1º de fevereiro. Em Curitiba (-2,80%), houve redução de 3,01% nas tarifas, a partir de 1° de fevereiro.
No grupo Alimentação e bebidas (0,70%), a alimentação no domicílio subiu 0,79% em fevereiro, mostrando desaceleração em relação a janeiro (1,07%). Contribuíram para esse resultado as altas do ovo de galinha (15,39%) e do café moído (10,77%). No lado das quedas destacam-se a batata-inglesa (-4,10%), o arroz (-1,61%) e o leite longa vida (-1,04%).
A alimentação fora do domicílio (0,47%) também desacelerou em relação ao mês de janeiro (0,67%), com os subitens lanche (0,66%) e refeição (0,29%) mostrando variações inferiores às observadas no mês anterior (0,94% e 0,58%, respectivamente).
No grupo dos Transportes (0,61%), o resultado foi influenciado pelo aumento nos combustíveis (2,89%): óleo diesel (4,35%), etanol (3,62%) e gasolina (2,78%). Apenas o gás veicular (-0,52%) apresentou redução.
Notícia em atualização
O post https://revistaoeste.com/economia/inflacao-dispara-e-sobe-131-em-fevereiro-mostra-ibge/
.
https://revistaoeste.com/economia/inflacao-dispara-e-sobe-131-em-fevereiro-mostra-ibge/
Explosão atinge o Terminal Pinheiros, em São Paulo
Uma pequena explosão atingiu um terminal de ônibus em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, na manhã desta quarta-feira, 12.
Segundo informações do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), da Polícia Militar, dois artefatos teriam sido deixados em sacolas por dois homens. Um deles explodiu, sem intervenção da polícia. Os agentes trabalham para detonar o segundo.
De acordo com as autoridades, não há feridos. As operações de transporte continuam normalmente no local.
Em atualização
O post https://revistaoeste.com/brasil/explosao-atinge-terminal-pinheiros-em-sao-paulo/
.
https://revistaoeste.com/brasil/explosao-atinge-terminal-pinheiros-em-sao-paulo/
Moraes revoga medidas cautelares de Valdemar
O ministro Alexandre de Moraes, do https://portal.stf.jus.br/
, revogou, nesta terça-feira, 11, medidas cautelares impostas contra o presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto.
A decisão veio depois de https://revistaoeste.com/no-ponto/valdemar-costa-neto-se-encontra-com-alexandre-de-moraes/
Mais cedo, a defesa do presidente do PL apresentara ao magistrado as solicitações, em virtude de não ter sido denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no caso que apura suposta tentativa de golpe de Estado.
"Revogo as medidas cautelares impostas a Valdemar Costa Neto nestes autos por meio das decisões proferidas nestes autos em 7/2/2024 e 10/2/2024 e nos autos do Inquérito 4.922/DF, em 7/3/2024, abaixo descritas: proibição de manter contato com demais investigados; proibição de se ausentar do país, com determinação para entrega de todos os passaportes (nacionais e estrangeiros), no prazo de 24 horas; proibição de participação em cerimônias, festas ou homenagens a militares das Forças Armadas, ou policiais militares", escreveu o ministro.
Na decisão, Moraes determinou ainda o restabelecimento de bens de Costa Neto apreendidos durante uma https://revistaoeste.com/politica/presidente-do-pl-valdemar-e-preso-em-flagrante/
Entre os bens restituídos estão um relógio Rolex.
Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-257/a-farsa-do-golpe/
, reportagem publicada na Edição 257 da Revista Oeste
O post https://revistaoeste.com/politica/moraes-revoga-medidas-cautelares-de-valdemar/
.
https://revistaoeste.com/politica/moraes-revoga-medidas-cautelares-de-valdemar/
Miltolíadas
Está tão na cara, mas tão na cara que o Palmeiras será o campeão do Paulistão Sicredi 2025… que vai dar Corinthians!
Sei disso porque “joguei muita bola”! (Risos)
Ah, e este Campeonato Paulista está sendo o verdadeiro Paulistão, tão Paulistão quanto lá atrás, quando os times grandes da capital brigavam para ver quem perderia de menos do meu Santos FC.
Bons tempos…
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Ainda não sabemos ao certo quem será campeão em campo, é claro.
Mas, nos bastidores, quem levantou a taça foi o Sicredi, com o seu tão feliz patrocínio deste espetacular Paulistão.
Nunca um anunciante apareceu tanto e para todo lado!
Um grande golaço do marketing da primeira instituição financeira cooperativa do Brasil.

Está tão na cara, mas tão na cara que o Palmeiras será o campeão do Paulistão Sicredi 2025… que vai dar Corinthians! | Foto: Reprodução/Wikimedia Commons
E o Cariocão, com o glamouroso Fla-Flu, também terá uma final espetacular, empolgando tanto quanto uma decisão de Campeonato Brasileiro (algo que, infelizmente não temos desde 2002, já que os horrorosos pontos corridos tomaram o lugar do necessário mata-mata em nosso Nacional).
Mas vale lembrar que o Rubro-Negro teve a sua vida facilitada no segundo jogo da semifinal graças ao VAR, que operou o Vasco no Maracanã.
Algo que, convenhamos, acontece mais ou menos desde os anos 500 a.C.
Assim, começou muito bem 2025 na bola!
Mas, e os malfeitores do Paraguai que praticaram tamanho ato criminoso de racismo contra o jovem Luighi, do Palmeiras?
E vocês perceberam que esses imbecis ofenderam toda uma raça humana como se eles fossem todos branquinhos como os russos, dinamarqueses, alemães, suecos, finlandeses ou noruegueses?
Algo repugnante!

Mas, e os malfeitores do Paraguai que praticaram tamanho ato criminoso de racismo contra o jovem Luighi, do Palmeiras? | Foto: Reprodução/Pexels
E o Neymar em sua volta entrou para a história como o único jogador do mundo a ficar uniformizado 90 minutos no banco… para não entrar em campo!!!
E isso mesmo com o seu Santos FC perdendo do Corinthians!
Já famoso e consagrado, o “Canela de Vidro” desastrado ficou o jogo todo no banco naquele Timão 2 x 1 Peixe para quê?
Uma ideia de jerico dele ou do seu pai mala, Neymar deve ter achado que só sua presença física no campo colocaria medo no bom time do Corinthians.
Mas a realidade é que, hoje, ele só coloca medo mesmo em times como a Inter de Limeira ou o Água Santa, com todo respeito aos dois clubes.
E nem perdendo entrou!
Foi o fim da picada, uma vergonha histórica para ele.
Acorda, Marcelo Teixeira, dispense este eterno contundido e economize os milhões e milhões que o Santos perde com ele todos os dias.
E que o Peixe consiga reencontrar o caminho das glórias sem precisar contar com alguém que, por incrível que pareça, se acha maior do que o clube.
O post https://revistaoeste.com/brasil/miltoliadas/
.
Ucrânia aceita proposta de cessar-fogo com a Rússia
A Ucrânia aceitou uma proposta dos Estados Unidos para um cessar-fogo imediato de 30 dias com a Rússia, nesta terça-feira, 11. O anúncio foi feito depois de um encontro na Arábia Saudita, onde autoridades ucranianas e norte-americanas discutiram os termos da proposta.
Segundo o portal g1, apesar da aceitação, a implementação do acordo ainda depende da aprovação do governo russo e da assinatura formal das partes envolvidas. O presidente da ucraniano, Volodymyr Zelensky, destacou que a proposta de cessar-fogo oferece garantias de segurança ao país por terra, água e mar.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/mundo
em Oeste
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou que a Ucrânia deu um passo positivo em direção a uma solução pacífica para o conflito. Ele expressou esperança de que a Rússia adote uma postura semelhante, ao permitir que o cessar-fogo seja implementado.
Rubio também mencionou que o prazo inicial de 30 dias poderá ser prorrogado, com novas negociações entre Ucrânia e Rússia para definir os próximos passos. O conselheiro de Segurança Nacional do governo de Donald Trump, Mike Waltz, planeja se reunir em breve com autoridades russas para discutir a proposta de cessar-fogo.
Durante a reunião, Ucrânia e Estados Unidos concordaram em concluir rapidamente um acordo para a exploração dos recursos minerais ucranianos. Além disso, os Estados Unidos anunciaram que retomarão o compartilhamento de informações de inteligência e assistência de segurança à Ucrânia.
Os detalhes específicos do acordo de cessar-fogo ainda não foram divulgados por autoridades norte-americanas e ucranianas. Até o momento, não há uma data definida para o começo do cessar-fogo, caso a Rússia aprove a proposta.
O post https://revistaoeste.com/mundo/ucrania-aceita-proposta-de-cessar-fogo-com-a-russia/
.
https://revistaoeste.com/mundo/ucrania-aceita-proposta-de-cessar-fogo-com-a-russia/
Em despedida do Ministério da Saúde, Nísia Trindade diz ter sido alvo de ‘campanha misógina’
A ex-ministra da https://www.gov.br/saude/pt-br
.
"Não posso esquecer que, durante os 25 meses em que fui ministra, uma campanha sistemática e misógina ocorreu de desvalorização do meu trabalho, da minha capacidade e da minha idoneidade", afirmou Nísia. "Não é possível, e acho que não devemos aceitar como natural, um comportamento político dessa natureza."
Leia mais: https://revistaoeste.com/politica/nisia-trindade-e-14-ministros-nao-tomam-reforco-da-covid-19/
Nísia foi demitida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 25 de fevereiro. O petista escolheu Padilha para assumir o cargo, apostando em sua maior experiência política. O objetivo é fortalecer programas como o Mais Acesso a Especialistas, para ampliar as consultas e os exames.
https://youtu.be/CmxkO5mLB_w?feature=shared
No discurso, a ex-ministra criticou o que chamou de "fritura" na imprensa nos últimos dias de sua gestão, referindo-se à antecipação da mudança ministerial. Nísia, no entanto, evitou falar mal de Lula.
Os motivos da demissão de Nísia Trindade
A troca na Saúde ocorreu depois de desgastes na gestão de Nísia. Entre os fatores que motivaram críticas à sua condução estão a dificuldade de articulação política, a demora na implantação do Programa Mais Acesso a Especialistas e a dificuldade no combate à epidemia de dengue, inclusive a demora na disponibilização das vacinas contra a doença.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/
em Oeste
A última crise ocorreu com a divulgação de que a então ministra não tomou todas as doses da vacina contra a covid-19 indicadas para sua idade.
.