O PROBLEMA DA CONSCIÊNCIA*
Como pensador**, a minha proposta não é apenas apresentar soluções ou conclusões elegantes para os problemas diversos, mas também manter a lucidez do questionamento e da percepção dos desafios mais agudos e profundos, de maior importância e envergadura. Um dos problemas mais complexos e interessantes é a questão da consciência, cuja resposta eu não detenho, mas traço algumas conjecturas que gostaria de apresentar com o seguinte enunciado-pergunta:
"E se a consciência não for um acontecimento localizado apenas no cérebro ou nas redes neurais, e sim uma ocorrência holística e ecossistêmica, somática, neuroendócrina, psicológica, supra-psíquica e antropológica? Em outras palavras: e se a consciência for a realidade humana por excelência, integrando todas as esferas da existência do homem? Neste caso, uma plataforma de realização existencial?"
Ainda desconheço a resposta, mas o exercício do pensamento exige a capacidade de perguntar e navegar por rotas nebulosase e até inexploradas, na fronteira do saber, não em busca de uma conclusão final inalterável e infalível (dogma), mas apenas um esclarecimento suficiente para continuarmos navegando e expandindo os horizontes da cultura (legado expansível e/ou refutável).
*Esse texto foi totalmente escrito sem o uso de qualquer inteligência artificial, por puro e simples prazer da criação intelectual e artística, prezando pela minha soberania cognitiva e realização existencial. A Era da Experiência é a chave para a crise da Era da Produção.
**Eu, atualmente FREESPIRITXXI, sou um Esquizo-Libertário Taoísta em processo de formação; amanhã, quem serei? Quem saberá?
Bendita seja a alegria e a liberdade dos espíritos livres!