Muitas dessas fragilidades do Nostr podem ser resolvidas com um bom cliente (software que você usa para acessar os relays). Por exemplo, se você usa um navegador web (browser) como cliente, dificilmente você estará salvando as mensagens que você assinou, e estará dependente dos relays fazerem isso por você. Mas se você usa um cliente desktop (programa rodando diretamente na sua máquina), é bem fácil implementar um sistema mais robusto que salva tudo localmente, e quem sabe te permite comunicação direta com esse mesmo software rodando no computador de outro usuário, quem sabe até usando um outro protocolo para isso. Ou seja, as possibilidade são diversas. Sempre vai ter um desenvolvedor como eu pensando em melhorar isso.
Galera, pelo que entendi o protocolo nostr não espelha o conteúdo de toda a rede nos relays, correto? Isso significa que os seus dados estão apenas em alguns servidores, e os hosts desses servidores podem te censurar e inclusive banir correto?
Se for isso, a rede fica "fraca", pois pode inclusive haver várias redes separadas que nem se comunicam...
Seria interessante ter uma arquitetura em que todos os nós estariam na mesma e as mensagens distribuídas para todos os nós "relays"
Enfim, se falei merda me desculpem, só estou conjecturando...
Será que o nostr:npub1gcxzte5zlkncx26j68ez60fzkvtkm9e0vrwdcvsjakxf9mu9qewqlfnj5z pode nos ajudar?
Abraços
E obrigado...

Discussion
No replies yet.