MEDITAÇÃO SOBRE A SANTIDADE RESUMIDA EM TRÊS PALAVRAS
I. A santidade pode ser resumida em três palavras: abster-se, sofrer, empreender. Abster-se de coisas ilícitas e perigosas, e muitas vezes até as permitidas. Priva-te dos prazeres desta vida e apreciarás os do céu. Não há alegria mais doce, mesmo nesta vida, do que privar-se de um prazer pelo amor de Deus. Senhor, como eu poderia me dar prazer ao vê-lo pregado em uma cruz? Há um inferno para os voluptuosos, e eu me abandono para as delicias!
II. Temos que sofrer os ataques da concupiscência, do mundo e do diabo. Temos que sofrer insultos de nossos inimigos e perfídia daqueles que consideramos amigos. De qualquer forma, quem quer que fores, te desafio a que me cites um dia na tua vida em que não tenhas sofrido. Reflita bem. O mundo é incapaz de satisfazer nossos desejos, e a inquietação incessante de nossa alma, no próprio seio da abundância, é prova de que somente Deus pode satisfazê-lo. Considere o estado de vida que te agrada, não há descanso no mais escuro ou no mais brilhante. (Santo Euquério).
III. Grande trabalho é a nossa santificação; é necessário, para realizá-lo, trabalhar seriamente para adquirir as virtudes cristãs. Poderias dizer que possui alguma delas? Não desanimes: para ser santo, basta querer. Examine o que te impede de ser, e verá que não são nada mais que insignificâncias, como aquelas de que fala Santo Agostinho: estava impedido pelas frivolidades e vaidades mais miseráveis.
Proposta: O desejo da santidade
Oração: Orai por vossos chefes.
