Eu não me lembro como era antigamente, mas o que eu percebo é totalmente ao contrário do que você disse.
Parece que as pessoas foram ficando cada vez mais burras, não sabem a diferença entre "Mas" e "Mais" ou escrevem "Cê" como sendo "Se" e a de "É" e "E." Mas o pior mesmo são estas abreviações malucas, tipo: "Nmrl, Btw (até hoje não sei o que isto significa), msc, ass, tnc e mlk." Com 14 anos eu também usava "E" como "É" e nem percebia, só fui saber anos depois vendo um print de conversa antiga. Mas eu fui melhorando com o tempo, li tanto mangá que meu Português melhorou automaticamente. Já escrevi 3 redações para escola e só errei na última porque coloquei uma palavra no infinitivo.
Mas eu tenho um amigo que conheço desde o 13 anos, que também lê muito mangá, porém o Português dele continua uma merda. Não sei porque não aconteceu com ele o mesmo que comigo.
Vou dar um exemplo que você provavelmente vai achar engraçado, mas que para mim é bem triste: O cara disse no vídeo que morava no Japão e fazia faculdade de literatura inglesa (Ele era Brasileiro.) Aí o goy comentou: "Oxi, o cara é Brasileiro, mora no Japão e faz curso de inglês?🤔" Percebe o erro? O cara não faz curso de inglês, mas sim curso de literatura inglesa. Então imagina, se o cara não soube nem interpretar, imagine escrever...
Todas estas coisas me causavam um profundo dano mental, só que agora larguei de mão.