É que o QI não foi feito pra ser uma ferramenta de medir "inteligencia" individual, é mais apropriado para medir a inteligencia de "grupos" de pessoas. Quando vc pega o QI médio de grupos de pessoas, vc consegue encontrar correlações interessantes com todo tipo de coisa (desempenho acadêmico, salário médio, nivel de maturidade organizacional, etc)

Mas ai o povo resolve usar pra medir inteligencia de individuos, e aí vc tem um Feynman com QI de 120 (considerado bem abaixo da média entre físicos teóricos), que ganha premios nobéis e toca bongô, e uma centena de crianças "com QI maior que Einstein" que somem no mundo por não serem nada mais do que resolvedores de puzzles.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Há um tempo atrás eu li uns estudos relacionando QI com realização financeira, e faz muito sentido existir alguma correlação considerando a capacidade de resolver puzzles. Também li algo relacionando com felicidade, e mostrava que alto QI não trazia indícios de que o indivíduo poderia garantir felicidade (era algo que falava sobre inteligência emocional, mas não lembro no detalhe)

sim, tem muitos estudos mostrando que quanto maior o QI, maior o risco de doencas mentais (depressão, ansiedade, deficit de atenção, etc). então de certa forma, alto QI gera sofrimento e não felicidade.