Foi constatando a partir de diversas fontes e de mim mesmo, fiz anotações e, por fim, desenvolvi uma parte da minha conclusão ao fazer esse texto.

Tenho consciência de que o nosso formato de pensamento não se afasta muito dos autocompletes que as próprias IAs tem como base hoje em dia, mas não só diretamente com base em palavras, mas também em imagens mentais e outras sensações envolvidas.

Creio que até raciocinar pode ser uma tarefa automática, pois estamos acostumados a refletir. Esmiuçar o raciocínio é que geralmente não é automático.

Em relação a 'se ocupar para não pensar besteira', creio que dependa mais do tipo de tarefas e atividades a pessoa tem, pois quem é da área criativa geralmente precisa desse recurso de devaneio para ter idéias mais fluidas.

E quanto a criatividade mental em si, creio que depende muito do propósito dela... Pois há criações mentais mais soltas, criações mentais mais pensadas e criações mentais mais amplas. Você pode elaborar, por exemplo, um texto contínuo diretamente do que te vem a cabeça, pode também combinar o que te vem à cabeça com uma reflexões para amadurecer o que você quer retratar, e pode também pensar de forma mais afastada e refletir o contexto do que está sendo pensado para ter um panorama melhor do que vai ser escrito.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

No replies yet.