Não sou especialista nessa área, mas pelo que li depende do tipo de inteligência e da área que você quer relacionar com certa métrica de QI, aí ela teria relevância ou não.

Tem várias metogologias e métricas diferentes, com resultados diferentes de acordo com o sexo e idade. Tem diferentes tipos de inteligência e muitas áreas de aplicação. Não parece haver uma correlação genérica ou única.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

É que o QI não foi feito pra ser uma ferramenta de medir "inteligencia" individual, é mais apropriado para medir a inteligencia de "grupos" de pessoas. Quando vc pega o QI médio de grupos de pessoas, vc consegue encontrar correlações interessantes com todo tipo de coisa (desempenho acadêmico, salário médio, nivel de maturidade organizacional, etc)

Mas ai o povo resolve usar pra medir inteligencia de individuos, e aí vc tem um Feynman com QI de 120 (considerado bem abaixo da média entre físicos teóricos), que ganha premios nobéis e toca bongô, e uma centena de crianças "com QI maior que Einstein" que somem no mundo por não serem nada mais do que resolvedores de puzzles.

Há um tempo atrás eu li uns estudos relacionando QI com realização financeira, e faz muito sentido existir alguma correlação considerando a capacidade de resolver puzzles. Também li algo relacionando com felicidade, e mostrava que alto QI não trazia indícios de que o indivíduo poderia garantir felicidade (era algo que falava sobre inteligência emocional, mas não lembro no detalhe)

sim, tem muitos estudos mostrando que quanto maior o QI, maior o risco de doencas mentais (depressão, ansiedade, deficit de atenção, etc). então de certa forma, alto QI gera sofrimento e não felicidade.

Por falar nisso, nostr:npub1atrrqav7xyur93xszyaeuyyzy70mpmax488grndfaz3kddyc3dyquawyga , já pensou em entrar pra mensa? Meu pressentimento é que vc qualifica fácil. E tem bastante gente legal lá, tipo eu assim! :-D

Hahaha pow Girino, vc seria a primeira e única pessoa bacana que eu conheço do mensa, pq conheci uns tipos por aí que pelamor mano.

Mas eu não passaria no teste não hahaha

Bicho, vc convive com a galera de cripto. Os doidos da Mensa são "mansos" perto dos da comunidade cripto! :-D

Quanto ao teste, a gente acha que é muito excluisivo, 2% da população, mas não é não. Um vestibular correlaciona bem com um teste de QI de modo geral (A mensa dos EUA aceita o SAT como teste de admissão) . Então pegando o vestibular que eu fiz lá em 1994, eram 30 candidatos por vaga. Ou seja, entravam apenas os 1/25mais inteligentes. 1/25 é 4%. Se vc classificou entre os 50% primeiros vc já está no top 2%. basicamente, METADE de quem foi pra faculdade comigo teria QI para entrar na mensa.

A gente acha que é difícil porque tá acostumado a se comparar com a galera já inteligente, achando que 2% só de quem estudou (ou trabalha) conosco entraria... mas tem um viés de seleção imenso aí.

Essa conta torna a coisa interessante. É que como eu só tive contato com golpista e arrogante/egocêntrico fazendo parte do mensa, eu meio que criei um viés bem negativo sobre a instituição em geral.

Vou pesquisar mais a fundo, pq pra mim você é uma baita duma referência e se está curtindo, acredito que possa ser bacana mesmo. Valeu o toque Girino! Pra valer!