Nomeações do governo Lula fortalecem relação com Motta, Alcolumbre e aliados
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva adotou uma estratégia de nomeações para cargos em conselhos de empresas estatais, com o objetivo de fortalecer a base de apoio político no Congresso Nacional.
Essas designações de gestão de Lula incluem pessoas associadas a parlamentares influentes, como os presidentes da Câmara e do Senado, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União-AP), respectivamente.
A gestão alega que as nomeações seguem os requisitos da Lei das Estatais e que passam por avaliação dos comitês de elegibilidade das empresas, que verificam a validade legal dos processos. Contudo, há críticas quanto à adequação técnica e à experiência profissional dos nomeados.
Nomeações estratégicas em conselhos estatais
De acordo com informações do jornal https://www.estadao.com.br/
, 323 aliados do governo Lula foram indicados para ocupar posições em conselhos de empresas públicas ou privadas. Entre os indicados, estão ministros, dirigentes do Partido dos Trabalhadores (PT), servidores comissionados e pessoas ligadas a parlamentares com influência sobre a agenda legislativa. Os salários chegam a R$ 80 mil.
Marcone dos Santos, assistente técnico no gabinete de Hugo Motta (Republicanos-PB), agora ocupa uma posição no conselho fiscal da Infraero, responsável pela operação e desenvolvimento da infraestrutura dos aeroportos brasileiros.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica
em Oeste
A indicação de Santos ocorreu pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. Santos já havia trabalhado com Silvio na Câmara dos Deputados e também no gabinete do deputado Ossesio Silva (Republicanos-PE).
Perfis e trajetórias dos indicados pelo governo Lula

Fachada do Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo brasileiro, em Brasília | Foto: Divulgação/Senado Federal
Já Mariangela Fialek, assessora da Presidência da Câmara dos Deputados, agora é conselheira da Brasilcap, subsidiária do Banco do Brasil que trabalha com títulos de capitalização.
Ela é ligada a Arthur Lira (PP-AL), antecessor de Hugo Motta, e manteve seu cargo depois da transição de liderança na Casa Legislativa. Conhecida como Tuca, Fialek é uma figura carimbada nos corredores do Congresso e teve papel relevante na distribuição de emendas e no chamado "Orçamento secreto".
https://www.youtube.com/watch?v=N-SnCytMHuk
Fialek já trabalhou com o ex-senador Romero Jucá (MDB-RR) e com o ex-presidente Michel Temer, na Secretaria de Governo da Presidência. Na administração de Jair Bolsonaro, ela atuou no Ministério do Desenvolvimento Regional sob Rogério Marinho, agora senador. O perfil de Fialek é semelhante ao de Ana Paula de Magalhães Albuquerque Lima, chefe de gabinete de Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).
Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-266/voltamos-aos-bilhoes/
, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 266 da Revista Oeste
Ela é a principal assessora do presidente do Senado em assuntos relacionados ao Orçamento público, com cargos nos conselhos fiscais da Caixa Loterias e de administração da PPSA, estatal criada para a exploração do pré-sal. A remuneração mensal dos dois cargos é de R$ 13,7 mil.
Um relatório da Polícia Federal de 2023 sobre supostos desvios de recursos de emendas revelou que empresários investigados frequentemente trocavam seu contato entre si. Marcos Moura, conhecido como "Rei do Lixo", é um desses empresários.
Outras indicações
No rol dessas nomeações também está Inácio Melo Neto, que preside a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CRPM) e participa do conselho de administração da entidade vinculada ao Ministério de Minas e Energia. Melo Neto é casado com a senadora Eliziane Gama (PSD-MA).
Outro nome é o de Fabio Coutinho, chefe de gabinete do senador Otto Alencar (PSD-BA). Ele atua como conselheiro de administração na Nuclep, estatal que fabrica equipamentos para os setores nuclear, de defesa, de óleo, gás e energia.
Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-266/sostenes-hugo-motta-esta-acuado-com-as-chantagens-do-stf/
, entrevista de Sarah Peres publicada na Edição 266 da Revista Oeste
Já Micheline Xavier Faustino, assessora do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que antecedeu Davi Alcolumbre, está presente nos conselhos da PPSA e da Eletronuclear.
.
Depois de anúncio de viagem de Lula à Rússia, Ucrânia rejeita diálogo com o Brasil
O presidente da https://www.kmu.gov.ua/en
. A informação é do canal CNN.
A decisão ocorreu antes da viagem de Lula a Moscou, onde participará das comemorações pela vitória contra os nazistas, junto ao líder russo Vladimir Putin.
Representantes de Kiev expressaram descontentamento com a visita, alegando que ela representa um apoio aberto a Putin. Eles afirmam que a presença de Lula pode ser vista como um alinhamento com a Rússia.
Há receio de que imagens de Lula ao lado de Putin, possivelmente com unidades e soldados russos envolvidos na invasão à Ucrânia, sejam divulgadas durante o evento.
Diálogo diplomático em suspenso
O governo brasileiro havia solicitado a conversa no início de abril, mas Kiev alegou problemas de agenda para recusar o contato.
Apesar das críticas, o Itamaraty reiterou a posição do Brasil de condenar a invasão da Ucrânia pela Rússia e afirmou que a solução para o conflito deve ser buscada por meio da diplomacia.
Durante o funeral do Papa em Roma, Zelensky e Lula estiveram presentes, mas não se encontraram. Zelensky encontrou-se com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e outros líderes europeus.
O assessor especial da Presidência, Celso Amorim, afirmou que o Brasil busca dialogar com todas as partes envolvidas em conflitos, destacando a importância de ouvir todos os lados.
Impactos na relação Brasil-Ucrânia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky | Foto: RS Zelensky/Fotos Publicas
A visita de Lula a Moscou pode complicar ainda mais as relações entre Brasil e Ucrânia. Zelensky já convidou Lula várias vezes para visitar a Ucrânia e testemunhar a realidade do conflito.
Em resposta, Lula enviou Amorim para visitar o país em guerra em 2023. No entanto, a confirmação da visita a Moscou parece ter prejudicado o diálogo com Kiev.
Além disso, as relações bilaterais podem enfrentar novas tensões com a mudança na embaixada da Ucrânia em Brasília.
O embaixador Andrii Melnyk assumirá a chefia da missão ucraniana na ONU, em Nova York, e ainda não foi anunciado um substituto para sua posição no Brasil. Isso pode ser interpretado como um sinal do descontentamento de Kiev com a política externa brasileira.
Fontes diplomáticas brasileiras destacam que a postura mais severa de Kiev em relação ao Brasil, comparada aos Estados Unidos, é notável. Entretanto, o governo brasileiro sustenta que o diálogo e a diplomacia são os caminhos para resolver o conflito.
+ Leia mais notícias do https://revistaoeste.com/mundo/
em Oeste
.
Bolsonaro divulga novo vídeo no hospital
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) divulgou, nesta segunda-feira, 28, um novo vídeo em que aparece realizando sessões de fisioterapia no https://www.rededorsaoluiz.com.br/star/dfstar
, em Brasília. As imagens mostram o ex-chefe do Executivo ao lado de enfermeiros e de outros pacientes, enquanto realiza os exercícios.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/
em Oeste
A divulgação das imagens ocorre no dia em que Bolsonaro completa 15 dias internado na unidade de terapia intensiva (UTI). Ele se recupera de uma cirurgia no aparelho intestinal.
https://twitter.com/revistaoeste/status/1916948802939867463
Médicos autorizam Bolsonaro a ingerir líquidos
Nesta segunda-feira, Bolsonaro recebeu autorização médica para começar a ingerir líquidos e alimentos leves, como água, chá e gelatina. Desde que o procedimento foi realizado, https://revistaoeste.com/politica/na-uti-jair-bolsonaro-atualiza-estado-de-saude/
.
"Ainda persisto com sinais de gastroparesia [retardo no esvaziamento do estômago] e soluços que tiram qualquer ser humano do sério, mas sendo clinicamente controlados e acompanhados", escreveu Bolsonaro, no X.
Além disso, o ex-presidente afirma que segue fazendo fisioterapias para conter a perda de massa muscular. Ainda não há previsão de alta.
Ver esta publicação no Instagram
https://www.instagram.com/p/DI6kk5iROEE/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=loading
Os médicos submeteram o ex-presidente a uma cirurgia em 13 de abril, em virtude de uma obstrução parcial no intestino. O problema foi causado por cicatrizes internas que se formaram depois de várias operações decorrentes do atentado a faca que sofreu em 2018.
O post https://revistaoeste.com/politica/bolsonaro-divulga-novo-video-no-hospital/
.
https://revistaoeste.com/politica/bolsonaro-divulga-novo-video-no-hospital/
Trump aposta no etanol para abastecer os EUA
Não é apenas o Brasil que se beneficia do uso do etanol para movimentar a frota. Os Estados Unidos, por exemplo, também aproveitam as vantagens desse biocombustível — o que deve aumentar ainda mais com o anúncio da gestão Donald Trump desta segunda-feira, 28.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/agronegocio/
em Oeste
O governo norte-americano emitiu uma isenção de emergência para permitir a venda de gasolina com maior teor de etanol durante o verão. A liberação entra em vigor no dia 1º de maio.
Combustível para a economia
Além do alívio para os consumidores, o ato deve incrementar as demandas para os agricultores, conforme explica Brooke Rollins, a Secretária de Agricultura dos EUA. "Essa medida para permitir a venda de verão do E15 proporcionará alívio imediato aos consumidores, oferecerá mais opções nas bombas e aumentará a demanda por milho cultivado, processado e usado aqui na América”, disse.
Seja no Brasil ou nos EUA, a oferta de etanol depende da produção agrícola. Para os brasileiros, a maior fonte vem do cultivo de cana-de-açúcar. Contudo, o país também faz o biocombustível com o milho — que é a matéria-prima de quase toda a oferta norte-americana.
Etanol nos EUA
De acordo com a https://www.eia.gov/todayinenergy/detail.php?id=62103
, quase toda a gasolina vendida nos EUA tem cerca de 10% de etanol na mistura. É o chamado E10. A adoção da fórmula com 15% acontece eventualmente, com a liberação das autoridades, desde 2001. Além disso, também existem os combustíveis E85, com entre 51% e 85% de álcool na composição, a depender do Estado.
A adoção da gasolina E10 no mercado norte-americano teve início há mais de 50 anos. Segundo a EIA, tudo começou com uma emenda à Lei do Ar Limpo, no fim da década de 1970.
Atualmente, os EUA são os maiores produtores desse biocombustível no planeta. Em 2024, o país produziu 62 bilhões de litros. A segunda posição é do Brasil (33 bilhões de litros). Juntos, os dois países respondem por quase 80% da produção mundial de etanol.
Gasolina com álcool no Brasil
O Brasil também permite a mistura do etanol à gasolina — e o teor é maior que o praticado nos EUA. A proporção no combustível brasileiros varia entre 18% e 27,5%. Por volta de 80% da produção nacional vem da cana-de-açúcar, o restante é feito a partir do milho.
O post https://revistaoeste.com/agronegocio/trump-aposta-no-etanol-para-abastecer-os-eua/
.
https://revistaoeste.com/agronegocio/trump-aposta-no-etanol-para-abastecer-os-eua/
STF invalida leis municipais que proíbem linguagem neutra
invalidou três leis municipais que proibiam o uso da linguagem neutra em escolas e na administração pública. A decisão abrange normas de Porto Alegre (RS), São Gonçalo (RJ) e Muriaé (MG).
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/
em Oeste
As legislações contestadas determinavam o uso exclusivo da norma padrão do português em ambientes escolares e institucionais. A lei de São Gonçalo, por exemplo, proibia explicitamente a "utilização da linguagem neutra” e do dialeto “não binário" nas escolas.
O https://revistaoeste.com/tag/andre-mendonca/
, relator das ações, afirma que apenas a União tem competência para legislar sobre normas de língua portuguesa e sobre currículos escolares. Para ele, essas matérias exigem uniformidade nacional e não podem ser reguladas por Estados ou municípios.
https://www.youtube.com/watch?v=RbNdJNcJ6Eg
“Em sucessivos julgados, esta Corte tem se manifestado sobre a inconstitucionalidade de atos normativos municipais e estaduais que caminham nesse sentido”, disse o magistrado.
Além disso, o relator ressalta que a intervenção de leis locais nesse tipo de conteúdo compromete a harmonia do sistema de ensino e afronta a competência privativa da União.
Cristiano Zanin propõe anular apenas trechos das leis
O ministro Cristiano Zanin discordou parcialmente da maioria. Ele sugeriu invalidar apenas os trechos que ultrapassassem a competência dos municípios, mantendo dispositivos que reforçassem o ensino da norma culta.
No caso de Muriaé (MG), Zanin defendeu a validade do artigo que assegura aos estudantes "o direito ao aprendizado da língua portuguesa de acordo com a norma culta e orientações legais de ensino, utilizando apenas flexões de gênero e número conforme regras gramaticais consolidadas".
Em contrapartida, ele votou para anular o dispositivo que obrigava as secretarias municipais a fomentar "iniciativas de defesa aos estudantes" contra conteúdos divergentes das normas oficiais, entendendo que tal medida extrapolava a competência local.
Maioria do STF acompanha voto do relator
Já o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF, e os ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Flávio Dino, Edson Fachin, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Luiz Fux acompanharam integralmente o voto do relator.
Kássio Nunes Marques, por sua vez, também divergiu parcialmente, alinhando-se à posição de Cristiano Zanin nas três ações analisadas.
+ Leia também: https://revistaoeste.com/brasil/apenas-52-dos-alunos-do-ensino-medio-publico-alcancam-nivel-adequado-em-matematica-diz-estudo/
Com a decisão, o STF reforçou o entendimento de que questões relativas à língua portuguesa e aos currículos escolares pertencem exclusivamente à esfera federal. Assim, a Corte impede que legislações locais tratem sobre o tema.
O post https://revistaoeste.com/politica/stf-invalida-leis-municipais-que-proibem-linguagem-neutra/
.
https://revistaoeste.com/politica/stf-invalida-leis-municipais-que-proibem-linguagem-neutra/
Collor recebe oferta de emprego em presídio de Maceió
O ex-presidente da República Fernando Collor de Mello recebeu uma proposta para trabalhar em uma fábrica instalada dentro do núcleo industrial do Complexo Penitenciário de https://maceio.al.gov.br/
(AL). A oferta inclui um salário mínimo e uma carga horária de 40 horas semanais — das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, com uma hora de almoço.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/
em Oeste
Collor recebeu a oferta da companhia Pré-Moldados Empresarial Alagoas no mesmo dia que foi preso, na última sexta-feira, 25. A empresa produz e comercializa estruturas pré-moldadas de concreto para a construção civil.
Dono da empresa vê potencial em Collor
Roberto Boness, proprietário da empresa, afirmou ao portal UOL que “seria de grande ajuda ter um profissional como Collor”. “Com a visão gerencial dele, acredito que alavancaria nossa empresa a outro patamar."
O empresário viu a chegada do político como uma oportunidade de aproveitar suas habilidades gerenciais, especialmente porque a companhia nunca empregou um detento com nível superior.
https://www.youtube.com/watch?v=fzU891EZ6i0
Marcelo Bessa, advogado de Collor, afirmou ao UOL não ter conhecimento da oferta. Boness enviou a proposta ao sistema prisional e aos advogados que representaram o ex-presidente durante a audiência de custódia. A aceitação da vaga depende de Collor.
Na empresa, o https://revistaoeste.com/tag/fernando-collor-de-mello/
trabalharia ao lado de 30 funcionários, dos quais 25 também são condenados. Em 13 anos, a empresa empregou 380 presos sem enfrentar problemas significativos. Para aceitar o trabalho, Collor precisará ser transferido para o Núcleo Ressocializador da Capital, uma instalação que abriga apenas detentos que trabalham e têm bom comportamento.
Presídio em más condições
O Complexo Penitenciário Baldomero Cavalcante, onde Collor se encontra, foi criticado por causa das más condições. Inicialmente, ele foi alojado na sala do diretor do presídio, segundo informações do jornal Folha de S.Paulo. É esperado que, em cerca de um ano e meio, o ex-presidente possa requerer o regime semiaberto.

Collor se deslocava para Brasília para se apresentar voluntariamente, mas acabou detido em Alagoas | Foto: Reprodução/Wikimedia Commons
O núcleo industrial do presídio de Maceió foi inaugurado em 2010 em parceria com o Conselho Nacional de Justiça. O objetivo da iniciativa é oferecer incentivos para empresas que se instalem no complexo prisional. Atualmente, 15 empresas operam no local.
O post https://revistaoeste.com/politica/collor-recebe-oferta-de-emprego-em-presidio-de-maceio/
.
https://revistaoeste.com/politica/collor-recebe-oferta-de-emprego-em-presidio-de-maceio/
Defesa de Collor tem 48 horas para apresentar atestados médicos, decide Moraes
Nesta segunda-feira, 28, o ministro do Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu 48 horas para a defesa Fernando Collor apresentar documentos médicos a respeito de saúde do ex-presidente.
Além disso, o juiz do STF pôs sigilo sobre os atestados.
Os advogados pediram a concessão de prisão domiciliar, em virtude de Collor ter 75 anos, além de comorbidades graves, como Parkinson, apneia do sono grave e transtorno afetivo bipolar.
A decisão se deu depois de audiência entre Moraes e a defesa do ex-presidente.
O post https://revistaoeste.com/politica/fernando-collor-tem-48-horas-para-apresentar-atestados/
.
https://revistaoeste.com/politica/fernando-collor-tem-48-horas-para-apresentar-atestados/
CCJ da Câmara vota recurso de Glauber Braga
Depois do pedido de vista apresentado na semana passada, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara pautou a votação do recurso de Glauber Braga (Psol-RJ) para esta terça-feira, 29.
O colegiado analisa o recurso de Glauber Braga contra a decisão do Conselho de Ética da Casa de 9 de abril, que aprovou com 13 favoráveis a cassação do psolista – foram 5 votos contrários, e sem nenhuma abstenção.
+ https://revistaoeste.com/politica/na-ccj-relator-rejeita-recurso-de-glauber-braga-contra-cassacao/

O psolista ficou 9 dias em greve de fome na Câmara | Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
O relator do recurso na CCJ, deputado Alex Manente (Cidadania-SP), apresentou um parecer em que rejeitou todas as contestações apresentadas pela defesa do psolista.
Entre os pontos apresentados pelo parlamentar de esquerda, estava o pedido de suspeição do relator do processo no Conselho de Ética, deputado Paulo Magalhães (PSD-BA). Glauber alegou que o parlamentar teria sido “parcial” em seu parecer.
“O exame das alegações do recorrente quanto à aplicação ou não da imunidade material, à suposta existência de perseguição política, bem como à eventual desproporcionalidade da penalidade imposta, configuraria verdadeira usurpação de competência do Conselho de Ética e atentaria contra a separação funcional dos órgãos internos da Câmara dos Deputados”, analisou Manente. “Por essas razões, tais alegações devem ser consideradas insuscetíveis de reexame por esta Comissão, no âmbito do presente recurso.”
O processo de Glauber Braga
Glauber Braga enfrenta uma ação movida pelo Partido Novo depois de ter agredido Gabriel Costenaro, integrante do Movimento Brasil Livre (MBL) com chutes. Na ocasião, o parlamentar do Psol também tentou agredir o deputado federal Kim Kataguiri (União-SP), que é coordenador nacional do MBL.
Na ocasião, o grupo do MBL estava na Casa para conversar com deputados contra a regulamentação do Uber. Depois do ocorrido, o psolista divulgou uma nota em que afirma que “não se arrependia do que tinha feito” e que foi provocado pelo integrante do movimento.
https://twitter.com/KimKataguiri/status/1780302482897248693
No Conselho de Ética, o psolista alegou ter se defendido depois de o integrante do MBL ter atacado verbalmente sua mãe. Pouco antes de o colegiado votar pela cassação do seu mandato, o parlamentar anunciou uma greve de fome. Ele passou nove dias sem se alimentar e dormiu no plenário 5 da Câmara.
O protesto chegou ao fim em 17 de abril, depois de um acordo com o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB). O psolista recebeu a garantia que terá 60 dias para apresentar sua defesa no processo de cassação de mandato antes da votação no plenário.
https://twitter.com/revistaoeste/status/1912994471848845454
O post https://revistaoeste.com/no-ponto/ccj-da-camara-vota-recurso-de-glauber-braga/
.
https://revistaoeste.com/no-ponto/ccj-da-camara-vota-recurso-de-glauber-braga/
Bebês reborns: a brincadeira dos adultos
Brincadeira de boneca virou coisa de adulto — ao menos para aqueles que se dizem “pais” ou “mães” dos bebês reborns. São bonecas feitas com características tão realistas que chegam a confundir um observador desavisado — um hobby nada barato.
+ Conheça mais https://revistaoeste.com/tag/curiosamente/
e desvende um mundo escondido
A depender da complexidade, um desses bebês artificiais pode chegar à casa dos R$ 15 mil. Nesses casos, são reborns cheios de detalhes, feitos com silicone, para que haja até a imitação das dobras comuns na pele dos recém-nascidos. Porém, os modelos mais simples começam em valores entre R$ 300 e R$ 600. Ainda assim, têm mais semelhanças com um humano quando comparados aos brinquedos encontrados nas lojas infantis.
Para alguns, a brincadeira ficou tão séria que comerciantes estão simulando partos para os clientes nas lojas. O brinquedo sai de uma embalagem de plástico. Claro, nada de parto natural, mas pode haver a simulação de uma cesariana, com direito a vendedores vestidos com jalecos brancos e corte de um “cordão umbilical”.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/tecnologia/
em Oeste
Além disso, existem donos que se dizem fazendo uma adoção — e não comprando um objeto. Um deles, inclusive, é um padre famoso.
O padre que virou "pai" de boneca
Durante uma viagem aos Estados Unidos no mês de abril, o padre Fábio de Melo anunciou a “adoção” de um reborn, em uma visita ao país. O boneco veio para o Brasil com passaporte e nome em homenagem à mãe do sacerdote — Ana Maria. A história se completa com um toque especial: o objeto tem as características físicas de uma criança com síndrome de Down.
Bebês reborns "quase vivos"
Existem donos dos bebês hiper-realistas que buscam experiências muito além da aparência. Seus bonecos quase parecem vivos com tantas funcionalidades.
https://www.tiktok.com/@imperioreborns?refer=embed
Os modelos mais incrementados chegam a simular necessidades como se alimentar e até evacuar — com direito a um banho para limpar a sujeira. Algumas lojas já oferecem produtos que simulam gestos e olhares. Resta saber qual será o resultado quando criarem bebês reborns que consiga aprender, como o ChatGPT — Hollywood mostrou alguns exemplos.
O post https://revistaoeste.com/tecnologia/bebes-ireborns-i-a-brincadeira-dos-adultos/
.
https://revistaoeste.com/tecnologia/bebes-ireborns-i-a-brincadeira-dos-adultos/
Faroeste à Brasileira: assista ao programa de 28/4/2025
O programa Faroeste à Brasileira vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h, com apresentação de Tiago Pavinatto. Os comentários são de Ana Paula Rocha, Luís Artur Nogueira e Marcelo Suano. Convidados do dia: Alessandro Azzoni e Bianca Pagliarin.
https://www.youtube.com/watch?v=oXMDMXO68_4
Acompanhe os destaques desta edição do Faroeste à Brasileira
https://revistaoeste.com/mundo/dilma-rousseff-chama-francisco-de-papa-religioso-e-vira-meme/
;
Lula diz que não encontrou Trump no funeral do papa Francisco;
Lula leva até tesoureira do PT para velório do papa;
"Anistia é perdão, e o que aconteceu no 8/1 é imperdoável", diz Barroso;
Para maioria dos brasileiros, 8 de janeiro não foi tentativa de golpe;
Prisão de Collor é tratada por ministros do STF como precedente para caso Bolsonaro;
;
STF permite apreensão da CNH e passaporte em caso de dívidas;
STJ institui a "semana de sessões virtuais" e facilita agendas de ministros no exterior;
https://revistaoeste.com/politica/carlos-lupi-foi-alertado-sobre-fraude-no-inss/
;
Governo Lula fecha contrato de R$ 328 milhões com empresa alvo da PF;
Lula turbina salários de 323 aliados com cargos em conselhos; e
Na contramão da TV aberta, TV Brasil quer investir R$ 30 milhões em programação infantil.
+ https://www.youtube.com/watch?v=GXcLsFl-Vl0&list=PLa6ZAwmKhIlploBxeQKb1PsUMD03j1tCx
e veja todas as edições do Faroeste à Brasileira
.
Com epilepsia, preso pelo 8/1 tem convulsões na cadeia
Em 8 de janeiro de 2023, o técnico em enfermagem Marcelo Eberle Motta, de 45 anos, dirigiu-se a Brasília para se manifestar em prol da família e da liberdade de expressão. Ele acreditava que o ato seria pacífico. Ao chegar à Praça dos Três Poderes, deparou-se com uma cena de guerra. Em virtude das bombas de efeito moral, refugiu-se no https://portal.stf.jus.br/
de onde gravou um vídeo para as redes sociais a fim de relatar o que ocorrera.
Dezenove dias depois do ato, a polícia prendeu Motta na residência dele, em Juiz de Fora (MG), "o que gerou espanto ao denunciado e à sua família, haja vista que não corroborou com nada do ocorrido de cunho ilícito", disse o advogado de Motta, Luiz Antonio Iennaco. "Isto é, não depredou, não se armou, não incitou depredações ou invasões", acrescentou a defesa.
Após idas e vindas em relação à prisão do homem, em 17 de fevereiro deste ano a maioria da 1ª Turma do STF votou para condená-lo a 17 anos de prisão. Passados dez dias, e ainda com possibilidade de apresentação de recursos, o relator dos processos do 8 de janeiro no STF, Alexandre de Moraes, mandou o homem de volta para a cadeia, por "receio de fuga". No começo deste mês, devido a um pedido de vista do ministro Luiz Fux, o julgamento foi suspenso. Fux tem até três meses para devolver o processo.
Iennaco manifestou preocupação, ao STF, quanto à saúde do homem. Isso porque, de acordo com a defesa, o técnico em enfermagem tem epilepsia, além de rinite alérgica. A unidade prisional onde atualmente se encontra, chamada Ceresp, não tem estrutura adequada para cuidar de Motta, alegou o advogado.
Apelo da defesa do preso do 8 de janeiro

O ministro Alexandre de Moraes, durante julgamento na 1ª Turma do STF - 25/03/2025 | Foto: Rosinei Coutinho/STF
Ciente do quadro de saúde de Motta, Moraes determinou a realização de exames médicos.
Em uma petição protocolada no domingo 27, Iennaco lembrou a Moraes que o prazo estabelecido pelo juiz do STF já se esgotou, sem sequer ter havido agendamento.
"A impossibilidade de imediata realização do exame pericial, a demora e a incerteza da implementação célere da ordem emanada traduzem-se em exposição do réu ao risco de morte, em decorrência de alguma das cada vez mais frequentes crises convulsivas que vem sofrendo, em decorrência das naturais restrições e impedimentos ao socorro imediato e adequado", informou Iennaco.
Disse o advogado: "No documento em referência, o juiz de Direito da Vara de Execuções Penais daquela comarca informa a indisponibilidade de serviço pericial e impossibilidade de constituição de junta médica. Em decorrência, determinou o oficiamento à Secretaria de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais para as 'providências cabíveis' ao cumprimento da decisão de Vossa Excelência, com apresentação de laudo médico no prazo de dez dias. Da expedição daquele documento, em 21/3/2025, e da ordem de Vossa Excelência para produção do laudo em dez dias, prolatada em 19/3/2025, vai-se mais de um mês. Do encarceramento, em 27/2/2025, vão-se dois".
Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-264/8-de-janeiro-orfaos-de-pais-vivos/
, reportagem publicada na Edição 264 da Revista Oeste
O post https://revistaoeste.com/no-ponto/o-martirio-de-um-preso-do-8-de-janeiro-com-epilepsia/
.
https://revistaoeste.com/no-ponto/o-martirio-de-um-preso-do-8-de-janeiro-com-epilepsia/
Paralisação surpresa afeta transporte público em São Paulo
Uma paralisação surpresa de motoristas da Viação Sambaíba afetou pelo menos 39 linhas de ônibus na manhã desta segunda-feira, 28, na cidade de São Paulo. A interrupção do serviço prejudicou milhares de passageiros e gerou filas nos pontos de embarque na capital paulista.
Segundo a https://www.sptrans.com.br/
, a operação das linhas começou a ser normalizada de forma gradual. Não houve, portanto, aviso prévio sobre a paralisação, e o sindicato dos motoristas e cobradores da cidade não divulgou comunicado oficial sobre o motivo da mobilização.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/brasil/
em Oeste
“É lamentável que a população seja prejudicada, sem a prestação de serviço essencial, e sem qualquer aviso prévio”, disse a SPTrans em nota oficial.
A Viação Sambaíba informou que as liberações dos veículos ocorreram aos poucos, mas não especificou quantas linhas já haviam retomado o atendimento regular até o fechamento desta edição. A companhia opera linhas importantes que ligam bairros da zona Norte a regiões centrais da capital.
https://www.youtube.com/watch?v=Uv_5I5e1geI
“Reforçamos que nossas atividades já estão normalizadas mantendo o nosso compromisso com os clientes e com a cidade de São Paulo na prestação dos nossos serviços sempre com atenção, excelência e segurança”, comunicou a Sambaíba à CNN Brasil.
Além disso, a SPTrans afirma que monitorou a situação desde as primeiras horas do dia e que disponibilizou fiscais para orientar passageiros afetados pela paralisação. Em contrapartida, a https://revistaoeste.com/tag/prefeitura-de-sao-paulo/
ainda não se pronunciou sobre possíveis penalidades à empresa por falhas no atendimento.
Paralisações recentes elevam a tensão no transporte
Nos últimos meses, o transporte público paulistano tem enfrentado episódios de greve e paralisações pontuais. A instabilidade afeta diretamente a rotina dos trabalhadores que dependem dos ônibus para se deslocar.
+ Leia também: https://revistaoeste.com/politica/sob-protestos-camara-de-sao-paulo-aprova-reajuste-anual-a-servidores/
Com mais de 1,5 milhão de passageiros transportados diariamente pelas linhas municipais, qualquer interrupção impacta significativamente o funcionamento da cidade.
O post https://revistaoeste.com/brasil/paralisacao-surpresa-afeta-transporte-publico-em-sao-paulo/
.
https://revistaoeste.com/brasil/paralisacao-surpresa-afeta-transporte-publico-em-sao-paulo/
Mensagens revelam tentativa do PCC de se aproximar de ministro do STF
Investigadores identificaram uma tentativa de aproximação entre a cúpula do PCC e o ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (https://portal.stf.jus.br/
) do Ministério Público de São Paulo (MPSP), conforme revelou o site Metrópoles.
O Procedimento Investigatório Criminal (PIC), que soma 683 páginas, mostra detalhes dessa tentativa. Documentos, quebras de sigilo telefônico e imagens extraídas de celulares apreendidos mostram como Rodrigo Felício, conhecido como “Tiquinho”, manteve influência mesmo dentro da Penitenciária de Segurança Máxima Presidente Venceslau II, no interior de São Paulo.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Apesar das restrições, Tiquinho conseguiu enviar cartas escritas à mão para seus comparsas. A companheira do criminoso, que o visitava regularmente, agia como portadora desses bilhetes. Em uma dessas mensagens, ele orientou a própria filha sobre a maneira de abordar o ministro Nunes Marques.
Relatórios do Gaeco esclarecem que, embora houvesse diálogos sobre uma possível reunião, não surgiram provas de que o encontro tenha ocorrido
Relatórios do Gaeco esclarecem que, embora houvesse diálogos sobre uma possível reunião, não surgiram provas de que o encontro tenha ocorrido. Além disso, o ministro rejeitou seis pedidos apresentados pela defesa de Tiquinho, todos relacionados a processos em tramitação no STF.
A troca de mensagens entre a filha de Tiquinho e sua madrasta revelou detalhes das tratativas. Em uma das conversas, a jovem afirmou ter participado de um jantar em uma embaixada, onde conheceu pessoas que poderiam facilitar o acesso ao ministro. Em outro trecho, informou que aguardava resposta de um contato para a confirmação de uma reunião.
Outros diálogos indicam que a filha planejava enviar um telegrama codificado ao pai, orientando sobre os próximos passos caso a reunião fosse marcada. Depois da visita à penitenciária, a companheira de Tiquinho relatou que o preso recomendou agir sem advogado, uma vez que o processo já estaria sob análise de Nunes Marques.
A investigação também apontou dificuldades nas tentativas de aproximação. Em mensagens posteriores, a filha explicou que, embora tivessem conseguido se reunir com alguém supostamente ligado ao ministro, perceberam que o contato não seria eficaz. Mesmo assim, prometeram insistir nas tentativas.
STF declarou que o ministro nunca recebeu pessoas relacionadas ao PCC
O gabinete de Kassio Nunes Marques confirmou a existência de oito ações envolvendo Rodrigo Felício, sendo seis decisões desfavoráveis ao criminoso. Nas outras duas, houve pedido para redistribuição ao ministro Edson Fachin, cuja análise caberia à presidência do Supremo.
Em nota oficial, o STF declarou que o ministro nunca recebeu nem conheceu as pessoas citadas. Um advogado da defesa solicitou audiência pelos canais formais. Seguindo o procedimento padrão, o pedido foi atendido por um juiz instrutor do gabinete, em videoconferência.
“O ministro Nunes Marques não conhece as pessoas mencionadas e nunca as recebeu. Um advogado da parte (Tiquinho) pediu audiência pelos meios oficiais e foi atendido por um juiz instrutor do gabinete de Nunes Marques, como de praxe", disse o STF. "A audiência foi por videoconferência.”
.
Líder do PDT na Câmara defende Lupi: ‘Demiti-lo é demitir o partido’
O líder do PDT na https://www.revistaoeste.com/tag/camara-dos-deputados/
, Mário Heringer (MG), afirmou que uma possível demissão de Carlos Lupi do Ministério da Previdência seria equivalente à demissão do partido.
Em entrevista ao portal https://www.poder360.com.br/
, ele disse que a legenda não deve, "de maneira alguma", indicar um substituto caso Lupi seja realmente dispensado.
Heringer também afirmou que, mesmo se Lupi decidir pedir demissão, o PDT não deve indicar um novo nome para o ministério. Ele relembrou que era contra aceitar o cargo quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidou o partido a assumir a Previdência, pois considera o ministério problemático e alvo de críticas constantes.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica
em Oeste
“Não tem sentido a gente abraçar somente o ônus e não ter o bônus por apoiar o governo”, disse Heringer. "É o Ministério que só dá problema, que todo mundo só sabe julgar a culpa nele sobre tudo, inclusive punindo os aposentados brasileiros com reformas de Previdência."
Desafios do PDT no governo e fraude no INSS

Alessandro Stefanutto, presidente afastado do cargo no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) | Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal/Instagram
O líder do PDT expressou que a sigla busca um espaço maior no governo para promover suas políticas públicas. No entanto, atualmente enfrenta dificuldades com o Ministério da Previdência, que, segundo ele, se tornou um "patinho feio" responsabilizado por diversos problemas, especialmente em relação às "reformas que penalizam os aposentados".
https://www.youtube.com/watch?v=rf2PnvSvqnQ
Na semana passada, a Polícia Federal deflagrou a Operação Sem Desconto, para investigar fraudes no INSS. Estima-se que um esquema tenha causado prejuízo de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024. Em razão disso, o então presidente do instituto, Alessandro Stefanutto, está fora do cargo.
Segundo as investigações, entidades de classe realizavam descontos não autorizados nos benefícios de aposentados e pensionistas. A Controladoria-Geral da União (CGU) iniciou as apurações em 2023, depois de detectar um aumento nos descontos.
Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-266/voltamos-aos-bilhoes/
, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 266 da Revista Oeste
Entre os possíveis crimes ligados ao caso, estão corrupção ativa e passiva, organização criminosa, lavagem de dinheiro e falsificação de documentos. O governo orientou os beneficiários a verificarem seus extratos de pagamento e a solicitarem a exclusão de descontos indevidos através do aplicativo Meu INSS ou do site oficial do instituto.
O post https://revistaoeste.com/politica/lider-do-pdt-na-camara-defende-lupi-demiti-lo-e-demitir-o-partido/
.
https://revistaoeste.com/politica/lider-do-pdt-na-camara-defende-lupi-demiti-lo-e-demitir-o-partido/
Oeste com Elas: assista ao programa de 28/4/2025
O Oeste com Elas vê com olhar afiado os principais fatos do Brasil e do mundo. Apresentado por Adriana Reid, Marina Helena e Paula Camacho, o programa é transmitido de segunda a sexta-feira, ao vivo, das 10h às 12h.
Assista ao Oeste com Elas
https://www.youtube.com/live/HwAHE9C9D1Q?si=A1fKIcepd7z6AD7G
+ https://revistaoeste.com/oeste-com-elas/
para ver todas as edições do Oeste com Elas
O post https://revistaoeste.com/oeste-com-elas/oeste-com-elas-assista-ao-programa-de-28-4-2025/
.
https://revistaoeste.com/oeste-com-elas/oeste-com-elas-assista-ao-programa-de-28-4-2025/
O Vaticano informou nesta segunda-feira, 28, que o conclave para eleger o novo pontífice terá início no dia 7 de maio. A decisão ocorre depois da morte do papa Francisco e reúne cardeais de todo o mundo na Capela Sistina, em Roma.
A tradição determina que os cardeais com menos de 80 anos se reúnam em votações secretas até elegerem o novo líder da Igreja Católica com maioria de dois terços.
O procedimento prevê duas votações pela manhã e duas à tarde, todos os dias, até a eleição do novo pontífice. Se nenhuma escolha ocorrer nos três primeiros dias, os cardeais fazem uma pausa para oração e reflexão antes de retomar as votações.
Atualmente, o Colégio Cardinalício conta com 252 membros, sendo 135 eleitores. No entanto, dois religiosos anunciaram que não irão votar por questões de saúde, o que reduz o número para 133.
O post https://revistaoeste.com/mundo/fonte-do-vaticano-diz-que-conclave-deve-comecar-em-7-de-maio/
.
https://revistaoeste.com/mundo/fonte-do-vaticano-diz-que-conclave-deve-comecar-em-7-de-maio/
STF retoma julgamento sobre prisão de Collor
O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta segunda-feira, 28, às 11h, o julgamento sobre a prisão do ex-presidente Fernando Collor de Mello. A maioria dos ministros já se pronunciou a favor de manter a decisão do ministro Alexandre de Moraes.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica
em Oeste
Inicialmente, o ministro Gilmar Mendes havia solicitado um destaque, o que levaria o caso ao plenário físico. No entanto, ele retirou o pedido, o que permitiu a volta do julgamento para o plenário virtual, onde não há debate — os ministros apenas inserem o texto com o voto no sistema on-line ou acompanham ou divergem do voto relator.
STF já em maioria para manter prisão de Collor
Os ministros Flávio Dino, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia e Dias Toffoli votaram para manter a prisão. Ainda não votaram André Mendonça, Luiz Fux, Nunes Marques e Gilmar Mendes. Cristiano Zanin declarou-se impedido devido a sua atuação anterior em casos relacionados à Operação Lava Jato.
Em 2023, Collor foi condenado a oito anos e dez meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em um esquema investigado pela Operação Lava Jato na BR Distribuidora, antiga subsidiária da Petrobras. A defesa de Collor apresentou recursos, mas Moraes considerou a tentativa como de "caráter meramente protelatório".
Prisão e audiência de custódiahttps://wainews-homolog.streamlit.app/~/+/#79245de3
Depois da decisão de Moraes, https://revistaoeste.com/politica/collor-e-preso-em-maceio/
, enquanto se preparava para viajar a Brasília e se entregar às autoridades.

O ex-presidente Fernando Collor, durante uma sessão no Parlamento | Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Depois de audiência de custódia na tarde de sexta-feira, Moraes autorizou que Collor permanecesse detido em Maceió, onde reside. Ele foi levado para o presídio Baldomero Cavalcanti de Oliveira, onde está uma cela individual em uma ala especial devido ao seu status de ex-presidente.
Em novembro do ano passado, o STF já havia rejeitado um recurso anterior da defesa, mantendo a pena. O novo recurso apresentado no mês passado também foi recusado, levando à execução imediata da prisão.
O post https://revistaoeste.com/politica/stf-retoma-julgamento-sobre-prisao-de-collor/
.
https://revistaoeste.com/politica/stf-retoma-julgamento-sobre-prisao-de-collor/
SP: Defesa Civil emite alerta para fortes chuvas e riscos de deslizamentos
emitiu alerta para os riscos de fortes chuvas em todo o Estado desde as primeiras horas desta segunda-feira, 28. Depois de um fim de semana com precipitações mais moderadas, a previsão é de que a frente fria cause tempestades com raios e ventos fortes.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/brasil
em Oeste
De acordo com meteorologistas do Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil (CGE), as áreas mais afetadas serão a Região Metropolitana de São Paulo e o Litoral Norte, onde se esperam temporais generalizados, especialmente à tarde.
Chuvas em outras regiões
Em outras regiões do Estado, o risco de tempestades também existe, mas de forma mais localizada e sem grandes acumulados de precipitação.
Os meteorologistas indicam que, a partir de terça-feira, 29, uma massa de ar seco deverá passar pela região, afastando as chuvas e provocando uma queda nas temperaturas. Essa mudança climática trará um alívio temporário após as tempestades previstas para o início da semana.
Medidas de segurança e recomendações
A Defesa Civil destaca que, devido às chuvas recentes, o solo já está bastante encharcado, o que eleva o risco de deslizamentos de terra.
https://www.youtube.com/watch?v=50udqMfVq58
Moradores de áreas de encosta devem ficar atentos a sinais de instabilidade, como rachaduras nas paredes, água barrenta descendo por encostas e postes ou árvores inclinados. Esses sinais indicam a necessidade de evacuação imediata para garantir a segurança dos habitantes.
Além disso, com o objetivo de evitar acidentes, a Defesa Civil recomenda que, durante chuvas intensas, a população evite permanecer próxima a árvores ou estruturas metálicas frágeis, e jamais atravesse ruas que estejam alagadas. Essas precauções são essenciais para minimizar riscos à segurança das pessoas e evitar danos materiais.
.
Stingray: vídeos musicais para (quase) todos os gostos
O número de serviços de streamings de vídeos e séries não para de crescer. Um deles, o Stingray, é diferente - só disponibiliza música. Basicamente, shows.
Os shows apresentados em sua maioria estão na área pop - Phil Collins, Everly Brothers, Adelle, Tears for Fears, Michael Bolton, John Denver, Toto, Alanis Morissette, Peter Frampton, Shakira, Oasis, ABBA, Rod Stewart, Fleetwood Mac, Taylor Swift, Abba, Coldplay, Katy Perry, Lady Gaga, Eletric Light Orchestra, Spice Girls, Pet Shop Boys, Destiny Child, Elton John, Peter Gabriel, Foreigner...
Quem quer rock mais pesado vai encontrar Jeff Beck, ZZ Top, George Thorogood, AC/DC, Linkin Park, Slipknot, Metallica, Rolling Stones, Foo Fighters, Korn, Stroke, Police, Queen, Def Leppard, Megadeath, Deep Purple, Motörhead, Rob Zombie e os preciosos shows de Frank Zappa no Roxy de Los Angeles.
A lista não acaba: tem latinos (José Feliciano), brasileiros (João Bosco, Zeca Pagodinho, Paula Fernandes), black music (James Brown, Snoop Dogg), reggae (Bob Marley, UB40), jazz (Charles Mingus, Chet Baker, Miles Davis, Thelonius Monk), blues (B B King, John Lee Hooker, Muddy Waters), country (Willie Nelson) música clássica, K pop, country, óperas e balé. Faz parte do acervo vídeos de karaoke e de relaxamento com sons de natureza.
A Assinatura do Stingray é acessível através do Amazon Prime.
https://www.youtube.com/watch?v=2PafDz2VdO8
O post https://revistaoeste.com/cultura/stingray-videos-musicais-para-quase-todos-os-gostos/
.
https://revistaoeste.com/cultura/stingray-videos-musicais-para-quase-todos-os-gostos/
Mulher de 25 anos toma posse como a mais jovem juíza federal do país
Aos 25 anos, Luísa Militão Vicente Barroso vai ser juíza do https://www.trf1.jus.br/trf1/home/
em Brasília, tornando-se a mais jovem magistrada federal em atuação no Brasil, conforme o Conselho Nacional de Justiça.
Antes da nomeação ao tribunal, Luísa foi aprovada para promotora de Justiça no Ministério Público da Bahia e na Defensoria Pública de Minas Gerais.
Em 31 de outubro de 2024, contudo, chegou a tão sonhada posse na magistratura, depois de um ano e meio do início do processo seletivo.
“Estou infinitamente realizada com a aprovação no TRF1", disse na rede social. "Quanta honra poder regressar a esse tribunal magnífico, onde tive a alegria de estagiar ainda na graduação, entre 2019 e 2020, uma das experiências mais felizes da minha vida, que me fez ficar apaixonada pela justiça federal”, comemorou em uma postagem feita em rede social."
Vida da juíza federal mais jovem do Brasil

Informação a respeito da juíza federal mais jovem do Brasil é de autoria do CNJ | Foto: Gil Ferreira/CNJ
Após a formatura, Luísa conciliava os estudos com trabalho na Promotoria de Justiça de Inhapim.
Embora tenha apresentado resultados positivos nas duas primeiras provas no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e na Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), ela não conseguiu avançar para as fases seguintes dos certames e decidiu mudar a estratégia.
O novo método de preparação incluía oito horas diárias de videoaulas e leituras, de segunda a sexta-feira, e simulados aos sábados ou domingos.
Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-266/a-cop-dos-absurdos/
, reportagem publicada na Edição 266 da Revista Oeste
.
TCU isenta aliado de Rui Costa em compra frustrada de respiradores
O https://revistaoeste.com/tag/tribunal-de-contas-da-uniao-tcu/
absolveu Carlos Gabas, ex-secretário-executivo do Consórcio Nordeste, em julgamento sobre a compra de respiradores pulmonares que nunca foram entregues durante a pandemia da Covid-19.
A decisão contrariou o parecer da área técnica do tribunal, que recomendava a aplicação de multa e inabilitação de Gabas para funções públicas.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/
em Oeste
Gabas, aliado do ministro da Casa Civil, Rui Costa, participou da aquisição dos aparelhos junto à empresa Hempcare, que recebeu pagamento antecipado de R$ 48 milhões e não cumpriu o contrato.
Embora Rui Costa, à época governador da Bahia e presidente do consórcio, tenha assinado o acordo, ele não foi parte do processo julgado pelo TCU, mas é investigado pela Polícia Federal.
A empresária Cristiana Taddeo, sócia da Hempcare, admitiu em delação premiada o pagamento de R$ 11 milhões em comissões a lobistas que intermediaram o negócio, entre eles um empresário que se apresentava como amigo do então governador da Bahia e da primeira-dama Aline Peixoto.
https://www.youtube.com/watch?v=j-uelAI-Tos
Rui Costa nega irregularidades e afirma que rescindiu o contrato assim que constatou o descumprimento. Além disso, Gabas defendeu sua atuação, alegando que agiu em contexto de urgência e com respaldo jurídico.
Seu advogado, Pablo Domingues, reforçou que Gabas seguiu parecer técnico da Procuradoria do Estado da Bahia e normas da Advocacia-Geral da União, que autorizavam pagamentos antecipados em situações excepcionais.
TCU aponta falhas, mas decide pela absolvição de Carlos Gabas
De acordo com relatório técnico obtido pelo portal UOL, Gabas elaborou a minuta do contrato e autorizou o empenho do valor. Já Valderir Claudino de Souza, então gerente administrativo do consórcio, preparou o termo de referência da contratação.
A área técnica apontou falhas graves, como a falta de qualificação da Hempcare, empresa recém-criada, com capital social incompatível e sem experiência no fornecimento de respiradores. Apesar das críticas, a maioria dos ministros do TCU entendeu que a pandemia justificava a flexibilização de procedimentos.
O voto do ministro Bruno Dantas, acompanhado por Walton Alencar, Benjamin Zymler, Aroldo Cedraz e Antonio Anastasia, defendeu que não era possível exigir conduta diferente dos gestores diante da emergência sanitária.
https://www.youtube.com/watch?v=fr8dkV0YTkE
O relator, ministro Jorge Oliveira, votou pela aplicação de punições, mas foi vencido no julgamento. Oliveira, junto de Augusto Nardes e Jhonatan de Jesus, sustentou que os gestores deveriam ter demonstrado maior cautela ao escolher a empresa fornecedora.
Apesar de absolver Gabas e Valderir, o plenário decidiu abrir uma tomada de contas especial para apurar a responsabilidade da Hempcare pelo prejuízo aos cofres públicos.
O TCU pode reavaliar o caso se surgirem provas de dolo, fraude ou enriquecimento ilícito durante o andamento do processo criminal.
Compra de respiradores do Consórcio Nordeste segue sob investigação
A decisão do TCU não encerra a apuração sobre o caso. Rui Costa continua como alvo de investigação da https://www.gov.br/pf/pt-br
relacionada à compra dos respiradores. A delação premiada da empresária Cristiana Taddeo pode trazer novos desdobramentos.
+ Leia também: https://revistaoeste.com/politica/governo-tenta-oficializar-fundo-privado-fora-do-orcamento/
O episódio envolvendo o Consórcio Nordeste tornou-se um dos símbolos das suspeitas de má gestão e irregularidades nas compras emergenciais realizadas durante a pandemia. A atuação dos consórcios interestaduais e a contratação direta de fornecedores sem experiência prévia continuam no radar de órgãos de controle.
O post https://revistaoeste.com/politica/tcu-insenta-aliado-de-rui-costa-em-compra-de-respiradores/
.
https://revistaoeste.com/politica/tcu-insenta-aliado-de-rui-costa-em-compra-de-respiradores/
Domo de Araguainha pode virar parque geológico do Brasil
Há cerca de 250 milhões de anos, um asteroide com aproximadamente 4 quilômetros de diâmetro atingiu a https://revistaoeste.com/tag/terra/
e deixou uma marca profunda: o Domo de Araguainha. Localizada entre os Estados de Goiás e Mato Grosso, essa estrutura é a maior cratera de impacto da América do Sul e pode se transformar em um parque geológico nacional.
O professor Álvaro Crósta, da Universidade Estadual de Campinas, estuda o Domo de Araguainha há mais de 40 anos.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/brasil/
em Oeste
Em entrevista ao g1, ele explica que o impacto ocorreu em um extenso mar de águas rasas, provocando terremotos e tsunamis que se espalharam por até 500 quilômetros. A violência do evento extinguiu formas de vida na região.
O Domo de Araguainha se destaca por seu tamanho: 40 quilômetros de diâmetro e 1,3 mil quilômetros quadrados de área, superando a cidade do Rio de Janeiro.
https://www.youtube.com/watch?v=QPlj0b7-ihU
Atualmente, 60% da formação está em território mato-grossense, nas cidades de Ponte Branca, Araguainha e Alto Araguaia. O restante se estende por Doverlândia, Mineiros e Santa Rita do Araguaia, em Goiás.
Reconhecido pela International Union of Geological Sciences — ligada à Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura —, o Domo figura entre os 100 principais sítios geológicos do mundo.
Domo de Araguainha preserva evidências raras de impacto de asteroide
As primeiras suspeitas de que a formação resultou do choque de um asteroide surgiram em 1973. Isso ocorreu depois de estudos dos pesquisadores da https://www.nasa.gov/
Robert Dietz e Bevan French.
A comprovação, entretanto, veio apenas em 1978, com a pesquisa liderada por Álvaro Crósta.
De acordo com o professor, a colisão transformou minerais locais através de um fenômeno chamado metamorfismo de choque, caracterizado por altíssima pressão e temperatura. Um dos exemplos é o zircão, mineral profundamente deformado pelo impacto.
+ Leia também: https://revistaoeste.com/brasil/nao-foi-a-arvore-que-deu-origem-ao-nome-brasil/
“Até o momento, não conhecemos minerais formados pelo choque, somente minerais que foram transformados e encontrados em rochas que estavam mais profundas durante o impacto, como o zircão, que foram bastante deformados”, disse Crósta.
Os estudos com isótopos permitiram estimar a idade do Domo em cerca de 254 milhões de anos, posicionando o evento na primeira fase da era Mesozóica, anterior ao surgimento dos dinossauros.
Apesar da magnitude, o impacto causou destruição apenas em escala regional. O evento não teve força suficiente para provocar uma extinção em massa global, esclareceu o pesquisador.
https://www.youtube.com/watch?v=iTQZhz3f0ew
Hoje, o Domo de Araguainha se tornou destino para estudantes, pesquisadores e curiosos. A área preserva formações geológicas únicas e oferece material de estudo para diversas áreas da ciência.
O projeto para transformar o local em parque geológico visa proteger o patrimônio e impulsionar o turismo científico. Se concretizado, o plano vai permitir que mais visitantes conheçam essa verdadeira testemunha da história do nosso planeta.
O post https://revistaoeste.com/brasil/domo-de-araguainha-pode-virar-parque-geologico-do-brasil/
.
https://revistaoeste.com/brasil/domo-de-araguainha-pode-virar-parque-geologico-do-brasil/
O destino das drogas apreendidas em São Paulo; confira
Em São Paulo, as https://revistaoeste.com/mundo/bolivia-detem-brasileiros-com-pena-de-mil-anos-de-prisao/
.
Conforme a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP/SP), depois da apreensão pelas forças de segurança, as drogas seguem para o Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc). No local, passam por um protocolo que inclui o registro de entrada, pesagem obrigatória, lacração e registro fotográfico, garantindo assim a cadeia de custódia do material.
Drogas: incineração evita desvios e novos crimes
Depois da pesagem, o entorpecente vai para o Instituto de Criminalística para a realização da perícia. Desse modo, o material permanece custodiado até que o aval judicial autorize a sua destruição. Por motivos de segurança, todo o processo deve ser rápido para evitar sobretudo riscos de desvio ou tentativas de resgate por traficantes.
“A incineração das drogas é fundamental para afastar o risco de desvios ou tentativas de resgate por criminosos, garantindo que o material não volte ao mercado", afirma o diretor do Denarc, Carlos Castiglioni. Segundo ele, a rapidez na execução também evita que o entorpecente estimule ações criminosas.
https://www.youtube.com/watch?v=cYHcH3LdBRQ
Depois da autorização judicial, as cargas recebem escolta policial até fornos industriais. Todo o processo acontece sob a supervisão conjunta do Ministério Público, da Vigilância Sanitária e do Instituto de Criminalística, que certificam a destruição completa das substâncias.
Nesta última sexta-feira, 25, quase 2,5 toneladas de drogas se desintegraram em uma instalação de coleta de lixo localizada em Mauá, na Grande São Paulo. Em média, o Estado realiza duas operações de incineração de drogas por mês, com o objetivo de manter o volume de material ilícito em custódia o mais baixo possível.
Polícias já destruíram mais de 50 toneladas
No primeiro trimestre de 2024, o sistema destruiu em São Paulo cerca de 10,4 toneladas de drogas. Nos últimos dois anos, o volume chegou a 51,7 toneladas, resultado direto do trabalho contínuo das polícias Civil e Militar no combate ao narcotráfico.
As drogas apreendidas em estado líquido seguem um protocolo específico, sendo armazenadas em recipientes adequados para evitar a contaminação de esgotos antes da destinação final. Até o momento, em 2024, a atuação das polícias já resultou na apreensão de 208,7 toneladas de entorpecentes em todo o território paulista.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/brasil/
na Oeste
O post https://revistaoeste.com/brasil/o-destino-das-drogas-apreendidas-em-sao-paulo-confira/
.
https://revistaoeste.com/brasil/o-destino-das-drogas-apreendidas-em-sao-paulo-confira/
Roma divulga as primeiras imagens do túmulo de Francisco
O Vaticano divulgou neste domingo, 27, as primeiras imagens do túmulo do papa Francisco na https://revistaoeste.com/mundo/guardioes-do-papa-como-funciona-a-seguranca-do-lider-catolico/
. A sepultura de pedra, simples e sóbria, tem a gravação apenas do nome pelo qual ele foi conhecido durante seu pontificado, com uma única rosa branca repousando sobre ele. Um crucifixo iluminado por um solitário holofote compõe o cenário de despedida.
https://twitter.com/vaticannews_pt/status/1916373105552900229
A https://revistaoeste.com/mundo/a-igreja-catolica-eterna-e-sua-dimensao-temporal/
é uma das quatro principais basílicas da capital italiana e ganhou notoriedade mundial depois do funeral público realizado no Vaticano neste sábado, 26. A cerimônia de enterro foi restrita, conforme desejo do pontífice. Francisco tinha uma ligação especial com o local, que costumava visitar com frequência durante seu período como cardeal e depois como papa.
Ligação de Francisco com Maria definiu escolha
Desde a manhã de domingo, uma fila de fiéis se formou do lado de fora da Basílica para prestar as últimas homenagens. Francisco, que morreu no dia 21 de abril aos 88 anos, deixou, segundo religiosos de variadas doutrinas, um legado de simplicidade e principalmente proximidade com o povo.
Francisco era profundamente devoto da Virgem Maria. A Basílica de Santa Maria Maior foi a primeira igreja dedicada a ela, construída no século 4. A escolha do local reflete assim essa devoção. A igreja está na área externa aos limites do Vaticano. Desse modo, a cerimônia contrariou a tradição dos papas, cujo sepultamento se dá normalmente dentro da Cidade-Estado.
https://www.youtube.com/watch?v=vwxguJNIDbA
Um clérigo sênior revelou a um jornal italiano que https://revistaoeste.com/mundo/dilma-rousseff-chama-francisco-de-papa-religioso-e-vira-meme/
manifestou o desejo de ter a Basílica como sua 'casa eterna' em 2022. A decisão surpreendeu fiéis como a peregrina Amaya Morris, que afirmou ser "realmente gratificante" poder visitar o túmulo em um local tão significativo, conforme relatou à agência Reuters.
O funeral do papa Francisco reuniu chefes de Estado, chefes de governo, monarcas e centenas de milhares de católicos. As ruas que levam ao Vaticano ficaram tomadas por fiéis que prestavam suas homenagens ao pontífice, enquanto hinos eram tocados em alto-falantes gigantes espalhados pela cidade.
https://twitter.com/ZAMENZA/status/1914386601221951498
O cardeal Giovanni Battista Re, de 91 anos, foi o responsável pela homilia, destacando o legado de humildade e compaixão deixado por Francisco. Durante a cerimônia, o som solene dos hinos era ocasionalmente interrompido pelo sobrevoo de helicópteros, marcando um adeus emocionado ao líder religioso.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/mundo/
na Oeste
O post https://revistaoeste.com/mundo/roma-divulga-as-primeiras-imagens-do-tumulo-de-francisco/
.
https://revistaoeste.com/mundo/roma-divulga-as-primeiras-imagens-do-tumulo-de-francisco/
Moraes autoriza prisão domiciliar para agricultor condenado pelo 8 de janeiro
O ministro Alexandre de Moraes, do https://portal.stf.jus.br/
concedeu prisão domiciliar ao agricultor Jorginho Cardoso de Azevedo, 63, condenado a 17 anos de cadeia, em virtude do 8 de janeiro.
Moraes proferiu a decisão na sexta-feira 25. Azevedo terá de usar tornozeleira eletrônica e cumprir uma série de medidas restritivas.
Nas petições, a defesa sempre informou que o homem tem problemas de saúde.
Oeste revelou a história de Jorginho Cardoso de Azevedo

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, durante sessão plenária na Corte - 19/2/2025 | Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo
De acordo com laudos médicos publicados pela coluna em setembro de 2024, a advogada afirmou na ocasião que Azevedo estava com depressão e fora diagnosticado com pneumonia.
“É importante trazer ao conhecimento do eminente relator que, em atendimento presencial no dia 29 de agosto de 2024, na unidade prisional, essa defesa presenciou o requerente adoecendo, sentindo fortes dores no peito e com dificuldade em respirar”, observou a defesa, no processo. “A situação preocupou não somente a defesa, mas os agentes plantonistas, que o levaram imediatamente ao Hospital Regional da Asa Norte, tendo sido diagnosticado com pneumonia. Na ocasião, após submetido aos exames necessários, foi informado pela profissional que havia uma mancha escura em seu pulmão esquerdo.”
Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-264/8-de-janeiro-orfaos-de-pais-vivos/
, reportagem publicada na Edição 264 da Revista Oeste
.
Prisão de Collor sugere punição de Bolsonaro no STF
A prisão do ex-presidente https://revistaoeste.com/politica/ordem-de-moraes-para-prender-collor-vira-meme-na-internet/
, é vista internamente como um marco para a possível condenação de outro ex-chefe do Executivo: Jair Bolsonaro (PL). Ministros e assessores da Corte ouvidos pelo jornal Folha de S.Paulo disseram que a rejeição do segundo recurso de Collor seguiu uma linha de jurisprudência consolidada no julgamento do mensalão.
O objetivo dessa diretriz é evitar que defesas utilizem recursos repetitivos apenas para adiar o cumprimento das penas, como teria sido o caso de Collor. Para os ministros, reafirmar esse entendimento funciona como uma preparação com vistas para as ações penais contra envolvidos na suposta tentativa de golpe de Estado depois das eleições de 2022. O cenário incluiria o ex-presidente Bolsonaro.
STF: jurisprudência visa acelerar cumprimento de penas
O reforço dessa jurisprudência no caso de Collor é interpretado no Supremo como uma estratégia para impedir que condenados alonguem ‘artificialmente’ os processos com manobras jurídicas. A ideia é aplicar o entendimento para ações futuras, como as que investigam as manifestações de 8 de janeiro de 2023.
Além disso, o envio de Collor para uma cela especial em presídio comum sinalizaria que Bolsonaro, se condenado, também poderia não ter direito a uma unidade militar ou a uma instalação da Polícia Federal. Essa possibilidade já preocupa setores do Exército, onde generais debatem, nos bastidores, as implicações de uma eventual prisão do ex-presidente.
Exército se preocupa com possível prisão de Bolsonaro
A situação de Bolsonaro é particularmente delicada. Embora seja capitão reformado do Exército, sua condição de ex-comandante-em-chefe das Forças Armadas, entre 2019 e 2022, não garante automaticamente uma detenção diferenciada depois de uma condenação definitiva. Conforme a legislação brasileira, a prisão especial é um benefício reservado apenas para detenções provisórias.
Caso haja uma condenação definitiva, Bolsonaro perderia o direito à prisão especial e ainda seria expulso das fileiras do Exército em um processo separado, sob a condução da Justiça Militar. Essa perspectiva adiciona mais tensão às discussões internas nas Forças Armadas sobre o futuro do ex-presidente.
https://www.youtube.com/watch?v=AIqDvg-fJpc
No caso de Collor, ainda resta uma dúvida: se o ministro do STF Alexandre de Moraes aceitará o pedido da defesa para converter a prisão em domiciliar. Os advogados argumentam que o ex-presidente, de 75 anos, sofre de doenças graves, como Parkinson, transtorno bipolar e apneia do sono, exigindo cuidados médicos contínuos e uso regular de medicamentos.
A decisão sobre Collor, além de determinar o desfecho do seu caso, poderá também criar parâmetros para situações semelhantes no futuro, incluindo assim Bolsonaro, caso venha a receber condenação e apresente condições médicas especiais em sua defesa.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/
na Oeste
O post https://revistaoeste.com/politica/prisao-de-collor-sugere-punicao-de-bolsonaro-no-stf/
.
https://revistaoeste.com/politica/prisao-de-collor-sugere-punicao-de-bolsonaro-no-stf/
Governo quer oficializar fundo privado para gastar fora do Orçamento
O https://www.revistaoeste.com/tag/governo-lula/
tenta aprovar a criação permanente de um fundo privado para financiar obras de infraestrutura em resposta a desastres climáticos. A proposta, relatada pelo deputado federal Nilto Tatto (PT-SP), está prevista para votação na Câmara na próxima segunda-feira, 28.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/
em Oeste
O novo fundo deve receber recursos da União, mas, por ser privado, permite que as despesas fiquem fora do Orçamento. Atualmente, a Caixa Econômica Federal administra o fundo criado depois das enchentes no Rio Grande do Sul. Com a aprovação do projeto, ele vai ganhar caráter permanente e pode angariar novos aportes públicos.
Em contrapartida, o https://portal.tcu.gov.br/
alerta para riscos fiscais. O ministro Vital do Rêgo, presidente da Corte, pede que o Congresso aguarde a conclusão de uma auditoria antes de deliberar sobre o fundo. Segundo ele, a análise detalhada permitiria uma decisão mais embasada.
Governo pode usar fundo privado para escapar do teto de gastos
A técnica do TCU considera que o governo tem usado fundos privados para escapar do teto de gastos imposto pelo arcabouço fiscal. Em fevereiro, no julgamento sobre o programa Pé-de-Meia, o tribunal definiu que tais recursos não podem financiar políticas públicas fora do Orçamento.
O acórdão afirma que classificar despesas de fundos privados como gastos de Estado é ilegal e coloca em risco outros programas essenciais. Além disso, o TCU ressalta que a estratégia compromete o equilíbrio fiscal, podendo pressionar juros, câmbio e inflação.
https://www.youtube.com/watch?v=jZjNRa5B7Rc
Como resultado, Vital do Rêgo delegou ao ministro Bruno Dantas a tarefa de mapear todas as despesas financiadas fora do Orçamento. No relatório preliminar, apresentado nesta semana, o TCU reforçou que o governo deve incluir no Orçamento, no prazo de 120 dias, todos os gastos semelhantes ao Pé-de-Meia.
Deputada diz que governo quer esconder a realidade fiscal do país
Durante a discussão na Câmara, a liderança do governo afirmou que não abrirá mão de manter a palavra "privado" no nome do fundo. A oposição, por sua vez, tenta suprimir o termo.
A deputada federal Caroline de Toni (PL-SC), líder da minoria, argumenta que o governo quer criar um orçamento paralelo para esconder a realidade fiscal.
+ Leia também: https://www.revistaoeste.com/politica/novo-ministro-de-lula-emprega-primo-da-mulher-e-e-reu-por-improbidade-administrativa/
“Essa é uma das maiores distorções apresentadas pelo governo”, disse a parlamentar. “Se, de fato, todos os aportes aos chamados fundos privados estivessem no Orçamento da União como despesas primárias, por que então tanta resistência em nomear esses fundos como públicos, como é natural e transparente?”
O deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) defendeu a proposta em plenário. Segundo ele, o aporte de recursos é público e orçamentário, embora a execução não transite pelo Orçamento tradicional. Zarattini ainda argumentou que a crítica aos fundos privados é uma pauta do mercado financeiro.
O post https://revistaoeste.com/politica/governo-tenta-oficializar-fundo-privado-fora-do-orcamento/
.
https://revistaoeste.com/politica/governo-tenta-oficializar-fundo-privado-fora-do-orcamento/
A Igreja Católica — eterna e sua dimensão temporal
O cenário da Igreja Católica antes da unificação italiana por Giuseppe Garibaldi era diferente do que conhecemos hoje. Até a anexação dos Estados Pontifícios ao Reino da Itália, a Igreja Católica não era apenas uma instituição religiosa, mas também uma potência temporal com territórios próprios, conhecidos como Estados Pontifícios. Esses Estados possuíam uma estrutura administrativa, leis e, inclusive, uma força militar para sua defesa.
Pio IX, o último monarca dos Estados Pontifícios, resistiu à anexação. Após a perda desses territórios, especialmente com a tomada de Roma em 1870, o papa se declarou prisioneiro no Vaticano, marcando o fim do poder temporal direto da Igreja. A partir desse momento, a Igreja Católica assumiu cada vez mais sua missão espiritual, separando o seu aspecto religioso da gestão de um Estado territorial.
Outro ponto interessante a se observar é que, depois de Pio IX, a Igreja Católica reconheceu a santidade de vários papas. Passaram pelas etapas de beatificação e canonização: São Pio X (papa de 1903 a 1914), canonizado em 1954; São João XXIII (papa de 1958 a 1963), canonizado em 2014; São Paulo VI (papa de 1963 a 1978), canonizado em 2018 e São João Paulo II (papa de 1978 a 2005), canonizado em 2014. Além destes, o papa Pio IX foi beatificado (um passo anterior à canonização) em 2000 e o papa João Paulo I foi beatificado em 2022.
Todos os papas, a partir de Pio IX, também enfrentaram desafios da modernidade, definiram dogmas (infalibilidade papal), promoveram a doutrina social da igreja e buscaram diálogo ecumênico. Também canonizaram santos importantes e navegaram por conflitos mundiais, mantendo sempre a unidade eclesial. Observando o que realizaram pela Igreja Católica, notamos a magnitude de suas obras.
Com o papa Francisco não foi diferente. Ele continuou a grande obra de seus antecessores. Foi o primeiro papa latino-americano. Enfatizou a misericórdia, o diálogo inter-religioso e a atenção aos marginalizados. Buscou uma igreja mais próxima dos pobres e engajada em questões sociais e ambientais, mantendo o foco na evangelização.
Evidentemente, por ter vindo de uma ordem criada como reação ao início do protestantismo de Martinho Lutero, a Companhia de Jesus, fundada por Santo Inácio de Loyola, possuía um caráter de disciplina e empenho pela espiritualidade. Inclusive, essa ordem cultivou e levou a fé católica até o Japão, por meio de São Francisco Xavier. O papa Francisco, um jesuíta, trouxe muito desse espírito, além da grande preocupação com os pobres, até porque vinha da periferia de Buenos Aires.
" alt=""/>Os papas Francisco e Bento XVI | Foto: Reprodução/Vaticano
Ele fez um trabalho extraordinário, mantendo os valores eternos da igreja, aqueles que são imutáveis, e em tudo aquilo que diz respeito aos aspectos temporais foi, evidentemente, um papa que se adaptou ao seu tempo e falou a linguagem que os mais pobres gostariam de ouvir. Foi um papa santo e exerceu, como todos os seus antecessores, que também foram santos, a caridade como deveria ser vista: com esperança para o futuro e fé no presente.
Não sou eclesiástico, mas apenas um católico apostólico romano. Vou à missa diariamente há mais de 50 anos, leio sobre espiritualidade, faço meditação, rezo o terço, como um cristão e busco a santidade no trabalho ordinário, seguindo os ensinamentos de São José Maria Escrivá.
A igreja tem os valores eternos, que nunca serão modificados, da espiritualidade e do amor ao próximo. São, pois, aqueles que constam das mensagens que Cristo nos deixou.
Agora, é evidente que a dimensão temporal da Igreja — ou seja, seu contato diário e conhecimento da realidade do mundo, com suas transformações ao longo das épocas — faz com que ela se apresente e se adapte constantemente a tudo aquilo que não ofenda os valores eternos ensinados por Cristo.
É importante lembrar que a cultura Ocidental tem raízes profundas na Igreja Católica. A universidade, por exemplo, representa um dos maiores legados culturais da igreja para o mundo.
No final da Idade Média e início da Renascença, a maior parte das universidades foram fundadas pela igreja, constituindo uma contribuição cultural de valor inestimável.
Estou absolutamente tranquilo que os valores eternos da igreja, como a dignidade humana e a caridade, permanecerão imutáveis, pois assentados na certeza de um Pai Criador do céu e da terra. Contudo, é evidente que as adaptações em sua dimensão temporal — no conhecimento e na convivência com a realidade em constante transformação — são um processo contínuo. O próprio papa Francisco demonstrou essa adaptação em seu contato com o papa João Paulo II.
João Paulo II modernizou a forma como o papa se relaciona com os fiéis ao redor do mundo. Rompendo com a tradição de permanecer no Vaticano, ele iniciou inúmeras viagens internacionais, adaptando o conceito de "Urbi et Orbi" para um alcance global e presencial.
Por tudo isso, tenho a tranquilidade de que o Espírito Santo guiará a escolha de um santo papa.
Em segundo lugar, confio que os valores eternos da igreja, ensinados pelo próprio Cristo, Deus vivo, não serão alterados.
E, em terceiro lugar, espero que a igreja continue a se adaptar às realidades em constante transformação na evolução cultural da humanidade, nos campos tecnológico e científico, e às necessidades de sua presença no mundo. Isso tudo sem jamais perder sua característica primordial, que é a única lição divina dada por Cristo: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.
Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-266/papado-em-reflexao/
, artigo publicado na Edição 266 da Revista Oeste
O post https://revistaoeste.com/mundo/a-igreja-catolica-eterna-e-sua-dimensao-temporal/
.
https://revistaoeste.com/mundo/a-igreja-catolica-eterna-e-sua-dimensao-temporal/
Boeing busca novos compradores depois de impasse com a China
A https://revistaoeste.com/economia/boeing-vende-jappesen-e-outros-ativos-por-10-6-bilhoes/
. Recentemente, a fabricante repatriou para os Estados Unidos o terceiro jato afetado pela disputa, reaquecendo críticas do presidente Donald Trump contra a China nesta quinta-feira, 24.
O objetivo da ação é evitar a repetição do acúmulo de aeronaves não entregues, conforme episódios anteriores decorrentes de crises nos setores de segurança e de comércio exterior. A empresa também tenta assim proteger seus esforços de redução de dívidas em meio a um cenário internacional de tensão.
Boeing revela negociação
Durante uma conferência com analistas realizada na quarta-feira, 23, a Boeing anunciou publicamente a intenção de revender as aeronaves. Segundo o diretor financeiro da companhia, Brian West, a demanda está alta. "Clientes estão ligando, pedindo mais aviões".
https://www.youtube.com/watch?v=fzmseWUxEQ4
Por tradição, negociações dessa natureza são feitas de forma confidencial, pois podem gerar ruídos no mercado. Desta vez, no entanto, a fabricante optou pela exposição como forma de pressão. "Devido às tarifas, muitos de nossos clientes na China indicaram que não irão receber as entregas", declarou o CEO Kelly Ortberg.
Cenário pressiona Pequim e Washington
Para especialistas do setor, os comentários da Boeing servem como alerta tanto para Pequim quanto para Washington. O impasse tarifário entre as duas maiores economias do mundo pode causar prejuízos de longo prazo. O risco decorre da postura das companhias aéreas chinesas em aumentar a sua capacidade ao passo em que a Boeing acumula estoques.
No início deste mês, Trump elevou as tarifas básicas sobre importações chinesas para 145%. A China, desse modo, respondeu com uma taxa de 125% sobre produtos norte-americanos. A escalada de tensões comerciais vem impactando diretamente setores estratégicos como o da aviação.
https://twitter.com/GeopolPt/status/1912517201711481080
Nesta quinta-feira, 24, Trump foi às redes sociais para criticar a China e apoiar a Boeing. Em uma publicação na Truth Social, afirmou que a fabricante "deveria dar um calote na China" pelos aviões não recebidos.
Segundo Trump, esse episódio é "apenas um pequeno exemplo do que a China tem feito com os Estados Unidos há anos". A Boeing, até o momento, não se manifestou sobre os comentários do ex-presidente.
Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/economia/
na Oeste
O post https://revistaoeste.com/economia/boeing-busca-novos-compradores-depois-de-impasse-com-a-china/
.
https://revistaoeste.com/economia/boeing-busca-novos-compradores-depois-de-impasse-com-a-china/
Salles diz que se candidata ao governo se Tarcísio concorrer ao Planalto
O deputado federal https://revistaoeste.com/?s=Ricardo+Salles
e um consequente interesse do governador paulista Tarcísio Freitas (Republicanos) em concorrer à Presidência da República.
A declaração do deputado está no perfil do vice-presidente da ala juventude do Partido Novo, Demétrius Cabral. Na mensagem, Salles explica que aceita concorrer ao Palácio dos Bandeirantes. Mas essa hipótese só seria possível com a definição do nome de Tarcísio como presidenciável.
Salles: “Se ele deixar o governo, vou me candidatar”
“Se o Tarcísio tiver que ir a candidato a presidente por causa da inelegibilidade do Bolsonaro, se ele deixar o governo do Estado e for a presidente, aí eu vou me candidatar a governador”, afirmou o parlamentar que já foi ministro do Meio Ambiente na gestão federal anterior ao governo petista.
Ver essa foto no Instagram
https://www.instagram.com/reel/DI7J5QTyS4H/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=loading
O deputado destacou, no entanto, que ainda existem muitas indefinições quanto ao nome que irá representar a direita nas eleições de 2026. Salles, inclusive, chegou a citar o nome do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo/MG), que seria uma das alternativas.
Cenário de incertezas inclui até Temer
O cenário, de fato, ainda é incerto. No início deste mês, em um evento do mercado financeiro, Tarcísio disse que não pretende concorrer ao Planalto. "Quero ficar em São Paulo, o Estado que me abraçou. Estou focado em São Paulo". Na manhã deste sábado, um outro fato chamou a atenção do processo sucessório.
Durante um evento em Uberaba (MG), os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), e de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), acenaram para uma possível união na eleição para presidente da República. Ratinho Jr., governador do Paraná e outro potencial presidenciável, também participou do encontro.
https://www.youtube.com/watch?v=OvZyStueDMY
No jogo da sucessão, até Michel Temer (MDB) estaria envolvido. A intenção do ex-presidente seria unir 5 governadores em busca de uma terceira via. Sob o nome de Movimento Brasil, a articulação de Temer teria o objetivo de construir uma candidatura de centro-direita que funcione como alternativa à polarização política protagonizada por Lula e Bolsonaro.
O político do PL, aliás, pediu nesta semana ao seu partido que insira obrigatoriamente os nomes da sua mulher, Michelle, e o de Tarcísio de Freitas em todas as pesquisas de intenção de voto. A medida seria uma indicação de que Bolsonaro já reconhece a impossibilidade de concorrer com Lula em razão da influência do Supremo Tribunal Federal.
Pesquisa: Bolsonaro na liderança
A última pesquisa recebida pelo PL mostrou Bolsonaro à frente do petista nas intenções de voto, em primeiro e segundo turnos. Lula, porém, lidera em cenários para primeiro turno testados contra Michelle e Tarcísio.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/
na Oeste
.
Na UTI, Bolsonaro atualiza estado de saúde
O ex-presidente Jair Bolsonaro publicou uma nota nas redes sociais para informar sobre seu estado de saúde. Neste sábado, 26, ele completa 13 dias internado na UTI do Hospital DF Star, em Brasília, em recuperação de uma cirurgia no aparelho intestinal.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Desde que o procedimento foi realizado, Bolsonaro não se alimenta por via oral devido a restrições médicas. De acordo com a publicação, desde a cirurgia ele não apresenta movimentos intestinais espontâneos. Para evitar a desnutrição, está sendo alimentado por via endovenosa — ou seja, por meio de soro, sem necessidade de digestão pelo intestino.
Na nota, o ex-presidente afirma que segue fazendo fisioterapia para conter a perda de massa muscular em razão do repouso. Segundo o texto, não há previsão para a saída da UTI.
Por que Bolsonaro passou por outra cirurgia?
Os médicos submeteram o ex-presidente a uma cirurgia em 13 de abril devido a uma obstrução parcial no intestino. O problema foi causado por aderências — cicatrizes internas que se formaram após várias operações decorrentes do atentado a faca que ele sofreu em 2018.
Ver essa foto no Instagram
https://www.instagram.com/p/DI6kk5iROEE/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=loading
Até o momento, os problemas decorrentes da tentativa de assassinato o levaram a passar por sete procedimentos cirúrgicos.
Enquanto segue internado na UTI, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, determinou que ele fosse intimado no hospital. A medida foi cumprida por um oficial de Justiça na última quarta-feira, 23. A intimação diz respeito ao processo que apura uma suposta tentativa de golpe de Estado, no qual o político é réu.
https://revistaoeste.com/politica/intimacao-de-bolsonaro-em-uti-provoca-repercussao-internacional/
e apontaram possível violação do Código de Processo Civil. O artigo 244 proíbe a citação de pessoas em estado grave de saúde, salvo em casos em que haja risco de perda de direito.
O post https://revistaoeste.com/politica/na-uti-bolsonaro-atualiza-estado-de-saude/
.
https://revistaoeste.com/politica/na-uti-bolsonaro-atualiza-estado-de-saude/
Nova York abriga cofre com o maior tesouro conhecido pela humanidade
O subsolo da cidade de Nova York abriga o maior tesouro conhecido da humanidade. São 6,3 mil toneladas de ouro, o suficiente para preencher completamente um apartamento de 120 m² — e tudo está dentro de um cofre.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/tag/curiosamente/
e desvende um mundo escondido
Atualmente, são 507 mil barras de ouro, pertencentes a diversas nações que decidiram guardá-las no cofre do Banco da Reserva Federal de Nova York. O maior tesouro do mundo, porém, diminuiu nas últimas décadas.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/economia/
em Oeste
De acordo com a instituição, no auge, o local chegou a armazenar o dobro da quantidade atual. O cofre existe desde 1920, mas começou a ganhar a relevância que tem hoje somente duas décadas depois.
Como se formou o maior tesouro do mundo?
Depois da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos se firmaram como protagonistas da geopolítica global. Na sequência do conflito, diversas nações passaram a depositar suas reservas do metal precioso no banco nova-iorquino.
Ver essa foto no Instagram
https://www.instagram.com/p/DD7jXVbpJXV/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=loading
A pilha continuou crescendo até 1973, quando os Estados Unidos suspenderam a conversibilidade de dólares em ouro para governos estrangeiros. Pelo sistema anterior, o país garantia a conversão de cada dólar em seu equivalente em ouro — a confiança nesse mecanismo fez o cofre de Nova York atingir 12 mil toneladas de reservas.
Quanto vale a reserva no maior cofre de ouro do mundo?
A cotação do ouro é de cerca de US$ 107 mil por kg — assim, as 6,3 mil toneladas armazenadas no cofre do banco em Nova York valem aproximadamente US$ 680 bilhões. A cifra corresponde a quase R$ 4 trilhões — o equivalente à riqueza que a humanidade gera em conjunto em dois dias, 7 horas e 30 minutos.
.
Os nomes que Bolsonaro vem testando em pesquisas para 2026
O https://revistaoeste.com/tag/jair-bolsonaro/
determinou que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), apareçam em todas as pesquisas de intenção de voto encomendadas pelo Partido Liberal (PL). A orientação busca preparar o cenário para a eleição presidencial de 2026.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/
em Oeste
Apesar de não admitir publicamente que possa apoiar um sucessor, Bolsonaro tem insistido nos bastidores para que Michelle e Tarcísio sejam avaliados em todos os levantamentos. A movimentação indica que ambos surgem como seus preferidos para a disputa.
Na avaliação interna do PL, a estratégia reforça a necessidade de manter alternativas enquanto Bolsonaro permanece inelegível. O partido segue a ordem do ex-presidente de maneira rigorosa. A sigla demonstra preocupação com a sucessão e a representatividade nacional.
https://www.youtube.com/watch?v=Bifqp7KIT7s
Bolsonaro tem vantagem em pesquisa eleitoral
O PL encomendou o último levantamento e constatou a liderança de Jair Bolsonaro nas intenções de voto contra Luiz Inácio Lula da Silva. Bolsonaro aparece à frente tanto no primeiro quanto no segundo turno. Os dados mostram que, diante do atual cenário político, Bolsonaro ainda mantém favoritismo entre os eleitores.
Quando os cenários incluem Michelle Bolsonaro ou Tarcísio de Freitas, porém, Lula lidera no primeiro turno. No entanto, a https://paranapesquisas.com.br/
realizou as simulações e apontou que, em todos os cenários de segundo turno, Lula aparece atrás de Bolsonaro, Michelle e Tarcísio.
+ Leia também: https://revistaoeste.com/politica/lula-perde-para-bolsonaro-michelle-e-tarcisio-em-eventual-segundo-turno/
Para Bolsonaro, perde por 46% a 40,4%; contra Michelle, o placar fica em 45% a 41%; e contra Tarcísio, a derrota seria por 43,4% a 40,6%. No caso de Michelle e Tarcísio, o resultado está dentro da margem de erro.
A pesquisa reforça a necessidade de consolidar os dois nomes como alternativas viáveis para o eleitorado conservador e liberal. O partido pretende intensificar a exposição pública dos dois aliados ao longo dos próximos meses.
O post https://revistaoeste.com/politica/bolsonaro-quer-michelle-e-tarcisio-nas-pesquisas-eleitorais-do-pl/
.
https://revistaoeste.com/politica/bolsonaro-quer-michelle-e-tarcisio-nas-pesquisas-eleitorais-do-pl/
Degradação na Amazônia bate recorde histórico
A degradação florestal na https://revistaoeste.com/agronegocio/saiba-quem-financia-anitta-para-falar-mal-da-amazonia/
aumentou drasticamente nos últimos dois anos. Entre agosto de 2023 e março de 2025, a área degradada saltou de 7.925 km² para 34.013 km². O avanço é de 329%, conforme dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). O número representa assim o maior já registrado desde o início da série histórica, em 2008.
Diferentemente do desmatamento, que elimina totalmente a vegetação, a degradação se caracteriza pela perda parcial da cobertura vegetal. O Imazon explica que a elevação no índice refere-se, principalmente, às extensas queimadas que atingiram a região entre setembro e outubro de 2024.
Estados que mais degradam a Amazônia: confira
Somente em março deste ano, o https://revistaoeste.com/politica/obras-da-cop30-devem-ser-entregues-so-em-2027-depois-do-evento/
. Registros mostram impacto em 188 km². Em seguida aparecem Maranhão e Roraima, com 9 km² e 8 km², respectivamente - cada um com cerca de 4% da área total degradada no mês. Mato Grosso completa o ranking, com 1 km² (1%).
Apesar da alta acumulada no período analisado, março apresentou uma queda em relação ao mesmo mês de 2024. Foram 206 km² de degradação neste ano, contra os 2.120 km² registrados no ano anterior (recuo de 90%).
Área queimada ultrapassa 30 milhões de hectares
O ano passado também teve o registro de recordes no número de queimadas. Conforme o MapBiomas, entre janeiro e dezembro de 2024, o Brasil registrou mais de 30,8 milhões de hectares incendiados, um aumento de 79% em relação a 2023. A área queimada foi maior do que todo o território da Itália.
Esse avanço das chamas reforça a preocupação com a degradação ambiental da Amazônia, cujos impactos afetam o equilíbrio climático e a biodiversidade global. As queimadas contribuem para a liberação de gases de efeito estufa e colocam em risco comunidades locais, fauna e flora.
https://www.youtube.com/watch?v=fr8dkV0YTkE
O agravamento da situação ocorre no mesmo ano em que o Brasil assume oficialmente a presidência da COP30 — a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. O evento, com duração prevista entre 10 e 21 de novembro, ocorrerá em Belém (PA), na floresta amazônica.
A escolha da cidade-sede reforça o foco da conferência na preservação da Amazônia e no combate às mudanças climáticas. Em meio aos dados alarmantes de degradação, o Brasil será palco de discussões internacionais sobre o futuro das florestas e o papel dos governos na proteção dos biomas.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/brasil/
na Oeste
O post https://revistaoeste.com/brasil/degradacao-na-amazonia-bate-recorde-historico/
.
https://revistaoeste.com/brasil/degradacao-na-amazonia-bate-recorde-historico/
STF: ministros corroboram decisão de Moraes sobre citação de Bolsonaro
Ministros do https://www.revistaoeste.com/tag/supremo-tribunal-federal-stf/
.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica
em Oeste
Durante a live, ele mencionou a retirada da sonda nasogástrica e a previsão de alta hospitalar na segunda-feira 28. Conforme os ministros, essas informações são fatores que contestam o impedimento do Código de Processo Penal para citar doentes graves.
Depois da transmissão ao vivo, o ministro Alexandre de Moraes determinou que Bolsonaro recebesse a notificação sobre o processo penal por supostos crimes de tentativa de golpe de Estado e a intimação para apresentar sua defesa em cinco dias.
Atividades de Bolsonaro na UTI

Corte convoca Bolsonaro para apresentar defesa no processo que investiga a suposta tentativa de golpe de Estado | Foto: Reprodução/X/@jairbolsonaro
Os quatro ministros que responderam ao jornal consideram que, ao fazer uma live da UTI, conceder entrevista a empresas de mídia e receber visitas de personagens políticos, como Silas Malafaia e Valdemar Costa Neto, Bolsonaro não se encaixa mais na situação prevista pelo Código de Processo Penal. Eles acreditam que o ex-presidente mostrou estar consciente e apto para tais atividades.
Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-266/compromisso-com-a-desonra/
, artigo de J. R. Guzzo publicado na Edição 266 da Revista Oeste
O ex-presidente passou por uma tomografia de tórax e abdômen nesta quinta-feira, 24, no Hospital DF Star, em Brasília. Internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), ele apresentou piora clínica, segundo o boletim divulgado pela equipe médica.
A casa de saúde revelou que elevação na pressão arterial e alterações em exames hepáticos como os principais fatores que motivaram os novos testes. Um vídeo divulgado mostra Bolsonaro ao ser submetido ao exame de imagem.
Ver essa foto no Instagram
https://www.instagram.com/reel/DI2FNJyPsLk/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=loading
.










