MEDITAÇÕES PARA O TEMPO COMUM DEPOIS DE PENTECOSTES
VIA PURGATIVA
11 DE AGOSTO
O modo de vencer a luxúria
Convém saber que para evitar este pecado de luxúria se requer muito esforço, já que é um vício interno; e é mais difícil vencer um inimigo que é nosso hóspede. No entanto, vence-se de quatro maneiras:
Primeiro, fugindo das ocasiões exteriores, por exemplo, evitando as más companhias e todos os incentivos que ocasionalmente levam a este pecado: Não detenhas os teus olhos sobre uma donzela para que a sua beleza não te seja ocasião de queda... Não deixes errar os olhos pelas ruas da cidade, nem andes vagueando pelas suas praças. Afasta os teus olhos da mulher enfeitada, e não olhes com insistência para a formosura alheia. Por causa da formosura da mulher pereceram muitos, e por ela se acende a concupiscência como fogo (Eclo 9, 5-9). Porventura pode um homem esconder o fogo no seu seio, sem que ardam as suas vestes? (Pr 6, 27). Por isso lhe foi ordenado a Ló que fugisse de toda a região próxima a Sodoma (Gn 19, 17).
Segundo, não dando entrada aos maus pensamentos, porque são ocasião de excitação para a concupiscência, e isto se obtém pela mortificação: Castigo o meu corpo e reduzo-o à escravidão (1Cor 9, 27).
Terceiro, insistindo na oração, porque se o Senhor não guardar a cidade, inutilmente vigia a sentinela (SI 126, 1). E o Senhor diz em São Mateus: Esta casta (de demônios) não se lança fora, senão mediante a oração e o jejum (Mt 17, 20). Se dois homens pelejam e quereis ajudar a um e não a outro, deveis ajudar o primeiro e negar auxílio ao segundo. Pois bem, existe um contínuo combate entre o espírito e a carne; se quereis que vença o espírito, é necessário que lhe preste ajuda, e isto se faz pela oração; mas é mister que se a negue à carne, e isto se faz com o jejum; pois a carne se debilita com ele.
Quarto, insistindo em ocupações lícitas. Porque a ociosidade ensina muita malícia (Eclo 33, 29). Em Ezequiel se diz: Eis qual foi a causa da iniqüidade de Sodoma... a soberba, a fartura de pão e a abundância, e a ociosidade dela (Ez 16, 49). E São Jerônimo diz: "Faz sempre algo bom, para que o demônio te encontre ocupado. Entre todas as ocupações a melhor é o estudo das Escrituras". Em outro lugar diz o mesmo escritor: "Ama os estudos das Escrituras, e não amarás os vícios da carne".
-In Decalog., c. XXX