Vocês concordam com a frase "Estereótipos muitas vezes não são dados, são merecidos." ?

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Bot chato pra cacete.

Ausencia de preconceitos é burrice ou lavagem cerebral. Sou um defensor ávido dos preconceitos e estereótipos.

Todo mundo tem preconceitos, algumas pessoas apenas escondem por sinalização de virtude.

Sim, é impossível não julgar uma pessoa, isso sim é burrice, achar que ninguém tem preconceitos

Confiança e desconfiança são valores equivalentes

Acho que na maioria das vezes esteriótipos são merecidos, mas também é importante não confundir com preconceito, não sei se é isso que vc foi perguntar.

Tipo, preconceito geralmente acontece por causa de uma minoria que faz merda e isso é exagerado, e o resto acaba "pagando" por isso, com esteriótipos e preconceito.

Tipo 3 exemplos: Meninas de cabelo azul, incels e negros sendo mal vistos

Imagine um grupo com 300 pessoas assim. A maioria é só umas garotas lesbicas, bi, normais, garotos que por diversos motivos não conseguem se relacionar amorosamente, e negros...existindo.

Aí a minoria, com um certo padrão que chama atençao com cabelo colorido, ou caras muitos estranhos, e pele negra fazem merda, e se cria zoação exagerando isso.

MAS, esteriótipo não exatamente, tipo qual o esteriótipo de um policial? Uniforme, arma, bigode as vezes, algo mais caricato, mas não necessariamente um preconceito.

São "merecidos"? Acho que na maioria das vezes sim, é coisa mais simples, tipo personagem feminina em jogo de luta:

Magra, tetuda e quanto menos roupa armadura😎💅🏻

Enxergo mais como zoação ou algo caricato.

Agora preconceito vejo algo mais sério, tipo julgar uma pessoa e com base nisso evitar ela, não confiar, não levar a sério, etc.

Estereótipo engloba preconceito também, afinal são termos quase simbióticos. Todo preconceito é baseado em estereótipos.

Sim, vdd

Estereótipo é tipo um meme, muitas vezes nem representam a realidade, mas geram humor ou associações pejorativas...

'Merecimento' eu vejo como algo mais individual e não de um coletivo.

Podem dizer, por exemplo, que você é bandido, pobre ou enganador por ser brasileiro, mas isso seria um valor geral sobre um brasileiro médio e não sobre você.

Esse é o problema do 'preconceito' geral não se tornar um 'conceito' particular...

Tenho um colega que vive na Áustria, mas ele faz muito diferente dos poucos brasileiros que vivem por lá e ainda agem como se estivessem no Brasil. Ele aprendeu alemão no dialeto austríaco, estudou a história do país, é um dos caras que mais gosta da cultura e da história da Áustria que eu já vi, não tem "mania de brasileiro", tipo ouvir som alto, ficar falando em português, ou consumindo conteúdos em português e tal, ele vive na Áustria e vive A Áustria. Ele me conta que direto dizem pra ele que ele não parece brasileiro ou que ele está mentindo, os colegas de trabalho falam pra ele que ele é o melhor brasileiro que já conheceram, mesmo quando brincam dizendo que ele não é brasileiro de verdade. O estereótipo do europeu sobre o brasileiro é: pobre, fala alto, não sabe se portar em público, não sabe falar a língua local e mal e porcamente sabe inglês e etc.

É sempre uma generalização. Quando se trata de uma pessoa desconhecida, um 'preconceito' (uma ideia vaga preconcebida que até pode ter algum fundamento), mas você só sabe mesmo da pessoa, tem contato com ela (cria um conceito).

Todas essas coisas são importantes, mas se fechar na generalização e no preconceito é sempre limitante, tanto para quem julga como para quem é julgado.