Avatar
reiartur
e97aaffa4001ba5db86e7c6bfc4f97c4278415f487df1eb3b52edb4a2ebd765d
Bitaites e calinadas de um disléxico e pseudo ilustrador. study #Bitcoin

Alguém colocou isto no Twitter:

«Supondo que toda economia esteja em bitcoins, como eu faço pra financiar uma casa em 30 anos?»

Eu não conheco o autor da questão, mas achei uma dúvida legítima, o que não gostei, foi as respostas de muitos bitcoiners, houve alguma arrogância. Eu acho que devemos ser mais educativos.

São estas perguntas/dúvidas das pessoas, que eu acho que vai gerar dificuldade na adoção do bitcoin. O crédito não será acessível, não será tão fácil como hoje. As pessoas não querem perder estes "benefícios" que a moeda FIAT dá.

Eu não acredito que seja possível pedir creditos com maturidade tão longas, possivelmente no máximo 10 anos, além disso, vão necessitar de ter dinheiro para menos metade do valor da casa.

No post a resposta mais repetida é o empréstimo colateralizado em btc.

Num país com uma moeda FIAT, é claro que os empréstimo colateralizado é uma boa opção, mas eu tenho dificuldade em encontrar vantagens numa economia totalmente bitcoinizada.

Alguém, me pode explicar quais serão as vantangem de empréstimo colateralizado, numa economia totalmente bitcoinizada?

Para quem vive em economias com base em dólar ou euro, já é uma idiotice acreditar, que a inflação é boa para a economia.

Tudo piora, para quem vive no Brasil com o Real, ai já é estupidez humana, acreditar que a inflação é boa.

O Miguel não vai mudar, é uma perda de tempo estar tentar convence-lo.

Ele é um cantillonário, ele usou e continua a utilizar o sistema fiduciário para enriquecer, sempre funcionou por isso, ele não o quer mudar.

Enquanto ele achar que inflação é bom, nunca vai compreender o #Bitcoin.

https://x.com/miguel_milhao/status/1897432884652167562

«A decisão de Pluto aconteceu após uma declaração do validador da THORChain “TCB”, um dos três validadores que votaram a favor da interrupção das negociações com Ethereum (ETH) no protocolo, com o objetivo de bloquear o acesso do Lazarus Group. No entanto, a votação foi revertida rapidamente depois que quatro nós (computadores que mantêm a rede funcionando) se opuseram à medida.

Após a reversão da votação, TCB alertou que também poderia deixar a THORChain caso uma solução eficaz não fosse implementada para impedir transações associadas à Coreia do Norte. A polêmica levantou questionamentos sobre a governança do protocolo e sua capacidade – ou disposição – de combater atividades ilegais.»

É tudo gerido por meia dúzia de pessoas.

https://criptonizando.com/noticias/desenvolvedor-da-thorchain-renuncia-em-meio-a-polemica-sobre-coreia-do-norte/

No meu conceito de descentralização, apenas bitcoin é descentralizado.

Mas a Thorchain, como em todas as blockchains, para os swap entre chains é necessário Bridges, todas elas tem um ponto de centralização, alguém por detrás.

Se o foco do novo acordo do FMI com o El Salvador foi para provocar um recuo na lei do bitcoin, é a comprovação que o Bitcoin é uma ameaça ao atual sistema financeira.

Se estão com medo, é porque estamos no caminho certo.

https://x.com/gladstein/status/1896969555110707510

«Se os Estados-membros aumentassem as suas despesas com a defesa em 1,5 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), em média, isso poderia criar uma margem orçamental de cerca de 650 mil milhões de euros durante um período de quatro anos

Esta medida permitirá que os Estados-Membros aumentem significativamente as suas despesas com a defesa sem desencadear o procedimento por défice excessivo»

A aceitação oficialmente de uma aldrabice contabilística.

Vivemos num época, onde os políticos sempre a mesma solução para os problemas, ou a criação de dívida ou a impressão de dinheiro ou ambas. No fim de contas, não resolve nenhum problema, aliás acabam por criar outros novos problemas.

https://www.rtp.pt/noticias/mundo/800-mil-milhoes-de-euros-von-der-leyen-divulga-plano-para-defesa-europeia-e-ajuda-a-ucrania_n1638360

Concordo, plenamente que os fundamentos do bitcoin é muito superior ao preço.

Mas são muito poucas as pessoas que entram pelos fundamentos, 99% das pessoas, entram devido ao preço, pela especulação, não há mal nisso.

Só depois estudam, compreendem e acabam por ficar pela revolução, pelos fundamentos.

Se imaginarmos nem cenário, durante os próximos 10 anos o bitcoin ficaria abaixo de 10 mil dólares, a adoção caia drásticamente, mesmo alguns que se consideram maximalistas, que dizem que estão pela revolução, desistiriam do bitcoin.

A estiral da morte apenas não acontece no bitcoin, porque nós que estamos pelos fundamentos, acreditamos no bitcoin, temos uma forte crença que vai valer mais. Podemos estar 1 ou 2 anos a ver o bitcoin em queda, no vermelho, mas a nossa crença é tão forte supera isso, porque nós sabemos que a médio-longo prazo o bitcoin vai valer mais.

Isto significa, se o preço não subir a médio-longo prazo, os maximalista vão perder a crença, vão abandonar e o preço base vai continuamente baixando.

O Bitcoin é a solução para um problema, a contante perda de valor da moeda FIAT, mas se o bitcoin deixar de ganhar valor contra a moeda FIAT (a longo prazo), perde o seu propósito, o motivo da existência.

Apesar de não ser fundamental, o preço é importante, sobretudo na adoção, é um catalizador na aceleração da adoção.

Percebo que digas isso, mas não é bom, porque o preço influência muito na adoção.

Se o preço cair muito, a adoção diminui, provocando uma nova queda no preço, e assim sucessivamente, é uma espiral da morte.

É muito melhor o preço subir, todos ganham.

Agora vamos ver qual vai ser o "investimento" nas shitcoins, se um valor muito residual, será menos mal, o pior será se for elevado.

Se daqui a 4 anos, essas shitcoin gerarem enormes perdas, se o governo mudar, o novo governo vai aproveitar dessas perdas para reverter tudo, incluído o bitcoin.

O lobby das shitcoins é muito forte.

Com um país e o governo num caos, não é capaz de fazer qualquer reforma, Portugal está parado e ingovernável.

Mas hoje, o governo muda as regras do poker! que coisa mais absurda, com tanta coisa a necessitar de uma mudança e o governo está é preocupado com o poker.

Se esta alteração, provoca-se uma redução do vício ao jogo, apesar de não concordar, compreendia a intervenção do governo. Não me parece que seja o caso, o meu conhecimento em poker é baixo, mas não consigo perceber qual a lógica para a mudança da regras.

Não gosto de ver o governo meter-se nestes assuntos, tem coisas mais importantes para tratar.

https://eco.sapo.pt/2025/03/03/governo-altera-uma-das-regras-do-poker/

Estamos há anos a explicar aos plebes, que existe uma grande diferença entre o Bitcoin e as restante criptos, o Trump num dia destrói isso tudo, colocando tudo no mesmo cesto, como fosse tudo igual.

Voltamos quase ao ponto de partida, vamos ter que explicar de novo, mas isto é muito cansativo, mas tem que ser feito.

“When #Bitcoin’s $1 million dollars a coin, i bet you i’ll buy $1 billion of it, probably in one day.”

- Michael Saylor

Até poderá ser um show of, mas é que me assusta no Saylor, de não concluir, que já tem o suficiente.

Possivelmente, todos nós vamos passar por esse momento, uns mais cedo, outros mais tarde, mas um dia temos que parar de acumular sats. Tenho que concluir, que já temos o suficiente, e começar a tirar proveito do sacrifício, gastar um pouco, aproveitar a vida, que esta é curta.

Cabe a cada um de nós, determinar qual o valor suficiente, 1 ou 10 ou 1000 bitcoins, mas é fundamental saber parar.

https://x.com/BoldBitcoin/status/1896397633100394623

«Olá, sou a Aleysha, acabei o liceu com distinção - mas não sei nem ler nem escrever. Vou processar a minha escola»

Nem consigo qualificar esta notícia, de tão absurda que é.

Como é possível alguém estudar 12 anos e nem sabe ler, nem escrever!?!

E os pais ao ver que não estavam a aprender, não fizeram nada durante 12 anos.

Mesmo sem saber ler, como foi possível passar de ano e ter direito a uma distinção.

E agora a aluna processa a escola.

Isto parece uma anedota...

https://cnnportugal.iol.pt/aleysha-ortiz/donald-trump/ola-sou-a-aleysha-acabei-o-liceu-com-distincao-mas-nao-sei-nem-ler-nem-escrever-vou-processar-a-minha-escola/20250227/67c059aad34e3f0bae9b05e4

Replying to Avatar reiartur

«O antigo ministro do Trabalho Vieira da Silva considera que a fórmula de atualização das pensões defende as pessoas perante riscos de manipulação de natureza política, admitindo que possa ser melhorada para responder a 'picos' inflacionistas.»

O antigo ministro a admitir que os políticos manipulam o IPC.

«A fórmula em vigor tem em conta a inflação média sem habitação e o comportamento da economia, prevendo subidas diferenciadas caso o crescimento médio da economia nos dois anos anteriores seja inferior a 2%, entre 2% e 3% ou superior a 3%.»

Claro que eles evitam os custos da habitação no calculo, porque são os maiores custos que a população tem, e que tem subido imenso nos últimos anos. O custo da habitação é apenas um de muitas estratégias que os políticos utilizam para manipular o IPC.

«A fórmula "é uma defesa das pessoas face ao risco de manipulação de natureza política e - não vale a pena fugirmos às palavras - eleitoralista, do crescimento das pensões", referiu Vieira da Silva, em entrevista à agência Lusa, defendendo a importância de existir uma fórmula automática para a atualização das pensões.»

O problema não está na fórmula, a subida de preços é apenas um sintoma do mal, a verdadeira doença é a política monetária, a desvalorização acentuada da moeda que aconteceu nos últimos anos.

É curioso, Vieira da Silva só agora recolheu o problema, quando foi ministro não fez nada, a sua filha foi número 2 do anterior governo, também não disse nada. Acordou agora...

https://www.msn.com/pt-pt/noticias/portugal/f%C3%B3rmula-de-aumento-das-pens%C3%B5es-impede-manipula%C3%A7%C3%A3o-pol%C3%ADtica/ar-AA1A4qcy

*reconheceu o problema

«O antigo ministro do Trabalho Vieira da Silva considera que a fórmula de atualização das pensões defende as pessoas perante riscos de manipulação de natureza política, admitindo que possa ser melhorada para responder a 'picos' inflacionistas.»

O antigo ministro a admitir que os políticos manipulam o IPC.

«A fórmula em vigor tem em conta a inflação média sem habitação e o comportamento da economia, prevendo subidas diferenciadas caso o crescimento médio da economia nos dois anos anteriores seja inferior a 2%, entre 2% e 3% ou superior a 3%.»

Claro que eles evitam os custos da habitação no calculo, porque são os maiores custos que a população tem, e que tem subido imenso nos últimos anos. O custo da habitação é apenas um de muitas estratégias que os políticos utilizam para manipular o IPC.

«A fórmula "é uma defesa das pessoas face ao risco de manipulação de natureza política e - não vale a pena fugirmos às palavras - eleitoralista, do crescimento das pensões", referiu Vieira da Silva, em entrevista à agência Lusa, defendendo a importância de existir uma fórmula automática para a atualização das pensões.»

O problema não está na fórmula, a subida de preços é apenas um sintoma do mal, a verdadeira doença é a política monetária, a desvalorização acentuada da moeda que aconteceu nos últimos anos.

É curioso, Vieira da Silva só agora recolheu o problema, quando foi ministro não fez nada, a sua filha foi número 2 do anterior governo, também não disse nada. Acordou agora...

https://www.msn.com/pt-pt/noticias/portugal/f%C3%B3rmula-de-aumento-das-pens%C3%B5es-impede-manipula%C3%A7%C3%A3o-pol%C3%ADtica/ar-AA1A4qcy

Sim, o Chega apenas iniciou, mas agora espalhou para todos os partidos, o Chega surfou um onda, que os portugueses estão fartos da incompetência dos políticos. Só que o Chega também tem telhados de vidros.

Isto é o reflexo da qualidade dos políticos, cada vez mais fracos, preferem chafurdar da vida pessoal, em vez de resolver os problemas que o país tem.

Com isto tudo, ninguém com qualidade ou competência querem ser político. Isto é um circulo vicioso, os políticos cada vez tem menor qualidade.