SEXTA-FEIRA DA OITAVA DA ASCENSÃO

Utilidades da Ascensão de Cristo

Ainda que a presença corporal de Cristo foi arrebatada aos fiéis pela Ascensão, não obstante, a presença de sua divindade sempre permanece neles, segundo o que Ele mesmo diz: Eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo (Mt 28, 20). Pois, como diz o Papa São Leão, "o que sobe aos céus, não deixou abandonados aos que adotou".¹⁷ Pelo contrário, a mesma Ascensão de Cristo ao Céu, que nos privou de sua presença corporal, nos foi mais útil que o teria sido sua presença corporal:

1° Por causa do aumento da fé, que tem por objetivo o que não se vê. Por isso, o mesmo Senhor diz a seus discípulos que o Espírito Santo, quando Ele vier encherá o mundo de justiça (Jo 16, 8), quer dizer, dos que crêem, como disse Santo Agostinho: "Pois a mesma comparação é a vituperação dos infiéis";¹⁸ pelo que acrescenta: "Porque vou ao Pai, e já não me vereis. Bem-aventurados os que não vêem, e crêem. Logo será da vossa justiça que se encherá o mundo, porque crês em mim sem ver-me".

2° Para excitar a esperança; pelo que diz Ele mesmo: Depois que eu tiver ido e vos tiver preparado um lugar, virei novamente e tomar-vos-ei comigo, para que, onde eu estou, estejais vós também (Jo 14, 3); pois o mesmo Cristo que colocou no Céu a natureza humana que tomou, nos deu a esperança de chegar lá; já que onde quer que estiver o corpo, juntar-se-ão ai também as águias (Lc 17, 37). Aquele que lhes há de abrir o caminho irá adiante deles (Mq 2, 13).

3° Para excitar o amor da caridade para com as coisas do Céu. Pelo que diz o Apóstolo: Buscai as coisas que são lá de cima, onde Cristo está sentado à destra de Deus; afeiçoai-vos às coisas que são lá de cima, não às que estão sobre a terra (Cl 3, 1). E: Onde, está o teu tesouro, aí está também o teu coração (Mt 6, 21). Como o Espírito Santo é o amor que nos leva às coisas celestiais, por isso diz o Senhor aos discípulos: A vós convém que eu vá, porque, se não for, o Defensor não virá a vós; mas, se for, eu vo-lo enviarei (Jo 16, 7). O qual Santo Agostinho explica nestas palavras: "Não podeis receber o Espírito enquanto persistis em conhecer a Cristo segundo a carne."¹⁹ Porém ao desaparecer Cristo corporalmente, não somente o Espírito Santo, senão também o Pai e o Filho estiveram presentes neles espiritualmente".²⁰

-S. Th., IIIª, q. 57, a. 1 ad 3um

__________

Rodapé

¹⁷ Serm. 2, De Resurrect., c. 3.

¹⁸ Super Joan., tract. 95.

¹⁹ Alude aquilo do Apóstolo: Se conhecemos a Cristo segundo a carne, agora já o não conhecemos (2Cor 5, 16).

²⁰ Tract. XCIV, super Joan.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

No replies yet.