c1
LuisSP
c141120a216331099f7450b05441ac3040dcf71a8393e42a0684dbe7535c7f4d
já fui professor por aí....

vai no paraguai e procura um ipad velho com tela grande, sem pagar o imposto daqui.

como vc nao precisa de poder de processamento ou rodar novos apps, só acrobat reader e djvu reader, um ipad de 10 anos atras serve muito bem. coloca o pdf ou djvu no seu google drive, e baixa no ipad via wifi da sua casa. Só alegria, leio qq livro da libgen ou paper academico assim.

sem chance, nem o Pe Lançaleite foi punido, mas... havia o rito de degradação de um padre, que deveria ser recuperado da historia recente. O bispo remove cada peça dos paramentos sacerdotais, uma por uma, explicando como o sujeito não merece-as.

https://wdtprs.com/2018/08/the-rite-of-degradation-from-the-order-of-priesthood-wherein-fr-z-rants/

Then the Bishop Degrader removes the stole from the Degradandus, saying:

You basely threw aside the sign of the Lord in this stole, and therefore we remove it from you, whom we render unfit to exercise every priestly office.

professor, computação e engenharia. exatamente qdo e onde, se presente e/ou passado, não quero dizer, mas... conheco aposentado de 90 anos que ainda dá aulas só por prazer, pra não ficar parado em casa.

vim pro nostr fugindo da censura no X, e interessado em ouvir sobre BTC, e contar uns causos...

é que há cada vez menos eng. de verdade... Semana passada postei 'causo' sobre a diferença. hoje esta BEM pior. Mas garanto que pelo menos a melhor metade das turmas USP/Unicamp/ITA não viram uber...

note1njmpze5jflrxlhyeqpuhrlrckuy2e9cd2q7ad64pk7me47yjmx2qwlc8zp

nevent1qqsfeds3v6fyl3n0mjvsq7t3l3utwz9vjux4q0wka2sm0du6lzfdn9qgut3kg

E as novas 'ondas' geram oportunidade. Estive em evento de empresas de cloud. 'Engenheiros' de uber e técnicos de TI estagnados se reinventaram fazendo curso de admin de cloud, que a Amazon dá de graça, só paga US$150 pra fazer a prova de certificação. Sairam de empreguinhos de 2 salarios minimos pra boa renda, e tem demanda maior que a oferta. IA só aumentará essa demanda.

São só exemplos dentro do que conheco, sei que vc ainda está longe disso. Mas... vc começa mais nova q outros... já conhece BTC, se vira com computador e varias techs... com um pouco de sorte... vc se dará bem. 🙏

e certamente qq prova, vestibular ou concurso tem muitos paraquedistas. O numero 'candidatos/vaga' não diz tudo. Ja estive em banca de concurso e vestibular, ate engraçado a diferença de numero entre o 1o e o ultimo dia. A maioria sumiu. Baixe as provas do vestibular ou prova que vc quiser, simule e se compare com a nota de corte, vale muito mais que estatistica.

não é 'não gostam'. Elas nem conseguem imaginar a solução. nem o caminho, nem o destino.

daí algum coletivista empurra mais um esquema 'magico'.

cultura gastronomica não é só gosto. É nutrição e saúde, aí se compara, sim.

Me oponho a farinha de insetos pois (segundo explicam) humanos não quebram a proteina quitina, que é alergênica e inflamatória.

Mas, acabar com farinha de trigo e carne de vaca pra usar farinha de inseto, representa um VOLUME muito maior que uma iguaria regional de consumo esporádico.

Índios e paraenses comem formiga. Suponho que tenha quitina também. Mas não é a base da dieta diária, é esporádico. Quem não come alguma porcaria que faz mal de alguma forma, com alguma frequencia?

a Agenda 2030 é deixar trigo e carne pra elite (Bill Gates e suas vacas alimentadas com macadamia) e passar a maioria da população pra inseto, como base da dieta diária. Tambem porque fazenda de inseto é bem mais controlável e verticalizável do que vaca e agro usual.

uai, se fosse pra falar algo que podemos falar no X, porque estariamos aqui?

como dizem na universidade...

Normal? O ultimo normal aqui correu e pulou o muro em 1979...

I use gimp, I can do more with it than with adobe because I can mess with more parameters on the transforms I care about.. adobe is too watered down. Sadly, I doubt nerds expert in image processing have the right mind/skill sets to design UX.

and it is not a simple UX... some concepts are difficult, some tasks are complex... laymen and experts have different needs... and somebody must bridge the gab between image guys and UX guys...

Kinda easier for a company with millions to spend.

Replying to Avatar reiartur

[Num recente podcast]( https://www.youtube.com/watch?v=9h0NL716P1M), o Miguel Milhão falou sobre o crash nos mercados financeiros. No meio de muita conversa de macroeconomia e mercados financeiros, o convidado deixou alguns pontos interessantes, mas duas ideias ficaram no meu pensamento, infelizmente, ele não aprofundou, mas é algo que eu quero fazer futuramente.

## Perda de paridade

A primeira ideia que o convidado apontou foi, a possibilidade da perda de paridade do papel-moeda e a CBDC, eu nunca tinha pensado neste ponto de vista.

Se os governos não conseguirem retirar de circulação todo o papel-moeda rapidamente, se houver circulação em simultâneo com a CBDC, o papel-moeda poderá ter um premium.

Isto faz todo o sentido, os governos poderão dar oficialmente o mesmo valor facial, mas como nas CBDCs existirá mais controlo, restrições e monitorização, as pessoas vão preferir o papel-moeda, vão pagar um _premium_ para manter a sua privacidade.

Na prática, será algo similar ao que acontece em alguns países onde existem algumas controlo de capitais, onde o dólar do mercado negro é superior ao dólar oficial.

Os comerciantes também poderão fazer descontos superiores nos produtos quando são pagos com papel-moeda.

Isso poderá provocar um descolar do valor, a mesma moeda com valores diferentes, a oficial e do mercado negro. Isso poderá levar os governos a tomar medidas mais autoritárias para eliminar o papel-moeda de circulação.

Não sei se alguma vez acontecerá, mas é algo que eu tenho que refletir e aprofundar esta ideia.

## RBU e Controlo

A outra ideia apontada pelo convidado, a CBDC será uma peça fundamental numa sociedade onde a maioria das pessoas sobrevivem com Rendimento Básico Universal (RBU).

Todos sabemos que a CBDC vai servir para os governos monitorar, fiscalizar e controlar os cidadãos. O ponto que eu nunca tinha pensado, é que esta pode ser essencial para a implementação do RBU.

Se chegarmos a esse ponto, será o fim da liberdade dos cidadãos, onde o estado controla quando, quanto e onde o cidadão pode gastar o seu dinheiro. O estado irá determinar o valor do RBU e as CBDC vão determinar onde podes gastá-lo.

Penso que já não existem dúvidas que a AI e a robótica vão revolucionar o mundo laboral, vai provocar uma profunda queda nos postos de trabalho, profissões vão desaparecer ou vão reduzir drasticamente o número de funcionários.

Muitas pessoas consideram que a solução é o RBU, mas eu tenho muitas dificuldades em encontrar viabilidade económica e social numa sociedade onde a maioria recebe o RBU.

É a implementação do conceito: não terá nada, mas será feliz.

Será que as máquinas vão conseguir produzir tudo, o que os seres humanos necessitam, a um custo tão baixo, que vai deixar de ser necessário os humanos trabalharem?

Tenho muitas dúvidas que essa possibilidade aconteça, se nós humanos não necessitarmos de trabalhar, vai se perder o incentivo para desenvolver novas tecnologias, gerar inovação e de evoluir a sociedade.

Eu já tenho refletido bastante sobre o RBU, mas por mais que pense, não consigo encontrar uma viabilidade económica para manter isto de pé. Onde vão buscar dinheiro para financiar uma percentagem expressiva de pessoas que sobreviverá com o RBU. Eu só olho para isto, como um comunismo com esteróides, talvez esteja errado.

Além dos problemas econômicos, eu acredito que isso vai gerar problemas sociais e de comportamento, vai gerar uma revolta social. Em primeiro lugar, existe uma parte de seres humanos que são ambiciosos, querem mais coisas, que vão lutar e vão conseguir mais. Depois existe outra parte, que é invejosa, quer ter mais, mas não consegue.

Uma sociedade onde quase ninguém trabalha, existindo demasiado tempo livre, vão emergir vícios e conflitos sociais. As pessoas com tempo para pensar reflectir sobre a sua vida e sobre a sociedade, alguns vão delirar, vão questionar tudo. Por isso, a religião desempenha um papel importante na sociedade, cria moralismo através de dogmas, os crentes não questionam, apenas seguem. Por vezes, a ignorância é uma bênção.

Isto faz lembrar-me o porquê das sociedades monogâmicas tornaram-se mais desenvolvidas, em comparação com as poligâmicas. A monogamia trouxe uma paz social à sociedade, existem muito menos conflitos e guerras, há mais harmonia.

Milhões de anos de evolução das espécies, nos humanos e alguns animais, a natureza/genética trouxe um equilíbrio no número de nascimento de elementos masculinos e femininos. Mas nas sociedades poligâmicas, normalmente os homens mais ricos têm várias mulheres, consequentemente haveria outros homens que não teriam nenhuma mulher, isso resulta em maior revolta e conflitos sociais.

Isto é pura matemática, se existe quase 50/50, de um homem tem 7 mulheres, isto resulta, que 6 homens não terão qualquer mulher.

As religiões ao defenderem a monogamia, ao determinar que era pecado ter mais que uma mulher, resultaram em menos conflitos, numa maior paz social. Isso permitiu um maior desenvolvimento de sociedades monogâmicas, do que as poligâmicas.

Acabei por desviar um pouco do assunto.

Além disso, o valor do RBU teria que ser elevado, para que permita aos cidadãos ter acesso ao desporto, aos espetáculos, futebol, viajar, para financiar os seus tempos livres.

Se eu já acho difícil arranjar dinheiro para financiar a generalidade dos cidadãos, com produtos e serviços básicos, ainda será mais difícil ou impossível, se tiver que financiar os passatempos.

Em vez do RBU, ainda existe a opção do Imposto sobre o Rendimento Negativo (IRN), minimiza um pouco, mas o problema mantém-se. Aconselho a leitura do [artigo do Tiago sobre o IRN]( https://yakihonne.com/article/naddr1qqyrsvpcxccrxvphqgsg76dvnxuk7lz26k9e3npclewntnszmth6ulgkp8re0n3mf7f0tlgrqsqqqa28l3mj74).

Mas o mais interessante de tudo, os governos vão criar as CBDC para controlar os cidadãos, com a ideia distópica de criar mais paz social, mas eu acredito que resultará no seu inverso.

------

São duas ideias que eu tenho que aprofundar, futuramente.

compare o $-digital com moedas de países comunistas não convertiveis. Um token que só vale algo nas lojas oficiais, e nada fora do país, nem no mercado negro. Não é bem uma moeda, é um "vale", uma 'allowance', para permitir o escravo subsistir na medida que o estado permitir, sem que o estado precise enviar um quilo de arroz e um sabonete diretamente a cada individuo.

O $-digital será ainda mais restrito, pois poderão impor qualquer regra. Só pode gastar em tal região (já prometeram novos lockdowns), só pode gastar tanto em comida, tanto em habitação; qq regra é possível qdo toda transação passar pelos servidores do governo. Desde nanny state até golpes com impostos, há muitas oportunidades pra controladores, psycos e corruptos.

Não é "robôs trabalharão e todos descansarão". Alias, com o envelhecimento, precisamos de muito aumento na produtividade pra *manter* o nível de prosperidade, nem imagine aumentar. Eles sabem disso, e precisam de mecanismo pra evitar o caos durante a decadência.

'Não tera nada e será feliz', é a deixa pra empobrecer ainda mais a população, com a desculpa de guerras ou clima, e o $-digital servir de cabresto e cenoura, controle e punição, e também premios para bom comportamento via credito social.

Sobre a perda de paridade: muito fácil de resolver. Notas duram pouco. Basta imprimir menos notas, e com o tempo, serão escassas, cada vez mais difícil de encontrar e usar. E ainda darão a desculpa que usar o $-digital é mais barato e ecológico.

Mas, pra chegar lá, primeiro precisam que o povo engula o $-digital, pela 'conveniência'. Nos primeiros anos será tranquilo.

mais evidencia de produção de spike continua nos picados c19 mais de um ano depois. cytokina => inflamacao cronica.

https://x.com/VaccineMole/status/1911070610345582693

S Kirsch estima 75% dos picados https://x.com/stkirsch/status/1911496034389495829

Malone: Zika no BR foi um 'summer of the shark', pânico midiático sobre numeros normais de afetados por microencefalia, que serviu para empurrar aborto na mídia e mamar US$ 100M de financiamento pra vacinas.

Testes da vacina foram negados pelo BR e acharam trouxas em Baltimore (cidade relativamente pobre dos EUA). Curioso, quem aqui no BR foi o heroi que peitou e ganhou essa briga? Foi pelas crianças mesmo, ou os gringos não quiseram dividir o bolo?

https://www.malone.news/p/the-first-lady-of-bad-ethics

O conceito Summer of the Shark:

https://en.wikipedia.org/wiki/Summer_of_the_Shark

nostr:npub1klwact0ar00r9uer7tzh2zq0ytx3f552tt8qavszdhvu6vpv3uzqwpkjqz "Intrusive Devices for Automated Prostata Cancer Diagnosis" Este era o titulo do poster de um chines em uma conferencia... com desenho de um bonequinho de 4 e a trosoba atrás... um scanner gerava imagem da superficie da prostata, 'in loco'. Na intro, uma frase:

"...among new applications enabled by electronics' miniaturization...". O primeiro prototipo era maior, então?

Imagine reunião com orientador, ele diz "Os testes foram insuficientes..."

Ainda bem que inventaram o PCA, senão... 🤣

Fertilidade na China. Não teremos que aprender mandarim.

https://x.com/MoreBirths/status/1910780131318374524

Lenda da turma anterior sobre a diferença entre eng. de verdade e os Uniesquina.

Aluno fez iniciação científica em elementos finitos. Simulações com graficos 3D coloridos de pressão em peças mecânicas. Orientador indicou para estagio na área.

A empresa projetava instalações industriais. Dono era administrador, mas 2 "engenheiros" de Uniesquina projetavam. Se gabavam do curso feito com os alemães que desenvolveram o software, sobre um processo de projeto especifico. E de terem trabalhado anos com um deles até que ele voltou pra casa.

Pro estagiario tudo era novo. Em poucos meses entendeu as simulações o contexto, rendia bem.

Então um cliente pediu produto além do normal. Mais volume, pressão que o usual.

Na reunião pra alinhar o projeto, os "engenheiros" seguiam o processo usual. O estagiario comentou que os parametros do processo usual supunham um contexto que implicava em aproximações razoaveis, mas que o novo projeto saía do contexto.

'Engenheiros' xingaram, na frente do dono, o 'pirralho' que queria 'ensinar o trabalho deles, que faziam desde que ele cagava nas fraldas!'.

Proibiram o estagiario de mudar qq coisa. O dono não interveio. Seguiram o processo.

Na proxima reunião, o estagiario fizera a parte dele no processo usual, mas anunciou que, em casa, simulara tudo com parametros corretos e achava que tinha razão. Xingaram de novo. "Estagiario é como co-piloto, aperte o botao que mandarem e cale-se!" O dono perguntou o que a simulação dele indicava. Ele apontou pro desenho:

- Com alguma fadiga, rachará aqui, pode vazar e voar a tampa longe. Precisa reprojetar aqui.

Os dois 'engenheiros' se levantaram vermelhos de raiva, bateram na mesa, gritando que garantiam o produto e que 'moleque acha que sabe mais que o alemão!'

Produto foi entregue. 2 semanas depois, o cliente ligou bufando, que a linha explodira e parecia um chafariz. Algo sobre a filha dele que não entenderam. Perceberam que o cliente vinha tirar satisfação, e o dono saiu de fininho pelos fundos. Afinal, trocar soco com cliente não é bom marketing.

A turma do deixa disso evitou algo mais grave e ouviu. Rachou e vazou, onde o estagiario indicara, alagou tudo e uma tampa se fincou na parede, perto de onde a filha do cliente costumava sentar-se.

Depois disso, o estagiario sentava à direita do dono em toda reunião, e todo projeto precisava ser aprovado por ele. Os 'engenheiros', aceitaram a situação?

No próximo projeto um tanto fora da rotina, o estagiário, em casa, coçava a cabeça. Os números não batiam, não conseguia avançar. Pediu pra secretaria mandar os arquivos novamente... Nada. Quando o dono cobrou, admitiu estar parado, mas, pediu ao dono pra enviar-lhe a cópia original... e voilà.

Adulteraram dados para melar o projeto dele... Mas nem bolaram um erro sutil, simplesmente as contas só fechavam com o arquivo do dono.

O dono não sabia o que fazer. Ainda mais depois que o estagiário anunciou que não pediria efetivação, pois 'o clima não está bom'.

Não sei como resolveram por lá. Mas se livraram do estagiário. Hoje ele está na Alemanha, e o Bostil ficou com os "engenheiros".

não é nossa culpa. A cara da garçonete que perguntou "açucar ou adoçante" qdo respondemos "sem nada" nos faz sentir assim mesmo.

PS: com um café verdadeiro, compre o grão pra não ter carvão em café bostileiro, sem açucar se percebe bem melhor variações de sabor.

nostr:npub1ayvrrlpygam2ruyx2lhtkvgjc53wjd3vvvs0ysjqh3pwhryaju7qd60eq3, no colegial vc deve ser capaz de calcular empuxo, sem mimimi 😁

Coloque a mão em um balde de água. Pra isso, vc teve que empurrar a água pro lado. A água que ocupava o volume da sua mão, sem ter pra onde ir dentro do balde, teve que subir, e vc enxerga o nivel da água subir. A água em volta da sua mão empurra-a, de todas as direções, e somando tudo, aparece uma força pra cima, equivale a água que vc fez subir te empurrando pra cima porque a gravidade puxa ela pra baixo, pra ocupar o seu espaço. Se vc retirar a mão, a água literalmente cai no buraco onde estava a sua mão.

O interessante, uma matemágica de campo vetorial 3D, é que a soma dessas forças é igual ao peso da água que a sua mão deslocou, e somando tudo, chegamos em uma equação fácil. Que o Arquimedes intuiu sem matematica, só olhando.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Impuls%C3%A3o

https://brasilescola.uol.com.br/fisica/empuxo.htm

https://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/empuxo.htm

Original do Vitruvio sobre o arquimedes:

https://en.wikisource.org/wiki/Page%3AVitruvius_the_Ten_Books_on_Architecture.djvu/292

verdade. trouxa. foi ver o 'micto'.

ainda assim... coincidência ou câmera de segurança? manif ficando perigosa.

fui em manif contra as picadas, não por esperança, mas pra fazer networking. Será que minha identidade já tá em alguma lista da puliça de ativistas de extrema-direita nazista contra a saude das crianças matador de vovó?

Prenderam 'fugitivo do 8 jan' na manifestação na Paulista. Pergunta: coincidência ou reconhecimento facial por câmeras de segurança? 🤔🤔🤔

https://x.com/reportersalles/status/1909700483973104044

muito conveniente manif em lugar super vigiado. muitas câmeras p/ rostos e placas, central, policiado. Isso se não monitoram PIX em tempo real.

sem falar em ser de domingo, espaço aberto, acesso com metro, não incomoda ninguem e ainda serve de vitrina pra turista pensar que existe demogracinha.