Engraçado, você é tão equivocado que usa o termo "federado" de modo pejorativo. É justamente a federação que possibilita a *descentralização* e a consequente comunicação não só entre diferentes instâncias, mas também entre diferentes protocolos! É justamente por serem redes federadas que elas conseguem se comunicar até mesmo com o próprio Nostr! E há várias contas do Mastodon que você consegue visualizar e interagir por aqui. Graças justamente à federação.

E você não precisa da "proteção de um dono de instância". São comunidades abertas, tal qual o movimento anarquista seria. Você também pode rodar a sua própria instância ou servidor de modo absolutamente soberano, tal qual alguém que roda o seu próprio relay aqui no Nostr. O Nostr está cheio de relays que também poderiam, teoricamente, "protegê-lo", banir suas publicações e, até mesmo, passar a cobrar para publicar neles. Nada muito diferente.

Lembre-se:

O NIP-05 (domínio) não é seu.

O cliente não é seu.

O Citrine não é seu.

Os relays não são operados por você.

A sua carteira lightning não é sua.

E o principal desenvolvedor o considera um analfabeto 😆

No Bluesky, por exemplo, tudo isso pode ser seu! É claro que requer conhecimento técnico, mas é justamente por isso que me cerco de boas pessoas, absolutamente *INCAPAZES* de serem rudes contra terceiros que nem sequer conhecem.

ANALOGIA IMPORTANTE:

Na Bíblia, Raabe é descrita como uma prostituta em Jericó, embora o texto não o identifique como tal. No Novo Testamento, o livro de Lucas menciona "uma mulher, [que era] prostituta" mas *unge os pés de Jesus*.

Quem é Raabe? Quem é Judas?

Boa leitura. E procure ter por bons amigos ou conhecidos por perto (pessoas boas, independente do grau de amizade ou conhecimento). Depois que me afastei do Nostr, sinto-me intrinsecamente mais perto de Deus. Até a trollagem no Bluesky tem outra vibe. Boa sorte ai.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Eu uso emails, não vivo a parte do que é federado, tenho conta no Bluesky e Mastodon. Mas os relés são superiores à instâncias.

Não entendi porque o Citrine não é meu e eu posso criar um relé no meu PC de forma simples.

Judas, Raabe e a mulher adúltera de Betânia? Onde quer chegar?

> Eu uso emails, não vivo a parte do que é federado...

Em sua essência, o e-mail é federado.

> tenho conta no Bluesky e Mastodon...

E de que adianta, se não os utiliza? Ter somente por ter?

> Mas os relés são superiores à instâncias (p.s.: esse "a" não leva crase).

"Superior" em quê, cara pálida? Superior é um termo relativo, tal qual "descentralização", caso esteja se referindo a isso como "superioridade".

> Não entendi porque o Citrine não é meu e eu posso criar um relé no meu PC de forma simples...

Peça para algum engenheiro de software explicar o porquê a você. Não é muito difícil de entender, talvez até um dev meia-boca consiga explicá-lo. É tão óbvio que até eu como leigo consigo entender o porquê sem qualquer explicação adicionar profissional...

> Judas, Raabe e a mulher adúltera de Betânia? Onde quer chegar?

Recuso-me a explicar analogias. Se entendeu, ótimo. Se não entendeu, azar o seu, infelizmente.

Gosto do Tuta, mas sei que posso perder minha conta gratuita se et não usar por um tempo ou se usar para fins profissionais. Este é o problema da federação.

Eu vou usar.

Eu errei justamente nessa parte, mas não porque usei a crase, mas porque está no singular, deveria ser plural. Se fosse um substantivo masculino, eu usaria "ao", por exemplo, "superior ao Bluesky", mas como me referi às "instâncias", no plural, tinha que ser tudo assim.

O Citrine guarda eventos offline e faz backup do banco de dados que, depois, pode ser restaurado e transmitido à outros relês, se necessário. É uma forma, ainda que tosca, de custodiar dados.

Talvez amanhã, do nada, eu esteja de boa pensando e o entendimento da tua analogia me chegue num insight.

> Gosto do Tuta, mas sei que posso perder minha conta gratuita se...

Cara, isso não tem nada a ver com o fato do serviço ser federado, mas sim com políticas de uso de contas inativas. E, tal qual o Mastodon e o Bluesky, você também poderia rodar o seu próprio serviço de e-mail para evitar isso.

Lembre-se de que boa parte da Internet funciona dessa forma. Se você não renovar o seu domínio, por exemplo, você simplesmente o perde. Isso não tem a ver com descentralização. Se o cara que hospeda seu NIP-05 não renovar o domínio, você também o perde. Se os caras que transmitem suas notas resolverem desativar os relays, suas notas não serão mais transmitidas. Boa parte da Internet sempre foi assim, isso não é uma questão de descentralização.

Mas comparando com o NOSTR, onde a perda de relês não implica na perda da tua identidade, ninguém tasca tua nsec ou npub, o mesmo não se pode dizer se excluírem uma conta de email, uma conta de XMPP, talvez também do Mastodon ou Bluesky.

Mas você está correto em alguns pontos.

Sendo bem honesto contigo: no Mastodon, caso você hospedasse a sua conta num servidor (instância) de outra pessoa, e ela resolvesse desligar o servidor do dia para a noite sem qualquer aviso prévio, realmente você perderia a sua identidade de fato (embora pudesse reconstruí-la novamente em outro servidor caso tivesse se backup). No entanto, no Bluesky isso já não acontece da mesma forma. Eu já perguntei sobre isso para a Lea diversas vezes.

Basta que você tenha um backup atualizado dos seus dados. Dessa forma, mesmo se o "dono" do seu PDS resolver desligar o servidor, você poderá tranquilamente restaurar sua conta em qualquer outro servidor, mantendo a sua identidade e conta como eram anteriormente, no mesmíssimo estado em que estava, tudo absolutamente igual. Aliás, é por isso que eles lá usam o termo "Decentralized Identifier, ou DID", porque permite que você não perca a sua identidade caso o servidor em que sua conta está hospedada encerre as atividades sem aviso prévio.

E já há várias ferramentas bem simples para fazer o backup e a migração de sua conta, mesmo com seu servidor atual já tendo encerrado as atividades, e, inclusive, para leigos (usuários não técnicos). Exemplo de uma ferramenta para backup de sua conta bem simples aqui: https://pdsmoover.com/backups

Você também precisará fazer a rotação de chaves, que, hoje, ainda é algo realmente mais técnico. Contudo, é aquela velha história que digo: ***procure fazer contatos que agreguem valor à sua vida nas redes sociais*** Use-a de forma que lhe seja útil! Faça networking que lhe seja útil em qualquer área de sua vida. A analogia bíblica que te passei tem um pouco a ver com isso.

Quer fazer um teste prático para discernir Raabe de Judas? Vamos lá então:

Você adora o Nostr, certo? É grande fã do protocolo, correto? Então demonstre todo seu amor ao protocolo para o Fiatjudas. Agradeça-lhe por ele tê-lo criado. Diga que você é grato a ele e o usa todos os dias. Agora veja o que você receberá em troca, observe com bastante atenção e me conte depois...

Por outro lado, procure por Raalea, a "prostituta" de Jericó, de acordo com a Bíblia em livros como Josué. Peça ajuda (isso requer humildade hein!). Agora veja o que você receberá em troca, observe com bastante atenção a diferença gritante.

A bondade reside nas ações. Aliás, outro dia Fiatbosta postou uma nota negando até mesmo a existência de Jesus!

Bom, geralmente as pessoas optam pelo caminho mais fácil. Não por acaso a maioria das pessoas nem sabe o que é uma cold wallet. Cada um sabe o que é melhor para si. Valorize seu tempo com interações que vão lhe agregar valor. A vida é curta. Seja grato. Ore e peça a Deus que lhe dê sabedoria para discernir o bem do mal, como Luiza postou certa vez.

O nostr:npub1at7sstd3fdwc66d6ax6zwqzfsvgj7j6wlde82mt7m5sx9l4d46wsp4vlvl, por exemplo, chamou a Lea de "travesti", fez postagens transfóbicas marcando o arroba dela aqui no Nostr (depois apagou). Depois ele foi pedir ajuda lá no Bluesky. Pergunte a ele se ela guardou mágoa ou rancor? Não, claro que não. A gente se assusta quando lida com pessoas de caráter onde nós jamais esperaríamos por qualquer ato nobre ou benfeitoria. Normal.

Se um dia você desmaiar na rua, não se assuste se uma pessoa trans ou um morador de rua dito "esquerdista" o socorrer. O contrário também se aplica, e a vida já me deu várias vezes essa lição. É por isso que me tornei anarquista (nem direita nem esquerda) e não tenho preconceito contra rigorosamente nada. Todos nós somos filhos de Deus.

Valeu pela explicação. Essa parte da migração por backup eu não sabia. Embora deva ser um parto para conseguir transferir isso, vejo pela minha experiência, não consegui transferir nem uma conta ativa que aparentemente seria mais fácil.

Mas sendo assim. tiro o chapéu para o Bluesky, é a melhor rede federada que existe.

Eu não conheço o fiatjaf, mas em uma ocasião ele me respondeu num problema para o qual eu nem o havia citado. Isso é surpreendente se comparado à imagem que você faz dele. Sobre reconhecimento, já mandei uns sats anônimos pra ele.

Em um mundo de pseudônimos o que tem de mais fácil é machucar alguém com suas palavras e usar outra conta pra se aproximar de forma camarada da mesma pessoa como se nada tivesse acontecido.

Agora entendi o que quer dizer. Isso lembra o bom samaritano. Odiado pelos judeus como um ser indigno e imundo, foi ele o único que ajudou o necessitado quando dois representantes religiosos judeus não fizeram nada na hora de mostrar amor. Raabe também é um exemplo muito bacana, ela não teve intenção de vingança contra Deus que destruiu sua cidade. Existem também os Judas, aqueles que amam mais o dinheiro que a Deus ou ao seu próximo, capaz de vender almas e de avaliar as pessoas de acordo com o que podem lhe beneficiar.

Os teus conselhos são ótimos e sempre bem vindos, obrigado por me lembrar dessas coisas.

Federação é centralização. Você tá comparando alhos com bugalhos falando que pra ser descentralizado tem que fazer parte de um meio centralizado.

Tudo que é federado é um lixo.

Você tem email? É federado.

Depende do provedor e eu usando ou não não faz o lixo ser menos lixo.

E isso é ótimo!