Já me esquecia de referir, milhões de pessoas foram vítimas da desvalorização da moeda. Desde da Nigéria até ao Líbano, entre muitos outros países.

E como diz Larry Fink, Blackrock:
“É um instrumento financeiro legítimo que permite talvez obter retornos não correlacionados. Você investe quando está mais assustado e acredita que os países estão a degradar a sua moeda através de déficits excessivos, e algumas nações estão (fazendo isso)”
Ou seja, uma moeda ética, uma proteção contra a tirania e má administração por parte governos.
Este gráfico é muito interessante:

São dados de 2021, eu acredito que os resultados, hoje serão ainda piores.
Será que as pessoas não querem democracias?
Será que querem viver em ditadura?
Eu não acredito que as pessoas querem um ditadura, a grande maioria quer continuar a viver em democracia. Este estudo não demonstra a descrença pela democracia, mas a descrença e o cansaço nos atuais políticos e políticas.
A lista de países ordenados por insatisfação:

Os países que estão mais insatisfeitos, coincidentemente, são muito indivídados, com elevada dívida pública, e com estados com gastos elevados, com uma elevada carga fiscal.
As pessoas estão é cansadas do políticos. Quer sejam governos de esquerda ou direita, a receita é sempre a mesma. Muitos gastos públicos, muita dívida (hipotecar o futuro), desvalorização da moeda.
As pessoas não querem sair da democracia, querem é realmente uma democracia, nao querem ser escravos, querem ser livre, querem viver a vida. Actualmente vivemos para trabalhar, para pagar dívidas pessoais e dívidas dos estados.
fonte:
https://www.visualcapitalist.com/charted-satisfaction-with-democracy-in-26-countries/
A última subida do preço do #Bitcoin tem sido notícia nos medias nacionais e internacionais. O Trump também vai falar na conferência de Nashville, a 27 de julho, Bitcoin tem sido um assunto da campanha eleitoral dos EUA.
Além de eu não acreditar nas palavras do Trump, não gosto de ver Bitcoin a ser utilizado na campanha eleitoral.
Bitcoin é apartidário, não é de direita, nem de esquerda. Neste momento está demasiado ligado ao partido Republicano, a meu ver, poderá ser um problema no futuro. Não é bom para o bitcoin ficar colocado a um partido, porque corre o risco, quando os Democratas voltarem ao governo reverterem tudo.
O Bitcoin poderá ficar numa posição similar à posse de armas, que é um assunto que divide os partidos. Quem é a favor geralmente apoio os Republicanos, quem é contra geralmente é Democrata. Quando os Democratas estão no governo tentam aprovar lei para limitar o uso e a porte de arma.
Enquanto os defensores do porte de armas são uma partes importante da população norte-americana, a adoção do bitcoin ainda é pequena. Como é pequena é mais fácil a aprovação de lei restritivas pelo partido Democrata.
Bitcoin não necessita de ser beneficiado, nem prejudicado ou marginalizado. Não é necessário criar leis novas ou regulamentos, devem apenas seguir as existentes. Bitcoin não é um ativo, é uma moeda, como tal, deve ser tratado igualmente como outra qualquer moeda, seguir as mesmas leis e regulamentação.
Bitcoin é do centro, é para todos, não discrimina ninguém.



Em qualquer das circunstâncias, a inflação é superior, logo não há crescimento real.
Os problemas do sistema fiduciário e das políticas monetárias são visíveis por tudo o lado e agrava-se dia a após dia.
Mas está a chegar a um ponto de rutura, as populações estão a entrar num estado de desespero, estão a revoltar, os primeiros sinais estão a acontecer em África.
A austeridade que o FMI exigiu ao governo do Quénia, está a provocar uma revolta popular a nivel nacional. Como sempre, a receita do FMI, é criar ainda mais pobreza.
"Desde 18 de junho, o Quénia tem sido palco de uma série de protestos em massa, nos quais dezenas de milhares de pessoas rejeitaram um projeto de lei controverso que teria aumentado alguns impostos e introduzido outros novos, como o IVA sobre o pão e produtos de saúde.
O Governo pretendia angariar 2,7 mil milhões de dólares (2,48 mil milhões de euros) para reduzir o défice orçamental e o endividamento do Estado, no âmbito do programa concebido pelo FMI para apoiar a resposta do Quénia à covid-19 e a outras crises, como secas e inundações."
Chegou ao cúmulo do presidente dimitir quase todos os ministros, mas os protestos continuam.
"William Ruto anunciou a exoneração de todos os ministros, com exceção do ministro das Relações Exteriores e do vice-presidente, e a demissão do procurador-geral, após semanas de protestos contra o aumento dos impostos."
Outro epicentro desta revolta contra o atual sistema fiduciário, é a Nigéria. Para um melhor controlo da economia e das liberdades, implementaram o eNaira, uma CBDC. Como inicialmente a adoção foi baixa, para forçar a adoção, o banco central colocou limitações de levantamentos nos ATM. Provocando um resolta popular, a rejeição da CBDC está a ser expressiva.
África está a ser o epicentro da revolta, é apenas o início.
For me it's fine.
I tested Zeus, WOS and Phoenix, everything OK
But the zaps have random npub.
Influenciadores digitais e juros compostos
Uma influenciadora digital de finanças pessoais do sistema tradicional, colocou há uns dias, esta pergunta no Instagram:

Preferia receber?
100 mil euros hoje ou 5 mil euros todos os meses durante 2 anos?
Não esquecer que o seu público, são geralmente poupadores, com uma preferência temporal mais baixa, pertencem ao pequeno nicho de poupadores, o resto da sociedade nem pensa, nem consegue poupar. Nós bitcoiners somos um nicho do nicho dos poupadores.
É interessante ver as respostas dos seus seguidores, especialmente daqueles que se alongaram nas respostas. É notório a ideia de fazer uma poupança, isso é bom.
Claro que existe uma exceção:

Compra de um carro de sonho
Depois existiam os pragmáticos, que usavam o dinheiro para abater o empréstimo da casa. Para quem tem uma dívida ao banco, é uma escolha acertada.

Mas o destino do dinheiro mais repetido, foram os “juros compostos”, o novo jargão dos influenciadores digitais da atualidade. A mesma ideia surge em vários comentários: o investir no ETF de S&P500, que dá 10% ao ano.

Costuma-se dizer que a ignorância é uma bênção, mas neste caso não o é. É verdade que a longo prazo o S&P500 está sempre a subir, mas é apenas meia verdade, as pessoas esquecem da inflação, que transforma algo que parece positivo em negativo.
É o empobrecer alegremente.
Estes influenciadores que geralmente tem conhecimento deviam também falar da inflação, da verdadeira inflação, do aumento da base monetária. Deveria também esclarecer o seu público como é calculado o IPC e como é manipulado. Se o povo compreendesse melhor a inflação e a política monetária, possivelmente já não acharia interesse tão interessante estes juros compostos.
Quem que serve ganhar 10%, quando a inflação real é 15 ou 20%? Estão sempre a perder poder de compra. Daqui a 28 anos, quando o jovem usufruir dos 2 milhões, possivelmente dará comprar um Opel Corsa e uma grade de Minis.
Ainda havia um infiltrado, um bitcoiner:

Voltando à pergunta inicial, foi muito bem feita, levou a pensar, o que eu faria?
Possivelmente a escolha mais lucrativa seria, receber já os 100 mil e comprar de imediato bitcoin. Mas eu não optaria por isso, preferia algo mais racional, preferia ganhar menos, mas também ter menos risco.
Eu optaria, por receber mensamente e fazer um DCA, até ao final de 2024, gastava os 5 mil euros em Bitcoin. Depois faria uma pausa no DCA, durante o primeiro semestre de 2025, faria uma boa reserva de emergência em euros. No segundo semestre, voltava ao DCA de Bitcoin até a última mensalidade.
Eu sofro demasiado de ansiedade, não consigo estar 100% em Bitcoin, necessito de ter sempre uma reserva de emergência. A longo prazo, eu sei que a reserva de emergência vai ser comida pela inflação, mas eu necessito de ter essa segurança, de uma estabilidade mental, é uma garantida que permite subsistir um período longo sem vender bitcoin. Prefiro perder um pouco para a inflação, do que ter que vender bitcoin em pleno bull market.
Daqui a dois anos, tenho que voltar a ler este post e analisar a minha escolha.
https://youtu.be/fJ9rUzIMcZQ?si=3HHmTe0W_VBDr4Vx
Bohemian Rhapsody não é apenas uma música, é uma verdadeira obra de arte.
Se fosse feita hoje em dia, certamente a letra seria censurada ou a música era cancelada, porque não se enquadra no padrões atuais.
Hoje vivemos num mundo com uma obsessão pelo políticamente correcto, pela tolerância, o aceitar da diferença, mas tudo isto não passam de uma hipocrisia, em especial no mundo da música.
Hoje em dia, dificilmente Freddie vingaria, não está dentro dos padrões, ou então teria que fazer um drástico tratamento dentário.
Mas a verdade é que no passado, ninguém queria saber da aparência, só interessava a voz, e nisso o Freddie têm como ninguém.
Agora a voz passou para secundário plano, os cantores não necessitava de saber cantar, basta ter o autotune e o playback. O importante é ter um corpo musculado, um sixpack e andarem desnudados e fazer umas danças que vai muito além da sedução.
É triste olhar para o rumo que a sociedade está a seguir.
Uma fantástica palestra de Jack Dorsey, todos devem ver.
Como o nosso livre arbítrio está sobre ameaça.
"Quase 200 anos depois, os ursos poderão estar de volta a Portugal"
Procurem para os lados da Assembleia da República, lá a espécie está num forte crescimento.
https://zap.aeiou.pt/ursos-de-volta-a-portugal-ha-um-que-o-faz-com-frequencia-613830
Em 10 anos o número de milionários em Portugal aumentou 32%, é o efeito Cantillon. Foi o 15° país com maior taxa de crescimento.

“If ‘bears’ are right twice a day, then ‘bulls’ must be wrong twice a day.”
😁😁
https://www.zerohedge.com/markets/broken-clock-fallacy-art-contrarianism
É muito chato, quando editamos os posts (nip 23 long form) voltam para o top do feed. as modificações deviam ficar ocultas no feed.
Eu necessito de modificar os meus posts, mas é muito chato, gera muito spam no feed.
Como proibir é uma medida impopular.
Eles optam por esta via e vão retirar de circulação as notas de valor facial mais elevados, vão imprimir apenas notas de baixo valor.
Estas notas de valores elevados quando ficarem danificadas ou inutilizáveis são retiradas de circulação, sem serem substituídas. Como fizeram com a notas de 500€, progressivamente vão às outras, 200€, 100€ e 50€.
Possivelmente ficam apenas as notas de 5€, 10€, 20€, como são notas de baixo valor, torna-se muito complicado fazer compras. Vai ser como na Argentina, andar com enormes maços de notas.
Como se torna inviável, as pessoas não terão outra opção, senão utilizar pagamentos digitais.
Depois os políticos vão utilizar essa desculpa, como quase ninguém usa papel-moeda, vão acabar de vez com o dinheiro físico.
"Segundo um estudo do Banco de Portugal, com dados de 2022, 41% das freguesias (1276 em 3091) não tinham ponto de acesso a dinheiro. Nos principais centros urbanos e no Litoral, há um caixa perto, mas, no Interior, o quadro continua a ser o oposto. Os distritos de Vila Real, Beja e Bragança [ler reportagem ao lado] são os mais mal servidos. Para colocar o multibanco nestas freguesias distantes, os bancos exigem contrapartidas, ao contrário do que acontece nos grandes centros."
Há portugueses de 1° e de 2°, só alguns têm o direito a serviços bancários decentes.
Uma maneira simples para acabar com o papel-moeda sem nunca criar uma lei a o proibir-lo.
#Bitcoin fixes this!
https://www.jn.pt/6149794320/exigencias-dos-bancos-deixam-interior-sem-caixas-multibanco/
Site interessante para acompanhar os layers2, se tem token próprio ou não e etc: https://www.bitcoinlayers.org/
Eu acompanho o https://l2.watch/ , é um pouco mais completo. Inclui também os wrapped.

Tudo é uma boa desculpa para ligar as impressoras. 🖨🖨🖨
Eu não acredito que seja apenas meio trilião.

Nada como manipular umas eleições, a UE só anunciou após as eleições em França.
Agora vai ser interesante ver um partido comunista a fazer austeridade para equilibrar as contas públicas.
O seu programa eleitoral é o oposto à austeridade. Desde de aumentos da função pública, nas reformas, baixar a ideia para as reformas, créditos a 0% ou negativos, controlo de preços.
De duas, uma, ou o governo torna-se ingovernável ou vão cair um buraco bem grande.
Vai ser bonito...
Fontes:
Compreendo, eu já pensei semelhante, as nos últimos anos mudei um pouco.
O viver numa bolha é bom no início, mas depois começa a olhas ao rudor, e está tudo mal, não faz sentido.
O bom da vida é a partilha.
É como aqueles bitcoiners, que são a favor de um colapso rápido do dólar. Eu não concordo, o bitcoin iria a 100 milhões, mas para que serve estarmos ricos, quanto tudo à nossa volta, tudo o que gostamos colapsou, os nossos amigos, familiares e vizinho estão na miséria.
O dólar/FIAT vai para zero, é inevitável, mas que seja lento, para permitir que as pessoas mudem, adaptem a essa nova realidade.
Bitcoin é isso, partilha, todos beneficiam, a sociedade muda. Enquanto no FIAT, apenas uma casta, uma elite beneficia. Os ricos ficam mais ricos e os pobres fica mais pobres, o efeito Cantillon.
Mas para a sociedade mudar, as pessoas tem que querer mudar, o problema é que não querem sair da sua zona de concorto, não querem mudar. Os políticos são péssimo, mas se foram eleitos, é porque as pessoas votaram neles. Se são maus, temos que escolher os melhores. Se os partidos são todos maus, criam-se novos partidos.