Bitcoin relies on Moore's Law because better and more efficient ASICs are produced every year.
1,050 / 5,000
O Bitcoin se baseia na Lei de Moore porque ASICs melhores e mais eficientes são produzidos a cada ano.
Também não é perfeitamente descentralizado porque 1) existem apenas dois grandes fabricantes de ASICs, 2) a maior parte do poder de hash do Bitcoin está concentrada nos EUA e 3) apenas grandes fazendas corporativas de mineração de ASICs são escaláveis e, portanto, alvos fáceis para o estado forçar e/ou confiscar.
O Monero é mais fácil de atacar, mas também é mais fácil obter uma taxa de hash honesta para se defender contra um ataque em andamento. ASICs são o oposto. O Monero é mais distribuído porque literalmente qualquer pessoa pode começar a minerar sem a necessidade de investimento adicional.
A mineração de Monero também é mais fácil de esconder, tornando-a mais resiliente ao estado devido ao seu consumo de energia muito menor, menos calor e menos ruído. Há casos de batidas policiais em fazendas de ASICs porque elas são confundidas com operações de cultivo de maconha devido à sua alta assinatura energética e térmica. Finalmente, quando você compra um ASIC, fica óbvio para que você vai usá-lo.
Há vantagens e desvantagens em cada um.