El salvador é o primeiro exemplo prático que temos que mostra que o bitcoin sozinho não é capaz de resolver todos os problemas das pessoas. Lá está se tornando um lugar próspero, as pessoas vão ficar bem mais ricas e se continuarem cooperando com o bitcoin, eventualmente serão uma superpotencia.

Mas as coisas não mudaram substancialmente, as pessoas continuam sendo cobrada os impostos e multas, o estado continua mantendo as agencias reguladoras e de espionagem, continuam bancando policia e exercito estatais.

As pessoas continuam tendo de ser obrigadas a fazer exatamente as mesmas coisas que faziam antes, a diferença que agora é com bitcoin.

Isso acontece porque ainda não existe o interesse das pessoas por disputar as coisas reais que compõe a nossa vida, que é o território que vivemos, as pessoas próximas da gente, os recursos efetivos que usamos no nosso dia a dia. O estado simplesmente não vê concorrencia a altura por essas coisas e por isso que ele controla sozinho.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Da mesma forma, o Milei, e alguns países bálticos são a prova de é muito mais fácil mudar a mentalidade de um país melhorando a liberdade nas leis, de fato, e deixando as pessoas verem os resultados. Bitcoin ainda é um negócio que muita gente receosa não vai aceitar, até libertários demoram pra se familiarizar.

Eu cheguei num nivel de entendimento que eu vejo que é irrelevante o numero de usuarios do bitcoin se isso não se expressar pela disputa real e efetiva por recursos reais e efetivos que compoem a vida humana. Usar bitcoin pra continuar sendo controlado pelo estado em qualquer buraco do mundo que tu vá, apenas aponta que voce é um escravo rico.

Pois é, agorismo é algo muito difícil de se atingir definitivamente, até as matérias-primas em sua maior parte são parte de alguma empresa taxada ou controlada pelo Estado.

Sim, mas eu nao acho, se as pessoas pelo menos se interessassem em aproveitar uma parte da riqueza trazida pelo bitcoin para se equipar e travar guerras de libertação, o game mudaria de mãos. No campo virtual nós estamos sendo tudo mas na parte real não somos nada

Seu lema em inglês é "Criptografia é mais poderosa que Bombas Nucleares", imaginei que concordaria, não que seria a favor de guerras de libertação, ou dizer que somos tudo no virtual, e a realidade somos nada. Mudou de ideia, ou é apenas uma opinião que eu interpretei mal?

A criptografia continua sendo mais forte que bombas nucleares, ela apenas não resolve tudo

A relação com o estado só irá mudar se/quando os produtores e prestadores de serviço passarem a aceitar e principalmente priorizar que as transações/pagamentos sejam feitos em bitcoin… é esse o ponto onde há desassociação dinheiro/estado, inviabilizando/limitando a taxação e arrecadação.

O estado, se valerá de impostos sobre os bens que são registrados, principalmente os de alto valor como imóveis, carros, barcos, etc etc…

Se a arrecadação sobre serviços for absolutamente diminuída por transações em bitcoin, o poder do estado diminui…

Leva tempo, algo intergeracional, como a dissociação igreja/estado.

Isso apenas ira mudar se o pensamento coletivo mudar, não existe magica

Eu acho que o melhor é o governo proibir, aí as pessoas que compram Bitcoin já não estão dispostas a pagar imposto mesmo, o que vai eventualmente "matar" o estado, ao invés de usar o btc para deixar o estado "mais forte". Isso sim libera o espírito libertário nas pessoas.

O fato é que as pessoas estão pouco se importando com esse negocio de nulificar o estado, delirio coletivo de que ninguem é capaz de faze-lo

Se aqui no Bostil é permitido e estima-se que 25 milhões em Bitcoin foram transacionados sem registro, imagine se não fosse.