Vocês acreditam nos sensos de raça e etnia no Brasil? O Brasil realmente têm menos pessoas brancas do que Negros? É uma dúvida e pergunta sincera, sem querer diminuir ninguém.

Eu nasci na região Sul, uma cidade relativamente pequena com muita cultura germânica, e sempre foi muito difícil ver pessoas com cabelo preto, ou pele mais escura. Negros (E nesse caso me refiro a pele bem escura, cabelo bem crespo, descendência africana bem proeminente, etc.) só vi 1 vez lá.

Mas certa vez viajei pra Belém do Pará, visitar amigos dos meus pais, e pra minha surpresa, também QUASE não vi NEGROS, claro, vi bastante pessoas pardas, ou mais escuras, indígenas, mas ao mesmo tempo, muitas pessoas brancas também, também, menos loiros que na minha cidade natal, mas tinha bem mais do que eu esperava.

Viajei pra capitais no Nordeste, Fortaleza, João Pessoa, Recife, e também aconteceu a mesma coisa, o único lugar que chegou mais próximo de eu pensar "Nossa, realmente, o Brasil é um país com muitas pessoas Negras" foi no Maranhão.

Só que de resto, eu nunca tive um momento "UAU, REALMENTE, Nesse país tem 53%, 56% de negros na população." Foi realmente uma minoria. Têm muitas pessoas brancas, pardas, pardas escuras, indígenas, mas NEGROS, (pessoas quase pretas mesmo), tipo o Terry Crews, Will Smith, e esses atores nos Estados Unidos, me parece ter poucos no Brasil.

De novo, é uma pergunta sincera, não quero diminuir ninguém, ser racista, nem nada, é apenas um questionamento desses dados.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

-----BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-----

Hash: SHA256

O censo é autodeclarado.

Na verdade a crença é na declaração das pessoas e não no serviço de censo em si. Não tenho motivos para acreditar que o agente do censo ou algum outro funcionário alteraria essas informações posteriormente. A troco de quê?

Mas não sei o que um agente faria se algum negro se declarasse branco ou um loiro se declarasse negro. Seria engraçado ver. Se fosse eu perguntaria: não tem espelho em casa, não?

-----BEGIN PGP SIGNATURE-----

iI0EARYIADUuHExlb25hcmRvIEFtYXVyaSBBbHZlcyBDcnV6IDxsYWFjYnJAcHJv

dG9uLm1lPgUCZmzVcwAKCRBY6yqXEQ+hxWb4AQCt3N/FOboV2OLuj8h1C3UDhUmj

lDdOEYLpaGXzo2pXXAEAnlgiNzlhwIRRmwBF4hqjSfxEsNvPECAFci29K81OJgk=

=GBTj

-----END PGP SIGNATURE-----

Sim mas também não, acredito que hajam mais pardos do que negros, pra mim negro é aquele cara que é tão negro que parece ser azul, e esses por sua vez só vi na capital do meu estado.

Recomendação de um vídeo que fala sobre essa questão que você mencionou https://youtu.be/2oBBCA0Gqns?si=haWG4yIEUKuTRtrI

Já passei por diversas cidades aqui e realmente não é tão comum ver uma pessoa negra, o comum é ver pardos ou mulatos, o Brasil é muito misturado então acredito que seja por isso, até mesmo pessoas brancas não é tão comum a não ser que sejas da região Sul, como tu já disse que é e eu tão bem.

O Brasil é um país de pessoas mestiças e levando em conta que países como Estados Unidos até mesmo os italianos NÃO SÃO brancos o senso de raças e etnias não deveria ser abordado no Brasil e sequer mencionado pois mesmo o indivíduo sendo branco Possui descendência tanto de nativos indígenas quanto de escravos africanos, o que torna o brasileiro no geral Não-branco.