Avatar
Olavista Pardolista Integralista
e13cb9ddc680debc1f3935a1d9b518c2e8e5f3aa3744cfa909212933e8258358
Replying to Avatar f0c48da9...

A Indiana é gorda, nas mantém a forma do corpo e o quadril de parideira. A outra é um bujão de gás.

No X só vi treteiros profissionais, influencers, vendedores de cursos, narcisistas, idólatras de político, etc...

Nem os nudes do senador estavam na pauta da zoeira... Poucas menções. Tá muito chato lá.

Replying to Avatar AncapTroll

Tenho um notebook idêntico a este.

Replying to Avatar Shllomo N

Uma visão romântica de que o mundo pode ser livre.

Vamos aos fatos:

Introdução

Apesar de aberta, na pratica não é assim que acontece. Os preços não caem e o monopólio continua, a invasão e contro do seu equipamento eleva-se ao patamar dos smartphones. A ideia da apple com os modelo M é tão somente blindar ainda mais a sua hegemonia, através de uma arquitetura de chip único. Tal arquitetura torna imensamente mais complicada a portabilidade de sistemas livres, em virtude do fortemente acoplamento do hardware ao software. Isto realmente reduz os custos para o fabricante, mas a que custo para o usuário?

Desenhando o cenário

Com tal estratégia, a forte união Hardware/Software, que hoje já ocorre nos Smartphones, está sendo portada para os desktops, sem praticamente nenhuma vantagem para os consumidores, exceto um ganho substancial de bateria e um aparente desempenho superior, embora limitado, seguido do encarecimento substancial dos equipamentos. Mas este não é o único problema.

É de conhecimento comum, pelo menos para usuários não leigos, o quão invasivos e controlados são os SOs dos smartphones, e quão complicado e desajeitado é rodar um sistema aberto, como o Linux, nestes aparelhos. É como se o equipamento não fosse seu, e você não tivesse pago por ele; o que no frigir dos ovos é verdade. O sistema operacional é uma mera concessão de uso, e agora, com o forte acoplamento software/hardware implementado nesta arquitetura de chip único, tal concessão vai se extender para o equipamento como um todo, acompanhada logicamente dos inerentes controle e invasão de privacidade.

Sabemos que mesmo nos desktops de arquitetura CISC/x86, rodar sistemas abertos sempre foi complicado, e até hoje há sérios gaps no que concerne a muitas áreas, como por exemplo, edição profissional de áudio, vídeo. e jogos (tem melhorado, mas está longe de star satisfatório). Esta "tendência", que na minha opinião é uma agenda (lembre-se que historicamente a Apple é hegemônica no lançamento das "novas tendências"), tem como objetivo dificultar ainda mais a portabilidade, enquanto implementa um controle draconiano do equipamento como um todo. Isso já acontece na arquitetura x86, porém, é mais difícil amarrar. Numa arquitetura de chip único tudo é diferente; está tudo gravado na pastilha, sem opção. Mas mesmo na arquitetura x86, o controle está sendo implementado; vide os tais chips de IA (que serão indexadores de IA para spywares do SO); e muito antes, tais controles já foram criados; procurem sobre o problema dos firmware de BIOS.

Conclusão

Todos os fabricantes de chips estão cientes desta tendência. A Microsoft já tem sua estratégia que, para surpresa absolutamente de ninguém, é a mesma da Apple. Lembre-se que implementar chip único não é exclusividade da arquitetura ARM. Isso pode e já está sendo estudado pela Intel, com alguns lançamentos fora de época. Portanto, longe de ser uma revolução benéfica, esta agenda é uma agenda de controle. E omo toda agenda, terá seus trad-offs. Se o mundo open source não parar de tentar ficar correndo atrás dos donos do mundo e não romperem de vez com o status quo, não haverá saída. Não é possível que colaboradores voluntários, mesmo que em maior número, debaixo de ditadores benevolentes, buscando lutar contra uma máquia imensamente organizada e financiada, obtenha algum êxito. É preciso um rompimento total com o sistema; é preciso criar nosso próprio sistema. Se você quer mudar o sistema, você já perdeu.

OBS: Por isso eu odeio gente que quer fazer do Nostr uma mera alternativa ao que já existe no sistema. Uma cópia barata e disfuncional do que já existe. Esta é a receita do fracasso.

nostr:nevent1qvzqqqqqqypzqy6a9vqkadqkwfrh9y020090uhcquqracesjvy8ltzsgv4durvy4qyt8wumn8ghj7ur4wfcxcetjv4kxz7fwvdhk6tcpz4mhxue69uhhyetvv9ujuerpd46hxtnfduhsqgx9mzkf4jgg6snrr33fle8f92kunuqfnlvcd5pf836wxdr5nkgdty7aslh0

Contraponto interessante. Do ponto de vista de um usuário simples, eu gostei do Windows em arm64. Comprei um notebook simples e em conta com este sistema e me serviu bem pro uso básico. Bateria dura bastante, ideal pra portabilidade. Ponto negativo é quando o programa é x86 aí o consumo de energia vai pro saco...

Replying to Avatar XBraceta

A simplicidade de Bolsonaro, um homem que foi fraudado nas urnas e injustamente tornado ineligivel mas que será sempre lembrado como o presidente mais amado da História do Brasil.

Excerto do Podcast do Canal Sérgio Tavares no YouTube: https://youtube.com/live/iDpzMFgjwlI?si=NmFn3PbMXna08ny8…

_____________________________________________________

Apoie o Canal Sérgio Tavares usando o cupão 𝐂𝐀𝐍𝐀𝐋𝟏𝟎 nas suas compras em http://prozis.com e tenha 10% de desconto em todos os produtos.

Patrocínios:

Prozis | Powerteam Revolution | Brandlooks | X Point Açaí | Luis Borges Seguros | Áqua Prática Lavandarias | Meu Brasil Salgados

Quer patrocinar o podcast? Contacte o número 934201660.

Apoie este projeto em http://canalsergiotavares.pt

https://video.nostr.build/0168325f40566f5d665c87d2a54d67fd6c337ccf9b6ed3fd3f6685b8e15489ce.mp4

Source: x.com/NoticiasTavares/status/1847738773817241756

Poder é uma coisa perigosa. Se vc não usa o poder que possui contra teus inimigos, eles o usarão contra ti.

Bonoro não aprendeu essa em tempo.

Basta o governo continuar fazendo lambanças fiscais ou estourar uma guerra.

É muito mais fácil a gasolina chegar em R$ 10,00 do que eu encontrar uma mulher pouco rodada da minha idade.