Meu jovem badawan, como pode o capitalismo se beneficiar de privilégios estatais, se capitalismo é um sistema de troca voluntária de capital, e quando se fala estatal, está se referindo a uma instituição que se justifica pelo monopólio da força e pela extorsão/roubo de impostos etc? Um sistema de trocas voluntárias não existe sobe uma instituição que se justifica pela violência e que impõe regras por meio da violência.

No momento em que um capitalista faz negócios com o estado, ele passa a ser fascista. Uma coisa, por natureza anula a outra, oque você julga como capitalismo é outra conjuntura. Capitalismo só existe, quando fora da influência do estado, quando tem influência estatal, seja relação expuria ou não, o nome disso é facismo.

Eu iria perguntar oque você acha, se o mundo hoje é capitalista? Mas já vou responder, o mundo hoje em sua maioria, é facista. Não existe nenhum bilionário hoje no mundo, que não dependa diretamente de favores estatais e o nome disso não é capitalismo, novamente, o nome disso é fascismo.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Chamo de corporativismo, pois isso antecede a muito tempo o próprio fascismo...

Vem desde a concessão de porpriedade intelectual e patente.

É exatamente por causa da diferença entre os 3 significados da palavra capitalismo que está naquele artigo

O cara confunde capitalismo c livre mercado n tem como discutir eh q nem falar c a Alexa

E é... Ter capital financeiro não é ilegítimo.

Deter monopólio (monopolismo) é.

Cooperar com Estado para fins escusos também (corporativismo)

Vocês estão atacando um objeto totalmente abstrato e indefinido, por não usarem termos concisos.

Parecem comunistas falando

Depende, se você conseguir criar uma empresa tão boa, com serviços e preços excelentes demais pra concorrência, seria um Monopólio benéfico e natural.

O problema é que isso seria praticamente impossível hoje em dia por causa do custo de transação e os serviços se descentralizando.

Concordo. Me refiro sempre a monopólio coercitivo aqui...

Mas é mais facil só escrever monopólio

Entendi, interpretei mal e não vi que a discussão era sobre isso.

Trocou a foto por um petauro do açucar? Kk

Eu já expliquei porque o artigo é falacioso, ele cria 3 espantalhos considerando que o uso vulgar e pejorativo da palavra representa o que ela é e não faz qualquer sentido.

Me responde: qual dos dois termos vc acha que remete a um sistema econômico genuinamente livre, "capitalismo" ou "livre-mercado"?

Ter capital financeiro é ilegítimo? Pois é o que o livre mercado produz...

Livre mercado se refere a não regulação e capitalismo se refere o sistema de troca baseado em capital financeiro, são duas faces da mesma moeda.