Avatar
Revista Oeste (RSS Feed)
bf56795ed9f0a73eb67fae7ba6fd6d701120b8685b276403b1d16c614ae1a3b7
Direto ao Ponto https://revistaoeste.com/

Porta-voz da Casa Branca tem embate com repórter da CNN e sugere falha cognitiva de Joe Biden

A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, protagonizou um embate com uma repórter da CNN durante uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira, 17. O confronto começou depois de um questionamento sobre uma declaração do presidente dos EUA, Donald Trump, que classificou como "nulos ou sem efeito" os perdões concedidos por Joe Biden a indivíduos envolvidos no Comitê do 6 de janeiro.

Leavitt rebateu e afirmou que a questão central não era apenas a concessão dos perdões. A porta-voz questionou se Biden tinha plena consciência da medida ou se sua assinatura foi utilizada sem seu total entendimento.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

“O presidente fez a mesma pergunta que os jornalistas nesta sala deveriam fazer: o ex-presidente dos EUA tem uma deficiência cognitiva?", questionou Leavitt. "Isso ficou evidente em seu desempenho desastroso no debate contra o presidente Trump. Ele [Biden] sabia dos perdões ou sua assinatura foi usada sem seu conhecimento? Essa é uma questão que todos aqui deveriam estar investigando.”

https://twitter.com/TradutordoBR/status/1902027202499158294

A insinuação de que Biden não teria plena capacidade cognitiva para tomar decisões estratégicas gerou reações imediatas na imprensa, especialmente entre jornalistas alinhados ao governo democrata. Quando questionada sobre a existência de provas concretas de que Biden desconhecia os perdões, Leavitt respondeu de forma direta à repórter: “Você é repórter, e deveria descobrir”.

Perdões dados pelo governo dos EUA geraram polêmica

Donald Trump afirmou na madrugada desta segunda-feira, que Joe Biden concedeu perdões ao Comitê que investigava o ataque de 6 de janeiro com uma "abertura automática". Para o presidente norte-americano, isso justificaria a anulação dos indultos.

Nos momentos finais de seu mandato, Biden perdoou o Dr. Anthony Fauci, o general Mark Milley e os membros do comitê da Câmara responsáveis pela investigação da invasão ao Capitólio em 2021. Os perdões preventivos visavam proteger essas figuras de uma possível retaliação em um eventual governo Trump.

O post https://revistaoeste.com/mundo/eua-porta-voz-da-casa-branca-tem-embate-com-reporter-da-cnn-e-sugere-falha-cognitiva-de-joe-biden/

.

https://revistaoeste.com/mundo/eua-porta-voz-da-casa-branca-tem-embate-com-reporter-da-cnn-e-sugere-falha-cognitiva-de-joe-biden/

Zelensky vai à Finlândia para discutir ‘trégua’ no Leste Europeu

O presidente da Ucrânia, https://www.lefigaro.fr/

publicou as informações.

Em comunicado, o presidente finlandês, Alexander Stubb, ressalta que “as negociações oficiais no Palácio Presidencial se concentrarão no apoio da Finlândia à Ucrânia e nas medidas para acabar com a guerra de agressão da Rússia”.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/mundo/

em Oeste

Recentemente, Stubb declarou que os países que fazem fronteira com a Rússia, como a Finlândia, não podem enviar militares à Ucrânia, pois sua prioridade é a defesa de seus próprios territórios.

“O Reino Unido e a França estão empenhados em manter algum tipo de presença de tropas na Ucrânia”, disse o líder nórdico. “Mas os países que partilham uma fronteira com a Rússia têm a responsabilidade de defender a Otan nessa fronteira, pelo que os seus contributos serão diferentes”.

https://www.youtube.com/watch?v=v8-I-egCvTk

Zelensky também deve se reunir com Jussi Halla-aho, presidente do Parlamento da Finlândia, e com o primeiro-ministro Petteri Orpo.

O encontro ocorre um dia depois da conversa telefônica entre os presidentes Donald Trump, dos Estados Unidos, e Vladimir Putin, da Rússia. Os líderes discutiram o cessar-fogo de 30 dias proposto pela Casa Branca e aceito por Kiev.

Trump negocia para que Putin aceite cessar-fogo com Zelensky

O secretário de Imprensa do Kremlin, Dmitry Peskov, informou ao jornal russo Tass que a ligação entre Trump e Putin durou aproximadamente duas horas.

Fontes ligadas à CNN afirmam que as prioridades do telefonema eram garantir um acordo sobre as concessões do Kremlin. Também estava em pauta a retirada das tropas russas da Ucrânia.

Putin teme que uma pausa temporária nos combates permita o reagrupamento das forças ucranianas e interrompa os avanços dos russos no país. Além disso, ele vê a trégua como uma possível ameaça à consolidação dos territórios já conquistados por Moscou.

+ Leia também: https://revistaoeste.com/mundo/estados-unidos-sabiam-da-ofensiva-de-israel-contra-o-hamas-informa-porta-voz-de-trump/

O post https://revistaoeste.com/mundo/zelensky-vai-a-finlandia-para-discutir-tregua-no-leste-europeu/

.

https://revistaoeste.com/mundo/zelensky-vai-a-finlandia-para-discutir-tregua-no-leste-europeu/

PL se pronuncia sobre afastamento de Eduardo Bolsonaro da Câmara

O https://partidoliberal.org.br/

. O parlamentar anunciou mais cedo que tomou a decisão para lutar pelos brasileiros nos Estados Unidos.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/

em Oeste

Em uma postagem nas redes sociais, a sigla disse que recebeu com "tristeza" a informação sobre Eduardo, mas reiterou que tem respeito pelo deputado.

"É com tristeza que recebemos a notícia de que Eduardo Bolsonaro vai se licenciar temporariamente do cargo para o qual foi legitimamente eleito", afirma o PL. "Eduardo tem o nosso respeito!"

"O Partido Liberal segue a postos, acreditando na força política do nosso país e nas instituições dos Três Poderes para atravessar esse momento difícil que estamos vivenciando", completou a nota.

Ver essa foto no Instagram

https://www.instagram.com/p/DHWLy5BPIwj/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=loading

Eduardo Bolsonaro se disse vítima de abusos do STF

No vídeo em que anunciou seu afastamento, Eduardo Bolsonaro se disse vítima dos abusos da Suprema Corte. “Da mesma forma que assumi o mandato parlamentar para representar minha nação, abdico, temporariamente, dele para seguir representando milhões de irmãos da pátria, que me incumbiram nessa nova missão", afirmou.

Ainda de acordo com o parlamentar, o ministro Alexandre de Moraes está fazendo "chantagem política", com o objetivo de prendê-lo.

"Seria mais confortável ficar quieto, recebendo um excelente salário, fingindo defender meus irmãos brasileiros, do que enfrentar esse sistema covarde e desumano”, acrescentou.

Leia também: https://revistaoeste.com/politica/pt-tenta-barrar-eduardo-bolsonaro-na-credn-e-exige-retencao-de-passaporte/

O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro disse ainda que não aceitou ser deputado federal para viver no conforto e na comodidade. “Aceitei o chamado para defender os valores da nossa civilização", declarou.

O objetivo de ficar nos EUA, de acordo com Eduardo, é dedicar-se à busca das devidas sanções “aos violadores dos direitos humanos”. “Aqui, poderei focar em buscar as justas punições que Moraes e a Polícia Federal merecem", disse.

O post https://revistaoeste.com/politica/pl-se-pronuncia-sobre-afastamento-de-eduardo-bolsonaro/

.

https://revistaoeste.com/politica/pl-se-pronuncia-sobre-afastamento-de-eduardo-bolsonaro/

Bolsonaro pressiona Greta, DiCaprio e Macron sobre desmatamento na Amazônia

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou o silêncio da militante Greta Thunberg, do ator Leonardo DiCaprio e do presidente da França, Emmanuel Macron, sobre o desmatamento na Amazônia.

Em uma postagem no https://x.com/jairbolsonaro

nesta terça-feira, 18, Bolsonaro disse que, durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), todos estão "calados" sobre o tema.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/

em Oeste

“Lula está cortando árvores da Amazônia para construir uma estrada para a COP30 (a conferência climática), enquanto incêndios e a destruição atingiram níveis recordes – muito maior do que aconteceu durante meu governo", escreveu o ex-presidente. "Mas Greta Thunberg, Leonardo DiCaprio e Emmanuel Macron, de repente, estão calados."

"Engraçado quando o desmatamento se torna ‘eco-friendly’ quando é feito por um governo progressista”, acrescentou. "Talvez as árvores estejam consentindo dessa vez? Ou a pegada de carbono cheira melhor quando é de esquerda? Ou é apenas uma 'emergência global' quando sou eu quem está no comando? Se eu tivesse construído aquela estrada, eles estariam pedindo sanções e uma intervenção da Otan agora."

Bolsonaro escreveu o comentário ao compartilhar uma reportagem publicada pelo jornal britânico The Telegraph. A reportagem relata que árvores estão sendo derrubadas na região para a construção de uma estrada, que seria utilizada para facilitar o deslocamento de autoridades durante a COP30, a conferência climática da Organização das Nações Unidas (ONU).

- So… Lula is chopping down the Amazon to build a road for COP30 (the climate summit) while wildfires and destruction hit record levels — way beyond anything that happened during my government. But https://twitter.com/GretaThunberg?ref_src=twsrc%5Etfw

are suddenly on mute.

- Funny… https://t.co/2oJQXCHxiH

— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) https://twitter.com/jairbolsonaro/status/1901947572442271870?ref_src=twsrc%5Etfw

O texto destaca que a rodovia terá quase 13 quilômetros de extensão e quatro faixas. A construção da estrada causou acusações de “hipocrisia por uma conferência destinada a salvar o meio ambiente, reduzir as emissões e preservar a biodiversidade”, segundo o jornal.

A publicação afirma ainda que moradores da região relataram que a construção “destruiu suas residências”. “Parte da rodovia cortará uma área que deveria ser protegida que abriga cerca de 800 espécies de plantas e fungos”, afirma o veículo.

Durante seu mandato, Bolsonaro foi alvo de críticas dos militantes por sua política ambiental. No Senado, Greta declarou que a postura das lideranças brasileiras era “vergonhosa”.

Leia também: https://revistaoeste.com/politica/ministros-do-stf-analisam-provas-contra-bolsonaro-e-outros-denunciados-por-suposta-tentativa-de-golpe/

Bolsonaro enfrentou críticas de militantes durante mandato

Desde 2019, Bolsonaro e DiCaprio têm trocado farpas nas redes sociais por conta do desmatamento da Amazônia. Em novembro daquele ano, o então presidente disse que algumas queimadas poderiam ter sido causadas por ONGs e fez uma acusação pública contra o astro de Hollywood.

Em maio de 2022, Bolsonaro declarou que o ator deveria “ficar calado” para evitar “falar bobagem” sobre questões ambientais no Brasil.

O post https://revistaoeste.com/politica/bolsonaro-pressiona-greta-e-dicaprio-sobre-desmatamento/

.

https://revistaoeste.com/politica/bolsonaro-pressiona-greta-e-dicaprio-sobre-desmatamento/

Moraes libera para julgamento 3° núcleo de envolvidos em suposta tentativa de golpe

O ministro Alexandre de Moraes, do https://portal.stf.jus.br/

liberou para julgamento, nesta terça-feira, 18, o 3° núcleo de envolvidos na suposta tentativa de golpe de Estado.

Conforme a lista, são 12 investigados (policiais e militares):

Bernardo Romão Corrêa Netto;

Cleverson Ney Magalhães;

Estevam Gaspar de Oliveira;

Fabrício Moreira de Bastos;

Hélio Ferreira Lima;

Marcio Nunes Resende Júnior;

Nilson Diniz Rodriguez;

Rafael Martins de Oliveira;

Rodrigo Bezerra de Azevedo;

Ronald Ferreira de Araújo Júnior;

Sérgio Cavaliere de Medeiros;

Wladimir Matos Soares.

Agora, caberá ao presidente da 1ª Turma, Cristiano Zanin, incluir o caso na pauta de julgamentos. Além de Zanin, integram o colegiado Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Flávio Dino e Luiz Fux.

Grupo liberado por Alexandre de Moraes

O presidente Jair Bolsonaro (à esq) e o ministro da Defesa, Walter Braga Netto (à dir), durante cerimônia no Palácio do Planalto - 21/11/2024 | Foto: Gabriela Biló/Estadão Conteúdo

De acordo com a PGR, os militares atuaram para monitorar autoridades públicas. Além disso, se envolveram no "plano" que previa os assassinatos do presidente Lula, do vice do petista, Geraldo Alckmin, e de Moraes, então chefe da Justiça Eleitoral.

Os acusados foram denunciados pela PGR, no mês passado, ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro, que seria o mandante.

Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-260/8-de-janeiro-e-o-pesadelo-sem-fim/

, reportagem publicada na Edição 260 da Revista Oeste

O post https://revistaoeste.com/politica/alexandre-de-moraes-libera-para-julgamento-3-nucleo-de-envolvidos-em-suposta-tentativa-de-golpe/

.

https://revistaoeste.com/politica/alexandre-de-moraes-libera-para-julgamento-3-nucleo-de-envolvidos-em-suposta-tentativa-de-golpe/

Preços dos combustíveis sobem mais do que o dobro da inflação em fevereiro

Os preços dos combustíveis subiram em média 2,89% em fevereiro e superaram https://revistaoeste.com/economia/inflacao-dispara-e-sobe-131-em-fevereiro-mostra-ibge/

.

Essa alta foi parcialmente influenciada pelo reajuste no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que adicionou R$ 0,10 ao preço da gasolina e R$ 0,06 ao do diesel.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/economia

em Oeste

Entretanto, os preços dos combustíveis aumentaram mais do que o ICMS. A gasolina subiu R$ 0,16 por litro, passando de R$ 6,35 para R$ 6,50. O etanol, sem alteração no ICMS, aumentou R$ 0,17, de R$ 4,35 para R$ 4,51. Já o diesel S-10 teve um acréscimo de R$ 0,27, e o preço passou de R$ 6,36 para R$ 6,63.

Com isso, os porcentuais médios de aumento de janeiro para fevereiro foram de 2,45% para a gasolina, de 3,86% para o etanol e de 4,28% para o diesel S-10.

Comparação do preço médio dos combustíveis em janeiro e fevereiro de 2025 | Foto: Reprodução/ValeCard

Esses dados foram coletados pela ValeCard entre 1º e 27 de fevereiro, considerando-se transações em mais de 25 mil postos de combustíveis no país.

Preço dos combustíveis e alta no preço do diesel, determinada pela Petrobras

O preço do diesel também foi influenciado por uma alta anunciada pela Petrobras, em 31 de janeiro. A estatal aumentou R$ 0,22 o preço do litro do diesel para as distribuidoras. As distribuidoras, pagando mais caro, repassaram o aumento aos postos de combustíveis, afetando o consumidor final.

“Em fevereiro, além do aumento do ICMS, o preço do diesel sofreu um reajuste nas refinarias da Petrobras. Esses aumentos nos combustíveis, tanto por causa de impostos quanto por ajustes no valor do produto importado ou refinado no Brasil, tendem a impactar toda a economia, já que a maioria dos produtos comercializados no país depende do transporte de caminhões. Como resultado, o efeito dessa alta se reflete nos preços de diversos itens, incluindo alimentos”, explica Brendon Rodrigues, Head de Inovação e Portfólio da ValeCard.

+ https://revistaoeste.com/economia/cafe-sobe-quase-11-e-ovo-tem-a-maior-alta-do-plano-real-aponta-o-ibge/

Fatores globais e nacionais também contribuíram para a elevação dos preços dos combustíveis, como a alta do dólar, cotado em torno de R$ 5,70, oscilações no preço do petróleo e aumento dos custos logísticos, o que torna os preços ainda mais voláteis.

O aumento do preço dos combustíveis acima do ICMS deve-se ao efeito cascata. O ICMS incide no início da cadeia produtiva dos combustíveis, na refinaria ou na importação. Quando o custo inicial aumenta, esse é repassado ao longo da cadeia, impactando os preços finais ao consumidor.

Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-259/economistas-preocupados-com-escalada-populista-do-governo-lula/

, coluna de Carlo Cauti publicada na Edição 259 da Revista Oeste

O post https://revistaoeste.com/economia/precos-dos-combustiveis-sobem-mais-que-o-dobro-da-inflacao-em-fevereiro/

.

https://revistaoeste.com/economia/precos-dos-combustiveis-sobem-mais-que-o-dobro-da-inflacao-em-fevereiro/

Conheça o país onde o presidente francês é um ‘rei’

Um dos países mais antigos do mundo é governado por dois “reis”. Trata-se de Andorra, um caso único de diarquia: o trono é dividido por dois soberanos. Oficialmente, eles recebem o título de príncipes — curiosamente, nenhum deles chega ao cargo por fazer parte da nobreza.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/mundo/

em Oeste

Andorra fica nos Pirineus, uma cadeia de montanhas entre a França e a Espanha. O trono local pertence a representantes desses dois países. Um deles é o bispo da diocese de Urgel — na região espanhola da Catalunha. O outro é um republicano: o presidente da França, seja quem for que estiver no cargo. E essa peculiaridade já fez com que socialistas se tornarem “reis” — um deles, inclusive, recentemente.

Os “reis” socialistas

Membro do Partido Socialista, François Hollande, por exemplo, presidiu a França de 2012 a 2017. Ou seja: nesse mesmo período, ele era um dos príncipes de Andorra. E esse não é um caso isolado. François Mitterrand, que governou os franceses de 1981 a 1995, era do mesmo partido de Hollande.

Por que houve a divisão do trono com a França?

O acordo que define a divisão do trono data de 1278, quando houve a criação do principado de Andorra. Os termos estabeleciam o nascimento do país com o poder dividido entre dois soberanos: o bispo de Urgel e o conde de Foix — uma região da França.

Em 1589, Henrique IV herdou tanto o trono francês quanto o título pelo condado. Desde então, todo chefe de Estado francês também é co-príncipe em Andorra. Nem a Revolução Francesa aboliu o cargo, mesmo movimento que depôs a monarquia na França em 1789.

O tamanho de Andorra

Apesar de ser um país com autonomia administrativa e uma constituição, Andorra é menor que muitas cidades ao redor do mundo — ao menos em território e população. Com área de 467 km², essa nação abriga cerca de 80 mil moradores. É menos terra e gente que em Boa Vista, a capital de Roraima, que tem 413 mil habitantes e 5,6 mil km². Contudo, quando o assunto é riqueza, o pequeno país nos Pirineus leva a melhor.

De acordo com o Banco Mundial, o Produto Interno Bruto (PIB) de Andorra em 2022 fechou em US$ 3,4 bilhões. A cifra equivale a quase toda a riqueza gerada em todo o território de Roraima no mesmo ano.

O post https://revistaoeste.com/mundo/conheca-o-pais-onde-o-presidente-frances-e-um-rei/

.

https://revistaoeste.com/mundo/conheca-o-pais-onde-o-presidente-frances-e-um-rei/

Parlamentares do PSD negam consenso sobre anistia

Parlamentares do https://psd.org.br/

reagiram à declaração do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de que a legenda estaria ao seu lado para aprovar a anistia dos presos pelos atos do 8 de janeiro. A apuração é do portal O Antagonista.

Neste domingo, 16, Bolsonaro afirmou ter o apoio do presidente da legenda, Gilberto Kassab, para viabilizar o projeto.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/

em Oeste

Lideranças do PSD afirmaram que a sigla é diversa e que Kassab evita se posicionar em questões polêmicas. Deputados e senadores dizem que o dirigente não pediu apoio à proposta em reuniões internas.

“Ele sabe que a bancada tem opiniões divididas sobre o tema. Conseguir votos suficientes é diferente de apoiar a discussão”, afirmou o deputado Pedro Paulo (PSD-RJ).

A resistência à anistia é ainda mais forte no Senado. O líder do PSD na Casa, Omar Aziz (AM), e o ex-líder Otto Alencar (AM) são contrários à proposta.

https://www.youtube.com/watch?v=QIU8X1rbK3k

“Todo mundo sabe que houve tentativa de golpe", disse Aziz. "Quem depredou deve ser punido, mas quem financiou também precisa ser responsabilizado. Essa não é uma pauta do povo brasileiro, só interessa a quem tem medo de ser preso."

O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), anunciou que vai solicitar a urgência na análise da anistia, com o respaldo de 92 parlamentares do PL e de outras legendas.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), já se comprometeu a colocar o projeto em pauta caso receba apoio da maioria dos deputados.

Leia também: https://revistaoeste.com/politica/manifestacao-pela-anistia-aos-presos-do-8-de-janeiro-ocorre-neste-domingo-acompanhe/

Manifestação de domingo pediu anistia aos presos do 8/1

A manifestação deste domingo ocorreu em meio à expectativa de que a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decida, nos próximos dias 25 e 26 de março, se vai aceitar a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre a suposta tentativa de golpe de Estado depois das eleições de 2022.

Bolsonaro está entre os 34 denunciados por supostamente incentivar ataques contra os Três Poderes e o Estado Democrático de Direito.

O post https://revistaoeste.com/politica/parlamentares-do-psd-negam-consenso-sobre-anistia/

.

https://revistaoeste.com/politica/parlamentares-do-psd-negam-consenso-sobre-anistia/

Veja quais partidos devem presidir as comissões da Câmara

As presidências das comissões da Câmara dos Deputados devem ser definidas em meio a disputas entre partidos. Nesta terça-feira, 18, os líderes partidários se reúnem com o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), para as negociações.

A previsão é que os deputados que vão presidir cada uma das comissões sejam anunciados oficialmente na quarta-feira 19, conforme a assessoria da presidência da Câmara.

Contudo, ao longo das últimas semanas, algumas siglas já protagonizam embates. É o caso da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (Creden), que deve ficar sob presidência do PL.

Eduardo Bolsonaro é o principal nome para a presidência da Creden | Foto: Mario Agra/Câmara dos Deputados

O PL quer o deputado Eduardo Bolsonaro (SP) como titular do colegiado. No entanto, partidos de esquerda, como PT e Psol, tentam barrar o nome do parlamentar.

Segundo fontes ouvidas por Oeste, as siglas aliadas ao governo querem “qualquer nome menos o de Eduardo” na Creden. Contudo, o PL não deve abrir mão da indicação do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro.

+ https://revistaoeste.com/no-ponto/definicoes-das-comissoes-da-camara-ficam-para-a-proxima-semana/

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) também deve ser alvo de disputa. Conforme acordo ainda na presidência de Arthur Lira (PP-AL), o União Brasil e o MDB seriam os partidos que iriam comandar o colegiado em 2025 e 2026, respectivamente.

Existe a possibilidade de o MDB assumir o mandato este ano, no lugar do União. Todavia, o PL pode entrar na disputa — a legenda presidiu a CCJ no ano passado, com a indicação da deputada Carol De Toni (SC).

O PL ainda definiu como prioridades as comissões de Saúde, Segurança Pública e Minas e Energia. Esta última é um pedido direto do presidente da sigla, Valdemar Costa Neto.

Para a Comissão de Segurança na Câmara, o nome do partido é Paulo Bilynskyj (SP). O PL já preside esse colegiado no Senado Federal, com Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Veja quais partidos devem presidir as comissões da Câmara:

Constituição e Justiça — União Brasil ou MDB

Saúde — PL ou PT

Educação — Federação PT-PCdoB-PV

Relações Exteriores — PL

Fiscalização Financeira e Controle — PT-PCdoB-PV

Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado — PL

Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural — PP ou PL

Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável — MDB ou PT

Minas e Energia — PSD ou PL

Finanças e Tributação — Republicanos

Integração Nacional e Desenvolvimento Regional — União Brasil

Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial — PT ou PL

Viação e Transportes — PP

Turismo — PSD

Comunicação — Republicanos

Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência — PSB

Trabalho — PT

Cultura — PT

O post https://revistaoeste.com/no-ponto/veja-quais-partidos-devem-presidir-as-comissoes-da-camara/

.

https://revistaoeste.com/no-ponto/veja-quais-partidos-devem-presidir-as-comissoes-da-camara/

Padre Kelmon processa Azul, mas Justiça nega pedido por falta de comprovação de pobreza

O https://www.tjsp.jus.br/

(TJSP) determinou o arquivamento da ação movida por Padre Kelmon (PL) contra a Azul Linhas Aéreas. O processo foi extinto porque o autor não quitou as custas judiciais dentro do prazo estabelecido, conforme informou o site Metrópoles.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Padre Kelmon ingressou com a ação judicial para solicitar R$ 62 mil por danos morais e materiais. Ele responsabilizou a companhia aérea pelo cancelamento de dois voos em setembro de 2024, e alegou que permaneceu mais de 24 horas no aeroporto sem apoio da empresa. Durante o episódio, utilizou suas redes sociais para relatar 12 horas de "descaso" por parte da Azul.

Ver essa foto no Instagram

https://www.instagram.com/reel/C_0fni4JnGj/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=loading

Durante as eleições, Padre Kelmon disse possuir R$ 8 mil na poupança

A defesa do religioso solicitou isenção das custas processuais, e argumentou que ele não possui renda própria e depende de doações. No entanto, a Justiça negou o pedido, pois não foram apresentados documentos que comprovassem sua situação financeira, como extratos bancários dos três meses anteriores. Durante as eleições de 2022, Kelmon declarou possuir R$ 8 mil na poupança, seu único patrimônio.

A passagem foi adquirida para um voo programado em 12 de setembro de 2024. O itinerário previa embarque em Salvador (BA) com destino a João Pessoa (PB), e incluía escala em Recife (PE). O objetivo da viagem era a inauguração de um comitê político na capital paraibana, evento que sua defesa considerou relevante para sua carreira pública.

https://www.youtube.com/watch?v=xDA6SLVXJXk

O político é filiado ao PL

Pouco antes do episódio, Kelmon oficializou sua filiação ao Partido Liberal (PL), presidido por Valdemar Costa Neto. A legenda também abriga o ex-presidente Jair Bolsonaro.

A juíza Renata Longo Vilalba Serrano Nunes determinou que a concessão da gratuidade judicial dependeria da apresentação de documentos financeiros, como extratos bancários e faturas de cartões de crédito e débito. Diante da ausência dessas provas, o pedido foi negado em decisão de 30 de outubro de 2024.

Sem a quitação das custas no prazo estipulado, a magistrada Tais Helena Fiorini Barbosa determinou o encerramento do caso e o arquivamento do processo. A decisão transitou em julgado na última segunda-feira, 10.

O post https://revistaoeste.com/politica/padre-kelmon-processa-azul-mas-justica-nega-pedido-por-falta-de-comprovacao-de-pobreza/

.

https://revistaoeste.com/politica/padre-kelmon-processa-azul-mas-justica-nega-pedido-por-falta-de-comprovacao-de-pobreza/

A pregação de Mendonça contra ‘perseguições e injustiças’

Durante um culto evangélico no domingo 16, na Igreja Presbiteriana de Pinheiros, em São Paulo, o ministro André Mendonça, do https://portal.stf.jus.br/

pregou contra "perseguições e injustiças".

"Por que Deus, diante de tanta injustiça, diante de tantas situações de perseguições, não intervém e faz cessar a injustiça e faz cessar as perseguições?", interpelou o juiz do STF. "Ou ainda, quantas vezes talvez você não tenha se questionado: ‘Por que Deus permite que os ímpios prosperem, se beneficiem, vivam felizes, se realizem?”

De acordo com o juiz do STF, o tempo de Deus é diferente da realidade humana. Por isso, para Mendonça, é preciso praticar a justiça e viver pela fé, com a crença de que Deus irá intervir.

“Não entendemos", respondeu o ministro. "Não consigo dar a resposta clara porque Deus tolera a injustiça. O que posso dizer é que Deus está vendo todas as situações. Ele quer que você não pratique a injustiça e quer que você seja justo."

André Mendonça responde a cobranças por posicionamento "intempestivo" no STF

Foto oficial dos ministros do STF registrada durante a posse de Dino no lugar de Rosa Weber - 22/2/2024 | Foto: Antonio Augusto/SCO/STF

Também em um culto evangélico, há poucos dias, https://revistaoeste.com/no-ponto/a-resposta-de-andre-mendonca-a-quem-cobra-dele-posicionamento-intempestivo/

Sem citar nomes nem quaisquer processos no tribunal, o juiz do STF disse que prefere agir "de forma sábia".

“Releia Salmo 1", disse. "Busque ali a sabedoria. O texto diz que o homem que a pratica é prudente e sábio. O homem que não a pratica é insensato e louco. Tem gente que quer que a gente aja com loucura. Muitas vezes eu sou cobrado dessa forma. 'Tem de agir de forma, na minha palavra, intempestiva', como agem os outros. Eu, não."

Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-260/8-de-janeiro-e-o-pesadelo-sem-fim/

, reportagem publicada na Edição 260 da Revista Oeste

O post https://revistaoeste.com/no-ponto/a-pregacao-de-andre-mendonca-do-stf-contra-perseguicoes-e-injusticas/

.

https://revistaoeste.com/no-ponto/a-pregacao-de-andre-mendonca-do-stf-contra-perseguicoes-e-injusticas/

João Fonseca já pensa no próximo título: ‘Vamos com tudo’

A final do Challenger 175 de Phoenix, https://revistaoeste.com/tag/estados-unidos/

, vencida pelo tenista brasileiro João Fonseca, 18 anos, neste domingo, 16, retratou em grande parte o potencial deste jovem prodígio. Ele soube, com maturidade, lidar com uma partida equilibrada, com amplo repertório de jogadas.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/tag/esportes/

em Oeste

Mas não se intimidou com a variedade do adversário, o cazaque Alexander Bublik (82º colocado no ranking). A cada ataque no fundo, procurava responder com criatividade e ousadia: acelerava com a direita e colocava a bola no contrapé, por exemplo.

Ele ainda mostrou que sabe jogar em qualquer piso. A vitória deste domingo, por 2 sets a 0, parciais de 7/6(7/5) e 7/6 (7/0), ocorreu em quadra rápida. Já o seu título anterior, em fevereiro, em Buenos Aires, foi conquistado no saibro.

View this post on Instagram

https://www.instagram.com/p/DHSAP9iIbw3/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=loading

No fim, o mais impressionante foi como ele decidiu resolver o jogo deste domingo, do qual, mesmo equilibrado, mantinha o controle. O segundo set, assim como o primeiro, foi decidido no tie-break. Nos momentos finais, ficou a impressão de que Fonseca ordenou a si mesmo: 'Chega, vou acabar com essa enrolação". E venceu por implacáveis 7/0, fechando o set decisivo.

Depois da conquista, a terceira neste ano, o jovem brasileiro já é chamado de Estrela da NewGen (nova geração) no próprio site da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP).

Ele chegou à 62ª colocação no ranking, a melhor de sua carreira. Ainda no calor do jogo, Fonseca mostrou que agora está concentrado no próximo torneio, o Masters 1000 de Miami, que se inicia nesta semana.

"Estou feliz com o meu terceiro título de Challenger e é seguir para mais", afirmou, em áudio enviado a Oeste. "É partir para a Miami e vamos com tudo."

Estas palavras, cheias de coragem e confiança, nem parecem ditas por um jovem nascido em 2006 e que já enfrenta profissionais de altíssimo nível. Quando Fonseca nasceu, Novak Djokovic estava em seu segundo ano como profissional e faturava seu primeiro Masters 1000.

Roger Federer era o tenista a ser batido e Andy Murray, bicampeão de https://www.wimbledon.com/index.html

(2013 e 2016), entre outros, dava seus primeiros passos, com 19 anos. Desde então, uma vida se passou. No caso dele, uma vida surgiu e se encaminhou. O tempo passa rápido. Mas, de uma maneira tão veloz com um saque, Fonseca se formou, desabrochou e já começa a se consagrar.

Tom de veterano

A consciência do que ele quer em quadra é refletida em suas palavras objetivas. Como se ele tivesse nascido com o DNA do tênis e já assimilasse, ainda criança, as declarações confiantes de Djoko e Murray.

"O jogo foi difícil, com um jogador muito habilidoso, que estava sacando muito bem e nas devoluções estava queimando muitas bolas porque confiava muito no seu saque", analisou Fonseca, já detectando as virtudes e precipitações do adversário. Ele prosseguiu, em tom de veterano.

"Ao mesmo tempo, ele subia muito para a rede e estava fazendo muito bem as transições, bolas sensacionais de passadas, de drops". O jovem brasileiro, comunicativo como um bom carioca, demonstrou que cada jogo tem detalhes específicos e é preciso estar preparado para os imprevistos.

"Então, eu sabia que isso acontecia, mas não com tanta frequência, perdi muitas oportunidades ali no primeiro set, tive duas vezes para sacar para o jogo, mas acontece, consegui ficar firme no jogo, firme no tie-break, foi por um ponto ali no tie-break que eu fechei, então isso foi importante, minha mentalidade de jogador maduro."

Paciência é outra característica que ele está tentando aperfeiçoar, segundo disse.

"Então, muito feliz com isso e, no segundo set, fui ali lutando para quebrar, mantendo, obviamente mantendo com o meu saque, focando no meu saque e ao mesmo tempo tentando quebrar, tive algumas oportunidades e não consegui."

Até a vitória, o diálogo interno é permanente. Ela chega, quando a conversa é construtiva e pacífica. Quando um lado culpa o outro, geralmente quem perde é o todo, no caso, o jogador.

Leia mais: https://revistaoeste.com/mundo/joao-fonseca-vence-o-challenger-de-phoenix-e-chega-a-sua-melhor-colocacao/

"Eu acho que tive vários break points de todos os games, quase, que ele sacou, mas não consegui, fui me remoendo, mas ao mesmo tempo fui forte para o tie-break, comecei o tie-break desde o começo muito sólido, muito confiante e consegui fazer um tie-break sensacional."

Como outros campeões, mais do que empolgação, a forma que Fonseca está encontrando para encarar as vitórias é a mesma que a das derrotas: cada jogo, para ele, é um aprendizado. Basta ouvir o que ele diz.

O post https://revistaoeste.com/mundo/joao-fonseca-ja-pensa-no-proximo-titulo-vamos-com-tudo/

.

https://revistaoeste.com/mundo/joao-fonseca-ja-pensa-no-proximo-titulo-vamos-com-tudo/

Brasil registra recorde de acidentes na exploração de petróleo em alto-mar

Em 2024, o Brasil registrou um recorde negativo de 731 acidentes na exploração de petróleo em alto-mar, segundo dados da https://www.gov.br/anp/pt-br

. Esse número, que equivale a dois casos por dia, ultrapassa os 718 incidentes de 2023 e os 598 de 2022 e se consolida como o maior desde o início das medições, em 2011.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/brasil

em Oeste

O crescimento das atividades no setor, com novas unidades de produção e mais perfuração de poços, contribuiu para o aumento dos registros. Entre os tipos de acidentes, a instalação de produção liderou, com 384 ocorrências, seguida por 134 incidentes em sondas.

As atividades relacionadas a embarcações de apoio e a exploração de poços registraram 91 registros cada. Já a instalação de sistemas submarinos teve 23 casos, enquanto oito não tiveram especificação quanto à origem.

Preocupações com a exploração de petróleo

Imagem de plataforma de petróleo criada por Inteligência Artificial | Foto: Artur Piva/Gemini

O licenciamento do bloco 59, na foz do Amazonas, onde medidas propostas pela https://revistaoeste.com/tag/petrobras/

foram rejeitadas pelo Ibama três vezes, tem como ponto central a segurança. A presidente da estatal, Magda Chambriard, afirmou que a conclusão de um centro de reabilitação de animais em Oiapoque (AP) ocorrerá este mês, com custos de R$ 150 milhões, conforme exigência do órgão ambiental.

https://www.youtube.com/watch?v=Csvm-ZI6u0s

Além dos acidentes, a ANP monitora "quase acidentes" — eventos sem danos, mas com potencial grave. Esse número subiu de 970, em 2022, para 1.375, no ano passado. Esses eventos "não resultaram em danos materiais, ambientais ou vítimas, mas poderiam ter levado a um acidente grave".

Entre os acidentes danosos, destaca-se o vazamento de óleo na baía de Guanabara, em 2000. À época, um duto da Petrobras liberou 1,3 milhão de litros de óleo, o que afetou uma área de mais de 50 km². Outro caso foi o afundamento da plataforma P-36, em 2001, depois de explosões que resultaram na morte de 11 trabalhadores.

Outros casos

Em 2019, manchas de óleo atingiram mais de 2 mil km do litoral brasileiro, com vazamento do navio petroleiro Bouboulina, de bandeira grega. Em 2022, um vazamento de 158,3 metros cúbicos de óleo foi confirmado próximo ao FPSO Cidade de Anchieta, no Espírito Santo.

Leia mais: https://revistaoeste.com/revista/edicao-257/o-petroleo-e-coisa-nossa/

, reportagem de Artur Piva publicada na Edição 257 da Revista Oeste

Sobre o número atual de incidentes, a ANP comentou que entende a situação como "consequência do aumento da atividade no país, com a entrada de diversas unidades de produção ao longo do período analisado e ainda com a retomada forte da atividade de exploração e perfuração de novos poços e abandono de poços antigos". O cenário faz com que aumente o número de sondas presentes no país.

O post https://revistaoeste.com/brasil/brasil-registra-recorde-de-acidentes-na-exploracao-de-petroleo-em-alto-mar/

.

https://revistaoeste.com/brasil/brasil-registra-recorde-de-acidentes-na-exploracao-de-petroleo-em-alto-mar/

Trump compartilha foto oficial de Biden substituída por assinatura de auto pen

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, compartilhou nas redes sociais neste domingo, 16, uma montagem em que a foto oficial de Joe Biden foi trocada por uma imagem do nome do democrata escrito por uma máquina.

A publicação da foto ocorreu depois que o republicano acusou o ex-presidente de utilizar uma auto pen (caneta automatizada, em tradução livre) para assinar documentos oficiais do governo durante o mandato.

+ Leia mais notícias de https://www.revistaoeste.com/mundo/

em Oeste

A ironia foi publicada em uma postagem conjunta dos perfis oficiais da https://www.whitehouse.gov/

e do Potus (sigla em inglês para Presidente dos Estados Unidos) no Instagram.

“O verdadeiro governante durante os anos Biden foi quem controlou a auto pen”, escreveu Trump em uma publicação nas redes sociais na noite da última sexta-feira, 14.

Na quinta-feira, 13, durante uma entrevista à emissora americana Fox News, Trump classificou Biden como “incompetente”. O presidente também acusou o democrata de recorrer ao dispositivo eletrônico de assinaturas, que costuma ser utilizado por celebridades na distribuição de itens autografados.

Ver essa foto no Instagram

https://www.instagram.com/p/DHRxc1uJpBj/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=loading

“Se você observar, ele assina com auto pen”, afirmou Trump. “São documentos importantes, você tem orgulho de assiná-los”, mas “quase tudo foi assinado com auto pen”. “Nunca deveria ter acontecido”, concluiu.

Publicação de Trump gerou críticas nas redes

A postagem de Donald Trump ironizando Biden provocou reações nas redes sociais e gerou diversas críticas.

"Imagine utilizar a conta oficial POTUS para insultar o ex-presidente mesmo quando você já ganhou a eleição", escreveu uma pessoa. "Nós temos um garoto de 12 anos na Presidência", opinou outro internauta.

Leia também: https://revistaoeste.com/mundo/nova-york-convida-demitidos-por-trump-a-trabalharem-no-estado/

"Como é permitido postar isso na página da Casa Branca?", perguntou um usuário. "Quem deixou Elon [Musk] controlar essa página?", disse uma mulher.

"Que pequeno homem velho", diz outro comentário. "Senilidade faz essas coisas. Agindo como uma criancinha."

O post https://revistaoeste.com/mundo/trump-compartilha-foto-oficial-de-biden-com-assinatura-de-auto-pen/

.

https://revistaoeste.com/mundo/trump-compartilha-foto-oficial-de-biden-com-assinatura-de-auto-pen/

Grupo terrorista aliado do Hamas estabelece sede na capital da Síria

O governo da Síria, mesmo depois as mudanças políticas internas e da queda de Bashar al-Assad, tem dado espaço para que a Jihad Islâmica Palestina (PIJ) atue em seu território sírio, informa a a Alma Research and Education Center, de Israel.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/mundo/

em Oeste

O estabelecimento do grupo na capital síria significa uma possível aliança tácita ou apoio implícito ao grupo. O fato de o PIJ operar livremente na Síria sem intervenção significativa das autoridades locais sugere que o regime sírio tem interesse em manter essa colaboração, alinhando-se aos objetivos regionais do Irã e à resistência contra Israel.

https://www.youtube.com/watch?v=pxmllQe5asQ

"Não parece que o novo regime em Damasco esteja impedindo isso [o estabelecimento do PIJ]", declara documento da Alma, organização sem fins lucrativos dedicada ao estudo dos desafios de segurança nas fronteiras norte do país com o Líbano e a Síria.

Nos últimos anos, o PIJ vem consolidando sua presença na região, com uma sede principal em Damasco, que também funcionava como residência de seus líderes, Ziyad Nakhalah e Akram al-Ajouri, figuras proeminentes da PIJ.

A presença deles em Damasco configura uma relação direta do regime sírio com as ações na Faixa de Gaza e na Cisjordânia, regiões de atuação do grupo terrorista, aliado do Hamas.

Depois da queda do regime de Assad e a instabilidade gerada pela guerra, a localização atual do grupo se tornou incerta, com especulações de que o PIJ possa ter se refugiado no Irã. Contudo, o fato de suas operações continuarem na Síria, sem grandes obstáculos, aponta para o apoio tácito do novo governo sírio.

A PIJ esteve envolvida nos ataques de 7 de outubro de 2023 a https://revistaoeste.com/tag/israel/

. Atuou em conjunto com outras facções terroristas palestinas.

Com laços estreitos com o Irã e o Hezbollah, o PIJ tem operado em estreita cooperação com esses aliados.

A localização atual do grupo é desconhecida, sendo possível que estejam sediados no Irã, segundo a entidade.

Com financiamento iraniano, o PIJ recrutou extremistas para realizar atividades terroristas contra Israel a partir do território do Líbano, com o aval do Hezbollah.

Essa colaboração permite ao PIJ expandir suas operações, ao se aproveitar da fragilidade e do interesse do regime sírio e das lacunas deixadas pela guerra.

Ataque de Israel à Síria e alerta ao novo governo

O ataque das https://www.idf.il/en/

em 13 de março último a uma das sedes do PIJ no noroeste de Damasco reforça a percepção de Israel de que o grupo continua sendo uma ameaça significativa.

Na ocasião, o próprio ministro da Defesa de Israel fez questão de citar o novo presidente sírio, Abu Mohammed al-Julani.

"[Abu Mohammed] al-Julani trocou seu manto por um terno e apresentou um rosto moderado", disse Katz em uma declaração, ao usar o nome de guerra do presidente interino sírio Ahmed al-Sharaa.

A declaração de Katz ocorreu em 7 de março, dias depois dos massacres atribuídos ao governo sírio contra a minoria alauíta e cristãos, que resultaram na morte de mais de 1 mil pessoas.

"Agora ele tirou a máscara e expôs seu verdadeiro rosto: um jihadista terrorista da escola da Al-Qaeda que está cometendo atos horríveis contra uma população civil."

A continuidade dessas operações e a aparente conivência do governo sírio com o PIJ têm um objetivo. O regime de Damasco, mesmo depois da guerra síria, tem interesse em manter uma rede de resistência a Israel, ao utilizar o PIJ como um aliado estratégico.

Leia mais: https://revistaoeste.com/mundo/israel-ataca-damasco-e-ameaca-presidente-da-siria/

Israel, que mantinha um estado de alerta, com alguns ataques à Síria, durante o regime do ditador Assad se prepara para, se necessário, abrir mais uma frente de guerra. Assad e o PIJ sempre foram aliados do Irã.

Com um novo regime sírio ainda pouco inserido na diplomacia e no comércio internacional, segundo Israel, há um risco de o país se tornar mais um sustentáculo do terrorismo na região.

O post https://revistaoeste.com/mundo/grupo-terrorista-aliado-do-hamas-estabelece-sede-na-capital-da-siria/

.

https://revistaoeste.com/mundo/grupo-terrorista-aliado-do-hamas-estabelece-sede-na-capital-da-siria/

Trump manda narcotraficantes venezuelanos para prisão em El Salvador

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, transferiu centenas de narcotraficantes venezuelanos, acusados de integrarem a gangue Tren de Aragua, para um presídio em El Salvador. A ação ocorreu um dia depois de um tribunal norte-americano ter barrado o uso de uma lei do século 18 que visava a acelerar deportações.

Neste domingo, 16, o presidente salvadorenho, Nayib Bukele, divulgou um vídeo para mostrar a chegada dos detentos ao país. As imagens revelam homens algemados sendo retirados de uma aeronave durante a noite e conduzidos ao presídio, onde tiveram os cabelos raspados.

https://twitter.com/nayibbukele/status/1901245427216978290

“Hoje, os primeiros 238 membros da organização criminosa venezuelana Tren de Aragua chegaram ao nosso país”, anunciou Bukele.

O governo de El Salvador aceitou receber os presos enviados pelos Estados Unidos e os encaminhou ao Centro de Confinamento do Terrorismo (Cecot), uma penitenciária de segurança máxima projetada para abrigar até 40 mil detentos.

Enquanto Guatemala, Panamá e Costa Rica se dispuseram a funcionar como pontos de trânsito para deportados, El Salvador foi o único país a aceitar prisioneiros. Segundo Bukele, os EUA pagarão uma quantia reduzida pela transferência, embora o valor seja considerável para os salvadorenhos.

A estratégia de Trump

A administração Trump aposta nesse acordo inédito como um primeiro passo para aplicar a Lei de Inimigos Estrangeiros, de 1798, em operações contra suspeitos ligados ao Tren de Aragua. O objetivo seria possibilitar detenções e deportações sem os trâmites legais normalmente exigidos em casos de imigração.

A legislação permite a remoção imediata de estrangeiros oriundos de países hostis aos Estados Unidos ou em situações classificadas como “invasão”. Esse dispositivo foi invocado em raras ocasiões na história norte-americana. A mais lembrada delas ocorreu na prisão de nipo-americanos durante a Segunda Guerra Mundial.

+ https://revistaoeste.com/revista/edicao-186/el-salvador-tolerancia-zero-com-o-crime-organizado/

No sábado 15, o juiz James Boasberg, do Tribunal Distrital Federal de Washington, emitiu uma decisão provisória que bloqueou a deportação de imigrantes sob essa lei. A medida atendeu a um pedido de organizações da sociedade civil, que reagiram ao plano do governo de expulsar cinco venezuelanos com base na normativa de 1798.

No mesmo dia, a gestão Trump alegou que o Tren de Aragua representava uma “invasão” e acionou a lei para justificar as deportações. Diante da urgência da situação, a União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU) solicitou uma audiência emergencial, na qual o juiz determinou que qualquer voo já em andamento transportando venezuelanos sob a ordem do governo deveria retornar imediatamente aos Estados Unidos. “É algo que deve ser cumprido sem demora”, enfatizou Boasberg ao Departamento de Justiça.

Em contrapartida, Drew Ensign, advogado da administração Trump, argumentou que o presidente detém amplos poderes sobre imigração e política externa. “A maioria ou todos eles são indivíduos extremamente perigosos”, declarou. A decisão judicial foi contestada imediatamente pelo Departamento de Justiça.

De acordo com Bukele, o programa ‘não inclui assassinos e estupradores’ | Foto: Reprodução/Twitter/X

A ironia do presidente de El Salvador

O momento exato da chegada dos presos a El Salvador gerou dúvidas sobre o cumprimento da ordem judicial. O juiz Boasberg expediu a decisão pouco antes das 19h de sábado, no horário de Washington (17h em El Salvador). No entanto, as imagens divulgadas por Bukele mostram que os venezuelanos desembarcaram à noite.

Neste domingo, Bukele ironizou a situação nas redes sociais. “Ops... Tarde demais”, escreveu o presidente de El Salvador, nas redes sociais.

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

A procuradora-geral dos EUA, Pam Bondi, criticou a decisão do juiz, acusando-o de priorizar “terroristas” em detrimento da segurança da população norte-americana. Ela também argumentou que a medida desconsidera a autoridade do presidente, colocando em risco tanto o público quanto as forças de segurança.

O documento do governo norte-americano estabelece que “todos os cidadãos venezuelanos com 14 anos ou mais” podem ser “detidos, mantidos sob custódia e removidos como inimigos estrangeiros”.

A administração Trump aposta nesse acordo inédito como um primeiro passo para aplicar a Lei de Inimigos Estrangeiros, de 1798, em operações contra suspeitos ligados ao Tren de Aragua | Foto: Shutterstock

O post https://revistaoeste.com/mundo/trump-manda-narcotraficantes-venezuelanos-para-prisao-em-el-salvador/

.

https://revistaoeste.com/mundo/trump-manda-narcotraficantes-venezuelanos-para-prisao-em-el-salvador/

Comando Vermelho amplia proibição de carros de aplicativo em áreas do Rio de Janeiro

O Comando Vermelho (CV) impôs novas restrições em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, relata o portal Metrópoles. O grupo criminoso proibiu a entrada de motoristas de aplicativo nas localidades de São Mateus e Tomazinho.

+ Leia mais notícias dehttps://revistaoeste.com/brasil/

em Oeste

A medida foi divulgada em pichações nas ruas, que alertavam sobre as consequências para quem desobedecer, como fuzilamentos e mortes de motoristas e passageiros.

View this post on Instagram

https://www.instagram.com/p/DHO2XEdpw6o/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=loading

Além de restringir a circulação de "estranhos", os criminosos buscam controlar o transporte alternativo, bloqueando o acesso dos motoristas de aplicativo para garantir que apenas eles operem na área. Neste fim de semana, um motoqueiro foi agredido com violência depois de deixar um passageiro na região, reforçando o clima pesado.

Esse tipo de ação não é novo. Em Gardênia Azul, na Zona Oeste, conforme adiantou o Metrópoles, os https://revistaoeste.com/tag/comando-vermelho/

já haviam proibido motoristas de aplicativos, especialmente os da empresa 99, o mais utilizado na cidade. O grupo ameaçou os motoristas que insistissem em circular pela área.

Em resposta, a https://sepm.rj.gov.br/

firmou uma parceria com a empresa, criando um botão de emergência para motoristas, além de intensificar a fiscalização.

Confrontos do CV ocorrem em vários pontos nos arredores do Rio

Numa demonstração de que tem se expandido, o CV se enraizou por toda as cercanias da capital carioca. Em dezembro de 2024, por exemplo, membros do CV entraram em confronto com os do do Terceiro Comando Puro (TCP) no Morro dos Macacos, a 32 quilômetros de São João do Meriti.

Leia mais: https://revistaoeste.com/imprensa/comentaristas-da-globonews-reclamam-do-risco-de-trump-classificar-o-comando-vermelho-como-grupo-terrorista/

O Morro dos Macacos abriga cerca de 5 mil pessoas e está situado na parte alta da Vila Isabel. O CV buscava uma expansão também nesta região, para assumir o controle e determinar quem pode ou não entrar nesta área.

O post https://revistaoeste.com/brasil/comando-vermelho-amplia-proibicao-de-carros-de-aplicativo-em-areas-do-rio-de-janeiro/

.

https://revistaoeste.com/brasil/comando-vermelho-amplia-proibicao-de-carros-de-aplicativo-em-areas-do-rio-de-janeiro/

War: a guerra do suingue

O War nasceu como um grupo chamado The Creators em 1962 em Long Beach, perto de Los Angeles. Eram músicos trabalhadores, levando uma vida dura, vivendo em guetos. Com o tempo mudaram de nome várias vezes, e viraram uma banda robusta, com 8 negros da California e um sueco - Lee Oskar, um excelente gaitista.

Eles desenvolveram um estilo de criar músicas coletivamente através de longas jam sessions, que depois eram reelaboradas para virar canções. Em 1969, quando todos falavam em paz e amor, mudaram o nome para War com a ideia de que faziam "guerra" contra as lutas entre gangs, a pobreza, o racismo e outros males. Continuavam uma banda local de Los Angeles. Até que veio a grande chance: uma parceria com o célebre roqueiro Eric Burdon, da banda The Animals.

Da parceria surgiu um grande sucesso internacional: "Spill the Wine", um pop latino com muita percussão e uma letra sobre alguém meio bêbado delirando sobre uma mulher imaginária falando em espanhol:

"Eu podia sentir chamas quentes de fogo rugindo nas minhas costasEnquanto ela desaparecia, mas logo ela retornouEm sua mão estava uma garrafa de vinhoNa outra, uma taçaEla derramou um pouco do vinho da garrafa na taçaE levou-a aos lábiosE pouco antes de beber, ela disseBeba o vinho, pegue aquela pérola"

https://youtu.be/MYCRIykylOc?si=cF7OOaowO4xsK8d9

Eric Burdon seguiria para uma carreira solo e o War ganharia vida própria nos próximos anos. Como em "Low Rider", sobre a mania que se espalhou por Los Angeles de modificar carros para que ficassem com a frente baixa e "pulassem" enquanto rodavam.

https://youtu.be/BsrqKE1iqqo?si=dubX2jgGC8rMQ-Za

Outro grande sucesso homenageia a vasta colônia de origem mexicana residente em Los Angeles. O nome da música, "Cinco de Mayo", é uma referência a um feriado no México que comemora uma vitória contra o Império francês em 1862. Como acontece, o suíngue do War é irresistível e afasta qualquer melancolia:

https://youtu.be/1yfemhj3AIk?si=uJly9WDqL8Xxp3H6

O War sabia também fazer músicas calmas, sempre com um toque latino, como "Summer", uma singela homenagem ao verão:

"Meninos jogando bola na ruaHidrantes ajudam a vencer o calorVelho alimentam pombos na praçaA noite encontra jovens amantes caminhando por láPorque é verão"

https://youtu.be/ZHTzf1Ds2lA?si=XwLAZDDriWvJQCr2

O álbum Anthology 1970-1994 resume esses anos de muito sucesso. Para quem quer conhecer o War, é um cardápio farto e variado.

O post https://revistaoeste.com/cultura/war-a-guerra-do-suingue/

.

https://revistaoeste.com/cultura/war-a-guerra-do-suingue/

Mais de 10 milhões de brasileiros têm dinheiro esquecido no fundo PIS-Pasep

Mais de 10 milhões de brasileiros têm valores esquecidos no antigo fundo PIS-Pasep, o que totaliza mais de R$ 26 bilhões. O dinheiro estará disponível para saque a partir do fim de março. Segundo o https://www.gov.br/fazenda/pt-br

, quase 20 mil pessoas já começaram o processo de resgate.

Os valores são referentes a impostos pagos pelos trabalhadores com carteira assinada de 1971 a 1988, período em que o modelo do fundo era diferente.

O dinheiro disponível para saque varia conforme o tempo de serviço e o salário recebido à época. Em média, cada beneficiário pode retirar R$ 2,8 mil.

Consulta de valores do fundo PIS-Pasep

Desde a última segunda-feira, 10, o portal https://repiscidadao.fazenda.gov.br/

reúne todas as informações para o resgate. A plataforma mostra o valor atualizado e permite que os herdeiros verifiquem o direito ao saque.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/economia/

em Oeste

Para acessar, é necessário entrar no site com o CPF e a senha do aplicativo https://www.gov.br/pt-br

. O site também solicita um código de acesso gerado pela plataforma. Depois disso, é preciso digitar o número de identificação social (NIS). Esse número pode ser encontrado na carteira de trabalho, no extrato do FGTS, no Cartão Cidadão ou no CadÚnico. A consulta também pode ser feita pelo aplicativo do FGTS.

É essencial esclarecer que o valor do antigo fundo PIS-Pasep não está relacionado ao abono salarial atual | Foto: Reprodução/Flickr

É essencial esclarecer que o valor do antigo fundo PIS-Pasep não está relacionado ao abono salarial atual. Os valores do abono salarial serão pagos a trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos que atuaram em 2023 por, pelo menos, 30 dias, com remuneração mensal de até dois salários mínimos.

O post https://revistaoeste.com/economia/mais-de-10-milhoes-de-brasileiros-tem-dinheiro-esquecido-no-fundo-pis-pasep/

.

https://revistaoeste.com/economia/mais-de-10-milhoes-de-brasileiros-tem-dinheiro-esquecido-no-fundo-pis-pasep/

André Burger: ‘O elefante branco da Amazônia’

Os governantes do Brasil têm o infeliz hábito de iniciar obras que não terminam, inaugurar obras inacabadas e inaugurar o que já não era mais novo. Tudo com muita pompa. O mais raro é concluírem os projetos. Podemos mencionar muitos deles. Dariam um livro volumoso sobre como desperdiçar o dinheiro do pagador de impostos. Foi assim, por exemplo, o Estádio do Maracanã. Idealizado em 1946, quando foi definido que o Brasil sediaria a Copa do Mundo de 1950, iniciadas as obras em 1948, inaugurado para a Copa, mas só foi concluído em 1965.

Nada muito diferente das obras para a Copa do Mundo de 2014 e para as Olimpíadas de 2016 no Brasil. Há uma linha do metrô em São Paulo que era para ficar pronta para essa Copa e, ainda hoje, 11 anos depois, não está operando. Muitas obras para atender esses grandes eventos estão inconclusas ou abandonadas. https://oprecodeumacopa.com/obrasinacabadascopadomundo.html

. Juntam-se a essas obras as que, mesmo concluídas, em pouco tempo deixaram de ter uso, como a vila olímpica em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. O que parece menos importar aos governantes é o gasto público, o dinheiro que é usado para bancar essas obras, inacabadas ou não, que provavelmente não é o melhor investimento para os que pagam a conta no final. Por vezes, a soma desses arroubos de gasto dos governantes é tão elevada que seu pagamento ultrapassa gerações, como a construção de Brasília pelo perdulário Juscelino Kubitschek.

Vista aérea da Vila Olímpica no Rio de Janeiro (RJ) | Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio de Janeiro

O elefante branco de Lula

Contudo, o governante da ocasião, Lula, não perde oportunidade de anunciar novos eventos com os quais fará mais gastos. Afinal, gasto é vida. Neste ano de 2025, acontecerá de novo e em grande monta, pois pequenos maus gastos acontecem todos os dias nos municípios, Estados e Federação. O Brasil sediará, em novembro, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30). Será em Belém do Pará, por ser considerada a porta de entrada da Amazônia. Ora, saneamento básico é essencial para a preservação ambiental. Pois bem, o Estado de que Belém é capital tem um dos mais baixos índices de saneamento do país: apenas 45,5% da sua população tem acesso a água tratada e 7,7% a rede de esgotos. Dos seus 144 municípios, apenas 55 são atendidos pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa). Para efeito de comparação, no Brasil, em média, 98,8% têm acesso à água tratada e 54,9% à rede de esgoto. A mazela do Pará não fica por aí: das 20 piores cidades para se viver no Brasil, oito delas se localizam no Estado. A situação não é muito melhor na capital, Belém, onde apenas 17% da população de 1,3 milhão de habitantes é atendida por esgoto. Os 83% restantes são jogados in natura no Rio Guamá e na Bacia do Uma, de onde segue para o oceano. A cidade também esteve na lista das 50 cidades com mais assassinatos no mundo: em 10º lugar em 2017 e 12º em 2018. Quanto melhorou?

Região de favela em Belém (PA) | Foto: Donatas Dabravolskas/Shutterstock

Naturalmente que várias obras de adequação estão previstas em Belém, pois irão maquiar as graves carências de infraestrutura da cidade para receber as esperadas 60 mil pessoas entre representantes da ONU e de diversos países durante os 11 dias do encontro. Estimam-se gastos da ordem de R$ 6 bilhões para esses melhoramentos. Entre os usos desses recursos, estão a construção de dois hotéis, pois a cidade tem menos da metade dos leitos necessários para o evento, a construção de um parque, a dragagem de canais e melhoria de portos e ruas. Pontualmente, para trazer segurança a uma cidade conhecida pela violência, estimam-se gastos de R$ 31 milhões pela Polícia Federal e R$ 17 milhões pelo Ministério da Defesa.

Como em outras ocasiões, o discurso oficial é que o evento deixará um grande legado para a cidade. O que se viu de acontecimentos anteriores é que os gastos se realizam, mas o legado não, deixando elefantes brancos para os moradores e contas por pagar. Como em todos os eventos dessa magnitude, o uso dos recursos também tem aspectos pouco transparentes, como a contratação, sem licitação, da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) para planejar o evento, por R$ 478 milhões.

+ https://revistaoeste.com/revista/edicao-256/a-cop30-e-sua-vila-da-insensatez/

As fontes de recursos nunca são completamente detalhadas, mas se sabe, no caso do financiamento da COP30, que o usual gastador de dinheiro, BNDES, aportará R$ 2,3 bilhões. Outros R$ 1,3 bilhões virão da Itaipu Binacional, que, mesmo não fornecendo energia para a Região Norte, contribuirá com a gastança, e R$ 1,4 bilhão do governo do Pará.

Vale notar que as despesas com a realização da COP30 em Belém (R$ 6 bilhões) superam o orçamento da cidade (R$ 5 bilhões) para 2025 — ou 12% do orçamento do Estado do Pará (R$ 49 bilhões). Para colocar em perspectiva, os gastos com a COP30 superam os cortes realizados no orçamento do Ministério da Saúde em 2024, de R$ 4,4 bilhões.

https://www.youtube.com/watch?v=ULTdSljNKaY

Como conclusão, mais uma vez, Lula e o PT são céleres em realizar um evento que cria mais despesa num país que gasta mais do que arrecada, aumentando o déficit fiscal e desviando recursos que poderiam ser utilizados em necessidades mais urgentes da população. Aqueles que afirmam que salvar o planeta e corrigir os desequilíbrios climáticos têm preponderância sobre as demais despesas do governo é porque não vivem sem saneamento básico nem acesso a saúde, por exemplo. Aliás, é postura comum de alienados da realidade do Brasil acostumados com as facilidades civilizadas da Faria Lima e Leblon.

Contudo, posso estar me precipitando e essas conclusões serem descabidas, pois há sinais de que Lula indicará Janja para um dos principais cargos da organização da COP30. E, então, teremos um evento excepcional, sem falhas ou desvios.

+ Leia notícias de Política em Oeste

André Burger é economista e conselheiro superior do Instituto Liberal

O post https://revistaoeste.com/politica/andre-burger-o-elefante-branco-da-amazonia/

.

https://revistaoeste.com/politica/andre-burger-o-elefante-branco-da-amazonia/