Não... O trapézio é uma figura geométrica plana. Estou falando de uma forma geométrica 3D, arredondada e com volume.
Discussion
Sim consigo visualizar. Um cone intersectando uma superfície tipo f(x,y)=x^0.5
Não. O cone foi só um ponto de aproximação não existe intersecção de cone na figura que falei.
Como respondi antes aqui, a outro comentário, a figura seria como um triângulo retângulo 'gordinho' que afunila nas três pontas.
Se você pegar um papel quadrado e curvar ele na diagonal unindo as arestas adjacentes com fita adesiva, você vai entender a forma.
Qual a motivação por trás da pergunta? Simplesmente curiosidade ou tem alguma aplicação pra isso?
Criar um sistema de projeção cartográfica (mapa) ilustrativo e para jogos, diferente, com fins educacionais, para que a projeção não distorça no modelo e no jogo, o objeto real.
O modelo padrão para jogos com bordas fechadas em continuidade é o toroidal, mas ele quebra um pouco o funcionamento de um mapa padrão, ou melhor, ele elimina os polos, o equador e outras coisas no fechamento da geometria.
Já o modelo que eu estou buscando tende a formar um diedro se fizer um vinco, o que elimina a tridimencionalidade do objeto quando visto à distância (global). Se não formar o vinco, ele tende a se aproximar levemente com um bicone, o que é mais coerente com a experiencia plana de um personagem a nível de solo...
Mas não sei se alguém já fez isso, portanto estou querendo saber o nome disso.
Achei os modelos de mapas para o caso da terra, que é esferoidal (mas não o termo que procuro):
Sem bordas no modelo de diedro fechado - Mapa: Adam Square II

Sem bordas no modelo toroidal - Mapa: Pierce Quincuncial

Com bordas inferiores e superiores no modelo cônico - Mapa: Adam Square

Projeções cartográficas já foram exploradas até a exaustão então os tipos conhecidos é o que tem e não creio que vá descobrir algo muito melhor que esses.
Poderia talvez reprojetar o mapa para o zoom da visualização atual em vez de usar uma projeção estática.
Cara, eu estudei cartografia... Não existe 'melhor' em termos gerais, cada mapa é feito com um fim.
Os que estão aí para usos mais gerais permanecem sendo base de ensino quase que somente por serem mais famosos e estabelecidos, mas são péssimos para mostrar coisas um pouco além, como a Antártida, o círculo ártico, o oceano pacífico, a noção das terras contíguas, um tamanho mais fidedigno dos países e etc.
E não quero substituir nenhum mapa, apenas quero usar uma versão simplificada e lúdica, com o fim de ensino/aprendizado mais imersivo, pois ajuda a ensinar cartografia, geometria, astronomia, clima e geografia, em geral.
Bom, parece que vc entende mais do assunto que qualquer um de nós aqui 😁
Não acho que posso opinar muito.