Acha que é só escrever uma lei e pronto? Haha.

Você já leu a tese completa do Jason Lowery, Softwar?

Se não leu, posso explicar por que isso que você disse simplesmente não é possível. 👇🏼

Mesmo que o governo tenha acesso a energia subsidiada ou gratuita, a mineração de Bitcoin é uma atividade industrial intensiva e com custos elevados.

Lowery argumenta que o Bitcoin é verdadeiramente descentralizado porque compartilha o mesmo princípio de segurança emergente que existe nas guerras. Em conflitos cinéticos, os custos impostos ao inimigo limitam fisicamente sua capacidade de ataque. As fronteiras, historicamente, foram definidas por essas guerras.

Para uma única nação controlar todo o território global, o custo seria insustentável. Quando isso é tentado, a resposta humana natural é acionar o protocolo de segurança que chamamos de guerra — um mecanismo que impõe altos custos ao agressor. Nesse sentido, a guerra não é um bug da civilização, mas uma funcionalidade de segurança.

O Bitcoin se assemelha a esse modelo. Tentar controlar todos os bits da rede globalmente exige um custo gigantesco. A mineração é distribuída entre diversos países, e qualquer tentativa de monopólio por uma única nação enfrentaria barreiras logísticas, econômicas e energéticas extremamente caras.

O protocolo foi intencionalmente desenhado para ser custoso. Isso aumenta o custo operacional e desincentiva ataques, funcionando como uma defesa emergente de guerra.

Inclusive o Bitcoin é imune à Lei de Moore porque sua segurança não depende de chips ficarem mais rápidos, mas sim da competição física pelo gasto de energia no mundo real. Mesmo que computadores fiquem mais potentes, todos continuam sujeitos ao mesmo custo energético, que é a verdadeira barreira de defesa da rede por causa do ajuste de dificuldade.

Moedas como o Monero, por não dependerem de um alto custo energético para funcionar, não possuem essa mesma propriedade de segurança física e econômica.

Bitcoin relies on Moore's Law because better and more efficient ASICs are produced every year.

1,050 / 5,000

O Bitcoin se baseia na Lei de Moore porque ASICs melhores e mais eficientes são produzidos a cada ano.

Também não é perfeitamente descentralizado porque 1) existem apenas dois grandes fabricantes de ASICs, 2) a maior parte do poder de hash do Bitcoin está concentrada nos EUA e 3) apenas grandes fazendas corporativas de mineração de ASICs são escaláveis ​​e, portanto, alvos fáceis para o estado forçar e/ou confiscar.

O Monero é mais fácil de atacar, mas também é mais fácil obter uma taxa de hash honesta para se defender contra um ataque em andamento. ASICs são o oposto. O Monero é mais distribuído porque literalmente qualquer pessoa pode começar a minerar sem a necessidade de investimento adicional.

A mineração de Monero também é mais fácil de esconder, tornando-a mais resiliente ao estado devido ao seu consumo de energia muito menor, menos calor e menos ruído. Há casos de batidas policiais em fazendas de ASICs porque elas são confundidas com operações de cultivo de maconha devido à sua alta assinatura energética e térmica. Finalmente, quando você compra um ASIC, fica óbvio para que você vai usá-lo.

Há vantagens e desvantagens em cada um.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

No replies yet.