De acordo com o World Population Review, os brasileiros leem tanto quando os sul coreanos e mais do que os dinamarqueses 👍🏻

De acordo com o World Population Review, os brasileiros leem tanto quando os sul coreanos e mais do que os dinamarqueses 👍🏻

E lêem, lêem muito. Eu me sentia mal na minha sala por ver muitos doramas na Netflix enquanto vários liam livros durante as aulas e intervalo.
Mas, os livros são uma bosta. Nem mesmo pra entretenimento. É coisa de Contrato Social, Marxismo, escritores que ninguém conhece e mal entende, apenas pra dizer que é Cult, e essas coisas.
A macaca tem razão duas vezes. Uma por usar a ortografia antiga e tradicional e outra por notar que só leem porcaria.
Só leem coisas como "quem mexeu no queijo", "o segredo" e "a arte de ligar o f*da-se".
A minha priminha estava lendo "Feliz ano velho" por causa do hype forçado de professores esquerdistas sobre o filme "Ainda estou aqui".
Livrinho ruim, daminha fraquinho... Muito melhor seria ler livros clássicos da coleção vagalume, aliás, já leu algum, macaca?
Na escola líamos bastante, acho que era um por bimestre ou três por ano...
Eu adorava essa série de livretos e foi o que me inclinou a curtir literatura de verdade.
Não li, e "macaca" substitua por "única humana cerebrada".
Esses livros de Hype são quase sempre de autoajuda, de filmes ou pura recomendação dos professores. Na minha escola não tem muito além disso, e a biblioteca é tudo desse nível de livro, não dá vontade de ler.
Os mais vendidos de 2025 da Amazon:

É uma milagre ter Kafka.
Olha, a lista não está tão ruim. Poderia ser pior. Melhor um livro de colorir do que um livro de comunista ou de autoajuda genérico.
A hora da estrela é um livro legal. Na escola tinha uma colega feinha que ganhou o apelido de Macabéa 😂
Tem um livro sobre religião que deve ser melhor do que nada e ainda tem "o homem mais rico da babilonia" que, embora se enquadre em autoajuda, é um bom livro.
Eu não encontrei uma lista sem esses livros de colorir. Como são os mais vendidos eles acabam entrando, porém não são literatura, a maioria aí não é.
Ao ver a quantidade de gente endividada no Bostil, a leitura de O Homem Mais Rico da Babilônia parece não estar servindo muito kkkkk
Livro bem basicão, inclusive.
Meua migo, quando aparece no app do nubank do bonobo o valor disponível de 1.500 lulas para pagar em parcelas totais de 5.500 lulas e sujeito aceita sem pensar 2x...
E outra, nunca vejo nas listas dos livros mais vendidos o número de vendas. Ou mesmo a tiragem das edições.
No final pouca gente lê algo de qualidade.
O que é tiragem?
Eu conheço ninguém que realmente tenha o hábito de leitura.
Uns anos atrás quando teve o hype do Bukowski alguns amigos tinham o hábito de ler ao mesmo tempo para trocar ideias sobre os livros.
E eu já participei de sarau literário apenas para paquerar uma moça. Óbvio que não deu certo. Só perdi tempo e aumentei os preconceitos que já tinha. Falavam do Chomsky e eu dizia que não conhecia e que estava lá para aprender, o que era uma grande mentira. No fim fui escanteado pela menina.
Macaqueei forte, admito 😂
Já li um do Velho Buk na fase jovem depressivo, especificamente o "Você fica tão sozinho às vezes que até faz sentido."
Mas Bluebird ainda é meu poema favorito de todos.
Ué? Eu sempre escutei que os brasileiros leem pouco
E leem, não sei de onde tiraram esses números.
Eu duvido muito que dinamarqueses leiam menos que brasileiros.
Também duvido. Números tirados do toba deles. Leem pouco e livros de baixa qualidade literária.
Lêem muito, entre em uma sala de aula de qualquer escola privada e você verá dezenas de macacos pagando de leitores, mas a qualidade é tão baixa que se não lessem livro algum, teriam mais conteúdo.
Agora saia da escola e veja ninguém lendo porcaria nenhuma. Mal leem post do Instagram, só vídeo.
Sim. Às vezes vêem um post de um trailer de filme, logo abaixo na descrição o nome do filme. O que comentam?
- "Qual o nome do filme?"📱🐒
E frases de Clarice Lispector no perfil.