Esses livros do Mises não são ruins, porém ele sempre usou esse argumento contra o planejamento central do economia (que é totalmente correto e válido) para as economias comunistas e socialistas porém o planejamento central é um problema também dentro da economia capitalista. Os anarquistas de livre mercado "vão mais longe " nesta questão e concluem que tanto o comunismo quanto o capitalismo são sistemas econômicos baseados no privilégio estatal

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Meu jovem badawan, como pode o capitalismo se beneficiar de privilégios estatais, se capitalismo é um sistema de troca voluntária de capital, e quando se fala estatal, está se referindo a uma instituição que se justifica pelo monopólio da força e pela extorsão/roubo de impostos etc? Um sistema de trocas voluntárias não existe sobe uma instituição que se justifica pela violência e que impõe regras por meio da violência.

No momento em que um capitalista faz negócios com o estado, ele passa a ser fascista. Uma coisa, por natureza anula a outra, oque você julga como capitalismo é outra conjuntura. Capitalismo só existe, quando fora da influência do estado, quando tem influência estatal, seja relação expuria ou não, o nome disso é facismo.

Eu iria perguntar oque você acha, se o mundo hoje é capitalista? Mas já vou responder, o mundo hoje em sua maioria, é facista. Não existe nenhum bilionário hoje no mundo, que não dependa diretamente de favores estatais e o nome disso não é capitalismo, novamente, o nome disso é fascismo.

Chamo de corporativismo, pois isso antecede a muito tempo o próprio fascismo...

Vem desde a concessão de porpriedade intelectual e patente.

É exatamente por causa da diferença entre os 3 significados da palavra capitalismo que está naquele artigo

O cara confunde capitalismo c livre mercado n tem como discutir eh q nem falar c a Alexa

E é... Ter capital financeiro não é ilegítimo.

Deter monopólio (monopolismo) é.

Cooperar com Estado para fins escusos também (corporativismo)

Vocês estão atacando um objeto totalmente abstrato e indefinido, por não usarem termos concisos.

Parecem comunistas falando

Depende, se você conseguir criar uma empresa tão boa, com serviços e preços excelentes demais pra concorrência, seria um Monopólio benéfico e natural.

O problema é que isso seria praticamente impossível hoje em dia por causa do custo de transação e os serviços se descentralizando.

Concordo. Me refiro sempre a monopólio coercitivo aqui...

Mas é mais facil só escrever monopólio

Entendi, interpretei mal e não vi que a discussão era sobre isso.

Trocou a foto por um petauro do açucar? Kk

Eu já expliquei porque o artigo é falacioso, ele cria 3 espantalhos considerando que o uso vulgar e pejorativo da palavra representa o que ela é e não faz qualquer sentido.

Me responde: qual dos dois termos vc acha que remete a um sistema econômico genuinamente livre, "capitalismo" ou "livre-mercado"?

Ter capital financeiro é ilegítimo? Pois é o que o livre mercado produz...

Livre mercado se refere a não regulação e capitalismo se refere o sistema de troca baseado em capital financeiro, são duas faces da mesma moeda.

Inclusive o anarquista individualista Benjamin Tucker pontuou que existem 4 tipos de monopólios legais que estado garante aos capitalistas:

1 - O monopólio da terra - A imposição pelo governo de títulos de terra que não se baseiam na ocupação e no uso. Esse monopólio é imoral por vários motivos, pois viola a propriedade justa. A propriedade justa sobre um recurso natural é validada quando um indivíduo mistura seu trabalho com esse recurso e o utiliza ativamente. Quando você abandona esse recurso por um determinado período de tempo, ele deixa de ser sua propriedade. O mesmo acontece com seu corpo. Seu corpo é seu porque você mistura seu trabalho com ele constantemente e o utiliza ativamente. Essa justificativa legal de propriedade também pode ser usada para rejeitar contratos de escravidão voluntária.

2 - O monopólio do dinheiro - A aplicação pelo governo de leis de curso legal e a instituição do banco central. Isso permite que os poderosos manipulem a economia de acordo com seus próprios interesses e, por extensão, destruam a economia produtiva real. O ciclo de expansão e recessão está ligado ao banco central. O monopólio do dinheiro funciona como um cartel legal para os bancos e os cambistas.

3 - O monopólio da tarifa - A imposição pelo governo de barreiras comerciais e restrições comerciais em nível internacional. Isso cria e mantém os altos lucros, os baixos salários e os altos preços que vemos no capitalismo de estado predominante atualmente. Esse monopólio torna ilegal qualquer concorrência real com as grandes empresas.

4 - O monopólio de patentes - A aplicação pelo governo da monopolização intelectual. Esse monopólio impede o empreendimento competitivo de ideias e invenções. Por exemplo, se o inventor da roda fosse a única pessoa que pudesse produzir legalmente a roda sem cobrar nada, essa pessoa teria um monopólio injusto sobre todas as outras pessoas. Além disso, isso limitaria o aprimoramento da invenção original, pois para aprimorar uma invenção é necessário usar a ideia "original". Isso vai contra a teoria da propriedade justa, conforme apresentado acima.

Meu caro, porque tanto apego a chamar corporativista de capitalista?...

Capitalista é um termo extremamente amplo, tanto que comunistas adoram usar ele para difamar qualquer um que se afaste deles disso.

Você é comunista por acaso?

"Você é comunista por acaso?"

Pronto, já começou o showzinho de adhominem.

Na cabeça desses ancaps ou vc é ancap ou comunista.... Kkkkkkk