Avatar
Rafael Marques
eafd082db14b5d8d69bae9b427004983112f4b4efb72756d7edd2062feadae9d
UX/UI Designer, FrontEnd, Musician, Pretty & Arrogant.

O nome dela é Ricardo.

O Nostr é interessante enquanto protocolo (devo reconhecer), embora deixe muito a desejar tanto em termos de UI quanto em termos de UX (em todos os clientes que experimentei). Nunca se popularizará devido ao padrão absolutamente incomum de chaves criptográficas para logar-se, relays, e outros "obstáculos" ao usuário comum. Juro que já vi desenvolvedor dizendo que "até para criar uma conta é uma bagunça irritante" (palavras dele, não minhas. Tenho inclusive o print). Boa parte dos usuários também não ajudam, apenas resmungam de como o mundo deveria ser sem fazer absolutamente nada para "consertá-lo". Muita política enviesada (claramente de direita), que logo acaba contaminando quem chega. Quem de fato é libertário, acaba "endireitando-se" tão logo se enturme. E isso não é bom para nenhum protocolo. Isso sem mencionar os trolls e BOTS sem fim...

O Mastodon já é mais familiar (rodo uma instância lá desde o ano passado), mas o fato de sua conta estar vinculada a um servidor específico dificulta a adesão em massa. Embora seus dados sejam portáveis para qualquer outro servidor, também é algo incomum ao usuário médio advindo do X e das redes ultra centralizadas.

O Bluesky parece largar na frente nesse aspecto. É uma mescla que agrada muitos usuários médios oriundos do X e das redes centralizadas, mas igualmente agrada também muitos desenvolvedores que hospedam seus próprios PDSs por lá. É um meio termo, literalmente. Só o futuro nos dirá se a Bluesky PBC dará de fato mais autonomia ao usuário final (mesmo que seja só para aqueles com conhecimento técnico) ou se tomará o mesmo rumo do X. Acredito mais na primeira hipótese. Que ela vá saindo de cena aos poucos, deixando só o ATProto. (ingenuidade minha? Acredito que não...).

A meu ver, o pior do Nostr são os próprios usuários. Há gente interessante? Sim, mas quase todos na gringa ou com posts em inglês (que particularmente não me agrada, embora eu compreenda tal idioma). Porém a cultura tóxica do X, que começou no próprio universo bitcoin, migrou toda para cá. Então boa parte das pessoas interessantes escrevem só sobre bitcoin ou sobre o próprio Nostr, tornando-as enjoativas e, muitas vezes, repetitivas.

Foi uma boa experiência, manterei a conta ativa. Porém percebi que não preciso estar no Nostr para acompanhar pessoas que gosto de ler seus posts Afinal, muitas delas estão em outras redes.

Faça um teste: pergunte a um usuário médio o que é Nostr. Ele nem saberá dizer o que é. Responderá: "o que é isso?" Agora pergunte a um desenvolvedor de software, e preste bastante atenção na resposta que ele lhe dará. É quase unânime no meio tech que se trata de um protocolo "tóxico" (palavras não minhas). Cabe-nos fazer a 'mea culpa' e buscar uma forma de torná-lo menos 'tóxico" para esses usuários que jamais vão aderir o protocolo. Porém considero isso uma missão impossível, quase tão inviável quanto as pessoas de todas as tribos engolirem Musk como CEO da rede social que usam fazendo gestual sabidamente Nazi.

Qualquer rede social para ter sucesso e atrair público e assuntos diversificados precisa ser minimamente neutra, coisa que o criador do protocolo nunca fez questão de esconder que não é. Um erro primário, primata. Aliás, foi além, acabou atraindo seus pares, tornando o Nostr um protocolo de "bolha", tal qual aqueles antigos álbuns de figurinha que somente crianças colecionavam.

Todo seu caráter absolutamente "questionável" já foi provado quando o próprio (que deveria ser contrário a toda e qualquer forma de censura) sugeriu o banimento da Bluesky no Brasil e, mais do que isso, fez lista para esculachar os próprios usuários que prestigiavam seu principal projeto como "desenvolvedor", ao invés de valorizar quem os usa (ou, pelo menos, manter-se neutro), sem menosprezar até mesmo os listados em lista tão ridiculamente estapafúrdia.

O Bluesky bloqueou a bridge com o Nostr não por acaso. Quem se mistura com porcos come farelo.

Que fique pelo menos a lição, nostr:npub180cvv07tjdrrgpa0j7j7tmnyl2yr6yr7l8j4s3evf6u64th6gkwsyjh6w6. Afinal, todos nós crescemos observando nossos erros, não nos enaltecendo pelos acertos, enfim.

Feliz Natal a todos. Que Deus nos abençoe e nos dê discernimento.

Uma das redes sociais mais tóxicas que existem é o Instagram. Aquilo não é a vida real. As pessoas criam recortes de fatos artificialmente manipulados para transparecer que a vida delas são perfeitas.

Uma mulher, por exemplo, vai ao salão de beleza, passa horas pintando e cortando o cabelo, faz maquiagem, coloca uma roupa bonita que nunca utiliza em seu dia-a-dia e tira uma foto em um local que não frequenta habitualmente. Isso é um recorte manipulado. Se você encontrá-la pessoalmente de surpresa, ela não se parecerá nenhum pouco com aquela imagem registrada repleta de elogios nos comentários.

Replying to Avatar terzi

Não sou a Ana Maria Braga, mas também farei a minha "reflexão do dia":

Nós aprendemos muito *apenas observando o comportamento dos outros* - os bons e os maus comportamentos.

Ontem, ao observar o comportamento passivo-agressivo do nostr:npub1at7sstd3fdwc66d6ax6zwqzfsvgj7j6wlde82mt7m5sx9l4d46wsp4vlvl, mencionando esse tal de nostr:npub15hhygatg5gmjyfkkguqn54f9r6k8m5m6ksyqffgjrf3uut982sqsffn4vc tão somente para endossar a sua insatisfação pessoal em relação à ZBD, cheguei a triste conclusão de que nós, homens, tendemos a ser agressivos com as mulheres e a "passar pano" para outros homens que, quase sempre, são os verdadeiros responsáveis por nossas queixas e reclamações cotidianas.

E não se engane, eu me incluo nisso também! Ao invés de encher o saco da nostr:npub1z4nzyadcrntudneax24k679ut5u9ezhmyrsd78zavt79ydyjd9qspap5ff para que ela não se casasse com o Benjamin, por exemplo, eu deveria ter procurado um jeito de encher o saco do próprio Benjamin, de denunciá-lo ou coisa que o valha. Mea culpa aqui!

Primeira moral da história: se você tem qualquer reclamação a fazer sobre a ZBD, faça diretamente ao André, que o dono e CEO da empresa. Não desabafe suas insatisfações e angustias pessoais em relação à empresa com alguém que não tem mais rigorosamente nada a ver com isso. Aliás, o André está aqui no Nostr, assim como a própria ZBD. Contudo, parece muito mais fácil e confortável para qualquer homem que tenha o machismo impregnado em seu DNA reclamar com uma mulher (sobretudo trans!) que nem sequer trabalha mais lá há pelo menos uns 2 anos!

Outra conclusão que cheguei e fiz questão de recomendar isso a ela diretamente por DM: certifique-se do caráter de cada pessoa antes de ajudá-la. Ao ajudar alguém, você sempre correrá o risco de estender a mão e a pessoa ingrata querer o arrancar todo o seu braço.

Lições para a vida...

Enfim, segue abaixo a foto do CEO da ZBD. Te passa credibilidade? Se sim, boa sorte. Se não, reclame diretamente com ele caso tenha alguma questão relacionada à empresa. Evite expor desnecessariamente pessoas que não têm mais qualquer vínculo empregatício com a empresa. Em suma, enfie o seu machismo no cu.

Eu acho que eu disse em minha nota que tentei falar também com o André no X, mas não obtive resposta.

É diferente, bem diferente. Vocês têm aparentemente uma relação antiga, da época do 4chan, dos IRCs e tal, que, segundo você mesmo me contou, se desgastou devido ao seu modo de agir com a nostr:npub1z4nzyadcrntudneax24k679ut5u9ezhmyrsd78zavt79ydyjd9qspap5ff no Twitter e aqui mesmo no Nostr. É completamente diferente, portanto, você pedir um favor a ela e eu, um completo estranho, pedir favores a ela toda hora.

Prova do que estou falando é a lista que você fez no Discord. Você mencionou fatos típicos de quem a conhece há muitos anos. Aliás, alguns bem desagradáveis. Não é difícil entender o porquê ela praticamente não te dá atenção. Sem querer, você expõe fatos que ela mesma certamente não revelaria. Você meio que age como um fofoqueiro. Se há algum burro nessa história, provavelmente é você.

E eu não me lembrei do site, infelizmente. Mas, cá entre nós, nada disso teria acontecido se ela respondesse minhas DMs ué :/

Embora ele possivelmente saiba disso via terceiros, mas ainda assim conhecimento repassado é conhecimento adquirido.

Só pra deixar bem claro: foi a ZBD quem me decepcionou, não ela. Ela nem trabalha mais na ZBD e, pelo que soube, não se dá muito bem com o André (CEO de lá). Aliás, pelo contrário, foi ela que recuperou o meu saldo na primeira vez em que fui ROUBADO pela ZBD. A questão é que fico sem graça de ficar toda hora pedindo favor feito um Terzi da vida.

Nem todo mundo decepciona, mas todos são capazes de decepcionar, já que todos nós somos seres humanos. Empresas sim! Essas quase sempre decepcionam por via de regra, priorizando o lucro ao invés do ser humano.

Ela: 10

ZBD: 0

Empresas como a famigerada nostr:npub1earna05hx6ax38r33h3atmecjzdu547m8suw87w70aw6mlyga4hsqcja5j acabam destruindo toda a credibilidade de empreendedores sérios que buscam verdadeiramente fazer um trabalho ético e benéfico ao bitcoin e aos bitcoiners.

A THNDR Games, por exemplo, não lançou uma wallet justamente para não prejudicar a idealização de seus jogos e meios de pagamento aos jogadores. Já a ZBD rouba satoshis de seus usuários. Deslogam o usuário e, se o cidadão for precavido e ter suas senha, eles vão ainda mais longe e simplesmente bloqueiam a conta do usuário e retêm todos os seus satoshis, mesmo tendo feito reconhecimento facial. Muita sacanagem.

O problema é que uso principalmente cliente web. E outras pessoas afetadas por discursos de ódio usam exclusivamente cliente web. O Amethyst é ótimo nesse sentido, por sinal. Recomendo fortemente a todos de lá. Disparado o melhor cliente mobile. Até mesmo pelo fato de não estar preso ao ecossistema fechado da Apple Inc.

Sabe aquela meia dúzia barulhenta? Então.... E block não há. Esse é o grande detalhe.

Aliás, se o próprio desenvolvedor do protocolo julga que só há analfabetos por aqui, certamente não é um espaço qualificado para se estar.

Se não fossem os usuários, seria. Os usuários fazem parte do protocolo. Afetam diretamente a experiência do usuário. Não há como ignorar isso.

Eu rodo o meu próprio servidor no Mastodon. Eu estou no comando. Anarquia é poder coletivo.

Não misture ideologias políticas com operabilidades de software.

Ah! E claro! Prometo não banir nem censurar ninguém. Detalhes só por DM para não atrair hackers esquerdistas infiltradas no sistema. Isso porque talvez possa haver alguma vulnerabilidade em termos de segurança no servidor de lá, e eu não confio em hackers, muito menos de esquerda, por mais que me provem ser boas pessoas.

nostr:nevent1qvzqqqqqqypzp6hapqkmzj6a345m46d5yuqynqc39a95a7mjw4khahfqvtl2mt5aqy2hwumn8ghj7un9d3shjtnyv9kh2uewd9hj7qgwwaehxw309ahx7uewd3hkctcqyp5jgm3mkeqc63xufm4vqqrdvkg499swwmsjf69m4kl8gsnv64c6jlk5nz7