Avatar
𝑻𝒉𝒆 𝑫𝒂𝒓𝒌 𝑴𝒆𝒕𝒆𝒐𝒓 𝑭𝒓𝒐𝒎 𝑨𝒏𝒅𝒓𝒐𝒎𝒆𝒅𝒂³🌌☄️
f4fab6b656dc33511d23bf89024dcb17662db2056fb58a0e91a574e84c505510
✧・゚: * 𝓛𝓸𝓻𝓮𝓷𝓪 ✦ 12 anos *:・.*✧ ♡ ⋆˚˖° 로레나 • 2013.02.15*・. ݁₊☆ .*・。゚φ 1.6180339887498948 * ݁☆・* ‧₊˚ Todos são macacos, menos eu .˖᯽ ݁˖ ʜᴏʟᴅᴇʀ · ꜱᴇᴛ/2023 │ ɴᴏꜱᴛʀ · ʜᴀʟᴠɪɴɢ 2024 ᴘᴇʀꜰɪʟ ꜱᴇᴄᴜɴᴅáʀɪᴏ: nostr:npub1s4cq2jh5f9az4afmcyphw0xn79d7wy9lhegmpcfuqtvkmakj96uqwsttqz Lista de Brasileiros pra seguir: nostr:naddr1qqxx6vmyda68yamxvfuxwcspzamhxue69uhhyetvv9ujumn0wd68ytnzv9hxgtczyr604d4k2mwrx5gaywlcjqjdevtkvtdjq4hmtzswjxjhf6zv2p23qqcyqqqf3vg8pxrj7 Chat público para brasileiros ou lusófonos no geral: 🇧🇷BRASIL/LUSÓFONOS🇵🇹🇦🇴🇲🇿🇨🇻 nostr:nevent1qqstfwcw27ske2lcq0pkcptwx9qdx0phvmzqhtglqy748250ldk9ktspzamhxue69uhhyetvv9ujumn0wd68ytnzv9hxgtczyr604d4k2mwrx5gaywlcjqjdevtkvtdjq4hmtzswjxjhf6zv2p23qqcyqqqqq2q2u3d8p

Não preciso de crenças, preciso de bases sólidas.

Nada vai me levar ao nilismo e desesperança por ser ateia, ou à justificativas para autoridades coercitivas. Não é por conta das minhas ideias, é pelo o que sustenta elas.

Eu posso dizer que propriedade privada é a única lei universal, atemporal, e que resolve conflitos sem se autocontradizer, você jamais vai refutar isso com lógica.

Se sua fé depende de ameaças disfarçadas como "infelicidade" ou "falta de esperança", não é fé, é propaganda religiosa.

Se seu deus é perfeito, então:

- Criar seres falhos significa que ele é falho. Não é perfeito;

- Não destruir o mal significa que ele é sádico ou falho. Não é onipotente/bondoso;

- Errar na criação, e não saber o que vai ocorrer, ele é falho. Não é onisciente/perfeito.

Qualquer caminho que você tente argumentar contra, vai falhar, e inevitavelmente terá que rever seus conceitos de ética, ou lutar contra a lógica.

Procure bases sólidas, não ideias soltas, muito menos crenças sem fundamento.

Replying to ENSA defasada

Essa é uma excelente pergunta.

Tenho dois palpites:

## O mais fácil

1 - Jesus quer assim, ele ensinou sobre o respeito e honra às autoridades civis, inclusive ele não foi em nenhum momento desrespeitoso com Herodes, Pôncio Pilatos e nem com o César Tibério. Com o ensino que Ele deixou, Paulo, sabendo que Nero ia cortar-lhe a cabeça e usar o dinheiro dos impostos para perseguir os cristãos disse para honrar o imperador e pagar os tributos. Nessa alternativa, provavelmente Deus quer que nos adaptemos desde aqui a sermos sujeitos a autoridade. Não passaria de parte da educação necessária para participar do mundo ideal.

## Probabilidade

2- Por causa da missão da igreja, falar sobre libertarianismo poderia ser um entrave para aceitarem o evangelho. A perseguição, que já existia só pelas questões de fé, seria muito intensificado e todos os cristãos seriam difamados como inimigos da ordem.

Esse raciocínio tem precedentes em questões como a escravidão, por exemplo, estava claro que o evangelho veio para libertar as pessoas e os conselhos de Paulo para um dono de escravos deixa claro que a intenção de Deus era alforriar todos os escravos, mas esse discurso poderia ser um obstáculo, imagine os senhores de escravos não querendo nem ouvir sobre Jesus porque ele já teria ouvido falar que para ser membro teria que libertar todos os escravos. E os eescravos, então? Iriam começar a se comportar de forma diferente, talvez exigindo a alforria, se recusando a trabalhar. Possivelmente os ricos se reuniriam e queimariam todos os cristãos.

A questão do libertarianismo pode ser, não estou dizendo que é, uma ideia além do seu tempo que os apóstolos não puderam falar abertamente.

Mas minha consciência não adere à essa segunda opção. Pode me chamar de escravo por natureza, mas no final do dia somos só Deus, ela e eu, e quem deve lidar com pesos e dores da minha consciência é só eu mesmo.

Nem todos são da sua religião, respeitam ou acreditam na sua divindade.

Respeitar e escolher autoridades voluntariamente é diferente de aceitar um governo coercitivo.

Os anúncios pagos por clique geralmente funcionam porque os números acumulados chamam atenção de grandes empresas e poucos usuários pagantes.

É muito mais um golpe de marketing do que uma forma de ganhar dinheiro fácil, já que cliques têm custo e não há almoço grátis.

Replying to ENSA defasada

Tirando a parte de que qualquer autoridade imposta é errada, eu concordo com tudo e ainda poderia acrescentar que capitalismo pode ser parte da solução, mas está longe de ser e única e exclusiva.

Há certo nível de liberdade em governos e nem todos se sentem sufocados com ele, muitos têm prazer em ser coluna sustentadora do estado. Nós também somos incentivados a resolver nossas demandas fora do estado e há muitos pormenores da vida humana onde o estado ainda não legislou.

Os governos humanos são errados e abusam de suas prerrogativas desde que o pecado depravou totalmente nossas almas.

Acontece que eu vejo nos governos, incluso o brasileiro, um sistema de regras privadas dentro do país que pertence a Deus e ele disse que todos os governos existem por Sua vontade, mas não quer dizer que Deus concorde com tudo o que os governantes fazem, é até mais complicado a posição de um governante, pois seu julgamento diante do Rei dos reis será muito mais severo.

Nesse contexto, por isso acredito que o miniarquismo é bom até pro governante, porque quanto menos controle ele exercer, menor a probabilidade de cometer falhas.

Sobre obrigações, a vida está cheia delas. Desde crianças já temos que nos submeter às leis biológicas, gostando ou não. Alimentação, sono, excreção, reflexos do corpo como espirrar, tossir, soluçar. Todo o corpo está sujeito à uma autoridade central, sistema nervoso. Um corpo anárquico é um corpo morto. As iniciativas particulares de algum sistema geralmente é negativa, por exemplo, o imunológico atacando o próprio corpo gera destruição.

Eu não sou fascista, não quero dizer que tudo tem que acontecer dentro do Estado. Esse exemplo seria no mundo ideal sendo governado por Jesus. A questão é que o mundo doentio ainda funciona como o pálido reflexo do ideal e a autoridade ainda é necessária, não porque eu ou você queremos, mas porque o proprietário do mundo quer.

Se vivemos sob a expectativa de um "mundo ideal governado por Jesus", por que aceitar um governo falho imposto por criações imperfeitas?